Sr. Presidente, Senhoras e Senhores Deputados,

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sr. Presidente, Senhoras e Senhores Deputados,"

Transcrição

1 Sr. Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Quero hoje falar aqui sobre um projeto de suma importância para a educação, desenvolvido no Estado de Santa Catarina. Trata-se da Educação a Distância. A Educação à Distância, resultado tanto dos avanços da tecnologia como das aspirações de democratização, constitui-se numa das possibilidades mais promissoras para enfrentar os inúmeros problemas dos sistemas escolares tradicionais, já que vem se tornando num procedimento didático pedagógico eficiente e de qualidade, como bem demonstram as experiências de longa data, em países como a Inglaterra, Espanha, Suécia, França, Portugal, Alemanha, Estados Unidos, Canadá, México, Japão, África do Sul, Costa Rica, Argentina, Venezuela, Equador, Colômbia, Peru, outros. Por isso, a nova Lei de Diretrizes e Bases, em boa hora, contempla essa modalidade de ensino para todos os níveis. A característica fundamental da Educação à Distância é a de permitir que o estudante realize sua formação independente de tempo e de lugar específicos para a aprendizagem, pressupondo a separação geográfica entre professor e aluno. Além, disso a Educação a Distância possibilita a simultaneidade entre o estudo e o trabalho; facilita o acesso ao ensino de uma ampla população geograficamente distante e que, portanto, se encontra impedida de freqüentar programas educacionais organizados, visando a sua formação para a cidadania e a sua qualificação; possibilita, também, aos estudantes percorrerem trajetórias diferentes de estudo, não apenas porque os alunos estabelecem seus horários, mas porque podem realizar estudos diferentes dos indicados pelos professores, de acordo com seus interesses próprios. Como os estudantes não se encontram vinculados ao mesmo espaço e tempo, abrem-se espaços para estudos em grupo, formação de equipes para juntos sanarem suas dificuldades e compartilharem suas descobertas, pois, a necessidade de interação, troca e apoio mútuo se fazem presentes em sua real significação.

2 A educação a distância é um sistema tecnológico de comunicação de massa e bidirecional, que substitui a integração pessoal, em aula, de professor e aluno, como meio preferencial de ensino, pela ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos e o apoio de uma organização tutorial, que propiciam a aprendizagem autônoma dos estudantes, afirma ARETIO (1987), sintetizando uma série de conceituações de estudos do tema. O documento Plano Nacional de Graduação, da Secretaria de Ensino Superior - SESU/MEC, deixa claro que a educação a distância é, sem dúvida, um recurso que as universidades deverão considerar para satisfazer as amplas e diversificadas necessidades de formação e qualificação profissional. Chama a atenção para que essa modalidade educacional, no contexto do ensino de graduação, deve ser pensada a partir de um projeto político pedagógico adequado. Também o Plano Nacional de Educação PNE, no Capítulo que trata da Educação a Distância e Tecnologias contextualiza a Educação à Distância como uma modalidade de ensino de indiscutível eficácia e relevância social, na medida em que poderá ser a ferramenta que auxiliará no processo de democratização do acesso aos diferentes níveis de ensino e em especial ao nível superior Como se vê, a Educação a Distância amplia as possibilidades da democratização do ensino e, de modo particular, permite que a universidade, a longo prazo, possa atender uma demanda cada vez maior de alunos, alcançandoos onde estejam. De acordo com dados do Conselho Internacional de Educação a Distância, existem em torno de dez milhões de estudantes realizando cursos em nível superior nessa modalidade em todo o mundo. No Brasil, a EaD ainda hoje se constitui em um desafio. Embora não haja uma tradição nessa modalidade educativa, ela já se faz presente no processo educacional brasileiro, tanto em instituições públicas como em instituições privadas, sendo concebida cada vez mais como um meio para atender a grandes contingentes de alunos de forma mais efetiva que outras modalidades de ensino e sem riscos de reduzir a qualidade em decorrência da ampliação da clientela atendida.

3 Considerando essas vantagens, a UDESC se dispôs a garantir os meios necessários ao alcance desses objetivos, em especial, os meios didáticos, já que estes, na modalidade a distância, assumem maior relevância, requerendo mecanismos de comunicação bidirecional, através de diálogos simulados, redes de apoio tutorial e uso contínuo de meios de comunicação. A utilização desses diversificados meios permite motivar o educando adulto constituindo-se em rico apoio para o seu processo de aprendizagem, objetivando o enriquecimento e a complementação do processo educacional. Para isso criou o Centro de Educação a Distância CEAD, desenvolvendo até o presente momento Cursos de extensão, graduação e especialização para educadores que atuam na educação catarinense e brasileira. Neste sentido, a UDESC, visando a formar e capacitar profissionais na área da educação, tem como compromisso político inserir-se no processo de construção da cidadania, contribuindo especificamente para a produção e socialização do conhecimento, relacionado com uma educação voltada às necessidades da sociedade catarinense e brasileira. É importante frisar que a UDESC é uma Instituição criada e mantida pelo Governo Estadual para desenvolver suas ações em âmbito estadual com vistas ao desenvolvimento do próprio Estado, além do que foi credenciada a oferecer o Curso de Pedagogia na modalidade a Distância como instrumento de democratização do ensino, compromissado com a sociedade como um todo e, sobremaneira, com qualidade do ensino prestado aos catarinenses que se concretiza pela ação efetiva de professores melhor qualificados. O núcleo de conteúdos básicos do Ensino à Distância, contempla: conhecimentos que subsidiarão o aluno para a análise da realidade em que está inserido e do processo histórico que a determina; conhecimentos relacionados à compreensão das relações entre educação e trabalho e outras demandadas pela sociedade; conhecimentos voltados à educação básica e à organização do trabalho pedagógico, gestão e coordenação educacional; conhecimentos relativos à formação profissional, voltados à atuação na escola, e em outros espaços educativos não formais; conhecimentos relativos à prática pedagógica, como

4 elementos integradores do currículo, articulados com o saber acadêmico, pesquisa, extensão e prática profissional. Em seu ápice, para fazer juz ao grau de licenciado em Pedagogia, o aluno deverá apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso, parte integrante do currículo, que poderá ser resultante de: Estudo de tema específico pertinente ao Curso; Pesquisa sobre o cotidiano escolar; Atividade de extensão na comunidade; Prática de ensino; Experiências pedagógicas. O tema, bem como o enfoque a ser dado ao mesmo, deverá estar relacionado a conteúdos de disciplinas ofertadas pelo Curso. Para atingir o objetivo na formação desses profissionais, a UDESC faz uso, entre os materiais didático-pedagógicos, da Rádio UDESC e de um canal de TV. Nesses procedimentos do uso da TV, adquire importância ímpar o uso dos equipamentos centrados na sede da UDESC, para veiculação de teleconferências, oportunizando palestras, debates, envolvendo o professor da disciplina, convidados, e, principalmente, os alunos do curso. Esses momentos são previamente agendados, e os alunos recebem antecipadamente um "informativo" a respeito dos temas a serem tratados. Vale lembrar que os núcleos municipais dispõem de antena parabólica e equipamentos necessários ao estabelecimento da comunicação. Todo o processo de formação universitária é acompanhado nos núcleos municipais por um Professor Colaborador (Tutor). Esse tutor será o responsável pelo trabalho de orientação da auto-aprendizagem dos alunos do curso. O mesmo realiza encontros presenciais para estudos e reflexões dos diferentes conteúdos das disciplinas do curso. Esse professor colaborador (tutor) será capacitado pela CEAD-UDESC e também será o responsável pela acompanhamento e supervisão das Práticas Pedagógicas e Práticas de Pesquisa e Extensão Universitária, bem como acompanha os processos de avaliacões presenciais. Atualmente são mais de 550 profissionais entre tutores (professores colaboradores) e equipe técnica que atuam no projeto de Ensino à Distância que já conta com mais de professores formados, o que é um orgulho para todos os catarinenses.

5 Parabéns a todos os profissionais que atuaram e atuam no Ensino à Distância da UDESC. A todos os professores tutores, a toda a equipe pedagógica da UDESC e a todos aqueles que contribuíram para esse grande avanço da educação no Estado de Santa Catarina, em especial ao Professor José Carlos Cechinel e ao então Reitor Raimundo Zumblick, rendo aqui minhas mais profundas homenagens por acreditarem no projeto de Ensino à Distância, projeto esse que tenho a honra de ter apoiado reitoria da UDESC e Governo do Estado, desde o início, quando da sua implantação durante o governo Amin. Muito obrigado!

A VIRTUALIZAÇÃO DO PRESENCIAL: Para além os 20%

A VIRTUALIZAÇÃO DO PRESENCIAL: Para além os 20% A VIRTUALIZAÇÃO DO PRESENCIAL: Para além os 20% 1- Conceitos 2 - Contextualização CEAD/UDESC 3 - Base Legal 4 - Case do CEAD: para além dos 20% Estrutura do Centro Projetos em desenvolvimento Prof. Dr.

Leia mais

AS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

AS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA AS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Joanderson Araújo Paulo (1); Ana Klyvia Ferreira Rodrigues (2); José Klemer Crispim de Souza(3); Carolina Soares Ramos (4) Universidade Estadual da Paraíba;

Leia mais

Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizante da UEMA. Ilka Serra - UEMA!

Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizante da UEMA. Ilka Serra - UEMA! Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizante da UEMA Ilka Serra - UEMA Contexto Era Digital - Mediação do conhecimento - Aprendizado Na EaD Educação sem distância

Leia mais

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MANUAL DE ESTÁGIO NA MODALIDADE EAD INTRODUÇÃO MARCOS REFERENCIAIS DA POLÍTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CEUNI

Leia mais

Políticas Públicas Caminhos para a EaD

Políticas Públicas Caminhos para a EaD Associação Universidade em Rede UniRede Políticas Públicas Caminhos para a EaD Profa. Dra. Ivete Martins Pinto Secretária Geral de Educação a Distância e Coordenadora UAB Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

Educação a Distância. O Computador na Educação EDU /2. Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado

Educação a Distância. O Computador na Educação EDU /2. Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado Educação a Distância O Computador na Educação EDU3375 2011/2 Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado 1 EAD: Conceituação A EAD recebeu diversas denominações em diferentes países,

Leia mais

República Federativa do Brasil Governo Federal. Educação a Distância. e as novas tecnologias

República Federativa do Brasil Governo Federal. Educação a Distância. e as novas tecnologias República Federativa do Brasil Governo Federal Ministério da Educação Educação a Distância e as novas tecnologias Educação Personalizada Vencendo as Barreiras Geográficas e Temporais EAD NO ENSINO PRESENCIAL

Leia mais

Fundação Oswaldo Cruz

Fundação Oswaldo Cruz Fundação Oswaldo Cruz ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA ENSP Uma Escola para Saúde, Ciência e Cidadania Lucia Maria Dupret Vice-Diretora de Ensino Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca

Leia mais

CAPÍTULO 7 NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POLÍTICAS E PRÁTICAS MARIA LUISA FURLAN COSTA

CAPÍTULO 7 NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POLÍTICAS E PRÁTICAS MARIA LUISA FURLAN COSTA CAPÍTULO 7 NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A MARIA LUISA FURLAN COSTA Desenvolvimento da Educação a Distância no Brasil é marcado pelo surgimento e disseminação dos meios de comunicação. EAD Modalidade de

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2016

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2016 Serviço Público Federal Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Pró-reitoria de Ensino INSTRUÇÃO NORMATIVA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO- BRASILEIRA (UNILAB)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO- BRASILEIRA (UNILAB) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO- BRASILEIRA (UNILAB) RESOLUÇÃO N 03, DE 22 DE MARÇO DE 2013. Aprova o Regimento Interno do Polo de Apoio Presencial de

Leia mais

Luiz Dourado CNE/UFG Recife,

Luiz Dourado CNE/UFG Recife, Luiz Dourado CNE/UFG Recife, 16.09.15 PNE e a formação dos profissionais do magistério da Educação Básica Brasil: desigual e combinado; Conferências nacionais e FNE; Pne: princípios, metas e estratégias;

Leia mais

Inclusão de 20% de EAD no Ensino Presencial

Inclusão de 20% de EAD no Ensino Presencial Inclusão de 20% de EAD no Ensino Presencial Forma, Problemas e Aplicação Prof. Cleber Fagundes Ramos Diretor de EAD para Graduação Presencial Agenda 1 Disciplinas a distância para Graduação Presencial:

Leia mais

DECRETO Nº, DE DE 2017.

DECRETO Nº, DE DE 2017. DECRETO Nº, DE DE 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei n o 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que

Leia mais

EaD em Cursos Presenciais

EaD em Cursos Presenciais EaD em Cursos Presenciais Júlia Marques Carvalho da Silva Maria Isabel Accorsi Coordenadoria de Educação a Distância Pró-Reitoria de Ensino Passos para implementar os 20% de EaD em cursos presenciais Passo

Leia mais

CURSOS DE EXTENSÃO PROEX PUC Minas. Profª. Luciana Costa

CURSOS DE EXTENSÃO PROEX PUC Minas. Profª. Luciana Costa CURSOS DE EXTENSÃO PROEX PUC Minas Profª. Luciana Costa SUMÁRIO 1. Normativos dos Cursos de Extensão referendados pela PROEX 2. Operacionalização da oferta dos Cursos de Extensão referendados pela PROEX

Leia mais

Integralização de Carga Horária Regulamento Institucional Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte

Integralização de Carga Horária Regulamento Institucional Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte Integralização de Carga Horária Regulamento Institucional Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte REGULAMENTO: INTEGRALIZAÇÃO DA CARGA HORÁRIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO CAPITULO I DAS CONSIDERAÇÕES

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 1. OBJETIVOS 1.1. OBJETIVO GERAL Formar profissionais com capacidade

Leia mais

PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: Oportunidade de formação aos funcionários da educação pública

PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: Oportunidade de formação aos funcionários da educação pública PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: Oportunidade de formação aos funcionários da educação pública Ana Lúcia dos Santos 1 Daniela Cherobini Cargnelutti 2 Carla Cristiane Costa 3 Resumo: Este trabalho tem como objetivo

Leia mais

SENAR SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL

SENAR SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL BOAS VINDAS SENAR SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) - Administração Central, foi criado pela Lei Federal nº 8315, de 23 de dezembro de 1991 e regulamentado

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ASPECTOS HISTÓRICOS

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ASPECTOS HISTÓRICOS 1ª Geração 2ª Geração 3ª Geração 4ª Geração 5ª Geração Ensino Por correspondência EAD via rádio e TV Novas experiências em EAD Universidades abertas e teleconferência Uso da Internet e das redes de computadores

Leia mais

NORMATIVA PARA OFERTA DE CARGA HORÁRIA SEMIPRESENCIAL EM CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA E TECNOLÓGICA PRESENCIAIS DO IFNMG

NORMATIVA PARA OFERTA DE CARGA HORÁRIA SEMIPRESENCIAL EM CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA E TECNOLÓGICA PRESENCIAIS DO IFNMG Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Pró-Reitoria de Ensino NORMATIVA PARA OFERTA DE CARGA HORÁRIA SEMIPRESENCIAL EM CURSOS

Leia mais

Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde publica:

Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano IV Nº 1395 Prefeitura Municipal de publica: Lei Municipal Nº 449/2016 - Autoriza o Poder Executivo proceder ao Orçamento Fiscal e da Seguridade Social do Município, para o

Leia mais

A Profissão. Campo de Atuação

A Profissão. Campo de Atuação A Profissão Nestes últimos anos, a legislação brasileira tem favorecido a inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais no sistema tradicional de ensino. Por isso, se faz necessário formar

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR AUDIÊNCIA PÚBLICA EAD/CES/CNE FORMULÁRIO PARA SUGESTÕES E CONTRIBUIÇÕES

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR AUDIÊNCIA PÚBLICA EAD/CES/CNE FORMULÁRIO PARA SUGESTÕES E CONTRIBUIÇÕES CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR AUDIÊNCIA PÚBLICA EAD/CES/CNE FORMULÁRIO PARA SUGESTÕES E CONTRIBUIÇÕES Observações: Nossas recomendações estão em azul no texto abaixo. NOME:

Leia mais

voltaraomenuprincipal

voltaraomenuprincipal voltaraomenuprincipal Educação a Distância no CEFET Campos Campos dos Goytacazes/RJ 11 A Educação a distância (EaD) inicia-se no segundo semestre de 2004, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos

Leia mais

Perguntas Frequentes Ensino Superior

Perguntas Frequentes Ensino Superior Coordenação de Educação CEDUC Perguntas Frequentes Ensino Superior SOBRE A REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO DE GRADUAÇÃO DA REDE CNEC. 1. O que é a Reestruturação do Ensino de Graduação da Rede CNEC? É a implantação

Leia mais

RESOLUÇÃO n 048 TÍTULO I DA NATUREZA, DEFINIÇÃO E PRINCÍPIOS

RESOLUÇÃO n 048 TÍTULO I DA NATUREZA, DEFINIÇÃO E PRINCÍPIOS RESOLUÇÃO n 048 0 CONSUPER/2012 Regulamenta o Programa de Assistência Estudantil do Instituto Federal Catarinense. Processo nº 23348.000931/2012-24. O Presidente do do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

A EDUCAÇÃO INTEGRAL E A BNCC NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO

A EDUCAÇÃO INTEGRAL E A BNCC NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO A EDUCAÇÃO INTEGRAL E A BNCC NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO Como a educação responde aos desafios? A educação integral é uma estratégia histórica que visa desenvolver percursos formativos mais

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO N o 15/2016, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO Dispõe sobre a elaboração e/ou reformulação de Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação, e dá outras providências. O CONSELHO DE GRADUAÇÃO DA, no uso

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL APLICADA À EDUCAÇÃO.

ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL APLICADA À EDUCAÇÃO. ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL APLICADA À EDUCAÇÃO. Carmem Lúcia Graboski da Gama 1 RESUMO O curso Especialização em Matemática Computacional aplicada à Educação ofertada pelo IFPR Campus Paranaguá,

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO 1. Projeto: Aprimoramento da sistemática de gestão

Leia mais

RESOLUÇÃO N 010/2016/CEG/CONSEPE

RESOLUÇÃO N 010/2016/CEG/CONSEPE RESOLUÇÃO N 010/2016/CEG/CONSEPE Regulamenta as normas para inclusão de disciplinas semipresenciais em cursos de graduação presencial da UFAM. O PRÓ-REITOR DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL Coordenadoria Institucional de Educação a Distância - CIED

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL Coordenadoria Institucional de Educação a Distância - CIED Recomendação da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (CIED) sobre a inclusão de disciplinas nos cursos de licenciatura presencial e a distância da UFAL A Lei de Diretrizes e Bases da Educação

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAPITULO I - DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAPITULO I - DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Dispõe sobre o Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Capivari.

Leia mais

CENSO ESCOLAR - EDUCACENSO

CENSO ESCOLAR - EDUCACENSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO GERAL DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA CENSO ESCOLAR

Leia mais

A Perspectiva De Ensino E Aprendizagem Nos Ambientes Virtuais

A Perspectiva De Ensino E Aprendizagem Nos Ambientes Virtuais A Perspectiva De Ensino E Aprendizagem Nos Ambientes Virtuais ARAUJO, Inaura Soares de. [1] TAHIM, Demetrius Oliveira. [2] ARAUJO, Inaura Soares De; TAHIM, Demetrius Oliveira. A Perspectiva De Ensino E

Leia mais

REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA

REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA Aprovado no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e Conselho de Administração Superior (CAS) em 13 de dezembro de 2018, Processo 058/2018 e Parecer 053/2018, publicado

Leia mais

A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo

A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo v.1.0 A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo José Mário Costa Junior Coordenador Adjunto da Rede e-tec Brasil Assessor da Diretoria do Cefor Total de 23 slides Autor: José Mário Costa Junior A EaD

Leia mais

~ UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO

~ UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO RESOLUÇÃO N 2.828, DE 20 DE MARÇO DE 2007 Dispõe sobre as normas e critérios para a oferta e o funcionamento de componentes curriculares semipresenciais nos cursos de graduação presenciais da UNIRIO, nos

Leia mais

4.5. Uso de tecnologias de comunicação e informação nas diferentes modalidades de educação

4.5. Uso de tecnologias de comunicação e informação nas diferentes modalidades de educação 4.5. Uso de tecnologias de comunicação e informação nas diferentes modalidades de educação No ano de 2004 a UFSJ iniciou as atividades de Educação a Distância, com a adesão ao Consórcio Pró-Formar em parceria

Leia mais

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA DO ESTADO DO CEARÁ NO ANO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA DO ESTADO DO CEARÁ NO ANO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA DO ESTADO DO CEARÁ NO ANO DE 2016 - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Aline Helle Ribeiro Barros 1 Centro de Educação a

Leia mais

Tema - EDUCAÇÃO BRASILEIRA: Perspectivas e Desafios à Luz da BNCC

Tema - EDUCAÇÃO BRASILEIRA: Perspectivas e Desafios à Luz da BNCC Tema - EDUCAÇÃO BRASILEIRA: Perspectivas e Desafios à Luz da BNCC REFERENCIAL CURRICULAR NOS SISTEMAS DE ENSINO: da complexidade a praticidade. CONCEITO DE BNCC A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE MODERNIZAÇÃO E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE MODERNIZAÇÃO E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE MODERNIZAÇÃO E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR REFLEXOS DA EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA REGIÃO SUL Maringá-PR Março/2006

Leia mais

Diagnóstico eixo temático Gestão Educacional: CORPO DOCENTE DA EAD: DOCENTES E TUTORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Diagnóstico eixo temático Gestão Educacional: CORPO DOCENTE DA EAD: DOCENTES E TUTORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Diagnóstico eixo temático Gestão Educacional: CORPO DOCENTE DA EAD: DOCENTES E TUTORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Organização e Gestão de Pessoal Na UNIPAMPA, os profissionais que atuam nos cursos a distância

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Alterações dadas pela Resolução

Leia mais

Relatório de Autoavaliação Institucional. Ano letivo 2017 EaD GOIÂNIA, 2018.

Relatório de Autoavaliação Institucional. Ano letivo 2017 EaD GOIÂNIA, 2018. Relatório de Autoavaliação Institucional Ano letivo 2017 EaD GOIÂNIA, 2018. SUMÁRIO 1 SOBRE A INSTITUIÇÃO... 2 2 CURSOS AVALIADOS... 3 ADMINISTRAÇÃO (EaD)... 4 PEDAGOGIA (EaD)... 12 1 1 SOBRE A INSTITUIÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO N 0 138, 11 de DEZEMBRO de 2008 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Leia mais

Sugestões para a melhoria da formação pedagógica nos cursos de licenciatura da UFSCar, extraidas dos respectivos relatórios de auto-avaliação

Sugestões para a melhoria da formação pedagógica nos cursos de licenciatura da UFSCar, extraidas dos respectivos relatórios de auto-avaliação Sugestões para a melhoria da nos cursos de licenciatura da UFSCar, extraidas dos respectivos relatórios de auto-avaliação Aspecto Valorização da licenciatura e melhor preparo do licenciado Atenção aos

Leia mais

UM OLHAR AMPLIADO PARA A QUALIDADE: DESAFIO CONTEMPORÂNEO E MUNDIAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.

UM OLHAR AMPLIADO PARA A QUALIDADE: DESAFIO CONTEMPORÂNEO E MUNDIAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. UM OLHAR AMPLIADO PARA A QUALIDADE: DESAFIO CONTEMPORÂNEO E MUNDIAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. São Paulo/SP Maio/2016 Juliana Bezerra Joaquim Campos - UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - juliana.jbj2013@gmail.com

Leia mais

CURRÍCULO ESCOLAR VMSIMULADOS

CURRÍCULO ESCOLAR VMSIMULADOS CURRÍCULO ESCOLAR 01. Segundo a LDB (Lei no 9394/96), os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CEDUC CURSO DE PEDAGOGIA DISCIPLINA: TIC S PROFESSORA: TERESA KÁTIA ALBUQUERQUE TV ESCOLA UM SALTO PARA O FUTURO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CEDUC CURSO DE PEDAGOGIA DISCIPLINA: TIC S PROFESSORA: TERESA KÁTIA ALBUQUERQUE TV ESCOLA UM SALTO PARA O FUTURO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CEDUC CURSO DE PEDAGOGIA DISCIPLINA: TIC S PROFESSORA: TERESA KÁTIA ALBUQUERQUE TV ESCOLA UM SALTO PARA O FUTURO BOA VISTA RR 2010 1 CONCEIÇÃO SOUSA EDGARD GARCIA JOSILÉIA

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA UFCSPA ANO V 2014 I. Curso de Ambientação Acadêmica Público: professores recém ingressantes Periodicidade: semestral Datas: 1º semestre: março (11, 13,

Leia mais

EaD em Ciências Farmacêuticas

EaD em Ciências Farmacêuticas EaD em Ciências Farmacêuticas Zilamar Costa Assessora da Presidência do CFF Coordenadora da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica- CAEF-CFF Coordenadora da Comissão de Educação do Fórum dos Conselhos

Leia mais

Gestão da Educação a Distância

Gestão da Educação a Distância Gestão da Educação a Distância 1- Etapas do processo de gestão do desenvolvimento de cursos na modalidade a distância ou semi-presencial Gestão da aprendizagem Desenho pedagógico Sistema tutorial Produção

Leia mais

Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis

Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina Avaliação Institucional 2013 (Síntese do Relatório Final) 2014

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO ORDEM DE SERVIÇO OS -002/ SR-3/ ASSUNTO: REGULAMENTA AS AÇÕES DE EXTENSÃO VIGÊNCIA: 25/01/2013 VERSÃO: 05

IDENTIFICAÇÃO ORDEM DE SERVIÇO OS -002/ SR-3/ ASSUNTO: REGULAMENTA AS AÇÕES DE EXTENSÃO VIGÊNCIA: 25/01/2013 VERSÃO: 05 OS -002/ SR-3/ 2013 1 5 1 FINALIDADE A presente Ordem de Serviço tem como finalidade conceituar, organizar e disciplinar as ações que constituem a Extensão, na UERJ: Programa, Projetos, Cursos e Eventos.

Leia mais

FORMULÁRIO: APOIO TÉCNICO

FORMULÁRIO: APOIO TÉCNICO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSO GRADUAÇÃO NA MODALIDADE À DISTÂNCIA FORMULÁRIO: APOIO TÉCNICO O Apoio Técnico na Modalidade à Distância inclui: pessoal técnico da Unidade

Leia mais

Orientações para Disciplina Prática de Pesquisa

Orientações para Disciplina Prática de Pesquisa Orientações para Disciplina Prática de Pesquisa (Desenvolvimento da Pesquisa 1ª Licenciatura Teresina, 2019. 2 APRESENTAÇÃO Prezado (a) professor (a), Este documento surgiu da necessidade de orientar os

Leia mais

Francisco Aparecido Cordão

Francisco Aparecido Cordão 128 ENTREVISTA O PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC) RESULTADOS E DESAFIOS Um dos investimentos prioritários do governo federal para a educação em todo o país é o Programa

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VIAMÃO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 04, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2015.

PREFEITURA MUNICIPAL DE VIAMÃO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 04, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2015. PREFEITURA MUNICIPAL DE VIAMÃO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 04, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2015. Estabelece Diretrizes para a oferta da Modalidade de Educação de Jovens

Leia mais

TUTORIA: inclusão, permanência e êxito

TUTORIA: inclusão, permanência e êxito UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ UFOPA Universidade de Integração Amazônica ANDIFES Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG TUTORIA: inclusão, permanência e êxito Reitor Pro Tempore Prof. Dr.

Leia mais

NEPA - NÚCLEO DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS AVANÇADOS: ALGUNS RESULTADOS JÁ ALCANÇADOS

NEPA - NÚCLEO DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS AVANÇADOS: ALGUNS RESULTADOS JÁ ALCANÇADOS 150 NEPA - NÚCLEO DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS AVANÇADOS: ALGUNS RESULTADOS JÁ ALCANÇADOS Raimundo Nonato Teixeira Criado em 1995, através da Ata n. 01, no dia 09/05, o NEPA - Núcleo de Estudos Pedagógicos Avançados

Leia mais

1.1.1 O que é o Estágio?

1.1.1 O que é o Estágio? 1.1 Estágio Curricular supervisionado Todo o Projeto de estágio e suas considerações foram elaborados pela Professora Fabiana Chinaglia. Abaixo segue o projeto, os anexos podem ser vistos no caderno de

Leia mais

1. POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS

1. POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS 1. POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS Em sua concepção, a Faculdade Cesusc, por meio da missão, busca em seus processos de ensino e aprendizagem promover a formação de profissionais capacitados para

Leia mais

CHECKLIST PARA REVISÃO DO PPC

CHECKLIST PARA REVISÃO DO PPC ANEXO 3 CHECKLIST PARA REVISÃO DO PPC UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD COORDENADORIA DE PROJETOS E ACOMPANHAMENTO CURRICULAR - COPAC CHECKLIST DO PPC Esse documento foi

Leia mais

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso AUTO-AVALIAÇAO INSTITUCIONAL DO CURSO DE PEDAGOGIA FACED-UFAM / Alunos Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso Indicador Objetivos do Curso 02 - Conheço o Projeto Pedagógico do Curso e os

Leia mais

RESOLVE: CAPÍTULO I PRINCÍPIOS GERAIS. Os objetivos gerais da EAD na Universidade Federal do Paraná (UFPR) são:

RESOLVE: CAPÍTULO I PRINCÍPIOS GERAIS. Os objetivos gerais da EAD na Universidade Federal do Paraná (UFPR) são: RESOLUÇÃO Nº 82/08-CEPE Fixa normas básicas de controle e registro da atividade acadêmica dos Cursos de Aperfeiçoamento e Especialização na modalidade de Educação a Distância da Universidade Federal do

Leia mais

(Foi. 2 da Resolução n. 012/08, de )

(Foi. 2 da Resolução n. 012/08, de ) (Foi. 2 da Resolução n. 012/08, de 17.06.2008) IV - atividades realizadas em laboratórios de ensino e pesquisa, quando for o caso;e V - demais atividades inerentes aos respectivos níveis de formação, definidos

Leia mais

ATOS DO PODER EXECUTIVO

ATOS DO PODER EXECUTIVO ATOS DO PODER EXECUTIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DECRETO MEC N 9.057, DE 25 DE MAIO DE 2017 Diário Oficial da União nº 100, de 26 de maio de 2017 Seção 1 págs. 03 e 04 Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO Pró-Reitoria de Extensão e Cultura PROExC REGULAMENTO DO NÚCLEO ESCOLA DE EXTENSÃO UNIRIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO Pró-Reitoria de Extensão e Cultura PROExC REGULAMENTO DO NÚCLEO ESCOLA DE EXTENSÃO UNIRIO REGULAMENTO DO NÚCLEO ESCOLA DE EXTENSÃO UNIRIO Dispõe sobre a natureza e o funcionamento do Núcleo Escola de Extensão UNIRIO, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Capítulo I DOS OBJETIVOS Art. 1º -

Leia mais

São Paulo, 27 de novembro de 2017 OFÍCIO N.º 46 /2017 AOS DEPUTADOS FEDERAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO

São Paulo, 27 de novembro de 2017 OFÍCIO N.º 46 /2017 AOS DEPUTADOS FEDERAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO São Paulo, 27 de novembro de 2017 OFÍCIO N.º 46 /2017 AOS DEPUTADOS FEDERAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO REF.: Rejeição do Projeto de Lei nº 2.891, de 2015, que altera a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 2015

Leia mais

Histórico e Missão da Universidade

Histórico e Missão da Universidade Histórico e Missão da Universidade História da IES; sua criação e trajetória A origem da Universidade Estácio de Sá remonta à criação do Curso de Direito em 1970. Em 1971, foi transformada em Faculdades

Leia mais

9º Encontro Estadual dos servidores Administrativos da Educação de Goiás - SINTEGO. Luiz Dourado CNE/UFG

9º Encontro Estadual dos servidores Administrativos da Educação de Goiás - SINTEGO. Luiz Dourado CNE/UFG 9º Encontro Estadual dos servidores Administrativos da Educação de Goiás - SINTEGO Luiz Dourado CNE/UFG Comissão Câmara Educação Superior CNE Composição; Eixo; Reuniões de trabalho ampliada; Realização

Leia mais

Campus de IFC - Araquari. Nº de bolsas de supervisão 3

Campus de IFC - Araquari. Nº de bolsas de supervisão 3 Subprojeto Identificação do Subprojeto Área da licenciatura Ciências Agrárias Modalidade do curso [x] Presencial [ ] A distância Campus/polo 1 Campus de IFC - Araquari Município Araquari UF SC iniciação

Leia mais

funções de um Polo de Apoio Presencial que persegue o compromisso do cumprimento de seu papel na sociedade.

funções de um Polo de Apoio Presencial que persegue o compromisso do cumprimento de seu papel na sociedade. DOCÊNCIA VIRTUAL EM MOVIMENTO: OFICINAS TEMÁTICAS DO POLO DE APOIO PRESENCIAL DO MUNICIPIO DE JOÃO PESSOA DOS CURSOS SUPERIORES À DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA 1. INTRODUÇÃO Autor: Ednildon

Leia mais

NORMAS PARA OFERTA DE CARGA HORÁRIA SEMIPRESENCIAL EM CURSOS PRESENCIAIS NO ÂMBITO DO IFNMG INTRODUÇÃO

NORMAS PARA OFERTA DE CARGA HORÁRIA SEMIPRESENCIAL EM CURSOS PRESENCIAIS NO ÂMBITO DO IFNMG INTRODUÇÃO Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Conselho Superior NORMAS PARA OFERTA DE CARGA HORÁRIA SEMIPRESENCIAL EM CURSOS PRESENCIAIS

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 154/2005-CEPE/UNICENTRO

RESOLUÇÃO Nº 154/2005-CEPE/UNICENTRO RESOLUÇÃO Nº 154/2005-CEPE/UNICENTRO Aprova o Regulamento de Criação, Organização e Funcionamento de Cursos, Programas e Disciplinas ofertados a Distância, na Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO.

Leia mais

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava MANUAL DO ALUNO A Treinar é uma escola com tradição na área de cursos de Informática, Tecnologia, Desenvolvimento Profissional e Educação a Distância. Oferece cursos do nível básico ao avançado, visando

Leia mais

Curso de Administração a distância UFPR

Curso de Administração a distância UFPR Curso de Administração a distância UFPR O curso de Administração a distância é um projeto piloto que visa oferecer gratuitamente à sociedade um curso de qualidade com a conveniência do estudo a distância,

Leia mais

PROGRAMA BOLSA DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO NA REDE SESA: UMA EXPERIÊNCIA ALÉM DA PROFISSÃO UM ESTÁGIO PARA A VIDA

PROGRAMA BOLSA DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO NA REDE SESA: UMA EXPERIÊNCIA ALÉM DA PROFISSÃO UM ESTÁGIO PARA A VIDA PROGRAMA BOLSA DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO NA REDE SESA: UMA EXPERIÊNCIA ALÉM DA PROFISSÃO UM ESTÁGIO PARA A VIDA Eixo Temático: Integração ensino-serviço-comunidade Secretaria da Saúde do Estado do Ceará

Leia mais

SEaD/FURG. Órgão vinculado à Reitoria As atribuições da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) estão definidas no art. 24,

SEaD/FURG. Órgão vinculado à Reitoria As atribuições da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) estão definidas no art. 24, www.sead.furg.br SEaD/FURG Órgão vinculado à Reitoria As atribuições da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) estão definidas no art. 24, Seção V, do Capítulo VI do Regimento Interno da Reitoria da

Leia mais

A Profissão. Campo de Atuação

A Profissão. Campo de Atuação A Profissão O especialista em Alfabetização e Letramento é o docente que domina as práticas sociais de leitura e de escrita no contexto das séries iniciais do ensino fundamental, atuando efetivamente no

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL

PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL DOCUMENTO BASE VERSÃO DE TRABALHO PROPOSTA DE SUMÁRIO INTRODUÇÃO 1.IDENTIDADE E ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL O Instituto Federal e a sua Nova Institucionalidade Os Institutos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 79, DE 28 DE AGOSTO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 79, DE 28 DE AGOSTO DE 2014 RESOLUÇÃO Nº 79, DE 28 DE AGOSTO DE 2014 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal do Pampa, em sua 56ª Reunião Ordinária, realizada no dia 28 de agosto de 2014, no uso das atribuições que lhe são

Leia mais

Mesa-Redonda 3 Docência na EaD: dificuldades e estratégias práticas. Formadores e EaD -Aprendizagens e Desaprendizagens

Mesa-Redonda 3 Docência na EaD: dificuldades e estratégias práticas. Formadores e EaD -Aprendizagens e Desaprendizagens Mesa-Redonda 3 Docência na EaD: dificuldades e estratégias práticas Formadores e EaD -Aprendizagens e Desaprendizagens Maria da Graça Nicoletti Mizukami Mackenzie/UFSCar SIED 2012 Simpósio Internacional

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Pedagogia Missão O Curso de Pedagogia tem por missão a formação de profissionais de educação autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar,

Leia mais

A TECNOLOGIA NA ÁREA DE GEOGRAFIA

A TECNOLOGIA NA ÁREA DE GEOGRAFIA Centro Universitário Leonardo Da Vinci NEAD Núcleo de Ensino a Distância Everton Leite A TECNOLOGIA NA ÁREA DE GEOGRAFIA BLUMENAU 2009 EVERTON LEITE A TECNOLOGIA NA ÁREA DE GEOGRAFIA Projeto apresentado

Leia mais

EaD nas Profissões da Área da Saúde

EaD nas Profissões da Área da Saúde EaD nas Profissões da Área da Saúde Zilamar Costa Assessora da Presidência do CFF Coordenadora da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica- CAEF-CFF Coordenadora da Comissão de Educação do Fórum dos

Leia mais

TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO

TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO 1 SUMÁRIO Técnica e Tecnologia Dado, Informação e Conhecimento Educação a distância 3/19 14/19 10/19 2 TÉCNICA E TECNOLOGIA Uma visão redutora: seremos dominados por

Leia mais

Didática e Formação de Professores: provocações. Bernardete A. Gatti Fundação Carlos Chagas

Didática e Formação de Professores: provocações. Bernardete A. Gatti Fundação Carlos Chagas Didática e Formação de Professores: provocações Bernardete A. Gatti Fundação Carlos Chagas Vivemos tensões nas propostas e concretizações da formação inicial de professores, com padrões culturais formativos

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA FCT/UNESP

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA FCT/UNESP REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA FCT/UNESP Aprovado em reunião da Comissão Permanente de Ensino, realizada em 04/09/2008 Ciência da Congregação, em reunião realizada

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 044/2015 RESOLVE. Art. 2º. Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

RESOLUÇÃO Nº 044/2015 RESOLVE. Art. 2º. Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário. RESOLUÇÃO Nº 044/2015 Aprovar o Regulamento do Núcleo de Apoio Técnico Pedagógico da Faculdade Avantis A Diretora da Faculdade AVANTIS, no uso de suas atribuições, RESOLVE Art. 1º. Aprovar o Regulamento

Leia mais

(CESGRANRIO)Segundo a LDB, o regime de progressão continuada nas escolas é: A) ( ) obrigatório em todas as redes de ensino. B) ( ) obrigatório na

(CESGRANRIO)Segundo a LDB, o regime de progressão continuada nas escolas é: A) ( ) obrigatório em todas as redes de ensino. B) ( ) obrigatório na (CESGRANRIO)Segundo a LDB, o regime de progressão continuada nas escolas é: A) ( ) obrigatório em todas as redes de ensino. B) ( ) obrigatório na educação mantida pelos estados. C) ( ) optativo, desde

Leia mais

PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA A INTEGRAÇÃO CURRICULAR. ATUALIZAÇÃO DOS PPC s

PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA A INTEGRAÇÃO CURRICULAR. ATUALIZAÇÃO DOS PPC s PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA A INTEGRAÇÃO CURRICULAR ATUALIZAÇÃO DOS PPC s O PAPEL DOS DEPARTAMENTOS E DEMAIS AGENTES ENVOLVIDOS... ATUALIZAÇÃO DOS PPC s Contribuições da Comissão Central (DDE, DEP, DAEST,

Leia mais

Estágios Curriculares: ateliê de aprendizagens na formação profissional

Estágios Curriculares: ateliê de aprendizagens na formação profissional Estágios Curriculares: ateliê de aprendizagens na formação profissional Profa. Dra Stela C. Bertholo Piconez Universidade de São Paulo Faculdade de Educação ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS: desafios

Leia mais

PROPOSTA PEDAGÓGICA DO CURSO

PROPOSTA PEDAGÓGICA DO CURSO 1. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL PROPOSTA PEDAGÓGICA DO CURSO O curso ora proposto permite o emprego de metodologias participativas, a vivência das situações de ensino, pesquisa, extensão

Leia mais

Características Educação SESI

Características Educação SESI EDUCAÇÃO SESI Características Educação SESI Atendimento prioritário ao Trabalhador da indústria e seus dependentes Gratuidade nos cursos EJA Atuação nas 27 Unidades Federativas 32% de evasão na EJA Cenário

Leia mais

Letras - Português e Grego Licenciatura. Letras - Português e Italiano Licenciatura 3,7 4,7 3,8 3 3,6 3,3 3, Contexto Educacional

Letras - Português e Grego Licenciatura. Letras - Português e Italiano Licenciatura 3,7 4,7 3,8 3 3,6 3,3 3, Contexto Educacional Produção Macaé Música e Grego e Italiano Educação Física Bacharelado Civil Macaé Ciências Biológicas Modalidade Médica Número do Processo 201505413 201306677 201501966 201501964 201504247 201505411 201503573

Leia mais