NOTA TÉCNICA INSTÂNCIAS, ATRIBUIÇÕES E PRAZOS INTERMEDIÁRIOS PARA O CUMPRIMENTO DAS METAS E ESTRATÉGIAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NOTA TÉCNICA INSTÂNCIAS, ATRIBUIÇÕES E PRAZOS INTERMEDIÁRIOS PARA O CUMPRIMENTO DAS METAS E ESTRATÉGIAS"

Transcrição

1

2 NOTA TÉCNICA INSTÂNCIAS, ATRIBUIÇÕES E PRAZOS INTERMEDIÁRIOS PARA O CUMPRIMENTO DAS METAS E ESTRATÉGIAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO LEI /2014 PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO/RS LEI 14.05/2015 PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GRAMADO - LEI 3406/2015 PLANO DE AÇÃO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GRAMADO PMEG Decênio Gramado, janeiro de 2016.

3 O município de Gramado viveu um momento histórico em 2015, com a aprovação da Lei Municipal n 3406, que cria o Plano Municipal de Educação, construído de forma democrática e participativa com toda a comunidade escolar e sociedade gramadense. O desafio proposto, agora, para o cumprimento das 20 metas e 196 estratégias a serem executadas no decênio , é a construção de forma participativa, com todas as instâncias democráticas, representativas da Educação de Gramado, do Plano de Ação, Monitoramento e Avaliação do PMEG. A Lei n de 2014, que aprovou o Plano Nacional de Educação-PNE, para o decênio , estabelece no art. 3 o, que as metas previstas em seu Anexo serão cumpridas no prazo de vigência do PNE, desde que não haja prazo inferior definido para metas e estratégias específicas no Plano Estadual de Educação-RS, Lei n 14.05/2015, e no Plano Municipal de Educação de Gramado. Como o PNE foi sancionado em 25 de junho de 2014, os comandos referentes aos anos decorridos que não determinam a data são assumidos como finalizando em 25 de junho de cada ano. As metas e estratégias dos Plano de Educação, nas esferas nacional, estadual e municipal serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas por parte de instâncias especificados em artigos definidos na lei aprovada. Na lei n 3406/2015, que cria o Plano Municipal de Educação de Gramado, o art. 5 o estabelece que a execução do Plano Municipal de Educação de Gramado - PME e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pelas seguintes instâncias: I - Secretaria Municipal de Educação de Gramado - SME - Gramado; II - Conselho Municipal de Educação de Gramado - CME - Gramado; III - Fórum Municipal de Educação de Gramado - FME Gramado. Além disto, os incisos, que seguem neste mesmo artigo, estabelecem as competências, instâncias, prazos, investimentos para a execução do PMEG com a implementação das ações propostas para o cumprimento das metas e estratégias. Para exercer essas tarefas é importante que todos os atores envolvidos, diretamente nas instâncias democráticas representativas da Educação de Gramado, e indiretamente nas comunidades escolares, diretores, professores, servidores, pais e alunos, estejam cientes do compromisso com a efetiva participação com conhecimento dos dispositivos estabelecidos com os prazos intermediários para o cumprimento das metas e estratégias, bem como dos prazos definidos nos dispositivos da lei, como a realização das Conferências de Educação, elaboração dos planos decenais de educação, elaboração dos Planos Plurianuais-PPAs.

4 Assim, no intuito de contribuir com o Fórum Municipal e Conselho Municipal de Educação de Gramado, Conselhos Escolares, CPM e Grêmios Estudantis, além das equipes diretivas, professores e servidores das Escolas Municipais de Gramado, a Secretaria de Educação de Gramado, elaborou um quadro, no formato de tabela comparativa entre os Plano de Educação, nas três esferas nacional, estadual e municipal, que permitem visualizar o processo em duas dimensões. Na dimensão vertical, em cada plano de educação, é possível analisar na primeira coluna o dispositivo legal, na segunda coluna os seus respectivos objetos com as ações e instâncias responsáveis pela execução, monitoramento e avaliação, e na terceira coluna os prazos estabelecidos para a vigência do respectivo plano de educação. Já na dimensão horizontal é possível fazer uma análise do dispositivo legal, nas execução dos planos de educação, nas três esferas de governo, analisando o cumprimento dos prazos para o cumprimento legal dos prazos. A expectativa é de que este documento sirva de orientação e que seja apropriado pelos diferentes atores que foram e que são protagonistas do processo de construção democrática e participativa do PMEG , mas também no contexto do ingresso de novos integrantes nas comunidades escolares, pais e alunos, servidores, professores e diretores das escolas, representações nos Conselhos Escolares, CPM e Grêmios Estudantis, no Fórum e Conselho Municipal de Educação, assim como representantes eleitos do executivo e legislativo, das gestões e , mas também pelos vários atores da sociedade civil que compõem o universo que contribuem significativamente com as políticas públicas educacionais no município de Gramado. Julita Andreis Secretária da Educação de Gramado Denise Foss Secretária Adjunta da Educação de Gramado Gramado, janeiro de 2016.

5 Temas da Lei Municipal 3406, de 23 de junho 2015, que aprova o Plano Municipal de Educação de Gramado-PME, por artigo Artigo Tema 1 Aprovação do PME, com vigência por dez anos. 2 Fixa as dez diretrizes do PNE, da mesma forma, para o PME: I - erradicação do analfabetismo; II - universalização do atendimento escolar; III - superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação; IV - melhoria da qualidade da educação; V - formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade; VI - promoção do princípio da gestão democrática da educação pública; VII - promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do País; VIII - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do Produto Interno Bruto - PIB, que assegure atendimento às necessidades de expansão, com padrão de qualidade e equidade; IX - valorização dos (as) profissionais da educação; e X - promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental. 3 Prazo de cumprimento das metas: vigência do PME, desde que não haja prazo inferior definido. 4 Metas baseadas em dados estatísticos, referência, censo demográfico e censos nacionais da educação básica e superior, atualizadas, incluindo informação detalhada sobre o perfil das populações de 4 (quatro) a 1 (dezessete) anos com deficiência. 5 Monitoramento contínuo e avaliações periódicas da execução do PME pelas seguintes instâncias, com suas competências e prazos de execução: I - Secretaria Municipal de Educação de Gramado - SME - Gramado; II - Conselho Municipal de Educação de Gramado - CME - Gramado; III - Fórum Municipal de Educação de Gramado - FME - Gramado. 6 Parcela de participação no resultado ou na compensação financeira pela exploração de petróleo e de gás natural, conforme Constituição Federal, destinada à manutenção e ao desenvolvimento do ensino. Realização de pelo menos 2 (duas) Conferências Municipais de Educação até o final do decênio, articuladas e coordenadas pelo Fórum Municipal de Educação. 8 Regime de colaboração, do município com a esfera estadual e nacional, visando ao alcance das metas e à implementação das estratégias objeto do PME, de acordo com o PNE e PEE-RS 9 Leis específicas para o Sistema Municipal de Ensino de Gramado, disciplinando a gestão democrática da educação pública. 10 Planos Plurianuais (PPAs), as Diretrizes Orçamentárias (LDOs) e Orçamento Anuais (LOAs) do município serão formuladas de maneira a assegurar dotação orçamentária para viabilizar a plena execução do PME. 11 Vigência do PME a partir de sua publicação, 23 de junho de 2015.

6 Plano Municipal de Educação de Gramado PME - Lei 3406/2015 META Tema Etapa de Ensino - EDUCAÇÃO BÁSICA 01-Educação Infantil Universalizar, até 2016, a Educação Infantil para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade, e ampliar a oferta de Educação Infantil, na rede pública municipal e rede privada, de forma a atender toda a demanda manifesta, da população de 4 (quatro) meses até 3 (três) anos e 11(onze) meses, garantindo, no mínimo, o atendimento de 50% (cinquenta por cento) da população dessa faixa etária. 02-Ensino Fundamental Universalizar o Ensino Fundamental de 09 (nove) anos, para toda a população entre 06 (seis) e 14 (quatorze) anos, e garantir que, pelo menos, 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PME. 03-Ensino Médio Colaborar com Estado do Rio Grande do Sul na universalização do atendimento escolar público e gratuito para toda a população de 15 (quinze) a 1 (dezessete) anos e elevar a taxa líquida de matrículas no Ensino Médio para 85% (oitenta e cinco por cento). 04- Educação Especial Na perspectiva da INCLUSÃO. Universalizar, em regime de colaboração entre os entes federados, para a população de 4 (quatro) a 1 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados, com a qualificação dos professores para o atendimento das crianças e alunos. 05-Alfabetização Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3o (terceiro) ano do ensino fundamental da rede de ensino. 06-Educação Integral Contribuir, com a União e o Estado/RS, para a oferta de Educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento), das escolas públicas municipais, de forma a atender pelo menos 25% (vinte e cinco por cento) das crianças da Educação Infantil e alunos do Ensino Fundamental. 0- Aprendizado na Idade Certa Fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir as médias municipais do IDEB para o Ensino Fundamental anos iniciais/finais e Ensino Médio rede pública. 08-Escolaridade Média Colaborar, com a União e o Estado/RS, para elevar a escolaridade média da população de 18 (dezoito) a 29 (vinte e nove) anos, de modo a alcançar, no mínimo, 12 (doze) anos de estudo no último ano de vigência deste PME. 09- Alfabetização Jovens Adultos Colaborar para elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais, para 9% (noventa e sete por cento) até 2016 e, até o final da vigência deste PME, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% (cinquenta por cento) a taxa de analfabetismo funcional. 10- EJA Integrada a Educação Profissional Oferecer, em regime de colaboração e parceria com entidades públicas e privadas, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, no Ensino Fundamental e Médio, na rede de ensino de Gramado, na forma integrada à educação profissional. 11- Educação Profissional Contribuir, com a SEDUC/RS, na ampliação das matrículas na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, assegurando a qualidade social da oferta, na rede de ensino de Gramado. Etapa de Ensino ENSINO SUPERIOR 12- Educação Superior Participar do debate nacional e estadual, contribuindo para o alcance da meta 12 do PNE. 13- Titulação Professores Ensino Superior Participar dos debates e fóruns específicos sobre a qualidade da Educação Superior no Estado/RS e na região, contribuindo para o alcance da meta 13 do PNE. 14- Pós-Graduação Propor cursos de pós-graduação stricto sensu, de acordo com a demanda identificada na comunidade de Gramado, contribuindo para o alcance da meta 14 do PNE. N de Estratégias

7 FORMAÇÃO DE PROFESSORES E VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO 15- Formação de Professores Participar da construção da política de formação de profissionais da educação, em regime de colaboração, assegurando que todos os professores da Rede de Ensino de Gramado, Educação Infantil e Ensino Fundamental, possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de Licenciatura na área de conhecimento em que atuam. 16- Formação de Professores e Pós-Graduação Contribuir, para formar em nível de Pós-Graduação, 50% (cinquenta por cento) dos professores, até o último ano de vigência deste PME, e garantir, a todos os profissionais da Educação Básica, formação continuada em sua área e nível de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualização da Rede de Ensino de Gramado. 1-Valorização do Professor Contribuir para a valorização dos profissionais do magistério da Rede de Ensino de Gramado, até o final do 6o (sexto) ano de vigência deste PME, de forma a equiparar seu rendimento médio aos demais profissionais com escolaridade equivalente. 18- Plano de Carreira Contribuir, no prazo de 2 anos, para a revisão dos planos de carreira dos profissionais da Educação Básica e superior pública de todos os sistemas de ensino e, tomar como referência o piso salarial nacional profissional, definido em lei federal, nos termos do inciso VIII, do Artigo 206, da Constituição Federal. GESTÃO DEMOCRÁTICA E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO 19- Gestão Democrática 20- Financiamento da Educação Assegurar, no âmbito do sistema de ensino, condições para a efetivação da gestão democrática da educação pública e do regime de colaboração, através do fortalecimento dos três pilares nas escolas públicas: os conselhos de participação e controle social; o progressivo mecanismo de autonomia financeira e administrativa; e a gestão democrática escolar. Contribuir com a ampliação do investimento público municipal para a educação resultante do incremento de recursos proveniente da repactuação do Fundo de Participação dos Municípios e de repasses federais, assegurando a competência do município. Considera-se, conforme indicado no Plano Nacional de Educação - PNE, o aumento dos patamares de % (sete por cento) do Produto Interno Bruto (PIB) do País no 5o (quinto) ano de vigência do PNE, e o equivalente a 10% (dez por cento) do PIB, ao final do decênio

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Legislação daeducação PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE 2014-2024) Prof. StephanieGurgel - Plano Nacional de Educação - CF/88 -LDB - Os planos estaduais, distrital e municipais

Leia mais

Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira

Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira INFORMATIVO TÉCNICO Nº 2/2015 PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024: LINHA DE BASE E PROJEÇÕES DE METAS INTRODUÇÃO A Lei do Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014) estabelece

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Estado do Rio de Janeiro PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIMIRIM Gabinete do Prefeito

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Estado do Rio de Janeiro PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIMIRIM Gabinete do Prefeito LEI Nº 931, de 03 de janeiro de 2017. Ementa: Dispõe sobre as alterações no Plano Municipal de Educação PME - Lei Nº 859/2015 e dá outras providências. O Prefeito Municipal de Guapimirim,, no uso das suas

Leia mais

Base Nacional Comum. Currículo em discussão...

Base Nacional Comum. Currículo em discussão... Base Nacional Comum Currículo em discussão... O que é a Base Nacional Comum Curricular? A Base Nacional Comum Curricular (BNC) vai deixar claro os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes

Leia mais

(Projeto de Lei nº 415/12, do Executivo, aprovado na forma de Substitutivo do Legislativo) Aprova o Plano Municipal de Educação de São Paulo

(Projeto de Lei nº 415/12, do Executivo, aprovado na forma de Substitutivo do Legislativo) Aprova o Plano Municipal de Educação de São Paulo LEI Nº 16.271, DE 17 DE SETEMBRO DE 2015 (Projeto de Lei nº 415/12, do Executivo, aprovado na forma de Substitutivo do Legislativo) Aprova o Plano Municipal de Educação de São Paulo META 1. Ampliar o investimento

Leia mais

O Plano Nacional de Educação PL. 8035/2010 Perspectivas, Desafios e Emendas dos/as Trabalhadores/as em Educação

O Plano Nacional de Educação PL. 8035/2010 Perspectivas, Desafios e Emendas dos/as Trabalhadores/as em Educação SEMINÁRIO CNTE O Plano Nacional de Educação PL. 8035/2010 Perspectivas, Desafios e Emendas dos/as Trabalhadores/as em Educação Secretário Carlos Abicalil EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 59, DE 11 DE NOVEMBRO

Leia mais

Município de Gravataí

Município de Gravataí Estado do Rio Grande do Sul Município de Gravataí Gravataí, 13 de outubro de 2015 Diário Oficial do Município de Gravataí do Estado do Rio Grande do Sul ANO VII Nº 110 Lei Lei 3685/2015, de 9 de outubro

Leia mais

CIRANDA DA EDUCAÇÃO CONQUISTA D OESTE CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONQUISTA D OESTE

CIRANDA DA EDUCAÇÃO CONQUISTA D OESTE CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONQUISTA D OESTE CIRANDA DA EDUCAÇÃO CONQUISTA D OESTE - 2016 CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONQUISTA D OESTE TEMA PRINCIPAL PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS VIDEO ABERTURA ANTONIO NÓVOA NIVEIS DA GRATIDÃO

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº806/2015, 19 de junho de APROVA o Plano Municipal de Educação e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL Nº806/2015, 19 de junho de APROVA o Plano Municipal de Educação e dá outras providências. LEI MUNICIPAL Nº806/2015, 19 de junho de 2015. APROVA o Plano Municipal de Educação e dá outras providências. GODOFREDO CLAUDIO WERKHAUSEN, Prefeito Municipal de Novo Xingu RS FAÇO SABER, no uso das atribuições

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 017/2015, 15 de Maio de 2015

PROJETO DE LEI Nº 017/2015, 15 de Maio de 2015 PROJETO DE LEI Nº 017/2015, 15 de Maio de 2015 Aprova o Plano Municipal de Educação PME e dá outras providências. O Prefeito Municipal de Piratuba, Estado de Santa Catarina, no uso de suas atribuições

Leia mais

Ciclo de Palestras PNE L.13005/14

Ciclo de Palestras PNE L.13005/14 Ciclo de Palestras Formação para Coordenador Pedagógico Concurso para 628 cargos da PMSP PNE 2014-2024 L.13005/14 EDITAL Nº 04/2019 por Rosana Capputi Borges 2019 Anos 1920-30, pela primeira vez no Brasil,

Leia mais

FICHA ENS. FUND. II - 01 DIRETRIZ ESTRATÉGIAS

FICHA ENS. FUND. II - 01 DIRETRIZ ESTRATÉGIAS FICHA ENS. FUND. II - 01 Fomentar a qualidade da educação básica, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem. 1.1 Planejamento coletivo integrando o trabalho docente via oficinas pedagógicas; 1.2

Leia mais

SIMULADO PNE. da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

SIMULADO PNE. da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda. SIMULADO PNE 1. (FUNDEP/GESTÃO DE CONCURSOS/2017) Sobre o Plano Nacional de Educação PNE, aprovado pela Lei n. 13.005/2014, é incorreto afirmar que: a) Uma de suas diretrizes é a promoção dos princípios

Leia mais

Prefeitura Municipal de Brotas de Macaúbas publica:

Prefeitura Municipal de Brotas de Macaúbas publica: 1 Ano III Nº 305 Prefeitura Municipal de publica: Lei Nº 45 de 23 de junho de 2015 - Aprova o Plano Municipal de Educação PME do Município de, em consonância com a Lei nº 13.005/2014 que trata do Plano

Leia mais

LEI N. 434, DE 18 DEDEZEMBRODE 2018

LEI N. 434, DE 18 DEDEZEMBRODE 2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE SÍTIO DO QUINTO ESTADO DA BAHIA CNPJ n. 13.452.958/0001-65 Praça João José do Nascimento, S/N, Centro CEP 48565-000 Telefax:(75)3296-2217 LEI N. 434, DE 18 DEDEZEMBRODE 2018 Altera

Leia mais

Prefeitura Municipal de Esplanada publica:

Prefeitura Municipal de Esplanada publica: Prefeitura Municipal de Esplanada 1 Segunda-feira Ano V Nº 1372 Prefeitura Municipal de Esplanada publica: Lei Nº 826 de 2015 - Aprova o Plano Municipal de Educação PME do Município de Esplanada-BA, em

Leia mais

Ofício nº 045/2015. Cascavel, 17 de junho de 2015.

Ofício nº 045/2015. Cascavel, 17 de junho de 2015. Ofício nº 045/2015. Cascavel, 17 de junho de 2015. Excelentíssimo Senhor Fernando Winter/Vereador PTN Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto Câmara Municipal de Vereadores Cascavel. Assunto:

Leia mais

Financiamento, Valorização do Magistério e Carreira: PNE e Planos gaúchos

Financiamento, Valorização do Magistério e Carreira: PNE e Planos gaúchos Financiamento, Valorização do Magistério e Carreira: PNE e Planos gaúchos Ciclo de Debates Garantia do Direito à Educação Monitorando o PNE: Lei Nº 13.005/2014 08/05/2017 Juca Gil Universidade Federal

Leia mais

Mauro Luiz Rabelo Decano de Ensino de Graduação Universidade de Brasília

Mauro Luiz Rabelo Decano de Ensino de Graduação Universidade de Brasília Mauro Luiz Rabelo Decano de Ensino de Graduação Universidade de Brasília Art. 2 São diretrizes do PNE: I. erradicação do analfabetismo; II. universalização do atendimento escolar; III. superação das desigualdades

Leia mais

Plano Nacional de Educação: questões desafiadoras e embates emblemáticos

Plano Nacional de Educação: questões desafiadoras e embates emblemáticos Plano Nacional de Educação: questões desafiadoras e embates emblemáticos O PNE e o Pacto Federativo Carlos Abicalil O tempo fecundo O contexto do convite A relevância do programa do seminário O ativo político

Leia mais

UNIÃO NACIONAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO PROPOSTAS DE EMENDAS AO PL 8.035/2010 PNE 2011/2020

UNIÃO NACIONAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO PROPOSTAS DE EMENDAS AO PL 8.035/2010 PNE 2011/2020 PROPOSTAS DE EMENDAS AO PL 8.035/2010 PNE 2011/2020 A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), entidade criada em 1992 e organizada em todos os estados brasileiros, tem como finalidade

Leia mais

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO. Maria Margarida Machado FE/UFG Fórum Goiano de EJA

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO. Maria Margarida Machado FE/UFG Fórum Goiano de EJA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO Maria Margarida Machado FE/UFG Fórum Goiano de EJA Construção histórica do pne2001-2010 Debate intenso da sociedade civil (CONED) Apresentação

Leia mais

O DIRIGENTE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA CONAE 2014 E DO PNE. Célia Maria Vilela Tavares

O DIRIGENTE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA CONAE 2014 E DO PNE. Célia Maria Vilela Tavares O DIRIGENTE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA CONAE 2014 E DO PNE Célia Maria Vilela Tavares Pré PNE: conferências municipais de educação, participação nas conferências estaduais e na

Leia mais

EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO. x1 1 x x x. x1 x x x

EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO. x1 1 x x x. x1 x x x EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO 77. Tendo em vista a construção do PNE e do SNE como política de Estado, são apresentadas, a seguir, proposições

Leia mais

Prof Dr Álamo Pimentel,UFSB/CSC/IHAC

Prof Dr Álamo Pimentel,UFSB/CSC/IHAC Prof Dr Álamo Pimentel,UFSB/CSC/IHAC Provocar reflexões sobre as correlações entre diretrizes no investimento, mudanças nos sistemas de ensino e as políticas de educação no Brasil a partir das intersecções

Leia mais

EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO

EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO OBS.: Alterações propostas por MG e PR e assumidas pelo Grupo de Trabalho do Eixo I foram marcadas em AMARELO, novas propostas formuladas e incluídas na plenária do dia 24/04/2013 foram marcadas em AZUL

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL BRASIL

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL BRASIL PROJETO DE LEI N o 26, DE 23 DE ABRIL DE 2015. Dispõe sobre o Plano Municipal de Educação- PME e dá outras providências Art. 1 o Fica aprovado o Plano Municipal de Educação PME, do município de Santa Rosa,

Leia mais

XLV Reunião Plenária. 25 a 28 de novembro de 2015, Belém/PA. Um país pensando a educação para a próxima década

XLV Reunião Plenária. 25 a 28 de novembro de 2015, Belém/PA. Um país pensando a educação para a próxima década XLV Reunião Plenária 25 a 28 de novembro de 2015, Belém/PA Um país pensando a educação para a próxima década Prof. Heleno Araújo Filho Diretor do SINTEPE Diretor da CNTE Coordenador do FNE O PNE é um documento

Leia mais

1 Verificar num primeiro momento as ações para cumprimento das Metas/estratégias com prazo definido para 2015;

1 Verificar num primeiro momento as ações para cumprimento das Metas/estratégias com prazo definido para 2015; Subcomissão permanente para Acompanhar, monitorar e avaliar o processo de implementação das estratégias e do cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação PNE sugestões para Plano de Trabalho Consultorias

Leia mais

LEI Nº 1.240/2013, DE DE DEZEMBRO DE 2013.

LEI Nº 1.240/2013, DE DE DEZEMBRO DE 2013. LEI Nº 1.240/2013, DE DE DEZEMBRO DE 2013. Aprova o Plano Municipal de Educação em consonância com o Plano Nacional de Educação para o decênio 2013/2022 e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE

Leia mais

Diagnóstico da Educação Básica no Ceará Secretaria de Estado da Educação

Diagnóstico da Educação Básica no Ceará Secretaria de Estado da Educação Diagnóstico da Educação Básica no Ceará Secretaria de Estado da Educação Armando Simões Secretário Adjunto Fortaleza, 09 de Junho de 2015 Plano Nacional de Educação O Plano Nacional de Educação, aprovado

Leia mais

O II PNE: reflexões sobre o projeto e suas metas. Consultoria Legislativa Abril 2011

O II PNE: reflexões sobre o projeto e suas metas. Consultoria Legislativa Abril 2011 O II PNE: reflexões sobre o projeto e suas metas Consultoria Legislativa Abril 2011 I PNE - Tramitação PL nºs 4.155, de 10/02/98, do Dep. Ivan Valente (PT/SP) e 4.173, de 12/02/98, do Executivo, distribuídos

Leia mais

O Plano Nacional de Educação. Maria Alice Setubal, educadora e presidente dos conselhos do Cenpec e da Fundação Tide Setubal

O Plano Nacional de Educação. Maria Alice Setubal, educadora e presidente dos conselhos do Cenpec e da Fundação Tide Setubal O Plano Nacional de Educação Maria Alice Setubal, educadora e presidente dos conselhos do Cenpec e da Fundação Tide Setubal Plano Nacional de Educação Diretrizes Superação das desigualdades educacionais

Leia mais

Avaliação e Monitoramento do PME. Professora Marcia Adriana de Carvalho

Avaliação e Monitoramento do PME. Professora Marcia Adriana de Carvalho Avaliação e Monitoramento do PME Professora Marcia Adriana de Carvalho TEMAS 1 Por que avaliar e monitorar o PME 2 Qual a diferença entre avaliar e monitorar 3 4 Como definir plano de ações para o período

Leia mais

A EJA após 10 anos do PNE, PEE e PME: avanços e desafios. Maria Margarida Machado FE/UFG Fórum Goiano de EJA

A EJA após 10 anos do PNE, PEE e PME: avanços e desafios. Maria Margarida Machado FE/UFG Fórum Goiano de EJA A EJA após 10 anos do PNE, PEE e PME: avanços e desafios Maria Margarida Machado FE/UFG Fórum Goiano de EJA Desafio de constituir-se MODALIDADE Construção histórica do PNE 2001-2010 Debate intenso da sociedade

Leia mais

JEAM ADRIANO ROGONI GESTÃO FINANCEIRA DA EDUCAÇÃO FLORIANÓPOLIS, SC 10/09/2014

JEAM ADRIANO ROGONI GESTÃO FINANCEIRA DA EDUCAÇÃO FLORIANÓPOLIS, SC 10/09/2014 JEAM ADRIANO ROGONI GESTÃO FINANCEIRA DA EDUCAÇÃO Realização: Parceria: FLORIANÓPOLIS, SC 10/09/2014 OBJETIVO GERAL PROMOVER O DEBATE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA PARA GARANTIR O CUMPRIMENTO

Leia mais

ANEXO METAS E ESTRATÉGIAS PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ILHABELA

ANEXO METAS E ESTRATÉGIAS PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ILHABELA ANEXO METAS E PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ILHABELA META 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação

Leia mais

DESTAQUES DO PROJETO DE LEI DO PNE PARA A MODALIDADE EJA PARA REFLETIR: COMO SUPERAR A VISÃO DE PRAGA QUE PRECISA SER ERRADICADA?

DESTAQUES DO PROJETO DE LEI DO PNE PARA A MODALIDADE EJA PARA REFLETIR: COMO SUPERAR A VISÃO DE PRAGA QUE PRECISA SER ERRADICADA? DESTAQUES DO PROJETO DE LEI DO PNE PARA A MODALIDADE EJA No texto da Lei: Art. 2º São diretrizes do PNE: I - erradicação do analfabetismo; PARA REFLETIR: COMO SUPERAR A VISÃO DE PRAGA QUE PRECISA SER ERRADICADA?

Leia mais

FORUNS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E A CONFERENCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Prof. Eduardo Cezar da Silva

FORUNS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E A CONFERENCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Prof. Eduardo Cezar da Silva FORUNS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E A CONFERENCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prof. Eduardo Cezar da Silva PAPEL DO FÓRUM Representar os mais diferentes segmentos da sociedade Poder Público; Sindicatos; Movimentos

Leia mais

Consulta Publica Plano Municipal de Educação

Consulta Publica Plano Municipal de Educação Consulta Publica Plano Municipal de Educação O Plano Municipal de Educação é feito a partir da construção coletiva, ou seja, com participação de toda a sociedade. Um plano será mais forte e exigirá mais

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Meta 8. Elevar a escolaridade média da população de 18 (dezoito) anos ou mais, de modo a alcançar, no mínimo, 12 (doze) anos de estudo no último

Leia mais

Avaliação da Execução das Metas dos Planos de Educação. Leo Arno Richter

Avaliação da Execução das Metas dos Planos de Educação. Leo Arno Richter Avaliação da Execução das Metas dos Planos de Educação Leo Arno Richter richter@tce.rs.gov.br Acordo de Cooperação 07/04/16 Portaria Irb/Atricon Portaria Conjunta nº 01, de 29 março de 2016 Institui grupo

Leia mais

ANÁLISE DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

ANÁLISE DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO RESUMO ANÁLISE DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024 Sayonara Ramos Marcelino Ferreira Quirino (1) Autora UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA sayonarapedagoga@gmail.com O Plano Nacional de Educação (PNE)

Leia mais

Fóruns/Conferências Municipais de Educação: seu papel e importância na CONAE Profa. Dra. Cássia Ferri Coordenadora do FEE-SC

Fóruns/Conferências Municipais de Educação: seu papel e importância na CONAE Profa. Dra. Cássia Ferri Coordenadora do FEE-SC Fóruns/Conferências Municipais de Educação: seu papel e importância na CONAE 2018 Profa. Dra. Cássia Ferri Coordenadora do FEE-SC A necessidade da elaboração de um Plano Nacional de Educação foi estabelecida

Leia mais

PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO DO RN ( ) E O REGIME DE COLABORAÇÃO: Metas e Estratégias

PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO DO RN ( ) E O REGIME DE COLABORAÇÃO: Metas e Estratégias RESUMO PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO DO RN (2015-2025) E O REGIME DE COLABORAÇÃO: Metas e Estratégias Rute Regis de Oliveira da Silva 1 Este estudo visa analisar metas e estratégias relacionadas a Educação

Leia mais

TEMA: Os desafios da Educação para 2011

TEMA: Os desafios da Educação para 2011 ENTRADA PROGRAMA PENSAR A EDUCAÇÃO, PENSAR O BRASIL DATA: 14 / 03 / 2011 14 de Março de 2011, 8h05 minutos em BH: Boa Noite! Olha nós aqui, AO VIVO, com o Programa PEPB, na sua Rádio UFMG Educativa, 104,5FM

Leia mais

Como enfrentar os desafios da heterogeneidade faixa etária e inclusão na EJA?

Como enfrentar os desafios da heterogeneidade faixa etária e inclusão na EJA? Como enfrentar os desafios da heterogeneidade faixa etária e inclusão na EJA? Quem são os sujeitos dessa modalidade? Sujeitos da EJA: diversidade como marca Os alunos da EJA constituem-se como sujeitos

Leia mais

Estrutura e Funcionamento da Educação Básica Brasileira. Fábio Lotti, Larissa Ferreira, Letícia Zacarin, Rafaela de Castro, Lucas Messa

Estrutura e Funcionamento da Educação Básica Brasileira. Fábio Lotti, Larissa Ferreira, Letícia Zacarin, Rafaela de Castro, Lucas Messa Estrutura e Funcionamento da Educação Básica Brasileira Grupo: Fábio Lotti, Larissa Ferreira, Letícia Zacarin, Rafaela de Castro, Lucas Messa 1.Compare o PNE 2001/2010 com o projeto (estrutura do documento,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Nova Viçosa publica:

Prefeitura Municipal de Nova Viçosa publica: Prefeitura Municipal de Nova Viçosa 1 Segunda-feira Ano Nº 2537 Prefeitura Municipal de Nova Viçosa publica: Lei Complementar nº 56 de novembro de 2018- Altera a Lei Municipal nº 404/2015 que aprovou o

Leia mais

ACOMPANHAMENTO DOS PLANOS ESTADUAL E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ACOMPANHAMENTO DOS PLANOS ESTADUAL E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ACOMPANHAMENTO DOS PLANOS ESTADUAL E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO I. BASE LEGAL Lei nº 10.382 aprova o Plano Estadual de Educação do Espírito Santo PEE/ES 2015-2025. Art. 5º - A eecução do PEE/ES e o alcance

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 8.035, DE 2010 (PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO) SÍNTESE DAS ALTERAÇÕES PROPOSTAS PELO SUBSTITUTIVO DO SENADO FEDERAL

PROJETO DE LEI Nº 8.035, DE 2010 (PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO) SÍNTESE DAS ALTERAÇÕES PROPOSTAS PELO SUBSTITUTIVO DO SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI Nº 8.035, DE 2010 (PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO) SÍNTESE DAS ALTERAÇÕES PROPOSTAS PELO SUBSTITUTIVO DO SENADO FEDERAL GERAL: Supressão, em todo o texto, da flexão de gênero (ex: o/a, do/da,

Leia mais

FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO RIO DE JANEIRO FPEI/RJ. PROJETO DE LEI N o /2010 (PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA O DECÊNIO )

FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO RIO DE JANEIRO FPEI/RJ. PROJETO DE LEI N o /2010 (PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA O DECÊNIO ) FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO RIO DE JANEIRO FPEI/RJ PROJETO DE LEI N o. 8.035/2010 (PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA O DECÊNIO 2011-2020) Abril/2011 FORMATO DO PNE *Cf. Ivan Paganotti e Rodrigo

Leia mais

LEI Nº 008 DE 25 DE JUNHO DE 2015

LEI Nº 008 DE 25 DE JUNHO DE 2015 LEI Nº 008 DE 25 DE JUNHO DE 2015 Aprova o Plano Municipal de Educação PME e dá outras providências. José Milton de Magalhães Serafim, prefeito do Município de São José do Barreiro, Estado de São Paulo,

Leia mais

O PAPEL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NO ÂMBITO DO SNE: DESAFIOS PARA A PRÓXIMA DÉCADA POR: GILVÂNIA NASCIMENTO

O PAPEL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NO ÂMBITO DO SNE: DESAFIOS PARA A PRÓXIMA DÉCADA POR: GILVÂNIA NASCIMENTO O PAPEL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NO ÂMBITO DO SNE: DESAFIOS PARA A PRÓXIMA DÉCADA POR: GILVÂNIA NASCIMENTO "Que tristes os caminhos se não fora a presença distante das estrelas"? (Mario Quintana)

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Da Educação Professor: André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO Art. 205. A EDUCAÇÃO,

Leia mais

CARACTERÍSTICAS CUMPRE UM MANDATO CONSTITUCIONAL E LEGAL;

CARACTERÍSTICAS CUMPRE UM MANDATO CONSTITUCIONAL E LEGAL; CARACTERÍSTICAS APROVADO PELO PODER LEGISLATIVO; CUMPRE UM MANDATO CONSTITUCIONAL E LEGAL; POSSUI VIGÊNCIA POR UMA DÉCADA; ABRANGE OS NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO E AS ÁREAS DA GESTÃO E FINANCIAMENTO

Leia mais

Art O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

Art O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade,

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação Ministério da Educação SUMÁRIO MODELO DE PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO ESTRATÉGICO PROCESSO DE FORMULAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL CADEIA DE VALOR MAPA ESTRATÉGICO INICIATIVAS ESTRATÉGICAS

Leia mais

N E P INDICADORES PARA MONITORAMENTO DAS METAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE)- (PL 103/ 2012, EMENDA Nº 84)

N E P INDICADORES PARA MONITORAMENTO DAS METAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE)- (PL 103/ 2012, EMENDA Nº 84) I INDICADORES PARA MONITORAMENTO DAS METAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE)- (PL 103/ 2012, EMENDA Nº 84) 2011-2021 N E P Versão de 23/10/2013 Diretoria de Estatísticas Educacionais Coordenação de Controle

Leia mais

ROTEIRO PROPOSITIVO Proposta Preliminar de Estrutura e Organização do Documento-Referência

ROTEIRO PROPOSITIVO Proposta Preliminar de Estrutura e Organização do Documento-Referência ROTEIRO PROPOSITIVO Proposta Preliminar de Estrutura e Organização do Documento-Referência Introdução: Proposta preliminar construída a partir do documento final da Conae 2014, do PNE e das contribuições

Leia mais

AULA 03 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; ; LEI DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 03

AULA 03 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; ; LEI DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 03 AULA 03 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; 205 214; 227 229 LEI 8.069 DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 03 CONSTITUIÇÃO FEDERAL (Art. 205 a 214) CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO,

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 8250/EXECUTIVO

PROJETO DE LEI Nº 8250/EXECUTIVO PROJETO DE LEI Nº 8250/EXECUTIVO Estabelece o Plano Municipal de Educação e dá outras providências. Art. 1 o Fica instituído o Plano Municipal de Educação - PME, com vigência por 10 anos, a contar da publicação

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES ARAMBARÉ

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES ARAMBARÉ Projeto de Lei n.º 2.222/ 2015 CRIA O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - PME E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Art. 1º Fica Criado o Plano Municipal de Educação - PME, com vigência por 10

Leia mais

PLANO MUNICIPAL DECENAL DE EDUCAÇÃO SANTANA DE PIRAPAMA 2015/2025

PLANO MUNICIPAL DECENAL DE EDUCAÇÃO SANTANA DE PIRAPAMA 2015/2025 GOVERNO MUNICIPAL UMA CIDADE PARA TODOS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DE PIRAPAMA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PLANO MUNICIPAL DECENAL DE EDUCAÇÃO SANTANA DE PIRAPAMA 2015/2025 SANTANA DE PIRAPAMA

Leia mais

ANÁLISE DA CNTE SOBRE O PARECER DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, EM DEBATE NA COMISSÃO ESPECIAL DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

ANÁLISE DA CNTE SOBRE O PARECER DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, EM DEBATE NA COMISSÃO ESPECIAL DA CÂMARA DOS DEPUTADOS ANÁLISE DA CNTE SOBRE O PARECER DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, EM DEBATE NA COMISSÃO ESPECIAL DA CÂMARA DOS DEPUTADOS No dia 19 de março de 2014, o deputado Ângelo Vanhoni, relator do PNE na Comissão Especial

Leia mais

Conselho Municipal de Educação Erechim-RS Relatores das Comissões de Adequação do PME Parecer CME 005/2015

Conselho Municipal de Educação Erechim-RS Relatores das Comissões de Adequação do PME Parecer CME 005/2015 Conselho Municipal de Educação Erechim-RS Relatores das Comissões de Adequação do PME Parecer CME 005/2015 Manifesta-se sobre o Plano Municipal de Educação de Erechim PME/ERECHIM. A Secretaria Municipal

Leia mais

PNE: Metas do PNE: Meta 16. Formação Continuada e Pós-Graduação de Professores

PNE: Metas do PNE: Meta 16. Formação Continuada e Pós-Graduação de Professores Dados Estatísticos: Segundo estimativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apenas no Ensino Médio e nas séries finais do Ensino Fundamental o déficit de professores

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: a importância do direito à educação em qualquer idade. Natália Osvald Müller

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: a importância do direito à educação em qualquer idade. Natália Osvald Müller EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: a importância do direito à educação em qualquer idade Natália Osvald Müller nataliaomuller@hotmail.com PALAVRAS-CHAVE: Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Direito à Educação.

Leia mais

Metas e estratégias do Plano Nacional de Educação com cumprimento previsto para 2015

Metas e estratégias do Plano Nacional de Educação com cumprimento previsto para 2015 Metas e estratégias do Plano Nacional de Educação com cumprimento previsto para 2015 1 Realizar reunião com a Casa Civil, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e com o Ministério da Educação para

Leia mais

Art. 1º. É inserido o seguinte parágrafo único no art. 193 da Constituição Federal:

Art. 1º. É inserido o seguinte parágrafo único no art. 193 da Constituição Federal: SUBSTITUTIVO À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 15, DE 2015 Insere na Constituição Federal parágrafo único no art. 193 para incluir o planejamento na ordem social; acrescenta inciso IX, no art. 206,

Leia mais

Resolução Atricon nº 03/2015

Resolução Atricon nº 03/2015 Resolução Atricon nº 03/2015 Aprova as Diretrizes de Controle Externo Atricon relacionadas à temática Controle externo nas despesas com educação. A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Leia mais

LEGISLAÇÃO BÁSICA DA EDUCAÇÃO. Prof. Reginaldo Pinheiro

LEGISLAÇÃO BÁSICA DA EDUCAÇÃO. Prof. Reginaldo Pinheiro Reginaldo Pinheiro Graduado em Filosofia e Direito, professor de História e Filosofia, mestrando em Educação e Especialista em Direito e Processo Administrativo. LEGISLAÇÃO BÁSICA DA EDUCAÇÃO Prof. Reginaldo

Leia mais

INFORMATIVO 15 / 2014 PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

INFORMATIVO 15 / 2014 PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 15inf14 (01/07/2014) - HMF INFORMATIVO 15 / 2014 PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO No dia 26 de junho de 2014 foi publicada, sem vetos, a lei federal 13.005, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE. Antes

Leia mais

Ruy Adriano Borges Muniz Prefeito Municipal. Sueli dos Reis Nobre Ferreira Secretária Municipal de Educação

Ruy Adriano Borges Muniz Prefeito Municipal. Sueli dos Reis Nobre Ferreira Secretária Municipal de Educação Ruy Adriano Borges Muniz Prefeito Municipal Sueli dos Reis Nobre Ferreira Secretária Municipal de Educação Huagner Cardoso da Silva Coordenador da Comissão de Acompanhamento e Avaliação PME Secretário

Leia mais

EMENDAS AO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANDATO COLETIVO TARCÍSIO MOTTA

EMENDAS AO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANDATO COLETIVO TARCÍSIO MOTTA (...) apoiar e incentivar os grêmios estudantis, a partir da publicação deste Plano, como espaço de participação e exercício da cidadania, centrado na autonomia do educando e no protagonismo juvenil. (...)

Leia mais

Plano Decenal da Assistência Social: Desafios para os Entes Federados

Plano Decenal da Assistência Social: Desafios para os Entes Federados Plano Decenal da Assistência Social: Desafios para os Entes Federados Proteção Social para todos/as os/as brasileiros/as II Plano Decenal - 2016/2026 CARACTERÍSTICAS DOS PLANOS São técnicos e políticos;

Leia mais

EMENDA AGLUTINATIVA SUBSTITUTIVA Nº 153, DE 2016, AO PROJETO DE LEI Nº 1083, DE 2015 PROJETO DE LEI Nº 1083, DE 2015

EMENDA AGLUTINATIVA SUBSTITUTIVA Nº 153, DE 2016, AO PROJETO DE LEI Nº 1083, DE 2015 PROJETO DE LEI Nº 1083, DE 2015 EMENDA AGLUTINATIVA SUBSTITUTIVA Nº 153, DE 2016, AO PROJETO DE LEI Nº 1083, DE 2015 Com fundamento no inciso IV do artigo 175 do Regimento Interno e tendo por base as emendas apresentadas, dá-se nova

Leia mais

Documento Base do Plano Estadual de Educação do Ceará. Eixo Temático Valorização dos Profissionais da Educação

Documento Base do Plano Estadual de Educação do Ceará. Eixo Temático Valorização dos Profissionais da Educação Documento Base do Plano Estadual de Educação do Ceará Eixo Temático Valorização dos Profissionais da Educação Ceará, 2015 1 Socioeconômico Diagnóstico Para compreender a situação da educação no estado

Leia mais

Ministério da Educação. Políticas de Educação de Jovens e Adultos

Ministério da Educação. Políticas de Educação de Jovens e Adultos Ministério da Educação Políticas de Educação de Jovens e Adultos Junho de 2011 Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Documentos de Referência Legislação Constituição

Leia mais

MANIFESTAÇÃO DO CNE SOBRE O PROJETO DE LEI Nº 8.035/2010 * PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO *

MANIFESTAÇÃO DO CNE SOBRE O PROJETO DE LEI Nº 8.035/2010 * PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO * MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MANIFESTAÇÃO DO CNE SOBRE O PROJETO DE LEI Nº 8.035/2010 * PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2011-2020 * COMISSÃO BICAMERAL Antonio Carlos Caruso Ronca Antônio

Leia mais

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS DE EDUCAÇÃO. Alfredo Tomoo Ojima

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS DE EDUCAÇÃO. Alfredo Tomoo Ojima MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS DE EDUCAÇÃO Alfredo Tomoo Ojima HISTÓRICO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: LEI Nº 13.005/2014, DETERMINOU QUE NO 1 ANO DE VIGÊNCIA OS ESTADOS, MUNICÍPIOS E O DISTRITO FEDERAL

Leia mais

Novas Universidades Federais: porquê, quando, como e onde?

Novas Universidades Federais: porquê, quando, como e onde? Novas Universidades Federais: porquê, quando, como e onde? Deputada Margarida Salomão Seminário ANDIFES Brasília, 28 de junho de 2017 Características da Educação Superior Brasileira hoje Formação social

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação Ministério da Educação DIRETORIA DE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Junho de 2013 Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI Panorama da

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ibiassucê publica:

Prefeitura Municipal de Ibiassucê publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano III Nº 287 Prefeitura Municipal de publica: Anexo da Lei n 236, de 22 de Junho de 2015 - Plano municipal de educação de PME, acrescentando-lhe as vinte metas e estratégias

Leia mais

A VALORIZAÇÃO DOCENTE: ESTUDO SOBRE OS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA MICRORREGIÃO DE IRATI-PR

A VALORIZAÇÃO DOCENTE: ESTUDO SOBRE OS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA MICRORREGIÃO DE IRATI-PR A VALORIZAÇÃO DOCENTE: ESTUDO SOBRE OS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA MICRORREGIÃO DE IRATI-PR Elisandra Aparecida Czekalski 1 Michelle Fernandes 2 Resumo: O presente trabalho é parte integrante da pesquisa

Leia mais

SINDICATO MUNICIPAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE DOURADOS

SINDICATO MUNICIPAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE DOURADOS Carta-Compromisso Sr(a). Candidato(a) a Prefeito(a): A educação pública de qualidade para todos e todas em todos os níveis, etapas e idades tem sido uma luta histórica dos(as) profissionais, das entidades,

Leia mais

SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI N.º 8.035/10

SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI N.º 8.035/10 SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI N.º 8.035/10 Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º Fica aprovado o Plano Nacional de Educação-PNE, com vigência

Leia mais

LEI N.º DE 01 DE ABRIL DE 2016

LEI N.º DE 01 DE ABRIL DE 2016 LEI N.º 6.603 DE 01 DE ABRIL DE 2016 Aprova o Plano Municipal de Educação do Município do Natal, e dá outras providências. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE NATAL, Faço saber que a Câmara Municipal de Natal aprovou

Leia mais

RELATÓRIO DO PME DE PONTES E LACERDA-MT

RELATÓRIO DO PME DE PONTES E LACERDA-MT RELATÓRIO DO PME DE PONTES E LACERDA-MT Elisângela Oliveira de Carvalho da Silva 1 Prof. Bartolomeu José Ribeiro de Sousa Prof.ª Glaucia Eunice Gonçalves 2 Para que pudéssemos realizar esta pesquisa, nos

Leia mais

Metas Prazo Estratégias Prazo em ordem cronológica

Metas Prazo Estratégias Prazo em ordem cronológica PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 1- Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de

Leia mais

O PREFEITO DO MUNICÍPIO, Faço saber que a Câmara Municipal de Arenópolis, Estado de Goiás, aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:

O PREFEITO DO MUNICÍPIO, Faço saber que a Câmara Municipal de Arenópolis, Estado de Goiás, aprovou e eu sanciono a seguinte Lei: Lei nº 749/2015. Arenópolis, 25 de maio 2015. "Aprova o Plano Municipal de Educação e dá outras providências." O PREFEITO DO MUNICÍPIO, Faço saber que a Câmara Municipal de Arenópolis, Estado de Goiás,

Leia mais

Arts. 205 ao 214 da CF/88 PROF.(A) RENATA GLANZMANN

Arts. 205 ao 214 da CF/88 PROF.(A) RENATA GLANZMANN Arts. 205 ao 214 da CF/88 PROF.(A) RENATA GLANZMANN A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 8.035, DE 2010 (Do Poder Executivo) PUBLICAÇÃO INICIAL Art. 137, caput - RICD

PROJETO DE LEI N.º 8.035, DE 2010 (Do Poder Executivo) PUBLICAÇÃO INICIAL Art. 137, caput - RICD PROJETO DE LEI N.º 8.035, DE 2010 (Do Poder Executivo) Aprova o Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020 e dá outras providências. PUBLICAÇÃO INICIAL Art. 137, caput - RICD O CONGRESSO NACIONAL

Leia mais

LEI Nº DE 30 DE DEZEMBRO DE 2009 TÍTULO I PRINCIPAIS BASES DE ORDEM LEGAL TÍTULO II CONCEITUAÇÃO E ÓRGÃOS DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO

LEI Nº DE 30 DE DEZEMBRO DE 2009 TÍTULO I PRINCIPAIS BASES DE ORDEM LEGAL TÍTULO II CONCEITUAÇÃO E ÓRGÃOS DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO LEI Nº 5.289 DE 30 DE DEZEMBRO DE 2009 Institui o Sistema de Ensino do Município de Cuiabá, e dá outras providências. O Prefeito Municipal de Cuiabá-MT, faz saber que a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITACARÉ

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITACARÉ LEI 275/2015 Reconhece de utilidade pública, a nível municipal, a Associação Comunitária de Desenvolvimento do Bairro de Marimbondo ASCOM O PREFEITO MUNICIPAL DE, faço saber a Câmara de Vereadores aprova

Leia mais

É um projeto da sociedade, uma Política Pública de Qualidade (PPQ), focada na escola, na promoção e no acompanhamento do ensino e da aprendizagem.

É um projeto da sociedade, uma Política Pública de Qualidade (PPQ), focada na escola, na promoção e no acompanhamento do ensino e da aprendizagem. É um projeto da sociedade, uma Política Pública de Qualidade (PPQ), focada na escola, na promoção e no acompanhamento do ensino e da aprendizagem. Está pautada no compromisso, no diálogo, no planejamento

Leia mais

Relatório Anual de Monitoramento do Plano Municipal de Educação PME de Herval d Oeste. Lei Municipal n o 3.101/2015. Período: 2015 a 2025

Relatório Anual de Monitoramento do Plano Municipal de Educação PME de Herval d Oeste. Lei Municipal n o 3.101/2015. Período: 2015 a 2025 Estado de Santa Catarina Município de Herval d Oeste LOGO / BRASÃO DO MUNICÍPIO Relatório Anual de Monitoramento do Plano Municipal de Educação PME de Herval d Oeste Lei Municipal n o 3.101/2015 Período:

Leia mais