Bolsão 2017 Colégio Cursos CEJAN

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Bolsão 2017 Colégio Cursos CEJAN"

Transcrição

1

2 Bolsão 2017 Colégio Cursos CEJAN 1 Objetivo/ Inscrições 1.1 O Bolsão 2017 do COLÉGIO CURSOS CEJAN destina-se a toda comunidade estudantil que se encontra matriculado na educação básica, em qualquer instituição educacional, do 2º ano do ensino fundamental a 2ª série do ensino médio. 1.2 As inscrições para o Bolsão 2017 do COLÉGIO CURSOS CEJAN estarão abertas do dia 12 de Setembro até o dia 20 de Outubro de O valor da inscrição é de R$ 20, As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, na Unidade Escolar CENTRO (COLÉGIO CURSOS CEJAN). 2 Local/Horário 2.1 A prova do Bolsão 2017 do COLÉGIO CURSOS CEJAN será realizada na Unidade Escolar CEJAN CENTRO. 2.2 As provas serão realizadas, exclusivamente, no turno da manhã das 9h às 11h30, respeitando o horário de Brasília. ATENÇÃO: Os portões serão fechados, rigorosamente, às 9h, horário de Brasília. 2.3 Os candidatos deverão comparecer ao local da prova, com 30 (trinta) minutos de antecedência, munidos de documento oficial de identidade, bem como comprovante de inscrição e, ainda, lápis preto nº 2 e caneta esferográfica azul ou preta. 3 Prova 3.1 As provas do Bolsão 2017 do COLÉGIO CURSOS CEJAN serão realizadas no dia 22 de Outubro de 2016.

3 3.2 O tempo mínimo de prova será de 1h (uma hora) e, no máximo, de 2h30min (duas horas e trinta minutos). ATENÇÃO: Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala só poderão ser liberados juntos. 3.3 O cartão de respostas deve ser marcado com caneta esferográfica azul ou preta, observada as instruções contidas no Caderno de Questões e no verso do cartão de respostas. 3.4 A prova será constituída de 25 (vinte e cinco) questões para candidatos concorrentes a bolsas no Ensino Médio e no Ensino Fundamental II (de 6º ano a 9º ano) e 20 (vinte) questões para candidatos concorrentes a bolsas no Ensino Fundamental I (de 3º ano a 5º ano), com 05 (cinco) itens por questão, havendo apenas uma única opção a ser marcada. A marcação de mais de uma alternativa anula a questão. 3.5 Os conteúdos programáticos do Bolsão 2017 do COLÉGIO CURSOS CEJAN podem ser consultados no Anexo I. 3.6 As áreas de conhecimento, número de questões e o valor de cada questão estão determinados nos quadros a seguir: Ano pretendido: 3º ano Ensino Fundamental I Área de conhecimento Nº de questões Valor de cada questão Matemática 10 0,5 Língua Portuguesa 10 0,5 Ano pretendido: 4º ano Ensino Fundamental I Área de conhecimento Nº de questões Valor de cada questão Matemática 10 0,5 Língua Portuguesa 10 0,5

4 Ano pretendido: 5º ano Ensino Fundamental I Área de conhecimento Nº de questões Valor de cada questão Matemática 10 0,5 Língua Portuguesa 10 0,5 Ano pretendido: 6º ano Ensino Fundamental II Área de conhecimento Nº de questões Valor de cada questão Matemática 15 0,4 Língua Portuguesa 10 0,4 Ano pretendido: 7º ano Ensino Fundamental II Área de conhecimento Nº de questões Valor de cada questão Matemática 15 0,4 Língua Portuguesa 10 0,4 Ano pretendido: 8º ano Ensino Fundamental II Área de conhecimento Nº de questões Valor de cada questão Matemática 15 0,4 Língua Portuguesa 10 0,4 Ano pretendido: 9º ano Ensino Fundamental II Área de conhecimento Nº de questões Valor de cada questão Matemática 15 0,4 Língua Portuguesa 10 0,4 Série pretendida: 1º série Ensino Médio Área de conhecimento Nº de questões Valor de cada questão Matemática 15 0,4 Língua Portuguesa 10 0,4

5 Série pretendida: 2º série Ensino Médio Área de conhecimento Nº de questões Valor de cada questão Matemática 15 0,4 Língua Portuguesa 10 0,4 Série pretendida: 3º série Ensino Médio Área de conhecimento Nº de questões Valor de cada questão Matemática 15 0,4 Língua Portuguesa 10 0,4 3.7 É proibido o uso de celulares, calculadoras, relógios ou qualquer outro dispositivo eletrônico durante a realização da prova. 3.8 A utilização de celulares, calculadoras ou qualquer outro dispositivo eletrônico durante a realização da prova resultará na eliminação do candidato. 4 Classificação 4.1 A classificação será feita pela NOTA FINAL do candidato determinado por: P1 (MATEMÁTICA) + P2 (PORTUGUÊS) = NOTA FINAL 4.2 Em caso de empate, prevalecerá o maior número de acertos na disciplina Matemática. 4.3 Persistindo o empate, será atribuída a bolsa ao candidato que possuir maior idade, na data da realização da prova. 5 Bolsa 5.1 Serão distribuídas 3 (três) bolsas por segmento/ etapa de ensino e 1 (uma) bolsa especial de 100% para o primeiro colocado geral. Em caso de empate serão seguidas as mesmas regras de desempate dos itens 4.2 e A distribuição dos descontos encontra-se nos quadros abaixo:

6 Colocação Geral 1º colocado geral 100% Segmento pretendido/ Etapa de ensino pretendida: Ensino Fundamental I (3º ano ao 5º ano) 1º colocado 2º colocado 3º colocado 50% 40% 30% Segmento pretendido/ Etapa de ensino pretendida: Ensino Fundamental II (6º ano ao 9º ano) 1º colocado 2º colocado 3º colocado 50% 40% 30% Segmento pretendido/ Etapa de ensino pretendida: Ensino Médio (1ª série a 3ª série) 1º colocado 2º colocado 3º colocado 50% 40% 30% 5.3 Os descontos do Bolsão 2017 do COLÉGIO CURSOS CEJAN serão válidos, exclusivamente, para o ano letivo de 2017 e terão início a partir da mensalidade de fevereiro/2017, não cumulando com quaisquer outros descontos, não sendo cumulativo com eventuais outras promoções. 5.4 A bolsa alcançada terá validade, exclusivamente, para os pagamentos efetuados até a data de vencimento da mensalidade, qual seja, dia 05 de cada mês. 5.5 A bolsa não se aplica a material didático ou a qualquer atividade extracurricular organizada e realizada pelo COLÉGIO CURSOS CEJAN.

7 6 Resultado 6.1 O resultado do Bolsão 2017 do COLÉGIO CURSOS CEJAN será divulgado no dia 31 de Outubro, a partir das 10h, exclusivamente, pelo site Os candidatos que obtiverem concessão de bolsas devem, obrigatoriamente, efetivar a matrícula até o dia 11 de novembro de Eventuais matrículas posteriores não farão jus aos descontos obtidos através do Bolsão. 6.3 Perderão direito à bolsa os candidatos que não efetuarem a matrícula no prazo determinado no item Os descontos obtidos no Bolsão 2017 do COLÉGIO CURSOS CEJAN não são cumulativos com outras eventuais concessões já determinadas..

8 ANEXO I (conteúdo programático) Ano pretendido: 3º ano Ensino Fundamental I Língua Portuguesa O alfabeto. Letras maiúsculas e letras minúsculas. Variedades das formas gráficas Vogais e consoantes Rimas entre palavras. Dígrafos LH, NH e CH Sílabas Marcas visuais do diálogo. Sinais de pontuação. Os sons e os usos das letras S, SS, Z, R, RR nas palavras. A letra X. Sinais gráficos: til,acento agudo e acento circunflexo. A letra H. A letra U em final de verbos no passado. A letra L em final de sílaba A letra H em início de palavra Nome comum e nome próprio. Letras minúsculas e letras maiúsculas: alguns usos. A letra M antes de P e B. Leitura e interpretação de poema, trava-língua, cantiga, história em quadrinhos. Acento gráfico: agudo e circunflexo Convenção ortográfica irregularidades gráficas Relação grafema fonema Matemática Uso do número natural: contagem, medida e código. Sequências numéricas, ordenação e comparação. O uso e o significado de números. Escrita de números.

9 Sistemas de numeração decimal: composição e decomposição. Critérios de classificação. Comparação de quantidades. Registro de quantidades. Ideias básicas da adição e subtração e da multiplicação e divisão Agrupamento em diferentes bases. Proporcionalidade. Agrupamento na base 10.. Situações problema Unidade, dezena, centena Números pares e ímpares Algoritmo da Adição e Subtração Estratégias de cálculo mental. Equivalência de quantidades. Equivalência de tamanhos. Curvas abertas e fechadas. Unidades de medida de tempo, comprimento (cm), massa e capacidade. O calendário. Medidas no dia a dia. Classificação de sólidos geométricos. Classificação de objetos com formas. Formas espaciais: esfera, cone, pirâmide paralelepípedo e cubo. Figuras geométricas planas: retângulo, quadrado, triângulo, polígonos. O sistema monetário brasileiro

10 Ano pretendido: 4º ano Ensino Fundamental I Língua Portuguesa Leitura e compreensão: Poema, Música, Dicionário, Crônica, Texto dialogado, Folheto informativo. Ordem alfabética. Emprego de G e J. Verbos no imperativo. Ortografia: X ou CH. Pontuação e diálogo. Ortografia: S, SS, R, RR. A letra M antes de P e B. A letra L com som de l e de U. A letra de H como inicial e como formador de dígrafo. A letra Qu e C. Encontro consonantal. Sinais de pontuação. Uso de cê-cedilha e de til. Plural de palavras terminadas em ão. Parágrafo. A letra S com som Z. A letra C, Ç, SS, S com som s. A letra G e GU. A letra R e S antes de N. Texto visual. Acento gráfico. Uso do til, vogal + N, vogal +M. Adjetivo. Sufixos osa, ada. Relações entre grafemas e fonemas. Nome próprio e nome comum. Pontuação e entonação.

11 Matemática Agrupamentos na base 6. Agrupamentos na base 10. Sistema de numeração decimal. Ideias básicas da adição: reunir, juntar e acrescentar. Ideias básicas da subtração: tirar/subtrair, completar/comparar. Ideias básicas da multiplicação: adição de parcelas iguais e disposição retangular. Ideias básicas da divisão: repartir e medir. Algoritmo da adição. Algoritmo da subtração. Simetria de reflexão. Eixo de simetria. Medida de temperatura. Medidas de tempo. Noção de chance e probabilidade. Composição e decomposição até a classe do milhar. Números pares e ímpares. Algoritmo da multiplicação. Os poliedros e seus elementos. Sistema monetário. Dúzia e meia dúzia. Divisão exata e não exata. Algarismos romanos. Curvas. Medidas de massa e comprimento. Gráfico de barras múltiplas. Resolução de problemas com as quatro operações. Algoritmo da multiplicação. Algoritmo da divisão por estimativas. Esfera, circunferência e círculos. Noção de probabilidade.

12 Ano pretendido: 5º ano Ensino Fundamental I Língua Portuguesa Acento de intensidade e significado da palavra. Verbos no presente, passado e futuro. Função do modo imperativo. Substantivo e adjetivo. Concordância nominal. Acento agudo, acento circunflexo e til. Adjetivo. Letra maiúscula inicial. Advérbios de tempo, lugar e modo. Linguagem da notícia. Uso do travessão como marcador de informação. Modo verbal: imperativo negativo. Ortografia: GUE e GUI. G com som j e J. Dígrafo GU Dígrafo QU Coesão pronominal. Segmentação e juntura de palavras Pontuação do diálogo. Ortografia: S e R precedidos de consoante. SS e RR. S intervocálico e em início de palavra Z. Til, vogal + N e vogal + M Onomatopeia. Figura de linguagem: ironia. Ortografia: Som de U escrito com U ou com L. Encontros consonantais. Emprego de R e RR. Matemática Sistema de numeração decimal. Resolução de problemas envolvendo as ideias das quatro operações. Formas geométricas planas e não planas.

13 Polígonos e seus elementos. Noções de matemática financeira. Construção e análise de gráficos. Sistema de numeração decimal, até a ordem dezena de milhar. Multiplicação e divisão por 10, 100, Estimativas. Algoritmos da divisão por estimativa. Triângulos: classificação quanto à medida dos lados. Tabela. Gráfico de colunas. Probabilidade. Sistema de numeração decimal, até a ordem centena de milhar. A fração como parte do todo. Paralelismo e perpendicularismo. Quadriláteros: trapézio e paralelogramo. Unidades de medida de tempo. Gráfico colunas e de barras. Ampliação do algoritmo da multiplicação para números com duas ou mais ordens. Quadriláteros: retângulos, losangos e quadrados. Ampliação e redução de figuras geométricas. Medidas de comprimento, massa e capacidade. Sistema monetário.

14 Ano pretendido: 6º ano Ensino Fundamental II Língua Portuguesa Leitura e interpretação de texto narrativo ficcional. Características dos textos descritivos e dos textos narrativos. Texto narrativo em 1ª Pessoa. O dicionário: o alfabeto, a ordem alfabética, o verbete, os sentidos dos termos, as abreviaturas. Substantivo, adjetivo e verbo. Palavras: relações entre formas, som, sentido, sugestão. Sinônimos e antônimos: o sentido e o contexto. Leitura e interpretação de poemas. Variação linguística: linguagem formal e informal, linguagem regional ( mineirês ). Processos de formação de palavras: derivação e composição (noções gerais). Prefixação e Sufixação. Leitura e análise de textos publicitários. Compreensão de diferentes formas de manifestação do pensamento crítico. Interpretação de reportagem de jornal. Leitura e interpretação de tira de HQ. Análise de diagramação de jornal. Ortografia: uso de X, SC, SS, Z, RR, Ç, S. Palavras da mesma família etimológica. Leitura e interpretação de crônicas. Polissemia. Matemática Sistema de numeração decimal. Composição e decomposição. Propriedade distributiva da multiplicação. Propriedade do resto da divisão. Operação inversa. Classes e ordens do sistema de numeração decimal.

15 Escrita simplificada. Arredondamento de dados. Antecessor e sucessor. Uso de radicais gregos na Geometria. Retomada de poliedro e polígono. Retângulo de ouro. Diagonais do polígono. Explorar os polígonos das faces dos poliedros. Classificação das unidades de medida. Resolução de problemas. Leitura e interpretação de gráficos de colunas, barras, curvas e setores. Algoritmo do processo longo para a divisão. Diferentes representações do numero racional. Localização de números racionais na reta numérica. Relação entre as diferentes representações de um número racional: decimal, fracionária e porcentagem. Porcentagem. Expressões numéricas. Segmentos paralelos e perpendiculares. Quadriláteros. Posições relativas das arestas de um poliedro. Triângulos. Leitura e interpretação de gráficos estatísticos. Adição e subtração com números decimais. Uso de medidas com números decimais. Expressões numéricas (uso de parênteses). Propriedade distributiva da multiplicação. Exploração do conceito quantas vezes. Algoritmo breve para a divisão. Relações: múltiplo de ; divisor de ; é divisível por. Números primos. Frações em quantidades discretas e contínuas. Composição e decomposição de figuras. Representação geométrica de múltiplos e divisores.

16 Áreas por Ladrilhamento. Perímetro de figuras planas. Gráficos de curvas: construção e análise. Escalas. Divisão com quociente decimal.. Múltiplos. Divisores. Árvore de fatores. M.D.C. pelo conjunto de divisores. M.M.C. pelo conjunto de múltiplos. Relação entre porcentagem, fração e número decimal. Representação de frações na reta numérica. Classes de equivalência. Adição e subtração de frações com o mesmo denominador. Equivalência de áreas. O metro quadrado, seus múltiplos e submúltiplos.

17 Ano pretendido: 7º ano Ensino Fundamental II Língua Portuguesa Onomatopeias: recurso da língua. Sílaba tônica e sílaba átona (recolha de noções): proparoxítonas, paroxítonas e oxítonas. Acentuação das proparoxítonas A classificação das palavras na Língua Portuguesa (classes de palavras: substantivo e verbo). Substantivo e artigo (flexões de gênero e número). Adjetivo (flexões de gênero e número). Ortografia de palavras cognatas e com sufi xo-ês/-esa. Advérbio (conceito, formação, usos). Locução adverbial. Pronomes (subclasses e características). Numerais (subclasses e características). Acentuação das paroxítonas. Ditongo e hiato. Preposições e locuções prepositivas. A palavra a: artigo, pronome pessoal, preposição. Conjunção (conceito, funções e sentido). Frase, oração e período. Ortografia: uso de mas, mais, más. Sintaxe: sujeito e predicado. Concordância verbal: noções gerais. Interpretação textual/ gêneros textuais: poema, narrativa ficcional em prosa, autobiografia, narrativa fantástica, narrativa de humor, biografia, história em quadrinhos, relato histórico e notícia de jornal, conto de fadas e paródia, entrevista, carta, , propaganda, poema, fábula.

18 Matemática Elementos e cálculos da potenciação: base, expoente, potência. Classes e ordens no sistema de numeração decimal. Conceito de número natural. Propriedade da divisão (multiplicação do dividendo e divisor por um mesmo número diferente de zero, sem alterar o quociente). Expressões numéricas. O metro e unidades múltiplas e submúltiplas. O grama e unidades múltiplas e submúltiplas. O litro e unidades múltiplas e submúltiplas. Tipos de frações, adição e subtração. Múltiplos e divisores de um número. Números primos. Critérios de divisibilidade. Cálculo do mmc. Comparação de frações. Paralelepípedo: elementos e planificação. Retângulo: lados e vértices. Figuras planas e não planas. Prismas e pirâmides. Planificação do cubo. Cálculos na base 60 com horas, minutos e segundos. Construção e análise de gráficos de barras, colunas e curvas (linhas). Ângulos: medida. Segmento de reta e reta. Características e definição de polígono.

19 Ano pretendido: 8º ano Ensino Fundamental II Língua Portuguesa Tipos de Sujeito. Predicado e seu núcleo. Substantivo, verbo e palavras ligadas a eles. Características e função do verbo de ligação. Conceito de concordância verbal. Adjuntos na oração Importância da pontuação para o sentido da frase escrita. Usos de ponto, dois-pontos, aspas, travessão, vírgula, reticências. Interpretação textual / gêneros textuais: narrativa de aventura, resenha, relato e roteiro de viagem, texto jornalístico, texto opinativo, narrativa de ficção científica e conto. Matemática Contextos de utilização de números negativos. Representação de números positivos e negativos. Reta numérica. Sistematização do conjunto Z. Funções do zero. Números racionais na representação fracionária e decimal. Expressões envolvendo adição algébrica de números racionais Multiplicação de números inteiros relativos. Potenciação de números inteiros relativos. Divisão de números inteiros relativos. Multiplicação de frações. Potenciação de frações. Equação do 1º- grau com uma incógnita elementos iniciais. Razão. Proporção Regra de três simples. Cilindro: observação/definição, superfícies planas e não planas, planificação. Cone: observação/definição, superfícies planas e não planas, planificação. Esfera: observação/definição, elementos.

20 Medida de um arco de circunferência. O grau e seus submúltiplos. Conceito de volume: volume do cubo e do paralelepípedo. Altura de um paralelogramo. Fórmula da área de um paralelogramo.

21 Ano pretendido: 9º ano Ensino Fundamental II Língua Portuguesa Pronomes pessoais retos e oblíquos (átonos e tônicos): definição, morfologia e sintaxe. Formas de tratamento usuais, de reverência e suas abreviaturas. Noção de sujeito, predicado e predicação verbal. Função dos complementos verbais na oração. Objeto direto e objeto indireto e suas formas de apresentação. Objeto direto preposicionado. Regência verbal. Casos em que a regência verbal apresenta discordância entre a linguagem formal e a informal. Regras de uso da crase. Voz ativa e voz passiva. Voz passiva analítica e pronominal. Colocação pronominal. Verbo intransitivo, verbo transitivo e verbo de ligação. Predicado verbal e predicado nominal. Aposto. Complemento nominal e adjunto adnominal. Formas do pronome relativo e seu uso. Interpretação textual/ gêneros textuais: poema lírico, poesia, cartas e s, narrativa de mistério, cordel, notícia, crônica, anúncio, artigo. Matemática Linguagem algébrica. Redução de termos semelhantes. Valor numérico. Binômios, trinômios e polinômios. Equações. Inequações. Retomada da potenciação. Equações determinadas, impossíveis e indeterminadas.

22 Frações algébricas. Equação do 1º- grau com duas incógnitas. O sistema de eixos coordenados. Ângulos. Reta transversal a duas retas. Elementos e classificação de um triângulo. Polígonos congruentes: definição, correspondência entre elementos. Áreas de figuras planas. Losango. Bissetrizes internas de um triângulo. Alturas de um triângulo. Medianas de um triângulo. Mediatrizes de um triângulo. O teorema de Pitágoras. Comprimento da circunferência e área do círculo

23 Série pretendida: 1º série do Ensino Médio Língua Portuguesa Vocativo. Conceituação de frase, oração e período. Período simples e período composto. Orações coordenadas. Oração principal e oração subordinada. Orações subordinadas e seus valores sintáticos: substantiva, adjetiva e adverbial. Orações reduzidas. Tempos simples do modo indicativo: presente, pretérito (perfeito, imperfeito, maisque-perfeito), futuro (do presente e do pretérito). Tempos simples do modo subjuntivo: presente, pretérito imperfeito e futuro. Infinitivo pessoal e impessoal. Gerúndio e particípio. Interpretação textual/ gêneros textuais. Matemática Potenciação e suas propriedades. Conjuntos numéricos: naturais, inteiros e racionais. Elementos da teoria de conjuntos: pertinência, subconjunto, conjunto vazio, representação simbólica e em diagrama. O conjunto dos números reais. Retomada do mdc por subtrações sucessivas. Razão e proporção. Regra de três composta. Operações com radicais. Fórmula para resolver qualquer tipo de equação de 2º grau. Frações algébricas. Cálculo do m.m.c. de expressões algébricas. Explorar geometricamente o teorema de Pitágoras Diagonal de um quadrado, cubo e paralelepípedo.

24 Razões trigonométricas no triângulo retângulo: seno, cosseno e tangente. Cálculo de áreas em polígonos regulares. Volume de alguns sólidos: prisma, cilindro.

25 Série pretendida: 2º série do Ensino Médio Língua Portuguesa O substantivo e o verbo Pronomes Preposição e Conjunção Tempos do presente e pretérito Sujeito e Predicado Termos associados ao verbo Termos associados ao nome Tipos de predicado Vocativo Sintaxe dos pronomes Interpretação textual/ gêneros textuais Matemática Conjuntos numéricos Potências e radicais Porcentagem Equações do 1º e 2º Graus Funções Inequações do 2º Grau Progressão aritmética Logaritmos Razão e proporção Ângulos Triângulos Polígonos Área de superfícies poligonais, do círculo e figuras semelhantes.

26 Série pretendida: 3º série Ensino Médio Língua Portuguesa Orações subordinadas substantivas, adjetivas e adverbiais. Orações reduzidas. Orações coordenadas. Pontuação. Regência. Crase. Concordância verbal e nominal. Figuras de linguagem. Ortografia. Acentuação. Interpretação textual. Matemática Matrizes Determinantes Sistemas lineares Relações, equações e funções trigonométricas. Permutações e Combinações simples Números binomiais Probabilidade Seno, cosseno e tangente de um arco. Teorema de Pitágoras Triângulos e quadriláteros Divisão da circunferência / Polígonos

Bolsão 2017 Colégio CEJAN Centro Educacional Jardim Neto

Bolsão 2017 Colégio CEJAN Centro Educacional Jardim Neto Bolsão 2017 Colégio CEJAN Centro Educacional Jardim Neto 1 Objetivo/ Inscrições 1.1 O Bolsão 2017 do COLÉGIO CEJAN CENTRO EDUCACIONAL JARDIM NETO destina-se a toda comunidade estudantil que se encontra

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 6º ANO FUNDAMENTAL

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 6º ANO FUNDAMENTAL Estão disponíveis a seguir os conteúdos programáticos* para as provas do Processo Seletivo com Bolsas 2018 do Colégio Sólido. * Conteúdos programáticos que serão trabalhados até 31 de agosto no Colégio

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2017 (5º ANO)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2017 (5º ANO) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2017 (5º ANO) Você que se inscreveu no Bolsão do COLÉGIO MARQUES RODRIGUES para cursar o 5º ano do Ensino 5º ANO 1. Interpretação e Compreensão de Textos; 2. Letras e Fonemas;

Leia mais

Ensino Fundamental 5º Ano. Português. Matemática

Ensino Fundamental 5º Ano. Português. Matemática Conteúdo Programático Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro VIP Brás de Pina pode conferir aqui o programa do concurso de bolsas de estudo. Fique atento ao conteúdo específico da série que

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 6º ANO FUNDAMENTAL

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 6º ANO FUNDAMENTAL Estão disponíveis a seguir os conteúdos programáticos para as provas do Concurso de Bolsas 2019 do Colégio Sólido. Atenção: O candidato deverá estudar os conteúdos programáticos descritos na série que

Leia mais

2º ano Português. 3º ano Português Leitura e interpretação de texto e imagens

2º ano Português. 3º ano Português Leitura e interpretação de texto e imagens Conteúdos programáticos 1º ano Leitura e interpretação de texto. Alfabeto - vogais e consoantes Escrita do nome completo Autoditado Ditado simples. Sequência numérica - até 10 Noção de quantidade Desafios

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2017 para Ensino Fundamental e Ensino Médio

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2017 para Ensino Fundamental e Ensino Médio 1º Ano do Ensino Fundamental (Alunos concluintes do 2º Período da Educação Infantil) Escrita do nome completo; Identificar e reconhecer as letras do alfabeto; Identificar e diferenciar letras iniciais

Leia mais

7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SELETIVO DE ADMISSÃO CPMCHMJ. AGUARDAN 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Interpretação Textual; 2. Ortografia; 3. Fonema e Letra, Dígrafo e Encontro Consonantal, Encontros Vocálicos; 4. Divisão silábica, Sílaba

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Força Máxima para cursar o 6º ano do Ensino Fundamental está recebendo o programa das provas. BOLSÃO 6º ANO Fonética Fonema distinção entre FONEMA e LETRA Sílaba

Leia mais

Conteúdo Programático Concurso de Bolsas

Conteúdo Programático Concurso de Bolsas 2º ANO números até 99 composição e decomposição de números até 99 números vizinhos até 99 escrita por extenso do nome dos números até 99 dúzia e meia dúzia dezena e meia dezena números pares e ímpares

Leia mais

Língua Portuguesa 1º ano GUE GUI til til Observação

Língua Portuguesa 1º ano GUE GUI til til Observação Língua Portuguesa 1º ano Categorização gráfica das letras. Nome das letras. Traçado das letras de forma maiúsculas. A ordem alfabética. Identificação das vogais e das consoantes. Análise do sistema ortográfico:

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / BOLSÃO CMS 2017 ENSINO FUNDAMENTAL 3º ANO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / BOLSÃO CMS 2017 ENSINO FUNDAMENTAL 3º ANO 3º ANO Leitura e interpretação de Texto Escrita de frase de acordo com a figura Escrita dos nomes das figuras Separação de sílabas Sinais de pontuação Ortografia c / ç / l / u / s / ss / s com som de z

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2015

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2015 Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro Vip para cursar o 6º ano do Ensino Fundamental está BOLSÃO 2015 / 6º ANO Fonética Fonema dis nção entre FONEMA e LETRA Sílaba número de sílabas / divisão

Leia mais

1) DOS OBJETIVOS 2) DAS NORMAS GERAIS DAS INSCRIÇÕES

1) DOS OBJETIVOS 2) DAS NORMAS GERAIS DAS INSCRIÇÕES 1) DOS OBJETIVOS Proporcionar aos alunos do Colégio João Lyra Filho e aos da comunidade um desempenho cultural, fazendo com que o candidato alcance por seu próprio mérito um plano de desconto na anuidade,

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONCURSO DE BOLSAS 2018

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONCURSO DE BOLSAS 2018 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONCURSO DE BOLSAS 2018 1- Português: Ensino Fundamental I- do 2º ao 5º ano Leitura, interpretação e produção de texto, ortografia, pontuação, feminino/masculino, sinônimo, antônimo,

Leia mais

Educação é o princípio

Educação é o princípio O caminho da transformação começa aqui! Educação é o princípio de tudo, crescendo na gente antes da primeira palavra, quando ainda estamos aprendendo a sorrir. Ela cresce em nós quando observamos o mundo,

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDO 6 º ANO 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Elementos narrativos. Uso do diálogo. Paragrafação. 2) Texto: Leitura

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE CONTEÚDO 6 º ANO Língua Portuguesa 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Elementos narrativos. Uso do diálogo. Paragrafação.

Leia mais

EDITAL DE MATRICULA PARA O ANO LETIVO 2017 Item 3 Referente ao bolsão

EDITAL DE MATRICULA PARA O ANO LETIVO 2017 Item 3 Referente ao bolsão EDITAL DE MATRICULA PARA O ANO LETIVO 2017 Item 3 Referente ao bolsão 3 SONDAGEM DIAGNÓSTICA (BOLSÃO): 3.1. Os candidatos interessados em participar da Sondagem Diagnóstica (Bolsão) dos Ensinos Fundamental

Leia mais

Provas Seletivas 2018

Provas Seletivas  2018 Provas Seletivas 2018 Fundamental I Fundamental I 1 ano Escrita de numerais e quantificação; Ideia aditiva e subtrativa; Sequência Numérica. Escrita de palavra e frases a partir da visualização de imagem;

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Língua Portuguesa

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Língua Portuguesa CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Língua Portuguesa 5º ano Interpretação de Texto; Verbos; Silaba Tônica; Pronomes (Tratamento); Substantivo; Acentuação e Pontuação; Adjetivo; Artigo; Advérbio de Tempo e Espaço. 6º

Leia mais

PROGRAMA PARA ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2º Ano ENSINO FUNDAMENTAL ANO LETIVO DE 2017

PROGRAMA PARA ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2º Ano ENSINO FUNDAMENTAL ANO LETIVO DE 2017 2º Ano ENSINO FUNDAMENTAL A exemplo do que vem ocorrendo em avaliações de aprendizagem escolar, pensadas a partir de uma perspectiva mais adequada aos tempos atuais, nossos testes de ingresso têm por objetivo

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais

Leia mais

CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA

CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA Matemática 1 ANO Noções de geometria; Círculo, quadrado, retângulo; Pontas e lados; Figuras geométricas, correspondência e classificação; Noções de grandeza: maior, menor, mesmo

Leia mais

BOLSÃO 2017 / 6º ANO

BOLSÃO 2017 / 6º ANO Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro Vip para cursar o 6º ano do Ensino Fundamental está BOLSÃO 2017 / 6º ANO Fonética Fonema distinção entre FONEMA e LETRA Sílaba número de sílabas / divisão

Leia mais

Conteúdos do Vestibulinho 2016

Conteúdos do Vestibulinho 2016 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Vogais e Consoantes; O Alfabeto incluindo as letras (K,W,Y); Sons nasais (o uso do til); Separação de Sílabas; Alfabeto maiúsculo e minúsculo; Substantivo próprio e comum; Interpretação

Leia mais

Relação de Conteúdos para Seleção Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental

Relação de Conteúdos para Seleção Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental Produção de Texto - Gênero Textual Conto As 4 operações Situações- problemas (Raciocínio lógico matemático) Gráficos e tabelas Fração (leitura, representação,

Leia mais

CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Frações decimais e números decimais; Operações com frações; Operações com

Leia mais

Conteúdos da Prova de Bolsa 2017

Conteúdos da Prova de Bolsa 2017 Conteúdos da Prova de Bolsa 2017 LÍNGUA PORTUGUESA Alunos que ingressarão no 1º ano em 2017 - Alfabeto (maiúsculo e minúsculo) - Escrita do nome completo - Diversos portadores de texto (panfletos, ingressos,

Leia mais

Processo Seletivo Estudantes/2018 Conteúdo Programático

Processo Seletivo Estudantes/2018 Conteúdo Programático Processo Seletivo Estudantes/2018 Conteúdo Programático 2º ano do Ensino Fundamental Componente Curricular Conteúdo Leitura e interpretação textual; Ordem alfabética; Bilhete; Carta; Convenções gráficas.

Leia mais

Edital Bolsão 2019 Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Edital Bolsão 2019 Ensino Fundamental II e Ensino Médio Edital Bolsão 2019 Ensino Fundamental II e Ensino Médio 6º ano Língua Portuguesa Fonética Fonema distinção entre FONEMA e LETRA Sílaba número de sílabas / divisão silábica Tonicidade Encontros vocálicos:

Leia mais

ANEXO 2 LÍNGUA PORTUGUESA - DO 6º. ANO AO 9º. ANO - ENSINO FUNDAMENTAL II

ANEXO 2 LÍNGUA PORTUGUESA - DO 6º. ANO AO 9º. ANO - ENSINO FUNDAMENTAL II ANEXO 2 LÍNGUA PORTUGUESA - DO 6º. ANO AO 9º. ANO - ENSINO FUNDAMENTAL II A prova de Língua Portuguesa para todas as séries do Ensino Fundamental II e Ensino Médio conterá questões relativas a Interpretação

Leia mais

Quadro de conteúdos MATEMÁTICA

Quadro de conteúdos MATEMÁTICA Quadro de conteúdos MATEMÁTICA 1 Apresentamos a seguir um resumo dos conteúdos trabalhados ao longo dos quatro volumes do Ensino Fundamental II, ou seja, um panorama dos temas abordados na disciplina de

Leia mais

CANDIDATOS AO 6º ANO LÍNGUA PORTUGUESA ANEXO 1. História em quadrinhos e Tirinhas de humor. Reconhecer a estrutura do texto de história em quadrinhos.

CANDIDATOS AO 6º ANO LÍNGUA PORTUGUESA ANEXO 1. História em quadrinhos e Tirinhas de humor. Reconhecer a estrutura do texto de história em quadrinhos. CANDIDATOS AO 6º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Texto Técnico Conhecer os itens de um texto técnico. Conhecer os direitos dos animais. Reconhecer como gênero literário: fábulas, histórias em quadrinhos, reportagens,

Leia mais

Relação de Conteúdos para Seleção Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental

Relação de Conteúdos para Seleção Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental Interpretação de texto Substantivos Adjetivos Encontros vocálicos Encontros consonantais Dígrafos Artigo Verbos As 4 operações Situações- problemas (Raciocínio

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL I

ENSINO FUNDAMENTAL I ENSINO FUNDAMENTAL I CONTEÚDO 3 º ANO Língua Portuguesa 1) Produção de texto. Sequência e coerência de ideias. Criatividade. 2) Texto: Leitura e interpretação. 3) Gramática: Masculino e feminino. Singular

Leia mais

MATRÍCULAS2018 MATEMÁTICA. 6.º ANO Ensino Fundamental. 7.º ANO Ensino Fundamental

MATRÍCULAS2018 MATEMÁTICA. 6.º ANO Ensino Fundamental. 7.º ANO Ensino Fundamental MATEMÁTICA 6.º ANO Ensino Fundamental - Sistema de numeração decimal: representação e leitura de números naturais; ordens e classes. - Números naturais: adição, subtração, multiplicação, divisão (incluindo

Leia mais

EXAME DE CONCESSÃO DE BOLSAS - BOLSÃO 2017

EXAME DE CONCESSÃO DE BOLSAS - BOLSÃO 2017 6º ANO (conteúdos do 5º ano) SISTEMA DE NUMERAÇÃO; DECIMAL (ÊNFASE ATÉ BILHÕES); LEITURA; ESCRITA E VALOR POSICIONAL; ORDENS E CLASSES; AS QUATRO OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS E DECIMAIS; ATENDENDO AS

Leia mais

Matrículas Roteiro para Estudo dos Testes de Sondagem. Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio

Matrículas Roteiro para Estudo dos Testes de Sondagem. Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio Matrículas 2014 Roteiro para Estudo dos Testes de Sondagem Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio Informações sobre as Inscrições O(A) candidato(a) e o(a) responsável deverão dirigir-se à Secretária,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 1. Interpretação de Texto 2. Substantivo 3. Adjetivo 4. Grau dos adjetivos 5. Grau dos substantivos 6. Construção silábica 7.

LÍNGUA PORTUGUESA 1. Interpretação de Texto 2. Substantivo 3. Adjetivo 4. Grau dos adjetivos 5. Grau dos substantivos 6. Construção silábica 7. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 6º ANO O candidato deverá ser capaz de resolver situações-problema propostas nas questões da prova quanto aos seguintes temas: NÚMEROS 1. Decomposição de um número natural em diferentes

Leia mais

Português - alfabeto; - sequência alfabética; - formação de palavras; - leitura e interpretação (imagem, palavra, frase e texto).

Português - alfabeto; - sequência alfabética; - formação de palavras; - leitura e interpretação (imagem, palavra, frase e texto). LISTA DE CONTEÚDOS TURMA : 1º. ANO DE 2016 2º. ANO DE 2017 Português - alfabeto; - sequência alfabética; - formação de palavras; - leitura e interpretação (imagem, palavra, frase e texto). Matemática -

Leia mais

6ºA FUNDAMENTAL II AVALIAÇÕES DE EXAMES

6ºA FUNDAMENTAL II AVALIAÇÕES DE EXAMES 6ºA FUNDAMENTAL II AVALIAÇÕES DE EXAMES MATÉRIA LIVRO/ APOSTILA CONTÉUDO PORTUGUÊS /3/4 - Capítulo 22 Narrativas de humor pág.91 Capítulo 23 O pronome págs. 97 a 117 - Capítulo 26 Uso dos pronomes págs.

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDO 6 º ANO 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Uso do diálogo. Paragrafação. 2) Texto: Leitura e interpretação. 3) Gramática: Letra

Leia mais

Conteúdo para concurso de bolsa 9º ano

Conteúdo para concurso de bolsa 9º ano Conteúdo para concurso de bolsa 9º ano Língua Portuguesa: - Interpretação de texto; - Revisão Análise morfossintática; - Revisão de período composto por subordinação (subordinadas substantivas); - Período

Leia mais

3º ANO Ensino Fundamental

3º ANO Ensino Fundamental 3º ANO Ensino Fundamental Gênero textual: Texto narrativo; Interpretação e análise de estrutura textual; Produção de texto. Disciplina; Matemática Adição e subtração com reserva e com recurso; Noções de

Leia mais

(31) BELO HORIZONTE NOVA LIMA LAGOA SANTA CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO SETE LAGOAS

(31) BELO HORIZONTE NOVA LIMA LAGOA SANTA CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO SETE LAGOAS Há 3 décadas, o Coleguium ensina a enfrentar os desafios da vida por meio de uma formação de excelência. Desde cedo, nossos alunos desenvolvem habilidades e valores que extrapolam o conteúdo de sala de

Leia mais

CONCURSO DE BOLSAS 2019

CONCURSO DE BOLSAS 2019 CONCURSO DE BOLSAS 2019 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL! Classes de palavras: substantivos, adjetivos, verbos e pronomes Classificação de palavras quanto ao número de sílabas e quanto à

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA A SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O FUNDAMENTAL I 2º ANO -2018

ORIENTAÇÃO PARA A SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O FUNDAMENTAL I 2º ANO -2018 ORIENTAÇÃO PARA A SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O FUNDAMENTAL I 2º ANO -2018 DISCIPLINA 1- Vocabulário 2- Sequência lógica dos fatos 3- Pormenores relacionados ao texto 4- Listar personagens

Leia mais

ATITUDES OBSERVADAS NO DIA DO PROCESSO DE SELEÇÃO:

ATITUDES OBSERVADAS NO DIA DO PROCESSO DE SELEÇÃO: CONTEÚDOE ORIENTAÇÃO PARA A SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II 6º ANO - 2017 - Compreensão de diferentes gêneros textuais - Vocabulário; - Titular/ trocar e melhor título;

Leia mais

CONTEÚDOS PARA A PROVA DE ADMISSÃO

CONTEÚDOS PARA A PROVA DE ADMISSÃO 6º ANO Ensino Fundamental 1. Gêneros textuais e conceitos (leitura, análise e produção de textos narrativos) 1.1. Procedimentos de leitura: Inferir uma informação implícita em um texto. Identificar elementos

Leia mais

4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I PROGRAMA PARA A PROVA DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA 2015 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I LÍNGUA PORTUGUESA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL Leitura e interpretação de diferentes tipos de textos adequados à faixa

Leia mais

Conteúdos para o teste de ingresso MATEMÁTICA agosto 2018 (Ingresso em 2019) INGRESSO DE 6ª PARA 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL

Conteúdos para o teste de ingresso MATEMÁTICA agosto 2018 (Ingresso em 2019) INGRESSO DE 6ª PARA 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos para o teste de ingresso MATEMÁTICA agosto 2018 (Ingresso em 2019) INGRESSO DE 6ª PARA 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação, divisão,

Leia mais

SELEÇÃO ª CHAMADA EDITAL DO PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS - ALUNOS NOVATOS - NO COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER.

SELEÇÃO ª CHAMADA EDITAL DO PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS - ALUNOS NOVATOS - NO COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER. SELEÇÃO 2018-2ª CHAMADA EDITAL DO PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS - ALUNOS NOVATOS - NO COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER. 1. INSCRIÇÃO Preenchimento da ficha de interesse a vaga - ano 2018 Período: 28 de

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 02/2018 AO CONCURSO DE BOLSAS 2019

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 02/2018 AO CONCURSO DE BOLSAS 2019 EDITAL COMPLEMENTAR Nº 02/2018 AO CONCURSO DE BOLSAS 2019 Os Conteúdos para o Concurso de Bolsas 2019 que o candidato deve estudar para obter uma boa pontuação na prova têm como base os conteúdos da série

Leia mais

CONCURSO DE BOLSA 2019

CONCURSO DE BOLSA 2019 6.º ANO Domínio linguístico-gramatical: emprego dos substantivos, adjetivos (locuções adjetivas), advérbios (locuções adverbiais), verbos (modos, tempos, flexões de número e pessoa). Acentuação - tônica

Leia mais

4º. ano 1º. VOLUME. Projeto Pedagógico de Matemática 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE. Números e operações.

4º. ano 1º. VOLUME. Projeto Pedagógico de Matemática 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE. Números e operações. 4º. ano 1º. VOLUME 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE Realização de compreendendo seus significados: adição e subtração (com e sem reagrupamento) Multiplicação (como adição de parcelas

Leia mais

CONTEÚDOS PARA O TESTE DE SELEÇÃO 2018

CONTEÚDOS PARA O TESTE DE SELEÇÃO 2018 CONTEÚDOS PARA O TESTE DE SELEÇÃO 2018 CONTEÚDO ABORDADO NO PLACEMENT TEST NO FUNDAMENTAL 1. Objetos escolares Brinquedos Animais Roupas Alimentos Partes de uma casa Esportes Condições meteorológicas Numerais

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2016

PROCESSO SELETIVO 2016 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES: PROCESSO SELETIVO 2016 O Diretor do Colégio Machado de Assis, no uso de suas atribuições legais, divulga a abertura das inscrições para realização do Processo Seletivo

Leia mais

COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. TEXTO: - Vocabulário; - Interpretação. 2. ASPECTOS GRAMATICAIS: - Encontros Vocálicos; - Encontros Consonantais; - Separação de sílabas e classificação quanto ao número

Leia mais

COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. TEXTO: - Vocabulário; - Interpretação. 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2. ASPECTOS GRAMATICAIS: - Encontros Vocálicos; - Encontros Consonantais; - Separação de sílabas e classificação quanto ao número

Leia mais

CENTRO DE ENSINO MADRE TEREZA V.G BATISTA-EIRELI-ME /

CENTRO DE ENSINO MADRE TEREZA V.G BATISTA-EIRELI-ME / O Centro de Ensino Madre Tereza torna público o Edital do Concurso de Bolsas para alunos novatos do Ano Letivo 2018, visando à concessão de bolsas de estudos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1. Compreensão de textos diversos: Textos verbais e não verbais;

Leia mais

EDITAL 001/2019 SELEÇÃO ª CHAMADA EDITAL DO PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS - ALUNOS NOVATOS - NO COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER.

EDITAL 001/2019 SELEÇÃO ª CHAMADA EDITAL DO PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS - ALUNOS NOVATOS - NO COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER. EDITAL 001/2019 SELEÇÃO 2019-1ª CHAMADA EDITAL DO PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS - ALUNOS NOVATOS - NO COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER. 1. INSCRIÇÃO Preenchimento da ficha de interesse a vaga - Ano 2019

Leia mais

Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental

Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental Quanto ao sistema de numeração decimal: a) Escrever os números naturais até 99, reconhecendo o que é unidade e dezena.

Leia mais

EDITAL 001/2019 SELEÇÃO ª CHAMADA EDITAL DO PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS - ALUNOS NOVATOS - NO COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER.

EDITAL 001/2019 SELEÇÃO ª CHAMADA EDITAL DO PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS - ALUNOS NOVATOS - NO COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER. EDITAL 001/2019 SELEÇÃO 2019-2ª CHAMADA EDITAL DO PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS - ALUNOS NOVATOS - NO COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER. 1. INSCRIÇÃO Preenchimento da ficha de interesse a vaga - Ano 2019

Leia mais

EDITAL TESTE SELETIVO 2017

EDITAL TESTE SELETIVO 2017 EDITAL TESTE SELETIVO 2017 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Considerando que o Colégio Machado de Assis há10 anos vem evoluindo o ensino na região de Picos com métodos inovadores e equipe docente capacitada,

Leia mais

Conteúdos Recuperação Final º ano

Conteúdos Recuperação Final º ano Conteúdos Recuperação Final 2018 ------------------------------------------- 6º ano ------------------------------------------ Álgebra Unidade 1 -Sistema de Numeração Decimal ----problemas + gráfico _págs.

Leia mais

1.0. Conceitos Utilizar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 5 e Utilizar o algoritmo da divisão de Euclides.

1.0. Conceitos Utilizar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 5 e Utilizar o algoritmo da divisão de Euclides. Conteúdo Básico Comum (CBC) Matemática - do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos

Leia mais

Conteúdo Programático. Cursos Técnicos Subsequentes

Conteúdo Programático. Cursos Técnicos Subsequentes Conteúdo Programático Cursos Técnicos Subsequentes Especificações das Provas Disciplinas da prova objetiva Nº questões Pesos Total de pontos Língua Portuguesa 15 2 30 Matemática 15 2 30 Total 30-60 Prova

Leia mais

Programação anual. 6 º.a n o. Sistemas de numeração Sequência dos números naturais Ideias associadas às operações fundamentais Expressões numéricas

Programação anual. 6 º.a n o. Sistemas de numeração Sequência dos números naturais Ideias associadas às operações fundamentais Expressões numéricas Programação anual 6 º.a n o 1. Números naturais 2. Do espaço para o plano Sistemas de numeração Sequência dos números naturais Ideias associadas às operações fundamentais Expressões numéricas Formas geométricas

Leia mais

1.2 O candidato deverá efetuar sua inscrição no período de setembro de 2018 a março de 2019.

1.2 O candidato deverá efetuar sua inscrição no período de setembro de 2018 a março de 2019. Santa Rosa EDITAL PROVA DE BOLSA 2019 A Prova de Bolsa 2019 do Pensi é um concurso que oferece bolsas de estudos em função de descontos na anuidade do futuro aluno. Os valores podem variar entre 5% e 70%.

Leia mais

CONCURSO DE BOLSAS INTERNO CENTO 2018

CONCURSO DE BOLSAS INTERNO CENTO 2018 CONCURSO DE BOLSAS INTERNO CENTO 2018 O Centro de Ensino Madre Tereza torna público o Edital do Concurso de Bolsas Interno para o Ano Letivo 2018, visando à concessão de bolsas de estudos do 4º ao 9º ano

Leia mais

6ºA FUNDAMENTAL II - Exame Final CONTÉUDO

6ºA FUNDAMENTAL II - Exame Final CONTÉUDO MATÉRIA MATEMÁTICA GEOGRAFIA LIVRO/ APOSTILA 2/3/4 1 2 3 4 6ºA FUNDAMENTAL II - Exame Final CONTÉUDO 2 - Capítulo 22 Narrativas de humor pág.91 Capítulo 23 O pronome págs. 97 a 117 3 - Capítulo 26 Uso

Leia mais

Concurso de Bolsas 2019

Concurso de Bolsas 2019 Senhores Pais e Responsáveis, Concurso de Bolsas 2019 Comunicamos que o Processo Seletivo para bolsista do Colégio Mais para o ano letivo de 2019 está aberto a partir desta data, contando com vagas para

Leia mais

Processo seletivo EGV 2018 Conteúdos

Processo seletivo EGV 2018 Conteúdos 6º ano (alunos do 5º ano) Leitura e compreensão de texto: Conto de mistério, Crônica, Artigo de jornal ou revista Foco narrativo: Relação causa/consequência Gramática: substantivo, adjetivo, verbo (presente/pretérito/futuro),

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE MATEMÁTICA. UNIDADE 1 Conteúdos

PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE MATEMÁTICA. UNIDADE 1 Conteúdos PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE MATEMÁTICA 1. ano - 1. volume 1. ano - 2. volume UNIDADE 1 Localização espacial, utilizando o próprio corpo como referencial. Localização espacial, utilizando referenciais externos

Leia mais

CENTRO DE ENSINO MADRE TEREZA

CENTRO DE ENSINO MADRE TEREZA O Centro de Ensino Madre Tereza torna público o Edital do Concurso de Bolsas para alunos novatos do Ano Letivo 2019, visando à concessão de bolsas de estudos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª

Leia mais

Números. Leitura e escrita de um número no sistema de numeração indo-arábico Os números naturais 24 Comparando números naturais 25

Números. Leitura e escrita de um número no sistema de numeração indo-arábico Os números naturais 24 Comparando números naturais 25 Sumário CAPÍTULO 1 Números 1. Os números registram o mundo em que vivemos 11 2. Sistemas de numeração 12 3. O sistema de numeração indo-arábico 16 Leitura e escrita de um número no sistema de numeração

Leia mais

SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS TURMAS INTEGRAIS

SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS TURMAS INTEGRAIS SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS TURMAS INTEGRAIS 2 0 15 SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS Período de Inscrição: a partir de 01 de setembro (segunda-feira) Teste: 11/10 (sábado), às 8h Resultado: 16/10 (quinta-feira),

Leia mais

Matemática. Sumários

Matemática. Sumários Matemática Sumários Sumário Vamos começar! 8 4 Números naturais: multiplicação e divisão 92 1 Números naturais e sistemas de numeração 14 1 Números para contar 15 2 Números para ordenar e transmitir informações

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO OFERTADO, VAGAS E TURNO

CURSO DE GRADUAÇÃO OFERTADO, VAGAS E TURNO Processo Seletivo FAESP A FAESP - Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná, através da Comissão Organizadora do Processo Seletivo, regulamentadas pela Parecer 98/99 do CNE e Portarias 1120 e 1449/MEC,

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO OFERTADO, VAGAS E MODALIDADE

CURSO DE GRADUAÇÃO OFERTADO, VAGAS E MODALIDADE Processo Seletivo FAESP A FAESP - Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná, através da Comissão Organizadora do Processo Seletivo, regulamentadas pela Parecer 98/99 do CNE e Portarias 1120 e 1449/MEC,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARUJÁ

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARUJÁ EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO Nº: 01/2011 GUARDA MUNICIPAL RETIFICAÇÃO 01 O Prefeito Municipal de ARUJÁ, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor, torna

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MATEMÁTICA 1) Teoria dos Conjuntos e Conjuntos Numéricos: Representação de conjuntos, subconjuntos, operações: união, interseção, diferença e complementar. Conjunto universo e conjunto vazio; - Conjunto

Leia mais

SE VOCÊ QUER, VOCÊ PODE

SE VOCÊ QUER, VOCÊ PODE Há quase 3 décadas, o Coleguium ensina a enfrentar os desafios da vida por meio de uma formação de excelência. Desde cedo, nossos alunos desenvolvem habilidades e valores que extrapolam o conteúdo de sala

Leia mais

Sondagem ANO. Sondagem ANO

Sondagem ANO. Sondagem ANO Sondagem 2019-1 ANO LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS - Interpretação textual (acompanhamento do aplicador para leitura) - Leitura de imagens e escrita espontânea de palavras simples - Reconhecimento

Leia mais

CONCURSO DE BOLSAS 2018

CONCURSO DE BOLSAS 2018 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Leitura e interpretação de texto Classes gramaticais Verbo: conjugação nos modos indicativo e subjuntivo Pronomes: classificação Adjetivo: flexão de gênero, número e grau Encontros

Leia mais

RECRO MATEMÁTICA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES

RECRO MATEMÁTICA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES 6º ANO 1º BIMESTRE S Compreender o sistema de numeração decimal como um sistema de agrupamentos e trocas na base 10; Compreender que os números Naturais podem ser escritos de formas diferenciadas e saber

Leia mais

Conteúdo Programático Conteúdos 2º Período da Educação Infantil 2º Período Educação Infantil

Conteúdo Programático Conteúdos 2º Período da Educação Infantil 2º Período Educação Infantil Conteúdos 2º Período da Educação Infantil 2º Período Educação Infantil Reconhecimento das letras do alfabeto Reconhecimento dos numerais de 1 a 20; Escrita do nome; Representação simbólica gráfica. Conteúdos

Leia mais

EDITAL PROGRAMAS

EDITAL PROGRAMAS EDITAL 2018 - PROGRAMAS 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ROSSI, Natércia et alii. Na ponta da língua, 1º ano. Rio de Janeiro: Ed. Access. Relações espaciais e temporais (em cima, embaixo, antes, depois etc.);

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA SESI-SP PROCESSO SELETIVO 004/2017 ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA SESI-SP PROCESSO SELETIVO 004/2017 ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA SESI-SP PROCESSO SELETIVO 004/2017 ENFERMEIRO DO TRABALHO ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO GUARDA-VIDAS ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENFERMEIRO DO TRABALHO 1. Compreensão

Leia mais

Bolsão Matriz Educação Conteúdo Programático

Bolsão Matriz Educação Conteúdo Programático Turmas- 6º e 7º anos MATEMÁTICA O candidato deverá ser capaz de resolver situações-problema propostas nas questões da prova quanto aos seguintes temas: NÚMEROS 1. Decomposição de um número natural em diferentes

Leia mais

Conteúdo Programático. Cursos Técnicos Integrados

Conteúdo Programático. Cursos Técnicos Integrados Conteúdo Programático Cursos Técnicos Integrados Especificações das Provas Disciplinas da prova objetiva Nº questões Pesos Total de pontos Língua Portuguesa 15 2 30 Matemática 15 2 30 Total 30-60 Prova

Leia mais

EDITAL PROGRAMAS

EDITAL PROGRAMAS EDITAL 2017 - PROGRAMAS 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Testes de Língua Portuguesa e Matemática - Material: o candidato deverá trazer: lápis apontados, apontador, borracha e o Compreensão e interpretação

Leia mais