EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ FEDERAL DA 8ª VARA DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO CEARÁ.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ FEDERAL DA 8ª VARA DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO CEARÁ."

Transcrição

1 EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ FEDERAL DA 8ª VARA DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO CEARÁ. AÇÃO CIVIL PÚBLICA Nº 21975/2016 Distribuição por dependência ao PJE nº O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, por intermédio de seu Procurador da República in fine assinado, vem, com fulcro nos artigos 3º, inciso IV, 129, inciso III, 205 e 206 da Constituição Federal de 1988; 6º, inciso VII, alíneas a e d da Lei Complementar nº 75/93; e art. 5º, inciso I da Lei nº 7.347/85 propor a presente AÇÃO CIVIL PÚBLICA (com pedido de tutela de urgência) em desfavor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia federal, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), situada na SRTVS, Quadra 701, Bloco M, Edifício Sede do Inep, Brasília/DF - CEP: , pelas razões de fato e direito a seguir expendidas; I. DA PRELIMINAR DE DISTRIBUIÇÃO POR DEPENDÊNCIA (CONEXÃO DAS AÇÕES). 1. Inicialmente, destaca-se que tramita perante a 8ª Vara Federal o PJE nº com as mesmas partes da presente ação, e o mesmo pedido que será formulado ao final desta inicial. O que difere ambas as demandas é apenas a causa de pedir, pois aquela se refere à não aplicação da Teoria da Resposta ao Item TRI às provas de redação, e a presente versa sobre o vazamento do tema da primeira prova de redação ENEM

2 2. Por essa razão, reputando-se conexas as 2 (duas) ações (art. 55 do CPC), deve a presente ser distribuída por dependência àquela (inteligência do art. 286, I do CPC). II. DOS FATOS 3. O Edital nº 10, de 14 de abril de 2016 lançado pelo INEP (doc. 01), dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos da edição do Enem 2016, regido pela Portaria do MEC nº 807, de 18 de junho de No item 1.3 das disposições preliminares do Edital é previsto o seguinte cronograma para a aplicação das provas: 1.3 A aplicação do Enem 2016, em todas as unidades da Federação, obedecerá ao seguinte cronograma, conforme horários oficiais de Brasília-DF: Aplicação do Exame Abertura dos portões Fechamento dos portões Início das provas 5 e 6 de novembro 12h00min 13h00min 13h30min 5. Ocorre que, no dia 1º de novembro de 2016, sobreveio a notícia no próprio sítio do INEP de que o Enem 2016 seria realizado normalmente nos dias 5 e 6 de novembro, para 97,78% dos inscritos em todo o país, mas que (cento e noventa e um mil, quatrocentos e noventa e quatro) estudantes serão afetados pelas ocupações de 304 Escolas e terão de se submeter a uma outra prova nos dias 3 e 4 de dezembro. (doc. 02).

3 6. Já no primeiro dia de aplicação da prova, em , o INEP soltou uma nova relação das escolas ocupadas (405 escolas ao longo de todo o Brasil e incluindo o Campos de Educação da Universidade Federal do Ceará), aumentando o quantitativo de estudantes afetados para mais de 271 mil, os quais se submeterão a outras provas do ENEM 2016 nos dias 3 e 4 de dezembro. (docs. 03 e 04). 7. Sabe-se que uma das formas de avaliação dos candidatos no ENEM se dá por meio da prova de redação, conforme previsto no item 8.2 do Edital nº 10 de 14 de abril de 2016: 8.2 O Exame será constituído de 1 (uma) redação em língua portuguesa e de 4 (quatro) provas objetivas, contendo cada uma 45 (quarenta e cinco) questões de múltipla escolha. 8. A matriz de referência para a correção da prova de redação está prevista no Anexo IV do edital, e prevê algumas competências dos candidatos que estão diretamente ligadas à compreensão do tema proposto, nos seguintes termos: ANEXO IV MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO Baseada nas cinco competências da Matriz de Referência para Redação, a proposta da Redação do Enem é elaborada de forma a possibilitar que os participantes, a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos, realizem uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural, produzindo um texto dissertativo-argumentativo em prosa. COMPETÊNCIAS EXPRESSAS NA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DO ENEM E NÍVEIS DE CONHECIMENTOS ASSOCIADOS I -Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Nível 0:Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Nível 1:Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Nível 2:Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Nível 3:Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.

4 Nível 4:Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. Nível 5:Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. II - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das varias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. Nível 0: Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa. Nível 1:Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Nível 2: Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativoargumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. Nível 3: Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Nível 4: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Nível 5:Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. III -Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Nível 0: Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista. Nível 1:Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. Nível 2: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. Nível 3:Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. Nível 4: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. Nível 5:Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. IV -Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

5 Nível 0:Não articula as informações. Nível 1:Articula as partes do texto de forma precária. Nível 2:Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. Nível 3:Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. Nível 4:Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. Nível 5:Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. V -Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Nível 0: Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. Nível 1:Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. Nível 2: Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. Nível 3: Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Nível 4: Elabora bemproposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Nível 5: Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. (destaque inexistente no original). 9. Conforme noticiado em diversos veículos jornalísticos de grande circulação, o tema da prova de redação realizada no dia 06 de novembro de 2016, Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil é o mesmo que aparece em uma imagem divulgada no ano passado pelo MEC, ao desmentir a versão de vazamento da prova (docs. 05, 06 e 07). 10. Conforme mencionado no doc. 07, em nota o INEP apresentou o seguinte posicionamento sobre o episódio: O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) rechaça veementemente mais uma tentativa de tumultuar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, que foi realizado com absoluto sucesso para 5,8 milhões dos 8,6 milhões de inscritos, e esclarece:

6 1- O tema da redação do Enem 2016, Caminhos para Combater a Intolerância Religiosa no Brasil, não é o mesmo de uma prova falsa divulgada às vésperas do Enem 2015, com o tema Intolerância Religiosa no Século XXI. 2- Abordar simplesmente o tema intolerância religiosa no século XXI não permite que o participante desenvolva uma proposta de intervenção na realidade, respeitando os direitos humanos, o que contraria os pressupostos metodológicos previstos no Edital do Enem. 3 O gráfico que apoia o desenvolvimento da redação do Enem 2016 é baseado em um estudo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, de domínio público. O gráfico da prova falsa divulgada às vésperas do Enem 2015 é baseado no mesmo estudo, mas tem recorte diferente. 4 Portanto, trata-se de uma coincidência de assuntos que não afeta o Enem 2016, por não se tratar de um vazamento. 5 É importante ressaltar que todos os anos são veiculadas em diversas redes sociais provas de redação falsas com os mais variados temas de relevância social, que muitas vezes mantém uma relação com o que pode ser proposto em redações do Enem. 6 A formulação do tema de redação do Enem é feita com a participação de professores de várias áreas do conhecimento que compõem o banco de elaboradores e revisores do Inep. Esses elaboradores e revisores são selecionados por meio de chamada pública nas instituições públicas de ensino. É realizado um evento com a presença desses colaboradores, quando são discutidos temas de ordem social, cultural, política ou científica, que propiciem propostas de intervenção social. 7 Para a escolha dos temas de redação, são levantados, pela comissão de especialistas, diversos assuntos que remetem a questões sociais que merecem discussão mais ampla e conscientização da sociedade. Cabe ressaltar que a escolha desses temas não é motivada exclusivamente por propagandas ou notícias atuais. 8 Na elaboração da prova de redação, são escolhidos alguns textos motivadores. Esses textos são, em sua maioria, retirados de sites de instituições governamentais. Procura-se obter dados oficiais que confirmem a questão abordada na proposta de redação. Os textos motivadores servem de apoio ao candidato para que reflita sobre o tema e possa dar o encaminhamento que julgar mais adequado dentro do tema proposto e respeitando os direitos humanos. Porém, eventualmente, textos motivadores para a proposta de redação podem ser obtidos em veículos de comunicação.

7 9 Por fim, o Inep condena o uso de mentiras e falsas polêmicas com objetivos políticos e sem qualquer compromisso com a educação ou com os milhões de jovens que fizeram o Enem. (negrito inexistente no original). 11. Ora, o fato de a prova falsa divulgada às vésperas do Enem 2015 ter-se baseado no mesmo estudo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, ainda que com um recorte diferente, não pode ser tido como uma mera coincidência de assuntos. Ademais, a versão oficial do INEP resta cabalmente refutada quando se constata que a Polícia Federal prendeu em flagrante portando documento com o tema e o texto da redação pronto para ser transcrito durante a realização da prova de redação do dia É o que demonstra a reportagem objeto do doc. 08, em que a Excelentíssima Delegada da Polícia Federal Fernanda Coutinho, Coordenadora Regional de Segurança do Enem no Ceará, afirmou que "ele já tinha tido acesso ao gabarito da prova e ao tema da redação antes mesmo do início das provas". Narra a reportagem que o candidato foi identificado como Secretário de Saúde de um município vizinho. E arrematou a Exma. Delegada: "Ele entrou no local de prova com o rascunho da redação feita no bolso da calça e com ponto eletrônico. Por volta das 11h, 11h30, ele recebeu uma mensagem no celular com o gabarito da prova". 13. Todos os fatos noticiados decorrentes de operações da Policia Federal vão de encontro à versão oficial de eventos meramente coincidentes, e reclamam o controle jurisdicional com vistas a assegurar a legalidade ferida do certame. Os indícios apontam para um vazamento que remonta à realização do ENEM 2015!

8 III. DO DIREITO 14. De início, cumpre destacar a legitimidade ativa do Ministério Público, enquanto instituição permanente e essencial à função jurisdicional do Estado para a defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis (art. 127, caput, CF/88). Tal defesa pode e deve se dar por meio da propositura de ações civis públicas (art. 129, III, CF/88), as quais são disciplinadas na Lei nº 7.347/ Evidente também a competência da Justiça Federal para processar e julgar a presente ACP, uma vez que o INEP, autarquia federal, figura no polo passivo, o que se encaixa com perfeição ao disposto no art. 109, I da CF/ O direito à educação é garantido constitucionalmente como direito social (art. 6º). Além disso, a própria Constituição prevê que se trata de um direito de todos e dever do Estado e da família e que será promovido e incentivado com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (art. 205). 17. Da mesma forma, o direito à educação está resguardado em diversos diplomas internacionais, merecendo destaque o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais de 1996 (incorporado ao ordenamento Pátrio por meio do Decreto nº 591, de 06 de Julho de 1992) e a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 (assinado pelo Brasil no momento de sua proclamação): Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais ARTIGO Os Estados Partes do presente Pacto reconhecem o direito de toda pessoa à educação. Concordam em que a educação deverá visar ao pleno desenvolvimento da personalidade humana e do sentido de sua dignidade e fortalecer o respeito

9 pelos direitos humanos e liberdades fundamentais. Concordam ainda em que a educação deverá capacitar todas as pessoas a participar efetivamente de uma sociedade livre, favorecer a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e entre todos os grupos raciais, étnicos ou religiosos e promover as atividades das Nações Unidas em prol da manutenção da paz. 2. Os Estados Partes do presente Pacto reconhecem que, com o objetivo de assegurar o pleno exercício desse direito: a) A educação primaria deverá ser obrigatória e acessível gratuitamente a todos; b) A educação secundária em suas diferentes formas, inclusive a educação secundária técnica e profissional, deverá ser generalizada e torna-se acessível a todos, por todos os meios apropriados e, principalmente, pela implementação progressiva do ensino gratuito; c) A educação de nível superior deverá igualmente torna-se acessível a todos, com base na capacidade de cada um, por todos os meios apropriados e, principalmente, pela implementação progressiva do ensino gratuito; d) Dever-se-á fomentar e intensificar, na medida do possível, a educação de base para aquelas pessoas que não receberam educação primaria ou não concluíram o ciclo completo de educação primária; e) Será preciso prosseguir ativamente o desenvolvimento de uma rede escolar em todos os níveis de ensino, implementar-se um sistema adequado de bolsas de estudo e melhorar continuamente as condições materiais do corpo docente. Declaração Universal dos Direitos Humanos A ASSEMBLÉIA GERAL proclama A PRESENTE DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universal e efetiva, tanto entre os povos dos próprios Estados- Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição. (Grifo à parte) 18. A violação do sigilo das informações da prova do ENEM 2016 está a comprometer tanto a lisura do exame, quanto o direito fundamental de milhões de estudantes de verem respeitado o seu direito à educação e ao acesso ao nível superior de ensino.

10 pedido de urgência: IV. DA TUTELA DE URGÊNCIA 19. O art. 300 do novo CPC, assim disciplina a possibilidade de deferimento do Art A tutela de urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo. 20. Infere-se a probabilidade do direito dos diversos documentos em anexo que atestam que o tema da prova de redação realizada no dia 06 de novembro de 2016, Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil é o mesmo que aparece em uma imagem divulgada no ano passado pelo MEC, ao desmentir a versão de vazamento da prova. Além disso, demonstrou-se que a coincidência dos temas não foi obra meramente do acaso, já que a Polícia Federal prendeu candidato em flagrante, portando documento com o tema e o texto da redação pronto para ser transcrito durante a realização da prova de redação do dia O perigo de dano ou risco salta aos olhos, na medida em que a ausência de um provimento jurisdicional que suspensa a validade jurídica das provas de redação, desde já, poderá resultar na divulgação de listas de candidatos aprovados que, uma vez o MPF obtido êxito no mérito da demanda, podem ser modificadas, causando assim enormes transtornos aos estudantes. 22. Portanto, tendo em vista que estão devidamente configurados os dois pressupostos, devida a concessão do provimento liminar de urgência, inaudita altera parte, a fim de garantir uma tutela célere e eficaz ao direito pleiteado.

11 IV. DO PEDIDO 23. Em face do exposto, o Ministério Público Federal requer: I - A concessão da tutela de urgência, liminarmente, com fulcro no art. 300, 2º do novo CPC, com o objetivo de: a) suspender os efeitos da validade jurídica das provas de redação até o julgamento de mérito da demanda, assegurando assim a igualdade de partes e a reversibilidade dos efeitos da decisão, com fulcro nos arts. 139, I c/c art. 300, 3º do CPC; b) determinar ao requerido que dê publicidade ao teor da decisão liminar em seu sítio eletrônico oficial e que encaminhe para os veículos de comunicação nacional. II. a citação do demando, na forma da Lei; III. No mérito, seja decretada a nulidade das provas de redação do ENEM 2016, tendo em vista a violação do tratamento isonômico em face do vazamento do respectivo conteúdo, conforme amplamente documentado. IV. A aplicação de multa diária em caso de descumprimento de determinação judicial. V. A produção de todos os meios de prova admitidos em direito, inclusive a juntada dos documentos, especialmente requerendo seja oficiado ao Superintendente da Polícia Federal no Estado do Ceará e ao Diretor-Geral da Polícia Federal para enviar a esse Juízo todas as provas pertinentes ao objeto da presente ação decorrentes das operações realizadas pela instituição.

12 Dá-se à causa o valor de R$ ,00 para fins procedimentais. Nestes termos, pede deferimento. Fortaleza, 07 de novembro de OSCAR COSTA FILHO Procurador da República (PR/CE)

REDAÇÃO 3º SIMULADO MODELO ENEM ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor:

REDAÇÃO 3º SIMULADO MODELO ENEM ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: 3º SIMULADO MODELO ENEM - 2015 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º DIA REDAÇÃO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO SERÁ AVALIADA DE

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ FEDERAL DA VARA DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO CEARÁ.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ FEDERAL DA VARA DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO CEARÁ. EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ FEDERAL DA VARA DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO CEARÁ. AÇÃO CIVIL PÚBLICA Nº 21718/2016 Ref.: Inquérito Civil Público de Origem: IC nº 1.15.000.000292/2012-44 O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL,

Leia mais

3º SIMULADO MODELO ENEM

3º SIMULADO MODELO ENEM 3º SIMULADO MODELO ENEM - 2016 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR REDAÇÃO 2º DIA NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: Exame Nacional do Ensino Médio EDUCANDO PARA SEMPRE INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO

Leia mais

1ª PROVA DE REDAÇÃO MODELO ENEM

1ª PROVA DE REDAÇÃO MODELO ENEM 1ª PROVA DE REDAÇÃO MODELO ENEM - 2016 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: Exame Nacional do Ensino Médio EDUCANDO PARA SEMPRE INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO SERÁ

Leia mais

1º SIMULADO MODELO ENEM

1º SIMULADO MODELO ENEM 1º SIMULADO MODELO ENEM - 2016 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR REDAÇÃO 2º DIA NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: Exame Nacional do Ensino Médio EDUCANDO PARA SEMPRE INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO

Leia mais

Não elabora proposta de intervenção.

Não elabora proposta de intervenção. Matriz de Referência PARA A PRODUÇÃO DE TEXTO DO SADEAM 2011 NÍVEL 0 (0 zero) I Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita Demonstra desconhecimento da norma padrão, de escolha de registro e

Leia mais

5º SIMULADO MODELO ENEM

5º SIMULADO MODELO ENEM 5º SIMULADO MODELO ENEM - 2016 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR REDAÇÃO 2º A DI NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: Exame Nacional do Ensino Médio EDUCANDO PARA SEMPRE INSTRUÇÕES INSTRUÇÕES

Leia mais

Livro Eletrônico. Aula 01. Correção p/ ENEM 2018 (1 Texto Corrigido) Professor: Rafaela Freitas DEMO

Livro Eletrônico. Aula 01. Correção p/ ENEM 2018 (1 Texto Corrigido) Professor: Rafaela Freitas DEMO Livro Eletrônico Correção p/ ENEM 8 ( Texto Corrigido) Professor: Rafaela Freitas CORREÇÃO DE UMA REDAÇÃO NO PADRÃO ENEM Olá, caros amigos! Tudo bem? É com imensa satisfação que estou aqui para trabalhar

Leia mais

Não considerada: 0 pontos Precário: 40 pontos Insuficiente: 80 pontos Mediano: 120 pontos Bom: 160 pontos Ótimo: 200 pontos

Não considerada: 0 pontos Precário: 40 pontos Insuficiente: 80 pontos Mediano: 120 pontos Bom: 160 pontos Ótimo: 200 pontos Competências ENEM Antes de relacionarmos as cinco competências do ENEM, esclarecemos que a prova de redação vale 1000 pontos no total (dividindo esse valor entre os 5 aspectos, cada um deles tem peso de

Leia mais

ENEM: E DAÍ? ENSINO SUPERIOR. ingresso ao

ENEM: E DAÍ? ENSINO SUPERIOR. ingresso ao REDAÇÃO: ENEM ENEM: E DAÍ? ingresso ao ENSINO SUPERIOR Universidades públicas pelo SISU, Universidades privadas com bolsa pelo PROUNI, financiamento estudantil pelo FIES, parte da nota de processos seletivos

Leia mais

2º SIMULADO MODELO ENEM

2º SIMULADO MODELO ENEM 2º SIMULADO MODELO ENEM - 2016 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR REDAÇÃO 2º DIA NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: Exame Nacional do Ensino Médio EDUCANDO PARA SEMPRE INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa 200 160 120 GRADE DE CORREÇÃO DO ENEM Demonstra excelente

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA Motivos para atribuir nota zero à redação: Fuga total ao tema; Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; Texto com até 7 (sete)

Leia mais

Textual Competências para a produção de texto dissertativo-argumentativo

Textual Competências para a produção de texto dissertativo-argumentativo Produção Textual Competências para a produção de texto dissertativo-argumentativo argumentativo Língua Portuguesa Prof. Samuel KühnK DEFINIÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO ARGUMENTATIVO O texto

Leia mais

Aluno(a): Data de entrega: / /2016 N : Turma: Valor: Nota:

Aluno(a): Data de entrega: / /2016 N : Turma: Valor: Nota: Atividades de Recuperação 2ª Etapa 216 Disciplina: Produção Textual 3ª Série - Ensino Médio Professora: Rosana Horta Aluno(a): Data de entrega: / /216 N : Turma: : Nota: Prezado aluno(a), Você está recebendo

Leia mais

A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO

A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO FATOS SOBRE A PROVA DE REDAÇÃO Todas as redações desenvolvidas no ENEM são avaliadas;

Leia mais

ENEM PROVA DE REDAÇÃO

ENEM PROVA DE REDAÇÃO ENEM PROVA DE REDAÇÃO EVOLUÇÃO DE TEMAS 1998 VIVER E APRENDER 1999 - CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL 2000 DIRETIOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: COMO ENFRENTAR ESSE DESAFIIO NACIONAL? 2001 DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Aluno(a): Data de entrega: / /2016 N : Turma: Valor: Nota:

Aluno(a): Data de entrega: / /2016 N : Turma: Valor: Nota: Atividades de Recuperação 2ª Etapa 216 Disciplina: Produção Textual 2ª Série - Ensino Médio Professora: Rosana Horta Aluno(a): Data de entrega: / /216 N : Turma: : Nota: Prezado aluno(a), Você está recebendo

Leia mais

SÓ EU SEI O QUE VAI CAIR NA PROVA! DESVENDANDO OS MISTÉRIOS DO ENEM

SÓ EU SEI O QUE VAI CAIR NA PROVA! DESVENDANDO OS MISTÉRIOS DO ENEM DESVENDANDO OS MISTÉRIOS DO ENEM Textualidade A avaliação dos textos, no ENEM, tem por objetivo verificar competências linguísticas na dimensão textual. Isso implica considerar o desempenho linguístico

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL REDAÇÃO

LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL REDAÇÃO LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL REDAÇÃO ALUNO(a): Nº: SÉRIE: 2ª TURMA: UNIDADE: VV JC JP PC DATA: / /17 Obs.: Esta lista deve ser entregue resolvida no dia da prova de recuperação. Valor:,0 TEXTO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL DECISÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL DECISÃO AÇÃO CIVIL PÚBLICA (7100) PROCESSO Nº 25204-41.2015.4.01.3400 AUTOR: DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO RÉ: UNIÃO FEDERAL DECISÃO Trata-se de ação civil pública, com pedido de antecipação da tutela inaudita altera

Leia mais

8. Demonstrar conhecimento dos mecanismos Linguísticos necessários para a Construção da Argumentação. 9. Competência Elaborar proposta de intervenção

8. Demonstrar conhecimento dos mecanismos Linguísticos necessários para a Construção da Argumentação. 9. Competência Elaborar proposta de intervenção Sumário 1.apresentação 2. matrizes de referência para redação 2016 Detalhamento por competência 3. Competência Demonstrar domínio da Modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. 4. Competência 5. Compreender

Leia mais

SIMULADO 3º Ano G2 PROPOSTA DE REDAÇÃO. Texto I. Como ter saúde mental e física. Texto II

SIMULADO 3º Ano G2 PROPOSTA DE REDAÇÃO. Texto I. Como ter saúde mental e física. Texto II PROPOSTA DE A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA ª VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE XXXXXXX, ESTADO DO XXXXXXX

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA ª VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE XXXXXXX, ESTADO DO XXXXXXX EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA ª VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE XXXXXXX, ESTADO DO XXXXXXX EMPRESA SOCIAL LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob n.º xxxxxxxxxxxxxxxx,

Leia mais

Peça Processual: Ação Civil Pública da Isenção de Taxa de Concurso

Peça Processual: Ação Civil Pública da Isenção de Taxa de Concurso Peça Processual: Ação Civil Pública da Isenção de Taxa de Concurso do MPU João Paulo Campos Dorini Excelentíssimo(a) Senhor(a) Juiz(íza) Federal da Vara Cível da Subseção Judiciária de São Paulo PAJ nº

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL DE 1ª INSTÂNCIA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE MINAS GERAIS SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE POUSO ALEGRE

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL DE 1ª INSTÂNCIA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE MINAS GERAIS SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE POUSO ALEGRE A SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE POUSO ALEGRE, em atendimento ao que dispõe a IN nº. 13-01, torna público a: SELEÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE DIREITO PARA O CADASTRO DE RESERVA PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS QUE

Leia mais

Número:

Número: Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso PJe - Processo Judicial Eletrônico 01/10/2018 Número: 0601600-65.2018.6.11.0000 Classe: REPRESENTAÇÃO Órgão julgador colegiado: Colegiado do Tribunal Regional

Leia mais

Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Estado do Rio de Janeiro Procuradoria

Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Estado do Rio de Janeiro Procuradoria EXMO. SR. DR. DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO DESEMBARGADOR FEDERAL PAULO ESPÍRITO SANTO Suspensão de segurança nº 2009.02.01.003242-2 A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL,

Leia mais

Até o fim da tarde dessa segunda-feira, 7, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) havia enviado

Até o fim da tarde dessa segunda-feira, 7, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) havia enviado Até o fim da tarde dessa segunda-feira, 7, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) havia enviado a dois candidatos detalhes sobre a correção de suas provas de redação

Leia mais

apresenta: REDAÇÃO Receita de Bolo

apresenta: REDAÇÃO Receita de Bolo apresenta: REDAÇÃO Receita de Bolo Seus estão a um passo da sua. A importância da Redação no ENEM É a única área cuja nota varia entre 0 e 1000. A importância da Redação no ENEM É a única área cuja nota

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS, ÁREA DE CONCENTRAÇÂO EM MECÂNICA ESPACIAL E CONTROLE

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS, ÁREA DE CONCENTRAÇÂO EM MECÂNICA ESPACIAL E CONTROLE REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS, ÁREA DE CONCENTRAÇÂO EM MECÂNICA ESPACIAL E CONTROLE TÍTULO I DOS OBJETIVOS DO CURSO Art. 1 o A Área de Concentração em Mecânica

Leia mais

Número:

Número: Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais PJe - Processo Judicial Eletrônico 26/07/2018 Número: 5066217-98.2018.8.13.0024 Classe: AÇÃO CIVIL COLETIVA Órgão julgador: 14ª Vara Cível da Comarca de Belo

Leia mais

SIMULADO 3º Ano G2 PROPOSTA DE REDAÇÃO. Status e amadurecimento. Um jovem morre vítima de álcool a cada 36 horas no Brasil

SIMULADO 3º Ano G2 PROPOSTA DE REDAÇÃO. Status e amadurecimento. Um jovem morre vítima de álcool a cada 36 horas no Brasil º Ano G2 PROPOSTA DE A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo da sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua

Leia mais

O mínimo existencial como núcleo da dignidade da pessoa humana: o direito à educação. Rafael Queiroz

O mínimo existencial como núcleo da dignidade da pessoa humana: o direito à educação. Rafael Queiroz O mínimo existencial como núcleo da dignidade da pessoa humana: o direito à educação. Rafael Queiroz Segundo Ricardo Lobo Torres, o mínimo existencial não é um valor nem um princípio jurídico, mas o conteúdo

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO RECOMENDAÇÃO MPF/PRSP Nº 32/2008 O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, nos autos do procedimento administrativo n.º 1.34.001.002555/2008-16 que apura a demora excessiva na entrega de diploma pela Instituição Educacional

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PET COMUNICAÇÃO SOCIAL EDITAL Nº. 01/2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PET COMUNICAÇÃO SOCIAL EDITAL Nº. 01/2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PET COMUNICAÇÃO SOCIAL EDITAL Nº. 01/2017 SELEÇÃO DE ESTUDANTES BOLSISTAS E NÃO BOLSISTAS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) - COMUNICAÇÃO

Leia mais

Número:

Número: Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão PJe - Processo Judicial Eletrônico 30/11/2018 Número: 0862056-53.2018.8.10.0001 Classe: AÇÃO CIVIL PÚBLICA Órgão julgador: Vara de Interesses Difusos e Coletivos

Leia mais

Edital DESAFIO UCEFF / Edição 2019

Edital DESAFIO UCEFF / Edição 2019 Edital DESAFIO UCEFF / Edição 2019 1 DO CONCURSO 1.1. O Desafio UCEFF tem caráter educativo, sendo a participação voluntária e gratuita. 1.2. Não envolve qualquer modalidade de sorteio ou pagamento, nem

Leia mais

Número:

Número: Tribunal Superior Eleitoral PJe - Processo Judicial Eletrônico 25/09/2018 Número: 0601437-91.2018.6.00.0000 Classe: REPRESENTAÇÃO Órgão julgador colegiado: Colegiado do Tribunal Superior Eleitoral Órgão

Leia mais

As datas das etapas deste concurso estão detalhadas abaixo e listadas no ANEXO II Cronograma.

As datas das etapas deste concurso estão detalhadas abaixo e listadas no ANEXO II Cronograma. CONCURSO DE REDAÇÃO 1-2018 SER HONESTO É LEGAL! 10º CONCURSO DE REDAÇÃO DA CGU (Edital 08/2018 CGU) I. OBJETIVO Este concurso de redação tem como objetivo envolver a comunidade acadêmica do Instituto Federal

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR TEORI ZAVASCKI, DD. MINISTRO RELATOR DA PET /PR, EM TRÂMITE PERANTE O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR TEORI ZAVASCKI, DD. MINISTRO RELATOR DA PET /PR, EM TRÂMITE PERANTE O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR TEORI ZAVASCKI, DD. MINISTRO RELATOR DA PET. 5.991/PR, EM TRÂMITE PERANTE O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Urgente Ref.: Pet. 5.991/PR LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, já qualificado,

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Prof. Thiago Gomes 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A ação anulatória visa obtenção de tutela jurisdicional que implique em desfazimento de lançamento por conta de

Leia mais

COMARCA DE PORTO ALEGRE VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL ALTO PETRÓPOLIS Av. Protásio Alves, 8144

COMARCA DE PORTO ALEGRE VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL ALTO PETRÓPOLIS Av. Protásio Alves, 8144 COMARCA DE PORTO ALEGRE VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL ALTO PETRÓPOLIS Av. Protásio Alves, 8144 Processo nº: 001/1.17.0014045-1 (CNJ:.0001042-46.2017.8.21.2001) Natureza: Declaratória Autor: Carlos Ribeiro

Leia mais

AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE (com pedido de liminar)

AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE (com pedido de liminar) EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) FEDERAL DA VARA DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE SÃO PAULO-SP: A FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE FUNASA -, pessoa jurídica de direito público interno, neste ato representada

Leia mais

1. A Evolução do MS no Sistema Constitucional Direito Líquido e Certo a Evolução Conceitual... 24

1. A Evolução do MS no Sistema Constitucional Direito Líquido e Certo a Evolução Conceitual... 24 XXSUMÁRIO Nota Á 4ª Edição... 13 Nota à 3ª Edição... 15 Nota à 2ª Edição... 17 Nota à 1ª Edição... 19 Abreviaturas e Siglas... 21 01 Notícia Histórica Utilização do MS no Ordenamento Jurídico Brasileiro

Leia mais

DECISÃO - PJe-JT. Vistos etc.

DECISÃO - PJe-JT. Vistos etc. Documento assinado pelo Shodo PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO 14ª VARA DO TRABALHO DE BELÉM ACum 0000240-36.2019.5.08.0014 AUTOR: SINDICATO DOS TRABALHADORES

Leia mais

Conselho da Justiça Federal

Conselho da Justiça Federal RESOLUÇÃO N. 063, DE 26 DE JUNHO DE 2009. Dispõe sobre a tramitação direta dos inquéritos policiais entre a Polícia Federal e o Ministério Público Federal. O Presidente do Conselho da Justiça Federal,

Leia mais

REDAÇÃO 1º SIMULADO MODELO ENEM ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor:

REDAÇÃO 1º SIMULADO MODELO ENEM ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: 1º SIMULADO MODELO ENEM - 2015 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º DIA REDAÇÃO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO SERÁ AVALIADA DE

Leia mais

EDITAL Nº 27, DE 25 DE OUTUBRO DE 2018 CONCURSO DE REDAÇÃO

EDITAL Nº 27, DE 25 DE OUTUBRO DE 2018 CONCURSO DE REDAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO EDITAL Nº 27, DE 25 DE OUTUBRO DE 2018 CONCURSO

Leia mais

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do Critérios de Correção de Redação Ensino Médio ENSINO MéDIO TExTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO NÍVEL DE DESPENHO E NOTA CORRESPONDENTE Situações que dificultam a correção da produção textual: letra ilegível

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL CLAUDINO FRANCIO FACULDADE CENTRO MATO-GROSSENSE DIREÇÃO GERAL

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL CLAUDINO FRANCIO FACULDADE CENTRO MATO-GROSSENSE DIREÇÃO GERAL EDITAL PROCESSO SELETIVO 2018/2 A Diretora Geral da FACEM Faculdade Centro Mato-grossense, Instituição de Ensino Superior, recredenciada pela Portaria Ministerial nº 628, de 22 de julho de 2014, situada

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ - REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 39/2018/PRG/UFPB

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ - REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 39/2018/PRG/UFPB A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por intermédio da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), torna pública a abertura do processo de seleção para TUTOR do Grupo PET Física, de acordo com as diretrizes

Leia mais

SEGUNDA PROVA ESCRITA (P 3 ) 1.ª PARTE SENTENÇA CÍVEL

SEGUNDA PROVA ESCRITA (P 3 ) 1.ª PARTE SENTENÇA CÍVEL SEGUNDA PROVA ESCRITA (P 3 ) 1.ª PARTE SENTENÇA CÍVEL Nesta prova, faça o que se pede, usando os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para o CADERNO DE TEXTO

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO RECOMENDAÇÃO Nº 41, DE 9 DE AGOSTO DE 2016. (Publicado no Diário Eletrônico do CNMP, Caderno Processual, de 5/9/2016, págs. 1/3) Define parâmetros para a atuação dos membros do Ministério Público brasileiro

Leia mais

Prof. Darlan Barroso. Caso Prático 2ª Fase OAB abril 2018

Prof. Darlan Barroso. Caso Prático 2ª Fase OAB abril 2018 Prof. Darlan Barroso Caso Prático 2ª Fase OAB abril 2018 Antoninho, menor, propôs ação de alimentos em face de Antonio, que tramitou perante a 2ª Vara de Família de Campo Grande/MS. Na ação, foi preferida

Leia mais

Direitos Humanos. Declaração Universal de Professora Franciele Rieffel.

Direitos Humanos. Declaração Universal de Professora Franciele Rieffel. Direitos Humanos Declaração Universal de 1948 Professora Franciele Rieffel www.acasadoconcurseiro.com.br Direitos Humanos DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE DIREITOS HUMANOS DE 1948 www.acasadoconcurseiro.com.br

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DE MERITI-RJ

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DE MERITI-RJ PRM-JOA-RJ-00003096/2018 Inquérito Civil Público 1.30.017.000125/2018-01 EDITAL DE CONVOCAÇÃO AUDIÊNCIA PÚBLICA Acompanhamento da intervenção federal na Baixada Fluminense O, pelo Procurador da República

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 001/2017 EDITAL Nº 020/2018 DIVULGAÇÃO DO RESULTADO PRELIMINAR DA PROVA DISCURSIVA

CONCURSO PÚBLICO 001/2017 EDITAL Nº 020/2018 DIVULGAÇÃO DO RESULTADO PRELIMINAR DA PROVA DISCURSIVA CONCURSO PÚBLICO 001/2017 EDITAL Nº 020/2018 DIVULGAÇÃO DO RESULTADO PRELIMINAR DA PROVA DISCURSIVA Profissional de Nível Superior I PROCURADOR O SANEAR - Serviço Colatinense de Saneamento Ambiental, Autarquia

Leia mais

Pedro, na qualidade de locatário, contratou com Antônio, locador, menor púbere, assistido por seu genitor, Fernando, a locação do imóvel residencial

Pedro, na qualidade de locatário, contratou com Antônio, locador, menor púbere, assistido por seu genitor, Fernando, a locação do imóvel residencial Pedro, na qualidade de locatário, contratou com Antônio, locador, menor púbere, assistido por seu genitor, Fernando, a locação do imóvel residencial de sua propriedade, unidade autônoma e integrante do

Leia mais

AÇÃO CIVIL COLETIVA ACC

AÇÃO CIVIL COLETIVA ACC PAGINA_CAPA_PROCESSO_PJE_0000310-54.2018.5.07.0034 Poder Judiciário Justiça do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região AÇÃO CIVIL COLETIVA ACC 0000310-54.2018.5.07.0034 PARA ACESSAR O SUMÁRIO,

Leia mais

Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro Vigésima Segunda Câmara Cível. Agravo de Instrumento nº

Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro Vigésima Segunda Câmara Cível. Agravo de Instrumento nº Agravante: Refinaria de Petróleo de Manguinhos S/A em Recuperação Judicial Agravado: Raizen Combustíveis S/A Relator: Des Marcelo Lima Buhatem Vistos, etc... D E C I S Ã O Trata-se de agravo de instrumento

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDEREAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDEREAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDEREAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL n.º 002/2019-PROPG BOLSAS DE PROFESSOR VISITANTE SÊNIOR E JÚNIOR NO EXTERIOR, PROFESSOR VISITANTE NO BRASIL,

Leia mais

PROFESSORA: CLAUDIA ROSA

PROFESSORA: CLAUDIA ROSA PROFESSORA: CLAUDIA ROSA 1- DEMONSTRAR DOMÍNIO DA MODALIDADE ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA; Usar linguagem coloquial não rola Tipo assim, use a norma culta da gramática! 2 COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO

Leia mais

1 de 5 13/12/ :09

1 de 5 13/12/ :09 1 de 5 13/12/2017 11:09 PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO 11ª VARA DO TRABALHO DE BELÉM ACP 0001662-26.2017.5.08.0011 AUTOR: SINDICATO DOS PROFESSORES DA REDE

Leia mais

_todos os temas de redação do ENEM e o que eles têm em comum

_todos os temas de redação do ENEM e o que eles têm em comum _todos os temas de redação do ENEM e o que eles têm em comum Em 2018, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) completa 20 anos de existência. Durante essas duas décadas, uma preocupação é quase unânime

Leia mais

EDITAL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO 01/ Probext I/2012 CONCESSÃO DE BOLSAS A PROJETOS DE EXTENSÃO

EDITAL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO 01/ Probext I/2012 CONCESSÃO DE BOLSAS A PROJETOS DE EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Pró-Reitoria de Extensão Rua Gabriel Monteiro da Silva, 714. Alfenas/MG. CEP 37130-000 Fone/Fax: (35) 3299-1077 extens@unifal-mg.edu.br

Leia mais

FACULDADE PAULISTA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL - 03/ PROVAS AGENDADAS PROCESSO SELETIVO - GRADUAÇÃO PRESENCIAL 1º SEMESTRE - ANO 2018

FACULDADE PAULISTA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL - 03/ PROVAS AGENDADAS PROCESSO SELETIVO - GRADUAÇÃO PRESENCIAL 1º SEMESTRE - ANO 2018 FACULDADE PAULISTA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL - 03/2018 - PROVAS AGENDADAS PROCESSO SELETIVO - GRADUAÇÃO PRESENCIAL 1º SEMESTRE - ANO 2018 O Diretor da Faculdade Paulista de Ciências da Saúde - Sede em

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDEREAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDEREAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDEREAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL nº.002/2019-propg BOLSAS DE PROFESSOR VISITANTE SÊNIOR E JUNIOR NO EXTERIOR, PROFESSOR VISITANTE NO BRASIL, JOVEM

Leia mais

Número:

Número: Tribunal Superior Eleitoral PJe - Processo Judicial Eletrônico 14/11/2018 Número: 0604127-30.2017.6.00.0000 Classe: CONSULTA Órgão julgador colegiado: Colegiado do Tribunal Superior Eleitoral Órgão julgador:

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

Número:

Número: Justiça Federal da 3ª Região PJe - Processo Judicial Eletrônico 06/03/2019 Número: 5003125-35.2019.4.03.6100 Classe: TUTELA ANTECIPADA ANTECEDENTE Órgão julgador: 1ª Vara Cível Federal de São Paulo Última

Leia mais

PALESTRA SOBRE REDAÇÃO DO ENEM

PALESTRA SOBRE REDAÇÃO DO ENEM PALESTRA SOBRE REDAÇÃO DO ENEM Profa. Íris Cristine Odízio - O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. - REDAÇÃO. HISTÓRIA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado

Leia mais

Número:

Número: Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais PJe - Processo Judicial Eletrônico Consulta Processual 19/05/2016 Número: 5042454-39.2016.8.13.0024 Classe: AÇÃO CIVIL PÚBLICA Órgão julgador: 6ª Vara de Fazenda

Leia mais

REDAÇÃO PARA O ENEM. PROFESSOR Pablo Jamilk. LIVRO REDAÇÃO PARA O ENEM.indd 1 15/04/ :58:37

REDAÇÃO PARA O ENEM. PROFESSOR Pablo Jamilk. LIVRO REDAÇÃO PARA O ENEM.indd 1 15/04/ :58:37 REDAÇÃO PARA O ENEM PROFESSOR Pablo Jamilk LIVRO REDAÇÃO PARA O ENEM.indd 1 15/04/2016 16:58:37 LIVRO REDAÇÃO PARA O ENEM.indd 2 15/04/2016 16:58:37 O AUTOR Pablo Jamilk é professor e escritor. O prof.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIACICA ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIACICA ESTADO DO ESPÍRITO SANTO ESPELHO DE CORREÇÃO PROVA DISCURSIVA PROCURADOR MUNICIPAL DE CARIACICA 01) PEÇA JUDICIAL Nota 0,00 a 10,00 pontos. O enunciado exigia do candidato apresentação de uma contestação à ação proposta. O candidato

Leia mais

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DEPALMAS/TO.

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DEPALMAS/TO. EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DEPALMAS/TO. GEMMA PROPAGANDA E MARKENTING ARRUDA E GUEDES LTDA-ME, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ

Leia mais

REPRESENTAÇÃO com pedido liminar

REPRESENTAÇÃO com pedido liminar EXCELENTÍSSIMA SENHORA DOUTORA PRESIDENTE DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL MINISTRA ROSA WEBER. JAIR MESSIAS BOLSONARO, brasileiro, casado, Deputado Federal, portador da carteira de identidade SSP/DF nº

Leia mais

RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL - PEÇA PRÁTICA

RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL - PEÇA PRÁTICA RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL - PEÇA PRÁTICA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. APONTAMENTOS INICIAIS... 4 Hipóteses de Cabimento...4 Legitimidade Ativa e Passiva...6 Competência...6 Medida Cautelar...6 Procedimento...7

Leia mais

FACULDADE PAULISTA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL - 01/2018 PROCESSO SELETIVO - GRADUAÇÃO PRESENCIAL 1º SEMESTRE - ANO 2018

FACULDADE PAULISTA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL - 01/2018 PROCESSO SELETIVO - GRADUAÇÃO PRESENCIAL 1º SEMESTRE - ANO 2018 FACULDADE PAULISTA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL - 01/2018 PROCESSO SELETIVO - GRADUAÇÃO PRESENCIAL 1º SEMESTRE - ANO 2018 O Diretor da Faculdade Paulista de Ciências da Saúde - Sede em São Paulo (SP) torna

Leia mais

2 Documentação exigida no ato da Inscrição

2 Documentação exigida no ato da Inscrição EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 002/2018 A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro FMSRC torna pública as condições para a inscrição e seleção ao quadro de estagiários na área de direito, visando o provimento

Leia mais

ATUALIZADA EM 12/12/2013

ATUALIZADA EM 12/12/2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO Nº 30, DE 5 DE JULHO DE 2013 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Constituição Federal de 1988, Título VIII, Capítulo

Leia mais

Número:

Número: Justiça Federal da 1ª Região PJe - Processo Judicial Eletrônico 04/04/2019 Número: 1007656-44.2019.4.01.3400 Classe: AÇÃO POPULAR Órgão julgador: 6ª Vara Federal Cível da SJDF Última distribuição : 26/03/2019

Leia mais

Número:

Número: Justiça Federal da 3ª Região PJe - Processo Judicial Eletrônico 04/05/2018 Número: 5010104-47.2018.4.03.6100 Classe: PROCEDIMENTO COMUM Órgão julgador: 2ª Vara Cível Federal de São Paulo Última distribuição

Leia mais

Nesta reportagem, veja abaixo mais detalhes sobre outros anúncios do MEC:

Nesta reportagem, veja abaixo mais detalhes sobre outros anúncios do MEC: Apenas 53 alunos tiraram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). O número representa uma queda no total, já que no ano anterior

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Prof. Thiago Gomes 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A ação declaratória visa a obtenção de certeza jurídica da existência ou inexistência de fato e das consequências

Leia mais

REDAÇÃO NO ENEM. Edson Munck Jr

REDAÇÃO NO ENEM. Edson Munck Jr REDAÇÃO NO ENEM Edson Munck Jr REDAÇÃO: CRITÉRIO DECISIVO NO SISU E NA VIDA A nota da redação no Enem é fundamental para a conquista da vaga no vestibular e, certamente, faz toda a diferença; O uso da

Leia mais

2 Documentação exigida no ato da Inscrição

2 Documentação exigida no ato da Inscrição EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 001/2017 A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro FMSRC torna pública as condições para a inscrição e seleção ao quadro de estagiários na área de direito, visando o provimento

Leia mais

RECOMENDAÇÃO CONJUNTA Nº 73/2018

RECOMENDAÇÃO CONJUNTA Nº 73/2018 RECOMENDAÇÃO CONJUNTA Nº 73/2018 Procedimentos nº MPMG 0024.18.018897-1 e MPF nº 1.22.000.004920/2018-11 O E O MINISTÉRIO DO ESTADO DE, pelos Procuradores da República e Promotoras de Justiça signatários,

Leia mais

Referência: Inquérito Civil n /

Referência: Inquérito Civil n / RECOMENDAÇÃO Nº 02/2018 Expediente PRM-AGR-RJ-00001461/2018 Angra dos Reis, 9 de março de 2018. Referência: Inquérito Civil n. 1.30.014.000203/2003-11 Ao Excelentíssimo Senhor CARLOS JOSÉ GAMA MIRANDA

Leia mais

Gabinete do Desembargador Amaral Wilson de Oliveira AÇÃO CIVIL PÚBLICA Nº ( )

Gabinete do Desembargador Amaral Wilson de Oliveira AÇÃO CIVIL PÚBLICA Nº ( ) AÇÃO CIVIL PÚBLICA Nº 451750-28.2015.8.09.0000 (201594517509) COMARCA DE GOIÂNIA AUTOR RÉU RELATOR : ESTADO DE GOIÁS : ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO DO ESTADO DE GOIÁS ASSED-GO :

Leia mais

FACULDADE PAULISTA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL - 02/ PROVAS AGENDADAS PROCESSO SELETIVO - GRADUAÇÃO PRESENCIAL 1º SEMESTRE - ANO 2018

FACULDADE PAULISTA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL - 02/ PROVAS AGENDADAS PROCESSO SELETIVO - GRADUAÇÃO PRESENCIAL 1º SEMESTRE - ANO 2018 FACULDADE PAULISTA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL - 02/2018 - PROVAS AGENDADAS PROCESSO SELETIVO - GRADUAÇÃO PRESENCIAL 1º SEMESTRE - ANO 2018 O Diretor da Faculdade Paulista de Ciências da Saúde - Sede em

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECISÃO MONOCRÁTICA

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECISÃO MONOCRÁTICA fls. 7 Registro: 2017.0000908907 DECISÃO MONOCRÁTICA Embargos de Declaração Digital Processo nº. 2196433-50.2017.8.26.0000/50000 Comarca: 19ª Vara Cível São Paulo Foro Central Embargantes: Banco Santander

Leia mais

DRª. REGINA COELI FORMISANO D E C I S Ã O

DRª. REGINA COELI FORMISANO D E C I S Ã O 1 6 a. VARA FEDERAL DO RIO DE JANEIRO / RJ PROCESSO N.º 0029114-53.2016.4.02.5101 AUTOR: THIAGO SCHETTINO GODIM COUTINHO Fls 76 RÉU: JUÍZA FEDERAL: PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DRª. REGINA

Leia mais

DECISÃO. Em sede de tutela provisória de urgência, roga a concessão de ordem judicial. que:

DECISÃO. Em sede de tutela provisória de urgência, roga a concessão de ordem judicial. que: 1 de 5 18/01/2017 18:13 DECISÃO Cuida-se de Ação Popular, com pedido de tutela provisória de urgência, ajuizada por ADALTO NUNES DE SOUZA JÚNIOR em face do ESTADO DE GOIÁS e dos Secretários de Gestão e

Leia mais

REGIMENTO INTERNO CÂMARA DOS DEPUTADOS PROF. GUSTAVO PIRES

REGIMENTO INTERNO CÂMARA DOS DEPUTADOS PROF. GUSTAVO PIRES REGIMENTO INTERNO CÂMARA DOS DEPUTADOS PROF. GUSTAVO PIRES Em regra, os candidatos diplomados deputados federais prestam compromisso em sessão preparatória e podem ser empossados por intermédio de procurador.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL PEÇA PROFISSIONAL Um contingente de servidores públicos do município A, inconformado com a política salarial adotada pelo governo municipal, decidiu, após ter realizado paralisação

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA VARA DO TRABALHO DA COMARCA DE VALPARAÍSO DE GOIÁS - GOIÁS

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA VARA DO TRABALHO DA COMARCA DE VALPARAÍSO DE GOIÁS - GOIÁS EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA VARA DO TRABALHO DA COMARCA DE VALPARAÍSO DE GOIÁS - GOIÁS SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DO ESTADO DE GOIÁS SINPOL-GO, entidade sindical de primeiro grau,

Leia mais

DECISÃO INTERLOCUTÓRIA

DECISÃO INTERLOCUTÓRIA fls. 3175 Processo: 0640921-05.2016.8.04.0001 Classe: Ação Civil Pública Requerente: Ministério Público do Estado do Amazonas - Primeiro Grau e outro Requerido: Associação de Pais e Mestres e Comunitários

Leia mais