Apostila de Geografia 06 Oriente Médio
|
|
|
- Leonardo Stachinski Fragoso
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Apostila de Geografia 06 Oriente Médio 1.0 O Oriente Médio Países: Paquistão, norte e nordeste da África (Egito, Líbia, Tunísia, Marrocos, Argélia, Etiópia, Somália, Djibuti e Sudão) e ex-repúblicas soviéticas islamizadas (Turcomenistão, Azerbaijão, Tadjiquistão, Uzbequistão, Quirguistão e Cazaquistão). 2.0 Importância da Região Maiores reservas de petróleo do mundo. Origem das primeiras grandes civilizações. Berço das três maiores religiões monoteístas do mundo: judaísmo, cristianismo e islamismo. 3.0 Sionismo Movimento nacionalista judaico. Criação do Estado para os judeus. Situação dos judeus: Dispersos desde a tomada da Palestina pelos romanos em 70 d.c. Sem direitos civis plenos. Sujeitos a constantes perseguições. Sionistas de esquerda compram terras na Palestina e instalam primeiros Kibutzim (comunidades agrícolas onde a propriedade da terra é coletiva).
2 4.0 Origens dos Conflitos Territoriais Desmembramento do Império Turco Otomano (que lutou ao lado da Alemanha na I Guerra Mundial). Postura da Inglaterra: Apoio aos árabes Estado livre e unificado Luta contra os turcos na I Guerra. Apoio aos judeus Lar nacional judaico apoio financeiro na I Guerra. Participação na partilha do Império Turco entre, no qual ficou com a Palestina, Transjordânia e o Iraque. Frustração de árabes e judeus que passam a agredir ingleses e agredir-se mutuamente na região. 5.0 Criação de Israel (1948) Massacres nazistas para com os judeus (comoção internacional). Enfraquecimento das antigas potências colonialistas européias (França e Inglaterra). Apoio das novas potências à criação de Israel (posição estratégica). 1947: ONU partilha a Palestina entre árabes e judeus. 1495/1948: David Ben Gurion proclama a criação do Estado de Israel. A área de Jerusalém seria internacionalizada. 6.0 A Guerra de Independência (1948) Após a criação do Estado de Israel: Egito, Síria, Líbano, Iraque e Jordânia X Israel. Desunião das tropas árabes. Apoio dos EUA e da URSS - embargo econômico aos árabes. ISR anexou grande parte dos territórios destinados ao Estado Palestino (77% da região). EGT encampou a Faixa de Gaza. Trasjordânia (atual Jordânia) anexou Cisjordânia e parte de Jerusalém. Palestinos sem país, dispersos sob a administração do Egito e Trasjordânia.
3 7.0 A Guerra do Suez (1956) Lideranças nacionalistas árabes chegam ao poder. Reformas de Nasser: Nacionalização de empresas e serviço bancário. Facilidades para o acesso a terra. Proposta de construção da represa de Assua. Nacionalização do Canal de Suez (administrado por uma coligação francobritânica). ING + FRA + ISR invadem a península do Sinai e o Egito. EUA e URSS exigem a sua retirada das tropas invasoras. Derrota militar de Nasser; Vitória política de Nasser (ING + FRA + ISR retiraram-se do país, o Canal de Suez passa definitivamente para o controle do Egito, com a condição deste permitir a livre navegação tanto no canal quanto no Mar Vermelho). Nasser transforma-se na maior liderança do mundo Árabe. 8.0 A Guerra dos Seis Dias (1967) 1967: Nasser interdita o Golfo de Akaba aos navios israelenses. Israel ataca de surpresa e antecipadamente seus principais inimigos (Síria, Jordânia e Egito). Força aérea israelense ataca a aviação egípcia ainda no chão. Vitória fulminante de Israel. Israel anexa a Faixa de Gaza, Península do Sinai (EGT), Cisjordânia (JOR) e as Colinas de Golã (SIR) - origem dos atuais problemas territoriais com os palestinos. Enfraquecimento de lideranças árabes. Prestígio político e militar para Israel. OS TERRITÓRIOS OCUPADOS EM 67: COLINAS DE GOLÃ FAIXA DE GAZA PENÍNSULA DO SINAI CISJORDÂNIA
4 9.0 Situação dos Palestinos Abandonados por lideranças árabes. Dispersos entre os territórios ocupados por Israel em 1967 ou Jordânia, Síria e Líbano. OLP (Organização pela Libertação da Palestina), criada em 1964 se desvincula da interferência de outros países árabes passando a agir de forma autônoma a partir de Palestinos perseguidos por lideranças árabes. Setembro de 1970: governo jordaniano massacra 4 mil palestinos e ferem outros 11 mil (Setembro Negro). 1971: palestinos são definitivamente expulsos da Jordânia pelo rei Hussein, dirigindo-se para o sul do Líbano A Guerra do Yom Kippur (1973) país). Yom Kippur = Dia do Perdão em Israel (mais importante feriado religioso do EGT + SIR + JOR atacam Israel. Inicialmente vitória árabe. Israel consegue expulsar os invasores com muitas baixas dos invasores. Israel mostra fragilidade. OPEP utiliza petróleo como arma política, quadruplicando o preço do barril, provocando uma crise mundial inédita (Primeira Crise do Petróleo). OBJ: pressionar a comunidade internacional para que Israel devolvesse os territórios ocupados em Resolução da ONU de 1974 que equiparava o SIONISMO a RACISMO (posteriormente revogada) A Guerra Civil do Líbano Líbano: norte de Israel. Vários povos e culturas. Principais: cristãos maronitas, muçulmanos sunitas, muçulmanos xiitas, drusos e palestinos. Até a metade da década de 70: prosperidade. Composição de governo: Pacto nacional (1943), com base na proporção demográfica de cada etnia. Presidente = cristão. Primeiro ministro = sunita. Presidente da câmara = xiita. Demais etnias representadas por uma bancada definida conforme sua representatividade demográfica. Palestinos não tinham representação. Década de 70: a população muçulmana havia crescido muito mais que a cristã, e exigia maior representatividade. Os cristãos negavam-se a fazer um novo recenseamento (contagem).
5 Interesses externos: Síria contestava autonomia libanesa e fez várias intervenções no país, tendo ocupado-o militarmente a partir de Israel invadia o sul do Líbano, área dos refugiados palestinos que praticavam atentados contra o país. Etnias se organizam em milícias que ao longo de mais de duas décadas arrasam por completo o país. Normalmente os muçulmanos sunitas contaram com o apoio das tropas sírias, enquanto que os cristãos maronitas valeram-se do auxílio israelense. Episódio marcante: Operação de paz na Galiléia (1982): Tropas israelenses invadem o sul do Líbano para garantir a segurança de Israel. Líder da operação: Ariel Sharon (atual primeiro ministro de Israel), Avanço de tropas até Beirute. Grande parte das milícias palestinas retiram-se do Líbano às pressas, rumando para a Tunísia. Sharon permitiu a entrada de milícias cristãs (Falange) nos campos de refugiados palestinos de Sabra e Chatila, promovendo um imenso massacre. Opinião pública internacional posiciona-se contra Israel e o governo de Menachem Beguin cai. 1983: tropas israelenses se retiram parcialmente do país, preservando apenas uma faixa de segurança, entregue ao Exército do Sul do Líbano (organização militar cristã autônoma). Os conflitos no Líbano só diminuíram no final da década de 80 com a formação de um governo de maioria cristã pró-síria Acordos de Camp David (1978) Primeiro acordo de paz firmado entre uma liderança árabe e Israel. Anuar Sadat (Egito) e Menachem Begin (Israel) firmaram um acordo definitivo de paz. Termos: o Egito reconhecia a soberania de Israel; Israel devolveria ao Egito a Península do Sinai. O acordo foi cumprido de ambas as partes. 1981: Sadat é assassinado por extremistas muçulmanos contrários ao acordo. 1982: Israel retira suas últimas tropas do Sinai, que passa definitivamente ao Egito A Revolução Islâmica (Irã 1979) Até 1979: o Irã era governado pelo chá (rei) Reza Pahlevi (governo autoritário disposto a modernizar o país em termos econômicos e aliado dos EUA no Oriente Médio). Transformação dos costumes (cada vez mais próxima dos ocidentais) desagradando setores religiosos (o Irã é um país de maioria xiita). 1979: forças xiitas leais ao aiatolá (maior liderança religiosa xiita) Ruhollah Khomeini depuseram o governo do xá e criaram o primeiro governo xiita da história. Governo nasce enfraquecido politicamente:
6 Repressão da oposição interna gerando guerra civil de dois anos. Hostilidade às grandes potências (EUA e URSS). Vizinhos (com populações xiitas) temiam revoluções do mesmo caráter em seus territórios Invasão Soviética no Afeganistão ( ) Causas: Minimizar os efeitos da Revolução Islâmica sobre as populações de suas repúblicas centro-asiáticos (Turcomenistão, Azerbaijão, Tadjiquistão, Uzbequistão, Quirguistão e Cazaquistão). Conquistar uma via de acesso a mares quentes (no caso a proximidade com o Oceano Índico). Manter o governo simpático ao socialismo (desde 1973). Indefinição no conflito: resistência de grupos muçulmanos hostis ao regime soviético, incentivados pela China, Paquistão e EUA (inimigos da URSS). Semelhança com a Guerra do Vietnã. 1985: dirigente soviético Mikhail Gorbatchov, organiza a retirada gradativa dos soviéticos do Afeganistão. Agravamento da crise na economia soviética e desgaste da potência junto a comunidade internacional; destruição que ainda hoje é sentida no Afeganistão A Guerra Irã X Iraque ( ) total). 1979: Saddam Hussein toma o poder no Iraque. Causas: Temor de que uma revolução semelhante à iraniana se espalhasse pelo Iraque (60% da população xiita). Controle do Chatt Al Arab (única saída marítima do Iraque ao Golfo Pérsico). Vantagem inicial do Iraque. Iranianos emparelham o conflito (maior população e fervor religioso). 1988: Irã e Iraque firmam a paz (sem vitoriosos e com um milhão de mortos no 16.0 A Intifada (1987) Movimento espontâneo dos palestinos que refletia sua falta de perspectiva quanto a resolução de seus problemas. Protestos e apedrejamentos contra as tropas israelenses nos territórios ocupados. Intifada ( sobressalto em árabe): Apoio do Hamas (organização terrorista apoiada pelo Irã e pela Síria), e da OLP de Yasser Arafat (prestígio político junto aos palestinos). Conseqüência: opinião pública internacional favorável a causa palestina, revertendo a imagem de Israel como a nação oprimida.
7 17.0 A Guerra do Golfo (1991) Causas: Iraque endividado pela guerra longa com o Irã e dono de um imenso arsenal militar. Alegação de que Kuwait havia sido criado por interesses colonialistas europeus. Agosto de 1990: Iraque invade o Kuwait. EUA conclama o mundo a se empenhar numa tarefa de libertação do Kuwait (manutenção do preço do petróleo). ONU aprova resolução que obrigava o Iraque a se retirar do Kuwait, endossando uma possível invasão dos EUA. EUA lideram embargo econômico ao Iraque. Apoio ao Iraque: Iêmen, a Jordânia e a OLP (Yasser Arafat). Iraque derrotado pela coalizão internacional liderada pelos EUA (Operação Tempestade no Deserto). Saddam Hussein é mantido no poder (possibilidade de uma revolta xiita nos moldes iranianos amedrontava os EUA). Yasser Arafat: credibilidade abalada. EUA: esforços para produzir acordo de paz entre judeus e palestinos Quase Paz de de setembro de 1993: Judeus e palestinos assinam um acordo de paz. Itzhak Rabin (ISR), e Yasser Arafat (OLP), selam um acordo de autonomia gradativa para as áreas de Gaza e Cisjordânia. Grupos radicais de ambos os lados não aceitam o acordo. Hamas patrocinava atentados terroristas em Israel. 4 de novembro de 1995: Itzhak Rabin é assassinado por estudante extremista judeu de 27 anos, Ygal Amir, contrário ao acordo. Problemas entre Israel e os palestinos não conseguiram mais encontrar uma solução pacífica Cronologia Recente 1996: Partido Likud (direita conservadora de Israel) vence eleições para o parlamento. O primeiro ministro passa a ser Benjamin Netanyahu. Talebans afegãos implantam regime fundamentalista no Afeganistão. 1999: Morre o Rei Hussein, da Jordânia. Partido Trabalhista (esquerda de Israel) vence eleições para o parlamento. O primeiro ministro passa a ser Ehud Barak.
8 2000: General israelense Ariel Sharon (responsável pela campanha que provocou os massacres dos campos de refugiados palestinos de Sabra e Chatila no Líbano em 1982) visita a esplanada das mesquitas, em Jerusalém, Israel. Início de uma segunda e violenta Intifada, em Israel. 2001: Atentados ao WTC e Pentágono, nos EUA, pelos quais são responsabilizados o regime Taleban do Afeganistão e o líder saudita supostamente lá refugiado Osama Bin Laden. Operação Liberdade Duradoura como resposta aos atentados do WTC tem início no Afeganistão. Cai o regime Taleban no Afeganistão. Partido Likud vence eleições para o parlamento. O primeiro ministro passa a ser Ariel Sharon. 2002: George Bush cita como representantes do Eixo do Mal os seguintes países: Iraque, Irã, Líbia e Coréia do Norte. ONU aprova resolução de apoio à criação do Estado Palestino. Síria retira-se da região central do Líbano. Israel começa a construção de muro para separar israelenses e palestinos na Cisjordânia. Iniciam inspeções da ONU no Iraque para verificar a produção de armas químicas. 2003: EUA invadem o Iraque com auxílio da Inglaterra sem a aprovação do Conselho de Segurança da ONU. 2004: Morre o líder palestino Yasser Arafat. 2005: Síria retira-se definitivamente do Líbano. Israel desocupa colônias judaicas na Faixa de Gaza e inicia desocupação também na Cisjordânia.
Geopolítica da Fundação do Estado de Israel (Décadas 1940/1980)
Movimento nacionalista judaico: criação do Estado para os judeus. Situação dos judeus (da diáspora 70 d.c até a fundação do Estado de Israel 1948): Sionistas de esquerda compram terras na Palestina e instalam
islamizadas (Turcomenistão, Azerbajão, Tadjiquistão, Usbequistão, Quirguistão e Casaquistão). História - Claudiomar
1 O ORIENTE MÉDIO: Outros envolvidos nas questões do Oriente Médio: Paquistão, norte e nordeste da África (Egito, Líbia, Tunísia, Marrocos, Argélia, Etiópia, Somália, Djibuti e Sudão) e exrepúblicas soviéticas
CONFLITOS ENTRE JUDEUS E ÁRABES
CONFLITOS ENTRE JUDEUS E ÁRABES Conflitos entre Judeus e Árabes 2 Início dos conflitos Os conflitos ocorrem desde tempos bíblicos; A Diáspora quando os judeus foram expulsos de seu território no ano de
Questão Palestina x Israel. Resgate dos conflitos da origem aos dias atuais!
Questão Palestina x Israel Resgate dos conflitos da origem aos dias atuais! Origens!!!! 1897: Fundação do movimento sionista, que visa o retorno dos judeus à Palestina. No início do século XX, já existiam
O conflito entre Israel e Palestina
O conflito entre Israel e Palestina Importância estratégica do Oriente Médio Localizado no sudeste da Ásia, entre três continentes: Europa, Ásia e África Pontos importantes Canal de Suez: ligação artificial
CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO
OBJETIVO 2016 1º ANO E. M. MÓDULO 28 CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO O Oriente Médio, mais especificamente a área do GOLFO PÉRSICO, é uma região estratégica no cenário mundial. Encontram-se no seu subsolo as
Oriente Médio. Palco de instabilidade da política mundial
Oriente Médio Palco de instabilidade da política mundial Conhecido como Oriente Próximo Está limitado pelo Oceano Índico e pelos mares Mediterrâneo, Negro, Vermelho e Cáspio. Paisagem marcado por áreas
QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO?
ORIENTE MÉDIO QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO? LOCALIZAÇÃO APECTOS FÍSICOS Clima árido é o mais presente no território Na porção norte uma franja de clima Mediterrâneo A região sobre com a carência
ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio. Prof. Marcelo Saraiva
ATUALIDADES Atualidades 2017 Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio Prof. Marcelo Saraiva Oriente Médio Conflitos do Mundo Contemporâneo Oriente Médio Porque o Oriente Médio é a zona de maior
Aula 10 - Israel e Questão Palestina
Aula 10 - Israel e Questão Palestina Primeira Guerra Mundial Região era parte do Império Turco Otomano 1917: Declaração de Balfour : buscando apoio para vencer o Império Turco na Primeira Guerra Mundial,
CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO
CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO JUDEUS Hebreus; Abraão; Canaã (Palestina); 400 anos no Egito; Moisés e o êxodo; Israel e Judá; 70: destruição do templo de Jerusalém; 131: Diáspora. MUÇULMANOS Beduínos; Maomé
Damos a seguir a cronologia dos principais acontecimentos subsequentes
QUESTÃO PALESTINA Palestina (do original Filistina Terra dos Filisteus ) é o nome dado desde a Antiguidade à região do Oriente Próximo (impropriamente chamado de Oriente Médio ), localizada ao sul do Líbano
Oriente Médio. Do surgimento as tensões atuais
Oriente Médio Do surgimento as tensões atuais A Região A região do Oriente Médio é uma das áreas mais conflituosas do mundo. Diversos fatores contribuem para isso, entre eles: a sua própria história; origem
Fronteiras políticas e soberania Parte II
Fronteiras políticas e soberania Parte II CANADÁ Quebec 80% da população do Quebec é descendente de franceses e católica Em 1969 ocorreu a oficialização da língua francesa no Quebec. Onze anos depois ocorreu
Oriente Médio. Petróleo Guerras Desertos. Fonte de conflitos, riquezas e diversidades étnico-religiosas, podemos defini-lo com 03 palavras-chave:
Oriente Médio Fonte de conflitos, riquezas e diversidades étnico-religiosas, podemos defini-lo com 03 palavras-chave: Petróleo Guerras Desertos TÁCIUS FERNANDES PROF. DE HISTÓRIA - CNSA Oriente Médio:
Conflitos no Oriente Médio. Prof a Maria Fernanda Scelza
Conflitos no Oriente Médio Prof a Maria Fernanda Scelza Revolução Iraniana 1953: o Xá (rei) Mohamed Reza Pahlevi passou a governar autoritariamente o Irã; Seu objetivo era ocidentalizar o país, tornando-o
HISTÓRIA. Professor Marcelo Lameirão CRISE ÁRABE-ISRAELENSE E DESCOLONIZAÇÃO
HISTÓRIA Professor Marcelo Lameirão CRISE ÁRABE-ISRAELENSE E DESCOLONIZAÇÃO CRONOLOGIA 1896 1897: - Fundação do Movimento Sionita. - Theodor Herzl. 1916: - Acordo Sykes-Picot (acordo anglo-francês), alocava
Seu objetivo era enfraquecer o movimento fundamentalista que varria o Irã
Guerra Irã e Iraque Conflito que por cerca de 8 anos, mais precisamente de 1980 a 1988, envolveu as duas nações do Oriente Médio. Irã e Iraque possuem diferenças históricas. Apesar de ambos seguirem a
QUESTÕES : ORIENTE MÉDIO
QUESTÕES : ORIENTE MÉDIO Questão 01) O Islã foi o alicerce sobre o qual se ergueu um grande império. O mundo muçulmano, que se estende pelo Oriente Médio, África do Norte, Ásia Setentrional e um pequeno
IMPERIALISMO & ÁRABES
IMPERIALISMO & ÁRABES Relação vista através de dois Séculos (XX & XXI) da história do Egito ICARABE 26/6/08 Mohamed Habib O EGITO RECEBE OS FRANCESES 1798-1801: Invasão francesa, por Napoleão Bonaparte,
Aula 8 - Síria, Iraque, EI/ISIS e questão curda
Aula 8 - Síria, Iraque, EI/ISIS e questão curda Síria - quadro geral Ditador: Bashar Al Assad (islâmico alauíta). Governo laico. Diversidade étnica e religiosa torna a crise complexa. Etnias principais:
Descolonização e Lutas de Independência no Século XX
Descolonização e Lutas de Independência no Século XX A Independência da Índia (1947) - Antecedentes: Partido do Congresso (hindu) Liga Muçulmana Longa luta contra a Metrópole inglesa - Desobediência pacífica
ISRAEL E A QUESTÃO DA PALESTINA
ISRAEL E A QUESTÃO DA PALESTINA Palestina (do original Filistina Terra dos Filisteus ) é o nome dado desde a Antigüidade à região do Oriente Próximo (impropriamente chamado de Oriente Médio ), Localizada
1896 Surgimento do movimento sionista Em 1896, o jornalista judeu Theodor Herzl, autor do livro "O Estado Judeu", criou o movimento sionista.
1896 Surgimento do movimento sionista Em 1896, o jornalista judeu Theodor Herzl, autor do livro "O Estado Judeu", criou o movimento sionista. O objetivo era estabelecer um lar nacional para os judeus na
Posição Geopolítica Estratégica. Petróleo. Escassez de Água. Origem das principais religiões monoteístas
ORIENTE MÉDIO Posição Geopolítica Estratégica Está localizado entre Europa, África e Ásia. Foi colonizado por países europeus, que dividiram o território de acordo com seus interesses. Petróleo Escassez
Aula 7 - Primavera Árabe
Aula 7 - Primavera Árabe Árabe ou muçulmano? Árabe: Etnia majoritária na península arábica e norte da África. Podem ou não ser muçulmanos. Há importantes minorias cristãs entre os árabes, podendo chegar
Os conflitos da Nova Ordem Mundial
Os conflitos da Nova Ordem Mundial Com o fim da Guerra Fria e o estabelecimento da Nova Ordem Mundial imaginou-se que os conflitos mundiais haviam chegado ao fim. Entretanto novos conflitos surgiram por
AVALIAÇÃO MENSAL DE GEOGRAFIA 1º Bim./2012 GABARITO
AVALIAÇÃO MENSAL DE GEOGRAFIA 1º Bim./2012 GABARITO Professor(a): Marcelo Duílio / Mônica Moraes Curso: Fund. II 9º ano Data: 08 / 03 / 2012 Tarde versão 1 Nome: BOA PROVA!!! Nº.: Instruções gerais Para
A formação do Estado de Israel
A formação do Estado de Israel 1946: 500 mil judeus na Palestina querem a independência de Israel do domínio britânico Aumento da tensão entre israelenses e ingleses: centenas de ataques de judeus a britânicos
Aula 27/04 e 14/05 - CH Cultura e Geografia das Religiões Prof. Lucas
Aula 27/04 e 14/05 - CH Cultura e Geografia das Religiões Prof. Lucas Definição de conceitos Aspectos relacionados a cultura Geografia das religiões Conflitos religiosos Atividade Todo aquele complexo
HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 58 OS CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO (1956 A 1973)
HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 58 OS CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO (1956 A 1973) Yasser Arafat Fixação 1) (CESGRANRIO) Quanto aos conflitos entre árabes e israelenses, podemos dizer que: I) se aceleram com a
Prof ª Viviane Jordão
Prof ª Viviane Jordão LOCALIZAÇÃO Localização geográfica estratégica, na Ásia Ocidental (ponto de encontro entre a Ásia, Europa e África). ORIENTE MÉDIO 1. Turquia 2. Síria 3. Chipre 4. Líbano 5. Israel
CONFLITO ENTRE ISRAEL E PALESTINA CLAUDIO F GALDINO GEOGRAFIA
CONFLITO ENTRE ISRAEL E PALESTINA CLAUDIO F GALDINO GEOGRAFIA Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão AQUELA QUE TRAZ EMOÇÃO. PARA VOCÊ E SEU IRMÃO!!! Canaã Terra Prometida Abraão recebeu de Deus
GOLFO PÉRSICO GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA
GOLFO PÉRSICO GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA ANTECEDENTES Pressão Internacional sobre o Irã = proibição ao PROJETO NUCLEAR Teerã ameaça criar obstáculos para a travessia de navios petroleiros pelo Estreito de
a primavera arabe Ditaduras Pobreza Corrupção Radicalismo religioso Internet Desemprego Direitos Humanos Caminhos da Democracia do Mundo Muçulmano
a primavera arabe Corrupção Pobreza Ditaduras Radicalismo religioso Internet Desemprego Direitos Humanos Caminhos da Democracia do Mundo Muçulmano Mapa dos Levantes Os acontecimentos iniciaram na Tunísia
ATUALIDADES. AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1. Profª Eulália Ferreira
ATUALIDADES AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1 Profª Eulália Ferreira Al Assad, Putin e a Guerra na Síria De como uma guerra civil se torna uma questão internacional Parte 1 Distribuição de
2 Alternativa: B. O mapa apresentado na questão refere-se à Mesopotâmia, território do atual Iraque.
RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS DE SALA APOSTILA 4 Aulas 49-50 1 Alternativa: A. A teoria do Choque de Civilizações, de Samuel Huntington, trata justamente da relação entre política e cultura, mais precisamente,
CONFLITOS ENTRE JUDEUS E ÁRABES
CONFLITOS ENTRE JUDEUS E ÁRABES O povo judeu é originário do Oriente Médio, onde se localizam os lugares sagrados de sua religião. Em 135 d.c. o imperador romano Adriano expulsou os judeus da Palestina,
Capítulo 12 Oriente Médio: zona de tensões
Capítulo 12 Oriente Médio: zona de tensões Aspectos Físicos Área: 6,8 milhões de km² porção continental e peninsular. Relevo: - Domínio de terras altas: planaltos. - Planície da Mesopotâmia Predomínio
Recuperação de Geografia. Roteiro 9 ano
Recuperação de Geografia Dicas: Roteiro 9 ano Comece revisando a aula através dos apontamentos relembrando, passando a limpo, fazendo leitura do assunto no módulo, no livro e principalmente resolvendo
ORIENTE MÉDIO. Quadro natural
ORIENTE MÉDIO O Sudoeste do continente asiático recebe o nome de Oriente Médio. É uma das regiões que mais chama a atenção no cenário geopolítico e econômico mundial. Merece, assim, um especial destaque
[Gabarito] SEMANA 09
[Gabarito] SEMANA 09 LÍNGUA PORTUGUESA QUESTÃO 01. Letra C. QUESTÃO 03. Letra B. QUESTÃO 04. Letra A. QUESTÃO 05. Letra C. QUESTÃO 06. Letra D. QUESTÃO 07. Letra C. QUESTÃO 08. Letra D. QUESTÃO 09. Letra
ORIENTE MÉDIO: QUADRO SOCIOECONÔMICO
OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 26 ORIENTE MÉDIO: QUADRO SOCIOECONÔMICO POPULAÇÃO Grande diversidade étnica: maioria de origem árabe. Dos 16 países, 11 são de etnia árabe, localizados na Península Arábica.
Nova Ordem Mundial O Mundo no século XXI. Módulos 22, 23 e 24.
Nova Ordem Mundial O Mundo no século XXI Módulos 22, 23 e 24. Nova Ordem Mundial - Novas configurações políticas Pós bipolarização da Guerra Fria. Termo criado por Ronald Reagan em 1980. Fim da U.R.S.S..
Material de AULA AO VIVO. Conteúdo teórico da aula de hoje
Olá meu amigo desenrolado, Seja bem- vindo à primeira aula ao vivo do Desenrolado.com. Eu sou o professor George Wilton da disciplina de Geografia que está inserida dentro da área de Ciências humanas e
Esse grupo étnico é formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas, possuem uma organização social alicerçada no sistema de clãs.
CURDOS O povo curdo é um grupo étnico que se julga nativo de uma região do Oriente Médio chamada de Curdistão, que abrange parte dos territórios do Irã, Iraque, Síria e Turquia. Esse grupo étnico é formado
Fim da 1ª Guerra Mundial: domínio franco-britânico e sionismo Oriente Médio
COLÉGIO SANTA ROSA PROFESSOR: CARLOS FERREIRA ASSUNTO: ORIENTE MÉDIO O Oriente Médio é uma das regiões mais fascinantes do planeta. Habitado desde tempos imemoriais, é uma área estratégica do ponto de
ORIENTE MÉDIO: SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA
ORIENTE MÉDIO: SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA Oriente Médio: região geoestratégica É a porção sudoeste da Ásia Área de encontro entre os continentes asiático, africano
Questões Geopolíticas Contemporâneas
Questões Geopolíticas Contemporâneas Questões Geopolíticas Contemporâneas 1. no século XXI como grande foco de tensão mundial: lá se desenvolvem intrincados e importantes conflitos desta nossa época. Suas
TEMA 3. Prof. Janderson Barros
TEMA 3 Prof. Janderson Barros Oriente Médio é um termo que se refere a uma área geográfica à volta das partes leste e sul do mar Mediterrâneo. Prof. Janderson Barros Local estratégico em termos econômicos
COLÉGIO MONS. JOVINIANO BARRETO
GABARITO 3ª ETAPA FÍSICA I E II / GEO COLÉGIO MONS. JOVINIANO BARRETO 52 ANOS DE HISTÓRIA ENSINO E DISCIPLINA Rua Frei Vidal, 1621 São João do Tauape/Fone/Fax: 3272-1295 www.jovinianobarreto.com.br 2º
GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 60 ORIENTE MÉDIO E EIXO ASIÁTICO
GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 60 ORIENTE MÉDIO E EIXO ASIÁTICO Como pode cair no enem (UFSJ) Após o fim da União Soviética, os Estados Unidos têm imposto ao mundo uma ordem com base em seus interesses, tomando
A criação do Estado de Israel A QUESTÃO PALESTINA MAPA DA ONU DE 1947 A DETERMINAÇÃO DE Guerra de A Guerra do Suez(1956)
A criação do Estado de Israel A QUESTÃO PALESTINA Breve Histórico árabe-israelense para Ciclo-Gauss-2009 Após a Primeira Guerra Mundial, a Palestina, desmembrada do Império Turco-Otomano, encontrava-se
Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais
Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais 1. Oriente Médio: uma visão eurocêntrica A expressão Oriente Médio designa a região da Península Arábica. Oriente Próximo: Turquia, Líbano e Síria. Extremo
ATIVIDADES ONLINE 9º ANO
ATIVIDADES ONLINE 9º ANO 1) (UFV) Das alternativas, aquela que corresponde à causa do acordo entre Israel e a Organização para Libertação da Palestina (OLP) é: a) o fortalecimento do grupo liderado por
As Causas da Pobreza na Palestina
Uma Análise Estatística Victor Chagas Matos Orientador: Rogrigo S. Peñaloza PET-Economia Universidade de Brasília 19 de Maio de 2011. 1 Guia Histórico 2 3 e HHI 4 Guia Histórico Conflito Árabe-Israelense
GEOGRAFIA. Prof. Daniel San. [email protected]
GEOGRAFIA Prof. Daniel San [email protected] Capitalismo Industrial ou Transnacionalização Transferência de investimentos de uma país a outro, por conta de empresas privadas que possuem estabelecimentos
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLÓGIAS
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLÓGIAS Lista de Exercícios de GEOGRAFIA/ 2º ano Professor(a): Amanda Rafaela Data: / Março / 2016 De sonhos e conquistas Aluno(a): 1) (UPE) Sobre o assunto abordado na notícia
Prof. Esp. Franciane Borges
Prof. Esp. Franciane Borges ... religiosos, políticos e econômicos. Autoridade passada por descendência. Seguem o alcorão e a sharia. Fiéis são independentes. Hoje: São os mais radicais, guiados por
Estado, território, nação. 9º Ano
Estado, território, nação 9º Ano Compreender os conceitos de nação, território, Estado, soberania, país. Entender as razões dos principais conflitos no mundo de hoje, tanto em suas motivações étnicopolíticas
GEOGRAFIA ENSINO MÉDIO PROF. JEFFERSON OLIVEIRA 3 ANO PROF.ª LUDMILA DUTRA
GEOGRAFIA 3 ANO PROF.ª LUDMILA DUTRA ENSINO MÉDIO PROF. JEFFERSON OLIVEIRA CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Geopolítica e Poder 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 12.2 Conteúdo Americanos no Iraque e Afeganistão
GEOPOLÍTICA NO MUNDO ATUAL. Prof: Judson Lima
GEOPOLÍTICA NO MUNDO ATUAL Prof: Judson Lima OBJETIVO DA AULA Traçar um panorama do mundo contemporâneo pós-atentado de 11 de setembro; Analisar as consequências econômicas Crise econômica de 2008 e seus
ORIENTE MÉDIO CAPÍTULO 10 GRUPO 07
ORIENTE MÉDIO CAPÍTULO 10 GRUPO 07 LOCALIZAÇÃO Compreende a região que se estende do Mar Vermelho e Canal de Suez, no Egito, até o Afeganistão, a leste. Também fazem parte do Oriente Médio a Ilha de Chipre,
Conflitos Geopolíticos II. Oriente Médio, África, Índia, Curdistão e Timor Leste
Conflitos Geopolíticos II Oriente Médio, África, Índia, Curdistão e Timor Leste Oriente Médio Histórico Israel X Palestina 1947 Partilha da Palestina/Israel pela ONU 1948-49 implantação do Estado de Israel
CAPÍTULO 03 Poder Paralelo.
01/03/2016 8º Ano B CAPÍTULO 03 Poder Paralelo. Profº Delsomar de Sousa Barbosa Páginas: 32 a 36 Item 01. Estrutura Temática Organizações Terroristas e Radicalismo Islâmico. Al Qaeda ORGANIZACÕES RELIGIOSAS
Conflitos mundiais PROF. MELK SOUZA
Conflitos mundiais PROF. MELK SOUZA ÍNDIA x PAQUISTÃO A tensa relação entre Índia e Paquistão, pela disputa da região da Caxemira, teve início a partir da independência da Índia do imperialismo britânico,
COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa ª Série Turma: FG
COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Professor: Carlos Alexandre 3 ª Série Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.
Oriente Médio A T I V I D A D E S. Seção de Recursos Didáticos - Mecanografia
SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 9ª Ano
O homem e suas obras de engenharia
O homem e suas obras de engenharia A importância do Canal de Suez Livro Geografia crítica (José Willian Vesentini e Vânia Vlach) O Canal de Suez é uma das vias marítimas mais importantes do mundo
A HISTÓRIA DE UM POVO NASCIDO NO DESERTO
Aumentar a fonte Diminuir a fonte MUNDO ÁRABE A HISTÓRIA DE UM POVO NASCIDO NO DESERTO O profeta Maomé funda o islamismo, há 1,4 mil anos, na região da península Arábica, e dá origem à população árabe
HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS
HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS LOCALIZAÇÃO FENÍCIOS MESOPOTÂMIA PERSAS EGITO NÚBIA HEBREUS ABRAÃO Deslocamento de Ur para Canaã (2000 ac) Canaã: Vale do Rio Jordão Patriarcas: Abraão, Isac e Jacó Economia
Israel e o mundo Árabe
Israel e o mundo Árabe Leonardo Herms Maia¹ Regina Cohen Barros² Para uma compreensão espacial e econômica deste assunto, irei abordar temas principais que nos mostram como Israel se tornou uma grande
ISRAEL X ÁRABES / GUERRA DOS 6 DIAS ISRAEL X ÁRABES / GUERRA DO YOM KIPPUR
PROPOSTA ORIGINAL DA ONU JERUSALÉM 57 58 ISRAEL X ÁRABES / GUERRA DOS 6 DIAS ISRAEL X ÁRABES / GUERRA DO YOM KIPPUR Golda Meir, foi uma fundadora do Estado de Israel. Emigrou para a Palestina no ano de
Barak Articula Articulação com o estopim Sharon
Barak Articula Articulação com o estopim Sharon JERUSALÉM- Ehud Barak está prestes a fazer um acordo para formar um governo de unidade nacional com o líder do direitista palestino Likud, Ariel Sharon,
Professor: Disciplina: Aluno(a) Nº Série: Data / /14.
Professor: Disciplina: Aluno(a) Nº Série: Data / /14. REVISÃO PARA A I RECUPERAÇÃO 8ª SÉRIE 1- (MACKENZIE) Leia o texto: "Negócio fechado, assinado e selado. Selado com um aperto de mãos Debaixo de um
ORIENTE MÉDIO. Col. Santa Clara Prof. Marcos
ORIENTE MÉDIO Col. Santa Clara Prof. Marcos DÉFICIT HÍDRICO NO ORIENTE MÉDIO ONU: escassez de água = menos de 1.000 m³ por ano, por pessoa. Oriente Médio = 700 m³/pessoa ao ano CRESCENTE FÉRTIL - Rios
Povos do Oriente Médio
Oriente Médio Povos do Oriente Médio Árabes Os árabes são o maior grupo étnico do Oriente Médio. São maioria no Egito, Jordânia, Síria, Líbano, Iraque, nos países da península Arábica e nos territórios
ATUALIDADES. Atualidades do Ano de Conflitos do Mundo Contemporâneo África. Prof. Marcelo Saraiva
ATUALIDADES Atualidades do Ano de 2017 Conflitos do Mundo Contemporâneo África Prof. Marcelo Saraiva África A maior parte do continente africano tem sua identidade construída através do sofrimento e das
PROJETO KALI EXTRAS AULA 05 GUERRAS ATUAIS. Oriente Médio
GEOPOLÍTICA MUNDIAL PROJETO KALI EXTRAS AULA 05 GUERRAS ATUAIS Guerra na Síria Grandes Potências Questão Palestina Geopolítica Mundial A geopolítica mundial engloba todas as relações entre países e populações,
ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA
ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA Oriente Médio: região geoestratégica É a porção sudoeste da Ásia Área de encontro entre os continentes asiático, africano e europeu
GEOPOLITICA DO ORIENTE MÉDIO 3º ANO E.M.
GEOPOLITICA DO ORIENTE MÉDIO 3º ANO E.M. A Bíblia cristã tem duas grandes partes: o Antigo e o Novo Testamento. Em grego, há uma única palavra para dizer aliança e testamento. Poderíamos, então, dizer:
LISTA DE EXERCÍCIOS GEOGRAFIA PROF OR ELIELTON
COLÉGIO MONJOLO LISTA DE EXERCÍCIOS GEOGRAFIA PROF OR ELIELTON Data da Realização: / /2018. Aluno(a): 3ª Série 1. (Uerj simulado 2018) O QUE É E O QUE QUER O ESTADO ISLÂMICO (EI)? O grupo estabeleceu um
