Os estilos de células prontos, permitem que você formate rapidamente sua planilha para facilitar a leitura e a interpretação.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Os estilos de células prontos, permitem que você formate rapidamente sua planilha para facilitar a leitura e a interpretação."

Transcrição

1

2 Sumário Capítulo 1 - Conhecendo o Excel... 4 Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Capítulo 3 - Formatação Capítulo 4 - Funções Capítulo 5 - Função SE Capítulo 6 - Função ProcV Capítulo 7 - Gráficos Capítulo 8 - Guia de Dados Capítulo 10 - Função SomaSe Capítulo 11 - Hiperlinks Capítulo 12 - Protegendo Planilhas Capítulo 13 - Tabela Dinâmica Capítulo 14 - Revisão

3 Introdução O Microsoft Office Excel é considerado um softwarede planilha eletrônica ou de cálculos, isto é, podemos fazer desde simples cálculos, até cálculos mais avançados como financeiros, matemáticos, lógicos, relatórios estatísticos, controle de gastos, controle de estoque, fluxo de caixa de uma empresa, gráficos, etc. A nova versão tem um novo design que torna o seu trabalho mais fácil, rápido e eficiente. A nova Faixa de Opções coloca os comandos usados com mais frequência bem visíveis em sua superficie de trabalho e não ocultos em menus ou caixas de diálogo. Os estilos de células prontos, permitem que você formate rapidamente sua planilha para facilitar a leitura e a interpretação. O novo modo de exibição Layout de Página mostra como será a aparência de sua planilha impressa à medida que ela for criada. Você aprenderá as ferramentas que serão utilizadas no seu dia-a-dia. Esta apostila servirá como referência para a maioria dos comandos e opções do Excel Básico.

4 Capítulo 1 - Conhecendo o Excel Acesso o Microsoft Excel. Após abrir o programa, perceba que temos linhas e colunas, que formam uma grande tabela Menu Arquivo - Exibe comandos básicos como Abrir, Fechar, Salvar, Imprimir. 2 - Faixa de Opções - A Faixa de Opções, um novo componente nesta versão agrupa as ferramentas por tarefa e os comandos usados com mais frequência sempre a mão. 3 - Caixa de Nome - Exibe a célula que esta ativa (sendo utilizada pelo usuário). 4 - Barra de Status - Exibe informações sobre o documento. 5 - Planilha - Área correspondente a edição da sua planilha. 6 - Barra de ferramenta de acesso rápido - possui comandos mais utilizados pelo usuário, que podem variar de acordo com a necessidade. 7 - Barra de Título - Exibe o nome do documento após ser salvo. 8 - Guia de Planilhas - Em um arquivo de Excel você pode ter várias planilhas em cada pasta de trabalho. 9 - Barra de Rolagem ( Vertical e Horizontal) - Move a planilha (para cima ou para baixo, para esquerda ou direita) permitindo visualizar a planilha Barra de Fórmulas - É por meio dessa barra que inserimos as informações dentro da célula, fórmula e funções. Pressione a tecla CTRL + seta de movimentação para baixo para visualizar o número total de linhas no Excel.

5 Para voltar ao início da planilha, faça o mesmo comando ao inverso, pressionando a tecla CTRL + seta de movimentação para cima. O mesmo processo é para visualizar o número total de colunas. Pressione a tecla CTRL + seta de movimentação para a direita e, para voltar, a seta de movimentação para a esquerda. Alguns Conceitos 1) Primeiros passos com Microsoft Excel Como podemos perceber o Excel trabalha com Linhas X Colunas Colunas Linhas Célula Ativa 2) Ponteiros do mouse O ponteiro do mouse no Excel muda de forma a indicar a existência de diferentes funções. As cinco formas principais são mostradas no diagrama abaixo

6 A) Ponteiro para selecionar células individualmente ou em grupos B) Ponteiro usado na parte inferior direita da seleção para ampliar e preencher os dados. C) Cursor de inserção de texto. D) Ponteiro para ativar menus ou movimentar uma área selecionada. E) Ponteiro usado para alterar as dimensões de uma linha ou coluna. Pasta de trabalho Um arquivo de Excel, pode conter várias pastas de trabalho. Por exemplo, você criou um arquivo Folha de Pagamento e ao invés de ter 12 arquivos de cada mês: Janeiro, Fevereiro, Março... tem-se um arquivo denominado Folha de Pagamento com 12 pastas de trabalho ( Janeiro a Dezembro). Aquivocêinseremaisumapastadetrabalho Para renomear uma planilha clique com o botão direito no mouse na aba da planilha e escolha a opção renomear. Você pode também mudar a ordem da planilha. Basta clicar com o botão direito na planilha deseja e escolher a opção de mover ou copiar, depois, escolha a opção de mover no quadro e selecione quais planilhas subsequente ela será.

7 Também é possível clicar e segurar o clique com o botão esquerdo e mover para o local desejado. Para Excluir basta clicar com o botão direito na aba da planilha e escolher a opção Excluir. Digitando Dados Ao iniciar trabalhos em uma planilha, temos que atentar para alguns pontos. Veja no exemplo abaixo, que digitamos a palavra Produtos na célula A3, note que tudo que for digitado em uma célula é exibido na Barra de Fórmulas. Na célula A4, o produto Caderno 125 Folhas passou do tamanho padrão na coluna A. Posicione o cursor do mouse entre as colunas A e B até virar um cursor em negrito com uma seta para a esquerda e direita e dê um duplo clique com o mouse, dessa forma a coluna se ajusta automaticamente para o tamanho necessário do texto inserido nas colunas.

8 Repita o processo na coluna Quantidade para que a palavra fique do tamanho correto. Após isso termine de preencher a planilha. Salvando sua pasta de trabalho Depois de criada a planilha, necessitamos salvá-la para depois darmos continuidade ao trabalho ou efetuar alguma alteração posterior. Clique no Menu Arquivo, opção Salvar Como, Computador, e escolha a área de trabalho (a pasta pode ser de sua escolha). Irá aparecer a janela de Salvar Como. Salve o arquivo com o nome de Exemplo 1

9 Clique no botão Salvar, Para salvar o documento. Após salvar o documento, veja que na barra de título, aparecerá o nome do arquivo - Observação: Os arquivos do Excel 2007 e posteriores, são salvos com a extensão *.xlsx, esta extensão é incompatível com versões anteriores do Excel. Se você salvar um arquivo feito no Excel 2007 e tentar abri-lo usando a versão do Excel 2003, por exemplo, e não tiver instalado o pacote de compatibilidade, disponível no site da Microsoft, você não conseguirá abrir o arquivo. Portanto, se você for usar este documento em outro computador, por garantia, salve também no formato *.xls (Pasta de Trabalho do Excel ) para que não tenha problemas indesejáveis. Exercícios de Fixação 1) Crie uma planilha de horários, com as suas respectivas atividades diárias.

10 Exemplo: Salve o arquivo no seu computador ou pen drive com o nome de Agenda Semanal. 2) Em um novo arquivo, na célula A3 digite a palavra Janeiro. Posicione o cursor do mouse no canto inferior direito da célula. O ponteiro do mouse se transformará em uma cruz preta. Clique segure e arraste até a célula A14.

11 Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Para iniciarmos este capítulo, vamos criar a planilha abaixo: Primeiro cria-se a planilha, efetua-se os cálculos e depois aplica-se a formatação: De fontes e alinhamentos Linhas e colunas Do conteúdo da célula Insere-se funções Para fazer cálculos no Excel, você tem sempre que se lembrar de que toda fórmula deve iniciar com o sinal de igual =

12 Operadores Estes são os operadores matemáticos que vamos utilizar para efetuar os cálculos: Cálculos Vamos calcular o subtotal que, neste exemplo, temos a quantidade de produtos e o valor unitário de cada um. Quando temos que efetuar cálculos, sempre temos que usar o endereço da célula (referência). Uma referência identifica uma célula ou um intervalo de células em uma planilha e informa ao Microsoft Excel onde procurar pelos valores ou dados a serem usados em uma fórmula. Com as referências, você pode usar dados contidos em partes diferentes de uma planilha, em uma fórmula ou usar o valor de uma célula em várias fórmulas. Você também pode se referir a células de outras planilhas na mesma pasta de trabalho e a outras pastas de trabalho. Referências às células de outras pastas de trabalho são chamadas de vínculos. Referências Relativas Uma referência relativa em uma fórmula, como A1, é baseada na posição relativa da célula que contém a fórmula e da célula à qual a referência se refere. Se a posição da célula que contém a fórmula se alterar, a referência se alterar, a referência será alterada. Se você copiar a fórmula ao longo de linhas ou colunas, a referência se ajustará automaticamente. Por padrão, novas fórmulas usam referências relativas. Por exemplo, se você copiar uma referência relativa que está na célula B2 para célulab3, a referência será automaticamente ajustada de =A1 para =A2.

13 Exemplo: Temos 45 lápis e cada um com valor unitário de R$1,10. Utilizando o endereço desta informações: Célula B4, corresponde a quantidade de lápis. Célula C4, corresponde ao valor unitário do lápis. Fórmula Subtotal: Quantidade de produtos x Valor Unitário Após ter digitado o endereço dos valores, Quantidade e Valor Unitário, pressione a tecla enter. Você vai visualizar que na barra de fórmulas o que é exibido é a fórmula com a referência das células, e na célula, dentro da planilha é exibido o resultado do cálculo da fórmula. Agora você tem que calcular o subtotal dos outros produtos. Vamos utilizar a Alça de Preenchimento para fazer o cálculo das linhas restantes. Clique segure e arraste até o fim da tabela

14 Referência Absoluta Antes de entendermos o que é Referência Absoluta, veja o exemplo abaixo: Fórmula Desconto: Subtotal * Valor Desconto Célula D4, corresponde ao subtotal do primeiro produto. Célula B2, corresponde ao valor do desconto de 10%.

15 Pressione a tecla enter para exibir o valor do desconto para o primeiro produto. Utilizando o recurso de auto preenchimento, calcule o desconto para os outros produtos. Os cálculos ficaram corretos? Veja que no produto Borracha o desconto não foi aplicado. O valor do desconto do apontador, na célula E6 é de R$3888, logo o valor está incorreto porque o valor do Subtotal desse produto é de R$86,40 e o desconto seria de R$8,64. Veja a fórmula exibida quando selecionamos a célula é: =D5 * B3 A fórmula correta deve ser: R$ =D5 * B2 Ao utilizar a alça de preenchimento para fazer uma operação com um conjunto de várias linhas multiplicando uma única célula B2 que corresponde ao valor do Desconto, temos que

16 travar a célula B2 para que o cálculo seja efetuado corretamente. Uma referência absoluta de célula em uma fórmula, como $A$1, sempre se refere a um célula em uma local específico. Se a posição da célula que contém a fórmula ao longo de linhas ou colunas, a referência absoluta não se ajustará. Por padrão, novas fórmulas usam referências relativas e você precisa troca-las para referências absolutas. Por exemplo, se você copiar uma referência absoluta da célula B2 para a célula B3, ela permanecerá a mesma em ambas as células. Selecione o intervalo de E4:E11 com o cursor do mouse e pressione a tecla DELETE para fazermos os cálculos novamente e aplicarmos a referência absoluta. Digite a fórmula novamente na célula E4e antes de pressionar a tecla Enter pressione a tecla F4 ( Função do Teclado ). Ao efetuar este comando, perceba que a célula B2, ficou com um $ entre a coluna B e a linha 2: $B$2.

17 Este comando indica que a coluna B ficou travada e a linha 2 quando você utilizar o recurso de auto preenchimento, o cálculo será efetuado corretamente. Cálculo efetuado corretamente, utilizando a referência absoluta. Observe a Barra de Fórmulas. Calcular o Valor Final Fórmula: Valor Final = Subtotal - Desconto Após inserir a fórmula, pressione Enter para que o resultado seja exibido e utilize o recurso de auto preenchimento.

18 AutoSoma Na célula F12, tem que ser exibido o valor total dos produtos. O comando de AutoSoma fica localizado na guia Página Inicial. Posicione o cursor na célula F12 e pressione o botão de AutoSoma Será exibida a função de SOMA. =Soma(F4:F11) Significado: O Excel somará automaticamente os valores da célula F4 até F11. O dois pontos : na fórmula indicam "até" ou o intervalo deste cálculo. Pressione a tecla ENTER para exibir o resultado.

19 Inserir Linhas e Colunas Para inserir linhas e colunas no Microsoft Excel é muito simples. Vamos inserir uma linha entre a 2ª linha e a 1ª linha. Selecione a linha dois clicando com o botão direito em cima do número 2 da linha e escolha a opção inserir.

20 Observe que agora há uma linha inserida entre as linhas 1 e 3 em branco, o mesmo processo funciona para inserir Colunas. Basta clicar com o botão direito na coluna desejada que seja inserido uma coluna e escolher a opção inserir. Para excluir basta escolher a opção excluir. Veja como ficou a planilha após inserir uma linha. Formatação Básica Mesclar e Centralizar Todo título tem que ficar no centro da planilha. Centralize o título Papelaria Bit Mais.

21 Perceba que a nossa planilha inicia na coluna A e termina no coluna F. Selecione o título de acordo com ( o intervalo de células A1 a F1). Após selecionar o intervalo, clique no botão Mesclar e centralizar. Formato de Número Selecione o intervalo A7:F15.

22 Selecionamos este intervalo, porque o formato para estas células, t em que ser monetário (R$) indicando a moeda local. Por isso, só os valores foram digitados e depois que concluímos a planilha, formatamos. Clique no botão Formato de Número de Contabilização, localizado na guia Inicio. Pronto, já temos a formatação de Contabilização aplicada e sua planilha deve ficar assim:

23 Bordas As linhas de grade do Excel não são impressas. Após, imprimir parar melhor visualizar a planilha, temos que colocar as Bordas. Para inserir as bordas, selecione o intervalo de A1:F15. Na guia Início, clique no botão Bordas, opção mais Bordas. Escolha o estilo da borda, Cor e onde vai ser aplicado: no contorno ou internamente.

24 Neste exemplo, escolhemos o mesmo estilo de Borda, Cor e onde vai ser aplicado: no contorno ou internamente.

25 Exercícios de Fixação 1) Com os recursos aprendidos até o momento, crie uma planilha de gastos pessoais. 2) Crie a planilha Relatórios de Preços e formate. Fórmulas: Coluna - R$: Preço em Dólar * Cotação do Dólar Coluna - Impostos: Preço em R$ * Valor dos impostos Coluna - Imp. Exportação: Preço R$ * Valor Imp. Exportação Coluna - Total: Preço em R$ - Impostos - Imp. Exportação Qual a importância de usar referências (endereços) no Excel?

26 Capítulo 3 - Formatação A análise de dados será mais eficiente se a planilha estiver bem formatada. Então, preste muita atenção nesta aula. Fonte Na faixa de Página Inicial, na guia Fonte, você pode escolher a fonte, tamanho, preenchimento da célula e cor da fonte.

27 Ao aplicar todos estes recursos, a célula ou intervalo a ser formatado deve ser selecionado. Células formatadas.

28 Alinhamento Na faixa de opções, na guia Alinhamento, temos recursos de posicionamento do texto referente à célula. Tamanho de Linhas e Colunas Relembrando a matéria do capítulo anterior, aumente a altura das linhas 1 e 2 para 35. Selecione as linhas 4 e 5, clique com o botão direito do mouse, selecione a opção Altura da Linha.

29 Nas células C3eC4, digite: Valor Unitário Quantidade de Estoque

30 Alinhamento Na aba Página Inicial, guia alinhamento, você encontra todas as ferramentas para alinhar o conteúdo de uma célula como, alinhamento vertical (Acima, Centro e Abaixo) e alinhamento horizontal (Esquerda, Centro e Direita); Para Orientação do Texto, ou seja para inclinar, girar ou orientar o sentido do texto, temos as seguintes ferramentas. A quebra de texto permite que o texto desça se adaptando a altura da célula, facilitando seu enquadramento na célula sem alterar a largura da coluna de sua tabela.

31 Na janela de formatação de células, podemos ter acesso a todas as ferramentas estudadas em um único painel.

32 Número No menu Página Inicial, guia número serve para você formatar o conteúdo da célula como estilo e formato desejado facilitando a leitura do dado inserido na tabela Exemplo: Uma célula que contém preços é formatada como Moeda. Uma célula que contém uma data ser formatada como Data. Semprecrieaplanilhaedepois apliqueasformataçõesdeseja - das. Imagens Online Nas imagens online podemos contar com uma verdadeira biblioteca de imagens para ilustrar suas planilhas. Para inserir uma imagem online basta ir no menu Inserir e usar a guia Ilustrações

33 Ao clicar no ícone de Imagens Online, abre uma janela como a da imagem a seguir: Na janela você terá algumas opções para pesquisa, no caso a padrão Bing, é possível pesquisar as imagens com base em uma palavra digitada, mas também é possível inserir imagens do seu OneDrive ou de suas redes sociais. No exemplo a seguir vamos usar a Pesquisa de Imagens do Bing. Digite um nome de uma imagem e clique na lupa à frente da caixa, a pesquisa então é realizada e é lhe apresentado as imagens disponíveis.

34 Agora basta selecionar a imagem desejada e inserir na sua tabela. Usando as alças de redimensionamento você consegue alterar o tamanho e posição da imagem conforme sua necessidade. WordArt Com o WordArt você tem uma ferramenta para inserção de textos com efeitos através de uma galera de efeitos. O WordArt pode ser utilizado para destacar títulos em uma planilha, para inserir basta acessar o menu Inserir, guia texto e botão WordArt.

35 Ao escolher uma das opções, Uma caixa de texto como Layoutes colhido é inserido dentro - Da sua planilha, basta a palavra - Frase "Digite o seu texto"e digitar o título que deseja usar. para ajustar suas configurações use as ferramentas do Menu Formatar Que está disponível agora. Visualizar Impressão e Configurar Páginas Antes de imprimir qualquer trabalho, temos que visualizar a impressão e configurar a página. Clique no menu Arquivo e opção Imprimir.

36 Ao clicar no link Configurar Página no fim das opções, você terá acesso a alguma opções de configuração. Na guia Orientação você determina a orientação do papel (retrato/paisagem). O item ajustar para % do tamanho normal, serve para você redimensionar sua planilha. 100% - corresponde ao tamanho normal da planilha. Cada que você reduzir essa porcentagem, a planilha ficará menor e consequentemente poderá ser impressa numa folha, porém se reduzir muito você não conseguirá enxergar nada da

37 planilha, é o caso do item Ajustar para se reduzir seu trabalho em uma folha por exemplo. As demais opções permitem que você defina o tamanho do papel que será usado na impressão e a qualidade da impressão. Guia Página Neste item você determina as margens do seu arquivo, aquele espaço que é respeitado pela impressão para manter uma formatação adequada. Também é possível centralizar o conteúdo na página marcando as opções de Horizontal e Vertical. Guia Cabeçalho e Rodapé Neste item, podemos configurar o cabeçalho e rodapé do seu arquivo, da maneira que você quiser, inserindo data, hora e nome do arquivo. Exercícios de Fixação Com os recursos aprendidos até o momento, crie as planilhas abaixo: a) Formate a planilha, altere cor, tamanho e alinhamento. b) Insira Clip-Art e WordArt c) Configurar Página

38 Exercício A Fórmulas: Abono: Abono Salarial, corresponde a 11% do salário bruto. Reajuste Salarial - Corresponde a 3,5% baseado no salário bruto. Salário Bruto Final - Soma do Salário Bruto Atual, mais o abono e o Reajuste Salarial. O total do salário bruto será de R$24.770,00 Exercício B Neste desafio, não terá o passo a passo das fórmulas. Você terá que pensar para efetuar os cálculos. Valor:

39 Desconto: ICMS: Valor Total: Total Final: O total final será de R$35.024,26

40 Capítulo 4 - Funções Só para relembrar, funções são fórmulas predefinidas que efetuam cálculos usando valores específicos denominados argumentos em uma determinada ordem ou estrutura. As funções podem ser usadas para executar cálculos simples ou complexos. Além disso, as funções de uma planilha são comandos mais compactados e rápidos para se executar fórmulas. As funções são agrupadas em categorias para ficar mais fácil a sua localização. Entre os diversos tipos de funções destacam-se: Funções Financeiras: para calcular juros, rendimento de aplicações, depreciação de ativos, etc. Funções Matemáticas e Trigonométricas: permitem calcular raiz quadrada, fatorial, seno, tangente, etc. Funções Estatísticas: servem para calcular a média de valores, valores máximos e mínimos de uma lista, desvio padrão, distribuições, etc. Funções lógicas: possibilitam comparar células e apresentar valores que não podem ser calculados com fórmulas tradicionais. A escolha de um ou outro tipo de função depende do objetivo da planilha. Inserindo uma função Na guia Fórmulas você encontra as funções divididas de acordo com o tipo.

41 Se preferir,você pode clicar na barra de fórmulas para exibir a janela Inserir Função. sinal de igual Uma função tem a seguinte sintaxe =NOME DA FUNÇÃO (Argumento1; Argumento2;...) separador de argumentos sinal de igual Argumentos entre parênteses Sintaxe de uma Função

42 Ao definir um Intervalo de células, você pode usar dois pontos (:) ou ponto e vírgula (;). ( : ) Dois Pontos - significa que o intervalo vai e uma célula ATÉ outra outra. ( ; ) Ponto e Vírgula - significa que o intervalo é de uma célula E outra. Para aplicar uma função você pode também utilizar o botão AutoSoma localizado no Menu Página Inicial. Serão exibidas as funções mais utilizadas. Para visualizar outras funções, clique em Mais Funções. Função MÁXIMO Retorna o maior valor de um intervalo. Exemplo: Neste caso, ao clicar em Máx, aparecerá a seguinte fórmula: =MÁXIMO(B2:B9) O Excel verificará da célula B2 até B9, o maior valor do intervalo. O maior deste intervalo é R$45,20.

43 Função MÍNIMO Neste caso, ao clicar em Máx, aparecerá a seguinte fórmula: Retorna o menor valor de um intervalo. Exemplo: =MÍMIMO(B2:B9) O Excel verificará da célula B2 até B9, o menor valor do intervalo. O menor deste intervalo é R$2,25. Função MAIOR e MENOR A função Maior e Menor tem o mesmo conceito da função Máximo e Mínimo e você utiliza estas funções para retornar o segundo, terceiro, quarto... resultados. Veja o exemplo: =MENOR (B2:B9;3 ) - Será exibido o 3º menor valor =MAIOR ( B2:B9;4 ) - Será exibido o 4º menor valor

44 Função MÉDIA Retorna a média aritmética de um intervalo de células. =MÉDIA(B2:B9) Função CONT.SE Retorna a contagem de um determinado intervalo de acordo com a condição aplicada. Exemplo: informar a quantidade de valor unitário maior que R$30,00 =CONT.SE(B2:B9;">30") A condição que irá fazer a contagem tem que estar dentro das aspas.

45 Função CONT.NÚM e CONT.VALORES CONT.NÚM Conta quantas células contêm números e também os números na lista de argumentos. CONT.VALORES Calcula o número de células não vazias e os valores na lista de argumentos.

46 Formatação Condicional Como o próprio nome já diz, formata a planilha de acordo com uma condição desejada. Exemplo: Valor Unitário maior do que R$10,00 ( Cor azul e Negrito ) Valor Unitário menor ou igual a R$10,00 ( Cor vermelho e negrito ) Para aplicar a formatação condicional, o intervalo deve estar selecionado:

47 No menu página inicial, botão formatação condicional, opção nova regra: Escolha a regra de formatação e as condições. Neste caso vamos escolher a opção "Formatar apenas células que contenham".

48 Agora vamos usar o quadro de "Formatar apenas células com" de forma que respeite a regra que precisamos de usar onde, o valor da célula deve ser maior R$10,00. Com a configuração feita, vamos clicar no botão Formatar para configurar como as células devem se comportar caso a condição que acabamos de configurar seja atendida. Quando clicamos no botão formatar um quadro de formatação de célula como a imagem a seguir.

49 Para aplicar as configurações basta clicar em OK. Dessa forma voltamos a janela de formatação condicional, e mais uma vez você precisa de clicar em OK novamente e assim a formatação condicional de acima de R$10,00 ser azul e negrito é aplicado. Agora precisamos criar a outra regra. Faça o mesmo procedimento de inclusão de uma nova regra. Veja como fica a planilha com a primeira regra a plicada:

50 Exercícios de Fixação 1) Faça a planilha abaixo. a - Formate b - Calcule as funções solicitadas c - O valor do produto para ser pago em 30 dias terá um reajuste de 10% sobre o preço a vista. d - Configure a página e a impressão e - Destaque os valores de 30 dias que estiverem acima de R$600,00 para que o preenchimento fique em amarelo e itálico. f - Configure a página e insira no cabeçalho a data e nome do arquivo e no rodapé, coloque seu nome.

51

52 Capítulo 5 - Função SE A função SE é utilizada quase sempre para avaliar o conteúdo de uma célula e consequentemente facilitar o seu trabalho. Após realizar um teste a função SE retorna uma resposta verdadeira ou falsa. Sintaxe =SE(TESTE LÓGICO; VERDADEIRO; FALSO) Teste lógico: é a condição que será validada pelo Excel para retornar o valor verdadeiro ou falso. Como teste lógico é a base de tudo na função SE, para determinar uma condição adequada é preciso usar os operadores relacionais: Operadores Relacionais = (igual a) > (maior que) < (menor que) >= (maior ou igual) <= (menor ou igual) <> (diferente) Veja o exemplo: Na célula B6, vamos verificar, se a Receita Líquida é maior ou igual às depesas e o status será "Dentro do Orçamento", caso contrário, se a despesa for maior que a receita, o status será "Fora do orçamento. Digite a seguinte fórmula: =SE(B2>=B3;"DENTRO DO ORÇAMENTO";"FORA DO ORÇAMENTO") B2 - corresponde a despesa líquida do mês B3 - corresponde a despesa do mês

53 No mês de janeiro, a Receita Líquida foi de R$5600,00 e as Despesas foram de R$6000, ou seja, o total Final do Mês ficou negativo em -R$400, portanto o status será "Fora do Orçamento". Atenção: Observe uqe os resultados "Dentro do orçamento" e "Fora do orçamento", são colocados na função entre aspas, porque o resultado a ser exibido é um texto. Quando o resultado for um cálculo, não é necessário colocar entre aspas. Utilizando o recurso de auto preenchimento calcule o orçamento dos meses de Fevereiro e Março.

54 Exercícios de Fixação 1) Crie o boletim escolar abaixo. Fórmulas Média

55 Calcule a média do aluno em cada disciplina, utilizando a função média. Situação Utilizar função Se Se a média for maior ou igual a 7 o aluno será "Aprovado", caso contrário, se a média for menor do que 7 a situação será "Reprovado". Utilizando a formatação condicional, nas notas e médias abaixo de 7 configure as cores das fontes em negrito e vermelho e para as notas e média maior ou igual a 7, formate as células em negrito e azul. Aplique a mesma formatação para os resultados Aprovado e Reprovado. 2) Crie a planilha Reajuste Salarial e siga os procedimentos solicitados. Fórmula (novo salário - reajuste) Procedimentos: Funcionários admitidos após a data base 01/01/2014 ( Célula B6 ), terão reajuste do seu salário de 10% (Célula A28), caso contrário, funcionários admitidos antes da data base, terão reajuste salarial de 23%.

56

57 Capítulo 6 - Função ProcV Esta função serve para localizar valores em uma célula ou intervalo. É mais usado quando queremos buscar informações de outra planilha ou de um campo dentro da mesma tabela. Localiza um valor na primeira coluna de uma matriz de tabela e retorna um valor na mesma linha de outra coluna na matriz da tabela. O V em ProcV siginifica vertical. A sigla quer dizer Procura Vertical. Sintaxe: =ProcV( número de busca; tabela; qual coluna retornar) Crie a planilha:

58 Atente para as células B3, isto é, quando usuário digitar o código do funcionário nas células B5 e B6 irá retornar o nome e salário líquido do funcionário respectivamente, onde a função PROCV será digitada. Fórmula Utilizada: =PROCV( buscar o que ; intervalo ; coluna ) Onde: Buscar o que: Será o código digitado na célula B3 Intervalo: É a seleção do intervalo da sua planilha Coluna: Em qual coluna da tabela está o dado a ser exibido. Quando você digitar um valor na célula B3, a função PROCV nas células B5 e B6, irá buscar os valores no intervalo selecionado, de A13 a C25. Digite a função na célula indicada o resultado: Quando estiver digitando a fórmula, observe que o Excel sempre imprime abaixo da célula uma "ajuda" para que monte sua fórmula.

59 Após escrever o nome da função, você deve selecionar a célula que servirá de base para procurar as demais informação, nesse exemplo temos uma célula para o usuário digitar um código.

60 Após ter selecionado qual é a célula que contém a informação a ser procurada, é preciso selecionar a tabela que contém os dados a procurar,lem - brando que a primeira coluna da tabela, deve ser a que contém as informações De procura no nosso caso os códigos do funcionário.

61 Pronto, você já tem qual a célula tem a informação a procurar e a tabela que contém os dados. Agora deve-se informar qual a coluna de informação que queira que retorne. Lembrando que procuramos na coluna 1 da tabela, se quer que retorne Nome use o numero 2, se quer que retorne salário, coluna 3. Após digitar tudo e apertar enter a fórmula já começa a funcionar. Perceba que aparece na célula o conteúdo de #N/D, esse é um erro que significa que a informação não foi encontrada. Isso acontece porque a célula que informamos que contém o dado a procurar está vazia. Para funcionar digite o código de algum funcionário, no caso do exemplo foi usado o código do primeiro funcionário que é

62 Após digitar o código aperte a tecla Enter e veja que o nome do funcionário será exibido, de acordo com o código que foi digitado na célula B3. Agora faça você a fórmula do Salário Líquido usando a seguinte fórmula: =PROCV(B3;A13:C25;3) Exercício de Fixação 1) Faça a planilha abaixo e siga as orientações: a - Formate b - Configure a página de impressão

63 c - Utilizando a fórmula PROCV, ao digitar o código do veículo na célula B1, as informações Veículo e Valor Total, terão que ser exibidas e buscadas na tabela de veículos. d - Utilizando a função SE, o desconto para cada veículo, será baseado no ano de fabricação, ou seja, veículo superior ou igual a 2013, desconto de 12%. Caso contrário, desconto de 6%. e - Valor total: Valor Atual do Veículo - Desconto Concedido

64 Capítulo 7 - Gráficos Gráfico é um recurso que demonstra, muitas vezes, o significado de planilhas ou tabelas complexas de forma mais eficiente e simples. Sendo assim, o Excel permite a criação de vários tipos de gráficos de forma prática e eficiente, baseado nas informações fornecidos me planilhas. "No Excel é muito fácil criar gráficos com aparência profissional. Escolha um tipo, um layout e um estilo de gráfico, todos os elementos de fácil acesso na Menu Inserir/ Gráficos. Você terá resultados profissionais imediatos sempre que criar um gráfico. E pode tornar tudo ainda mais fácil salvando seu gráfico favorito como um modelo de gráfico que pode ser aplicado rapidamente sempre que um novo gráfico for criado". Fonte: Microsoft Para criar um gráfico é muito simples. Crie a planilha abaixo. Para criar um gráfico é necessário selecionar um intervalo de dados. Selecione o intervalo de A5:B8 que vai pegar da célula candidato, até a contagem de votos de Arlindo.

65 Clique no Menu Inserir, Guia Gráfico e veja as opções disponíveis. Você pode escolher um gráfico, ou clicar na caixa de diálogo para esco - lher um tipo de gráfico a ser inserido.

66 Os gráficos mais comuns: Coluna, Pizza e Linhas. O gráfico de dispersão é mais utilizado para funções de 2º grau, como por exemplo, parábolas. Neste exemplo vamos escolher o gráfico de Pizza 3D. Clique em Ok e o gráfico será gerado. Será necessário formatar o gráfico.

67 Note que aparecerá uma guia de Ferramentas do Gráfico com as opções de formatação do gráfico dividido em dois sub-menus (Design e Formatar). Design: Nesta guia, você pode alterar o tipo do gráfico, o layout do gráfico e o estilo do gráfico. Formatar: Nesta guia, você define o estilo da forma, o contorno, cor da letra e o preenchimento. Vale ressaltar que cada função fica habilitada dependendo do gráfico escolhido. Neste exemplo, vamos aplicar alguns itens. Depois, a formatação depende de você. Clique no gráfico, aparecerá 03 ícones ao lado.

68 Nós vamos utilizar o ícone de elementos de dados. Clique no botão. Ao clicar vai aparecer um menu com opções que podem ser marcadas e desmarcadas, vamos até o fim do texto de cada opção até encontrar uma setinha, clique em mais opções, pra que abra o menu principal de configuração de gráficos. Geralmente gráficos de pizzas usam como rótulo a porcentagem (%) dos dados. Então selecione porcentagem pra que o Excel acrescente esta informação no seu gráfico, você vai perceber que o dado apresentado agora, é de valor e

69 porcentagem, então desmarque a opção valor, assim, somente a porcentagem é apresentada como rótulo. Podemos posicionar a legenda em qualquer parte do gráfico, para isso basta fazer o mesmo processo da atividade anterior e selecionar a opção de legendas. É importante informar o título do Gráfico. Neste exemplo, pode ser: "A Corrida para a Prefeitura". Veja outros modelos: Gráfico de colunas:

70 Gráfico de Linhas.

71 Exercícios de Fixação 1) Faça a planilha abaixo. a - Formate b - Crie os gráficos de cada mês. Pode ser de Coluna, Pizza ou Linhas. c - Configure a página de impressão. 2) Faça os seguintes gráficos. a - Linha de Evolução de Despesa de Cartão de Crédito. (Gráfico de Linhas) b - Gráfico de despesas do mês de Dezembro. ( Gráfico de Colunas) c - Gráfico de gasto total de todos os meses. (Gráfico de Pizzas) d - Altere configurações como cor, tamanho, layout.

72 Capítulo 8 - Guia de Dados Classificar os dados é parte integrante da tarefa de analisar dados. Talvez você queira organizar uma lista de nome em ordem alfabética ou queria compilar uma lista de níveis de estoque de produtos do maior para o menor. Classificar dados ajuda você a entender melhor as informações, organizar e localizar os dados desejados e, em última instância, tomar decisões de maneira mais eficaz. Para aprender estes recursos, crie a planilha abaixo.

73 Selecione a tabela de dados. Para classificar um dados de intervalo você pode usar os recursos: No menu Página inicial, ao fim de todas as guias você encontra o botão Classificar e Filtrar. Neles há duas opções de classificação, "Classificar de A a Z" que vai do menor pro maior ou em ordem alfabética crescente, ou "Classificar de Z a A" que sai do maior pro menor ou em ordem alfabética decrescente.

74 Ao utilizar este recurso, a primeira coluna será a base do comando. Clique no botão Classificar e Filtrar de Z a A para que a base de dados fique organizada em ordem decrescente. Ao realizar esse comando a primeira coluna será a base do comando. Clique no botão Classificar e Filtrar de A a Z para que a base de dados fique organizada em forma crescente. Para classificar sua base de dados pela coluna Nome, ou pela coluna Área, o procedimento é o mesmo, porém é necessário clicar no botão Personalizar Classificação. O Excel irá apresentar uma nova caixa de diálogo. No item classificar escolha por qual coluna você deseja ordenar e depois a ordem. Escolha por Salário Bruto, do Maior para o Menor. Sua base de dados será classificada dessa maneira.

75 Filtro Dependendo da base de dados, é preciso filtrar algumas informações para facilitar a pesquisa. Por exemplo, filtrar somente os Gerentes, filtrar somente salários menores do que R$1500,00, enfim qualquer condição que facilite o t rabalho e a organização de um relatório. Selecione o cabeçalho e clique no botão Filtrar localizado no Menu

76 Dados. Perceba que quando o filtro é aplicado, em cada coluna aparecerá uma seta para que você possa filtrar os dados por coluna. Filtre as informações pelo cargo de Assistente. Clique na seta da coluna Cargo. Como nossa base de dados é pequena, serão exibidos todos os cargos. Você pode clicar somente no item Assistente ou escolher opção Filtros de Texto e escolher a opção Contém ou Personalizar Filtro com as condições desejadas. Forma 1 de fazer:

77 Forma 2 de fazer:

78 Dados selecionados: As outras informações estão ocultas e para exibir toda a base de dados, clique na coluna onde foi aplicado o filtro. Para re-exibir as informações da tabela, clique no botão de Classificar e Filtrar localizado no Menu Página Inicial e escolha limpar. Clicando em limpar todos os filtros aplicados na planilha serão limpos e

79 toda a base de dados voltará a ser exibida. Exercícios de Fixação 1) Crie uma base de dados de Clientes, contendo as seguintes informações: Código do Cliente; Nome; Endereço; Bairro; CEP; Telefone; Ordene as informações por Bairro 2) Crie uma agenda, dos seus colegas de turma com as informações mais relevantes: Nome, Telefone, Data de Nascimento. Qual a importância do recurso de Filtros no dia a dia de uma empresa.

80 Capítulo 9 - Função SE(E) SE(OU) A função SE utilizada em conjunto com a função E no teste lógica precisa de duas condições para o Excel analisar e a resposta verdadeira será retornada se as duas condições forem satisfeitas, caso contrário será retornado o valor falso. Sintaxe: =SE( E ( CONDIÇÃO1;CONDIÇÃO2...; VERDADEIRO; FALSO) A função E adiciona a Função SE a possibilidade de acrescentar mais de uma condição a ser analisada. Facilita ao ponto que o usuário não precisa montar uma função Se dentro de outra Se para analisar mais de uma condição. Exemplo: Vamos avaliar na coluna "Situação 1011" se os estoques estão abaixo de 30 unidades e se estão no depósito Observe que temos duas condições para avaliar se o produto está abaixo do estoque. quantidade < 30 estoque = 1011 Então vamos utilizar a seguinte fórmula na célula F4: Caso as duas =SE( E ( D4<30 ; E4=1011) ; "ESTOQUE ABAIXO" ; " " ) Condição do SE Condições do E condições estejam verdadeiras, retorna este bloco. Perceba que a função E trabalha como um complemento da função condicional SE. No final da fórmula, temos um " " de retorno como falso, isso permite que o Excel retorne uma mensagem em branco, dando impressão a quem le que a célula não foi alterada, mas é possível visualizar a fórmula na barra de função quando selecionamos a célula. Agora utilize o Auto preenchimento para que a fórmula seja copiada para as demais células da coluna, sua tabela deve ficar assim:

81 Observe na imagem abaixo que somente um item está abaixo de 30 e É do depósito Note também que selecionamos uma célula em branco e a Função está presente na barra de fórmula. Função SE(OU) A função Se utilizada em conjunto da função OU retornará verdadeiro se uma das células satisfazer o argumento. Somente se nenhuma das células não atender ao critério dado é que o Excel irá retornar falso. Sintaxe: =SE ( OU ( CONDIÇÃO1 ; CONDIÇÃO 2;...) ; VERDADEIRO ; FALSO ) Condições do OU Condição do SE

82 Exemplo: Vamos continuar utilizando a tabela deste capítulo. No exemplo vamos substituir a fórmula do SE(E) pelo SE(OU), ou seja, vamos verificar quais são os materiais que são do depósito 1011 e que estão Abaixo de 30unidades. Use a seguinte fórmula: = SE ( OU(D4<30;E4=1011) ;"ESTAABAIXOOUNO1011";"") Utilize o Auto preenchimento para aplicar a fórmula no restante das células da coluna. Ela verificar qual produto está com a quantidade <30, se isso acontecer ele vai aparecer a mensagem "Estoque abaixo ou 1011". Depois de avaliar a quantidade, ele vai avaliar se o produto está no depósito 1011, se sim, a mensagem "Estoque abaixo ou no 1011" será retornada. Note que se qualquer uma das duas condições for atendida, a mensagem é apresentada.

83 Exercício de Fixação 1) Utilizando a função SE(E) crie a planilha Veículos de acordo com as condições. Desconto 10%: Os veículos terão desconto de 10% se o ano do veículo for menor ou igual a 2013 e o valor do veículo for igual ou menor que R$30.000,00. Use função SE. Os veículos que forem acima de ,00 ou acima de 2014 devem entrar na categoria de veículos Classe A os demais Classe B. Use função OU. Capítulo 10 - Função SomaSe Esta função soma os valores de um determinado intervalo de células caso obedeçam aos critérios determinados pelo usuário. Sintaxe: =SOMASE( INTERVALO A VERIFICAR ; CRITERIOS ; INTERVALO A SOMAR ) Em que, intervalo a verificar, é o grupo de células que será analisado e critérios é o parâmetro que o valor da célula terá que seguir para que seja efetuada a soma.

84 Exemplo: Para descobrir o total de salários menores que R$2.500 e o total de salários maiores que R$2500 e o total de salários maiores ou que R$2.500 utilizando a sintaxe, veja como ficará a fórmula: =SOMASE(B5:B17;"<2500") Perceba que o intervalo a somar foi omitido, neste exemplo, não há problema, pois o intervalo que vamos verificar e vamos somar é o mesmo. Note também que o critério deve ficar entre aspas para funcionar. Faça o mesmo procedimento para descobrir o valor total dos salários maiores ou igual a R$ Intervalo a somar Veja outro exemplo de função SOMASE

85 Neste caso, some os produtos que foram comprados iguais a SIM. Portanto, valide a coluna C e some os valores da coluna B. O valor da soma é 65 Exercício de Fixação 1) Utilizando a função SOMASE, crie a planilha abaixo e encontre o valor total usando o critério Marca do Veículo.

86 Capítulo 11 - Hiperlinks Neste capítulo você aprenderá mais um recurso para facilitar o seu dia a dia. O Hiperlink cria um atalho para abrir um documento armazenado em seu computador, uma pasta de trabalho ou um site de Internet. Crie a planilha abaixo: Selecione a célula A16, guia inserir e escolha o botão Hyperlink Irá abrir uma caixa de diálogo como a debaixo, coloque o endereço do site que você queira que seja direcionado ao clicar no texto "Bit Mais" como no exemplo abaixo:

87 Agora quando o usuário clicar na célula que você inseriu o hyperlink ele será direcionado para o endereço informado. Exercício de Fixação 1) Juntamente com a sua turma, crie uma planilha inserindo um link para abrir uma pasta de trabalho ou uma planilha da mesma pasta de trabalho. 2) Seja criativo e crie uma pasta de trabalho com 02 planilhas uma ligando a outra. 3) Como usar hyperlinks nas planilhas pode facilitar o trabalho nas empresas? Capítulo 12 - Protegendo Planilhas Normalmente, ao desenvolver uma planilha complexa, com muitas fórmulas e funções, corremos o risco de perder seu conteúdo no momento da digitação, por isso podemos proteger a nossas planilhas com senhas.

88 Proteção de Planilha e Pasta de Trabalho A proteção de células acontece no momento em que protegemos a planilha. Clique no menu Revisão e no botão Proteger Planilha. Selecione as ações que serão permitidas após a proteção e digite uma senha se quiser. Ao proteger a planilha, todas as células serão bloqueadas. Quando precisamos proteger a estrutura/disposição das planilhas é preciso escolher a opção Proteger Pasta de Trabalho, localizada no Menu Revisão.

89 Proteção de Arquivo A proteção do arquivo pode ser efetuada: Com senha de abertura do arquivo Ao abrir o arquivo, uma senha é solicitada. Apenas os portadores da senha definida poderão ter acesso ao conteúdo do arquivo. Com senha de gravação ou somente leitura Ao abrir o arquivo, uma senha é solicitada para permitir alterações em seu conteúdo, caso a senha não seja digitada o Excel dá a opção de abrir somente para leitura, neste caso nenhuma alteração poderá ser salva. Capítulo 12 Protegendo Planilhas Para ter acesso a este comando, clique no Menu Arquivo - Salvar como - Ferramentas - Opções Gerais

90 Insira a senha de proteção e gravação, clique no botão OK, depois em Salvar. ATENÇÃO Não esqueça essa senha pois não é possível recuperá-la. Opções do Excel Opções do Excel, são configurações pré definidas pelo usuário. Para acessálas, clique no menu Arquivo e opções. Clique na opção Salvar.

91 Nesta pasta você determina o tempo do Arquivo de Auto Recuperação, caso aconteça algum problema (como a energia elétrica cair, ou pane no computador que seja preciso reiniciá-lo), você não perde o arquivo e a pasta onde está o arquivo de Auto Recuperação. È ideal definir 1 minuto para que o arquivo seja salvo no modo de recuperação, mas você pode configurar um tempo que esteja compatível com as mudanças que são realizadas no seu computador. Exercícios de Fixação Abra os arquivos que usamos nos últimos capítulos. Formate-os e proteja. Discuta com a turma a importância de proteger uma planilha e colocar senha no arquivo. Alguém pode descobrir esta senha?

92 Capítulo 13 - Tabela Dinâmica Tabela dinâmica é um relatório gerencia que você pode criar através de uma tabela de dados, ou seja, ferramenta muito útil e de fácil utilização para análise de dados e tomada de decisão. Com o uso da Tabelas Dinâmicas podemos facilmente obter múltiplas visões do mesmo conjunto de dados. Um relatório de tabela dinâmica é uma tabela interativa que você pode usar para resumir rapidamente grande quantidades de dados. Veja o Exemplo abaixo: Selecione o intervalo A3 até E23 Vamos gerar a tabela dinâmica. Clique agora em Menu inserir e tabela dinâmica.

93 Aparecerá o intervalo usado para gerar o relatório. Clique em OK. Agora o Excel vai gerar uma nova planilha dentro do seu arquivo com uma lista de campos da tabela dinâmica que são as colunas das sua tabela

94 Aparecerá a lista de campos da tabela dinâmica que são as colunas da sua tabela. Com isso você pode gerar qualquer relatório. No exemplo, vamos contar a quantidade de cargos por cidades. Clique nas opções Cargo e Cidade e arraste para Rótulos de Linha e Valores para que fique igual a da imagem abaixo. Observe no relatório abaixo quantos funcionários por cargo e qual a cidade de cada um deles.

95 Observe nos campos da configuração da tabela você pode alterar se o excel vai contar, somar ou outra função sobre o campo que estiver no campo Valores. Basta clicar na barra que estiver em Valores e escolher configurações do campo. Dessa forma é possível personalizar o formulário de acordo com a sua necessidade. Exercício de Fixação 1) Crie um relatório que gere a quantidade de nomes cadastrados e outro com a quantidade de nomes cadastrados.

96 Crie uma base de dados com: Produtos Clientes Estoques Gere dois relatórios em cima da planilha que você criou usando a tabela dinâmica. Capítulo 14 - Revisão 1 A cada ano, as alíquotas de INSS e IRRF alteram. Para consultar a tabela correta visite o site da Previdência Social e Receita Federal. Ao digitar o salário bruto. O restante da planilha é fórmula, ou seja, os valores são apresentados para que você possa conferir se está corretos. Insira um WordArt e uma imagem para finalizar seu trabalho. Use SE para definir as categorias de INSS e IRRF.

97 2) Crie a planilha abaixo, de acordo com as instruções de cada coluna. Desconto: Valor do Veículo*10% Imposto: para cada marca será cobrado um imposto sobre o valor do carro. Ford=10% Fiat=12% Chevrolet=13% Volkswagen=15% Toyota=17% Honda = 18% Renault = 20% Comissão: se o ano for maior ou igual que 2016 = 10% Se o ano for maior que 2014 = 13% Se o ano for maior que 2012 = 15% Se o ano for maior que 2010 = 20% Valor Total: Valor - Desconto + Imposto + Comissão Formate a Planilha Configure a área de impressão. Preencha todas as tabelas.

98 CAPÍTULO 15 AVALIAÇÃO Neste curso você aprendeu a usar ferramentas importantes para quem deseja trabalhar numa empresa e se destacar usando recursos e técnicas oferecidas pelo Excel. A Bit Mais lhe deseja muito sucesso profissional e convidamos você a continuar se aperfeiçoando conosco. Temos vários cursos nas área de Informática, Administração e Idiomas desenvolvidos especialmente para qualificar você para o mercado de trabalho. Exercite sua aprendizagem. Uma ótima avaliação para você!

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Para iniciarmos este capítulo, vamos criar a planilha abaixo: Primeiro cria-se a planilha, efetua-se os cálculos e depois aplica-se a formatação: De fontes e alinhamentos

Leia mais

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Para iniciarmos este capítulo, vamos criar a planilha abaixo: Primeiro cria-se a planilha, efetua-se os cálculos e depois aplica-se a formatação: de fontes e alinhamentos

Leia mais

Apostila de Excel 2007

Apostila de Excel 2007 1 Apostila de Excel 2007 Índice 1-Guias do excel... 3 1.1 Início... 3 1.2 Inserir... 4 1.3 Layout de Página... 5 1.4 Formulas... 6 1.5 Dados... 7 1.6 Revisão... 8 1.7 Exibição... 9 2 Conceito de células...

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

Inserindo Quebra de Página

Inserindo Quebra de Página Inserindo Quebra de Página Quando estamos digitando um texto ou elaborando um documento, podemos por algum motivo, querer que estes terminem em um determinado ponto da página (antes do seu final) e começar

Leia mais

Interface. Movimentação na planilha

Interface. Movimentação na planilha EXCEL Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado. As planilhas eletrônicas são programas que se assemelham a uma folha de trabalho, na qual podemos colocar dados ou valores em forma de tabela

Leia mais

Figura 1 - Planilha Relatório de Notas 1

Figura 1 - Planilha Relatório de Notas 1 Microsoft Excel Aula 2 Objetivo Explorar e fixar: Seleção de células, linhas e colunas Inclusão de colunas Inclusão de linhas Uso das funções SE, MÁXIMO, MÉDIA, MÍNIMO, ContSe, SOMA Ordenação de dados

Leia mais

Produtividade é resultado do esforço inteligente

Produtividade é resultado do esforço inteligente Produtividade é resultado do esforço inteligente Quem Somos Empresa especializada em melhoria de processos através de: Soluções em Office; Desenvolvimento de Sistemas; Treinamentos; Palestras e; Assessorias.

Leia mais

EXCEL Atividade Prática

EXCEL Atividade Prática EXCEL Atividade Prática Construa a Planilha exatamente conforme a figura abaixo (o gráfico será feito posteriormente). Siga as instruções contidas nas observações abaixo e utilize os Comandos básicos apresentados

Leia mais

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o Word 2016...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 CAPÍTULO 2... Modos de exibição...16 Iniciando a digitação...19 Salvando o documento...21 Senha para seus documentos...23

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Planilha de cálculos Prof. Jonatas Bastos p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção de planilhas de

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

SUMÁRIO. Excel

SUMÁRIO. Excel SUMÁRIO CAPÍTULO 1... Iniciando o Excel 2013... 11 Conhecendo a Tela Do Excel...12 Planilha...15 Controlando a Altura da Linha...16 Controlando a Largura da Coluna...18 Abrindo uma Planilha...21 Novo documento...23

Leia mais

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos contato@suptecinfo.com.br SUMÁRIO Iniciando o Word... 1 Conhecendo a Ferramenta... 1 Menu Layout da Página... 2 Capa... 3 Folha

Leia mais

Escola Info Jardins. Microsoft Excel Aula 3

Escola Info Jardins. Microsoft Excel Aula 3 Microsoft Excel Aula 3 Funções O que são funções? Funções são fórmulas prontas, que efetuam cálculos usando muitas células na planilha. As funções podem ser usadas para executar cálculos simples ou complexos.

Leia mais

Excel BÁSICO Aula 3 Formatação de Planilhas. Prof. Cassiano Isler Turma 4

Excel BÁSICO Aula 3 Formatação de Planilhas. Prof. Cassiano Isler Turma 4 Excel BÁSICO 3 de Prof. Cassiano Isler 2016.2 - Turma 4 das Tabelas Documentos Prof. Cassiano Isler Excel BÁSICO - 3 2 / 40 GÓMEZ, Luis Alberto. Excel para engenheiros. Visual Books, 2009. Capítulo 1.

Leia mais

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 SUMÁRIO Capítulo 1... Iniciando o Word 2013...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 Capítulo 2... Apredendo a digitar um texto...17 Iniciando a digitação...20 Salvando o documento...22 Senha

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03 Formatando Seus Dados Quando você trabalha numa planilha a ser usada numa apresentação ou relatório, é importante que as informações sejam claras e fáceis de entender.

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 1

LibreOffice Calc: aula 1 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel LibreOffice Calc: aula 1 Objetivos Apresentar o LibreOffice Calc Criar uma planilha

Leia mais

Excel 2016 Plano de Aula - 16 Horas (Aulas de 1 Hora)

Excel 2016 Plano de Aula - 16 Horas (Aulas de 1 Hora) 6272 - Excel 2016 Plano de Aula - 16 Horas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Excel 2016 1. Introdução ao Microsoft Excel 2016...21 1.1. Abrir o Programa...23 1.1.1. Abrir uma

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 2

LibreOffice Calc: aula 2 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel Objetivos Explorar e fixar: LibreOffice Calc: aula 2 Seleção de células, linhas

Leia mais

Excel 2010 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Excel 2010 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). 4097 - Excel 2010 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Excel 2010 1.1. Novidades do Excel 2010... 21 1.2. Abrir o Programa... 22 1.3. Janela do Excel

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. Uma marca de sucesso da 1 CONTEÚDO 3 3 3 4 4 5 5 6 6 6 6 7 7 7 7 8 9 9 10 10 10 11 11 11 11 12 12 13 SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS

Leia mais

Plano de Aula - Excel cód Horas/Aula

Plano de Aula - Excel cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Excel 2016 Aula 2 Capítulo 2 - Pastas e Células Plano de Aula - Excel 2016 - cód. 6271 16 Horas/Aula 1. Introdução ao Microsoft Excel 2016...21 1.1. Abrir o

Leia mais

1 Criando tabelas de produtos com funções de procura

1 Criando tabelas de produtos com funções de procura 1 Criando tabelas de produtos com funções de procura Em determinado período estipulado por seu departamento, é necessário analisar o relatório de vendas e determinar quais produtos foram um sucesso de

Leia mais

Plano de Aula - Calc cód Horas/Aula

Plano de Aula - Calc cód Horas/Aula Plano de Aula - Calc 4.2. - cód. 5624-16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Calc 4.2. Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Calc 4.2. Capítulo 2 - Atividades Iniciais Aula 3 Continuação

Leia mais

Aula Número 03. Sumário

Aula Número 03. Sumário Aula Número 03 Sumário Formatando Dados Automaticamente... 33 Fim da Aula número 03... 40 Aníbal Vieira Goiânia - 2011 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03 Formatando Seus Dados Quando você trabalha numa planilha

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Incrementando Seus conhecimentos Aperfeiçoando A sua prática Página

Leia mais

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás Assembleia Legislativa do Estado de Goiás Índice 1- INTRODUÇÃO... 3 2 - CONHECENDO O AMBIENTE DE TRABALHO DO EXCEL... 4 3 - FORMATANDO UMA PLANILHA... 6 3.1 BORDAS, FORMATAÇÃO MONETÁRIA E SOMBREAMENTO...

Leia mais

ÍNDICE CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO

ÍNDICE CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o Excel 2016...8 Conhecendo a Tela do Excel...9 Planilha...13 Controlando a Altura da Linha...14 Controlando a Largura da Coluna...16 Abrindo uma Planilha...19 Novo documento...21

Leia mais

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Ambiente de

Leia mais

AULA. Calc. LibreOffice INSERINDO FUNÇÕES

AULA. Calc. LibreOffice INSERINDO FUNÇÕES LibreOffice Calc AULA INSERINDO FUNÇÕES 4 "Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou como um resultado que aponta uma nova direção". Steve Jobs Autor: Emerson Luiz Florentino Borges

Leia mais

EXCEL 2010 Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan

EXCEL 2010 Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan EXCEL 2010 Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan ÍNDICE ÍNDICE... 2 MS EXCEL 2010... 2 Interface... 3 Guias de Planilha... 3 Movimentação na planilha... 4 Entrada de

Leia mais

QI Escolas e Faculdades

QI Escolas e Faculdades QI Escolas e Faculdades Automação de Escritório I 2011/1 Miguel Neumann miguel@rwx.com.br Software para elaborar planilhas eletrônicas, produzido pela Microsoft O Excel faz parte do "Office", um conjunto

Leia mais

Oficina: Planilha Eletrônica

Oficina: Planilha Eletrônica Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

Aula 07 Excel

Aula 07 Excel Aula 07 Excel 2007-2010 Prof. Esp. Luiz Antônio Meira 1 Microsoft Excel O Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado. As planilhas eletrônicas são programas que se assemelham a uma folha

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT EXCEL 2010 E LIBREOFFICE CALC 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Conceitos básicos de

Leia mais

Introdução à Informática Engenharia Agrícola

Introdução à Informática Engenharia Agrícola Conceitos Básicos Excel Introdução à Informática Engenharia Agrícola Uma referência básica Material didático disponibilizado na página da disciplina. Elaborado pelo prof. Edmar André Bellorini Tutorial

Leia mais

Prof. Flávio Barros. Planilha Eletrônica

Prof. Flávio Barros. Planilha Eletrônica Prof. Flávio Barros flavioifma@gmail.com Planilha Eletrônica Roteiro Planilha Eletrônica Introdução Objetivos Interfaces e recursos necessários Manipulando tabelas Gráficos: tipos e manipulação Contextualização

Leia mais

Introdução à Computação Engenharia Civil

Introdução à Computação Engenharia Civil Conceitos Básicos Excel Introdução à Computação Engenharia Civil Uma referência básica Material didático disponibilizado na página da disciplina. Elaborado pelo prof. Edmar André Bellorini Excel O Microsoft

Leia mais

Excel

Excel Excel Conceitos básicos Quem perguntou? X X X X 2 18 1. Conceitos básicos O que é?...é um programa de software que lhe permite criar tabelas e calcular e analisar dados. Este tipo de software é denominado

Leia mais

Curso Básico de Microsoft Office Excel 2010

Curso Básico de Microsoft Office Excel 2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS PROJETO DE EXTENSÃO: INCLUSÃO DIGITAL DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ENTORNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes.

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes. RESUMO O software Excel apresenta as melhores condições para se elaborar as ferramentas estratégicas de importância inigualável para o Planejamento das Estruturas, que proporcionam inclusive extrema versatilidade

Leia mais

Introdução ao Excel 2007

Introdução ao Excel 2007 Status Habilitado Conteúdo Introdução ao Excel 2007 Iniciar Todos os Programas e Microsoft Excel. Quando você cria uma planilha nova, a tela do computador é dividida em linhas e colunas, formando uma grade.

Leia mais

EXCEL. Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico 1

EXCEL. Professor: Leandro Crescencio    Colégio Politécnico 1 EXCEL Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Excel Faixas Nomear um intervalo de células Utilizar nome de faixas em fórmulas

Leia mais

Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica

Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica Página 1 de 8 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Usando a Tabela Dinâmica e o Assistente de Tabela Dinâmica Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica Mostrar

Leia mais

Objetivo: Capacitar o aluno em Geografia na utilização dessa planilha eletrônica.

Objetivo: Capacitar o aluno em Geografia na utilização dessa planilha eletrônica. Departamento de Geografia/FFLCH/USP FLG 243 CARTOGRAFIA TEMÁTICA 2017 Prof a. Dr a. Ligia Vizeu Barrozo/Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado EXERCÍCIO Básico do programa Excel Objetivo: Capacitar o aluno

Leia mais

10 Hiperlinks e Mala Direta

10 Hiperlinks e Mala Direta 1 Word 2013 10 Hiperlinks e Mala Direta 10.1. Hiperlinks 10.1.1. Criar um Hiperlink 10.1.2. Criar um Hiperlink Para Outro Documento 10.1.3. Criar Ligação Dentro do Documento 10.1.4. Remover Hiperlinks

Leia mais

Super Business. Guia Rápido - Condicional & Devolução SuperSys Tecnologia

Super Business. Guia Rápido - Condicional & Devolução SuperSys Tecnologia Super Business Guia Rápido - Condicional & Devolução Conteúdo 3 Lista de Conteúdo Índice Parte I Guia Rápido - Condicional e Devolução 1 Condicional... 0 6 6 Como acessar... a tela de vendas? 6 Como efetuar

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Fórmulas com funções

Leia mais

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial FORMATAÇÃO: WRITER 2018 Se tiver sugestões para nossos tutoriais, checklist ou modelos, envie-as para biblioteca.ippri@unesp.br, para que possamos aprimorá-los. Agradecemos a colaboração! Consulte sempre

Leia mais

ÍNDICE. PowerPoint CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO 3...

ÍNDICE. PowerPoint CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO 3... ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o PowerPoint 2016...08 Conhecendo a tela...09 Exibir réguas e grades...14 Slide mestre...16 Iniciar uma apresentação em branco...17 Abrir uma apresentação existente...17

Leia mais

Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico

Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico Página 1 de 11 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Fundamentos da Tabela Dinâmica Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico dinâmico Mostrar tudo Para analisar

Leia mais

Conhecendo a aba Início

Conhecendo a aba Início Conhecendo a aba Início Grupo: Células... pág. 2 1º Exercício... pág. 6 Grupo: Alinhamento... pág. 7 2º Exercício... pág. 7 Grupo: Número... pág. 8 3º Exercício... pág. 9 Grupo: Fonte... pág. 10 4º Exercício...

Leia mais

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site  Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas Excel 2013 Módulo I Parabéns por participar de um curso dos Cursos 24 Horas. Você está investindo no seu futuro! Esperamos que este seja o começo de um grande sucesso em sua carreira. Desejamos boa sorte

Leia mais

Dados dinâmicos em um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico

Dados dinâmicos em um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico Página 1 de 8 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Design e layout Dados dinâmicos em um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico Dinâmico Mostrar tudo No Microsoft Excel 2010,

Leia mais

Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP

Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP Índice: Apresentação _ 3 O que é o Word 3 Iniciando o Word _ 3 Representação Gráfica de Interface do Word _ 4 Abrindo um documento _ 5 Formatação de Texto _6 Inserindo

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

RESUMO. Exercício Resolvido Iniciando o Documento

RESUMO. Exercício Resolvido Iniciando o Documento RESUMO O principal interesse de uma folha de cálculo é permitir automatizar cálculos, ou seja, utilizar células para efetuar operações em função dos valores de outras células. A folha de cálculo calcula

Leia mais

Introdução à Lógica de Programação e Aplicativos Instrumentais

Introdução à Lógica de Programação e Aplicativos Instrumentais MATEMÁTICA Tema da aula: Introdução à Lógica de Programação e Aplicativos Instrumentais Professor: Dr. Rodrigo Choji de Freitas 2 Algoritmo AREACIRCUNFERENCIA VAR RAIO, AREA: REAL INÍCIO ESCREVA ( DIGITE

Leia mais

O que é Microsoft Word?

O que é Microsoft Word? Informática Aplicada 2009.2 Campus Angicos Roteiro 02 Professor: Araken de Medeiros Santos Microsoft Word 1. Abra o Microsoft Word. 2. Selecione Abrir no menu Arquivo ou clique no botão. 3. Navegue pela

Leia mais

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD MS-WORD - Iniciando Iniciar o MS-WORD: Utilizando o atalho na área de trabalho; Utilizando o botão Iniciar (Iniciar - Programas). Ao ser iniciado, o MS-WORD apresenta

Leia mais

Referência =SOMA(C20:C30) =SOMA(VendasDoPrimeiroTrimestre) Constante =PRODUTO(A5,8.3) =PRODUTO (Preço,ImpostoSobreVendasDeWA)

Referência =SOMA(C20:C30) =SOMA(VendasDoPrimeiroTrimestre) Constante =PRODUTO(A5,8.3) =PRODUTO (Preço,ImpostoSobreVendasDeWA) Página 1 de 9 Excel > Fórmulas > Trabalhando com nomes e referências de células Definir e usar nomes em fórmulas Mostrar tudo Usando nomes, você pode facilitar muito o entendimento e a manutenção das fórmulas.

Leia mais

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos Por: André Aparecido da Silva anndrepr@yahoo.com.br 1 O broffice Calc. O BrOffice Calc é uma planilha eletrônica, sendo portanto uma ferramenta para fazer cálculos,

Leia mais

Aprendendo o PowerPoint

Aprendendo o PowerPoint Aprendendo o PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte I Capítulo 1 Introdução O PowerPoint é um programa para apresentações. Apresentações são exibições de imagens na tela do micro em forma de eslaides,

Leia mais

Informática. LibreOffice Calc. Professor Rodrigo Schaeffer.

Informática. LibreOffice Calc. Professor Rodrigo Schaeffer. Informática LibreOffice Calc Professor Rodrigo Schaeffer www.acasadoconcurseiro.com.br Informática LibreOffice Calc Prof. Rodrigo Schaeffer LIBREOFFICE CALC 5 O LibreOffice é uma suíte de produtividade

Leia mais

OS - Cadastrar Ordem de Serviço

OS - Cadastrar Ordem de Serviço OS - Cadastrar Ordem de Serviço Objetivo Cadastrar ordem de serviço para clientes sem que seja necessário efetuar uma venda (semelhante ao orçamento, a diferença é que a ordem de serviço nos permite informar

Leia mais

EXCEL 2010 FUNÇÕES PARTE II. Professor: João Victor Rocha Araújo

EXCEL 2010 FUNÇÕES PARTE II. Professor: João Victor Rocha Araújo EXCEL 2010 FUNÇÕES PARTE II Professor: João Victor Rocha Araújo Funções Financeiras NPER Retorna o número de períodos para um investimento com base em pagamentos constantes e periódicos, e uma taxa de

Leia mais

(Nível Intermediário)

(Nível Intermediário) (Nível Intermediário) Fabrício Soares Cruz Alta, Abril de 2015. 2 SUMÁRIO AULA 1... 3 1.1 ORGANIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES NO EXCEL... 3 1.2 CONSTRUÇÃO E USO DE FILTROS... 6 1.3 DICAS PARA IMPRESSÃO NO EXCEL:...

Leia mais

TÉCNICO LEGISLATIVO Câmara dos Deputados INFORMÁTICA. Prof. Paulo França

TÉCNICO LEGISLATIVO Câmara dos Deputados INFORMÁTICA. Prof. Paulo França TÉCNICO LEGISLATIVO Câmara dos Deputados INFORMÁTICA Prof. Paulo França CÂMARA DOS DEPUTADOS 1. PLANILHAS ELETRÔNICAS 2. EDITORES DE TEXTO 3. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 4. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE INTERNET

Leia mais

LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer professores.chapeco.ifsc.edu.

LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer professores.chapeco.ifsc.edu. LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer larapopov@ifscedubr professoreschapecoifscedubr/lara Libre Office Calc É um editor de planilha eletrônica, que tem

Leia mais

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos Por: André Aparecido da Silva anndrepr@yahoo.com.br 1 O broffice Calc. O BrOffice Calc é uma planilha eletrônica, sendo portanto uma ferramenta para fazer cálculos,

Leia mais

Formatação, Fórmulas, Gráficos, Classificação e Filtros no Calc

Formatação, Fórmulas, Gráficos, Classificação e Filtros no Calc Prof. Diego Pereira Informática Informática Formatação, Fórmulas, Gráficos, Classificação e Filtros no Calc Objetivos Conhecer os principais pontos referentes a formatação de

Leia mais

Tabelas Dinâmicas. 1º Passo Abrir o arquivo com a tabela que você deseja transformar em tabela dinâmica.

Tabelas Dinâmicas. 1º Passo Abrir o arquivo com a tabela que você deseja transformar em tabela dinâmica. Tabelas Dinâmicas Ao utilizar o Excel para manipulação de Banco de Dados, é possível gerencia-las com o uso de tabelas dinâmicas para facilitar a comparação, elaboração de relatórios e acesso aos dados

Leia mais

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress 1 Apostila Impress 01 Partes da Janela Principal do Impress A janela principal do Impress tem três partes: - o Painel de Slides; - Área de Trabalho; - e Painel de Tarefas. Adicionalmente, diversas barras

Leia mais

Orçamento Financeiro. Sumário

Orçamento Financeiro. Sumário Orçamento Financeiro Sumário Orçamento Financeiro... 1 Sumário... 1 1. Descrição do Processo... 2 2. Módulos envolvidos... 2 3. Parâmetros... 2 4. Passo a Passo... 2 1. Cadastro do Orçamento Financeiro:...

Leia mais

2.8 Inserindo Objetos. Campos

2.8 Inserindo Objetos. Campos 2.8 Inserindo Objetos Vamos relacionar todos os comandos necessários para inserir novos elementos no texto, incluindo seção, notas de rodapé, caracteres especiais, fotos, objetos, gráficos, tabelas. Na

Leia mais

INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO.

INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO. INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ 2019. Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO. CONCEITOS BÁSICOS E UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS PARA EDIÇÃO DE TEXTOS, PLANILHAS ELETRÔNICAS E APRESENTAÇÕES:

Leia mais

Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I. Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I. Sumário. Introdução

Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I. Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I. Sumário. Introdução Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I Sumário Introdução Formulário Inserindo um registro Excluindo um registro Filtrando e pesquisando registros AutoFiltro Aplicando o AutoFiltro Aplicando o AutoFiltro

Leia mais

Calc. Interface, Formatação e Cálculos

Calc. Interface, Formatação e Cálculos Calc Interface, Formatação e Cálculos INTERFACE Tal como no Writer, a Interface do Calc composta pela organização dos menus e atalhos que compõem o programa, que dão acesso às suas funcionalidades. É interessante

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Apresentação Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE PUBLISHER 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha.

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema de Contas Públicas

Manual do Usuário. Sistema de Contas Públicas Manual do Usuário Sistema de Contas Públicas Versão 2.9 Índice Introdução...3 Localizando o sistema...4 Acessando o Sistema...7 Downloads...10 Autenticação do Sistema...21 Errado...21 Correto...23 Cadastrar...26

Leia mais

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi Aula 01 Excel 2016 Prof. Claudio Benossi São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas em ser aprovado para uma vaga onde trabalhar com

Leia mais

Trabalhando com Mala Direta e Etiquetas de Endereçamento no BrOffice/LibreOffice

Trabalhando com Mala Direta e Etiquetas de Endereçamento no BrOffice/LibreOffice Departamento de Tecnologia da Informação Divisão de Relacionamento e Gestão do Conhecimento Trabalhando com Mala Direta e Etiquetas de Endereçamento no BrOffice/LibreOffice Criação de Etiquetas passo a

Leia mais

Criando Mensagens - Editor Drag and Drop

Criando Mensagens - Editor Drag and Drop Criando Mensagens - Editor Drag and Drop AKNA TREINAMENTOS AKTR01002000401 1/17 Sumário Criando Mensagens Editor Drag and Drop O que é?... 3 Pra que serve?... 3 Criando a mensagem... 3 Componentes... 5

Leia mais

Módulo 03. Trabalhando com listas, imagens e tabelas

Módulo 03. Trabalhando com listas, imagens e tabelas Módulo 03 Trabalhando com listas, imagens e tabelas Apresentação do módulo 03 Objetivos do módulo Boas vindas ao terceiro módulo do curso Primeiros Passos no Word. Neste módulo vamos saber como utilizar

Leia mais

Criar e formatar relatórios

Criar e formatar relatórios Treinamento Criar e formatar relatórios EXERCÍCIO 1: CRIAR UM RELATÓRIO COM A FERRAMENTA RELATÓRIO Ao ser executada, a ferramenta Relatório usa automaticamente todos os campos da fonte de dados. Além disso,

Leia mais

CURSO EXCEL NÍVEL I 16/09/ FÓRMULAS E REFERÊNCIAS 4. FÓRMULAS E REFERÊNCIAS 4. FÓRMULAS E REFERÊNCIAS 4. FÓRMULAS E REFERÊNCIAS

CURSO EXCEL NÍVEL I 16/09/ FÓRMULAS E REFERÊNCIAS 4. FÓRMULAS E REFERÊNCIAS 4. FÓRMULAS E REFERÊNCIAS 4. FÓRMULAS E REFERÊNCIAS CURSO EXCEL NÍVEL I As fórmulas são operações relacionando-se valores ou diferentes células. Sempre que o usuário quiser inserir uma fórmula ou função, deve se lembrar que a mesma deve ser precedida pelo

Leia mais

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO:

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: Monte Aprazível 2011 O Word 2007 é o processador de texto mais conhecido e utilizado

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

Criar um gráfico do início ao fim

Criar um gráfico do início ao fim Página 1 de 18 Excel > Gráficos > Criando gráficos Criar um gráfico do início ao fim Mostrar tudo O Microsoft Excel não fornece mais o assistente de gráfico. Como alternativa, crie um gráfico básico clicando

Leia mais

Controle de Versões Versão Data Autor Notas da Revisão 1 20/02/2018 Silvio Fagundes. Versão inicial adequada ao Plano de Trabalho Docente proposto.

Controle de Versões Versão Data Autor Notas da Revisão 1 20/02/2018 Silvio Fagundes. Versão inicial adequada ao Plano de Trabalho Docente proposto. Controle de Versões Versão Data Autor Notas da Revisão 1 20/02/2018 Silvio Fagundes Versão inicial adequada ao Plano de Trabalho Docente proposto. Sumário 1 Conceitos Básicos... 2 1.1 Pasta de Trabalho

Leia mais

INFORMÁTICA (PC-SP / ESCRIVÃO / VUNESP / 2014)

INFORMÁTICA (PC-SP / ESCRIVÃO / VUNESP / 2014) INFORMÁTICA (PC-SP / ESCRIVÃO / VUNESP / 2014) 81. No sistema operacional Windows 7, em sua configuração padrão, deseja-se organizar os arquivos de maior interesse, de modo que eles possam ser vistos a

Leia mais

Excel avançado Professor: Enir da Silva Fonseca. Introdução

Excel avançado Professor: Enir da Silva Fonseca. Introdução Introdução O Microsoft Excel é um programa para construção de planilhas eletrônicas Tabelas simples e complexas, em que as informações são digitadas em pequenos retângulos chamadas de células, as células

Leia mais

Módulo Básico EXCEL 2007

Módulo Básico EXCEL 2007 Módulo Básico EXCEL 2007 ÍNDICE 1. FÓRMULAS 1.1- Operações Básicas 1.2- Fórmulas de Texto 2. FORMATAÇÃO 2.1- Formatação de Células 2.2- Formatação Condicional 2.3- Formatação de Layout 3. FILTROS Slide

Leia mais

Prof. Renato da Costa

Prof. Renato da Costa MENU INÍCIO Salvar Desfazer digitação Repetir digitação Colar Recortar Copiar Formatar pincel Fonte Tamanho da fonte Aumentar fonte Reduzir fonte Negrito Itálico Sublinhado Bordas Cor do realce do texto

Leia mais