Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa"

Transcrição

1 Page 1 of 6 Acórdãos TRL Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa Processo: 373/09.0TTLSB.L1-4 Relator: PAULA SÁ FERNANDES Descritores: ARBITRAGEM VOLUNTÁRIA CONVENÇÃO ARBITRAL PRETERIÇÃO DO TRIBUNAL ARBITRAL Nº do Documento: RL Data do Acordão: 01/13/2010 Votação: UNANIMIDADE Texto Parcial: S Meio Processual: APELAÇÃO Decisão: CONFIRMADA A DECISÃO Sumário: Decisão Texto Integral: 1. A arbitragem voluntária é instituída através de uma convenção de arbitragem que deve ser reduzida a escrito. Considera-se reduzida a escrito a convenção de arbitragem constante ou de documento assinado pelas partes, ou de troca de cartas, telex, telegramas ou outros meios de telecomunicações de que fique prova escrita, quer esses instrumentos contenham directamente a convenção, quer deles conste cláusula de remissão para algum documento em que uma convenção esteja contida. 2. A questão posta em causa nos autos diz respeito a um litígio relativo à validade da alteração ao contrato constitutivo do Fundo de Pensões da Unicre, nomeadamente sobre alteração ao cálculo das pensões. 3. Apesar da autora não ser parte no contrato constitutivo do Fundo de Pensões, por força do contrato de cessação do contrato de trabalho com a ré, aceitou ser beneficiária desse Fundo, com todos os direitos e prerrogativas previstos nos respectivos Estatutos, aceitando assim a convenção de arbitragem aí prevista. 4. Assim, ainda que por remissão, está vinculado à referida convenção de arbitragem pelo que devia ter instaurado a presente acção no tribunal arbitral, procedendo a excepção dilatória de preterição do tribunal arbitral. (sumário elaborado pela Relatora) Acordam na Secção Social do Tribunal da Relação de Lisboa A instaurou a presente acção declarativa de condenação, emergente de contrato de trabalho, sob a forma de processo comum, contra: UNICRE INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO, S.A., pedindo que seja declarada a ilegalidade da alteração desencadeada pela ré ao contrato constitutivo do fundo de pensões Unicre, com todas as devidas e legais consequências. Alegou, para o efeito, que foi trabalhadora da ré desde 1985, tendo assinado um acordo de cessação do contrato de trabalho, com efeitos a 1 de Fevereiro de 2008, a partir daí passou a ser beneficiária do Fundo de Pensões Unicre, constituído em Dezembro de 1987, nos termos do qual a pensão de reforma da autora seria no valor de 1.020,37.

2 Page 2 of 6 Todavia, a ré alterou as condições de cálculo e apuramento do valor das pensões de reforma, em 7 de Fevereiro de 2006, ao alterar o contrato constitutivo do Fundo de Pensões Unicre, passando o montante da pensão da autora a ser no valor de 700,50, só que aquela alteração viola o DL nº 12/2006 de 20/01, que regula os contratos constitutivos dos fundos de pensões. Na contestação a ré começa por arguir a excepção dilatória de preterição de tribunal arbitral, pedindo a absolvição da instância. Para tal invoca o n.º3 do acordo de cessação do contrato de trabalho, onde se refere que a autora será considerado beneficiário do Fundo de Pensões Unicre, com todos os direitos e prerrogativas previstos nos respectivos estatutos; destes resulta uma convenção de arbitragem, nos termos da qual os diferendos surgidos entre as partes titulares das relações jurídicas emergentes do mesmo documento serão dirimidos com recurso a arbitragem colegial, sendo que tal convenção vincula a autora, não obstante não ter sido celebrada por ela, pelo que a pretensão da autora está abrangida pelo compromisso arbitral, pelo que esta acção devia ter sido intentada nos tribunais arbitrais. A autora respondeu à excepção, dizendo que não existe litígio com a entidade gestora do fundo de pensões, que não é parte no contrato constitutivo do fundo de pensões e que o recurso à justiça arbitral não se aplica às relações entre trabalhadora e entidade empregadora, concluindo que a acção deve seguir os seus termos até final perante o tribunal judicial. O tribunal recorrido julgou procedente a excepção dilatória de violação de convenção de arbitragem arguida pela ré e absolveu-a da instância. O autor inconformado interpôs recurso, tendo no mesmo alegado as a seguir transcritas, Conclusões: ( ) Nas contra-alegações a ré pugna pela confirmação da decisão recorrida. Colhidos os vistos legais. Cumpre apreciar e decidir I A única questão a apreciar é sobre a procedência da excepção dilatória de preterição de tribunal arbitral. II. Fundamentos de facto Foram considerados provados os seguintes factos:

3 Page 3 of 6 1. A autora foi trabalhadora da ré, desde 3 de Junho de 1985, tendo assinado um acordo de cessação do seu contrato de trabalho, com efeitos a partir de 1 de Fevereiro de 2008, cuja cópia junta a fls. 9 a 11 dos autos, onde consta a cláusula 3ª que refere: Com efeitos a partir do dia 01 de Fevereiro de 2008, e em consequência deste acordo, o segundo contraente (ora A.) será considerado beneficiário do Fundo de Pensões Unicre, com todos os direitos e prerrogativas previstos nos respectivos Estatutos. 2. Na cláusula 15ªdo contrato constitutivo do Fundo de Pensões Unicre, celebrado em 7 de Fevereiro de 2006, cópia junta a fls. 27 a 35, consta que: Os diferendos surgidos entre as partes titulares das relações jurídicas emergentes do presente contrato, quer de natureza contenciosa em sentido estrito, quer de qualquer outra natureza, designadamente relacionadas com a interpretação, integração e execução das respectivas disposições, incluindo a sua actualização ou revisão, serão dirimidos por recurso a arbitragem, de acordo com a cláusula seguinte. III. Fundamentos de direito A única questão a apreciar, como se referiu, é saber se procede a excepção dilatória de preterição de tribunal arbitral, ou seja, saber se a autora tinha de observar a convenção de arbitragem invocada pela ré, devendo instaurar a presente acção num tribunal arbitral. Para o efeito autora/recorrente, no texto das suas alegações, invoca duas razões: - Os subscritores do contrato de Fundo de Pensões Unicre são a Unicre e a Vanguarda Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, SA., pelo que a cláusula que nele estabelece o recurso à arbitragem não pode vincular a autora que não é parte nesse negócio jurídico, nem pode operar a remissão para aquela. - Tal como resulta do n.º1 do art.º1 da Lei n.º 31/86 de 29 de Agosto, que regula a arbitragem voluntária esta não pode abranger litígio que diga respeito a direitos indisponíveis, sendo que matéria das pensões tem natureza de direito indisponível. Vejamos então O recurso à arbitragem voluntária é regulado pela Lei nº 31/86 de 29 de Agosto, que dispõe: Artigo 1º (Convenção de arbitragem) 1 - Desde que por lei especial não esteja submetido exclusivamente a tribunal judicial ou a arbitragem necessária, qualquer litígio que não respeite a direitos indisponíveis pode ser cometido pelas partes, mediante convenção de arbitragem, à decisão de árbitros.

4 Page 4 of A convenção de arbitragem pode ter por objecto um litígio actual, ainda que se encontre afecto a tribunal judicial (compromisso arbitral), ou litígios eventuais emergentes de uma determinada relação jurídica contratual ou extracontratual (cláusula compromissória). 3 - As partes podem acordar em considerar abrangidas no conceito de litígio, para além das questões de natureza contenciosa em sentido estrito, quaisquer outras, designadamente as relacionadas com a necessidade de precisar, completar, actualizar ou mesmo rever os contractos ou as relações jurídicas que estão na origem da convenção de arbitragem. 4 - O Estado e outras pessoas colectivas de direito público podem celebrar convenções de arbitragem, se para tanto forem autorizados por lei especial ou se elas tiverem por objecto litígios respeitantes a relações de direito privado. Artigo 2º (Requisitos da convenção; revogação). 1-A convenção de arbitragem deve ser reduzida a escrito. 2 - Considera-se reduzida a escrito a convenção de arbitragem constante ou de documento assinado pelas partes, ou de troca de cartas, telex, telegramas ou outros meios de telecomunicação de que fique prova escrita, quer esses instrumentos contenham directamente a convenção, quer deles conste cláusula de remissão para algum documento em que uma convenção esteja contida. 3 - O compromisso arbitral deve determinar com precisão o objecto do litígio; a cláusula compromissória deve especificar a relação jurídica a que os litígios respeitem. 4 - A convenção de arbitragem pode ser revogada, até à pronúncia da decisão arbitral, por escrito assinado pelas partes. Decorre assim destes dispositivos que a arbitragem voluntária é instituída através de uma convenção de arbitragem. Esta convenção designa-se compromisso arbitral quando respeita a um litígio actual, e cláusula compromissória quando se refere a litígios eventuais emergentes de uma determinada relação jurídica contratual ou extracontratual (nº 2 do art.º1). Pode ser objecto de uma convenção de arbitragem todo o litígio que não esteja submetido exclusivamente a um tribunal judicial ou a arbitragem necessária e que não respeite a direitos indisponíveis, o que confere uma natureza convencional à competência do tribunal arbitral. Com efeito, são as partes quem, através da celebração de uma convenção de arbitragem, atribuem poderes aos árbitros para que estes dirimam determinados litígios (nº1 do art.º1). A convenção de arbitragem deve ser reduzida a escrito. Considera-se reduzida a escrito a convenção de arbitragem

5 Page 5 of 6 constante ou de documento assinado pelas partes, ou de troca de cartas, telex, telegramas ou outros meios de telecomunicações de que fique prova escrita, quer esses instrumentos contenham directamente a convenção, quer deles conste cláusula de remissão para algum documento em que uma convenção esteja contida (nºs 1 e 2 do art.º2) (sublinhado nosso). No caso em apreço, a autora e ré celebraram o acordo de cessação do contrato de trabalho (fls.7 a 11) do qual consta, na cláusula 3ª, que : Com efeitos a partir do dia 01 de Dezembro de 2006, e em consequência deste acordo, o segundo contraente (ora A.) será considerado beneficiário do Fundo de Pensões Unicre, com todos os direitos e prerrogativas previstos nos respectivos Estatutos. Da cláusula 15ªdos referidos Estatutos, que decorrem do contrato constitutivo do Fundo de Pensões Unicre celebrado, em 7 de Fevereiro de 2006, consta que: Os diferendos surgidos entre as partes titulares das relações jurídicas emergentes do presente contrato, quer de natureza contenciosa em sentido estrito, quer de qualquer outra natureza, designadamente relacionadas com a interpretação, integração e execução das respectivas disposições, incluindo a sua actualização ou revisão, serão dirimidos por recurso a arbitragem, de acordo com a cláusula seguinte. (facto n.º3). Negócio jurídico em causa nos autos. Temos assim que a referida cláusula 15ªé uma cláusula compromissória, pois estabelece o recurso à arbitragem em diferendos surgidos entre as partes titulares das relações jurídicas emergentes do referido contrato constitutivo do Fundo de Pensões, relacionadas designadamente com a execução das respectivas disposições, incluindo a sua actualização ou revisão. A questão posta em causa nos autos diz respeito a um litígio relativo à validade da alteração ao contrato constitutivo do Fundo de Pensões da Unicre, nomeadamente sobre alteração ao cálculo das pensões. Assim, apesar da autora não ser parte no contrato constitutivo do Fundo de Pensões Unicre é, por força do contrato de cessação do contrato de trabalho com a ré Unicre, beneficiária deste Fundo e por isso titular de uma relação jurídica que emerge do contrato constitutivo desse Fundo. Remissão Por outro lado, a autora, ao aceitar ser beneficiária do Fundo de Pensões da Unicre, com todos os direitos e prerrogativas previstos nos respectivos Estatutos (facto n.º2), aceitou a convenção de arbitragem aí prevista, ainda que por remissão. Se a convenção de arbitragem apenas existisse quando constasse de documento assinado pelas partes, bastaria a

6 Page 6 of 6 previsão da primeira parte do n.º2 do art.º2 da Lei nº31/86, em que se alude a documento assinado pelas partes, não fazendo qualquer sentido a sua última parte, cláusula de remissão para documento em que uma convenção esteja contida. Assim, para que esta última parte tenha algum significado útil, deve concluir-se que um terceiro relativamente a uma convenção de arbitragem fica vinculado à mesma se assinar um documento que remete para outro, mesmo que não subscrito por si, que contenha aquela convenção de arbitragem. Deste modo, por força da remissão da cláusula 3ª do acordo de cessação do contrato de trabalho para os Estatutos do Fundo de Pensões Unicre, que contém uma convenção de arbitragem, e por força do preceituado na última parte do nº2 do art.º2, da mencionada Lei n.º31/86, a autora está vinculada à dita convenção de arbitragem. A recorrente alega ainda que a convenção de arbitragem não pode abranger litígio que diga respeito a direitos indisponíveis, como é o caso da pensão de reforma em causa. Afigura-se-nos porém que este fundamento carece, igualmente, de razão pois não está em causa o direito à pensão de reforma da autora, clausulado nos termos do ACTV do sector Bancário, que a autora, aliás, não questiona, mas antes o cálculo da pensão de reforma antecipada, nos termos do Fundo de Pensões da Unicre, que a autora aceitou ser beneficiária aquando do acordo de cessação do contrato, que celebrou com a ré, não estando por isso em causa qualquer direito irrenunciável ou indisponível. Concluímos pois que a autora tinha de observar a referida convenção de arbitragem e instaurado a presente acção no tribunal arbitral, pelo que ao intentá-la num tribunal judicial violou a cláusula compromissória a que se obrigou, tendo o tribunal recorrido julgado correctamente a precedência da excepção dilatória arguida pela ré. IV. Decisão Face ao exposto, julga-se improcedente o recurso interposto, e confirma-se a sentença recorrida. Custas pela recorrente. Lisboa, 13 de Janeiro de Paula Sá Fernandes José Feteira Filomena Carvalho

Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa

Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa Page 1 of 5 Acórdãos TRL Processo: 7579/2007-8 Relator: SILVA SANTOS Descritores: CLÁUSULA COMPROMISSÓRIA PRETERIÇÃO DO TRIBUNAL ARBITRAL INTERPRETAÇÃO Data do Acordão: 11/15/2007 Votação: UNANIMIDADE

Leia mais

Acórdão do Tribunal da Relação de Guimarães. Acórdãos TRG

Acórdão do Tribunal da Relação de Guimarães. Acórdãos TRG Acórdãos TRG Processo: 1387/11.5TBBCL-B.G1 Relator: MARIA LUÍSA RAMOS Descritores: COMPETÊNCIA MATERIAL CONVENÇÃO ARBITRAL TRIBUNAL COMUM TRIBUNAL ARBITRAL Nº do Documento: RG Data do Acordão: 03/08/2012

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça Processo: 05A2222 ver acórdão T REL Nº Convencional: JSTJ000

Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça Processo: 05A2222 ver acórdão T REL Nº Convencional: JSTJ000 Acórdãos STJ Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça Processo: 05A2222 ver acórdão T REL Nº Convencional: JSTJ000 Relator: AZEVEDO RAMOS Descritores: COMPROMISSO ARBITRAL CLÁUSULA COMPROMISSÓRIA COMPETÊNCIA

Leia mais

DO TRIBUNAL ARBITRAL COMPETÊNCIA CLÁUSULA COMPROMISSÓRIA ARBITRAGEM VOLUNTÁRIA MATÉRIA DE DIREITO EXCESSO DE PRONÚNCIA

DO TRIBUNAL ARBITRAL COMPETÊNCIA CLÁUSULA COMPROMISSÓRIA ARBITRAGEM VOLUNTÁRIA MATÉRIA DE DIREITO EXCESSO DE PRONÚNCIA Acórdãos STJ Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça Processo: 710/14.5TVLSB-A.L1.S1 Nº Convencional: 2ª SECÇÃO Relator: OLIVEIRA VASCONCELOS Descritores: PRETERIÇÃO DO TRIBUNAL ARBITRAL COMPETÊNCIA CLÁUSULA

Leia mais

Lei n.º 31/86, de 29 de Agosto ARBITRAGEM VOLUNTÁRIA. Capítulo I

Lei n.º 31/86, de 29 de Agosto ARBITRAGEM VOLUNTÁRIA. Capítulo I Lei n.º 31/86, de 29 de Agosto ARBITRAGEM VOLUNTÁRIA A Assembleia da República decreta, nos termos dos artigos 164º, alínea d), 168º, n.º 1, alínea q), e 169º, n.º 2, da Constituição, o seguinte: Capítulo

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0187/11 Data do Acordão: 25-05-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL NULIDADE

Leia mais

ECLI:PT:TRL:2012: YIPRT.L1.6.8A

ECLI:PT:TRL:2012: YIPRT.L1.6.8A ECLI:PT:TRL:2012:404449.08.7YIPRT.L1.6.8A http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:trl:2012:404449.08.7yiprt.l1.6.8a Relator Nº do Documento Maria Manuela Gomes rl Apenso Data do Acordão 20/09/2012

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0919/08 Data do Acordão: 11-03-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO IMPUGNAÇÃO JUDICIAL RECLAMAÇÃO

Leia mais

Acordam, em conferência, nesta Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo:

Acordam, em conferência, nesta Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo: 1 de 5 26-03-2018, 18:05 Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0303/17 Data do Acordão: 14-03-2018 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: Nº Convencional:

Leia mais

1.2. São os seguintes os factos essenciais alegados pela requerente:

1.2. São os seguintes os factos essenciais alegados pela requerente: Processo n.º 1271/2015 Requerente: António Requerida: SA 1. Relatório 1.1. O requerente, referindo que a requerida o informou de que lhe cobraria, a título de indemnização por incumprimento de uma cláusula

Leia mais

Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa

Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa Acórdãos TRL Processo: 870/15.8YRLSB-6 Relator: ANTÓNIO MARTINS Descritores: ANULAÇÃO DA SENTENÇA ARBITRAL CONVENÇÃO DE ARBITRAGEM SUSPENSÃO DO PROCESSO Nº do Documento: RL Data do Acordão: 22-10-2015

Leia mais

Acórdão do Tribunal da Relação do Porto

Acórdão do Tribunal da Relação do Porto 1 de 5 Acórdãos TRP Acórdão do Tribunal da Relação do Porto Processo: 4151/08.5TBMAI-A.P1 Nº Convencional: JTRP00042783 Relator: JOSÉ CARVALHO Descritores: TELEFONE PRAZO DE PRESCRIÇÃO Nº do Documento:

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01568/13 Data do Acordão: 05-02-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Sumário: Nº Convencional: JSTA000P17005

Leia mais

Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa

Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa Acórdãos TRL Processo: 402/16.OYRLSB-8 Relator: ILÍDIO SACARRÃO MARTINS Descritores: ARBITRAGEM VOLUNTÁRIA DECISÕES INTERLOCUTÓRIAS Nº do Documento: RL Data do Acordão: 10-03-2016 Votação: DECISÃO INDIVIDUAL

Leia mais

TRIBUNAL ARBITRAL DE CONSUMO

TRIBUNAL ARBITRAL DE CONSUMO Processo n.º 669/2015 Requerente: Maria Requerida: SA 1. Relatório 1.1. A requerente, referindo que a requerida lhe solicita o pagamento da quantia de 491,78, por serviços de comunicações electrónicas

Leia mais

Assessoria da Secção Social do Supremo Tribunal de Justiça Caderno Temático O PROCESSO ESPECIAL DE REVITALIZAÇÃO NA JURISPRUDÊNCIA DA SECÇÃO SOCIAL

Assessoria da Secção Social do Supremo Tribunal de Justiça Caderno Temático O PROCESSO ESPECIAL DE REVITALIZAÇÃO NA JURISPRUDÊNCIA DA SECÇÃO SOCIAL O PROCESSO ESPECIAL DE REVITALIZAÇÃO NA JURISPRUDÊNCIA DA SECÇÃO SOCIAL Acesso ao Direito e aos Tribunais Custas I- O Processo Especial de Revitalização (designado por PER) traduz-se num passível de viabilização

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0996/10 Data do Acordão: 24-02-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO VALENTE TORRÃO OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL COLIGAÇÃO

Leia mais

ECLI:PT:TRE:2015: TBENT.E1

ECLI:PT:TRE:2015: TBENT.E1 ECLI:PT:TRE:2015:713.12.4TBENT.E1 http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:tre:2015:713.12.4tbent.e1 Relator Nº do Documento Acácio Neves Apenso Data do Acordão 12/03/2015 Data de decisão sumária

Leia mais

JURISTEP

JURISTEP Lei n.º 9/2006, de 2 de Novembro Lei de Arbitragem Voluntária Este texto tem carácter meramente informativo e não dispensa a consulta do diploma original, conforme publicado no Diário da República. Quanto

Leia mais

Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa

Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa Page 1 of 7 Acórdãos TRL Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa Processo: 5961/09.1TVLSB.L1-8 Relator: ANTÓNIO VALENTE Descritores: PRETERIÇÃO DO TRIBUNAL ARBITRAL CONVENÇÃO ARBITRAL CONTRATO-PROMESSA

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0460/10 Data do Acordão: 03-11-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO PIMENTA DO VALE PRESCRIÇÃO IVA OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0250/09 Data do Acordão: 20-05-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ISABEL MARQUES DA SILVA OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0142/09 Data do Acordão: 03-06-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL EXTEMPORANEIDADE

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0834/10 Data do Acordão: 07-12-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO PIMENTA DO VALE CONTRA-ORDENAÇÃO DEDUÇÃO ACUSAÇÃO

Leia mais

Descritores doença profissional; requerimento; junta médica; incapacidade; caixa nacional de pensões;

Descritores doença profissional; requerimento; junta médica; incapacidade; caixa nacional de pensões; ECLI:PT:TRE:2003:2348.03.3 http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:tre:2003:2348.03.3 Relator Nº do Documento Apenso Data do Acordão 18/11/2003 Data de decisão sumária Votação unanimidade Tribunal

Leia mais

Assunto: Revisão e confirmação da sentença do exterior. Interesse processual.

Assunto: Revisão e confirmação da sentença do exterior. Interesse processual. . Recurso jurisdicional em matéria cível. Recorrente: A. Recorrida: B. Assunto: Revisão e confirmação da sentença do exterior. Interesse processual. Conexão entre a decisão a rever e a Ordem Jurídica de

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 5 Acórdãos STA Processo: 01380/14 Data do Acordão: 06-05-2015 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo GRADUAÇÃO DE CRÉDITOS

Leia mais

Lei n 76/VI/2005 de 16 de Agosto

Lei n 76/VI/2005 de 16 de Agosto Lei n 76/VI/2005 de 16 de Agosto Por mandato do povo, a Assembleia Nacional decreta, nos termos da alínea b) do artigo 174 da Constituição, o seguinte: CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1 Objecto O

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 6 Acórdãos STA Processo: 0551/14 Data do Acordão: 18-06-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo LEI APLICÁVEL RELAÇÃO

Leia mais

Supremo Tribunal Administrativo:

Supremo Tribunal Administrativo: Acórdãos STA Processo: 0125/10 Data do Acordão: 05-05-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO EXECUÇÃO FISCAL OPOSIÇÃO CITAÇÃO

Leia mais

(Sumário elaborado pela Relatora) Acordam os Juízes no Tribunal da Relação de Lisboa:

(Sumário elaborado pela Relatora) Acordam os Juízes no Tribunal da Relação de Lisboa: Acórdãos TRL Processo: 258/14.8TBPDL.L1 6 Relator: ANABELA CALAFATE Descritores: ADMINISTRADOR DE INSOLVÊNCIA REMUNERAÇÃO Nº do Documento: RL Data do Acordão: 02 07 2015 Votação: UNANIMIDADE Texto Integral:

Leia mais

ECLI:PT:TRC:2017: TBCTB.B.C1.DF

ECLI:PT:TRC:2017: TBCTB.B.C1.DF ECLI:PT:TRC:2017:1786.05.1TBCTB.B.C1.DF http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:trc:2017:1786.05.1tbctb.b.c1.df Relator Nº do Documento Emidio Francisco Santos Apenso Data do Acordão 28/03/2017 Data

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça

Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça Acórdãos STJ Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça Processo: 1770/13.1TVLSB.L1.S1 Nº Convencional: 1ª SECÇÃO Relator: MÁRIO MENDES Descritores: CONTRATO DE SWAP ARBITRAGEM CLÁUSULA COMPROMISSÓRIA TRIBUNAL

Leia mais

Tribunal de Contas. Acórdão 4/2008 (vd. Acórdão 2/06 3ª S de 30 de Janeiro) Sumário

Tribunal de Contas. Acórdão 4/2008 (vd. Acórdão 2/06 3ª S de 30 de Janeiro) Sumário Acórdão 4/2008 (vd. Acórdão 2/06 3ª S de 30 de Janeiro) Sumário 1. São duas as questões suscitadas pelo Demandado: - uma que respeita a competência do relator para a decisão tomada e a eventual nulidade

Leia mais

Acórdão do Tribunal Central Administrativo Norte

Acórdão do Tribunal Central Administrativo Norte Acórdãos TCAN Acórdão do Tribunal Central Administrativo Norte Processo: 00415/11.9BEMDL Secção: 1ª Secção - Contencioso Administrativo Data do Acordão: 22-01-2016 Tribunal: TAF de Mirandela Relator: Esperança

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01181/09 Data do Acordão: 18-02-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO DULCE NETO RECURSO JUDICIAL PROCESSO CONTRA-ORDENAÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0545/10 Data do Acordão: 15-09-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU IVA CADUCIDADE DO DIREITO À LIQUIDAÇÃO

Leia mais

Sumários de Acórdãos do Supremo Tribunal de Justiça Secção Social

Sumários de Acórdãos do Supremo Tribunal de Justiça Secção Social Interpretação das sentenças A interpretação das sentenças não se queda pelo elemento literal, importando atender ao seu elemento sistemático, bem como ao elemento teleológico e funcional. 08-05-2019 Proc.

Leia mais

Processo de arbitragem

Processo de arbitragem Processo de arbitragem Demandante: A Demandada: B Árbitro único: Jorge Morais Carvalho Sentença I Processo 1. O processo correu os seus termos em conformidade com o Regulamento do Centro Nacional de Informação

Leia mais

Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro:

Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro: Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro: Havendo título executivo anterior à entrada em vigor da Lei n.º 6/2011, de 10 de Março, a oposição da Requerente deve ser deduzida

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0928/08 Data do Acordão: 21-01-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO JORGE LINO CONTRA-ORDENAÇÃO FISCAL CONCURSO DE INFRACÇÕES

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV 2015/2016 Mestrado Forense / Turma B (Rui Pinto) EXAME FINAL ( ) - Duração 2 h 30 m

DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV 2015/2016 Mestrado Forense / Turma B (Rui Pinto) EXAME FINAL ( ) - Duração 2 h 30 m DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV 2015/2016 Mestrado Forense / Turma B (Rui Pinto) EXAME FINAL (12.1.2016) - Duração 2 h 30 m I. LEIA o seguinte ac. RL 16-1-2014/Proc. 4817/07.7TBALM.L2-6 (ANTÓNIO MARTINS):

Leia mais

PRAZO DE ARGUIÇÃO PROCESSO DE EXECUÇÃO FISCAL FALTA ELEMENTOS ESSENCIAIS DO ACTO PENHORA

PRAZO DE ARGUIÇÃO PROCESSO DE EXECUÇÃO FISCAL FALTA ELEMENTOS ESSENCIAIS DO ACTO PENHORA Página 1 de 5 Acórdãos STA Processo: 0613/14 Data do Acordão: 18-06-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo NULIDADE PRAZO DE ARGUIÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01057/07 Data do Acordão: 27-02-2008 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA PACHECO REVERSÃO DA EXECUÇÃO CONTRA-ORDENAÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 7 Acórdãos STA Processo: 0270/18.8BEPRT-S1 Data do Acordão: 06-02-2019 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: CONTRA-ORDENAÇÃO APENSAÇÃO PORTAGEM Sumário: Acórdão

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 6 Acórdãos STA Processo: 01384/14 Data do Acordão: 20-05-2015 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: OPOSIÇÃO INDEFERIMENTO LIMINAR PRAZO DEDUÇÃO PEDIDO APOIO JUDICIÁRIO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 5 Acórdãos STA Processo: 0416/10 Data do Acordão: 01/03/2011 Tribunal: 2 SUBSECÇÃO DO CA Relator: PIRES ESTEVES Descritores: CONTRA-INTERESSADO CUSTAS Sumário: Nº Convencional: JSTA000P12653

Leia mais

Notificada a recorrente da participação apresentada, veio pronunciar-se por escrito nos termos que constam de fls. 11, dizendo o seguinte:

Notificada a recorrente da participação apresentada, veio pronunciar-se por escrito nos termos que constam de fls. 11, dizendo o seguinte: > Conselho Superior > Acórdão CS n.º R-09/2007, de 25 de Maio de 2007 Vem o presente recurso interposto de um acórdão do Conselho Distrital de, que em sessão plenária de 21 de Setembro de 2006, aprovou

Leia mais

ECLI:PT:TRE:2010: TBLLE.A.E1.ED

ECLI:PT:TRE:2010: TBLLE.A.E1.ED ECLI:PT:TRE:2010:1672.07.0TBLLE.A.E1.ED http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:tre:2010:1672.07.0tblle.a.e1.ed Relator Nº do Documento Mata Ribeiro Apenso Data do Acordão 28/04/2010 Data de decisão

Leia mais

(Sumário da Relatora)

(Sumário da Relatora) Acórdãos TRL Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa Processo: 243/10.9YRLSB-7 Relator: DINA MONTEIRO Descritores: EXECUÇÃO DE DECISÃO ARBITRAL SENTENÇA ARBITRAL ESTRANGEIRA Nº do Documento: RL Data do

Leia mais

Processo n.º 527/2007 Data do acórdão: S U M Á R I O

Processo n.º 527/2007 Data do acórdão: S U M Á R I O Processo n.º 527/2007 Data do acórdão: 2008-01-31 Assuntos: - art.º 1200.º do Código de Processo Civil - divórcio - conservatória do registo civil - revisão formal S U M Á R I O Caso no exame dos autos

Leia mais

ACÓRDÃO N.º 20/2016- PL-3.ª SECÇÃO 4ROM-SRA/2016 (P. n.º 1/2014-M-SRATC)

ACÓRDÃO N.º 20/2016- PL-3.ª SECÇÃO 4ROM-SRA/2016 (P. n.º 1/2014-M-SRATC) Revogou a Sentença nº 5/2016 - SRATC ACÓRDÃO N.º 20/2016- PL-3.ª SECÇÃO 4ROM-SRA/2016 (P. n.º 1/2014-M-SRATC) Descritores: Extinção do procedimento por responsabilidades sancionatórias /prescrição/ artigo

Leia mais

Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa EXONERAÇÃO DO PASSIVO RESTANTE DIFERIMENTO DO PAGAMENTO DE CUSTAS APOIO JUDICIÁRIO.

Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa EXONERAÇÃO DO PASSIVO RESTANTE DIFERIMENTO DO PAGAMENTO DE CUSTAS APOIO JUDICIÁRIO. Acórdãos TRL Processo: Relator: Descritores: Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa 3198/13.4TBMTJ.L1-7 DINA MONTEIRO EXONERAÇÃO DO PASSIVO RESTANTE DIFERIMENTO DO PAGAMENTO DE CUSTAS APOIO JUDICIÁRIO

Leia mais

Acordam no Tribunal da Relação do Porto. 1. A sentença recorrida absolveu da instância, por litispendência, arts. 288/1e., 493/2, 494i.

Acordam no Tribunal da Relação do Porto. 1. A sentença recorrida absolveu da instância, por litispendência, arts. 288/1e., 493/2, 494i. PN 483.021; Ap.: TC. Gondomar; Ap.es2: ; Ap.o3:. Acordam no Tribunal da Relação do Porto 1. A sentença recorrida absolveu da instância, por litispendência, arts. 288/1e., 493/2, 494i., 499 CPC: verificam-se

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01404/13 Data do Acordão: 12-03-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Sumário: OPOSIÇÃO NULIDADE DE SENTENÇA

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0376/08 Data do Acordão: 26-11-2008 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO PIMENTA DO VALE IMPOSTO DE SELO TRANSMISSÃO DA PROPRIEDADE

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo 1 de 6 11-06-2018, 18:29 Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0534/15 Data do Acordão: 30-05-2018 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: PEDRO DELGADO Descritores: Sumário: IMPOSTO DE

Leia mais

ECLI:PT:TRG:2016: T8VNF.D.G1

ECLI:PT:TRG:2016: T8VNF.D.G1 ECLI:PT:TRG:2016:1694.16.0T8VNF.D.G1 http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:trg:2016:1694.16.0t8vnf.d.g1 Relator Nº do Documento Conceição Bucho rg Apenso Data do Acordão 12/07/2016 Data de decisão

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça

Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça Acórdãos STJ Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça Processo: 06B3359 Nº Convencional: JSTJ000 Relator: PIRES DA ROSA Descritores: CONVENÇÃO ARBITRAL CLÁUSULA COMPROMISSÓRIA DECISÃO ARBITRAL ANULAÇÃO Nº

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 8 Acórdãos STA Processo: 0342/14 Data do Acordão: 12-02-2015 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Sumário: Nº Convencional: JSTA000P18594 Nº do Documento: SA2201502120342

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0889/09 Data do Acordão: 19-05-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO PIMENTA DO VALE CONTRA-ORDENAÇÃO FISCAL PAGAMENTO

Leia mais

Acordam na Secção de Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo: - Relatório -

Acordam na Secção de Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo: - Relatório - Página 1 de 8 Acórdãos STA Processo: 058/14 Data do Acordão: 14-01-2015 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: IMPUGNAÇÃO JUDICIAL IRC REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA ESTABELECIMENTO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça

Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça Acórdãos STJ Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça Processo: 04B705 Nº Convencional: JSTJ000 Relator: FERREIRA GIRÃO Descritores: REVISÃO DE SENTENÇA ESTRANGEIRA TRIBUNAL COMPETENTE Nº do Documento: SJ200404220007052

Leia mais

Acórdão do Tribunal Central Administrativo Sul

Acórdão do Tribunal Central Administrativo Sul Acórdãos TCAS Processo: 02369/08 Acórdão do Tribunal Central Administrativo Sul Secção: CT-2º JUÍZO Data do Acordão: 24-06-2008 Relator: Descritores: Sumário: EUGÉNIO SEQUEIRA IMPUGNAÇÃO JUDICIAL. IRC.

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0483/13 Data do Acordão: 13-11-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: IMPUGNAÇÃO JUDICIAL PROCEDIMENTO DE

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0302/11 Data do Acordão: 06-07-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO VALENTE TORRÃO NOTIFICAÇÃO I Sendo o valor do processo

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01102/09 Data do Acordão: 03-02-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO CONTRA-ORDENAÇÃO FISCAL RECURSO

Leia mais

O processo foi documentalmente instruído e procedeu-se á sua análise seguida de debate e deliberação deste Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional.

O processo foi documentalmente instruído e procedeu-se á sua análise seguida de debate e deliberação deste Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional. RECURSO CFJN Nº010 /09 R Acordam no Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional O associado dirigente, do Núcleo Cidade do Porto, da Região do Porto do CNE, interpôs em 29/6/2009 recurso para o Conselho Fiscal

Leia mais

ECLI:PT:TRL:2010: TMSNT.A.L

ECLI:PT:TRL:2010: TMSNT.A.L ECLI:PT:TRL:2010:2630.07.0TMSNT.A.L1.7.81 http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:trl:2010:2630.07.0tmsnt.a.l1.7.81 Relator Nº do Documento Luís Espírito Santo rl Apenso Data do Acordão 19/10/2010

Leia mais

Processo de arbitragem n.º 401/2018

Processo de arbitragem n.º 401/2018 Processo de arbitragem n.º 401/2018 Demandante: A Demandada: B Árbitro único: Jorge Morais Carvalho Resumo (elaborado pelo árbitro): 1. Num contrato de prestação de serviços de comunicações eletrónicas,

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0311/11 Data do Acordão: 19-10-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ISABEL MARQUES DA SILVA ACÇÃO PARA RECONHECIMENTO

Leia mais

Processo n.º 178/2008 Data do acórdão: S U M Á R I O

Processo n.º 178/2008 Data do acórdão: S U M Á R I O Processo n.º 178/2008 Data do acórdão: 2008-05-08 Assuntos: - art.º 1200.º do Código de Processo Civil - divórcio - revisão formal S U M Á R I O Caso no exame dos autos não tenha detectado nenhuma desconformidade

Leia mais

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 10 886 DIÁRIO DA REPÚBLICA II SÉRIE N. o 145 29 de Julho de 2005 MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Caixa Geral de Aposentações Aviso n. o 7003/2005 (2. a série). Em cumprimento do disposto

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0385/10 Data do Acordão: 11-05-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO CASIMIRO GONÇALVES OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL TEMPESTIVIDADE

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01230/09 Data do Acordão: 24-02-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO CONTRA-ORDENAÇÃO FISCAL COIMA

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01140/08 Data do Acordão: 18-02-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO JORGE LINO EXECUÇÃO FISCAL OPOSIÇÃO RECLAMAÇÃO PRESCRIÇÃO

Leia mais

Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro: Quando as

Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro: Quando as Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro: Quando as partes, em caso de litígio resultante de um serviço público essencial, optem por recorrer a mecanismos de resolução extrajudicial

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo cordão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01140/16 Data do Acordão: 25-10-2017 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: PEDRO DELGADO Descritores: Sumário:

Leia mais

A ARBITRAGEM TRIBUTÁRIA E A ATIVIDADE ECONÓMICA,

A ARBITRAGEM TRIBUTÁRIA E A ATIVIDADE ECONÓMICA, Lisboa, 7 de novembro de 2016 A ARBITRAGEM TRIBUTÁRIA E A ATIVIDADE ECONÓMICA, Tributação do Petróleo: O arsenal fiscal na guerra pelo ouro negro Senior Partner UM ADVOGADO NA HISTÓRIA DO PETRÓLEO UM PARA

Leia mais

Tribunal de Contas R.O. N.º 1-RO-E/2011. (P. n.º 5 793/2000- DVIC.1) ACÓRDÃO Nº 5/2012-3ª Secção

Tribunal de Contas R.O. N.º 1-RO-E/2011. (P. n.º 5 793/2000- DVIC.1) ACÓRDÃO Nº 5/2012-3ª Secção Transitado em julgado R.O. N.º 1-RO-E/2011 (P. n.º 5 793/2000- DVIC.1) ACÓRDÃO Nº 5/2012-3ª Secção Descritores: Processo de Verificação Interna de conta. Organismo extinto. Isenção de Emolumentos. Sumário:

Leia mais

RECLAMAÇÃO VERIFICAÇÃO GRADUAÇÃO DE CRÉDITOS

RECLAMAÇÃO VERIFICAÇÃO GRADUAÇÃO DE CRÉDITOS 1 de 5 10/07/17, 11:09 Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0589/15 Data do Acordão: 28-06-2017 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: FONSECA CARVALHO Descritores: Sumário: EXECUÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo. Acordam na Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo I-RELATÓRIO

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo. Acordam na Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo I-RELATÓRIO Acórdãos STA Processo: 0405/13 Data do Acordão: 22-05-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: FERNANDA MAÇÃS Descritores: Sumário: Nº Convencional: JSTA000P15791 Nº do Documento: SA2201305220405 Data de Entrada:

Leia mais

IMPUGNAÇÃO JUDICIAL LIQUIDAÇÃO IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE IMÓVEIS TEMPESTIVIDADE DA IMPUGNAÇÃO

IMPUGNAÇÃO JUDICIAL LIQUIDAÇÃO IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE IMÓVEIS TEMPESTIVIDADE DA IMPUGNAÇÃO Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01922/13 Data do Acordão: 05-02-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Sumário: INDEFERIMENTO LIMINAR IMPUGNAÇÃO

Leia mais

Processo n. 182/ 14.4TTFUN.L1 Apelação. Acordam na Secção Social do Tribunal da Relação de Lisboa

Processo n. 182/ 14.4TTFUN.L1 Apelação. Acordam na Secção Social do Tribunal da Relação de Lisboa Processo n. 182/ 14.4TTFUN.L1 Apelação. Acordam na Secção Social do Tribunal da Relação de Lisboa A Ré, Q - Gestão e Exploração Hoteleira, Lda no seu requerimento de interposição do recurso, requereu o

Leia mais

FORMALIDADE AVISO DE RECEPÇÃO ASSINATURA DO AVISO POR PESSOA DIVERSA DO DESTINATÁRIO

FORMALIDADE AVISO DE RECEPÇÃO ASSINATURA DO AVISO POR PESSOA DIVERSA DO DESTINATÁRIO Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0533/17 Data do Acordão: 22-11-2017 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: NOTIFICAÇÃO FORMALIDADE AVISO DE RECEPÇÃO

Leia mais

Acórdão Conselho Disciplina nº 01/2011

Acórdão Conselho Disciplina nº 01/2011 Acórdão Conselho Disciplina nº 01/2011 Na sequência de decisão da Assembleia Geral da Associação de Xadrez de Lisboa (AXL), tomada em 20/05/2011, foi remetida a este Conselho de Disciplina (CD) uma participação

Leia mais

CENTRO DE ARBITRAGEM, CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO REGULAMENTO DE ARBITRAGEM. Artigo 1º (Objecto) Artigo 2º (Convenção arbitral)

CENTRO DE ARBITRAGEM, CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO REGULAMENTO DE ARBITRAGEM. Artigo 1º (Objecto) Artigo 2º (Convenção arbitral) CENTRO DE ARBITRAGEM, CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO REGULAMENTO DE ARBITRAGEM Artigo 1º (Objecto) 1. Qualquer litígio em matéria comercial, que por lei especial não esteja submetido exclusivamente a tribunal

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01000/09 Data do Acordão: 10-03-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ALFREDO MADUREIRA VERIFICAÇÃO DE CRÉDITOS GRADUAÇÃO

Leia mais

senhoria operou-se no fim do prazo estabelecido (caducidade do contrato); do estabelecimento comercial em causa outro se extinguiu;

senhoria operou-se no fim do prazo estabelecido (caducidade do contrato); do estabelecimento comercial em causa outro se extinguiu; PN. 1277.00; Ap.: TC Santarém, 1º J; Ap.e: Maria José Couto Pereira dos Santos, Rª António Vicente Júnior, 17º 2º Esq., Vale de Estacas; Ap.a: DIM Portugal, Importação e Comercialização Lda, Rª da Matinha,

Leia mais

Acórdão n.º 10 / ª Secção-PL. P. n.º 5 ROM-SRM/2013. P. de Multa n.º 6/2012-SRM

Acórdão n.º 10 / ª Secção-PL. P. n.º 5 ROM-SRM/2013. P. de Multa n.º 6/2012-SRM Não transitado em julgado Recurso para o Tribunal Constitucional Acórdão n.º 10 /2013-3.ª Secção-PL. P. n.º 5 ROM-SRM/2013 P. de Multa n.º 6/2012-SRM 1. RELATÓRIO. 1.1. O Ministério Público junto da Secção

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça

Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça Acórdãos STJ Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça Processo: 1205/07.9TVPRT.P1.S1 Nº Convencional: 7ª SECÇÃO Relator: BARRETO NUNES Descritores: DECISÃO ARBITRAL COMPETÊNCIA DO TRIBUNAL ARBITRAL CADUCIDADE

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0765/10 Data do Acordão: 24-02-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ISABEL MARQUES DA SILVA INDEFERIMENTO LIMINAR DA

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, de

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, de Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, de 04-12-2013 Processo: 0877/13 Relator: VALENTE TORRÃO Meio Processual: RECURSO JURISDICIONAL Decisão: PROVIDO Fonte: www.dgsi.pt Sumário Impugnando o contribuinte

Leia mais

Tribunal de Contas ACÓRDÃO. ACÓRDÃO Nº.14 /02-Fev.26-1ª S/PL RECURSO ORDINÁRIO Nº 4/2002. (Processos nºs 3123, 3179, 3180 e 3484/01)

Tribunal de Contas ACÓRDÃO. ACÓRDÃO Nº.14 /02-Fev.26-1ª S/PL RECURSO ORDINÁRIO Nº 4/2002. (Processos nºs 3123, 3179, 3180 e 3484/01) ACÓRDÃO Nº.14 /02-Fev.26-1ª S/PL RECURSO ORDINÁRIO Nº 4/2002 (Processos nºs 3123, 3179, 3180 e 3484/01) ACÓRDÃO 1. Em sessão de Subsecção da 1ª Secção de 27 de Novembro de 2001 foi aprovado o acórdão nº

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0356/10 Data do Acordão: 07-07-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO JORGE DE SOUSA CONTRA-ORDENAÇÃO FISCAL NULIDADE INSUPRÍVEL

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0797/10 Data do Acordão: 14-12-2011 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: VALENTE TORRÃO Descritores: Sumário: RGIT CONSTITUCIONALIDADE Nº Convencional: JSTA000P13595 Nº do Documento: SA2201112140797

Leia mais

Acordam os juízes da secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo:

Acordam os juízes da secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo: Acórdãos STA Processo: 0656/16 Data do Acordão: 22 03 2017 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ARAGÃO SEIA Descritores: COIMA PRAZO PRESCRIÇÃO LEI APLICÁVEL Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0616/11 Data do Acordão: 06-07-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO CASIMIRO GONÇALVES PROCESSO URGENTE REQUERIMENTO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0754/09 Data do Acordão: 12-11-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO JORGE LINO OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL RECLAMAÇÃO

Leia mais