PLANEJAMENTO TRIMESTRAL III Trimestre / PROFESSORA: Bianca de Souza NÚCLEO 3 TURMA N3-8 OBJETIVOS 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANEJAMENTO TRIMESTRAL III Trimestre / 2009. PROFESSORA: Bianca de Souza NÚCLEO 3 TURMA N3-8 OBJETIVOS 1"

Transcrição

1 PLANEJAMENTO TRIMESTRAL III Trimestre / 2009 PROFESSORA: Bianca de Souza OBJETIVOS 1 Os objetivos para o terceiro trimestre com a turma N3-8 é o estudo e a construção de uma maquete da escola. Uma sequência do Projeto História da Escola Básica Municipal Luiz Cândido da Luz. Com a participação das professoras Vera (Português), Sumara (Matemática) e Bianca (Geografia). Com o estudo e construção dessa maquete, pretende-se desenvolver técnicas para a percepção tridimensional do relevo e paisagem local, oferecendo aos alunos, um recurso didático poderoso e relativamente simples. Levando o educando a despertar o interesse por trabalhos manuais a pesquisa e a observação detalhada de seu espaço. Trabalhando: - Interpretação de fotografias aéreas e imagens de satélites; - Interpretações de mapas altimétricos e cartas topográficas; - Escala; - Análise e interpretação de mapas, maquetes e suas linguagens cartográficas; - Construção da maquete da escola, apenas em escala visual. 1 Conforme o Projeto Pedagógico e Matriz Curricular da Unidade Educativa e Planejamento Anual, os objetivos serão selecionados e registrados no planejamento trimestral, os quais serão atingidos através de metodologias pedagógicas nas modalidades organizativas do planejamento (Sequência didática, Atividade de Sistematização e Projeto). Os objetivos deverão considerar as reflexões de conceito/conteúdo (o quê?), na relação de aspectos do cotidiano e do conhecimento culturalmente produzido (por quê? Para quê?) e nas estratégias metodológicas mais adequadas para atingir o objetivo (como?).

2 Geografia Eixos temáticos Espaço/Sociedade Lugar Inter-relação (paisagem, sociedade, natureza) Conteúdo: Modalidades Organizativas Sequência Didática Tempo estimado: Aproximadamente 13 aulas. Território Inter-relação (paisagem, sociedade, natureza) Conteúdo: - Interpretação de fotografias aéreas e imagens de satélites; - Interpretações de mapas altimétricos e cartas topográficas; - Escala; - Análise e interpretação de mapas, maquetes e suas linguagens cartográficas; - Construção da maquete da escola, apenas em escala visual. Atividade de Sistematização Conceito/Conteúdo: : - Compreender o que é uma maquete; - Compreender o que é uma imagem de satélite; - Compreender o que é uma fotografia aérea; - Compreender o que é um mapa altimétrico; - Compreender o que é uma carta topográfica; - Compreender as linguagens cartográficas; - Saber interpretar mapas e maquetes; - Compreender o que é e para que serve uma escala; - Saber criar e interpretar mapas visuais; - Saber criar maquetes de escalas apenas visuais; - Saber procurar por materiais alternativos para construção de maquetes. : (metodologia e atividades definidas em etapas articuladas e recursos) A elaboração de maquete, estimula o aluno a transformar o bidimensional para o tridimensional. A construção de modelos tridimensionais propicia o desenvolvimento da percepção e diferenciação de escala horizontal e escala vertical. Através da maquete, pode-se analisar a paisagem de forma integrada. - Aulas expositivas com visitas ao laboratório de informática para a compreensão dos conceitos a serem estudados. - Observação de mapas, cartas topográficas, fotografias aéreas e imagens de satélites. : : (metodologia, atividade e recursos ) :

3 - Aulas práticas com a confecção da maquete utilizando os conceitos estudados; - Elaboração de um cartaz com fotos de cada etapa da construção da maquete. - Para a realização dessa maquete e do cartaz será utilizado: sala de informática, sala de História, quadro, caderno, lápis, borracha, cola, 1 tubo de cola PVA (rótulo azul), 1 lata de massa corrida PVA a base de água, tinta PVA a base de água (cores: verde, branco e preto), isopor (2 folhas, uma com 2 centímetros e outra com 4 milímetros), 4 pincéis (dois médios chato e dois pequenos chato), 2 folhas de cartolina (cores creme e preto), 2 folha de papel crepom (cor verde), 2 folhas de papel EVA (cores verde e marrom), 5 agulhas, 5 rolhas, 2 velas, 1 caixa de fósforos, alfinetes pequenos, 2 estiletes,1 espátula, 1 secador de cabelos, 5 tesouras, 6 copos plásticos, jornal velho, 3 panos para limpeza. : - Confecção da maquete; - Confecção do cartaz; - Exercício com perguntas a serem respondidas.

4 Área de Conhecimento: Geografia - Apresentar aos alunos o projeto de construção da maquete da escola. - Fazer com que o aluno compreenda o que é uma maquete. Espaço Geográfico e maquete. - O que é Espaço Geográfico. - O que é e como interpretar uma maquete. - Saber conceituar Espaço Geográfico; - Saber conceituar maquete; - Saber interpretar uma maquete. 15/09 1h50min Na sala de informática o aluno deverá realizar uma pesquisa respondendo três perguntas: - O que é espaço Geográfico; - O que é uma maquete; - Como interpretar uma maquete. Fazer uma pesquisa na internet sobre o conteúdo programado no caderno e apresentar para o professor em sala ao final da aula. Para o desenvolvimento da aula será necessário a sala de informática, caderno, lápis e borracha.

5 Área de Conhecimento: Geografia PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS Desenvolver com os alunos um mapa visual (planta baixa) da escola que é o primeiro passo para a construção de uma maquete. Em seguida desenvolver uma lista de materiais alternativos para a construção da maquete da escola. Mapa visual e planta baixa. - O que é um mapa visual; - O que é uma planta baixa. - Saber desenvolver um mapa visual e uma planta baixa da escola. 22/09 1h50min Em um primeiro momento os alunos e professor irão ao pátio observar a estrutura da escola. Em seguida na sala de aula irão desenhar uma planta baixa de acordo com as observações realizadas. Fazer uma planta baixa da escola. Para o desenvolvimento da aula será necessário caderno, lápis, borracha, régua e folha de papel ofício tamanho A4.

6 Área de Conhecimento: Geografia PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS A aula será dividida em dois momentos. Primeiro momento: Desenvolver no aluno a habilidade de interpretação das linguagens cartográficas, já que os mapas são meios de comunicação e possuem linguagem própria. Além disso, fazer com que o aluno consiga identificar e diferenciar uma imagem de satélite, uma fotografia aérea, uma carta altimétrica e uma carta topográfica. Segundo momento: Dar início a montagem da estrutura da escola. Mapa, escala, fotografia aérea, imagem de satélite, carta altimétrica e carta topográfica. - Os elementos de um mapa: título / escala / legenda / orientação / coordenadas geográficas; - Fotografia aérea; - Imagem de satélite; - Carta altimétrica; - Carta topográfica. - Saber identificar e diferenciar uma imagem de satélite e uma fotografia aérea; - Saber identificar e diferenciar uma carta topográfica e uma carta altimétrica; - Compreender e saber identificar os tipos de escala existentes; - Saber montar a estrutura da escola a partir dos moldes já estabelecidos. 29/09 1h50min Em um primeiro momento os alunos irão ao laboratório de informática realizar uma pesquisa no caderno sobre os temas a serem estudados. Em seguida, na sala de aula, irão observar uma carta topográfica, uma carta altimétrica e uma fotografia aérea da região norte da ilha. Na sequência, darão início a montagem da estrutura da escola. - Pesquisa realizada no caderno; - Montagem da estrutura da escola através de moldes já impressos. Para o desenvolvimento do primeiro momento da aula será necessário o laboratório de informática, caderno, lápis e borracha. Para o segundo momento da aula será necessário tesoura, cola e os moldes da estrutura da escola (impressos em papel cartão folha A4, já preparados pelo professor).

7 Área de Conhecimento: Geografia Montagem final da estrutura da escola através de moldes já impressos. Gabarito - Criação de modelos de casas para recortar, montar e colar. - Saber montar a estrutura da escola a partir dos moldes já estabelecidos (gabaritos). 06/10 1h50min Na sala de aula os alunos farão a montagem final da estrutura da escola em papel cartão. - Montagem da estrutura da escola através de moldes já impressos. Para o desenvolvimento da aula será necessário tesoura, cola e os moldes da estrutura da escola (impressos em papel cartão folha A4, já preparados pelo professor).

8 Área de Conhecimento: Geografia PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS Executar a montagem inicial da estrutura de isopor da maquete, tentando reproduzir visualmente o espaço em que a escola se localiza. Curvas de nível. - O que são curvas de nível e como aplicá-las no isopor para representar o relevo. - Saber o que são curvas de nível; - Saber como aplicá-las no isopor para representar o relevo. : 13/10 1h50min Em sala de aula os alunos deverão montar a base da maquete em isopor, representando uma montanha ao fundo da escola e aplicando a técnica de acabamento com massa corrida. - Execução da montagem inicial da estrutura de isopor da maquete. Para o desenvolvimento da aula será necessário o 1 tubo de cola PVA (rótulo azul), 1 lata de massa corrida PVA a base de água, isopor (2 folhas, uma com 2 centímetros e outra com 4 milímetros), 5 agulhas, 5 rolhas, 2 velas, 1 caixa de fósforos, alfinetes pequenos, 3 espátulas, 1 secador de cabelos, 1 extensão elétrica, 2 copos plásticos, folhas de jornal velho, 1 panos para limpeza.

9 Área de Conhecimento: Geografia PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS Continuar com a montagem da estrutura de isopor da maquete, reproduzir visualmente o espaço em que a escola se localiza. Curvas de nível. - O que são curvas de nível e como aplicá-las no isopor para representar o relevo. - Saber o que são curvas de nível; - Saber como aplicá-las no isopor para representar o relevo. 20/10 1h50min Em sala de aula os alunos deverão continuar a montagem da base da maquete em isopor, representando uma montanha ao fundo da escola e aplicando a técnica de acabamento com massa corrida. - Execução da montagem da estrutura de isopor e massa corrida da maquete. Para o desenvolvimento da aula será necessário o 1 tubo de cola PVA (rótulo azul), 1 lata de massa corrida PVA a base de água, isopor (2 folhas, uma com 2 centímetros e outra com 4 milímetros), 5 agulhas, 5 rolhas, 2 velas, 1 caixa de fósforos, alfinetes pequenos, 3 espátulas, 1 secador de cabelos, 1 extensão elétrica, 2 copos plásticos, folhas de jornal velho, 1 panos para limpeza.

10 Área de Conhecimento: Geografia Continuar com a montagem da estrutura de isopor da maquete, reproduzindo visualmente o espaço em que a escola se localiza. Planta baixa e escala visual. - Como representar na base de isopor a planta baixa da escola. - Saber passar para o isopor a planta baixa da escola; - Saber pintar a planta baixa da escola com tinta PVA. 27/10 1h50min Em sala de aula os alunos deverão continuar com a montagem da maquete em isopor, representando a planta baixa da escola através da pintura com tinta PVA. - Execução da montagem da estrutura de isopor e pintura da maquete. Para o desenvolvimento da aula será necessário régua, canetinhas coloridas, tinta PVA a base de água (cores: verde, branco e preto), 4 pincéis (dois médios chato e dois pequenos chato), 1 secador de cabelos, 1 extensão elétrica, 2 copos plásticos, folhas de jornal velho, 1 pano para limpeza.

11 Área de Conhecimento: Geografia Continuação do plano de aula do dia 27/10. Montagem da maquete, reproduzindo visualmente o espaço em que a escola se localiza. Planta baixa e escala visual. - Como representar na base de isopor a planta baixa da escola. - Saber lixar a planta baixa da escola; - Saber pintar a planta baixa da escola com tinta PVA. 03/11 1h50min Em sala de aula os alunos deverão continuar com a montagem da maquete em isopor, lixando a parte de massa corrida com lixa d'água, para em seguida pintar a planta baixa com tinta PVA. - Execução da montagem da estrutura com a lixação e pintura da maquete. Para o desenvolvimento da aula será necessário lixa d'água, régua, canetinhas coloridas, lápis, borracha, tinta PVA a base de água (cores verde, branco e preto), 4 pincéis (dois médios chatos e dois pequenos chatos), 1 secador de cabelos, 1 extensão elétrica, 2 copos plásticos, folhas de jornal velho e 1 pano para limpeza.

12 Área de Conhecimento: Geografia Continuar com a pintura da maquete, reproduzindo visualmente o espaço em que a escola se localiza. Planta baixa e escala visual. - Como representar na base de isopor a planta baixa da escola. - Saber pintar a planta baixa da escola com tinta PVA. 10/11 1h50min Em sala de aula os alunos deverão continuar com a montagem da maquete em isopor, representando a planta baixa da escola através da pintura com tinta PVA. - Execução da pintura da maquete com tinta PVA. Para o desenvolvimento da aula será necessário, tinta PVA a base de água (cores verde, branco e preto), 4 pincéis (dois médios chatos e dois pequenos chatos), bandejas de isopor para misturar as tintas, 1 secador de cabelos, 1 extensão elétrica, 2 copos plásticos, folhas de jornal velho e 1 pano para limpeza.

13 Área de Conhecimento: Geografia PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS Colar sobre a base de isopor já pintada as estruturas físicas da escola feitas em papel cartão, reproduzindo visualmente o espaço em que a escola se localiza. Escala e escala visual. - Como representar na base de isopor a planta baixa da escola. - Saber colar sobre a planta baixa, já delimitada, as estruturas físicas da escola feitas em papel cartão. 17/11 1h50min Em sala de aula os alunos deverão continuar com a montagem da maquete em isopor e papel, colando sobre a planta baixa já delimitada as estruturas físicas feitas em papel cartão. - Execução da colagem das estruturas físicas da escola, feitas em papel cartão sobre a base de isopor já pintada. Para o desenvolvimento da aula será necessário folhas de jornal velho, cola e 1 pano para limpeza.

14 Área de Conhecimento: Geografia PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS Montagem final da maquete, reproduzindo visualmente o espaço em que a escola se localiza. Paisagismo. - Como criar plantas para o paisagismo da escola. - Saber criar plantas para o paisagismo da escola. 24/11 1h50min Em sala de aula os alunos deverão fazer a montagem de plantas para o paisagismo da maquete. - Execução do paisagismo da maquete. Para o desenvolvimento da aula será necessário, canetinhas coloridas, cola, lápis, borracha, papel crepom (cores verde e marrom), palitos de picolés, tesoura, folhas de jornal velho e 1 pano para limpeza.

15 Área de Conhecimento: Geografia Este plano de aula está dividido em duas aulas e tem por objetivo montar um painel com fotos que ilustre e explique o processo de montagem da maquete. - Como desenvolver pequenos textos de cada etapa da maquete no editor de textos; - Como montar um painel. - Saber criar os pequenos textos de cada etapa da maquete no editor de textos; - Saber montar um painel. 01/12 1h50min 08/12 1h50min No dia 01/12 na sala de informática os alunos deverão desenvolver pequenos textos de cada etapa da maquete no editor de textos. No dia 08/12 em sala de aula os alunos deverão fazer a montagem do painel. - Execução dos pequenos textos de cada etapa da maquete no editor de textos; - Execução do painel. Para o desenvolvimento das duas aulas será necessário, sala de informática, folha de papel A4, canetinhas coloridas, cola, lápis, borracha, tesoura, fita adesiva e 2 folhas de cartolina cor preta.

PLANEJAMENTO BIMESTRAL QUARTO BIMESTRE 2012 (01/10 a 20/12)

PLANEJAMENTO BIMESTRAL QUARTO BIMESTRE 2012 (01/10 a 20/12) PLANEJAMENTO BIMESTRAL QUARTO BIMESTRE 2012 (01/10 a 20/12) PROFESSORA: Bianca de Souza 6ª SÉRIE - TURMAS: 61 e 62 ÁREA DE CONHECIMENTO: Geografia SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O clima, o relevo, a hidrografia,

Leia mais

16- Representação Cartográfica - Estudos Temáticos a Partir de Cartas Topográficas

16- Representação Cartográfica - Estudos Temáticos a Partir de Cartas Topográficas 16- Representação Cartográfica - Estudos Temáticos a Partir de Cartas Topográficas A carta topográfica é um documento cartográfico que pode ser utilizado para inúmeros fins, como elaboração de bases cartográficas

Leia mais

PLANEJAMENTO BIMESTRAL QUARTO BIMESTRE 2012 (01/10 a 20/12)

PLANEJAMENTO BIMESTRAL QUARTO BIMESTRE 2012 (01/10 a 20/12) PLANEJAMENTO BIMESTRAL QUARTO BIMESTRE 2012 (01/10 a 20/12) PROFESSORA: Bianca de Souza 7ª SÉRIE - TURMAS: 71 e 72 ÁREA DE CONHECIMENTO: Geografia SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Estudo do continente americano (América

Leia mais

ROTAS DE APRENDIZAGEM 2015-2016 ED. VISUAL 8.º Ano

ROTAS DE APRENDIZAGEM 2015-2016 ED. VISUAL 8.º Ano Projeto 1: ANIMAÇÂO GRÁFICA DA CAPA Professora: Elisabete Mesquita_mesquita.beta@gmail.com Objetivo Geral: Reinventar uma foto do aprendente através do desenho e colagem. Deste estudo resultará a ilustração

Leia mais

PLANO DE EXECUÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2015 - INFANTIL I

PLANO DE EXECUÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2015 - INFANTIL I PLANO DE EXECUÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2015 - INFANTIL I Plano de execução do material escolar - Infantil I Material Quantidade Período de Atividade Objetivos e metodologia utilização didática Agenda Comunicação

Leia mais

MATERIAL ESCOLAR 2013 EDUCAÇÃO INFANTIL 2 anos (Creche)

MATERIAL ESCOLAR 2013 EDUCAÇÃO INFANTIL 2 anos (Creche) EDUCAÇÃO INFANTIL 2 anos (Creche) Material de uso coletivo 01 foto 10x15 30 folhas de desenho A3 30 folhas de desenho A4 01 folha de E.V.A cor: 02 cx de massa de modelar soft (12 cores) 01 tubo de cola

Leia mais

LISTA DE MATERIAL 1º Ano Ensino Fundamental 2015

LISTA DE MATERIAL 1º Ano Ensino Fundamental 2015 LISTA DE MATERIAL 1º Ano Ensino Fundamental 2015 02 lápis de escrever- não enviar lapiseiras, 02 borrachas 02 tubos de cola 01 estojo com divisórias 01 pote de tinta guache 250 ml (cor ) 20 folhas A3 01

Leia mais

Cores e Formas. Aplicando os conceitos da reciclagem, fazer uso das formas geométricas como materiais para a composição e decomposição de figuras.

Cores e Formas. Aplicando os conceitos da reciclagem, fazer uso das formas geométricas como materiais para a composição e decomposição de figuras. Cores e Formas 1) Objetivo Geral Aplicando os conceitos da reciclagem, fazer uso das formas geométricas como materiais para a composição e decomposição de figuras. 2) Objetivo Específico Reconhecimento,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria de Educação Escola Básica Municipal Osmar Cunha

Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria de Educação Escola Básica Municipal Osmar Cunha Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria de Educação Escola Básica Municipal Osmar Cunha Disciplina: Geografia Professora: Bianca de Souza PLANEJAMENTO ANUAL 2012 8ª SÉRIE - TURMAS 83 e 84 Primeiro

Leia mais

ROTAS DE APRENDIZAGEM 2015-2016 ED. VISUAL 7.º Ano

ROTAS DE APRENDIZAGEM 2015-2016 ED. VISUAL 7.º Ano Professora: Elisabete Mesquita_mesquita.beta@gmail.com Projeto 1: ILUSTRAR E DECORAR A CAPA INDIVIDUAL DO ESTUDANTE Objetivo Geral: desenhar o teu nome, seguindo as regras do desenho das letras e recorrendo

Leia mais

Lista de Materiais 2016

Lista de Materiais 2016 Educação Infantil A1 Material de uso coletivo (sem personagens ou desenhos) 1 caixa de giz de cera grosso e curto 1 caixa de cola colorida com 6 cores 1 estojo de canetas hidrocor com 6 cores ponta grossa

Leia mais

15- Representação Cartográfica - Estudos Temáticos a partir de imagens de Sensoriamento Remoto

15- Representação Cartográfica - Estudos Temáticos a partir de imagens de Sensoriamento Remoto 15- Representação Cartográfica - Estudos Temáticos a partir de imagens de Sensoriamento Remoto O Sensoriamento Remoto é uma técnica que utiliza sensores, na captação e registro da energia refletida e emitida

Leia mais

PROJETO O MUNDO DOS DINOSSAUROS

PROJETO O MUNDO DOS DINOSSAUROS PROJETO O MUNDO DOS DINOSSAUROS http://pixabay.com/pt/tiranossauro-rex-dinossauro-r%c3%a9ptil-284554/ Público alvo: Educação Infantil / Crianças a partir de 3 anos Disciplina: Natureza e Sociedade Duração:

Leia mais

ESCOLA MONTEIRO LOBATO Unidade 2 Luís Eduardo Magalhães Bahia

ESCOLA MONTEIRO LOBATO Unidade 2 Luís Eduardo Magalhães Bahia PROFESSOR (A): MARGARIDA MIEKO NOCE KURODA DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA / REDAÇÃO ATIVIDADES PROJETO DE LEITURA (OBRAS): - AS MIL E UMA NOITES (CONTOS), VERSÃO ADAPTADA DE PAULO SÉRGIO DE VACONCELOS.

Leia mais

Colégio Anchieta Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Lista de Material Escolar - 2016

Colégio Anchieta Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Lista de Material Escolar - 2016 MATERNAL I ( 02 anos) 003 caixas de giz de cera (grande) 004 caixas de massa de modelar 002 caixas de fósforo (palitos pequenos) 001 rolo de durex (pequeno e largo) 002 rolos de papel crepom 001 rolo de

Leia mais

nós na sala de aula - módulo: geografia 4º e 5º anos - unidade 9

nós na sala de aula - módulo: geografia 4º e 5º anos - unidade 9 As paisagens urbanas e as paisagens rurais são visualmente distintas. As atividades propostas têm como objetivo diferenciar e evidenciar as relações espaciais entre as paisagens urbanas e rurais, colocando

Leia mais

A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano. Jean Piaget

A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano. Jean Piaget Lista de material 2016 BERÇÁRIO II (1 a 2 anos) 01 resma de papel A3 01 pacote de papel sulfite rosa 04 folhas de papel microondulado (coloridas) 03 folhas de papel laminado (2 pratas/01 verde) 02 folhas

Leia mais

LISTA DE MATERIAIS 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

LISTA DE MATERIAIS 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL INÍCIO DAS AULAS: 19/02/2015 50 folhas de desenho tamanho ofício 1 caixa de giz de cera grosso 1 caixa de massa de modelar 1 pincel nº 8 5 sacos plásticos grossos e 5 envelopes

Leia mais

RELAÇÃO DE MATERIAL 2011 ENSINO FUNDAMENTAL I 1ª SÉRIE

RELAÇÃO DE MATERIAL 2011 ENSINO FUNDAMENTAL I 1ª SÉRIE RELAÇÃO DE MATERIAL 21 1ª SÉRIE Apontadores adequados para o lápis jumbo trifásico Folhas de papel celofane 05 Borrachas Folhas de papel Brinquedo educativo (em ou plástico inquebrável) adequado à faixa

Leia mais

Colorindo com Números Representação de Imagens

Colorindo com Números Representação de Imagens Atividade 2 Colorindo com Números Representação de Imagens Sumário Os computadores armazenam desenhos, fotografias e outras imagens usando apenas números. A atividade seguinte demonstra como eles podem

Leia mais

2. Identificar e diferenciar as diversas maneiras de regionalizar o espaço brasileiro.

2. Identificar e diferenciar as diversas maneiras de regionalizar o espaço brasileiro. PIBID-UFRN Escola Estadual Floriano Cavalcante Disciplina:Geografia Supervisor:Sergio Vidal Coordenador:Adriano Lima Bolsistas: Juciê de Aquino e Walquíria Almeida Turma:7º ano Tema: Regionalização do

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 6º ANO

PLANEJAMENTO ANUAL 6º ANO DISCIPLINA DE GEOGRAFIA PROFESSORA: BIANCA DE SOUZA PLANEJAMENTO ANUAL 6º ANO FLORIANÓPOLIS 2014 6º ANO PLANEJAMENTO DISCIPLINA GEOGRAFIA 2014 TURMAS: 62 e 63 PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL

Leia mais

LISTA DE MATERIAL PARA 2016 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

LISTA DE MATERIAL PARA 2016 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL LISTA DE MATERIAL PARA 2016 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL O Colégio Objetivo fornece aos seus alunos todos os Cadernos de Atividades necessários ao trabalho desenvolvido nas diversas áreas. Esses cadernos

Leia mais

LISTA DE MATERIAL - 2015 6º Ano MATERIAL DE USO INDIVIDUAL

LISTA DE MATERIAL - 2015 6º Ano MATERIAL DE USO INDIVIDUAL 6º Ano 05 cadernos de 96 folhas (Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia e Ciências) 02 cadernos de 60 folhas (Filosofia e Inglês) MATERIAIS ESPECÍFICOS PARA AULA DE ARTES 01 pasta catálogo

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ PROGRAMA DE 2014 ARTES DISCIPLINA:

Leia mais

Disciplina: Leituras Cartográficas e Interpretações Estatísticas II Carga Horária total 75H

Disciplina: Leituras Cartográficas e Interpretações Estatísticas II Carga Horária total 75H Disciplina: Leituras Cartográficas e Interpretações Estatísticas II Carga Horária total 75H PLANO DE CURSO I - EMENTA Gráficos e diagramas; Cartogramas; Nivelamento topográfico; Interpretação de imagens;

Leia mais

Lista de Material - 1º ano 2014. Observações:

Lista de Material - 1º ano 2014. Observações: COLEGIOGENESIS A aquisição e a organização do material escolar a ser utilizado pressupõem o planejamento O material de uso pessoal dos alunos, o material de higiene e o alternativo continuam sendo de responsabilidade

Leia mais

PLANO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2015 EDUCAÇÃO INFANTIL - MATERNAL. Material Plano de Utilização Componente Curricular Trimestre Letivo

PLANO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2015 EDUCAÇÃO INFANTIL - MATERNAL. Material Plano de Utilização Componente Curricular Trimestre Letivo UNBEC UNIÃO NORTE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA COLÉGIO MARISTA CHAMPAGNAT Portaria de Recredenciamento nº 192, de 25/8/2014 SEEDF QSD Área Especial nº 1, Taguatinga DF Telefone: (61) 2191-1522 PLANO

Leia mais

Plano de Trabalho com Projetos - Professor

Plano de Trabalho com Projetos - Professor PREFEITURA DE JARAGUÁ DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL Plano de Trabalho com Projetos - Professor 1. Identificação Escola Municipal de Ensino Fundamental Anna Töwe

Leia mais

Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1

Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1 JUSTIFICATIVAS PARA O MATERIAL PEDAGÓGICO 2014 Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1 01-Tela de arte para pintura 30x40: usada no contexto do projeto de artes plásticas. O objetivo

Leia mais

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COOPESG ROBUSTA LISTA DE MATERIAIS 2013

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COOPESG ROBUSTA LISTA DE MATERIAIS 2013 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 02 cadernos (grande capa dura) 01 pasta com elástico 05 lápis 01 brinquedo educativo de acordo com a idade 02 borrachas 01 apontador 01 fita larga (adesiva) 03 folhas EVA lisa

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL I E II

EDUCAÇÃO INFANTIL I E II EDUCAÇÃO INFANTIL I E II 1 Algodão 1 Apontador 6 Borracha 1 Brinquedo pedagógico (peça grande) 1 Caixa de cola colorida 2 Tinta pinta kara (rollon) 2 Caixa de giz de cera (grosso) 1 Caixa de massinha para

Leia mais

COLÉGIO UNIVERSITÁRIO DE AVARÉ

COLÉGIO UNIVERSITÁRIO DE AVARÉ LISTA DE MATERIAL EDUCAÇÃO INFANTIL I E II / 2015-01 apontador para lápis (Jumbo) com depósito - 02 lápis Jumbo triangular grafite - 01 estojo simples com zíper - 01 tesoura escolar de boa qualidade (sem

Leia mais

CALENDÁRIO 2014 MATERIAIS COMPLEMENTARES DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE

CALENDÁRIO 2014 MATERIAIS COMPLEMENTARES DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE ATIVIDADE 1: GINCANA ESTUDANTIL 1. RESUMO DA AÇÃO 1.1 Proposta Organizar uma gincana para que os estudantes de diferentes salas possam participar e competir, com provas

Leia mais

CARTOGRAFIA E O ENSINO DE GEOGRAFIA

CARTOGRAFIA E O ENSINO DE GEOGRAFIA CARTOGRAFIA E O ENSINO DE GEOGRAFIA O ensino da Geografia pode e deve ter como objetivo preparar os alunos para o exercício da cidadania, dando a idéia do pertencer a certa realidade, integrada pelas relações

Leia mais

Lista de Material Educação Infantil I Fase 2

Lista de Material Educação Infantil I Fase 2 Lista de Material Educação Infantil I Fase 2 O Colégio Objetivo fornece aos seus alunos todos os Cadernos de Atividades necessários ao trabalho desenvolvido nas diversas áreas. Esses cadernos são elaborados

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS Rua Edmundo Borges de Araújo, 50 - Telefax: (0xx34) 3336-2700 Educação Infantil 3316-7092 CEP. 38020-600 Uberaba-MG

COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS Rua Edmundo Borges de Araújo, 50 - Telefax: (0xx34) 3336-2700 Educação Infantil 3316-7092 CEP. 38020-600 Uberaba-MG Educação Infantil Maternal (3 anos) 01 papel crepom colorido 01 caixa de giz de cera ( gizão) 01 caderno brochurão capa dura sem pauta (96 folhas) 01 brilhocola ACRILEX (cores variadas) 01 brinquedo pedagógico

Leia mais

MATERNAL BABY MATERIAL ESCOLAR 2015 PRIMEIRO SEMESTRE

MATERNAL BABY MATERIAL ESCOLAR 2015 PRIMEIRO SEMESTRE MATERNAL BABY 01 brinquedo pedagógico 05 placas de E.V.A. (nas cores: amarela, laranja, azul escuro, branca e preta) 04 folhas de color set (nas cores: amarela, marrom, azul escuro e verde escuro) 04 folhas

Leia mais

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 1. Tema: Boa alimentação Área de abrangência: (x) Movimento (x) Musicalização (x) Artes Visuais (x) Linguagem Oral e Escrita (x) Natureza e Sociedade (x) Matemática 2. Duração:

Leia mais

Entrega do material: 27/01/2016 ( no horário que está matriculado (Manhã: das 8h às 12h Tarde: das13h30min às 17h30min)

Entrega do material: 27/01/2016 ( no horário que está matriculado (Manhã: das 8h às 12h Tarde: das13h30min às 17h30min) LISTA DE MATERIAIS 2016 1º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL I 01 Folha de E.V.A liso 01 Folha de E.V.A - estampado 01 Folha de E.V.A felpudo 01 Folha de E.V.A - gliter 01 Folha de Cartolina branca 400 Folhas de

Leia mais

LISTA DE MATERIAIS 2014 1º ANO

LISTA DE MATERIAIS 2014 1º ANO 02 revista para recorte 01 caixa de giz de cera 02 lixas de fogão 01 caixa de cola colorida 01 estojo de canetinhas hidrocor 01 caixa de tinta guache (6 cores) 03 caixas de massa de modelar Soft 01 pincel

Leia mais

escrita e aprimoramento da coordenação motora fina. 02 apontador de caixinha (normal)

escrita e aprimoramento da coordenação motora fina. 02 apontador de caixinha (normal) 01 caderno de desenho capa dura / A4 folha grossa / Universitário / 40 folhas / espiral horizontal 01 pasta catálogo com 100 plásticos (com parafuso) 01 pasta de plástico com grampo (sem plásticos) 01

Leia mais

Explorando a geometria com as crianças das séries iniciais do ensino fundamental

Explorando a geometria com as crianças das séries iniciais do ensino fundamental Explorando a geometria com as crianças das séries iniciais do ensino fundamental Luciane de Fatima Bertini Universidade Federal de São Carlos Brasil lubertini@terra.com.br ) Nacir Aparecida Bertini Prefeitura

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI PREFEITURA MUNICIPAL DE LONTRAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI DESPERTANDO AÇÕES SUSTENTÁVEIS LONTRAS 2013 1.TEMA A preservação

Leia mais

Plano de Trabalho com Projetos

Plano de Trabalho com Projetos PREFEITURA DE JARAGUÁ DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL Plano de Trabalho com Projetos 1. Identificação: Escola Municipal de Ensino Fundamental Renato Pradi Professora:

Leia mais

Histórias em Sequência

Histórias em Sequência Histórias em Sequência Objetivo Geral Através das histórias em sequência fazer com que os alunos trabalhem com a oralidade, escrita, causalidade e vivências pessoais. Objetivos Específicos Trabalho envolvendo

Leia mais

LISTA DE MATERIAL ANUAL DO ALUNO MATERNAL I/2015

LISTA DE MATERIAL ANUAL DO ALUNO MATERNAL I/2015 MATERNAL I/2015 ( ) 02 Caixas de cola colorida Acrilex (6 unidades) ( ) 01 Kit de pintura de rosto (líquida) ( ) 02 Caixas Meu 1º Giz ( ) 02 Pincéis atômicos (vermelho e preto) ( ) 02 Potes de têmpera

Leia mais

PROJETO ATIVIDADES ARTÍSTICAS/CRIATIVAS

PROJETO ATIVIDADES ARTÍSTICAS/CRIATIVAS PROJETO ATIVIDADES ARTÍSTICAS/CRIATIVAS CONSULTORIA PEDAGÓGICA: Prof. Dr. Lutiere Dalla Valle Professor da Universidade Federal de Santa Maria atua na formação de professores de artes visuais e artistas

Leia mais

MATERIAIS PARA ANOS INICIAIS 2015. 1º Ano do Ensino Fundamental - TURMA B11

MATERIAIS PARA ANOS INICIAIS 2015. 1º Ano do Ensino Fundamental - TURMA B11 1º Ano do Ensino Fundamental - TURMA B11 1 caderno grande capa dura sem espiral (tipo ata com margem), 1 fichário capa dura com 4 argolas e 50 plásticos grossos,1 pasta plástica com elástico (pasta do

Leia mais

Capitulo 3 Horta Orgânica

Capitulo 3 Horta Orgânica ASSOCIAÇÃO SOCIOAMBIENTALISTA SOMOS UBATUBA Conteúdo Pedagógico Capitulo 3 Horta Orgânica Organização Parceria Convênio Horta Orgânica Introdução Esta etapa é composta por atividades ligadas pelas relações

Leia mais

O que os olhos não veem, a lente registra

O que os olhos não veem, a lente registra O que os olhos não veem, a lente registra E.E. Profº Adelaide Maria de Barros Sala 5 sessão 2 Professor(es) Apresentador(es): Maria Aparecida Oliveira Brito Aline Loures Realização: Foco A Eletiva de Fotografia

Leia mais

Colégio Sinodal Gustavo Adolfo. Rua Miguel Tostes, 425 - São Cristóvão - Lajeado - RS Fone/Fax: 3714-3214 / 3748-2730 - Site: www.gustavoadolfo.com.

Colégio Sinodal Gustavo Adolfo. Rua Miguel Tostes, 425 - São Cristóvão - Lajeado - RS Fone/Fax: 3714-3214 / 3748-2730 - Site: www.gustavoadolfo.com. Material de uso individual (identificar) 01 pasta pequena para agenda 01 revista para recorte 01 camiseta manga longa, para pintura, tamanho adulto 02 fotos 7x5 01 foto com o pai 01 foto com a mãe Botões

Leia mais

3242-7124/ 3246-5390. Agenda diária do aluno(a) será vendida na escola.

3242-7124/ 3246-5390. Agenda diária do aluno(a) será vendida na escola. / 3246-5390 LISTA DE MATERIAIS BEBÊS 2014 Agenda diária do aluno(a) será vendida na escola. 01 caixa plástica grande com tampa para colocar os materiais; 01 jogo de lençol com travesseiro e fronha com

Leia mais

Plano de Trabalho com Projetos - Professor

Plano de Trabalho com Projetos - Professor PREFEITURA DE JARAGUÁ DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL Plano de Trabalho com Projetos - Professor 1. Identificação Escola Municipal de Ensino Fundamental Anna Töwe

Leia mais

LISTA DE MATERIAL EDUCAÇÃO INFANTIL CSM 2015 NÍVEL I 1 ANO

LISTA DE MATERIAL EDUCAÇÃO INFANTIL CSM 2015 NÍVEL I 1 ANO NÍVEL I 1 ANO 1 lençolzinho (etiquetado) 1m de algodão cru 1 jogo de blocos (grande) para montar (peças apropriadas para a idade) para os meninos. 1 travesseiro pequeno - etiquetado ½ m de velcro Panelinhas

Leia mais

MATERIAIS PARA ANOS INICIAIS 2014. 1º Ano do Ensino Fundamental - TURMA B11

MATERIAIS PARA ANOS INICIAIS 2014. 1º Ano do Ensino Fundamental - TURMA B11 1º Ano do Ensino Fundamental - TURMA B11 1 caderno grande capa dura sem espiral (tipo ata com margem), 1 fichário capa dura com 4 argolas e 50 plásticos grossos,1 pasta plástica com elástico (pasta do

Leia mais

LISTA DE MATERIAL ESCOLAR 2016 EDUCAÇÃO INFANTIL

LISTA DE MATERIAL ESCOLAR 2016 EDUCAÇÃO INFANTIL OBSERVAÇÕES: 1. Todo o material deverá vir com nome, ano e professora; 2. Etiquetar cadernos, livros e pastas (do lado de fora) 3. O material de uso individual deverá ser reposto sempre que necessário;

Leia mais

O ENSINO DE QUÍMICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: ELABORANDO MATERIAIS INCLUSIVOS EM TERMOQUÍMICA

O ENSINO DE QUÍMICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: ELABORANDO MATERIAIS INCLUSIVOS EM TERMOQUÍMICA O ENSINO DE QUÍMICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: ELABORANDO MATERIAIS INCLUSIVOS EM TERMOQUÍMICA Wander Gustavo Botero (ORIENTADOR) Doutor em Química Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas Campus

Leia mais

RELAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS 2013. INFANTIL II (2 anos ou a completar até 30/03)

RELAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS 2013. INFANTIL II (2 anos ou a completar até 30/03) INFANTIL II (2 anos ou a completar até 30/03) 01 Livro Didático 02 Livros de Literatura 01 Livro de acompanhamento aos pais 01 Agenda Escolar Valor R$ 95,90 Parcelado em 3x no cartão ou á vista com 10%

Leia mais

LISTA DE MATERIAL - 2014 Ensino Fundamental I 1º ano

LISTA DE MATERIAL - 2014 Ensino Fundamental I 1º ano LISTA DE MATERIAL - 2014 Ensino Fundamental I 1º ano 01 caderno de capa dura brochura pequeno -100 folhas (para português/matemática) 01 caderno de capa dura brochura pequeno 100 folhas (para atividades

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTE ANO: 4 º Ano PROFESSORAS: Aline Francyele

Leia mais

TODAS AS CCORES DA CAIXA: 2ml; 10cm DE PAPEL LAMINADO; 1 COLA COLORIDA; 1/3 DE 5 FOLHAS DE CRIATIVE PAPER.

TODAS AS CCORES DA CAIXA: 2ml; 10cm DE PAPEL LAMINADO; 1 COLA COLORIDA; 1/3 DE 5 FOLHAS DE CRIATIVE PAPER. PLANO DE EXECUÇÃO DE USO DE MATERIAL EM EXTRAS 2015 EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL I MÊS DATAS MATERIAL QUANTIDADE JUSTIFICATIVA OBJETIVOS COMEMORATIVAS JANEIRO VOLTA ÀS AULAS 40; CRIATIVE PAPER. TODAS AS

Leia mais

Projeto - Profissões. Público alvo: Educação Infantil / Crianças de 3 a 4 anos. Áreas: Natureza e Sociedade / Identidade e Autonomia

Projeto - Profissões. Público alvo: Educação Infantil / Crianças de 3 a 4 anos. Áreas: Natureza e Sociedade / Identidade e Autonomia Projeto - Profissões Público alvo: Educação Infantil / Crianças de 3 a 4 anos Áreas: Natureza e Sociedade / Identidade e Autonomia Duração: 5 semanas Justificativa: Este projeto visa apresentar às crianças

Leia mais

LISTA DE MATERIAL PARA 2016 EDUCAÇÃO INFANTIL 3

LISTA DE MATERIAL PARA 2016 EDUCAÇÃO INFANTIL 3 LISTA DE MATERIAL PARA 2016 EDUCAÇÃO INFANTIL 3 O Colégio Objetivo fornece aos seus alunos todos os Cadernos de Atividades necessários ao trabalho desenvolvido nas diversas áreas. Esses cadernos são elaborados

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL II (4 ANOS)

EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL II (4 ANOS) EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL II (4 ANOS) LIVROS DIDÁTICOS Livro Interdisciplinar Material Rede RCE educação e valores (Volumes 1 e 2) 2 Volumes por ano e Agenda personalizada. Livro de Inglês Playtime A

Leia mais

PARA: RESPONSÁVEIS PELOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL REF: RELAÇÃO DO MATERIAL PARA 2010

PARA: RESPONSÁVEIS PELOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL REF: RELAÇÃO DO MATERIAL PARA 2010 PARA: RESPONSÁVEIS PELOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL REF: RELAÇÃO DO MATERIAL PARA 2010 MATERIAL GERAL: MATERNAL I, MATERNAL II, PRÉ I, PRÉ II E 1º ANO * 1 avental de pintura

Leia mais

OFICINA. Jogos matemáticos - cores, notações numéricas e quantidades. Letícia Fonseca Reis F. Castro Matemática e Livro das Formas 01/10/2011

OFICINA. Jogos matemáticos - cores, notações numéricas e quantidades. Letícia Fonseca Reis F. Castro Matemática e Livro das Formas 01/10/2011 OFICINA Jogos matemáticos - cores, notações numéricas e quantidades Letícia Fonseca Reis F. Castro Matemática e Livro das Formas 01/10/2011 Matemática Uma das finalidades de estudar matemática é aprender

Leia mais

LISTA DE MATERIAL 2016

LISTA DE MATERIAL 2016 LISTA DE MATERIAL 2016 ENSINO FUNDAMENTAL I 3º ANO PARA ARQUIVO NO COLÉGIO 1 caderno pequeno (96 folhas) capa dura não pode ser espiral 1 caderno grande (96 folhas) capa dura não pode ser espiral 25 folhas

Leia mais

PLANO DE EXECUÇAO DE USO DO MATERIAL EM ATIVIDADES EXTRAS 6º ANO 1 FOLHA DE CARTOLINA DUPLA FACE PRETA; 02 METROS DE TECIDO ALGODÃOZINHO

PLANO DE EXECUÇAO DE USO DO MATERIAL EM ATIVIDADES EXTRAS 6º ANO 1 FOLHA DE CARTOLINA DUPLA FACE PRETA; 02 METROS DE TECIDO ALGODÃOZINHO PLANO DE EXECUÇAO DE USO DO MATERIAL EM ATIVIDADES EXTRAS 6º ANO MÊS DATA COMEMORATIVA MATERIAL JUSTIFICATIVA OBJETIVO JANEIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL 14/02- DIA DA AMIZADE; 21/03- DIA DO TEATRO; 27/03-

Leia mais

Representando as cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil

Representando as cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil Projeto Didático: Representando as cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil Ensino Fundamental: 1º ao 5º ano Disciplina: Geografia 1. Tema Os principais pontos históricos e turísticos de cada cidade do

Leia mais

CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. Representar as idéias do texto através de desenho, modelagem e dramatização;

CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. Representar as idéias do texto através de desenho, modelagem e dramatização; PLANO DE TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA ELABORAÇÃO: JOSIANE DE LIMA ANO: 1º GÊNERO: PARLENDA PERÍDO APROXIMADAMENTE: CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ideia de representação; (desenho, modelagem

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS-PIBID 2º SEMESTRE 2013. Bolsistas: Jaqueline Kovalechucki Ricardo Rossa

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS-PIBID 2º SEMESTRE 2013. Bolsistas: Jaqueline Kovalechucki Ricardo Rossa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS-PIBID 2º SEMESTRE 2013. Bolsistas: Jaqueline Kovalechucki Ricardo Rossa CURITIBA 2013 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. LOCALIZAÇÃO DO COLÉGIO...4-5

Leia mais

LISTA DE MATERIAL JARDIM E PRÉ I

LISTA DE MATERIAL JARDIM E PRÉ I LISTA DE MATERIAL JARDIM E PRÉ I 01 CADERNO DE DESENHO GRANDE 01 CONJUNTO DE PINCEL HIDROGRÁFICO 12 CORES (DE PREFERÊNCIA COMPACTOR) 01 BLOCO DE CANSON A4 01 BLOCO DE CREATIVE (DE PREFERÊNCIA LUMI PAPER)

Leia mais

FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS

FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS GISELE CRISTINA DE SANTANA FERREIRA PEREIRA JÉSSICA PALOMA RATIS CORREIA NOBRE PEDAGOGIA: PROJETO MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA JANDIRA - 2012 FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS GISELE CRISTINA

Leia mais

PIC. Componentes da PIC 2. o bimestre. Produção Integrada ao Conteúdo

PIC. Componentes da PIC 2. o bimestre. Produção Integrada ao Conteúdo PIC Produção Integrada ao Conteúdo 8. o ano Ensino Fundamental Componentes da PIC 2. o bimestre Arte Ciências Geografia A nota da PIC é a média entre a nota de tarefa (avaliação do conjunto de tarefas)

Leia mais

Relação de itens do Material Escolar 2016 Jardim Educação Infantil NÃO É PERMITIDO O USO DE MOCHILA DE RODINHA.

Relação de itens do Material Escolar 2016 Jardim Educação Infantil NÃO É PERMITIDO O USO DE MOCHILA DE RODINHA. Jardim Educação Infantil Quant. DESCRIÇÃO Quant. DESCRIÇÃO 1 Apontador com depósito 1 Pacote de bexiga 1 Avental para pintura 1 Pacote de pena grande 2 Borrachas 1 Pincel para pintura grosso 2 Cadernos

Leia mais

Projeto Quem sou eu? Tema: Identidade e Autonomia Público alvo: Educação Infantil Disciplina: Natureza e Sociedade Duração: Seis semanas

Projeto Quem sou eu? Tema: Identidade e Autonomia Público alvo: Educação Infantil Disciplina: Natureza e Sociedade Duração: Seis semanas Projeto Quem sou eu? Image URI: http://mrg.bz/q6vqo3 Tema: Identidade e Autonomia Público alvo: Educação Infantil Disciplina: Natureza e Sociedade Duração: Seis semanas Justificativa: Tendo em vista a

Leia mais

Semana do Design 2009. Programação dos workshops 3/11-3ª-feira

Semana do Design 2009. Programação dos workshops 3/11-3ª-feira Semana do Design 2009 Programação dos workshops 3/11-3ª-feira Workshop 1. Tema: Design de personagens e Toy Art Professor: Marcelo Bosqueti Data: 3/11 Local: Oficina de marcenaria Proposta da atividade:

Leia mais

Brincando com o Lápis

Brincando com o Lápis Brincando com o Lápis 1. Objetivo Geral o Trabalhar com as habilidades ligadas à coordenação viso motora fina através de materiais que possibilitem acréscimo de vocabulário e desenvolvimento de linguagem

Leia mais

A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valore

A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valore CENTRO EDUCACIONAL SÃO JOSÉ Maternal (2 anos) Material Individual ( ) 2 cadernos grande de 48 folhas brochura ( ) 1 avental ( ) 1 pasta portfólio com 50 folhas ( ) 1 Vidro de Cola branca 90g ( ) 1 lápis

Leia mais

ENSINAR E APRENDER GEOGRAFIA COM ALUNOS SURDOS: ALGUMAS ATIVIDADES NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL INTRODUÇÃO

ENSINAR E APRENDER GEOGRAFIA COM ALUNOS SURDOS: ALGUMAS ATIVIDADES NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL INTRODUÇÃO ENSINAR E APRENDER GEOGRAFIA COM ALUNOS SURDOS: ALGUMAS ATIVIDADES NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Dirlene A. Costa Gonçalves Professora Escola para Surdos Dulce de Oliveira, Uberaba-MG. dirlenecosta12@hotmail.com

Leia mais

AS TIRAS DA MAFALDA: CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA NA LINGUAGEM DE QUADRINHOS

AS TIRAS DA MAFALDA: CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA NA LINGUAGEM DE QUADRINHOS AS TIRAS DA MAFALDA: CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA NA LINGUAGEM DE QUADRINHOS Anderson Iury Nunes BARROS andersoniury@yahoo.com.br Instituto de Estudos Sócio-Ambientais IESA/UFG Bolsista Prolicen Camila Porto

Leia mais

BERÇÁRIO I E II Unidade II

BERÇÁRIO I E II Unidade II BERÇÁRIO I E II 01 malinha com aproximadamente 4 trocas (incluindo 2 babadores) 01 sabonete 01 saboneteira 01 shampoo 01 condicionador 01 pomada contra assaduras 01 pote de lenços umedecidos 01 toalha

Leia mais

Lista de Material Escolar MATERNAL II - 2016 Educação Infantil

Lista de Material Escolar MATERNAL II - 2016 Educação Infantil Lista de Material Escolar MATERNAL II - 2016 Educação Infantil 2 jogos pedagógicos para 2 a 3 anos (observar a qualidade do produto e adequação a faixa etária) 1 cola branca 100g de Giz de Cera inquebrável

Leia mais

LISTA DE MATERIAL - 2011 1º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL I

LISTA DE MATERIAL - 2011 1º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL I 1º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL I 02 estojos 04 lápis pretos (triangular) 02 borrachas brancas macias 01 conjunto de canetinhas (hidrocor 850) 12 cores 01 caixa de lápis de cor 12 cores (jumbo) 01 caderno

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL (2 ANOS)

EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL (2 ANOS) EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL (2 ANOS) LIVROS DIDÁTICOS Livro Interdisciplinar Material Rede RCE educação e valores (Volumes 1 e 2) 2 Volumes por ano e Agenda personalizada. PROJETO CIRANDA LITERÁRIA O projeto

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE / PRIMAVERA

PROJETO MEIO AMBIENTE / PRIMAVERA Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira PROJETO MEIO AMBIENTE / PRIMAVERA Rio Negro MS, Setembro de 2012. Identificação Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira Cidade: Rio Negro MS Período: Setembro

Leia mais

Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves

Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves TEMA : BRINCANDO E APRENDENDO NA ESCOLA Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves Autora: Prof a Cássia de Fátima da S. Souza PÚBLICO ALVO Alunos de 04 anos TEMA: BRINCANDO E

Leia mais

Apresentação do projeto:

Apresentação do projeto: Apresentação do projeto: Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas

Leia mais

LISTA DE MATERIAL INFANTIL 1-2015

LISTA DE MATERIAL INFANTIL 1-2015 INÍCIO DAS AULAS: 02/02/2015 Rua Senador Pinheiro Machado, 189 - CENTRO - PONTA GROSSA - PR. FONE: (042) 3224-0301 LISTA DE MATERIAL INFANTIL 1-2015 DATA DA ENTREGA DOS MATERIAIS EDUCAÇÃO INFANTIL : 28

Leia mais

Planificação Anual da Sala dos 5anos

Planificação Anual da Sala dos 5anos Nome do Aluno: Janine Colaço Reis Planificação Anual da Sala dos 5anos Calendarizaçã o (mês) Áreas de conteúdo/ Conteúdos Curriculares Competências Situações de aprendizagem/ Estratégias Recursos Humanos/

Leia mais

Lista de Material - 2012. Educação Infantil Infantil I

Lista de Material - 2012. Educação Infantil Infantil I Lista de Material - 2012 Educação Infantil Infantil I 05 cartolinas guachadas (cores diferentes) 01 cartolina laminada dourada 05 cartolinas brancas 02 cartolinas pretas 02 rolos de papel crepom na cor

Leia mais

LISTA DE MATERIAL PARA 2016 BERÇÁRIO

LISTA DE MATERIAL PARA 2016 BERÇÁRIO LISTA DE MATERIAL PARA 2016 BERÇÁRIO (entregar no dia 01/02 às 18h) USO PESSOAL 01Sabonete liquido 01Tubo de lenços umedecidos 01Pomada para assadura 01Shampoo infantil Pacote de fraldas descartáveis 01

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS (SP) Área de conhecimento: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: GEOGRAFIA

Leia mais

LISTA DE MATERIAIS 2015 MATERNAL

LISTA DE MATERIAIS 2015 MATERNAL MATERNAL 01 Brinquedo de areia 01 Brinquedo educativo (para crianças de 3 anos) 01 CD virgem 01 Caixa de algodão 01 Caixa de camisa (encapada de amarelo) 01 Caixa de cola colorida com 6 unidades 01 Caixa

Leia mais

Lista de Materiais 2016

Lista de Materiais 2016 Turma: 06 anos completos até 31/03/2016 1º ano do Ensino Fundamental Todo material de uso individual deve ser marcado com o nome da criança 01 pasta sem elástico azul 01 caixa organizadora (tamanho M)

Leia mais

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA ESCOLA ESTADUAL ALMIRANTE TOYODA-2014 PROJETO IDENTIDADE MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA TURMA: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (AZALÉIA E ACÁCIA) PROFESSORAS: GENISMEYRE E LUCILEILA Projeto Identidade Público

Leia mais

RELAÇÃO DE MATERIAL ESCOLAR

RELAÇÃO DE MATERIAL ESCOLAR 1. LIVRO DIDÁTICO Avenida Joaquim Nabuco, nº. 1097 Manaus Amazonas Fone: (092) 3633-2824 Fax: (092) 3232-4108 Site: www.santadoroteia.com RELAÇÃO DE MATERIAL ESCOLAR 2015 De acordo com a Nova Lei nº. 11.274/2006

Leia mais

Lista de Materiais (básica) Educação Infantil Maternal. Ano Letivo 2016

Lista de Materiais (básica) Educação Infantil Maternal. Ano Letivo 2016 Educação Infantil Maternal do ano letivo: 1 pasta de plástico grande (tamanho A3) 1 caixa de giz de cera grande (12 cores) 1 pincel redondo nº 22. Sugestão: Tigre 1 tubo de cola. Sugestão: Tenaz 1 caixa

Leia mais

PARA USO DA PROFESSORA EM SALA (trazer no dia 02/02 na reunião de pais)

PARA USO DA PROFESSORA EM SALA (trazer no dia 02/02 na reunião de pais) LISTA DE MATERIAL 2015 1º ANO 03 cadernos de linguagem pequenos (50 fls) de capa dura azul (1 leitura, 1, produção de texto, 1 literatura) 02cadernos grande de linguagem (96 fls) capa dura azul 02 cadernos

Leia mais