AS REPONSABILIDADES PROFISSIONAIS NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AS REPONSABILIDADES PROFISSIONAIS NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO"

Transcrição

1 AS REPONSABILIDADES PROFISSIONAIS NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO Celso Roberto Ritter Superintendente CREA-PR Cooperação: Dr. Igor Tadeu Garcia Departamento Jurídico CREA Dr. Valter Shinji Yuyama Promotor de Justiça Ministério Público Estadual

2 Título ENGENHEIRO AGRICOLA ENGENHEIRO AGRONOMO ENGENHEIRO DE AQUICULTURA ENGENHEIRO DE PESCA *OUTRO S ESTADO S NÃO IDENTIFI CADA RAPN / APUCAR ANA RCSC / CASCAV EL RCTB / CURITIB A RGUA/G UARAPU AVA RLDA / LONDRI NA RMGA / MARING Á RPBO / PATO BRANC O RPGO / PONTA GROSSA Total ENGENHEIRO FLORESTAL TÉCNICOS N. MÉDIO Total Atualização: 15/4/ :06:30

3

4

5

6 Estabelecimentos Agropecuários Proprietário individual Condomínio, consórcio ou sociedade de pessoas Cooperativa Sociedade anônima ou por cotas de responsabilidade limitada Insituição de utilidade pública 208 Governo (federal, estadual ou municipal) 371 Outra condição TOTAL UTILIZAÇÃO Utilização das terras - Lavouras - permanentes Utilização das terras - Lavouras - temporárias Utilização das terras - Lavouras - área plantada com forrageiras para corte Utilização das terras - Lavouras - área para cultivo de flores (inclusive hidroponia e plasticultura), viveiros de mudas, estufas de plantas e 801 casas de vegetação TOTAL Propriedades com Tratores Potência dos tratores - Menos de 100 cv - Número de estabelecimentos agropecuários com tratores Potência dos tratores - De 100 cv e mais - Número de estabelecimentos agropecuários com tratores TOTAL

7 Regras de observância obrigatória e limites mínimos LEIS Constituição Federal Boa convivência conjunta e harmônica em sociedade Leis Ordinárias Decretos / Resoluções / Decisões Normativas / etc.

8 RECURSOS AMBIENTAIS Constituem-se Recursos Ambientais, ou seja, os objetos protegidos pelas normas ambientais: a atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora (artigo 3o. Inciso V, da Lei n. 6839/81 - Política Nacional do Meio Ambiente).

9 DA POLÍTICA AGRÍCOLA A Lei Federal n , de 17 de janeiro de 1991, em seu artigo 3o., inciso IV, dispõe que um dos objetivos da política agrícola nacional é de proteger o meio ambiente, garantir o seu uso racional e estimular a recuperação dos recursos naturais.

10 DA PROTEÇÃO DO SOLO AGRÍCOLA Portanto, o solo agrícola, assim entendido como aquele cuja aptidão e destinação for exclusivamente de exploração agro-silvopastoril, é considerado um Recurso Ambiental, objeto de proteção constitucional pelo Estado Brasileiro, que é exercido através da Política Nacional de Meio Ambiente e da Política Nacional Agrícola. (Solo Agricola: Artigo 1. da Lei Estadual n /84)

11 AS ATRIBUIÇÕES CONSTITUCIONAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO É atribuição constitucional do Ministério Público zelar pela preservação e proteção do Meio Ambiente, responsabilizando civil e penalmente todos aqueles que direta e ou indiretamente causem danos ambientais.

12 CONCEITO DE MEIO AMBIENTE Nos termos da Lei Federal n , de 31 de agosto de 1981, dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, entende-se como Meio Ambiente: O conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas (artigo 3o. Inciso I)

13 CONCEITO DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E POLUIÇÃO Degradação da qualidade ambiental é a alteração adversa das características do meio ambiente; Poluição é a degradação da qualidade ambiental resultante de atividade que direta ou indiretamente: a) prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população; b) criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; c) afetem desfavoralmente a biota; d) afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; e)lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.

14 CONCEITO DE POLUIDOR Poluidor é a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental.

15 16/04/2014 Profissões Regulamentadas!

16 Entre as infindáveis possibilidades de condutas humanas, que, a princípio, são livres, são separados determinados comportamentos imprescindíveis para a convivência em sociedade, de acordo com critérios de ordem moral, ética e justiça.

17 Constituição Federal de 1998 Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: I -... II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;... XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer; 16/04/2014

18 Lei Federal 5.194/1966 Art. 1º - As profissões de engenheiro e engenheiro-agrônomo são caracterizadas pelas realizações de interesse social e humano que importem na realização dos seguintes empreendimentos: a) aproveitamento e utilização de recursos naturais; b) meios de locomoção e comunicações; c) edificações, serviços e equipamentos urbanos, rurais e regionais, nos seus aspectos técnicos e artísticos; d) instalações e meios de acesso a costas, cursos, e massas de água e extensões terrestres; e) desenvolvimento industrial e agropecuário. 16/04/2014

19 Lei Federal 5.194/1966 Art. 2º - O exercício, no País, da profissão de engenheiro, arquiteto ou engenheiroagrônomo, observadas as condições de capacidade e demais exigências legais, é assegurado: a) aos que possuam, devidamente registrado, diploma de faculdade ou escola superior de Engenharia, Arquitetura ou Agronomia, oficiais ou reconhecidas, existentes no País; b) aos que possuam, devidamente revalidado e registrado no País, diploma de faculdade ou escola estrangeira de ensino superior de Engenharia, Arquitetura ou Agronomia, bem como os que tenham esse exercício amparado porconvênios internacionais de intercâmbio; c) aos estrangeiros contratados que, a critério dos Conselhos Federal e Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, considerados a escassez de profissionais de determinada especialidade e o interesse nacional, tenham seus títulos registrados temporariamente. 16/04/2014

20 O raciocínio que se extrai daí é que: 1. A princípio, toda profissão seria de livre exercício; 2. Há exceções! Profissões que a Lei (Sociedade) entende como mais relevantes ao bem estar social. 3. Somente alguns, devidamente habilitados, poderão exercer.

21 Assim, evidentemente que os escolhidos para exercer essas profissões de mais importância, devem ser profissionais tecnicamente habilitados para tanto, com uma formação técnica e moral mínimas para o exercício profissional exigida pela Lei!

22 As premissas básicas: Somente a Lei (sociedade) impõe o dever de fazer ou de deixar de fazer! A exercício reservado dessas profissões deve ser necessariamente direcionadas ao bem estar social! O mau exercício dessas profissões, pela importância que estas têm ao bem estar social, deve implicar ao profissional conseqüências mais drásticas que das profissões não regulamentadas.

23 AS RESPONSABILIDADES PROFISSIONAIS

24 ETIMOLOGIA Do Latim: RESPONSABILIDADE = Respondere Raiz no termo spondeo. Spondeo = Tornar-se garantidor por algo.

25 A Responsabilidade Social Exceção criada pela Lei X Privilégio a determinadas classes ou categorias profissionais

26 A Responsabilidade Social Exceção criada pela Lei Pessoas que cientificamente conheçam o ofício, e, com isso, tragam segurança, destreza e, sobretudo, RESPONSABILIDADE, é que possam exercer tais profissões.

27 Assim, a concessão da prerrogativa do exercício profissional privativo a determinadas pessoas, reclama uma contrapartida gravosa, qual seja: A RESPONSABILIDADE (SPONDEO)

28 Caracterisação da Culpa Decisão Normativa n.º 069/01. Imperícia: Atividades que não possua conhecimento técnico, embora tenha atribuição; Imprudência: Não leva em consideração o que acredita ser fonte de erro, e pratica ato que possa ter conseqüências negativas; Negligência: Não participação efetiva no projeto ou execução de obra ou serviço profissional (acobertamento);

29 AS RESPONSABILIDADES JURÍDICAS 1 Responsabilidade Técnica 2 - Responsabilidade Ética 3 - Responsabilidade Civil 4 - Responsabilidade Trabalhista 5 - Responsabilidade Criminal

30 1 - Responsabilidade Técnica

31 LEI Nº 6.496, DE 07 DEZ 1977 Institui a "Anotação de Responsabilidade Técnica" na prestação de serviços de Engenharia, de Arquitetura e Agronomia; autoriza a criação, pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CONFEA, de uma Mútua de Assistência Profissional, e dá outras providências. O Presidente da República, Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º - Todo contrato, escrito ou verbal, para a execução de obras ou prestação de quaisquer serviços profissionais referentes à Engenharia, à Arquitetura e à Agronomia fica sujeito à "Anotação de Responsabilidade Técnica" (ART). Art. 2º - A ART define para os efeitos legais os responsáveis técnicos pelo empreendimento de engenharia, arquitetura e agronomia. RESOLUÇÃO Nº 1.025, DE 30 DE OUTUBRO DE Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional, e dá outras providências.

32 A Hierarquia dos Interesses 1. O Interesse da Sociedade: Saúde/Segurança/Meio Ambiente 2. O Interesse da Profissão: Código de Ética 3. O Interesse do Cliente: O Contrato 4. O Interesse do Profissional: Honorários/Remuneração/Carreira/Sucesso

33 2 - Responsabilidade Ética O exercício profissional exige mais do que simples formação técnica do profissional reconhecida por seu Órgão de Classe; Ele efetivamente deverá conhecer de seu ofício, de modo que poderá ser penalizado por seus pares se agir com imprudência, imperícia ou negligência.

34 ÉTICA Ser ético pressupõe ser honesto, agir corretamente, ser do bem! É fácil ser ético quando se esta sendo observado, mas o verdadeiro comportamento ético exige agir corretamente quando estamos absolutamente sós!

35 O PACTO Resolução Federal n.º 1002/2002

36 INFRAÇÃO ÉTICA Art. 13 do Código de Ética Profissional Constitui-se infração ética todo ato cometido pelo profissional que atente contra os princípios éticos, descumpra os deveres do ofício, pratique condutas expressamente vedadas ou lese direitos reconhecidos de outrem.

37 3 - Responsabilidade Civil Decorre do mau exercício profissional e que repercute num dano privado, econômico (ao contratante, à sociedade em geral, etc...)

38 Como regra, a Responsabilidade Civil do profissional liberal depende da existência de: a) Dolo:vontade livre e consciente, a intenção de produzir um resultado danoso - a chamada má-fé) b) Culpa negligência, imprudência e imperícia

39 SANÇÕES CIVIS Reparação do dano ambiental (Art.225, 3o., CF); Pagamento de indenização pelos danos causados à coletividade, na forma do art. 13, da Lei federal 7.347/85; Reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação de serviço: OBJETIVA Pessoa Jurídica (art. 14, CDC); SUBJETIVA Profissional Liberal (art. 14, p. 4o., CDC); OBJETIVA Pessoa Jurídica ou Profissional Liberal, quando a atividade desenvolvida contrariar as normas de Direito Ambiental, na medida em que as normas de proteção ambiental se sobrepõem às de responsabilidade na prestação de serviços (artigo 225, p.3o. da CF)

40 Atribuição Reservada e Exclusiva RESPONSABILIDADE OBJETIVA Ação Voluntária do Livre Exercício Profissional Responsabilidade RESPONSABILIDADE OBJETIVA Responsabilização Decorrente da simples verificação do dano produzido, sem necessidade de se estabelecer nexo causal entre o ato do agente e o dano resultante (dispensa a prova de negligência, imperícia ou imprudência)

41 4 - Responsabilidade Trabalhista: A responsabilidade pode repercutir também na relação de trabalho, seja ela empregatícia ou não, pois é dever do profissional cuidar do bom e pleno desenvolvimento da obra, e isso inclui os cuidados especiais quanto aos riscos aos trabalhadores nela envolvidos.

42 5 - Responsabilidade Criminal Decorre de um dano mais grave, de ofensa não apenas privada, mas social e geral; a má conduta profissional atinge os bens jurídicos mais relevantes da Sociedade (a vida, a incolumidade física e moral, o meio ambiente, etc...). Responsabilidade Objetiva

43 Por tudo o que foi apresentado, nota-se a enorme importância na correta aplicação dos conhecimentos adquiridos, além da adoção de uma conduta ética e cidadã que esteja à altura da profissão exercida.

44 COM FIRMEZA E HONESTIDADE DE PROPÓSITOS, PROMETO EXERCER MINHA PROFISSÃO, HONRANDO OS PRECEITOS DA ÉTICA E DA LEGALIDADE; PROMETO TRABALHAR PARA ELEVAR A CRIATURA HUMANA, CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM BRASIL JUSTO E DIGNO, VOLTADO PARA O IDEAL DA PAZ E DESENVOLVIMENTO

45 MUITO OBRIGADO Celso Roberto Ritter Superintendente (41)

ASPECTOS LEGAIS DA CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA. Londrina, 06 de julho de 2016.

ASPECTOS LEGAIS DA CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA. Londrina, 06 de julho de 2016. ASPECTOS LEGAIS DA CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA Londrina, 06 de julho de 2016. AS ATRIBUIÇÕES CONSTITUCIONAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO Artigo 127, da Constituição Federal: O Ministério Público é instituição

Leia mais

Atuação profissional. Introdução à Engenharia de Produção

Atuação profissional. Introdução à Engenharia de Produção Atuação profissional Introdução à Engenharia de Produção 1 2 3 LEI Nº 5.194, DE 24 DE DEZ. DE 1966. Art. 1º As profissões de engenheiro, arquiteto e engenheiro-agrônomo são caracterizadas pelas realizações

Leia mais

Manual. Cartório de registro. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo X

Manual. Cartório de registro. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo X Manual A Engenharia nos Empreendimentos Cartório de registro Anexo X CARTÓRIO DE REGISTRO 1 Empreendimento Descrição: Cartório de Registro é o empreendimento cuja atividade exercida está sob a responsabilidade

Leia mais

Lei nº 6.938/81. Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Lei nº 6.938/81. Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos Lei nº 6.938/81 SINOPSE: a) Meio ambiente é PATRIMÔNIO PÚBLICO, devendo ser protegido, tendo em vista o uso coletivo; b) Planejar, fiscalizar e racionalizar o uso dos recursos ambientais; c) Proteger os

Leia mais

CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE SÃO PAULO

CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE SÃO PAULO 01 CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE SÃO PAULO 02 No Brasil, existem profissões: Regulamentadas E não regulamentadas O Estado regulamenta uma profissão se entender que

Leia mais

Manual. Silvicultura - Exploração florestal. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXIV

Manual. Silvicultura - Exploração florestal. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXIV Manual A Engenharia nos Empreendimentos Silvicultura - Exploração florestal Anexo XXIV SILVICULTURA EXPLORAÇÃO FLORESTAL 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como Silvicultura Exploração o empreendimento

Leia mais

Manual. Jardins, parques urbanos e zoológicos. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XIX

Manual. Jardins, parques urbanos e zoológicos. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XIX Manual A Engenharia nos Empreendimentos Jardins, parques urbanos e zoológicos Anexo XIX JARDINS, PARQUES URBANOS E ZOOLÓGICOS 1- Empreendimento Descrição: Os jardins e parques urbanos constituem elementos

Leia mais

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia Introdução PROFISSÕES REGULAMENTADAS O QUE SÃO? POR QUE EXISTEM? CONSELHOS PROFISSIONAIS O QUE SÃO? O QUE FAZEM? Profissões regulamentadas * Medicina

Leia mais

PRINCIPAIS NORMATIVOS PERTINENTES AO SISTEMA CONFEA/CREA S. Leis, decretos, resoluções, atos do CREA/PB.

PRINCIPAIS NORMATIVOS PERTINENTES AO SISTEMA CONFEA/CREA S. Leis, decretos, resoluções, atos do CREA/PB. PRINCIPAIS NORMATIVOS PERTINENTES AO SISTEMA CONFEA/CREA S Leis, decretos, resoluções, atos do CREA/PB. LEIS Lei Nº 11000 (15/12/2004) Ementa: Altera dispositivos da Lei nº 3.268, de 30 de setembro de

Leia mais

A constituição do Brasil prevê em seu artigo 5º:

A constituição do Brasil prevê em seu artigo 5º: A constituição do Brasil prevê em seu artigo 5º: XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer; Sistema Confea/Crea

Leia mais

Política Nacional do Meio Ambiente LEI Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981

Política Nacional do Meio Ambiente LEI Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981 Prof. Dr. Thiago Leite Engenheiro Florestal (UnB-DF) Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais com ênfase em Educação Ambiental (UnB-DF) Doutorado em Ciências Florestais com ênfase em Agroecologia (UnB-DF)

Leia mais

1º SEMINÁRIO DE REPRESENTANTES DO SISTEMA CONFEA/CREA ANÁLISE DE PROJETOS DE LEI BRASÍLIA-DF 14 DE MARÇO DE 2012

1º SEMINÁRIO DE REPRESENTANTES DO SISTEMA CONFEA/CREA ANÁLISE DE PROJETOS DE LEI BRASÍLIA-DF 14 DE MARÇO DE 2012 1º SEMINÁRIO DE REPRESENTANTES DO SISTEMA CONFEA/CREA ANÁLISE DE PROJETOS DE LEI BRASÍLIA-DF 14 DE MARÇO DE 2012 ASSUNTO: PL-1.025/2002 - dispõe sobre o exercício da profissão de Físico e dá outras providências

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

GESTÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GESTÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

Leia mais

Sistema Confea/Crea, Atuação Profissional e ART. Engº Agrônomo Gustavo de Faria Freitas

Sistema Confea/Crea, Atuação Profissional e ART. Engº Agrônomo Gustavo de Faria Freitas Sistema Confea/Crea, Atuação Profissional e ART Engº Agrônomo Gustavo de Faria Freitas Conselhos Profissionais Autarquias federais criadas para regulamentar e fiscalizar o exercício profissional (OAB e

Leia mais

Manual. Hipermercados e rede de Supermercados. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo III

Manual. Hipermercados e rede de Supermercados. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo III Manual A Engenharia nos Empreendimentos Hipermercados e rede de Supermercados Anexo III HIPERMERCADOS E REDE DE SUPERMERCADOS 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como hipermercados e rede de supermercados

Leia mais

Manual. Empresa de controle integrado de vetores e pragas. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XV

Manual. Empresa de controle integrado de vetores e pragas. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XV Manual A Engenharia nos Empreendimentos Empresa de controle integrado de vetores e pragas Anexo XV EMPRESAS DE CONTROLE INTEGRADO DE VETORES E PRAGAS 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como controle

Leia mais

Manual. Loteamentos. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XVIII

Manual. Loteamentos. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XVIII Manual A Engenharia nos Empreendimentos Loteamentos Anexo XVIII LOTEAMENTOS 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como loteamento o empreendimento que trata da subdivisão de gleba em lotes destinados

Leia mais

REGISTRO PROFISSIONAL Atribuições, Atividades e Campos de Atuação. Celso Roberto Ritter Superintendente CREA-PR

REGISTRO PROFISSIONAL Atribuições, Atividades e Campos de Atuação. Celso Roberto Ritter Superintendente CREA-PR REGISTRO PROFISSIONAL Atribuições, Atividades e Campos de Atuação Celso Roberto Ritter Superintendente CREA-PR Organização dos Títulos Profissionais Resolução 473/2002 Institui Tabela de Títulos Profissionais

Leia mais

Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia. 10/17/2017 UTFPR Campus Curitiba DAELT Ética, Profissão e Cidadania 1

Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia. 10/17/2017 UTFPR Campus Curitiba DAELT Ética, Profissão e Cidadania 1 Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia 1 Nesta seção os seguintes assuntos serão abordados: O Decretão A lei 5.194/66 O Salário Mínimo profissional 2 Decreto 23.569/33 Criados em 1933

Leia mais

JOÃO MARCOS ADEDE Y CASTRO Promotor de Justiça. Professor Universitário. Mestre em Integração Latino Americana - UFSM.

JOÃO MARCOS ADEDE Y CASTRO Promotor de Justiça. Professor Universitário. Mestre em Integração Latino Americana - UFSM. JOÃO MARCOS ADEDE Y CASTRO Promotor de Justiça. Professor Universitário. Mestre em Integração Latino Americana - UFSM. TUTELA CIVIL DO MEIO AMBIENTE Sergio Antonio Fabris Editor Porto Alegre, 2006 CATALOGAÇÃO

Leia mais

TEMAS CENTRAIS EIXOS TEMÁTICOS REFERENCIAMENTO DOS TEMAS AOS SEGUINTES ASPECTOS ESTRUTURANTES

TEMAS CENTRAIS EIXOS TEMÁTICOS REFERENCIAMENTO DOS TEMAS AOS SEGUINTES ASPECTOS ESTRUTURANTES 6º CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAL DO CREA AIPANA HOTEL G R U P O L O U R I V A L C A R D O S O F Á B I O V I E I R A 17 e 18 de Julho 2013 P R O P O S T A N º ( 0 0 1 ) de Roraima Formulação de Propostas

Leia mais

ÉTICA PROFISSIONAL UNIP

ÉTICA PROFISSIONAL UNIP ÉTICA PROFISSIONAL UNIP Ética Profissional Atribuições Profissionais Responsabilidades dos Engenheiros Atribuições Profissionais As atribuições definem que tipo de atividades uma determinada categoria

Leia mais

Receituário Agronômico. Aspectos legais e a fiscalização

Receituário Agronômico. Aspectos legais e a fiscalização Receituário Agronômico Aspectos legais e a fiscalização CONFEA / CREA O CONSELHO FEDERAL Órgão regulador das profissões. A ele compete baixar as Resoluções e demais normativos que dão corpo ao exercício

Leia mais

SISTEMA DE CONTRATACIONES PÚBLICAS DE SERVICIOS DE INGENIERÍA

SISTEMA DE CONTRATACIONES PÚBLICAS DE SERVICIOS DE INGENIERÍA SISTEMA DE CONTRATACIONES PÚBLICAS DE SERVICIOS DE INGENIERÍA ING. HENRIQUE DE ARAGÃO A legislação brasileira é extensa e minuciosa, por razões intrínsecas à cultura do país. O que não significa que seja

Leia mais

CÂMARA ESPECIALIZADA DE AGRONOMIA DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 01/03-CEA EMISSÃO: 01/12/2003

CÂMARA ESPECIALIZADA DE AGRONOMIA DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 01/03-CEA EMISSÃO: 01/12/2003 CÂMARA ESPECIALIZADA DE AGRONOMIA DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 01/03-CEA EMISSÃO: 01/12/2003 ASSUNTO: NORMATIVA REFERENTE AO REGISTRO DE ART PARA ATIVIDADES DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA E PARÂMETROS DE FISCALIZAÇÃO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP INFORMAÇÂO 109/2012 DAP/SUPCOL PROTOCOLO Nº. 157785/2012 INTERESSADO: Antonio de Sousa Neto ASSUNTO: Consulta Técnica 1. IDENTIFICAÇÃO E HISTÓRICO Consulta realizada pelo Senhor Antonio de Sousa Neto -

Leia mais

Eng. Jovanilson Freitas

Eng. Jovanilson Freitas Palestrante: Eng. Jovanilson Freitas Coordenador Nacional das Coordenadorias de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica- CCCEE / 2016; Presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas

Leia mais

AULA 2. Aspectos Ambientais da Regularização Fundiária

AULA 2. Aspectos Ambientais da Regularização Fundiária Regularização Fundiária de Assentamentos Informais em Áreas Urbanas Disciplina: Regularização Fundiária e Plano Diretor Unidade 02 Professor(a): Laura Bueno e Pedro Monteiro AULA 2. Aspectos Ambientais

Leia mais

Roteiro da Apresentação. 1. Evolução Histórica 2. Problemas de Aplicabilidade 3. Reflexões

Roteiro da Apresentação. 1. Evolução Histórica 2. Problemas de Aplicabilidade 3. Reflexões Roteiro da Apresentação 1. Evolução Histórica 2. Problemas de Aplicabilidade 3. Reflexões Evolução Histórica da Legislação Brasileira Período Colonial (século XVI a XIX) contrabando de animais (rota marítima

Leia mais

LEI Nº 5.194, DE 24 DE DEZEMBRO DE 1966

LEI Nº 5.194, DE 24 DE DEZEMBRO DE 1966 LEI Nº 5.194, DE 24 DE DEZEMBRO DE 1966 Regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro- Agrônomo, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o CONGRESSO

Leia mais

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL 3º do art 225 da CRFB CIVIL CONDUTA ILÍCITA. TEORIA OBJETIVA sendo necessário identificar

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL 3º do art 225 da CRFB CIVIL CONDUTA ILÍCITA. TEORIA OBJETIVA sendo necessário identificar RESPONSABILIDADE AMBIENTAL 3º do art 225 da CRFB ADMINISTRATIVA CIVIL PENAL CONDUTA ILÍCITA CONDUTA ILÍCITA CONDUTA LÍCITA CONDUTA ILÍCITA TEORIA OBJETIVA sendo necessário identificar DANO POLUIDOR NEXO

Leia mais

POLÍTICAS AMBIENTAIS

POLÍTICAS AMBIENTAIS POLÍTICAS AMBIENTAIS Prof a. Dalciana Vicente Tanaka dalciana@gmail.com DIREITO AMBIENTAL DIREITO DIREITO PÚBLICO DIREITO AMBIENTAL DIREITO PRIVADO DIREITO DIFUSO 1 DIREITO PÚBLICO Trata de interesses

Leia mais

Manual. Extração e beneficiamento de recursos minerais e/ ou fósseis. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo VII

Manual. Extração e beneficiamento de recursos minerais e/ ou fósseis. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo VII Manual A Engenharia nos Empreendimentos Extração e beneficiamento de recursos minerais e/ ou fósseis Anexo VII EXTRAÇÃO E BENEFICIAMENTO DE RECURSOS MINERAIS E/OU FÓSSEIS 1- Empreendimento Descrição: Trata-se

Leia mais

Manual. Indústria de artefatos plásticos. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXV

Manual. Indústria de artefatos plásticos. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXV Manual A Engenharia nos Empreendimentos Indústria de artefatos plásticos Anexo XXV INDÚSTRIA DE ARTEFATOS DE PLÁSTICOS 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como indústria de artefatos de plásticos a

Leia mais

LEI Nº 9.790, DE 23 DE MARÇO DE 1999

LEI Nº 9.790, DE 23 DE MARÇO DE 1999 LEI Nº 9.790, DE 23 DE MARÇO DE 1999 Dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, institui e disciplina

Leia mais

Direito Ambiental OAB. Prof. Rosenval Júnior

Direito Ambiental OAB. Prof. Rosenval Júnior Direito Ambiental OAB Prof. Rosenval Júnior REVISÃO DE 30 MINUTOS 18 de novembro de 2017 Revisão de Direito Ambiental para o Exame de Ordem Prof. Rosenval Júnior Facebook -> Opção SEGUIR no perfil pessoal

Leia mais

Introdução à Engenharia

Introdução à Engenharia Introdução à Engenharia gandhiferrari@gmail.com http://www.facebook.com/profgandhiferrari http://www.twitter.com/gandhiferrari http://profgandhiferrari.wordpress.com O que é o Sistema CONFEA / CREA / MÚTUA

Leia mais

Manual. Indústria Sucroalcooleira. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo II

Manual. Indústria Sucroalcooleira. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo II Manual A Engenharia nos Empreendimentos Indústria Sucroalcooleira Anexo II INDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como indústria sucroalcooleira a indústria que produz açúcar

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos PRINCÍPIOS PARA PERÍCIA AMBIENTAL CONCEITOS BÁSICOS MEIO AMBIENTE PERÍCIA AMBIENTAL Meio ambiente: é o conjunto de todos os fatores que afetam diretamente o metabolismo ou o comportamento dos seres vivos

Leia mais

O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. Ricardo Carneiro

O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. Ricardo Carneiro O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS Ricardo Carneiro CRITÉRIOS RIOS CONSTITUCIONAIS DE REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM MATÉRIA AMBIENTAL E MINERÁRIA RIA

Leia mais

RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL

RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL Profissões Regulamentadas Eng. Elétrica Eng. Civil Eng. Mecânica Eng. Produção Eng. Química Eng. Segurança do Trabalho Agronomia Geologia Requisitos Legais Quadro Técnico

Leia mais

Manual. Construção de edificações residenciais multifamiliares. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XII

Manual. Construção de edificações residenciais multifamiliares. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XII Manual A Engenharia nos Empreendimentos Construção de edificações residenciais multifamiliares Anexo XII CONSTRUÇÃO DE EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS MULTIFAMILIARES 1- Empreendimento Descrição: Trata-se da

Leia mais

ART- ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA. Superintendência de Fiscalização - SUPFIS

ART- ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA. Superintendência de Fiscalização - SUPFIS ART- ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA Superintendência de Fiscalização - SUPFIS ART- ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA Procedimento obrigatório por lei Registro pela Internet: 100% eletrônico Comodidade

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ENFERMEIRO NA GESTÃO ASSISTENCIAL

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ENFERMEIRO NA GESTÃO ASSISTENCIAL RESPONSABILIDADE CIVIL DO ENFERMEIRO NA GESTÃO ASSISTENCIAL DEFININDO RESPONSABILIDADE CIVIL A responsabilidade civil consiste na obrigação (vínculo obrigacional) que impende sobre aquele que causa um

Leia mais

ÉTICA e CONDUTA PROFISSIONAL

ÉTICA e CONDUTA PROFISSIONAL ÉTICA e CONDUTA PROFISSIONAL Introdução à Engenharia Civil Profª Mayara Custódio SOMOS SERES PASSIONAIS As paixões desequilibram nosso caráter... Paixões = emoções (ambição, vaidade, ódio...) Ética é a

Leia mais

Prof. Guilhardes de Jesus Júnior Advogado Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente UESC/PRODEMA Coordenador do Curso de Direito da FTC/Ita

Prof. Guilhardes de Jesus Júnior Advogado Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente UESC/PRODEMA Coordenador do Curso de Direito da FTC/Ita UMA INTRODUÇÃO À TUTELA JURÍDICA DO MEIO AMBIENTE Prof. Guilhardes de Jesus Júnior Advogado Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente UESC/PRODEMA Coordenador do Curso de Direito da FTC/Ita E

Leia mais

Manual. Obras de infraestrutura viária - rodovias e vias urbanas. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXIII

Manual. Obras de infraestrutura viária - rodovias e vias urbanas. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXIII Manual A Engenharia nos Empreendimentos Obras de infraestrutura viária - rodovias e vias urbanas Anexo XXIII OBRAS DE INFRAESTRUTURA VIÁRIA - RODOVIAS E VIAS URBANAS 1- Empreendimento Descrição: As obras

Leia mais

FAT - FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL NA ÁREA TECNOLÓGICA

FAT - FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL NA ÁREA TECNOLÓGICA FAT - FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL NA ÁREA TECNOLÓGICA FAT - FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL NA ÁREA TECNOLÓGICA NA VISÃO GEOPOLÍTICA, O HOMEM VIVE NO PAÍS, MAS MORA NO MUNICÍPIO! NAS QUESTÕES AMBIENTAIS, O HOMEM VIVE

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Ambiental CERT - 6ª fase. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Ambiental CERT - 6ª fase. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER CERT - 6ª fase Advogado de Estatais Período 2006-2016 1) CESGRANRIO Advogado BNDES (2010) No que se refere à tutela constitucional do meio ambiente e aos princípios orientadores

Leia mais

Manual. Construção de edificações residenciais unifamiliares. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XIII

Manual. Construção de edificações residenciais unifamiliares. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XIII Manual A Engenharia nos Empreendimentos Construção de edificações residenciais unifamiliares Anexo XIII CONSTRUÇÃO DE EDIFICAÇÕES RESIDENCIAS UNIFAMILIARES Empreendimento Descrição: Trata-se da construção

Leia mais

Manual. Empresas produtoras de cerâmica vermelha. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo V

Manual. Empresas produtoras de cerâmica vermelha. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo V Manual A Engenharia nos Empreendimentos Empresas produtoras de cerâmica vermelha Anexo V EMPRESAS PRODUTORAS DE CERÂMICA VERMELHA 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como empreendimentos da indústria

Leia mais

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

CONSIDERAÇÕES INICIAIS CONSIDERAÇÕES INICIAIS PERÍCIA AGRONÔMICA IMPORTÂNCIA PERÍCIA AGRONÔMICA Atuação como perito judicial; Ação de desapropriação de imóvel rural; Ação de inventário de imóvel rural; VALORAÇÃO DA INDENIZAÇÃO

Leia mais

Manual. Alambique. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo VIII

Manual. Alambique. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo VIII Manual A Engenharia nos Empreendimentos Alambique Anexo VIII ALAMBIQUE 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como Alambique o empreendimento industrial que produz aguardente/cachaça e compreende desde

Leia mais

Manual. Estruturas de diversão e parques temáticos. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XVI

Manual. Estruturas de diversão e parques temáticos. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XVI Manual A Engenharia nos Empreendimentos Estruturas de diversão e parques temáticos Anexo XVI ESTRUTURAS DE DIVERSÃO E PARQUES TEMÁTICOS 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como estruturas de diversão

Leia mais

LEI Nº 5.194, DE 24 DE DEZEMBRO DE 1966

LEI Nº 5.194, DE 24 DE DEZEMBRO DE 1966 LEI Nº 5.194, DE 24 DE DEZEMBRO DE 1966 Regula o exercício das profissões de Engenharia, Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Faço saber que o CONGRESSO

Leia mais

PHA 3001 ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE. Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza

PHA 3001 ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE. Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza PHA 3001 ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza (theos@usp.br) Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (Conferência de Estocolmo) 1972, Estocolmo, Suécia 113

Leia mais

Manual. Indústrias de bebidas. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXI

Manual. Indústrias de bebidas. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXI Manual A Engenharia nos Empreendimentos Indústrias de bebidas Anexo XXI INDÚSTRIAS DE BEBIDAS 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como indústria de bebidas o empreendimento que produz bebidas de forma

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79. Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: SANGUE CONTAMINADO - RESPONSABILIDADE CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79. Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: SANGUE CONTAMINADO - RESPONSABILIDADE CIVIL Aula n. 79 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: SANGUE CONTAMINADO - RESPONSABILIDADE CIVIL 1 Controle da qualidade do sangue Hospitais, clínicas e médicos hematologistas respondem civilmente

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direito de propriedade Prof. Alexandre Demidoff Previsão Constitucional: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se

Leia mais

Programa de Capacitação de Agentes Fiscais SANTA MARIA: 14/08/2013

Programa de Capacitação de Agentes Fiscais SANTA MARIA: 14/08/2013 Programa de Capacitação de Agentes Fiscais SANTA MARIA: 14/08/2013 CONCEITOS RESÍDUO: Resíduos nos estados sólido, semi-sólido ou líquido resultantes de atividades industriais, domésticas, hospitalar,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP LEI Nº 5.194/1966

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP LEI Nº 5.194/1966 LEI Nº 5.194/1966 DECRETO FEDERAL 23.196/1933 Engenheiros Agrônomos DECRETO FEDERAL 23.569/1933 Conselho de Engenharia e Arquitetura DECRETO-LEI Nº 8.620/1946 Conselho Federal e Regionais CRISTALIZA O

Leia mais

I. Cartilha. II. Elevadores. III. Morar Bem é...

I. Cartilha. II. Elevadores. III. Morar Bem é... Morar Bem é... Cartillha Morar Bem é... - Belo Horizonte: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais - CREA-MG, 2013. 20 p. I. Cartilha. II. Elevadores. III. Morar Bem é... Prezado leitor,

Leia mais

Propriedade. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Departamento de Direito Civil Professor Doutor Antonio Carlos Morato

Propriedade. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Departamento de Direito Civil Professor Doutor Antonio Carlos Morato Propriedade Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Departamento de Direito Civil Professor Doutor Antonio Carlos Morato Propriedade Relevância do Direito de Propriedade e sua inserção nas normas

Leia mais

A CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR DECRETA:

A CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR DECRETA: PROJETO DE LEI Nº 403/09 Dispõe sobre a responsabilidade dos produtores de embalagens plásticas e outras embalagens que não sejam biodegradáveis pela destinação final ambientalmente adequada de seus produtos

Leia mais

CONTROLE DE EXPEDIÇÃO DE ATOS NORMATIVOS DO CREA-PE

CONTROLE DE EXPEDIÇÃO DE ATOS NORMATIVOS DO CREA-PE CONTROLE DE EXPEDIÇÃO DE ATOS NORMATIVOS DO CREA-PE ATO Nº DATA DE EXPEDIÇÃO EMENTA/ASSUNTO SITUAÇÃO ATUAL 001/82 24/09/1982 002/82 24/09/1982 003/83 07/12/1983 "Dispõe sobre o registro de empresas de

Leia mais

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL Disciplina: Ética e Legislação Profissional Assunto: Legislação Profissional / Confea/Crea Prof. Ederaldo da Silva Azevedo Aula 2 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br 1.

Leia mais

Enquadramento legal para atuação do Zootecnista. Danilo de Araújo Camilo DSc. Zootecnista CRMV CE 152 ZP

Enquadramento legal para atuação do Zootecnista. Danilo de Araújo Camilo DSc. Zootecnista CRMV CE 152 ZP Enquadramento legal para atuação do Zootecnista Danilo de Araújo Camilo DSc. Zootecnista CRMV CE 152 ZP 1 ÁREAS DE ATUAÇÃO DO ZOOTECNISTA 2 ÁREAS DE ATUAÇÃO DO ZOOTECNISTA Lei nº 5.550/1968 - Dispõe sobre

Leia mais

Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia. 10/18/2017 UTFPR Campus Curitiba DAELT Ética, Profissão e Cidadania 1

Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia. 10/18/2017 UTFPR Campus Curitiba DAELT Ética, Profissão e Cidadania 1 Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia 1 Nesta aula os seguintes assuntos serão abordados: Lei Resoluções Modelo de 2 LEI 6496/77 Institui a "Anotação de Responsabilidade Técnica"

Leia mais

Responsabilidades Ambientais no Gerenciamento de Produtos/Resíduos Perigosos

Responsabilidades Ambientais no Gerenciamento de Produtos/Resíduos Perigosos Responsabilidades Ambientais no Gerenciamento de Produtos/Resíduos Perigosos (30.11.2010) Fernando Tabet Pegada Ecológica A Ideia de Sustentabilidade Desenvolvimento Sustentável o desenvolvimento que atende

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL NOS CASOS DE DANOS CAUSADOS POR AGROTÓXICOS.

RESPONSABILIDADE CIVIL NOS CASOS DE DANOS CAUSADOS POR AGROTÓXICOS. RESPONSABILIDADE CIVIL NOS CASOS DE DANOS CAUSADOS POR AGROTÓXICOS. Fernando do Rego BARROS FILHO Karime Pereira Bednasky AGNE Patrick Ronielly dos Santos RESUMO: A responsabilidade civil se faz necessária

Leia mais

Direito Ambiental Constitucional. Inclui Princípios constitucionais correlatos

Direito Ambiental Constitucional. Inclui Princípios constitucionais correlatos Direito Ambiental Constitucional Inclui Princípios constitucionais correlatos Constituição de 1988 Conceito jurídico de meio ambienteconstituição Art. 3º. Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:

Leia mais

Responsabilidade Civil Ambiental. Fernando Nabais da Furriela Advogado

Responsabilidade Civil Ambiental. Fernando Nabais da Furriela Advogado Responsabilidade Civil Ambiental Fernando Nabais da Furriela Advogado ffurriel@furriela.adv.br Legislação Ambiental Brasileira Constituição Federal Código Civil Legislação Especial Constituição Federal

Leia mais

Gestão ambiental e gerenciamento de resíduos. Prof. ª Karen Wrobel Straub

Gestão ambiental e gerenciamento de resíduos. Prof. ª Karen Wrobel Straub Gestão ambiental e gerenciamento de resíduos Prof. ª Karen Wrobel Straub MEIO AMBIENTE De acordo com a definição contida na norma NBR ISO 14001:1996- Sistemas de Gestão Ambiental Meio ambiente é a circunvizinhança

Leia mais

UNIVERSSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO LEI Nº 8 078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 RESUMO DO CÓDIGO DO CONSUMIDOR ALUNOS

UNIVERSSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO LEI Nº 8 078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 RESUMO DO CÓDIGO DO CONSUMIDOR ALUNOS UNIVERSSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO LEI Nº 8 078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 RESUMO DO CÓDIGO DO CONSUMIDOR ALUNOS CASSIO DA COSTA FRIAS 08200661 LUCAS RGU Petrópolis

Leia mais

Princípios Gerais da Atividade Econômica

Princípios Gerais da Atividade Econômica Princípios Gerais da Atividade Econômica Fundamentos Valorização do trabalho Livre Iniciativa Finalidade Existência digna de acordo com a justiça social Princípios Soberania nacional Propriedade privada,

Leia mais

Manual. Indústria de artefatos de concreto. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XX

Manual. Indústria de artefatos de concreto. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XX Manual A Engenharia nos Empreendimentos Indústria de artefatos de concreto Anexo XX INDÚSTRIA DE ARTEFATOS DE CONCRETO 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como indústria de artefatos de concreto a

Leia mais

COMPETÊNCIA. poder de polícia. material. legislativa. concorrente (art. 24, CF)

COMPETÊNCIA. poder de polícia. material. legislativa. concorrente (art. 24, CF) PRINCIPAIS TÓPICOS poder de polícia comum (art. 23, CF) material COMPETÊNCIA legislativa concorrente (art. 24, CF) LC 140/2011 Art. 17. Compete ao órgão responsável pelo licenciamento ou autorização, conforme

Leia mais

Manual. Empresas de perfuração de poços tubulares para captação de água subterrânea. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo IV

Manual. Empresas de perfuração de poços tubulares para captação de água subterrânea. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo IV Manual A Engenharia nos Empreendimentos Empresas de perfuração de poços tubulares para captação de água subterrânea Anexo IV EMPRESAS DE PERFURAÇÃO DE POÇOS TUBULARES PARA CAPTAÇÃO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA

Leia mais

Manual. Indústria de Laticínios. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo IX

Manual. Indústria de Laticínios. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo IX Manual A Engenharia nos Empreendimentos Indústria de Laticínios Anexo IX INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como indústria de laticínios a atividade técnica da engenharia e

Leia mais

DECRETO-LEI Nº 5.452, DE 01 DE MAIO DE 1943

DECRETO-LEI Nº 5.452, DE 01 DE MAIO DE 1943 DECRETO-LEI Nº 5.452, DE 01 DE MAIO DE 1943 Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. O Presidente da República, usando da atribuição que lhe confere o art. 180 da Constituição, DECRETA: TÍTULO II DAS

Leia mais

Sumário Abreviaturas utilizadas nas referências e nos comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental...

Sumário Abreviaturas utilizadas nas referências e nos comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... Abreviaturas utilizadas nas referências e nos comentários... 11 CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... 19 I. Introdução... 19 II. Princípio do desenvolvimento sustentável... 23 III.

Leia mais

Princípio da Legalidade

Princípio da Legalidade Princípio da Legalidade RUBENS KINDLMANN Princípio da Legalidade Art. 150, CF. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

Leia mais

CONCORRÊNCIA COMPAGAS Nº 001/2015 ESCLARECIMENTO 01 ALTERAÇÕES AO EDITAL

CONCORRÊNCIA COMPAGAS Nº 001/2015 ESCLARECIMENTO 01 ALTERAÇÕES AO EDITAL OBJETO: contratação dos serviços de elaboração de Inventário Florestal e Laudo Técnico, para fins de obtenção de Autorização Florestal para a supressão de vegetação às margens da BR-476 e da PR-427, entre

Leia mais

1º SEMINÁRIO DE REPRESENTANTES DO SISTEMA CONFEA/CREA ANÁLISE DE PROJETOS DE LEI BRASÍLIA-DF 14 DE MARÇO DE 2012

1º SEMINÁRIO DE REPRESENTANTES DO SISTEMA CONFEA/CREA ANÁLISE DE PROJETOS DE LEI BRASÍLIA-DF 14 DE MARÇO DE 2012 1º SEMINÁRIO DE REPRESENTANTES DO SISTEMA CONFEA/CREA ANÁLISE DE PROJETOS DE LEI BRASÍLIA-DF 14 DE MARÇO DE 2012 ASSUNTO: PLS nº 491, de 18 de agosto de 2011 PROPONENTE: Marcelo Crivella DESTINATÁRIO:

Leia mais

Manual. Empresas relacionadas a fabricaçao, comercializaçao e aplicação de agrotóxicos. A Engenharia nos Empreendimentos.

Manual. Empresas relacionadas a fabricaçao, comercializaçao e aplicação de agrotóxicos. A Engenharia nos Empreendimentos. Manual A Engenharia nos Empreendimentos Empresas relacionadas a fabricaçao, comercializaçao e aplicação de agrotóxicos Anexo XIV EMPRESAS RELACIONADAS À FABRICAÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE AGROTÓXICOS

Leia mais

Direito Ambiental noções gerais. Ana Maria de Oliveira Nusdeo Faculdade de Direito da USP

Direito Ambiental noções gerais. Ana Maria de Oliveira Nusdeo Faculdade de Direito da USP Direito Ambiental noções gerais Ana Maria de Oliveira Nusdeo Faculdade de Direito da USP ananusdeo@usp.br Conceitos básicos do sistema jurídico Tratamento constitucional Política Nacional do meio ambiente

Leia mais

ÉTICA PROFISSIONAL E HUMANIDADES

ÉTICA PROFISSIONAL E HUMANIDADES IPRJ 02-10811 ÉTICA PROFISSIONAL E HUMANIDADES www.liviajatoba.com/iprj02-10811 Professora Livia Jatobá Tópico 02: Ética na engenharia: O que? Por quê? Como? 1 Ética na engenharia: O que é? Por quê? Como?

Leia mais

NBR Aspectos polêmicos da NBR : Avaliação de bens -Procedimentos Gerais. Sérgio Antão Paiva Teresina 2016

NBR Aspectos polêmicos da NBR : Avaliação de bens -Procedimentos Gerais. Sérgio Antão Paiva Teresina 2016 NBR 14.653-1 Aspectos polêmicos da NBR 14653-1: Avaliação de bens -Procedimentos Gerais. Sérgio Antão Paiva Teresina 2016 Responsabilidade pela vistoria Na NBR 14.653-1 atual : 7.3.2 A vistoria deve ser

Leia mais

Código de Trânsito Brasileiro

Código de Trânsito Brasileiro Código de Trânsito Brasileiro Legislação de Trânsito na CF/88 (Art.1º ao 5º) Professor Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Código de Trânsito Brasileiro CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO LEI Nº

Leia mais

O Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições, e

O Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições, e INSTRUÇÃO N.º 2551 Dispõe sobre os procedimentos para registro de profissional e concessão de atribuições provisórias, até que se definam as atribuições definitivas pelas Câmaras Especializadas. O Presidente

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1.002, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2002 Adota o Código de Ética Profissional da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da

RESOLUÇÃO Nº 1.002, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2002 Adota o Código de Ética Profissional da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da RESOLUÇÃO Nº 1.002, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2002 Adota o Código de Ética Profissional da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia e dá outras providências. O CONSELHO

Leia mais

PARTE III: LEGISLAÇÃO AMBIENTAL D.Sc. Aline G. Monteiro Trigo

PARTE III: LEGISLAÇÃO AMBIENTAL D.Sc. Aline G. Monteiro Trigo PARTE III: LEGISLAÇÃO AMBIENTAL D.Sc. Aline G. Monteiro Trigo Lei n o 6938 / 81 - PNMA - Objetivos, princípios e diretrizes - Definições - Instrumentos de Gestão Ambiental (Pública) leis a cada instrumento.

Leia mais

CREA-SC. Fundado em 17 de março de 1958, após ser desmembrado do CREA 10ª REGIÃO (RS E SC);

CREA-SC. Fundado em 17 de março de 1958, após ser desmembrado do CREA 10ª REGIÃO (RS E SC); CREA-SC Fundado em 17 de março de 1958, após ser desmembrado do CREA 10ª REGIÃO (RS E SC); Congrega atualmente 50.000 profissionais registrados (37.000 de nível superior e 13.000 de nível técnico) e 12.700

Leia mais

CREA-ES CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CREA-ES CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL ATO NORMATIVO 056/2013 Dispõe sobre registro e fiscalização de atividades de Engenharia de Segurança do Trabalho O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO Crea-ES, no uso das atribuições

Leia mais

QUESTÕES. 13 É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença

QUESTÕES. 13 É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença QUESTÕES 1 A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: a soberania;

Leia mais

Solicitação de Parecer Técnico ao COREN MA sobre a Atuação do Enfermeiro na realização de procedimentos estéticos.

Solicitação de Parecer Técnico ao COREN MA sobre a Atuação do Enfermeiro na realização de procedimentos estéticos. PARECER TÉCNICO COREN-MA-CPE Nº 07/2015 ASSUNTO: Atuação do Enfermeiro na realização de procedimentos estéticos. 1. Do fato Solicitação de Parecer Técnico ao COREN MA sobre a Atuação do Enfermeiro na realização

Leia mais

Meio Ambiente & Sociedade. Modulo IV: Lei da Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA - Lei nº 6.938/81): princípios, objetivos e instrumentos.

Meio Ambiente & Sociedade. Modulo IV: Lei da Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA - Lei nº 6.938/81): princípios, objetivos e instrumentos. Meio Ambiente & Sociedade Modulo IV: Lei da Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA - Lei nº 6.938/81): princípios, objetivos e instrumentos. Vamos contextualizar a chegada do marco legal que institui

Leia mais

Manual. Postos de combustíveis e prestadores de serviços de lavagem e lubrificação de veículos automotores. A Engenharia nos Empreendimentos.

Manual. Postos de combustíveis e prestadores de serviços de lavagem e lubrificação de veículos automotores. A Engenharia nos Empreendimentos. Manual A Engenharia nos Empreendimentos Postos de combustíveis e prestadores de serviços de lavagem e lubrificação de veículos automotores Anexo VI POSTOS DE COMBUSTÍVEIS E PRESTADORES DE SERVIÇOS DE LAVAGEM

Leia mais

Meio Ambiente & Sociedade

Meio Ambiente & Sociedade Meio Ambiente & Sociedade Quinta feira 22 de setembro de 2011 Modulo IV: Lei da Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA - Lei nº 6.938/81): princípios, objetivos e instrumentos. Vamos contextualizar a

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DA ENGENHARIA, DA ARQUITETURA, DA AGRONOMIA, DA GEOLOGIA, DA GEOGRAFIA E DA METEOROLOGIA.

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DA ENGENHARIA, DA ARQUITETURA, DA AGRONOMIA, DA GEOLOGIA, DA GEOGRAFIA E DA METEOROLOGIA. CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DA ENGENHARIA, DA ARQUITETURA, DA AGRONOMIA, DA GEOLOGIA, DA GEOGRAFIA E DA METEOROLOGIA. Universidade Estadual do Piauí UESPI Cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica

Leia mais