Caro Sócio, Estimado Empresário,

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Caro Sócio, Estimado Empresário,"

Transcrição

1 Car Sóci, Estimad Empresári, A Câmara de Cmérci e Indústria Árabe-Prtuguesa (CCIAP) tem prazer de infrmar V. Exa. que irá realizar uma Missã Ecnómica à República Demcrática e Ppular da Argélia e à República Islâmica da Mauritânia ns próxims dias 17 a 22 de Setembr, cm as seguintes pções de esclha: Argel e Nuakchtt OPÇÃO A ARGÉLIA &MAURITÂNIA - 17 A 22 DE SETEMBRO 2016 Dia 17 Viagem Lisba-Argel, dias 18 e 19 trabalhs em Argel, dia 19 à tarde viagem para Nuakchtt, dias 20 e 21 trabalhs em Nuakchtt, dia 22 Regress Argel OPÇÃO B ARGÉLIA - 17 A 20 DE SETEMBRO 2016 Dia 17 Viagem Lisba-Argel, dias 18 e 19 trabalhs em Argel, dia 20 Regress Organizada em estreita clabraçã cm a Câmara Argelina de Cmérci e Indústria (CACI) e cm a Câmara de Cmérci, Indústria e Agricultura da Mauritânia, esta Missã Empresarial tem pr bjectiv prmver a Internacinalizaçã das empresas Prtuguesas nestes Países, identificand prtunidades de negóci n terren e estabelecend canais de cmunicaçã cm ptenciais parceirs ecnómics. A integrarem esta Missã, as empresas participantes terã a prtunidade de realizar reuniões bilaterais cm empresáris ds sectres ecnómics pretendids, e visitar as principais Instituições Empresariais Lcais, Empresas e Fábricas. A CCIAP trabalha atempadamente a agenda das Reuniões permitind assim uma elevada eficácia ns encntrs prmvids cm empresáris lcais, prprcinand a pssibilidade de prmver directamente s seus prduts e serviçs ns Países de Visita. Esta missã estava inicialmente prevista para passad mês de Mai, tend sid adiada para a presente data de 17 a 22 de Setembr. O QUE TEM A GANHAR COM A PARTICIPAÇÃO NESTA MISSÃO? Inserçã e expansã em nvs mercads; Obtençã de infrmações relevantes para a realizaçã de parcerias; Blsa de Cntacts. Cada empresa parte cm cntacts previamente agendads, pr dia e hra, a fim de retirar mair prveit ns Países de visita; Cntact cm as principais Instituições Empresariais, Federações e Câmaras de Cmérci e Indústria; Acess a mercads cm elevad pder aquisitiv; Pssibilidade de prmver a Empresa, s seus prduts e/u serviçs junt ds canais privilegiads da CCIAP; Em clabraçã cm:

2 Ampliaçã da rede de netwrking, e cntact cm s principais players d mercad; Cnheciment da realidade ecnómica ds Países a visitar e a análise das principais tendências de mercad; Cnheciment da cultura de negócis ds Países alv, regras e prcediments. COMO FUNCIONAM AS MISSÕES EMPRESARIAIS DA CCIAP? A CCIAP prprcina um acmpanhament persnalizad às empresas inscritas nesta Missã Empresarial, antes, durante e após a sua realizaçã através da prestaçã ds seguintes serviçs: Apresentaçã ds mercads: padrões de relacinament empresarial, bem cm infrmaçã macr e micrecnómica ds Países (estud de mercad); Rigrsa identificaçã e selecçã das empresas e interlcutres a cntactar, pela empresa, ns Países; A CCIAP crdena e rganiza previamente tdas as actividades lgísticas: Agenda de Cntacts, visitas lcais, vs, htéis; Delegads da CCIAP acmpanharã a cnduçã de tds s trabalhs; Api n períd pós-missã Empresarial, n intuit de garantir sucess ds cntacts encetads cm s futurs parceirs. VALOR DE PARTICIPAÇÃO (1 DELEGADO POR EMPRESA): OPÇÃO A: MISSÃO ARGÉLIA & MAURITÂNIA 17 A 22 DE SETEMBRO DE 2016 SÓCIOS CCIAP NÃO SÓCIOS OPÇÃO B: MISSÃO ARGÉLIA 17 A 20 DE SETEMBRO DE 2016 SÓCIOS CCIAP NÃO SÓCIOS ESTES VALORES INCLUEM: Reuniã preparatória individual na CCIAP; Acmpanhament persnalizad pela CCIAP; Agenda de Cntacts; Dcumentaçã de Api; Entrega de Catálg da Delegaçã Empresarial a tdas as entidades e empresas lcais; Passagens aéreas em classe ecnómica; Estadia em htéis de 5* u equivalentes; Transferes; Vists de Entrada. Em clabraçã cm:

3 REPÚBLICA DEMOCRÁTICA E POPULAR DA ARGÉLIA Situada n Nrte de África, regiã d Magrebe, a República Demcrática e Ppular da Argélia é 9º mair País d mund e mair d cntinente african, cm uma ppulaçã de cerca de 40,4 milhões de habitantes. Cbrind um vast territóri, a Argélia cupa uma área nde se encntram algumas das maires reservas de gás natural e de petróle mundiais. É cnsiderada uma das maires ecnmias da regiã d Magrebe e uma das mais imprtantes d cntinente African. As cidades de Argel e Oran sã s dis principais pls ecnómics. A cidade de Argel é a capital e sede d Gvern, send também a cidade mais ppulsa da Argélia, cngregand s principais serviçs administrativs e as principais indústrias d País, nmeadamente as indústrias metalúrgicas, de refinaçã de petróle e petrquímica. A cidade de Oran é 2º principal centr ecnómic da Argélia, send um pl de atracçã ecnómica e industrial, cmpreendend três grandes znas industriais: a zna industrial de Arzew; a zna industrial de Hassi Ameur; e a zna industrial de Es Sénia. O desempenh ecnómic da Argélia tem sid caracterizad pr um cresciment ecnómic sustentad, tend País cm principais bjectivs relançament ds sectres fra d âmbit da indústria petrlífera, em particular através d frtaleciment d sectr privad, tais cm sectr ds serviçs, sectr da cnstruçã, sectr agrícla e sectr da indústria transfrmadra, pr frma a aumentar a ferta interna e diversificar seu perfil exprtadr. O Gvern Argelin tem vind a dinamizar a ecnmia d País através da abertura de diverss cncurss públics que se dividem em quatr categrias: aquisiçã de bens e equipaments, realizaçã de bras públicas, prestaçã de serviçs e elabraçã de estuds em diversas áreas de actividade ecnómica. Cm a liberalizaçã d cmérci, estimulada pela implementaçã d Acrd de Assciaçã entre a Argélia e a Uniã Eurpeia, as exprtações de bens cmeçam a ganhar imprtância. Este Acrd, em particular, envlve um investiment eurpeu substancial a lng praz, permitind às empresas da chamada indústria transfrmadra leve prcurar reduzir s custs de trabalh, deslcalizand as suas fábricas para a Argélia. Adicinalmente deverá frnecer uma base para transferências significativas de tecnlgia. N que respeita a cmérci bilateral, a Argélia tem vind a ganhar relev cm destin cada vez mais atractiv para as exprtações prtuguesas. Em2015, ds principais prduts prtugueses exprtads para a Argélia, destacam-se s Metais de base (cm 26,6% d ttal das exprtações), Outrs prduts minerais nã metálics (21,1%), Máquinas e equipaments (15,0%), Equipament eléctric (9,1%) e Pasta, papel e seus artigs (8,1%). Os restantes prduts vendids englbam um leque variad de artigs cm prduts metálics transfrmads (except máquinas e equipaments), prduts têxteis, prduts alimentares, artigs de brracha e de matérias plásticas, mbiliári, prduts químics, prduts farmacêutics e preparações farmacêuticas de base, entre utrs. Em clabraçã cm:

4 O nv Plan Quinquenal de Investiment e Desenvlviment ( ) dá cntinuidade as plans de desenvlviment anterires ( e ), visand refrçar e dar um nv impuls a desenvlviment de uma ecnmia prdutiva, cmpetitiva e diversificada em tds s sectres, assim cm desenvlviment ecnómic e scial. Trata-se de um prgrama de investiment públic, na rdem ds 263 mil milhões de eurs, cm base num cresciment ecnómic d País previst em 7%, até O sectr agrícla será uma das priridades d Gvern neste plan de cinc ans, que pretende também diversificar a indústria nacinal e apiar investiment lcal. O prgrama Quinquenal prevê igualmente, para sectr ds transprtes, a duplicaçã de vias férreas n nrte, a electrificaçã prgressiva de tda a rede, a cnstruçã de nvas estações, a realizaçã de um prt cmercial na regiã central e cmprmiss de nvas perações de extensã e cnstruçã de nvas linhas de metr. Existem váris incentivs a investiment privad e à presença de empresas estrangeiras, quer através da sua representaçã naquele país, quer mediante a criaçã de uma empresa de direit lcal, bem cm pela participaçã em empresas públicas em fase de privatizaçã, entre utrs. O mercad Argelin ferece ainda as investidres estrangeirs, perspectivas de exprtaçã para s restantes países da Grande Zna Árabe de Cmérci Livre. Apesar ds bns resultads ecnómics, traduzids em váris ans de cresciment cntínu, a Argélia tem um ptencial ainda nã explrad na sua ttalidade, nmeadamente cas ds sectres cm turism u a agricultura, que deverã crescer significativamente ns próxims ans. A Argélia é um país que apresenta prtunidades de cperaçã, cmplementaridade e parcerias ecnómicas nas mais diversas áreas para as empresas Prtuguesas que apstam na internacinalizaçã cm frma de cresciment d seu negóci. A REPÚBLICA ISLÂMICA DA MAURITÂNIA A República Islâmica da Mauritânia cupa uma psiçã gegráfica estratégica na África Ocidental, cm uma ppulaçã estimada de 3,6 milhões de habitantes, e tem frnteiras cm Senegal, Mali e Argélia. A sua capital é Nuakchtt. A ecnmia da Mauritânia assenta essencialmente ns recurss naturais e na agricultura. A cmpsiçã d PIB, pr sectr, distribui-se da seguinte frma: agricultura 23,2%, indústria 37,4% e serviçs 39,4%. Mais recentemente, sectr mineir cresceu expnencialmente, assim cm a extracçã de crude e gás natural, devid, mairitariamente, a investiment direct estrangeir. A Mauritânia caracteriza-se pr deter um sl ric, que tem vind a revelar nvs recurss minerais (cbalt, gess, urâni, ur, diamantes, cbre, gás, petróle) assim cm utrs váris imprtantes Em clabraçã cm:

5 recurss cm a pesca, agricultura, pastrícia, send um país de prtunidades substancialmente atraentes a tds s níveis. A rla csteira d país, cm 754 km, é das mais ricas d mund, send sectr das pescas um cntribut essencial para desenvlviment ecnómic. Estima-se que a ecnmia da Mauritânia tenha crescid cerca de 4,1% em Imprta sublinhar a criaçã da Zna Franca de Nuadhibu, que inclui tda a cidade e parte da península e da baía cm mesm nme e prevê regimes especiais de incentiv ns plans fiscais, aduaneir e financeir. Ambicina ser um destin preferencial para s investidres internacinais, atraind investiment, incentivand desenvlviment d sectr privad, a fim de ser um pól de cmpetitividade e um centr reginal de classe internacinal. Estã prevists prjects de desenvlviment, destinads especificamente para fins de natureza industrial, cmercial, de serviçs, e infra-estruturas de api (habitaçã, turism, cmpras, lazer e escritóris), que serã criadas dentr desta zna franca. Frut de uma nva plítica mnetária, da liberalizaçã d sectr financeir e bancári e da abertura a investiment estrangeir, a Mauritânia detém rientações estratégicas alicerçadas n sectr privad e em parcerias públic-privadas, cm prtunidades de investiment em sectres de elevad valr acrescentad cm a pesca, a agr-indústria u sectres extractivs (minas, gás e petróle). Tem ainda grandes prjects de bras públicas em curs, cm a renvaçã d Aerprt Internacinal de Nuakchtt, extensã de prts, ampliaçã da rede viária e criaçã de znas francas. Os principais destins das exprtações da Mauritânia sã: a China (45,3%), a Itália (7,6%) e Espanha (6,1%). N que refere à imprtaçã de bens, s principais frnecedres da Mauritânia sã: a China (21,6%), a Hlanda (9,4%), a França (7,8%) e Espanha (6,1%). A actividade ecnómica da Mauritânia tem crescid rapidamente ns últims ans, e as prtunidades para investiment direct estrangeir aumentaram desde a entrada em vigr d nv códig de investiment. Os principais grups de prduts exprtads pr Prtugal para a Mauritânia em 2015 fram Cque e prduts petrlífers (26,1%); Máquinas e aparelhs (18,9%); Máquinas e equipament (15,0%) e Outrs prduts minerais nã metálics (8,2%). Os sectres da agricultura, medicina veterinária, pesca marítima, bras públicas, serviçs financeirs e minerais, entre utrs de relev, sã de elevada imprtância para a ecnmia da Mauritânia e para s plans de desenvlviment d País. Cnvicts de que estes mercads reúnem tdas as cndições para desenvlviment de uma cperaçã mutuamente prveitsa nas mais diversas áreas de actividade, cnvidams desde já a Vssa estimada Empresa a integrar esta imprtante iniciativa. INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 15 JULHO 2016 Em clabraçã cm:

ÁFRICA LUSOFONA, UMA VISÃO PROSPECTIVA

ÁFRICA LUSOFONA, UMA VISÃO PROSPECTIVA ÁFRICA LUSOFONA, UMA VISÃO PROSPECTIVA Mariana Abrantes de Susa CEO Presidente da Cmissã Executiva Fundaçã AIP Lisba, 5 de julh 2017 O que é a SOFID Sciedade para Financiament d Desenvlviment, IFIC, S.A.

Leia mais

Resumos Soltos Geografia 9º ano. Unidade 1: Contrastes de Desenvolvimento. 1.2 Interdependência entre espaços com diferentes níveis de desenvolvimento

Resumos Soltos Geografia 9º ano. Unidade 1: Contrastes de Desenvolvimento. 1.2 Interdependência entre espaços com diferentes níveis de desenvolvimento Unidade 1: Cntrastes de Desenvlviment 1.2 Interdependência entre espaçs cm diferentes níveis de desenvlviment Os principais países em desenvlviment surgem de antigas clónias eurpeias. Principais bstáculs

Leia mais

I FÓRUM ECONÓMICO GLOBAL DA CPLP - A CPLP E A GLOBALIZAÇÃO

I FÓRUM ECONÓMICO GLOBAL DA CPLP - A CPLP E A GLOBALIZAÇÃO I FÓRUM ECONÓMICO GLOBAL DA CPLP - A CPLP E A GLOBALIZAÇÃO TIMOR-LESTE COMO PLATAFORMA PARA A COOPERAÇÃO EMPRESARIAL ENTRE A CPLP E A ÁSIA-PACÍFICO Centr de Cnvenções de Díli e Salã Nbre d Ministéri ds

Leia mais

ACM ALTO COMISSARIADO PARA AS MIGRAÇÕES

ACM ALTO COMISSARIADO PARA AS MIGRAÇÕES ACM ALTO COMISSARIADO PARA AS MIGRAÇÕES 1996: Prtugal institui carg de Alt Cmissári para a Imigraçã e Minrias Étnicas, de frma a criar cndições para a implementaçã e crdenaçã de plíticas públicas de integraçã;

Leia mais

AVALIAÇÃO, COMPRA E VENDA DE EMPRESAS (VALOR JUSTO) BRACING Avaliação, Compra e Venda de Empresas Página 1 de 10. Bracing Consulting, Lda.

AVALIAÇÃO, COMPRA E VENDA DE EMPRESAS (VALOR JUSTO) BRACING Avaliação, Compra e Venda de Empresas Página 1 de 10. Bracing Consulting, Lda. AVALIAÇÃO, (VALOR JUSTO) COMPRA E VENDA DE EMPRESAS BRACING Avaliaçã, Cmpra e Venda de Empresas Página 1 de 10 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

3. VISÃO DE FUTURO E ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE LONGO PRAZO

3. VISÃO DE FUTURO E ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE LONGO PRAZO 3. VISÃO DE FUTURO E ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE LONGO PRAZO 47 48 3.1. VISÃO DE FUTURO DO MAIS RN PARA 2035 A classe empresarial ptiguar apresenta para a sciedade uma Visã de Futur usada e desafiadra.

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 PDR2020 (Jovens agricultores) Página 1 de 7. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 PDR2020 (Jovens agricultores) Página 1 de 7. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 PDR2020 (Jvens agricultres) Página 1 de 7 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Empreendedorismo) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Empreendedorismo) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE Empreendedrism) Página 1 de 8 Vale Empreendedrism (Vale Simplificad) Tiplgia Aquisiçã de serviçs de cnsultria na área d

Leia mais

Oportunidades de Exportação de Moçambique

Oportunidades de Exportação de Moçambique Oprtunidades de Exprtaçã de Mçambique IPEX- Institut para a Prmçã de Exprtações Maput, Outubr de 2008 Intrduçã - IPEX O Institut para a Prmçã de Exprtações - IPEX é uma unidade sci-ecnómica cm fins nã

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Empreendedorismo Qualificado) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Empreendedorismo Qualificado) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (Empreendedrism Qualificad) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

Seminário de Barreiras Técnicas ao Comércio. Iniciativas de Convergência Regulatória

Seminário de Barreiras Técnicas ao Comércio. Iniciativas de Convergência Regulatória Seminári de Barreiras Técnicas a Cmérci Iniciativas de Cnvergência Regulatória DEPARTAMENTO DE NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR- SECEX Cnvergência Regulatória Cntext Tendência

Leia mais

FUNDOS ESTRUTURAIS NO FINANCIAMENTO DO SISTEMA CIENTÍFICO. Isabel Ribeiro Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

FUNDOS ESTRUTURAIS NO FINANCIAMENTO DO SISTEMA CIENTÍFICO. Isabel Ribeiro Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. FUNDOS ESTRUTURAIS NO FINANCIAMENTO DO SISTEMA CIENTÍFICO Isabel Ribeir Fundaçã para a Ciência e a Tecnlgia, I.P. Funds Estruturais em Ciência e Invaçã Reitria da UP 3 de utubr de 2016 Fundaçã para a Ciência

Leia mais

ARIZ Mecanismo de partilha de risco para o financiamento do sector privado. 12 de Março de 2018

ARIZ Mecanismo de partilha de risco para o financiamento do sector privado. 12 de Março de 2018 ARIZ Mecanism de partilha de risc para financiament d sectr privad 12 de Març de 2018 ESTRATURA DA APRESENTAÇÃO 1. A AFD QUEM SOMOS? 2. OBJECTIVOS PRINCIPAIS DE ARIZ 3. PRODUTOS ARIZ ARIZ garantia individual

Leia mais

PROGRAMA. CENTRO DE CONVENÇÕES DE DÍLI 25,26 e 27 FEVEREIRO DÍLI, TIMOR-LESTE

PROGRAMA. CENTRO DE CONVENÇÕES DE DÍLI 25,26 e 27 FEVEREIRO DÍLI, TIMOR-LESTE PROGRAMA 25,26 e 27 FEVEREIRO DÍLI, TIMOR-LESTE QUINTA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO 08.30-9.45 Receçã e acreditaçã ds participantes 10.00 10.45 - SESSÃO DE ABERTURA Discurss institucinais 10.45 11.15 - Abertura

Leia mais

REGULAMENTO 1ª EDICÃO PRÉMIO FOOD FAB LAB

REGULAMENTO 1ª EDICÃO PRÉMIO FOOD FAB LAB REGULAMENTO 1ª EDICÃO PRÉMIO FOOD FAB LAB O TAGUSVALLEY assume um papel fundamental cm agente dinamizadr da invaçã e ecnmia da regiã e prcura as cndições necessárias para que as atividades ecnómicas sejam

Leia mais

CONSTRUINDO O FUTURO: UMA AGENDA ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

CONSTRUINDO O FUTURO: UMA AGENDA ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CONSTRUINDO O FUTURO: UMA AGENDA ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL VISÃO E ESTRATÉGIA VERSÃO PRELIMINAR Janeir de 2011 CONSTRUINDO O FUTURO: UMA AGENDA ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Inovação) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Inovação) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE Invaçã) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing cnsulting.cm

Leia mais

PROGRAMA DE TRABALHO

PROGRAMA DE TRABALHO PROGRAMA DE TRABALHO 2008-2009 ENQUADRAMENTO O Fórum Nã Gvernamental para a Inclusã Scial (FNGIS) surgiu na sequência de um apel frmulad pela Crdenaçã d Plan Nacinal de Acçã para a Inclusã (PNAI) a um

Leia mais

CONSTRUINDO O FUTURO: UMA AGENDA ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

CONSTRUINDO O FUTURO: UMA AGENDA ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CONSTRUINDO O FUTURO: UMA AGENDA ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL VISÃO E ESTRATÉGIA 29 de Junh de 2011 CONSTRUINDO O FUTURO: UMA AGENDA ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Plan

Leia mais

QUESTIONÁRIO DAS EMPRESAS FRANCESAS E MOÇAMBICANAS INSTALADAS EM MOÇAMBIQUE OU EM PROSPECÇÃO

QUESTIONÁRIO DAS EMPRESAS FRANCESAS E MOÇAMBICANAS INSTALADAS EM MOÇAMBIQUE OU EM PROSPECÇÃO QUESTIONÁRIO DAS EMPRESAS FRANCESAS E MOÇAMBICANAS INSTALADAS EM MOÇAMBIQUE OU EM PROSPECÇÃO O Clube de Negócis France-Mçambique fi fundad a 11 junh de 2015, em Maput. Cm bjectivs seguintes: Desenvlviment

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Internacionalização) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Internacionalização) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE Internacinalizaçã) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

PROCESSO DE ACREDITAÇÃO DE EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS. Eixo Prioritário 3

PROCESSO DE ACREDITAÇÃO DE EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS. Eixo Prioritário 3 PROCESSO DE ACREDITAÇÃO DE EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS Avis Nº ACORES-51-2017-14 PROGRAMA OPERACIONAL PARA OS AÇORES 2020 Eix Priritári 3 Cmpetitividade das Empresas Reginais Priridade

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Internacionalização PME) Página 1 de 9. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Internacionalização PME) Página 1 de 9. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (Internacinalizaçã PME) Página 1 de 9 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

A qualidade das águas balneares

A qualidade das águas balneares A qualidade das águas balneares Entende-se pr qualidade da água cnjunt de valres ds parâmetrs físics, químics, bilógics e micrbilógics da água que permite avaliar a sua adequaçã para determinads uss directs

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE ECONOMIA

PLANIFICAÇÃO DE ECONOMIA Módul 5 O ESTADO E A ATIVIDADE ECONÓMICA 1- Estad nçã e Apresentar a nçã de Estad Expsiçã ral Avaliaçã d prcess de 32 funções Trabalhs de grup trabalh: grelhas de Nçã Caraterizar as funções d Leitura e

Leia mais

Tunísia Embaixada da República da Tunísia exportações Portuguesas 166 milhões de euros aumento de cerca de 45,67% Tunes

Tunísia Embaixada da República da Tunísia exportações Portuguesas 166 milhões de euros aumento de cerca de 45,67% Tunes Missão Empresarial à Tunísia 12 a 15 de Maio de 2014 Tunísia A Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa (CCIAP) em estreita colaboração com a Embaixada da República da Tunísia em Portugal e com

Leia mais

INICIATIVAS GULBENKIAN PARA A INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO. Concurso para apoio a iniciativas-piloto no âmbito das economias criativas

INICIATIVAS GULBENKIAN PARA A INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO. Concurso para apoio a iniciativas-piloto no âmbito das economias criativas INICIATIVAS GULBENKIAN PARA A INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO Cncurs para api a iniciativas-pilt n âmbit das ecnmias criativas Nta: Este cncurs decrre em duas etapas. ENQUADRAMENTO A Fundaçã Caluste Gulbenkian

Leia mais

Cálculo do Valor Acrescentado (VA) no Aves

Cálculo do Valor Acrescentado (VA) no Aves Cálcul d Valr Acrescentad (VA) n Aves Cnceiçã Silva Prtela Faculdade de Ecnmia e Gestã Universidade Católica Prtuguesa csilva@prt.ucp.pt pt Prgrama AVES Avaliaçã de Externa Esclas de Esclas cm Ensin Secundári

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE I&DT) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE I&DT) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE I&DT) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing cnsulting.cm

Leia mais

Estratégia Nacional de Especialização Inteligente. Lisboa, 2 de fevereiro de 2017 José Carlos Caldeira

Estratégia Nacional de Especialização Inteligente. Lisboa, 2 de fevereiro de 2017 José Carlos Caldeira Estratégia Nacinal de Especializaçã Inteligente Lisba, 2 de fevereir de 2017 Jsé Carls Caldeira Estrutura da Apresentaçã I. ENEI: prcess em Prtugal II. Mnitrizaçã e avaliaçã III. Primeirs resultads I.

Leia mais

Diretrizes para os Institutos Federais

Diretrizes para os Institutos Federais Ministéri da Educaçã Secretaria de Educaçã Prfissinal e Tecnlógica Diretrizes 2014-2018 para s Instituts Federais Diretria de Plíticas de Educaçã Prfissinal e Tecnlógica Diretria de Desenvlviment da Rede

Leia mais

Dados estatísticos revelam o perfil da mão-de-obra, o desempenho e a participação do setor gráfico do Estado Rio Grande do Norte no contexto nacional

Dados estatísticos revelam o perfil da mão-de-obra, o desempenho e a participação do setor gráfico do Estado Rio Grande do Norte no contexto nacional Os númers da indústria gráfica d Ri Grande d Nrte Dads estatístics revelam perfil da mã-de-bra, desempenh e a participaçã d setr gráfic d Estad Ri Grande d Nrte n cntext nacinal Dads gerais da indústria

Leia mais

FINANCIAMENTO: REINO DE ESPANHA RESPONSAVEL DE PROGRAMA, PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA (PPP) E MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS

FINANCIAMENTO: REINO DE ESPANHA RESPONSAVEL DE PROGRAMA, PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA (PPP) E MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCIAMENTO: REINO DE ESPANHA RESPONSAVEL DE PROGRAMA, PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA (PPP) E MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS Departament: Infraestrutura Direçã: Unidade de PPDU Categria: P4 Salári anual: USD 44,328

Leia mais

1º Workshop Técnico. Conhecer o mercado escandinavo I Captar os clientes. 14 novembro

1º Workshop Técnico. Conhecer o mercado escandinavo I Captar os clientes. 14 novembro 1º Wrkshp Técnic Cnhecer mercad escandinav I Captar s clientes 14 nvembr 2016 2016 AGENDA 1. PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO CYCLING & WALKING ALGARVE Turism de Prtugal Regiã de Turism d Algarve 2. A ESCANDINÁVIA:

Leia mais

A Empresa. 3 Drivers Engenharia, Inovação, Ambiente, Lda. Avenida 5 de Outubro, 124, 4º piso Lisboa, Portugal

A Empresa. 3 Drivers Engenharia, Inovação, Ambiente, Lda. Avenida 5 de Outubro, 124, 4º piso Lisboa, Portugal IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES NA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA RÉPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL - instituída pela Lei N.º 12.305, de 2 de Agst de 2010 Memrand para Clabraçã da

Leia mais

Designação do projeto Órgão de Acompanhamento das Dinâmicas Regionais de Lisboa (OADRL)

Designação do projeto Órgão de Acompanhamento das Dinâmicas Regionais de Lisboa (OADRL) Designaçã d prjet Órgã de Acmpanhament das Dinâmicas Reginais de Lisba (OADRL) - 2016 Códig d prjet LISBOA-09-6177-FEDER-000003 Objetiv principal Criar as cndições e reunir s meis necessáris para exercíci

Leia mais

I CONFERÊNCIA ENERGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CPLP (Evento Carbono 0)

I CONFERÊNCIA ENERGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CPLP (Evento Carbono 0) I CONFERÊNCIA ENERGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CPLP (Event Carbn 0) Cascais, 24 e 25 de Junh de 2015 Centr de Cngresss d Estril PROPOSTA DE PROGRAMA (Oradres e Mderações em cnfirmaçã) A I Cnferência Energia

Leia mais

Lista dos dados a registar e armazenar em formato eletrónico no âmbito do sistema de monitorização (a que se refere o artigo 24.o)

Lista dos dados a registar e armazenar em formato eletrónico no âmbito do sistema de monitorização (a que se refere o artigo 24.o) Lista ds dads a registar e armazenar em frmat eletrónic n âmbit d sistema de mnitrizaçã (a que se refere artig 24.) L 138/34 ANEXO III É exigida a apresentaçã de dads para as perações apiadas pel FSE,

Leia mais

O equilíbrio económico e financeiro de uma concessão de transportes

O equilíbrio económico e financeiro de uma concessão de transportes O equilíbri ecnómic e financeir de uma cncessã de transprtes Fernand Cresp Diu UTAP Cnteúds 1) Breve apresentaçã da UTAP 2) O Value fr Mney, valr d serviç de transprtes 3) O mdel de negóci, s cntrats e

Leia mais

TÉCNICAS E PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS

TÉCNICAS E PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS Seminári Prátic Luanda, 20,21,22,23 e 24 de Junh de 2016 - Htel**** Ferramentas, metdlgias e chaves para TÉCNICAS E PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS Agilize s prcesss administrativs da rganizaçã e cnsiga equipas

Leia mais

REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA AEFPCEUP. A Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da

REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA AEFPCEUP. A Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA AEFPCEUP A Assciaçã de Estudantes da Faculdade de Psiclgia e de Ciências da Educaçã da Universidade d Prt (AEFPCEUP) recnhece que s rçaments participativs, utilizads

Leia mais

CAOMZ06 PT:

CAOMZ06  PT: Curs de Especializaçã de Lgística Planeament Estratégic Crdenadr: Eng.º Vasc Carvalh Índice Duraçã Ttal... 2 Destinatáris... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisits... 2 Objetiv Geral... 2 Objetivs Específics...

Leia mais

Esmeralda Gonçalinho Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP

Esmeralda Gonçalinho Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP Esmeralda Gnçalinh Fundaçã para a Ciência e a Tecnlgia, IP Em març de 2013, a Cmissã Eurpeia lançu a iniciativa Grand Calitin fr Digital Jbs, que endereça as questões da falta de cmpetências digitais e

Leia mais

Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Concelho de Moura

Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Concelho de Moura Fund de Api às Micr e Pequenas Empresas n Cncelh de Mura PROTOCOLO FINANCEIRO E DE COOPERAÇÃO Entre: O Municípi de Mura, pessa clectiva nº 502.174.153 adiante designad pr CÂMARA; O Banc Espírit Sant, S.A.

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Qualificação PME) Página 1 de 10. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Qualificação PME) Página 1 de 10. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (Qualificaçã PME) Página 1 de 10 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

Documento Orientador: UFCD: Ideias e Oportunidades de Negócio Código 7583

Documento Orientador: UFCD: Ideias e Oportunidades de Negócio Código 7583 An Letiv 2016/2017 IDEIAS E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO COMERCIAL PLANIFICAÇÃO ANUAL Dcument Orientadr: UFCD: Ideias e Oprtunidades de Negóci Códig 7583 ENSINO SECUNDÁRIO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

Processo Seletivo Unificado - Estágio Governo do Estado de São Paulo. Edital 002/2018

Processo Seletivo Unificado - Estágio Governo do Estado de São Paulo. Edital 002/2018 Prcess Seletiv Unificad - Estági Gvern d Estad de Sã Paul Edital 002/2018 ( ESTE DOCUMENTO NÃO SUBSTITUI A LEITURA DO EDITAL ) Principais etapas d prcess e suas respectivas datas Event Iníci Fim Períd

Leia mais

Preparação para a Certificação de Gestor da Qualidade - Excelência Organizacional

Preparação para a Certificação de Gestor da Qualidade - Excelência Organizacional Preparaçã para a Certificaçã de Gestr da Qualidade - Excelência Organizacinal OBJETIVOS DO CURSO Apresentar as participantes s cnteúds d Crp de Cnheciment necessáris à certificaçã, pssibilitand que aprimrem

Leia mais

Improve International - Ambassador Programme Estatuto

Improve International - Ambassador Programme Estatuto Imprve Internatinal - Ambassadr Prgramme Estatut Ediçã 2019 / 2020 Estatut d Ambassadr O estatut de Ambassadr da Imprve Internatinal é de carácter rganizacinal, prmcinal, recreativ e educacinal e nã tem

Leia mais

C U R R I C U L U M V I T A E

C U R R I C U L U M V I T A E C U R R I C U L U M V I T A E 1 - IDENTIFICAÇÃO Nme: Lisandra Maria André Rua B.I.: 10858627 Naturalidade: Castr Marim Data de Nasciment: 14 de Julh de 1976 Estad Civil: Slteira Mrada: R. Antóni Aleix

Leia mais

Assembléia Le islativa do Estado de Rondôni

Assembléia Le islativa do Estado de Rondôni Recebid, Autue-se e Inclua em pauta. Assembléia Le islativa d Estad de Rndôni ọ...j c, ATOR: ESTADO DE RONDÔNIA Assembléia Leail?tiva 1 2 MAl 2015 Prll: j q6'! 5-,--_ TADO AELCIO DA TV - PP Prcess: J1().

Leia mais

PLANO DE MARKETING 2019

PLANO DE MARKETING 2019 Inscrevase até 19 de Outubr e btenha descnts Seminári Técnic Elabraçã, Seguiment e Avaliaçã d Luanda, 29, 30, e 31 de Outubr de 2018 - Htel**** PLANO DE MARKETING 2019 Dmine tdas as ferramentas a seu alcance

Leia mais

Seja um fornecedor reconhecido!

Seja um fornecedor reconhecido! A relevância da indústria brasileira de Higiene Pessal, Perfumaria e Csmétics n mercad glbal tem a fundamental participaçã da cadeia prdutiva d setr. Em busca de incentivar a cmpetitividade, frtalecer

Leia mais

TEXTOS APROVADOS. Resolução do Parlamento Europeu, de 14 de setembro de 2017, sobre o futuro do programa Erasmus+ (2017/2740(RSP))

TEXTOS APROVADOS. Resolução do Parlamento Europeu, de 14 de setembro de 2017, sobre o futuro do programa Erasmus+ (2017/2740(RSP)) Parlament Eurpeu 2014-2019 TEXTOS APROVADOS P8_TA(2017)0359 Futur d prgrama Erasmus+ Resluçã d Parlament Eurpeu, de 14 de setembr de 2017, sbre futur d prgrama Erasmus+ (2017/2740(RSP)) O Parlament Eurpeu,

Leia mais

Cinco sentidos da Economia Social. Américo M. S. Carvalho Mendes

Cinco sentidos da Economia Social. Américo M. S. Carvalho Mendes Cinc sentids da Ecnmia Scial Améric M. S. Carvalh Mendes ATES Área Transversal de Ecnmia Scial Universidade Católica Prtuguesa Prt 29 de Nvembr de 2015 Améric M. S. Carvalh Mendes Cinc sentids da Ecnmia

Leia mais

PREVISÃO E PLANIFICAÇÃO DE QUADRO

PREVISÃO E PLANIFICAÇÃO DE QUADRO Seminári Prátic Luanda, 21, 22 e 23 de Junh de 2017 - Htel**** Saiba cm desenvlver um planeament da estrutura rganizativa e alcance s bjectivs prfissinais desejads PREVISÃO E PLANIFICAÇÃO DE QUADRO Enquadrament

Leia mais

Legislação Laboral e Segurança Social 2016

Legislação Laboral e Segurança Social 2016 Inscrevase até 28 de Setembr e btenha descnts Seminári Prátic de 2016 - Htel**** revist e actualizad Legislaçã Labral e Segurança Scial 2016 de acrd cm a Legislaçã vigente e de cumpriment brigatóri 3 dias

Leia mais

Programa Estágios Profissionais

Programa Estágios Profissionais Prgrama Estágis Prfissinais Cnsiste num estági cm a duraçã de 9 meses, pdend prlngar-se, cm autrizaçã d IEFP, excepcinalmente, até 12 meses, quand fr cmplementad pr um estági a realizar em territóri nacinal

Leia mais

PROENÇA FINICIA. Crédito Local. no Concelho de Proença-a-Nova PROTOCOLO FINANCEIRO E DE COOPERAÇÃO

PROENÇA FINICIA. Crédito Local. no Concelho de Proença-a-Nova PROTOCOLO FINANCEIRO E DE COOPERAÇÃO PROENÇA FINICIA Crédit Lcal n Cncelh de Prença-a-Nva PROTOCOLO FINANCEIRO E DE COOPERAÇÃO Entre: A Câmara Municipal de Prença-a-Nva, pessa clectiva nº 505 377 802, adiante designada pr CÂMARA; A Caixa

Leia mais

REFERENCIAIS DO CURSO DE TÉCNICAS DE VENDA I (150H / NÍVEL 4)

REFERENCIAIS DO CURSO DE TÉCNICAS DE VENDA I (150H / NÍVEL 4) REFERENCIAIS DO CURSO DE TÉCNICAS DE VENDA I (150H / NÍVEL 4) UFCD 0355 FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES Aplicar as técnicas de fidelizaçã, cm vista a estabeleciment de uma relaçã de parceria cntínua. Cnceit e

Leia mais

ESTRATÉGIA DE CURTO PRAZO TRANSIÇÃO E 1º ANO DE GOVERNO

ESTRATÉGIA DE CURTO PRAZO TRANSIÇÃO E 1º ANO DE GOVERNO ESTRATÉGIA DE CURTO PRAZO TRANSIÇÃO E 1º ANO DE GOVERNO AGENDA DA TRANSIÇÃO (DA ELEIÇÃO ATÉ A POSSE) Fazer uma avaliaçã prfunda e detalhada da situaçã financeira e fiscal d estad e definir uma estratégia

Leia mais

CLIMA E ENERGIA : QUADRO DE ATUAÇÃO

CLIMA E ENERGIA : QUADRO DE ATUAÇÃO CLIMA E ENERGIA 2020-2030: QUADRO DE ATUAÇÃO Fntes de referência: Cmunicaçã da Cmissã sbre Energia azul: Materializar ptencial da energia ceânica ns mares e ceans da Eurpa n hriznte de 2020 e mais além

Leia mais

FINANÇAS para NÃO FINANCEIROS

FINANÇAS para NÃO FINANCEIROS Curs Prátic Luanda, 21, 22, 23 e 24 de Junh de 2016 - Htel**** Guia Prática de FINANÇAS para NÃO FINANCEIROS Frmaçã cmpleta, ágil e sem tecnicisms descnt Inscrevend-se até dia 10 de Junh Um MUST para prfissinais

Leia mais

ISO é um órgão mundial não governamental com sede em

ISO é um órgão mundial não governamental com sede em História e Imprtância das Nrmas ISO 14000 ISO é um órgã mundial nã gvernamental cm sede em Genebra, Suíça, da qual participam mais de 100 países. Fundada a 23/02/1947, cm bjectiv de prpr nrmas de cnsens

Leia mais

Federação Portuguesa de Canoagem

Federação Portuguesa de Canoagem Federaçã Prtuguesa de Canagem Plan de Alt Rendiment e Seleções Nacinais 2019 MARATONA III Senires, Sub.23 e Junires I - Intrduçã Este dcument pretende enunciar s critéris de selecçã da Equipa Nacinal de

Leia mais

Nome do programa ou pesquisa: Sistema de Informações e Indicadores Culturais

Nome do programa ou pesquisa: Sistema de Informações e Indicadores Culturais IBGE Institut Brasileir de Gegrafia e Estatística Data de elabraçã da ficha: Abr 2007 Dads da rganizaçã Nme: IBGE - Institut Brasileir de Gegrafia e Estatística Endereç: (várias unidades em td Brasil)

Leia mais

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Seminári 100% prátic Cm cmbinar técnicas e ferramentas para Luanda, 28, 29 e 30 de Març de 2016 - Htel**** COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Atendiment Telefónic - Atendiment Presencial Cmunicaçã Escrita descnt

Leia mais

Guia de Participação no ALGARVE NATURE WEEK 2017 B2B EVENT

Guia de Participação no ALGARVE NATURE WEEK 2017 B2B EVENT Guia de Participaçã n ALGARVE NATURE WEEK 2017 B2B EVENT Htel Vila Galé Albacra 11 de Mai de 2017-9h30 às 12h30 http://algarvenatureweek2017.talkb2b.net INTRODUÇÃO A Enterprise Eurpe Netwrk (EEN) é uma

Leia mais

MBA063 PT:

MBA063   PT: Índice Duraçã Ttal... 2 Destinatáris... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisits... 2 Objetiv Geral... 2 Objetivs Específics... 3 Estrutura mdular e respetiva carga hrária... 3 Cnteúds prgramátics... 3 Metdlgia...

Leia mais

Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo Associação Empresarial das ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge

Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo Associação Empresarial das ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge Segunda alteraçã a Decret Regulamentar Reginal n.º 26/2007/A, de 19 de Nvembr, cm as alterações intrduzidas pel Decret Regulamentar Reginal n.º 10/2010/A, de 15 de Junh, que aprva Subsistema de Api a Desenvlviment

Leia mais

DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS 1T15

DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS 1T15 DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS DISCLAIMER Esta apresentaçã cntém estimativas e declarações sbre perações futuras a respeit de nssa estratégia e prtunidades de cresciment futur. Essas infrmações se baseiam principalmente

Leia mais

Campanha Construindo Cidades Resilientes: minha cidade está se preparando!

Campanha Construindo Cidades Resilientes: minha cidade está se preparando! Campanha Cnstruind Cidades Resilientes: minha cidade está se preparand! Platafrma temática sbre risc urban nas Américas Frtaleciment da cperaçã e clabraçã entre gverns lcais Cnvite à apresentaçã de prpstas

Leia mais

Parte I Enquadramento da actividade turística em Portugal

Parte I Enquadramento da actividade turística em Portugal A TRADIÇÃO EQUESTRE COMO ELEMENTO DE VALORIZAÇÃO DA OFERTA TURÍSTICA Cngress Internacinal de Turism Equestre Alter d Chã - 17.Mai.08 Parte I Enquadrament da actividade turística em Prtugal Cumpriments

Leia mais

Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Concelho de Vila Velha de Ródão

Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Concelho de Vila Velha de Ródão Prgrama FINICIA Fund de Api às Micr e Pequenas Empresas n Cncelh de Vila Velha de Ródã PROTOCOLO FINANCEIRO E DE COOPERAÇÃO Entre: O Municípi de Vila Velha de Ródã, pessa clectiva nº 506.642.798 adiante

Leia mais

AVALIAR O IMPACTO Transformar Promessas em Evidências Bénédicte de la Brière, Banco mundial

AVALIAR O IMPACTO Transformar Promessas em Evidências Bénédicte de la Brière, Banco mundial AVALIAR O IMPACTO Transfrmar Prmessas em Evidências Bénédicte de la Brière, Banc mundial Presentaçã baseada n material desnvlvid n Impact Evaluatin in Practice tlkit www.wrldbank.rg/ieinpractice Entã vcê

Leia mais

GESTÃO DE STOCKS. A para a racionalização de custos e melhoria de procedimentos. 3 dias de Formação Intensiva para analisar em

GESTÃO DE STOCKS. A para a racionalização de custos e melhoria de procedimentos. 3 dias de Formação Intensiva para analisar em Seminári Prátic APROVISIONAMENTO E Luanda, 23, 24 e 25 de Mai de 2017 - Htel**** GESTÃO DE STOCKS A para a racinalizaçã de custs e melhria de prcediments 3 dias de Frmaçã Intensiva para analisar em A Quantidade

Leia mais

PRODUTOS/SERVIÇOS O QUE ESPERAM E COMO PODEM OS ASSOCIADOS CONTRIBUIR PARA A SUA PRODUÇÃO/DIFUSÃO?"

PRODUTOS/SERVIÇOS O QUE ESPERAM E COMO PODEM OS ASSOCIADOS CONTRIBUIR PARA A SUA PRODUÇÃO/DIFUSÃO? 1ª JORNADA DE REFLEXÃO A prfissã e assciativism na área da Infrmaçã e da Dcumentaçã Bibliteca Municipal da Nazaré, 9 de Abril de 2011 PRODUTOS/SERVIÇOS O QUE ESPERAM E COMO PODEM OS ASSOCIADOS CONTRIBUIR

Leia mais

Casa Eficiente d. Instalação de pontos de carregamento de veículos elétricos

Casa Eficiente d. Instalação de pontos de carregamento de veículos elétricos 7.d Instalaçã de pnts de carregament de veículs elétrics 1 2 FICHA TÉCNICA Títul 7.d Instalaçã de pnts de carregament de veículs elétrics Cleçã Casa Catálg de sluções técnicas Ediçã Prgrama Casa Autria

Leia mais

Nome do programa ou pesquisa: Sistema de Informações e Indicadores Culturais:

Nome do programa ou pesquisa: Sistema de Informações e Indicadores Culturais: IBGE Institut Brasileir de Gegrafia e Estatística Data de elabraçã da ficha: Jan 2008 Dads da rganizaçã Nme: IBGE - Institut Brasileir de Gegrafia e Estatística Endereç: (várias unidades em td Brasil)

Leia mais

Uma estratégia para o desenvolvimento turístico da envolvente da Albufeira do Alqueva

Uma estratégia para o desenvolvimento turístico da envolvente da Albufeira do Alqueva RT&D Territóris, Empresas e Organizações Vlume II (2), 125-129 (2005) Uma estratégia para desenvlviment turístic da envlvente da Albufeira d Alqueva Carls Silva* GESTALQUEVA Paula Susan Dias** Cnselh Executiv

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 PDR2020 (Invest. Explr. Agrícla) Página 1 de 9 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020

Leia mais

NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDORES

NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDORES 1º Seminari Prátic Técnicas e Ferramentas de Luanda, 13,14 e 15 de Fevereir de 2017 - Htel**** NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDORES para planificar a melhr estratégia e alcançar melhr resultad 24 hras de Frmaçã

Leia mais

Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo Associação Empresarial das ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge

Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo Associação Empresarial das ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge Segunda alteraçã a Decret Regulamentar Reginal n.º 23/2007/A, de 29 de Outubr, cm as alterações intrduzidas pel Decret Regulamentar Reginal n.º 11/2010/A, de 15 de Junh, que aprva Subsistema de Incentivs

Leia mais

o Instituto Politécnico Portalegre

o Instituto Politécnico Portalegre DEFESA NACION L - Institut Plitécnic Prtalegre PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE O MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL E O INSTITUTO POLITÉCNICO DE PORTALEGRE Entre: O Ministéri da Defesa Nacinal através da Direçã-Geral

Leia mais

Resultados 4º Trimestre de de Fevereiro de 2017

Resultados 4º Trimestre de de Fevereiro de 2017 Resultads 4º Trimestre de 2016 24 de Fevereir de 2017 Resultads 4º Trimestre de 2016 24 de Fevereir de 2017 Faturament d segment Alimentar atinge R$ 45 bilhões em 2016, cresciment de 11,7%, acelerand para

Leia mais

P7_TA(2012)0091 Sexto Fórum Mundial da Água

P7_TA(2012)0091 Sexto Fórum Mundial da Água P7_TA(2012)0091 Sext Fórum Mundial da Água Resluçã d Parlament Eurpeu, de 15 de març de 2012, sbre Sext Fórum Mundial da Água, a realizar em Marselha, de 12 a 17 de març de 2012 (2012/2552(RSP)) O Parlament

Leia mais

Especial Liderança. O perfil de quem comanda a Comunicação Corporativa hoje em pesquisa inédita da Aberje. estudos de. comunicação

Especial Liderança. O perfil de quem comanda a Comunicação Corporativa hoje em pesquisa inédita da Aberje. estudos de. comunicação ce cmunicaçã empresarial estuds de cmunicaçã e relações crprativas ediçã 103 an 28 ISSN 1 8099 9 95 505 1 1 9 771809 950001 Especial Liderança O perfil de quem cmanda a Cmunicaçã Crprativa hje em pesquisa

Leia mais

Informacoes Uteis BENS E SOUVENIRS ILÍCITOS

Informacoes Uteis BENS E SOUVENIRS ILÍCITOS Infrmaces Uteis BENS E SOUVENIRS ILÍCITOS Sã cnsideradas ilícitas a imprtaçã, Sã cnsideradas ilícitas a imprtaçã, exprtaçã e transferência de prpriedade de bens culturais*: a) Clecções e exemplares rars

Leia mais

A FLORESTA DE QUE PRECISAMOS...

A FLORESTA DE QUE PRECISAMOS... A FLORESTA DE QUE PRECISAMOS... SUMÁRIO EXECUTIVO DAS CONCLUSÕES 17 DE OUTUBRO DE 2016 ENQUADRAMENTO O Clégi de Engenharia Flrestal da Ordem ds Engenheirs, em clabraçã cm a Universidade de Lisba, a Universidade

Leia mais

"O ENSINO POLITÉCNICO COMO IMPORTANTE PARADIGMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL" *

O ENSINO POLITÉCNICO COMO IMPORTANTE PARADIGMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL * "O ENSINO POLITÉCNICO COMO IMPORTANTE PARADIGMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL" * JOÃO PEDRO DE BARROS ** * Cmunicaçã apresentada em 9/2/1999, num Seminári rganizad pel Departament de Ciências da Educaçã da

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERATIVO Ação social

PROCEDIMENTO OPERATIVO Ação social Página 1 de 5 I ÂMBITO Aplicável à prestaçã de api scial as estudantes d ensin superir, em especial àqueles em cndições de carência ecnómica cmprvada, de md a garantir que nã sejam excluíds pr incapacidade

Leia mais

:: Regulamento - Congresso Regional GO/TO

:: Regulamento - Congresso Regional GO/TO :: Regulament - Cngress Reginal GO/TO Cngress Reginal de Psiclgia Etapa Reginal d VI CNP Capítul I Ds Objetivs Art. 1º - Sã bjetivs d VI COREP: a. Prmver a rganizaçã e a mbilizaçã ds psicólgs de Giás e

Leia mais

Programa Eleitoral. Área Social, Educação e Saúde

Programa Eleitoral. Área Social, Educação e Saúde Prgrama Eleitral Área Scial, Educaçã e Saúde Generalidades: Os muitas vezes necessáris estuds e diagnóstics estã feits e sã pr agra certamente suficientes. A falta de dinheir dispnível faz ainda mais cm

Leia mais

Propriedade e Controlo dos Recursos Petrolíferos

Propriedade e Controlo dos Recursos Petrolíferos Lisba, 25 de Outubr de 2017 Prpriedade e Cntrl ds Recurss Petrlífers Os recurss petrlífers enquant recurss naturais situads n sl e n subsl, nas águas interires, n mar territrial, na platafrma cntinental

Leia mais

REGULAMENTO CONVOCATÓRIA PÚBLICA TRANSFRONTEIRIÇA DE PRÉMIOS DE CONCILIAÇÃO VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

REGULAMENTO CONVOCATÓRIA PÚBLICA TRANSFRONTEIRIÇA DE PRÉMIOS DE CONCILIAÇÃO VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES REGULAMENTO CONVOCATÓRIA PÚBLICA TRANSFRONTEIRIÇA DE PRÉMIOS DE CONCILIAÇÃO VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES 1 Índice 1 Enquadrament... 3 2 Objetivs... 3 3 Requisits para participaçã...

Leia mais

Autoridade Europeia para a Protecção de Dados

Autoridade Europeia para a Protecção de Dados Autridade Eurpeia para a Prtecçã de Dads RELATÓRIO ANUAL 2004 Resum O Relatóri Anual 2004 abrange primeir períd de existência da Autridade Eurpeia para a Prtecçã de Dads (AEPD) enquant nva autridade fiscalizadra

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Inovação Produtiva) Página 1 de 10. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Inovação Produtiva) Página 1 de 10. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (Invaçã Prdutiva) Página 1 de 10 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais