A CERTIFICAÇÃO DA FILANTROPIA NA PRÁTICA. Porto Alegre, 10 de outubro de 2012.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A CERTIFICAÇÃO DA FILANTROPIA NA PRÁTICA. Porto Alegre, 10 de outubro de 2012."

Transcrição

1 A CERTIFICAÇÃO DA FILANTROPIA NA PRÁTICA Porto Alegre, 10 de outubro de 2012.

2 BREVE HISTÓRICO DA LEGISLAÇÃO Lei nº 8.212, de 24/7/1991 Institui o Conselho Nacional da Seguridade Social (CNSS) e estabelece a isenção de contribuições sociais para entidades beneficentes de assistência social. Lei nº 8.742, de 7/12/1993 Dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências. Decreto nº 2.536, de 6/4/1998, e suas alterações Regras e critérios para a concessão ou renovação do Certificado de Entidade de Fins Filantrópicos (revogado pelo Decreto nº 7.237/2010).

3 BREVE HISTÓRICO DA LEGISLAÇÃO Lei nº , de 27/11/2009, e suas alterações Dispõem sobre a certificação das entidades beneficentes de assistência social e regulam os procedimentos de isenção de contribuições para a seguridade social. Decreto nº 7.237, de 20/7/2010, e suas alterações Regulamentam a Lei nº /2009. Decreto nº 7.300, de 14/9/2010 Regulamenta o art. 110, da Lei nº , de 11/6/2010, e altera o Decreto nº 7.237, de 20/7/2010. Portaria MS/GM nº 1.970, de 16/8/2011 Dispõe sobre o processo de Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Saúde (Cebas).

4 O QUE MUDOU COM A NOVA LEGISLAÇÃO Definição das competências por área de atuação; Participação dos gestores do SUS; O fortalecimento da pactuação da oferta de serviços entre os gestores do SUS e as entidades, por meio de instrumentos contratuais com metas claras e bem definidas; A utilização da produção ambulatorial com a produção de internação hospitalar na comprovação da prestação de serviços ao SUS. A inclusão de ações de saúde prioritárias na composição dos serviços prestados ao SUS pelas entidades; A criação de um Comitê Consultivo como espaço de reflexão e construção coletiva.

5 PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DO CEBAS

6 PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO: Ao Senhor (a) Diretor (a) do DCEBAS/SAS/MSREQUERIMENTO DE CEBAS-SAÚDE Nome da Entidade: CNPJ n : CNES n : CPF n : Nome do Representante Legal: Endereço: Município/UF: CEP: Telefone/Fax: Vem REQUERER a Vossa Senhoria, com base na Lei nº , de 2009, e suas alterações, no Decreto nº 7.237, de 2010, e suas alterações, e nesta Portaria: ( ) CONCESSÃO do CEBAS-SAÚDE; ou ( ) RENOVAÇÃO do CEBAS-SAÚDE. Atuação na: Assistência Social ( ) SIM ou ( ) NÃO Educação ( ) SIM ou ( ) NÃO

7 PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO: Formas pelas quais pretende comprovar sua condição de Entidade Beneficente de Assistência Social na área da Saúde, conforme relação abaixo: ( ) pela prestação anual de serviços ao SUS no percentual mínimo de 60% (sessenta por cento). ( ) pela prestação anual de serviços ao SUS em percentual menor que 60% (sessenta por cento) e por aplicação de percentual da receita efetivamente recebida da prestação de serviços de saúde em gratuidade. ( ) pela aplicação do percentual de 20% (vinte) por cento de sua receita efetivamente recebida da prestação de serviços de saúde em gratuidade, cujos serviços de saúde não foram objeto de contratação pelo ausência de interesse do gestor do SUS. ( ) pela realização de projetos de apoio ao desenvolvimento institucional do SUS, complementados ou não pela prestação de serviços ambulatoriais e/ou de internação hosp i t a l a r. ( ) pelo estabelecimento de parcerias. ( ) pela aplicação do percentual de 20% (vinte) por cento do valor total das isenções usufruídas em prestação de serviços gratuitos a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS),conforme art. 110 da Lei nº , de 11 de junho de 2010.

8 PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO: Declaro estar ciente das normas e exigências fixadas na Lei nº , de 27 de novembro de 2009, no Decreto nº 7.237, de 20 de julho de 2010, em suas alterações e nesta Portaria. OBS: Apresentar todos os documentos relacionados nesta Portaria. /, de de. Assinatura do Representante Legal

9 PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO: OBSERVAÇÕES 1. Se a entidade requerente for mantenedora de outro(s) estabelecimento(s) deverá prestar as informações constantes do seguinte quadro: Quadro I ESTABELECIMENTOS COM A MESMA PERSONALIDADE JURÍDICA MANTIDOS PELA REQUERENTE. (Se houver) 01 - Razão social da instituição: CNES: 02 - Endereço da instituição (rua, avenida, nº): 03 - Bairro: 04 - Município: 05 - UF: 06 - CEP: 07 - Caixa Postal: 08 - DDD - Telefone: 09 - Fax: (xx) CNPJ:

10 PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO: OBSERVAÇÕES Consideram-se estabelecimentos mantidos as instituições cuja extensão do CNPJ seja a mesma da entidade mantenedora, modificado apenas pelo nº sequencial após a barra. Exemplo: CNPJ da Entidade Mantenedora: / CNPJ de Estabelecimento Mantido: / Caso não possua estabelecimento mantido, deverá registrar a observação: "Não é mantenedora de outro estabelecimento com atuação na área da saúde, educação e/ou assistência social Caso os espaços acima não sejam suficientes, apresentar relação, em separado, para cada uma das situações, contendo as mesmas informações dos quadros anteriores.

11 PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO: OBSERVAÇÕES 2. Se a entidade requerente for gestora de outro estabelecimento por força de contrato de gestão, deverá prestar as informações referente(s) ao(s) estabelecimento(s) sob sua gestão, constante do seguinte quadro: Quadro II ENTIDADES NAS QUAIS A ENTIDADE REQUERENTE ATUA MEDIANTE CONTRATO DE GESTÃO (Informação da entidade sob gestão) 01 - Razão social da instituição: CNES: 02 - Endereço da instituição (rua, avenida, nº): 03 - Bairro: 04 - Município: 05 - UF: 06 - CEP: 07 - Caixa Postal: 08 - DDD - Telefone: 09 - Fax: (xx) CNPJ: > Caso os espaços acima não sejam suficientes, apresentar relação, em separado, para cada uma das situações, contendo as mesmas informações dos quadros.

12 PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO: OBSERVAÇÕES 3. Se a entidade requerente mantém parceria, deverá prestar as informações constantes no Quadro III Quadro III RELACIONAR A(S) ENTIDADE(S) COM A(S) QUAL(IS) A ENTIDADE REQUERENTE MANTÉM PARCERIA, DESDE QUE ESTAS ( as parceiras) SEJAM ENTIDADES PRIVADAS, SEM FINS LUCRATIVOS (Se houver.) 01 - Razão social da instituição: CNES: 02 - Endereço da instituição (rua, avenida, nº): 03 - Bairro: 04 - Município: 05 - UF: 06 - CEP: 07 - Caixa Postal: 08 - DDD - Telefone: 09 - Fax: (xx) CNPJ: > Caso os espaços acima não sejam suficientes, apresentar relação, em separado, para cada uma das situações, contendo as mesmas informações dos quadros.

13 PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO: OBSERVAÇÕES Se a entidade atua em mais de uma das áreas previstas na Lei nº , de 2009, deverá comprovar sua condição de beneficente instruindo o requerimento com os documentos estabelecidos no Decreto regulamentador, necessários para certificação em cada uma das áreas de atuação da entidade e, especificamente, no que se refere à área da saúde, com os documentos correspondentes à forma de comprovação assinalada acima. É obrigatório, no que couber, o preenchimento de todas as informações solicitadas.

14 DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA TODAS AS ENTIDADES 1. cópia autenticada devidamente registrada e autenticada do Estatuto do hospital; 2. cópia autenticada da ata de eleição e posse dos dirigentes da entidade ou instrumento comprobatório de representação legal; 3. Comprovante de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas CNPJ; 4. relatório anual das atividades desempenhadas no exercício fiscal anterior ao requerimento, assinado pelo representante legal em exercício no ano respectivo, autenticado no caso de cópia, onde constem informações sobre: a) atendimentos realizados; b) número de pessoas atendidas; c) recursos financeiros envolvidos; d) quantitativo das internações hospitalares e dos atendimentos ambulatoriais realizados para usuários e não usuários do SUS.

15 DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA ENTIDADES QUE PRETENDEM COMPROVAR SUA CERTIFICAÇÃO COM O PERCENTUAL DE 60% DE ATENDIMENTO SUS 1. todos os documentos de apresentação obrigatória para todos + 2. cópia autenticada e devidamente protocolada da oferta de prestação de seus serviços ao SUS no percentual mínimo de 60%. (modelo no site do MS) + 3. cópia autenticada da contrato, convênio ou congênere firmado com o gestor do SUS + 4. declaração do gestor ou resolução da CIB do cumprimento das metas estabelecidas no contrato + 5. para a entidade que pretanda incorporar ao seu demonstrativo de serviços prestados ao SUS aqueles por entidades que estejam sob sua gestão, por força de contrato de gestão, deverão ainda apresentar cópia devidamente assinada e autenticada desse contrato firmado pelos responsáveis legais das entidades envolvidas.

16 DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA ENTIDADES QUE PRETENDEM COMPROVAR SUA CERTIFICAÇÃO COM O PERCENTUAL MENOR DE 60% DE ATENDIMENTO SUS + GRATUIDADE 1. todos os documentos de apresentação obrigatória para todos + 2. cópia autenticada e devidamente protocolada da oferta de prestação de seus serviços ao SUS no percentual mínimo de 60%. (modelo no site do MS) + 3. cópia autenticada da contrato, convênio ou congênere firmado com o gestor do SUS; 4. declaração do gestor ou resolução da CIB do cumprimento das metas estabelecidas no contrato +

17 DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA ENTIDADES QUE PRETENDEM COMPROVAR SUA CERTIFICAÇÃO COM O PERCENTUAL MENOR DE 60% DE ATENDIMENTO SUS + GRATUIDADE 5. para a entidade que pretenda incorporar ao seu demonstrativo de serviços prestados ao SUS aqueles por entidades que estejam sob sua gestão, por força de contrato de gestão, deverão ainda apresentar cópia devidamente assinada e autenticada desse contrato firmado pelos responsáveis legais das entidades envolvidas. 6. cópia autenticada do termo estabelecido com o gestor para prestação de serviços em gratuidade + 7. declaração do gestor do SUS sobre o cumprimento das ações em gratuidade e 8. balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício fiscal competente e notas explicativas que comprovem a aplicação dos percentuais exigidos, conforme art. 8º da Lei /2009.

18 DO PROTOCOLO TEMPESTIVIDADE: 6 meses antes do vencimento do certificado Exemplo: Vencimento do CEBAS: 31/12/2012 Data limite para o protocolo tempestivo: 01/07/2012 Requerimento protocolado até: 01/07/2012 = tempestivo Requerimento protocolado após: 01/07/2012 = intempestivo

19 DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES): Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS): Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS): Comunicação de Informação Hospitalar e Ambulatorial (CIHA):

20 FAZENDO JUS À CERTIFICAÇÃO O que uma entidade precisa fazer para obter o CEBAS? Comprovar requisitos Como a entidade deve proceder para obter o CEBAS por meio da prestação de serviços ao SUS? Internações hospitalares + Procedimentos ambulatoriais E se o gestor do SUS não tiver interesse em contratar o mínimo de 60% dos serviços ofertados pela entidade? Gratuidade

21 DA APURAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AOS SUS NO PERCENTUAL MÍNIMO DE 60% Como é feita a apuração da prestação anual de serviços ao SUS? Cálculo percentual simples: internação = nº paciente dia ambulatório = nº atendimentos Como é feito o cálculo do percentual de prestação de serviços ao SUS? Sistemas de informação: SIA, SIH, CIHA (SUS E NÃO SUS)

22 DA APURAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AOS SUS NO PERCENTUAL MÍNIMO DE 60%: PASSO A PASSO Passo 1 Calcule o total de pacientes-dia e apure o percentual de internações hospitalares/sus Exemplo: Pacientes-dia / SUS Pacientes-dia / não SUS Pacientes-dia (total) % X = 55,46% X% pacientes-dia SUS = 55,46% do total de internações hospitalares SUS

23 DA APURAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AOS SUS NO PERCENTUAL MÍNIMO DE 60%: PASSO A PASSO Passo 2 Calcule o total de atendimentos e apure o percentual de atendimentos/procedimentos ambulatoriais/sus Exemplo: Atendimentos/procedimentos/SUS Atendimentos/procedimentos/não SUS Total de atendimentos/procedimentos ambulatoriais % X = 32,95% X% atendimentos ambulatoriais SUS = 32,95% do total de atendimentos ambulatoriais SUS efetivamente realizados

24 DA APURAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AOS SUS NO PERCENTUAL MÍNIMO DE 60%: PASSO A PASSO Passo 3 Totalize o percentual de serviços prestados ao SUS Percentual de paciente-dia/sus 55,46% 10% de atendimentos/procedimentos ambulatoriais/sus 10,00% + 65,46% Neste caso a entidade cumpriu o requisito de prestação de 60% de serviços ao SUS apenas com a internação e o ambulatório.

25 DA APURAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AOS SUS NO PERCENTUAL MÍNIMO DE 60%: PASSO A PASSO Passo 4 Utilizado na existência das ações prioritárias elencadas no artigo 33 da Portaria MS 1970/2011 Apure o percentual a ser adicionado em decorrência das três ações prioritárias desenvolvidas pela entidade em questão, considerando 1,5% para cada ação: Exemplo: Atenção obstétrica e neonatal 1,50% Atenção oncológica + 1,50% Atenção às urgências e emergências 1,50% 4,50% As 3 ações prioritárias permitem adicionar 4,50% ao total dos serviços prestados ao SUS

26 DA APURAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AOS SUS NO PERCENTUAL MÍNIMO DE 60%: PASSO A PASSO Passo 5 Totalize o percentual de serviços prestados ao SUS Apure o percentual a ser adicionado em decorrência das três ações prioritárias desenvolvidas pela entidade em questão, considerando 1,5% para cada ação: Exemplo: Percentual de paciente-dia/sus 55,46% 10% de atendimentos/procedimentos ambulatoriais/sus 10,00% Percentual referente às ações prioritárias 4,50% 69,96% Neste caso com as ações prioritárias a entidade superou o limite mínimo de 60% de serviços prestados ao SUS

27 DA APURAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AOS SUS NO PERCENTUAL MÍNIMO DE 60%: PASSO A PASSO Como se calcula o percentual da prestação de serviços ao SUS, considerando-se o conjunto de estabelecimentos da entidade? Total de internações = nº paciente-dia + Ambulatório = nº de procedimentos realizados Da matriz e de cada uma de suas filiais

28 ORIENTAÇÕES FINAIS Participe do processo de certificação de sua entidade, acompanhando pessoalmente a preparação da documentação necessária e as respostas às solicitações do MS; Identifique adequadamente os documentos apresentados ao MS, relacionando-os e informando o seu objetivo (documentação complementar, resposta de diligência, entre outros documentos); Apresente as cópias dos documentos sempre autenticadas; Cumpra os prazos para as respostas de diligências e procure atender corretamente às solicitações encaminhadas; Utilize o canal de comunicação fale conosco para o esclarecimento de dúvidas relacionadas à certificação; Acompanhe mensalmente a atualização dos dados de sua entidade no CNES.

29 ORIENTAÇÕES FINAIS Após o protocolo de seu pedido de renovação/concessão do CEBAS, acompanhe semanalmente o andamento de seu processo pelo site do MS, inclusive se ele entrou em diligência; Acompanhe sistematicamente o cumprimento dos requisitos que ensejaram a certificação de sua entidade, pois seu descumprimento pode acarretar o cancelamento do CEBAS; Cabe recurso da entidade nos casos de indeferimento ou cancelamento da concessão ou renovação da certificação; Fique atento aos prazos para a apresentação de recursos sobre as decisões de indeferimento ou cancelamento do CEBAS. Os recursos apresentados fora do prazo estabelecido em lei não são conhecidos; Cabe ao MS cancelar o CEBAS em decorrência de representações/denúncias, desde que estejam garantidos o contraditório e a ampla defesa

30 ORIENTAÇÕES FINAIS Endereço para envio da documentação Ministério da Saúde Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social em Saúde SAF Sul Quadra 2 Lote 5/6 Ed. Premium Torre II Cobertura CEP: Brasília-DF Fone: (61)

31 ORIENTAÇÕES FINAIS DECLARAÇÃO DE RELAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DECLARO, para fins de instrução de processo de concessão ou renovação do CEBAS-SAÚDE, em conformidade com o art. 59 da Portaria GM/MS n 1.970, de 2011, que (nome da instituição), com sede (endereço) na cidade de (nome do Município), Estado (UF), CNPJ n.º (Nº CNPJ), CNES nº (Nº CNES), prestou regularmente serviços ao SUS, no período de (DATA INICIAL) a (DATA FINAL), e que percebeu a respectiva remuneração pelos serviços prestados....,... de... de (Assinatura e carimbo do Gestor do SUS ou assinatura e carimbo do Coordenador da CIB)

32 ORIENTAÇÕES FINAIS DECLARAÇÃO DE CUMPRIMENTO DAS METAS DECLARO, para fins de instrução de processo de concessão ou renovação de CEBAS-SAÚDE, que (nome da instituição), com sede (endereço) na cidade de (nome do Município), Estado (UF), CNPJ n.º (nº CNPJ), CNES nº (nº CNES) cumpriu as metas pactuadas no convênio ou instrumento congênere nº (nº Convênio), celebrado em / /....,... de... de (Assinatura e carimbo do Gestor do SUS ou assinatura e carimbo do Coordenador da CI

33 ORIENTAÇÕES FINAIS DECLARAÇÃO SOBRE A EXECUÇÃO DE AÇÕES DE GRATUIDADE DECLARO, para fins de instrução de processo de concessão ou renovação de CEBAS-Saúde, que as ações de gratuidade pactuadas entre (nome da instituição), com sede (endereço) na cidade de (Município), Estado (UF), CNPJ n.º (CNPJ), e esta Secretaria de Saúde, em conformidade com o estabelecido no 2 do art. 8º da Portaria GM/MS n 1970, de 2011, obtiveram os resultados pactuados....,... de... de (Assinatura e carimbo do Gestor Local do SUS) (qualificação de quem assina)

34 MODELO DE RELATÓRIO DE ATIVIDADES

35 MODELO DE RELATÓRIO DE ATIVIDADES SUMÁRIO 1 Identificação 2 Histórico 3 Provedoria 4 Estrutura Assistencial 5 Direção Médica, Coordenação e Corpo Clínico 6 Quadro Administrativo 7 Atividades Hospitalares Atendimentos realizados 7.2 Número de pessoas atendidas 7.3 Recursos financeiros envolvidos 7.4 Quantitativo das internações hospitalares 7.5 Quantitativo dos atendimentos ambulatoriais 7.6 Ações Prioritárias (se houver) 7.7 Ações em Gratuidade (se houver) 8 Conservação do Patrimônio

36 MODELO DE RELATÓRIO DE ATIVIDADES 1. IDENTIFICAÇÃO Nome: Endereço: Bairro: Município: UF: CEP: Telefone/DDD: Fax/Telefax: Data de Fundação: Número do CNPJ:

37 MODELO DE RELATÓRIO DE ATIVIDADES 7. - ATIVIDADES HOSPITALARES 7.1- ATENDIMENTOS REALIZADOS

38 MODELO DE RELATÓRIO DE ATIVIDADES NÚMERO DE PESSOAS ATENDIDAS Em 2011, foram atendidas pessoas, sendo que eram pessoas usuárias do SUS e eram pessoas usuárias não-sus. Das pessoas atendidas pelo SUS, foram internados e foram atendidos no pronto atendimento. PESSOAS SUS NÃO-SUS TOTAL INTERNADOS AMBULATORIAL TOTAL

39 MODELO DE RELATÓRIO DE ATIVIDADES RECURSOS FINANCEIROS ENVOLVIDOS Das receitas hospitalares de convênios acumuladas até dezembro, 50,64% provêm do convênio SUS. Em segundo lugar na formação da receita do hospital está o IPE com 25,33%, seguido de UNIMED com 8,29%, particulares com 7,23%, FUSEX com 4,24% e outros convênios com 4,26%, conforme demonstrativo abaixo:

40 MODELO DE RELATÓRIO DE ATIVIDADES RECURSOS FINANCEIROS ENVOLVIDOS Cabe destacarmos dois fatores que influenciaram no aumento do valor da receita hospitalar em 2011, primeiro em julho de 2011 foram reconhecidos contabilmente a diferença dos valores do faturamento x contratualização do 1º e 2º quadrimestre de 2010, no montante de R$ ,20, reconhecidos pelo município conforme Lei Municipal nº 4062 de 30 de julho de 2011, sendo que estas diferenças não estavam sendo reconhecidas contabilmente nas suas respectivas competências, e segundo passamos a reconhecer mensalmente a diferença destes valores em 2011 cujo montante até dezembro de 2011 é R$ ,72, totalizando um acréscimo no valor contabilizado na receita do convênio SUS em 2011 no montante de R$ ,92.

41 MODELO DE RELATÓRIO DE ATIVIDADES RECURSOS FINANCEIROS ENVOLVIDOS A receita de outros convênios está distribuída entre os convênios abaixo: AFPERGS ANCORA CABERGS CASSI CONSORCIO REGIONAL CORREIOS/TELÉGRAFOS GEAP PATRONAL IBCM SAÚDE BRADESCO SAÚDE-PAS SENER SAÚDE SESEF - PLANSFER FUNCEF

42 MODELO DE RELATÓRIO DE ATIVIDADES RECURSOS FINANCEIROS ENVOLVIDOS No ano de 2011 recebemos um montante de R$ ,71, originarias de outras receitas diversas que não são resultantes da atividade assistencial ao paciente (as denominadas receitas hospitalares), conforme demonstrado no quadro baixo: CONTAS Total Farmácia Externa ,27 Amigo HCB ,11 Aluguéis e Comissões ,96 Subvenções Sociais ,83 HCB Melhor ,50 Movimento Voluntário ,00 Doações P. Físicas ,19 Doações P. Jurídicas ,06 Outras Doações ,01 Receitas Financeiras ,21 Outras Receitas ,57 Total ,71

43 MODELO DE RELATÓRIO DE ATIVIDADES RECURSOS FINANCEIROS ENVOLVIDOS Além das subvenções já recebidas pelo hospital como o Programa de Apoio a Rede Hospitalar Saúde Perto de Você e Nota Solidária, o hospital recebeu em setembro corrente R$ ,00, referente verba de emenda de bancada para investimento, do Deputado..., destinada a compra de equipamentos hospitalares, compras estas já efetuadas pelo hospital, sendo este valor registrado diretamente na conta 979 Patrimônio Social, do Patrimônio Líquido da instituição, portanto, não envolvendo conta de resultado do presente exercício.

44 MODELO DE RELATÓRIO DE ATIVIDADES QUANTITATIVO DAS INTERNAÇÕES HOSPITALARES Realizamos internações no ano de Dessas foram pelo SUS, representando 62,86% do total de internações no Hospital. Convênio Internações % SUS ,86 Não SUS ,14 Convênios Prefeituras (se houver) TOTAL ,00

45 MODELO DE RELATÓRIO DE ATIVIDADES QUANTITATIVO DAS INTERNAÇÕES HOSPITALARES Foram atendidos pacientes-dia, destes, pacientes-dia foram atendidos pelo convênio SUS, equivalente a 70,25% do total de pacientes dia do Hospital no ano de Convênio Pacientes-dia % SUS ,25 Não SUS ,75 Convênios Prefeituras (se houver) TOTAL ,00

46 MODELO DE RELATÓRIO DE ATIVIDADES QUANTITATIVO DAS INTERNAÇÕES HOSPITALARES O cálculo do paciente-dia exposto acima, é realizado via sistema de informática utilizado pelo hospital, onde diariamente registra-se os pacientes que se encontram internados identificando os pacientes SUS e os não SUS, podendo estes números estarem diferentes dos quantitativos existentes nos sistemas do DATASUS, que obtém estas informações através dos programas SIH para os pacientes SUS após o processamento das AIHs apresentadas nos faturamentos mensais do hospital e pelo programa CIHA onde informamos ao gestor local todos os atendimentos ambulatoriais e as altas hospitalares ocorridas mensalmente dos pacientes não SUS. Em anexo, o relatório das remessas dos arquivos para o Ministério da Saúde, todos processados.

47 MODELO DE RELATÓRIO DE ATIVIDADES 7.5 QUANTITATIVO DOS ATENDIMENTOS AMBULATORIAIS Em 2011, realizamos atendimentos no pronto atendimento, sendo atendimentos pelo SUS e atendimentos não-sus. Convênio Pronto-atendimento % SUS ,96 Não SUS ,04 Convênios Prefeituras (se houver) TOTAL ,00

48 MODELO DE RELATÓRIO DE ATIVIDADES 8 - CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO Foram realizadas as seguintes obras de reformas, ampliações e aquisições: CDI; Oncologia; Móveis, Instrumentais e Equipamentos Hospitalares:

49 MODELO DE PLACA INDICATIVA

50 DECLARAÇÃO SOBRE A CONTRATUALIZAÇÃO DECLARO, para fins de instrução de processo de concessão ou renovação de CEBAS-Saúde, que o Contrato referente ao período... a ser firmado entre (nome da instituição), com sede (endereço) na cidade de (Município), Estado (UF), CNPJ n.º (CNPJ), e esta Secretaria de Saúde, está em processo de negociação com previsão de finalização até 31 de Dezembro de ,... de... de (Assinatura e carimbo do Gestor Local do SUS) (qualificação de quem assina)

51 OBRIGADA Cristiane Paim Fone: (51) Porto Alegre, 10 de outubro de 2012.

CARTA TÉCNICA CERTIFICADO DE ENTIDADE BENEFICENTE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CEBAS ÁREA: SAÚDE

CARTA TÉCNICA CERTIFICADO DE ENTIDADE BENEFICENTE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CEBAS ÁREA: SAÚDE CARTA TÉCNICA CERTIFICADO DE ENTIDADE BENEFICENTE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CEBAS ÁREA: SAÚDE ENTIDADES ABRANGIDAS: Entidades que atuam na área da saúde (Art. 4º ao Art. 11º da Lei nº 12.101/2009) ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Leia mais

SÍNTESE DA CONDUÇÃO DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DAS ENTIDADES BENEFICENTES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NA ÁREA DA SAÚDE - CEBAS- SAÚDE

SÍNTESE DA CONDUÇÃO DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DAS ENTIDADES BENEFICENTES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NA ÁREA DA SAÚDE - CEBAS- SAÚDE SÍNTESE DA CONDUÇÃO DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DAS ENTIDADES BENEFICENTES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NA ÁREA DA SAÚDE - CEBAS- SAÚDE Base documental: a) Lei nº 12.101, de 27 de novembro de 2009 - dispõe sobre

Leia mais

CARTA TÉCNICA. Nome do Credenciamento: PRONON Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica

CARTA TÉCNICA. Nome do Credenciamento: PRONON Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica CARTA TÉCNICA Nome do Credenciamento: PRONON Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica ENTIDADES QUE PODEM SE CREDENCIAR: - Entidades beneficentes de assistência social (certificadas como entidades

Leia mais

CEBAS. Documentos Formais para Prestação de Contas. Brunno Carrijo Ministério da Saúde

CEBAS. Documentos Formais para Prestação de Contas. Brunno Carrijo Ministério da Saúde CEBAS Documentos Formais para Prestação de Contas Brunno Carrijo Ministério da Saúde Lei de 12.101/09 Declaração, fornecida pelo gestor do SUS, de redução do período mínimo de cumprimento dos requisitos

Leia mais

Apresenta-se como importante ferramenta para fortalecer a gestão do SUS, promover a adequação, a expansão e a potencialização dos serviços de saúde ¹

Apresenta-se como importante ferramenta para fortalecer a gestão do SUS, promover a adequação, a expansão e a potencialização dos serviços de saúde ¹ Importância do CEBAS Apresenta-se como importante ferramenta para fortalecer a gestão do SUS, promover a adequação, a expansão e a potencialização dos serviços de saúde ¹ - Isenção das Contribuições Sociais;

Leia mais

CARTA TÉCNICA CERTIFICADO DE ENTIDADE BENEFICENTE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CEBAS ÁREA: EDUCAÇÃO

CARTA TÉCNICA CERTIFICADO DE ENTIDADE BENEFICENTE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CEBAS ÁREA: EDUCAÇÃO CARTA TÉCNICA CERTIFICADO DE ENTIDADE BENEFICENTE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CEBAS ÁREA: EDUCAÇÃO ENTIDADES ABRANGIDAS: Entidades que prestam serviços preponderantemente na área da educação podem requerer a

Leia mais

Discussão sobre a Regulamentação da Lei nº 12.101, de 27 de novembro de 2009.

Discussão sobre a Regulamentação da Lei nº 12.101, de 27 de novembro de 2009. MINISTÉRIO DA SAÚDE Discussão sobre a Regulamentação da Lei nº 12.101, de 27 de novembro de 2009. Organizadores: Comissão de Educação, Cultura e Esporte e Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal.

Leia mais

Prestação de Contas Entidades Beneficentes de Assistência Social nas Áreas de Assistência Social, Saúde e Educação.

Prestação de Contas Entidades Beneficentes de Assistência Social nas Áreas de Assistência Social, Saúde e Educação. Realização: Apoio: Centro de Estudos Técnicos do Terceiro Setor CETTESE Prestação de Contas Entidades Beneficentes de Assistência Social nas Áreas de Assistência Social, Saúde e Educação. - Jair Gomes

Leia mais

Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na área da Saúde CEBAS - Saúde

Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na área da Saúde CEBAS - Saúde Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na área da Saúde CEBAS - Saúde JUNHO 2011 Lei Federal nº 12.101, de 27 de novembro de 2009, publicada em 30 de novembro de 2009, estabeleceu

Leia mais

Lei n. 12.101/2009 Decreto n. 7.237/2010

Lei n. 12.101/2009 Decreto n. 7.237/2010 Lei n. 12.101/2009 Decreto n. 7.237/2010 LEI N. 12.101/2009 DECRETO N. 7237/2010 O principal objetivo da presente Lei é dispor sobre a certificação das entidades beneficentes de assistência social. Tem

Leia mais

Marcelo Monello Conselheiro

Marcelo Monello Conselheiro Marcelo Monello Conselheiro Prestação de contas das Entidades de Assistência Social O que são gratuidades? Como deve ser realizado esse lançamento no caso das contribuições das empresas 1 da taxa de contribuição

Leia mais

CEBAS da SAÚDE. Atuação do Ministério da Saúde nos procedimentos relativos ao CEBAS. Ministério da Saúde. Cleusa Bernardo

CEBAS da SAÚDE. Atuação do Ministério da Saúde nos procedimentos relativos ao CEBAS. Ministério da Saúde. Cleusa Bernardo CEBAS da SAÚDE Atuação do Ministério da Saúde nos procedimentos relativos ao CEBAS Cleusa Bernardo Ministério da Saúde ENTIDADES BENEFICENTES NO ÂMBITO DO SUS 5.5 mil estabelecimentos de saúde Mais de

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE GOIÁS

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE GOIÁS CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE GOIÁS RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA REGISTRO DE OPERADORA DE PLANO DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE CREMEGO 1) Cópia do Contrato Social e Alterações Contratuais, devidamente

Leia mais

CARTA TÉCNICA CERTIFICADO DE ENTIDADE BENEFICENTE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CEBAS ÁREA: ASSISTÊNCIA SOCIAL

CARTA TÉCNICA CERTIFICADO DE ENTIDADE BENEFICENTE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CEBAS ÁREA: ASSISTÊNCIA SOCIAL CARTA TÉCNICA CERTIFICADO DE ENTIDADE BENEFICENTE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CEBAS ÁREA: ASSISTÊNCIA SOCIAL ENTIDADES ABRANGIDAS: Entidades que atuam na área de assistência social (Art. 18 da Lei nº 12.101/2009)

Leia mais

a.1.4) Em caso de Associação Civil, a aceitação de novos associados, na forma do estatuto;

a.1.4) Em caso de Associação Civil, a aceitação de novos associados, na forma do estatuto; CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 002/2014 QUALIFICAÇÃO DE ENTIDADES PRIVADAS SEM FINS LUCRATIVOS COMO ORGANIZAÇÃO SOCIAL NA ÁREA DE SAÚDE O Município de Fontoura Xavier, Estado do Rio Grande do Sul, pessoa jurídica

Leia mais

Estado de Goiás PREFEITURA MUNICIPAL DE ANICUNS Adm. 2013 / 2016 EDITAL 009-2015 CHAMAMENTO PÚBLICO QUALIFICAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES SOCIAIS

Estado de Goiás PREFEITURA MUNICIPAL DE ANICUNS Adm. 2013 / 2016 EDITAL 009-2015 CHAMAMENTO PÚBLICO QUALIFICAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES SOCIAIS EDITAL 009-2015 CHAMAMENTO PÚBLICO QUALIFICAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES SOCIAIS A Secretaria Municipal de Educação de Anicuns, pessoa jurídica de direito público, inscrita no CNPJ: 02.262.368/0001-53, por intermédio

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA OBTER O TÍTULO DE UTILIDADE PÚBLICA

PROCEDIMENTOS PARA OBTER O TÍTULO DE UTILIDADE PÚBLICA PROCEDIMENTOS PARA OBTER O TÍTULO DE UTILIDADE PÚBLICA No Estado de São Paulo, a Lei Estadual n 2.574 de 4 de dezembro de 1980 estabelece normas para a declaração de utilidade pública. Cabe à Secreta a

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DE ENTIDADES BENEFICENTES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO ÂMBITO DO MDS

CERTIFICAÇÃO DE ENTIDADES BENEFICENTES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO ÂMBITO DO MDS MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME MDS SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SNAS CERTIFICAÇÃO DE ENTIDADES BENEFICENTES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO ÂMBITO DO MDS DEPARTAMENTO DA REDE

Leia mais

Norma para Concessão de Bolsa de Pesquisa

Norma para Concessão de Bolsa de Pesquisa Norma para Concessão de Bolsa de Pesquisa 1 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 CAPÍTULO I - Do Objetivo e Abrangência... 4 CAPÍTULO II - Dos Procedimentos e Critérios para Concessão da Bolsa de Pesquisa... 4 CAPÍTULO

Leia mais

RESOLUÇÃO CONJUNTA CGM/SMAS/SMA Nº 019 DE 29 ABRIL DE 2005

RESOLUÇÃO CONJUNTA CGM/SMAS/SMA Nº 019 DE 29 ABRIL DE 2005 RESOLUÇÃO CONJUNTA CGM/SMAS/SMA Nº 019 DE 29 ABRIL DE 2005 Dispõe sobre os procedimentos para cadastramento de Fundações Privadas ou Associações pela Comissão de Cadastramento de ONGs e Associações, de

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social - CEBAS - 1 -

MANUAL DO USUÁRIO. Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social - CEBAS - 1 - Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social - CEBAS - 1 - Ministério da Educação Secretaria Executiva Secretaria de Educação Básica - SEB Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI Secretaria

Leia mais

Relação de documentos necessários para requerer o CEBAS?

Relação de documentos necessários para requerer o CEBAS? Relação de documentos necessários para requerer o CEBAS? DOCUMENTO DESCRIÇÃO DO DOCUMENTO SOLICTADO Requerimento assinado pelo O modelo do requerimento pode ser obtido no anexo I desta relação representante

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DA RESOLUÇÃO CFC No. 1.409/12 ITG 2002

INTERPRETAÇÃO DA RESOLUÇÃO CFC No. 1.409/12 ITG 2002 INTERPRETAÇÃO DA RESOLUÇÃO CFC No. 1.409/12 ITG 2002 NO CONTEXTO OPERACIONAL DEVE TER OS REQUISITOS QUE ENQUADRAM A ENTIDADE COMO SEM FINS LUCRATIVOS: A) pessoas jurídicas de direito privado sem finalidade

Leia mais

Lei nº 12.101 de 27 de novembro de 2009

Lei nº 12.101 de 27 de novembro de 2009 CERTIFICAÇÃO CEBAS - NA ÁREA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - MDS Lei nº 12.101 de 27 de novembro de 2009 Da Assistência Social Art. 18. A certificação ou sua renovação será concedida à entidade de assistência

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA MAA N 14, DE 29 DE OUTUBRO DE 1999

INSTRUÇÃO NORMATIVA MAA N 14, DE 29 DE OUTUBRO DE 1999 REVOGADA PELA IN SEAP N 03/2004 INSTRUÇÃO NORMATIVA MAA N 14, DE 29 DE OUTUBRO DE 1999 O Ministro de Estado da Agricultura e do Abastecimento, no uso da atribuição que lhe confere o art. 87, parágrafo

Leia mais

1. A SPECTOS GERAIS 1.1 APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS

1. A SPECTOS GERAIS 1.1 APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS C A P Í T U L O I - C A D A S T R O D E P A R T I C I P A N T E S E I N V E S T I D O R E S 1. A SPECTOS GERAIS A CBLC administra dois sistemas de cadastro: o Sistema de Cadastro de Participantes e o Sistema

Leia mais

PRINCIPAIS REFLEXOS CONTÁBEIS DA NOVA LEI DA FILANTROPIA ENTIDADES BENEFICENTES (Lei Federal nº 12.101/09) Autores: Ivan Pinto Ricardo Monello

PRINCIPAIS REFLEXOS CONTÁBEIS DA NOVA LEI DA FILANTROPIA ENTIDADES BENEFICENTES (Lei Federal nº 12.101/09) Autores: Ivan Pinto Ricardo Monello PRINCIPAIS REFLEXOS CONTÁBEIS DA NOVA LEI DA FILANTROPIA ENTIDADES BENEFICENTES (Lei Federal nº 12.101/09) Autores: Ivan Pinto Ricardo Monello No dia 30 de novembro de 2009 foi publicado no Diário Oficial

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES RESOLUÇÃO CFC N.º 1.166/09 Dispõe sobre o Registro Cadastral das Organizações Contábeis. regimentais, O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e RESOLVE: CAPÍTULO I

Leia mais

C E R T I F I C A Ç Ã O REGULAMENTO NACIONAL DE CERTIFICAÇÕES

C E R T I F I C A Ç Ã O REGULAMENTO NACIONAL DE CERTIFICAÇÕES C E R T I F I C A Ç Ã O REGULAMENTO NACIONAL DE CERTIFICAÇÕES Com o objetivo de melhorar o nível de confiabilidade e segurança das certificações emitidas pelas ASSESPRO REGIONAIS a favor de seus associados,

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA RESOLUÇÃO/SEFAZ N. 2.052, DE 19 DE ABRIL DE 2007.

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA RESOLUÇÃO/SEFAZ N. 2.052, DE 19 DE ABRIL DE 2007. ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA RESOLUÇÃO/SEFAZ N. 2.052, DE 19 DE ABRIL DE 2007. Dispõe sobre o Cadastro de Convenentes da Administração Estadual. O SECRETÁRIO DE ESTADO DE

Leia mais

Lei nº 12.868/2013 Alterações na Lei 12.101/2009 Educação

Lei nº 12.868/2013 Alterações na Lei 12.101/2009 Educação Lei nº 12.868/2013 Alterações na Lei 12.101/2009 Educação 1 Gratuidade Art. 13. Para os fins da concessão da certificação de que trata esta Lei, a entidade de educação deverá aplicar anualmente em gratuidade,

Leia mais

PORTARIA Nº 375, DE 10 DE MARÇO DE 2014

PORTARIA Nº 375, DE 10 DE MARÇO DE 2014 PORTARIA Nº 375, DE 10 DE MARÇO DE 2014 Regulamenta a aplicação das emendas parlamentares que adicionarem recursos à Rede SUS no exercício de 2014 para aplicação em obras de ampliação e construção de entidades

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA CADASTRO NA CENTRAL PERMANENTE DE LICITAÇÃO - CPL

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA CADASTRO NA CENTRAL PERMANENTE DE LICITAÇÃO - CPL DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA CADASTRO NA CENTRAL PERMANENTE DE LICITAÇÃO - CPL RELATÓRIO APRESENTAÇÃO De acordo com a Lei 8.666, de 21 de junho de 1993, combinada com a Lei 10.406, de 10 de janeiro de

Leia mais

1 Requerimento devidamente preenchido, fornecido pelo Conselho Municipal de Assistência Social, assinado pelo representante legal da Entidade;

1 Requerimento devidamente preenchido, fornecido pelo Conselho Municipal de Assistência Social, assinado pelo representante legal da Entidade; VI- Promover o atendimento e o assessoramento aos beneficiários da Lei Orgânica da Assistência Social e a defesa e garantia dos seus direitos. Em se tratando de entidade da área de saúde, a entidade deve

Leia mais

Portaria SPU nº 215, de 25 de novembro de 2015. enquadrem na Lei n o 12.101, de 27 de novembro de 2009.

Portaria SPU nº 215, de 25 de novembro de 2015. enquadrem na Lei n o 12.101, de 27 de novembro de 2009. Portaria SPU nº 215, de 25 de novembro de 2015 Estabelece procedimentos para concessão de anistia de débitos patrimoniais e de isenção do pagamento de taxas de ocupação, de foros ou de laudêmios para as

Leia mais

RESOLUÇÃO N 177, DE 10 DE AGOSTO DE 2000 DOU 24/08/2000 SEÇÃO I

RESOLUÇÃO N 177, DE 10 DE AGOSTO DE 2000 DOU 24/08/2000 SEÇÃO I RESOLUÇÃO N 177, DE 10 DE AGOSTO DE 2000 DOU 24/08/2000 SEÇÃO I Alterada pela Resolução CNAS nº 3, de 13 de fevereiro de 2001 Regras e critérios para a concessão ou renovação do Certificado de Entidade

Leia mais

FORMULÁRIO DE CADASTRAMENTO/ENTIDADES /ORGANIZAÇÕES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

FORMULÁRIO DE CADASTRAMENTO/ENTIDADES /ORGANIZAÇÕES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL FORMULÁRIO DE CADASTRAMENTO/ENTIDADES /ORGANIZAÇÕES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Denominação: Endereço: Número: Bairro: Distrito Município: CEP: Telefone: Fax: Caixa Postal Correio Eletrônico

Leia mais

WORKSHOP RENOVAÇÃO DO CERTIFICADO DE ENTIDADE FILANTRÓPICA (CEAS) PARA ENTIDADES DE EDUCAÇÃO

WORKSHOP RENOVAÇÃO DO CERTIFICADO DE ENTIDADE FILANTRÓPICA (CEAS) PARA ENTIDADES DE EDUCAÇÃO WORKSHOP RENOVAÇÃO DO CERTIFICADO DE ENTIDADE FILANTRÓPICA (CEAS) PARA ENTIDADES DE EDUCAÇÃO Palestrante: KILDARE MEIRA São Paulo, 19 de março de 2012. 1ª EXPOSIÇÃO: PROCEDIMENTO DE RENOVAÇÃO DO CEAS COMO

Leia mais

RIO GRANDE DO SUL CONTROLE INTERNO

RIO GRANDE DO SUL CONTROLE INTERNO 1/9 1 - DOS OBJETIVOS 1.1 Regulamentar os procedimentos para a concessão de incentivos à empresas industriais, comerciais e de serviços no Município com base na Legislação Municipal e no artigo 174 da

Leia mais

Instruções Especiais para o Curso de Direito, relativas ao registro de Atividades Complementares

Instruções Especiais para o Curso de Direito, relativas ao registro de Atividades Complementares FACULDADE ASSIS GURGACZ FAG Curso de Direito Av. das Torres, 500 Fone: (45) 3321-3900 Fax: (45) 3321-3902 CEP: 85800-000 Cascavel Paraná E-mail: direito@fag.edu.br Instruções Especiais para o Curso de

Leia mais

COMUNICADO. Assunto: Bolsas de Estudos 2015

COMUNICADO. Assunto: Bolsas de Estudos 2015 COMUNICADO Assunto: Bolsas de Estudos 2015 O Colégio Franciscano Santa Clara informa os critérios para concorrer à bolsa de estudos 2015, aos candidatos que cumprirem com as seguintes condições: 1º Requisitos:

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CMAS RESOLUÇÃO CMAS Nº 16, DE 26 DE SETEMBRO DE 2011

CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CMAS RESOLUÇÃO CMAS Nº 16, DE 26 DE SETEMBRO DE 2011 CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CMAS RESOLUÇÃO CMAS Nº 16, DE 26 DE SETEMBRO DE 2011 Resolução CMAS nº 16, 26 de setembro de 2011, revoga a Resolução CMAS nº 01/2002 e define os parâmetros para

Leia mais

Conselho Regional de Educação Física 11ª Região - Mato Grosso do Sul

Conselho Regional de Educação Física 11ª Região - Mato Grosso do Sul Informações necessárias para registro de Pessoa Jurídica: Cópia do comprovante de inscrição no CNPJ atualizado; Cópia da declaração de firma individual ou do contrato social, ata ou estatuto que a constituiu;

Leia mais

CADASTRO DE FORNECEDORES (MATERIAL/SERVIÇOS)

CADASTRO DE FORNECEDORES (MATERIAL/SERVIÇOS) CADASTRO DE FORNECEDORES (MATERIAL/SERVIÇOS) ÍNDICE RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA CADASTRO DE FORNECEDORES DE MATERIAL/SERVIÇOS PÁGINA 2 FICHA DE INFORMAÇÕES PARA CADASTRO DE FORNECEDORES PÁGINA 4 DECLARAÇÃO

Leia mais

CARTA TÉCNICA. Nome do Credenciamento e envio de projetos: PRONON Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica

CARTA TÉCNICA. Nome do Credenciamento e envio de projetos: PRONON Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica CARTA TÉCNICA Nome do Credenciamento e envio de projetos: PRONON Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica ENTIDADES QUE PODEM SE CREDENCIAR: Pessoas jurídicas de direito privado, associativas ou

Leia mais

Lei nº 6.839 /80 Obrigatoriedade do registro das empresas de prestação de serviço médicohospitalares

Lei nº 6.839 /80 Obrigatoriedade do registro das empresas de prestação de serviço médicohospitalares CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS, DELEGADOS, MÉDICOS FISCAIS E SERVIDORES Salvador/2012 REGISTRO Lei nº 6.839 /80 Obrigatoriedade do registro das empresas de prestação de serviço médicohospitalares nos conselhos

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA [por tipo de requerimento]

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA [por tipo de requerimento] DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA [por tipo de requerimento] REQUERIMENTO DE EMISSÃO DE CLF [somente para matriz] (CLF-Certificado de Licença de Funcionamento) É o documento, com validade de um ano, que habilita

Leia mais

D O N D O M Ê N I C O

D O N D O M Ê N I C O FACULDADE DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DON DOMÊNICO. REGULAMENTO PARA CONCESSÃO E RENOVAÇÃO DE BOLSAS 2014-1 Art. 1º - Fica instituído o Regulamento para concessão de bolsas de estudo aos alunos da Don

Leia mais

INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO E DOCUMENTOS

INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO E DOCUMENTOS INSTRUÇÕES HSBC Brasil Administradora de Consórcio Ltda. INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO E DOCUMENTOS 1- Preencher a Ficha Cadastral em sua totalidade de forma legível, datar e assinar com reconhecimento de

Leia mais

RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE VENÂNCIO AIRES CONTROLE INTERNO

RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE VENÂNCIO AIRES CONTROLE INTERNO 01/06 1 DOS OBJETIVOS 1.1 Definir normas para elaboração dos contratos de aquisição de materiais, prestação de serviços gerais e prestação de serviços e obras de engenharia. 1.2 Normatizar os procedimentos

Leia mais

CT03.07 - Departamento de Gestão Social Fevereiro/2013 Atualizado em março/2014 CARTA TÉCNICA

CT03.07 - Departamento de Gestão Social Fevereiro/2013 Atualizado em março/2014 CARTA TÉCNICA CARTA TÉCNICA Nome do Certificado: INSCRIÇÃO NO CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ENTIDADES QUE DEVEM REALIZAR O REGISTRO: Entidades de Assistência Social ORGÃO RESPONSÁVEL PELA EMISSÃO: Conselho

Leia mais

FINVEST - FUNDO NACIONAL PARA INVESTIMENTOS REGULAMENTO. 2. Para efeito deste regulamento consideram-se investimentos:

FINVEST - FUNDO NACIONAL PARA INVESTIMENTOS REGULAMENTO. 2. Para efeito deste regulamento consideram-se investimentos: 1 FINVEST - FUNDO NACIONAL PARA INVESTIMENTOS REGULAMENTO OBJETIVO 1. O Fundo FINVEST, objetiva o suprimento parcial de recursos a FUNDO PERDIDO, conforme definido no presente regulamento, nos casos de

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.881, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2013. Mensagem de veto Dispõe sobre a definição, qualificação, prerrogativas e finalidades das

Leia mais

Novas regras da Política de Atenção Hospitalar e da Contratualização dos Hospitais Filantrópicos no SUS

Novas regras da Política de Atenção Hospitalar e da Contratualização dos Hospitais Filantrópicos no SUS X Encontro de Provedores, Diretores e Administradores de Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais - FEDERASSANTAS Novas regras da Política de Atenção Hospitalar e da Contratualização dos

Leia mais

Projeto n 14593/2014 - Escritório Nacional do CATAFORTE - Negócios Sustentáveis em Redes Solidárias COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS Nº 06/2015

Projeto n 14593/2014 - Escritório Nacional do CATAFORTE - Negócios Sustentáveis em Redes Solidárias COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS Nº 06/2015 Projeto n 14593/2014 - Escritório Nacional do CATAFORTE - Negócios Sustentáveis em Redes Solidárias COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS Nº 06/2015 1. PREÂMBULO O CEADEC - Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento,

Leia mais

FICHA DE REGISTRO CADASTRAL DE FORNECEDORES. Endereço da Matriz : Rua/Av.:... N.º...

FICHA DE REGISTRO CADASTRAL DE FORNECEDORES. Endereço da Matriz : Rua/Av.:... N.º... FICHA DE REGISTRO CADASTRAL DE FORNECEDORES SETOR DE COMPRAS E LICITAÇÕES Requeremos por meio desta, junto ao Setor de Compras e Licitações Registro n.º EMPRESA Inscrição ( ) Revalidação ( ) Razão Social:...

Leia mais

Sobre o Cancelamento de Gravames. Cancelamento de Reserva de Gravames - DETRAN/SP

Sobre o Cancelamento de Gravames. Cancelamento de Reserva de Gravames - DETRAN/SP Sobre o Cancelamento de Gravames Cancelamento de Reserva de Gravames - DETRAN/SP Procedimentos para Solicitação do Desbloqueio de Cancelamento de Gravame De acordo com a portaria 2.762 de 28 de dezembro

Leia mais

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL EDITAL DE SELEÇÃO E FINANCIAMENTO DE PROJETOS ESCOTEIROS -1/2013 A União dos Escoteiros do Brasil torna público o Edital para seleção e financiamento de projetos escoteiros,

Leia mais

RIO GRANDE DO SUL CONTROLE INTERNO

RIO GRANDE DO SUL CONTROLE INTERNO 1/15 A Coordenadoria do Sistema de Controle Interno do Município, considerando: - O volume de recursos recebidos pelo Município a título de repasse de outros entes da Federação via Convênio ou Contrato

Leia mais

NOVA NORMA CONTÁBIL PARA TERCEIRO SETOR

NOVA NORMA CONTÁBIL PARA TERCEIRO SETOR NOVA NORMA CONTÁBIL PARA TERCEIRO SETOR O Conselho Federal de Contabilidade editou uma nova norma contábil para o terceiro setor. É a NBC ITG 2002/12. Com objetivo de orientar às entidades e seus contadores,

Leia mais

Cartilha de Incentivo Fiscal via Lei da Oscip

Cartilha de Incentivo Fiscal via Lei da Oscip INCENTIVO FISCAL VIA LEI DA OSCIP O idestra Instituto para o Desenvolvimento dos Sistemas de Transportes é uma organização civil de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em maio de 2012, com efetivo

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC N.º 1.371/11 Dispõe sobre o Registro das Entidades Empresariais de Contabilidade. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLVE: CAPÍTULO

Leia mais

FAQ SADIS (Sistema de Acompanhamento da Distribuição em Salas)

FAQ SADIS (Sistema de Acompanhamento da Distribuição em Salas) FAQ SADIS (Sistema de Acompanhamento da Distribuição em Salas) 1. Quem deve prestar as informações? 2. Quem pode acessar o sistema? 3. Uma empresa distribuidora pode autorizar outra empresa a prestar as

Leia mais

ITG 2002: Os principais desafios na implementação das novas práticas na visão da Auditoria Independente.

ITG 2002: Os principais desafios na implementação das novas práticas na visão da Auditoria Independente. ITG 2002: Os principais desafios na implementação das novas práticas na visão da Auditoria Independente. Evelyse Amorim Lourival Amorim Florianópolis, 11 de novembro de 2014 ITG 2002 Introdução e Principais

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ITAÚNA - MG Edital de Chamamento para Cadastro nº 01/2013

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ITAÚNA - MG Edital de Chamamento para Cadastro nº 01/2013 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ITAÚNA - MG Edital de Chamamento para Cadastro nº 01/2013 Edital de convocação de Pessoas Jurídicas para inscrição e atualização do Cadastro de Fornecedores do Município de Itaúna.

Leia mais

Grupo de Trabalho da PPI. Política Estadual para Contratualização de Hospitais de Pequeno Porte HPP

Grupo de Trabalho da PPI. Política Estadual para Contratualização de Hospitais de Pequeno Porte HPP Grupo de Trabalho da PPI Política Estadual para Contratualização de Hospitais de Pequeno Porte HPP 29 de março de 2011 Considerando: O processo de regionalização dos Municípios, que objetiva a organização

Leia mais

A TOZZI ASSOCIADOS disponibiliza um extenso banco de dados com informações sobre o Terceiro Setor, a todos os participantes dos seus cursos.

A TOZZI ASSOCIADOS disponibiliza um extenso banco de dados com informações sobre o Terceiro Setor, a todos os participantes dos seus cursos. INTRODUÇÃO A TOZZI ASSOCIADOS disponibiliza um extenso banco de dados com informações sobre o Terceiro Setor, a todos os participantes dos seus cursos. O conteúdo deste banco de dados decorre de uma vasta

Leia mais

Brasília, 27 de maio de 2013.

Brasília, 27 de maio de 2013. NOTA TÉCNICA N o 20 /2013 Brasília, 27 de maio de 2013. ÁREA: Desenvolvimento Social TÍTULO: Fundo para Infância e Adolescência (FIA) REFERÊNCIAS: Lei Federal n o 4.320, de 17 de março de 1964 Constituição

Leia mais

Lista de documentos mínimos necessários para o início do processo de solicitação de autorização de funcionamento por Modalidade

Lista de documentos mínimos necessários para o início do processo de solicitação de autorização de funcionamento por Modalidade Lista de documentos mínimos necessários para o início do processo de solicitação de autorização de funcionamento por Modalidade Administradora de Benefícios Documento Requerimento formal solicitando a

Leia mais

Manual de Reembolso. Para ter acesso a este benefício, fique atento às dicas a seguir. 2ª edição

Manual de Reembolso. Para ter acesso a este benefício, fique atento às dicas a seguir. 2ª edição Manual de Reembolso 2ª edição Você sabia que quando não utiliza os serviços da rede credenciada do Agros, seja por estar fora da área de cobertura do plano de saúde ou por opção, pode solicitar o reembolso

Leia mais

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Banco de Tecidos Salvador Arena

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Banco de Tecidos Salvador Arena Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo BANCO DE TECIDOS MÚSCULO-ESQUELÉTICOS Nº SNT 35205 SP 17 CC. 010062310 INFORMAÇÕES PARA CREDENCIAMENTO DE EQUIPES PARA TRANSPLANTE DE TECIDO OSTEO-CONDRO-FÁCIO-LIGAMENTOSO

Leia mais

PEDIDO DE VIABILIDADE. Pedido de Viabilidade. Página 1 / 42

PEDIDO DE VIABILIDADE. Pedido de Viabilidade. Página 1 / 42 Pedido de Viabilidade Página 1 / 42 ÍNDICE Apresentação... 3 Pedido de Viabilidade para Inscrição de Primeiro Estabelecimento... 4 Solicitante e Pessoa Jurídica... 4 Quadro Societário... 8 Nome Empresarial,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 02/2009

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 02/2009 INSTRUÇÃO NORMATIVA N 02/2009 Regulamenta os procedimentos relativos à certificação digital, para garantir a segurança das transações eletrônicas realizadas por meio dos sistemas, das aplicações e dos

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO PORTARIA N.º 126, DE 02 DE DEZEMBRO DE 2009 (D.O.U. de 03/12/09 - Seção 1 - Págs. 120 e

Leia mais

RELAÇÃO DOS BENEFÍCIOS CONCEDIDOS

RELAÇÃO DOS BENEFÍCIOS CONCEDIDOS RELAÇÃO DOS BENEFÍCIOS CONCEDIDOS 1. BOLSA FAMÍLIA 2. BOLSA EX-ALUNO 3. BOLSA FUNDAÇÃO 4. BOLSA P.B.H. 5. BOLSA SAAE 6. BOLSA SINPRO 7. BOLSA MEDALHA 8. BOLSA CONVENIO 9. DESCONTO ALUNOS MESMA EMPRESA

Leia mais

Departamento de Água e Esgoto Sanitário de Juína

Departamento de Água e Esgoto Sanitário de Juína CNPJ 04.709.778/000-25 SCI - 007/203 3/05/203 /8 ) DOS OBJETIVOS:.) Disciplinar e normatizar os procedimentos do Setor de Patrimônio;.2) Regulamentar o fluxo operacional de movimentação patrimonial móveis

Leia mais

Republicada por motivos técnicos. TOMADA DE PREÇO nº08/2012 DESENVOLVIMENTO DE SITES INSTITUTO PENSARTE

Republicada por motivos técnicos. TOMADA DE PREÇO nº08/2012 DESENVOLVIMENTO DE SITES INSTITUTO PENSARTE Republicada por motivos técnicos TOMADA DE PREÇO nº08/2012 DESENVOLVIMENTO DE SITES INSTITUTO PENSARTE A Organização Social de Cultura Instituto Pensarte, por meio de recursos públicos recebidos por ocasião

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Serviço Nacional de Aprendizagem Rural REGULAMENTO DOS PROCEDIMENTOS PARA CELEBRAÇÃO DE TERMOS DE COOPERAÇÃO Estabelece diretrizes, normas e procedimentos para celebração, execução e prestação de contas

Leia mais

Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90): Artigos 260 a 260-L

Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90): Artigos 260 a 260-L Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90): Artigos 260 a 260-L Art. 260. Os contribuintes poderão efetuar doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente nacional, distrital, estaduais

Leia mais

Passos para importar CNES no Sistema com CDS

Passos para importar CNES no Sistema com CDS e-sus AB Sistema com Coleta de Dados Simplificada - CDS Passos para importar CNES no Sistema com CDS Maio/2013 1 Por que importar o CNES? A importação do CNES deve ser o primeiro passo a ser realizado

Leia mais

CONVITE / COMPRA DIRETA FFM 004/15 CP

CONVITE / COMPRA DIRETA FFM 004/15 CP CONVITE / COMPRA DIRETA FFM 004/15 CP A Fundação Faculdade de Medicina, entidade filantrópica, de direito privado, sem fins lucrativos, vem convidar V. Sas a participar do processo de Pedido de Cotação

Leia mais

INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO

INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO Para a efetivação da doação a entidade deverá enquadrar-se como: I. pessoa jurídica de direito público; ou II. instituição de ensino e pesquisa (excetos criados por lei estadual);

Leia mais

PORTAL DE CONVÊNIOS Acesse www.convenios.gov.br. LEGISLAÇÃO SOBRE CONVÊNIOS Acesse http://www.convênios.gov.br/portal/legislacao.

PORTAL DE CONVÊNIOS Acesse www.convenios.gov.br. LEGISLAÇÃO SOBRE CONVÊNIOS Acesse http://www.convênios.gov.br/portal/legislacao. PORTAL DE CONVÊNIOS www.convenios.gov.br LEGISLAÇÃO SOBRE CONVÊNIOS http://www.convênios.gov.br/portal/legislacao.html ORIENTAÇÕES AOS PROPONENTES www.convênios.gov.br/portal/avisos/orientacoes_utilizacao_portal_convenios

Leia mais

MUNICÍPIO DE PORTO FERREIRA Estado de São Paulo DIVISÃO DE SUPRIMENTOS Seção de Licitações e Contratos

MUNICÍPIO DE PORTO FERREIRA Estado de São Paulo DIVISÃO DE SUPRIMENTOS Seção de Licitações e Contratos INSTRUÇÕES GERAIS PARA OBTENÇÃO DO C.R.C. (CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL), CONFORME DISPOSTO NA LEI Nº 8.666/93 1. CADASTRAMENTO 1.1 PROCEDIMENTO 1.1.1 A empresa interessada em obter o Certificado

Leia mais

EDITAL N o EXPANSÃO DA REDE DO MESTRADO PROFISSIONAL EM HISTÓRIA PROFHISTÓRIA CHAMADA A PROPOSTAS DE ADESÃO

EDITAL N o EXPANSÃO DA REDE DO MESTRADO PROFISSIONAL EM HISTÓRIA PROFHISTÓRIA CHAMADA A PROPOSTAS DE ADESÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO PROFISSIONAL EM HISTÓRIA EDITAL N o EXPANSÃO DA REDE DO MESTRADO PROFISSIONAL EM HISTÓRIA

Leia mais

Edital de Convocação nº 01/2015. Convocação para Inscrição de Entidades e Organizações Não-Governamentais

Edital de Convocação nº 01/2015. Convocação para Inscrição de Entidades e Organizações Não-Governamentais Edital de Convocação nº 01/2015 Convocação para Inscrição de Entidades e Organizações Não-Governamentais A Presidente do CMAS Conselho Municipal de Assistência Social de Cáceres, no uso de suas atribuições

Leia mais

PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE REGULAMENTO

PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE REGULAMENTO PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE 1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS REGULAMENTO 1.1 - O presente regulamento objetiva a concessão de Crédito Educativo para estudantes devidamente Matriculados nos cursos

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES RESOLUÇÃO CFC N.º 1.390/12 Dispõe sobre o Registro Cadastral das Organizações Contábeis. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLVE: CAPÍTULO I

Leia mais

Cartilha Contábil de apoio

Cartilha Contábil de apoio Cartilha Contábil de apoio Conteúdo Introdução... 3 A Cartilha... 4 Receita Operacional... 5 Receitas de mensalidades / semestralidades / anuidades... 5 Outros serviços educacionais... 5 Subvenções para

Leia mais

Perguntas F requentes Relacionadas à Inscrição de Entidades de Assistência Social nos Conselhos Municipais de Assistência Social e do Distrito Federal

Perguntas F requentes Relacionadas à Inscrição de Entidades de Assistência Social nos Conselhos Municipais de Assistência Social e do Distrito Federal Perguntas F requentes Relacionadas à Inscrição de Entidades de Assistência Social nos Conselhos Municipais de Assistência Social e do Distrito Federal 1. Onde localizar os procedimentos para inscrição

Leia mais

Para acessar o edital de chamamento público e realizar o credenciamento no Plano SC Saúde, acesse o endereço scsaude.sea.sc.gov.br

Para acessar o edital de chamamento público e realizar o credenciamento no Plano SC Saúde, acesse o endereço scsaude.sea.sc.gov.br Para acessar o edital de chamamento público e realizar o credenciamento no Plano SC Saúde, acesse o endereço scsaude.sea.sc.gov.br Clique no centro da página onde consta o ícone "Prestador de serviço faça

Leia mais

Nutrição e dietética:

Nutrição e dietética: O sistema permite o cadastro de vários almoxarifados, e controla os estoques separadamente de cada um, bem como o cadastro de grupos de estocagem, visando o agrupamento dos insumos estocáveis, classificados

Leia mais

EDITAL N.º01/2015 1. APRESENTAÇÃO

EDITAL N.º01/2015 1. APRESENTAÇÃO EDITAL N.º01/2015 O Conselho Municipal do Idoso CMI, no uso das atribuições legais que lhe confere a Lei Municipal N.º 3.548 de 24 de março de 2009, torna público que está disponibilizando recursos oriundos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALÉM PARAÍBA DEPARTAMENTO DE LICITAÇÕES

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALÉM PARAÍBA DEPARTAMENTO DE LICITAÇÕES REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO Pessoa Física Requerimento composto de 05 páginas: 1. página 01: IDENTIFICAÇÃO E DO FORNECEDOR; 2. página 02: ENQUADRAMENTO NA CATEGORIA; 3. página 03 e 04: RELAÇÃO DE DOCUMENTOS

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE PROJETOS PARA FINANCIAMENTO NO ANO DE 2014

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE PROJETOS PARA FINANCIAMENTO NO ANO DE 2014 Edital n.º 001/2013 - CMDCA EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE PROJETOS PARA FINANCIAMENTO NO ANO DE 2014 O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, no uso de suas atribuições e de

Leia mais

Orçamento Padrão. Introdução. Objeto

Orçamento Padrão. Introdução. Objeto Introdução Objeto Orçamento Padrão Nossa base de preços foi elaborada considerando o fato de que os pedidos de registros protocolados à partir de 2007 deverão ser analisados em 3-5 anos. A definição do

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA DE PROJETOS SOCIAIS EDITAL 2014

SELEÇÃO PÚBLICA DE PROJETOS SOCIAIS EDITAL 2014 Instituto Marca de Desenvolvimento Socioambiental - IMADESA SELEÇÃO PÚBLICA DE PROJETOS SOCIAIS EDITAL 2014 >> Leia com atenção o Edital antes de preencher o formulário para apresentação de projetos. I.

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Cleusa Bernardo

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Cleusa Bernardo MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE CERTIFICAÇÃO DE ENTIDADES BENEFICENTES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM SAÚDE DCEBAS Cleusa Bernardo Recentes avanços no âmbito da Certificação

Leia mais

COMDICAS Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Sumaré - SP

COMDICAS Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Sumaré - SP RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2011 Dispõe sobre registro de Entidades não Governamentais sem fins lucrativos e inscrição de programas, projetos e Serviços de Atendimento, governamentais e não governamentais,

Leia mais

Serviço Público Federal Conselho Regional de Farmácia do Estado de Santa Catarina - CRF/SC

Serviço Público Federal Conselho Regional de Farmácia do Estado de Santa Catarina - CRF/SC Serviço Público Federal Conselho Regional de Farmácia do Estado de Santa Catarina - CRF/SC Trav. Olindina Alves Pereira, 35 - Caixa Postal 472-88020-095 Fone/Fax (48) 222-4702 - Florianópolis - SC. url:

Leia mais