Visão Computacional. Alessandro L. Koerich. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Visão Computacional. Alessandro L. Koerich. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Universidade Federal do Paraná (UFPR)"

Transcrição

1 Visão Computacional Alessandro L. Koerich Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Universidade Federal do Paraná (UFPR)

2 Câmeras para Visão Computacional

3 Agenda Tipos de Câmeras Câmeras Lentes Interfaces Iluminação Software

4 Tipos de Câmeras Quanto ao tipo de sensor: CCD CMOS Microbolometro InGaAs Quanto ao tipo de sinal: Analógico Digital Quanto a interface: Analógica (RS-170, NTSC, etc.) Digital (USB, Firewire, GigE, Camera Link) Hardware para Visão Computacional 2010 alessandro.koerich@ufpr.br

5 Tipos de Câmeras Quanto a cor: Monocromática (níveis de cinza) Colorida (1 sensor) Colorida (3 sensores) Outros Quanto ao formato do sensor: Area Scan Line Scan Quanto ao tipo de varredura: Progressive Scan Interlaced Scan Hardware para Visão Computacional 2010 alessandro.koerich@ufpr.br

6 Tipos de Câmeras Quanto ao espectro: Raio-X UV Visível Near-IR IR Termal

7 Tipos de Câmeras Curva típica de sensibilidade:

8 Tipos de Câmeras Curva típica de sensibilidade:

9 Tipos de Câmeras Curva típica de sensibilidade:

10 Tipos de Câmeras Curva típica de sensibilidade:

11 Eletrônica O sensor bem como outros componentes eletrônicos têm um papel importante na performance de um sistema de visão computacional.

12 Charge-Coupled Devices (CCDs) São os sensores mais utilizados em aplicações de visão computacional. A câmera CCD contém um chip de silício que consiste de uma matriz de elementos sensíveis a luz, chamados pixels. Adicionalmente, CCDs têm uma faixa dinâmica impressionante e levam a uma relação altamente linear entre a energia de entrada e o sinal de saída, tornando-os ideais para metrologia.

13 Pixels CCD Quando a luz atinge um chip CCD, ela é coletada por uma matriz de pequenos elementos chamados pixels CCD. A imagem é dividida nestes pequenos pixels CCD discretos. A informação destes elementos é coletada, organizada e transferida para um computador ou monitor..

14 Pixels CCD Pixels assimétricos levam a uma resolução horizontal maior do que a vertical. Câmeras CCD analógicas geralmente possuem a mesma resolução vertical. Por esta razão, o padrão da indústria é especificar resolução em termos da resolução horizontal. Câmeras digitais não são limitadas pela largura de banda vertical e podem ter pixels quadrados ou retangulares.

15 Dimensão do Sensor O tamanho da área ativa do sensor é importante na determinação do campo de visão. Dada uma ampliação primária fixa (devido as lentes), sensores maiores levam a campos de visão maiores. Existem vários tamanhos de CCDs:

16 Câmeras CCD A melhoria da tecnologia de sensores CMOS traz uma performance próxima dos sensores CCD. Permite alta resolução e alta velocidade sem aumento na dissipação de potência.

17 Comparativo CCD x CMOS Hardware para Visão Computacional 2010 alessandro.koerich@ufpr.br

18 Comparativo CCD x CMOS Hardware para Visão Computacional 2010 alessandro.koerich@ufpr.br

19 Formatos Analógicos Padrões analógicos incluem: Composto (NTSC/PAL, EIA/CCIR), Y-C (S-Video), RGB. Destes, os sinais NTSC (PAL/RS-170A/Color) e EIA (CCIR/RS-170/Monochrome) são os mais comuns e acomodam a maioria das aplicações. Sinais Y-C e RGB fornecem imagem de qualidade superior separando a informação de cor em canais discretos. Câmeras analógicas devem ser conectadas em hardware de aquisição para captura de imagens. Hardware para Visão Computacional 2010 alessandro.koerich@ufpr.br

20 Formatos Digitais Os formatos digitais: CameraLink IEEE-1394 (Firewire). GigE Outros formatos incluem RS-422 e RS-644. Câmeras digitais necessitam de um computador para mostrar as imagens em um dispositivo de saída.

21 Câmeras Analógicas X Digitais O chip CCD é um componente analógico significando que valores de pixel são coletados por meio de amostragem (entrelaçada ou progressiva). O processador de sinal e codificador converte esta informação em sinal analógico. Em câmeras digitais, digitalização ocorre a medida que o sinal é coletado pelo chip. Uma vez digitalizado, processamento e melhoramento de imagem podem ser feitos com poucas perdas ao sinal.

22 Digital vs. Analógico Digital 1. Variedade de sensores para alta velocidade ou alta resolução 2. Computador necessário para mostrar o sinal 3. Placa de captura necessária para saída CL 4. Saída Progressive Scan 5. Pouca perda de sinal no processamento Analógica 1. Tipicamente baixa resolução; saída a 30qps 2. Computador / placa de captura pode ser usada para digitalização 3. Suscetível a ruído/ interferências que causam perda do sinal 4. Saída geralmente entrelaçada 5. Sinal formato NTSC / EIA

23 Câmeras Digitais vs. Analógicas Digital 1. Geralmente câmeras maiores 2. A resolução vertical não é limitada, portanto, câmeras digitais podem ter maior resolução. 3. Sem limitação de banda, oferecem um número maior de pixels e sensores CCDs maiores, resultando em resolução maior. 4. Computador e placa de captura necessários para mostrar o sinal. 5. O sinal pode ser comprimido e transmitido sem perdas. 6. Têm geralmente pixels quadrados para resolução horizontal e vertical idênticas. 7. O sinal de saída é digital, portanto pouca perda de sinal ocorre durante o processamento do sinal. Analógica 1. Tamanho geralmente menor. 2. Resolução vertical é limitada pela largura de banda do sinal analógico. 3. Sensores são geralmente de tamanho padrão. 4. Computadores / placas de captura podem ser usadas para digitalização mas não são necessárias para mostrar o sinal. 5. Impressão e gravação analógica pode ser facilmente incorporada ao sistema. 6. Geralmente têm pixels retangulares. 7. Sinais analógicos são susceptíveis a ruído e interferência que causam perdas no sinal.

24 Monocromático vs. Colorido Monocromático Colorido (1 Sensor) Colorido (3 Sensores) Sensor único fornece imagens em nível de cinza Resolução 10% mais alta do que câmeras coloridas de sensor único Melhor relação sinal/ruído; contraste superior Sensibilidade a baixa iluminação aumentada. Ideal para aplicações de medição Usa filtro de cor Bayer RGB (Tipicamente) Baixo custo Resolução inferior (mais pixels necessários para reconhecer cor) Cabeamento padrão Facilmente integrada a sistemas. Utiliza um prisma para dividir luz branca em três diferentes sensores Mais caro Melhor resolução de cor Sensibilidade mais baixa Escolha de lentes menor.

25 Câmeras CCD Coloridas O chip CCD é baseado em um efeito fotoelétrico e como resultado, não pode distinguir entre cores. Existem dois tipos de câmeras CCD coloridas: chip único. três chips (R, G, B).

26 Câmeras CCD Coloridas Hardware para Visão Computacional 2010

27 Câmeras CCD Coloridas Hardware para Visão Computacional 2010

28 Número de Pixels Câmera digital CCD que tem 1392H x 1040V pixels em um sensor 6.5H x 4.4V (mm). Uma interpretação simples desta especificação é imaginar o campo de visão sendo dividido em 1392 x 1040 partes. O detalhe mínimo identificável são 2 destas partes. Não leva em conta a performance das lentes.

29 Linhas de TV Em CCDs analógicos, a especificação Linhas de TV é geralmente usada para avaliar resolução. A especificação Linhas de TV", ou "TVL" é uma unidade de resolução baseada em uma barra alvo com linhas igualmente espaçadas. Se o alvo é estendido de modo que ele cubra o campo de visão, o número de linhas de TV é calculado somando todas as linhas resultantes e espaços. Existem também um fator de normalização usado no calculo do valor da Linhas de TV horizontal baseado na razão de aspecto 4:3 dos chips.

30 Profundidade do Pixel Geralmente referido como escala de cinzas ou faixa dinâmica de uma câmera CCD, representa o número de níveis de cinza na imagem. Está ligada a uma quantidade mínima de contraste detectável por um sensor CCD. Várias câmeras fornecem 8 bits (256 níveis de cinza). Outros modelos operam em 10 bits (1024 níveis de cinza).

31 Relação Sinal Ruído (SNR) A relação sinal ruído (SNR) está diretamente ligada a faixa dinâmica da câmera. Altas SNRs levam um alto número de passos na escala de cinzas (alto contraste) mostrados pela câmera. Em sistemas analógicos a SNR é expressa em db e em bits em sistemas digitais. Em geral, 6dB de SNR analógico é convertido para 1-bit quando digitalizado. Para câmeras digitais ou analógicas, X bits corresponde a 2 X níveis de cinza (i.e. câmeras de 8 bits têm 2 8 ou 256 níveis de cinza). Existem duas fontes de ruídos em CCDs: imperfeições no chip que resultam em crosstalk e ruído térmico.

32 Sinal de Saída do CCD Existem poucos formatos para sinais de vídeo analógico. Nos Estados Unidos a Electronic Industries Association (EIA) definiu o sinal monocromático como RS-170. A versão em cores, definida como RS-170A, é mais conhecido por NTSC, que denota National Television Standards Committee. Tanto RS-170 quanto NTSC são sinais compostos que significa que toda informação de cor e intensidade é combinado em um único sinal.

33 Saída do Sinal CCD Existem sinais componentes (Y-C e RGB) que separam crominância (cor) da luminância (intensidade da cor). CCIR é o padrão Europeu para monocromático enquanto PAL e SECAM são os padrões Europeus para cor. Câmeras digitais CCD ganham popularidade pois, ruído de transmissão, distorção ou outras degradações do sinal não afetam a informação sendo transmitida. Como o sinal de saída é digital, há pouca perda de informação na transmissão.

34 Ganho Os ajustes de ganho controlam a amplificação do sinal vindo do chip CCD. Deve ser observado que o sinal completo é amplificado, incluindo qualquer ruído de fundo associado. A maioria das câmera possuem um controle automático de ganho (autogain ou AGC) e algumas não permitem que o usuário desligue-o e faça o ajuste manual.

35 Gama O controle gama controla o nível de cinzas reproduzido na imagem. Uma imagem com gama unitário indica que o CCD está reproduzindo precisamente os níveis de cinza do objeto (resposta linear). Gama muito maior do que a unidade resulta em imagens com silhuetas, em branco e preto. Gama muito menor do que a unidade gera uma imagem ligeiramente cinza. Gama pode ser considerado com a habilidade de esticar um lado (ou o branco quanto o preto) da faixa dinâmica do pixel.

36 Captura da Imagem Os principais parâmetros que influenciam a captura de uma imagem de uma cena ou objeto: Objeto em movimento Superfície do objeto Iluminação do objeto Tamanho do objeto Distância do objeto

37 Formatos de Câmera Digital Area Scan Relações típicas (H:V) 1:1 1024x1024, 2048x2048 4:3 640x480, 1024x768, 1290x960, 1360x1024, 1600x :9 1920x1080 Sensores maiores Aplicações de alta velocidade Tempos de disparo (shutter) mais rápidos Custo inferior a Line Scan Ampla gama de aplicações Fácil de ajustar Hardware para Visão Computacional 2010 alessandro.koerich@ufpr.br

38 Formatos de Câmera Digital Line Scan O sensor é linear e de grandes dimensões Aplicações de alta velocidade Constrói a imagem, linha a linha Objetos em movimento na frente do sensor Ideal para capturar objetos largos Alinhamento e sincronismo especial Integração complexa / iluminação simples.

39 Formatos de Câmera Digital Interlaced Scan Sensores convencionais utilizam varredura entrelaçada Chip é dividido em dois campos (pares e ímpares) Varre as linhas ímpares (1,3,5 ) e então as pares (2,4,6 ) Estes campos são então integrados para produzir um quadro completo Ideal para aplicações de média/baixa velocidade Borramento pode ocorrer em altas velocidades. Por exemplo, a uma taxa de quadros de 30 qps, cada campo leva 1/60 de segundo para ser lido. Hardware para Visão Computacional 2010 alessandro.koerich@ufpr.br

40 Formatos de Câmera Digital Progressive Scan Varre sequencialmente (1,2,3,4 ) Todos os dados da imagem são gravados em uma única exposição Ideal para aplicações de alta velocidade Mais cara A saída da varredura progressiva não é padronizada, portanto a escolha de hardware deve ser cuidadosa.

41 Entrelaçado X Varredura Progressiva Para a maioria das aplicações, varredura entrelaçada não causa problemas. Problemas podem aparecer em aplicações de alta velocidade pois no momento em que o segundo campo é varrido, o objeto já se moveu. Isto causa fantasmas ou borrões na imagem resultante.

42 Objetos em Movimento Objetos duplicados Interlaced Scan Progressive Scan

43 Taxa de Quadros X Velocidade do Shutter Shutter = Obturador: dispositivo de uma câmera que regula o tempo de exposição (Exposure). A taxa de quadros indica o número de quadros completos (que pode consistir de dois campos) compostos em um segundo. Em aplicações de alta velocidade, pode ser benéfico escolher uma taxa de quadros mais rápida para capturar mais "imagens" do objeto enquanto ele se move.

44 Taxa de Quadros X Velocidade do Shutter A velocidade do shutter corresponde ao tempo de exposição do chip CCD. O tempo de exposição controla a quantidade de luz incidente no chip. Super-exposição pode ser controlada pelo decréscimo da iluminação ou ganho da câmera, ou aumentando a velocidade do shutter.

45 Taxa de Quadros X Velocidade do Shutter Hardware para Visão Computacional 2010 alessandro.koerich@ufpr.br

46 Resolução e Contraste do CCD A resolução de uma câmera CCD pode ser especificada de diferentes maneiras: Número de pixels Linhas de TV Função Modulação da Transferência (FMT)

47 Representação da Imagem As imagens são representadas por uma matriz com o nível de cor dos pixels

48 Parâmetros Fundamentais Um sistema de visão deve criar uma imagem com qualidade o suficiente para permitir a extração das informações desejadas. Note que o conceito qualidade da imagem varia de aplicação para aplicação.

49 Parâmetros Fundamentais Existe uma variedade de fatores que contribuem para a qualidade da imagem: Resolução Contraste Profundidade de campo Erros de perspectiva Erros geométricos (distorção).

50 Parâmetros Fundamentais Tamanho do Sensor: Tamanho da área ativa do sensor da câmera geralmente especificada na dimensão horizontal. Este parâmetro é importante na determinação da ampliação da lente necessária para obter um campo de visão desejado. A ampliação primária (PMAG) das lentes é definida como a razão entre o tamanho do sensor e o campo de visão. Profundidade do Campo (DOF): A máxima profundidade do objeto que pode ser mantida inteiramente em foco. É também a quantidade do objeto que pode ser movimentada mantendo-se uma quantidade de foco desejada. Campo de Visão (FOV): A área visível do objeto sendo inspecionado. Porção do objeto que preenche o sensor da câmera. Distância de trabalho (WD): a distância entre a frente das lentes e o objeto sendo inspecionado. Resolução: O tamanho mínimo dos detalhes do objeto que podem ser distinguidos pelo sistema de imagem. Hardware para Visão Computacional 2010 alessandro.koerich@ufpr.br

51 Parâmetros Fundamentais A ampliação primária das lentes (PMAG) é definida como a razão entre o tamanho do sensor e o campo de visão. A fórmula a seguir calcula a ampliação primária: PMAG = Tamanho do Sensor (mm) / Campo de Visão (mm).

52 Parâmetros Fundamentais Apesar de resolução e contraste de uma imagem poderem ser definidas individualmente, eles estão relacionados. Para determinar esta relação, é importante estudá-los primeiramente como elementos independentes.

53 Resolução e Contraste Resolução é a quantidade de detalhes do objeto reproduzida pelo sistema de imagem. Dois pixels da câmera CCD são necessários para cada par de linhas de resolução. Resolução é uma medida da habilidade do sistema de imagem reproduzir detalhes de objetos. Uma imagem de baixa resolução é geralmente borrada e pobre em detalhes. A figura acima ilustra uma vista simplificada de dois quadrados reproduzidos sobre pixel da câmera CCD.

54 Profundidade do Campo A profundidade do campo (DOF) de uma lente é sua habilidade de manter uma imagem de qualidade desejada a medida que o objeto é posicionado mais próximo e mais longe do melhor foco. DOF também se aplica a objetos com profundidade, visto que lentes com alto DOF podem capturar o objeto inteiro claramente. A medida que o objeto é colocado mais perto ou mais longe da distância de trabalho, ele fica fora de foco e tanto a resolução quanto o contraste sofrem.

55 Distorção Distorção é um erro ótico (aberração) causado pelas lentes e que resulta em ampliações diferentes entre diferentes pontos da imagem Os pontos do objeto são mal posicionados na imagem em relação ao centro do campo.

56 Distorção A distorção percentual é calculada pela seguinte fórmula: % = (AD - PD / PD) x 100 onde: AD = Distância atual PD = Distância Predita

57 Erros de Perspectiva Erros de perspectiva, também chamado de paralaxe, faz parte da experiência humana diária. De fato, paralaxe é o que permite o cérebro interpretar o mundo 3-D. Esperamos que objetos mais próximos pareçam relativamente maiores que aqueles posicionados mais distantes.

58 Erros de Perspectiva Hardware para Visão Computacional 2010

59 Exemplos de Câmeras Digitais Hardware para Visão Computacional 2010

60 Exemplos de Câmeras Digitais Hardware para Visão Computacional 2010

61 Câmeras Inteligentes Integram software e hardware para tratamento da imagem dentro da própria câmera. SmartCams Câmera Computador Placa de Captura Software

62 Câmeras Inteligentes Sensor CCD, processador, frame grabber, interface serial/ethernet/usb, entrada para triggers de alta velocidade, I/O para CLPs, memória RAM e cartões de memória SD.

63 Câmeras Inteligentes Hardware para Visão Computacional 2010

Hardware para Visão Computacional. Introdução a Visão Computacional. Agenda. O Que é Visão Computacional?

Hardware para Visão Computacional. Introdução a Visão Computacional. Agenda. O Que é Visão Computacional? Agenda Hardware para Visão Computacional Alessandro L. Koerich Alceu de Souza Britto Jr. InviSys Sistemas de Visão Computacional Ltda Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGIa PUCPR) Seminário TVGlobo

Leia mais

Características do vídeo. Aquisição, síntese, edição e reprodução de vídeo. Características do vídeo analógico. Características do vídeo analógico

Características do vídeo. Aquisição, síntese, edição e reprodução de vídeo. Características do vídeo analógico. Características do vídeo analógico Características do vídeo Aquisição, síntese, edição e reprodução de vídeo Vídeo media dinâmico Vídeo corresponde a um movimento sequencial de um conjunto de imagens, chamados fotogramas ou frames. Frame

Leia mais

Visão Computacional. Alessandro L. Koerich. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Visão Computacional. Alessandro L. Koerich. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Universidade Federal do Paraná (UFPR) Visão Computacional Alessandro L. Koerich Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Universidade Federal do Paraná (UFPR) Interfaces Câmera PC Analógica, Firewire, GigE, Camera Link, USB Introdução

Leia mais

Aula 2 Aquisição de Imagens

Aula 2 Aquisição de Imagens Processamento Digital de Imagens Aula 2 Aquisição de Imagens Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira mvieira@sc.usp.br EESC/USP Fundamentos de Imagens Digitais Ocorre a formação de uma imagem quando

Leia mais

Dispositivos de Entrada e Saída

Dispositivos de Entrada e Saída Dispositivos de Entrada e Saída Prof. Márcio Bueno {cgtarde,cgnoite}@marciobueno.com Fonte: Material do Prof. Robson Pequeno de Sousa e do Prof. Robson Lins Dispositivos de Entrada Teclado, Mouse, Trackball,

Leia mais

Fundamentos de Hardware

Fundamentos de Hardware Fundamentos de Hardware Curso Técnico em Informática SUMÁRIO PLACAS DE EXPANSÃO... 3 PLACAS DE VÍDEO... 3 Conectores de Vídeo... 4 PLACAS DE SOM... 6 Canais de Áudio... 7 Resolução das Placas de Som...

Leia mais

Fotografia Digital Obtenção da Imagem e Impressão

Fotografia Digital Obtenção da Imagem e Impressão Fotografia Digital Obtenção da Imagem e Impressão 1 Diferenças entre o CCD e o Filme: O filme como já vimos, é uma película de poliéster, coberta em um dos lados por uma gelatina de origem animal com partículas

Leia mais

Coerência temporal: Uma característica importante

Coerência temporal: Uma característica importante Coerência temporal: Uma característica importante A coerência temporal de uma fonte de luz é determinada pela sua largura de banda espectral e descreve a forma como os trens de ondas emitidas interfererem

Leia mais

REPRESENTAÇÃO DA IMAGEM DIGITAL

REPRESENTAÇÃO DA IMAGEM DIGITAL REPRESENTAÇÃO DA IMAGEM DIGITAL Representação da imagem Uma imagem é uma função de intensidade luminosa bidimensional f(x,y) que combina uma fonte de iluminação e a reflexão ou absorção de energia a partir

Leia mais

Redes de Computadores sem Fio

Redes de Computadores sem Fio Redes de Computadores sem Fio Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Programa Introdução

Leia mais

Informática Aplicada a Radiologia

Informática Aplicada a Radiologia Informática Aplicada a Radiologia Apostila: Imagem Digital parte I Prof. Rubens Freire Rosa Imagem na forma digital A representação de Imagens na forma digital nos permite capturar, armazenar e processar

Leia mais

1 Problemas de transmissão

1 Problemas de transmissão 1 Problemas de transmissão O sinal recebido pelo receptor pode diferir do sinal transmitido. No caso analógico há degradação da qualidade do sinal. No caso digital ocorrem erros de bit. Essas diferenças

Leia mais

ALCANCE DINÂMICO CCD CMOS

ALCANCE DINÂMICO CCD CMOS ALCANCE DINÂMICO Nos sensores de imagem CCD (charge-coupled device) ou CMOS (complementary metal oxide semiconductor), o alcance dinâmico (ou dinâmica) é especificado tipicamente como a razão entre o sinal

Leia mais

2- Conceitos Básicos de Telecomunicações

2- Conceitos Básicos de Telecomunicações Introdução às Telecomunicações 2- Conceitos Básicos de Telecomunicações Elementos de um Sistemas de Telecomunicações Capítulo 2 - Conceitos Básicos de Telecomunicações 2 1 A Fonte Equipamento que origina

Leia mais

CÂMERAS. fotográficas

CÂMERAS. fotográficas CÂMERAS fotográficas Quanto ao suporte: Digital Analógico Como classificar e diferenciar os tipos de Câmeras? Quanto a automação: Automáticas Semi-automáticas Auto e manual Quanto ao visor: Visor direto

Leia mais

Principais parâmetros na definição de qualidade numa imagem digitalizada

Principais parâmetros na definição de qualidade numa imagem digitalizada Principais parâmetros na definição de qualidade numa imagem digitalizada reprodução de tom reprodução de cor resolução ruído e luz parasita aberrações e erros de registo. Principais parâmetros na definição

Leia mais

Gerenciamento Total da Informação

Gerenciamento Total da Informação ScanPartner SP30 Funções Equipado com o mecanismo de alimentação de papel da fi Series com alto desempenho e baixo custo Acompanha software pronto para uso Software que se integra com vários aplicativos

Leia mais

Fotografia digital. Aspectos técnicos

Fotografia digital. Aspectos técnicos Fotografia digital Aspectos técnicos Captura CCD (Charge Coupled Device) CMOS (Complementary Metal OxideSemiconductor) Conversão de luz em cargas elétricas Equilíbrio entre abertura do diafragma e velocidade

Leia mais

Thales Trigo. Formatos de arquivos digitais

Thales Trigo. Formatos de arquivos digitais Esse artigo sobre Formatos de Arquivos Digitais é parte da Tese de Doutoramento do autor apresentada para a obtenção do titulo de Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Thales Trigo

Leia mais

MOTO LINK VÍDEO MONITORAMENTO DIGITAL. Divisão Relm Monitoramento. Divisão Relm Monitoramento

MOTO LINK VÍDEO MONITORAMENTO DIGITAL. Divisão Relm Monitoramento. Divisão Relm Monitoramento MOTO LINK VÍDEO MONITORAMENTO DIGITAL 3G NOV/2014 MULTI-APLICAÇÕES OPERADORA CDMA/EDGE/GPRS/3G INTERNET CENTRAL DE MONITORAMENTO Evento / Foto ilustrativa Evento / Foto ilustrativa Software de Reprodução

Leia mais

III.2. CABLE MODEMS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS UNIDADE III SISTEMAS HÍBRIDOS

III.2. CABLE MODEMS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS UNIDADE III SISTEMAS HÍBRIDOS 1 III.2. CABLE MODEMS III.2.1. DEFINIÇÃO Cable modems são dispositivos que permitem o acesso em alta velocidade à Internet, através de um cabo de distribuição de sinais de TV, num sistema de TV a cabo.

Leia mais

Aula 6 Fundamentos da fotografia digital

Aula 6 Fundamentos da fotografia digital Aula 6 Fundamentos da fotografia digital Fundamentos da fotografia digital: Câmeras digitais CCD e CMOS Resolução Armazenamento Softwares para edição e manipulação de imagens digitais: Photoshop e Lightroom

Leia mais

O que é RAID? Tipos de RAID:

O que é RAID? Tipos de RAID: O que é RAID? RAID é a sigla para Redundant Array of Independent Disks. É um conjunto de HD's que funcionam como se fosse um só, isso quer dizer que permite uma tolerância alta contra falhas, pois se um

Leia mais

IP Camera Tutorial. CNet Technology Jan 2008

IP Camera Tutorial. CNet Technology Jan 2008 IP Camera Tutorial CNet Technology Jan 2008 O que é Câmera IP? Camera IP é a combinação entre câmera e computador. As câmeras podem ser conectadas diretamente na sua rede. Ela possui internamente software

Leia mais

Câmera com Iluminador Infravermelho

Câmera com Iluminador Infravermelho Câmera com Iluminador Infravermelho Manual de Instruções 051118, VER.: 2.0, NO.: 040115 Obrigado por adquirir o nosso produto. Antes de operar esta unidade, por favor, leia este manual de instruções cuidadosamente

Leia mais

Capítulo II Imagem Digital

Capítulo II Imagem Digital Capítulo II Imagem Digital Proc. Sinal e Imagem Mestrado em Informática Médica Miguel Tavares Coimbra Resumo 1. Formação de uma imagem 2. Representação digital de uma imagem 3. Cor 4. Histogramas 5. Ruído

Leia mais

Scanners Manual Básico. Um guia prático e rápido para conhecer o melhor tipo de equipamento para seus trabalhos.

Scanners Manual Básico. Um guia prático e rápido para conhecer o melhor tipo de equipamento para seus trabalhos. Scanners Manual Básico Um guia prático e rápido para conhecer o melhor tipo de equipamento para seus trabalhos. Tipos de Scanners Diferentes tipos de scanners funcionam de diferentes maneiras. Conheça

Leia mais

Multiplexador. Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação

Multiplexador. Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação Multiplexadores Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação Transmissor 1 Receptor 1 Transmissor 2 Multiplexador Multiplexador Receptor 2 Transmissor 3 Receptor 3 Economia

Leia mais

Conversores D/A e A/D

Conversores D/A e A/D Conversores D/A e A/D Introdução Um sinal analógico varia continuamente no tempo. Som Temperatura Pressão Um sinal digital varia discretamente no tempo. Processamento de sinais digitais Tecnologia amplamente

Leia mais

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Processamento de Imagem Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Visão Computacional Não existe um consenso entre os autores sobre o correto escopo do processamento de imagens, a

Leia mais

CAPÍTULO 5. INTERFACES PARA PERIFÉRICOS DE ARMAZENAMENTO INTERFACES DIVERSAS: FIREWIRE, SPI e I 2 C INTERFACES COM O MUNDO ANALÓGICO

CAPÍTULO 5. INTERFACES PARA PERIFÉRICOS DE ARMAZENAMENTO INTERFACES DIVERSAS: FIREWIRE, SPI e I 2 C INTERFACES COM O MUNDO ANALÓGICO 28 CAPÍTULO 5 INTERFACES PARA PERIFÉRICOS DE ARMAZENAMENTO INTERFACES DIVERSAS: FIREWIRE, SPI e I 2 C INTERFACES COM O MUNDO ANALÓGICO Interfaces para periféricos de armazenamento: Periféricos de armazenamento,

Leia mais

Oficina de Multimédia B. ESEQ 12º i 2009/2010

Oficina de Multimédia B. ESEQ 12º i 2009/2010 Oficina de Multimédia B ESEQ 12º i 2009/2010 Conceitos gerais Multimédia Hipertexto Hipermédia Texto Tipografia Vídeo Áudio Animação Interface Interacção Multimédia: É uma tecnologia digital de comunicação,

Leia mais

Câmeras VM 300 IR25, VM 300 IR50. guia de instalação

Câmeras VM 300 IR25, VM 300 IR50. guia de instalação Câmeras VM 300 IR25, VM 300 IR50 guia de instalação Câmeras VM 300 IR25 e VM 300 IR50 Você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança INTELBRAS. As câmeras VM 300 IR25 e VM 300 IR50 apresentam

Leia mais

DEZ RAZÕES PARA MUDAR PARA SISTEMA DE VÍDEO BASEADO EM IP. Ou o que seu vendedor de câmeras analógicas não lhe dirá

DEZ RAZÕES PARA MUDAR PARA SISTEMA DE VÍDEO BASEADO EM IP. Ou o que seu vendedor de câmeras analógicas não lhe dirá DEZ RAZÕES PARA MUDAR PARA SISTEMA DE VÍDEO BASEADO EM IP Ou o que seu vendedor de câmeras analógicas não lhe dirá 1. ALTA RESOLUÇÃO Câmeras baseadas em IP não estão restritas à baixa resolução das câmeras

Leia mais

Foco e profundidade de campo

Foco e profundidade de campo Foco e profundidade de campo Foco Quando tiramos uma foto queremos que nosso destaque, no geral, esteja nítido e visível. O foco pode ser manual ou automático. Manualmente você gira o anel da sua lente.

Leia mais

Família CJ2. Novos CLPs com alta qualidade comprovada. Controladores Programáveis

Família CJ2. Novos CLPs com alta qualidade comprovada. Controladores Programáveis Controladores Programáveis Família CJ2 Novos CLPs com alta qualidade comprovada. >> Flexibilidade em comunicação >> Desenvolvimento mais rápido de máquinas >> Inovação através da evolução Inovação sem

Leia mais

Gerenciamento Total da Informação

Gerenciamento Total da Informação FI-7160 Funções O melhor custo-benefício da categoria Alimentador de grande volume Equipado com LCD Equipado com função de proteção avançada de papel Redutor de Desvio - mecanismo estável de alimentação

Leia mais

Conversão Analógica Digital

Conversão Analógica Digital Slide 1 Conversão Analógica Digital Até agora, discutimos principalmente sinais contínuos (analógicos), mas, atualmente, a maioria dos cálculos e medições é realizada com sistemas digitais. Assim, precisamos

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Instituto de Informática Processamento Digital de Imagens

Universidade Federal de Goiás Instituto de Informática Processamento Digital de Imagens Universidade Federal de Goiás Instituto de Informática Processamento Digital de Imagens Prof Fabrízzio Alphonsus A M N Soares 2012 Capítulo 2 Fundamentos da Imagem Digital Definição de Imagem: Uma imagem

Leia mais

SCANNER DE TRIANGULAÇÃO LASER PARA PROTOTIPAGEM 3D

SCANNER DE TRIANGULAÇÃO LASER PARA PROTOTIPAGEM 3D SCANNER DE TRIANGULAÇÃO LASER PARA PROTOTIPAGEM 3D Autores: Evandro Francisco WEISS, Felipe Augusto SCHIQUETTI, Eduardo Bidese PUHL Identificação autores: Aluno da Ciência da Computação, Bolsista IFC Rio

Leia mais

Ao longo do presente capítulo será apresentada uma descrição introdutória da tecnologia FPGA e dos módulos básicos que a constitui.

Ao longo do presente capítulo será apresentada uma descrição introdutória da tecnologia FPGA e dos módulos básicos que a constitui. 3 Tecnologia FPGA Ao longo do presente capítulo será apresentada uma descrição introdutória da tecnologia FPGA e dos módulos básicos que a constitui. 3.1. FPGA: Histórico, linguagens e blocos Muitos dos

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

Setores Trilhas. Espaço entre setores Espaço entre trilhas

Setores Trilhas. Espaço entre setores Espaço entre trilhas Memória Externa Disco Magnético O disco magnético é constituído de um prato circular de metal ou plástico, coberto com um material que poder magnetizado. Os dados são gravados e posteriormente lidos do

Leia mais

Princípios de funcionamento dos computadores

Princípios de funcionamento dos computadores Princípios de funcionamento dos computadores Objetivos da aula: - Entender o princípio de funcionamento dos computadores - Entender o conceito de programa e sua dinâmica de execução Tópicos da aula: -

Leia mais

CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN

CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN Com o Corel você vai trabalhar com um dos aplicativos mais usados no campo do design e da auto-edição, já que permite operar com dois tipos de gráficos (vetoriais

Leia mais

4. Quais são os serviços que podem ser utilizados através desta Tecnologia? 6. O Adaptador PLC causa um aumento no consumo de Energia Elétrica?

4. Quais são os serviços que podem ser utilizados através desta Tecnologia? 6. O Adaptador PLC causa um aumento no consumo de Energia Elétrica? 1. O que significa PLC - PowerLine Communications? 2. Quais são as características técnicas do PLC? 3. Quais são as vantagens da Tecnologia PLC? 4. Quais são os serviços que podem ser utilizados através

Leia mais

COMPUTAÇÃO GRÁFICA RESOLUÇÃO

COMPUTAÇÃO GRÁFICA RESOLUÇÃO COMPUTAÇÃO GRÁFICA RESOLUÇÃO Curso: Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: COMPUTAÇÃO GRÁFICA 4º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA RESOLUÇÃO Associada à quantidade e a qualidade de

Leia mais

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos MÓDULO 7 Modelo OSI A maioria das redes são organizadas como pilhas ou níveis de camadas, umas sobre as outras, sendo feito com o intuito de reduzir a complexidade do projeto da rede. O objetivo de cada

Leia mais

Unidade 2. Largura de Banda e Throughput

Unidade 2. Largura de Banda e Throughput Unidade 2 Largura de Banda e Throughput 48 Conceitos Fundamentais Largura de Banda = Velocidade Largura de Banda vs. Througput 49 Largura de Banda É a quantidade de informações que flui através da conexão

Leia mais

Technologies Explained LEGRIA HF R series

Technologies Explained LEGRIA HF R series Technologies Explained LEGRIA HF R series Sistema de Câmara HD da Canon Para assegurar uma boa qualidade de imagem nas suas câmaras de vídeo HD, a Canon desenvolve e fabrica três componentes de imagem

Leia mais

Prof. Daniel Gondim danielgondimm@gmail.com. Informática

Prof. Daniel Gondim danielgondimm@gmail.com. Informática Prof. Daniel Gondim danielgondimm@gmail.com Informática Componentes de um SC Barramento Também conhecido como BUS É um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos,

Leia mais

Gerenciamento Total da Informação

Gerenciamento Total da Informação Scanner FI-5530C2 Funções Digitalização de 50 páginas / 100 imagens por minuto Driver e software de captura renovados PaperStream IP PaperStream Capture Gerenciamento centralizado de vários scanners Opcional:

Leia mais

Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos

Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos CAPÍTULO 4 1. ARQUITETURA DO COMPUTADOR- HARDWARE Todos os componentes físicos constituídos de circuitos eletrônicos interligados são chamados

Leia mais

A idéia hardware sugerida é colocar a placa entre o PC e o microcontrolador, conforme mostrado no esquema abaixo.

A idéia hardware sugerida é colocar a placa entre o PC e o microcontrolador, conforme mostrado no esquema abaixo. Circuito de gravação (AVR programmer) Introdução Nossa proposta, nesta parte do trabalho, é apresentar um circuito para gravação ISP (In-System- Programming) para microcontroladores AVR. Este circuito,

Leia mais

Admistração de Redes de Computadores (ARC)

Admistração de Redes de Computadores (ARC) Admistração de Redes de Computadores (ARC) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus São José Prof. Glauco Cardozo glauco.cardozo@ifsc.edu.br RAID é a sigla para Redundant

Leia mais

4. Tarefa 16 Introdução ao Ruído. Objetivo: Método: Capacitações: Módulo Necessário: Análise de PCM e de links 53-170

4. Tarefa 16 Introdução ao Ruído. Objetivo: Método: Capacitações: Módulo Necessário: Análise de PCM e de links 53-170 4. Tarefa 16 Introdução ao Ruído Objetivo: Método: Ao final desta Tarefa você: Estará familiarizado com o conceito de ruído. Será capaz de descrever o efeito do Ruído em um sistema de comunicações digitais.

Leia mais

A CÂMARA DIGITAL A CAPTURA DE UMA IMAGEM NUMA CÂMARA DIGITAL ENVOLVE OS SEGUINTES PROCESSOS:

A CÂMARA DIGITAL A CAPTURA DE UMA IMAGEM NUMA CÂMARA DIGITAL ENVOLVE OS SEGUINTES PROCESSOS: A CÂMARA DIGITAL A CAPTURA DE UMA IMAGEM NUMA CÂMARA DIGITAL ENVOLVE OS SEGUINTES PROCESSOS: EXISTEM TRÊS TIPOS DE SENSORES UTILIZADOS NAS CÂMARAS DIGITAIS: CCD - Charge Coupled Device CMOS - Complimentary

Leia mais

FUNDAMENTOS DE TV DIGITAL. Objetivos do Sistema Digital. Digital. Comparação. (NTSC x ATSC) Transmissão simultânea de várias programações

FUNDAMENTOS DE TV DIGITAL. Objetivos do Sistema Digital. Digital. Comparação. (NTSC x ATSC) Transmissão simultânea de várias programações PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ FUNDAMENTOS DE TV DIGITAL Prof. Alexandre A. P. Pohl Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial - CPGEI 1 Objetivos do Sistema

Leia mais

ICORLI. INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET

ICORLI. INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET 2010/2011 1 Protocolo TCP/IP É um padrão de comunicação entre diferentes computadores e diferentes sistemas operativos. Cada computador deve

Leia mais

Fornece novos benefícios para o mercado postal

Fornece novos benefícios para o mercado postal Entrega de Pacotes e Encomendas Classificação de correspondências e pacotes Vantage TM Sorting Solution Classificadora flexível e de alta velocidade Fornece novos benefícios para o mercado postal A classificadora

Leia mais

Multiplexação. Multiplexação. Multiplexação - FDM. Multiplexação - FDM. Multiplexação - FDM. Sistema FDM

Multiplexação. Multiplexação. Multiplexação - FDM. Multiplexação - FDM. Multiplexação - FDM. Sistema FDM Multiplexação É a técnica que permite a transmissão de mais de um sinal em um mesmo meio físico. A capacidade de transmissão do meio físico é dividida em fatias (canais), com a finalidade de transportar

Leia mais

André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) Noções de Redes

André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) Noções de Redes André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) Noções de Redes Noções de Redes: Estrutura básica; Tipos de transmissão; Meios de transmissão; Topologia de redes;

Leia mais

SISTEMAS AVANÇADOS DE CÂMARAS DE VIDEO PARA INSPEÇÃO

SISTEMAS AVANÇADOS DE CÂMARAS DE VIDEO PARA INSPEÇÃO SISTEMAS AVANÇADOS DE CÂMARAS DE VIDEO PARA INSPEÇÃO MODELOS VIS 200 / VIS 250 Generalidades: Os sistemas de inspeção VIS 200 e VIS 250 são equipamentos de grande robustez, a preço económico, mas de elevada

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO Amanda 5ª Atividade: Codificador e codificação de linha e seu uso em transmissão digital Petrópolis, RJ 2012 Codificador: Um codoficador

Leia mais

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Disciplina Redes de Banda Larga Prof. Andrey Halysson Lima Barbosa Aula 6 Redes xdsl Sumário Introdução; Taxas de transmissão DSL e qualidade

Leia mais

Filtragem. pixel. perfil de linha. Coluna de pixels. Imagem. Linha. Primeiro pixel na linha

Filtragem. pixel. perfil de linha. Coluna de pixels. Imagem. Linha. Primeiro pixel na linha Filtragem As técnicas de filtragem são transformações da imagem "pixel" a "pixel", que dependem do nível de cinza de um determinado "pixel" e do valor dos níveis de cinza dos "pixels" vizinhos, na imagem

Leia mais

Willard Boyle (esquerda) e George Smith, inventores do sensor CCD. 1975 primeira camera video de qualidade

Willard Boyle (esquerda) e George Smith, inventores do sensor CCD. 1975 primeira camera video de qualidade Sensores CCD e CMOS CCD Willard Boyle (esquerda) e George Smith, inventores do sensor CCD. 1975 primeira camera video de qualidade Desde a sua invenção nos laboratórios Bell (EUA), nos anos 70 do século

Leia mais

BARRAMENTO DO SISTEMA

BARRAMENTO DO SISTEMA BARRAMENTO DO SISTEMA Memória Principal Processador Barramento local Memória cachê/ ponte Barramento de sistema SCSI FireWire Dispositivo gráfico Controlador de vídeo Rede Local Barramento de alta velocidade

Leia mais

Sinal analógico x sinal digital. Sinal analógico. Exemplos de variações nas grandezas básicas. Grandezas básicas em sinais periódicos

Sinal analógico x sinal digital. Sinal analógico. Exemplos de variações nas grandezas básicas. Grandezas básicas em sinais periódicos Plano Redes de Computadores Transmissão de Informações nálise de Sinais ula 04 Introdução Dados, sinais e transmissão Sinal analógico x sinal digital Sinais analógicos Grandezas básicas Domínio tempo x

Leia mais

Assunto: Redes Com Menos Gastos

Assunto: Redes Com Menos Gastos Assunto: Redes Com Menos Gastos Christian Luiz Galafassi 09132064 Resumo: Novos modos de Redes estão sendo implantadas e em testes. No artigo vou falar sobre duas delas que são Power of Ethernet (PoE),

Leia mais

Tamanho e resolução da imagem

Tamanho e resolução da imagem Tamanho e resolução da imagem Para se produzir imagens de alta qualidade, é importante compreender como é que os dados dos pixels da imagem são medidos e mostrados. Dimensões dos pixels O número de pixels

Leia mais

SISTEMA DE RASTREIO ÓPTICO

SISTEMA DE RASTREIO ÓPTICO SISTEMA DE RASTREIO ÓPTICO 1 SISTEMA DE RASTREIO ÓPTICO VISÃO GERAL O Sistema de Rastreio Óptico, ou simplesmente SISROT, foi desenvolvido com o objetivo de rastrear foguetes nos primeiros instantes de

Leia mais

Espectro da Voz e Conversão A/D

Espectro da Voz e Conversão A/D INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO LICENCIATURA EM ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA E DE COMPUTADORES GUIA DO 1º TRABALHO DE LABORATÓRIO DE SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES I Espectro da Voz e Conversão A/D Ano Lectivo de

Leia mais

Medidor de campo para sinais de TV digital HD padrão Brasileiro ISDB-T

Medidor de campo para sinais de TV digital HD padrão Brasileiro ISDB-T Medidor de campo para sinais de TV digital HD padrão Brasileiro ISDB-T LCD 3.5 : Colorido de Alta Resolução Monitor: Sintoniza o canal selecionado com áudio e vídeo Leituras de: Pre BER, Post BER, MER,

Leia mais

SIMATIC Sistemas de visão Produtividade e qualidade asseguradas. integrador certificado: SOLUCOES INTELIGENTES

SIMATIC Sistemas de visão Produtividade e qualidade asseguradas. integrador certificado: SOLUCOES INTELIGENTES SIMATIC Sistemas de visão Produtividade e qualidade asseguradas integrador certificado: SOLUCOES INTELIGENTES Sistemas de visão Visão geral da linha de produtos Série SIMATIC VS720A - As câmeras inteligentes

Leia mais

Figura 1: Formato matricial de uma imagem retangular. Figura 2: Ampliação dos pixels de uma imagem

Figura 1: Formato matricial de uma imagem retangular. Figura 2: Ampliação dos pixels de uma imagem Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Departamento de Eletrônica e Computação - DELC Introdução à Informática Prof. Cesar Tadeu Pozzer Julho de 2006 Imagens Uma imagem é representada por uma matriz

Leia mais

Introdução a Informática. Prof.: Roberto Franciscatto

Introdução a Informática. Prof.: Roberto Franciscatto Introdução a Informática Prof.: Roberto Franciscatto 2.1 CONCEITO DE BIT O computador só pode identificar a informação através de sua elementar e restrita capacidade de distinguir entre dois estados: 0

Leia mais

SOLUÇÕES EM METROLOGIA SCANNER CMM 3D PARA APLICAÇÕES INDUSTRIAIS

SOLUÇÕES EM METROLOGIA SCANNER CMM 3D PARA APLICAÇÕES INDUSTRIAIS SOLUÇÕES EM METROLOGIA SCANNER CMM 3D PARA APLICAÇÕES INDUSTRIAIS TRUsimplicity TM MEDIÇÃO MAIS FÁCIL E RÁPIDA PORTÁTIL E SEM SUPORTE. MOVIMENTAÇÃO LIVRE AO REDOR DA PEÇA USO FACILITADO. INSTALAÇÃO EM

Leia mais

O quê um Processador e qual a sua função?

O quê um Processador e qual a sua função? O quê um Processador e qual a sua função? O processador é um chip de silício responsável pela execução das tarefas atribuídas ao computador. Os processadores (ou CPUs, de Central Processing Unit) são responsáveis

Leia mais

APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 3)

APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 3) Prof. Breno Leonardo G. de M. Araújo brenod123@gmail.com http://blog.brenoleonardo.com.br APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 3) Introdução A possibilidade de utilizarmos imagens, gráficos, desenhos e textos artísticos

Leia mais

Dispositivos de Entrada e Saída

Dispositivos de Entrada e Saída SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Dispositivos de Entrada e Saída Aula 9 Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira ENTRADA e SAÍDA (E/S) (I/O - Input/Output) n Inserção dos dados (programa)

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO O que é a Informática? A palavra Informática tem origem na junção das palavras: INFORMAÇÃO + AUTOMÁTICA = INFORMÁTICA...e significa, portanto, o tratamento da informação

Leia mais

FIREWIRE. O logotipo padronizado: Suas principais vantagens:

FIREWIRE. O logotipo padronizado: Suas principais vantagens: FIREWIRE O barramento Firewire, também conhecido como IEEE 1394 ou como i.link, foi desenvolvido inicialmente pela Apple Computer em 1996, como um barramento serial de alta velocidade, e transfere um grande

Leia mais

Quadro de consulta (solicitação do mestre)

Quadro de consulta (solicitação do mestre) Introdução ao protocolo MODBUS padrão RTU O Protocolo MODBUS foi criado no final dos anos 70 para comunicação entre controladores da MODICON. Por ser um dos primeiros protocolos com especificação aberta

Leia mais

Realizado por: Nuno Barros nº27283 Filipe Gonçalves nº27285 Ângelo Sousa nº28158 André Martins nº28531

Realizado por: Nuno Barros nº27283 Filipe Gonçalves nº27285 Ângelo Sousa nº28158 André Martins nº28531 Realizado por: Nuno Barros nº27283 Filipe Gonçalves nº27285 Ângelo Sousa nº28158 André Martins nº28531 Também conhecido por digitalizador Scanner é um periférico de entrada Leitura de textos e imagens

Leia mais

PROCESSAMENTO DE IMAGEM #01 TÓPICOS DESENVOLVIDOS NESTE MÓDULO

PROCESSAMENTO DE IMAGEM #01 TÓPICOS DESENVOLVIDOS NESTE MÓDULO PROCESSAMENTO DE IMAGEM #01 TÓPICOS DESENVOLVIDOS NESTE MÓDULO Que é Processamento Digital de Imagens (PDI) Quais as etapas fundamentais em um sistema de PDI Sensores CCD e CMOS Visão Humana x Visão de

Leia mais

Aula 04 A. Barramentos. Prof. Ricardo Palma

Aula 04 A. Barramentos. Prof. Ricardo Palma Aula 04 A Barramentos Prof. Ricardo Palma Definição Em ciência da computação barramento é um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos, como o CPU, a memória e outros

Leia mais

ARTIGO. O que tem o melhor zoom: 18x ou 36x?

ARTIGO. O que tem o melhor zoom: 18x ou 36x? ARTIGO O que tem o melhor zoom: 18x ou 36x? O que tem o melhor zoom: 18x ou 36x? No mundo das câmeras de segurança, o zoom 18x pode ser igual a 36x. Mais especificamente, uma câmera de segurança de alta

Leia mais

Introdução. Criar um sistema capaz de interagir com o ambiente. Um transdutor é um componente que transforma um tipo de energia em outro.

Introdução. Criar um sistema capaz de interagir com o ambiente. Um transdutor é um componente que transforma um tipo de energia em outro. SENSORES Introdução Criar um sistema capaz de interagir com o ambiente. Num circuito eletrônico o sensor é o componente que sente diretamente alguma característica física do meio em que esta inserido,

Leia mais

Apresentação Inspetor de Solda MIPS Sistemas Ltda.

Apresentação Inspetor de Solda MIPS Sistemas Ltda. Apresentação Inspetor de Solda MIPS Sistemas Ltda. Rua Ricardo Landmann, 385 Joinville SC - Brasil O Controle Digital da Geometria dos Cordões de Solda é a mais moderna e eficaz maneira de avaliar a qualidade

Leia mais

ferramentas da imagem digital

ferramentas da imagem digital ferramentas da imagem digital illustrator X photoshop aplicativo ilustração vetorial aplicativo imagem digital 02. 16 imagem vetorial X imagem de rastreio imagem vetorial traduz a imagem recorrendo a instrumentos

Leia mais

Codec. Finalização de audiovisual. Bit Rate (Taxa de Bits) formatos de exportação. Pro res. ProRes 16/05/13. Sigla de COmpressor/DEcompressor.

Codec. Finalização de audiovisual. Bit Rate (Taxa de Bits) formatos de exportação. Pro res. ProRes 16/05/13. Sigla de COmpressor/DEcompressor. Codec Finalização de audiovisual Sigla de COmpressor/DEcompressor. Conjunto de instruções que permite comprimir um sinal de vídeo ou áudio, para armazenamento, e descomprimir, para reprodução. Bit Rate

Leia mais

Hardware (Nível 0) Organização. Interface de Máquina (IM) Interface Interna de Microprogramação (IIMP)

Hardware (Nível 0) Organização. Interface de Máquina (IM) Interface Interna de Microprogramação (IIMP) Hardware (Nível 0) Organização O AS/400 isola os usuários das características do hardware através de uma arquitetura de camadas. Vários modelos da família AS/400 de computadores de médio porte estão disponíveis,

Leia mais

Câmera Sony PMW F3 com S-Log 4:4:4

Câmera Sony PMW F3 com S-Log 4:4:4 Câmera Sony PMW F3 com S-Log 4:4:4 Sensor de Imagem CMOS Super 35 Exmor Adaptador de Montagem PL para Compatibilidade com Lentes de Cinema 35mm Montagem Original Sony F3 para Lente Zoom Gravação 23.98P

Leia mais

Imagem digital. Unidade 3

Imagem digital. Unidade 3 Imagem digital Unidade 3 Objectivos Reconhecer o potencial comunicativo/ expressivo das imagens; Reconhecer as potencialidades narrativas de uma imagem; A criação de sentido nas associações de imagens

Leia mais

Tecnologias de Banda Larga

Tecnologias de Banda Larga Banda Larga Banda larga é uma comunicação de dados em alta velocidade. Possui diversas tecnologia associadas a ela. Entre essas tecnologias as mais conhecidas são a ADSL, ISDN, e o Cable Modem. Essas tecnologias

Leia mais

Componentes de um Sistema de Computador

Componentes de um Sistema de Computador Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade responsável pelo processamento dos dados, ou seja, o equipamento (parte física) SOFTWARE: Instruções que dizem o que o computador deve fazer (parte

Leia mais

Cálculo de volume de objetos utilizando câmeras RGB-D

Cálculo de volume de objetos utilizando câmeras RGB-D Cálculo de volume de objetos utilizando câmeras RGB-D Servílio Souza de ASSIS 1,3,4 ; Izadora Aparecida RAMOS 1,3,4 ; Bruno Alberto Soares OLIVEIRA 1,3 ; Marlon MARCON 2,3 1 Estudante de Engenharia de

Leia mais

Fundamentos de Imagens Digitais. Aquisição e Digitalização de Imagens. Aquisição e Digitalização de Imagens. Aquisição e Digitalização de Imagens

Fundamentos de Imagens Digitais. Aquisição e Digitalização de Imagens. Aquisição e Digitalização de Imagens. Aquisição e Digitalização de Imagens Fundamentos de Imagens Digitais Aquisição e Serão apresentadas as principais características de uma imagem digital: imagem do ponto de vista matemático processo de aquisição e digitalização de uma imagem

Leia mais