MPE - RJ. Prof. Karina Jaques

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MPE - RJ. https://www.pontodosconcursos.com.br Prof. Karina Jaques"

Transcrição

1

2 Prof. Karina Jaques

3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O Ministério Público na Constituição Federal de 1988: princípios, garantias, vedações, estrutura e funções institucionais; Conselho Nacional do Ministério Público - CNMP: natureza jurídica, composição, órgãos, atribuições e relação com as Instituições controladas; Inquérito Civil e investigação penal pelo Ministério Público: instrumentos para o exercício das funções institucionais. Procedimento investigatório criminal: instauração e tramitação, no âmbito do MPRJ (Resolução GPGJ 1.678/2011);

4 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Inquérito civil público, procedimento preparatório, termo de ajustamento de conduta e ação civil pública, no âmbito do MPRJ (Resolução GPGJ nº 1.769/2012); Procedimentos administrativos voltados à tutela dos direitos individuais indisponíveis: instauração e tramitação (Resolução GPGJ nº 1.778/2012); Rotina e funcionamento das secretarias das Promotorias de Justiça (Resolução Conjunta GPGJ/CGMP nº 11/2012);

5 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Organização do Ministério Público: Lei nº 8.625/93, Lei Complementar Estadual nº 106/03 e suas alterações; Lei Estadual nº 5.891/2011 (Dispõe sobre o Quadro Permanente dos Serviços Auxiliares do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro).

6 CONCEITO O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. (Art. 127 da CF\88).

7 CONCEITO Em 1988, com o advento da Constituição Federal, o Ministério Público passou a ocupar lugar de destaque, na estrutura do Estado, dada a amplitude de suas funções de proteção aos interesses difusos, coletivos e indisponíveis.

8 CONCEITO Antes da atual Constituição, o Ministério Público mantinha atribuições de representação judicial da União, condição que lhe impedia a total independência. Na nova ordem constitucional, o art. 129, IX (última parte) veda expressamente ao Ministério Público a representação judicial e consultoria jurídica de entidades públicas.

9 CONCEITO Entretanto, por força do art. 29, caput, do ADCT, a representação judicial da União manteve-se nas atribuições do Ministério Público Federal (integrante do MPU) até o advento da Lei Complementar 73\93, justamente a Lei Orgânica da Advocacia Geral da União.

10 CONCEITO O Ministério Público é órgão do Estado (não do governo ou de qualquer Poder) dotado de especiais garantias para desempenhar funções de fiscalização, em juízo ou fora dele, sempre em defesa do regime democrático e dos interesses da coletividade.

11 CONCEITO Ao Ministério Público incumbe a defesa da ordem jurídica, ou seja, ele é fiscal da lei. Toda ilegalidade praticada, independentemente de quem praticou, o Ministério Público deverá atuar, combater.

12 CONCEITO Ele também é defensor do regime democrático, pois a democracia é nosso regime político, previsto no Art. 1º da CF\88, e objeto de defesa do Ministério Público o filho da Democracia.

13 CONCEITO Defende também os interesses sociais, incluídos os direitos sociais, coletivos e difusos, e também protege os interesses individuais, desde que indisponíveis.

14 CONCEITO LEI 8625/93 Art. 1º O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindolhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. Parágrafo único. São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.

15 CONCEITO LC 106/2003 Art. 1º - O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindolhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. Parágrafo único - São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.

16 PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS DO MP São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional. (Art. 127, 1º da CF\88).

17 PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS DO MP A Constituição Federal elenca logo no início do artigo 127, os princípios institucionais expressos do Ministério Público, e as respectivas Leis Orgânicas também o fazem. São eles a unidade, a indivisibilidade, a independência funcional. Além deles devemos estudar o princípio do promotor natural.

18 PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS DO MP O princípio da unidade significa que os membros do Ministério Público integram um só órgão, sob a direção única do Procurador Geral. Só existe unidade dentro de cada Ministério Público, inexistindo entre o Ministério Público da União e o Ministério Público dos Estados, nem entre o Ministério Público de um estado-membro e o de outro.

19 PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS DO MP Decorre do princípio da unidade a regra de que o Ministério Público é liderado por uma única chefia: o Ministério Público da União subordina-se administrativamente ao Procurador Geral da República e cada Ministério Público do Estado subordina-se administrativamente ao Procurador Geral de Justiça.

20 PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS DO MP Como vimos, o Ministério Público é uno. E é justamente da unidade do órgão que decorre a sua INDIVISIBILIDADE, o que significa que seus membros não se vinculam aos processos nos quais atuam.

21 PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS DO MP Quem está vinculado ao processo é a instituição, una e indivisível, do Ministério Público. Por isso os membros do Ministério Público podem ser substituídos uns pelos outros, conforme previsão legal.

22 PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS DO MP Assim a indivisibilidade do Ministério Público dá maior força à unidade, não permitindo que seus membros atuem de forma desvinculada à instituição, ou seja, que atuem segundo seus interesses pessoais, pois quem atua é a instituição e não o sujeito.

23 PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS DO MP O fundamento da indivisibilidade e da possibilidade de substituição de um membro do Ministério Público por outro, está alicerçada na ideia de que, quem exerce os atos no processo é a instituição Ministério Público e não a pessoa do Promotor ou do Procurador.

24 PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS DO MP É importante frisar que de modo algum, o princípio da indivisibilidade contraria o princípio do promotor natural, pois a substituição só ocorrerá se houver previsão legal.

25 PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS DO MP Também os membros do Ministério Público não estão subordinados tecnicamente a nenhuma autoridade, nem aos seus superiores hierárquicos, pois têm autonomia funcional para agir nos processos conforme as normas e sua interpretação jurídica.

26 PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS DO MP Os órgãos de administração superior do Ministério Público podem editar recomendações sobre a atuação funcional para todos os integrantes da instituição, mas sempre de caráter opinativo e não normativo.

27 PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS DO MP Conclui-se que o princípio da independência também está relacionado aos membros do Ministério Público, para dar suporte a independência funcional da própria instituição, que não está subordinada a nenhum dos Poderes do Estado (Legislativo, Executivo e Judiciário), apresentando também autonomia financeira e administrativa, sendo denominada por muitos doutrinadores de órgão extrapoder.

28 PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS DO MP Como decorrência da independência funcional e da garantia da inamovibilidade surge o princípio do promotor natural, no sentido de não se admitir a retirada de competência de um membro do Ministério Público para a designação de outro, de forma unilateral, pelo Procurador Geral de Justiça ou pelo Procurador Geral da República e fora dos limites estabelecidos pela norma.

29 PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS DO MP É princípio logicamente ligado ao princípio constitucional do devido processo legal, no qual o acusado tem direito, além de ser julgado por órgão independente e préconstituído, também tem o direito constitucional de ser acusado por um órgão (ou membro) independente do Estado, vedando-se por consequência, a designação, inclusive de promotores ad hoc.

30 PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS DO MP Numa leitura superficial, nós poderíamos concluir que o princípio do promotor natural não está explícito no texto da Constituição Federal, mas verificando com mais atenção, podemos perceber que ele é extraído da interpretação do art. 129, I e 2º da CF/88.

31 PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS DO MP 2º As funções do Ministério Público só podem ser exercidas por integrantes da carreira, que deverão residir na comarca da respectiva lotação, salvo autorização do chefe da instituição. (art. 129, I, 2º da CF/88)

32 CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO O Conselho Nacional do Ministério Público é órgão colegiado, previsto no art. 130-A da CF\88, e regulamentado pela Lei \2006. O CNMP é composto por 14 membros, nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal, para mandato de 2 anos, admitida uma recondução.

33 CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO O Procurador-Geral da República, membro nato e presidente do CNMP; quatro membros do Ministério Público da União (um de cada ramo); três membros dos MPE s; dois juízes; dois advogados; dois cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada.

34 CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO Membros do CNMP Procurador-Geral da República Membro oriundo do MPF Membro oriundo do MPT Membro oriundo do MPM Membro oriundo do MPDFT Quem indica? Membro nato PGR (chefe do MPF) PGT (chefe do MPT) PGJM (chefe do MPM) PGJ (chefe do MPDFT)

35 CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO Membros do CNMP Quem indica? Membro do MP Estadual Membro do MP Estadual Membro do MP Estadual Juiz de Direito Juiz de Direito PGJ s (reunião dos chefes) PGJ s (reunião dos chefes) PGJ s (reunião dos chefes) STF STJ

36 CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO Membros do CNMP Quem indica? Advogado Advogado Cidadão Cidadão Conselho Federal da OAB Conselho Federal da OAB Câmara dos Deputados Federais Senado Federal

37 CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO Concluída a formação do Conselho Nacional do Ministério Público, será eleito, por votação secreta dos membros, o Corregedor Nacional, só podendo ser candidato ao cargo, os conselheiros oriundos do Ministério Público.

38 CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO O Corregedor Nacional terá mandato de 2 anos, vedada a recondução, tendo as seguintes competências, além daquelas previstas em lei: receber reclamações e denúncias, de qualquer interessado, relativas aos membros do Ministério Público e dos seus serviços auxiliares;

39 CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO exercer funções executivas do Conselho, de inspeção e correição geral; requisitar e designar membros do Ministério Público, delegando-lhes atribuições, e requisitar servidores de órgãos do Ministério Público.

40 CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO Além das atribuições do Corregedor Nacional, que é o executivo do CNMP, a Constituição Federal também elenca atribuições do próprio CNMP, sem prejuízo daquelas que podem ser previstas em lei. Vejamos o que disciplina o texto do Art. 130-A, 2º da CF\88:

41 CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO Art. 130-A (...) 2º Compete ao Conselho Nacional do Ministério Público o controle da atuação administrativa e financeira do Ministério Público e do cumprimento dos deveres funcionais de seus membros, cabendolhe:

42 CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO I- zelar pela autonomia funcional e administrativa do Ministério Público, podendo expedir atos regulamentares, no âmbito de sua competência, ou recomendar providências;

43 CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO II- zelar pela observância do art. 37 e apreciar, de ofício ou mediante provocação, a legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou órgãos do Ministério Público da União e dos Estados, podendo desconstituí-los, revê-los ou fixar prazo para que se adotem as providências necessárias ao exato cumprimento da lei, sem prejuízo da competência dos Tribunais de Contas;

44 CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO III- receber e conhecer das reclamações contra membros ou órgãos do Ministério Público da União ou dos Estados, inclusive contra seus serviços auxiliares, sem prejuízo da competência disciplinar e correicional da instituição, podendo avocar processos disciplinares em curso, determinar a remoção,

45 CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO a disponibilidade ou a aposentadoria com subsídios ou proventos proporcionais ao tempo de serviço e aplicar outras sanções administrativas, assegurada ampla defesa;

46 CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO IV- rever, de ofício ou mediante provocação, os processos disciplinares de membros do Ministério Público da União ou dos Estados julgados há menos de um ano;

47 CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO V- elaborar relatório anual, propondo as providências que julgar necessárias sobre a situação do Ministério Público no País e as atividades do Conselho, o qual deve integrar a mensagem prevista no art. 84, XI.

48 CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO Para finalizar nosso estudo sobre os dispositivos constitucionais sobre o CNMP, devemos saber que o Presidente do Conselho Federal da OAB deverá oficiar junto ao CNMP, ou seja, ele participa das sessões, inclusive com direito a manifestação oral, mas sem direito a voto, já que não é membro do Conselho. Não confunda com aqueles dois membros do CNMP oriundos da OAB, pois eles pertencem ao Conselho, e, portanto, têm direito a voto!

49 CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO Também devemos saber que serão criadas, no âmbito da União e dos Estados, ouvidorias do Ministério Público, competentes para receber reclamações e denúncias de qualquer interessado contra membros ou órgãos do Ministério Público, inclusive contra seus serviços auxiliares. Tais denúncias e reclamações serão encaminhadas diretamente ao Conselho Nacional do Ministério Público, para garantir a imparcialidade da apuração dos fatos.

50 CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO Por crimes de responsabilidade, os membros do CNMP serão julgados pelo Senado Federal (art. 52, II da CF\88).

51 CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO Entretanto, por crimes comuns não há previsão expressa na Constituição Federal, o que nos faz concluir que cada membro responde pelos seus crimes comuns cometidos, conforme as suas prerrogativas, não incidindo nenhuma regra especial em relação aos membros do CNMP.

52 CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO Por exemplo, se o PGR, membro do CNMP, comete um crime comum, será julgado conforme as regras constitucionais aplicadas ao PGR (prerrogativa de foro do PGR julgamento pelo STF); já o Advogado, membro do CNMP, que comete um crime comum, será julgado conforme as regras constitucionais aplicadas a ele (não há prerrogativa de foro).

53 CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO Lembre-se que se este Advogado, membro do CNMP, comete crime de responsabilidade, será processado e julgado pelo Senado Federal, pois neste caso há prerrogativa de foro (Art. 52, II da CF/88).

54 CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO As ações contra o Conselho Nacional do Ministério Público são de competência do STF (Art. 102, I, r da CF\88). Vamos ao exemplo:

55 CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO Caso um cidadão queira ajuizar um mandado de segurança contra o Conselho Nacional do Ministério Público, o foro competente para julgamento é o STF (Art. 102, I, r da CF\88).

56 CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO Todavia se o mesmo cidadão ajuizasse um mandado de segurança contra ato de um Juiz de Direito, que também é membro do CNMP, mas que está sendo questionado na sua função de juiz (por exemplo, um ato do juiz na função de Diretor do Fórum, que viola direito de um servidor), o foro competente não seria o STF, e sim o foro determinado para os juízes de Direito (por exemplo, decisão de um juiz estadual, seria o seu Tribunal de Justiça correspondente).

57 CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO Entretanto, se um cidadão queira ajuizar Ação Popular contra o Conselho Nacional do Ministério Público, a competência não é do STF. Tal matéria já foi objeto de manifestação do próprio Supremo que, categoricamente, excluiu da interpretação do Art. 102, I, r da CF\88 a modalidade Ação Popular.

LEGISLAÇÃO DO MPU. Lei Orgânica do MPU. Conselho Nacional do Ministério Público. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPU. Lei Orgânica do MPU. Conselho Nacional do Ministério Público. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPU Lei Orgânica do MPU Prof. Karina Jaques O é órgão colegiado, previsto no art. 130-A da CF/88, e regulamentado pela Lei 11.372/2006. O CNMP é composto por 14 membros, nomeados pelo Presidente

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPU. Perfil Constitucional Princípios Institucionais. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPU. Perfil Constitucional Princípios Institucionais. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPU Perfil Constitucional Princípios Institucionais Prof. Karina Jaques São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional. (Art.

Leia mais

Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados

Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados Direito Constitucional Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados Art. 103-B: O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, admitida

Leia mais

Direito Processual. Ministério Público no Processo Penal. Professor Joerberth Nunes.

Direito Processual. Ministério Público no Processo Penal. Professor Joerberth Nunes. Direito Processual Ministério Público no Processo Penal Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual MINISTÉRIO PÚBLICO NO PROCESSO PENAL CONSTITUIÇÃO FEDERAL CAPÍTULO IV

Leia mais

GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU

GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU DIVERSOS CONSELHOS DO MP - CONSELHO DE ASSESSORAMENTO SUPERIOR DO MPU - CONSELHO SUPERIOR DO MPF - CONSELHO SUPERIOR DO MPT - CONSELHO SUPERIOR DO MPM - CONSELHO

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Do Ministério Público (Art. 127 a 130-A) Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Aula XX FORO POR PRERROGATIVA DE FUNÇÃO Membros do MPU Autoridade

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143 Cria o Conselho Nacional da Defensoria Pùblica e dá outras providências. As MESAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS e do SENADO FEDERAL, nos termos do 3º do art. 60

Leia mais

Aula 31 PODER JUDICIÁRIO. 1 Ministro do STJ, que é o Corregedor do CNJ, indicado pelo próprio Tribunal;

Aula 31 PODER JUDICIÁRIO. 1 Ministro do STJ, que é o Corregedor do CNJ, indicado pelo próprio Tribunal; Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Aula: Separação de Poderes: Poder Judiciário 31 Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 31 PODER JUDICIÁRIO

Leia mais

Curso: LEGISLAÇÃO DO MPU. Profª Lidiane Coutinho MÓDULO I: O MINISTÉRIO PÚBLICO NA COSTITUIÇÃO FEDERAL- ANÁLISE ESTRUTURAL

Curso: LEGISLAÇÃO DO MPU. Profª Lidiane Coutinho MÓDULO I: O MINISTÉRIO PÚBLICO NA COSTITUIÇÃO FEDERAL- ANÁLISE ESTRUTURAL Curso: LEGISLAÇÃO DO MPU Profª Lidiane Coutinho MÓDULO I: O MINISTÉRIO PÚBLICO NA COSTITUIÇÃO FEDERAL- ANÁLISE ESTRUTURAL Constituição Federal Poder Executivo Poder Legislativo Poder Judiciário Funções

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUICÃO Nº,DE 2007 (Do Sr. Vital do Rêgo Filho)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUICÃO Nº,DE 2007 (Do Sr. Vital do Rêgo Filho) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUICÃO Nº,DE 2007 (Do Sr. Vital do Rêgo Filho) Acrescenta o artigo 73-A à Constituição Federal, criando o Conselho Nacional dos Tribunais de Contas, órgão externo de controle

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização do Poder Judiciário. Profª. Liz Rodrigues - : integra a estrutura do Poder Judiciário, mas não possui jurisdição. - É um órgão de caráter administrativo, criado para

Leia mais

Direito Constitucional II Profª. Marianne Rios Martins FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA. - Ministério Público - Advocacia Publica. - Defensoria Publica

Direito Constitucional II Profª. Marianne Rios Martins FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA. - Ministério Público - Advocacia Publica. - Defensoria Publica FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA Funções essenciais à justiça - Ministério Público - Advocacia Publica - Advocacia - Defensoria Publica MINISTÉRIO PUBLICO (art. 127-130) MINISTÉRIO PÚBLICO (art. 127) - Instituição

Leia mais

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Ministério Público Instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado. Incumbência: Defesa da ordem jurídica Defesa do Regime Democrático Defesa dos

Leia mais

O controle externo do Ministério Público *

O controle externo do Ministério Público * O controle externo do Ministério Público * Hugo Nigro Mazzilli Procurador de Justiça aposentado. Foi Presidente da Associação Paulista do Ministério Público e integrou o órgão especial do Colégio de Procuradores

Leia mais

Hugo Nigro Mazzilli. Hugo Nigro Mazzilli AD V OG AD O OAB - SP n O controle externo do Ministério Público

Hugo Nigro Mazzilli. Hugo Nigro Mazzilli AD V OG AD O OAB - SP n O controle externo do Ministério Público O controle externo do Ministério Público Hugo Nigro Mazzilli Advogado Procurador de Justiça aposentado Professor do Complexo Jurídico Damásio de Jesus Professor da Escola Superior do Ministério Público

Leia mais

FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA: DEFENSORIA PÚBLICA E

FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA: DEFENSORIA PÚBLICA E FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA: MINISTÉRIO PÚBLICO, DEFENSORIA PÚBLICA E ADVOCACIA Profª Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br MINISTÉRIO PÚBLICO Definição: instituição permanente e essencial à função jurisdicional

Leia mais

START TRIBUNAIS Direito Constitucional - Aula 01 Rodrigo Menezes PODER JUDICIÁRIO Arts. 92 a 126, CF/88

START TRIBUNAIS Direito Constitucional - Aula 01 Rodrigo Menezes PODER JUDICIÁRIO Arts. 92 a 126, CF/88 PODER JUDICIÁRIO Arts. 92 a 126, CF/88 É o conjunto dos órgãos públicos aos quais a CF atribui a função típica jurisdicional JURISDIÇÃO = juris (Direito) + dictionis (ação de dizer) = DIZER O DIREITO.

Leia mais

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Direito Constitucional Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Art. 127: O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPU. Perfil Constitucional. Procurador-Geral da República. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPU. Perfil Constitucional. Procurador-Geral da República. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPU Perfil Constitucional Procurador-Geral da República Prof. Karina Jaques O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral da República, nomeado pelo Presidente da República

Leia mais

Professor: GILCIMAR Matéria: Legislação Aplicada ao MPU

Professor: GILCIMAR Matéria: Legislação Aplicada ao MPU Professor: GILCIMAR Matéria: Legislação Aplicada ao MPU FUNÇÕES DOS PODERES Poderes do Estado Executivo - Administrar Legislar Judiciário - Julgar Administrar e/ou Legislar Legislativo - Legislar Administrar

Leia mais

Noções de Direito Constitucional Parte 2 Prof. André Vieira

Noções de Direito Constitucional Parte 2 Prof. André Vieira Técnico Judiciário Área Administrativa Noções de Direito Constitucional Parte 2 Prof. André Vieira TRT-CE Noções de Direito Constitucional Prof. André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br 3 4 www.acasadoconcurseiro.com.br

Leia mais

Legislação Aplicada ao MPU e CNMP

Legislação Aplicada ao MPU e CNMP Legislação Aplicada ao MPU e CNMP 2 Conteúdo 1. Ministério Público da União. 1.1. Lei Complementar nº 75/1993 (Lei Orgânica do Ministério Público da União). 1.2. Perfil constitucional do Ministério Público

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU. Ministério Público na CF/88. MPU LC 75/93 art. 1º. Princípios na LC 75/93. Princípios institucionais do MP

LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU. Ministério Público na CF/88. MPU LC 75/93 art. 1º. Princípios na LC 75/93. Princípios institucionais do MP Conteúdo programático LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU Profª Breezy Vizeu MP na CF/88; Lei complementar 75/93; Lei n.º 8.112/1990 (Regime Jurídico); Lei nº 11.415/2006 (carreiras dos servidores públicos do MPU);

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPU. Perfil Constitucional. Conceito. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPU. Perfil Constitucional. Conceito. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPU Perfil Constitucional Conceito Prof. Karina Jaques O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica,

Leia mais

PGJ A classe faz uma votação onde é formada uma lista tríplice, que será encaminhada ao Governador, que poderá nomear qualquer um dos três.

PGJ A classe faz uma votação onde é formada uma lista tríplice, que será encaminhada ao Governador, que poderá nomear qualquer um dos três. Turma e Ano: 2015 Matéria / Aula: Princípios Institucionais do Ministério Público / Aula 02 Professor: Elisa Pittaro Monitora: Kelly Silva Aula 02 ALGUNS PONTOS DE APROXIMAÇÃO ENTRE O MPU E OS MPES Em

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Ministério Público Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Ministério Público Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Ministério Público Constituição Federal Art. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe

Leia mais

Sumário Autonomia funcional... 49

Sumário Autonomia funcional... 49 Sumário Capítulo I HISTÓRIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO... 23 1.1. Origem histórica... 23 1.2. Origem do Ministério Público brasileiro... 27 1.3. O Ministério Público nas constituições brasileiras... 29 1.4.

Leia mais

Curso: LEGISLAÇÃO DO MPU

Curso: LEGISLAÇÃO DO MPU Curso: LEGISLAÇÃO DO MPU Profª Lidiane Coutinho MÓDULO II: O MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - LC 75/93: COMPARATIVO DOS RAMOS LEI COMPLEMENTAR Nº 75/93- MPU MPU MPF MPT MPM MPDFT LEI COMPLEMENTAR Nº 75/93-

Leia mais

(RESOLUÇÃO DE QUESTÕES) Dr. Cristiano de Souza

(RESOLUÇÃO DE QUESTÕES) Dr. Cristiano de Souza ANALISTA DO MPU (RESOLUÇÃO DE QUESTÕES) Dr. Cristiano de Souza 1. A(s) via(s) normativa(s) adequada(s) para a veiculação dos estatutos dos Ministério Público da União e Estaduais é( são) (A) a Constituição

Leia mais

Aula 36 PODER JUDICIÁRIO. Os Juizados especiais cíveis têm competência para as causas de menor complexidade.

Aula 36 PODER JUDICIÁRIO. Os Juizados especiais cíveis têm competência para as causas de menor complexidade. Página1 Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional Aula: Poder Judiciário: Juizados Especiais. Órgão especial. Cláusula de reserva de plenário. Conselho Nacional de Justiça 36 Professor (a): Luis

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 8. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 8. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPE Organização do Ministério Público Lei Complementar 106/2003 Parte 8 Prof. Karina Jaques Art. 39 - Além das atribuições previstas nas Constituições Federal e Estadual, nesta e em outras

Leia mais

STF CNJ STJ TST STM TSE TRT TRE TJM JEF JEC

STF CNJ STJ TST STM TSE TRT TRE TJM JEF JEC STF CNJ TSE TST STJ STM TRE TRT TU TRF TJ TJM TR TR JE JT JF JÚRI JD JÚRI CJM CJM JEF JEC STF CNJ TSE TST STJ STM TRE TRT TRF TJ TJM TU JE JT TR JF JÚRI JD JÚRI TR CJM CJM Justiça Especializa JEF Justiça

Leia mais

Aula Sobre os órgãos que exercem as chamadas funções essenciais da Justiça é INCORRETO afirmar:

Aula Sobre os órgãos que exercem as chamadas funções essenciais da Justiça é INCORRETO afirmar: Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Exercícios sobre Funções Essenciais da Justiça / Aula 27 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 27 Essa aula será dedicada a resolução

Leia mais

Supremo Tribunal Federal STF Artigo 101

Supremo Tribunal Federal STF Artigo 101 Supremo Tribunal Federal STF Artigo 101 Composto por 11 Ministros de Justiça vitalícios - Taxativamente 11 - Exclusivamente natos - Cidadãos - Mais de 35 e menos de 65 anos de idade - Notável saber jurídico

Leia mais

QUADRO DE CONSOLIDAÇÃO DE PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO E OUTRAS INICIATIVAS. Propostas em Tramitação para Alteração da Constituição da República

QUADRO DE CONSOLIDAÇÃO DE PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO E OUTRAS INICIATIVAS. Propostas em Tramitação para Alteração da Constituição da República QUADRO DE CONSOLIDAÇÃO DE PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO E OUTRAS INICIATIVAS SUGESTÃO DA AUD-TCU PARA SUBSIDIAR ANÁLISE DAS PROPOSTAS REFERÊNCIA COMENTÁRIO Art. 24. Propostas em Tramitação para Alteração

Leia mais

HISTÓRIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO

HISTÓRIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO Sumário Capítulo I HISTÓRIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO... 23 1.1. Origem histórica... 23 1.2. Origem do Ministério Público brasileiro... 26 1.3. O Ministério Público nas constituições brasileiras... 28 1.4.

Leia mais

O Ministério Público e seu papel na Constituição da República

O Ministério Público e seu papel na Constituição da República Escola Paulista de Direito EDP O Ministério Público e seu papel na Constituição da República Hugo Nigro Mazzilli dez. 2012 1 Este material www.mazzilli.com.br Notas breves 2 www.mazzilli.com.br Manual

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Competência Penal STF/STJ Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal COMPETÊNCIA PENAL STF/STJ Seção II DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Art.

Leia mais

Organização dos Poderes do Estado

Organização dos Poderes do Estado Organização dos Poderes do Estado DO PODER JUDICIÁRIO TEMAS BÁSICOS FUNÇÕES TÍPICAS E ATÍPICAS Típica: julgar ( jus dicere ). Atípicas: administrar e normatizar (função regimental; SV; Resoluções do TSE;

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPU. Lei Orgânica do MPU. Demais Procuradores-Gerais. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPU. Lei Orgânica do MPU. Demais Procuradores-Gerais. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPU Lei Orgânica do MPU Demais Procuradores-Gerais Prof. Karina Jaques Art. 26. São atribuições do Procurador-Geral da República, como Chefe do Ministério Público da União: IV - nomear e

Leia mais

PROVA ESCRITA PRELIMINAR PARA CLASSE INICIAL DA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO - RJ (PROMOTOR DE JUSTIÇA SUBSTITUTO)

PROVA ESCRITA PRELIMINAR PARA CLASSE INICIAL DA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO - RJ (PROMOTOR DE JUSTIÇA SUBSTITUTO) PROVA ESCRITA PRELIMINAR PARA CLASSE INICIAL DA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO - RJ (PROMOTOR DE JUSTIÇA SUBSTITUTO) PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO 89. Considerando os princípios institucionais

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICADA AO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO PROF. GIL SANTOS

LEGISLAÇÃO APLICADA AO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO PROF. GIL SANTOS AULA 1 EXERCÍCIOS DEFINIÇÃO MINISTÉRIO PÚBLICO 1)Ao tratar das funções essenciais à justiça, estabelece a Constituição Federal, com relação ao Ministério Público, que: A) incumbe-lhe a defesa da ordem

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO RIO DE JANEIRO. Professor Gilcimar Rodrigues

MINISTÉRIO PÚBLICO RIO DE JANEIRO. Professor Gilcimar Rodrigues MINISTÉRIO PÚBLICO RIO DE JANEIRO Professor Gilcimar Rodrigues CONCEITO/DEFINIÇÃO MINISTÉRIO PÚBLICO (Art. 127, CF) (art. 1, Lei 8.625) (art. 1, LC 106/2003) INSTITUIÇÃO PERMANENTE Essencial à Justiça

Leia mais

O Ministério Público e a Defensoria Pública. Procuradorias. Advocacia

O Ministério Público e a Defensoria Pública. Procuradorias. Advocacia O Ministério Público e a Defensoria Pública. Procuradorias. Advocacia Objetivo: defesa da ordem jurídica, do regime democrático, dos interesses sociais e individuais indisponíveis. Princípios institucionais:

Leia mais

LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL 2013

LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL 2013 LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL 2013 21. A função estabelecida constitucionalmente à Defensoria Pública consiste em (a) defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis.

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO ARTIGOS 127 A 130 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

MINISTÉRIO PÚBLICO ARTIGOS 127 A 130 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL MINISTÉRIO PÚBLICO ARTIGOS 127 A 130 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Órgão constitucional autônomo, incumbido de promover a ação penal e fiscalizar a execução da lei perante a jurisdição penal e exercer, ante

Leia mais

In:

In: Carta de Curitiba aprovada em 21-06-1986, no 1º Encontro Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça e Presidentes de Associações de Ministério Público (Curitiba, Paraná) Do Ministério Público Seção I Das

Leia mais

08/04/2017 GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU

08/04/2017 GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU 1. (CESPE) - 2009 - IBRAM-DF Advogado O Ministério Público da União está legitimado para promover o inquérito civil e a ação civil pública visando proteção

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA. Ronaldo Lima dos Santos

TERMO DE COMPROMISSO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA. Ronaldo Lima dos Santos TERMO DE COMPROMISSO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA Ronaldo Lima dos Santos PODER EXECUTIVO MINISTÉRIO PÚBLICO PODER LEGISLATIVO PODER JUDICIÁRIO Constituição Federal de 1988 Art. 127. O Ministério Público

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICADA AO

LEGISLAÇÃO APLICADA AO LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU E CNMP LIDIANE COUTINHO Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) C871l Coutinho, Lidiane Legislação aplicada ao MPU e CNMP / Lidiane Coutinho. Cascavel: Editora

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPU. Lei Orgânica do MPU. Lei Complementar 75/1993 Garantias e Prerrogativas. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPU. Lei Orgânica do MPU. Lei Complementar 75/1993 Garantias e Prerrogativas. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPU Lei Orgânica do MPU Lei Complementar 75/1993 Garantias e Prerrogativas Prof. Karina Jaques MPU Instituição permanente Essencial à função jurisdicional do Estado Defensora Ordem jurídica

Leia mais

Matéria / Aula: Funções Essenciais da Justiça Advocacia e Defensória Pública / Aula 26. Aula 26. Advocacia Pública

Matéria / Aula: Funções Essenciais da Justiça Advocacia e Defensória Pública / Aula 26. Aula 26. Advocacia Pública Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Funções Essenciais da Justiça Advocacia e Defensória Pública / Aula 26 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 26 Advocacia Pública

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL 2014

DIREITO ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL 2014 DIREITO ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL 2014 51. "José da Silva, Senador da República, discursa na tribuna do Senado defendendo a legalização do aborto para mulheres grávidas que não tenham constituído

Leia mais

Funções Essenciais à Justiça. Tópicos da Aula. Tópicos da Aula Ministério Público... 1 Objetivamente:...3

Funções Essenciais à Justiça. Tópicos da Aula. Tópicos da Aula Ministério Público... 1 Objetivamente:...3 1 Funções Essenciais à Justiça Olá! Hoje vamos estudar as Funções Essenciais à Justiça. Vejamos o nosso conteúdo de hoje. Sumário Tópicos da Aula Tópicos da Aula... 1 1 Ministério Público... 1 Objetivamente:...3

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 5. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 5. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPE Organização do Ministério Público Lei Complementar 106/2003 Parte 5 Prof. Karina Jaques Art. 20 - O Conselho Superior do Ministério Público é composto pelo Procurador-Geral de Justiça,

Leia mais

Profa. Adriana Rodrigues

Profa. Adriana Rodrigues Profa. Adriana Rodrigues 1939 - Instituída 1946 - Integrada ao Poder judiciário 1988 - CF/88 Arts. 111 a 116 EC 24/99 Extinção dos Classistas EC 45/04 Nova competência Art. 111 da CF/88: São órgãos da

Leia mais

Funções Essenciais à Justiça Constituição Estadual RS

Funções Essenciais à Justiça Constituição Estadual RS Funções Essenciais à Justiça Constituição Estadual RS Art. 107 - O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do

Leia mais

Curso Resultado. Ministério Público Militar. 1

Curso Resultado. Ministério Público Militar.  1 Ministério Público Militar Compete ao Ministério Público Militar o exercício das seguintes atribuições junto aos órgãos da Justiça Militar: promover, privativamente, a ação penal pública promover a declaração

Leia mais

ww.concursovirtual.com.b

ww.concursovirtual.com.b MP RJ PROFESSORA RAQUEL TINOCO EDITAL: ORGANIZAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO O Ministério Público na Constituição Federal de 1988: princípios, garantias, vedações, estrutura e funções institucionais; Conselho

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPE. Lei nº 8.625, de 12 de Fevereiro de 1993 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público) Parte 3. Prof.

LEGISLAÇÃO DO MPE. Lei nº 8.625, de 12 de Fevereiro de 1993 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público) Parte 3. Prof. LEGISLAÇÃO DO MPE Lei nº 8.625, de 12 de Fevereiro de 1993 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público) Parte 3 Prof. Karina Jaques Do Procurador-Geral de Justiça Art. 29. Além das atribuições previstas

Leia mais

Número:

Número: Justiça Federal da 1ª Região PJe - Processo Judicial Eletrônico 13/09/2018 Número: 1008258-24.2018.4.01.3803 Classe: MANDADO DE SEGURANÇA Órgão julgador: 2ª Vara Federal Cível e Criminal da SSJ de Uberlândia-MG

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA MPBA

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA MPBA DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA MPBA Prof. Jean Pitter O CONCURSO BANCA: FGV CARGOS VAGAS REMUNERAÇÃO JORNADA Assistente Técnico Administrativo. 50 R$ 3.284,83 + Alimentação + transporte Analista

Leia mais

Aula 09 MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL. Com organização simétrica ao Poder Judiciário, o Ministério Público foi concebido pela

Aula 09 MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL. Com organização simétrica ao Poder Judiciário, o Ministério Público foi concebido pela Página1 Curso/Disciplina: Direito Eleitoral. Aula: Ministério Público Eleitoral. Organização e atribuições. Organização do eleitorado. Divisão interna da Justiça Eleitoral. Professor (a): Bruno Gaspar

Leia mais

O PAPEL DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, SUA COMPETENCIA, ATRIBUIÇÕES, IMPORTÂNCIA E FINALIDADE

O PAPEL DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, SUA COMPETENCIA, ATRIBUIÇÕES, IMPORTÂNCIA E FINALIDADE O PAPEL DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, SUA COMPETENCIA, ATRIBUIÇÕES, IMPORTÂNCIA E FINALIDADE Felipe Boni de Castro 1 I Introdução: O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foi criado e instituído pela Emenda

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico Legislação Aplicada ao MP PE p/ MP-PE (Analista -Conhecimentos Básicos) Pós-Edital

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico Legislação Aplicada ao MP PE p/ MP-PE (Analista -Conhecimentos Básicos) Pós-Edital Livro Eletrônico Aula Passo Estratégico Legislação Aplicada ao MP PE p/ MP-PE (Analista -Conhecimentos Básicos) Pós-Edital Professor: Aula APRESENTAÇÃO2 METODOLOGIAErro! Indicador não definido. LISTA DE

Leia mais

Curso Legislação Institucional DPE-RJ

Curso Legislação Institucional DPE-RJ Curso Legislação Institucional DPE-RJ 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 2 3. QUESTÕES COMENTADAS... 9 3. GABARITO...22 4. FINALIZAÇÃO DA AULA...22 Este curso é protegido por direitos

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICÁVEL AO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA

LEGISLAÇÃO APLICÁVEL AO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA O Ministério Público na Constituição Federal de 1988: princípios, garantias, vedações, estrutura e funções institucionais;... 01 Conselho Nacional do Ministério Público - CNMP: natureza jurídica, composição,

Leia mais

Do Ministério Público do Trabalho

Do Ministério Público do Trabalho Direito Processual do Trabalho Do Ministério Público do Trabalho Ministério Público Nos termos do art. 127 da CRFB/1988, o Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional

Leia mais

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ 1 01. A Constituição Federal de 1988 consagra diversos princípios, os quais exercem papel extremamente importante no ordenamento

Leia mais

Número:

Número: Conselho Nacional de Justiça PJe - Processo Judicial Eletrônico 14/03/2018 Número: 0001227-25.2018.2.00.0000 Classe: PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS Órgão julgador colegiado: Plenário Órgão julgador: Gab. Cons.

Leia mais

Aula 21. II ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores e aos Tribunais de Justiça [ ]

Aula 21. II ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores e aos Tribunais de Justiça [ ] Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Organização do Poder Judiciário (Parte II) / STF / STJ / CNJ / Aula 21 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 21 O art. 96 é dividido

Leia mais

Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase

Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase Período 2015-2016 1) FCC Técnico Administrativo CNMP (2015) Com relação à organização do Poder Legislativo a Constituição Federal

Leia mais

LIDIANE COUTINHO Legislação do MPU Artigo nº 09- SIMULADO DE LEGISLAÇÃO DO MPU.

LIDIANE COUTINHO Legislação do MPU Artigo nº 09- SIMULADO DE LEGISLAÇÃO DO MPU. LIDIANE COUTINHO Legislação do MPU Artigo nº 09- SIMULADO DE LEGISLAÇÃO DO MPU. 01. (CESPE- Promotor de Justiça Substituto- MP-SE/2010) Julgue os itens abaixo, relativos aos princípios institucionais do

Leia mais

Sumário SOBRE OS AUTORES... 5 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 17

Sumário SOBRE OS AUTORES... 5 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 17 SOBRE OS AUTORES... 5 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 17 CAPÍTULO 1 O MINISTÉRIO PÚBLICO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988... 19 1.1. O Ministério Público antes da Constituição de 1988... 19 1.2. Perfil Constitucional...

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 TÍTULO IV DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES CAPÍTULO IV DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA Seção I Do Ministério Público Art. 127. O Ministério Público é instituição

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Judiciário Garantias do Poder Judiciário e de seus Membros Profª. Liz Rodrigues - As garantias do Poder Judiciário visam assegurar a sua independência e autonomia. - Novelino

Leia mais

Organização do Ministério Público

Organização do Ministério Público Organização do Ministério Público MP na constituição federal capitulo IV seção I art.: 127 a 130-A 1 - MINISTÉRIO PÚBLICO: Art.: 127 o Ministério Público é instituição permanente, essencial a função jurisdicional,

Leia mais

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO Módulo Especial

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO Módulo Especial LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO Módulo Especial CONCURSO: Ministério Público da União CARGO: Técnico e Analista do MPU PROFESSOR: Rodolpho Bacchi Este curso é protegido por direitos

Leia mais

DOCUMENTO PROVISÓRIO. Conselho Nacional de Justiça Anteprojeto de Emenda de Constitucional

DOCUMENTO PROVISÓRIO. Conselho Nacional de Justiça Anteprojeto de Emenda de Constitucional ANEXO II* DOCUMENTO PROVISÓRIO Conselho Nacional de Justiça Anteprojeto de Emenda de Constitucional "Introduz modificações na estrutura do Poder Judiciário" As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPE. Lei nº 8.625, de 12 de Fevereiro de 1993 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público) Parte 4. Prof.

LEGISLAÇÃO DO MPE. Lei nº 8.625, de 12 de Fevereiro de 1993 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público) Parte 4. Prof. LEGISLAÇÃO DO MPE Lei nº 8.625, de 12 de Fevereiro de 1993 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público) Parte 4 Prof. Karina Jaques Da Comissão de Concurso Art. 34. À Comissão de Concurso, órgão auxiliar

Leia mais

Emenda Constitucional nº 45, de 08 de dezembro de 2004.

Emenda Constitucional nº 45, de 08 de dezembro de 2004. Emenda Constitucional nº 45, de 08 de dezembro de 2004. Altera dispositivos dos arts. 5º, 36, 52, 92, 93, 95, 98, 99, 102, 103, 104, 105, 107, 109, 111, 112, 114, 115, 125, 126, 127, 128, 129, 134 e 168

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 04/2017/CONAMP

NOTA TÉCNICA Nº 04/2017/CONAMP NOTA TÉCNICA Nº 04/2017/CONAMP Tema: Processo CNMP nº0.00.002.000698/2017-08 Ementa: Procedimento de Estudos e Pesquisas nº 04/2017 visando a realização de pesquisa, estudos, análises e a apresentação

Leia mais

O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO E A ORDEM JURÍDICO - CONSTITUCIONAL (*) Antônio Xavier da Costa (**) REV. TRT - 13ª Reg. - João Pessoa(PB) - 94/95

O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO E A ORDEM JURÍDICO - CONSTITUCIONAL (*) Antônio Xavier da Costa (**) REV. TRT - 13ª Reg. - João Pessoa(PB) - 94/95 108 perdida! Restitua-se, pois, ao povo, com as armas da batalha ideológica, a soberania O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO E A ORDEM JURÍDICO - CONSTITUCIONAL (*) Antônio Xavier da Costa (**) Este modesto

Leia mais

(TRT-RJ / TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA / CESPE / 2008) DIREITO CONSTITUCIONAL

(TRT-RJ / TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA / CESPE / 2008) DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 31. Acerca de competência legislativa, assinale a opção correta. (a) Compete aos estados legislar sobre direito agrário. (b) Segundo a teoria dos poderes remanescentes, hoje aplicada

Leia mais

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Professor Alessandro Dantas Coutinho CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CONTROLE REALIZADO PELO PODER LEGISLATIVO Legislativo! Representa a vontade da coletividade. Em âmbito Federal é composto pelo Senado

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 45, DE 2007

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 45, DE 2007 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 45, DE 2007 Altera o inciso III do 4º do art. 103-B da Constituição Federal, para dispor sobre nova competência do Conselho Nacional de Justiça de determinar perda

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 11/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 11/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 11/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Matéria Estatutária e Institucional do MPE/RS

Matéria Estatutária e Institucional do MPE/RS Professor Gustavo Fregapani E-mail: gustavofregapani@gmail.com Página de dicas no Facebook: https://www.facebook.com/gustavofregapani Curta a página e receba novidades, informações e dicas para concursos

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPU. Perfil Constitucional. Procurador-Geral de Justiça. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPU. Perfil Constitucional. Procurador-Geral de Justiça. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPU Perfil Constitucional Procurador-Geral de Justiça Prof. Karina Jaques Os Ministérios Públicos dos Estados e o do Distrito Federal e Territórios formarão lista tríplice dentre integrantes

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL AUDITOR FISCAL DO TRABALHO Professor: Cibele Fernandes Dias Aulas: Aulas 17 a 20

DIREITO CONSTITUCIONAL AUDITOR FISCAL DO TRABALHO Professor: Cibele Fernandes Dias Aulas: Aulas 17 a 20 DIREITO CONSTITUCIONAL AUDITOR FISCAL DO TRABALHO Professor: Cibele Fernandes Dias Aulas: Prof. Cibele Fernandes Dias www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 6 PONTOS DO EDITAL 1 : 8 Poder Judiciário. 8.1

Leia mais

1 Abertura 1 2 A renovação do Ministério Público na cena política, social e jurídica brasileira 3

1 Abertura 1 2 A renovação do Ministério Público na cena política, social e jurídica brasileira 3 SUMÁRIO I INTRODUÇÃO 1 1 Abertura 1 2 A renovação do Ministério Público na cena política, social e jurídica brasileira 3 II HISTÓRICO 7 3 Origens 7 4 Ministério Público no Direito Comparado 8 5 Ministério

Leia mais

O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA ESTADO Conjunto de regras, pessoas e organizações que se separam da sociedade para organizá-la. - Só passa a existir quando o comando da comunidade

Leia mais

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49 Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49 Divisão de Poderes Poder Executivo O Poder Executivo é exercido pelo Chefe de Governo que, no Brasil, é o Presidente da República, sua

Leia mais

ORLANDO JR. DIREITO CONSTITUCIONAL

ORLANDO JR. DIREITO CONSTITUCIONAL ORLANDO JR. DIREITO CONSTITUCIONAL 1 - CESPE 2013 - TCE-ES - Analista Administrativo Direito Nos termos da Constituição Federal, assinale a opção correta acerca de direitos e garantias fundamentais. a)

Leia mais

Presidente PROFESSORA RAQUEL TINOCO ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR ELEIÇÃO EM VOTAÇÃO SECRETA PELOS MEMBROS DO TJRJ (DESEMBARGADORES) 1º Vice Presidente 2º Vice Presidente Administração Superior 3º Vice Presidente

Leia mais

O STF e o Direito à Vida: Onde começa e onde termina?

O STF e o Direito à Vida: Onde começa e onde termina? O STF e o Direito à Vida: Onde começa e onde termina? Sociedade Brasileira de Direito Público - SBDP Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP Interrupção de Gravidez de Feto Anencéfalo ADPF

Leia mais

FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA

FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA INTRODUÇÃO De acordo com o modelo de funcionamento da justiça montado no Brasil, entendeu-se ser indispensável à existência de determinadas funções essenciais à justiça. Para

Leia mais

Conceito Constitucional

Conceito Constitucional Conceito Constitucional MINISTÉRIO PÚBLICO (CRFB, 127) Instituição permanente; Essencial à função jurisdicional do Estado; Para defesa da ordem jurídica; do regime democrático; dos interesses sociais e

Leia mais

1. Ministério Público do Trabalho: 1) Origens e conceito: São órgãos distintos da magistratura. A função do MP é executar as leis.

1. Ministério Público do Trabalho: 1) Origens e conceito: São órgãos distintos da magistratura. A função do MP é executar as leis. 1 DIREITO DO TRABALHO PONTO 1: Ministério Público do Trabalho PONTO 2: Ação Civil Pública e Ação Civil Coletiva 1. Ministério Público do Trabalho: 1) Origem e conceito. 2) Princípios Institucionais. 3)

Leia mais