Dia. de março. Dia da Saúde e Nutrição. Folhosos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dia. de março. Dia da Saúde e Nutrição. Folhosos"

Transcrição

1 Dia 31 de março Dia da Saúde e Nutrição Para comemorar este dia, trazemos para você informações sobre vários tipos de folhosos e ervas utilizadas como temperos. Escolhemos esses dois grupos de alimentos pois são importantes para a saúde. Os folhosos são ricos em fibras e fornecem poucas calorias, as ervas podem ser utilizadas em substituição aos temperos industrializados, contribuindo para a redução do sódio consumido. Nutrição adequada e saúde estão sempre juntas. Alface A alface é uma planta herbácea rica em nutrientes, como a vitamina C e as fibras. A folha de cor verde-clara tem um gosto mais suave e, muitas vezes, acaba sendo deixada de lado por muitos que acreditam que a hortaliça não contém tantas vitaminas e minerais quanto as folhas verdes mais escuras. A alface ainda contém uma substância que causa um efeito calmante e relaxante. Folhosos Algumas curiosidades sobre as alfaces:»» Para enxugar a alface com facilidade, coloque as folhas lavadas num pano poroso, junte as pontas, fazendo um saquinho, depois balance até sair toda a água;»» Quando a alface é utilizada para saladas em geral, é comum desprezar as folhas de fora e preferir as folhas de dentro, muito mais macias e saborosas, porém todas as folhas deveriam ser utilizadas para reduzir desperdício. Tipos de alfaces: Alface crespa: rica em fibras, ajuda na digestão e no bom funcionamento do intestino, além de apresentar pequenos teores de minerais como cálcio e fósforo. Alface roxa: contém mais antocianina que as alfaces comuns e um teor também maior de antioxidantes, substâncias que ajudam no combate ao envelhecimento. Alface lisa: é a mais consumida, com folhas soltas, macias e de sabor suave. Também rica em fibras e minerais. Alface mimosa: possui folhas com a borda bastante entrecortada, parecendo dedos de uma mão; uma das alfaces mais delicadas. Suas folhas oferece fibras e minerais.

2 Alface romana: possui folhas verde-escuras, longas e crespas que formam uma cabeça de folhas soltas. É utilizada em saladas, como a salada Ceasar e lanches. Rica em fibras e minerais. Alface americana: possui cabeça compacta. Seu valor nutritivo é inferior ao de outras variedades de alfaces e folhas. Bastante usada em lanches. Agrião Um dos erros que muitos cometem é o de comer só as folhas do agrião e desprezar os talos, que possuem importantes nutrientes desta hortaliça. O agrião é rico em minerais, como ferro, enxofre, fósforo e vitaminas A, C, E e complexo B. Seus nutrientes evitam a fadiga e ajudam na manutenção da saúde da pele e na formação dos ossos e dentes. É um vegetal rico em antioxidantes, bioflavonoides e outras substâncias que protegem contra certos tipos de câncer. Pode ser consumido cru, em saladas ou em molhos, pães, sopas e cozidos. Também é utilizado com mel, na medicina popular, para curar tosse e bronquite. Acelga A acelga é da mesma família da beterraba e se diferencia pelo grande desenvolvimento das folhas e do talo, que são as partes comestíveis. Rica em fibras e vitaminas A e C, é também fonte de sais minerais como cálcio e ferro. Considerado um dos alimentos mais ricos em antioxidantes e fibras. A hortaliça pode ser consumida crua, cozida ou refogada.

3 Couve A couve pertence ao grupo das hortaliças, a mais comum é a couve-manteiga. Para usufruir de todos os seus benefícios são necessários alguns cuidados quando for comprá-la, as folhas devem ser verde-escuras e firmes, evite as murchas com manchas escuras ou amarelas, talos moles ou quebrados. A couve contém fibras que aumentam a sensação de saciedade. Ela é rica em glicosinolatos que são fitoquímicos naturais com ação desintoxicante, ou seja, estimula o organismo a limpar o corpo de substâncias tóxicas. As folhas da couve podem ser comercializadas em maços e na forma minimamente processada, ou seja, já picadas e embaladas. A couve pode ser consumida crua, em sucos, saladas, refogada ou como ingrediente de sopas, farofas e cozidos. Chicória De origem Europeia, e atualmente cultivadas em várias regiões tropicais, subtropicais e temperadas do mundo, a chicória destaca-se por ser uma hortaliça muito nutritiva. A parte consumida da chicória são as suas folhas. Elas podem ser lisas ou ter algumas nervuras e possuem um sabor característico levemente amargo. As folhas de chicória são muito apreciadas na culinária de diferentes culturas. Elas estão presentes em saladas diversas e como ingrediente para o preparo de sopas, molhos, purês, tortas e várias outras receitas. Quando cozidas, o sabor amargo tende a diminuir. Por conter pouquíssimas calorias, as chicórias estão presentes em muitas dietas de emagrecimento. Elas contêm vitaminas C, D e também alguns minerais como cálcio, ferro e fósforo. Espinafre Famoso por ser rico em ferro, apresenta também outros benefícios à saúde, como controle e prevenção de Diabetes Mellitus, devido ao seu alto teor de fibras que auxiliam no metabolismo do açúcar. O espinafre oferece boa quantidade de ácido fólico, importante para o desempenho e desenvolvimento (em caso de gestantes) do sistema nervoso. É preciso, porém, prestar atenção no modo de uso. Ao esquentar muito a hortaliça ela perde boa quantidade de seus nutrientes. Por isso, o ideal é consumi-la crua ou apenas levemente refogada.

4 Rúcula A rúcula (eruca sativa), também chamada de mostarda-persa, é uma hortaliça originária de regiões próximas ao Mediterrâneo. Pertence à família das Crucíferas, a mesma do nabo, repolho e brócolis. Era conhecida pelos gregos como uma hortaliça afrodisíaca. Atualmente, é muito popular na Itália, onde é utilizada em vários pratos típicos. No Brasil, por ser uma hortaliça mais leve, tem ganhado cada vez mais espaço nas refeições. Pode ser utilizada em saladas, sanduíches, pizzas e crepes. É fonte de vitaminas A e C, cálcio, potássio, ferro, ômega-3 e fibras, contribui para o bom funcionamento intestinal e prevenção de doenças, como o câncer de cólon. Por ser uma boa fonte de ferro, pode contribuir para a prevenção da anemia. Para potencializar a absorção desse mineral, inclua também alimentos com vitamina C, como o limão. Além disso, as fibras presentes na rúcula promovem a saciedade e podem auxiliar na redução do colesterol sanguíneo. A vitamina A presente na rúcula é boa para a visão, pele, cabelos e unhas, já a vitamina C age de forma benéfica no sistema imunológico, prevenindo infecções, gripes e resfriados. Mostarda A mostarda é uma hortaliça conhecida pelo seu sabor amargo e picante. As sementes da planta são utilizadas desde a antiguidade, tanto no uso culinário, como medicinal. Os egípcios usavam a mostarda para combater problemas respiratórios. As folhas do vegetal são uma boa fonte de vitamina A, carotenoides, antioxidantes flavonoides e é, uma das melhores fontes de vitamina K. A hortaliça é facilmente encontrada em feiras, é consumida crua ou cozida. É utilizada na preparação de molhos, pizzas, saladas e outras receitas culinárias. Radicchio Primo da chicória, o radicchio rosso di treviso, conhecido como radicchio, é uma iguaria de origem italiana. Com sabor suavemente amargo e consistência crocante, folhas vermelhas e nervuras brancas, é indicado para o preparo de saladas, risotos, massas ou guarnições. Utilizado principalmente na cozinha italiana, o radicchio é excelente para combinações com alimentos ácidos, doces ou salgados. Pode ser consumido tanto cru, com um pouco de azeite de oliva e sal, como servido em pratos quentes devido a sua textura firme que permite assá-lo ou grelhá-lo. Fonte de vitamina A e C e minerais como magnésio, cálcio, fósforo e potássio. O radicchio deve ser escolhido quando está mais maduro. Quanto mais velho, mais amargo será o vegetal.

5 Bertalha A hortaliça conhecida como bertalha pertence à família das Baseláceas. Muitos acreditam que tenha se originado na Índia. É uma planta bastante rústica, possui cálcio, vitamina A, vitamina C e ferro. Por possuir um grande valor nutriciona e simples cultivo, tem se mostrado um poderoso aliado alimentar para as pessoas que moram nas regiões nordeste e norte de nosso país. A bertalha é muito semelhante ao espinafre e por isso, acaba sendo utilizada na preparação dos mesmos pratos. Suas folhas apresentam uma coloração verde-escura e possuem ponta pontiaguda. É bastante apreciada na forma de refogados, saladas, omeletes e sopas. Ervas e condimentos Cebolinha Rica em flavonoides, a cebolinha contém muitas vitaminas como A, B3, C e muitos outros antioxidantes. Também é fonte de vitamina K, ácido fólico e de minerais como o cálcio e o fósforo. Coentro O coentro é parente da salsinha, o que explica o fato dele também ser conhecido por salsinha chinesa. Apesar disso, as duas ervas são bem diferentes. O coentro é uma planta de folhas pequenas e coloração verde-escura. De acordo com a tabela de composição de alimentos do IBGE, é uma excelente fonte de cálcio, magnésio, fósforo, ferro, potássio, selênio, vitamina A, folato (vitamina B9) e vitamina C. O condimento é utilizado em vários pratos, mas também permite que ele seja consumido em formato de chá ou utilizado em compressas locais para aliviar dores e inflamações. No Brasil, a folha de coentro é bastante utilizada para realçar o sabor dos pescados, do feijão e de sopas tradicionalmente preparadas no norte e nordeste do país. Ela também pode ser utilizada em saladas, pratos frios, guacamole, ceviche, em molhos de iogurte, curry e chilli.

6 Hortelã Folhas de hortelã são usadas na culinária para dar sabor extra e enfeitar pratos. O sabor e aroma da hortelã são marcantes. Pode ser usado para preparar e temperar receitas com carnes, como por exemplo quibe. Também é usada em molhos e saladas. No suco, a hortelã combina com diversas frutas como o abacaxi, a melancia, o pêssego e a maçã, dando um toque refrescante e um sabor delicioso. O condimento oferece vitaminas A, B e C e os minerais cálcio, fosforo, ferro e potássio. Manjericão O manjericão é uma planta de grande fragrância, cujas folhas são usadas como tempero em diferentes tipos de preparações. O manjericão tornouse uma das ervas mais conhecidas desde que o pesto, uma mistura de manjericão, pinhões e queijo parmesão, tornou-se popular. Na cozinha, a erva pode ser utilizada no preparo de vários tipos de pratos, como massas, molhos, saladas, pães, patês, sopas, sanduíches, sucos, doces, pratos gourmet e queijos vegetais. Para que o frescor, o aroma acentuado e os compostos antioxidantes sejam mantidos, o manjericão deve ser acrescentado somente no último passo das receitas. A erva contém várias vitaminas, como A, B, C, E e K, além de ser uma boa fonte de minerais, como zinco, cálcio, manganês, magnésio, ferro e potássio. Orégano O orégano, também bastante conhecido, é uma importante erva aromática com propriedades culinárias. O sabor do orégano combina perfeitamente com tomate, alho, manjericão, azeite e queijos. O tempero pode ser usado no preparo de pães, vegetais marinados, abobrinha, couve-flor, carne assada, pizzas, tortas salgadas, saladas, molhos e peixes. O orégano é rico em magnésio e fibras, possuindo ainda em sua composição os nutrientes: vitamina E, cálcio, ferro e manganês.

7 Salsa A salsa é uma erva aromática muito apreciada em todo o mundo. Na culinária é utilizada tanto para temperar, como para decorar pratos. A salsa é rica em vitaminas A, B1, B2, C e D, isto se consumida crua, já que o seu cozimento elimina parte dos seus componentes vitamínicos. A erva oferece ainda cálcio, potássio, fósforo, enxofre, magnésio, ferro e flavonoides que se destacam pelas suas propriedades antioxidantes. A salsa tem diversas utilizações na culinária como por exemplo em molhos, tempero de carnes, aves e peixes, sopas, tomates, omeletes, entre outras utilizações. Tomilho O Tomilho (Thymus vulgaris) é uma erva extremamente aromática e contém um óleo essencial chamado timol, que possui ação antibacteriana e desinfetante. A erva é utilizada para preparar carnes, feijão, sopas, saladas, frutos do mar, embutidos, legumes e frutas na forma de compotas. Por se apresentar também na forma seca, pode ser usado em patês. Para preparar o tomilho fresco para o uso, remova as folhas dos talos passando as mãos de cima para baixo e depois pique-as finamente. Seu aroma aparece quando as folhas são amassadas, picadas ou esfregadas entre os dedos. O tomilho é uma fonte de vitaminas C, D, complexo B e contém vários minerais. Experimente novos sabores e torne sua alimentação mais variada e saudável. Equipe de nutrição do TCU Giovanna Alves Marina Cavalcante Mônica Karl Estagiárias do UniCeub Bruna Rossi Daniela Chaves Restaurante Taioba Bruna Vilela Keila Leite

A salada verde deveria fazer parte das refeições de todas as pessoas, pois as folhas,

A salada verde deveria fazer parte das refeições de todas as pessoas, pois as folhas, Alface, rúcula, agrião e acelga são aliados da dieta e ricos em nutrientes Essas folhas devem fazer parte da alimentação de todas as pessoas e fornecem vitaminas, minerais e outros componentes importantes

Leia mais

DICAS DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS

DICAS DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS DICAS DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS 1 - Assim como os Vermelhos, alimentos da cor Laranja são fontes de carotenóides. Ricos tb em Vitamina C, que é um antioxidante fundamental para a proteção das células. Ajudam

Leia mais

Aprendendo a usar as ervas

Aprendendo a usar as ervas Aprendendo a usar as ervas Nutricionista Claudia Costa CDR Niterói AZEITE EXTRA VIRGEM: Excelente antioxidante. Ideal para temperar saladas, peixes, legumes cozidos, molhos, assar carnes. Tempere o seu

Leia mais

CARDÁPIO MAIO. Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira 30/ LANCHE DA MANHÃ ALMOÇO

CARDÁPIO MAIO. Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira 30/ LANCHE DA MANHÃ ALMOÇO 30/04 1 2 3 4 Biscoito de gergelim com cream de ricota Pão de leite Bisnaga de cenoura com Omelete Beterraba, tomate Picadinho de carne Cenoura, batata Repolho e pepino Frango ao mº Brócolis com milho

Leia mais

Parece um sanduíche. Colorido, saboroso e aromático, não é nada menos e nada mais, que salmão recheado.

Parece um sanduíche. Colorido, saboroso e aromático, não é nada menos e nada mais, que salmão recheado. Parece um sanduíche. Colorido, saboroso e aromático, não é nada menos e nada mais, que salmão recheado. PARTE 1 PARTE 2 Pode substituir o recheio de acordo com o que você gostar, eu escolhi os champignons,

Leia mais

Chá de hibisco Elimina gordura e Combate a celulite

Chá de hibisco Elimina gordura e Combate a celulite Chá de hibisco Elimina gordura e Combate a celulite O chá de hibisco tem um lado bom, não é amargo, o gosto é parecido com sabor suave de framboesa. Uma dieta a base de chá de hibisco estimula a queima

Leia mais

CARDÁPIO MAIO. Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira 30/ LANCHE DA MANHÃ ALMOÇO

CARDÁPIO MAIO. Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira 30/ LANCHE DA MANHÃ ALMOÇO 30/04 1 3 4 Fruta Fruta Fruta Ovos mexidos Cenoura refogada Feijão branco Carne moída ref. Frango em cubos Leite Leite Leite Fruta Fruta Fruta com batata e chuchu Frango ensopado Abóbora refogada abóbora

Leia mais

CARDÁPIO MAIO. Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira 30/ LANCHE DA MANHÃ

CARDÁPIO MAIO. Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira 30/ LANCHE DA MANHÃ 30/04 1 3 4 Fruta Fruta Fruta Pão de leite com manteiga Biscoito de gergelim com cream de ricota Bisnaga de cenoura Omelete Beterraba, tomate Picadinho de carne Cenoura, batata Repolho e pepino Frango

Leia mais

EMENTA ESCOLAR ABRIL Semana de 01 a 05

EMENTA ESCOLAR ABRIL Semana de 01 a 05 ABRIL 2019 - Semana de 01 a 05 A BANANA é uma das frutas mais populares no mundo. Conhecida por ser muito nutritiva, contém fibras, antioxidantes e nutrientes importantes para a saúde, tais como: potássio,

Leia mais

A Dieta da Cenoura Para Emagrecer Como Funciona e Dicas Seg, 17 de Outubro de :23 - Última atualização Seg, 17 de Outubro de :30

A Dieta da Cenoura Para Emagrecer Como Funciona e Dicas Seg, 17 de Outubro de :23 - Última atualização Seg, 17 de Outubro de :30 A cenoura é um alimento que possui 41 calorias a cada porção de 100 g e é fonte de nutrientes como potássio, fibras, carboidratos, proteínas, vitamina B1, vitamina A, vitamina B3,vitamina B6, vitamina

Leia mais

Menos Sal, Mais Saúde

Menos Sal, Mais Saúde img. sxc.hu Informação facultada por: Serviço de Dietética e Nutrição designed by: CHAlg - GCOM 2014 Menos Sal, Mais Saúde Maio - Mês do Coração 13 de Maio Ervas Aromáticas e Especiarias Especiarias As

Leia mais

Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância

Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância essencial para a intensa produção de células que acontece no

Leia mais

1 xícara (chá) de farinha de

1 xícara (chá) de farinha de Ingredientes Muffin de Espinafre ½ xícara (chá) de farinha de trigo 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral 4 colheres (sopa) de azeite de oliva ou óleo vegetal ½ xícara (chá) de leite 1 xícara (chá)

Leia mais

EMENTA ESCOLAR JANEIRO Semana de 21 a 25

EMENTA ESCOLAR JANEIRO Semana de 21 a 25 JANEIRO 2019 - Semana de 21 a 25 Vegetal da família das brássicas, os brócolos pertencem à mesma família do repolho e da couveflor. Originários da Europa e conhecido por ser um dos vegetais mais nutritivos

Leia mais

3 sopas da nutri. Rápida, proteica e nutritiva

3 sopas da nutri. Rápida, proteica e nutritiva 3 sopas da nutri Rápida, proteica e nutritiva Oi, pessoal! As sopas e caldos são consumidos desde a antiguidade e têm como principal característica a apresentação pastosa ou líquida. Geralmente, são consumidas

Leia mais

Benefícios da Quinoa. Enjoy the journey

Benefícios da Quinoa. Enjoy the journey Benefícios da Quinoa ORIGINÁRIA DA AMÉRICA DO SUL, ESTE CEREAL DOS INCAS, É APONTADO COMO O MELHOR ALIMENTO DE ORIGEM VEGETAL PARA CONSUMO HUMANO DEVIDO À SUA RIQUEZA NUTRICIONAL. SE PRETENDE TER UMA ALIMENTAÇÃO

Leia mais

PRODUTOS SEM SAL E SEM GLUTAMATO MONOSSÓDICO 100% SAUDÁVEIS.

PRODUTOS SEM SAL E SEM GLUTAMATO MONOSSÓDICO 100% SAUDÁVEIS. PRODUTOS SEM SAL E SEM GLUTAMATO MONOSSÓDICO 100% SAUDÁVEIS. KETCHUP MOSTARDA Nós temos no nosso Ketchup! Feito especialmente para uma alimentação saudável, nosso ketchup é um produto totalmente inovador

Leia mais

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL BENEFÍCIO DAS HORTALIÇAS O QUE SÃO HORTALIÇAS? São assim genericamente denominadas as verduras, os tubérculos, as raízes e as leguminosas, isto é, aqueles que

Leia mais

Livro de receitas 2o ano A

Livro de receitas 2o ano A Livro de receitas 2o ano A Salada de tofu com molho de gengibre Ingredientes: 20 gramas de gengibre ralado 20 gramas de cebolinha picada 50 m del molho de soja Modo de preparo: misture o gengibre ralado

Leia mais

Receita Massa Com Cogumelos Ao Rum Massa Com Cogumelos Ao Rum

Receita Massa Com Cogumelos Ao Rum Massa Com Cogumelos Ao Rum Receita de Massa Cogumelos Ao Rum Com A receita de hoje é perfeita para quem gosta de um bom macarrão: Massa Com Cogumelos Ao Rum. Nós usamos Fusilli, mas você pode adaptar para a massa de sua preferência,

Leia mais

Top 5 Sucos Para o Final de Ano

Top 5 Sucos Para o Final de Ano Top 5 Sucos Para o Final de Ano + Bônus: Receita Detox Para o Final de Ano A equipe Sucos Nutritivos preparou para você um guia de sucos para o final de ano. Como nessa época de festas e férias acabamos

Leia mais

Como tirar o sabor amargo da berinjela - Em nosso bloco dica de saúdess, aprenda a tirar o amargo da berinjela e ão deixá-la escura. Confira!

Como tirar o sabor amargo da berinjela - Em nosso bloco dica de saúdess, aprenda a tirar o amargo da berinjela e ão deixá-la escura. Confira! - Em nosso bloco dica de saúdess, aprenda a tirar o amargo da berinjela e ão deixá-la escura. Confira! Muitas pessoas não comem (ou não comiam) a berinjela devido seu sabor amargo, e eu sou um exemplo,

Leia mais

CARDÁPIO MAIO. Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira 30/ LANCHE DA MANHÃ ALMOÇO PAPA SALGADA

CARDÁPIO MAIO. Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira 30/ LANCHE DA MANHÃ ALMOÇO PAPA SALGADA 30/04 2 3 4 Fruta Fruta Fruta Carne Frango Carne Cenoura Abóbora japonesa Cenoura FERIADO Chuchu Brócolis Beterraba Batata Mandioquinha Inhame Espinafre Couve manteiga Acelga Lentilha Ervilha seca Feijão

Leia mais

Receitas oficina culinária

Receitas oficina culinária Receitas oficina culinária Panqueca verde ( 6 porções de 30g) Ingredientes da massa : 1 e 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo 1 xícara de chá de leite 2 ovos grandes 1 e 1/2 xícaras de chá de folhas

Leia mais

10 Alimentos Que Turbinam Seu Emagrecimento e Sua Saúde.

10 Alimentos Que Turbinam Seu Emagrecimento e Sua Saúde. 10 Alimentos Que Turbinam Seu Emagrecimento e Sua Saúde 1-Abacate Ele é riquíssimo em gorduras saudáveis, possui carboidratos de alta qualidade e é fonte de muuuuita fibra! A gordura saudável do abacate

Leia mais

EMENTA ESCOLAR MAIO Semana de 20 a 24

EMENTA ESCOLAR MAIO Semana de 20 a 24 MAIO 2019 - Semana de 20 a 24 O PEPINO é um vegetal pobre em calorias, mas rico em água, minerais e antioxidantes que ajudam a hidratar o corpo e a manter o bom funcionamento do organismo. Além da polpa,

Leia mais

Receitas Especiais Para Queimar Gordura.

Receitas Especiais Para Queimar Gordura. Receitas Especiais Para Queimar Gordura. Benefícios dos Sucos Detox Suco Detox de Couve e Limão Suco de banana e mamão Suco de Melancia e Aipo Suco de Couve e Cenoura Suco Desintoxicante Suco Anti Toxinas

Leia mais

CARTILHA DE BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS

CARTILHA DE BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS . ESTADO DE SANTA CATARINA ESTADO DE SANTA CATARINA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR CARTILHA DE BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS Florianópolis, 2013 SED/DIAE/GEALI. 1 ESTADO DE SANTA CATARINA SUMÁRIO Conteúdo 1.INTRODUÇÃO...

Leia mais

Cardápio Infantil Maio 2019

Cardápio Infantil Maio 2019 Data 01 02 03 s gergelim com Souflê de queijo com agrião beterraba cozida Frango ao próprio molho com batata pepino com tomate Sobremesa Fruta Gelatina natural Pão de forma com geleia manga Pão francês

Leia mais

CARDÁPIO DESINTOXICANTE PARA ELIMINAR 3 KG EM 7 DIAS

CARDÁPIO DESINTOXICANTE PARA ELIMINAR 3 KG EM 7 DIAS CARDÁPIO DESINTOXICANTE PARA ELIMINAR 3 KG EM 7 DIAS Para saber tudo o que é preciso fazer e mais as receitas da dieta estão! CLIQUE AQUI! SEGUNDA FEIRA Café da manhã 7:30min 1/2 mamão papaia médio 1 colher

Leia mais

temperosfuncionais ebook

temperosfuncionais ebook temperosfuncionais ebook O que são temperos funcionais? O uso de temperos tem grande contribuição para os sabores e aromas da culinária. Na escolha dos temperos é necessário cuidado, pois produtos industrializados

Leia mais

CARDÁPIO ABRIL. Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira LANCHE DA MANHÃ

CARDÁPIO ABRIL. Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira LANCHE DA MANHÃ 2 3 4 5 6 Biscoito de limão e cereais Cream cracker c/ Pão sovado com Pão de mandioquinha Abóbora e couve-flor Macarrão à bolonhesa (molho de tomate com carne moída, berinjela) Cenoura, ervilha fresca

Leia mais

CARDÁPIO JULHO. Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira LANCHE DA MANHÃ. Fruta Fruta Fruta Fruta Fruta ALMOÇO

CARDÁPIO JULHO. Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira LANCHE DA MANHÃ. Fruta Fruta Fruta Fruta Fruta ALMOÇO 3 4 5 6 Cenoura refogada Frango em tirinhas cenoura, beterraba, batata, alface, feijão carioca e macarrão sem ovos Frango com manjericão Beterraba e tomate Alface Carne refogada com batata e chuchu Couve

Leia mais

Autor(es) Bem Estar Social Orientações práticas para o Trabalho na Cozinha

Autor(es) Bem Estar Social Orientações práticas para o Trabalho na Cozinha 1 de 5 10/16/aaaa 11:09 Bem Estar Social Frutas : boas fontes de energia, vitaminas e minerais Frutas: Boas fontes de Nome energia, vitaminas e minerais Produto Folder Data Preço - Bem Estar Social : Linha

Leia mais

OUTUBRO/ ª Semana. Abacaxi. Pão sírio com queijo, tomate e orégano ALMOÇO. Alface americana, tomate cereja e broto de feijão

OUTUBRO/ ª Semana. Abacaxi. Pão sírio com queijo, tomate e orégano ALMOÇO. Alface americana, tomate cereja e broto de feijão OUTUBRO/ 2017 1ª Semana 2 a feira 02/10/2017 3 a feira 03/10/2017 4 a feira 04/10/2017 5 a feira 05/10/2017 6 a feira 06/10/2017 Suco verde de couve com limão Pão de pasta de requeijão e orégano Melancia

Leia mais

Receitas com CREME DE PAPAIA VITAMINA DE BANANA E MEL SANDUÍCHE DELÍCIA COMPOTA CREMOSA DE MAÇÃ, ABÓBORA E COCO

Receitas com CREME DE PAPAIA VITAMINA DE BANANA E MEL SANDUÍCHE DELÍCIA COMPOTA CREMOSA DE MAÇÃ, ABÓBORA E COCO Receitas com COMPOTA CREMOSA DE MAÇÃ, ABÓBORA E COCO CREME DE PAPAIA VITAMINA DE BANANA E MEL SANDUÍCHE DELÍCIA Vida ativa em qualquer idade. A Nestlé Health Science preparou um delicioso menu feito especialmente

Leia mais

Semana da Alimentação

Semana da Alimentação Agrupamento de Escolas André Soares Bibliotecas Escolares do Agrupamento Projeto de Promoção e Educação para a Saúde PES Semana da Alimentação Alimentação e Saúde Investe em ti Alimentação saudável, o

Leia mais

Rico em vitaminas e minerais o limão pode ajudar seu organismo Sex, 13 de Março de :54 -

Rico em vitaminas e minerais o limão pode ajudar seu organismo Sex, 13 de Março de :54 - Seja em sucos ou temperos, o limão é um fruto muito presente na mesa dos brasileiros. Barato, nutritivo e com baixíssimo valor calórico, há tempos o fruto tem boa fama: é rico em vitaminas e minerais,

Leia mais

Frutas cítricas (tangerina, laranja, limão tahiti e siciliano, lima da pérsia)

Frutas cítricas (tangerina, laranja, limão tahiti e siciliano, lima da pérsia) Sucos nutritivos 01 Por que tomar? Os sucos são ótimas opções para serem incluídos em lanches ao longo do dia. Além de refrescantes, hidratam, são super nutritivos, ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes,

Leia mais

CARDÁPIO JULHO. Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira LANCHE DA MANHÃ

CARDÁPIO JULHO. Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira LANCHE DA MANHÃ 2 3 4 5 6 Pão de mandioquinha com Cream cracker integral com laranja e cenoura Bisnaga de cenoura com Sopa de carne com batata, cenoura, mandioquinha, abobrinha e arroz Lascas de sobrecoxa Abobrinha, milho

Leia mais

CARDÁPIO ABRIL. Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira LANCHE DA MANHÃ. Fruta Fruta Fruta Fruta Fruta ALMOÇO

CARDÁPIO ABRIL. Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira LANCHE DA MANHÃ. Fruta Fruta Fruta Fruta Fruta ALMOÇO 3 4 5 6 Omelete c/ tomate Frango grelhado Abóbora refogada Lentilha Carne com berinjela Couve-flor com salsa Frango desfiado Espinafre refogado Tomate Carne com polenta Chuchu com cenoura I Picadinho de

Leia mais

13 RECEITAS UTILIZANDO LINHAÇA

13 RECEITAS UTILIZANDO LINHAÇA Página1 13 RECEITAS UTILIZANDO LINHAÇA Página2 OS PODERES DA LINHAÇA: A linhaça é um alimento capaz de proporcionar inúmeros benefícios, nas mais diversas fases da vida. Utilizada no Oriente desde a antiguidade

Leia mais

Feriado. contaminações cruzadas. Para quem não é alérgico ou intolerante, estas substâncias ou produtos são completamente inofensivas.

Feriado. contaminações cruzadas. Para quem não é alérgico ou intolerante, estas substâncias ou produtos são completamente inofensivas. Semana de 30 de outubro a 3 de novembro de 2017 Sopa Sopa de feijão-verde Arroz de atum com ervilhas e milho 4 Salada Salada de pepino Sopa Sopa de alho-francês Arroz de frango e legumes estufados Feriado

Leia mais

2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira

2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira 05 a 09 de PRISMA INFANTIL CARDÁPIO NIDO Pera Laranja Melancia Mamão Maçã Peixe ao forno com batatas; Brócolis Frango ao molho; Inhame refogado; Chicória refogada Omelete de frango; couve-flor; Bertalha

Leia mais

CARDÁPIO ABRIL. Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira LANCHE DA MANHÃ. Suco de fruta ALMOÇO

CARDÁPIO ABRIL. Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira LANCHE DA MANHÃ. Suco de fruta ALMOÇO 3 4 5 6 Bisnaguinha integral Cream cracker integral c/ Pão sovado com com creme de ricota cream cheese manteiga Pão de mandioquinha com creme de ricota Abóbora e couve-flor Macarrão à bolonhesa (molho

Leia mais

10 Receitas Detox Para Emagrecer. Clique No Botão Abaixo e Acesse Um Plano De Emagrecimento Totalmente Funcional E Saudável!

10 Receitas Detox Para Emagrecer. Clique No Botão Abaixo e Acesse Um Plano De Emagrecimento Totalmente Funcional E Saudável! APRESENTAÇÃO Este Guia Foi Desenvolvido Para Auxiliar Você a Ter Uma Vida Mais Saudável! Com Receitas DETOX Simples E Comprovadamente Funcionais Que Qualquer Pessoa Consegue Fazer Em Casa. Clique No Botão

Leia mais

ESCOLA INFANTIL PARAÍSO UNIDADE I NOVEMBRO 2016 Cardápio sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos alimentos

ESCOLA INFANTIL PARAÍSO UNIDADE I NOVEMBRO 2016 Cardápio sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos alimentos 31/10 01/11 02/11 03/11 04/11 Mamão, manga, banana, melancia e laranja Ovos cozidos com cebolinha Carne de panela com mandioca Filé de frango a rolê (recheio de cenoura) Pernil acebolado Guarnição Chuchu

Leia mais

Como usar temperos na cozinha: ervas e especiarias

Como usar temperos na cozinha: ervas e especiarias Como usar temperos na cozinha: ervas e especiarias Os Temperos A cebola, o alho e o sal formam o trio de ferro da cozinha, sendo utilizados para temperar quase tudo o que fazemos no dia a dia da cozinha.

Leia mais

CARDÁPIO ABRIL. Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira LANCHE DA MANHÃ. Fruta Fruta Fruta Fruta Fruta

CARDÁPIO ABRIL. Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira LANCHE DA MANHÃ. Fruta Fruta Fruta Fruta Fruta 2 3 4 5 6 Beterraba Brócolis Chuchu Abobrinha Berinjela Inhame Batata Mandioquinha Cará Mandioca Espinafre Erva-doce Couve manteiga Acelga Agrião Lentilha Vagem Feijão branco Feijão carioca Ervilha seca

Leia mais

Colégio Jardim Anália Franco

Colégio Jardim Anália Franco Co. ------/13 1ª semana Segunda-feira 02/03 Terça-feira 03/03 Quarta-feira 04/03 Quinta-feira 05/03 Sexta-feira 06/03 Biscoito cream cracker com Pão sovado com margarina margarina Bolo de laranja Almoço

Leia mais

Um abraço da equipe Fit Food.

Um abraço da equipe Fit Food. Olá, tudo bem? Neste e-book você encontra receitas leves e fáceis de preparar. São ideais para quem adora uma comida linda, saudável e saborosa! Afinal uma alimentação saudável é muito mais do que apenas

Leia mais

CARDÁPIO JULHO. Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira LANCHE DA MANHÃ

CARDÁPIO JULHO. Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira LANCHE DA MANHÃ 3 4 5 6 Pão de mandioquinha Cream cracker integral Biscoito salgado com cream cheese com creme de ricota manteiga Bisnaga de cenoura com requeijão Sopa de carne com batata, cenoura, mandioquinha, abobrinha

Leia mais

Ateliê Dany Bello CARDÁPIO

Ateliê Dany Bello CARDÁPIO CARDÁPIO Alimentação artesanal com toque gourmet e baixos teores de sódio e de gordura; Acondicionamento em embalagens especiais para ir direto do freezer ou congelador direto ao forno micro-ondas não

Leia mais

Cardápio Ensino Infantil

Cardápio Ensino Infantil Base Segunda 31/07 Terça 01/08 Quarta 02/08 Quinta 03/08 Sexta 04/08 leite c/ requeijão e Suco de manga Penne a Bolo de cacau e goiaba desfiado Creme de milho e Tomate e Agrião crespa e Mel Milho cozido

Leia mais

Cardápio Infantil - Março 2019

Cardápio Infantil - Março 2019 Data 01 Segunda-feira Terçafeira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Biscoito cream cracker com geleia Suco de melão com limão -- Estrogonofe natural de carne s Batata palha Sobremesa Gelatina Torradinha

Leia mais

Emagreça Rapidamente com o poder da couve

Emagreça Rapidamente com o poder da couve Emagreça Rapidamente com o poder da couve Emagreça de verdade, com saúde e sem fome! Emagreça com o poder da couve Apresento seis poderosas versões de sucos emagrecedores turbinados com couve e outras

Leia mais

OUTUBRO/ ª Semana. Mamão. Broa ALMOÇO. Carne moída com berinjela. Legumes assados com orégano da horta. Arroz integral Lentilha

OUTUBRO/ ª Semana. Mamão. Broa ALMOÇO. Carne moída com berinjela. Legumes assados com orégano da horta. Arroz integral Lentilha 16 de Outubro Dia Mundial da Alimentação. Descasque mais e desembale menos! OUTUBRO/ 2018 1ª Semana 2 a feira 01/10/2018 3 a feira 02/10/2018 4 a feira 03/10/2018 5 a feira 04/10/2018 6 a feira 05/10/2018

Leia mais

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta. com laranja. Salada: Agrião/ pepino Arroz/ feijão preto Carne em molho desfiada Palitos de mandioca assados

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta. com laranja. Salada: Agrião/ pepino Arroz/ feijão preto Carne em molho desfiada Palitos de mandioca assados Cardápio AGOSTO Fase Adulto Modificado (Inicia-se entre 9 e 10 meses) Obs.: Os sucos e frutas in natura poderão sofrer alterações devido ao grau de maturação. Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Colação

Leia mais

2. COQUETEL DE FRUTAS VERMELHAS

2. COQUETEL DE FRUTAS VERMELHAS CARTA DE Drinks 1. DRINK DE MAÇÃ E CANELA 1 colher (café) de canela em pó (3g) 1 rama de canela para decorar 1 fatia fina de maçã vermelha com casca ralada (30g) Modo de Preparo: em uma taça, coloque a

Leia mais

Cardápio Infantil - Março 2019

Cardápio Infantil - Março 2019 Data 01 Segunda-feira Terçafeira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira cream cracker com geleia Suco de melão com limão Estrogonofe de s Batata palha Sobremesa Gelatina Torradinha de pão de forma com azeite

Leia mais

O que é Suco Detox e por que seu consumo é tão importante?

O que é Suco Detox e por que seu consumo é tão importante? O que é Suco Detox e por que seu consumo é tão importante? O Suco Detox é uma bebida fácil de preparar. Seus ingredientes tem uma função superimportante: ajudam o fígado a eliminar de maneira rápida e

Leia mais

CEI ISABEL LONGO - EXTENSÃO (ANTIGA EM ALBERTO VOLANI) PERÍODO PARCIAL 4 à 5 anos - 20 % das necessidades nutricionais diárias - uma refeição

CEI ISABEL LONGO - EXTENSÃO (ANTIGA EM ALBERTO VOLANI) PERÍODO PARCIAL 4 à 5 anos - 20 % das necessidades nutricionais diárias - uma refeição Vit. Vit. *Este cardápio poderá sofrer alterações devido a eventos pré-agendados; sazonalidade de hortifrutis e/ou atrasos nas entregas pelos fornecedores. CEI ISABEL LONGO - EXTENSÃO (ANTIGA EM ALBERTO

Leia mais

ESCOLA INFANTIL PARAÍSO UNIDADE I AGOSTO 2016 Cardápio sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos alimentos

ESCOLA INFANTIL PARAÍSO UNIDADE I AGOSTO 2016 Cardápio sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos alimentos 01/08 02/08 03/08 04/08 05/08 Mamão, melão, banana, melancia e laranja (comum/pokãn) Ovos cozidos com cebolinha Carne de panela com mandioca Lagarto assado com cebolas Filé de frango a rolê (recheio de

Leia mais

ÍNDICE SOBRE O E-BOOK. Suco de Frutas com Propriedades Laxativas. 3 Shake Nutritivo. 3 Suco Rico em Antioxidantes

ÍNDICE SOBRE O E-BOOK. Suco de Frutas com Propriedades Laxativas. 3 Shake Nutritivo. 3 Suco Rico em Antioxidantes ÍNDICE Suco de Frutas com Propriedades Laxativas 3 Shake Nutritivo 3 Suco Rico em Antioxidantes 4 Suco Detoxificante Sucos funcionais são aqueles que, além de saborosos, contribuem para a vitalidade e

Leia mais

Pimenta Grão - 30 g Cód

Pimenta Grão - 30 g Cód Chimichurri - 18 g Cód. 7895098604956 Alho, pimenta e ervas. A união desses ingredientes resulta em um tempero único. Tem o sabor e aroma acentuados. Ideal para: Aves, porco, cordeiro, molhos e acompanhamentos.

Leia mais

RECEITAS QUE COMBATEM O DESPERDÍCIO

RECEITAS QUE COMBATEM O DESPERDÍCIO R E C E I T A S RECEITAS QUE COMBATEM O DESPERDÍCIO Não jogue fora os talos, as folhas e as cascas das frutas, legumes e verduras. Você pode aproveitá-los para deixar sua preparação mais nutritiva e econômica

Leia mais

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Colação Vitamina: Abacaxi Vitamina: Melancia com hortelã

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Colação Vitamina: Abacaxi Vitamina: Melancia com hortelã Cardápio FEVEREIRO Fase Adulto Modificado (Inicia-se entre 9 e 10 meses) Obs.: Os sucos e frutas in natura poderão sofrer alterações devido ao grau de maturação. 01 02 03 Colação Vitamina: Abacaxi Vitamina:

Leia mais

E-BOOK - SEMANA SEM GLÚTEN

E-BOOK - SEMANA SEM GLÚTEN E-BOOK E-BOOK - SEMANA SEM GLÚTEN Acreditamos que a vida precisa ser curtida! Cada momento, cada pessoa, e claro, cada refeição! Por isso, a Fit Food criou este e-book com várias receitas sem glúten para

Leia mais

PRIMEIRA SEMANA- CERMAC Colégio CERMAC - Fevereiro 2015

PRIMEIRA SEMANA- CERMAC Colégio CERMAC - Fevereiro 2015 SEGUNDA 02/02 TERÇA 03/02 QUARTA 04/02 QUINTA 05/02 SEXTA 06/02 PRIMEIRA SEMANA- CERMAC Colégio CERMAC - Fevereiro 2015 Desjejum Almoço Lanche Suco de maçã época Bisnaguinha Carne de panela ao sugo Bolo

Leia mais

CARDÁPIO JULHO. Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira LANCHE DA MANHÃ. Fruta Fruta Fruta Fruta Fruta

CARDÁPIO JULHO. Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira LANCHE DA MANHÃ. Fruta Fruta Fruta Fruta Fruta 2 3 4 5 6 Cenoura Abóbora paulista Cenoura Abóbora japonesa Cenoura Abobrinha Brócolis Beterraba Chuchu Couve-flor Inhame Mandioquinha Batata Cará Mandioca Acelga Erva-doce Alface Espinafre Couve-manteiga

Leia mais

Cardápio de 02/04 A 06/04/18 DATA SEGUNDA 02/04 TERÇA 03/04 QUARTA 04/04 QUINTA 05/05 SEXTA 06/04 LANCHE DA MANHÃ

Cardápio de 02/04 A 06/04/18 DATA SEGUNDA 02/04 TERÇA 03/04 QUARTA 04/04 QUINTA 05/05 SEXTA 06/04 LANCHE DA MANHÃ Cardápio de 02/04 A 06/04/18 DATA SEGUNDA 02/04 TERÇA 03/04 QUARTA 04/04 QUINTA 05/05 SEXTA 06/04 - Pão de forma com requeijão - Suco cajá com caju - Cupcake de cenoura - Leite c/ chocolate Alérgicos a

Leia mais

Colégio Jardim Anália Franco

Colégio Jardim Anália Franco Com 030.15 1ª semana Segunda-feira 30/03 Terça-feira 31/03 Quarta-feira 01/04 Quinta-feira 02/04 Sexta-feira 03/04 Pão sovado com margarina Rosquinha de chocolate FERIADO Leite com achocolatado Leite com

Leia mais

MARÇO/ ª Semana. 3 a feira 01/03/ a feira 02/03/ a feira 03/03/ a feira 04/03/2016 LANCHE MANHÃ.

MARÇO/ ª Semana. 3 a feira 01/03/ a feira 02/03/ a feira 03/03/ a feira 04/03/2016 LANCHE MANHÃ. MARÇO/ 2016 1ª Semana 3 a feira 01/03/2016 4 a feira 02/03/2016 5 a feira 03/03/2016 6 a feira 04/03/2016 Suco de caju Suco de manga Biscoito de polvilho Bolo de chocolate nutritivo (com cacau, e espinafre)

Leia mais

CARDÁPIO PARA GESTANTE. Valor Energé co Total (VET): Kcal

CARDÁPIO PARA GESTANTE. Valor Energé co Total (VET): Kcal CARDÁPIO PARA GESTANTE Valor Energé co Total (VET): 2.000 Kcal 2ª Feira 3ª Feira 4ª Feira Café para acompanhar o leite ½ pão francês integral ½ papaia médio 1 xícara (pequena) de café 1 torrada média 4

Leia mais

CALDOS E SOPAS. para aquecer o seu INVERNO

CALDOS E SOPAS. para aquecer o seu INVERNO CALDOS E SOPAS para aquecer o seu INVERNO Olá, meu nome é Gisele de Faria, sou nutricionista funcional e completamente apaixonada por tudo relacionado à nutrição! O meu propósito de vida é ajudar as pessoas

Leia mais

SEGUNDA - FEIRA TERÇA - FEIRA QUARTA - FEIRA QUINTA - FEIRA SEXTA - FEIRA 01/03/ /03/ /03/2017 RECESSO ESCOLAR

SEGUNDA - FEIRA TERÇA - FEIRA QUARTA - FEIRA QUINTA - FEIRA SEXTA - FEIRA 01/03/ /03/ /03/2017 RECESSO ESCOLAR 01/03/2017 02/03/2017 03/03/2017 Cereal matinal (Flocos de Milho) Pão francês com margarina + Suco de mamão Escarola e Pepino em cubos Beterraba ralada com milho RECESSO ESCOLAR Arroz e Feijão Abóbora

Leia mais

salada de grão de bico com ervas

salada de grão de bico com ervas Annie Bello, PhD salada de grão de bico com ervas Ingredientes: pepino 1 unidade tomate cereja 2 xícaras azeitona sem caroço 3 colheres de sopa grão de bico 2 xícaras queijo cottage 1 xícara salsinha 1

Leia mais

Sumário. 2 P á g i n a

Sumário. 2 P á g i n a 1 P á g i n a Sumário 1 - Sopa Detox Verde...3 2 - Sopa Detox de Abóbora...4 3 - Sopa Detox de Inhame para Emagrecer e Desinchar...5 4 - Sopa Detox Emagrecedora...7 5 - Sopa Detox de Legumes...9 2 P á

Leia mais

SUGESTÕES DE CARDÁPIOS SAUDÁVEIS semana #1

SUGESTÕES DE CARDÁPIOS SAUDÁVEIS semana #1 SUGESTÕES DE CARDÁPIOS SAUDÁVEIS semana #1 ADOTE PRÁTICAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS Ao montar o seu prato, comece pela salada ou caso você utilize um único prato: divida o seu prato ao meio metade dele deve

Leia mais

CARDÁPIO DO BABYSPACE KIDS (ABRIL/2017) 1ª Semana e 3ª Semana

CARDÁPIO DO BABYSPACE KIDS (ABRIL/2017) 1ª Semana e 3ª Semana Idade 4 a 5 6 a 1 4 a 5 6 a 1 Jantar 4 a 5 6 a 1 OBS: Nenhuma preparação leva leite. CARDÁPIO DO BABYSPACE KIDS (ABRIL/2017) 1ª Semana e 3ª Semana (abóbora, chuchu, acelga e rúcula) Feijão carioca, Arroz

Leia mais

Biscoito doce Bolo de fubá com goiabada Bisnaguinha com geléia Pastel assado de maçã Sequilhos

Biscoito doce Bolo de fubá com goiabada Bisnaguinha com geléia Pastel assado de maçã Sequilhos Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Torrada com orégano Biscoito salgado Biscoito de Polvilho Biscoito salgado Pão de batata com catupiry Biscoito doce Bolo de fubá com goiabada

Leia mais

Cardápio Ensino Infantil

Cardápio Ensino Infantil Julho Segunda 03/07 Terça 04/07 Quarta 05/07 Quinta 06/07 Sexta 07/07 Beterraba c/ Bolo de cacau e requeijão e Suco goiaba de manga Base Feijão Ovo mexido Tomate e Agrião desfiado c/ abobrinha crespa queijo

Leia mais

Você gostaria de assistir a aulas e palestras sobre...

Você gostaria de assistir a aulas e palestras sobre... Você gostaria de assistir a aulas e palestras sobre...... vitamina B12, sono, laticínios, soja, obesidade infantil, hábitos pra emagrecer, água, jejum, leites vegetais...... e mais de 100 outros temas

Leia mais

Cardápio Ensino Infantil

Cardápio Ensino Infantil Base Segunda 02/10 Terça 03/10 Quarta 04/10 Quinta 05/10 Sexta 06/10 Pão bisnaguinha c/ queijo branco e cozido alface e couve flor leite batido c/ banana e mamão Carne cozida com mandioca pepino c/ cenoura

Leia mais

CARDÁPIO ENSINO INFANTIL INTEGRAL MAIO/2016 SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA

CARDÁPIO ENSINO INFANTIL INTEGRAL MAIO/2016 SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA Dia do Trabalho O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.

Leia mais

4 CATEGORIAS: PROTEÍNAS MASSAS & ARROZ ACOMPANHAMENTOS SOPAS E CONSOMÊS

4 CATEGORIAS: PROTEÍNAS MASSAS & ARROZ ACOMPANHAMENTOS SOPAS E CONSOMÊS A Reviva Sabor&Saúde existe desde 2013 com a proposta de trazer ao mercado refeições saudáveis e com o apelo de comida de verdade. O conceito é: ingredientes selecionados, sem conservantes, nem aromatizantes,

Leia mais

Anexo I : RECEITAS. Anexos

Anexo I : RECEITAS. Anexos Anexo I : RECEITAS Anexos Farofa de sementes de abóbora: Sementes de abóbora 2 colheres (sopa) de manteiga 1 xícara (chá) de farinha de mesa (farinha de mandioca) Cheiro-verde (a gosto) Sal (a gosto)

Leia mais

NOVEMBRO/ O alimento é cultura, identidade e riqueza. Slow Food. 1ª Semana

NOVEMBRO/ O alimento é cultura, identidade e riqueza. Slow Food. 1ª Semana O alimento é cultura, identidade e riqueza. Slow Food NOVEMBRO/ 2018 1ª Semana 2 a feira 29/10/2018 3 a feira 30/10/2018 4 a feira 31/10/2018 5 a feira 01/11/2018 6 a feira 02/11/2018 Suco de caju Biscoito

Leia mais

COLÉGIO DE S. JOSÉ Semana de 3 a 7 de setembro de 2018 Almoço

COLÉGIO DE S. JOSÉ Semana de 3 a 7 de setembro de 2018 Almoço Semana de 3 a 7 de setembro de 2018 Sopa Sopa de couve lombarda 1,3,5,6,7,8,12 Douradinhos no forno com arroz de cenoura e salada de Sobremesa alface 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,13,14 Fruta da época Feijoada

Leia mais

CARDÁPIO PARA EMAGRECER RÁPIDO 10 KG!

CARDÁPIO PARA EMAGRECER RÁPIDO 10 KG! CARDÁPIO PARA EMAGRECER RÁPIDO 10 KG! Para você ficar por dentro e saber de tudo sobre essa dieta então CLIQUE AQUI! Segunda-feira 1 xícara de café (adoçante) ou chá verde 3 bolachas água e sal (preferência

Leia mais

Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação

Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação Introdução Para ter uma qualidade de vida favorável, com boa saúde e manter-se ativo, além dos cuidados diários com medicações, acompanhamento

Leia mais

Cardápio de 05/03 a 09/03/2018 DATA SEGUNDA 05/03 TERÇA 06/03 QUARTA 07/03 QUINTA 08/03 SEXTA 09/03 LANCHE DA MANHÃ

Cardápio de 05/03 a 09/03/2018 DATA SEGUNDA 05/03 TERÇA 06/03 QUARTA 07/03 QUINTA 08/03 SEXTA 09/03 LANCHE DA MANHÃ Cardápio de 05/03 a 09/03/2018 DATA SEGUNDA 05/03 TERÇA 06/03 QUARTA 07/03 QUINTA 08/03 SEXTA 09/03 - Pão de forma com requeijão - Suco cajá com caju - cupcake de cenoura - Leite c/ chocolate Alérgicos

Leia mais

Condimentos 2010/2011 FRANCISCO LUIS CUNHA DE SOUSA ROCHA GHA B

Condimentos 2010/2011 FRANCISCO LUIS CUNHA DE SOUSA ROCHA GHA B Condimentos 2010/2011 FRANCISCO LUIS CUNHA DE SOUSA ROCHA GHA B Neste trabalho pretendo abordar o tema condimentos como substâncias essenciais na cozinha e consequentemente na alimentação. Condimento é

Leia mais

Mix kcal Filé de frango em cubos, mix de folhas, ricota, cenoura, tomate, parmesão ralado, molho especial e croutons.

Mix kcal Filé de frango em cubos, mix de folhas, ricota, cenoura, tomate, parmesão ralado, molho especial e croutons. Mix 1-360 kcal Filé de frango em cubos, mix de folhas, ricota, cenoura, tomate, parmesão ralado, molho especial e croutons. R$23 Mix 3-560 kcal Filé de salmão em cubos, mix de folhas, cenoura, azeitona,

Leia mais

Reeducação Alimentar

Reeducação Alimentar Reeducação Alimentar Cardápio Diário! Ingredientes Para Montar Seu Cardápio. Montar Cardápio Diário 1 - Beber 2 litros de água pordia A hidratação com água é muito importante porque a água não tem calorias

Leia mais

CARDÁPIO SEMANAL Julho/2019

CARDÁPIO SEMANAL Julho/2019 01/07 02/07 Chá de camomila Pão integral com ricota temperada Banana 03/07 04/07 05/07 Pão de milho com Bisnaguinha com requeijão Carne moída com vagem refogada Salada de alface Abacaxi em cubos Preto

Leia mais