ATIVIDADES PARA RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR (A): Juliana B. Stoll TURMA: 7º ANO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ATIVIDADES PARA RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR (A): Juliana B. Stoll TURMA: 7º ANO"

Transcrição

1 ATIVIDADES PARA RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR (A): Juliana B. Stoll TURMA: 7º ANO REVISÃO Leia: Na escuridão miserável Eram sete horas da noite quando entrei no carro, ali no Jardim Botânico. Senti que alguém me observava enquanto punha o motor em movimento. Voltei-me e dei com uns olhos grandes e parados como os de um bicho, a me espiar através do vidro da janela junto ao meio-fio. Eram de uma negrinha mirrada, raquítica, um fiapo de gente encostado ao poste parecia animalzinho, não teria mais que uns sete anos. Inclinei-me sobre o banco, abaixando o vidro: - O que foi minha filha? - perguntei, naturalmente, pensando tratar-se de esmola. - Nada não senhor - respondeu-me, com medo, um fio de voz infantil. - O que é que você está me olhando aí? - Nada não senhor - repetiu. - Tou esperando o ônibus... - Onde é que você mora? - Na Praia do Pinto. - Vou para aquele lado. Quer uma carona? Ela vacilou, intimidada. Insisti, abrindo a porta: - Entra aí, que eu te levo. Acabou entrando, sentou-se na pontinha do banco, e enquanto o carro ganhava velocidade ia olhando duro para frente, não ousava fazer o menor movimento. Tentei puxar conversa: - Como é o seu nome? - Teresa. - Quantos anos você tem, Teresa? - Dez. - E o que estava fazendo ali, tão longe de casa? - A casa da minha patroa é ali. - Patroa? Que patroa? Pela sua resposta, pude entender que trabalhava na casa de uma família no Jardim Botânico: lavava roupa, varria a casa, servia a mesa. Entrava às sete da manhã, saía às oito da noite. Hoje saí mais cedo. Foi jantarado. - Você já jantou? - Não. Eu almocei. - Você não almoça todo dia? - Quando tem comida pra levar de casa eu almoço: mamãe faz um embrulho de comida pra mim. - E quando não tem? - Quando não tem, não tem - e ela até parecia sorrir, me olhando pela primeira vez. Na penumbra do carro, suas feições de criança, imunda, encardidas de pobreza, podiam ser as de uma velha. Eu não me continha mais de aflição, pensando nos meus filhos bem nutridos - um engasgo na garganta me afogava no que os homens experimentados chamam de sentimentalismo burguês. - Mas não te dão comida lá? - perguntei revoltado. - Quando eu peço eles dão. Mas descontam no ordenado. Mamãe disse pra eu não pedir. - E quanto é que você ganha?

2 Diminuí a marcha, assombrado, quase parei o carro! Ela mencionara uma importância ridícula, uma ninharia, não mais que alguns trocados. Meu impulso era voltar, bater na porta da tal mulher e meter-lhe a mão na cara. - Como é que você foi parar na casa dessa... foi parar nessa casa? - perguntei ainda, enquanto o carro, ao fim de uma rua do Leblon, se aproximava das vielas da Praia do Pinto. Ela disparou a falar: - Eu estava na feira com mamãe e então a madame pediu para eu carregar as compras. E aí no outro dia pediu a mamãe pra eu trabalhar na casa dela, então mamãe deixou porque mamãe não pode deixar os filhos todos sozinhos e lá em casa é sete meninos fora dois grandes que já são soldados. Pode parar que é aqui moço, obrigado. Mal detive o carro, ela abriu a porta e saltou, saiu correndo, perdeu-se logo na escuridão miserável da Praia do Pinto... (Fernando Sabino) 1ª Questão A crônica é quase sempre um texto curto, com poucas personagens, que se inicia quando os fatos principais da narrativa estão por acontecer. Por essa razão, o tempo e o espaço são limitados. Na crônica Na escuridão miserável", quais são as personagens envolvidas na história, onde acontecem os fatos narrados e qual o tempo de duração desses fatos? 2ª Questão Na crônica, os fatos podem ser narrados por um narrador-observador ou por um narradorpersonagem. Qual o tipo de narrador na crônica Na escuridão miserável? Justifique sua resposta. 3ª Questão Outra característica das crônicas é que o cronista volta seu olhar atento para notícias veiculadas em jornais falados e escritos e para fatos do dia-a-dia. E os registra com sensibilidade e poesia, ora provocando humor, ora provocando uma reflexão crítica acerca da realidade. A história retratada na crônica lida é apenas ficcional, ou seja, inventada pelo cronista? Justifique sua resposta. 4ª Questão Conclua: a crônica se limita a narrar fatos ou busca uma abordagem mais abrangente deles? 5ª Questão Que objetivos o autor da crônica Na escuridão miserável tem em vista: criar humor e divertir ou levar o leitor a refletir criticamente sobre a vida e os comportamentos humanos? Por quê?

3 6ª Questão Estudamos essas duas classificações do predicado: verbal e nominal. Então, leia os enunciados abaixo, retirados do texto Na escuridão miserável e classifique os predicados: a) Ela era uma negrinha mirrada, raquítica. b) Você não come todo dia? 7ª Questão (Adjunto Adverbial é o termo da oração que indica uma circunstância (dando ideia de tempo, lugar, modo, causa, finalidade, etc.). O adjunto adverbial é o termo que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de um advérbio.) - Leia as frases abaixo e observe os termos destacados, em seguida, identifique a circunstância que o adjunto adverbial indica: a)...entrei no carro, ali no Jardim Botânico... b) Eu estava na feira com mamãe... c) Entrava às sete da manhã, saía às oito da noite. d)...sentou-se na pontinha do banco... e)...aí no outro dia pediu a mamãe pra eu trabalhar na casa dela... 8ª Questão Sabendo que figuras de linguagem são recursos que tornam as mensagens que emitimos mais expressivas, classifique das orações abaixo os termos destacados em: METÁFORA HIPÉRBOLE ANTÍTESE COMPARAÇÃO: a) Voltei-me e dei com uns olhos grandes e parados como os de um bicho, a me espiar através do vidro da janela junto ao meio-fio. b) Eram de uma negrinha mirrada, raquítica, um fiapo de gente encostado ao poste parecia um animalzinho, não teria mais que uns sete anos. c) Mal detive o carro, ela abriu a porta e saltou, saiu correndo, perdeu-se logo na escuridão miserável da Praia do Pinto... d) Entrava às sete da manhã, saía às oito da noite. e) Na penumbra do carro, suas feições de criança, imunda, encardidas de pobreza, podiam ser as de uma velha.

4 9ª Questão Estudamos algumas figuras de linguagem, além dessas do exercício anterior, como: metonímia, eufemismo, personificação ou prosopopeia. Identifique as figuras de linguagem presentes nos trechos abaixo: a) O sol nasce mais cedo no verão. b) O doente entregou a alma a Deus. c) Ele tomou um copo de suco. d) Lorena adora ler Jorge Amado. e) Nunca vi essa praia com ondas assim tão raivosas. 10ª Questão Leia o texto abaixo: Quarta copa dos campeões de 2005 de Taekwondo No dia 12/06/2005, será realizado, na quadra poliesportiva do Palmital, localizada na Praça da Savassi, em Santa Luzia/MG, a Quarta Copa dos Campeões de 2005 de taekwondo, sob coordenação do Mestre João Batista e da Professora Adriana. O evento começará pontualmente às 8:00h, com término programado para as 17:00h... Para acesso ao local das competições, será exigida a entrega de um quilo de alimento não perecível. O Grito, O jornal do Alto Rio das Velhas. Santa Luzia: 8 a 14 jun. 05. p Identifique as circunstâncias expressas pelos adjuntos adverbiais destacados: a) No dia 12/06/2005 b) na quadra poliesportiva do Palmital c) na Praça da Savassi em Santa Luzia/MG d) pontualmente e) não 11ª Questão Lembrando dos estudos sobre os tipos de predicados: verbal ou nominal, identifique os tipos de predicado presentes nas orações abaixo. Veja o exemplo: - O inverno chegou ontem. Predicado: chegou ontem. Núcleo do predicado: chegou. Tipo de Predicado: verbal a) Matheus pediu socorro durante o evento. Predicado: Núcleo do predicado: Tipo de Predicado:

5 b) Meu avô anda preocupado com você. Predicado: Núcleo do predicado: Tipo de Predicado: c) Ele ficou assustado. Predicado: Núcleo do predicado: Tipo de Predicado: d) Júlia estudou com o irmão para a prova de Português. Predicado: Núcleo do predicado: Tipo de Predicado: 12ª Questão Leia um trecho do texto II: Batem estacas no terreno morto. No terreno morto surge vida nova. As goiabeiras do velho parque E os roseirais, abandonados, Serão cortados E derrubados. Um prédio novo de dez andares, Frio e cinzento, Terá seu corpo de cimento armado Enraizado no velho parque De goiabeiras De roseirais... - Estudamos que existem dois processos principais de formação de palavras: a derivação e a composição. Na derivação, uma palavra é formada a partir de outra. A palavra derivada apresenta apenas um radical. Identifique nas palavras destacadas o processo de derivação (prefixal; sufixal; parassintética ou por prefixação e sufixação): - terreno: - goiabeiras: - roseiras: - enraizado: 13ª Questão Leia e depois responda as questões abaixo:...é o que poderia se chamar de vingança da natureza- foi assim que terminou o seu relato o amigo beija-flor. Por isso ele estava tão feliz, beijocando todas as flores, aliás, um colibri bem assanhado, passava flor por ali, ele já sapecava um beijão...

6 a) A palavra beija-flor foi formada pelo processo de composição, que é quando duas ou mais palavras se unem formando outra de sentido diferente. Identifique a composição utilizada para formar essa palavra: b) Aparecem dentro do trecho duas palavras derivadas por sufixação, então, indique quais são essas palavras: 14ª Questão Leia este fragmento de uma crônica: Sinto nojo e medo de lagartixinha doméstica, acabei odiando o pobre bicho. Outro dia vi um menino brincar com uma, das menores por sinal, e estremeci como se a criança estivesse a catucar um jacaré. Meu apartamento vinha sendo a residência de três enormes lagartixinhas. Noites maldormidas. Pensei: preciso matá-las para livrar-me do receio de que me caiam na cara durante o sono. [...] Paulo Mendes Campos. Lagartixa. In: Balé do pato e outras crônicas. São Paulo: Ática, a) Identifique no texto um substantivo, no plural, que apresenta um sufixo indicador de diminutivo. b) O adjetivo que acompanha esse substantivo estabelece uma contradição. Que contradição é essa? Explique. c) Que sentimentos do narrador essa contradição reforça? d) Forme duas outras palavras com a palavra nojo. 15ª Questão Leia: A raposa e as Uvas Uma raposa passou por baixo de uma parreira carregada de uvas. Ficou logo com muita vontade de apanhar as uvas para comer. Deu muitos saltos, tentou subir na parreira, mas não conseguiu. Depois de muito tentar foi-se embora, dizendo: - Eu nem estou ligando para as uvas. Elas estão verdes mesmo. Ruth Rocha. Fábulas de Esopo, São Paulo, FTD,1992. a) No texto acima, a expressão grifada SE substituiu: ( )a raposa; ( )as uvas; ( )a parreira.

7 b) A classe de palavras que substitui ou acompanha os nomes é: c) Leia:...Deu muitos saltos, tentou subir na parreira, mas não conseguiu... As palavras destacadas são: 16ª Questão Venha logo me visitar. Você vai ver que lindas praias temos no litoral de São Paulo. - Agora, responda: a) Qual o substantivo próprio que aparece dentro do texto. b) Identifique um pronome pessoal na frase. c) Adjetivo é a classe de palavras que indica qualidade ou característica do substantivo, conforme estudamos nas revisões feitas em sala de aula. Indique o adjetivo presente no trecho. d) A qual substantivo esse adjetivo se refere? e) Re-escreva a frase acrescentando um numeral. 17ª Questão Leia o trecho abaixo: (...) No segundo filme, Shrek é apresentado aos pais de Fiona, que não ficam nada contentes por serem genros de um ogro. Aí entra a fada malvada, que faz de tudo para separar Fiona de Shrek. Ela faz isso porque deseja que a princesa se case com seu filho. Tudo isso é bem diferente dos contos de fadas tradicionais, você não acha? (De fadas a ogros, Celina Diaféria.) a) Identifique o numeral que está no texto e classifique-o. b) As palavras que estão em negrito podem ser classificadas morfologicamente em: c) Indique o único verbo de ligação que aparece no texto.

Colégio SOTER - Caderno de Atividades - 7º Ano - Língua Portuguesa - 1º Bimestre

Colégio SOTER - Caderno de Atividades - 7º Ano - Língua Portuguesa - 1º Bimestre NESTE CADERNO DE EXERCÍCIOS ALGUMAS PERGUNTAS COMO AS RESPOSTAS DEVERÃO SER TRANSCRITAS PARA SEU O CADERNO. Crônica Fique sabendo agora os ingredientes de uma crônica ou, em outras palavras, como se faz

Leia mais

Ensino de leitura e escrita na escola básica: um relato de experiência.

Ensino de leitura e escrita na escola básica: um relato de experiência. Ensino de leitura e escrita na escola básica: um relato de experiência. Marcelle Veridiano Candido de SOUZA Universidade do Estado do Rio de Janeiro celleveri18@hotmail.com Rita Carolina Ribeiro MARTINS

Leia mais

RASCUNHO DO CARTÃO-RESPOSTA

RASCUNHO DO CARTÃO-RESPOSTA Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Agroindústria Instruções Gerais: 1. Confira os dados impressos no cartão resposta que lhe foi entregue juntamente com a prova. Quaisquer problemas deverão ser

Leia mais

- simulado de outubro 2016

- simulado de outubro 2016 GABARITO: 01A-02B-03E-04D-05C-06A-07C-08E-09D-10C-11E-12C-13B-14D-15C-16E-17D-18B-19D-20B-21B-22D-23E-24B-25A-26B-27D-28B- 29C-30C-31A-32D-33B-34C-35A-36B MATEMÁTICA 12 questões valor de 0,000 (zero) a

Leia mais

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 3 bim. 2017 Disciplina: P - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do trabalho será composta por análise sintática e

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental Leia o texto a seguir e responda ao que se pede. A professora passou a lição de casa: fazer uma redação com o tema Mãe só tem uma. No dia seguinte, cada aluno leu a sua redação. Todas mais ou menos dizendo

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9 ANO 3 BIMESTRE AUTORIA FLAVIA ALVES GOMES Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR Noite dos Capitães da Areia João Grande passa por debaixo da

Leia mais

Exercício de Reforço de Língua Portuguesa 1º Ano A RAPOSA E AS UVAS. Fábulas de Esopo, de Ruth Rocha. São Paulo: FTD,1992.

Exercício de Reforço de Língua Portuguesa 1º Ano A RAPOSA E AS UVAS. Fábulas de Esopo, de Ruth Rocha. São Paulo: FTD,1992. Exercício de Reforço de Língua Portuguesa 1º Ano Leia e responda. A RAPOSA E AS UVAS UMA RAPOSA PASSOU POR BAIXO DE UMA PARREIRA CARREGADA DE LINDAS UVAS. FICOU LOGO COM MUITA VONTADE DE APANHAR AS UVAS

Leia mais

Roteiro de Recuperação Paralela de Gramática/texto. Queremos a infância para nós

Roteiro de Recuperação Paralela de Gramática/texto. Queremos a infância para nós Roteiro de Recuperação Paralela de Gramática/texto Professor (a) da Disciplina: Data: /11/14 3º trimestre Aluno (a): Nº: 7º ano Ensino Fundamental II Período: Matutino Queremos a infância para nós "O mundo

Leia mais

Matriz de Língua Portuguesa de 4ª série Comentários sobre os Tópicos e Descritores Exemplos de itens

Matriz de Língua Portuguesa de 4ª série Comentários sobre os Tópicos e Descritores Exemplos de itens Matriz de Língua Portuguesa de 4ª série Comentários sobre os Tópicos e Descritores Exemplos de itens Tópico IV Coerência e coesão no processamento do texto O Tópico IV trata dos elementos que constituem

Leia mais

Língua Portuguesa A MORFOSSINTAXE. Profª. Fernanda Machado

Língua Portuguesa A MORFOSSINTAXE. Profª. Fernanda Machado Língua Portuguesa A MORFOSSINTAXE Profª. Fernanda Machado Nesta bimestral você está aprendendo sobre diversos conceitos como Morfologia e Sintaxe, e partir desses conceitos vamos revisar os principais

Leia mais

Aluno(a): nº: Turma: Data: / / Matéria: Português. O diamante

Aluno(a): nº: Turma: Data: / / Matéria: Português. O diamante Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 6º Ano EF Data: / / 2018 Trabalho Recuperação Semestral Professor(a): Regiane Matéria: Português VALOR: O diamante Um dia, Maria chegou em casa da escola, muito triste. O

Leia mais

Recuperação. Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português

Recuperação. Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português TIPO DE AVALIAÇÃO: Lista de Exercícios Recuperação Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português Data: Professor(a): Érica Beatriz Nota: Leia o texto de Clarice Lispector e veja

Leia mais

Exercícios sobre tipos de predicado

Exercícios sobre tipos de predicado Exercícios sobre tipos de predicado Exercício 1: Identifique a alternativa em que aparece um predicado verbo-nominal: Os viajantes chegaram cedo ao destino. Demitiram o secretário da instituição. Nomearam

Leia mais

Concurseiro. Sinta-se a vontade para estudar conosco. Português Prof. Joaquim Bispo. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Sinta-se a vontade para estudar conosco. Português Prof. Joaquim Bispo. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 SINTAXE DA ORAÇÃO Aula 2 Sintaxe: é a parte da gramática

Leia mais

"Ensinar e aprender é o nosso OBJETIVO" C O L É G I O I N T E G R A D O D E O S A S C O Ensino de Educação Infantil, Fundamental e Médio

Ensinar e aprender é o nosso OBJETIVO C O L É G I O I N T E G R A D O D E O S A S C O Ensino de Educação Infantil, Fundamental e Médio Valor da Prova DEZ NOTA Aluno(a): N.º R.M.: Data: 06/03/2014 Série: 2ª Período: Ensino: Médio Bim.: 1º Disciplina: Português Professor: Sérgio/Rodrigo Tarefa de Casa 1 1) Identifique e classifique os sujeitos

Leia mais

TEXTO I EU, O LIVRO. 1. (1,2) Sobre o texto I, faça as questões propostas: a) Identifique o narrador do texto I.

TEXTO I EU, O LIVRO. 1. (1,2) Sobre o texto I, faça as questões propostas: a) Identifique o narrador do texto I. NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 05 / 07 / 2017 TEXTO I EU, O LIVRO Sou muito especial. Minha tecnologia é insuperável. Funciono sem fios, bateria, pilhas ou circuitos eletrônicos. Sou útil

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 3 / 7 / 2018 TEXTO 1 1) LEIA o texto: ATITUDE SUSPEITA Luis Fernando Verissimo Sempre me intriga

Leia mais

PORTUGUÊS EXERCÍCIO DE REVISÃO FICHA 1. Canção da América

PORTUGUÊS EXERCÍCIO DE REVISÃO FICHA 1. Canção da América PROFESSOR(A): FERNANDA MACHADO ALUNO(A): Nº SÉRIE: 7º ANO TURMA: TURNO: MANHÃ / /2018 EXERCÍCIO DE REVISÃO FICHA 1 Canção da América PORTUGUÊS Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves, dentro

Leia mais

SUJEITO TIPOS DE SUJEITO

SUJEITO TIPOS DE SUJEITO Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa 9 ano Professora: Lusia Raquel SUJEITO TIPOS DE SUJEITO Caicó RN 2018 SUJEITO SIMPLES Sujeito simples: é aquele que possui apenas um núcleo,

Leia mais

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação Disciplina: P. TEXTO Professor: Valdeci Lopes TRABALHO 2016 Ano: 8 ano Ensino: F. II Data de entrega : Entregar no dia da avaliação O trabalho será composto por duas partes: Exercícios de gramática (2.0

Leia mais

Coesão e coerência Textuais

Coesão e coerência Textuais Coesão e coerência Textuais Prof. Dr. Luís Cláudio Dallier Professor das Faculdades COC RETOMANDO... Que dificuldades ou desafios você encontra ao trabalhar coesão e coerência textuais com seus alunos?

Leia mais

Questão 01. Preencha as tabelas abaixo, conjugando os verbos nos tempos do modo indicativo. Verbo: AMAR

Questão 01. Preencha as tabelas abaixo, conjugando os verbos nos tempos do modo indicativo. Verbo: AMAR NOME: DATA: / /2017 TRABALHO DE RECUPERAÇÃO / 2º TRIMESTRE ANO: 7º TURMA: TURNO: Matutino Vespertino Assinatura do Responsável: PROFESSORA: ROSANA NOTA: VALOR: 12,0 pontos Questão 01. Preencha as tabelas

Leia mais

VERBO DE LIGAÇÃO E PREDICATIVO DO SUJEITO

VERBO DE LIGAÇÃO E PREDICATIVO DO SUJEITO VERBO DE LIGAÇÃO E PREDICATIVO DO SUJEITO Verbo de Ligação É aquele que, expressando estado, liga características ao sujeito, estabelecendo entre eles (sujeito e características) certos tipos de relações.

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Conteúdo: Recuperação do 4 Bimestre L. Portuguesa Artigo de Opinião Adjunto Adverbial e Classificação Adjunto Adnominal Complemento Nominal Aposto e Vocativo Obs.:

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA NOTA: ENSINO FUNDAMENTAL II ANO: 8º TURMAS: ABCDE TIPO: U ETAPA: 2ª PROFESSORES: IRANI RODRIGUES E ADÉLCIO DIAS

LÍNGUA PORTUGUESA NOTA: ENSINO FUNDAMENTAL II ANO: 8º TURMAS: ABCDE TIPO: U ETAPA: 2ª PROFESSORES: IRANI RODRIGUES E ADÉLCIO DIAS LÍNGUA PORTUGUESA PARALELA NOTA: ETAPA: 2ª PROFESSORES: IRANI RODRIGUES E ADÉLCIO DIAS VALOR: 3,5 PONTOS ALUNO(A): Nº: DATA: /09/2017 ASSINATURA DO RESPONSÁVEL: INSTRUÇÕES: 1. Esta atividade contém 19

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Língua Portuguesa - 4º Bimestre Nome: Ano: 7º A / B Prof. Júlio Reis N.: / /17 Conteúdo: Artigo de opinião complemento nominal adjunto adnominal

Leia mais

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PARALELA. 3ª Etapa 2010

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PARALELA. 3ª Etapa 2010 COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3ª Etapa 2010 Disciplina: Língua Portuguesa. Educadora: Luise. Ano: 6º. Turmas: manhã e tarde. Caro educando, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

Aula 16 Termos essenciais da oração. Professor Guga Valente

Aula 16 Termos essenciais da oração. Professor Guga Valente Aula 16 Termos essenciais da oração Professor Guga Valente Termos essenciais 1. Termos essenciais: aqueles que são indispensáveis, isto é, não podem faltar. São eles: sujeito e predicado. 2. Termos integrantes:

Leia mais

DOURADINHO, O DISTRAÍDO

DOURADINHO, O DISTRAÍDO SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 25 / / 207 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Nome: Questões para estudo 4º Bimestre N.: 7 Ano Ensino Fundamental II Seus filhos são o que você come Uma pesquisa feita na Universidade Federal de Santa Catarina

Leia mais

ESCOLA DATA: / / PROF: TURMA: NOME:

ESCOLA DATA: / / PROF: TURMA: NOME: ESCOLA DATA: / / PROF: TURMA: NOME: Leia: Conversa de menino Amanheceu aberta uma rosa, uma rosa grande e rubra, na roseira do meu jardim. Modesto jardim à moda antiga, um pedaço de grama, um pé de manacá,

Leia mais

EXERCÍCIOS. Estudo para a Avaliação Trimestral. 2º Trimestre

EXERCÍCIOS. Estudo para a Avaliação Trimestral. 2º Trimestre EXERCÍCIOS Estudo para a Avaliação Trimestral 2º Trimestre A publicidade abaixo tem o seguinte texto: A vez da agricultura familiar em Santa Bárbara. Essa sequência de palavras é uma frase? Por quê? É

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL NA PARAÍBA

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL NA PARAÍBA 2011 PODER JUDICIÁRIO Seleção de Estágio Curso Engenharia Civil Prova Objetiva LEIA COM ATENÇÃO: A duração das provas objetiva e subjetiva será de 4 (quatro) horas; Cada questão vale 0,25 (vinte cinco

Leia mais

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 3 º TRIMESTRE 2011

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 3 º TRIMESTRE 2011 PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 3 º TRIMESTRE 2011 PROF. MARCUS NOME N o 9 a ANO A compreensão do enunciado faz parte da questão. Não faça perguntas ao examinador. A prova deve ser feita com caneta azul ou

Leia mais

Anedota. Apresente dois recursos usados pelo autor dessa anedota para provocar o humor, a graça. Depois explique de acordo com o contexto.

Anedota. Apresente dois recursos usados pelo autor dessa anedota para provocar o humor, a graça. Depois explique de acordo com o contexto. PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE DE 2010 PROFª GICÉLIA NOME Nº 6º ANO Você já sabe que deve usar caneta preta ou azul, evitar rasuras, caprichar na letra, desenvolver respostas completas e não utilizar

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH)

LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH) LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH) Introdução ao Estudo do Predicado... PREDICADO Aquilo que é dito em relação ao sujeito*; tudo na oração, exceto o sujeito. Exemplos Paulo comprou um livro. A aluna

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 5ºAno 1.5 LÍNGUA PORTUGUESA 1º período 5 de abril de 2016 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora:

Leia mais

PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO)

PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO) Instituto de Educação Infantil e Juvenil 9º ANO Inverno, 2017. Londrina, de. Nome: PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO) Leia a frase abaixo e reescreva-a utilizando as normas gramaticais. O

Leia mais

Atividades de férias. As férias estão chegando, aproveite para descansar, brincar, divertir-se com sua família, passear, viajar...

Atividades de férias. As férias estão chegando, aproveite para descansar, brincar, divertir-se com sua família, passear, viajar... 4º ano Querido(a) educando(a), Atividades de férias As férias estão chegando, aproveite para descansar, brincar, divertir-se com sua família, passear, viajar... Mas para continuar progredindo e melhorar

Leia mais

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS RELATOS DE VIAGEM Características e finalidade VAMOS RECORDAR? O autor regista fatos e acontecimentos ocorridos ao longo de uma viagem, por meio de suas próprias perspectivas

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 14 / 3 / 2018 SOCOOOORRO! TEM UMA BRUXA NA MINHA JANELA! Certa manhã, ao abrir a janela do

Leia mais

Se você encontrasse um amigo em dificuldade, você o ajudaria? Leia o texto que narra a história de quatro animais que são verdadeiros amigos.

Se você encontrasse um amigo em dificuldade, você o ajudaria? Leia o texto que narra a história de quatro animais que são verdadeiros amigos. Nome: Ensino: F undamental 4 o ano urma: Língua Por ortuguesa T Data: 11/8/2009 Se você encontrasse um amigo em dificuldade, você o ajudaria? Leia o texto que narra a história de quatro animais que são

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 54 Predicado II

Bárbara da Silva. Português. Aula 54 Predicado II Bárbara da Silva Português Aula 54 Predicado II Predicado Nominal Apresenta as seguintes características: a) Possui um nome (substantivo ou adjetivo) como núcleo; b) É formado por um verbo de ligação mais

Leia mais

Roteiro de Recuperação Paralela de Gram/Texto II

Roteiro de Recuperação Paralela de Gram/Texto II Roteiro de Recuperação Paralela de Gram/Texto II Professor(a) da Disciplina: Data: /05/2019 1º TRIMESTRE Aluno (a): Nº 6º ano Ensino Fundamental II Período: Matutino Conteúdos: Leitura e compreensão de

Leia mais

Lista de exercícios de recuperação Aluno (a):

Lista de exercícios de recuperação Aluno (a): Lista de exercícios de recuperação Aluno (a): Turma: 3ª série: Professor: Leandro (Ensino médio) Disciplina: Português Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8 ano Professor: Daniel Disciplina: Português No Anhanguera você é + Enem TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 01. Liste os tempos verbais do modo indicativo e do modo

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION. Lições de Língua Portuguesa, História e Vivência Religiosa - 4º ano. O galo e a raposa

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION. Lições de Língua Portuguesa, História e Vivência Religiosa - 4º ano. O galo e a raposa COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do Livro Lições de Língua Portuguesa, História e Vivência Religiosa - 4º ano 4º ano A e B quinta-feira Segunda-feira Curitiba, 12 de agosto de 2013. 1- Leia o texto

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua portuguesa Desafio de Português 4 ano EF 3D 2016 1/ 6 1. Leia o texto a seguir CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2016 Língua portuguesa Direção: Ano : 4 Ef a) Agora, indique o gênero

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== Texto 1 O Sapo e a Cobra Era uma

Leia mais

Fonte:intervox.nce.ufrj.br/~diniz/d/direito/ ouapostila_portugues_varlinguistica_2.pdf

Fonte:intervox.nce.ufrj.br/~diniz/d/direito/ ouapostila_portugues_varlinguistica_2.pdf Sobre Variação Linguística Você já conversou com uma pessoa simples, que vive na roça? Teve oportunidade de observar como essa pessoa fala? Leia o texto a seguir: Texto I Seu dotô me conhece? Patativa

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2013 LÍNGUA PORTUGUESA Direção: ANO: 4 EF 1. Leia a história a seguir. A) O que deixa este texto engraçado é: (a) o fato do supermercado

Leia mais

Leia: É uma Partida de Futebol

Leia: É uma Partida de Futebol ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR (A): Juliana B. Stoll TURMA: 7º Ano Matutino REVISÃO Leia: É uma Partida de Futebol Bola na trave não altera o placar Bola na área sem ninguém

Leia mais

Roteiro de Recuperação Gramática/Texto

Roteiro de Recuperação Gramática/Texto Roteiro de Recuperação Gramática/Texto Professora da Disciplina: Maria Inez F de Jesus Data: /11/16 3º TRIMESTRE Aluno (a): Nº 7 º ano Ensino: Fund II Período: Matutino Conteúdo Interpretação de texto

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL NA PARAÍBA

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL NA PARAÍBA 2011 PODER JUDICIÁRIO Prova Objetiva Seleção de Estágio Curso Tecnologia da Informação DESENVOLVIMENTO WEB LEIA COM ATENÇÃO: A duração das provas objetiva e subjetiva será de 4 (quatro) horas; Cada questão

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MÁRIO PAIXÃO

LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MÁRIO PAIXÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MÁRIO PAIXÃO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Trabalho: a trajetória humana, suas produções e manifestações. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Frações decimais e números decimais; Operações com frações; Operações com

Leia mais

Tatuagem. 02- Qual a pessoa do discurso empregada para narrar a crônica? Ela participa da história? R.:

Tatuagem. 02- Qual a pessoa do discurso empregada para narrar a crônica? Ela participa da história? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== Tatuagem Enfermeira

Leia mais

Lembre-se: normalmente, o substantivo funciona como núcleo de um termo da oração, e o adjetivo, como adjunto adnominal.

Lembre-se: normalmente, o substantivo funciona como núcleo de um termo da oração, e o adjetivo, como adjunto adnominal. CONCORDÂNCIA NOMINAL A concordância nominal se baseia na relação entre um substantivo (ou pronome, ou numeral substantivo) e as palavras que a ele se ligam para caracterizá-lo (artigos, adjetivos, pronomes

Leia mais

- Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu. - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu.

- Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu. - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu. - Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu. COMPLEMENTO NOMINAL É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se

Leia mais

PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Português Português 5º Ano Prova: B. Agrupamento de Escolas Silves Sul

PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Português Português 5º Ano Prova: B. Agrupamento de Escolas Silves Sul Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Português Português 5º Ano Prova: B Nome: Ano: Turma: Nº.: Data: Assinatura do Professor

Leia mais

ATIVIDADES PARA RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR (A): Juliana B. Stoll TURMA: 8º ANO

ATIVIDADES PARA RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR (A): Juliana B. Stoll TURMA: 8º ANO ATIVIDADES PARA RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR (A): Juliana B. Stoll TURMA: 8º ANO REVISÃO Leia: PERDENDO A CIVILIDADE Tenho por hábito parar em sinais vermelhos à noite. Mas infelizmente

Leia mais

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional.

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional. Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia divide

Leia mais

EXERCÍCIOS DE ANÁLISE SINTÁTICA (PERÍODO SIMPLES) adnominal;

EXERCÍCIOS DE ANÁLISE SINTÁTICA (PERÍODO SIMPLES) adnominal; EXERCÍCIOS DE ANÁLISE SINTÁTICA (PERÍODO SIMPLES) 1. Considere a frase Ele andava triste porque não encontrava a companheira os verbos grifados são a) transitivo direto de ligação; b) de ligação intransitivo;

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos do 9º Ano 3º/4º Bimestre 2016 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Fátima Data: / /2016 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Língua Portuguesa Resultado

Leia mais

5º ano. Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016

5º ano. Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016 4 Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016 5º ano Leia o texto abaixo, em seguida responda. PECHADA O apelido foi instantâneo. No primeiro dia de aula, o aluno novo já estava sendo chamado de Gaúcho.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina Diretoria Educacional AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina Diretoria Educacional AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA LÍNGUA PORTUGUESA 3º ANO Escola: Aluno: 1 - FAÇA UM X NO QUADRINHO DAS LETRAS QUE A PROFESSORA VAI DITAR: A) B F P B) R E D C) P A Q D) P U C 2 DEU A LOUCA NO COMPUTADOR NA HORA DE DIGITAR. LEIA E OBSERVE:

Leia mais

Aula 00. Professor: Décio Terror DEMO

Aula 00. Professor: Décio Terror DEMO Aula 00 Professor: Décio Terror Olá, pessoal! O concurso do TCM RJ está chegando, por isso preparamos um resumão de Língua Portuguesa em vídeo para você revisar tudo o que pode cair na prova!! Sou o professor

Leia mais

O JACARÉ QUE COMEU O SOL Joel Rufino dos Santos

O JACARÉ QUE COMEU O SOL Joel Rufino dos Santos PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== O JACARÉ QUE COMEU O SOL Joel

Leia mais

PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Português Português 5º Ano Prova: A. Agrupamento de Escolas Silves Sul

PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Português Português 5º Ano Prova: A. Agrupamento de Escolas Silves Sul Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Português Português 5º Ano Prova: A Nome: Ano: Turma: Nº.: Data: Assinatura do Professor

Leia mais

Simulado Aula 03 CEF PORTUGUÊS. Prof. Carlos Zambeli

Simulado Aula 03 CEF PORTUGUÊS. Prof. Carlos Zambeli Simulado Aula 03 CEF PORTUGUÊS Prof. Carlos Zambeli Português 1. Havia lá outra família morando conosco, e a mãe e o pai estavam sempre brigando, e um de seus filhos era maior do que eu e batia em mim,

Leia mais

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina:Português Professor (a): Cris Souto Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe substantivo, verbo, Morfologia. Morfologia classes gramaticais

Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe substantivo, verbo, Morfologia. Morfologia classes gramaticais Língua Portuguesa Nesta bimestral você aprendeu sobre diversos conceitos como Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe, e partir desses conceitos vamos revisar os principais assuntos estudados. Quando falamos

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

a) Onde estava o peixinho quando foi pescado? R.: b) Quem pescou o peixinho? R.: c) Onde morava o peixinho? R.:

a) Onde estava o peixinho quando foi pescado? R.: b) Quem pescou o peixinho? R.: c) Onde morava o peixinho? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 3 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== TEXTO 1 ZELINHA E O PEIXINHO

Leia mais

Lista de Revisão - 1º trimestre

Lista de Revisão - 1º trimestre Estudante: Educador: Patrícia Carla 6º Ano/Turma: C. Curricular: Língua Portuguesa Lista de Revisão - 1º trimestre Questão 1 - Leia esta tira e responda: a) A fala de Hagar não foi bem entendida por Eddie.

Leia mais

SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET. Professora: Sandra Franco

SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET. Professora: Sandra Franco SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET Professora: Sandra Franco 1. Aposto e a vírgula. 2. Adjunto Adverbial e a vírgula. 3. Vocativo e a vírgula. 4. Uso da Vírgula. Resumo. 5. Exercícios. 1. Aposto e a vírgula.

Leia mais

Obs: *Predicativo do sujeito Ex.: A situação parece perfeita. * Predicativo do objeto Ex.: Os presos acharam a comida péssima.

Obs: *Predicativo do sujeito Ex.: A situação parece perfeita. * Predicativo do objeto Ex.: Os presos acharam a comida péssima. Obs: *Predicativo do sujeito Ex.: A situação parece perfeita. * Predicativo do objeto Ex.: Os presos acharam a comida péssima. Termos essenciais 1) Sujeito: é o termo a respeito do qual se declara alguma

Leia mais

Língua. Portuguesa. Sintaxe da Oração

Língua. Portuguesa. Sintaxe da Oração Língua Portuguesa Sintaxe da Oração Frase Oração Período Frase: Bom dia! Ele resolveu a questão. Oração: Ele resolveu a questão. Espero que ele resolva a questão. Frase Oração Período Período Simples:

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 3 ano EF 4D 2014 1/ 5 1. Observe a história em quadrinhos. CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 4 o DESAFIO CENM - 2014 Língua Portuguesa Direção: Ano: 3 Ef Você já

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA EDINALDA CARLA FERREIRA PINTO LIMA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1 O soneto Ao Cair da Tarde, é de Emiliano

Leia mais

CONCEITOS GRAMATICAIS PARA ESTUDO CARLA FRASE. FRASE VERBAL: é frase que apresenta verbo ou locução verbal.

CONCEITOS GRAMATICAIS PARA ESTUDO CARLA FRASE. FRASE VERBAL: é frase que apresenta verbo ou locução verbal. CONCEITOS GRAMATICAIS PARA ESTUDO CARLA FRASE É uma enunciado (uma mensagem) de sentido completo que estabelece comunicação. Toda frase deve ser pontuada. FRASE VERBAL: é frase que apresenta verbo ou locução

Leia mais

DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 02 / 05 / 206 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ANO

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ANO Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ANO Professor: Daniel Antes de iniciar a lista de exercícios, leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa

Leia mais

3- Nas orações a seguir, substitua os adjuntos adnominais destacados por outros de sentido semelhantes.

3- Nas orações a seguir, substitua os adjuntos adnominais destacados por outros de sentido semelhantes. Nome: nº Professor (a): Ano: 8º Data: / /2014 Desconto Ortográfico: Sem limite para crescer BATERIA DE PORTUGUÊS I 1º trimestre 1- Identifique os adjuntos adnominais e indique os núcleos a que se referem.

Leia mais

Lista: 01. p s PORTUGUÊS. 2 o Ano. Data: 07 / 03 / Aluno (a): Nº. Colégio Flamboyant Fone (62) Setor Alto da Glória Goiânia - Go

Lista: 01. p s PORTUGUÊS. 2 o Ano. Data: 07 / 03 / Aluno (a): Nº. Colégio Flamboyant Fone (62) Setor Alto da Glória Goiânia - Go p s PORTUGUÊS 2 o Ano Lista: 01 Data: 07 / 03 / 2018 Aluno (a): Nº Colégio Flamboyant Fone (62) 3281-1544 Setor Alto da Glória Goiânia - Go 01- Identifique os verbos e locuções verbais dos períodos a seguir

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS POLÍCIA MILITAR DE ALAGOAS CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ALAGOAS. Coordenadoria Permanente do Vestibular (COPEVE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS POLÍCIA MILITAR DE ALAGOAS CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ALAGOAS. Coordenadoria Permanente do Vestibular (COPEVE) UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS POLÍCIA MILITAR DE ALAGOAS CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ALAGOAS Coordenadoria Permanente do Vestibular (COPEVE) PSS - 2003 LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA INSTRUÇÕES

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º TRIMESTRE. Ano: 8º Fund. II. Professora: HELOISA ORIENTAÇÕES BONS ESTUDOS!!!

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º TRIMESTRE. Ano: 8º Fund. II. Professora: HELOISA ORIENTAÇÕES BONS ESTUDOS!!! LISTA DE EXERCÍCIOS 1º TRIMESTRE Ano: 8º Fund. II Professora: HELOISA Estude também pelos: ORIENTAÇÕES resumos do caderno; anotações do caderno; conteúdos da apostila; anotações da apostila. Dúvidas estou

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

1. A língua portuguesa é viva. Palavras e expressões surgem, outras são esquecidas e algumas até somem.

1. A língua portuguesa é viva. Palavras e expressões surgem, outras são esquecidas e algumas até somem. NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 15 / 06 / 2016 TEXTO I MEU AMIGO MAIS ANTIGO Meu pai e minha mãe acreditavam que presente bom para o filho era livro. Meus colegas de grupo escolar era assim

Leia mais

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Programa de Recuperação Final

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Programa de Recuperação Final COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2010 Disciplina: Professor (a): Carlos Kalani Aluno (a): Valor: 10 pontos Ano: 2 Turma: 2AD-FG Nota: Caro aluno, você está recebendo

Leia mais

DATA: 18/12/2017 VALOR: 20,0 NOTA:

DATA: 18/12/2017 VALOR: 20,0 NOTA: DISCIPLINA: REDAÇÃO PROFESSOR: CARLO CIUFFO DATA: 18/12/2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 7 ANO TURMA: ANCHIETA NOME COMPLETO: I N S T R U Ç Õ E S 1. Faça seu trabalho com calma

Leia mais

PORTUGUÊS. Leia o poema e responda às questões que seguem: QUESTÕES OBJETIVAS

PORTUGUÊS. Leia o poema e responda às questões que seguem: QUESTÕES OBJETIVAS PROFESSOR(A): FERNANDA MACHADO ALUNO(A): Nº SÉRIE: 7º ANO TURMA: TURNO: MANHÃ / /2018 PORTUGUÊS Leia o poema e responda às questões que seguem: No ano que vem vou fazer um check-up, reformar os meus ternos,

Leia mais

Qual a função dele na construção de sentido do texto?

Qual a função dele na construção de sentido do texto? Adjunto adnominal Qual a função dele na construção de sentido do texto? Função: Caracterizam, identificam, restringem, determinam ou indeterminam o termo que funciona como substantivo (nome). Chamada de

Leia mais

Termos Acessórios da Oração

Termos Acessórios da Oração PORTUGUÊS Termos Acessórios da Oração 1- Adjunto Adnominal: É composto por adjetivos, artigos, numerais e pronomes quando acompanham os substantivos. Eles têm a função de qualificar, caracterizar os substantivos.

Leia mais