PROCEDIMENTOS NO SETOR DE APROVAÇÃO DE PROJETOS - IPURB

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROCEDIMENTOS NO SETOR DE APROVAÇÃO DE PROJETOS - IPURB"

Transcrição

1 PROCEDIMENTOS NO SETOR DE APROVAÇÃO DE PROJETOS - IPURB 01. Diretriz Municipal Urbanistica (DM) Vivan, Arq. Roberto Souza (Esse documento informa a zona em que o lote se situa e suas diretrizes urbanísticas gerais, como índice de aproveitamento, taxa de ocupação e usos permitidos no zoneamento). a) Requerimento solicitando a DM (Diretriz Municipal Urbanística); b) Registro do lote (Matrícula - Registro de Imóveis) com data da autenticação atualizada (seis meses); c) Mapa da localização do imóvel: croqui da Planta de situação/localização ou mapa/imagem de satélite, identificando o imóvel. 02. VIABILIDADE (urbanística) Vivan, Arq. Roberto Souza, Arq. Cristiane Bertoco (Quando se questiona sobre se o uso é permitido na zona, ou se já existe um estudo preliminar para o projeto, no que tange a usos, índice de aproveitamento, taxa de ocupação e recuos do zoneamento, bem como diretrizes gerais para implantação do empreendimento). a) Requerimento solicitando a Viabilidade, questionando a dúvida de forma clara; b) Registro do lote (Matrícula - Registro de Imóveis) com data da autenticação atualizada (seis meses); c) Mapa da localização do imóvel: croqui da Planta de situação/localização ou mapa/imagem de satélite, identificando o imóvel; d) Estudo preliminar, quando houver.

2 03. VIABILIDADE E SOLICITAÇÕES AO COMPAHC Técnico responsável pela análise: Arq. Cristiane Bertoco (Questionamentos referentes a patrimônio histórico, quanto à possibilidades de demolição, modificação interna, de fachada ou projeto de integração com nova edificação) Informações no IPURB ou pelo telefone , nas terças e quintas-feiras com Cristiane ou nos s cristiane.bertoco@bentogoncalves.rs.gov.br e compahc.bento@gmail.com). a) Requerimento com a solicitação/questionamento, informando endereço da construção, justificativa da proposta, telefone e para contato; b) Mapa da localização do imóvel: croqui da Planta de situação/localização ou mapa/imagem de satélite, identificando o imóvel; c) Breve histórico da edificação com fotografias internas e externas da edificação; d) Proposta a ser analisada. 04. ALINHAMENTO Técnico responsável pela análise: Eng. Civil Luis Filipe Trevisan (Nesta tramitação é solicitado o gabarito oficial que a via deve possuir, com a largura da pista + passeio publico). a) Registro do Lote (Matrícula Registro de Imóveis) atualizada (máximo 6 meses); b) Planta de situação/localização ou mapa/imagem de satélite quando na zona rural, identificando o imóvel; c) Construções junto a faixas de domínio deverão buscar orientação junto aos órgãos competentes, devendo apresentar esta documentação junto a prefeitura no momento da abertura do protocolo;

3 05. CERTIDÃO DE NÚMERO DE PRÉDIO Técnico responsável pela análise: Eng. Civil Luis Filipe Trevisan a) Registro do Lote (Matrícula Registro de Imóveis); b) Croqui de localização, contendo a numeração das casas vizinhas mais próximas; c) Mapa/imagem de satélite identificando o imóvel. 06. APROVAÇÃO DE PROJETO DE CONSTRUÇÃO Vivan, Arq. Roberto Souza, Osmar Santos (Nesta tramitação não é solicitado o licenciamento, ou seja, a emissão do alvará de licença para construir). É fornecida apenas a aprovação do projeto, sendo que o licenciamento da construção (Alvará de Construção) deverá ser solicitado em um novo protocolo/ processo. a) Declaração/Termo de Compromisso do responsável técnico preenchida e assinada (para projeto); b) Checklist referente à atividade preenchido e assinado; c) Documentos relacionados no checklist. (Nesse caso pode ser apresentada apenas a ART/ RRT de projeto arquitetônico); d) Construções junto a faixas de domínio deverão buscar orientação junto aos órgãos competentes, devendo apresentar esta documentação junto a prefeitura no momento da abertura do protocolo; Obs. Poderá ser apresentado inicialmente um (01) jogo do projeto, e posteriormente, por ocasião da aprovação, serão solicitados os demais. Procedimento, modelo de Termo de Compromisso e checklist disponíveis em:

4 07. LICENCIAMENTO DE CONSTRUÇÃO Vivan, Arq. Roberto Souza, Osmar Santos (Nesta tramitação é solicitada a emissão do alvará de licença para construir, nos casos em que o projeto já foi aprovado). É fornecido o Alvará de Construção. a) Deve ser protocolado novo processo, informando número do processo anterior; b) Cópias do projeto aprovado (mínimo 3 vias); c) Declaração/Termo de Compromisso do responsável técnico preenchida e assinada (para projetos complementares e execução); d) ARTs/ RRTs de execução, bem como dos projetos complementares; e) Licença ambiental, quando for o caso. f) Construções junto a faixas de domínio deverão buscar orientação junto aos órgãos competentes, devendo apresentar esta documentação junto a prefeitura no momento da abertura do protocolo; Obs. Procedimento, modelo de Termo de Compromisso e checklist disponíveis em: 08. APROVAÇÃO DE PROJETO E LICENCIAMENTO DE CONSTRUÇÃO Vivan, Arq. Roberto Souza, Osmar Santos (Nesta tramitação é solicitada também a emissão do alvará de licença para construir). São fornecidos a aprovação do projeto e o Alvará de Construção. a) Declaração/Termo de Compromisso dos responsáveis técnicos preenchidos e assinados;

5 b) Checklist referente à atividade preenchido e assinado; c) Documentos relacionados no checklist. (Nesse caso devem ser apresentadas as ARTs/ RRTs de projeto e execução, bem como dos projetos complementares); d) Construções junto a faixas de domínio deverão buscar orientação junto aos órgãos competentes, devendo apresentar esta documentação junto a prefeitura no momento da abertura do protocolo; Obs. Poderá ser apresentado inicialmente um (01) jogo do projeto, e posteriormente, por ocasião da aprovação, serão solicitados os demais. 09. REGULARIZAÇÃO DE CONSTRUÇÃO Vivan, Arq. Roberto Souza, Osmar Santos (Quando a edificação foi erigida irregularmente, sem o licenciamento desta Prefeitura ou que necessitem de reaprovação caso já estejam edificadas). São fornecidos a aprovação do projeto e o Alvará de Construção. a) Declaração/Termo de Compromisso dos responsáveis técnicos preenchidos e assinados; b) Checklist referente à atividade preenchido e assinado; c) Documentos relacionados no checklist. (Nesse caso devem ser apresentadas as ARTs/ RRTs de regularização e/ ou laudo); d) Construções junto a faixas de domínio deverão buscar orientação junto aos órgãos competentes, devendo apresentar esta documentação junto a prefeitura no momento da abertura do protocolo; Obs. Poderá ser apresentado inicialmente um (01) jogo do projeto, e posteriormente, por ocasião da aprovação, serão solicitados os demais.

6 10. COMPLEMENTAÇÃO DE PROJETO DE CONSTRUÇÃO Vivan, Arq. Roberto Souza, Osmar Santos (Refere-se a ampliação da construção licenciada por esta Prefeitura e que possui HABITE-SE ou averbação no Registro do Lote (Matrícula Registro de Imóveis)). É fornecido um Alvará de Construção com a área complementada. Informar junto ao requerimento o número do Habite-se, do Alvará de Construção e as alterações realizadas no projeto. a) Declaração/Termo de Compromisso dos responsáveis técnicos preenchidos e assinados; b) Checklist referente à atividade preenchido e assinado; c) Documentos relacionados no checklist, das alterações realizadas; Obs. Poderá ser apresentado inicialmente um (01) jogo do projeto, e posteriormente, por ocasião da aprovação, serão solicitados os demais. Procedimento, modelo de Termo de Compromisso e checklist disponíveis em: MODIFICAÇÃO DE PROJETO DE CONSTRUÇÃO Vivan, Arq. Roberto Souza, Osmar Santos (Refere-se a alterações no projeto da construção licenciado por esta Prefeitura ALVARÁ também com alteração na área metragem quadrada - total do prédio / a maior ou menor). É fornecido um novo alvará, com a área total. A edificação não possui Habite-se neste caso. Informar junto ao requerimento o número do Alvará de Construção e as alterações realizadas no projeto.

7 a) Declaração/Termo de Compromisso dos responsáveis técnicos preenchidos e assinados; b) Checklist referente à atividade preenchido e assinado; c) Documentos relacionados no checklist, das alterações realizadas. Obs. Poderá ser apresentado inicialmente um (01) jogo do projeto, e posteriormente, por ocasião da aprovação, serão solicitados os demais. Procedimento, modelo de Termo de Compromisso e checklist disponíveis em: SUBSTITUIÇÃO DE PROJETO DE CONSTRUÇÃO Vivan, Arq. Roberto Souza, Osmar Santos (Neste caso, o projeto da construção licenciado por esta Prefeitura ALVARÁ apresentará modificações, sem a alteração da sua área metragem quadrada - total). Informar junto ao requerimento o número do Alvará de Construção e as alterações realizadas no projeto. a) Declaração/Termo de Compromisso dos responsáveis técnicos preenchidos e assinados; b) Checklist referente à atividade preenchido e assinado; c) Documentos relacionados no checklist, das alterações realizadas. Obs. Poderá ser apresentado inicialmente um (01) jogo do projeto, e posteriormente, por ocasião da aprovação, serão solicitados os demais.

8 13. REFORMA DE CONSTRUÇÃO Vivan, Arq. Roberto Souza, Arq. Cristiane Bertoco, Osmar Santos (A construção existente deve possuir a carta de habitação e / ou averbação na Matrícula do Registro de Imóveis). É fornecida a aprovação do projeto de reforma e Alvará de Construção. Informar junto ao requerimento os números dos Habite-se(s) e Alvará(s) a) Declaração/Termo de Compromisso dos responsáveis técnicos preenchidos e assinados; b) Checklist referente à atividade preenchido e assinado; c) Documentos relacionados no checklist; d) Construções junto a faixas de domínio deverão buscar orientação junto aos órgãos competentes, devendo apresentar esta documentação junto a prefeitura no momento da abertura do protocolo; Obs. Identificar averbação, habite-se e/ou Alvará de construção no projeto/implantação. Poderá ser apresentado inicialmente um (01) jogo do projeto, e posteriormente, por ocasião da aprovação, serão solicitados os demais. Procedimento, modelo de Termo de Compromisso e checklist disponíveis em: COMPRA DE ÍNDICE (ATAR) Técnicos responsáveis pela análise: Arq. Simone Brum a) Requerimento solicitando compra de índice, indicando a área correspondente no processo de aprovação de projeto. (não é necessário abrir novo processo);

9 15. REGULARIZAÇÃO COM ATAR Técnicos responsáveis pela análise: Arq. Simone Brum b) Requerimento solicitando a regularização através de ATAR junto ao processo (não é necessário abrir novo processo). 16. AUTORIZAÇÃO E CERTIDÃO DE DEMOLIÇÃO: Técnicos responsáveis pela análise: Arq. Cristiane Bertoco Para qualquer obra de demolição, é necessário primeiramente solicitar a autorização, estando ou não averbada a demolição. Essa autorização é emitida pelo IPURB. A Certidão é emitida após a comprovação da demolição através de fotografias, apreciadas pelo IPURB e encaminhada ao Setor de Cadastro da Secretaria de Finanças, que emite a Certidão e dá baixa do cadastro (IPTU). A Certidão somente é emitida para os casos em que a edificação é averbada na Matrícula do lote. Quando não é averbada, apenas dá baixa do cadastro, sem certidão. DOCUMENTOS MÍNIMOS para análise (sem os documentos citados, não há subsídios para analisar o processo e o mesmo retornará ao protocolo a fim de informar ao requerente e anexar a documentação): Para autorização: a) Requerimento solicitando a certidão de demolição, com dados como endereço da obra e contato telefônico; b) Planta de localização do imóvel (pode ser imagem de satélite ou mapa tipo google earth/ maps, desde que identifique de forma clara o local). c) Registro do Lote (Matrícula Registro de Imóveis) em nome do requerente. Caso o requerente não seja o proprietário, anexar título de propriedade, declaração ou procuração.

10 d) Fotos atuais do imóvel (caso a construção já tenha sido demolida, poderá ser a fotografia do terreno limpo ou com a nova edificação, nesse caso informando o número do novo Alvará de Construção, para consulta); Para Certidão: Após realizada a demolição, anexar ao processo as fotografias comprovando a demolição. 17. CMPI / Certidão PPCI (Certificado das Características das Edificações para fins de proteção contra incêndio) Vivan, Arq. Roberto Souza Documento solicitado pelo Corpo de Bombeiros para aprovação do PPCI. Deve ser preenchido por um responsável técnico (Engenheiro, Arquiteto ou técnico com atribuição para tal). O documento para preenchimento está disponível em a) CMPI com os campos de características da edificação, responsável técnico pela edificação, área construída, ocupação - por pavimento e croqui da situação e localização e da altura preenchidos. b) Cópia da ART/ RRT referente ao PPCI ou levantamento arquitetônico; c) Caso a edificação esteja apenas averbada na matrícula do lote e nos casos que possui Alvará de Construção e/ou Habite-se, mas não possui projeto arquivado no IPURB, deverá anexar levantamento arquitetônico. Obs. 1) O responsável técnico citado é responsável pelas informações, ou seja, o que vale como responsabilidade é a ART/ RRT. 2) O CMPI não garante a regularização ou aprovação da obra, mesmos nos casos de apresentação de levantamento arquitetônico. 3) Poderá ser apresentada inicialmente um (01) via

11 do CMPI, e posteriormente, por ocasião da aprovação, serão solicitados as demais. 4) Quando houver necessidade de correções, não há necessidade de novo protocolo. 18. RETIFICAÇÕES DE ALVARÁ OU CARTA DE HABITAÇÃO: Vivan, Arq. Roberto Souza, Arq. Felipe Frizzo a) Requerimento solicitando a retificação; b) Comprovação do erro através de documento (por exemplo, em se tratando de nome, carteira de identidade). 19. RENOVAÇÃO DO ALVARÁ DE CONSTRUÇÃO: Vivan, Arq. Roberto Souza (solicitação necessária quando a obra não é iniciada dentro do prazo de 12 meses, onde o Alvará fornecido perde a validade, devendo o projeto ser novamente licenciado) a) Requerimento solicitando a renovação, devendo ser protocolado antes do vencimento do prazo; 20. TRANSFERÊNCIA DE PROJETOS: Tecnicos responsáveis pela análise: Arq. Adriane, Arq. Sandra, Arq. Roberto b) Requerimento solicitando a transferência; c) Registro do lote (Matrícula - Registro de Imóveis) em nome do proprietário para o qual o projeto será transferido.

12 21. AUTENTICAÇÃO DE PLANILHAS: Técnicos responsáveis pela análise: Arq. Adriane, Arq. Sandra, Arq. Roberto a) Requerimento solicitando a autenticação de planilhas; b) Mínimo duas vias das planilhas, visto que uma fica retida no IPURB. 22. VISTORIA DE FOSSA SÉPTICA E FILTRO ANAERÓBIO: Técnicos responsáveis pela análise: Eng. Civil Tiago Torriani Para a Vistoria da Fossa e Filtro, ambos deverão estar limpos e abertos. a) Requerimento solicitando a vistoria; b) Projeto de efluentes aprovado. 23. VISTORIA DE HABITE-SE: Técnicos responsáveis pela análise: Arq. Felipe Frizzo, Arq. Marcio Arioli Para a Vistoria a obra deve estar concluída. a) Requerimento solicitando a vistoria, onde deve-se informar o número do Alvará de Licença para Construir;

13 PROCEDIMENTOS NO SETOR DE PLANEJAMENTO URBANO - IPURB Técnicos: Arq. Daniela Herter, Arq. Maira Zat, Arq. Simone Brum 01. CERTIDÃO DE CONFRONTAÇÃO Atendimento: Arq. Maira Zat, Arq. Daniela Herter (Procedimento para correção de matrícula) a) 01 via de memorial descritivo com detalhamento do terreno original e do terreno com as medidas no local; b) 01 via de levantamento topográfico com amarração no entorno; c) 01 via matrícula atualizada (máximo 06 meses); d) 01 via ART/RRT paga; e) Imagem de Satélite. 02. CERTIDÃO DE ZONA URBANA Atendimento: Arq. Maira Zat, Arq. Daniela Herter a) Imagem de satélite com localização do imóvel; b) Matrícula atualizada (máximo 06 meses). 03. CERTIDÃO DE ZONA RURAL Atendimento: Arq. Maira Zat, Arq. Daniela Herter a) Imagem de satélite com localização da área; b) Matrícula atualizada (máximo 06 meses).

14 04. CERTIDÃO DE NOME DE RUA Atendimento: Arq. Maira Zat, Arq. Daniela Herter a) Imagem de satélite com localização do imóvel; b) Matrícula atualizada (máximo 06 meses). 05. CERTIDÃO DE QUARTEIRÃO Atendimento: Arq. Maira Zat, Arq. Daniela Herter a) Imagem de satélite com localização do imóvel; b) Matrícula atualizada (máximo 06 meses). 06. CERTIDÃO DE BAIRRO Atendimento: Arq. Maira Zat, Arq. Daniela Herter a) Imagem de satélite com localização do imóvel; b) Matrícula atualizada (máximo 06 meses) 07. CERTIDÃO DE ZONEAMENTO Atendimento: Arq. Simone Brum, Estagiária Arq. Patrícia Perin (Se o objetivo for saber índices construtivos e atividades permitidas no zoneamento, deve ser solicitada diretriz municipal. Para obter o documento exigido pelo Licenciamento Ambiental, deve ser solicitada certidão de zonemento) a) 01 via matrícula atualizada (máximo 06 meses); b) Planta de situação/localização ou mapa/imagem de satélite, identificando o imóvel; c) Indicar atividade. Caso seja residencial, indicar se unifamiliar ou multifamiliar.

15 08. APROVAÇÃO DE DESMEMBRAMENTO / UNIFICAÇÃO DE LOTES Atendimento: Arq. Daniela Herter, Arq. Maira Zat, Arq. Simone Brum a) 04 vias de memorial descritivo com detalhamento dos terrenos originais e resultantes do desmembramento ou unificação; b) 04 vias de mapa/levantamento topográfico; c) 04 vias matrícula atualizada (máximo 06 meses); d) 04 vias ART/RRT paga; e) Para desmembramentos, anexar Licença Prévia ambiental. f) Caso haja construções, deverão estar aprovadas pelo poder públicos. Caso contrário, efetuar regularização; g) Imagem de Satélite. Obs. Para unificação de lotes em zoneamentos diferentes, consultar previamente a viabilidade junto ao IPURB. 09. BAIXA / DOAÇÃO DE RUA Atendimento: Arq. Maira Zat, Arq. Daniela Herter a) 04 vias do Memorial Descritivo do imóvel conforme a matrícula / conforme situação real e resultante do desmembramento (rua + área remanescente); b) 04 vias de mapa conforme matrícula / conforme situação real e resultante do desmembramento (rua + área remanescente); c) 04 vias matrícula atualizada (máximo 06 meses); d) 04 vias ART/RRT paga; e) Imagem de satélite com localização do imóvel.

16 10. LOTEAMENTOS Atendimento: Arq. Daniela Herter, Arq. Maira Zat, Arq. Simone Brum PARA ANÁLISE DE ANTEPROJETO: Documentos necessários (04 vias de cada): a) Licença Prévia Ambiental (solicitar junto a SMMAM); b) Projeto Urbanístico; c) ART/RRT paga; d) Matrículas atualizadas (máximo 06 meses); e) Levantamento Planialtimétrico; f) Acima de 50 lotes, anexar Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). PARA APROVAÇÃO FINAL: Documentos necessários (04 vias de cada): a) Projeto Urbanístico com quadro de áreas completo; b) Memorial Descritivo; c) Perfil longitudinal e transversal das vias; d) Altimetria; e) Planta de Situação; f) Marcos alinhamento, nivelamento, ângulos, deflexões, marcação do eixo das pistas, locação, plantas de topografia; g) Título de propriedade com as mesmas medidas dos mapas, já corretas e unificadas, se for o caso; h) Prova vintenária (donos nos últimos 20 anos através de matrículas); i) Contrato de compra e venda; j) Orçamento com cronograma físico-financeiro (máximo 02 anos); k) Licença de Instalação (LI) FEPAM/Meio Ambiente e licença para corte de árvores, se houver, acompanhada dos documentos necessários (laudo de cobertura vegetal, urbanístico carimbado, outros documentos); l) Certidão negativa de tributos municipais e ônus reais;

17 m) Termo de Caução (o loteador deve apresentar a proposta da garantia de execução da obra em valor ou em lotes). Outros documentos (04 vias de cada): a) Planta de arborização; b) RGE aprovação de projeto elétrico e iluminação pública; c) CORSAN projeto de rede de água; d) Projeto de esgoto doméstico e pluvial e Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) Obs. Todos esses projetos deverão conter memorial descritivo, plantas, ARTs/RRTs de projeto e execução. No caso de aprovação das concessionárias, devem apresentar carimbos atualizados. 11. REGULARIZAÇÃO DE LOTEAMENTO Atendimento: Arq. Daniela Herter, Arq. Maira Zat, Arq. Simone Brum a) Levantamento topográfico com amarração ao entorno, com indicação de postes, casas, gabarito viário no local; b) Localização das construções existentes, com nome e telefone dos proprietários; c) Memorial Descritivo assinado por responsável com indicação da infraestrutura existente (calçadas, iluminação, rede de água, etc); d) Levantamento das curvas de nível da área; e) ART/RRT paga de levantamento topográfico;

18 12. CONDOMÍNIOS POR UNIDADES AUTÔNOMAS/COOPERATIVAS Atendimento: Arq. Daniela Herter, Arq. Maira Zat, Arq. Simone Brum (Considera-se parcelamento do solo, para efeitos desta Lei e outras normas urbanísticas municipais, a instituição de condomínios por unidades autônomas constituídos por duas ou mais edificações destinadas à habitação unifamiliar ou coletiva, conforme estabelecido na lei de parcelamento do solo (artigo 10). PARA ANÁLISE DE ANTEPROJETO: f) Projeto urbanístico com curvas de nível e amarração ao entorno; g) ART/RRT paga; h) Planta de Situação/Localização; i) Licença Prévia Ambiental; Obs. Poderão ser solicitados outros documentos necessários ao entendimento da proposta. Após aprovação do anteprojeto, buscar aprovação das concessionárias de energia elétrica e água, licença ambiental e aprovação do projeto pluvial pelo IPURB. PARA APROVAÇÃO DAS CONSTRUÇÕES: a) Anteprojeto aprovado; b) Documentos padrão para aprovação da construção; c) Demarcação das áreas livres de uso comum (35% da área total da gleba, conforme artigo 44 da lei de parcelamento do solo); d) Demarcação das áreas de jardins e equipamentos de recreação; e) Projeto detalhado de play-ground (se houver); f) Demarcação de fechamento e portão de acesso;

19 g) Definição da pavimentação dos passeios e vias; h) Licença Ambiental (LI); i) Aprovação das concessionárias; j) Aprovação da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE); Infraestrutura necessária que deverá estar contemplada (todos os projetos devem ser apresentados): abertura de vias, colocação de meio-fio, instalação do abastecimento de água potável e energia elétrica, pavimentação, esgoto cloacal e pluvial, rede de energia e de iluminação pública, construção de escadarias e muros de arrimo (se necessários). Obs. As obras de urbanização e de infraestrutura, além do fechamento, serão verificadas no habite-se, que deverá ser solicitado após a conclusão das mesmas. Deve constar no alvará a ser fornecido que a manutenção dos equipamentos situados no interior do condomínio é de responsabilidade dos condôminos. 01. CÓPIA DE PROJETO OU AUTENTICAÇÃO DE PROJETOS a) Requerimento solicitando a cópia ou autenticação do projeto (a solicitação deve ser do proprietário do projeto ou do responsável técnico). Toda solicitação dirigida à Prefeitura deverá ser encaminhada ao Protocolo Geral, localizado na Secretaria Municipal de Finanças (Av. Osvaldo Aranha, 1075, salas 201 e 202), das 09:30 às 16:00, sem fechar ao meio dia. Bento Gonçalves, 17 de Março de 2015.

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO DO MUNICÍPIO DE CONDE Coordenadoria de Controle Urbano DOCUMENTAÇÃO PARA PROTOCOLO DE PROCESSOS ALVARÁ PARA CONSTRUÇÃO

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO DO MUNICÍPIO DE CONDE Coordenadoria de Controle Urbano DOCUMENTAÇÃO PARA PROTOCOLO DE PROCESSOS ALVARÁ PARA CONSTRUÇÃO SECRETARIA DE PLANEJAMENTO DO MUNICÍPIO DE CONDE Coordenadoria de Controle Urbano DOCUMENTAÇÃO PARA PROTOCOLO DE PROCESSOS ALVARÁ PARA CONSTRUÇÃO especiais e cópia de seu documento de identificação oficial

Leia mais

APROVAÇÃO E LICENÇA - RESIDENCIAL UNIFAMILIAR

APROVAÇÃO E LICENÇA - RESIDENCIAL UNIFAMILIAR APROVAÇÃO E LICENÇA - RESIDENCIAL UNIFAMILIAR 1. Formulário Padrão (fornecido pelo IMPLURB) devidamente preenchido, sendo imprescindível conter o nome do interessado, número do telefone, número do celular

Leia mais

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental.

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. EDIFICAÇÕES Sistema de Licenciamento Ambiental SISLAM Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. 1 - Procedimentos de licenciamento: 1. Os responsáveis pelas

Leia mais

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental.

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. LOTEAMENTO Sistema de Licenciamento Ambiental SISLAM Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. 1 - Procedimentos de licenciamento: 1. Os responsáveis pelas

Leia mais

Documentos Necessários para Solicitações e Aprovações Junto ao SAMAE:

Documentos Necessários para Solicitações e Aprovações Junto ao SAMAE: Documentos Necessários para Solicitações e Aprovações Junto ao SAMAE: 1. Aprovação Projeto Hidrossanitário Predial: 01 cópia (frente e verso) do IU (informações urbanísticas) fornecido pela Prefeitura

Leia mais

REGULARIZAÇÃO E HABITE-SE DE OBRA UNIFAMILIAR

REGULARIZAÇÃO E HABITE-SE DE OBRA UNIFAMILIAR REGULARIZAÇÃO E HABITE-SE DE OBRA UNIFAMILIAR SETEMBRO 2013 3. No caso de Empresa, apresentar cartão do CNPJ, Contrato Social e/ou Alteração Contratual, Requerimento de Empresário. que comprove a isenção

Leia mais

Documentos necessários para solicitação de serviços técnicos

Documentos necessários para solicitação de serviços técnicos Documentos necessários para solicitação de serviços técnicos I. Será fornecido uma copia do projeto arquitetônico carimbado (esta em condições de ser aprovado conforme parecer técnico em anexo) juntamente

Leia mais

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental.

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. Beneficiamento de Produtos de Origem Animal (desossa, embalagem e refrigeração). Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. 1 - Procedimentos de licenciamento:

Leia mais

MINUTA DA LEI DE TRANSFERÊNCIA DO POTENCIAL CONSTRUTIVO

MINUTA DA LEI DE TRANSFERÊNCIA DO POTENCIAL CONSTRUTIVO MINUTA DA LEI DE TRANSFERÊNCIA DO POTENCIAL CONSTRUTIVO LEI COMPLEMENTAR Nº Súmula: Dispõe sobre o Instrumento Urbanístico de Transferência do Potencial Construtivo e disciplina o artigo da Lei Complementar,

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA PROJETO E EXECUÇÃO DE PARCELAMENTO DE SOLO ANEXO C LISTA DE DOCUMENTOS

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA PROJETO E EXECUÇÃO DE PARCELAMENTO DE SOLO ANEXO C LISTA DE DOCUMENTOS MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA PROJETO E EXECUÇÃO DE PARCELAMENTO DE SOLO ANEXO C LISTA DE DOCUMENTOS Agosto / 2016 RUA CALDAS JÚNIOR, 120-18 o ANDAR - EDIFÍCIO BANRISUL - PORTO ALEGRE RS LISTA DE DOCUMENTOS

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS 1 AUTORIZAÇÕES E CADASTRAMENTO Para entrada de profissionais e execução de serviços como LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉTRICO e SONDAGEM, será necessária a autorização por

Leia mais

ANEXO I EXIGÊNCIAS PARA PROJETOS DE PARCELAMENTO

ANEXO I EXIGÊNCIAS PARA PROJETOS DE PARCELAMENTO ANEXO I EXIGÊNCIAS PARA PROJETOS DE PARCELAMENTO 12 EXIGÊNCIAS PARA PROJETOS DE PARCELAMENTO I - Cronograma de execução das obras com duração máxima de quatro anos; II - Certidão atualizada da matrícula

Leia mais

CONSULTA PARA REQUERER ALVARÁ DE CONSTRUÇÃO

CONSULTA PARA REQUERER ALVARÁ DE CONSTRUÇÃO ENDEREÇO: LOTEAMENTO: Testada Minima RUA FRANCISCO KNOPIK CIAR Nº: 0 QUADRA: ESTA CONSULTA É APENAS INFORMATIVA, NÃO PERMITE O INÍCIO DA CONSTRUÇÃO PARÂMETROS DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO VIGENTE DEVERÁ

Leia mais

IT 1819 R.4 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PARCELAMENTO DO SOLO

IT 1819 R.4 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PARCELAMENTO DO SOLO IT 1819 R.4 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PARCELAMENTO DO SOLO Notas: Aprovada pela Deliberação CECA nº 872 de 08 de maio de 1986. Publicada no DOERJ de 17 de junho de 1986. 1. OBJETIVO

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS EM LOTEAMENTOS E EMPREENDIMENTOS VERTICAIS MULTIFAMILIARES

PROCEDIMENTOS PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS EM LOTEAMENTOS E EMPREENDIMENTOS VERTICAIS MULTIFAMILIARES PROCEDIMENTOS PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS EM LOTEAMENTOS E EMPREENDIMENTOS VERTICAIS MULTIFAMILIARES 1. VIABILIDADE 2. DIRETRIZES 3. APROVAÇÃO PROVISÓRIA 4. EXECUÇÃO DE OBRAS 5. APROVAÇÃO DEFINITIVA Para

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL NOVA VENEZA

PREFEITURA MUNICIPAL NOVA VENEZA ANTEPROJETO - PARCELAMENTO DO SOLO ALTERA A LEI MUNICIPAL Nº 1.705, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2004, QUE DISPÕE SOBRE O PARCELAMENTO DE OCUPAÇÃO E USO DO SOLO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO MUNICIPAL

Leia mais

MANUAL DE APROVAÇÃO DE PROJETOS E EDIFICAÇÕES

MANUAL DE APROVAÇÃO DE PROJETOS E EDIFICAÇÕES MANUAL DE APROVAÇÃO DE PROJETOS E EDIFICAÇÕES Introdução Para o início do processo de construção ou reforma de um imóvel é necessário que exista um projeto. O projeto, executado por profissional legalmente

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU

PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU Solicitante: 1 CASO O IMÓVEL SEJA ATINGIDO POR ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP) - MARGEM DE CURSO D ÁGUA, DEVERÁ OBEDECER A LEI FEDERAL Nº 12651 - CÓDIGO FLORESTAL, DE 25 DE MAIO DE 2012. CONFORME

Leia mais

Cópia de RG e CPF dos Sócios Termo de Ciência (Declaração e Requerimento preenchidos,

Cópia de RG e CPF dos Sócios Termo de Ciência (Declaração e Requerimento preenchidos, VISTORIA PREVIA Requerimento Preenchido e Assinado pelo representante legal da empresa Declaração a próprio punho informando o ramo de atividade Guia de IPTU ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO (INÍCIO DE ATIVIDADE)

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul Município de Caxias do Sul

Estado do Rio Grande do Sul Município de Caxias do Sul Decreto nº 19.334/18, pág. 1 de 5 DECRETO Nº 19.334, DE 30 DE JANEIRO DE 2018. Regulamenta o art. 53 da Lei nº 6.810, de 20 de dezembro de 2007, institui a Comissão Técnica de Análise e Emissão de Diretrizes

Leia mais

MANUAL DE APRESENTAÇÃO, APROVAÇÃO E REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS JUNTO À PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL PROJETO LEGAL

MANUAL DE APRESENTAÇÃO, APROVAÇÃO E REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS JUNTO À PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL PROJETO LEGAL MANUAL DE APRESENTAÇÃO, APROVAÇÃO E REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS JUNTO À PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL PROJETO LEGAL SUMARIO 1. Introdução 6 2. Procedimentos para a Aprovação de Projetos de Edificações

Leia mais

PARCELAMENTO DO SOLO URBANO - LOTEAMENTO E DESMEMBRAMENTO - LEI 6.766/79

PARCELAMENTO DO SOLO URBANO - LOTEAMENTO E DESMEMBRAMENTO - LEI 6.766/79 PARCELAMENTO DO SOLO URBANO - LOTEAMENTO E DESMEMBRAMENTO - LEI 6.766/79 A lei 6.766/79, em seu artigo 2º define: "O parcelamento do solo urbano poderá ser feito mediante loteamento ou desmembramento,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE INDIANÓPOLIS ESTADO DE MINAS GERAIS. Lei Municipal nº 1.195, de 30 de junho de 1997

PREFEITURA MUNICIPAL DE INDIANÓPOLIS ESTADO DE MINAS GERAIS. Lei Municipal nº 1.195, de 30 de junho de 1997 PREFEITURA MUNICIPAL DE INDIANÓPOLIS ESTADO DE MINAS GERAIS Lei Municipal nº 1.195, de 30 de junho de 1997 Dispõe sobre o parcelamento do solo rural do Município de Indianópolis. O PREFEITO MUNICIPAL Faço

Leia mais

CAPACITAÇÃO PARA FISCAIS DE OBRAS E POSTURAS MUNICIPAIS

CAPACITAÇÃO PARA FISCAIS DE OBRAS E POSTURAS MUNICIPAIS CAPACITAÇÃO PARA FISCAIS DE OBRAS E POSTURAS MUNICIPAIS Gustavo Leonardo Wloch Arquiteto e Urbanista Assessoria de Planejamento Territorial AMAVI Outubro/2016 OBJETIVOS Explanar sobre o processo de elaboração

Leia mais

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental.

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. INDÚSTRIA MÉDIO PORTE Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. 1 - Procedimentos de licenciamento: 1. Os responsáveis pelas atividades a licenciar, instituído

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FELIPE. LEI Nº 797/2017 De 17 de Julho de 2017

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FELIPE. LEI Nº 797/2017 De 17 de Julho de 2017 LEI Nº 797/2017 De 17 de Julho de 2017 Dispõe sobre a aprovação de projetos de condomínio horizontal de lotes no perímetro urbano do município de São Felipe/BA, através da Secretaria Municipal de Obras,

Leia mais

CGPO/DIFES/SESu. Coordenação Geral de Planejamento e Orçamento

CGPO/DIFES/SESu. Coordenação Geral de Planejamento e Orçamento Coordenação Geral de Planejamento e Orçamento 1 Instrução Sintática para apresentação de projetos de construção, ampliação ou reforma 2 Construção: 1. Comprovação Legal de Propriedade do Terreno; 2. Relatório

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS HABITACIONAIS SECRETARIA DE ESTADO DA HABITAÇÃO

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS HABITACIONAIS SECRETARIA DE ESTADO DA HABITAÇÃO MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS HABITACIONAIS SECRETARIA DE ESTADO DA HABITAÇÃO 1 1. APROPRIAÇÃO FÍSICA DE GLEBAS URBANAS: 1.1. PARCELAMENTO DO SOLO (Lei Federal nº 6.766/79, alterada pela

Leia mais

Novo modelo de licenciamento. Obras da Construção Civil no Município de Balneário Camboriú SC

Novo modelo de licenciamento. Obras da Construção Civil no Município de Balneário Camboriú SC Novo modelo de licenciamento Obras da Construção Civil no Município de Balneário Camboriú SC Origem Teve seu início antes das eleições municipais de 2016 Compromisso do plano de governo da gestão atual

Leia mais

Assunto: Documentos Necessários para Solicitação de Serviços. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Assunto: Documentos Necessários para Solicitação de Serviços. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS Assunto: Documentos Necessários para Solicitação de Serviços. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS TODOS OS DOCUMENTOS ABAIXO DEVERÃO SER APRESENTADOS EM ORIGINAL E CÓPIA. LIGAÇÃO NOVA Cópia da planta de situação com

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUAÇU ESTADO DE GOIÁS PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO CNPJ /

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUAÇU ESTADO DE GOIÁS PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO CNPJ / Lei nº 1.589/2010 Regulamenta a implantação de CONDOMÍNIO RESIDENCIAL HORIZONTAL e CONDOMÍNIO RESIDENCIAL VERTICAL e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE URUAÇU, no uso das atribuições que lhe

Leia mais

MUNICÍPIO DE JACAREÍ

MUNICÍPIO DE JACAREÍ MANUAL 1. Este manual contém as exigências técnicas necessárias à obtenção de Licença de Obras de construção, ampliação de edificações, Certificado de Mudança de Uso e Habite-se, através da aprovação de

Leia mais

Informações Básicas para Licenciamento de PARCELAMENTO DE SOLO PARA FINS RESIDENCIAIS

Informações Básicas para Licenciamento de PARCELAMENTO DE SOLO PARA FINS RESIDENCIAIS PREFEITURA DE ILÓPOLIS Informações Básicas para Licenciamento de PARCELAMENTO DE SOLO PARA FINS RESIDENCIAIS DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE REQUERIMENTO PARA ABERTURA DE PROCESSO ADMINISTRATIVO

Leia mais

DOCUMENTOS INICIAIS NECESSÁRIOS AO PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

DOCUMENTOS INICIAIS NECESSÁRIOS AO PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano do Município de Eusébio AMMA DOCUMENTOS INICIAIS NECESSÁRIOS AO PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL Nome /Razão Social: CPF/CNPJ: Endereço: Município:

Leia mais

ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS PARA LICENCIAMENTO DE LOTEAMENTOS LICENÇA PREVIA

ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS PARA LICENCIAMENTO DE LOTEAMENTOS LICENÇA PREVIA ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS PARA LICENCIAMENTO DE LOTEAMENTOS LICENÇA PREVIA 1. Requerimento a SUDEMA, solicitando o licenciamento; 2. Cadastro devidamente preenchido; 3. Guia de Recolhimento

Leia mais

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NA LEI ESTADUAL DE PARCELAMENTO DO SOLO. Lei nº , de 22 de janeiro de 2018, revogou a Lei Estadual n 6.

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NA LEI ESTADUAL DE PARCELAMENTO DO SOLO. Lei nº , de 22 de janeiro de 2018, revogou a Lei Estadual n 6. PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NA LEI ESTADUAL DE PARCELAMENTO DO SOLO Lei nº 17.492, de 22 de janeiro de 2018, revogou a Lei Estadual n 6.063/82 Lei n 6.063/82 - Dispõe sobre o parcelamento do Solo Urbano e dá

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS 1 AUTORIZAÇÕES E CADASTRAMENTO Para entrada de profissionais e execução de serviços como LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉTRICO e SONDAGEM, será necessária a autorização por

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DO RIACHO ESTADO DE MINAS GERAIS ADMINISTRAÇÃO LEI 114/1983

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DO RIACHO ESTADO DE MINAS GERAIS ADMINISTRAÇÃO LEI 114/1983 1 LEI 114/1983 CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO RIACHO - Dispõe sobre as construções no Município de Santana do Riacho, Estado de Minas Gerais, e dá outras providências. O PREFEITO

Leia mais

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental.

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. OBRAS E CONSTRUÇÕES Sistema de Esgotamento Sanitário Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. 1 - Procedimentos de

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 169/91, DE 25 DE JULHO DE 1991.

LEI MUNICIPAL Nº 169/91, DE 25 DE JULHO DE 1991. LEI MUNICIPAL Nº 169/91, DE 25 DE JULHO DE 1991. Dispõe sobre o parcelamento do solo urbano e dá outras providências. O Prefeito Municipal de Taquaruçu do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, usando as atribuições

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREÍ PALÁCIO PRESIDENTE CASTELO BRANCO JACAREÍ ESTADO DE SÃO PAULO GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREÍ PALÁCIO PRESIDENTE CASTELO BRANCO JACAREÍ ESTADO DE SÃO PAULO GABINETE DO PREFEITO DECRETO N.º 018/2005 Estabelece diretrizes para obtenção da Licença Urbanística, Certificado de Mudança de Uso e 'Habite-se', e dá outras disposições. das atribuições que lhe são conferidas por Lei, O

Leia mais

LOTEAMENTO - DEFINIÇÃO

LOTEAMENTO - DEFINIÇÃO LOTEAMENTO - DEFINIÇÃO É a divisão de glebas em lotes destinados à edificação, com aberturas de novas vias de circulação, de logradouros públicos ou prolongamento, modificação ou ampliação das vias já

Leia mais

Autoriza o envio de notificações, no decorrer deste processo, para o endereço eletrónico indicado

Autoriza o envio de notificações, no decorrer deste processo, para o endereço eletrónico indicado ALTERAÇÃO AO LICENCIAMENTO IDENTIFICAÇÃO DO REQUERENTE *Nome *Morada Freguesia *Código postal *N.º Identificação Fiscal Válido até: B.I. / C.C Código da Certidão Comercial Permanente Telefone Telemóvel

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIASSUCÊ GABINETE DO PREFEITO

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIASSUCÊ GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº 38 DE 18 DE DEZEMBRO DE 2012. Dispõe sobre a aprovação do loteamento denominado Jardim Anália Franco, localizado na propriedade Pedrinhas, em perímetro urbano do Município de Ibiassucê BA. O

Leia mais

NORMA TÉCNICA ELEMENTOS ANEXOS PARA A INSTRUÇÃO DE PEDIDO DE INFORMAÇÃO PRÉVIA

NORMA TÉCNICA ELEMENTOS ANEXOS PARA A INSTRUÇÃO DE PEDIDO DE INFORMAÇÃO PRÉVIA NORMA TÉCNICA ELEMENTOS ANEXOS PARA A INSTRUÇÃO DE PEDIDO DE INFORMAÇÃO PRÉVIA Já conhece as regras de instrução de processos em formato digital? Consulte toda a informação em www.gaiurb.pt/nopaper. Desde

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA PROJETOS

ORIENTAÇÕES PARA PROJETOS PROJETOS 1 Aprovação do Projetos pelo Depto. Técnico da Associação 2 Aprovação do Projeto e Solicitação de Alvará de Construção na Prefeitura Municipal 3 Liberação de Obra pelo Depto. Técnico da Associação

Leia mais

Roteiro de Solicitação

Roteiro de Solicitação Roteiro de Solicitação Número Roteiro.LP. 3-04 Nome Roteiro: Licença Prévia para Loteamento Urbano Objetivo: Requerer a Licença Prévia para Loteamento Urbano Nota: O realiza o licenciamento ambiental de

Leia mais

ANÁLISE DOCUMENTAL (CHECK LIST) REGULARIZAÇÃO

ANÁLISE DOCUMENTAL (CHECK LIST) REGULARIZAÇÃO ANÁLISE DOCUMENTAL (CHECK LIST) REGULARIZAÇÃO Regularização de Licença de Instalação (Empreendimento ou Atividade sem qualquer Licenciamento Ambiental) LICENÇA DE INSTALAÇÃO (Regularização) - Exigida nos

Leia mais

DECRETO Nº , de 18 de outubro de 2002

DECRETO Nº , de 18 de outubro de 2002 DECRETO Nº 13.927, de 18 de outubro de 2002 Sistematiza o regramento de padrões urbanísticos, sanitários e ambientais para instalação de Estação de Rádio Base (ERB) e equipamentos afins de rádio, televisão

Leia mais

ASPECTOS LEGAIS PARTE 2. Profª Thalita Lima Disciplina: Técnicas de Planejamento da Gestão da Produção na Construção Civil Cuiabá

ASPECTOS LEGAIS PARTE 2. Profª Thalita Lima Disciplina: Técnicas de Planejamento da Gestão da Produção na Construção Civil Cuiabá ASPECTOS LEGAIS PARTE 2 Profª Thalita Lima Disciplina: Técnicas de Planejamento da Gestão da Produção na Construção Civil Cuiabá - 2016 ALVARÁ DE DEMOLIÇÃO Descrição: Concessão de Alvará de Demolição para

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARINGÁ

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARINGÁ DECRETO Nº 1993/2014 Estabelece os procedimentos relativos à aprovação de Projetos de Implantação de Edificação, para edificações que não são objeto de constituição condominial, independentemente do número

Leia mais

Para efeito desta Instrução Técnica são adotadas as seguintes definições:

Para efeito desta Instrução Técnica são adotadas as seguintes definições: IT 1814 R.5 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA APRESENTAÇÃO DE ANTEPROJETOS DE EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS MULTIFAMILIARES (PERMANENTES OU TRANSITÓRIAS) GRUPAMENTOS DE EDIFICAÇÕES E CLUBES Notas: Aprovada pela Deliberação

Leia mais

Prefeitura Municipal de Arroio do Meio - Departamento do Meio Ambiente/DMA Formulário para Licenciamento Ambiental

Prefeitura Municipal de Arroio do Meio - Departamento do Meio Ambiente/DMA Formulário para Licenciamento Ambiental FORMULÁRIO PARA LICENCIAMENTO DA ATIVIDADE DE BOVINOCULTURA Regularização 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 REQUERENTE: 1.2 ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA: 1.3 MUNICÍPIO: CEP: 1.4 ENDEREÇO DO EMPREENDIMENTO: 1.5

Leia mais

5.2. DEPARTAMENTO DE ANÁLISE DE PROJETOS E LICENCIAMENTO - DEAL

5.2. DEPARTAMENTO DE ANÁLISE DE PROJETOS E LICENCIAMENTO - DEAL 5.2. DEPARTAMENTO DE ANÁLISE DE PROJETOS E LICENCIAMENTO - DEAL 5.2.1. GERÊNCIA DE ANÁLISE DE PROJETOS DE HABITAÇÃO dimensionamento, redesenho do processo e POP EQUIPE 01 Coordenador da Gerência 01 Digitador

Leia mais

DECRETO Nº , de 17 de junho de O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE, no uso de suas atribuições legais, D E C R E T A:

DECRETO Nº , de 17 de junho de O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE, no uso de suas atribuições legais, D E C R E T A: DECRETO Nº 14.573, de 17 de junho de 2004. Dispõe sobre a instalação de aeródromos destinados a helicópteros no Município de Porto Alegre e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE,

Leia mais

PREFEITURA DO ALEGRETE-RS ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO SEÇÃO DE LEGISLAÇÃO

PREFEITURA DO ALEGRETE-RS ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO SEÇÃO DE LEGISLAÇÃO LEI Nº. 5.725, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2016. Institui o Condomínio Fechado de Lotes no Município de Alegrete, e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL Faz saber, em cumprimento ao disposto no artigo

Leia mais

CAPÍTULO I Da Aprovação de Projetos

CAPÍTULO I Da Aprovação de Projetos DECRETO N.º 4.578, DE 09 DE MARÇO DE 2018. Regulamenta o Projeto Legal Simplificado PROJEFÁCIL no Município de Erechim, conforme Lei Municipal 6.410/2017, de 20 de Dezembro de 2017. O Prefeito Municipal

Leia mais

NORMA TÉCNICA ELEMENTOS PARA A INSTRUÇÃO DO PEDIDO DE LICENCIAMENTO DE ALTERAÇÃO À LICENÇA DE LOTEAMENTO

NORMA TÉCNICA ELEMENTOS PARA A INSTRUÇÃO DO PEDIDO DE LICENCIAMENTO DE ALTERAÇÃO À LICENÇA DE LOTEAMENTO NORMA TÉCNICA ELEMENTOS PARA A INSTRUÇÃO DO PEDIDO DE LICENCIAMENTO DE ALTERAÇÃO À LICENÇA DE LOTEAMENTO Já conhece as regras de instrução de processos em formato digital? Consulte toda a informação em

Leia mais

Art. 1º A exploração florestal em qualquer modalidade, no Estado de Santa Catarina,

Art. 1º A exploração florestal em qualquer modalidade, no Estado de Santa Catarina, PORTARIA INTERSETORIAL N 01/96 PORTARIA INTERSETORIAL N 01/96. O SECRETÁRIO DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE, e o DIRETOR GERAL DA FUNDAÇÃO DO MEIO AMBIENTE FATMA, com fundamento nas

Leia mais

DECRETO MUNICIPAL Nº804

DECRETO MUNICIPAL Nº804 DECRETO MUNICIPAL Nº804 De 21 de Agosto de 2018 APROVA A ALTERAÇÃO DO LOTEAMENTO DENOMINADO RESIDENCIAL BELA VISTA E DO DECRETO MUNICIPAL Nº455, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2013 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. FRANCISCO

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 5936, DE 19 DE DEZEMBRO DE L E I: TÍTULO I DA REGULARIZAÇÃO DE EDIFICAÇÕES CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

LEI MUNICIPAL Nº 5936, DE 19 DE DEZEMBRO DE L E I: TÍTULO I DA REGULARIZAÇÃO DE EDIFICAÇÕES CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS LEI MUNICIPAL Nº 5936, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2014. Dispõe sobre a regularização de edificações implementadas em desacordo com a Legislação específica e dá outras providências. CEZAR AUGUSTO SCHIRMER, Prefeito

Leia mais

Autoriza o envio de notificações, no decorrer deste processo, para o endereço eletrónico indicado

Autoriza o envio de notificações, no decorrer deste processo, para o endereço eletrónico indicado LICENCIAMENTO IDENTIFICAÇÃO DO REQUERENTE *Nome *Morada Freguesia *Código postal *N.º Identificação Fiscal Válido até: B.I. / C.C Código da Certidão Comercial Permanente Telefone Telemóvel Fax E-mail Autoriza

Leia mais

DECRETO Nº D E C R E T A :

DECRETO Nº D E C R E T A : DECRETO Nº 12.898 Sistematiza o regramento de padrões urbanísticos, sanitários e ambientais para instalação de Estação de Rádio Base (ERB), Microcélulas de Telefonia Celular e equipamentos afins com base

Leia mais

Licenciamento de Edificações. Publicação do Decreto nº , de 5/4/2016

Licenciamento de Edificações. Publicação do Decreto nº , de 5/4/2016 Regulação Urbana Licenciamento de Edificações Publicação do Decreto nº 16.278, de 5/4/2016 Parâmetros de Análise de Projeto Conforme Art. 28 do Decreto 13842/10, com nova redação dada pelo Decreto nº 16.278:

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS - TO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL R E Q U E R I M E N T O

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS - TO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL R E Q U E R I M E N T O PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS - TO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL R E Q U E R I M E N T O Interessado: Endereço: Fone: Profissional: Email: Fone: Certidão de Uso do Solo Análise e Aprovação

Leia mais

Novo modelo de licenciamento. Obras da Construção Civil no Município de Balneário Camboriú SC

Novo modelo de licenciamento. Obras da Construção Civil no Município de Balneário Camboriú SC Novo modelo de licenciamento Obras da Construção Civil no Município de Balneário Camboriú SC Origem Teve seu início antes das eleições municipais de 2016 Compromisso do plano de governo da gestão atual

Leia mais

Procedimentos. de projetos

Procedimentos. de projetos Procedimentos para aprovação de projetos 1. PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE Para primeira análise: I. Levantamento Planialtimétrico; II. Projeto de Arquitetura 1 via; III. Memorial de Cálculo

Leia mais

Roteiro de Solicitação

Roteiro de Solicitação Roteiro de Solicitação Número Roteiro.LP. 6-01 Nome Roteiro: Licença Prévia para comércio varejista de produtos farmacêuticos sem manipulação de fórmulas Objetivo: Requerer a Licença Prévia para comércio

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA 1. Para primeira análise: I. Levantamento Planialtimétrico; II. Projeto de Arquitetura 1 via; III. Memorial de Cálculo de Área Construída e Memorial de Cálculo de Área Permeável; IV. Projeto de Remembramento,

Leia mais

Manual Descritivo Licenciamento - FEPAM. Aviário Colonial

Manual Descritivo Licenciamento - FEPAM. Aviário Colonial Associação dos Fumicultores do Brasil Manual Descritivo Licenciamento - FEPAM Aviário Colonial O objetivo deste manual é orientar os produtores e técnicos no licenciamento de Aviário Colonial de Criação

Leia mais

LOTEAMENTO. O requerimento foi firmado pelos proprietários, com firma reconhecida por autenticidade?

LOTEAMENTO. O requerimento foi firmado pelos proprietários, com firma reconhecida por autenticidade? LOTEAMENTO DOCUMENTOS O requerimento foi firmado pelos proprietários, com firma reconhecida por autenticidade? Se ambos os cônjuges não assinarem o requerimento, deverá ser apresentada declaração de anuência

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 23 / CONPRESP / 2015

RESOLUÇÃO Nº 23 / CONPRESP / 2015 RESOLUÇÃO Nº 23 / CONPRESP / 2015 O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo CONPRESP, no uso de suas atribuições legais e nos termos da Lei

Leia mais

Município de Caçapava

Município de Caçapava TERMO DE REFERÊNCIA Objeto: Desenvolvimento de projeto de DRENAGEM E PAVIMENTAÇÃO DO BAIRRO ALDEIAS DA SERRA EM CAÇAPAVA. Escopo: Serviço de empresa de engenharia especializada na: - Elaboração de projeto

Leia mais

R E Q U E R I M E N T O

R E Q U E R I M E N T O R E Q U E R I M E N T O Ao, O requerente, PROPRIETÁRIO DO IMÓVEL, abaixo identificado: Nome Completo / Razão Social *: CPF/CNPJ n.º*: Descrever atividade requerida, bem como área útil e outras informações

Leia mais

PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO E DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO MATINHOS PARANÁ BRASIL 2006 LEI DA OUTORGA ONEROSA

PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO E DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO MATINHOS PARANÁ BRASIL 2006 LEI DA OUTORGA ONEROSA LEI Nº 1069 INICIATIVA DO PODER EXECUTIVO - LEI DA OUTORGA ONEROSA DO DIREITO DE CONSTRUIR Regulamenta a Outorga Onerosa do Direito de Construir e a Concessão de Prêmios às Atividades Classificadas como

Leia mais

DECRETO Nº Art.1º A partir de 1º de janeiro de 2019, passam a vigorar os valores das taxas municipais constantes no anexo deste decreto.

DECRETO Nº Art.1º A partir de 1º de janeiro de 2019, passam a vigorar os valores das taxas municipais constantes no anexo deste decreto. DECRETO Nº 1433 Fixa os valores das Taxas para o exercício de 2019. O PREFEITO MUNICIPAL DE CURITIBA, CAPITAL DO ESTADO DO PARANÁ, no uso de suas atribuições legais de conformidade com a Lei Orgânica do

Leia mais

Data: 14 de novembro de A Câmara Municipal de Guaratuba, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte lei:

Data: 14 de novembro de A Câmara Municipal de Guaratuba, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte lei: LEI Nº 1. 1 7 2 Data: 14 de novembro de 2005. Súmula: Dispõe sobre a Transferência do Direito de Construir e dá outras providências. A Câmara Municipal de Guaratuba, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito

Leia mais

NORMA TÉCNICA ELEMENTOS PARA A INSTRUÇÃO DE PEDIDOS DE LICENCIAMENTO DE OBRAS DE EDIFICAÇÃO

NORMA TÉCNICA ELEMENTOS PARA A INSTRUÇÃO DE PEDIDOS DE LICENCIAMENTO DE OBRAS DE EDIFICAÇÃO NORMA TÉCNICA ELEMENTOS PARA A INSTRUÇÃO DE PEDIDOS DE LICENCIAMENTO DE OBRAS DE EDIFICAÇÃO Pasta REQUERIMENTO Ficheiro REQ, em formato PDF/A, assinado e digitalizado após assinatura do requerente Requerimento;

Leia mais

Aula 5. Parcelamento do solo urbano, afastamento e alinhamento.

Aula 5. Parcelamento do solo urbano, afastamento e alinhamento. Página1 Curso/Disciplina: Direito Urbanístico Aula: Direito Urbanístico - 05 Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Caroline Gama Aula 5 Parcelamento do solo urbano, afastamento e alinhamento. 1. Introdução

Leia mais

Grupo de Construçao Construção Departamento de Construção Civil Universidade Federal do Paraná APROVAÇÃO DE PROJETOS - PREFEITURA

Grupo de Construçao Construção Departamento de Construção Civil Universidade Federal do Paraná APROVAÇÃO DE PROJETOS - PREFEITURA APROVAÇÃO DE PROJETOS - PREFEITURA Disciplina: Construção civil I Departamento de construção civil Profa: Barbara T. V. Bôas Prof: Gabriel P. Marinho Assuntos - CONCEITOS INICIAIS - CREA PR - ETAPAS -

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 195, DE 20 DE NOVEMBRO DE O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CARAZINHO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

LEI COMPLEMENTAR Nº 195, DE 20 DE NOVEMBRO DE O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CARAZINHO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS LEI COMPLEMENTAR Nº 195, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2015. Dispõe sobre o Código de Parcelamento do Solo do Município de Carazinho e revoga a Lei Complementar nº 174/13. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CARAZINHO,

Leia mais

REQUERIMENTO INICIAL CONSULTA PRÉVIA. Inscrição Cadastral do Imóvel Imóvel: Urbano Rural Zona Setor Quadra Lote Unidade

REQUERIMENTO INICIAL CONSULTA PRÉVIA. Inscrição Cadastral do Imóvel Imóvel: Urbano Rural Zona Setor Quadra Lote Unidade PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA Av. Carlos Gomes, 181 Bairro: Arigolândia Porto Velho (RO) CEP: 76801-012 Fone (Fax): 3901.3108

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. O projeto deverá obedecer integralmente às disposições do Regimento Interno. Deve-se apresentar:

MEMORIAL DESCRITIVO. O projeto deverá obedecer integralmente às disposições do Regimento Interno. Deve-se apresentar: 1. PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA O projeto deverá obedecer integralmente às disposições do Regimento Interno. Deve-se apresentar: - Levantamento Planialtimétrico; - Projeto de

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA APROVAÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA APROVAÇÃO 1. PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA Para primeira análise: I. Levantamento Planialtimétrico; II. Projeto de Arquitetura; III. Memorial de Cálculo de Área Construída e Memorial de

Leia mais

DECRETO Nº DE 03 DE MARÇO DE 2011

DECRETO Nº DE 03 DE MARÇO DE 2011 Procedimentos Aprovação DECRETO Nº 17.286 DE 03 DE MARÇO DE 2011 ESTABELECE PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE PARA DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES URBANÍSTICAS, ESTUDOS ESPECÍFICOS, APROVAÇÃO DE PROJETOS, LICENCIAMENTO

Leia mais

MITRA DIOCESANA DE JUNDIAÍ CNPJ /

MITRA DIOCESANA DE JUNDIAÍ CNPJ / Jundiaí, 16 de Abril de 2013. GUIA PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA EXECUÇÃO DE OBRAS (AMPLIAÇÕES / NOVAS CONSTRUÇÕES) Prezados senhores Párocos / Administradores Paroquiais, pensando em ajudálos nas questões

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 693, DE 8 DE MAIO DE 2012.

LEI COMPLEMENTAR Nº 693, DE 8 DE MAIO DE 2012. LEI COMPLEMENTAR Nº 693, DE 8 DE MAIO DE 2012. Altera a tabela referida no art. 51 da Lei Complementar nº 7, de 7 de dezembro de 1973, e alterações posteriores, dispondo sobre lançamento da taxa de aprovação

Leia mais

TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I SERVIÇOS TÉCNICOS E ADMINISTRATIVOS PRELIMINARES

TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I SERVIÇOS TÉCNICOS E ADMINISTRATIVOS PRELIMINARES TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I SERVIÇOS TÉCNICOS E ADMINISTRATIVOS PRELIMINARES UNIDADE 01 [2019/1] PROFESSORA: MOEMA CASTRO DISCIPLINA: TECON I IFBA FEIRA DE SANTANA MATERIAL DE APOIO AZEREDO, HÉLIO ALVES

Leia mais

Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Estruturas de Lazer e Recreação - Licença Prévia (LP) ou Licença Simplificada Prévia (LSP) -

Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Estruturas de Lazer e Recreação - Licença Prévia (LP) ou Licença Simplificada Prévia (LSP) - Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Estruturas de Lazer e Recreação - Licença Prévia

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA ANTEPROJETO DE LEI SÚMULA: Dispõe sobre a implantação da Outorga Onerosa do Direito de Construir na modalidade aquisição onerosa por compra no Município de Londrina e dá outras providências. A CÂMARA MUNICIPAL

Leia mais

MANUAL DO PROTOCOLO SETORIAL EDIFICAPOA

MANUAL DO PROTOCOLO SETORIAL EDIFICAPOA MANUAL DO PROTOCOLO SETORIAL Listagem dos Documentos Necessários Versão 2.4 SUMÁRIO Aprovação e licenciamento de edificações... 1 Aprovação e licenciamento de projeto urbanístico de condomínio por unidades

Leia mais

REPUBLICADA PARA RATIFICAÇÃO DA PUBLICAÇÃO DO DIA 31/10/2013 RESOLUÇÃO Nº 06, DE 31 DE OUTUBRO DE (Publicação DOM 01/11/2013: 102)

REPUBLICADA PARA RATIFICAÇÃO DA PUBLICAÇÃO DO DIA 31/10/2013 RESOLUÇÃO Nº 06, DE 31 DE OUTUBRO DE (Publicação DOM 01/11/2013: 102) REPUBLICADA PARA RATIFICAÇÃO DA PUBLICAÇÃO DO DIA 31/10/2013 RESOLUÇÃO Nº 06, DE 31 DE OUTUBRO DE 2013 (Publicação DOM 01/11/2013: 102) REGULAMENTA O ARTIGO 7º, DO DECRETO 17.261, DE 08 DE FEVEREIRO DE

Leia mais

PARCELAMENTO DO SOLO URBANO - LOTEAMENTO E DESMEMBRAMENTO - LEI 6.766/79

PARCELAMENTO DO SOLO URBANO - LOTEAMENTO E DESMEMBRAMENTO - LEI 6.766/79 PARCELAMENTO DO SOLO URBANO - LOTEAMENTO E DESMEMBRAMENTO - LEI 6.766/79 A lei 6.766/79, em seu artigo 2º define: "O parcelamento do solo urbano poderá ser feito mediante loteamento ou desmembramento,

Leia mais

DECRETO Nº DE 14/12/2006 DOM-CURITIBA DE 26/12/2006

DECRETO Nº DE 14/12/2006 DOM-CURITIBA DE 26/12/2006 PREFEITO MUNICIPAL DE CURITIBA, CAPITAL DO ESTADO DO PARANÁ DECRETO Nº 1.538 DE 14/12/2006 DOM-CURITIBA DE 26/12/2006 Fixa os valores das Taxas Municipais para o exercício de 2007. O PREFEITO MUNICIPAL

Leia mais

Condomínio Belvedere Green

Condomínio Belvedere Green projeto Condomínio Belvedere Green Regularização do Uso e Ocupação do Solo Roteiro de parcelamento Legislação Aplicável 1. Regularização Fundiária Lei nº 10.267/2001 - regulamentada pelo Decreto nº 4.449/2002

Leia mais

PASSO A PASSO OBRA ATENDIMENTO INICIAL AO PROPRIETÁRIO 1. Obter conhecimento das legislações listadas abaixo para elaboração de projetos arquitetônico

PASSO A PASSO OBRA ATENDIMENTO INICIAL AO PROPRIETÁRIO 1. Obter conhecimento das legislações listadas abaixo para elaboração de projetos arquitetônico PASSO A PASSO OBRA ATENDIMENTO INICIAL AO PROPRIETÁRIO 1. Obter conhecimento das legislações listadas abaixo para elaboração de projetos arquitetônicos: 1.1. Contrato de Garantia de Qualidade de Vida da

Leia mais

INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA

INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA 1 Requerimento com qualificação completa elaborado pelo (s) proprietário (s) com reconhecimento de assinatura (s) por autenticidade, indicando o número da matrícula/transcrição

Leia mais

DISA. 3- MOTIVO DO ENCAMINHAMENTO À FEPAM SITUAÇÃO: Tipo de documento a ser solicitado:

DISA. 3- MOTIVO DO ENCAMINHAMENTO À FEPAM SITUAÇÃO: Tipo de documento a ser solicitado: Instruções Técnicas para LICENCIAMENTO PRÉVIO DE UNIDADES CENTRALIZADAS OU SISTEMAS (AUTOCLAVAGEM, MICROONDAS) PARA TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE GRUPO A (INFECTANTES) DISA INSTRUÇÕES

Leia mais