Espanhol - 1º ano. Recursos. Orientações Pedagógicas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Espanhol - 1º ano. Recursos. Orientações Pedagógicas"

Transcrição

1 1º bimestre Unidad 1 El mundo hispanohablante: viva la pluralidad! Capítulo 1 Cultura Latina: hacia la diversidad! Capítulo 2 Turismo hispánico: convivamos con las diferencias! Gêneros textuais: Canção; cartão postal; documentação; carteira de identidade; passaporte; visto. Fonética e fonologia: Alfabeto (letras, pronúncia e sons). Vocabulário em contexto: Identificação pessoal em espanhol (nombres, apellidos, apodos y sobrenombres); países e nacionalidades; saudações, despedidas e abreviaturas; estado civil: nomes, sobrenomes e apelidos; dias da semana, estações e meses do ano; tipos de alojamento; meios de transporte. Gramática em uso: Presente do indicativo; verbos ser, estar, haber, tener; pronomes interrogativos; numerais. Tema transversal: Pluralidade Cultural Interdisciplinaridade: Geografia da unidade/habilidades trabalhadas - Refletir sobre o tema do turismo, viagens a trabalho e de férias, imigração e intercâmbios culturais. - Identificar e conhecer os países hispanofalantes por meio dos gêneros textuais canção, cartão-postal e documentação pessoal, refletindo sobre o tema transversal Pluralidade cultural. - Identificar e conhecer os gêneros textuais. - Estudar o Espanhol interdisciplinarmente com Geografia. - Aprender a reconhecer e a usar o presente do indicativo (verbos regulares e irregulares) e os pronomes interrogativos. - Saber identificar e usar as letras do alfabeto e seus sons. - Conhecer e utilizar em vários contextos o vocabulário de identificação pessoal; origem e nacionalidade; saudações, despedidas e abreviações; estado civil, nomes, sobrenomes e apelidos, dias da semana, estações e meses do ano; tipos de alojamento; meios de transporte. - La lectura en las selectividades; Chuleta lingüística: no te van a pillar!; Glosario. Para ampliar!: ver, leer, escuchar y navegar...: no final de cada unidade há sugestões de sites, vídeos e leituras inicial: da compreensão leitora do aluno ao longo de toda a Unidade 1, principalmente na seção Lectura; final: da compreensão leitora do estudante nas seções Lectura Tejiendo la comprensión e La lectura en las selectividades; da produção final da seção Escritura Taller de escritura; da compreensão auditiva final verificada na seção Escucha Comprendiendo la voz del otro e Oído perspicaz: el español suena de maneras diferentes; das produções finais da seção Habla Rueda viva: comunicándose e A concluir!.

2 Tema transversal: Meio ambiente Interdisciplinaridade: Literatura, Arte, Geografia e Língua Portuguesa Proyecto 1 Literatura y fútbol: los pies que inspiran las manos Gêneros textuais: Conto; guias de turismo; fotografia, antologia; biografia e bibliografia. Vocabulário em contexto: Lugares e espaços públicos. Gramática em uso: Presente do Indicativo (verbos regulares e irregulares) dos verbos haber e estar. da unidade/habilidades trabalhadas Compreender a importância do espaço nas narrativas para caracterizar os vários mundos que compõem a vivência de cada um. Refletir sobre os modos de ser, ver, estar e atuar nos espaços frequentados no dia a dia e nos que gostariam de frequentar. Descrever psicologicamente as personagens dos contos da obra Historia de cronopios y de famas, de Julio Cortázar. Desenvolver guias turísticos bilíngues (espanhol/ português). Divulgar os guias no ambiente escolar, para que ganhem circulação. Na etapa de investigação do projeto há indicações de sites, vídeos e leituras complementares sobre o tema trabalhado. Os projetos são um ótimo recurso educativo, pois contribuem para a aproximação da realidade extraescolar com o espaço da sala de aula. No Manual do Professor há sugestões de como abordar o tema do projeto interdisciplinar, bem como uma orientação metodológica do passo a passo do desenvolvimento das tarefas propostas no projeto. O projeto interdisciplinar pode ser utilizado para avaliar todo o processo de aprendizagem, como instrumento de autoavaliação e para cumprir os requisitos formais da avaliação escolar (como a atribuição de conceitos e notas).

3 2º bimestre Unidad 2 El arte de los deportes: salud en acción! Capítulo 3 Vivir bien: sí al deporte, no a las drogas! Capítulo 4 Mundo futbolero: fanáticos desde la cuna! Gêneros textuais: Entrevista jornalística impressa e oral; convite impresso e oral. Fonética e fonologia: LL/Y. Vocabulário em contexto: Expressões idiomáticas; substâncias químicas; esportes variados; tipos de medalha; léxico futebolístico. Gramática em uso: Tempos pretéritos; travessão e aspas; horas. da unidade/habilidades trabalhadas Refletir sobre o tema dos esportes e sua relação com a saúde e as drogas. Identificar e conhecer os gêneros textuais entrevista jornalística oral e escrita, convite oral e escrito, pensando criticamente sobre o tema transversal Saúde: esportes e drogas. Conhecer e pesquisar textos literários (crônicas, contos, poesias) sobre o futebol em espanhol. Estudar Espanhol interdisciplinarmente com Educação Física e Química. Aprender a reconhecer e usar os tempos pretéritos (verbos regulares e irregulares), travessão, aspas e horas em espanhol. Saber identificar os sons do dígrafo LL e da letra Y. Conhecer e utilizar em vários contextos algumas expressões idiomáticas em espanhol; o vocabulário de substâncias químicas; o léxico de esportes, tipos de medalha e o campo semântico futebolístico. Tema transversal: Saúde: esportes e drogas Interdisciplinaridade: Educação Física e Química La lectura en las selectividades; Chuleta lingüística: no te van a pillar!; Glosario. Para ampliar!: ver, leer, escuchar y navegar...: no final de cada unidade há sugestões de sites, vídeos e leituras inicial: da compreensão leitora do aluno ao longo de toda a Unidade 2, principalmente na seção Lectura; final: da compreensão leitora do estudante nas seções Lectura Tejiendo la comprensión e La lectura en las selectividades; da produção final da seção Escritura Taller de escritura; da compreensão auditiva final verificada na seção Escucha Comprendiendo la voz del otro e Oído perspicaz: el español suena de maneras diferentes; das produções finais da seção Habla Rueda viva: comunicándose e A concluir!.

4 3º bimestre Tema transversal: Temas locais (esportes) Interdisciplinaridade: Literatura e Educação Física Proyecto 2 Literatura y fútbol: los pies que inspiran las manos Gêneros textuais: Crônica, conto, poesia, fotografia, antologia, biografia e bibliografia. Vocabulário em contexto: Etimologia da palavra crônica. Gramática em uso: Efeitos de sentido; pontuação (reticências, vírgula, aspas). da unidade/habilidades trabalhadas Conhecer e pesquisar textos literários (crônicas, contos, poesias) em espanhol sobre o futebol. Ler e escolher os textos literários segundo critérios estéticos de expressividade e originalidade. Reconhecer o uso e a função dos efeitos de sentido e dos signos de pontuação nos textos literários. Investigar, ver e interpretar fotografias com intenção poética e criar uma descrição para a legenda de pé de página. Criar uma antologia literária sobre o futebol ilustrada com fotografias temáticas. Investigar dados biográficos dos autores dos textos literários lidos no projeto. Escrever uma apresentação para a antologia literária e criar uma capa. Organizar as fontes de consulta em uma bibliografia. Imprimir a antologia e doar para a biblioteca da escola. Na etapa de investigação do projeto há indicações de sites, vídeos e leituras complementares sobre o tema trabalhado. Os projetos são um ótimo recurso educativo, pois contribuem para a aproximação da realidade extraescolar com o espaço da sala de aula. No Manual do Professor há sugestões de como abordar o tema do projeto interdisciplinar, bem como uma orientação metodológica do passo a passo do desenvolvimento das tarefas propostas no projeto. O projeto interdisciplinar pode ser utilizado para avaliar todo o processo de aprendizagem, como instrumento de autoavaliação e para cumprir os requisitos formais da avaliação escolar (como a atribuição de conceitos e notas).

5 Unidad 3 El mundo es político: que también sea ético! Capítulo 5 Discurso: con mis palabras entraré en la historia! Gêneros textuais: Discurso político; infográfico. Vocabulário em contexto: Expressões de protesto; diferença entre as expressões ditadura militar e regime militar. Gramática em uso: Tempos futuros; uso de muy/ mucho. da unidade/habilidades trabalhadas - Refletir sobre o tema da política e o papel do eleitor. - Identificar e conhecer os gêneros textuais discurso político e infográfico, pensando criticamente sobre os temas transversais Ética e Cidadania. - Estudar o Espanhol interdisciplinarmente com História. - Aprender a reconhecer e a usar os tempos futuros e os advérbios muy/mucho. - Conhecer e utilizar em vários contextos as expressões de protesto e as expressões ditadura militar e regime militar. Tema transversal: Ética e Cidadania Interdisciplinaridade: História La lectura en las selectividades; Chuleta lingüística: no te van a pillar!; Glosario. Para ampliar!: ver, leer, escuchar y navegar...: no final de cada unidade há sugestões de sites, vídeos e leituras inicial: da compreensão leitora do aluno ao longo de toda a Unidade 3, principalmente na seção Lectura; final: da compreensão leitora do estudante na seção Lectura Tejiendo la comprensión e na seção La lectura en las selectividades. da produção final da seção Escritura Taller de escritura. da compreensão auditiva final verificada na seção Escucha Comprendiendo la voz del otro e Oído perspicaz: el español suena de maneras diferentes. das produções finais da seção Habla Rueda viva: comunicándose e A concluir!.

6 4º bimestre Capítulo 6 Movimientos populares: participemos en la política! Gêneros textuais: Convite; notícia; debate. Fonética e fonologia: Z/S/C+E/C+I. Vocabulário em contexto: Família; léxico eleitoral. Gramática em uso: Marcadores discursivos todavía/aún; comparativos de igualdade, superioridade e inferioridade. da unidade/habilidades trabalhadas Refletir sobre o tema da política e o papel do eleitor. Identificar e conhecer os gêneros textuais notícia, convite e debate, pensando criticamente sobre os temas transversais Ética e Cidadania. Estudar o Espanhol interdisciplinarmente com História. Aprender a reconhecer e a usar os marcadores discursivos todavía/aún; os comparativos de igualdade, superioridade e inferioridade. Saber identificar os sons de Z/S/C+E/C+I. Conhecer e utilizar em vários contextos o léxico da família e as palavras do campo semântico eleitoral. - La lectura en las selectividades; Chuleta lingüística: no te van a pillar!; Glosario. - Para ampliar!: ver, leer, escuchar y navegar...: no final de cada unidade há sugestões de sites, vídeos e leituras Tema transversal: Ética e Cidadania Interdisciplinaridade: História inicial: da compreensão leitora do aluno ao longo de toda a Unidade 3, principalmente na seção Lectura; final: da compreensão leitora do estudante na seção Lectura Tejiendo la comprensión e na seção La lectura en las selectividades. da produção final da seção Escritura Taller de escritura. da compreensão auditiva final verificada na seção Escucha Comprendiendo la voz del otro e Oído perspicaz: el español suena de maneras diferentes. das produções finais da seção Habla Rueda viva: comunicándose e A concluir!.

7 Proyecto 3 Quiero decir tu nombre, libertad!: La narrativa y lós versos que inspiran canciones Gêneros textuais: Romance, canção, fotografia, antologia, biografia e bibliografia. Vocabulário em contexto: Diferença entre exílio e imigração. Gramática em uso: Tempos do pretérito, conectores porque e por. Tema transversal: Ética e Cidadania Interdisciplinaridade: História, Literatura e Música da unidade/habilidades trabalhadas - Conhecer e pesquisar canções em português e em espanhol censuradas durante o período da ditadura no Brasil e na Argentina. Pesquisar sobre esses períodos da história dos dois países. Criar um repertório musical com canções, nos dois idiomas, da época das ditaduras militares na América Latina. Pesquisar dados biográficos e fotografias dos compositores e intérpretes das canções para compor um encarte ou para serem expostos durante uma apresentação a ser feita para colegas de classe e para o(a) professor(a). Escolher uma canção para a apresentação. Na etapa de investigação do projeto há indicações de sites, vídeos e leituras complementares sobre o tema trabalhado. Os projetos são um ótimo recurso educativo, pois contribuem para a aproximação da realidade extraescolar com o espaço da sala de aula. No Manual do Professor há sugestões de como abordar o tema do projeto interdisciplinar, bem como uma orientação metodológica do passo a passo do desenvolvimento das tarefas propostas no projeto. O projeto interdisciplinar pode ser utilizado para avaliar todo o processo de aprendizagem, como instrumento de autoavaliação e para cumprir os requisitos formais da avaliação escolar (como a atribuição de conceitos e notas).

Espanhol 3º ano. Recursos

Espanhol 3º ano. Recursos Espanhol 3º ano 1º bimestre Unidad 1 Conéctate con la innovación: a reflexionar sobre los desarrollos tecnológicos Capítulo 1 Tecnologías: a usarlas conscientemente Capítulo 2 Información y comunicación:

Leia mais

Espanhol - 2º ano. Recursos

Espanhol - 2º ano. Recursos 1º bimestre Unidad 1 Mosaico hispánico: qué colores hay en la diversidad? Capítulo 1 Lenguas del mundo: qué idiomas conoces? Capítulo 2 Lengua y literatura: qué libro quieres leer? Gêneros textuais: Reportagem,

Leia mais

Material de divulgação

Material de divulgação Material de divulgação de Edições SM língua estrangeira moderna espanhol Comparativos Curriculares SM ensino médio A coleção Cercanía Joven Língua Estrangeira Moderna Espanhol e o currículo do Estado do

Leia mais

Material de divulgação

Material de divulgação Material de divulgação de Edições SM língua estrangeira moderna espanhol Comparativos Curriculares SM ensino médio A coleção Cercanía Joven Língua Estrangeira Moderna Espanhol e o currículo do Estado de

Leia mais

Material de divulgação

Material de divulgação Material de divulgação de Edições SM língua estrangeira moderna espanhol Comparativos Curriculares SM ensino médio A coleção Cercanía Joven Língua Estrangeira Moderna Espanhol e o currículo do Estado do

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO MATERNA (PLNM Nível Iniciação - A1)

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO MATERNA (PLNM Nível Iniciação - A1) Macrocompetências do oral / Produção Oral Interação / Produção Escrita ATOS DISCURSIVOS Apresentar-se / apresentar outras pessoas em situação formal e informal Cumprimentar / saudar / despedir-se Dar /

Leia mais

Título: Curso de Difusão da Cultura Hispânica e da Língua Espanhola. Unidade: Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT-CLAE-PROEX

Título: Curso de Difusão da Cultura Hispânica e da Língua Espanhola. Unidade: Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT-CLAE-PROEX Título: Curso de Difusão da Cultura Hispânica e da Língua Espanhola Unidade: FCT-CLAE-PROEX Instituição: Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Início do Curso: Término do Curso: Período

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Português 8ºano Ano Letivo 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL Português 8ºano Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Português 8ºano Ano Letivo 2016/2017 Domínios/Conteúdos Objetivos,,, PNL e BE/CRE (5 tempos) s Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. Registar,

Leia mais

Planificação anual Ano letivo: 2017/2018

Planificação anual Ano letivo: 2017/2018 Período: 1.º Número total de aulas previstas: 78 Competências Compreensão oral: seleção da mensagens emitidas em situação de presença, sobre temas familiares para os alunos e deteção da ideia principal

Leia mais

Dados pessoais. Nome. Apelido. Morada. Estado Civil

Dados pessoais. Nome. Apelido. Morada. Estado Civil Competências Gerais Competências gerais de comunicação: competência lexical, competência gramatical, competência sociolinguística, competência pragmática, competência discursiva, competência estratégica.

Leia mais

Português - 8º Ano Ano letivo 2014/2015 (Para)Textos 8

Português - 8º Ano Ano letivo 2014/2015 (Para)Textos 8 Português - 8º Ano Ano letivo 2014/2015 (Para)Textos 8 Plano anual De acordo com a informação disponibilizada pelo Ministério da Educação e Cultura, «conjuntamente com os atuais Programas de cada disciplina,

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano Disciplina de Português Ano Letivo - 2016/2017 Metas de aprendizagem/objetivos Domínios/Conteúdos/Descritores

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE ESPANHOL

PLANEJAMENTO ANUAL DE ESPANHOL COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE ESPANHOL SÉRIE: PROFESSORAS: Anna Cláudia

Leia mais

Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas

Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ano letivo 2018/2019 Professora: Élia Gonçalves Compreensão oral Expressão oral Expressão escrita Leitura Gramática

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PLANO DE ENSINO 1 IDENTIFICAÇÃO 1.1 EIXO TECNOLÓGICO: Controle e processos industriais 1.2 CURSO: Técnico em Análises Clínicas Integrado ao Ensino Médio 1.3 UNIDADE DIDÁTICA: Língua Estrangeira Moderna

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 6º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Conteúdos. Unidade 0 Começar de novo. e imagens

PLANIFICAÇÃO ANUAL 6º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Conteúdos. Unidade 0 Começar de novo. e imagens AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 6º Ano Disciplina de Português Ano Letivo - 2016/2017 Metas de aprendizagem Conteúdos Nº de aulas previstas

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL

CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL MATRIZ CURRICULAR NOTURNO Fase Nº. Ordem Código COMPONENTE CURRICULAR Créditos Horas 1. Leitura e produção textual I 4 60 2. Introdução a informática 4

Leia mais

Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014

Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014 ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014 Oralidade Interpretar discursos orais com diferentes graus

Leia mais

Ementa. FGV ONLINE l 1 SUMÁRIO

Ementa. FGV ONLINE l 1 SUMÁRIO SUMÁRIO PLANO DE ENSINO... 3 Ementa... 3 Objetivos... 3 Conteúdo programático... 4 Critérios de avaliação... 7 Composição da nota do aluno... 7 Prova presencial... 8 BIBLIOGRAFIA BÁSICA:... 9 BIBLIOGRAFIA

Leia mais

Calendarização da Componente Letiva Ano Letivo 2018/2019 3º Ano Disciplina: Português

Calendarização da Componente Letiva Ano Letivo 2018/2019 3º Ano Disciplina: Português Calendarização da Componente Letiva Ano Letivo 2018/2019 3º Ano Disciplina: Português 1º 2º Períodos Período Período 3º Período Número de aulas previstas (60 minutos) 100 112 64 1º Período Oralidade Compreensão

Leia mais

Componente escrita minutos Componente oral minutos

Componente escrita minutos Componente oral minutos Informação 2014 Prova de Equivalência à Frequência de ESPANHOL Código 375 Cursos Científico-Humanísticos 11.º Ano de Escolaridade Tipo de Prova Escrita e oral Estrutura da prova A prova é constituída por

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Português do Ensino Básico e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS. Língua Portuguesa Não Materna. Planificação - Nível Iniciação (A1 e A2) Ano letivo: 2014/2015

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS. Língua Portuguesa Não Materna. Planificação - Nível Iniciação (A1 e A2) Ano letivo: 2014/2015 ESCOLA MARTIM DE FREITAS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS Língua Portuguesa Não Materna Planificação - Nível Iniciação (A1 e A2) Ano letivo: 2014/2015 Objetivos

Leia mais

Avaliação diagnóstica: - atividades escritas e orais de diagnóstico.

Avaliação diagnóstica: - atividades escritas e orais de diagnóstico. Unidade 0: De vuelta al cole Regresso às aulas Vocabulário geral Espaços Caracterização física e psicológica Sistema educativo espanhol Revisão de conteúdos (7.º ano) presente de indicativo (revisão) Advérbios

Leia mais

Ensino Fundamental II 6º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Espanhol PROFESSORA Madhelene Pereira Gomes CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO 2017 TOTAL SEMANAL

Ensino Fundamental II 6º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Espanhol PROFESSORA Madhelene Pereira Gomes CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO 2017 TOTAL SEMANAL Ensino Fundamental II 6º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Espanhol PROFESSORA Madhelene Pereira Gomes CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO 2017 TOTAL SEMANAL EMENTA Países que falam espanhol; influência da língua

Leia mais

EMENTA OBJETIVO GERAL. Ampliar os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita.

EMENTA OBJETIVO GERAL. Ampliar os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita. Ensino Fundamental II 7º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Língua Portuguesa PROFESSOR Ana Paula dos Santos Cabral CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 7º ano A 2017 1.1 - Gêneros literários: poema

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas Curriculares de Português 1º Ciclo PORTUGUÊS 4º ANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS

Leia mais

RECRO LÍNGUA INGLESA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: LISTENING AND SPEAKING

RECRO LÍNGUA INGLESA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: LISTENING AND SPEAKING 6º ANO 1º BIMESTRE Conhecer a importância do uso da Língua Inglesa e relacioná-la ao vocabulário estrangeiro já inserido em nosso idioma materno. Estabelecer diálogos simples em língua estrangeira. S Relacionar

Leia mais

Programa de Curso. Tipo: de servicio

Programa de Curso. Tipo: de servicio UNIVERSIDAD DE COSTA RICA ESCUELA DE LENGUAS MODERNAS SECCIÓN DE OTRAS LENGUAS Programa de Curso Nombre: Portugués Básico I Sigla: LM-5001 Número de créditos: 02 Número de horas clase semanales: 03 Número

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 3º Ano Oralidade O3 Comprensão do oral Expressão oral Escutar para aprender e construir conhecimentos Produzir um discurso oral

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO Escola EB 2º e 3º Ciclos João Afonso de Aveiro. Programação Anual 2011/ 2012

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO Escola EB 2º e 3º Ciclos João Afonso de Aveiro. Programação Anual 2011/ 2012 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO Escola EB 2º e 3º Ciclos João Afonso de Aveiro Programação Anual 2011/ 2012 Manual adotado: Club Prisma A2 da Editora Edinumen Espanhol LE II 8º Ano Competências específicas

Leia mais

Artigo definido / artigo indefinido e seu emprego Nome Género Formação do feminino Formação do plural. Unidade 0

Artigo definido / artigo indefinido e seu emprego Nome Género Formação do feminino Formação do plural. Unidade 0 NÍVEL DE PROFICIÊNCIA LINGUÍSTICA A1/A2 COMPETÊNCIA COMUNICATIVA PARTE 1 PRAGMÁTICA LINGUÍSTICA Unidade 0 Vamos aprender Português! Identificar marcas da identidade cultural portuguesa / língua portuguesa

Leia mais

[Compreensão escrita Nível A2.2]

[Compreensão escrita Nível A2.2] CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO (Aprovados em Conselho Pedagógico de 8 de janeiro de 2019) No caso específico da disciplina de Espanhol, do 7.º ano de escolaridade, nível de iniciação, a avaliação incidirá

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL - LICENCIATURA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL - LICENCIATURA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL - LICENCIATURA Campus de Chapecó Turno Noturno Fase Nº. Ordem Código COMPONENTE CURRICULAR Créditos Horas Pré Requisito 1. GLA001

Leia mais

UNIDADES DE ESTUDO 2ª ETAPA

UNIDADES DE ESTUDO 2ª ETAPA UNIDADES DE ESTUDO 2ª ETAPA - 2016 6º ANO - EF II Basta que sejais jovens para que eu vos ame profundamente Dom Bosco. 0 1) Divisão da etapa e datas das avaliações AVALIAÇÕES 1ª ETAPA 02/02 à 13/05 2ª

Leia mais

ANO: 7 TURMA: A Apostila páginas 4,7,8 e 9 Página 14 exercícios 16 e 17

ANO: 7 TURMA: A Apostila páginas 4,7,8 e 9 Página 14 exercícios 16 e 17 CONTROLE DE TAREFAS ANO: 7 TURMA: A 06/fev Filosofia Apostila páginas 4,7,8 e 9 07/fev Português Página 14 exercícios 16 e 17 07/fev Geografia No caderno registre quais foram os acertos que garantiram

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE Espanhol nível 1 10º ano Turma: C Ano Letivo 2013/2014 Planificação Anual

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE Espanhol nível 1 10º ano Turma: C Ano Letivo 2013/2014 Planificação Anual AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE Espanhol nível 1 10º ano Turma: C Ano Letivo 2013/2014 Planificação Anual COMPETÊNCIAS GERAIS Interagir de forma compreensível em situações de comunicação conhecidas,

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO MATERNA (PLNM Nível Iniciação A2)

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO MATERNA (PLNM Nível Iniciação A2) ANO LETIVO 2018/2019-8º ANO COMPETÊNCIA COMUNICATIVA/CONTEÚDOS DE APRENDIZAGEM Macrocompetências Compreensão do oral / Produção Oral Interação Compreensão/ Produção Escrita ATOS DISCURSIVOS Apresentar-se

Leia mais

6 ano Ensino fundamental

6 ano Ensino fundamental 6 ano Ensino fundamental Orientações dos Trabalhos Bimestrais III Bimestre / 2018 Disciplina: Língua Portuguesa Professor(a): Érica Borges Atividade: Famílias na Escola: um show de criatividade e participação.

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019

Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019 Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019 Nível de Ensino: Secundário Áreas/Disciplina: Espanhol Ano: 10.º Curso: Básico Científico-Humanístico x Profissional Planificação Período Sequências/Temas/Módulos

Leia mais

AE Aurélia de Sousa Ano letivo 2018/2019. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo. (3.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20%

AE Aurélia de Sousa Ano letivo 2018/2019. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo. (3.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20% CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (3.º Ano) A deve atender aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 9.º Ano

PLANIFICAÇÃO ANUAL 9.º Ano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 9.º Ano Disciplina de Português Ano Letivo - 2016/2017 Metas de aprendizagem Conteúdos Nº de aulas previstas

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa de Português do Ensino Básico e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico 2º

Leia mais

Planificação anual Ano letivo: 2017/2018

Planificação anual Ano letivo: 2017/2018 Período: 1.ºNúmero total de aulas previstas: 26 Competências Compreensão oral: compreender textos orais, de natureza diversificada e de acessibilidade adequada ao Compreensão escrita: compreender textos

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 9º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 9º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 9º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa de Português do Ensino Básico e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico 2º

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL - LICENCIATURA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL - LICENCIATURA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL - LICENCIATURA Campus de Realeza Turno Noturno Fase Nº. Ordem Código COMPONENTE CURRICULAR Créditos Horas Pré Requisito 1. GLA001

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Identificar gêneros textuais

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº213 aprovado pela portaria Cetec nº134 de 04/10/2012 Etec: Professora Maria Cristina Medeiros Código:141 Município: Ribeirão

Leia mais

FORMULÁRIO PARA PROPOSTA DE CURSOS

FORMULÁRIO PARA PROPOSTA DE CURSOS Câmpus: CAMPUS BOA VISTA CENTRO REGISTRO Nº Título do Curso: VAMOS HABLAR ESPAÑOL PARA INICIANTES i Linhas de Extensão ( ) Acessibilidade ( ) Artes patrimônio histórico - Cultural ( ) Comunicação Mídia

Leia mais

Currículo de PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

Currículo de PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA Currículo de PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA 2. º CICLO Ano letivo 2018/19 Preâmbulo Os planos de estudo de Português Língua Estrangeira da EAL foram concebidos internamente, com base no Quadro Europeu Comum

Leia mais

Departamento de Pré-Escolar/1.ºciclo

Departamento de Pré-Escolar/1.ºciclo Departamento de Pré-Escolar/1.ºciclo CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO-1.º CICLO ANO LETIVO 2015 / 2016 Disciplina: Português 1.º Ano Introdução: A avaliação incide sobre as aprendizagens e capacidades definidas

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano 2018-2019 Domínios Domínios de referência Aprendizagens essenciais Instrumentos Frequência / Periodicidade

Leia mais

Planificação Anual de Português

Planificação Anual de Português Departamento do 1º ciclo Conselho do 3º ano Planificação Anual de Português Período Domínio Conteúdos Objetivos Nº de aulas previstas Interação discursiva Princípio de cortesia Pedido de esclarecimento;

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português Ensino Básico Ano letivo: 16/17 5º ANO Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz: Domínios Interpretar discursos orais breves (Referir

Leia mais

Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas

Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ano letivo 2017/2018 Professora: Élia Gonçalves Compreensão oral Expressão oral Expressão escrita Leitura Gramática

Leia mais

Serviço Público Federal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Pró-Reitoria de Ensino RESOLUÇÃO Nº 69/2015

Serviço Público Federal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Pró-Reitoria de Ensino RESOLUÇÃO Nº 69/2015 RESOLUÇÃO Nº 69/2015 O Pró-Reitor de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, no uso de suas atribuições, considerando as decisões emanadas da reunião da Câmara

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20%

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20% CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) A deve atender aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo

Leia mais

Carmen Lúcia. A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS

Carmen Lúcia. A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS Livros: 1. Português Linguagens 5 William Cereja e Thereza Cochar 2. Interpretação

Leia mais

L ngua Portuguesa INTRODUÇÃO

L ngua Portuguesa INTRODUÇÃO Programação 1º- ao5º-ano INTRODUÇÃO Ser leitor-escritor competente nos dias de hoje é uma das condições básicas para uma participação social efetiva. Assim, cabe à escola rever seus currículos e estar

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE Espanhol nível 2 11º ano Turma: C Ano Letivo 2013/2014 Planificação Anual

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE Espanhol nível 2 11º ano Turma: C Ano Letivo 2013/2014 Planificação Anual AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE Espanhol nível 2 11º ano Turma: C Ano Letivo 2013/2014 Planificação Anual COMPETÊNCIAS GERAIS Interagir de forma compreensível em situações de comunicação conhecidas,

Leia mais

Planificação anual Português 6º ano

Planificação anual Português 6º ano Planificação anual Português 6º ano Unidades / Textos Unidade 0 Leitura 1.º período Domínios / Conteúdos Nº de aulas previstas Começar de novo Apresentação Texto não literário Texto narrativo. 65 Avaliação

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2007/2008

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2007/2008 DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2007/2008 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS 8º Ano COMPETÊNCIAS GERAIS 1- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para

Leia mais

Currículo e Aulas Previstas

Currículo e Aulas Previstas Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, N.º 8 Telef. 231 920 454/5 Fax: 231 920 300 Sítio web http://www.aemrt.pt E-mail aemortagua@aemrt.pt Ano Letivo 2013/2014 Português Currículo e Aulas Previstas 3 º Ano TEMAS

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental Unidade I: Gêneros Literários Poesia CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER Trabalhar conceitos, estruturas

Leia mais

Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas Escola EB 2,3 Poeta Bernardo Passos Ano letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL DE ESPANHOL - 7.

Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas Escola EB 2,3 Poeta Bernardo Passos Ano letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL DE ESPANHOL - 7. Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas Escola EB 2,3 Poeta Bernardo Passos Ano letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL DE ESPANHOL - 7.º Ano Professora: Élia Gonçalves COMPETÊNCIAS / OBJETIVOS Objetivos

Leia mais

Conteúdos das Avaliações de 28 de fevereiro a 07 de março de ºbimestre Disciplina Dia Conteúdo

Conteúdos das Avaliações de 28 de fevereiro a 07 de março de ºbimestre Disciplina Dia Conteúdo 6ºA Conteúdos das Avaliações de 28 de fevereiro a 07 de março de 2013 1ºbimestre Matemática 01/03 Sistema numérico Romano e Egípcio. (Pág. 5 até 12) Operações com números naturais. (Pág. 13 até 18) Inglês

Leia mais

L ngua Portuguesa INTRODUÇÃO

L ngua Portuguesa INTRODUÇÃO Programação 1º- ao5º-ano INTRODUÇÃO Ser leitor-escritor competente nos dias de hoje é uma das condições básicas para uma participação social efetiva. Assim, cabe à escola rever seus currículos e estar

Leia mais

DISCIPLINA DE ESPANHOL [7.º] PLANIFICAÇÃO 2018/ ºAno de Escolaridade

DISCIPLINA DE ESPANHOL [7.º] PLANIFICAÇÃO 2018/ ºAno de Escolaridade DISCIPLINA DE ESPANHOL [7.º] PLANIFICAÇÃO 2018/2019 7.ºAno de Escolaridade Domínio / Conhecimentos, Capacidades e Atitudes Níveis A 1.2/A2.1/A2.2 do QECR COMUNICATIVA [Compreensão auditiva e audiovisual

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2009/ º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2009/ º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2009/2010 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS 8º Ano COMPETÊNCIAS GERAIS 1- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 6ºano

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 6ºano DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 6ºano UNIDADES /TEXTOS UNIDADE 0 Ponto de partida UNIDADE 5 Apanha-me também um poeta 1º PERÍODO DOMÍNIOS / CONTEÚDOS Expressão oral: memória

Leia mais

Rota de Aprendizagem PORTUGUÊS 5º ano Grupo de Português

Rota de Aprendizagem PORTUGUÊS 5º ano Grupo de Português Rota de Aprendizagem PORTUGUÊS 5º ano Grupo de Português 2017-18 * Em anexo encontram-se Lista de Obras e Textos para Iniciação à Educação literária; e Metas Curriculares (2º Ciclo - 5º Ano): Domínios

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DANIEL SAMPAIO. Departamento de 1º Ciclo. Ano letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO. 4º ANO DISCIPLINA: Português

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DANIEL SAMPAIO. Departamento de 1º Ciclo. Ano letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO. 4º ANO DISCIPLINA: Português AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DANIEL SAMPAIO Departamento de 1º Ciclo Ano letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 4º ANO DISCIPLINA: Português PERÍODO 1º *Oralidade Interação discursiva >Princípio de cortesia;

Leia mais

PLANIFICAÇÃO. Formador: Abel Mota. Competências transversais: Promoção e educação para a cidadania.

PLANIFICAÇÃO. Formador: Abel Mota. Competências transversais: Promoção e educação para a cidadania. PLANIFICAÇÃO Curso profissional de nível secundário nível III Técnico de turismo Disciplina de Comunicar em Francês do 1.º ano do curso: Módulo 1 Nós e o mundo à nossa volta; módulo 2 As profissões do

Leia mais

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA Ementas das Disciplinas EAD Ensino a Distância SP Semipresencial Formato: 12345-02 (código da disciplina - número de créditos) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL NÍVEL I 12224-04 FUNDAMENTOS

Leia mais

Plano de Ensino Componente Curricular: Curso: Período: Carga Horária: Docente: Ementa Objetivos Geral Específicos

Plano de Ensino Componente Curricular: Curso: Período: Carga Horária: Docente: Ementa Objetivos Geral Específicos Plano de Ensino Componente Curricular: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Curso: Técnico em Química (Integrado) Período: 1º ano Carga Horária: 160 h/a 133 h/r Docente: Anna Giovanna Rocha Bezerra

Leia mais

AVALIAÇÃO: Instrumentos/ Pesos DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA ATIVIDADES/ RECURSOS TEMPO / CALENDARIZAÇÃO OBJETIVOS

AVALIAÇÃO: Instrumentos/ Pesos DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA ATIVIDADES/ RECURSOS TEMPO / CALENDARIZAÇÃO OBJETIVOS DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA OBJETIVOS ATIVIDADES/ RECURSOS AVALIAÇÃO: Instrumentos/ Pesos TEMPO / CALENDARIZAÇÃO 1.Domínio Intercultural; Domínio intercultural: Entender o desenvolvimento da educação e da cultura

Leia mais

Planificação Modular de Português

Planificação Modular de Português /Competências transversais a diversos módulos a abordar ao longo do ano: Mobilizar conhecimentos prévios. Compreender enunciados orais e escritos Expressar-se oralmente e por escrito com correcção e clareza,

Leia mais

Programa Anual do Português

Programa Anual do Português Montevideo Programa Anual do Português 1. Abrangência: Objetivo geral: Proporcionar aos alunos conhecimentos do idioma português permitindo um intercâmbio nas distintas situações de comunicação oral e

Leia mais

PORTUGUÊS ANO: 9º ANO LETIVO

PORTUGUÊS ANO: 9º ANO LETIVO ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas N.º 1 de Abrantes Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 9º ANO 2013/2014 METAS DE APRENDIZAGEM LEITURA/EDUCAÇÃO LITERÁRIA: ü Ler e interpretar

Leia mais

PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO. Ano Letivo 2012/2013. Disciplina de Língua Portuguesa-8ºano-Turma 1

PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO. Ano Letivo 2012/2013. Disciplina de Língua Portuguesa-8ºano-Turma 1 PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO Ano Letivo 2012/2013 Disciplina de Língua Portuguesa-8ºano-Turma 1 C UNIDADE: TEXTOS NARRATIVOS DOMÍNIOS OUVIR/FALAR: Participar em situações

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA PROFESSORA: Christiane Miranda Buthers de Almeida TURMA: 6º Ano PERÍODO DA ETAPA: 05/02/2018 a 18/05/2018 DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1- QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: 1. Gêneros: 1.1 Romance

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE PORTUGUÊS - 5.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE PORTUGUÊS - 5.º ANO DE PORTUGUÊS - 5.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No final do 5.º ano de escolaridade, o aluno deve ser capaz de: interpretar discursos orais com diferentes finalidades e coerência; produzir

Leia mais

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos Português 4 º ano Ano letivo

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos Português 4 º ano Ano letivo Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos Português 4 º ano Ano letivo 2015 2016 1º PERIODO CONTEÚDOS COMPREENSÃO DO ORAL Vocabulário (sinónimos, antónimos, famílias de palavras, instruções, indicações)

Leia mais

Planificação da Disciplina de Português 5.º Ano - Ano Letivo 2013/2014 Manual Escolar: P5. Domínios

Planificação da Disciplina de Português 5.º Ano - Ano Letivo 2013/2014 Manual Escolar: P5. Domínios Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra Escola Básica D. Domingos Jardo Planificação da Disciplina de Português 5.º Ano - Ano Letivo 2013/2014 Manual Escolar: P5 Domínios Compreensão do Oral:. Escutar

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação. PORTUGUÊS ENSINO BÁSICO (7.º Ano) 2017/2018

Critérios Específicos de Avaliação. PORTUGUÊS ENSINO BÁSICO (7.º Ano) 2017/2018 Critérios Específicos de PORTUGUÊS ENSINO BÁSICO (7.º Ano) 2017/2018 Domínio de Saber e Saber Fazer Domínios de referência Oralidade 1. Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da disciplina; Manual adotado; Critérios de Avaliação em vigor. ENSINO SECUNDÁRIO

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE ESPANHOL FORMAÇÃO ESPECIFICA

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE ESPANHOL FORMAÇÃO ESPECIFICA Manual adoptado: Es-pa-ñol 3 pasos 10º - Identificar informações - Educação para a cidadania - Alfabeto; - Manual; globais e específicas em 1º Período mensagens orais, sobre temas - Aspectos sociais e

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 4º Ano Oralidade O4 Comprensão do oral Expressão oral Escutar para aprender e construir conhecimentos Utilizar técnicas para registar

Leia mais

Objectivos / Competências Conteúdos Descrição dos itens

Objectivos / Competências Conteúdos Descrição dos itens MATRIZ DA PROVA DE EXAME A NÍVEL DE ESCOLA AO ABRIGO DO DECRETO-LEI Nº 357/07, DE 29 DE OUTUBRO ESPANHOL NÍVEL DE INICIAÇÃO 10º e 11º ANOS (Cursos Científicos- Humanísticos Decreto Lei nº 74/04, de 26

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO 2017/2018 DISCIPLINA: Espanhol iniciação (Formação geral e específica) ANO: 10º CURSO: Ciências e Tecnologias, Artes Visuais, Ciências Socioeconómicas e Línguas e Humanidades

Leia mais

Please study and review the grammar explanations before class, and come to class prepared and with your questions.

Please study and review the grammar explanations before class, and come to class prepared and with your questions. PORTUGUESE 102 FALL 2011 SYLLABUS Please study and review the grammar explanations before class, and come to class prepared and with your questions. AGOSTO 24 25 26 Introduction to syllabus and course

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE ESTUDOS 2ª ETAPA

PROGRAMAÇÃO DE ESTUDOS 2ª ETAPA PROGRAMAÇÃO DE ESTUDOS 2ª ETAPA - 2015 7º ANO - EF II Turma: B Basta que sejais jovens para que eu vos ame profundamente. Bicentenário do nascimento de Dom Bosco 1815-2015 1 1) Divisão de etapas 1ª etapa:

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE SAMPAIO Ano Lectivo 2008/ Planificação a Longo Prazo ESPANHOL L/E (Iniciação nível I) 10ºAno Formação Específica

ESCOLA SECUNDÁRIA DE SAMPAIO Ano Lectivo 2008/ Planificação a Longo Prazo ESPANHOL L/E (Iniciação nível I) 10ºAno Formação Específica ESCOLA SECUNDÁRIA DE SAMPAIO Ano Lectivo 2008/ 2009 Planificação a Longo Prazo ESPANHOL L/E (Iniciação nível I) 10ºAno Formação Específica Objectivos de aprendizagem Competências comunicativas Conteúdos

Leia mais