Energia: Fontes de energia e transferências de energia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Energia: Fontes de energia e transferências de energia"

Transcrição

1 Energia: Fontes de energia e transferências de energia

2 Metas 1.1 Definir sistema 5sico e associar-lhe uma energia (interna) que pode ser em parte transferida para outro sistema. 1.2 Iden@ficar, em situações concretas, sistemas que são fontes ou recetores de energia, indicando o sen@do de transferência da energia e concluindo que a energia se mantém na globalidade. 1.3 Indicar a unidade SI de energia e fazer conversões de unidades (joules e quilojoules; calorias e quilocalorias). 1.4 Concluir qual é o valor energé@co de alimentos a par@r da análise de rótulos e determinar a energia fornecida por uma porção de alimento. 1.5 Iden@ficar fontes de energia renováveis e não renováveis, avaliar vantagens e desvantagens da sua u@lização na sociedade atual e as respe@vas consequências na sustentabilidade da Terra, interpretando dados sobre a sua u@lização em gráficos ou tabelas.

3 Metas 1.6 Medir temperaturas usando termómetros (em graus Celsius) e associar a temperatura à maior ou menor agitação dos corpúsculos. 1.7 Associar o calor à energia transferida espontaneamente entre sistemas a diferentes temperaturas. 1.8 Definir e iden@ficar situações de equilíbrio térmico. 1.9 Iden@ficar a condução térmica como a transferência de energia que ocorre principalmente em sólidos, associar a condu@vidade térmica dos materiais à rapidez com que transferem essa energia e dar exemplos de bons e maus condutores térmicos no dia a dia Explicar a diferente sensação de quente e frio ao tocar em materiais em equilíbrio térmico.

4 Metas 1.11 a convecção térmica como a transferência de energia que ocorre em líquidos e gases, interpretando os sen@dos das correntes de convecção Iden@ficar a radiação como a transferência de energia através da propagação de luz, sem a necessidade de contacto entre os corpos Iden@ficar processos de transferência de energia no dia a dia ou em a@vidades no laboratório Jus@ficar, a par@r de informação selecionada, critérios usados na construção de uma casa que maximizem o aproveitamento da energia recebida e minimizem a energia transferida para o exterior.

5 Sistema 5sico e energia interna 1.1 Definir sistema 5sico e associar-lhe uma energia interna que pode ser transferida para outro sistema. Sistema.sico Corpo ou conjunto de corpos que são estudados, com uma determinada fronteira e vizinhança, e que têm energia no seu interior. Vizinhança Zona que rodeia o sistema (exterior). Fronteira Zona de separação entre o sistema e a sua vizinhança. A energia de um sistema manifesta-se através da temperatura, calor, chama, luz, som, movimento, eletricidade

6 Sistema 5sico e energia interna A energia de um sistema pode ser transferida para outro sistema, pelo que a sua energia pode aumentar ou diminuir.

7 Sistema 5sico e energia interna Os sistemas podem ser classificados de acordo com as suas trocas de energia e de matéria.

8 Fontes e recetores de energia 1.2 Iden@ficar sistemas que são fontes ou recetores de energia, indicando o sen@do da transferência de energia e que a energia total é constante. Fonte de energia Transferência de energia Recetor de energia Fonte de energia Sistema que fornece energia. Recetor de energia Sistema que recebe energia. A fonte de energia transfere energia para o recetor de energia. Sen=do da transferência de energia: da fonte para o recetor de energia. A energia não se cria nem se perde, mas transfere-se entre sistemas e transforma-se, sendo constante o valor total da energia.

9 Fontes e recetores de energia Transferências de energia Fonte de energia: alimento Fonte de energia: jogador Fonte de energia: Sol Recetor de energia: corpo humano Recetor de energia: bola Recetor de energia: água, solo e atmosfera

10 Unidades de energia 1.3 Indicar a unidade SI de energia e fazer conversões de unidades. Unidade de energia no Sistema Internacional joule (J) em homenagem ao 5sico inglês James Joule (séc. XIX). Outras unidades de energia Quilojoule: 1 kj = 1000 J Megajoule: 1 MJ = J Caloria: 1 cal = 4,18 J (energia dos alimentos) Quilocaloria: 1 kcal = 1000 cal 1 kcal = 4,18 kj = 4180 J Gigajoule: 1 GJ = J Tonelada Equivalente de Petróleo: 1 TEP = J Quilowal-hora: 1 kwh = J (energia elétrica)

11 Energia dos alimentos 1.4 Concluir qual é o valor energé@co de alimentos a par@r da análise de rótulos. Rótulo da embalagem de um alimento 100 g deste alimento têm 1894 kj de energia ou 453 kcal: 1 kcal ,18 kj x g deste alimento têm 9470 kj de energia: x = 453 kcal = cal 100 g kj 500 g x x = 9470 kj = J

12 Fontes de energia 1.5 fontes de energia renováveis e não renováveis, vantagens e desvantagens da sua u@lização. Fontes de energia renováveis Fontes de energia que não se esgotam: sol, água de um rio, ondas, marés, vento, biomassa, biogás e calor da Terra. Fontes de energia não renováveis Fontes de energia que se esgotam e que demoram milhões de anos para serem produzidas na Natureza: petróleo, carvão, gás natural, urânio e plutónio.

13 Fontes de energia Classificação da energia de acordo com a fonte de energia: Energia Energia solar Energia hídrica Energia das ondas Energia das marés Energia eólica Energia da biomassa Energia do biogás Energia geotérmica Energia fóssil Energia nuclear Fonte de energia Sol Água de um rio Ondas Marés Vento Biomassa (madeira e outros resíduos orgânicos) Biogás (produzido por bactérias) Calor do interior da Terra Petróleo, carvão e gás natural Urânio e plutónio

14 Fontes de energia não renováveis Vantagens Fornecem uma grande de energia. Podem estar disponíveis todos os dias, ao contrário do sol, vento e água. Desvantagens Os combusuveis fósseis poluem a atmosfera com vários gases e libertam dióxido de carbono (CO 2 ), que aumenta o efeito de estufa e provoca o aquecimento global. Os combusuveis nucleares produzem resíduos radioa@vos, perigosos para os seres vivos. Muitos países têm de importar os combusuveis fósseis e nucleares, que são caros, e podem surgir problemas económicos e sociais. São um recurso limitado porque esgotam-se.

15 Fontes de energia renováveis Vantagens Não são poluentes. Não libertam dióxido de carbono e não provocam o aquecimento global. Não precisam de ser pagas (são grá@s). Devido ao seu uso os países podem importar menos combusuveis fósseis. Não se esgotam. Desvantagens Não fornecem uma grande quan@dade de energia. Os equipamentos que usam estas fontes de energia são caros e podem alterar a Natureza (os aerogeradores numa montanha, uma barragem num rio...).

16 Temperatura 1.6 Medir temperaturas usando termómetros e associar a temperatura à agitação das paruculas. Temperatura Propriedade dos corpos relacionada com a agitação das paruculas. Quanto maior for a agitação maior será a temperatura. Unidade de temperatura grau Celsius (ºC) em homenagem ao 5sico sueco Anders Celsius (séc. XVIII). A temperatura mede-se com um termómetro.

17 Calor e equilíbrio térmico 1.7 Associar o calor à energia transferida entre corpos a temperaturas diferentes. 1.8 Definir e iden@ficar situações de equilíbrio térmico. Calor Energia transferida entre corpos (sistemas) a temperaturas diferentes, do corpo com maior temperatura para o corpo com menor temperatura, até que os corpos ficam à mesma temperatura. Equilíbrio térmico Ocorre quando dois corpos em contacto estão à mesma temperatura e não existe transferência de energia na forma de calor.

18 Condução térmica 1.9 a condução térmica como a transferência de energia que ocorre principalmente em sólidos, associar a condu@vidade térmica dos materiais à rapidez com que transferem essa energia e dar exemplos de bons e maus condutores térmicos no dia a dia. A transferência de energia na forma de calor pode ser feita por condução, convecção e radiação. Na condução o calor é transferido ao longo dos sólidos, começando no local com maior temperatura, devido à maior agitação das paruculas que chocam com outras e transferem a energia para as paruculas com menor temperatura.

19 Condução térmica Condu=vidade térmica Capacidade ou rapidez que um material tem de transferir energia na forma de calor. Bons condutores de calor Materiais que recebem e libertam energia na forma de calor mais rapidamente (ex: metais), possuindo uma condu=vidade térmica alta. Maus condutores ou isoladores de calor Materiais que recebem e libertam energia na forma de calor mais lentamente (ex: madeira, plás@co, cor@ça, líquidos e gases), possuindo uma condu=vidade térmica baixa.

20 Quente e frio 1.10 Explicar a diferente sensação de quente e frio ao tocar em materiais. Quente Sensação que corresponde ao aumento da temperatura do corpo humano, devido à transferência de energia na forma de calor de um corpo mais quente. Frio Sensação que corresponde à diminuição da temperatura do corpo humano, devido à transferência de energia na forma de calor para um corpo mais frio.

21 Convecção térmica 1.11 a convecção térmica como a transferência de energia que ocorre em líquidos e gases, interpretando os sen@dos das correntes de convecção. Na convecção o calor é transferido ao longo dos líquidos, gases e plasma, em que o material mais quente sobe e o material mais frio desce formando correntes de convecção. A convecção ocorre nas estrelas, magma, oceanos, atmosfera e quando se aquece a água ou o ar.

22 Convecção térmica 1.12 a radiação como a transferência de energia através da luz, sem a necessidade de contacto entre os corpos. Na radiação o calor é transferido através da luz (visível ou invisível) sem a necessidade de contacto entre os corpos. Exemplos:

23 Nelson Alves Correia Agrupamento de Escolas Gil Paes Torres Novas

O que é uma Energia Renovável?

O que é uma Energia Renovável? Energias Renováveis O que é uma Energia Renovável? São as energias que provêm dos recursos naturais, tais como o sol, o vento, as marés e o calor e que nunca se esgotam ao contrário dos recursos fósseis

Leia mais

MINERAIS HIDROGEOLÓGICOS ENERGÉTICOS. de acordo com a finalidade

MINERAIS HIDROGEOLÓGICOS ENERGÉTICOS. de acordo com a finalidade Materiais (sólidos, líquidos ou gasosos), ou suas propriedades (calor interno da Terra ou radioatividade), provenientes da Terra e que o Homem pode utilizar em seu benefício. de acordo com a finalidade

Leia mais

Aula 5 A energia não é o começo de tudo, mas já é um início

Aula 5 A energia não é o começo de tudo, mas já é um início Aula 5 A energia não é o começo de tudo, mas já é um início Cite dez atividades que demandam de energia para serem executadas Tomar banho Caminhar para escola Ir para escola de automóvel Respiração das

Leia mais

Fontes de Energias Renováveis e Não Renováveis. Aluna : Ana Cardoso

Fontes de Energias Renováveis e Não Renováveis. Aluna : Ana Cardoso Fontes de Energias Renováveis e Não Renováveis Aluna : Ana Cardoso Fontes de Energias Renováveis As fontes de energia renováveis são aquelas que vem de recursos naturais e que se renovam continuamente

Leia mais

Sumário. Módulo Inicial. Das Fontes de Energia ao Utilizador 25/02/2015

Sumário. Módulo Inicial. Das Fontes de Energia ao Utilizador 25/02/2015 Sumário Situação energética mundial e degradação da energia Fontes de energia. Impacte ambiental. Transferências e transformações de energia. Degradação de energia. Rendimento. Energia está em tudo que

Leia mais

Fontes e formas de energia

Fontes e formas de energia Fontes e formas de energia Fontes primárias e secundárias de energia O Sol é a principal fonte de energia do nosso planeta. Mas, para além do Sol, o ser humano dispõe de outras fontes de energia. Fontes

Leia mais

Entre sistemas a temperaturas diferentes a energia transfere-se do sistema com temperatura mais elevada para o sistema a temperatura mais baixa.

Entre sistemas a temperaturas diferentes a energia transfere-se do sistema com temperatura mais elevada para o sistema a temperatura mais baixa. Sumário Do Sol ao Aquecimento Unidade temática 1. Mecanismos de transferência de calor: a radiação, a condução e a convecção. O coletor solar e o seu funcionamento. Materiais condutores e isoladores do

Leia mais

Fontes renováveis e não-renováveis de energia. Amanda Vieira dos Santos Giovanni Souza

Fontes renováveis e não-renováveis de energia. Amanda Vieira dos Santos Giovanni Souza Fontes renováveis e não-renováveis de energia Amanda Vieira dos Santos 8941710 Giovanni Souza - 9021003 Fontes renováveis e não-renováveis de energia Usos para a energia: Com o avanço tecnológico passamos

Leia mais

A termodinâmica estuda os fenómenos térmicos.

A termodinâmica estuda os fenómenos térmicos. Sistema termodinâmico A termodinâmica estuda os fenómenos térmicos. SISTEMA TERMODINÂMICO TEMPERATURA ENERGIA INTERNA Sistema termodinâmico Sistema em que importa considerar a energia interna e a sua variação.

Leia mais

Tipos de Usinas Elétricas

Tipos de Usinas Elétricas Tipos de Usinas Elétricas USINAS GERADORAS DE ELETRICIDADE Uma usina elétrica pode ser definida como um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é a geração de energia elétrica, através de aproveitamento

Leia mais

Energia. Fontes e formas de energia

Energia. Fontes e formas de energia Energia Fontes e formas de energia 2 Fontes de energia As fontes de energia podem classificar-se em: Fontes de energia primárias quando ocorrem livremente na Natureza. Ex.: Sol, água, vento, gás natural,

Leia mais

1.3.5 Condução térmica

1.3.5 Condução térmica 1.3.5 Condução térmica Mecanismo de transferência de calor que exige o contacto entre os sistemas. Aquecimento de um objeto metálico A extremidade que não está em contacto direto com a fonte de calor também

Leia mais

1.3.6 Convecção térmica

1.3.6 Convecção térmica 1.3.6 Convecção térmica Mecanismo de transferência de calor que ocorre apenas em líquidos e gases. Líquidos e gases podem transferir energia por calor através de outro mecanismo: Correntes de convecção

Leia mais

3.1 Mecanismos de transferência de energia sob a forma de calor

3.1 Mecanismos de transferência de energia sob a forma de calor 3.1 Mecanismos de transferência de energia sob a forma de calor Condução Processo de transferência de energia sob a forma de calor que ocorre devido ao choque das partículas e sem transporte de matéria

Leia mais

QUÍMICA ENSINO MÉDIO PROF.ª DARLINDA MONTEIRO 3 ANO PROF.ª YARA GRAÇA

QUÍMICA ENSINO MÉDIO PROF.ª DARLINDA MONTEIRO 3 ANO PROF.ª YARA GRAÇA QUÍMICA 3 ANO PROF.ª YARA GRAÇA ENSINO MÉDIO PROF.ª DARLINDA MONTEIRO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Vida e ambiente 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 6 Conteúdos Efeito estufa. Fontes de energia alternativa.

Leia mais

FONTES E FORMAS DE ENERGIA

FONTES E FORMAS DE ENERGIA Energia FONTES E FORMAS DE ENERGIA Energia está em tudo que nos rodeia! Vou dormir para recuperar energia para amanhã! Não me sinto bem! Estou sem energia Nestas situações associa-se energia à saúde ou

Leia mais

Ciências Físico-Química - 8º ANO

Ciências Físico-Química - 8º ANO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA CALHETA Ciências Físico-Química - 8º ANO ANO LETIVO 2010/2011 Turma FICHA DE TRABALHO 1 Energia Fontes e formas Transferências e Transformação de energia Nome Nº. Data / /

Leia mais

Tipos de Usinas Elétricas

Tipos de Usinas Elétricas Tipos de Usinas Elétricas Professor: Xuxu USINAS GERADORAS DE ELETRICIDADE Uma usina elétrica pode ser definida como um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é a geração de energia elétrica,

Leia mais

Propagação do Calor e Calorimetria

Propagação do Calor e Calorimetria Condução Térmica Física 3 - Capítulo 3 Propagação do Calor e Calorimetria Propagação de calor em que a energia térmica passa de partícula para partícula, sem transporte de matéria. Ocorre nos materiais

Leia mais

Conservação da energia

Conservação da energia Sumário Das Fontes de Energia ao Utilizador Lei da. Transferências de energia: trabalho, calor e radiação. Como se mede a taxa de transferência de energia a potência. APSA I.1; APSA I.2 e Aplicações Sistema,

Leia mais

10º ANO FÍSICA - Módulo Inicial Situação energética Mundial e degradação de energia

10º ANO FÍSICA - Módulo Inicial Situação energética Mundial e degradação de energia 10º ANO FÍSICA - Módulo Inicial Situação energética Mundial e degradação de energia PROBLEMAS ENERGÉTICOS DA ACTUALIDADE O avanço científico e tecnológico da nossa sociedade provocou o aumento acelerado

Leia mais

1.3.3 Transferências de energia por calor. Calor e trabalho: Experiência de Joule

1.3.3 Transferências de energia por calor. Calor e trabalho: Experiência de Joule Calor e trabalho: Experiência de Joule A experiência de Joule, mostrou que um aquecimento pode ser feito através de dois processos: calor e trabalho. O corpo em queda provoca a rotação das pás dentro de

Leia mais

PEA 3110 Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade. Aula 1 - Energia

PEA 3110 Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade. Aula 1 - Energia PEA 3110 Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade Aula 1 - Energia Conceitos e definições Estágios de desenvolvimento e consumo de energia O custo energético para satisfazer as necessidades O consumo

Leia mais

Mecanismos de transferência de calor. Anjo Albuquerque

Mecanismos de transferência de calor. Anjo Albuquerque Mecanismos de transferência de calor 1 Mecanismos de transferência de calor Quando aqueces uma cafeteira de alumínio com água ao lume toda a cafeteira e toda a água ficam quentes passado algum tempo. Ocorrem

Leia mais

ROTULAGEM DE ENERGIA ELÉCTRICA

ROTULAGEM DE ENERGIA ELÉCTRICA ROTULAGEM DE ENERGIA ELÉCTRICA CASA DO POVO DE VALONGO DO VOUGA A Rotulagem de energia eléctrica pretende informar o consumidor sobre as fontes primárias utilizadas e emissões atmosféricas, associadas

Leia mais

3.4. Condutividade térmica

3.4. Condutividade térmica 3.4. Condutividade térmica Condução térmica Mecanismo de transferência de calor que exige o contacto entre os sistemas. Aquecimento de um objeto metálico A extremidade que não está em contacto direto com

Leia mais

ENERGIA. Em busca da sustentabilidade

ENERGIA. Em busca da sustentabilidade ENERGIA Em busca da sustentabilidade Características de uma boa fonte de combustível i) Fornecer grande quantidade de energia por unidade de massa ou volume (Rendimento); ii) Facilmente disponível; iii)

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 16 2 MEDIDORES DE TEMPERATURA 3 INTRODUÇÃO Todas as substâncias são constituídas

Leia mais

1.3.2 Temperatura, equilíbrio térmico e escalas de temperatura

1.3.2 Temperatura, equilíbrio térmico e escalas de temperatura 1.3.2 Temperatura, equilíbrio térmico e escalas de temperatura Temperatura A temperatura está relacionada com a agitação térmica das partículas que formam o sistema. Aumento de temperatura de um sistema:

Leia mais

1.3.3 Transferências de energia por calor

1.3.3 Transferências de energia por calor 1.3.3 Transferências de energia por calor Adaptado pelo Prof. Luís Perna Calor e trabalho: Experiência de Thompson A experiência de Thompson, concluiu que o calor não podia ser uma substância, devendo

Leia mais

Note que, no Sistema Internacional de Unidades (SI) o calor é medido em calorias (cal) ou joules (J).

Note que, no Sistema Internacional de Unidades (SI) o calor é medido em calorias (cal) ou joules (J). Calor e temperatura Prof. lucasmarqui Calor e Temperatura são dois conceitos fundamentais na termologia (Termofísica) os quais, são considerados sinônimos. No entanto, o calor designa a troca de energia

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º Ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º Ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º Ano EM CALORIMETRIA TEMPERATURA Todo corpo que esteja a uma temperatura acima do zero absoluto é constituído de partículas

Leia mais

Física II. Capítulo 03 Transferência de Calor. Técnico em Edificações (PROEJA) Prof. Márcio T. de Castro 17/05/2017

Física II. Capítulo 03 Transferência de Calor. Técnico em Edificações (PROEJA) Prof. Márcio T. de Castro 17/05/2017 Física II Capítulo 03 Transferência de Calor Técnico em Edificações (PROEJA) 17/05/2017 Prof. Márcio T. de Castro Parte I 2 Quantidade de Calor Quantidade de Calor (Q): energia térmica em trânsito entre

Leia mais

DE ONDE VEM A ENERGIA? Energia eletromagnética, Energia Mecânica e Energia térmica

DE ONDE VEM A ENERGIA? Energia eletromagnética, Energia Mecânica e Energia térmica DE ONDE VEM A ENERGIA? Energia eletromagnética, Energia Mecânica e Energia térmica Energia, o que é? Não há uma definição exata para o conceito de energia, mas podemos dizer que ela está associada à capacidade

Leia mais

Temperatura, calor e processos de transmissão de calor

Temperatura, calor e processos de transmissão de calor REVISÃO ENEM Temperatura, calor e processos de transmissão de calor TEMPERATURA Temperatura é a grandeza física escalar que nos permite avaliar o grau de agitação das moléculas. Quanto maior for o grau

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Físico-Química - 7º Ano- 2018/2019

Síntese da Planificação da Disciplina de Físico-Química - 7º Ano- 2018/2019 Síntese da Planificação da Disciplina de Físico-Química - 7º Ano- 2018/2019 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º Período 13 13 13 12 12 2.º Período 12 12 12 14 14 3.º Período 6 8 7 7

Leia mais

Ficha Informativa n.º 5 Energia

Ficha Informativa n.º 5 Energia AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAZÃO ESCOLA E.B. 2,3 DE FRAZÃO CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS 9º ANO DE ESCOLARIDADE ANO LETIVO 2011/2012 Ficha Informativa n.º 5 Energia Nome: Data: / /2012 INTRODUÇÃO TEÓRICA

Leia mais

Mecanismos de transferência de calor. Anjo Albuquerque

Mecanismos de transferência de calor. Anjo Albuquerque Mecanismos de transferência de calor 1 Mecanismos de transferência de calor Quando aquecemos uma cafeteira de alumínio com água ao lume toda a cafeteira e toda a água ficam quentes passado algum tempo.

Leia mais

ENERGIA RENOVÁVEIS ÍVISSON REIS

ENERGIA RENOVÁVEIS ÍVISSON REIS UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADES DE CIÊNCIAS EXATAS DERPATAMENTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET ENERGIA RENOVÁVEIS ÍVISSON REIS PRINCIPAIS FONTES DE ENERGIA

Leia mais

- Fontes e formas de energia - Transferências de energia

- Fontes e formas de energia - Transferências de energia nergia 8º ano de Ciências Físico-químicas - - Fontes e formas de energia - Transferências de energia Conteúdos nergia 1. Fontes e formas de energia Conceito de energia Manifestações de energia; Fontes

Leia mais

A) condensação do vapor de água dissolvido no ar ao encontrar uma superfície à temperatura mais baixa.

A) condensação do vapor de água dissolvido no ar ao encontrar uma superfície à temperatura mais baixa. lista_1-conceitos_iniciais_em_termologia Questão 1 Os cálculos dos pesquisadores sugerem que a temperatura média dessa estrela é de T i = 2.700 C. Considere uma estrela como um corpo homogêneo de massa

Leia mais

A partir dos dados, tem-se a seguinte correspondência: Usando a proporcionalidade, tem-se: x x = =

A partir dos dados, tem-se a seguinte correspondência: Usando a proporcionalidade, tem-se: x x = = 01 A partir dos dados, tem-se a seguinte correspondência: Usando a proporcionalidade, tem-se: x 20 92 32 x 20 60 = = 80 20 212 32 60 180 x 20 = 20 x = 40 mm Resposta: B 1 02 A partir dos dados, tem-se:

Leia mais

Aprendizagens Essenciais e Metas Curriculares na Física 10. ano

Aprendizagens Essenciais e Metas Curriculares na Física 10. ano Aprendizagens Essenciais e Metas Curriculares na Física 10. ano Apresenta-se em seguida uma tabela que visa permitir uma fácil consulta e comparação das Aprendizagens Essenciais com as Metas Curriculares.

Leia mais

Física e Química A 10.º ano

Física e Química A 10.º ano Energia, fenómenos térmicos e radiação II Física e Química A 10.º ano 1. Responde às seguintes questões. Num dia de inverno, a temperatura no exterior é de - 3ºC e a temperatura no interior de um apartamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FICHA DE COMPONENTE CURRICULAR CÓDIGO: FEELT31507 COMPONENTE CURRICULAR: FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA I UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: SIGLA: FACULDADE DE ENGENHARIA

Leia mais

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2 ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2 2º semestre de 2016 Prof. Alceu Ferreira Alves www.feb.unesp.br/dee/docentes/alceu Energia O que é Energia? Energia se cria? sistema físico isolado? 2379EE2 Energia Solar

Leia mais

Qual a porcentagem da energia usada em todo o mundo que provém de combustíveis fósseis? De que é feito o carvão?

Qual a porcentagem da energia usada em todo o mundo que provém de combustíveis fósseis? De que é feito o carvão? De que é feito o carvão? De que é feito a. plantas o carvão? mortas a. Plantas b. mortas fósseis de dinossauros b. Fósseis de c. dinossauros um monte de produtos c. Um monte químicos de produtos misturados

Leia mais

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2 ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2 2º semestre de 2017 Prof. Alceu Ferreira Alves http://www4.feb.unesp.br/dee/docentes/alceu/2379teo.htm Energia O que é Energia? Energia se cria? sistema físico isolado?

Leia mais

Termodinâmica. Lucy V. C. Assali

Termodinâmica. Lucy V. C. Assali Termodinâmica Calor Física II 2016 - IO Calor Final do século XVIII: duas hipóteses alternativas 1) Fluido indestrutível (calórico) que preencheria os poros dos corpos, escoando-se de um corpo mais quente

Leia mais

Principais fontes e combustíveis utilizados na geração de energia elétrica

Principais fontes e combustíveis utilizados na geração de energia elétrica Principais fontes e combustíveis utilizados na geração de energia elétrica Wildson W de Aragão Físico Professor de Física de Escolas de Ensino Médio e Cursos Pré Vestibular da rede particular de Ensino

Leia mais

Transmissão de Calor

Transmissão de Calor Transmissão de Calor FÍSICA TERMOLOGIA WILD LAGO Condução Térmica Definição: Propagação de calor em que a energia térmica é transmitida de partícula para partícula, mediante as colisões e alterações das

Leia mais

5.º Teste de Física e Química A 10.º A Abril minutos /

5.º Teste de Física e Química A 10.º A Abril minutos / 5.º Teste de Física e Química A 10.º A Abril 2013 90 minutos / Nome: n.º Classificação Professor.. GRUPO I As seis questões deste grupo são todas de escolha múltipla. Para cada uma delas são indicadas

Leia mais

Unidade 5 Recursos naturais: utilização e consequências. Planeta Terra 8.º ano

Unidade 5 Recursos naturais: utilização e consequências. Planeta Terra 8.º ano Unidade 5 Recursos naturais: utilização e consequências O que são recursos naturais? Painéis solares. Pesca. Diamantes. Água. Plataforma petrolífera. O que são recursos naturais? Matéria ou energia presentes

Leia mais

AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 37 Comparando os calores específicos da água e da areia

AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 37 Comparando os calores específicos da água e da areia AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 37 Comparando os calores específicos da água e da areia 9º NO DO ENSINO FUNDAMENTAL - 1º ANO DO ENSINO MÉDIO INTRODUÇÃO Uma das propriedades mais importantes

Leia mais

Ano Letivo 2015/ Matriz do Teste de Avaliação de Física e Química A 10º Ano. 27 de maio de minutos

Ano Letivo 2015/ Matriz do Teste de Avaliação de Física e Química A 10º Ano. 27 de maio de minutos Matriz do Teste de Avaliação de Física e Química A 10º Ano 27 de maio de 2016 120 minutos Objeto de avaliação O teste tem por referência as metas curriculares definidas para o 10.º ano do ensino secundário

Leia mais

A exploração e transformação dos. recursos naturais. Ciências Naturais. 8º ano. morais

A exploração e transformação dos. recursos naturais. Ciências Naturais. 8º ano. morais dos Energias Que não se esgotam Energias Não Que se esgotam Não Ex: carvão, petróleo, gás natural, urânio Combustíveis fósseis A energia nuclear tem problemas derivados da segurança e dos resíduos radioativos.

Leia mais

AS ENERGIAS RENOVÁVEIS

AS ENERGIAS RENOVÁVEIS AS ENERGIAS RENOVÁVEIS CONVERSÃO DA ENERGIA SOLAR EM ENERGIA ELÉTRICA Equipa 1M06_2: André C. Martins Jaime S. Correia José M. Martins Mariana S. Casalta Miguel S. Ribeiro Supervisor: Abílio de Jesus Monitor:

Leia mais

ENERGIA. origem do grego érgon, que significa trabalho. Assim, en + érgon queria dizer, na Grécia Antiga, em trabalho, em atividade, em ação.

ENERGIA. origem do grego érgon, que significa trabalho. Assim, en + érgon queria dizer, na Grécia Antiga, em trabalho, em atividade, em ação. ENERGIA origem do grego érgon, que significa trabalho. Assim, en + érgon queria dizer, na Grécia Antiga, em trabalho, em atividade, em ação. A mais antiga forma de energia é a produzida pelos músculos

Leia mais

DIREÇÃO DE MARCA E COMUNICAÇÃO.

DIREÇÃO DE MARCA E COMUNICAÇÃO. Hoje vamos falar de... A ENERGIA ESTÁ EM TODO O LADO. TODOS NÓS PRECISAMOS DE ENERGIA. BRINCAR DANÇAR TRABALHAR CRESCER TODOS NÓS PRECISAMOS DE ENERGIA. CONDUZIR CORRER ESTUDAR COZINHAR ENERGIA ELÉTRICA

Leia mais

Termologia. Calor: Energia em trânsito de um corpo para outro devido a diferença de temperaturas entre eles.

Termologia. Calor: Energia em trânsito de um corpo para outro devido a diferença de temperaturas entre eles. Calor e Temperatura Termologia Estuda os fenômenos ligados a calor e temperatura Calor: Energia em trânsito de um corpo para outro devido a diferença de temperaturas entre eles. Temperatura: É uma grandeza

Leia mais

USINA TERMOELÉTRICA...

USINA TERMOELÉTRICA... USINA TERMOELÉTRICA... Usina Termoelétrica: A usina termoelétrica é uma alternativa para a produção de energia elétrica para uso em geral, é principalmente utilizada no setor industrial. O QUE É UMA TERMOELÉTRICA?

Leia mais

PEA 2200 Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade. Aula 1 - Energia

PEA 2200 Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade. Aula 1 - Energia PEA 2200 Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade Aula 1 - Energia Conceitos e definições Estágios de desenvolvimento e consumo de energia O custo energético para satisfazer as necessidades O consumo

Leia mais

Fonte Características Vantagens Desvantagens

Fonte Características Vantagens Desvantagens Fonte Características Vantagens Desvantagens Hidrelétrica Uso da força dos rios para produção de energia elétrica Fonte não poluente e renovável Alto custo de implantação e grande impacto ambiental e econômico

Leia mais

TERMODINÂMICA. Radiação Solar. Anjo Albuquerque

TERMODINÂMICA. Radiação Solar. Anjo Albuquerque TERMODINÂMICA Radiação Solar 1 Anjo Albuquerque TERMODINÂMICA Termodinâmica - é a área da Física que nos permite compreender o mundo que nos rodeia, desde a escala dos átomos até à escala do universo.

Leia mais

Componente de Física

Componente de Física Componente de Física Módulo Inicial Das Fontes de Energia ao Utilizador 1. Situação energética mundial: degradação de energia O que é a energia? Sabemos que nos rodeia e que é imprescindível a todas as

Leia mais

DISCIPLINA: Ciências Físico-Químicas ANO DE ESCOLARIDADE: 7.º Ano 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL METAS CURRICULARES

DISCIPLINA: Ciências Físico-Químicas ANO DE ESCOLARIDADE: 7.º Ano 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL METAS CURRICULARES DISCIPLINA: Ciências Físico-Químicas ANO DE ESCOLARIDADE: 7.º Ano 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL METAS CURRICULARES DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO Espaço Universo 1. Conhecer

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS Ano Letivo 2017/2018. Planificação 7º Ano de Escolaridade Física e Química

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS Ano Letivo 2017/2018. Planificação 7º Ano de Escolaridade Física e Química ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS Ano Letivo 2017/2018 Planificação 7º Ano de Escolaridade Física e Química Espaço Universo 1. Conhecer e compreender a constituição do Universo, localizando a Terra,

Leia mais

O universo é estático, ou seja, nada do que o compõe sofre mudança? É claro que não. Percebe-se uma natureza em constante transformação.

O universo é estático, ou seja, nada do que o compõe sofre mudança? É claro que não. Percebe-se uma natureza em constante transformação. O universo é estático, ou seja, nada do que o compõe sofre mudança? É claro que não. Percebe-se uma natureza em constante transformação. Essas mudanças podem ocorrer naturalmente ou a partir da interação

Leia mais

Energia: Capacidade de realizar trabalho.

Energia: Capacidade de realizar trabalho. Energia: Capacidade de realizar trabalho. Formas de energia: Matéria: - Cinética (movim. macroscópico, térmica, etc) - Potencial (elétrica, gravitacional, elástica, etc) Tudo que tem massa e ocupa lugar

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares, Aprendizagens Essenciais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares, Aprendizagens Essenciais Físico-Química /7º ano Página 1 de 5 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares, Aprendizagens Essenciais Espaço Universo e Distâncias no Universo Sistema Solar Descrever

Leia mais

ESCOLA E.B. 2,3 DE ANTÓNIO FEIJÓ

ESCOLA E.B. 2,3 DE ANTÓNIO FEIJÓ ESCOLA E.B. 2,3 DE ANTÓNIO FEIJÓ Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Ciências Físico-Químicas Metas Curriculares 7.º Ano Manual adoptado: FQ 7 CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS Editora: ASA Domínio

Leia mais

DO SOL AO AQUECIMENTO A ENERGIA NO AQUECIMENTO/ ARREFECIMENTO DE SISTEMAS

DO SOL AO AQUECIMENTO A ENERGIA NO AQUECIMENTO/ ARREFECIMENTO DE SISTEMAS DO SOL AO AQUECIMENTO A ENERGIA NO AQUECIMENTO/ ARREFECIMENTO DE SISTEMAS 01-03-2013 Dulce Campos 2 O que é de facto ENERGIA? ENERGIA Ainda não sabemos o que é energia " Ainda não sabemos o que é energia.

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 FÍSICO-QUÍMICA

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 FÍSICO-QUÍMICA 7º ano Espaço Materiais Energia Atividades Práticas Compreender globalmente a constituição e a caracterização do Universo e do Sistema Solar e a posição que a Terra ocupa nesses sistemas. Saber associar

Leia mais

COLÉGIO SANTA CRISTINA - DAMAS AULÃO. ENERGIA Do fogo a energia elétrica. Prof. Márcio Marinho

COLÉGIO SANTA CRISTINA - DAMAS AULÃO. ENERGIA Do fogo a energia elétrica. Prof. Márcio Marinho COLÉGIO SANTA CRISTINA - DAMAS AULÃO ENERGIA Do fogo a energia elétrica O fogo O fogo é a rápida oxidação de um material combustível liberando calor, luz e produtos de reação, tais como o dióxido de carbono

Leia mais

2. Compreender a classificação dos materiais em substâncias e misturas.

2. Compreender a classificação dos materiais em substâncias e misturas. ESCOLA E.B. 2,3 DE ANTÓNIO FEIJÓ Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Ciências Físico-Químicas 7.º ano Ano letivo 201/2017 Distribuição dos temas específicos da disciplina de ciências Físico-Químicas,

Leia mais

09- (PUC-PR) Um menino inglês mediu sua temperatura com um termômetro graduado na escala Fahrenheit e encontrou 96,8 F.

09- (PUC-PR) Um menino inglês mediu sua temperatura com um termômetro graduado na escala Fahrenheit e encontrou 96,8 F. 01- (UFPR) A água pode ser encontrada na natureza nos estados sólido, líquido ou gasoso. Conforme as condições, a água pode passar de um estado para outro através de processos que recebem nomes específicos.

Leia mais

2.1 Breve história da termodinâmica

2.1 Breve história da termodinâmica 2.1 Breve história da termodinâmica TERMODINÂMICA calor força, movimento No início, estudava os processos que permitiam converter calor em trabalho (força e movimento). 2.1 Breve história da termodinâmica

Leia mais

Formas fundamentais de energia

Formas fundamentais de energia Energia Formas fundamentais de energia Formas fundamentais de energia As diferentes designações atribuídas à energia correspondem apenas a duas formas fundamentais de energia: Energia cinética que está

Leia mais

Recursos energéticos. Recursos renováveis e não renováveis

Recursos energéticos. Recursos renováveis e não renováveis Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos Recursos energéticos Energias fósseis e energias renováveis 1º Ano Eng.ª Ambiente - 2017/2018 Recursos renováveis e não renováveis Energias

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS - FÍSICA Ensino Médio, 2ª Série CONCEITO DE TEMPERATURA

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS - FÍSICA Ensino Médio, 2ª Série CONCEITO DE TEMPERATURA CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS - FÍSICA Ensino Médio, 2ª Série CONCEITO DE TEMPERATURA TERMOLOGIA É a parte da física que estuda os fenômenos relativos ao aquecimento, ao resfriamento ou às mudanças

Leia mais

DESCRITORES DO PERFIL DOS ALUNOS. Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, I) Crítico/Analítico (A, B, C, D)

DESCRITORES DO PERFIL DOS ALUNOS. Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, I) Crítico/Analítico (A, B, C, D) UNIDADE LETIVA ESPAÇO AE: CONHECIMENTOS, CAPACIDADES E ATITUDES [Interdisciplinaridade] Universo e distâncias no Universo Descrever a organização dos corpos celestes, localizando a Terra no Universo, construindo

Leia mais

A importância da floresta num clima em mudança. Francisco Ferreira /

A importância da floresta num clima em mudança. Francisco Ferreira / A importância da floresta num clima em mudança Francisco Ferreira francisco.ferreira@zero.ong / ff@fct.unl.pt Aquecimento global A atual temperatura média do planeta é 1,0º C superior à era pré-industrial.

Leia mais

RESOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO - FÍSICA

RESOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO - FÍSICA SOLUÇÃO CB1. RESOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO - FÍSICA A curvatura da lâmina se dá devido aos diferentes coeficientes de dilatação dos metais que compõem a lâmina SOLUÇÃO CB2. A equação do calor sensível é:

Leia mais

05/05/ DINÂMICA: FORÇA, MOVIMENTO E TRABALHO

05/05/ DINÂMICA: FORÇA, MOVIMENTO E TRABALHO A força é uma grandeza vetorial. A Dinâmica analisa as causas pelas quais um corpo em repouso é colocado em movimento, ou em repouso após estar em movimento. DINÂMICA: FORÇA, MOVIMENTO E TRABALHO Professor

Leia mais

Física e Química A 10.º ano

Física e Química A 10.º ano Energia, fenómenos térmicos e radiação I 1. Coloca os sistemas mencionados por ordem, de forma a corresponder à sequência: Sistema isolado, Sistema fechado, sistema aberto A. Piscina. B. Frigorífico fechado.

Leia mais

[Ano] Energias renováveis e não-renováveis. Universidade Cruzeiro do Sul

[Ano] Energias renováveis e não-renováveis. Universidade Cruzeiro do Sul [Ano] Energias renováveis e não-renováveis Universidade Cruzeiro do Sul www.cruzeirodosul.edu.br Unidade: Energias renováveis e não-renováveis MATERIAL TEÓRICO Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Márcia

Leia mais

EXERCÍCIOS FÍSICA 10. e problemas Exames Testes intermédios Professor Luís Gonçalves

EXERCÍCIOS FÍSICA 10. e problemas Exames Testes intermédios Professor Luís Gonçalves FÍSICA 10 EXERCÍCIOS e problemas Exames 2006 2007 2008 2009 2010 2011 Testes intermédios 2008 2009 2010 2011 Escola Técnica Liceal Salesiana do Estoril Professor Luís Gonçalves 2 3 Unidade 1 Do Sol ao

Leia mais

TERMODINÂMICA. Radiação Solar. Anjo Albuquerque

TERMODINÂMICA. Radiação Solar. Anjo Albuquerque TERMODINÂMICA Radiação Solar 1 Anjo Albuquerque TERMODINÂMICA A Termodinâmica é a área da Física que nos permite compreender o mundo que nos rodeia, desde a escala dos átomos até à escala do universo;

Leia mais

Sistemas termodinâmicos

Sistemas termodinâmicos Sistemas termodinâmicos Transferências de energia sob a forma de calor Prof. Luís C. Perna MECANISMOS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR Entre sistemas a temperaturas diferentes a energia transfere-se do sistema

Leia mais

2

2 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Degradação de energia e rendimento 14 Anjo Albuquerque Degradação de energia e rendimento 15 Anjo Albuquerque Módulo inicial Degradação de energia e rendimento Módulo inicial

Leia mais

Professor Marcel Becali Tononi. Física. Termologia Óptica Ondas.

Professor Marcel Becali Tononi. Física. Termologia Óptica Ondas. Professor Marcel Becali Tononi Física Termologia Óptica Ondas www.becali.com.br TERMOLOGIA É a parte da física que estuda os fenômenos relativos ao aquecimento, ao resfriamento ou às mudanças de estado

Leia mais

7ºAno. Aprendizagens Essenciais (2018) versus Metas Curriculares (2013) APRENDIZAGENS ESSENCIAIS: conhecimentos, capacidades e atitudes

7ºAno. Aprendizagens Essenciais (2018) versus Metas Curriculares (2013) APRENDIZAGENS ESSENCIAIS: conhecimentos, capacidades e atitudes Aprendizagens Essenciais (2018) versus Metas Curriculares (2013) 7ºAno ESPAÇO Universo e Distâncias no Universo Descrever a organização dos corpos celestes, localizando a Terra no Universo, construindo

Leia mais

O que é temperatura, energia interna e energia térmica?

O que é temperatura, energia interna e energia térmica? O CALOR O que é temperatura, energia interna e energia térmica? Temperatura: Vimos que temperatura de um corpo está associada com a energia cinética energia de movimento das moléculas/átomos que constituem

Leia mais

ACH1014 Fundamentos de Física. Usinas térmicas. Profa Dra Patricia Targon Campana

ACH1014 Fundamentos de Física. Usinas térmicas. Profa Dra Patricia Targon Campana ACH1014 Fundamentos de Física Usinas térmicas Profa Dra Patricia Targon Campana Pcampana@usp.br 2013 A Termodinâmica e o conceito de usina térmica Estudo das transformações e as relações existentes entre

Leia mais

Energia Solar Térmica. Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva Engenharia de Energia Universidade Federal da Grande Dourados Dourados MS 2014

Energia Solar Térmica. Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva Engenharia de Energia Universidade Federal da Grande Dourados Dourados MS 2014 Energia Solar Térmica Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva Engenharia de Energia Universidade Federal da Grande Dourados Dourados MS 2014 O Sol Energia Solar Térmica - 2014 Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva

Leia mais

Aprendizagens Essenciais e Metas Curriculares na Físico-Química 7. ano

Aprendizagens Essenciais e Metas Curriculares na Físico-Química 7. ano Aprendizagens Essenciais e Metas Curriculares na Físico-Química 7. ano Apresenta-se em seguida uma tabela que visa permitir uma fácil consulta e comparação das Aprendizagens Essenciais com as Metas Curriculares.

Leia mais

Conceitos, fontes de energia, a questão energética no futuro e o caso brasileiro

Conceitos, fontes de energia, a questão energética no futuro e o caso brasileiro Conceitos, fontes de energia, a questão energética no futuro e o caso brasileiro Consumo de Energia Para satisfazer as necessidades relativas ao consumo de energia o Homem utiliza diversas fontes; A combinação

Leia mais

Condutores e Isolantes Térmicos

Condutores e Isolantes Térmicos Condutores e Isolantes Térmicos O calor se transfere dos objetos mais quentes para os mais frios. Se vários objetos a temperaturas diferentes estão em contato, os que estão mais quentes acabarão esfriando

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ BELCHIOR VIEGAS. Planificação Anual FÍSICO- QUÍMICA - 3º CICLO 7º ANO Ano letivo 2016/2017

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ BELCHIOR VIEGAS. Planificação Anual FÍSICO- QUÍMICA - 3º CICLO 7º ANO Ano letivo 2016/2017 Planificação Anual FÍSICO- QUÍMICA - 3º CICLO 7º ANO Ano letivo 2016/2017 Calendarização Subdomínio Nº de aulas previstas Domínio: Espaço Metas Curriculares Subdomínios: 1. Conhecer e compreender a constituição

Leia mais