Mais de meio século de história a ser contada

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mais de meio século de história a ser contada"

Transcrição

1 Mais de meio século de história a ser contada Emerson de Castro 1 A história da imprensa paranaense, sobretudo a que compreende os últimos 60 anos, ainda está por ser mais e melhor investigada. São poucos os estudos e publicações que envolvem esse campo e período até o momento. Em geral, pesquisam-se setores ou temas trabalhados direta ou indiretamente pela imprensa (teatro, cinema, política, literatura, personagens), sempre com valor inegável, porém com foco diverso e distante das publicações que fizeram a história recente do jornalismo paranaense. Até esse período a significância da imprensa estabelece-se, sobretudo para os jornalistas, pelo conteúdo noticioso e suas influências fortemente políticas, mas também sociais e econômicas, menos pelo peso como campo de trabalho profissional. Por sinal, praticamente nada profissional até a metade do século e por algum tempo depois disso. Tardia no país, a primeira manifestação jornalística no Paraná se dá justamente na sequência da criação da província em 1853 (até então os paranaenses estavam ligados à província de São Paulo). No ano seguinte o então presidente Zacarias de Vasconcelos solicita a Candido Martins, tipógrafo residente no Rio de Janeiro, para que montasse em Curitiba um jornal. A necessidade de formalizar atos do governo exigia a criação de um veículo noticioso, até então inexistente. Surgiu O Dezenove de Dezembro (em alusão à data de emancipação). O jornal entrou em circulação assumindo seu caráter livre, contudo, e também, o compromisso de não estabelecer qualquer afronta ao governo que oficialmente o sustentava. 1 Jornalista desde 1986, mestre em História pela UFPR desde 2002 e atualmente professor no curso de Jornalismo da Universidade Positivo.

2 Entre o final do século XIX e o início do século XX a movimentação cultural se faz principalmente pela imprensa, a partir de veículos como Vinte e Cinco de Março, O Paranaense, a Gazeta Paranaense e a Província do Paraná que surgem como alternativa ao oficialismo de O Dezenove de Dezembro. Aparecem também revistas como Revista Paranaense (1880), e a Club Curitibano (1890), O Cenáculo, Esphynge, Pallium, Victix e O Sapo, onde destacavam-se os escritores do movimento simbolista. Menos de cem anos depois, a partir dos anos 1950, o jornalismo paranaense começa a viver uma fase em que tanto as empresas quanto os próprios jornalistas dão os primeiros passos em um processo de profissionalização, mais uma vez tardio em relação ao que já acontecia em São Paulo e Rio de Janeiro. Até então, no Paraná, jornalismo era bico 2 para estudantes de direito, medicina e outras áreas, sem contar o forte envolvimento político partidário tanto dos veículos quanto dos jornalistas que neles atuavam. É possível acompanhar o processo de profissionalização da imprensa paranaense e sua relação com os jornalistas a partir das movimentações sindicais desses profissionais, pois são ações concomitantes. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná foi fundado em 1945, oficializado em 1946, mas tornou-se atuante de fato a partir de 1953, quando organizou o III Congresso Nacional de Jornalistas em Curitiba. O número de profissionais na capital paranaense à época era inexpressivo, não passando de uma centena. Dos anos 1960 em diante, com as universidades formando os profissionais que viriam a atuar nas redações, essa profissionalização que já havia iniciado ampliou-se, envolvendo conceitos técnicos e posturas éticas que definiram um novo formato para o campo jornalístico da imprensa. As disputas sindicais e as concepções sobre para quê serviria um sindicato entre os jornalistas ajuda a 2 Como comentou um entrevistado (para minha dissertação de Mestrado, sobre a história do Sindicato dos Jornalistas do Paraná), Milton Ivan Heller, que atuou nos jornais Diário da Tarde, Última Hora e outros veículos da imprensa paranaense desse período em diante. Segundo ele, era comum ficar muito tempo sem receber salário por este motivo.

3 compreender também como esses profissionais percebiam o contexto em que atuavam, o papel da imprensa e deles próprios dentro dele. De lá para cá a imprensa avançou também no uso de novas tecnologias, a universidade assumiu o espaço que antes era das redações na formação dos novos jornalistas e a soma de ambos os fatores alterou radicalmente o campo, especialmente nas discussões sobre a ética. Jornais como Diário do Paraná, O Estado do Paraná, Tribuna do Paraná e Última Hora foram importantes na décadas de 1950/60 e espelharam em suas redações essa mudança, inclusive empregando mais jornalistas, muitos profissionais que viviam exclusivamente como trabalhadores da imprensa. Na década de 1970 surgiram, entre outros, os jornais Indústria & Comércio (1976) (ainda em circulação) e Correio de Notícias (1977), que nasceram buscando segmentos de mercado, uma espécie de novidade vislumbrada a partir do relativo arrefecimento da censura no país. A informatização completa das redações na década de 1990 e a internet como competidora pela distribuição de notícias neste início de século XXI têm sido as novidades dos últimos anos. Novidades nem sempre positivas para os veículos impressos. Apesar de pouco tempo, historicamente falando, quase a totalidade desses jornais desapareceu. Para citar três em especial: Última Hora, Correio de Notícias e O Estado Paraná. O Última Hora de Curitiba durou de 1955 até 1964, reunindo alguns dos principais jornalistas contestadores da época 3. Exceto as memórias dos seus protagonistas (Milton Cavalcanti, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas e já 3 Boa parte desses integrantes fazia parte da diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná e protagonizaram, em 1963, uma histórica greve junto com os gráficos. O movimento deixou a capital paranaense sem jornais por três dias, exceto o jornal produzido pelo próprio grupo intitulado A Greve.

4 falecido 4 ; Edésio Passos, detentor da massa falida do jornal; Milton Ivan Heller, Francisco Camargo 5 e Luiz Geraldo Mazza 6, não há qualquer resquício do significado do veículo para a formação do jornalismo paranaense. Suspeita-se, inclusive, de que os exemplares que até pouco tempo existiam ainda na Biblioteca Pública do Paraná tenham se destruído por descuido ou pela inevitável ação do tempo. O jornal Correio de Notícias existiu entre 1977 e 1995, com breves momentos de interrupção da circulação. Surgiu propondo-se um veículo de acordo com os novos ares que se vislumbrava no país, ainda que a ditadura militar permanecesse forte e atuante. Fechou pouco tempo depois, mas no início da década de 1980 retomou fôlego e se apresentou como uma opção arejada especialmente para jovens jornalistas, sem esquecer a valorização de nomes importantes do jornalismo da época (o editor Mussa José de Assis, o ilustrador Cláudio Setto, entre outros já citados). O veículo fechou melancolicamente em 1995, mergulhado em campanhas políticas, bem longe de suas pretensões iniciais. O Estado do Paraná fez circular sua última edição efetiva em , após ser adquirido pelo grupo GRPCOM (que detém a RPCTV/Globo e Gazeta do Povo, entre outros veículos) preponderante atualmente nas comunicações do estado. Iniciação Científica Desde 2012 tenho procurado estabelecer projetos de Iniciação Científica com alunos de graduação em jornalismo da Universidade Positivo visando o registro sobre as memórias dos profissionais que atuaram nestes veículos. Já tivemos um trabalho inicial sobre O Estado do Paraná e outros dois sobre o Correio de Notícias. Em 2014 a 4 Foi entrevistado anteriormente sobre sua participação no Sindicato, mas relatou parte de sua vivência no veículo. 5 Um dos mais experientes jornalistas paranaenses da atualidade e que de certo modo iniciou no setor no jornal, mas como contínuo. 6 Provavelmente o mais experiente dos jornalistas em plena atividade. 7 Nos anos posteriores o jornal ainda circulou em edição limitadíssima uma vez ao ano, a fim de garantir a permanência do título em poder de seus atuais detentores.

5 pretensão é que um livro reportagem sobre este último (como produto de TCC) já seja concluído. Também há a proposta de iniciar o levantamento sobre a história do Última Hora, essa mais distante e um tanto mais difícil, ainda que o desafio seja justamente o principal motor do trabalho. Outros veículos de morte recente foram Diário Popular (outro criado na década de 1950, que circulou até meados da década passada) e Hora H (cuja coleção completa já está depositada junto ao curso de Jornalismo da Universidade Positivo, doada pelo jornalista e proprietário Cícero do Amaral Cattani, também ex dono do Correio de Notícias quando de seu fechamento em 1995). O processo que se estabeleceu ao longo do período, protagonizado pelos jornalistas que atuaram na imprensa paranaense, pode ser apreendido tanto pelas análises dos seus números publicados (em boa parte mantidos microfilmados pela Biblioteca Pública do estado ou em estado natural e de rápida deterioração) como também a partir da memória dos profissionais que neles atuaram, muitos ainda em atividade em veículos ou assessorias de comunicação em Curitiba. Um trabalho dessa natureza ajudará na compreensão e esclarecimento das forças e mecanismos que influenciavam e ainda contribuem para direcionar as mudanças no campo das empresas jornalísticas, especialmente para a profissão de jornalista.

Morreu hoje o Correio de Notícias história de um jornal que teve na política o seu fim 1

Morreu hoje o Correio de Notícias história de um jornal que teve na política o seu fim 1 Morreu hoje o Correio de Notícias história de um jornal que teve na política o seu fim 1 Vitoria Peluso da SILVA 2 Emerson de Castro Firmo da SILVA 3 Universidade de Positivo, Curitiba, PR RESUMO O livro-reportagem

Leia mais

HEMEROTECA Coleção de Jornais 2015/2016

HEMEROTECA Coleção de Jornais 2015/2016 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA CENTRO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA NÚCLEO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA HISTÓRICA HEMEROTECA Coleção de Jornais Organização e Produção: Orientação

Leia mais

CATÁLOGO DE PERIÓDICOS DO CDPH JORNAIS

CATÁLOGO DE PERIÓDICOS DO CDPH JORNAIS CATÁLOGO DE PERIÓDICOS DO CDPH JORNAIS LONDRINA Bom Domingo : Jornal da Semana Londrina Semanário (1950) Circularam apenas 7 edições; Combate, O Londrina Semanário (1963-1965) Até 1963 era mensal; Circulou

Leia mais

JORNAL DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ

JORNAL DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ JORNAL DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ Histórico Editado pela Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba, há seis anos Atualmente o jornal está na edição número 75 Primeira edição: agosto de 2011, destacando

Leia mais

A HEMEROTECA "JÚLIO DE MESQUITA" DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO (*)

A HEMEROTECA JÚLIO DE MESQUITA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO (*) A HEMEROTECA "JÚLIO DE MESQUITA" DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO (*) ANA MARIA DE ALMEIDA CAMARGO do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade

Leia mais

Senhoras e Senhores Deputados, com a população de Indaiatuba, os 50 anos do jornal A. Tribuna de Indaiá. Com intensa participação na recente

Senhoras e Senhores Deputados, com a população de Indaiatuba, os 50 anos do jornal A. Tribuna de Indaiá. Com intensa participação na recente O SR. NEUTON LIMA (PTB-SP) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, É para nós uma grande alegria comemorarmos, junto com a população de Indaiatuba, os 50 anos do

Leia mais

Laboratório da Notícia Lona, edição especial Maio de 68 1

Laboratório da Notícia Lona, edição especial Maio de 68 1 Laboratório da Notícia Lona, edição especial Maio de 68 1 Michel Oliveira do PRADO 2 Elza Aparecida de OLIVEIRA FILHA 3 Universidade Positivo, Curitiba, PR RESUMO A produção de uma edição especial temática

Leia mais

ELEIÇÕES E MÍDIA LOCAL

ELEIÇÕES E MÍDIA LOCAL ELEIÇÕES E MÍDIA LOCAL Emerson Urizzi Cervi O R G A N I Z A D O R Desvendando a democracia de massa em disputas municipais 2010 Todapalavra Editora Revisão e projeto gráfico Cláudia Gomes Fonseca Supervisão

Leia mais

Teia na Parede 1. Amanda BERTOLI 2 Emerson de Castro Firmo da SILVA 3 Universidade Positivo, Curitiba, PR

Teia na Parede 1. Amanda BERTOLI 2 Emerson de Castro Firmo da SILVA 3 Universidade Positivo, Curitiba, PR Teia na Parede 1 Amanda BERTOLI 2 Emerson de Castro Firmo da SILVA 3 Universidade Positivo, Curitiba, PR RESUMO O Teia na Parede é um jornal-mural semanal que possui como objetivo promover e valorizar

Leia mais

TÍTULO: HARD NEWS: APLICAÇÃO DO MÉTODO DE NOTÍCIAS RÁPIDAS NO TELEJORNALISMO

TÍTULO: HARD NEWS: APLICAÇÃO DO MÉTODO DE NOTÍCIAS RÁPIDAS NO TELEJORNALISMO TÍTULO: HARD NEWS: APLICAÇÃO DO MÉTODO DE NOTÍCIAS RÁPIDAS NO TELEJORNALISMO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: COMUNICAÇÃO SOCIAL INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

Leia mais

PROGRAMA ADE PRODUZ VÍDEO DOCUMENTÁRIO SOBRE A GREVE DOS PROFESSORES DO PARANÁ

PROGRAMA ADE PRODUZ VÍDEO DOCUMENTÁRIO SOBRE A GREVE DOS PROFESSORES DO PARANÁ ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( x ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA PROGRAMA ADE PRODUZ

Leia mais

Artefato Jornal-laboratório da Universidade Católica de Brasília 1. Danielle Patrícia de SOUSA 2 Rafael Querrer SOARES 3 Angélica CÓRDOVA 4

Artefato Jornal-laboratório da Universidade Católica de Brasília 1. Danielle Patrícia de SOUSA 2 Rafael Querrer SOARES 3 Angélica CÓRDOVA 4 Artefato Jornal-laboratório da Universidade Católica de Brasília 1 Danielle Patrícia de SOUSA 2 Rafael Querrer SOARES 3 Angélica CÓRDOVA 4 RESUMO O Artefato é o jornal-laboratório do curso de jornalismo

Leia mais

Associação Mineira do Ministério Público

Associação Mineira do Ministério Público EDITAL Nº. 003/2014 Prêmio de Jornalismo Promotor de Justiça Chico Lins ASSOCIAÇÃO MINEIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL RUA TIMBIRAS, 2.928 TÉRREO CEP: 30140-062 - BELO HORIZONTE,

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase. Disciplina A - Introdução ao Jornalismo

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase. Disciplina A - Introdução ao Jornalismo Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo Ênfase Identificação Disciplina 0003000A - Introdução ao Jornalismo Docente(s) Antonio Francisco Magnoni Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

Leia mais

A Ditadura Militar nas linhas e entrelinhas do Jornal Folha do Oeste, de Guarapuava. Período: 1964 a

A Ditadura Militar nas linhas e entrelinhas do Jornal Folha do Oeste, de Guarapuava. Período: 1964 a A Ditadura Militar nas linhas e entrelinhas do Jornal Folha do Oeste, de Guarapuava. Período: 1964 a 1968 1 Layse Pereira Soares do NASCIMENTO 2 Universidade de Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA TEORIA E PRÁTICA.

ASSESSORIA DE IMPRENSA TEORIA E PRÁTICA. ASSESSORIA DE IMPRENSA TEORIA E PRÁTICA. AUTORES Elisa Kopplin Ferraretto Graduada em Jornalismo e mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Assessora de imprensa,

Leia mais

12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1

12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( X ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

RELATÓRIO DO SHOW DO CANTOR MARTINHO DA VILA 100 ANOS DE SAMBA

RELATÓRIO DO SHOW DO CANTOR MARTINHO DA VILA 100 ANOS DE SAMBA RELATÓRIO DO SHOW DO CANTOR MARTINHO DA VILA 100 ANOS DE SAMBA CURITIBA JUNHO/2016 RELATÓRIO DO SHOW MARTINHO DA VILA JUNHO / 2016 Relatório de clipping do show do cantor Martinho da Vila 100 anos de samba,

Leia mais

Regulamento. Realização

Regulamento. Realização 2007 Regulamento Hélio de Almeida Realização Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo Federação Nacional dos Jornalistas Associação Brasileira de Imprensa Comissão de Direitos Humanos

Leia mais

Portal Comunitário e características do jornalismo local e hiperlocal

Portal Comunitário e características do jornalismo local e hiperlocal Portal Comunitário e características do jornalismo local e hiperlocal RESUMO VIEIRA, Anna Vitória Cuimachowicz 1 CAMARGO, Bruna Aparecida 2 SALVI, Larissa 3 BECKER, Maria Lúcia 4 Universidade Estadual

Leia mais

CORRESPONDENTES - OLHAR BRASILEIRO PELO MUNDO

CORRESPONDENTES - OLHAR BRASILEIRO PELO MUNDO CORRESPONDENTES - OLHAR BRASILEIRO PELO MUNDO Giovanna Mazzeo Sacco, Jornalista - ESPM Resumo No fim do século XIX, Joaquim Nabuco já enviava seus textos para jornais e a partir de Londres, na Inglaterra.

Leia mais

Jornalismo. Guia de carreiras Newton Jornalismo 11

Jornalismo. Guia de carreiras Newton Jornalismo 11 Jornalismo Guia de carreiras Guia de carreiras Newton Jornalismo 11 Introdução O curso de Jornalismo é voltado para o conhecimento de como a informação é percebida, transmitida e compreendida pela sociedade.

Leia mais

Interprograma vivendo a arte 1. Sofia Frazão Suplicy 2 Suyanne Tolentino de Souza 3. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR

Interprograma vivendo a arte 1. Sofia Frazão Suplicy 2 Suyanne Tolentino de Souza 3. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR Interprograma vivendo a arte 1 Sofia Frazão Suplicy 2 Suyanne Tolentino de Souza 3 Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR 1 Trabalho submetido ao XIX Expocom, na categoria A Audiovisual,

Leia mais

A importância do psicopedagogo estar sindicalizado. Por Ana Luísa Cunha /DME do Estado do Maranhão Psicopedagoga CRPp Sindical 015

A importância do psicopedagogo estar sindicalizado. Por Ana Luísa Cunha /DME do Estado do Maranhão Psicopedagoga CRPp Sindical 015 A importância do psicopedagogo estar sindicalizado Por Ana Luísa Cunha /DME do Estado do Maranhão Psicopedagoga CRPp Sindical 015 Pp Ana Luísa Alves Vieira Cunha Graduada em Arte Educação pela UNIVERSIDADE

Leia mais

Jornal Correio Braziliense ou Armazém Literário

Jornal Correio Braziliense ou Armazém Literário Jornal Correio Braziliense ou Armazém Literário A história dos jornais no Brasil... A censura e a proibição de tipografias na colônia, impostas pela Coroa Portuguesa, impediu por muito tempo que o Brasil

Leia mais

A produção universitária de cinema na revista Gilda 1

A produção universitária de cinema na revista Gilda 1 A produção universitária de cinema na revista Gilda 1 Jheniffer ANDRADE 2 Roberta GONÇALVES 3 Celina ALVETTI 4 Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR RESUMO O blog Gilda é uma revista experimental

Leia mais

Projeto Comunitário Jornal Jardim Carolina: Uma experiência comunitária e cidadã

Projeto Comunitário Jornal Jardim Carolina: Uma experiência comunitária e cidadã FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ) 2º ENCONTRO SUL-BRASILEIRO DE PROFESSORES DE JORNALISMO 5º ENCONTRO PARANAENSE DE ENSINO DE JORNALISMO MODALIDADE DO TRABALHO: Relato de experiência GRUPO

Leia mais

A IMPRENSA DO PARANÁ E A ELEIÇÃO

A IMPRENSA DO PARANÁ E A ELEIÇÃO A IMPRENSA DO PARANÁ E A ELEIÇÃO A mídia ficou devendo nesta eleição. Os veículos de comunicação do Paraná perderam uma ótima oportunidade para consolidar posições no mercado editorial, inclusive na concorrência

Leia mais

Pequena Casa da Criança 1. Carlos Farias TIBURSKI 2. Alunos participantes do projeto 3. Lisete GHIGGI 4

Pequena Casa da Criança 1. Carlos Farias TIBURSKI 2. Alunos participantes do projeto 3. Lisete GHIGGI 4 Pequena Casa da Criança 1 Carlos Farias TIBURSKI 2 Alunos participantes do projeto 3 Lisete GHIGGI 4 Centro Universitário Metodista do IPA, Porto Alegre, RS. RESUMO Seguindo a visão do centro Universitário

Leia mais

Media Training APDH ESQUEMA DA AÇÃO DE FORMAÇÃO

Media Training APDH ESQUEMA DA AÇÃO DE FORMAÇÃO Media Training APDH ESQUEMA DA AÇÃO DE FORMAÇÃO SEJA UM BOM COMUNICADOR A importância da comunicação institucional Dicas para a sua comunicação: o que fazer e o que não fazer A IMPRENSA ESCRITA As agências

Leia mais

Índice de Sustentabilidade Mídia (MSI) Metodologia MSI

Índice de Sustentabilidade Mídia (MSI) Metodologia MSI Índice de Sustentabilidade Mídia (MSI) MSI 2016 A MSI O MSI possui cinco objetivos abrangentes para medir a força e a sustentabilidade dos sistemas de mídia, que o incluem grau de proteção do livre discurso,

Leia mais

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN JORNALISMO

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN JORNALISMO ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN JORNALISMO ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN A Escola de Comunicação e Design forma profissionais dinâmicos, com capacidade de apreender e acompanhar as demandas atuais. Os

Leia mais

O acontecimento greve sob a ótica de cobertura do Jornal Gazeta do Povo 1. Thanile Gabriela RATTI 2

O acontecimento greve sob a ótica de cobertura do Jornal Gazeta do Povo 1. Thanile Gabriela RATTI 2 O acontecimento greve sob a ótica de cobertura do Jornal Gazeta do Povo 1 RESUMO: Thanile Gabriela RATTI 2 Marcelo Engel BRONOSKY 3 Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR O presente artigo

Leia mais

Os editoriais do Diário da Manhã no Golpe civil-militar: Ribeirão Preto Nayara Kobori 2 Célio José Losnak 3

Os editoriais do Diário da Manhã no Golpe civil-militar: Ribeirão Preto Nayara Kobori 2 Célio José Losnak 3 Os editoriais do Diário da Manhã no Golpe civil-militar: Ribeirão Preto - 1964 1 Nayara Kobori 2 Célio José Losnak 3 RESUMO O presente relato de pesquisa tem como objetivo mostrar os métodos teóricos e

Leia mais

Michele da Costa. Jornalista profissional com pós-graduação. Campinas, SP

Michele da Costa. Jornalista profissional com pós-graduação. Campinas, SP Michele da Costa Jornalista profissional com pós-graduação Campinas, SP Jornalista profissional, com experiências em reportagem, edição, assessoria de comunicação/ imprensa, produção de conteúdo e gestão

Leia mais

Projeto Hemeroteca Digitalização e Divulgação como Alicerces para Preservação da História no Curso de Jornalismo da UFSC

Projeto Hemeroteca Digitalização e Divulgação como Alicerces para Preservação da História no Curso de Jornalismo da UFSC FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ) 11º ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO MODALIDADE DO TRABALHO: Relato GRUPO DE TRABALHO: Atividades de Extensão Projeto Hemeroteca Digitalização

Leia mais

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO CURSO: JORNALISMO EMENTAS 2018.1 3º PERÍODO DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL Histórico e conceituação da Comunicação Organizacional. Técnicas de Comunicação Organizacional Veículos impressos e veículos

Leia mais

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Prêmio Expocom 2009 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Prêmio Expocom 2009 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação Conexão Ciência 1 Beatriz Fontana ASSUMPÇÃO 2 Flávia Lúcia Bazan BESPALHOK 3 Mario Benedito SALES 4 Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR RESUMO O boletim eletrônico Conexão Ciência é uma das

Leia mais

REGULAMENTO PRÊMIO GANDHI DE COMUNICAÇÃO 2018

REGULAMENTO PRÊMIO GANDHI DE COMUNICAÇÃO 2018 REGULAMENTO PRÊMIO GANDHI DE COMUNICAÇÃO 2018 Inscrições de 1º de agosto de 2018 a 05 de outubro de 2018. Justificativa O Prêmio Gandhi de Comunicação é uma iniciativa da Agência da Boa Notícia, Organização

Leia mais

Grade horária das Optativas Decom 2016/2

Grade horária das Optativas Decom 2016/2 Grade horária das Optativas Decom 2016/2 OC026 OPTA Laboratório Multimídia * (Chefias Jorlab) Mário 120 Jor 8º sem. 15 Chefias do Jorlab Jorlab OC026 OPTB Laboratório Multimídia * (Editores TV) OC026 OPTC

Leia mais

A DINÂMICA DO MERCADO DE JORNALISMO CONTEMPORÂNEO. Ingresso Julho Informações: (51)

A DINÂMICA DO MERCADO DE JORNALISMO CONTEMPORÂNEO. Ingresso Julho Informações: (51) A DINÂMICA DO MERCADO DE JORNALISMO CONTEMPORÂNEO Ingresso Julho 2017 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Devido ao rápido avanço da tecnologia em todos os setores, mas em especial

Leia mais

Jornais italaienses: no Passado, a História; na Preservação, o Futuro

Jornais italaienses: no Passado, a História; na Preservação, o Futuro Jornais italaienses: no Passado, a História; na Preservação, o Futuro Lúcia de Náhrega Pecego Esiork * retendemos através deste trabalho. inlbrmar sobre a organização da coleção de jornais Itajaienses

Leia mais

Marco Zero, o jornal do centro de Curitiba 1

Marco Zero, o jornal do centro de Curitiba 1 Marco Zero, o jornal do centro de Curitiba 1 Denise BECKER 2 Isabela COLLARES 3 Roberto NICOLATO 4 Centro Universitário Internacional Uninter RESUMO O presente artigo descreve a trajetória do jornal Marco

Leia mais

representantes do colunismo político no Brasil.

representantes do colunismo político no Brasil. Introdução O golpe militar de 1964 deu início a um tempo em que o país esteve submetido a um regime de repressão política e social controlado pelos governos militares. Partidos e direitos políticos cassados,

Leia mais

Entrevista com Espedito Seleiro 1

Entrevista com Espedito Seleiro 1 Entrevista com Espedito Seleiro 1 Liana DODT 2 Amanda SOUTO MAIOR 3 Anna CAVALCANTI 4 Camila TORRES 5 Caroline CAVALCANTE 6 Cinara SÁ 7 Gabriela RAMOS 8 George PEDROSA 9 Livia PONTES 10 Raphaelle BATISTA

Leia mais

1º ANO HISTÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO

1º ANO HISTÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO 1º ANO 1. Reconhecer a si e ao outro nas relações que se estabelecem nos diferentes grupos sociais com os quais convive, percebendo as diferenças individuais. SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA

Leia mais

DELEGADOS FAZEM PARALISAÇÃO HISTÓRICA

DELEGADOS FAZEM PARALISAÇÃO HISTÓRICA De 04 a 11 de agosto de 2016 - Edição nº 058 DELEGADOS FAZEM PARALISAÇÃO HISTÓRICA Durante assembleia, realizada no dia 03 de agosto, na sede do Clube da Adepol, os associados decidiram parar por 48 horas.

Leia mais

12 A interpretação da assessoria de imprensa como atividade jornalística também foi

12 A interpretação da assessoria de imprensa como atividade jornalística também foi Tese nº 03 Tipo: Tese-guia da FENAJ Título: Ataque patronal aos jornalistas em assessoria de imprensa Proponente: Diretoria da FENAJ Justificativa 01 O reconhecimento da assessoria de imprensa como trabalho

Leia mais

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DO PROJETO - RAP (SUMARIZADO) Por: Ana Rosa Barreto

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DO PROJETO - RAP (SUMARIZADO) Por: Ana Rosa Barreto RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DO PROJETO - RAP (SUMARIZADO) Por: Ana Rosa Barreto Fortaleza, 23 de outubro de 2014 VISÃO GERAL DO PROJETO Do que se trata o projeto? Trata da criação e desenvolvimento da

Leia mais

Imagem Institucional Março/2004

Imagem Institucional Março/2004 Imagem Institucional Recorte de notícias editado pela Assessoria de Imprensa Empresas Comportamento - Uma questão de respeito Destaque do mês para matéria na Revista Exame Oretorno de imagem da Unimed

Leia mais

Campanha Revista O PAPEL 80 Anos

Campanha Revista O PAPEL 80 Anos Revista Twogether, n. 7 Fevereiro, 1999 Resumo histórico Campanha Revista O O PAPEL 80 80 Anos Abril, 1939. Américo Kende, André Tibor, Paulo Herlinger e Carlos José Benko reúnem-se para criar a Revista

Leia mais

Máfia da Prótese: Cúpula da cardiologia do Einstein cai por suposto elo com fornecedor

Máfia da Prótese: Cúpula da cardiologia do Einstein cai por suposto elo com fornecedor Máfia da Prótese: Cúpula da cardiologia do Einstein cai por suposto elo com fornecedor Jornal Folha de São Paulo traz matéria detalhando o esquema criminoso Confira a reportagem da Folha de São Paulo que

Leia mais

PROJETO JORNAL UATI: comunicação e informação

PROJETO JORNAL UATI: comunicação e informação 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

UNESQUISANDO: A ESFERA JORNALISTA NO CONTEXTO ESCOLAR

UNESQUISANDO: A ESFERA JORNALISTA NO CONTEXTO ESCOLAR 1 UNESQUISANDO: A ESFERA JORNALISTA NO CONTEXTO ESCOLAR Educação, Linguaguem e Memória Katiana Possamai Costa Padoin 1 (katianapc@gmail.com) Introdução Pensar no processo de leitura e escrita é adentrar

Leia mais

REGULAMENTO PRÊMIO GANDHI DE COMUNICAÇÃO 2012

REGULAMENTO PRÊMIO GANDHI DE COMUNICAÇÃO 2012 REGULAMENTO PRÊMIO GANDHI DE COMUNICAÇÃO 2012 Justificativa O Prêmio Gandhi de Comunicação é uma iniciativa da, Organização Não-Governamental com sede em Fortaleza (CE), criada com o objetivo de estimular

Leia mais

A INFLUÊNCIA DAS ASSESSORIAS DE COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAIS E PRIVADAS DO DISTRITO FEDERAL NA COMUNICAÇÃO PÚBLICA LOCAL

A INFLUÊNCIA DAS ASSESSORIAS DE COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAIS E PRIVADAS DO DISTRITO FEDERAL NA COMUNICAÇÃO PÚBLICA LOCAL A INFLUÊNCIA DAS ASSESSORIAS DE COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAIS E PRIVADAS DO DISTRITO FEDERAL NA COMUNICAÇÃO PÚBLICA LOCAL THIAGO YPIRANGA DE SOUZA DANTAS 1 Resumo O crescimento das assessorias de comunicação

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina COM350 Jornalismo Esportivo

Programa Analítico de Disciplina COM350 Jornalismo Esportivo Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Comunicação Social - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em

Leia mais

8ª Semana de Licenciatura

8ª Semana de Licenciatura 8ª Semana de Licenciatura O professor como protagonista do processo de mudanças no contexto social De 14 a 17 de junho de 2011 A EDUCAÇÃO NA IMPRENSA ESCRITA Susigreicy Pires de Morais susigreicy@gmail.com

Leia mais

Ilmo. Sr. Miguel Luiz Bucalem, Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, e equipe técnica do Consórcio Nova Luz

Ilmo. Sr. Miguel Luiz Bucalem, Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, e equipe técnica do Consórcio Nova Luz ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E TRABALHADORES DA NOVA LUZ na luta pela inclusão social, pelo desenvolvimento da cidadania e pela preservação da memória e da diversidade na Nova Luz São Paulo, 14 de janeiro de

Leia mais

Leonardo Carriel

Leonardo Carriel 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( x ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

Intelectuais, modernidade e formação de professores no Paraná ( )

Intelectuais, modernidade e formação de professores no Paraná ( ) VIEIRA, Carlos Eduardo; OSINSKI, Dulce Regina Baggio; BENCOSTTA, Marcus Levy (org.). Intelectuais, modernidade e formação de professores no Paraná (1910-1980). Curitiba: Editora UFPR, 2015. 205 p. Intelectuais,

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes

Escola de Formação Política Miguel Arraes Escola de Formação Política Miguel Arraes Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo III O Socialismo no Mundo Contemporâneo Aula 6 História do

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES PÚBLICAS

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES PÚBLICAS RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES PÚBLICAS Antonio Samarão Gonçalves Diretor de Comunicação e Relações Públicas 2012 PLANO DE TRABALHO 2012 Campanha de filiação A Secretaria

Leia mais

Apresentação do Dossiê História Rural: Estudos Históricos e Abordagens

Apresentação do Dossiê História Rural: Estudos Históricos e Abordagens Apresentação do Dossiê História Rural: Estudos Históricos e Abordagens Marcio Antônio Both da Silva 1 Nos últimos anos, em termos da historiografia nacional, assistimos a uma retomada da produção de pesquisas

Leia mais

Comunicação Estratégica e Marketing AULA 7. Temas: Jornalismo

Comunicação Estratégica e Marketing AULA 7. Temas: Jornalismo Comunicação Estratégica e Marketing AULA 7 Temas: Jornalismo O Jornalismoé a área da Comunicação Social que lida com a descoberta, a produção e a divulgação de notícias, isto é, o relato de acontecimentos

Leia mais

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Prêmio Expocom 2009 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Prêmio Expocom 2009 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação Jornal Vida em Relevo Trabalho submetido ao XVI Prêmio Expocom 2009, na Categoria Jornalismo, modalidade Jornal Impresso Avulso. Mariana ESPÓSITO, estudante do 4 o Semestre do Curso Jornalismo, esposito.jornal@gmail.com

Leia mais

12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 JORNAL UATI: INFORMAÇÃO A SERVIÇO DOS INTERESSES DOS IDOSOS

12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 JORNAL UATI: INFORMAÇÃO A SERVIÇO DOS INTERESSES DOS IDOSOS 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA JORNAL UATI:

Leia mais

Imagem Institucional Setembro/2003

Imagem Institucional Setembro/2003 Imagem Institucional Recorte de notícias editado pela Assessoria de Imprensa Ranking "Exame 100 Melhores para Você Trabalhar" é um dos destaques do mês Oretorno de imagem da Unimed do Brasil, medido com

Leia mais

Seminário Distrital de Imagem Pública de Rotary

Seminário Distrital de Imagem Pública de Rotary Seminário Distrital de Imagem Pública de Rotary Palestra de Marcelino Silva São Bernardo do Campo 21 de Outubro de 2017 Marcelo Carvalho Presidente da Comissão Distrital de Imagem Pública SEMINÁRIO DISTRITAL

Leia mais

MENSAGENS ENVIADAS AO BLOG PELA PASSAGEM DO DIA DO JORNALISTA

MENSAGENS ENVIADAS AO BLOG PELA PASSAGEM DO DIA DO JORNALISTA MENSAGENS ENVIADAS AO BLOG PELA PASSAGEM DO DIA DO JORNALISTA O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Alaôr Grangeon de Siqueira, parabeniza a todos os jornalistas que trabalham nos meios de

Leia mais

ANDI Comunição e Direitos. Emissões e Mudanças Climáticas

ANDI Comunição e Direitos. Emissões e Mudanças Climáticas ANDI Comunição e Direitos Emissões e Mudanças Climáticas Aspectos gerais Ao longo de 40 dias de monitoramento foram identificadas 721 notícias sobre a emissão de gases de efeito estufa ou sobre as mudanças

Leia mais

1º Conferência Livre de

1º Conferência Livre de 1º Relátório Gestão Livre Livre Secretaria UnB UnB páginas UnB Produção Revista Percentual nas no Portal Darcy X telinhas Recursos matérias Humanos positivas = e Economici negativas em relação (eficiência

Leia mais

Nayara Galindo Fernandes da Luz 2 Luciane de Faria Mediato 3 Margarete Vieira Pedro 4. Universidade Metodista de São Paulo, SP

Nayara Galindo Fernandes da Luz 2 Luciane de Faria Mediato 3 Margarete Vieira Pedro 4. Universidade Metodista de São Paulo, SP Rudge Ramos Jornal: há 29 anos a serviço da comunidade¹ Nayara Galindo Fernandes da Luz 2 Luciane de Faria Mediato 3 Margarete Vieira Pedro 4 Universidade Metodista de São Paulo, SP Resumo O Rudge Ramos

Leia mais

Imagem Institucional Fevereiro/2004

Imagem Institucional Fevereiro/2004 Imagem Institucional Recorte de notícias editado pela Assessoria de Imprensa Hospital Unimed Sorocaba Inaugura Nova Ala é destaque do mês Oretorno de imagem da Unimed do Brasil, medido com base na centimetragem

Leia mais

INFORMATIVO DESTAQUE NO FUTSAL NACIONAL PROJETO BEIRA DA LINHA NESTA EDIÇÃO ENTREGA DE ROUPAS DOADAS PELA C&A MANIFESTAÇÃO CONTRA REFORMA TRABALHISTA

INFORMATIVO DESTAQUE NO FUTSAL NACIONAL PROJETO BEIRA DA LINHA NESTA EDIÇÃO ENTREGA DE ROUPAS DOADAS PELA C&A MANIFESTAÇÃO CONTRA REFORMA TRABALHISTA João Pessoa - PB Ano II - Ed. 08 Abril de 2017 INFORMATIVO PROJETO BEIRA DA LINHA NESTA EDIÇÃO ENTREGA DE ROUPAS DOADAS PELA C&A DESTAQUE NO FUTSAL NACIONAL O programa Globo Esporte, da TV Cabo Branco,

Leia mais

Teoria da Constituição Prof.ª Helena de Souza Rocha

Teoria da Constituição Prof.ª Helena de Souza Rocha Teoria da Constituição Prof.ª Helena de Souza Rocha 1 CONSTITUIÇÃO SURGIMENTO VIGÊNCIA EM ANOS 1824 25/03/1824 65 1891 24/02/1891 39 1934 16/07/1934 03 1937 10/11/1937 08 1946 18/09/1946 20 1967 24/01/1967

Leia mais

Contexto Histórico da Comunicação Social em Caxias do Sul_. Paulo Cancian_

Contexto Histórico da Comunicação Social em Caxias do Sul_. Paulo Cancian_ Contexto Histórico da Comunicação Social em Caxias do Sul_ Paulo Cancian_ ZYOFFSETTV.COM_ Contexto Histórico da Comunicação Social em Caxias do Sul_02 ZYOFFSETTV.COM_ Áreas Meio eletrônico (rádio, TV geração

Leia mais

PRÊMIO OCEPAR DE JORNALISMO REGULAMENTO 2013

PRÊMIO OCEPAR DE JORNALISMO REGULAMENTO 2013 PRÊMIO OCEPAR DE JORNALISMO REGULAMENTO 2013 1. DOS OBJETIVOS DO PRÊMIO O PRÊMIO OCEPAR DE JORNALISMO é um programa institucional desenvolvido pelo Sistema Ocepar (Ocepar - Sindicato e Organização das

Leia mais

5 Direitos, cidadania e

5 Direitos, cidadania e 5 Direitos, cidadania e movimentos sociais Unidade A ideia de cidadania está relacionada ao surgimento do Estado moderno e à expectativa de que este garanta os direitos essenciais dos cidadãos em determinado

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Curso: 42501 Jornalismo Disciplina: Redação e Edição Núcleo Temático: Formação profissional Prática laboratorial Código da Disciplina: ENEX01063

Leia mais

Metodologia. de Análise. da Realidade. Parte 01 Apresentação. ILAESE Instituto Latino-americano de Estudos Sócio-econômicos

Metodologia. de Análise. da Realidade. Parte 01 Apresentação. ILAESE Instituto Latino-americano de Estudos Sócio-econômicos Metodologia Parte 01 Apresentação de Análise Instituto Latino-americano de Estudos Sócio-econômicos da Realidade Objetivo principal Metodologia de como fazer análise de conjuntura Conteúdo Princípios,

Leia mais

Nacional. 200 Bilac, Olavo.Gazeta de Notícias. Rio de Janeiro, 25/10/1908. Acervo Periódicos - Fundação Biblioteca

Nacional. 200 Bilac, Olavo.Gazeta de Notícias. Rio de Janeiro, 25/10/1908. Acervo Periódicos - Fundação Biblioteca revistas da época Gazeta de Notícias, Correio Paulistano, Revista Kosmos, Jornal da Exposição, entre outros. Era o momento mais intenso do encontro entre periódicos, um famoso escritor, e a promissora

Leia mais

MEMOIRS no Festival Porto/Post/Doc/ 26 e 27 NOV Teatro Rivoli e Café Concerto, Porto

MEMOIRS no Festival Porto/Post/Doc/ 26 e 27 NOV Teatro Rivoli e Café Concerto, Porto MEMOIRS no Festival Porto/Post/Doc/ 26 e 27 NOV 2016 Teatro Rivoli e Café Concerto, Porto 26 NOV a 4 DEZ 2016 O Porto/Post/Doc é um festival que pretende captar o mundo sob o olhar do cinema e trazê-lo

Leia mais

LONA Especial Paulo Leminski 1. Marina GERONAZZO 2 Ana Paula MIRA 3 Universidade Positivo, Curitiba, PR

LONA Especial Paulo Leminski 1. Marina GERONAZZO 2 Ana Paula MIRA 3 Universidade Positivo, Curitiba, PR LONA Especial Paulo Leminski 1 Marina GERONAZZO 2 Ana Paula MIRA 3 Universidade Positivo, Curitiba, PR RESUMO O curso de jornalismo da Universidade Positivo tem como um de seus produtos jornalísticos um

Leia mais

ENCONTRO REGIONAL NORTE DE HISTÓRIA DA MÍDIA

ENCONTRO REGIONAL NORTE DE HISTÓRIA DA MÍDIA Certificamos que: Cyneida Menezes Correia e Paulo Felipe Medeiros participaram do 3 o ENCONTRO REGIONAL NORTE DE HISTÓRIA DA MÍDIA no período de 10 e 11 de abril de 2014, realizado na Universidade Federal

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Curso: 42501 Jornalismo Disciplina: Pauta e Apuração Professor(es): Márcia Detoni (Teórica) Fernando Moraes José Alves Trigo Paulo Ranieri Vinícius

Leia mais

Jornalismo Opinativo

Jornalismo Opinativo Jornalismo Opinativo Jornalismo Discurso jornalístico: a) A informação, cujo interesse é saber o que se passa. b) A opinião, cujo interesse é saber o que se pensa sobre o que se passa. Jornalismo Informativo

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Curso: 42501 Jornalismo Núcleo Temático: Formação profissional Prática laboratorial Disciplina: Pauta e Apuração Código da Disciplina: ENEX01026

Leia mais

Mapeamento de demandas e propostas

Mapeamento de demandas e propostas Mapeamento de demandas e propostas 1. Comunicação Institucional 1.1. Assessoria de Imprensa - cobertura jornalística de eventos e atividades institucionais; - em média três coberturas diárias de atividades

Leia mais

O Envolvimento dos Alunos do Curso de Jornalismo da Universidade Positivo no Telejornal-laboratório Diário

O Envolvimento dos Alunos do Curso de Jornalismo da Universidade Positivo no Telejornal-laboratório Diário FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ) 2º ENCONTRO SUL-BRASILEIRO DE PROFESSORES DE JORNALISMO 5º ENCONTRO PARANAENSE DE ENSINO DE JORNALISMO MODALIDADE DO TRABALHO: Relato de Experiência GRUPO

Leia mais

Apresentação sobre o histórico das negociações do piso regional paranaense 2006 a 2018

Apresentação sobre o histórico das negociações do piso regional paranaense 2006 a 2018 Apresentação sobre o histórico das negociações do piso regional paranaense 2006 a 2018 Sandro Silva Economista e Supervisor Técnico do Dieese-PR Curitiba-PR 23/01/2019 Criação do piso regional paranaense

Leia mais

CAPA quarta-feira, 31 de maio de :36:28

CAPA quarta-feira, 31 de maio de :36:28 100 95 75 25 5 0 CAPA quarta-feira, 31 de maio de 2017 16:36:28 GESTÃO 2015/2018 RESGATANDO EDITORIAL SINTSPREV-MS Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência

Leia mais

prefeitos das capitais, Os futuros governadores seriam submetidos à aprovação das Os futuros prefeitos seriam indicados pelos governadores.

prefeitos das capitais, Os futuros governadores seriam submetidos à aprovação das Os futuros prefeitos seriam indicados pelos governadores. A ditadura militar Prof.:Márcio Gurgel O regime militar Duração ( 1964 1985 ), Presidentes generais do exército brasileiro, i Apoiaram o golpe: (políticos vindos da UDN e do PSD), Governo Castello Branco

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Curso: Núcleo Temático: 42501 Jornalismo Fundamentação específica Disciplina: Código da Disciplina: Ethos Jornalístico ENEX00616 Professor: 1146835

Leia mais

Edição 934 Dezembro/2016

Edição 934 Dezembro/2016 1 2 Ano turbulento na política e economia O ano de 2016 foi marcado pelo impeachment da presidenta da República Dilma Rousseff (PT), que havia sido reeleita pelo voto popular com 54, 5 milhões de votos.

Leia mais

Edição de Aniversário

Edição de Aniversário Edição de Aniversário OS DOIS CRESCERAM MUITO! Há 38 anos, o Meio & Mensagem é leitura indispensável para quem quer saber tudo sobre marketing e comunicação. E o crescimento desse mercado fez com que

Leia mais

TÍTULO: O AVANÇO TECNOLÓGICO E O FUTURO DA MÍDIA IMPRESSA: O CASO DOS JORNAIS CENTENÁRIOS

TÍTULO: O AVANÇO TECNOLÓGICO E O FUTURO DA MÍDIA IMPRESSA: O CASO DOS JORNAIS CENTENÁRIOS TÍTULO: O AVANÇO TECNOLÓGICO E O FUTURO DA MÍDIA IMPRESSA: O CASO DOS JORNAIS CENTENÁRIOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: COMUNICAÇÃO SOCIAL INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE

Leia mais

JORNAL IMPRESSO E POLÍTICA: A COBERTURA DAS ELEIÇÕES 2010 E 2012 NAS CAPAS DOS JORNAIS FOLHA DE LONDRINA E GAZETA DO POVO

JORNAL IMPRESSO E POLÍTICA: A COBERTURA DAS ELEIÇÕES 2010 E 2012 NAS CAPAS DOS JORNAIS FOLHA DE LONDRINA E GAZETA DO POVO JORNAL IMPRESSO E POLÍTICA: A COBERTURA DAS ELEIÇÕES 2010 E 2012 NAS CAPAS DOS JORNAIS FOLHA DE LONDRINA E GAZETA DO POVO Leonardo Migues de Léon, Centro Universitário Internacional Uninter leomiguesleon@gmail.com

Leia mais

Imagem Institucional outubro/2003

Imagem Institucional outubro/2003 Imagem Institucional outubro/2003 Recorte de notícias editado pela Assessoria de Imprensa "Top of Mind" da Folha de S. Paulo, pelo 10º ano consecutivo, é o destaque do mês Oretorno de imagem da Unimed

Leia mais

Portal de Mídia MS. Portal de mídia, imprensa de Mato Grosso do Sul, imprensa do interior.

Portal de Mídia MS. Portal de mídia, imprensa de Mato Grosso do Sul, imprensa do interior. FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ) XIV ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO X CICLO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE JORNALISMO MODALIDADE DO TRABALHO: Relato de Experiência

Leia mais