A Empresa. 3 Drivers Engenharia, Inovação, Ambiente, Lda. Avenida 5 de Outubro, 124, 4º piso Lisboa, Portugal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Empresa. 3 Drivers Engenharia, Inovação, Ambiente, Lda. Avenida 5 de Outubro, 124, 4º piso Lisboa, Portugal"

Transcrição

1 IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES NA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA RÉPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL - instituída pela Lei N.º , de 2 de Agst de 2010 Memrand para Clabraçã da 3Drivers n desenvlviment d mercad de Gestã de Resídus Brasileir A Empresa O presente dcument tem pr bjectiv identificar prtunidades de clabraçã e intervençã da empresa 3 Drivers Engenharia, Invaçã e Ambiente Lda., n âmbit da implementaçã da nva Lei nº relativa à Plítica Nacinal de Resídus Sólids da República Federativa d Brasil. A 3 Drivers pssui uma experiência acumulada de cerca de 10 ans de actividade de prestaçã de serviçs de cnsultria na área da gestã de resídus em Prtugal e na Uniã Eurpeia. Genericamente, estes serviçs incluem td cicl de negóci, nmeadamente, a cncepçã, avaliaçã, implementaçã, mnitrizaçã e ptimizaçã de um sistema u unidade industrial de gestã de resídus. Os clientes tip da 3 Drivers sã assciações de prdutres e imprtadres, sbre s quais tem recaíd a aplicaçã d princípi da respnsabilidade alargada d prdutr, gverns nacinais e municípis, entidades gestras de resídus de fluxs especiais, empresas privadas de gestã de resídus, u mesm, empresas privadas ds mais variads sectres de actividade. Os prjects que a 3 Drivers tem desenvlvid abrangem diversas fileiras de resídus entre as quais se destacam, s resídus sólids urbans, s veículs em fim de vida, s pneus usads, s óles usads, s resídus de equipaments eléctrics e electrónics, as embalagens usadas, entre utrs resídus industriais perigss e nã perigss. A 3 Drivers é hje uma empresa altamente especializada quer ns sistemas de gestã de resídus, quer nas tecnlgias e cadeia de valr das unidades industriais de prcessament ds diverss resídus. Esta experiência tem- se traduzid numa cada vez melhr capacidade de mdelaçã técnic- ecnómica ds sistemas e prcesss industriais de valrizaçã e reciclagem, permitind desenvlver as mais diversas estratégias de actuaçã, em cnjunt cm cliente, e suprtar as suas decisões de gestã. Pr utr lad, e cnsequentemente, a empresa tem desenvlvid diverss serviçs de api que presta a instituições públicas a nível da cnceptualizaçã, frmulaçã e implementaçã das respectivas plíticas públicas. 3 Drivers Engenharia, Invaçã, Ambiente, Lda. Avenida 5 de Outubr, 124, 4º pis Lisba, Prtugal E- mail: 3drivers@3drivers.pt Telefne: (+351) Fax: (+351)

2 Plítica Nacinal de Resídus Sólids - a nva Lei nº A nva Plítica Nacinal de Resídus Sólids irá certamente cnduzir a alterações significativas n funcinament ds sistemas de gestã de resídus n Brasil. Desde lg estas alterações se farã sentir a nível plític, n qual será expectável a cncretizaçã e aplicaçã deste diplma, quer na sua dimensã regulatória, quer na sua dimensã fiscalizadra. A definiçã de um quadr específic de plíticas prcedentes deste diplma, permitirá, individualizar as respnsabilidades pels sistemas de gestã de determinadas tiplgias de resídus, e cnsequentemente, articular s papéis entre as instituições e univers empresarial ds sectres públic e privad, estabelecer s princípis e requisits de peraçã e as respectivas metas de gestã, entre utrs. Neste mesm cntext, s peradres privads já existentes irã certamente passar pr um prcess de adaptaçã a nv quadr regulatóri, mais rigrs e exigente d pnt vista ambiental, que irá pressinar as empresas a dar um salt qualitativ a nível das perações de tratament, aplicaçã de melhres tecnlgias, qualificaçã de recurss envlvids, reprte de infrmaçã ambiental, etc. Nvs peradres privads, u mesm s já existentes, irã cupar espaç abert para a criaçã de nvs sistemas de gestã de resídus (pneus usads, pr exempl) e infraestruturas específicas (substituiçã de lixões pr aterrs sanitáris e/u unidades de reciclagem dedicadas), e prcedente destes, desenvlviment de um mercad de nvs materiais reciclads. Pr últim, mas nã mens imprtante, é expectável que as instituições públicas, que certamente farã parte destes nvs sistemas de gestã de resídus, se irã munir de recurss humans e materiais e das cmpetências técnicas necessárias para pder exercer cm a devida autridade a funçã regulatória e fiscalizadra que lhes cmpete. Áreas de intervençã da 3 Drivers e Oprtunidades de Clabraçã n mercad Brasileir É neste cntext que s serviçs e experiência da 3 Drivers representam um imprtante api e mais- valia. Primeir, através d api à cncepçã e implementaçã de instruments ecnómics, regulatóris e vluntáris acessóris à Lei nº , e que se desejam ver desenvlvids. De igual md, n api à persecuçã ds bjectivs nacinais em matéria de gestã de resídus, quer d pnt de vista ds gverns lcais e reginais, mas também d pnt de vista d univers empresarial Brasileir, quer este esteja já integrad n sectr de gestã de resídus u venha a ser respnsabilizad pr tal gestã. O leque de serviçs que a 3 Drivers pde frnecer n dmíni de aplicaçã deste diplma é, de um md geral, bastante vast. A títul de exempl, a 3 Drivers já desenvlveu para s seus clientes plans de gestã de resídus, análises de cicl de vida (LCA), prject e dimensinament de infra- estruturas de gestã e tratament de resídus, cncepçã de sistemas de lgística reversa, Benchmarking de tecnlgias de gestã de resídus, entre utrs. 3 Drivers Engenharia, Invaçã, Ambiente, Lda. Avenida 5 de Outubr, 124, 4º pis Lisba, Prtugal E- mail: 3drivers@3drivers.pt Telefne: (+351) Fax: (+351)

3 A experiência acumulada pela 3 Drivers, seguind percurs Prtuguês já de 24 ans a abrig de Directivas da Uniã Eurpeia em gestã de resídus, certamente pderá representar uma vantagem cmpetitiva para as empresas privadas d sectr e entidades públicas Brasileiras nesta fase de arranque e implementaçã da Plítica Nacinal de Resídus Sólids. Apresentam- se de seguida as principais áreas de intervençã a nível macr e a nível micr nde a 3 Drivers pderá vir a actuar. Nível MACRO Api à elabraçã d Plan Nacinal de Resídus Sólids (Títul III, Capítul II, Seçã II), as Plans Estaduais/Micrrreginais de Resídus Sólids (Títul III, Capítul II, Seçã III, Art.17), e Plans Municipais de Gestã Integrada de Resídus Sólids (Títul III, Capítul II, Seçã IV) mais cncretamente ns seguintes parâmetrs: Desenvlviment de cenáris, benchmarking de tendências internacinais e macrecnómicas n cntext da gestã de resídus; Benchmarking e definiçã de prpstas de metas e directrizes de reduçã, valrizaçã (reutilizaçã, reciclagem, valrizaçã energética) e de dispsiçã final; Prpstas de prgramas de acções/medidas para cumpriment de bjectivs (metas) a diferentes níveis gegráfics; Análise de flux de materiais a diferentes níveis gegráfics, e impactes sciecnómics e ambientais assciads as mesms; Elabraçã de prjects de infra- estruturas tecnlógicas para reclha, valrizaçã e tratament de resídus e plans de gestã peracinal das mesmas, a nível municipal e inter- municipal; Definiçã de prgramas de mnitrizaçã d sistema, cm indicadres de acmpanhament; Elabraçã e implementaçã de prgramas de educaçã ambiental nas empresas, municípis; Api a desenvlviment de sistema de cálcul de cntribuiçã financeira de munícipes e empresas para sistema de gerenciament públic de resídus; Prpsta de estruturaçã e peracinalizaçã de sistemas dedicads de fluxs de gestã através de cperativas u utras frmas assciativas de reclha de materiais valrizáveis (de acrd cm Títul III, Capítul III, Seçã II, Art. 33); 3 Drivers Engenharia, Invaçã, Ambiente, Lda. Avenida 5 de Outubr, 124, 4º pis Lisba, Prtugal E- mail: 3drivers@3drivers.pt Telefne: (+351) Fax: (+351)

4 Cncepçã de mdels de reclha de dads e seu prcessament n âmbit de um Sistema Declaratóri Anual de Resídus Sólids (de acrd cm Títul II, Capítul III, Art. 8º, alínea XI, XV e XVII pnt b) e de acrd cm Títul III, Capítul I, Art. 12º); Cncepçã de sistemas integrads de gestã de infrmaçã (cadastrs electrónics) sbre resídus sólids (tips, quantidades, geradres, receptres), sbre peradres de gestã de resídus perigss e de peradres de resídus (de acrd cm Títul II, Capítul III, Art. 8º, alínea XI, XV e XVII pnt b)); Prpstas de cncepçã de sistemas de cmpras públicas sustentáveis (de acrd cm dispst n Capítul II, Art. 7º, alínea XI); Plan de estruturaçã e funcinament de sistemas de lgística inversa para fluxs de resídus dedicads, a diferentes níveis gegráfics (de acrd cm dispst n Títul III, Capitul III, Seçã II, Art. 33º); Plan de estruturaçã e funcinament de sistemas de clecta selectiva e de reaprveitament de resídus sólids reutilizáveis (de acrd cm dispst n Títul III, Capitul III, Seçã II, Art. 36º); Nível MICRO Avaliaçã de cicl de vida de prduts e serviçs (de acrd cm Títul II, Capítul II, Art. 6º, alínea XIII; Títul III, Capítul III, Seçã II, Art. 31º); Plans de ptimizaçã ambiental de prduts e serviçs (ec- eficiência) (de acrd cm Títul II, Capítul II, Art. 6º, alínea V; Títul III, Capítul III, Seçã II, Art. 31º); Api a licenciament (de acrd cm Títul II, Capítul III, Art. 8º, alínea XVII, pnt f)); Api à elabraçã de plans de gerenciament de resídus sólids (de acrd cm Capítul II, Seçã V, Art. 20 e 21) Identificaçã de prtunidades de clabraçã cm diferentes indústrias/empresas para a valrizaçã de resídus sólids (de acrd cm dispst n Títul II, Capítul II, Art. 7º, alíneas XIII, XIV; Títul III, Capítul III, Seçã II, Art. 30º); 3 Drivers Engenharia, Invaçã, Ambiente, Lda. Avenida 5 de Outubr, 124, 4º pis Lisba, Prtugal E- mail: 3drivers@3drivers.pt Telefne: (+351) Fax: (+351)

5 Algumas Ntas relativas à Plítica Nacinal de Resídus Sólids O cnteúd d dcument que vem estabelecer a nva plítica Brasileira de resídus sólids pssui um enquadrament cm algumas semelhanças às plíticas de gestã de resídus que vigram actualmente em Prtugal, mesm cnsiderand as devidas limitações assciadas à maturidade e implementaçã destas plíticas. De um md geral, a Lei nº inclui muitas das linhas rientadras que têm vind a ser disseminadas pela Uniã Eurpeia nesta matéria, cm seja princípi de pluidr- pagadr u a respnsabilidade partilhada pel cicl de vida de prduts. N entant, é necessári salientar algumas diferenças imprtantes: a) A divisã de respnsabilidades administrativas n que diz respeit a estabeleciment de metas, directrizes e fiscalizaçã da gestã de resídus entre Estads, Micrrregiões e Municípis e utras entidades. Tend em cnta a extensã territrial d país, é cmpreensível a elabraçã tripartida de plans de gestã. N entant, é desejável que exista uma ba articulaçã entre metas e directrizes impstas a nível nacinal e s instruments de gestã u estratégias de acçã implementadas a nível estadual u municipal. A prfusã de metas, directrizes e acções, bem cm as respnsabilidades definidas a diferentes níveis gegráfics pdem facilmente cnduzir à sbrepsiçã de bjectivs u à incmpatibilidade entre instruments plítics, que pde gerar atrass u mesm barreiras à implementaçã de medidas (veja- se cas das Directivas da Uniã Eurpeia e as diferentes interpretações feitas pels Estads- Membrs sbre essas directivas). Pr exempl, em Prtugal, as principais metas e instruments regulatóris, ecnómics e vluntáris sã definidas a nível nacinal para tda a tiplgia de resídus (urbans, nã urbans, perigss). A gestã de resídus nã urbans e de resídus perigss é efectuada dentr de uma rede dedicada de peradres de gestã de resídus, que se respnsabilizam pelas perações de gestã ds mesms, segund as regras da hierarquia de pções de fim de vida. Já s resídus urbans sã única respnsabilidade ds municípis, pdend, n entant, estes cnstituírem assciações intermunicipais para elabrar s plans de gestã e dinamizar a criaçã das infra- estruturas de tratament de resídus. b) A nã inclusã ds resídus de embalagem (de frma explícita), veículs em fim de vida e óles alimentares cm fluxs específics de resídus abrangids pr Sistemas de Lgística Reversa; c) A nã discriminaçã ds resídus rgânics enquant fracçã individualizável ds resídus sólids urbans, uma vez que esta fracçã pderá requerer um tip de tratament dissciad das restantes; d) A nã discriminaçã de alguns resídus industriais digns de tratament individualizad, cm é cas ds resídus metálics e nã metálics; 3 Drivers Engenharia, Invaçã, Ambiente, Lda. Avenida 5 de Outubr, 124, 4º pis Lisba, Prtugal E- mail: 3drivers@3drivers.pt Telefne: (+351) Fax: (+351)

6 N entant, é imprtante também salientar alguns ds aspects psitivs que este dcument apresenta, e que sã bastante invadres até mesm num cntext d que sã as práticas de gestã de resídus a nível glbal. a) O fact de s catadres serem descriminads psitivamente em td diplma. O que traduz uma vntade plítica de fact de apiar e recnverter s peradres infrmais actualmente existentes e que cm melhres u pires cndições têm dad um cntribut significativ para a reciclagem e valrizaçã de resídus n Brasil; b) A imprtância dada à cntabilizaçã de fluxs de resídus (material flw analysis) cm um ds pnts a abrdar ns Plans de Gestã de Resídus Estaduais; c) A intrduçã d cnceit de cicl de vida e incentiv à cnduçã deste tip de metdlgia de análises. De fact LCA (Life Cycle Assessment) é uma ferramenta crítica de api à decisã em matéria de gestã de resídus. N estud de alternativas e circuits de tratament de resídus LCA pde previamente permitir tmar decisões mais acertadas de um pnt de vista ambiental e ecnómic; d) A imprtância dada à integraçã de factres de ec- design, sbretud assciadas à gestã de resídus de embalagens; e) O incentiv dad para que s respnsáveis pels sistemas de lgística reversa de determinads prduts (baterias, pneus, etc.) estejam articulads cm s respnsáveis pela reclha de resídus sólids urbans, pdend criar sinergias muit interessantes ns circuits de reclha. Cntact - Área Cmercial: Pedr Nazareth Telefne: pedrnazareth@3drivers.pt 3 Drivers Engenharia, Invaçã e Ambiente Lda Av. 5 de Outubr, 124-4º Pis Lisba 3 Drivers Engenharia, Invaçã, Ambiente, Lda. Avenida 5 de Outubr, 124, 4º pis Lisba, Prtugal E- mail: 3drivers@3drivers.pt Telefne: (+351) Fax: (+351)

Designação do projeto Órgão de Acompanhamento das Dinâmicas Regionais de Lisboa (OADRL)

Designação do projeto Órgão de Acompanhamento das Dinâmicas Regionais de Lisboa (OADRL) Designaçã d prjet Órgã de Acmpanhament das Dinâmicas Reginais de Lisba (OADRL) - 2016 Códig d prjet LISBOA-09-6177-FEDER-000003 Objetiv principal Criar as cndições e reunir s meis necessáris para exercíci

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Empreendedorismo) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Empreendedorismo) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE Empreendedrism) Página 1 de 8 Vale Empreendedrism (Vale Simplificad) Tiplgia Aquisiçã de serviçs de cnsultria na área d

Leia mais

Estratégia Nacional de Especialização Inteligente. Lisboa, 2 de fevereiro de 2017 José Carlos Caldeira

Estratégia Nacional de Especialização Inteligente. Lisboa, 2 de fevereiro de 2017 José Carlos Caldeira Estratégia Nacinal de Especializaçã Inteligente Lisba, 2 de fevereir de 2017 Jsé Carls Caldeira Estrutura da Apresentaçã I. ENEI: prcess em Prtugal II. Mnitrizaçã e avaliaçã III. Primeirs resultads I.

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Inovação) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Inovação) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE Invaçã) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing cnsulting.cm

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Internacionalização) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Internacionalização) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE Internacinalizaçã) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

AVALIAÇÃO, COMPRA E VENDA DE EMPRESAS (VALOR JUSTO) BRACING Avaliação, Compra e Venda de Empresas Página 1 de 10. Bracing Consulting, Lda.

AVALIAÇÃO, COMPRA E VENDA DE EMPRESAS (VALOR JUSTO) BRACING Avaliação, Compra e Venda de Empresas Página 1 de 10. Bracing Consulting, Lda. AVALIAÇÃO, (VALOR JUSTO) COMPRA E VENDA DE EMPRESAS BRACING Avaliaçã, Cmpra e Venda de Empresas Página 1 de 10 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE I&DT) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE I&DT) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE I&DT) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing cnsulting.cm

Leia mais

O equilíbrio económico e financeiro de uma concessão de transportes

O equilíbrio económico e financeiro de uma concessão de transportes O equilíbri ecnómic e financeir de uma cncessã de transprtes Fernand Cresp Diu UTAP Cnteúds 1) Breve apresentaçã da UTAP 2) O Value fr Mney, valr d serviç de transprtes 3) O mdel de negóci, s cntrats e

Leia mais

REDE DE AVALIAÇÃO DO QREN 9.ª REUNIÃO, LISBOA, SÍNTESE

REDE DE AVALIAÇÃO DO QREN 9.ª REUNIÃO, LISBOA, SÍNTESE REDE DE AVALIAÇÃO DO QREN 9.ª REUNIÃO, LISBOA, 05.07.2010 SÍNTESE A nna reuniã da Rede de Avaliaçã d QREN teve lugar n dia 05 de Julh de 2010, em Lisba cm a duraçã de 1 dia e cm a seguinte rdem de trabalhs:

Leia mais

ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELO DECRETO-LEI N.º 73/2011, DE 17 DE JUNHO, AO DECRETO-LEI N.º 153/2003, DE 11 DE JULHO

ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELO DECRETO-LEI N.º 73/2011, DE 17 DE JUNHO, AO DECRETO-LEI N.º 153/2003, DE 11 DE JULHO ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELO DECRETO-LEI N.º 73/2011, DE 17 DE JUNHO, AO DECRETO-LEI N.º 153/2003, DE 11 DE JULHO O Decret-Lei 73/2011, de 17 de Junh, altera regime geral da gestã de resídus e transpõe

Leia mais

SERVIÇOS FINANCEIROS DIGITAIS EM MOÇAMBIQUE. A Regulação de Entidades Operadoras de Serviços Financeiros Digitais (SFD) 28 Maio 2018

SERVIÇOS FINANCEIROS DIGITAIS EM MOÇAMBIQUE. A Regulação de Entidades Operadoras de Serviços Financeiros Digitais (SFD) 28 Maio 2018 SERVIÇOS FINANCEIROS DIGITAIS EM MOÇAMBIQUE A Regulaçã de Entidades Operadras de Serviçs Financeirs Digitais (SFD) 28 Mai 2018 Desafis e Cnclusões 1. Regulaçã: factr de viabilizaçã u inibiçã? 2. Pilares

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 PDR2020 (Jovens agricultores) Página 1 de 7. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 PDR2020 (Jovens agricultores) Página 1 de 7. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 PDR2020 (Jvens agricultres) Página 1 de 7 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

INICIATIVAS GULBENKIAN PARA A INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO. Concurso para apoio a iniciativas-piloto no âmbito das economias criativas

INICIATIVAS GULBENKIAN PARA A INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO. Concurso para apoio a iniciativas-piloto no âmbito das economias criativas INICIATIVAS GULBENKIAN PARA A INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO Cncurs para api a iniciativas-pilt n âmbit das ecnmias criativas Nta: Este cncurs decrre em duas etapas. ENQUADRAMENTO A Fundaçã Caluste Gulbenkian

Leia mais

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA E DA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA E DA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO Universidade d Estad de Santa Catarina Centr de Ciências da Administraçã e Sciecnômicas Prgrama de Pós-Graduaçã em Administraçã Mestrad Prfissinal em Administraçã ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Empreendedorismo Qualificado) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Empreendedorismo Qualificado) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (Empreendedrism Qualificad) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

PROGRAMA DE TRABALHO

PROGRAMA DE TRABALHO PROGRAMA DE TRABALHO 2008-2009 ENQUADRAMENTO O Fórum Nã Gvernamental para a Inclusã Scial (FNGIS) surgiu na sequência de um apel frmulad pela Crdenaçã d Plan Nacinal de Acçã para a Inclusã (PNAI) a um

Leia mais

PREVISÃO E PLANIFICAÇÃO DE QUADRO

PREVISÃO E PLANIFICAÇÃO DE QUADRO Seminári Prátic Luanda, 21, 22 e 23 de Junh de 2017 - Htel**** Saiba cm desenvlver um planeament da estrutura rganizativa e alcance s bjectivs prfissinais desejads PREVISÃO E PLANIFICAÇÃO DE QUADRO Enquadrament

Leia mais

PLANO DE MARKETING 2019

PLANO DE MARKETING 2019 Inscrevase até 19 de Outubr e btenha descnts Seminári Técnic Elabraçã, Seguiment e Avaliaçã d Luanda, 29, 30, e 31 de Outubr de 2018 - Htel**** PLANO DE MARKETING 2019 Dmine tdas as ferramentas a seu alcance

Leia mais

Primeira Intervenção (Oradores)

Primeira Intervenção (Oradores) Oeiras, Ambiente e Mei Urban - Relatóri da Sessã Cm bjectiv de trnar prcess de revisã d PDM Oeiras numa prtunidade de definir um cnjunt de estratégias e linhas de acçã sólidas e eficazes na cncretizaçã,

Leia mais

TÉCNICAS E PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS

TÉCNICAS E PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS Seminári Prátic Luanda, 20,21,22,23 e 24 de Junh de 2016 - Htel**** Ferramentas, metdlgias e chaves para TÉCNICAS E PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS Agilize s prcesss administrativs da rganizaçã e cnsiga equipas

Leia mais

A qualidade das águas balneares

A qualidade das águas balneares A qualidade das águas balneares Entende-se pr qualidade da água cnjunt de valres ds parâmetrs físics, químics, bilógics e micrbilógics da água que permite avaliar a sua adequaçã para determinads uss directs

Leia mais

UNIVERSIDADE FEEVALE INCUBADORA TECNOLÓGICA DA FEEVALE (ITEF) SELEÇÃO DE PROJETOS PARA FASE DE PRÉ- INCUBAÇÃO

UNIVERSIDADE FEEVALE INCUBADORA TECNOLÓGICA DA FEEVALE (ITEF) SELEÇÃO DE PROJETOS PARA FASE DE PRÉ- INCUBAÇÃO UNIVERSIDADE FEEVALE INCUBADORA TECNOLÓGICA DA FEEVALE (ITEF) SELEÇÃO DE PROJETOS PARA FASE DE PRÉ- INCUBAÇÃO 1) INTRODUÇÃO A Universidade FEEVALE, pr mei da Incubadra Tecnlógica da FEEVALE ITEF apia desenvlviment

Leia mais

Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo Associação Empresarial das ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge

Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo Associação Empresarial das ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge Segunda alteraçã a Decret Regulamentar Reginal n.º 26/2007/A, de 19 de Nvembr, cm as alterações intrduzidas pel Decret Regulamentar Reginal n.º 10/2010/A, de 15 de Junh, que aprva Subsistema de Api a Desenvlviment

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 PDR2020 (Invest. Explr. Agrícla) Página 1 de 9 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020

Leia mais

Acções de Formação AGEPOR

Acções de Formação AGEPOR 2017 Acções de Frmaçã AGEPOR Códig IMDG 5ª Ediçã Iníci: Lisba: 8 Mai 2017 Prt: 9 Mai 2017 A AGEPOR encntra-se certificada pela DGERT Certificad Nº 1809/2015 840 Serviçs de Transprte AGEPOR Assciaçã ds

Leia mais

CONSTRUINDO O FUTURO: UMA AGENDA ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

CONSTRUINDO O FUTURO: UMA AGENDA ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CONSTRUINDO O FUTURO: UMA AGENDA ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL VISÃO E ESTRATÉGIA VERSÃO PRELIMINAR Janeir de 2011 CONSTRUINDO O FUTURO: UMA AGENDA ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Leia mais

Cinco sentidos da Economia Social. Américo M. S. Carvalho Mendes

Cinco sentidos da Economia Social. Américo M. S. Carvalho Mendes Cinc sentids da Ecnmia Scial Améric M. S. Carvalh Mendes ATES Área Transversal de Ecnmia Scial Universidade Católica Prtuguesa Prt 29 de Nvembr de 2015 Améric M. S. Carvalh Mendes Cinc sentids da Ecnmia

Leia mais

Preparação para a Certificação de Gestor da Qualidade - Excelência Organizacional

Preparação para a Certificação de Gestor da Qualidade - Excelência Organizacional Preparaçã para a Certificaçã de Gestr da Qualidade - Excelência Organizacinal OBJETIVOS DO CURSO Apresentar as participantes s cnteúds d Crp de Cnheciment necessáris à certificaçã, pssibilitand que aprimrem

Leia mais

Campanha Construindo Cidades Resilientes: minha cidade está se preparando!

Campanha Construindo Cidades Resilientes: minha cidade está se preparando! Campanha Cnstruind Cidades Resilientes: minha cidade está se preparand! Platafrma temática sbre risc urban nas Américas Frtaleciment da cperaçã e clabraçã entre gverns lcais Cnvite à apresentaçã de prpstas

Leia mais

ISO é um órgão mundial não governamental com sede em

ISO é um órgão mundial não governamental com sede em História e Imprtância das Nrmas ISO 14000 ISO é um órgã mundial nã gvernamental cm sede em Genebra, Suíça, da qual participam mais de 100 países. Fundada a 23/02/1947, cm bjectiv de prpr nrmas de cnsens

Leia mais

Alto Comissariado da Saúde

Alto Comissariado da Saúde Alt Cmissariad da Saúde QUAR 2010 Prject de Parecer emitid pel Alt Cmissariad da Saúde (GPEARI d Ministéri da Saúde) cm Análise Crítica da Aut-Avaliaçã d Institut Nacinal de Emergência Médica, I.P. Setembr

Leia mais

Conselho Coordenador da Avaliação dos Serviços. Orientação Técnica

Conselho Coordenador da Avaliação dos Serviços. Orientação Técnica Cnselh Crdenadr da Avaliaçã ds Serviçs Orientaçã Técnica Aut-Avaliaçã ds Serviçs Elabraçã (pels GPEARI s) d Relatóri da Análise Cmparada da Avaliaçã d Desempenh ds Serviçs I. CONSIDERAÇÕES GERAIS O Sistema

Leia mais

REGULAMENTO 1ª EDICÃO PRÉMIO FOOD FAB LAB

REGULAMENTO 1ª EDICÃO PRÉMIO FOOD FAB LAB REGULAMENTO 1ª EDICÃO PRÉMIO FOOD FAB LAB O TAGUSVALLEY assume um papel fundamental cm agente dinamizadr da invaçã e ecnmia da regiã e prcura as cndições necessárias para que as atividades ecnómicas sejam

Leia mais

FINANÇAS para NÃO FINANCEIROS

FINANÇAS para NÃO FINANCEIROS Curs Prátic Luanda, 21, 22, 23 e 24 de Junh de 2016 - Htel**** Guia Prática de FINANÇAS para NÃO FINANCEIROS Frmaçã cmpleta, ágil e sem tecnicisms descnt Inscrevend-se até dia 10 de Junh Um MUST para prfissinais

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA N.º 16/2017

ORIENTAÇÃO TÉCNICA N.º 16/2017 ORIENTAÇÃO TÉCNICA N.º 16/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DO DOMÍNIO DA COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO Equipaments especificamente afets a atividades de Investigaçã e Desenvlviment (I&D) ELEGIBILIDADE

Leia mais

PROCESSO DE ACREDITAÇÃO DE EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS. Eixo Prioritário 3

PROCESSO DE ACREDITAÇÃO DE EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS. Eixo Prioritário 3 PROCESSO DE ACREDITAÇÃO DE EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS Avis Nº ACORES-51-2017-14 PROGRAMA OPERACIONAL PARA OS AÇORES 2020 Eix Priritári 3 Cmpetitividade das Empresas Reginais Priridade

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Internacionalização PME) Página 1 de 9. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Internacionalização PME) Página 1 de 9. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (Internacinalizaçã PME) Página 1 de 9 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Qualificação PME) Página 1 de 10. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Qualificação PME) Página 1 de 10. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (Qualificaçã PME) Página 1 de 10 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

MAIS CENTRO. Eixo Prioritário I Competitividade, Inovação e Conhecimento

MAIS CENTRO. Eixo Prioritário I Competitividade, Inovação e Conhecimento MAIS CENTRO Eix Priritári I Cmpetitividade, Invaçã e Cnheciment Cncurs em ÁREAS DE ACOLHIMENTO EMPRESARIAL E LOGÍSTICA PARA COMUNIDADES INTERMUNICIPAIS Referencial para Operações imateriais de prmçã d

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Inovação Produtiva) Página 1 de 10. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Inovação Produtiva) Página 1 de 10. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (Invaçã Prdutiva) Página 1 de 10 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE PRIVACIDADE POLÍTICA DE PRIVACIDADE Entidade: Direçã-Geral ds Estabeleciments Esclares () Mrada: Praça de Alvalade, nº 12 1749-070 Telefne: 218433910 Crrei eletrónic: atendiment@dgeste.mec.pt Síti da internet: https://www.dgeste.mec.pt/

Leia mais

Impasses e Perspectivas da Avaliação RITA BARRADAS BARATA DAV

Impasses e Perspectivas da Avaliação RITA BARRADAS BARATA DAV Impasses e Perspectivas da Avaliaçã RITA BARRADAS BARATA DAV IMPASSES ATUAIS 1. MAGNITUDE 2. DIVERSIDADE 3. CONTEXTOS VARIADOS 4. FINALIDADES 5. TRADIÇOES DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA VARIADAS 6. PERSPECTIVAS:

Leia mais

Política Gestão de Riscos Corporativos

Política Gestão de Riscos Corporativos Plítica Gestã de Riscs Crprativs POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS DA TIM PARTICIPAÇÕES S.A. PREMISSA... 2 1. DESTINATÁRIOS... 2 2. OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO... 2 3. REFERÊNCIAS... 3 4. DESCRIÇÃO

Leia mais

CAOMZ06 PT:

CAOMZ06  PT: Curs de Especializaçã de Lgística Planeament Estratégic Crdenadr: Eng.º Vasc Carvalh Índice Duraçã Ttal... 2 Destinatáris... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisits... 2 Objetiv Geral... 2 Objetivs Específics...

Leia mais

Auditoria às Reclamações e Pedidos de Informação dos CTT Correios de Portugal, S.A. 2017

Auditoria às Reclamações e Pedidos de Informação dos CTT Correios de Portugal, S.A. 2017 Auditria às Reclamações e Pedids de Infrmaçã ds CTT Crreis de Prtugal, S.A. 2017 Síntese d Relatóri Versã pública 11 de setembr de 2018 Este dcument fi preparad pela Grant Thrntn & Assciads, SROC, Lda.

Leia mais

Documento Orientador: UFCD: Ideias e Oportunidades de Negócio Código 7583

Documento Orientador: UFCD: Ideias e Oportunidades de Negócio Código 7583 An Letiv 2016/2017 IDEIAS E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO COMERCIAL PLANIFICAÇÃO ANUAL Dcument Orientadr: UFCD: Ideias e Oprtunidades de Negóci Códig 7583 ENSINO SECUNDÁRIO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

DISSERTAÇÃO ou PROJECTO FINAL NORMAS PARA O SEU FUNCIONAMENTO

DISSERTAÇÃO ou PROJECTO FINAL NORMAS PARA O SEU FUNCIONAMENTO DISSERTAÇÃO u PROJECTO FINAL NORMAS PARA O SEU FUNCIONAMENTO 1. PREÂMBULO Cnfrme previst n artig 20º d Decret-Lei nº 74/2006 de 24 de Març, cicl de estuds cnducente a grau de mestre integra brigatriamente

Leia mais

P7_TA(2012)0091 Sexto Fórum Mundial da Água

P7_TA(2012)0091 Sexto Fórum Mundial da Água P7_TA(2012)0091 Sext Fórum Mundial da Água Resluçã d Parlament Eurpeu, de 15 de març de 2012, sbre Sext Fórum Mundial da Água, a realizar em Marselha, de 12 a 17 de març de 2012 (2012/2552(RSP)) O Parlament

Leia mais

A FLORESTA DE QUE PRECISAMOS...

A FLORESTA DE QUE PRECISAMOS... A FLORESTA DE QUE PRECISAMOS... SUMÁRIO EXECUTIVO DAS CONCLUSÕES 17 DE OUTUBRO DE 2016 ENQUADRAMENTO O Clégi de Engenharia Flrestal da Ordem ds Engenheirs, em clabraçã cm a Universidade de Lisba, a Universidade

Leia mais

CONSTRUINDO O FUTURO: UMA AGENDA ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

CONSTRUINDO O FUTURO: UMA AGENDA ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CONSTRUINDO O FUTURO: UMA AGENDA ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL VISÃO E ESTRATÉGIA 29 de Junh de 2011 CONSTRUINDO O FUTURO: UMA AGENDA ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Plan

Leia mais

REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA AEFPCEUP. A Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da

REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA AEFPCEUP. A Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA AEFPCEUP A Assciaçã de Estudantes da Faculdade de Psiclgia e de Ciências da Educaçã da Universidade d Prt (AEFPCEUP) recnhece que s rçaments participativs, utilizads

Leia mais

REFERENCIAIS DO CURSO DE TÉCNICAS DE VENDA II (150H / NÍVEL 4)

REFERENCIAIS DO CURSO DE TÉCNICAS DE VENDA II (150H / NÍVEL 4) REFERENCIAIS DO CURSO DE TÉCNICAS DE VENDA II (150H / NÍVEL 4) UFCD 0397 ATENDIMENTO E SERVIÇO PÓS-VENDA Carga hrária: 25 hras Objetivs Aplicar as técnicas de atendiment pós venda, esclarecend cliente

Leia mais

ANÁLISE DE MARGENS E REDUÇÃO DE CUSTOS

ANÁLISE DE MARGENS E REDUÇÃO DE CUSTOS Inscreva-se até 12 de Outubr e btenha descnts especiais Seminári Prátic Técnicas, Ferramentas e Metdlgias de Luanda, 26, 27 e 28 de Outubr de 2016 - Htel**** ANÁLISE DE MARGENS E REDUÇÃO DE CUSTOS para

Leia mais

MARKETING METRICS & KPIs

MARKETING METRICS & KPIs Inscrevase até 20 de Outubr e btenha descnts Seminári Técnic Estabeleça um cnjunt de MARKETING METRICS & KPIs Participe n Seminári de 24 hras e: Luanda, 30,31 de Outubr, e 1 de Nvembr de 2017 - Htel****

Leia mais

DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADES DE FORMAÇÃO

DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADES DE FORMAÇÃO Inscrevase até 3 de Fevereir e btenha descnts Seminári Prátic Ferramentas, Técnicas e Metdlgias de Luanda, 13 e 14 de Fevereir de 2017 - Htel**** DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADES DE FORMAÇÃO para elabrar um

Leia mais

GESTÃO DE STOCKS. A para a racionalização de custos e melhoria de procedimentos. 3 dias de Formação Intensiva para analisar em

GESTÃO DE STOCKS. A para a racionalização de custos e melhoria de procedimentos. 3 dias de Formação Intensiva para analisar em Seminári Prátic APROVISIONAMENTO E Luanda, 23, 24 e 25 de Mai de 2017 - Htel**** GESTÃO DE STOCKS A para a racinalizaçã de custs e melhria de prcediments 3 dias de Frmaçã Intensiva para analisar em A Quantidade

Leia mais

Conselho Coordenador da Avaliação dos Serviços Orientação Técnica

Conselho Coordenador da Avaliação dos Serviços Orientação Técnica Cnselh Crdenadr da Avaliaçã ds Serviçs Orientaçã Técnica 12 de Janeir de 2009 Aut Avaliaçã ds Serviçs I. CONSIDERAÇÕES GERAIS O Sistema Integrad de Gestã e Avaliaçã d Desempenh na Administraçã Pública

Leia mais

Autoridade Europeia para a Protecção de Dados

Autoridade Europeia para a Protecção de Dados Autridade Eurpeia para a Prtecçã de Dads RELATÓRIO ANUAL 2004 Resum O Relatóri Anual 2004 abrange primeir períd de existência da Autridade Eurpeia para a Prtecçã de Dads (AEPD) enquant nva autridade fiscalizadra

Leia mais

REFERENCIAIS DO CURSO DE TÉCNICAS DE VENDA I (150H / NÍVEL 4)

REFERENCIAIS DO CURSO DE TÉCNICAS DE VENDA I (150H / NÍVEL 4) REFERENCIAIS DO CURSO DE TÉCNICAS DE VENDA I (150H / NÍVEL 4) UFCD 0355 FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES Aplicar as técnicas de fidelizaçã, cm vista a estabeleciment de uma relaçã de parceria cntínua. Cnceit e

Leia mais

Casa Eficiente a. Separação de resíduos sólidos urbanos

Casa Eficiente a. Separação de resíduos sólidos urbanos 10.a Separaçã de resídus sólids urbans 1 2 FICHA TÉCNICA Títul 10.a Separaçã de resídus sólids urbans Cleçã Casa Catálg de sluções técnicas Ediçã Prgrama Casa Autria Versã 2018-01-18 Publicaçã gratuita

Leia mais

www.highskills.pt geral@highskills.pt Índice Designaçã d Curs... 2 Duraçã Ttal d Curs de Frmaçã... 2 Destinatáris... 2 Objetiv Geral... 2 Objetivs Específics... 2 Estrutura mdular e respectiva carga hrária...

Leia mais

Seminário de Barreiras Técnicas ao Comércio. Iniciativas de Convergência Regulatória

Seminário de Barreiras Técnicas ao Comércio. Iniciativas de Convergência Regulatória Seminári de Barreiras Técnicas a Cmérci Iniciativas de Cnvergência Regulatória DEPARTAMENTO DE NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR- SECEX Cnvergência Regulatória Cntext Tendência

Leia mais

Em 2019, os critérios de avaliação definidos e respetivas ponderações são os seguintes:

Em 2019, os critérios de avaliação definidos e respetivas ponderações são os seguintes: C R I T É R I O S D E A V A L I A Ç Ã O E P O N D E R A Ç Ã O D O P R O G R A M A D E F I N A N C I A M E N T O A P R O J E T O S D E 2 0 1 9 O Regulament d Prgrama de Financiament a Prjets pel INR, I.P.,

Leia mais

Termo de Referência nº

Termo de Referência nº Term de Referência nº 2016.0606.00006-1 Ref: Cntrataçã de cnsultria pessa física para elabraçã de avaliaçã sciambiental para identificaçã de pssíveis impacts sciais e ambientais da implementaçã d prjet

Leia mais

Requerimentos de Divisórias Esportivas: Requerimentos Mandatórios:

Requerimentos de Divisórias Esportivas: Requerimentos Mandatórios: Requeriments de Divisórias Esprtivas: Requeriments Mandatóris: Assinar e seguir a Declaraçã de Cnduta Sustentável desenvlvida pel Cmitê Organizadr ds Jgs Olímpics e Paralímpics Ri 2016; O frnecedr deverá

Leia mais

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Critérios de Avaliação 2017/2018

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Critérios de Avaliação 2017/2018 DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS REGIÃO CENTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GARDUNHA E XISTO, FUNDÃO 161123 Medalha de Prata de Mérit Municipal Departament de Ciências Sciais

Leia mais

Regulamento de Frequência - ADR

Regulamento de Frequência - ADR Regulament de Frequência - ADR www.academiadprfissinal.cm email: academiadprfissinal@ltm.pt V09 17.05.2018 Regulament de Frequência - ADR [Esclha a data] Índice 1- Enquadrament... 3 2 Critéri de Selecçã

Leia mais

Lista dos dados a registar e armazenar em formato eletrónico no âmbito do sistema de monitorização (a que se refere o artigo 24.o)

Lista dos dados a registar e armazenar em formato eletrónico no âmbito do sistema de monitorização (a que se refere o artigo 24.o) Lista ds dads a registar e armazenar em frmat eletrónic n âmbit d sistema de mnitrizaçã (a que se refere artig 24.) L 138/34 ANEXO III É exigida a apresentaçã de dads para as perações apiadas pel FSE,

Leia mais

Guião da Unidade Curricular Educação a Distância. Programa Doutoral em Multimédia em Educação. 2010/11-1º Semestre

Guião da Unidade Curricular Educação a Distância. Programa Doutoral em Multimédia em Educação. 2010/11-1º Semestre Deptº de Educaçã Deptº de Cmunicaçã e Arte Universidade de Aveir Guiã da Unidade Curricular Educaçã a Distância Prgrama Dutral em Multimédia em Educaçã 2010/11-1º Semestre Dcentes Envlvids na Unidade Curricular:

Leia mais

NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDORES

NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDORES 1º Seminari Prátic Técnicas e Ferramentas de Luanda, 13,14 e 15 de Fevereir de 2017 - Htel**** NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDORES para planificar a melhr estratégia e alcançar melhr resultad 24 hras de Frmaçã

Leia mais

Casa Eficiente d. Instalação de pontos de carregamento de veículos elétricos

Casa Eficiente d. Instalação de pontos de carregamento de veículos elétricos 7.d Instalaçã de pnts de carregament de veículs elétrics 1 2 FICHA TÉCNICA Títul 7.d Instalaçã de pnts de carregament de veículs elétrics Cleçã Casa Catálg de sluções técnicas Ediçã Prgrama Casa Autria

Leia mais

Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo Associação Empresarial das ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge

Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo Associação Empresarial das ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge Segunda alteraçã a Decret Regulamentar Reginal n.º 23/2007/A, de 29 de Outubr, cm as alterações intrduzidas pel Decret Regulamentar Reginal n.º 11/2010/A, de 15 de Junh, que aprva Subsistema de Incentivs

Leia mais

0. INTRODUÇÃO 1. OBJETIVOS

0. INTRODUÇÃO 1. OBJETIVOS ÍNDICE: 0. Intrduçã 1. Objetivs 2. Destinatáris 3. Prémis 4. Candidatura 5. Cndições de Participaçã 6. Critéris de Avaliaçã e Decisã 7. Júri 8. Cnsiderações Finais 2 0. INTRODUÇÃO O Municípi de Aruca pretende

Leia mais

Como a construção de planos de negócio para as unidades de serviço pode trazer mais assertividade à gestão?

Como a construção de planos de negócio para as unidades de serviço pode trazer mais assertividade à gestão? Cm a cnstruçã de plans de negóci para as unidades de serviç pde trazer mais assertividade à gestã? Sérgi Lpez Bent Diretr Técnic Executiv Planisa 15.03.2017 Sumári Cnceituaçã Principais aspects d Plan

Leia mais

PRODUTOS/SERVIÇOS O QUE ESPERAM E COMO PODEM OS ASSOCIADOS CONTRIBUIR PARA A SUA PRODUÇÃO/DIFUSÃO?"

PRODUTOS/SERVIÇOS O QUE ESPERAM E COMO PODEM OS ASSOCIADOS CONTRIBUIR PARA A SUA PRODUÇÃO/DIFUSÃO? 1ª JORNADA DE REFLEXÃO A prfissã e assciativism na área da Infrmaçã e da Dcumentaçã Bibliteca Municipal da Nazaré, 9 de Abril de 2011 PRODUTOS/SERVIÇOS O QUE ESPERAM E COMO PODEM OS ASSOCIADOS CONTRIBUIR

Leia mais

Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre Ex.mo Sr. Delegado Regional da Inspeção Geral de Educação

Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre Ex.mo Sr. Delegado Regional da Inspeção Geral de Educação Agrupament de Esclas D. Filipa de Lencastre 172315 Ex.m Sr. Delegad Reginal da Inspeçã Geral de Educaçã N exercíci da faculdade que a Lei cnfere, vem este Agrupament exercer direit a Cntraditóri sbre a

Leia mais

Com esta formação pretende-se que os formandos, com pelo menos 50 % de sucesso atinjam os seguintes objetivos operacionais:

Com esta formação pretende-se que os formandos, com pelo menos 50 % de sucesso atinjam os seguintes objetivos operacionais: 1. OBJETIVOS GERAIS O curs de Especializaçã em Qualidade, Ambiente e Segurança tem cm bjetiv geral dtar s participantes de trein e aptidã implementar sistemas integrads de gestã da qualidade, ambiente

Leia mais

Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019

Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019 Planificaçã/Critéris An Letiv 2018/2019 Nível de Ensin: Secundári Áreas/Disciplina: TOLC An: 2º Curs: Básic Científic-Humanístic Prfissinal X Planificaçã Períd Sequências/Temas/Móduls Cnteúds Prgramátics/Dmínis

Leia mais

Seja um fornecedor reconhecido!

Seja um fornecedor reconhecido! A relevância da indústria brasileira de Higiene Pessal, Perfumaria e Csmétics n mercad glbal tem a fundamental participaçã da cadeia prdutiva d setr. Em busca de incentivar a cmpetitividade, frtalecer

Leia mais

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS NEVES JÚNIOR

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS NEVES JÚNIOR AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS NEVES JÚNIOR Prgrama de Higiene, Saúde e Segurança n Trabalh Curss de Educaçã e Frmaçã MÓDULO 3 Intrduçã à Higiene, Segurança e Saúde n Trabalh II 1 Apresentaçã Tend já

Leia mais

Caro Sócio, Estimado Empresário,

Caro Sócio, Estimado Empresário, Car Sóci, Estimad Empresári, A Câmara de Cmérci e Indústria Árabe-Prtuguesa (CCIAP) tem prazer de infrmar V. Exa. que irá realizar uma Missã Ecnómica à República Demcrática e Ppular da Argélia e à República

Leia mais

FISCALIDADE VERDE Contribuição sobre os Sacos de plástico leves

FISCALIDADE VERDE Contribuição sobre os Sacos de plástico leves FISCALIDADE VERDE Cntribuiçã sbre s Sacs de plástic leves Cnteúd 1. Intrduçã...3 2. Enquadrament Legal...4 3. Implementaçã/Sugestã de us n ERP eticadata...6 3.1 Ediçã de empresas...6 3.2 Cnfiguraçã da

Leia mais

Uma estratégia para o desenvolvimento turístico da envolvente da Albufeira do Alqueva

Uma estratégia para o desenvolvimento turístico da envolvente da Albufeira do Alqueva RT&D Territóris, Empresas e Organizações Vlume II (2), 125-129 (2005) Uma estratégia para desenvlviment turístic da envlvente da Albufeira d Alqueva Carls Silva* GESTALQUEVA Paula Susan Dias** Cnselh Executiv

Leia mais

Apresentação. Higiene, Segurança e Medicina no Trabalho. easymed

Apresentação. Higiene, Segurança e Medicina no Trabalho. easymed Apresentaçã Higiene, Segurança e Medicina n Trabalh 2010 easymed Av. Clumban Brdal Pinheir, 61C Escritóri 13 Tel: +351 21 301 01 00 1070-061 LISBOA Fax: +351 21 726 43 70 PORTUGAL http://www.easymed.pt

Leia mais

Regulamento de Frequência Conselheiros de Segurança

Regulamento de Frequência Conselheiros de Segurança Regulament de Frequência Cnselheirs de Segurança www.academiadprfissinal.cm email: academiadprfissinal@ltm.pt V07 17.05.2018 Índice 1- Enquadrament... 3 2 Critéri de Selecçã e Entrada e Requisits Mínims...

Leia mais

Anúncio de Abertura de Período de Apresentação de Candidaturas N.º 2 / 2019 ÀDAE MAR 2020

Anúncio de Abertura de Período de Apresentação de Candidaturas N.º 2 / 2019 ÀDAE MAR 2020 J 'ifl, Ã4ôQôÀ - 'l l Anúnci de Abertura de Perd de Apresentaçã de Candidaturas N.º 2 / 2019 ÀDAE MAR 2020 (Invaçã em espaç tim; Qualificaçã esclar e prfissinal relacinada cm mei aquátic; Prmça de Plans

Leia mais

O Processo de Avaliação

O Processo de Avaliação PLANO ESTRATÉGICO DOS RESÍDUOS HOSPITALARES 2010-2016 AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA RESUMO NÃO TÉCNICO AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE DIRECÇÃO-GERAL DA SAÚDE MARÇO DE 2010 Avaliaçã Ambiental Estratégica

Leia mais

Regulamento de Frequência Conselheiros de Segurança

Regulamento de Frequência Conselheiros de Segurança Regulament de Frequência Cnselheirs de Segurança www.academiadprfissinal.cm email: academiadprfissinal@ltm.pt V06 31.10.2016 Regulament de Frequência Cnselheirs de Segurança Índice 1- Enquadrament... 3

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 124\ 2014

PROJETO DE LEI Nº 124\ 2014 Estad d Ri de Janeir Gabinete d Vereadr Jean Carls de Almeida PROJETO DE LEI Nº 124\ 2014 Dispõe sbre O Prgrama de Treinament as Servidres Públics Municipal e Cargs Cmissinads, que exercem funções de atendiment

Leia mais

Validação de metodologia de aplicação de Custos Simplificados

Validação de metodologia de aplicação de Custos Simplificados Validaçã de metdlgia de aplicaçã de Custs Simplificads Cfinanciament através de Tabela Nrmalizadas de Custs Unitáris, Cnfrme alínea c) d n.º 2, d artig 7.º d Decret-Lei n.º 159/2014, de 27 de utubr Estágis

Leia mais

Apresentação. Higiene, Segurança e Medicina no Trabalho. easymed. Janeiro 2008

Apresentação. Higiene, Segurança e Medicina no Trabalho. easymed. Janeiro 2008 Apresentaçã Higiene, Segurança e Medicina n Trabalh Janeir 2008 easymed Rua Rdrig Reinel, nº 5 C Tel: +351 21 301 01 00 1400-319 LISBOA Fax: +351 21 301 11 16 PORTUGAL http://www.easymed.pt A Easymed A

Leia mais

MBA063 PT:

MBA063   PT: Índice Duraçã Ttal... 2 Destinatáris... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisits... 2 Objetiv Geral... 2 Objetivs Específics... 3 Estrutura mdular e respetiva carga hrária... 3 Cnteúds prgramátics... 3 Metdlgia...

Leia mais

GESTÃO E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO 2017

GESTÃO E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO 2017 Curs Guia Prátic Luanda, 20,21 e 22 de Març de 2017 - Htel**** Etapas, estrutura e ferramentas para a GESTÃO E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO 2017 3 dias para abrdar em prfundidade: As últimas tendências em Gestã

Leia mais

Requerimentos para TEV Vela: Requerimentos Gerais: Requerimentos para práticas de trabalho:

Requerimentos para TEV Vela: Requerimentos Gerais: Requerimentos para práticas de trabalho: Requeriments para TEV Vela: Requeriments Gerais: Apresentar certificaçã ISO 9.001; ISO 14.001; OSHAS 18.001; NBR 16001 u SA8000; Requeriments para práticas de trabalh: Adtar s requeriments mínims definids

Leia mais

Gestão Administrativa de Recursos Humanos na Administração Pública

Gestão Administrativa de Recursos Humanos na Administração Pública Gestã Administrativa de Recurss Humans na Administraçã Pública Objetivs Gerais: Este curs é dirigid a tds s prfissinais que tenham cm bjetiv munir-se de cmpetências e cnheciments atualizads sbre a gestã

Leia mais

A Literacia Financeira no Fomento do Mercado de Valores Mobiliários. Gabinete de Literacia Financeira (GLF)

A Literacia Financeira no Fomento do Mercado de Valores Mobiliários. Gabinete de Literacia Financeira (GLF) 1 A Literacia Financeira n Fment d Mercad de Valres Mbiliáris 2 Gabinete de Literacia Financeira (GLF) 1. Enquadrament 2. Objectiv d Prgrama de Educaçã Financeira 3. Categrias d Prgrama de Educaçã Financeira

Leia mais

REGULAMENTO PARA O INOVA SENAI 2017

REGULAMENTO PARA O INOVA SENAI 2017 REGULAMENTO PARA O INOVA SENAI 2017 1. O INOVA SENAI 1.1 O que é INOVA SENAI é uma atividade técnica-cultural n frmat de cncurs que visa recnhecer publicamente as capacidades de invaçã, empreendedrism

Leia mais

ANÁLISE SWOT PESSOAL Aproveitar ao Máximo os Seus Talentos e Oportunidades

ANÁLISE SWOT PESSOAL Aproveitar ao Máximo os Seus Talentos e Oportunidades ANÁLISE SWOT PESSOAL Aprveitar a Máxim s Seus Talents e Oprtunidades É mais prvável que tenha sucess na sua vida prfissinal se usar s seus talents em tda a sua extensã. Da mesma frma, irá sfrer mens prblemas

Leia mais

Tomamos Café e Falamos de Visitas de Estudo?

Tomamos Café e Falamos de Visitas de Estudo? Tmams Café e Falams de Visitas de Estud? O CONTEXTO DESTE CAFÉ : Prque na Escla Secundária Artística Antóni Arri pretendems prpiciar as aluns experiências cm grande valr para a sua aprendizagem e desenvlviment

Leia mais

ÁFRICA LUSOFONA, UMA VISÃO PROSPECTIVA

ÁFRICA LUSOFONA, UMA VISÃO PROSPECTIVA ÁFRICA LUSOFONA, UMA VISÃO PROSPECTIVA Mariana Abrantes de Susa CEO Presidente da Cmissã Executiva Fundaçã AIP Lisba, 5 de julh 2017 O que é a SOFID Sciedade para Financiament d Desenvlviment, IFIC, S.A.

Leia mais