ESCASSEZ DOS RECURSOS NATURAIS: A CONSCIENTIZAÇÃO INDIVIDUAL COM GASTOS DE ÁGUA E LUZ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESCASSEZ DOS RECURSOS NATURAIS: A CONSCIENTIZAÇÃO INDIVIDUAL COM GASTOS DE ÁGUA E LUZ"

Transcrição

1 ESCASSEZ DOS RECURSOS NATURAIS: A CONSCIENTIZAÇÃO INDIVIDUAL COM GASTOS DE ÁGUA E LUZ Cleiton Lyra (UNICENTRO), Glederson Ferreira Ribeiro (UNICENTRO), Karen Gisele Franciosi Gelinski (Orientador), karenfgelinski@yahoo.com.br Universidade Estadual do Centro-Oeste / Setor de Sociais Aplicadas / Guarapuava - PR Palavras-chave: Conscientização, escassez, recursos naturais, responsabilidade. Resumo: O presente trabalho tem como objetivo conscientizar os alunos da oitava série do Colégio Professor Pedro Carli, sobre a escassez dos recursos naturais, focando os gastos individuais de água e luz. A finalidade principal é demonstrar a importância que cada um tem no processo de preservação desses recursos, para que as novas gerações possam usufruir. O tema abordado está diretamente relacionado com o convívio diário do ser humano, sendo possível citar exemplos simples para melhor entendimento. Introdução A água é nosso principal meio de sobrevivência. Embora exista uma falsa idéia de que os recursos hídricos são infinitos, este é um recurso finito. Realmente há muita água no planeta. Porém, menos de 3 % da água do mundo é doce, da qual mais de 99% apresenta-se congelada nas regiões polares ou em rios e lagos subterrâneos, o que dificulta sua utilização pelo homem. O voluntário é o jovem ou adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte de seu tempo, sem remuneração alguma, diversas formas, organizações ou não, de bem estar social, ou outros campos... Desta forma foi aplicado o trabalho voluntário de conscientização nas oitavas séries do ensino fundamental sobre o uso racional de água e luz, buscando formar um senso crítico sobre a situação atual.

2 A conscientização individual é fundamental para que possamos permanecer neste mundo desfrutando de seus recursos naturais, por um período de tempo amplo. Característica que não será efetivada se a população tiver a preocupação apenas no consumo desenfreado, esquecendo-se de que, com o passar do tempo, os recursos naturais poderão acabar e podemos passar por dificuldades consideráveis. Materiais e Métodos Foi realizado em um primeiro momento, levantamento bibliográfico relacionados ao assunto e estabelecida uma amostra não-aleatória (intencional), onde foram selecionadas as turmas de oitava série do matutino do Colégio Professor Pedro Carli, representando 12% do quadro total de alunos. A realização do trabalho de conscientização foi através de aulas expositivas, com o auxilio de recursos áudio visuais, na forma de palestra, contando com a interação dos participantes para esclarecimentos de dúvidas e indagações. Segundo Barbetta (2002) em alguns casos, a seleção de uma amostra aleatória é muito difícil, ou até mesmo impossível. Basicamente nos casos em que existe dificuldade em obter e identificar os elementos da população, faz-se uso das técnicas não-aleatórias, que procuram obter amostras que representem razoavelmente a população de onde foram extraídas, sendo por cotas ou por julgamento. Resultados e Discussão A implantação foi realizada no dia 20 de março de 2009 conforme o planejado nas etapas anteriores deste projeto, sendo implantado nas turmas de 8ª série do Colégio Professor Pedro Carli, no turno matutino. Na execução foram utilizados recursos áudios-visuais juntamente com a explanação sobre o tema pelos integrantes da equipe. Os alunos foram amplamente receptivos com relação ao tema e interagiram com os palestrantes através de questionamentos diversos sobre o tema. Abaixo, estão alguns dos assuntos explanados durante o programa de conscientização: - Um banho de 15 minutos exige 105 litros de água. Reduza o tempo para 10 minutos, e o consumo cai para 70 litros.

3 - Cada vez que você lava as mãos com a torneira aberta o tempo todo, são gastos 7 litros de água. - Enquanto faz a barba, com a torneira aberta, um homem gasta 65 litros de água. Feche a torneira enquanto faz a barba, e só volte a usar água para enxaguar. Com a torneira fechada o consumo será inferior a um litro. - Para escovar os dentes é necessário apenas um copo de água, mas as pessoas que não fecham a torneira durante a escovação gastam 10 litros. - A válvula de descarga é um grande vilão no consumo de água. Sozinho, o vaso sanitário pode ser responsável por 50% do que se gasta em uma residência. - Nunca jogue cigarros, absorventes ou papéis no vaso, porque haverá maior consumo de água para mandar esse lixo embora. - Deixar a mangueira aberta enquanto lava o carro, nem pensar! Se você fizer isso vai gastar 360 litros. Não lave o carro. Se for imprescindível, use apenas a água de um balde pequeno. - Lavar a louça da família também exige mudança de hábito. Se continuar lavando com a torneira aberta o tempo todo, serão gastos 112 litros por pessoa. Mude o hábito. Feche a cuba da pia, encha de água. Ensaboe toda a louça e enxágüe com água limpa. Se fizer assim, você vai consumir menos de 10 litros para lavar a louça. - Procure usar a capacidade máxima da máquina de lavar roupas. Não lave roupas todos os dias. Espere acumular. Você vai economizar água e energia. - A água que fez o último enxágüe das roupas, no tanque ou na máquina pode perfeitamente ser usada para ensaboar tapetes, tênis e cobertores. Também serve para molhar plantas, lavar carro, pisos e calçadas. - Vazamento em torneira: gotejando simplesmente consome 60 litros por dia ou 2m³ por mês, vazando filete de 1mm consome litros por dia ou 60 m³ por mês, vazando filete de 2mm consome litros por dia ou 130 m³ por mês, vazando filete de 6mm consome litros por dia ou 530 m³ por mês. - Os vazamentos são grandes vilões. É fundamental observar se a válvula de descarga está funcionando perfeitamente, se não há manchas de umidade nas paredes e calçadas e também se todas as torneiras estão vedando adequadamente.

4 - Uma torneira que fica gotejando durante um mês representa um desperdício de 2 metros cúbicos, o suficiente para atender as necessidades de uma pessoa por 14 dias. - Quando você for viajar, feche o registro do cavalete de entrada d água, evitando qualquer desperdício durante sua ausência. Evite lavar calçadas e carros várias vezes por semana, assim como irrigar demais os jardins. (Fonte: Sanepar) - Troque suas lâmpadas por fluorescentes compactas. Elas são mais econômicas. - Junte a maior quantidade de roupas possíveis e passe-as de uma só vez evitando, assim, ligar o ferro várias vezes. - Não durma deixando a TV ligada. Use o timer. Desligue a TV quando ninguém estiver assistindo. - Ao comprar eletrodoméstico, dê preferências aos que possuem o selo PROCEL; eles são mais econômicos. - PROCEL: É o Programa de Conservação de Energia Elétrica que, através do seu selo, comprova a eficiência energética de um eletrodoméstico. Os níveis de eficiência energética, dos aparelhos são classificados pelo Inmetro em categorias que vão de "A" a "G". O selo Procel é o reconhecimento pela categoria A. (Fonte: Força e Luz) Os resultados alcançados foram satisfatórios, primeiramente pela recepção do diretor e dos professores, que se dispuseram ajudar no que fosse preciso, agendando horário para as palestras, assim como colocando a disposição os recursos físicos que a instituição possui. Os professores e a pedagoga da instituição auxiliaram na execução do trabalho, para que o mesmo ocorresse dentro do planejado, dando orientações pedagógicas. Os alunos demonstraram interesse no assunto abordado, portandose de maneira adequada, realizando perguntas e dando exemplos do seu dia a dia e de sua família, contribuindo assim para que o resultado alcançado estivesse dentro da expectativa, tanto dos palestrantes e do diretor, quanto dos professores. Conclusões O trabalho de responsabilidade social foi de grande valia para a formação acadêmica agregando valores e mostrando a realidade dos fatos atuais que ocorrem dentro e fora das organizações, públicas ou privadas.

5 A conscientização deve estar dentro do planejamento estratégico de todas as empresas, pois, a sociedade exige ações para combater a destruição causada pelas mesmas, no meio ambiente. Os objetivos propostos foram alcançados com êxito, sendo que o tema abordado está diretamente relacionado com a vivência diária do ser humano. Assim, foi possível citar exemplos simples relacionando com fatos que podem ocorrer futuramente, como a preocupação em faltar água para a sobrevivência, caso a consciência individual não se altere num futuro próximo. Agradecimentos Ao diretor e professores do Colégio Estadual Professor Pedro Carli que abriram as portas para a realização do trabalho, apoiando e valorizando a aplicação do mesmo. Referências Barbetta, Pedro Alberto. Estatística Aplicada às Ciências Sociais. Editora da UFSC, SC, acesso em 13/08/ acesso em 13/08/ que é voluntariado.htm acesso em 15/06/2009.

Consumo responsável. Sabendo usar não vai faltar.

Consumo responsável. Sabendo usar não vai faltar. Consumo responsável. Sabendo usar não vai faltar. cartilha_uso_água.indd 1 23/08/16 09:08 SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto e Fundação Brasil Cidadão estão juntos nessa campanha. A crise no abastecimento

Leia mais

MANUAL DE CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA NA UFAL

MANUAL DE CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA NA UFAL MANUAL DE CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA NA UFAL 02 Apresentação Vamos pensar no futuro, vamos pensar consciente. Este manual é parte de uma campanha de consumo consciente da Universidade

Leia mais

Carmencita Tonelini Pereira Bióloga e esp. em tratamento de resíduos sólidos e líquidos

Carmencita Tonelini Pereira Bióloga e esp. em tratamento de resíduos sólidos e líquidos + Carmencita Tonelini Pereira Bióloga e esp. em tratamento de resíduos sólidos e líquidos Email: 4elementos.bio@gmail.com Fones: (62) 9397-4574 (62) 8252-2502 + ÁGUA Sabemos consumi-la com responsabilidade?

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA Nº 04/2019

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA Nº 04/2019 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA Nº 04/2019 Consumo consciente de energia 3 Você sabia? 4 Por que economizar energia? Antes de tudo, economizar energia é um exercício

Leia mais

Consumo mundial da água

Consumo mundial da água UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO GEOGRAFIA/CERES Consumo mundial da água Caicó-RN, 2013 ÁGUA Estão preparados para conhecer

Leia mais

AGRADECIMENTO AO CONVITE DA QUERIDA DÁI RIBEIRO E SUA INICIATIVA DE ABORDAR A SUSTENTABILIDADE DE MANEIRA MAIS AMPLA E EM DIVERSOS SEGMENTOS.

AGRADECIMENTO AO CONVITE DA QUERIDA DÁI RIBEIRO E SUA INICIATIVA DE ABORDAR A SUSTENTABILIDADE DE MANEIRA MAIS AMPLA E EM DIVERSOS SEGMENTOS. AGRADECIMENTO AO CONVITE DA QUERIDA DÁI RIBEIRO E SUA INICIATIVA DE ABORDAR A SUSTENTABILIDADE DE MANEIRA MAIS AMPLA E EM DIVERSOS SEGMENTOS. A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DA JORNADA E PODER COMPARTILHAR

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2019

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2019 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2019 Dia Mundial da Água 3 Estima-se que um bilhão de pessoas carece de acesso a um abastecimento de água suficiente, definido

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA O USO RACIONAL DA ÁGUA

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA O USO RACIONAL DA ÁGUA MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA O USO RACIONAL DA ÁGUA Introdução O Manual de Orientação para o Uso Racional da Água foi elaborado pela Coordenação do Programa Melhoria do Gasto Público, após a publicação do

Leia mais

ECODICAS COMO REDUZIR OS DESPERDÍCIOS COMO AMPLIAR NOSSA CONTRIBUIÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE

ECODICAS COMO REDUZIR OS DESPERDÍCIOS COMO AMPLIAR NOSSA CONTRIBUIÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE ECODICAS COMO REDUZIR OS DESPERDÍCIOS COMO AMPLIAR NOSSA CONTRIBUIÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE ÁGUA Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa precisa de 110 litros de água por dia para atender

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA Nº 04/2018

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA Nº 04/2018 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA Nº 04/2018 POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site

Leia mais

USO EFICIENTE DA ENERGIA

USO EFICIENTE DA ENERGIA Matriz Energética Cenário Atual Uso da Energia Elétrica com Eficiência Dicas de Uso Eficiente e Seguro da Energia MATRIZ ENERGÉTICA Matriz Energética Brasileira Eólica 3,8% 5,5% Biomassa Termoelétrica

Leia mais

Reunião nº 03/2017 PMAS CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA

Reunião nº 03/2017 PMAS CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Reunião nº 03/2017 PMAS CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site da empresa SEGURANÇA: Controle sistemático,

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2018

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2018 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2018 POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site da

Leia mais

APOIO AO PROFESSOR DICAS USO EFICIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR E COMBATE AO SEU DESPERDÍCIO

APOIO AO PROFESSOR DICAS USO EFICIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR E COMBATE AO SEU DESPERDÍCIO DICAS USO EFICIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR E COMBATE AO SEU DESPERDÍCIO 1 COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR. A cada ano que passa, o consumo de energia elétrica vem aumentando no Brasil

Leia mais

A água ocupa 70% da superfície da Terra. Desse total, 97,22% é salgada e apenas 2,78% é doce.

A água ocupa 70% da superfície da Terra. Desse total, 97,22% é salgada e apenas 2,78% é doce. A água ocupa 70% da superfície da Terra. Desse total, 97,22% é salgada e apenas 2,78% é doce. 1 A quantidade de água na Terra é finita. Não se cria água. Ela apenas passa do estado líquido a vapor ou a

Leia mais

ENERGIA NATUREZA SUSTENTABILIDADE CONSUMO MEIO AMBIENTE. Guia Financeiro

ENERGIA NATUREZA SUSTENTABILIDADE CONSUMO MEIO AMBIENTE. Guia Financeiro ENERGIA SUSTENTABILIDADE NATUREZA MEIO AMBIENTE CONSUMO Guia Financeiro 3 Você é um consumidor responsável? Analisar hábitos de consumo deve fazer parte do seu planejamento financeiro, sabia? Você não

Leia mais

COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA Aprenda de uma vez por todas como reduzir sua conta de luz

COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA Aprenda de uma vez por todas como reduzir sua conta de luz COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA Aprenda de uma vez por todas como reduzir sua conta de luz Capítulos 1. Introdução...03 2. Saiba como economizar: I Através de Lâmpadas...06 II Através da Televisão...07

Leia mais

Economix no seu. dia a dia. Aprenda a usar a energia elétrica de forma inteligente, eficiente e segura.

Economix no seu. dia a dia. Aprenda a usar a energia elétrica de forma inteligente, eficiente e segura. Economix no seu dia a dia Aprenda a usar a energia elétrica de forma inteligente, eficiente e segura. Leia esta cartilha com atenção. As escolhas do seu dia a dia fazem toda a diferença. Nesta cartilha

Leia mais

Reunião nº 04/2017 PMAS. CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS (Lâmpadas, pilhas e baterias)

Reunião nº 04/2017 PMAS. CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS (Lâmpadas, pilhas e baterias) Reunião nº 04/2017 PMAS CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS (Lâmpadas, pilhas e baterias) POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA

Leia mais

CUIDADOS CONTRA O INTERNO CUIDADOS CONTRA O V ZAMENTO

CUIDADOS CONTRA O INTERNO CUIDADOS CONTRA O V ZAMENTO CUIDADOS CONTRA O V ZAMENTO INTERNO 1 A DAE ALERTA É preciso ficar sempre atento às variações da conta de água, pois, muitas vezes, o hábito de consumo não mudou, porém o consumo de água aumentou. Essa

Leia mais

O que você pode fazer...

O que você pode fazer... O que você pode fazer... Colaborar é muito simples Não é preciso sacrificar o organismo ou o conforto individual e familiar com medidas drásticas de economia de água. O equilíbrio das condições ambientais

Leia mais

Teste de inspeção visual e tátil-auditivo

Teste de inspeção visual e tátil-auditivo Teste de inspeção visual e tátil-auditivo A SAN-LEX alerta É preciso ficar sempre atento às variações da conta de água, pois, muitas vezes, o hábito de consumo não mudou, porém, o consumo de água aumentou.

Leia mais

SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES ESCOLARES

SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES ESCOLARES SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES ESCOLARES JUSTIFICATIVA Evitar o desperdício e otimizar o consumo de água e energia minimiza o estresse hídrico, ampliando a disponibilidade de recursos para as gerações

Leia mais

Dicas práticas para um consumidor consciente

Dicas práticas para um consumidor consciente + Dicas práticas para um consumidor consciente O consumo não é um ato isolado, e sim um processo, que começa antes da compra e termina depois que nós usamos o que compramos. Isso envolve escolhas, como:

Leia mais

Economia começa dentro de casa!

Economia começa dentro de casa! 10 Guia Financeiro Economia começa dentro de casa! Você já reparou que, trabalhando bem em equipe, fica mais fácil atingir um objetivo? Nas finanças da família, também funciona assim: quando todos participam,

Leia mais

A água O nosso bem mais precioso

A água O nosso bem mais precioso Hugo Liziário João Galamba Vera Costa A água O nosso bem mais precioso Disciplina i de Geografia 9ºA 9.º Ano Orientador do trabalho: Professor Fernando Rolo Colégio D.Luísa Sigea Abril de 2008 SNIRH Junior

Leia mais

Dis i tr t i r b i ui u ç i ã ç o ã da Água na Terra

Dis i tr t i r b i ui u ç i ã ç o ã da Água na Terra O Caminho da Água Distribuição da Água na Terra Distribuição de Água na Terra 97 % da água disponível na Terra é salgada e está em oceanos e mares Distribuição de Água na Terra 3 % é doce, mas se encontra

Leia mais

Gazeta Álvaro Guião. Mural de desenhos Pag. 8

Gazeta Álvaro Guião. Mural de desenhos Pag. 8 São Carlos, 2014 Ano I - Edição nº 1 Alunos da Escola Estadual Álvaro Guião visitam a estação de tratamento de água da cidade de São Carlos. A visita contou com a participação dos alunos dos 7os Anos e

Leia mais

Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Estado do Meio Ambiente Unidade de Energia e Meio Ambiente Coordenadoria de Educação Ambiental

Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Estado do Meio Ambiente Unidade de Energia e Meio Ambiente Coordenadoria de Educação Ambiental Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Estado do Meio Ambiente Unidade de Energia e Meio Ambiente Coordenadoria de Educação Ambiental - 2 - Toda geração de energia agride o meio ambiente. Portanto,

Leia mais

SUA PARTE É TÃO IMPORTANTE QUANTO A NOSSA. ECONOMIZE ÁGUA.

SUA PARTE É TÃO IMPORTANTE QUANTO A NOSSA. ECONOMIZE ÁGUA. SUA PARTE É TÃO IMPORTANTE QUANTO A NOSSA. ECONOMIZE ÁGUA. Transparente como tem que ser. AO USAR ÁGUA, EVITE O DESPERDÍCIO! A água é um bem valioso e escasso. Quando você usa sem desperdiçar, ajuda a

Leia mais

Indicador de. de Campinas

Indicador de. de Campinas Indicador de de Campinas PRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA Outubro de 2015 O consumidor consciente Assim como o desenvolvimento econômico não se traduz diretamente em desenvolvimento humano e social, o

Leia mais

Economia de água. Ao usar o vaso sanitário

Economia de água. Ao usar o vaso sanitário Economia de água Economizar água não é mais só um hábito saudável. Atualmente, é uma grande responsabilidade com o futuro. Se não mudarmos nossos hábitos, a escassez de água para o consumo vai nos afetar

Leia mais

SAIBA O QUE É EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

SAIBA O QUE É EFICIÊNCIA ENERGÉTICA SAIBA O QUE É EFICIÊNCIA ENERGÉTICA De maneira geral a eficiência energética mede a qualidade no uso da energia para os fins a que ela serve à sociedade. Qualquer atividade atualmente exercida pela sociedade

Leia mais

Modelos de Mostradores de Hidrômetros

Modelos de Mostradores de Hidrômetros O hidrômetro é um aparelho utilizado para medir o consumo de água. Assim toda vez que você abrir a torneira, o chuveiro ou der descarga, o hidrômetro entra em ação. É ele que indica a quantidade de água

Leia mais

COMO EVITAR A FALTA DE

COMO EVITAR A FALTA DE V. 02.2016 COMO EVITAR A FALTA DE GUIA COMPLETO SOBRE O USO CONSCIENTE PORQUE ESTAMOS FICANDO SEM ÁGUA? DICAS PARA REDUZIR O CONSUMO. TUDO SOBRE CISTERNAS. ÁGUA, NOSSO MAIOR BEM A água é um recurso ambiental

Leia mais

Acesso à água: uma questão de

Acesso à água: uma questão de 1 of 8 23/03/2018, 17:02 delas.pt Acesso à água: uma questão de género? delas 4-5 minutes Plantas: Opte pelo cultivo de plantas naturais da região, que estão mais adaptadas ao clima e requerem menos rega.

Leia mais

O consumo de Água no mundo.

O consumo de Água no mundo. O consumo de Água no mundo. A água do planeta Terra Visto de fora, o planeta deveria se chamar Água, pois: Cerca de 2/3 de sua superfície são dominados pelos oceanos; Os pólos estão cobertos pelas águas

Leia mais

POUPA ÁGUA OU VAIS SENTIR A SUA FALTA

POUPA ÁGUA OU VAIS SENTIR A SUA FALTA POUPA ÁGUA OU VAIS SENTIR A SUA FALTA Se o actual consumo se mantiver, em 2025, duas em cada três pessoas irão ser vítimas da falta de água. Se detectares uma fuga numa boca de rega ou noutro ponto da

Leia mais

Seca. Vamos poupar água?

Seca. Vamos poupar água? Qualidade Vida C Â M A R A M U N I C I P A L Seca Vamos poupar água? Seca Vamos poupar água? A água é um recurso natural limitado e essencial à vida. A sua distribuição no planeta, e no nosso país, não

Leia mais

AÇÃO CONSCIENTIZADORA ACERCA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PARA ESCOLAS 1 CONSCIOUS ACTION ABOUT ENERGY EFFICIENCY FOR SCHOOLS

AÇÃO CONSCIENTIZADORA ACERCA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PARA ESCOLAS 1 CONSCIOUS ACTION ABOUT ENERGY EFFICIENCY FOR SCHOOLS AÇÃO CONSCIENTIZADORA ACERCA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PARA ESCOLAS 1 CONSCIOUS ACTION ABOUT ENERGY EFFICIENCY FOR SCHOOLS Natália Krein 2, Gabriel Herinque Danielsson 3, Taciana Paula Enderle 4 1 Pesquisa

Leia mais

Consumo doméstico de eletricidade e redução de gastos 21 de na setembro conta de luz de / 32

Consumo doméstico de eletricidade e redução de gastos 21 de na setembro conta de luz de / 32 Consumo doméstico de eletricidade e redução de gastos na conta de luz Lucas Guimarães Barros CFP/UFRB 21 de setembro de 2013 Consumo doméstico de eletricidade e redução de gastos 21 de na setembro conta

Leia mais

ATITUDES QUE DEVES DE TOMAR: Economizar Reciclar e Reutilizar

ATITUDES QUE DEVES DE TOMAR: Economizar Reciclar e Reutilizar A Crise da Água ATITUDES QUE DEVES DE TOMAR: Economizar Reciclar e Reutilizar ÁGUA A água é um recurso natural que depende da maneira como o Homem a utiliza para ser renovável ou não. Quando se pensa que

Leia mais

Economize água com os produtos Censi

Economize água com os produtos Censi ECONOMIZADORES Economize água com os produtos Censi TIPO DE PRODUTO Produto Censi Consumo Investimento Economia (Mês) Retorno Investimento Economia no Ano Kit Completo Dual Flush 3 ou 6 litros por descarga

Leia mais

cartilha meio ambiente

cartilha meio ambiente cartilha meio ambiente NEGÓCIO Energia renovável MISSÃO Atuar na área de energia renovável com competitividade, respeitando o meio ambiente e contribuindo para o desenvolvimento social. VISÃO Crescer sustentavelmente

Leia mais

Copyright - Usesol Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido a distribuição deste materia sem autorização

Copyright - Usesol Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido a distribuição deste materia sem autorização Eficiência energética o que é? A Eficiência energética consiste na relação entre a quantidade de Energia empregada para uma atividade e aquela disponibilizada para a sua realização. Ou em outras palavras,

Leia mais

Crise Hídrica. O que eu posso fazer? Profa Dra Waverli Maia Matarazzo Neuberger Centro de Sustentabilidade Universidade Metodista de São Paulo

Crise Hídrica. O que eu posso fazer? Profa Dra Waverli Maia Matarazzo Neuberger Centro de Sustentabilidade Universidade Metodista de São Paulo Crise Hídrica O que eu posso fazer? Profa Dra Waverli Maia Matarazzo Neuberger Centro de Sustentabilidade Universidade Metodista de São Paulo Crise Hídrica: Uma Crise Sistêmica A crise hora instalada tem

Leia mais

Apresenta: Dicas para quem tem sede de sustentabilidade

Apresenta: Dicas para quem tem sede de sustentabilidade Apresenta: Dicas p ara qu em tem se de de s us tentab i lidade CAPItao VAREJO em: consumo consciente de agua Enquanto isso, no seu esconderijo secreto... Até que enfim a minha merecida folga chegou! Vou

Leia mais

ROTEIRO DO COLEGIO SANTA CATARINA DE ECONOMIA DE ENERGIA 1

ROTEIRO DO COLEGIO SANTA CATARINA DE ECONOMIA DE ENERGIA 1 ROTEIRO DO COLEGIO SANTA CATARINA DE ECONOMIA DE ENERGIA 1 APRESENTAÇÃO A busca de soluções sustentáveis que visam a causar o mínimo impacto ao meio ambiente tornou-se prioridade mundial. O futuro depende

Leia mais

MANUAL DE ORÇAMENTO FAMILIAR

MANUAL DE ORÇAMENTO FAMILIAR MANUAL DE ORÇAMENTO FAMILIAR INTRODUÇÃO Todo cidadão pode desenvolver habilidades para melhorar sua qualidade de vida e a de seus familiares, a partir de atitudes comportamentais e de conhecimentos básicos

Leia mais

SALVE O MEIO AMBIENTE

SALVE O MEIO AMBIENTE SALVE O MEIO AMBIENTE D O W N L O A D S A U D A V E L W W W. V I V A M E L H O R O N L I N E. C O M Lixo e mais lixo, desmatamentos em série, queimadas que já se tornaram naturais, consumo exagerado de

Leia mais

MANUAL DE CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA. Veja se você está aproveitando a energia com todo o conforto e segurança que ela traz.

MANUAL DE CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA. Veja se você está aproveitando a energia com todo o conforto e segurança que ela traz. MANUAL DE CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA. Veja se você está aproveitando a energia com todo o conforto e segurança que ela traz. QUANDO VOCÊ UTILIZA ENERGIA DE FORMA EFICIENTE, TODO MUNDO SAI GANHANDO.

Leia mais

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS A água é elemento intimamente ligado à vida na Terra e é o mais importante componente dos seres vivos. Somos totalmente dependentes desse recurso natural, assim como qualquer atividade

Leia mais

Limpando a Caixa D'água

Limpando a Caixa D'água Limpando a Caixa D'água É muito importante que se faça a limpeza no mínimo 2 (duas) vezes ao ano. Caixas mal fechadas/tampadas permitem a entrada de pequenos animais e insetos que propiciam sua contaminação.

Leia mais

Apenas três em cada dez brasileiros são consumidores conscientes, mostra SPC Brasil

Apenas três em cada dez brasileiros são consumidores conscientes, mostra SPC Brasil Apenas três em cada dez brasileiros são consumidores conscientes, mostra SPC Brasil Indicador abrange práticas financeiras, ambientais e sociais. Em meio à crise econômica, consumidor contem despesas e

Leia mais

REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO DE RECURSOS NATURAIS

REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO DE RECURSOS NATURAIS CONSUMO CONSCIENTE REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO DE RECURSOS NATURAIS ÁGUA ENERGIA INSUMOS Desenvolvimento Sustentável A ÁGUA NOSSO BEM MAIS PRECIOSO Distribuição de toda água doce 1,8 % 0,96 % 0,02 % 0,001 %

Leia mais

O PODER DOS 5 R S DA SUSTENTABILIDADE

O PODER DOS 5 R S DA SUSTENTABILIDADE O PODER DOS 5 R S DA SUSTENTABILIDADE Autores: Alice Batschike Schlick Eduardo de Alencar Tedardi Gabriela Ayumi Ercoles Glória Garcia da Silva Victor Hugo Teixeira Sustentabilidade é cuidar do que temos

Leia mais

Saneamento no Distrito Federal

Saneamento no Distrito Federal Saneamento no Distrito Federal assunto Eng. Stefan Mühlhofer Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental Superintendente de Projetos Distribuição da Água no Planeta 2,10% 97% 0,90% 0,87% 0,03% Água

Leia mais

Consumo consciente! Orientador: Maicom Daniel

Consumo consciente! Orientador: Maicom Daniel Consumo consciente! Orientador: Maicom Daniel Maicomsegprev@gmail.com Olá 035-991730245 035-991803900 Graduado em Direito Pericia trabalhista Pericia ambiental Orientador: Maicom Daniel Técnico em segurança

Leia mais

Dados para Audiência Pública Energisa Tocantins

Dados para Audiência Pública Energisa Tocantins Palmas, 04 de Março de 2017. Dados para Audiência Pública Energisa Tocantins 1. Informações sobre os Projetos já realizados/em realização. 1.1. Nossa Energia 2015/2016 O projeto Nossa Energia tem como

Leia mais

PRESERVAÇÃO DA ÁGUA ATRAVÉS DE UMA EDUCAÇÃO CONSCIENTE

PRESERVAÇÃO DA ÁGUA ATRAVÉS DE UMA EDUCAÇÃO CONSCIENTE PRESERVAÇÃO DA ÁGUA ATRAVÉS DE UMA EDUCAÇÃO CONSCIENTE QUEIROZ, Larissa Lanay Germano de (1); MEDEIROS, Karla Samantha Cavalcanti de (1); SILVA, Camila Pacheco (2); LIMA, Janailson Araújo de (3) Universidade

Leia mais

Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. CIÊNCIAS DA NATUREZA

Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. CIÊNCIAS DA NATUREZA 2 Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. 3 Habilidades: Refletir sobre a importância da água para o Planeta Terra, para a vida e o

Leia mais

Apenas 28% dos brasileiros são consumidores conscientes, mostra SPC Brasil

Apenas 28% dos brasileiros são consumidores conscientes, mostra SPC Brasil Apenas 28% dos brasileiros são consumidores conscientes, mostra SPC Brasil Indicador abrange práticas financeiras, ambientais e sociais. 25% consideram como principal vantagem a satisfação por fazer algo

Leia mais

AprendA A controlar seu consumo de água

AprendA A controlar seu consumo de água Aprenda a controlar seu consumo de água A água é essencial para a vida e seu valor é inestimável O hidrômetro instalado em sua casa é o aparelho que mede o consumo de água. Faça a leitura periódica dele.

Leia mais

Consumo Consciente. Faz bem para você, para a sociedade e para o planeta

Consumo Consciente. Faz bem para você, para a sociedade e para o planeta Consumo Consciente Faz bem para você, para a sociedade e para o planeta Uma mudança do bem Para nós da Rossi, o consumo consciente é algo vital para a sustentabilidade da sociedade e para o futuro do nosso

Leia mais

Orientação ao Usuário dos Serviços de Água e Esgoto:

Orientação ao Usuário dos Serviços de Água e Esgoto: Orientação ao Usuário dos Serviços de Água e Esgoto: Todo cidadão tem direitos e deveres para com a sociedade e se cada um fizer sua parte, todos irão ganhar. São direitos de todos os cidadãos, referentes

Leia mais

Dados para Audiência Pública Companhia Nacional de Energia Elétrica S/A

Dados para Audiência Pública Companhia Nacional de Energia Elétrica S/A Presidente Prudente, 04 de Março de 2017. Dados para Audiência Pública Companhia Nacional de Energia Elétrica S/A 1. Informações sobre os Projetos já realizados/em realização. 1.1. Nossa Energia O projeto

Leia mais

Dados para Audiência Pública Companhia Força e Luz do Oeste

Dados para Audiência Pública Companhia Força e Luz do Oeste Presidente Prudente, 04 de Março de 2017. Dados para Audiência Pública Companhia Força e Luz do Oeste 1. Informações sobre os Projetos já realizados/em realização. 1.1. Nossa Energia O projeto Nossa Energia

Leia mais

7APOSTILA. Postura na Movimentação e Aproveitamento da Água

7APOSTILA. Postura na Movimentação e Aproveitamento da Água 7APOSTILA Postura na Movimentação e Aproveitamento da Água Caros Colegas, Na nossa sétima apostila abordaremos dois assuntos voltados para a saúde pessoal e social, através de recomendações sobre a postura

Leia mais

Legislações voltadas ao uso racional e à conservação da água

Legislações voltadas ao uso racional e à conservação da água Legislações voltadas ao uso racional e à conservação da água Lei N 10785 de 18 de Setembro de 2003 Aprovada pela câmara municipal de Curitiba, Sr. Prefeito Cássio Taniguchi No município de Curitiba, o

Leia mais

Troca de fechadura 2 21/11/2018

Troca de fechadura 2 21/11/2018 CRUSP - Planilha de manutenção Levantamento considerando solicitações de serviços realizadas no período de 0//208 a 30//208 BLOCO ANDAR MANUTENÇÃO REALIZADA QUANTIDADE DATA DE ENTREGA OBSERVAÇÃO Sala de

Leia mais

Atividade: Combate ao desperdício de energia elétrica. https://pixabay.com/pt/prote%c3%a7%c3%a3o-ambiental-ambiente-natureza /

Atividade: Combate ao desperdício de energia elétrica. https://pixabay.com/pt/prote%c3%a7%c3%a3o-ambiental-ambiente-natureza / Atividade: Combate ao desperdício de energia elétrica https://pixabay.com/pt/prote%c3%a7%c3%a3o-ambiental-ambiente-natureza-544198/ I. Introdução A energia elétrica é um bem precioso, indispensável para

Leia mais

Seu comportamento faz a diferença! Dia Mundial da Água 22 de março

Seu comportamento faz a diferença! Dia Mundial da Água 22 de março Seu comportamento faz a diferença! Dia Mundial da Água 22 de março Como economizar água? 1. Fique somente o tempo necessário no banho. Enquanto usa shampoo no cabelo, desligue o chuveiro. Além da água,

Leia mais

Para usar no Desafio 1

Para usar no Desafio 1 Para usar no Desafio 1 A importância das informações é que elas ampliam nosso conhecimento e, por isso, nos ajudam a escolher que mudanças podemos e queremos fazer. Nome da nossa escola Com as informações

Leia mais

DIA MUNDIAL DA ÁGUA. 22 de MARÇO. Coordenação de Extensão e Pesquisa

DIA MUNDIAL DA ÁGUA. 22 de MARÇO. Coordenação de Extensão e Pesquisa DIA MUNDIAL 22 de MARÇO DA ÁGUA Coordenação de Extensão e Pesquisa PORQUE UM DIA MUNDIAL PARA FALAR SOBRE ÁGUA? Porque a água vai muito além de ser apenas um RECURSO HÍDRICO. Porque a ESCASSEZ da água

Leia mais

ORGANIZE SUA VIDA FINANCEIRA

ORGANIZE SUA VIDA FINANCEIRA ORGANIZE SUA VIDA FINANCEIRA O endividamento inicia com o hábito de primeiro gastar e depois ver como pagar ou, se a mensalidade cabe no bolso, efetuar a compra. Para que isso não aconteça, o primeiro

Leia mais

VOCÊ TEM TUDO PARA SER O POUPE STAR DA SUA CASA.

VOCÊ TEM TUDO PARA SER O POUPE STAR DA SUA CASA. VOCÊ TEM TUDO PARA SER O POUPE STAR DA SUA CASA. FAMÍLIA INTELIGENTE, CONSUMO CONSCIENTE. Poupar energia é bom para todo mundo. Você diminui seus gastos com o orçamento, evita desperdícios e ainda cuida

Leia mais

Como reduzir as contas de Casa

Como reduzir as contas de Casa Como reduzir as contas de Casa 1) Como reduzir a conta de energia elétrica? Crie o hábito de apagar a luz toda vez que sair de um cômodo; Tire todos os aparelhos da tomada quando não estiverem em uso.

Leia mais

TÍTULO DO TRABALHO: CAIXA DE DESCARGA ECONÔMICA E ECOLÓGICA (MODALIDADE: SUSTENTABILIDADE) APRESENTAÇÃO

TÍTULO DO TRABALHO: CAIXA DE DESCARGA ECONÔMICA E ECOLÓGICA (MODALIDADE: SUSTENTABILIDADE) APRESENTAÇÃO TÍTULO DO TRABALHO: CAIXA DE DESCARGA ECONÔMICA E ECOLÓGICA (MODALIDADE: SUSTENTABILIDADE) APRESENTAÇÃO À partir de muita observação e principalmente no contato direto na construção de prédios residenciais

Leia mais

Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO XI 4 o BIMESTRE DICAS PARA CUIDAR DO PLANETA

Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO XI 4 o BIMESTRE DICAS PARA CUIDAR DO PLANETA Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2010. Nome: 2 o ano (1 a série) AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO XI 4 o BIMESTRE Disciplina/Valor Português 4,0 Eixo temático Perceber e atuar Matemática 3,0 Hist./Geog.

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº. Capítulo I. Disposições preliminares

PROJETO DE LEI Nº. Capítulo I. Disposições preliminares PROJETO DE LEI Nº Institui o programa de conservação, uso racional e reaproveitamento de água nas edificações. Capítulo I Disposições preliminares Art. 1º. Fica instituído o Programa de Conservação, Uso

Leia mais

CONSUMO CONSCIENTE. Junho de Slide 1

CONSUMO CONSCIENTE. Junho de Slide 1 CONSUMO CONSCIENTE Junho de 2015 Slide 1 OBJETIVOS DO ESTUDO Formar um indicador para medir os conhecimentos e níveis de práticas de consumo consciente pelo brasileiro. Mapear o entendimento que os consumidores

Leia mais

A reutilização consciente da água em atividades domésticas

A reutilização consciente da água em atividades domésticas A reutilização consciente da água em atividades domésticas Estudantes: Guilherme Resende do Nascimento; Guilherme Rodrigues Tafelli da Silva Orientador: Maísa Gonçalves da Silva; Vítor Martins do Carmo

Leia mais

CISTERNA E PLACA SOLAR...

CISTERNA E PLACA SOLAR... CISTERNA E PLACA SOLAR... E.M.E.F ÂNGELO VENZON NETO Componentes: Adrielli da Costa, Caroline Laís da Silva, Robson Cloves Borges e Thalia Rodrigues. Turma: 7ª Série Disciplina: Matemática Professora:

Leia mais

1 de Outubro Dia Nacional da Água

1 de Outubro Dia Nacional da Água 1 de Outubro Dia Nacional da Água Qual a Distribuição da Águana Terra? Planeta Terra A Água ocupa cerca de ¾ da superfície terrestre. 30% Terra Água 70% 2,80% 0,01% 0,005% Água salgada Água doce 0,63%

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 1. PROVA OBJETIVA

CONCURSO PÚBLICO 1. PROVA OBJETIVA CONCURSO PÚBLICO 1. PROVA OBJETIVA AJUDANTE DE SERVIÇOS GERAIS (LABORATÓRIO) AJUDANTE DE SERVIÇOS GERAIS (MANUTENÇÃO) VOCÊ RECEBEU SUA FOLHA DE RESPOSTAS E ESTE CADERNO CONTENDO 30 QUESTÕES OBJETIVAS.

Leia mais

USO RACIONAL DA ÁGUA 2008

USO RACIONAL DA ÁGUA 2008 USO RACIONAL DA ÁGUA Tipos de Água: Água potável - é a que se pode beber. É fundamental para a vida humana, e é obtida através de tratamentos que eliminam qualquer impureza. Água poluída - É a água suja

Leia mais

Hábitos de Consumo e Meio Ambiente

Hábitos de Consumo e Meio Ambiente Hábitos de Consumo e Meio Ambiente Roberta Atherton Diante da consciência de que os recursos naturais são bens finitos e de valor inestimável, temos o desafio de compatibilizar a promoção do crescimento

Leia mais

planetasustentavel.abril.com.br

planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br

Leia mais

acesse o site e saiba mais: ww w.disputaaz ul.com.br

acesse o site e saiba mais: ww w.disputaaz ul.com.br Educação consciente pela economia de água. acesse o site e saiba mais: ww w.disputaaz ul.com.br A Disputa Azul é uma campanha com o objetivo de estimular os estudantes de escolas públicas e privadas

Leia mais

USO RACIONAL DA ÁGUA: UMA ANÁLISE DO COLÉGIO TIRADENTES DA BRIGADA MILITAR DE IJUÍ 1

USO RACIONAL DA ÁGUA: UMA ANÁLISE DO COLÉGIO TIRADENTES DA BRIGADA MILITAR DE IJUÍ 1 USO RACIONAL DA ÁGUA: UMA ANÁLISE DO COLÉGIO TIRADENTES DA BRIGADA MILITAR DE IJUÍ 1 Francine Bester Damian 2, Nichollas Ryan De Moura Blaszak 3, Vander Edier Ebling Samrsla 4 1 Trabalho de pesquisa desenvolvido

Leia mais

CONSUMO DE ÁGUA E DE ENERGIA ELÉTRICA O que você precisa saber

CONSUMO DE ÁGUA E DE ENERGIA ELÉTRICA O que você precisa saber CONSUMO DE ÁGUA E DE ENERGIA ELÉTRICA O que você precisa saber CONSUMO DE ÁGUA E DE ENERGIA ELÉTRICA FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR PROCON-SP É permitida a reprodução total ou parcial, desde

Leia mais

Taboãoprev Projeto de Uso Racional de Água e Energia Elétrica

Taboãoprev Projeto de Uso Racional de Água e Energia Elétrica Taboãoprev Projeto de Uso Racional de Água e Energia Elétrica 1 Índice 1. Apresentação... 03 2. Conceitos de Projeto de Uso Racional de Água e Energia Elétrica... 04 3. Objetivos do Projeto de Uso Racional

Leia mais

Uso racional de recursos naturais no Instituto Federal

Uso racional de recursos naturais no Instituto Federal Uso racional de recursos naturais no Instituto Federal Sua atitude faz a diferença! Uso racional de recursos naturais no IFNMG Cada vez mais, discute-se o futuro do planeta. A utilização responsável dos

Leia mais

Agora, queremos saber de você, qual o seu método para economizar água?

Agora, queremos saber de você, qual o seu método para economizar água? Publicação Quinzenal Fevereiro 2015 Nº 1.000 Em Abril de 2014 o nosso Informal já havia alertado sobre a crise hídrica que vinha se agravando no país, e nele, trouxemos algumas dicas de economia simples,

Leia mais

Energia. consciente QUAIS SÃO AS AÇÕES QUE VOCÊ PODE TER PARA MELHORAR O MUNDO À SUA VOLTA?

Energia. consciente QUAIS SÃO AS AÇÕES QUE VOCÊ PODE TER PARA MELHORAR O MUNDO À SUA VOLTA? Energia consciente QUAIS SÃO AS AÇÕES QUE VOCÊ PODE TER PARA MELHORAR O MUNDO À SUA VOLTA? Confira, nas próximas páginas, dicas para uma utilização mais racional e consciente da energia. LUZ Durante o

Leia mais

Dados para Audiência Pública Energisa Paraíba

Dados para Audiência Pública Energisa Paraíba João Pessoa, 04 de Março de 2017. Dados para Audiência Pública Energisa Paraíba 1. Informações sobre os Projetos já realizados/em realização. 1.1. Conta Cidadã O projeto Conta Cidadã consiste na troca

Leia mais

Manual de Boas Práticas e Ações

Manual de Boas Práticas e Ações Manual de Boas Práticas e Ações Núcleo de RSA SUMÁRIO I. Introdução II. Responsabilidade Social Voluntariado III. Responsabilidade Ambiental Água Energia Coleta Seletiva e Reciclagem No caminho de uma

Leia mais

Gestão dos Recursos Hídricos Os desafios do século XXI

Gestão dos Recursos Hídricos Os desafios do século XXI Gestão dos Recursos Hídricos Os desafios do século XXI Leocádio Neves e Silva Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente - FUJAMA Associação dos Municípios do Vale do Itapocu - Amvali Maravilha/SC, Julho de

Leia mais

Gerência de Responsabilidade e Interação Social Geris

Gerência de Responsabilidade e Interação Social Geris Gerência de Responsabilidade e Interação Social Geris Objetivos da Geris Melhorar o relacionamento e a imagem da Cagece com os clientes; Garantir a adesão aos novos empreendimentos; Disseminar informações

Leia mais