CIRCULAR Nº Arnim Lore Diretor. Este texto não substitui o publicado no DOU e no Sisbacen.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CIRCULAR Nº Arnim Lore Diretor. Este texto não substitui o publicado no DOU e no Sisbacen."

Transcrição

1 1 CIRCULAR Nº Documento normativo revogado pela Circular 3.081, de 17/01/2002. Comunicamos que a Diretoria do Banco Central do Brasil, considerando o disposto na Resolução nº 1.662, desta data, decidiu aprovar as normas constantes do Regulamento em anexo, aplicáveis aos depósitos em moeda estrangeira efetuados por empresas exportadoras junto a estabelecimentos autorizados a operar em câmbio no País, para simultânea transferência ao Banco Central. Brasilía-DF,16 de novembro de Arnim Lore Diretor Este texto não substitui o publicado no DOU e no Sisbacen.

2 2 Capítulo I Critérios Gerais 1. Os depósitos constituídos nos termos da Resolução nº 1.662, de , serão realizados exclusivamente em dólares dos Estados Unidos, e a prazo fixo. 2. Cada depósito vincular-se-á a um único contrato de câmbio de exportação, e será processado através do próprio banco interveniente na operação, no momento de sua contratação, mediante registro no Sistema de Informações do Banco Central - SISBACEN. 3. Os depósitos terão por valor máximo a equivalência em dólares dos Estados Unidos à quantia em moeda nacional dos contratos de câmbio a que se vinculem, e valor mínimo de US$ ,00 (vinte mil dólares dos Estados Unidos) Para fins da apuração do valor máximo depositável será utilizada a taxa cambial de venda para o dólar dos Estados Unidos, fixada pelo Banco Central no boletim de taxas de câmbio "Abertura" da data da contratação da operação de câmbio à qual se vincule o depósito.

3 3 Capítulo II Constituição dos Depósitos 1. Para a constituição dos depósitos em moeda estrangeira neste Banco Central deverão os interessados consignar, no correspondente contrato de câmbio de exportação, no momento de sua celebração, cláusula do seguinte teor: "As partes contratantes acordam em que o contravalor em dólares dos Estados Unidos equivalente a NCz$ (em algarismos e por extenso) será objeto de depósito no Banco Central, nos termos e condições da Resolução nº 1.662, do Conselho Monetário Nacional, e do Regulamento anexo à Circular nº 1.547, do Banco Central, dos quais têm pleno conhecimento e aos quais expressamente aderem." 2. A contratação de operação de câmbio de exportação, na forma preconizada no item anterior, determina e subentende a contratação simultânea das seguintes operações complementares de câmbio, para liquidação no dia útil imediato: b) de venda, pelo banco ao exportador, da quantia em dólares dos Estados Unidos objeto do depósito, à taxa cambial de venda fixada para a moeda no dia, contra efetiva entrega do seu equivalente em moeda nacional; c) de compra, do banco ao Banco Central, da mesma quantia em moeda estrangeira, à mesma taxa de câmbio. 3. As operações celebradas na forma do item anterior independem de instrumentalização formal outra que não a indicada no item 1, bem como de registro individualizado no SISBACEN. Terão como referência o mesmo número da operação de câmbio de exportação que deu origem ao depósito. 4. Quando do registro dos correspondentes contratos de câmbio de exportação no SISBACEN, deverão ser indicados: a) o valor em moeda nacional a ser debitado, no dia útil imediato, à conta "RESERVAS BANCÁRIAS" do estabelecimento, e por cuja equivalência em dólares dos Estados Unidos deva ser constituído o depósito; b) o valor do depósito, em dólares dos Estados Unidos; c) a data prevista para liberação do depósito.

4 4 Capítulo III Liberação dos Depósitos 1. Os depósitos objeto deste Regulamento serão liberados integral e automaticamente ao banco depositante, na data definida no momento de sua constituição, independentemente da liquidação dos contratos de câmbio de exportação que lhes deram origem, bem como do encaminhamento de pré-avisos a este Órgão Caso o vencimento do depósito ocorra em dia não útil, a liberação será realizada no primeiro dia útil subseqüente. 2. (Revogado pela Circular 1.639, de 29/03/1990.) 3. Os levantamentos dos depósitos de que trata este Regulamento subentendem as seguintes operações de câmbio: a) de compra, pelo banco ao titular do depósito, do valor em dólares dos Estados Unidos objeto da liberação, à taxa cambial de venda vigente para a moeda: II - No dia da liberação do depósito, nos casos previstos no item 1 deste Capítulo; III - No dia do cancelamento, baixa ou transferência para "Posição Especial" do contrato de câmbio de exportação que originou o depósito, nos casos previstos no item 2 deste Capítulo; b) de venda, pelo banco ao Banco Central, da mesma quantia em dólares dos Estados Unidos, à mesma taxa de câmbio. 4. As operações celebradas na forma do item anterior, da mesma forma que aquelas referidas no item 2 do Capítulo II deste Regulamento, são conseqüentes à adesão à sistemática de depósitos de que se trata, prescindindo, por conseguinte, de formalização individualizada e registro no SISBACEN. Terão igualmente, como referência, o mesmo número da operação de câmbio de exportação à qual se vincula o depósito.

5 5 Capítulo IV Renovação dos Depósitos 1. Os depósitos de que se trata, por solicitação dos respectivos depositantes, e a critério do Banco Central, podem ser renovados parcial ou integralmente, a partir da data do seu vencimento. 2. Desejada a renovação do depósito, deverá o banco interveniente encaminhar ao Banco Central o respectivo pré-aviso com antecedência não inferior a 2 (dois) dias úteis da data do vencimento do depósito, e não superior a 5 (cinco) dias. 3. Com relação aos pré-avisos de que se trata, cumpre observar: a) devem ser objeto de adequado registro no SISBACEN; b) não são passíveis de anulação ou cancelamento.

6 6 Capítulo V Remuneração 1. Os depósitos constituídos ao amparo deste Regulamento renderão juros calculados em base LIBOR, consoante os parâmetros que forem divulgados pelo Banco Central Para o efeito, tomar-se-á por referência a taxa divulgada em boletim do Banco Central, para vigência: a) na data da constituição do depósito; ou b) na data de início de sua renovação Na hipótese de a renovação do depósito iniciar-se em dia para o qual não tenha sido divulgada a cotação da LIBOR, tomar-se-á por referência a primeira taxa divulgada para vigência em dia subseqüente. 2. O pagamento dos juros de que se trata será realizado: a) na data de liberação do depósito; b) exclusivamente sobre os valores liberados em razão do vencimento do depósito, e proporcionalmente à parcela do contrato de câmbio de exportação já liquidada até o dia útil precedente; c) por seu contravalor em moeda nacional, apurado com base na taxa cambial de venda vigorante no dia; d) por seu valor líquido, deduzido o importe correspondente ao imposto de renda que, na forma da legislação em vigor, deva ser retido na fonte.

7 7 Capítulo VI Procedimentos Contábeis 1. Relativamente aos depósitos constituídos com base nas disposições deste Regulamento, deverão ser observados os seguintes registros contábeis: a) pela constituição do depósito no Banco Central: - débito: à conta adequada do cliente - crédito: BANCO CENTRAL - RESERVAS LIVRES EM ESPÉCIE; b) pelo resgate do depósito e pagamento de juros pelo Banco Central: - débito: BANCO CENTRAL - RESERVAS LIVRES EM ESPÉCIE - crédito: à conta adequada do cliente. 2. Para fins de acompanhamento e controle da movimentação dos depósitos de que se trata, deverão ser realizados, adicionalmente, os seguintes lançamentos em contas de compensação: a) na constituição dos depósitos: - débito: OUTRAS CONTAS DE COMPENSAÇÃO ATIVAS - subtítulo de uso interno "Câmbio" 1.547" desdobramento de uso interno "Banco Central - Depósitos sob a Circular nº - crédito: OUTRAS CONTAS DE COMPENSAÇÃO PASSIVAS - subtítulo de uso interno "Câmbio" desdobramento de uso interno "Depósitos sob a Resolução nº 1.662" (titular o depositante - contrato de câmbio nº...); b) pela liberação dos depósitos: - lançamento inverso ao da alínea anterior.

8 8 Capítulo VII Registros no SISBACEN 1. Para a constituição, liberação e controle de saldos dos depósitos efetuados nos termos deste Regulamento, deverão ser utilizadas as transações do SISBACEN que, para a finalidade, forem indicadas pelo Banco Central. 2. A anulação no SISBACEN de registro indevido de contratação de câmbio de exportação, com base no qual tenha sido efetuado depósito, acarretará a sua automática liberação, pelo exato valor em moeda nacional da constituição, mediante crédito à conta "RESERVAS BANCÁRIAS" do estabelecimento, com valorização para o dia útil seguinte à data da celebração do contrato de câmbio de exportação. 3. O registro no SISBACEN de restabelecimento na posição cambial de valor de contrato de câmbio de exportação cancelado indevidamente, e em relação ao qual tenha sido liberado o depósito, acarretará a sua automática recomposição, pelo exato valor liberado em dólares dos Estados Unidos O correspondente contravalor em moeda nacional será apurado mediante utilização da respectiva taxa cambial de venda, fixada no Boletim de Abertura divulgado por este Banco na data do restabelecimento do valor do contrato na posição de câmbio do banco autorizado O conseqüente débito à conta "RESERVAS BANCÁRIAS" do estabelecimento se fará no dia útil seguinte ao do registro do restabelecimento Não serão abonados pelo Banco Central juros entre a data da liberação e a da recomposição do depósito, nos termos deste item. 4. O registro no SISBACEN do restabelecimento na posição cambial, de valor de contrato de câmbio de exportação anteriormente baixado, não acarretará a recomposição do depósito. 5. Às anulações no SISBACEN de registros indevidos de cancelamento, de baixa ou de transferência para "Posição Especial", de contrato de câmbio de exportação em relação ao qual tenha havido liberação de depósito, aplicar-se-ão, analogamente, os mesmos critérios indicados no item 3 precedente.

9 9 Capítulo VIII Outras Disposições 1. Caberá aos bancos intervenientes a responsabilidade de efetuar aos respectivos depositantes o crédito dos valores a eles atribuídos, recebidos do Banco Central. 2. Aos contratos de câmbio de exportação conduzidos com base no item I da Resolução CONCEX nº 68, de , não poderão vincular-se depósitos realizados ao amparo deste Regulamento. 3. Sem prejuízo das sanções penais e civis cabíveis, a utilização indevida da sistemática prevista neste Regulamento, identificada a qualquer tempo, determinará a disponibilidade imediata do depósito, sem juros e correção cambial, bem como o impedimento, aos infratores, de realizar novas operações nesta modalidade.

PROGRAMA BNDES-exim PRÉ-EMBARQUE REGULAMENTO

PROGRAMA BNDES-exim PRÉ-EMBARQUE REGULAMENTO PROGRAMA BNDES-exim PRÉ-EMBARQUE REGULAMENTO 1. OBJETIVO Financiar na fase pré-embarque a produção, para exportação, dos bens indicados na Relação de Produtos Financiáveis aprovada pelo BNDES. 2. BENEFICIÁRIA

Leia mais

CIRCULAR Nº Art. 1º Alterar o Regulamento de Câmbio de Exportação, divulgado pela Circular nº 2.231, de 25 de setembro de 1992, ampliando para:

CIRCULAR Nº Art. 1º Alterar o Regulamento de Câmbio de Exportação, divulgado pela Circular nº 2.231, de 25 de setembro de 1992, ampliando para: CIRCULAR Nº 2919 Documento normativo revogado pela Circular 3280, de 09/03/2005. Altera o Regulamento de Câmbio de Exportação, divulgado pela Circular nº 2.231, de 25 de setembro de 1992. A Diretoria Colegiada

Leia mais

CIRCULAR Nº Art. 7º Esta Circular entra em vigor na data de sua publicação.

CIRCULAR Nº Art. 7º Esta Circular entra em vigor na data de sua publicação. CIRCULAR Nº 2825 Documento normativo revogado pela Circular 3280, de 09/03/2005. Estabelece, altera e sistematiza os procedimentos cambiais relativos às exportações financiadas. A Diretoria Colegiada do

Leia mais

CARTA-CIRCULAR N 916

CARTA-CIRCULAR N 916 CARTA-CIRCULAR N 916 Aos Estabelecimentos Bancários Comunicamos que, tendo em vista as disposições da solução n 851 e da Circular n 804, desta data, ficam criados o título 70.6 Banco Central - Operações

Leia mais

CARTA CIRCULAR Nº 389

CARTA CIRCULAR Nº 389 Às Instituições Financeiras CARTA CIRCULAR Nº 389 Em conformidade com a Circular nº 492, de 07.01.80, comunicamos que, a partir desta data, as seções 16 12 1, 16 13 2, 16 13 3, 16 13 4, 16 13 5, 16 13

Leia mais

Instrumentos Financeiros Derivativos

Instrumentos Financeiros Derivativos Instrumentos Financeiros Derivativos 1. As operações com instrumentos financeiros derivativos realizadas por conta própria pelas instituições financeiras, demais instituições autorizadas a funcionar pelo

Leia mais

CIRCULAR Nº 3.082, DE 30 DE JANEIRO DE 2002

CIRCULAR Nº 3.082, DE 30 DE JANEIRO DE 2002 CIRCULAR Nº 3.082, DE 30 DE JANEIRO DE 2002 Estabelece e consolida critérios para registro e avaliação contábil de instrumentos financeiros derivativos. A Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil,

Leia mais

Parágrafo 1º Para a apuração do limite estabelecido no caput define-se como:

Parágrafo 1º Para a apuração do limite estabelecido no caput define-se como: CIRCULAR Nº 2894 Documento normativo revogado pela Circular 3.367, de 12/09/2007. Estabelece procedimentos para o cálculo do limite de exposição em ouro e em ativos e passivos referenciados em variação

Leia mais

Disposições Gerais Disponibilidades no Exterior... 2

Disposições Gerais Disponibilidades no Exterior... 2 Índice do Título CAPÍTULO NÚMERO Disposições Gerais... 1 Disponibilidades no Exterior... 2 Investimentos Brasileiros no Exterior... 3 Investimento Direto - 1 Investimento em Portfólio - 2 (NR) Hedge...

Leia mais

CIRCULAR Nº Documento normativo revogado pela Circular nº 3.569, de 22/12/2011.

CIRCULAR Nº Documento normativo revogado pela Circular nº 3.569, de 22/12/2011. CIRCULAR Nº 3.427 Documento normativo revogado pela Circular nº 3.569, de 22/12/2011. Dispõe sobre o recolhimento compulsório e o encaixe obrigatório sobre recursos a prazo de que trata a Circular nº 3.091,

Leia mais

CIRCULAR Nº Às instituições credenciadas a operar no mercado de câmbio de taxas flutuantes.

CIRCULAR Nº Às instituições credenciadas a operar no mercado de câmbio de taxas flutuantes. CIRCULAR Nº 1563 Às instituições credenciadas a operar no mercado de câmbio de taxas flutuantes. Altera o regulamento do mercado de câmbio de taxas flutuantes - atualização nº 6. A Diretoria do Banco Central

Leia mais

", em que: RWA CAM F EXP. Exp 1 CIRCULAR Nº 3.641, DE 4 DE MARÇO DE 2013

, em que: RWA CAM F EXP. Exp 1 CIRCULAR Nº 3.641, DE 4 DE MARÇO DE 2013 CIRCULAR Nº 3.641, DE 4 DE MARÇO DE 2013 Estabelece os procedimentos para o cálculo da parcela dos ativos ponderados pelo risco (RWA) referente às exposições em ouro, em moeda estrangeira e em ativos sujeitos

Leia mais

SWAP - CONTRATADO COM CONTRAPARTE CENTRAL GARANTIDORA ( COM GARANTIA ) Especificações para Registro

SWAP - CONTRATADO COM CONTRAPARTE CENTRAL GARANTIDORA ( COM GARANTIA ) Especificações para Registro SWAP - CONTRATADO COM CONTRAPARTE CENTRAL Especificações para Registro 02/10/2017 SUMÁRIO 1 DEFINIÇÕES... 3 2 OBJETO DE REGISTRO... 5 3 DADOS DA OPERAÇÃO... 5 4 LIQUIDAÇÃO... 7 5 TRANSFERÊNCIA DE POSIÇÃO...

Leia mais

CIRCULAR Nº a) Balancete Patrimonial Analítico, documento nº 18, do Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional - COSIF;

CIRCULAR Nº a) Balancete Patrimonial Analítico, documento nº 18, do Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional - COSIF; CIRCULAR Nº 2397 Estabelece procedimentos para a elaboração e remessa de demonstrações contábeis para as instituições que detenham dependência ou participação societária, no exterior. A Diretoria do Banco

Leia mais

Page 1 of 5 IR/CSL/Cofins/PISPasep Recolhimento pelo regime de caixa para efeitos tributários 16 de Junho de 2010 Este procedimento foi elaborado com base na Medida Provisória nº 2.15835/2001 DOU de 27.08.2001.

Leia mais

CIRCULAR Nº 63. 1) o deferimento de empréstimo de soma utilizável de uma só vez, parceladamente ou sob a forma de conta corrente;

CIRCULAR Nº 63. 1) o deferimento de empréstimo de soma utilizável de uma só vez, parceladamente ou sob a forma de conta corrente; Às Instituições Financeiras e Seguradoras CIRCULAR Nº 63 Comunicamos que a Diretoria em sessão de 19-12-1966, com base na Lei nº 5.143, de 20-10-66, e considerando as disposições da Resolução nº 40, de

Leia mais

Documento normativo revogado pela Circular 819, de 05/10/1983.

Documento normativo revogado pela Circular 819, de 05/10/1983. CARTA-CIRCULAR Nº 900 Documento normativo revogado pela Circular 819, de 05/10/1983. Às Instituições Financeiras do Sistema Nacional de Crédito Rural monetária: Comunicamos que, quando se tratar de operações

Leia mais

RESOLUÇÃO nº. 02/2011, de 31 de janeiro de /2010 e dá outras providencias.

RESOLUÇÃO nº. 02/2011, de 31 de janeiro de /2010 e dá outras providencias. RESOLUÇÃO nº. 02/2011, de 31 de janeiro de 2011. Dispõe sobre o regulamento do RDC, revoga a Res. COOPUS 03/2010 e dá outras providencias. O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO da Cooperativa de Economia e Crédito

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO NORMALIZADA

FICHA DE INFORMAÇÃO NORMALIZADA Designação Conta Corrente Conta + Ordenado Conta Best Trading Non Resident Account Primeira Conta Serviços Mínimos Bancários Condições de acesso Particulares residentes no território nacional, maiores

Leia mais

CONTRATO FUTURO DE CUPOM CAMBIAL (DDI)

CONTRATO FUTURO DE CUPOM CAMBIAL (DDI) 1. Definições CONTRATO FUTURO DE CUPOM CAMBIAL (DDI) Especificações Contrato (especificações): Dia útil: termos e regras sob os quais as operações serão realizadas e liquidadas. considerar-se-á dia útil,

Leia mais

CIRCULAR Nº Nos casos em que haja suspensão ou cancelamento da prestação, o saldo devedor será corrigido pelo IGP-M + 0,65% ao mês.

CIRCULAR Nº Nos casos em que haja suspensão ou cancelamento da prestação, o saldo devedor será corrigido pelo IGP-M + 0,65% ao mês. CIRCULAR Nº 109 1. DA MODALIDADE DE EMPRÉSTIMO Regulamenta a Concessão e Manutenção de Empréstimo a Participantes e Pensionistas da BANESES - Fundação Banestes de Seguridade Social. 1.1. A modalidade mantida

Leia mais

CIRCULAR Nº 3.814, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2016

CIRCULAR Nº 3.814, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2016 CIRCULAR Nº 3.814, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2016 Altera a Circular nº 3.689, de 16 de dezembro de 2013, que regulamenta, no âmbito do Banco Central do Brasil, as disposições sobre o capital estrangeiro no País

Leia mais

CARTA-CIRCULAR Nº 767 Documento normativo revogado pela Carta-Circular 2.823, de 13/11/1998.

CARTA-CIRCULAR Nº 767 Documento normativo revogado pela Carta-Circular 2.823, de 13/11/1998. CARTA-CIRCULAR Nº 767 Documento normativo revogado pela Carta-Circular 2.823, de 13/11/1998. Em decorrência das Resolução nº 566, de,de 20.09.79, e 676, de 22.01.81, de que estabeleceram prazos mínimos

Leia mais

CARTA-CIRCULAR Nº 3.043, DE 26 DE SETEMBRO DE 2002

CARTA-CIRCULAR Nº 3.043, DE 26 DE SETEMBRO DE 2002 BANCO CENTRAL DO BRASIL Departamento de Supervisão Indireta CARTA-CIRCULAR Nº 3.043, DE 26 DE SETEMBRO DE 2002 Dispõe sobre os procedimentos a serem observados na remessa de informações no âmbito da Central

Leia mais

Termo Aditivo ao Contrato de Abertura, Movimentação e Manutenção de Conta de Depósito à Vista Adesão a Serviços de Banco Liquidante SELIC

Termo Aditivo ao Contrato de Abertura, Movimentação e Manutenção de Conta de Depósito à Vista Adesão a Serviços de Banco Liquidante SELIC Termo Aditivo ao Contrato de Abertura, Movimentação e Manutenção de Conta de Depósito à Vista Adesão a Serviços de Banco Liquidante SELIC CONTA CORRENTE (uso exclusivo do banco) Razão Social do Titular

Leia mais

O F Í C I O C I R C U L A R. Participantes dos Mercados da BM&FBOVESPA (BVMF) Segmento BM&F. Ref.: Lançamento do Contrato a Termo de Taxa de Câmbio.

O F Í C I O C I R C U L A R. Participantes dos Mercados da BM&FBOVESPA (BVMF) Segmento BM&F. Ref.: Lançamento do Contrato a Termo de Taxa de Câmbio. 23 de dezembro de 2009 081/2009-DP O F Í C I O C I R C U L A R Participantes dos Mercados da BM&FBOVESPA (BVMF) Segmento BM&F Ref.: Lançamento do Contrato a Termo de Taxa de Câmbio. Comunicamos que, a

Leia mais

TERMO DE MOEDA - CONTRATADO COM CONTRAPARTE CENTRAL GARANTIDORA ( COM GARANTIA ) Especificações para Registro

TERMO DE MOEDA - CONTRATADO COM CONTRAPARTE CENTRAL GARANTIDORA ( COM GARANTIA ) Especificações para Registro TERMO DE MOEDA - CONTRATADO COM CONTRAPARTE CENTRAL GARANTIDORA ( COM GARANTIA ) Especificações para Registro 02/10/2017 SUMÁRIO 1 DEFINIÇÕES... 3 2 OBJETO DE REGISTRO... 6 3 DADOS DA OPERAÇÃO... 7 4 CRITÉRIO

Leia mais

IX Contratos de Assunção de Obrigações

IX Contratos de Assunção de Obrigações CIRCULAR 3.427 Dispõe sobre o recolhimento compulsório e o encaixe obrigatório sobre recursos a prazo de que trata a Circular nº 3.091, de 1º de março de 2002. A Diretoria Colegiada do Banco Central do

Leia mais

CIRCULAR Nº 3.752, DE 27 DE MARÇO DE 2015

CIRCULAR Nº 3.752, DE 27 DE MARÇO DE 2015 CIRCULAR Nº 3.752, DE 27 DE MARÇO DE 2015 Regulamenta a Resolução nº 4.373, de 29 de setembro de 2014, com o objetivo de uniformizar, simplificar procedimentos e conferir maior clareza às disposições sobre

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS E REGULAMENTO - MODELO FIXO

CONDIÇÕES GERAIS E REGULAMENTO - MODELO FIXO CONDIÇÕES GERAIS E REGULAMENTO - MODELO FIXO A REDECARD S/A ( REDE ), com sede na Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, nº 939, Loja 1 e 12º ao 14º andares, inscrita no CNPJ/MF sob nº 01.425.787/0001-04,

Leia mais

REGULAMENTO A CONCESSÃO E MANUTENÇÃO DE EMPRÉSTIMO SIMPLES AOS ASSISTIDOS DO PLANO BÁSICO - BD.

REGULAMENTO A CONCESSÃO E MANUTENÇÃO DE EMPRÉSTIMO SIMPLES AOS ASSISTIDOS DO PLANO BÁSICO - BD. REGULAMENTO A CONCESSÃO E MANUTENÇÃO DE EMPRÉSTIMO SIMPLES AOS ASSISTIDOS DO PLANO BÁSICO - BD. Índice Capítulo I Da Carteira de Empréstimo Simples... 3 Capítulo II Dos Recursos Financeiros... 3 Capítulo

Leia mais

CONDIÇÕES ESPECÍFICAS PARA CONTRATAÇÃO DOS PLANOS PREÇO ÚNICO

CONDIÇÕES ESPECÍFICAS PARA CONTRATAÇÃO DOS PLANOS PREÇO ÚNICO CONDIÇÕES ESPECÍFICAS PARA CONTRATAÇÃO DOS PLANOS PREÇO ÚNICO Por este instrumento, a pessoa jurídica ou pessoa física, qualificada na respectiva PROPOSTA DE CREDENCIAMENTO ou documento equivalente, devidamente

Leia mais

Regulamento da Letra de Crédito Imobiliário - LCI Emitida pelo Banco do Brasil S.A.

Regulamento da Letra de Crédito Imobiliário - LCI Emitida pelo Banco do Brasil S.A. Regulamento da Letra de Crédito Imobiliário - LCI Emitida pelo Banco do Brasil S.A. O BANCO DO BRASIL S.A., sociedade de economia mista, com sede em Brasília, Distrito Federal, SAUN - Quadra 5 - Lote B

Leia mais

CONTRATO DE EMPRÉSTIMO DE ATIVOS

CONTRATO DE EMPRÉSTIMO DE ATIVOS CONTRATO DE EMPRÉSTIMO DE ATIVOS 1. Objeto do contrato Ações, Units, Brazilian Depositary Receipts (BDR) Patrocinados, Cotas de Fundo de Investimento em Índice de Ações e em Índice Internacional (ETF)

Leia mais

MANUAL DE NORMAS DIREITO CREDITÓRIO DE EXPORTAÇÃO

MANUAL DE NORMAS DIREITO CREDITÓRIO DE EXPORTAÇÃO MANUAL DE NORMAS DIREITO CREDITÓRIO DE EXPORTAÇÃO VERSÃO: 01/7/2008 2 / 6 MANUAL DE NORMAS DIREITO CREDITÓRIO DE EXPORTAÇÃO ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO

Leia mais

Ficha de Informação Normalizada para Depósitos Depósitos à Ordem

Ficha de Informação Normalizada para Depósitos Depósitos à Ordem Designação Condições de Acesso Modalidade Meios de Movimentação Conta Completa Clientes Particulares, maiores de 18 anos, que sejam trabalhadores por conta de outrem e que aceitem domiciliar ou transferir,

Leia mais

Ficha de Informação Normalizada para Depósitos Depósitos à ordem

Ficha de Informação Normalizada para Depósitos Depósitos à ordem Designação Condições de Acesso Modalidade Meios de Movimentação Conta Depósitos à Ordem Particulares Clientes Particulares, maiores de 18 anos Depósito à Ordem. Esta conta pode ser movimentada através

Leia mais

RESOLUÇÃO N Parágrafo único. É vedada a abertura das contas de registro de que trata este artigo tendo como titulares pessoas jurídicas.

RESOLUÇÃO N Parágrafo único. É vedada a abertura das contas de registro de que trata este artigo tendo como titulares pessoas jurídicas. RESOLUÇÃO N 3402 Dispõe sobre a prestação de serviços de pagamento de salários, aposentadorias e similares sem cobrança de tarifas. O BANCO CENTRAL DO BRASIL, na forma do art. 9º da Lei 4.595, de 31 de

Leia mais

REGULAMENTO DO EMPRÉSTIMO PESSOAL CAPÍTULO I

REGULAMENTO DO EMPRÉSTIMO PESSOAL CAPÍTULO I REGULAMENTO DO EMPRÉSTIMO PESSOAL CAPÍTULO I DO OBJETO Art. 1º - O presente Regulamento disciplina a concessão de empréstimo pessoal aos Participantes do Plano de Benefícios Básico CNPB n.º 19.900.014-83,

Leia mais

MANUAL DE NORMAS OPÇÃO FLEXÍVEL SOBRE TAXA DE CÂMBIO

MANUAL DE NORMAS OPÇÃO FLEXÍVEL SOBRE TAXA DE CÂMBIO MANUAL DE NORMAS OPÇÃO FLEXÍVEL SOBRE TAXA DE CÂMBIO VERSÃO: 01/7/2008 2/11 MANUAL DE NORMAS OPÇÃO FLEXÍVEL SOBRE TAXA DE CÂMBIO ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3

Leia mais

Ficha de Informação Normalizada para Depósitos Depósitos à ordem

Ficha de Informação Normalizada para Depósitos Depósitos à ordem Designação Condições de Acesso Modalidade Meios de Movimentação Conta Depósitos à Ordem Particulares Clientes Particulares, maiores de 18 anos Depósito à Ordem. Esta conta pode ser movimentada através

Leia mais

ANO XXVI ª SEMANA DE AGOSTO DE 2015 BOLETIM INFORMARE Nº 32/2015

ANO XXVI ª SEMANA DE AGOSTO DE 2015 BOLETIM INFORMARE Nº 32/2015 ANO XXVI - 2015-1ª SEMANA DE AGOSTO DE 2015 BOLETIM INFORMARE Nº 32/2015 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA TAXAS DE CÂMBIO PARA ATUALIZAÇÃO DOS CRÉDITOS E OBRIGAÇÕES EM MOEDA ESTRANGEIRA ATUALIZAÇÃO EM

Leia mais

Resolução CMN BACEN nº de DOU

Resolução CMN BACEN nº de DOU Resolução CMN BACEN nº 3.339 de 26.01.2006 DOU 30.01.2006 Altera e consolida as normas que disciplinam as operações compromissadas envolvendo títulos de renda fixa. O BANCO CENTRAL DO BRASIL, na forma

Leia mais

ANO XXIX ª SEMANA DE MARÇO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 13/2018

ANO XXIX ª SEMANA DE MARÇO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 13/2018 ANO XXIX - 2018 4ª SEMANA DE MARÇO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 13/2018 IMPORTAÇÃO/EXPORTAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.801, de 26.03.2018 (DOU de 27.03.2018) - Exportação De Mercadorias - Disposições...

Leia mais

O F Í C I O C I R C U L A R. Participantes dos Mercados da B3 Segmento BM&FBOVESPA

O F Í C I O C I R C U L A R. Participantes dos Mercados da B3 Segmento BM&FBOVESPA de dezembro de 07 007/07-DN O F Í C I O C I R C U L A R Participantes dos Mercados da B3 Segmento BM&FBOVESPA Ref.: Política de Tarifação de Derivativos de Balcão com Contraparte Central Garantidora (CCP).

Leia mais

IV - QUADRO, ÂMBITO E MOVIMENTAÇÃO DAS CONTAS 3. MOVIMENTAÇÃO DE ALGUMAS CONTAS

IV - QUADRO, ÂMBITO E MOVIMENTAÇÃO DAS CONTAS 3. MOVIMENTAÇÃO DE ALGUMAS CONTAS Anexo à Instrução nº 5/96 IV - QUADRO, ÂMBITO E MOVIMENTAÇÃO DAS CONTAS 3. MOVIMENTAÇÃO DE ALGUMAS CONTAS 3.1. DISPONIBILIDADES EM MOEDA ESTRANGEIRA No final de cada mês, se o valor das disponibilidades

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.801, DE

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.801, DE INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.801, DE 26.03.2018 Dispõe sobre operações de câmbio e a manutenção de recursos no exterior, em moeda estrangeira, relativos a exportações de mercadorias e serviços, e institui

Leia mais

CONTEÚDO CAPÍTULO I - DO OBJETO DE APLICAÇÃO CAPÍTULO II - DO CÁLCULO DA PARCELA RWA. RCSimp CAPÍTUL O III - DA DEFINIÇÃO DE EXPOSIÇÃO

CONTEÚDO CAPÍTULO I - DO OBJETO DE APLICAÇÃO CAPÍTULO II - DO CÁLCULO DA PARCELA RWA. RCSimp CAPÍTUL O III - DA DEFINIÇÃO DE EXPOSIÇÃO CONTEÚDO CAPÍTULO I - DO OBJETO DE APLICAÇÃO CAPÍTULO II - DO CÁLCULO DA PARCELA RWA RCSimp CAPÍTUL O III - DA DEFINIÇÃO DE EXPOSIÇÃO CAPÍTULO IV - DOS FATORES DE PONDERAÇÃO DE RISCO CAPÍTULO V - DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

Prospecto Informativo - ATLANTICO EURUSD&CRUDE HYBRID Série I

Prospecto Informativo - ATLANTICO EURUSD&CRUDE HYBRID Série I Designação Classificação Caracterização do Produto Garantia de Capital Garantia de Remuneração Factores de Risco Instrumentos ou Variáveis Subjacentes ou Associados ATLANTICO EURUSD&CRUDE HYBRID Série

Leia mais

MANUAL DE NORMAS LAM LETRA DE ARRENDAMENTO MERCANTIL

MANUAL DE NORMAS LAM LETRA DE ARRENDAMENTO MERCANTIL MANUAL DE NORMAS LETRA DE ARRENDAMENTO MERCANTIL VERSÃO: 01/4/2009 2/8 MANUAL DE NORMAS LETRA DE ARRENDAMENTO MERCANTIL ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO

Leia mais

Safra Plus DI - Fundo de Aplicação em Quotas de Fundos de Investimento Financeiro (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações financeiras em

Safra Plus DI - Fundo de Aplicação em Quotas de Fundos de Investimento Financeiro (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações financeiras em Safra Plus DI - Fundo de Aplicação em Quotas de Fundos de Investimento Financeiro Demonstrações financeiras em 31 de março de 2004 e de 2003 e parecer dos auditores independentes Parecer dos auditores

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos IRRF Título financeiro em dólar

Parecer Consultoria Tributária Segmentos IRRF Título financeiro em dólar IRRF 30/09/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 3.1. Da Tributação na Fonte - RIR/99... 3 3.2. Ato Declaratório Interpretativo...

Leia mais

RESOLUÇÃO N DEPOSITARY RECEIPTS" (ADR) e "INTERNATIONAL DEPOSITARY RECEIPTS" (IDR).

RESOLUÇÃO N DEPOSITARY RECEIPTS (ADR) e INTERNATIONAL DEPOSITARY RECEIPTS (IDR). RESOLUÇÃO N 1848 Autoriza e disciplina os investimentos de capitais estrangeiros em ações de empresas brasileiras pelo mecanismo de AMERICAN DEPOSITARY RECEIPTS (ADR) e "INTERNATIONAL DEPOSITARY RECEIPTS"

Leia mais

REGULAMENTO DO MERCADO DE CÂMBIO E CAPITAIS INTERNACIONAIS TÍTULO : 3 - Capitais Estrangeiros no País CAPÍTULO : 1 - Disposições Gerais

REGULAMENTO DO MERCADO DE CÂMBIO E CAPITAIS INTERNACIONAIS TÍTULO : 3 - Capitais Estrangeiros no País CAPÍTULO : 1 - Disposições Gerais CAPÍTULO : 1 - Disposições Gerais 1. Este título trata das normas e dos procedimentos relativos ao registro de capitais estrangeiros no País, de acordo com a Resolução n 3.844, de 23 de março de 2010.

Leia mais

a) aos dados complementares de clientes - por meio do documento de código Dados Individualizados Complementares de Risco de Crédito;

a) aos dados complementares de clientes - por meio do documento de código Dados Individualizados Complementares de Risco de Crédito; Altera e consolida os procedimentos a serem observados na remessa de informações ao Sistema de Informações de Créditos (SCR), de que trata a Circular nº 3.870, de 19 de dezembro de 2017. O Chefe do Departamento

Leia mais

CIRCULAR Nº 3.658, DE 19 DE JUNHO DE 2013

CIRCULAR Nº 3.658, DE 19 DE JUNHO DE 2013 CIRCULAR Nº 3.658, DE 19 DE JUNHO DE 2013 Altera o Regulamento do Sistema de Transferência de Reservas (STR), anexo à Circular nº 3.100, de 28 de março de 2002, e a Circular nº 3.489, de 18 de março de

Leia mais

ANO XXVII ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 25/2016

ANO XXVII ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 25/2016 ANO XXVII - 2016-3ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 25/2016 IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA IRPF - COMUNICAÇÃO DE SAÍDA DEFINITIVA DO PAÍS - 2016 - NORMAS GERAIS... Pág. 360 IMPOSTO DE RENDA

Leia mais

REGULAMENTO DO MERCADO DE CÂMBIO E CAPITAIS INTERNACIONAIS TÍTULO : 1 - Mercado de Câmbio CAPÍTULO : 12 - Importação SEÇÃO : 1 - Disposições Gerais

REGULAMENTO DO MERCADO DE CÂMBIO E CAPITAIS INTERNACIONAIS TÍTULO : 1 - Mercado de Câmbio CAPÍTULO : 12 - Importação SEÇÃO : 1 - Disposições Gerais 1 SEÇÃO : 1 - Disposições Gerais 1. Este capítulo dispõe sobre: a) o pagamento de importações brasileiras a prazo de até 360 dias; b) a multa de que trata a Lei n 10.755, de 03.11.2003, tratada na seção

Leia mais

CAPÍTULO IV - DAS CONDIÇÕES PARA A CONSOLIDAÇÃO CAPÍTULO V - DO DEFERIMENTO DO PEDIDO DE PARCELAMENTO CAPÍTULO VI - DA REVISÃO DA CONSOLIDAÇÃO

CAPÍTULO IV - DAS CONDIÇÕES PARA A CONSOLIDAÇÃO CAPÍTULO V - DO DEFERIMENTO DO PEDIDO DE PARCELAMENTO CAPÍTULO VI - DA REVISÃO DA CONSOLIDAÇÃO CONTEÚDO CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES INICIAIS CAPÍTULO II - DAS INFORMAÇÕES E DO PRAZO PARA SUA PRESTAÇÃO CAPÍTULO III - DO PARCELAMENTO E DO PAGAMENTO À VISTA COM UTILIZAÇÃO DE CRÉDITOS CAPÍTULO IV - DAS

Leia mais

RESOLUÇÃO SICOOB COOPJUS nº. 03/2013

RESOLUÇÃO SICOOB COOPJUS nº. 03/2013 RESOLUÇÃO SICOOB COOPJUS nº. 03/2013 Dispõe sobre o regulamento do POUP-COOP 2013 (RDC PROGRAMADO). O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO da Cooperativa de Crédito dos Integrantes do Poder Judiciário da União e

Leia mais

Renda Variável Dólar a Vista. Renda Variável. Dólar a Vista

Renda Variável Dólar a Vista. Renda Variável. Dólar a Vista Renda Variável O produto As operações no mercado de câmbio contemplam a negociação de moedas estrangeiras entre participantes com diferentes objetivos. Podem ser divididas, basicamente, em operações do

Leia mais

CIRCULAR N Art. 4º Fica revogada a Circular nº 2.794, de Art. 5º Esta Circular entra em vigor na data de sua publicação.

CIRCULAR N Art. 4º Fica revogada a Circular nº 2.794, de Art. 5º Esta Circular entra em vigor na data de sua publicação. CIRCULAR N 3013 Altera o Regulamento do Mercado de Câmbio de Taxas Flutuantes. A Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil, em sessão realizada em 22 de novembro de 2000, com base no item II da Resolução

Leia mais

CONTRATO DE EMPRÉSTIMO

CONTRATO DE EMPRÉSTIMO CONTRATO DE EMPRÉSTIMO DADOS DO ENTIDADE C.N.P.J: 60.540.440/0001-63 Av. Mutinga, 3.800 São Paulo/SP CEP: 05110-902 DADOS DO PARTICIPANTE Nome: Matrícula: Empresa: Telefone: ( ) CARACTERÍSTICAS DO EMPRÉSTIMO

Leia mais

CIRCULAR Nº Art. 3º Esta Circular entra em vigor na data de sua publicação.

CIRCULAR Nº Art. 3º Esta Circular entra em vigor na data de sua publicação. CIRCULAR Nº 2398 Divulga novo Regulamento da Compensação Eletrônica. A Diretoria do Banco Central do Brasil, em sessão realizada em 29.12.93, com base no art. 11, inciso VI, da Lei nº 4.595, de 31.12.64,

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA Superintendência de Seguros Privados

MINISTÉRIO DA FAZENDA Superintendência de Seguros Privados MINISTÉRIO DA FAZENDA Superintendência de Seguros Privados CIRCULAR SUSEP N o 315, de 29 de dezembro de 2005. Dispõe sobre a concessão, pelas entidades abertas de previdência complementar e sociedades

Leia mais

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de janeiro de 2006.

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de janeiro de 2006. Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de janeiro de 2006. Aplicações/Especificação Espécie/ Quantidade Cotação Valor Atual % Sobre Forma ( em R$ ) ( R$ Mil ) o Ativo 1.COTAS

Leia mais

CONTRATO FUTURO DE CUPOM CAMBIAL BASEADO EM OPERAÇÕES COMPROMISSADAS DE UM DIA (DCO)

CONTRATO FUTURO DE CUPOM CAMBIAL BASEADO EM OPERAÇÕES COMPROMISSADAS DE UM DIA (DCO) CONTRATO FUTURO DE CUPOM CAMBIAL BASEADO EM OPERAÇÕES COMPROMISSADAS DE UM DIA (DCO) Especificações 1. Definições Contrato (especificações): termos e regras sob os quais as operações serão realizadas e

Leia mais

BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL - BNDES. CIRCULAR Nº 18/2009, de 6 de março de 2009

BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL - BNDES. CIRCULAR Nº 18/2009, de 6 de março de 2009 BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL - BNDES CIRCULAR Nº 18/2009, de 6 de março de 2009 Ref.: Linhas de Financiamento BNDES-exim Pré-embarque, Pré-embarque Ágil, Préembarque Empresa Âncora

Leia mais

NORMA PARA CONCESSÃO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL MODALIDADE PRESTAÇÕES PÓS FIXADAS Nº. 01/2011

NORMA PARA CONCESSÃO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL MODALIDADE PRESTAÇÕES PÓS FIXADAS Nº. 01/2011 NORMA PARA CONCESSÃO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL MODALIDADE PRESTAÇÕES PÓS FIXADAS Nº. 01/2011 1. DA FINALIDADE Esta Norma dispõe sobre a concessão de Empréstimo Pessoal Modalidade Prestações Pós Fixadas pelo

Leia mais

Prospecto Informativo - ATLANTICO Dollar Bullish Série I

Prospecto Informativo - ATLANTICO Dollar Bullish Série I Designação Classificação Caracterização do Produto ATLANTICO Dollar Bullish Série I Produto Financeiro Complexo Depósito Indexado Depósito não mobilizável antecipadamente, pelo prazo de 6 Meses, denominado

Leia mais

A Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil, em sessão. extraordinária realizada em 22 de dezembro de 2011, com base nos

A Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil, em sessão. extraordinária realizada em 22 de dezembro de 2011, com base nos CIRCULAR 3.569 -------------- Redefine e consolida as regras do recolhimento compulsório sobre recursos a prazo. A Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil, em sessão extraordinária realizada em

Leia mais

Instrução Normativa SRF nº 038, de 27 de junho de 1996 DOU de 28/06/1996 Dispõe sobre a tributação de lucros, rendimentos e ganhos de capital

Instrução Normativa SRF nº 038, de 27 de junho de 1996 DOU de 28/06/1996 Dispõe sobre a tributação de lucros, rendimentos e ganhos de capital Instrução Normativa SRF nº 038, de 27 de junho de 1996 DOU de 28/06/1996 Dispõe sobre a tributação de lucros, rendimentos e ganhos de capital auferidos no exterior pelas pessoas jurídicas domiciliadas

Leia mais

Prospecto Informativo - ATLANTICO Valorização USD

Prospecto Informativo - ATLANTICO Valorização USD Designação Classificação Caracterização do Produto Garantia de Capital Garantia de Remuneração Factores de Risco Instrumentos ou Variáveis Subjacentes ou Associados Perfil de Cliente Recomendado ATLANTICO

Leia mais

CARTA CIRCULAR N.º 035

CARTA CIRCULAR N.º 035 Aos Participantes do Sistema de Registro e de Liquidação Financeira de Títulos CARTA CIRCULAR N.º 035 A Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos CETIP comunica aos participantes do Sistema

Leia mais

01/08/2014 Ana Cristina Fischer Dell Oso - Advogada

01/08/2014 Ana Cristina Fischer Dell Oso - Advogada 01/08/2014 Ana Cristina Fischer Dell Oso - Advogada A Portaria Conjunta PGFN/RFB nº 13 dispõe sobre as condições a serem observadas para adesão ao programa de recuperação fiscal que concede condições especiais

Leia mais

REGULAMENTO DA LETRA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO - LCI DE EMISSÃO DO BANCO DO ESTADO DE SERGIPE S.A.

REGULAMENTO DA LETRA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO - LCI DE EMISSÃO DO BANCO DO ESTADO DE SERGIPE S.A. REGULAMENTO DA LETRA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO - LCI DE EMISSÃO DO BANCO DO ESTADO DE SERGIPE S.A. O Banco do Estado de Sergipe S/A, sociedade anônima de economia mista, com sede na Rua Olímpio de Souza Campos

Leia mais

Ficha Técnica Informativa de produto financeiro (FTI) Depósito a prazo

Ficha Técnica Informativa de produto financeiro (FTI) Depósito a prazo Ficha Técnica Informativa de produto financeiro (FTI) Depósito a prazo A. Elementos de identificação 1. Identificação da Instituição Depositária 1.1 Denominação Banco Económico S.A. 1.2 Endereço Rua do

Leia mais

Fundambras Sociedade de Previdência Privada

Fundambras Sociedade de Previdência Privada 1. Do Objetivo Regulamento do Plano de Empréstimo 9ª Alteração Vigência: a partir de 01.02.2019 O presente Regulamento tem por objetivo disciplinar as condições para concessão, manutenção, amortização

Leia mais

CIRCULAR 3.327, DO BACEN, DE

CIRCULAR 3.327, DO BACEN, DE CIRCULAR 3.327, DO BACEN, DE 26.09.2006 Altera e consolida as disposições relativas à base de cálculo e ao recolhimento das contribuições ordinárias das instituições associadas ao Fundo Garantidor de Créditos

Leia mais

Termo Aditivo ao Contrato de Abertura, Movimentação e Manutenção de Conta de Depósito à Vista Adesão a Serviços de Liquidação

Termo Aditivo ao Contrato de Abertura, Movimentação e Manutenção de Conta de Depósito à Vista Adesão a Serviços de Liquidação Termo Aditivo ao Contrato de Abertura, Movimentação e Manutenção de Conta de Depósito à Vista Adesão a Serviços de Liquidação CONTA CORRENTE (uso exclusivo do banco) Razão Social do Titular Endereço CNPJ

Leia mais

ANO XXVIII ª SEMANA DE MAIO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 22/2017

ANO XXVIII ª SEMANA DE MAIO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 22/2017 ANO XXVIII - 2017-5ª SEMANA DE MAIO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 22/2017 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA DECLARAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS EM MOEDA ESTRANGEIRA DECORRENTES DO RECEBIMENTO DE EXPORTAÇÕES

Leia mais

CIRCULAR Nº 3.679, DE 31 DE OUTUBRO DE 2013

CIRCULAR Nº 3.679, DE 31 DE OUTUBRO DE 2013 CIRCULAR Nº 3.679, DE 31 DE OUTUBRO DE 2013 Altera a Circular nº 3.644, de 4 de março de 2013, que estabelece os procedimentos para o cálculo da parcela dos ativos ponderados por risco (RWA) referente

Leia mais

Art. 9º... I - 20% (vinte por cento), para limite de crédito com prazo original de vencimento de até um ano; e

Art. 9º... I - 20% (vinte por cento), para limite de crédito com prazo original de vencimento de até um ano; e Altera a Circular nº 3.644, de 4 de março de 2013, que estabelece os procedimentos para o cálculo da parcela dos ativos ponderados por risco (RWA) referente às exposições ao risco de crédito sujeitas ao

Leia mais

MANUAL DE NORMAS DE CÉDULA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO CCI

MANUAL DE NORMAS DE CÉDULA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO CCI MANUAL DE NORMAS DE CÉDULA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO CCI VERSÃO 25/03/2019 1 MANUAL DE NORMAS CÉDULA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO CCI SUMÁRIO CAPÍTULO I DO OBJETIVO 4 CAPÍTULO II DAS DEFINIÇÕES 4 CAPÍTULO III DA

Leia mais

Prospecto Informativo - ATLANTICO Bear USD Série I

Prospecto Informativo - ATLANTICO Bear USD Série I Designação Classificação Caracterização do Produto ATLANTICO Bear USD Série I Produto Financeiro Complexo Depósito Indexado Depósito não mobilizável antecipadamente, pelo prazo de 18 meses (540 dias),

Leia mais

Contrato Futuro de Soja com Liquidação Financeira pelo Preço do Contrato Futuro Míni de Soja do CME Group Especificações. realizadas e liquidadas.

Contrato Futuro de Soja com Liquidação Financeira pelo Preço do Contrato Futuro Míni de Soja do CME Group Especificações. realizadas e liquidadas. Contrato Futuro de Soja com Liquidação Financeira pelo Preço do Contrato Futuro Míni de Soja do CME Group Especificações 1. Definições Contrato (especificações): Taxa de câmbio referencial BM&FBOVESPA:

Leia mais

DOU 30/06/ SEÇÃO 1 PÁGINA 101

DOU 30/06/ SEÇÃO 1 PÁGINA 101 DOU 30/06/2017 - SEÇÃO 1 PÁGINA 101 RESOLUÇÃO No - 790, DE 28 DE JUNHO DE 2017 Disciplina o pagamento do Abono Salarial referente ao exercício de 2017/2018. O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao

Leia mais

MANUAL DE NORMAS SWAP DE CRÉDITO

MANUAL DE NORMAS SWAP DE CRÉDITO MANUAL DE NORMAS SWAP DE CRÉDITO VERSÃO: 01/7/2008 2/8 MANUAL DE NORMAS SWAP DE CRÉDITO ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO TERCEIRO DOS PARTICIPANTES 5 CAPÍTULO

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS PARA A CONCESSÃO DE LIMITE DE CRÉDITO ROTATIVO PARA CONTA DE DEPÓSITO À VISTA INDIVIDUAL OU CONJUNTA ( CHEQUE ESPECIAL )

CONDIÇÕES GERAIS PARA A CONCESSÃO DE LIMITE DE CRÉDITO ROTATIVO PARA CONTA DE DEPÓSITO À VISTA INDIVIDUAL OU CONJUNTA ( CHEQUE ESPECIAL ) CONDIÇÕES GERAIS PARA A CONCESSÃO DE LIMITE DE CRÉDITO ROTATIVO PARA CONTA DE DEPÓSITO À VISTA INDIVIDUAL OU CONJUNTA ( CHEQUE ESPECIAL ) 1. DEFINIÇÕES 1.1. Para perfeito entendimento e interpretação deste

Leia mais

MANUAL DE NORMAS TERMO DE MOEDA

MANUAL DE NORMAS TERMO DE MOEDA MANUAL DE NORMAS TERMO DE MOEDA VERSÃO: 23/05/2011 2/10 MANUAL DE NORMAS TERMO DE MOEDA ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO TERCEIRO DOS PARTICIPANTES 6 CAPÍTULO

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO EMPRESA

CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO EMPRESA CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO EMPRESA I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: BRADESCO CAPITALIZAÇÃO S/A CNPJ: 33.010.851/0001-74 PÉ QUENTE BRADESCO EMPRESA PLANO PM 1000/36 - MODALIDADE:

Leia mais

Consulta pública n.º 3/2008. Deveres de informação na comercialização de depósitos bancários. Projecto de Diploma Regulamentar

Consulta pública n.º 3/2008. Deveres de informação na comercialização de depósitos bancários. Projecto de Diploma Regulamentar Consulta pública n.º 3/2008 Deveres de informação na comercialização de depósitos bancários Projecto de Diploma Regulamentar 1 Projecto de Diploma Regulamentar Deveres de informação na comercialização

Leia mais

Empréstimos e Financiamentos

Empréstimos e Financiamentos Empréstimos e Financiamentos 1. Introdução São operações realizadas entre a empresa e instituições financeiras, visando tomar destas, recursos para investimentos (imobilizações) ou capital de giro, mediante

Leia mais

Instruções para preenchimento dos Documentos 3020, 3026 e Para efeito da prestação de informações ao SCR, considera-se:

Instruções para preenchimento dos Documentos 3020, 3026 e Para efeito da prestação de informações ao SCR, considera-se: Instruções para preenchimento dos Documentos 3020, 3026 e 3030 Para fins de preenchimento dos arquivos correspondentes aos documentos referidos no inciso II do item 1 da Carta-Circular nº 3.404, de 30

Leia mais

AVISO Nº 02 /2003 de 7 de Fevereiro

AVISO Nº 02 /2003 de 7 de Fevereiro AVISO Nº 02 /2003 de 7 de Fevereiro Considerando o disposto na legislação em vigor e tendo em atenção a política do Governo de assegurar a intermediação financeira, pelas instituições de crédito domiciliadas

Leia mais

O F Í C I O C I R C U L A R

O F Í C I O C I R C U L A R 15 de maio de 2018 018/2018-VOP O F Í C I O C I R C U L A R Participantes dos Mercados da B3 Segmento Cetip UTVM Ref.: Oferta Pública de NTN-B Leilões de Compra de Títulos pela STN Módulo Leilão STN Plataforma

Leia mais

é celebrado o contrato de prestação de serviços de Cobranças Electrónicas em Espanha, nos termos e condições constantes nas cláusulas seguintes:

é celebrado o contrato de prestação de serviços de Cobranças Electrónicas em Espanha, nos termos e condições constantes nas cláusulas seguintes: Entre: Banco Comercial Português, S.A., Sociedade Aberta, com sede na Praça D. João I, 28, Porto, Capital Social de 4.694.600.000 euros, matriculada na Conservatória do Registo Comercial do Porto, com

Leia mais

Ficha de Informação Normalizada para Depósitos Depósitos simples, não à ordem

Ficha de Informação Normalizada para Depósitos Depósitos simples, não à ordem Designação Condições de Acesso Micro-Poupança CA Associados Pode constituir a Micro-Poupança CA Associados quem detenha cumulativamente os seguintes requisitos: a) Seja associado de qualquer Caixa de Crédito

Leia mais