Impacto das alterações ao Código do Trabalho na vida das Organizações

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Impacto das alterações ao Código do Trabalho na vida das Organizações"

Transcrição

1 Impacto das alterações ao Código do Trabalho na vida das Organizações

2 ÍNDICE 01 Acórdão n.º 602/2013, de 20 de Setembro, do Tribunal Constitucional Consequências 02 Lei n.º 69/2013, de 30 de Agosto Compensações devidas pela cessação do contrato de trabalho 03 Outros Temas: Renovações extraordinárias RMMG

3 Acórdão n.º 602/2013, de 20 de Setembro, do Tribunal Constitucional Consequências

4 PRINCIPAIS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO Criação do BANCO DE HORAS INDIVIDUAL por acordo entre empregador e trabalhador (art.º 208.º-A do Código do Trabalho); Aplicação do BANCO DE HORAS GRUPAL por decisão do empregador caso uma maioria de 60% ou 75% de trabalhadores se encontre abrangida por banco de horas previsto por IRCT ou individual (art.º 208.º-B do Código do Trabalho); Lei n.º 23/2012, de 25 de Junho TRABALHO SUPLEMENTAR : i) Eliminação do descanso compensatório remunerado correspondente a 25% das horas de trabalho suplementar realizadas em dia útil, feriado e de descanso complementar (art.º 229.º, n.º 1); ii) Redução para metade dos valores pagos a titulo de acréscimo pela prestação de trabalho suplementar: (i) Dia Útil: 25% pela primeira hora ou fracção e 37,5% pelas restantes; Dia de Descanso e Feriado: 50% por cada hora ou fracção (art.º 268.º); iii) Redução para metade do acréscimo de retribuição ou do descanso compensatório devidos por trabalho normal prestado em dia feriado em empresa não obrigada a suspender o funcionamento nesse dia (art.º 269.º, n.º 2).

5 PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DO CÓDIGO DO TRABALHO Lei n.º 23/2012, de 25 de Junho FERIADOS Eliminação de 4 feriados, 2 civis e 2 religiosos: 5 de Outubro, 1 de Dezembro, Corpo de Deus e 1 de Novembro (art.º 234.º do CT) produção de efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2013 (art.º 10.º da Lei n.º 23/2012); FALTAS repristinada a previsão da LFFF a falta injustificada a um ou meio dia de trabalho diário imediatamente anterior ou posterior a dia de descanso ou feriado implica a perda de retribuição relativamente aos dias de descanso ou feriado para além do dia de falta (art.º 256.º, n.º 3 do CT); FÉRIAS - Eliminação da majoração de até 3 dias, em função da assiduidade do trabalhador; DESPEDIMENTO POR EXTINÇÃO DO POSTO DE TRABALHO (art.º 367.º e segs. do CT): i) deixa de ser necessário observar um critério pré-estabelecido de antiguidade quando há vários postos de trabalho de conteúdo funcional idêntico; ii) o empregador pode estabelecer critérios alternativos relevantes e não discriminatórios (à semelhança do que já se verifica no processo de despedimento colectivo) (art.º 368.º do CT); iii) extinção da obrigação de encontrar outro posto de trabalho compatível na empresa (art.º 368.º do CT); DESPEDIMENTO POR INADAPTAÇÃO (art.º 373.º e segs. do Código do Trabalho); Cálculo das COMPENSAÇÕES devidas pelo despedimento objectivo (art.º 366.º do Código do Trabalho).

6 1. Descanso compensatório devido pela prestação de trabalho suplementar em dia útil, dia de descanso semanal complementar ou em feriado Inconstitucionalidade, com força obrigatória geral, do n.º 2 do art.º 7.º da Lei n.º 23/2012, de 25 de Junho, na parte em que se reporta às disposições de IRCT. Acórdão n.º 602/2013 do Tribunal Constitucional Art.º 7.º, n.º 2 da Lei n.º 23/2012 : São nulas as disposições de instrumentos de regulamentação colectiva de trabalho e as cláusulas de contratos de trabalho celebrados antes da entrada em vigor da presente lei que disponham sobre descanso compensatório por trabalho suplementar prestado em dia útil, em dia de descanso semanal complementar ou em feriado. Esta decisão tem como consequência que se mantêm em vigor as disposições dos IRCT anteriores a 1 de Agosto de 2012, que disponham sobre descanso compensatório devido pela prestação de trabalho suplementar, em dia útil, em dia de descanso semanal complementar e em dia feriado.

7 2. Suspensão pelo prazo de 2 anos das cláusulas de IRCT que prevejam valores de pagamento superiores de trabalho suplementar relativamente ao que prevê o Código do Trabalho Acórdão n.º 602/2013 do Tribunal Constitucional A norma do artigo 7.º, n.º 4, da Lei n.º 23/2012 não foi considerada inconstitucional. Ficam suspensas durante dois anos, a contar da data da entrada em vigor da presente lei, as disposições de instrumentos de regulamentação colectiva de trabalho e as cláusulas de contratos de trabalho que disponham sobre: a) Acréscimos de pagamento de trabalho suplementar superiores aos estabelecidos pelo Código do Trabalho; b) Retribuição do trabalho normal prestado em dia feriado, ou descanso compensatório por essa mesma prestação, em empresa não obrigada a suspender o funcionamento nesse dia. CONSEQUÊNCIA - a aplicação dos valores previstos nos Código do Trabalho para os acréscimos devidos pela prestação de trabalho suplementar e a retribuição do trabalho normal prestado em dia feriado ou descanso compensatório por essa mesma prestação, em empresa não obrigada a suspender o funcionamento nesse dia, não enferma de qualquer vicio de inconstitucionalidade, pelo que pode ser mantida pelas empresas até 31 de Julho de 2014.

8 3. Redução para metade dos valores previstos em IRCT relativamente ao trabalho suplementar, decorrido que seja o período de suspensão de 2 anos Inconstitucionalidade, com força obrigatória geral, da norma do artigo 7.º, n.º 5, da Lei n.º 23/2012, na parte em que se reporta às disposições de IRCT. Acórdão n.º 602/2013 do Tribunal Constitucional Art.º 7.º, n.º 5 da Lei n.º 23/2012: Decorrido o prazo de dois anos referido no número anterior sem que as referidas disposições ou cláusulas tenham sido alteradas, os montantes por elas previstos são reduzidos para metade, não podendo ser inferiores aos estabelecidos pelo Código do Trabalho. CONSEQUÊNCIA: Findo o prazo de 2 anos de suspensão previsto no n.º 4 do art.º 7.º da Lei n.º 23/2012, mantêm-se as disposições dos IRCT que não tenham sido negociadas posteriormente a 1 de Agosto de 2012, nas matérias relacionadas com acréscimos de pagamento de trabalho suplementar e retribuição do trabalho normal prestado em dia feriado, ou descanso compensatório por essa mesma prestação, em empresa não obrigada a suspender o funcionamento nesse dia, sem qualquer redução para metade.

9 Possibilidade da manutenção da redução dos acréscimos devidos pela prestação de trabalho suplementar até final de 2014: Acórdão n.º 602/2013 do Tribunal Constitucional O Governo admite prolongar até ao final do ano a redução do valor do trabalho extraordinário introduzida no Código do Trabalho pela Lei n.º 23/2012, de 25 de Junho, que constem de IRCT. Esta medida corresponde a uma reivindicação das confederações patronais, em particular da CIP, e significa que os valores dos acréscimos devidos pela prestação do trabalho suplementar constantes de IRCT manter-se-ão reduzidos a metade para além de 31 de Julho deste ano.

10 4. Majoração do período anual de férias Inconstitucionalidade, com força obrigatória geral, do art.º 7.º, n.º 3 da Lei n.º 23/2012, de 25 de Junho, na parte em que se reporta às disposições de IRCT. Acórdão n.º 602/2013 do Tribunal Constitucional Art.º 7.º, n.º 3 da Lei n.º 23/2012: as majorações ao período anual de férias, estabelecidos em disposições de IRCT ou cláusulas de contratos de trabalho posteriores a 1 de Dezembro de 2003 e anteriores a 1 de Agosto de 2012, seriam reduzidas em montante equivalente até 3 dias. CONSEQUÊNCIA: a majoração ao período de férias prevista em IRCT mantém-se, devendo ter sido reposta ainda no ano de 2013.

11 5. Despedimento por extinção do posto de trabalho Declarar a inconstitucionalidade, com força obrigatória geral, da norma do artigo 368.º, n.º 2 do Código do Trabalho. Acórdão n.º 602/2013 do Tribunal Constitucional Art.º 368.º, n.º 2 do Código do Trabalho (alt. pela Lei n.º 23/2012): Havendo na secção ou estrutura equivalente, uma pluralidade de postos de trabalho de conteúdo funcional idêntico, para determinação do posto de trabalho a extinguir, cabe ao empregador definir, por referência aos respectivos titulares, critérios relevantes e não discriminatórios face aos objectivos subjacentes à extinção do posto de trabalho. CONSEQUÊNCIA: a repristinação dos critérios previstos no art.º 368.º, n.º 2 do Código do Trabalho antes da Lei n.º 23/2012: havendo na secção ou estrutura equivalente uma pluralidade de postos de trabalho de conteúdo funcional idêntico, para concretização do posto de trabalho a extinguir, o empregador deve observar, por referencia aos respectivos titulares, a seguinte ordem de critérios: i. menor antiguidade no posto de trabalho; ii. menor antiguidade na categoria profissional; iii. classe inferior da mesma categoria profissional; iv. menor antiguidade na empresa.

12 5. Despedimento por extinção do posto de trabalho (cont.) Declarar a inconstitucionalidade, com força obrigatória geral, da norma do artigo 368.º, n.º 4 do Código do Trabalho. Acórdão n.º 602/2013 do Tribunal Constitucional O n.º 4 do art.º 368.º do Código do Trabalho visa concretizar o segundo dos requisitos cumulativos do despedimento por extinção do posto de trabalho, que exige que seja praticamente impossível a subsistência da relação de trabalho (cfr. n.º 1, al. b) do mesmo artigo). CONSEQUÊNCIA: a repristinação da exigência do empregador, no âmbito de um processo de despedimento por extinção do posto de trabalho, ter de demonstrar que não dispõe de posto de trabalho alternativo compatível com a categoria profissional do trabalhador (art.º 368.º, n.º 4 do Código do Trabalho, na redacção anterior à Lei n.º 23/2012), para que o despedimento por extinção do posto de trabalho seja considerado licito.

13 5. Despedimento por extinção do posto de trabalho (cont.) Na sequência deste Acórdão do Tribunal Constitucional, foi aprovada no Conselho de Ministros de 13 de Fevereiro de 2014, a proposta de Lei n.º 207/XII (6.ª alteração do Código do Trabalho). Despedimento por extinção de posto de trabalho: o empregador ficará assim obrigado a observar a seguinte ordem de critérios: Acórdão n.º 602/2013 do Tribunal Constitucional a) Pior avaliação de desempenho, com parâmetros previamente conhecidos pelo trabalhador; b) Menores habilitações académicas e profissionais; c) Maior onerosidade pela manutenção do vínculo laboral do trabalhador para a empresa; d) Menor experiência na função; e) Menor antiguidade na empresa. Manutenção da obrigação do empregador não dispor de outro posto de trabalho compatível com a categoria profissional do trabalhador.

14 6. Despedimento por inadaptação Inconstitucionalidade, com força obrigatória geral, da norma do art.º 9.º, n.º 2, da Lei n.º 23/2012, na parte em que procedeu à revogação da alínea d) do n.º 1 do art.º 375.º do Código do Trabalho (despedimento por inadaptação). Acórdão n.º 602/2013 do Tribunal Constitucional A alínea d) do n.º 1 do art.º 375.º do Código do Trabalho previa, na anterior redacção, como requisito de licitude do despedimento por inadaptação, que não existisse na empresa outro posto de trabalho disponível e compatível com a qualificação profissional do trabalhador. Esta exigência estava ligada ao requisito da impossibilidade prática da subsistência da relação de trabalho, que actualmente apenas consta da parte final do n.º 1 do art.º 374.º do Código do Trabalho. CONSEQUÊNCIA: a repristinação da exigência do empregador demonstrar que, no âmbito de um processo de despedimento por inadaptação, não dispõe de posto de trabalho disponível e compatível com a qualificação profissional do trabalhador.

15 6. Despedimento por inadaptação (cont.) Na sequência deste Acórdão do Tribunal Constitucional, foi aprovada no Conselho de Ministros de 13 de Fevereiro de 2014, a proposta de Lei n.º 207/XII (6.ª alteração do Código do Trabalho). Acórdão n.º 602/2013 do Tribunal Constitucional Despedimento por inadaptação: introdução do requisito da inexistência na empresa de outro posto de trabalho disponível e compatível com a categoria profissional do trabalhador.

16 Lei n.º 69/2013, de 30 de Agosto Compensações devidas pela cessação do contrato de trabalho

17 1. Contrato de trabalho celebrado até a) Período de duração do contrato até : Compensação devida pela cessação de contrato i) CONTRATO DE TRABALHO SEM TERMO - Para efeitos de cálculo de compensação, o período decorrido até 31 de Outubro de 2012 reger-se-á pelas disposições do CT 2009, ou seja, o valor da compensação corresponde a 30 dias de retribuição base e diuturnidades por cada ano completo de antiguidade, sendo calculado proporcionalmente em caso de fracção de ano; ii) CONTRATO DE TRABALHO A TERMO: o montante da compensação corresponde a 3 ou 2 dias de retribuição base e diuturnidades por cada mês de duração do contrato, consoante o contrato dure até 6 meses ou mais de 6 meses.

18 1. Contrato de trabalho celebrado até (cont.) b) Período de duração do contrato de a : O montante da compensação corresponde a 20 dias de retribuição base e diuturnidades por cada ano completo de antiguidade, calculado proporcionalmente em caso de fracção de ano; Compensação devida pela cessação de contrato c) Período de duração do contrato a partir de : O valor da compensação corresponde à soma dos seguintes montantes: i) A 18 dias de retribuição base e diuturnidades por cada ano completo de antiguidade, no que respeita aos três primeiros anos de duração do contrato (aplica-se apenas nos casos em que o contrato de trabalho, a 1 de Outubro de 2013, ainda não tenha atingido a duração de 3 anos); ii) A 12 dias de retribuição base e diuturnidades por cada ano completo de antiguidade, nos anos subsequentes. d) No caso de contrato de trabalho sem termo, o montante total da compensação calculado nos termos das alíneas a), b) e c) não pode ser inferior a três meses de retribuição base e diuturnidades.

19 2. Contrato de trabalho celebrados de até a) Período de duração do contrato de a : O montante da compensação corresponde a 20 dias de retribuição base e diuturnidades por cada ano completo de antiguidade, calculado proporcionalmente em caso de fracção de ano; Compensação devida pela cessação de contrato sem termo e a termo b) Período de duração do contrato a partir de : O valor da compensação corresponde à soma dos seguintes montantes: i) A 18 dias de retribuição base e diuturnidades por cada ano completo de antiguidade, no que respeita aos três primeiros anos de duração do contrato (aplica-se apenas nos casos em que o contrato de trabalho, a 1 de Outubro de 2013, ainda não tenha atingido a duração de 3 anos); ii) A 12 dias de retribuição base e diuturnidades por cada ano completo de antiguidade, nos anos subsequentes.

20 3. Contrato de trabalho sem termo celebrado após Compensação devida pela cessação de contrato sem termo O montante da compensação corresponde a 12 dias de retribuição base e diuturnidades por cada ano completo de antiguidade, Em caso de fracção de ano, o montante da compensação é calculado proporcionalmente

21 4. Contratos de trabalho a termo celebrados após (incluindo renovações extraordinárias) a) Contrato de trabalho a termo certo: Compensação corresponde a 18 dias de retribuição base e diuturnidades por cada ano de antiguidade; Compensação devida pela cessação de contrato a termo b) Contrato de trabalho a termo incerto: o montante da compensação corresponde à soma dos seguintes montantes: i) A 18 dias de retribuição base e diuturnidades por cada ano completo de antiguidade, no que respeita aos três primeiros anos de duração do contrato; ii) A 12 dias de retribuição base e diuturnidades por cada ano completo de antiguidade, nos anos subsequentes.

22 Relativamente ao período a partir de : O valor da retribuição base e diuturnidades a ter em consideração não pode ser superior a 20 X RMMG (actualmente 9.700,00); Compensação devida pela cessação de contrato O valor diário da retribuição base e diuturnidades é o resultado da divisão por 30 da retribuição base mensal e diuturnidades; Em caso de fracção de ano, o montante da compensação é calculado proporcionalmente.

23 Compensação devida pela cessação de contrato Se, a , o trabalhador já tiver direito a uma compensação no valor correspondente a 12 X a retribuição base mensal e diuturnidades ou a 240 X RMMG ( ,00), ou montante superior, mantém esse direito, mas a antiguidade congela ; Se o trabalhador não tiver atingido os limites atrás mencionados, a sua compensação será calculada nos termo do Código do Trabalho de 2009 até 31 de Outubro de 2012, e nos termos anteriormente explicados a partir desta data (Lei n.º 69/2013), não podendo a compensação exceder 12 vezes a retribuição base mensal e diuturnidades do trabalhador ou 240 X RMMG (actualmente ,00); Este regime tem natureza imperativa, sendo aplicável a todos os contratos de trabalho e IRCT anteriores a esta legislação.

24 Cessação do contrato de trabalho na sequência de : Aplicação desta forma de cálculo de compensação Caducidade (contratos a termo, extinção de pessoa colectiva, encerramento da empresa e insolvência); Despedimento colectivo; Extinção de posto de trabalho; Inadaptação; Comissão de serviço; Resolução do contrato pelo trabalhador na sequência de transferência de local de trabalho que lhe causou prejuízo sério.

25 OUTROS TEMAS RENOVAÇÕES EXTRAORDINÁRIAS SMMG

26 Renovação extraordinária dos contratos de trabalho a termo certo Aplicação aos contratos de trabalho a termo certo que atinjam os limites máximos de duração até 8 de Novembro de 2015; Possibilidade de existirem duas renovações extraordinárias; Lei n.º 76/2013, de 7 de Novembro As duas renovações extraordinárias não podem, no total, ter duração superior a 12 meses; A duração de cada renovação extraordinária não pode ser inferior a 1/6 da duração máxima do contrato de trabalho a termo certo ou da sua duração efectiva, consoante a que for inferior; O limite da vigência do contrato de trabalho a termo certo objectivo de renovação extraordinária é 31 de Dezembro de 2016.

27 Actualização do valor da RMMG RMMG Evolução do valor da RMMG: , , , , , ,00 (?) Proposta de aumento para 500,00, em principio apenas para Janeiro de 2015.

28 OBRIGADO. Francisco Espregueira Mendes 08/05/2014

COMPENSAÇÃO DEVIDA PELA CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO LEI N.º 69/2013, DE 30 DE AGOSTO

COMPENSAÇÃO DEVIDA PELA CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO LEI N.º 69/2013, DE 30 DE AGOSTO PÓS-TROIKA O QUE MUDOU NOS DESPEDIMENTOS? Autora: Sofia Pamplona, Associada na TELLES. COMPENSAÇÃO DEVIDA PELA CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO LEI N.º 69/2013, DE 30 DE AGOSTO 1 CONTRATO DE TRABALHO CELEBRADO

Leia mais

Código do Trabalho e Acórdão do Tribunal Constitucional

Código do Trabalho e Acórdão do Tribunal Constitucional Código do Trabalho e Acórdão do Tribunal Constitucional O Acórdão do Tribunal Constitucional nº 602/2013, de 20 de Setembro considerou inconstitucionais, com força obrigatória geral e com efeitos reportados

Leia mais

GESTMAV Consultoria de Gestão, Lda.

GESTMAV Consultoria de Gestão, Lda. CONTABILIDADE FISCALIDADE APOIO À GESTÃO RECURSOS HUMANOS PROJECTOS EMPRESARIAIS ALTERAÇÃO AO CÓDIGO DO TRABALHO CONTACTOS: Praça Machado dos Santos, nº 113 1º Sala 1 4440 511 Valongo Tel: (+351) 224224060

Leia mais

Circular nº 15/2012. Assunto: Alterações ao Código do Trabalho. 24 de Julho de Caro Associado,

Circular nº 15/2012. Assunto: Alterações ao Código do Trabalho. 24 de Julho de Caro Associado, Circular nº 15/2012 24 de Julho de 2012 Assunto: Alterações ao Código do Trabalho Caro Associado, Foi publicada no Diário da República, no passado dia 25 de Junho, a Lei nº. 23/2012, de 25 de Junho, que

Leia mais

NOVAS REGRAS DO TRABALHO. Funchal, 27 de Setembro de 2012

NOVAS REGRAS DO TRABALHO. Funchal, 27 de Setembro de 2012 NOVAS REGRAS DO TRABALHO Funchal, 27 de Setembro de 2012 Lei 23/2012, de 15 de Junho (altera Código do Trabalho) (início vigência 1 de Agosto de 2012) OBRIGAÇÕES ADMINISTRATIVAS Cátia Henriques Fernandes

Leia mais

Circular 2012 / 05 01/08/2012

Circular 2012 / 05 01/08/2012 Circular 2012 / 05 01/08/2012 Estimado Cliente, Na sequência das alterações ao Código do Trabalho, entretanto publicadas, e que hoje entram em vigor, as quais resultaram do Compromisso para o Crescimento,

Leia mais

AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO. (introduzidas pela Lei nº 23/2012, de 25 de Junho)

AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO. (introduzidas pela Lei nº 23/2012, de 25 de Junho) AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO (introduzidas pela Lei nº 23/2012, de 25 de Junho) INTRODUÇÃO Face à relevância prática das alterações introduzidas ao Direito do Trabalho pela Lei nº 23/2012,

Leia mais

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO ALCANENA, 27 JUNHO 2012 PRINCIPAIS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TERESA CARDOSO FORMAÇÃO INICIAL INSPECTORES DO 1 A Proposta de Lei 46/XII, que procede à terceira revisão do Código do Trabalho, aprovado pela

Leia mais

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO. Junho de 2012

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO. Junho de 2012 PRINCIPAIS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO Junho de 2012 CONTRATO DE TRABALHO A TERMO DE MUITO CURTA DURAÇÃO CONTRATO DE TRABALHO A TERMO DE MUITO CURTA DURAÇÃO Prazo inicial de 15 dias 70 dias, no mesmo

Leia mais

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO PRINCIPAIS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO Luís Castro Janeiro de 2013 Lei n.º 3/2012, 10 de Janeiro CONTRATO DE TRABALHO A TERMO Regime previsto no Código do Trabalho Número máximo de renovações: 3 Duração

Leia mais

Briefing Laboral # 5 1

Briefing Laboral # 5 1 Briefing Laboral # 5 1 ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO Lei n.º 23/2012, de 25 de Junho No passado dia 25 de Junho foi publicada a Lei n.º 23/2012, que procede à terceira alteração ao Código do Trabalho,

Leia mais

ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO. Lei nº 23/2012, de 25 de Junho

ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO. Lei nº 23/2012, de 25 de Junho ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO Lei nº 23/2012, de 25 de Junho Aproxima-se o dia um de Agosto, data em que entram em vigor as novas alterações ao Código do Trabalho, as quais foram já objecto de uma acção

Leia mais

Súmula das alterações ao Código do Trabalho (documento elaborado pela AICCOPN remetido às Empresas nela Associadas).

Súmula das alterações ao Código do Trabalho (documento elaborado pela AICCOPN remetido às Empresas nela Associadas). Súmula das alterações ao Código do Trabalho (documento elaborado pela AICCOPN remetido às Empresas nela Associadas). I. Flexibilidade do tempo de trabalho Banco de horas Para além do banco de horas individual,

Leia mais

AS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO

AS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO AS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO 2012, Outubro, 29 LEI Nº 23/2012, 25 DE JUNHO 2 ORGANIZAÇÃO DOS TEMPOS DE TRABALHO 3 1 BANCO DE HORAS 4 Lei nº 23/2012, 25 Junho Artigo 208º-A A partir de 1 de Agosto

Leia mais

do Trabalho vigor as alterações ao Código do Trabalho introduzidas pela Lei n.º 23/2012, de 25 de junho.

do Trabalho vigor as alterações ao Código do Trabalho introduzidas pela Lei n.º 23/2012, de 25 de junho. Alteração ao Código C do Trabalho ATENÇÃO A partir do dia 1 de agosto de 2012, entram em vigor as alterações ao Código do Trabalho introduzidas pela Lei n.º 23/2012, de 25 de junho. Neste documento damos

Leia mais

ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO 4 de Setembro de 2012

ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO 4 de Setembro de 2012 ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO 4 de Setembro de 2012 1. INTRODUÇÃO Foi publicada no Diário da República em 25 de Junho de 2012 a Lei n.º 23/2012, de 25 de Junho, que procede à terceira alteração ao Código

Leia mais

O Cálculo da Compensação. Artigo 366.º, número 1 do Código do Trabalho

O Cálculo da Compensação. Artigo 366.º, número 1 do Código do Trabalho ALTERAÇÃO DA FÓRMULA DE CÁLCULO DAS COMPENSAÇÕES DEVIDAS POR CESSAÇÃO DE CONTRATO POR CAUSAS OBJECTIVAS, POR INADAPTAÇÃO E AINDA POR CADUCIDADE DE CONTRATOS A TERMO. Súmula prática da Lei 69/2013, de 30

Leia mais

ALTERAÇÃO CÓDIGO DO TRABALHO

ALTERAÇÃO CÓDIGO DO TRABALHO 12-09-2012 ALTERAÇÃO CÓDIGO DO TRABALHO Em anexo enviamos um resumo elaborado pelo nosso advogado, Dr. João Pombo Lopes, com as alterações mais importantes no Código do Trabalho. Relembramos que vamos

Leia mais

Alterações ao Código do Trabalho Segunda, 23 Setembro :54 - Actualizado em Segunda, 23 Setembro :04

Alterações ao Código do Trabalho Segunda, 23 Setembro :54 - Actualizado em Segunda, 23 Setembro :04 No passado dia 30 de Agosto foram publicados dois diplomas com efeitos significativos nas relações de trabalho a Lei n.º 69/2013, que altera o valor das compensações devidas pela cessação do contrato de

Leia mais

Lei 23/2012, de 25 de Junho, que procede à terceira alteração ao Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro.

Lei 23/2012, de 25 de Junho, que procede à terceira alteração ao Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro. Lei 23/2012, de 25 de Junho, que procede à terceira alteração ao Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro. A Lei 23/2012, de 25 de Junho, procede à terceira alteração ao Código

Leia mais

TEXTO INTEGRAL. Artigo 1.º Objeto

TEXTO INTEGRAL. Artigo 1.º Objeto DATA: Sexta-feira, 30 de agosto de 2013 NÚMERO: 167 SÉRIE I EMISSOR: Assembleia da República DIPLOMA: Lei n.º 69/2013 SUMÁRIO: Procede à quinta alteração ao Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009,

Leia mais

Novidades Legislativas

Novidades Legislativas Lei 3/2012, de 10 de Janeiro que estabelece um regime de renovação extraordinária dos contratos de trabalho a termo certo Foi publicada, no passado dia 10 de Janeiro de 2012 a Lei 3/2012 que estabelece

Leia mais

Encerramento nas pontes, majorações, banco de horas

Encerramento nas pontes, majorações, banco de horas Saudade e Silva - Serviços de Contabilidade, Lda. Alterações ao Código do Trabalho - Lei nº 23/2012, de 25 de Junho Encerramento nas pontes, majorações, banco de horas Conheça as dez alterações que o código

Leia mais

26 de Novembro de Apresentação Geral

26 de Novembro de Apresentação Geral Apresentação Geral 2 A F. Castelo Branco & Associados, Sociedade de Advogados RL foi constituída em 1989, possuindo um cariz internacional marcante desde a sua constituição, nomeadamente através das associações

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA DIREÇÃO DE SERVIÇOS DE APOIO TÉCNICO E SECRETARIADO DIVISÃO DE APOIO AO PLENÁRIO

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA DIREÇÃO DE SERVIÇOS DE APOIO TÉCNICO E SECRETARIADO DIVISÃO DE APOIO AO PLENÁRIO ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA DIREÇÃO DE SERVIÇOS DE APOIO TÉCNICO E SECRETARIADO DIVISÃO DE APOIO AO PLENÁRIO Informação N.º 181/DAPLEN/2013 31 de julho Assunto: Quinta alteração ao Código do Trabalho, aprovado

Leia mais

25 de Junho 2012 Direito do Trabalho

25 de Junho 2012 Direito do Trabalho TERCEIRA REVISÃO DO CÓDIGO DE TRABALHO A revisão ora em análise, publicada hoje, surge no âmbito do Memorando de Entendimento sobre as Condicionalidades de Política Económica de Maio de 2011 (doravante

Leia mais

Lei n.º 53/2011. de 14 de Outubro

Lei n.º 53/2011. de 14 de Outubro Lei n.º 53/2011 de 14 de Outubro Procede à segunda alteração ao Código do Trabalho, aprovado em anexo à Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro, estabelecendo um novo sistema de compensação em diversas modalidades

Leia mais

Informação Sindical. Atenção às alterações ao Código do Trabalho

Informação Sindical. Atenção às alterações ao Código do Trabalho Informação Sindical 30-JULHO-2012 Atenção às alterações ao Código do Trabalho Alterações entram em vigor no dia 1 de Agosto Novas normas sobre feriados e férias só se aplicam em 2013 SJ expectante de declaração

Leia mais

Negociação Colectiva em 2013

Negociação Colectiva em 2013 Negociação Colectiva em 2013 VARIAÇÃO SALARIAL 4 3 2 1 0-1 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013-2 -3 IPC Variação Nominal Variação Real Fontes: BTE/DGERT 1 Negociação Colectiva em 2013

Leia mais

O IMPACTO DAS MEDIDAS DA TROIKA E PROGRAMA DO GOVERNO SOBRE O MERCADO LABORAL

O IMPACTO DAS MEDIDAS DA TROIKA E PROGRAMA DO GOVERNO SOBRE O MERCADO LABORAL O IMPACTO DAS MEDIDAS DA TROIKA E PROGRAMA DO GOVERNO SOBRE O MERCADO LABORAL 1 - Legislação de protecção do emprego 1.1 Redução da indemnização por despedimento (despedimento colectivo, extinção do posto

Leia mais

Laranjeiro dos Santos & Associados Sociedade de Advogados RL

Laranjeiro dos Santos & Associados Sociedade de Advogados RL Nota Informativa 1/2012: Alterações relevantes em matéria Processamento Salarial e Encargos Sociais I. Comissão Permanente de Concertação Social Alterações à tipologia contratual: Alargamento da duração

Leia mais

Informação aos Associados nº 130.V3

Informação aos Associados nº 130.V3 Data 26 de Julho de 2012 actualizada a 28 de Outubro de 2015 Assunto: Tema: Compensação pela caducidade de contratos a termo Assuntos Laborais - Alteração ao Código de Trabalho Nota de abertura: a presente

Leia mais

TRANSPORTES & NEGÓCIOS SEMINÁRIO DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO BOAS PRÁTICAS LABORAIS

TRANSPORTES & NEGÓCIOS SEMINÁRIO DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO BOAS PRÁTICAS LABORAIS TRANSPORTES & NEGÓCIOS SEMINÁRIO DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO 05-2011 BOAS PRÁTICAS LABORAIS MEMORANDO DE ENTENDIMENTO PRINCIPAIS MEDIDAS LABORAIS 2 Memorando de Entendimento Principais Medidas Laborais O

Leia mais

Nota: Todos os preceitos desacompanhados de referência ao respectivo diploma pertencem ao Código do Trabalho.

Nota: Todos os preceitos desacompanhados de referência ao respectivo diploma pertencem ao Código do Trabalho. Lei n.º 53/2011 de 14 de Outubro, que procede à segunda alteração ao Código do Trabalho, aprovado em anexo à Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro, estabelecendo um novo sistema de compensação em diversas

Leia mais

Newsletter. Direito do Trabalho

Newsletter. Direito do Trabalho Newsletter 1 Julho 2014 REGRAS PARA CÁLCULO DAS COMPENSAÇÕES EMERGENTES DA CESSAÇÃO NÃO ILÍCITA DE CONTRATO DE TRABALHO NAS SEGUINTES SITUAÇÕES PREVISTAS NO CÓDIGO DO TRABALHO, APROVADO PELA LEI N.º 7/2009,

Leia mais

Circular nº 25/ de Setembro de Assunto: LEGISLAÇÃO LABORAL. Caros Associados,

Circular nº 25/ de Setembro de Assunto: LEGISLAÇÃO LABORAL. Caros Associados, Circular nº 25/2013 25 de Setembro de 2013 Assunto: LEGISLAÇÃO LABORAL Caros Associados, Recentemente foram publicados vários diplomas legais na área da legislação laboral, que levamos ao conhecimento

Leia mais

Direito a férias (art.ºs 237º ss do Código de Trabalho)

Direito a férias (art.ºs 237º ss do Código de Trabalho) Direito a férias (art.ºs 237º ss do Código de Trabalho) Nos termos do Código de Trabalho ( CT ) em vigor, aprovado pela Lei nº 07/2009 de 12/02, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 23/2012, de

Leia mais

Projecto de Lei n.º 748/XIII/3.ª. Exposição de motivos

Projecto de Lei n.º 748/XIII/3.ª. Exposição de motivos Projecto de Lei n.º 748/XIII/3.ª Altera a Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro, que aprova o Código do Trabalho e a Lei n.º 35/2014, de 20 de Junho, que aprova a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas,

Leia mais

Conferência do Dr. Rui Assis Museu Municipal da Póvoa de Varzim 16/02/2012. Elaborado por Ana Carla Teixeira

Conferência do Dr. Rui Assis Museu Municipal da Póvoa de Varzim 16/02/2012. Elaborado por Ana Carla Teixeira Conferência do Dr. Rui Assis Museu Municipal da Póvoa de Varzim 16/02/2012 Elaborado por Ana Carla Teixeira 1 Nesta conferência, o Dr. Rui Assis, abordou com uma enorme clareza os seguintes temas: I- A

Leia mais

SUMÁRIO: Procede à terceira alteração ao Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro.

SUMÁRIO: Procede à terceira alteração ao Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro. DATA: Segunda-feira, 25 de junho de 2012 NÚMERO: 121 SÉRIE I EMISSOR: Assembleia da República DIPLOMA: Lei n.º 23/2012 SUMÁRIO: Procede à terceira alteração ao Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º

Leia mais

EXTINÇÃO DO POSTO DE TRABALHO CRITÉRIOS DE SELECÇÃO INADAPTAÇÃO MEDIDA ESTÍMULO EMPREGO MEDIDA ESTÁGIOS EMPREGO

EXTINÇÃO DO POSTO DE TRABALHO CRITÉRIOS DE SELECÇÃO INADAPTAÇÃO MEDIDA ESTÍMULO EMPREGO MEDIDA ESTÁGIOS EMPREGO Principais pontos EXTINÇÃO DO POSTO DE TRABALHO CRITÉRIOS DE SELECÇÃO INADAPTAÇÃO MEDIDA ESTÍMULO EMPREGO MEDIDA ESTÁGIOS EMPREGO ALTERAÇÕES OE 2015(LABORAL E SEG. SOCIAL) ACTUALIZAÇÃODARMMG(SMN) REDUÇÃODA

Leia mais

A diminuição da retribuição pelo empregador

A diminuição da retribuição pelo empregador A diminuição da retribuição pelo empregador A questão da diminuição da retribuição dos trabalhadores pelo empregador é uma questão de particular relevância, tendo em atenção a necessidade que, por vezes,

Leia mais

Descarregue gratuitamente atualizações online em Código do Trabalho Col. Legislação (06720.

Descarregue gratuitamente atualizações online em  Código do Trabalho Col. Legislação (06720. orquê as atualizações aos livros da COL. LEGISLAÇÃO? O panorama legislativo nacional é bastante mutável, sendo constante a publicação de novos diplomas. Ao disponibilizar novas atualizações, a ORTO EDITORA

Leia mais

Serviço de Apoio Jurídico

Serviço de Apoio Jurídico Serviço de Apoio Jurídico Legislação Útil SUBSECÇÃO X Férias Artigo 237.º Direito a férias 1 O trabalhador tem direito, em cada ano civil, a um período de férias retribuídas, que se vence em 1 de Janeiro.

Leia mais

Workshop Regras na marcação do período de férias

Workshop Regras na marcação do período de férias Workshop Regras na marcação do período de férias Enquadramento legal: - Cláusula 41.º e segs. Convenção; - Arts. 237.º e segs. do Código do Trabalho. Cláusula 41.ª Direito a férias O trabalhador tem direito

Leia mais

Proposta de alteração à PPL 136/XIII/4ª. Artigo 8.º. Artigo 32.º-B

Proposta de alteração à PPL 136/XIII/4ª. Artigo 8.º. Artigo 32.º-B Artigo 8.º Artigo 32.º-B 1 -. 2 -. 3 - Se no prazo referido no número anterior o serviço com competência inspetiva do ministério responsável pela área laboral não marcar data para o referendo, a entidade

Leia mais

Despedimento por inadaptação. Novo regime legal e análise do Acórdão 602/2013 do Tribunal Constitucional

Despedimento por inadaptação. Novo regime legal e análise do Acórdão 602/2013 do Tribunal Constitucional Despedimento por inadaptação Novo regime legal e análise do Acórdão 602/2013 do Tribunal Constitucional Alterações ao Código do Trabalho Lei n.º 120/2015,de 1 de setembro, reforça os direitos de maternidade

Leia mais

COMPROMISSO TRIPARTIDO PARA O CRESCIMENTO, A COMPETITIVIDADE E O EMPREGO

COMPROMISSO TRIPARTIDO PARA O CRESCIMENTO, A COMPETITIVIDADE E O EMPREGO COMPROMISSO TRIPARTIDO PARA O CRESCIMENTO, A COMPETITIVIDADE E O EMPREGO COMPARAÇÃO COM O COM A O QUE DIZ O COM A DESPEDIMENTOS - Nova forma de despedimento por não serem atingidos objectivos previamente

Leia mais

1 - Devem ser gozados em continuidade o descanso semanal obrigatório e um período de onze horas correspondente ao descanso diário estabelecido no

1 - Devem ser gozados em continuidade o descanso semanal obrigatório e um período de onze horas correspondente ao descanso diário estabelecido no 1 - Devem ser gozados em continuidade o descanso semanal obrigatório e um período de onze horas correspondente ao descanso diário estabelecido no artigo 214.º 2 - O período de onze horas referido no número

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 120/XII/2.ª. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 120/XII/2.ª. Exposição de Motivos PL 636/2012 2012.12.27 Exposição de Motivos O Programa do XIX Governo Constitucional prevê um conjunto de novas políticas dirigidas ao crescimento, à competitividade e ao emprego. Assenta o mesmo Programa

Leia mais

REVISÃO DO CÓDIGO DO TRABALHO CONDIÇÕES DA UGT PARA UM ACORDO (19/06/08)

REVISÃO DO CÓDIGO DO TRABALHO CONDIÇÕES DA UGT PARA UM ACORDO (19/06/08) REVISÃO DO CÓDIGO DO TRABALHO CONDIÇÕES DA UGT PARA UM ACORDO (19/06/08) 1. Não aceitação da introdução de novos motivos para despedimento individual com justa causa (despedimento por inadaptação funcional).

Leia mais

Grupo Parlamentar. Proposta de Alteração à Proposta de Lei n.º 136/XIII/3ª

Grupo Parlamentar. Proposta de Alteração à Proposta de Lei n.º 136/XIII/3ª Grupo Parlamentar Proposta de Alteração à Proposta de Lei n.º 136/XIII/3ª Ao abrigo das disposições constitucionais, legais e regimentais aplicáveis, os Deputados abaixo assinados apresentam a seguinte

Leia mais

A Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas. A extinção do vínculo de emprego público

A Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas. A extinção do vínculo de emprego público A Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas A extinção do vínculo de emprego público Lisboa e Porto, Outubro e Novembro de 2015 Extinção do vínculo 2 A cessação na TFP LTFP Caducidade Art.º 291.º Caducidade

Leia mais

2012: Ano em Revista Ano em Revista. Direito do Trabalho

2012: Ano em Revista Ano em Revista. Direito do Trabalho 2012 Ano em Revista Direito do Trabalho 0 Grupo de Direito do Trabalho A Macedo Vitorino & Associados foi constituída em 1996, concentrando a sua actividade na assessoria a clientes nacionais e estrangeiros

Leia mais

NOTAS SOBRE A LEI N.º 59/2008, DE 11 DE SETEMBRO

NOTAS SOBRE A LEI N.º 59/2008, DE 11 DE SETEMBRO NOTAS SOBRE A LEI N.º 59/2008, DE 11 DE SETEMBRO O corpo da Lei n.º 59/2008, de 11 de Setembro, que aprovou o Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas, aplicável também ao pessoal docente da

Leia mais

Propostas na área do Trabalho e Segurança Social

Propostas na área do Trabalho e Segurança Social Propostas na área do Trabalho e Segurança Social Proposta de Alteração PROPOSTA DE LEI N.º 103/XII ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2013 Capítulo I Aprovação do Orçamento Artigo 7.º Transferências orçamentais

Leia mais

ÍNDICE. Págs. NOTA PRÉVIA... 5 ABREVIATURAS 9

ÍNDICE. Págs. NOTA PRÉVIA... 5 ABREVIATURAS 9 ÍNDICE NOTA PRÉVIA.............. 5 ABREVIATURAS 9.' 1.0 Direito do Trabalho: o quê, porquê e para quê?................... 11 2. Noção, objecto e características gerais do Direito do Trabalho....... 21

Leia mais

NOVO CONTRATO COLECTIVO DE TRABALHO ENTRE A ANF E O SNF - MEMORANDO 1 - O novo CCT entra em vigor no dia 13 de Setembro de 2010.

NOVO CONTRATO COLECTIVO DE TRABALHO ENTRE A ANF E O SNF - MEMORANDO 1 - O novo CCT entra em vigor no dia 13 de Setembro de 2010. NOVO CONTRATO COLECTIVO DE TRABALHO ENTRE A ANF E O SNF - MEMORANDO 1 - I Observações gerais 1. Entrada em vigor (cl. 2.ª e Anexo I e II CCT) O novo CCT entra em vigor no dia 13 de Setembro de 2010. Os

Leia mais

Visão Panorâmica das Principais Alterações ao CÓDIGO DO TRABALHO. Luis Castro. Julho-2012

Visão Panorâmica das Principais Alterações ao CÓDIGO DO TRABALHO. Luis Castro. Julho-2012 Visão Panorâmica das Principais Alterações ao CÓDIGO DO TRABALHO Luis Castro Julho-2012 Objectivos: - Melhorar a legislação laboral, quer através da sua atualização e sistematização, quer mediante a agilização

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 36/XII. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 36/XII. Exposição de Motivos Proposta de Lei n.º 36/XII Exposição de Motivos O Estado Português, através da assinatura do Memorando de Políticas Económicas e Financeiras, assumiu perante a União Europeia, o Fundo Monetário Internacional

Leia mais

O Direito do Trabalho e as Organizações de Economia Social. Pedro Furtado Martins

O Direito do Trabalho e as Organizações de Economia Social. Pedro Furtado Martins O Direito do Trabalho e as Organizações de Economia Social Pedro Furtado Martins 1 PLANO DE EXPOSIÇÃO I. Introdução: objecto da exposição II. Uniformidade versus pluralismo no Direito do Trabalho português

Leia mais

O art.º 120º da LTFP, sob a epígrafe Limites da duração do trabalho suplementar determina o seguinte:

O art.º 120º da LTFP, sob a epígrafe Limites da duração do trabalho suplementar determina o seguinte: ASSUNTO: Do acréscimo remuneratório devido por prestação de trabalho suplementar em dia de descanso semanal e da possibilidade da sua fixação por instrumento de regulamentação coletiva Parecer n.º: INF_DSAJAL_LIR_4174/2018

Leia mais

Quinta Alteração ao Código do Trabalho Redução do valor da Compensação

Quinta Alteração ao Código do Trabalho Redução do valor da Compensação Setembro de 2013 Quinta Alteração ao Código do Trabalho Redução do valor da Compensação Foi recentemente publicada em Diário da República a Lei n.º 69/2013, de 30 de Agosto, que aprovou a quinta alteração

Leia mais

Atualidade Laboral. O Acórdão do Tribunal Constitucional sobre a Reforma Laboral de 2012

Atualidade Laboral. O Acórdão do Tribunal Constitucional sobre a Reforma Laboral de 2012 Atualidade Laboral O Acórdão do Tribunal Constitucional sobre a Reforma Laboral de 2012 David Carvalho Martins Advogado da Gómez-Acebo & Pombo Um ano depois da entrada em vigor da Lei n.º 23/2012, de 25

Leia mais

APLICAÇÃO DA LEI 23/2012 3ª REVISÃO CÓDIGO DO TRABALHO

APLICAÇÃO DA LEI 23/2012 3ª REVISÃO CÓDIGO DO TRABALHO APLICAÇÃO DA LEI 23/2012 3ª REVISÃO CÓDIGO DO TRABALHO A Lei nº23/2012 de 25 de Junho entrou em vigor no dia 01 de Agosto de 2012 PRINCIPAIS ALTERAÇÕES: Ponto 1 s A partir de 1 de Janeiro de 2013 são eliminados

Leia mais

2. Lei n.º 53/2011 de 14 de Outubro No passado dia 14 de Outubro de 2011, foi publicada a Lei n.º 53/2011 de 14 de Outubro que procedeu à segunda

2. Lei n.º 53/2011 de 14 de Outubro No passado dia 14 de Outubro de 2011, foi publicada a Lei n.º 53/2011 de 14 de Outubro que procedeu à segunda Introdução Com o presente manual é nosso objectivo proceder a uma análise das mais recentes alterações ao Código do Trabalho, com especial destaque para aquelas que terão um maior impacto na vida das empresas

Leia mais

OFÍCIO CIRCULAR Nº 2 / DGPGF / 2014

OFÍCIO CIRCULAR Nº 2 / DGPGF / 2014 OFÍCIO CIRCULAR Nº 2 / DGPGF / 2014 Às Escolas Básicas e Secundárias. Agrupamentos de Escolas Escolas Profissionais Públicas. X X X DATA: 2014/ Janeiro / 28 ASSUNTO: Processamento de Remunerações em 2014

Leia mais

AS MAIS RECENTES ALTERAÇÕES

AS MAIS RECENTES ALTERAÇÕES Para atingir tal escopo, o legislador identificou a necessidade de alterar: AS MAIS RECENTES ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO 19 de novembro de 2014 Centro Local do Grande Porto Susana Seabra Leitão por

Leia mais

VÍNCULOS Lei n.º 12-A/2008, de 27/02 -LVCR

VÍNCULOS Lei n.º 12-A/2008, de 27/02 -LVCR VÍNCULOS Lei n.º 12-A/2008, de 27/02 -LVCR (Com subordinação trabalho dependente) Modalidades art.º 9º Nomeação âmbito (Inexistente nas autarquias locais) Contrato: - Âmbito (art.º 20º) e modalidades (art.º

Leia mais

Jorge Ribeiro Mendonça Rita dos Reis Louro

Jorge Ribeiro Mendonça Rita dos Reis Louro Jorge Ribeiro Mendonça Rita dos Reis Louro sindicatos produtividade despedimento emprego trabalho contratar competitividade ACT igualdade mercado suplementar faltas contrato a termo compensações antiguidade

Leia mais

PROPOSTA DE ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2011 CÓDIGO DOS REGIMES CONTRIBUTIVOS DO SISTEMA PREVIDENCIAL DE SEGURANÇA SOCIAL

PROPOSTA DE ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2011 CÓDIGO DOS REGIMES CONTRIBUTIVOS DO SISTEMA PREVIDENCIAL DE SEGURANÇA SOCIAL Nº 2-2010 PROPOSTA DE ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2011 CÓDIGO DOS REGIMES CONTRIBUTIVOS DO SISTEMA PREVIDENCIAL DE SEGURANÇA SOCIAL 1. INTRODUÇÃO Foi apresentada na última sexta-feira, dia 15 de Outubro,

Leia mais

Alterações ao Código do Trabalho

Alterações ao Código do Trabalho 1 Alterações ao Código do Trabalho Medidas Impostas pela Troika Consultoria Financeira Consultor Sénior: José António Adrego j.adrego@amrconsult.com Data: 23 de Novembro de 2011 2 Alterações ao Código

Leia mais

informação nº 95.v2 Data 1 de Setembro de 2010 actualizada a 5 de Julho de 2013 Assunto: Direito a férias Laboral Tema:

informação nº 95.v2 Data 1 de Setembro de 2010 actualizada a 5 de Julho de 2013 Assunto: Direito a férias Laboral Tema: Data 1 de Setembro de 2010 actualizada a 5 de Julho de 2013 Assunto: Direito a férias Tema: Laboral O tema «Férias» suscita sempre muitas dúvidas e questões aos nossos associados. Por isso procuramos reunir

Leia mais

I SÉRIE ÍNDICE. Assembleia da República. Ministério das Finanças. Ministério dos Negócios Estrangeiros. Supremo Tribunal de Justiça

I SÉRIE ÍNDICE. Assembleia da República. Ministério das Finanças. Ministério dos Negócios Estrangeiros. Supremo Tribunal de Justiça I SÉRIE Segunda-feira, 25 de junho de 2012 Número 121 ÍNDICE Assembleia da República Lei n.º 23/2012: Procede à terceira alteração ao Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro....................................................................

Leia mais

SECÇÃO III Poder disciplinar

SECÇÃO III Poder disciplinar SECÇÃO III Poder disciplinar Artigo 328.º Sanções disciplinares 1 - No exercício do poder disciplinar, o empregador pode aplicar as seguintes sanções: a) Repreensão; b) Repreensão registada; c) Sanção

Leia mais

NEWSLETTER I LABORAL. NEWSLETTER LABORAL I Setembro, I Legislação em Destaque 2. II Legislação 4. III Jurisprudência 5

NEWSLETTER I LABORAL. NEWSLETTER LABORAL I Setembro, I Legislação em Destaque 2. II Legislação 4. III Jurisprudência 5 NEWSLETTER I LABORAL NEWSLETTER LABORAL I Setembro, 2013 I Legislação em Destaque 2 II Legislação 4 III Jurisprudência 5 NEWSLETTER LABORAL I LEGISLAÇÃO EM DESTAQUE Lei n.º 69/2013. D.R. n.º 167, Série

Leia mais

Outras Alterações ao Código do Trabalho

Outras Alterações ao Código do Trabalho Outras Alterações ao Código do Trabalho CLÁUDIA DO CARMO SANTOS de de 2012 ÍNDICE CONTRATO DE TRABALHO DE MUITO CURTA DURAÇÃO COMISSÃO DE SERVIÇO TRABALHO SUPLEMENTAR OBRIGAÇÕES DE COMUNICAÇÃO À ACT RENOVAÇÃO

Leia mais

CONTRATO DE TRABALHO (SEM TERMO) MODELO

CONTRATO DE TRABALHO (SEM TERMO) MODELO CONTRATO DE TRABALHO (SEM TERMO) MODELO Observações: 1. O presente modelo de contrato de trabalho destina-se apenas aos contratos de trabalho sem termo, sendo permitido o acréscimo e a eliminação de cláusulas

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 731/XIII/3.ª

PROJETO DE LEI N.º 731/XIII/3.ª Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 731/XIII/3.ª REPÕE O VALOR DO TRABALHO SUPLEMENTAR E O DESCANSO COMPENSATÓRIO, APROFUNDANDO A RECUPERAÇÃO DE RENDIMENTOS E CONTRIBUINDO PARA A CRIAÇÃO DE EMPREGO, PROCEDENDO

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 98/2013 de 3 de Outubro de 2013

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 98/2013 de 3 de Outubro de 2013 PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 98/2013 de 3 de Outubro de 2013 Considerando que um dos objetivos fulcrais do Programa do XI Governo Regional assenta no fomento de medidas de

Leia mais

Joana de Almeida Neves Advogada

Joana de Almeida Neves Advogada Adaptabilidade na Relação Laboral A Flexibilidade Temporal, os Horários Concentrados e os Bancos de Horas Joana de Almeida Neves Advogada PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DO CÓDIGO DE TRABALHO INTERVENÇÃO DO LEGISLADOR

Leia mais

EFEITOS LABORAIS DA TRANSMISSÃO DE EMPRESA OU ESTABELECIMENTO - O que mudou?

EFEITOS LABORAIS DA TRANSMISSÃO DE EMPRESA OU ESTABELECIMENTO - O que mudou? EFEITOS LABORAIS DA TRANSMISSÃO DE EMPRESA OU ESTABELECIMENTO - O que mudou? ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA LEI N.º 14/2018, DE 19 DE MARÇO Muitas eram as querelas existentes referentes às implicações laborais

Leia mais

LEI GERAL DO TRABALHO EM FUNÇÕES PÚBLICAS CÓDIGO DE TRABALHO

LEI GERAL DO TRABALHO EM FUNÇÕES PÚBLICAS CÓDIGO DE TRABALHO DE TRABALHO I. Enquadramento Geral A Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas entrou em vigor no dia 1 de agosto de 2014. A Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (adiante designada por LTFP) aprovada

Leia mais

EXERCITO PROPOSTA DE ORÇAMENTO DE ESTADO

EXERCITO PROPOSTA DE ORÇAMENTO DE ESTADO EXERCITO PROPOSTA DE ORÇAMENTO DE ESTADO ( Versão Final ) 2013 IMPACTO NA AREA DE VENCIMENTOS 1. INTRODUÇÃO Após a entrega na Assembleia da República da PLOE2013, importa fazer uma breve análise da mesma

Leia mais

Trabalho CÓDIGO DO TRABALHO. alterações

Trabalho CÓDIGO DO TRABALHO. alterações CÓDIGO DO TRABALHO alterações Advogado advogado Especialista em Direito do Trabalho Alterações ao Cód. C Trabalho 1ª alteração - Lei nº 105/2009, 14 Setº 2ª alteração - Lei n.º 53/2011, 14 Outubro 3ª alteração

Leia mais

Formador: Carlos Varandas Nunes. Seminário Lei do Trabalho em Funções Públicas

Formador: Carlos Varandas Nunes. Seminário Lei do Trabalho em Funções Públicas Formador: Carlos Varandas Nunes Seminário Lei do Trabalho em Funções Públicas Apresentação Carlos Varandas Nunes 46 anos Mestre em Gestão- Administração Pública Organização da Formação Dúvidas que me fizeram

Leia mais

DECRETO-LEI Nº 131/95, DE 6 DE JUNHO [1] Código do Trabalho ª Edição. Atualização nº 1

DECRETO-LEI Nº 131/95, DE 6 DE JUNHO [1] Código do Trabalho ª Edição. Atualização nº 1 DECRETO-LEI Nº 131/95, DE 6 DE JUNHO [1] Código do Trabalho 2018 11ª Edição Atualização nº 1 1 [1] DECRETO-LEI Nº 131/95, DE 6 DE JUNHO CÓDIGO DO TRABALHO UNIVERSITÁRIO Atualização nº 1 ORGANIZAÇÃO BDJUR

Leia mais

17/01/2018 BBB FIM DO REGIME DO PAGAMENTO DE METADE DOS SUBSÍDIOS DE FÉRIAS E DE NATAL EM DUODÉCIMOS

17/01/2018 BBB FIM DO REGIME DO PAGAMENTO DE METADE DOS SUBSÍDIOS DE FÉRIAS E DE NATAL EM DUODÉCIMOS 1 BBB FIM DO REGIME DO PAGAMENTO DE METADE DOS SUBSÍDIOS DE FÉRIAS E DE NATAL EM DUODÉCIMOS 2018 2 1 LEI N.º 11/2013 DE 28 DE JANEIRO Estabeleceu um regime temporário de pagamento dos subsídios de Natal

Leia mais

A CtYk;- i?4. flej JIÇ - CDSPP 4 ivu P..NL CSST. c Ck d. abaixo assinados apresentam nos termos regimentais o seguinte texto de

A CtYk;- i?4. flej JIÇ - CDSPP 4 ivu P..NL CSST. c Ck d. abaixo assinados apresentam nos termos regimentais o seguinte texto de substituição à Proposta de Lei 120/X1I/2a: y4) abaixo assinados apresentam nos termos regimentais o seguinte texto de 1 / CLSsjficacao I i 1. k.. ; 1._Q(_&r. 1 t )J (ti 1(1 I1/Iflh/( (ii) (/(.Síni /.((

Leia mais

OE 2011 Alterações ao Código Contributivo

OE 2011 Alterações ao Código Contributivo OE 2011 Alterações ao Código Contributivo Artigo 69.º - Alteração à Lei n.º 110/2009, de 16 de Setembro 1 - Os artigos 4.º, 5.º e 6.º da Lei n.º 110/2009, de 16 de Setembro, alterada pela Lei n.º 119/2009,

Leia mais

Tabela Salarial / I Director Geral 1.822,00 II Director de Serviços 1.522,00 III Director Adjunto 1.216,00

Tabela Salarial / I Director Geral 1.822,00 II Director de Serviços 1.522,00 III Director Adjunto 1.216,00 Após processo de conciliação que decorreu no Ministério do Trabalho, foram concluídas as negociações do acordo de revisão do CCT para a Indústria de Carnes, para o ano 2009, do qual resultou a Tabela Salarial

Leia mais

Nota Informativa nº 1/IGeFE/DGRH/2017

Nota Informativa nº 1/IGeFE/DGRH/2017 Nota Informativa nº 1/IGeFE/DGRH/2017 ASSUNTO: PROCESSAMENTO DE REMUNERAÇÕES 2017 A partir de 1 de janeiro de 2017, por força da entrada em vigor do Orçamento do Estado para o ano de 2017, aprovado pela

Leia mais

A CONTRATAÇÃO COLECTIVA NO SECTOR

A CONTRATAÇÃO COLECTIVA NO SECTOR A CONTRATAÇÃO COLECTIVA NO SECTOR e o 1 O Novo Código O Novo Código A Contratação no sector e o O actual Código foi aprovado pela Lei n.º 7/2009 de 12 de Fevereiro e veio proceder a uma revisão global

Leia mais

NOVO CONTRATO COLECTIVO DE TRABALHO ENTRE A ANF E O SINPROFARM - MEMORANDO 1 -

NOVO CONTRATO COLECTIVO DE TRABALHO ENTRE A ANF E O SINPROFARM - MEMORANDO 1 - NOVO CONTRATO COLECTIVO DE TRABALHO ENTRE A ANF E O SINPROFARM - MEMORANDO 1 - I Observações gerais 1. Entrada em vigor (cl. 2ª e Anexo I e II CCT) O novo CCT entra em vigor no dia 13 de Junho de 2010.

Leia mais

Índice de perguntas Contratação coletiva Contrato de trabalho vs. Prestação de serviços Parentalidade

Índice de perguntas Contratação coletiva Contrato de trabalho vs. Prestação de serviços Parentalidade Índice temático Apresentação 3 Siglas utilizadas 4 Índice de perguntas 6 Contratação coletiva 17 Contrato de trabalho vs. Prestação de serviços 23 Parentalidade 26 Trabalhador-estudante 39 Regulamento

Leia mais

SISTEMA DE COMPENSAÇÃO DO TRABALHO

SISTEMA DE COMPENSAÇÃO DO TRABALHO Nota explicativa sobre SISTEMA DE COMPENSAÇÃO DO TRABALHO I. FINALIDADE Assegurar o direito dos trabalhadores ao recebimento efetivo de metade do valor da compensação devida por cessação do contrato de

Leia mais

Circular. ASSUNTO: Regime temporário de pagamento (fraccionado) dos subsídios de Natal e de férias para vigorar durante o ano 2013

Circular. ASSUNTO: Regime temporário de pagamento (fraccionado) dos subsídios de Natal e de férias para vigorar durante o ano 2013 Circular N/REFª: 17/2012 DATA: 28/01/2013 ASSUNTO: Regime temporário de pagamento (fraccionado) dos subsídios de Natal e de férias para vigorar durante o ano 2013 Exmos. Senhores, Junto se remete informação

Leia mais

CIRCULAR. Assunto: Regime temporário de pagamento (fraccionado) dos subsídios de Natal e de férias para vigorar durante o ano A Secretária-Geral

CIRCULAR. Assunto: Regime temporário de pagamento (fraccionado) dos subsídios de Natal e de férias para vigorar durante o ano A Secretária-Geral CIRCULAR N/REFª: 02/2014 DATA: 2 de Janeiro de 2014 Assunto: Regime temporário de pagamento (fraccionado) dos subsídios de Natal e de férias para vigorar durante o ano 2014 Exmos. Senhores, A Lei n.º 83-C/2013,

Leia mais