Gustavo Guagliardi. Pacheco - Staff do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital da

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gustavo Guagliardi. Pacheco - Staff do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital da"

Transcrição

1 1 Meatoplastia. Nova Técnica Simplificada. Estudo Comparativo Meatoplasty. New Simplified Technique. Comparative Study Gustavo Guagliardi. Pacheco - Staff do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital da Lagoa, Everton de Souza Ameno - Chefe do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital da Lagoa, Marcio Niemeyer de Souza - Residente do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital da Lagoa, Hospital da Lagoa, Rio de Janeiro. Gustavo Guagliardi Pacheco Avenida das Américas, 700, bloco 01, sala 211, Barra da Tijuca Rio de Janeiro - RJ. CEP: Tel.: (0xx21) FAX (0xx21)

2 2 Meatoplastia: Nova Técnica Simplificada. Estudo Comparativo. Gustavo Guagliardi Pacheco, Everton de Souza Ameno***, Marcio Niemeyer de Souza. RESUMO INTRODUÇÃO: Os autores apresentam uma modificação na técnica básica de meatoplastia, que a torna mais rápida e de mais fácil execução, além de trazer bons resultados pós-operatórios. OBJETIVO: Descrever uma nova técnica de execução deste tempo cirúrgico presente nas mastoidectomias, bem como demonstrar seus bons resultados. MATERIAL E MÉTODO: Foram incluídos 52 pacientes submetidos à mastoidectomia, com indicação de meatoplastia complementar, operados em nosso serviço. Excluímos aqueles com história prévia de outra cirurgia otológica. RESULTADO: Observamos, no grupo de pacientes estudados, além do menor tempo cirúrgico dispendido e da facilidade técnica, uma menor incidência de estenose meatal pós-operatória, naqueles operados com a nova variante técnica (0/23), em comparação com aqueles em cujas orelhas utilizamos a técnica tradicional (3/29). CONCLUSÃO: Concluímos que, a facilidade de execução da técnica, resultou em um menor tempo cirúrgico e a segurança e eficácia da nova variante técnica, foi comprovada através de menor incidência de estenose pós-operatória e bom estado das cavidades em controle à longo prazo.

3 3 SUMMARY INTRODUCTION: The authors present a change in the basic technique of meatoplasty, that made it faster and easier to do, bringging good post operative results as well. OBJECTIVE: Describe a new execution technique of this surgical time, present in the mastoidectomies, as well as show its good results. MATERIAL AND METHOD: 52 patients submitted to mastoidectomy, with indication of complementary meatoplasty, operated on in our department were included. We excluded those who had a previous story of an other otologycal surgery. RESULT: We observed, in the group of studied patients, lesser surgical time spended and easiness technique. We also observed a lower incidence of post operative meatal stenosis on those operated with the new variety technique (0/23), in comparison with those, whose ears we used the traditional technique as well (3/29). CONCLUSION: We concluded that, easiness on technique execution, resulted in lesser surgical time and security and effectiveness of the new technique variety, was proved by the lower incidence of post operative stenosis and the good state of the cavities in a long term follow-up. Unitermos: Meatoplastia, técnica cirúrgica. Uniterms: Meatoplasty, surgical techinique. Médico Staff do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital da Lagoa, Chefe do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital da Lagoa, Médico Residente do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital da Lagoa, Hospital da Lagoa, Rio de Janeiro.

4 4 INTRODUÇÃO As cavidades mastóideas raramente são isentas de problemas. A pele que reveste a cavidade pode ser normal, mas não é capaz de migrar, em comparação com a pele normal do meato acústico. A pele descamada de uma cavidade mastóidea acumula-se em camadas e o resultado é a formação de crostas epiteliais que devem ser desbridadas mecanicamente. A incapacidade de limpar a cavidade mastóidea geralmente resulta em infecção. Um meato pequeno também pode impedir o desbridamento adequado da mastóide. Por essas razões, é imperativo realizar uma meatoplastia, se for planejado realizar uma cavidade mastóidea. A meatoplastia foi primeiramente descrita por Stacke em Tal procedimento cirúrgico, tem como finalidade ampliar a abertura da orelha externa, criando um retalho de pele que servirá de matriz de epitelização da neocavidade. Apresenta como vantagens uma abertura meatal adequada que permite acesso fácil ao conduto auditivo externo (CAE), membrana timpânica e às neocavidades, sendo essencial para manter tais cavidades em bom estado e facilitar o devido toillet pós-operatório. Tornou-se um procedimento complementar imprescindível nas timpanomastoidectomias de cavidade aberta e nas cirurgias do CAE estenosado, mas é um coadjuvante nas canaloplastias, timpanoplastias, timpanomastoidectomias de cavidade fechada e em alguns procedimentos otoneurocirúrgicos. Além da incapacidade de auto-limpeza da neocavidade, a meatoplastia apresenta outras limitações. Uma delas está no fator estético, fundamental para a maioria dos pacientes, uma vez que, quase invariavelmente, tal procedimento culmina com a confecção de meatos amplos e extremamente anti-estéticos. Estreitamentos pós-operatórios, que podem levar à estenose do canal e distúrbios vestibulares causados por uma maior

5 5 exposição ao frio e aos sons altos também engrossam esta lista, tal como dor pósoperatória de origem obscura, infecção local e condrites. O presente estudo, tem como objetivo, descrever uma nova variante técnica deste já conhecido procedimento, comparando os seus resultados pós-operatórios com os de um grupo de pacientes-controle, submetidos à meatoplastia tradicional. MATERIAL E MÉTODO Foram incluídos 52 pacientes submetidos à mastoidectomia, com indicação de meatoplastia complementar, operados em nosso serviço. Excluímos aqueles com história prévia de qualquer outra cirurgia otológica, devido ao viés no qual se constituiria fibrose cicatricial pós-operatória, com conseqüente prejuízo à cicatrização e ao resultado funcional de uma meatoplastia. Todos os pacientes tiveram a parede posterior do conduto auditivo externo derrubada, como parte de mastoidectomia com cavidade aberta (radical com microcaixa). Deste total de pacientes incluídos, 29, submetemos à meatoplastia pela tradicional técnica dos retalhos em Y, enquanto aos demais 23, nos restou empregar a nova técnica proposta. TÉCNICA OPERATÓRIA A meatoplastia pode ser realizada sob anestesia local, quando constitui-se em uma intervenção isoladamente. Entretanto, estará o paciente sob narcose, quando no decurso de uma mastoidectomia. Faz-se necessária infiltração local das partes moles retroauriculares com 10ml de solução de lidocaína à 2% e epinefrina 1:100000, de modo a se obter um campo cirúrgico o mais exsangue possível, realizada no início do ato operatório. Realizamos todo este tempo cirúrgico sob visão direta, sem a necessidade, portanto, de microscopia óptica binocular.

6 6 Compartilhamos da opinião de que o tempo ideal para a execução da meatoplastia situa-se entre o término do broqueamento, com rebaixamento do muro e limpeza das cavidades mastóidea e timpânica, e os tempos funcionais. Desta forma, permitimos, inclusive, uma melhor exposição da cavidade neoformada, facilitando as reconstruções ossiculares e a passagem de enxertos. Procedemos à retirada dos afastadores autostáticos, com eversão do pavilhão auricular sobre a região parotídea. Realizamos basicamente duas incisões horizontais e paralelas acerca do trago, de modo a confeccionar um retalho e liberar toda a concha (prérequisito para o sucesso de uma meatoplastia). A primeira é supratragal, tendo como referência o tubérculo supratrágico e a raiz do hélix, sendo, a segunda, infratragal, referenciada pela incisura intertrágica,. ambas de 1,5cm. Em seguida, retiramos eventuais excessos de partes moles do retalho e suturamos à catgut cromado 2.0, a porção posterior da concha aural liberada, de modo à evertê-la contra o pavilhão auricular. Segue-se fixação das bordas do retalho evertido às partes moles retroauriculares com o mesmo fio de sutura, fechando-se a incisão por planos ao final do ato cirúrgico. Utilizamos como parâmetro de boa amplitude da meatoplastia a introdução e acomodação do dedo indicador do cirurgião na cavidade neoformada. RESULTADO Observamos, no grupo de pacientes estudados, além do menor tempo cirúrgico dispendido e da facilidade técnica, uma menor incidência de estenose meatal pósoperatória, naqueles operados com a nova variante técnica (0/23), em comparação com aqueles em cujas orelhas utilizamos a técnica que denominamos tradicional (3/29).

7 7 Na avaliação subjetiva do examinador, no que tange à qualidade da cavidade neoformada e a sua aeração, foram adotadas as possibilidades boa, regular e ruim. Não verificamos grandes diferenças no parâmetro funcional da meatoplastia, uma vez que: Dos 29 pacientes do grupo meatoplastia tradicional, 21 obtiveram o escore cavidade boa (72,4%), 5 regular (17,2%) e 4 ruim (13,7%). Enquanto que no grupo dos 23 meatoplasia nova, foram 17 as cavidades classificadas como boas (73,9%), 3 as regulares (13,0%) e 3 ruins (13,0%). DISCUSSÃO Existem várias técnicas para realizar a meatoplastia, desde as que utilizam meatos excessivamente amplos aos mais conservadores, mantendo meatos reduzidos ao mínimo. E há ainda aqueles que chegam a utilizar stents para manutenção da abertura meatal. Todas devem ter a finalidade de aumentar as dimensões do orifício externo de comunicação da cavidade com o meio ambiente. Nesta nova variação da técnica apresentada, mantemos alguns preceitos básicos, como a remoção de tecidos subcutâneos (excessos) apenas da porção posterior do meato acústico externo, respeitando-se, desta feita, a inviolabilidade da pele do meato anteriormente, que, quando abordada, representa risco potencial de estenose. A grande vantagem desta técnica não advém do acréscimo de uma incisão, sutura ou mesmo da exérese de mais tecido. Muito pelo contrário, trata-se de técnica simplificada em que eliminamos a necessidade de várias incisões e remoções excessivas de cartilagem conchal, sem prejuízo ao desejado e adequado arejamento da cavidade.

8 8 CONCLUSÃO A presença de um meato largamente aberto é fundamental para o sucesso da mastoidectomia. Quando inadequadamente aberto, interfere com a autolimpeza da cavidade mastóidea e pode também dificultar o exame clínico e limpeza periódicos. Acúmulos de debris podem, ainda, piorar a condução auditiva, resultar em infecção crônica e mesmo recidiva da doença colesteatomatosa. Concluímos que, a facilidade de execução da técnica apresentada, resultou em um menor tempo cirúrgico e, a segurança e eficácia da nova variante técnica, foi comprovada através de menor incidência de estenose pós-operatória e bom estado das cavidades em controle à longo prazo. Observamos, no grupo de pacientes estudados, além do menor tempo cirúrgico dispendido e da facilidade técnica, uma menor incidência de estenose meatal pósoperatória naqueles operados com a nova variante técnica, em comparação com aqueles em cujas orelhas utilizamos a técnica tradicional. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. CAMACHO, R. A. R. Atlas de Cirurgia de Ouvido. Rio de Janeiro, Revinter, CRUZ, O. L. M.; COSTA, S. S. Otologia Clínica e Cirúrgica. Rio de Janeiro, Revinter, 1998.

9 9 3. DUVAL, P.; REDON Traitée de Technique Chirurgicale. Paris, Editeurs Libraires de L Academie de Medicine. Masson, 120, , GLASSCOCK III, M. E.; SHAMBAUGH, G. E. Surgery of the Ear. Philadelphia, W. B. Saunders, GRENNER, J. How I do it: Meatoplasty of the ear canal. J. Otolaryngol, 25: , HOFFMANN, D. F.; FAGAN, P. A.; TAYLOR, B. Reduction meatoplasty. Laryngoscope, 107: , HUNGRIA, H. Otorrinolaringologia. 7 ª ed., Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, LOPES FILHO, O. C.; CAMPOS, C. A. H. - Tratado de Otorrinolaringologia. São Paulo, Roca, MIGLETS, A. W.; PAPARELLA, M. M.; SAUNDERS, W. H. Atlas Cirugía del Oído. 4 ª ed., Buenos Aires, Panamericana, SBORL Tratado de Otorrinolaringologia, Volume 5 Técnicas Cirúrgicas. São Paulo, Roca, 2003.

Mastoidectomia Pediátrica. E3 Eduardo Lopes El Sarraf Hospital Cruz Vermelha Paraná Set/2013

Mastoidectomia Pediátrica. E3 Eduardo Lopes El Sarraf Hospital Cruz Vermelha Paraná Set/2013 Mastoidectomia Pediátrica E3 Eduardo Lopes El Sarraf Hospital Cruz Vermelha Paraná Set/2013 Histórico Louis Petit foi creditado como o primeiro a descrever o procedimento em 1736 com um trocater Schwartze

Leia mais

RESUMO EXPANDIDO. Arquivos Catarinenses de Medicina. Retalho em Porta Giratória na Reconstrução do Pavilhão Auricular

RESUMO EXPANDIDO. Arquivos Catarinenses de Medicina. Retalho em Porta Giratória na Reconstrução do Pavilhão Auricular Arquivos Catarinenses de Medicina ISSN (impresso) 0004-2773 ISSN (online) 1806-4280 RESUMO EXPANDIDO Retalho em Porta Giratória na Reconstrução do Pavilhão Auricular Revolving-Door Flap for Ear Reconstruction

Leia mais

CIRURGIA DE TIMPANOMASTOIDECTOMIA. Termo de ciência e consentimento

CIRURGIA DE TIMPANOMASTOIDECTOMIA. Termo de ciência e consentimento CIRURGIA DE TIMPANOMASTOIDECTOMIA Termo de ciência e consentimento Por este instrumento particular o (a) paciente ou seu responsável, Sr. (a), declara, para todos os fins legais, que dá plena autorização

Leia mais

Algumas Reflexões sobre o Colesteatoma em Pacientes Pediátricos em Países em Desenvolvimento

Algumas Reflexões sobre o Colesteatoma em Pacientes Pediátricos em Países em Desenvolvimento Algumas Reflexões sobre o Colesteatoma em Pacientes Pediátricos em Países em Desenvolvimento Chris Prescott Quando se fala dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, é importante ter em mente que todos

Leia mais

TÍTULO: COLESTEATOMA DE CONDUTO AUDITIVO EXTERNO COMO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE PATOLOGIAS DA ORELHA EXTERNA

TÍTULO: COLESTEATOMA DE CONDUTO AUDITIVO EXTERNO COMO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE PATOLOGIAS DA ORELHA EXTERNA TÍTULO: COLESTEATOMA DE CONDUTO AUDITIVO EXTERNO COMO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE PATOLOGIAS DA ORELHA EXTERNA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE

Leia mais

VIII Curso de Anatomia e Dissecção do Osso Temporal. Programação 16/10/2013 QUARTA FEIRA

VIII Curso de Anatomia e Dissecção do Osso Temporal. Programação 16/10/2013 QUARTA FEIRA 16/10/2013 QUARTA FEIRA ANFITEATRO DO COMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO VASCONCELOS 07:45 8:00 hs Recepção dos Participantes / Entrega de Material Dr Aldo Stamm 8:15 8:45 hs 9:00 9:20 hs 9:20 12:00 hs Aula Teórica

Leia mais

RETALHOS ÂNTERO-LATERAL DA COXA E RETO ABDOMINAL EM GRANDES RECONSTRUÇÕES TRIDIMENSIONAIS EM CABEÇA E PESCOÇO

RETALHOS ÂNTERO-LATERAL DA COXA E RETO ABDOMINAL EM GRANDES RECONSTRUÇÕES TRIDIMENSIONAIS EM CABEÇA E PESCOÇO Artigo Original RETALHOS ÂNTERO-LATERAL DA COXA E RETO ABDOMINAL EM GRANDES RECONSTRUÇÕES TRIDIMENSIONAIS EM CABEÇA E PESCOÇO ANTEROLATERAL THIGH AND RECTUS ABDOMINUS FLAPS IN LARGE TRIDIMENSIONAL HEAD

Leia mais

Exérese Percutânea de Lesões Benignas de Mama Assistida à Vácuo

Exérese Percutânea de Lesões Benignas de Mama Assistida à Vácuo Exérese Percutânea de Lesões Benignas de Mama Assistida à Vácuo Lucio De Carli Médico Radiologista Centro de Diagnóstico por Imagem da Mama Sistema de Saúde Mãe de Deus Hospital Mãe de Deus Porto Alegre/RS

Leia mais

Afastador de AL HAGR ORL /2018-PT

Afastador de AL HAGR ORL /2018-PT Afastador de AL HAGR ORL 142 1.1 02/2018-PT A cirurgia auricular é uma proeza mecânica e técnica. Visão geral abrangente sobre a área de cirurgia, bem como um elevado grau de precisão e sensibilidade são

Leia mais

Suturas. Carlos Mesquita. Hospitais da Universidade de Coimbra

Suturas. Carlos Mesquita. Hospitais da Universidade de Coimbra Carlos Mesquita Hospitais da Universidade de Coimbra - classificação INTERROMPIDAS / PONTOS SEPARADOS os nós são dados e os fios cortados após uma ou duas passagens através dos tecidos cada nó é uma entidade

Leia mais

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Solução otológica - Frasco com 10 ml, provido de conta-gotas.

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Solução otológica - Frasco com 10 ml, provido de conta-gotas. Lidosporin lidocaína 43,4 mg/ml sulfato de polimixina B 10.000 UI/ml Solução otológica FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Solução otológica - Frasco com 10 ml, provido de conta-gotas. USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Leia mais

Reparo de Lesão do Manguito Rotador

Reparo de Lesão do Manguito Rotador Reparo de Lesão do Manguito Rotador Dr. Marcello Castiglia Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo A cirurgia para reparo de uma lesão do manguito rotador geralmente envolve a reinserção do tendão

Leia mais

Avaliação da telelaringoscopia no diagnóstico das lesões benignas da laringe

Avaliação da telelaringoscopia no diagnóstico das lesões benignas da laringe Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo Avaliação da telelaringoscopia no diagnóstico das lesões benignas da laringe Márcio Cavalcante Salmito SÃO PAULO 2012 Márcio Cavalcante Salmito Avaliação

Leia mais

DISCIPLINA DE OTORRINOLARINOGOLOGIA UNESP- BOTUCATU

DISCIPLINA DE OTORRINOLARINOGOLOGIA UNESP- BOTUCATU TRAQUEOTOMIA Profa Livre Docente Regina H. Garcia Martins DISCIPLINA DE OTORRINOLARINOGOLOGIA UNESP- BOTUCATU Unesp TRAQUEOTOMIA X TRAQUEOSTOMIA INDICAÇÕES DE TRAQUEOTOMIA DESOBSTRUÇÃO DAS VIAS AÉREAS

Leia mais

Anatomia da orelha media e interna

Anatomia da orelha media e interna otoscopia Anatomia da orelha media e interna Lesões inflamatorias otite media aguda diagnostico clinico Enrique é um garoto de dois anos de idade, que apresenta infecções das vias aéreas superiores (IVAS)

Leia mais

CIRURGIAS RESPIRATÓRIO CICATRIZAÇÃO RESPIRATORIO CRIPTORQUIDECTOMIA

CIRURGIAS RESPIRATÓRIO CICATRIZAÇÃO RESPIRATORIO CRIPTORQUIDECTOMIA CIRURGIAS RESPIRATÓRIO CICATRIZAÇÃO RESPIRATORIO CRIPTORQUIDECTOMIA Prof. Esp. Walderson Zuza 1 CIRURGIA DO TRATO RESPIRATÓRIO EM EQUINOS 2 TRAQUEOSTOMIA Pode ser realizada de urgência ou eletiva. As situações

Leia mais

Cirurgia Descompressiva do Nervo Facial Via Transmatoidea. Critérios de Indicação e

Cirurgia Descompressiva do Nervo Facial Via Transmatoidea. Critérios de Indicação e 1 Cirurgia Descompressiva do Nervo Facial Via Transmatoidea. Critérios de Indicação e Técnica Operatória Empregada em 17 Casos. Decompressive Surgery of the Facial Nerve by the Transmastoid Way. Indication

Leia mais

Lesões inflamatorias otite media aguda

Lesões inflamatorias otite media aguda Lesões inflamatorias otite media aguda Enrique é um garoto de dois anos de idade, que apresenta infecções das vias aéreas superiores (IVAS) recorrentes. Foi trazido à consulta pediátrica por uma história

Leia mais

RINONEOPLASTIA TOTAL NA LEPRA (Método Indiano)

RINONEOPLASTIA TOTAL NA LEPRA (Método Indiano) RINONEOPLASTIA TOTAL NA LEPRA (Método Indiano) ROBERTO FARINA (*) Por rinoneoplastia total devemos entender a reparação global do nariz naqueles casos graves que exigem confecção do estôfo nasal, de subsepto.

Leia mais

ARTIGO ORIGINAL. Objetivo:

ARTIGO ORIGINAL. Objetivo: doi: 10.20513/2447-6595.2017v57n2p26-30 26 ARTIGO ORIGINAL Raphael Oliveira Correia 1. Caio Calixto Diógenes Pinheiro 1. Felipe Cordeiro Gondim de Paiva 1. Pedro Sabino Gomes Neto 2. Talita Parente Rodrigues

Leia mais

FERIMENTOS SIMPLES. Edevard J de Araujo

FERIMENTOS SIMPLES. Edevard J de Araujo UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO CLÍNICA CIRÚRGICA DISCIPLINA DE TÉCNICA OPERATÓRIA E CIRURGIA EXPERIMENTAL FERIMENTOS SIMPLES Edevard J de Araujo eja2536@gmail.com

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM OTORRINOLARINGOLOGIA PROJETO PEDAGÓGICO

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM OTORRINOLARINGOLOGIA PROJETO PEDAGÓGICO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM OTORRINOLARINGOLOGIA PROJETO PEDAGÓGICO I - Duração: 3 anos II - Número de vagas: 6 por ano III - Objetivo Geral: Capacitar o médico residente ao exercício pleno e amplo

Leia mais

IRI. SelfConnect concept

IRI. SelfConnect concept Coroas Sem Cimento Sem Parafuso Caso Clínico: Exodontia do dente 11, enxerto Colocação de implante e pilar SC Colocação de Cilindro Cicatrizador Anatômico Dia seguinte, Colocação de Cilindro Protético

Leia mais

PLANILHA GERAL - CIRURGIA I - 1º 2014

PLANILHA GERAL - CIRURGIA I - 1º 2014 PLANILHA GERAL - CIRURGIA I - 1º 2014 Dia Data Hora Professor Sala Conteúdo 7:05 FERNANDA 204 D Apresentação da Disciplina - Formação de Grupos Ambiente cirúrgico, instalações e equipamentos, paramentação

Leia mais

CIRURGIA PEDIÁTRICA HÉRNIAS

CIRURGIA PEDIÁTRICA HÉRNIAS HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ LIGA MÉDICO-ACADÊMICA DE PEDIATRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ LIPED - UNIOESTE CIRURGIA PEDIÁTRICA HÉRNIAS Acadêmica Lydia Gayet de Bortoli Prof.

Leia mais

TIPOS DE SUTURAS. Edevard J de Araujo -

TIPOS DE SUTURAS. Edevard J de Araujo - TIPOS DE SUTURAS Edevard J de Araujo - eja2536@gmail.com OBJETIVOS Revisar cicatrização, pois as suturas são adjuvantes Princípios norteadores das suturas. Tipos mais comuns de suturas Nós com porta-agulhas

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Clínica Cirúrgica

Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Clínica Cirúrgica Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Saúde Departamento de Clínica Cirúrgica AS FASES DA CIRURGIA: DIÉRESE, HEMOSTASIA E SÍNTESE Edevard J de Araujo eja2536@gmail.com http://labtoce.ufsc.br

Leia mais

CIRURGIA PERIODONTAL

CIRURGIA PERIODONTAL Disciplina de Periodontia 5 o período CIRURGIA PERIODONTAL Prof.Dr. Lucinei Roberto de Oliveira http://lucinei.wikispaces.com 2012 Instrumentos Usados em Cirurgia Periodontal CIRURGIA PERIODONTAL INSTRUMENTAIS

Leia mais

Conjunto de instrumentos para Cirurgia Endoscópica do Ouvido Médio ORL /2018-PT

Conjunto de instrumentos para Cirurgia Endoscópica do Ouvido Médio ORL /2018-PT Conjunto de instrumentos para Cirurgia Endoscópica do Ouvido Médio ORL 137 2.2 02/2018-PT Cirurgia Endoscópica do Ouvido Médio Devido ao desenvolvimento de instrumentos e ao aperfeiçoamento de tecnologias

Leia mais

CONSENTIMENTO INFORMADO PARA PIELOLITOTOMIA VIDEOLAPAROSCÓPICA (CALCULOSE RENAL).

CONSENTIMENTO INFORMADO PARA PIELOLITOTOMIA VIDEOLAPAROSCÓPICA (CALCULOSE RENAL). CONSENTIMENTO INFORMADO PARA PIELOLITOTOMIA VIDEOLAPAROSCÓPICA (CALCULOSE RENAL). Eu, abaixo assinado, autorizo o Dr....e/ou os seus assistentes a realizar uma PIELOLITOTOMIA VIDEOLAPAROSCÓPICA (remoção

Leia mais

Otofoxin. Zambon Laboratórios Farmacêuticos Ltda Solução Otológica 5,8mg cloridrato de ciprofloxacino

Otofoxin. Zambon Laboratórios Farmacêuticos Ltda Solução Otológica 5,8mg cloridrato de ciprofloxacino Otofoxin Zambon Laboratórios Farmacêuticos Ltda Solução Otológica 5,8mg cloridrato de ciprofloxacino I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO OTOFOXIN cloridrato de ciprofloxacino APRESENTAÇÃO Solução otológica:

Leia mais

RESUMO EXPANDIDO. Arquivos Catarinenses de Medicina. Reconstrução nasal complexa: Série de 10 casos. Complex Nasal Reconstruction: Series of 10 cases

RESUMO EXPANDIDO. Arquivos Catarinenses de Medicina. Reconstrução nasal complexa: Série de 10 casos. Complex Nasal Reconstruction: Series of 10 cases Arquivos Catarinenses de Medicina ISSN (impresso) 0004-2773 ISSN (online) 1806-4280 RESUMO EXPANDIDO Reconstrução nasal complexa: Série de 10 casos Complex Nasal Reconstruction: Series of 10 cases Lourenço

Leia mais

Cirurgia Micrográfica de Mohs

Cirurgia Micrográfica de Mohs Cirurgia Micrográfica de Mohs O câncer de pele está cada vez mais predominante, e estima-se que cerca de 20% da população mundial desenvolverá câncer de pele em sua vida. Felizmente, o câncer de pele tem

Leia mais

ECS100 MANUAL DE INSTRUÇÕES. Estetoscópio Simples Incoterm S-EST Saúde e bem-estar. Foto meramente ilustrativa

ECS100 MANUAL DE INSTRUÇÕES. Estetoscópio Simples Incoterm S-EST Saúde e bem-estar. Foto meramente ilustrativa ECS100 Estetoscópio Simples Incoterm Foto meramente ilustrativa MANUAL DE INSTRUÇÕES S-EST-0030.00 Saúde e bem-estar Parabéns por ter adquirido um produto com qualidade Incoterm. O novo Estetoscópio Incoterm

Leia mais

PLANILHA GERAL - CIRURGIA I 6º Periodo 1º 2018

PLANILHA GERAL - CIRURGIA I 6º Periodo 1º 2018 PLANILHA GERAL - CIRURGIA I 6º Periodo 1º 2018 Dia Data Hora Professor/GAD Sala Conteúdo SEGUNDA 19/02/18 SEXTA 23/02/18 SÁBADO 24/02/18 SEGUNDA 26/02/18 SEXTA 02/03/18 SÁBADO 03/03/18 SEGUNDA 05/03/18

Leia mais

Master em Perio-Implantodontia Estética ImplantePerio São Paulo 2018/2019. conectando você ao melhor da Perio-Implantodontia.

Master em Perio-Implantodontia Estética ImplantePerio São Paulo 2018/2019. conectando você ao melhor da Perio-Implantodontia. Master em Perio-Implantodontia Estética ImplantePerio São Paulo 2018/2019 conectando você ao melhor da Perio-Implantodontia. Tradição ImplantePerio 15 turmas de Mestrado com a formação de mais de 200 mestres.

Leia mais

ANEXO A: TÉCNICA CIRÚRGICA

ANEXO A: TÉCNICA CIRÚRGICA ANEXO A: TÉCNICA CIRÚRGICA A técnica cirúrgica utilizada em nossos pacientes, para correção do lagoftalmo, foi idealizada por GILLIES em 1934 e descrita com detalhes por ANDERSEN (1961) e ANTIA (1966).

Leia mais

Abdominoplastia e lifting do púbis

Abdominoplastia e lifting do púbis ARTIGO ORIGINAL Vendramin Franco T FS et al. et al. Abdominoplastia e lifting do púbis Abdominoplasty and pubic lifting Fernando Sanfelice André 1 Trabalho realizado no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt,

Leia mais

T É C N I C A C I R Ú R G I C A. Medyssey. C a g e E x p a n s i v o e C a g e D i n â m i c o

T É C N I C A C I R Ú R G I C A. Medyssey. C a g e E x p a n s i v o e C a g e D i n â m i c o T É C N I C A C I R Ú R G I C A Medyssey C a g e E x p a n s i v o e C a g e D i n â m i c o Cage expansivo VariAn Cage Dynamic Técnica Cirúrgica Medyssey www.medyssey.com O ISO 13485 CERTIFIED COMPANY

Leia mais

ÓRGÃO DA VISÃO. Constituição do Bulbo Ocular: Túnica Fibrosa: Túnica Vascular: Túnica nervosa: Túnica Nervosa. Túnica Vascular.

ÓRGÃO DA VISÃO. Constituição do Bulbo Ocular: Túnica Fibrosa: Túnica Vascular: Túnica nervosa: Túnica Nervosa. Túnica Vascular. ÓRGÃO DA VISÃO Constituição do Bulbo Ocular: Túnica Fibrosa: Túnica Vascular: Túnica nervosa: Túnica Nervosa Túnica Vascular Túnica Fibrosa ÓRGÃO DA VISÃO Constituição do Bulbo Ocular: Túnica Fibrosa:

Leia mais

Produtos. Karina Souza e Equipe de Treinamento. ReSound Mini Microphone: Increased Understanding in Many Situations

Produtos. Karina Souza e Equipe de Treinamento. ReSound Mini Microphone: Increased Understanding in Many Situations Produtos Karina Souza e Equipe de Treinamento ReSound Mini Microphone: Increased Understanding in Many Situations Diversidade de aparelhos auditivos Presentation name 6/2/2014 page 2 Os aparelhos auditivos

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO PREZADO PACIENTE: O Termo de Consentimento Informado é um documento no qual sua AUTONOMIA (vontade) em CONSENTIR (autorizar) é manifestada. A intervenção cirúrgica indicada

Leia mais

Foreign bodies of the external ear are very common; the

Foreign bodies of the external ear are very common; the Rev Bras Otorrinolaringol 2008;74(1):137-42. Corpo estranho de tuba auditiva: apresentação de um caso e técnica utilizada para remoção RELATO DE CASO CASE REPORT Foreign body in the Eustachian tube - case

Leia mais

Rosa Paula Soares Teresa Santos. 5º Congresso Nacional da AMACC

Rosa Paula Soares Teresa Santos. 5º Congresso Nacional da AMACC Rosa Paula Soares Teresa Santos 5º Congresso Nacional da AMACC Representação Dentária Fonte : FDI ( Federação Dentária Internacional ) Códigos, nomes, e número típico de raízes: 11 21 Incisivo central

Leia mais

Lifting da Face - Terço Inferior

Lifting da Face - Terço Inferior Lifting da Face - Terço Inferior A identidade humana é determinada primeiramente pelo rosto sua estrutura, aparência e expressões. As alterações determinadas pela idade que afetam a aparência do rosto

Leia mais

SUTURAS DESCONTÍNUAS

SUTURAS DESCONTÍNUAS SUTURAS DESCONTÍNUAS Lembrar sempre de manter a proporção com a espessura do tecido que será aproximado e com a capacidade de resistir atenção da sutura. A distancia entre as extremidades dos pontos deve

Leia mais

PLANO DE CURSO 8 PERÍODO ANO:

PLANO DE CURSO 8 PERÍODO ANO: PLANO DE CURSO 8 PERÍODO ANO: 2013.2 CURSO: MEDICINA DISCIPLINA: ANESTESIOLOGIA CARGA HORÁRIA: 72 horas PROFESSOR TITULAR: MIGUEL DE LEMOS NETO PROFESSORES: ANDERSON TEIXEIRA EMENTA O ensino da disciplina

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE MEDICINA LIGA DE CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO ACESSO CIRÚRGICO ÀS VIAS AÉREAS SUPERIORES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE MEDICINA LIGA DE CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO ACESSO CIRÚRGICO ÀS VIAS AÉREAS SUPERIORES UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE MEDICINA LIGA DE CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO ACESSO CIRÚRGICO ÀS VIAS AÉREAS SUPERIORES Maria Gabriela Guimarães / Jobert Mitson 2012 OBJETIVOS Jobert Mitson

Leia mais

Lidosporin sulfato de polimixina B + lidocaína

Lidosporin sulfato de polimixina B + lidocaína Lidosporin sulfato de polimixina B + lidocaína Forma farmacêutica e apresentação Solução otológica Embalagem contendo 10 ml.. USO ADULTO/ PEDIÁTRICO USO OTOLÓGICO Composição Cada ml da solução contém:

Leia mais

PLANILHA GERAL - CIRURGIA I 6º Período 1º 2019

PLANILHA GERAL - CIRURGIA I 6º Período 1º 2019 PLANILHA GERAL - CIRURGIA I 6º Período 1º 2019 Legenda Dia Data Hora Professor/GAD Sala Conteúdo Teórica Teórica QUARTA 20/2/2019 SEXTA 22/2/2019 SÁBADO 23/2/2019 QUARTA 27/2/2019 SEXTA 1/3/2019 SÁBADO

Leia mais

CURSO TEÓRICO-PRATICO DE MINI-IMPLANTES ORTODÔNTICOS PROF. CARLO MARASSI

CURSO TEÓRICO-PRATICO DE MINI-IMPLANTES ORTODÔNTICOS PROF. CARLO MARASSI CURSO TEÓRICO-PRATICO DE MINI-IMPLANTES ORTODÔNTICOS PROF. CARLO MARASSI INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO: Teórico e Prático de Mini-implantes Ortodônticos P R O F. C A R L O M A R A S S I Especialista em Ortodontia

Leia mais

Enxerto de tecido conjuntivo com objetivo estético em prótese fixa

Enxerto de tecido conjuntivo com objetivo estético em prótese fixa Caso Selecionado Enxerto de tecido conjuntivo com objetivo estético em prótese fixa Cléverson O. Silva, Bruno César de Vasconcelos Gurgel, Fernando Rodrigues Pinto Uma vez que um dente é perdido, ocorre

Leia mais

Programa para Seleção Clínica Cirúrgica e Obstetrícia de Pequenos Animais

Programa para Seleção Clínica Cirúrgica e Obstetrícia de Pequenos Animais Programa para Seleção Clínica Cirúrgica e Obstetrícia de Pequenos Animais - Princípios cirúrgicos básicos: assepsia/antissepsia; pré, trans e pós-operatório; instrumentação cirúrgica; fundamentos em esterilização

Leia mais

ECD1100 MANUAL DE INSTRUÇÕES. Estetoscópio Incoterm Cardiológico Deluxe S-EST Saúde e bem-estar. Foto meramente ilustrativa

ECD1100 MANUAL DE INSTRUÇÕES. Estetoscópio Incoterm Cardiológico Deluxe S-EST Saúde e bem-estar. Foto meramente ilustrativa ECD1100 Estetoscópio Incoterm Cardiológico Deluxe Foto meramente ilustrativa MANUAL DE INSTRUÇÕES S-EST-0010.00 Saúde e bem-estar Parabéns por ter adquirido um produto com qualidade Incoterm. O novo Estetoscópio

Leia mais

Procedimentos Cirúrgicos de Interesse Protético/Restaurador - Aumento de Coroa Clínica - Prof. Luiz Augusto Wentz

Procedimentos Cirúrgicos de Interesse Protético/Restaurador - Aumento de Coroa Clínica - Prof. Luiz Augusto Wentz 1 2 3 Procedimentos Cirúrgicos de Interesse Protético/Restaurador - Aumento de Coroa Clínica - Prof. Luiz Augusto Wentz Aumento de Coroa Clínica Qualquer procedimento (cirúrgico ou não-cirúrgico) que vise

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE CLÍNICA E CIRURGIA VETERINÁRIAS. Disciplina:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE CLÍNICA E CIRURGIA VETERINÁRIAS. Disciplina: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE VETERINÁRIA DEPARTAMENTO DE CLÍNICA E CIRURGIA VETERINÁRIAS Disciplina: Técnica Cirúrgica e Anestesiologia Veterinárias CCV-005 Prof. Álvaro Enéas Ribeiro

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO SOBRE AS PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS DE CERATOPLASTIA COM ENXERTO CONJUNTIVAL LIVRE E PEDICULADO EM CÃES

ESTUDO COMPARATIVO SOBRE AS PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS DE CERATOPLASTIA COM ENXERTO CONJUNTIVAL LIVRE E PEDICULADO EM CÃES 1 ESTUDO COMPARATIVO SOBRE AS PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS DE CERATOPLASTIA COM ENXERTO CONJUNTIVAL LIVRE E PEDICULADO EM CÃES Palavras-chave: Ceratoplastia, cães, deiscência PEREIRA. A. C.

Leia mais

Influência dos Achados Intra-operatórios no Resultado Anatômico das Miringoplastias

Influência dos Achados Intra-operatórios no Resultado Anatômico das Miringoplastias Artigo Original Influência dos Achados Intra-operatórios no Resultado Anatômico das Miringoplastias Intra-operative Findings Influence in Myringoplasty Anatomical Result Débora Bunzen*, Alexandre Campos*,

Leia mais

CIRURGIA PERIODONTAL

CIRURGIA PERIODONTAL Disciplina de Periodontia 5 o período CIRURGIA PERIODONTAL Prof.Dr. Lucinei Roberto de Oliveira http://lucinei.wikispaces.com 2012 Tratamento completo do paciente com doença periodontal: FASES DA TERAPIA

Leia mais

PROIMPERIO - CURITIBA - IN SURGERY

PROIMPERIO - CURITIBA - IN SURGERY CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA O CURSO CLÍNICO AVANÇADO DE CIRURGIA PLÁSTICA PERIODONTAL E PERI-IMPLANTAR PROIMPERIO - CURITIBA - IN SURGERY Anatomia, histologia e fisiologia do complexo periodontal e peri-implantar

Leia mais

TÉCNICA CIRÚRGICA DE ABLAÇÃO TOTAL DO CONDUTO AUDITIVO DE CÃO ACOMETIDO POR OTITE. Introdução

TÉCNICA CIRÚRGICA DE ABLAÇÃO TOTAL DO CONDUTO AUDITIVO DE CÃO ACOMETIDO POR OTITE. Introdução 289 TÉCNICA CIRÚRGICA DE ABLAÇÃO TOTAL DO CONDUTO AUDITIVO DE CÃO ACOMETIDO POR OTITE Ronaldo Oliveira Silveira¹, Isabella de Paula Valeriano¹, Mariane Souza Nascimento¹, Pollyanna Belechiano Chisté¹,

Leia mais

ESTUDO DA FREQÜÊNCIA DE PARASITAS E DE OVOS NAS CAVIDADES APENDICULARES DAS APENDICITES AGUDAS *

ESTUDO DA FREQÜÊNCIA DE PARASITAS E DE OVOS NAS CAVIDADES APENDICULARES DAS APENDICITES AGUDAS * ESTUDO DA FREQÜÊNCIA DE PARASITAS E DE OVOS NAS CAVIDADES APENDICULARES DAS APENDICITES AGUDAS * DAOIZ MENDOZA** HENRI CHAPLIN RIVOIRE*** MARCELO DORNELES DE SOUSA**** RESUMO Os autores fizeram um estudo

Leia mais

Protocolos e Indicações Clínicas do Laser de Diodo Cirúrgico

Protocolos e Indicações Clínicas do Laser de Diodo Cirúrgico s e Indicações Clínicas do Laser de Diodo Cirúrgico Nu Profa. Dra. Luciana Almeida Lopes e Prof. Dr. Hermes Pretel São Carlos 2009 Visite nosso site: www.nupen.com.br Nu Melanoplastia Melanoplastia, também

Leia mais

ANATOMIA FUNCIONAL DA ORELHA. (a nova nomenclatura substitui o termo ouvido por orelha)

ANATOMIA FUNCIONAL DA ORELHA. (a nova nomenclatura substitui o termo ouvido por orelha) ANATOMIA DA ORELHA ANATOMIA FUNCIONAL DA ORELHA (a nova nomenclatura substitui o termo ouvido por orelha) O aparelho auditivo humano e dos demais mamíferos é formado pela orelha externa, a orelha média

Leia mais

PLANILHA GERAL - CIRURGIA I 6º Período 2º 2018

PLANILHA GERAL - CIRURGIA I 6º Período 2º 2018 PLANILHA GERAL - CIRURGIA I 6º Período 2º 2018 Dia Data Hora Professor/GAD Sala Conteúdo ANDRÉ Apresentação da Disciplina- Plano de ensino e critérios de 204 D avaliação - Formação de Grupos QUARTA 1/8/2018

Leia mais

TC Protocolo de Mastoide. José Pedro Gonçalves TN Esp. em Radiologia

TC Protocolo de Mastoide. José Pedro Gonçalves TN Esp. em Radiologia TC Protocolo de Mastoide Gonçalves TN Esp. em Radiologia das Mastoides e Face Gonçalves Tecnólogo Especialista do Instituto de Infectologia Emilio Ribas - HC - Pós Graduado em Ressonância Magnética e Computadorizada

Leia mais

Cirurgia colorretal esraeurope.org/prospect 1

Cirurgia colorretal esraeurope.org/prospect 1 CIRURGIA COLORRETAL RESUMO DAS RECOMENDAÇÕES Notas sobre as recomendações PROSPECT O PROSPECT fornece aos clínicos argumentos de apoio a favor e contra a utilização de várias intervenções na dor pós-operatória

Leia mais

CIRURGIAS DO TRATO URINÁRIO

CIRURGIAS DO TRATO URINÁRIO CIRURGIAS DO TRATO URINÁRIO DEFINIÇÃO Abertura cirúrgica da bexiga. Kystis = bexiga + tomia = incisão INDICAÇÕES: Cálculos principal indicação PRÉ-OPERATÓRIO: Suspeita ou diagnóstico Anamnese Avaliações

Leia mais

Departamento de Clínica Cirúrgica

Departamento de Clínica Cirúrgica Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Saúde Departamento de Clínica Cirúrgica Disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental TIPOS DE SUTURAS Edevard J de Araujo - eja2536@gmail.com

Leia mais

Timpanoplastias II e III- Revisão de 10 anos. Type II and type III timpanoplasties - A 10 year revision

Timpanoplastias II e III- Revisão de 10 anos. Type II and type III timpanoplasties - A 10 year revision Timpanoplastias II e III- Revisão de 10 anos Type II and type III timpanoplasties - A 10 year revision Clara Silva Pedro Mesquita Natércia Silvestre João Carlos Ribeiro Ana Margarida Amorim António Paiva

Leia mais

Artigo Original TRATAMENTO DO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO NO IDOSO ACIMA DE 80 ANOS

Artigo Original TRATAMENTO DO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO NO IDOSO ACIMA DE 80 ANOS Artigo Original TRATAMENTO DO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO NO IDOSO ACIMA DE 80 ANOS HEAD AND NECK CANCER TREATMENT IN ELDERLY PATIENTS OVER 80 YEARS OLD 1,4,6 TERENCE PIRES DE FARIAS 5 GABRIEL MANFRO 1,2,3

Leia mais

APENDICITE AGUDA O QUE É APÊNCIDE CECAL? O QUE É APENDICITE E PORQUE OCORRE

APENDICITE AGUDA O QUE É APÊNCIDE CECAL? O QUE É APENDICITE E PORQUE OCORRE APENDICITE AGUDA O QUE É APÊNCIDE CECAL? O apêndice vermiforme ou apêndice cecal é uma pequena extensão tubular, com alguns centímetros de extensão, terminada em fundo cego, localizado no ceco, primeira

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 21, DE 8 DE ABRIL DE 2019

RESOLUÇÃO Nº 21, DE 8 DE ABRIL DE 2019 RESOLUÇÃO Nº 21, DE 8 DE ABRIL DE 2019 Aprova a matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Otorrinolaringologia. A COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA (CNRM), no uso das atribuições

Leia mais

Técnica cirúrgica de discectomia percutânea automatizada. NUCLEOTOMIA. Alexandre de Medeiros Ferreira Especialista de produtos Setormed -

Técnica cirúrgica de discectomia percutânea automatizada. NUCLEOTOMIA. Alexandre de Medeiros Ferreira Especialista de produtos Setormed - Técnica cirúrgica de discectomia percutânea automatizada. NUCLEOTOMIA Alexandre de Medeiros Ferreira Especialista de produtos Setormed - Localização do ponto de entrada transversal Checagem do ponto via

Leia mais

Timpanoplastia tipo II - Experiência clínica Type II tympanoplasty - Clinical experience

Timpanoplastia tipo II - Experiência clínica Type II tympanoplasty - Clinical experience Timpanoplastia tipo II - Experiência clínica Type II tympanoplasty - Clinical experience Nadia Hassamo Ramos Carlos Alexandre Luís Antunes Resumo Introdução: A timpanoplastia associada a ossiculoplastia

Leia mais

BerbereX. Reduzir infecções pós-cirúrgicas

BerbereX. Reduzir infecções pós-cirúrgicas Reduzir infecções pós-cirúrgicas BerbereX BerbereX Wound Cleanser destina-se ao uso em ambientes clínicos e em cuidados domiciliares para facilitar a limpeza de detritos, exsudato, material orgânico, incluindo

Leia mais

Palavras-chave: Restaurações indiretas. Restauração de dentes posteriores. Inlay.

Palavras-chave: Restaurações indiretas. Restauração de dentes posteriores. Inlay. CONEXÃO FAMETRO 2017: ARTE E CONHECIMENTO XIII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 RESUMO RESTAURAÇÕES INDIRETAS COM RESINA COMPOSTA EM DENTES POSTERIORES Jamlly Taynna Freitas Nobre, Diego de Matos Sales,

Leia mais

ODONTOLOGIA. Baumer. Líder no Brasil. Forte no mundo. Enxertos Ósseos e Barreiras Biológicas LINHA DE ENXERTOS ÓSSEOS. SOLUÇÃO PARA: Odontologia

ODONTOLOGIA. Baumer. Líder no Brasil. Forte no mundo. Enxertos Ósseos e Barreiras Biológicas LINHA DE ENXERTOS ÓSSEOS. SOLUÇÃO PARA: Odontologia Enxertos Ósseos e Barreiras Biológicas SOLUÇÃO PARA: Odontologia ODONTOLOGIA TECNOLOGIA PARA: Implantodontia, Periodontia, Endodontia e Bucomaxilo. Vista Aérea - Parque Industrial Baumer - Mogi Mirim -

Leia mais

FIOS CIRÚR Ú GI G C I OS

FIOS CIRÚR Ú GI G C I OS FIOS CIRÚRGICOS Fios cirúrgicos: São materiais usados pelo cirurgião na síntese e reconstrução dos tecidos. Órgãos oficiais e associações normatizadoras: No Brasil: Farmacopéia brasileira. NBR 13904 da

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO PREZADO PACIENTE: O Termo de Consentimento Informado é um documento no qual sua AUTONOMIA (vontade) em CONSENTIR (autorizar) é manifestada. A intervenção cirúrgica indicada

Leia mais

Agulhas, fios de sutura e bisturi elétrico: As agulhas são os instrumentos utilizados para conduzir o fio de sutura através dos tecidos.

Agulhas, fios de sutura e bisturi elétrico: As agulhas são os instrumentos utilizados para conduzir o fio de sutura através dos tecidos. Agulhas, fios de sutura e bisturi elétrico: As agulhas são os instrumentos utilizados para conduzir o fio de sutura através dos tecidos. São fabricadas em aço carbono e aço inoxidável. As agulhas de sutura

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ SERVIÇO DE CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO LARINGECTOMIAS PARCIAIS: INDICAÇÕES E TÉCNICAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ SERVIÇO DE CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO LARINGECTOMIAS PARCIAIS: INDICAÇÕES E TÉCNICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ SERVIÇO DE CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO LARINGECTOMIAS PARCIAIS: INDICAÇÕES E TÉCNICAS UBIRANEI OLIVEIRA SILVA INTRODUÇÃO SELEÇÃO PARA CIRURGIA CONSERVADORA IDADE CONDIÇÃO

Leia mais

Pavilhão auricular. 16 M. Virmond INTRODUÇÃO

Pavilhão auricular. 16 M. Virmond INTRODUÇÃO 16 M. Virmond Pavilhão auricular INTRODUÇÃO O comprometimento do pavilhão auricular em hanseníase pode se dar por infiltração difusa especifica, pela presença de nódulos ou tubérculos (hansenomas) ou por

Leia mais

AMPUTAÇÃO E RECONSTRUÇÃO NAS DOENÇAS VASCULARES E NO PÉ DIABÉTICO

AMPUTAÇÃO E RECONSTRUÇÃO NAS DOENÇAS VASCULARES E NO PÉ DIABÉTICO livro: AMPUTAÇÃO E RECONSTRUÇÃO NAS DOENÇAS VASCULARES E NO PÉ DIABÉTICO autor: Nelson De Luccia editora Revinter - 2005, São Paulo CPAM - CENTRO DE PRESERVAÇÃO E APAPTAÇÃO DE MEMBROS AV. SÃO GUALTER,

Leia mais

Reconstrução parcial do pavilhão auricular - Nova técnica num único tempo Partial reconstruction of the auricle - A new onestage

Reconstrução parcial do pavilhão auricular - Nova técnica num único tempo Partial reconstruction of the auricle - A new onestage Reconstrução parcial do pavilhão auricular - Nova técnica num único tempo Partial reconstruction of the auricle - A new onestage technique Paula Campelo Diogo Oliveira Carmo Margarida Branco Catarina Tinoco

Leia mais

Tópico 10 Segurança do paciente e procedimento invasivo

Tópico 10 Segurança do paciente e procedimento invasivo Tópico 10 Segurança do paciente e procedimento invasivo 1 1 Objetivos pedagógicos Compreender: As principais causas dos eventos adversos em procedimentos invasivos e cirúrgicos Como o uso de orientações,

Leia mais

CIRURGIAS PERIODONTAIS

CIRURGIAS PERIODONTAIS CIRURGIAS PERIODONTAIS Classificação das Técnicas Cirúrgicas empregadas em Periodontia I Quanto à área a ser atingida: - Gengivais - Periodontais - Mucogengivais II Quanto à intenção: - eliminação de bolsas

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 1. Titulo: RETIRADA DE PONTOS DE SUTURA 2. Definição: Consiste na remoção de pontos de sutura, que são utilizados para fixar um dispositivo ou aproximar as bordas de uma lesão, com o intuito de facilitar

Leia mais

Ana Rita Lameiras Luís Roque dos Reis Jorge Domingues Pedro Escada

Ana Rita Lameiras Luís Roque dos Reis Jorge Domingues Pedro Escada A cirurgia realmente importa? A importância da cirurgia no sucesso da timpanoplastia Does surgery really matters? The importance of surgery in tympanoplasty success Ana Rita Lameiras Luís Roque dos Reis

Leia mais

Instruções de Uso PINÇAS ARTICULADAS TAIMIN PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO REUTILIZÁVEL PRODUTO NÃO ESTÉRIL ESTERILIZAR ANTES DO USO.

Instruções de Uso PINÇAS ARTICULADAS TAIMIN PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO REUTILIZÁVEL PRODUTO NÃO ESTÉRIL ESTERILIZAR ANTES DO USO. Instruções de Uso PINÇAS ARTICULADAS TAIMIN Modelos: Código Medidas Imagens 101.11 2,3 mm x 400mm 101.12 2,3 mm x 400mm 101.13 2,3 mm Nome Técnico: Pinça Endoscópica Registro ANVISA: 80082910033 101.14

Leia mais

Práticas De Segurança No Procedimento Cirúrgico Hospital Estadual De Diadema - HED. Maria Fernandes

Práticas De Segurança No Procedimento Cirúrgico Hospital Estadual De Diadema - HED. Maria Fernandes Práticas De Segurança No Procedimento Cirúrgico Hospital Estadual De Diadema - HED Maria Fernandes 2017 https://www.spdm.org.br/onde-estamos/hospitais-e.../hospital-estadual-de-diadema Cirurgia Segura

Leia mais

ANDRÉ, Fernando Sanfelice Membro Titular da SBCP. FERNANDO SANFELICE ANDRÉ Hospital Regional Hans Dieter Schmidt

ANDRÉ, Fernando Sanfelice Membro Titular da SBCP. FERNANDO SANFELICE ANDRÉ Hospital Regional Hans Dieter Schmidt MAMAPLASTIA REDUTORA: CONDUTAS E RESULTADOS DO DEPARTAMENTO DE CIRURGIA PLÁSTICA DO HOSPITAL REGIONAL DE JOINVILLE - SC REDUCTION MAMMAPLASTY: CONDUCTS AND RESULTS OF PLASTIC SURGERY DEPARTMENT OF REGIONAL

Leia mais

LIPOASPIRAÇÃO 01) P: QUANTOS QUILOS VOU EMAGRECER COM A LIPOASPIRAÇÃO?

LIPOASPIRAÇÃO 01) P: QUANTOS QUILOS VOU EMAGRECER COM A LIPOASPIRAÇÃO? LIPOASPIRAÇÃO Este procedimento cirúrgico tem a finalidade de remodelar o contorno corporal, através da remoção por aspiração controlada a vácuo, de gordura localizada em diferentes regiões do corpo, que

Leia mais

Lifting da Face - Terço Médio

Lifting da Face - Terço Médio Lifting da Face - Terço Médio A identidade humana é determinada primeiramente pelo rosto sua estrutura, aparência e expressões. As alterações determinadas pela idade que afetam a aparência do rosto podem

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CARLOS RENATO PFAU EFICÁCIA DO SULFETO DE SELÊNIO EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES SOBRE Malassezia pachydermatis EM CÃES: ESTUDO IN VITRO E IN VIVO. Dissertação apresentada ao

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE CARVEL SUPRIEN CARACTERIZAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS, E RESPOSTA AO TRATAMENTO EM CRIANÇAS

Leia mais

INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM NA FERIDA OPERATÓRIA

INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM NA FERIDA OPERATÓRIA Associação Beneficente Pró-Matre INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM NA FERIDA OPERATÓRIA Vitória 2013 Enfª Katiusi R. Christ Associação Beneficente Pró-Matre Instituição Filantrópica; Realiza em média 400 a 450

Leia mais