Disciplinas Fundamentais Curso de Especialização em Administração Industrial (CEAI)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Disciplinas Fundamentais Curso de Especialização em Administração Industrial (CEAI)"

Transcrição

1 Disciplinas Fundamentais Curso de Especialização em Administração Industrial (CEAI) Administração da Produtividade Produção X Produtividade Indicadores de produtividade: globais e parciais Balanced Scorecard Redesenho de processos Kaizen Sistema de Informações para SIG Administração, planejamento, medida, análise e tomada de decisão Objetivo: definir produtividade e discutir a importância do conceito para os sistemas de produção. Apresentar alternativas de medida da produtividade. Delinear um modelo de análise de indicadores que permita identificar eventuais problemas de produtividade do sistema de produção. Apresentar alguns métodos para aumentar a produtividade. Integrar os conceitos estudados numa estrutura voltada para a administração da produtividade. Administração do Produto Auditoria e diagnósticos de problemas referentes à administração do produto Aprimoramento do produto Redução do prazo de lançamento no mercado Desenho para manufatura econômica Análise de potencial de falhas Documentação industrial Definição estratégica da linha de produtos Distribuição Objetivo: treinamento de profissionais para exercerem nas empresas as atividades de administração dos produtos, visando aprimoramento do produto, redução do prazo de lançamento no mercado, desenho para manufatura econômica, análise de potencial de falhas, documentação industrial e distribuição. Aplicações da Estatística na Administração Industrial Estatística Descritiva Distribuições de Probabilidades: Binomial e Normal Inferências sobre Média, Desvio Padrão e Proporções Comparação de várias Médias Ajuste de Curvas e Tendências Objetivo: apresentar os conceitos básicos da Estatística e suas aplicações na Administração Industrial.

2 Aplicações de Modelos da Pesquisa Operacional Visão geral da P O e suas aplicações Os modelos determinísticos para decisões sob certeza Programação Linear: solução gráfica, analítica e com computador Principais aplicações da PL: Mix de produção, Mistura, Transporte, Designação, Programação da Produção Os modelos probabilísticos para decisões sob risco Noções de Teoria das Filas, modelos e aplicações Simulação Probabilística: distribuições empíricas e teóricas, aplicações em Filas, Manutenção, Estoques, Sequenciação Ênfase no uso de Planilhas Eletrônicas tipo Excel Objetivo: desenvolver a habilidade de modelar um problema, obtendo solução matemática que ajuda a tomar a melhor decisão Economia Brasileira e Internacional Conceitos básicos de economia Produto e Renda; determinantes do nível de atividade econômica Política Econômica: objetivos e instrumentos Moeda e bancos: sistema financeiro e política monetária Relações econômicas internacionais A globalização das relações econômicas Regionalização e integração comercial (Mercosul, Alca) Formação Econômica do Brasil e cenário atual Objetivo: a partir da apresentação dos principais conceitos de Economia, reunir elementos que permitam ao aluno melhor compreender a conjuntura da economia brasileira e sua inserção no mercado internacional, em um cenário de economia aberta e globalização. Engenharia Econômica - Decisões entre Alternativas Matemática financeira, juros, capitalização, amortização Depreciação Avaliação e seleção de alternativas de investimentos Influência de impostos Comprar ou alugar (leasing) Objetivo: familiarizar os participantes com a teoria e prática da matemática financeira, juros, capitalização, sistemas de amortização e critérios para decisão entre alternativas tipo comprar X alugar, substituir equipamentos semi-automáticos por automáticos, etc. São apresentados os fundamentos da teoria de decisão para análise de investimentos, sob risco e na incerteza. Na parte de exercícios os participantes ficarão familiarizados com calculadoras e programas de planilha eletrônica. Estratégia da Manufatura Relação entre estratégia da empresa e estratégia da manufatura Tipos de estratégia da manufatura Problemas estratégicos típicos e suas inter-relações Estratégia para competitividade internacional A integração de funções para a gestão estratégica Objetivo: compreensão do papel da manufatura como instrumento de competição da empresa. Discussão das formas de competição através da manufatura e da composição de uma estratégia da manufatura.

3 Gerenciamento da Mudança Organizacional O problema da mudança organizacional As novas Abordagens da Produtividade Estratégias de Intervenção em Organizações As abordagens clássica e sócio-técnica As abordagens da Reengenharia e Gestão por Processos O modelo da competência Alternativas de concepção e os problemas de projeto e transição organizacional As mudanças nos sistemas de gestão de RH, nos processos comunicacionais e de controle de resultados O novo papel do gerente e da supervisão Objetivo: este curso se propõe a discutir de modo crítico as diversas abordagens contemporâneas de mudança organizacional, possibilitando um posicionamento pessoal do aluno frente às mesmas. Através de discussões e estudos de caso, pretende-se capacitar o aluno a melhor compreender a complexidade, as diversas abordagens e as decisões envolvidas no processo de mudança organizacional no atual ambiente competitivo brasileiro. Gerenciando Projetos de Inovações Gestão de projetos multidisciplinares em estrutura matricial Posicionamento estratégico e competitividade internacional O processo da inovação tecnológica Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia Fatores inibidores das inovações no Brasil Cinco palavras-chave antagônicas aos fatores inibidores Apresentação e debate de casos pelo professor Modelo de maturidade em administração de projetos (PMMM) Escritório de projetos como deflagrador de mudanças organizacionais Objetivo: qualificação dos alunos na gestão de esforços por projetos visando inovações tecnológicas e de posicionamento estratégico, admitindo-se que a competitividade internacional depende da capacidade de inovar e que a incidência de fatores inibidores das inovações no Brasil é intensa. Gestão de Custos Classificação e mensuração de custos Sistemas de Custeio Análise de Custos Gestão de Custos Gestão Estratégica de Custos. Objetivo: conceituar o que é custos, debatendo cada termo do jargão da área de maneira a dirimir qualquer dúvida a respeito. Dar ao aluno condições de selecionar a metodologia mais adequada para gerir custos, incluindo aí a sua melhoria. Estabelecer na empresa uma gestão estratégica de custos. Gestão por Macroprocessos Organizacionais Importância e significado da gestão por processos A gestão por processos e modernas ferramentas de gestão Principais vetores da gestão por processos: Filosofia da Qualidade, Tecnologia da Informação, Potencialização e Trabalho em Equipe Principais correntes da gestão por macroprocessos Conceituação e representação de macroprocessos e processos organizacionais Elementos dos macroprocessos e sua conceituação Como mapear os macroprocessos e processos organizacionais Identificação e conceituação de processos críticos

4 Organização por processos e estrutura por processos Gestão por processos e tomadas de decisão estratégicas A avaliação do desempenho dos processos Gestão por processos e a cadeia de valor: a visão externa Gestão por processos e o trabalho em equipe: visão interna Técnicas para promover a melhoria dos processos A organização de equipes por processos e a metáfora do barco a remo Casos de implantação da gestão por processos: experiências em empresas de manufatura e serviços; empresas de pequeno e grande portes Exercícios de aplicação e fixação de conceito Objetivo: apresentar e discutir a importância e implicações práticas da adoção da gestão por macroprocessos nas organizações. Capacitar os colaboradores a mapear os macroprocessos e processos organizacionais. Aplicar a gestão por processos em casos práticos. Organização e Motivação para Produtividade Organizações: Natureza e tipos de organizações A evolução das formas de organização e das condições de trabalho A "Escola Clássica da Administração": Taylor / Ford e Fayol O movimento de relações humanas e as teorias motivacionais Liderança e Delegação "Empowerment" Gestão participativa: Conceitos, princípios e aplicações A proposta de qualidade de vida no trabalho A revolução microeletrônica e o futuro do trabalho Objetivo: oferecer aos profissionais envolvidos com o"processo de mudanças" na empresa uma visão abrangente das tendências gerenciais, enfatizando, em particular, os aspectos relacionados com as novas formas de organização do trabalho, motivação humana, e liderança nas organizações, como elementos fundamentais para maior competitividade das empresas e melhor qualidade de vida de seus colaboradores. Planejamento e Desenvolvimento de Produtos Planejamento e seleção do produto A viabilidade do projeto: concepção e análise das soluções O projeto básico: modelagem, otimização e ensaios do produto O projeto executivo: programação, projeto de conjuntos de componentes e peças, construção e testes dos protótipos, certificação do projeto Objetivo: estudar todas as fases do projeto do produto, desde a sua concepção até a sua implantação. Especial ênfase é dada aos requisitos do mercado, às funções do produto e a viabilidade técnica e econômica do seu projeto. Aplicação de QFD, FMEA e Engenharia simultânea. Planejamento, Programação e Controle da Produção Introdução de conceitos básicos e tipos de produção Informações básicas para PPCP Planejamento e programação de produção Controle Objetivo: dar uma visão global da área de PPCP e mostrar uma estrutura lógica para o fluxo de informações necessárias ao processo decisório de PPCP. Mostrar os principais conceitos e modelos de planejamento e programação.

5 Sistemas de Informação para Produção Identificar as diferentes aplicações da informação e dos Sistemas de Informação nas empresas Compreender o jargão da área e saber relacionar-se com os especialistas na área de software e na área da administração Desenvolver especificação de sistemas visando facilitar a melhor compreensão da tecnologia e melhor integrar as atividades com os especialistas Desenvolver visão crítica para uma abordagem mais abrangente dos diferentes Sistemas utilizados nas empresas Saber relacionar-se com especialistas em administração e planejamento estratégico e dar suporte para a definição de Sistemas de Informação nas empresas Desenvolver visão de alinhamento estratégico entre TI e negócio Compreender o processo de desenvolvimento de Sistemas de Informação Objetivo: apresentar conceitos relativos à Tecnologia da Informação (TI), e discutir problemas referentes ao desenvolvimento e implantação de sistemas, com foco nos usuários. A disciplina tem por objetivo estabelecer um contato do aluno com a Tecnologia da Informação sob diversas óticas, considerando aspectos de planejamento, projeto, implementação e aplicação. Inclui o estudo de adequação da informação e dos Sistemas de Informação da empresa às suas necessidades e análise do uso dessa tecnologia como estratégia competitiva.

Disciplinas Opcionais Curso de Especialização em Administração Industrial (CEAI)

Disciplinas Opcionais Curso de Especialização em Administração Industrial (CEAI) Disciplinas Opcionais - 2006 Curso de Especialização em Administração Industrial (CEAI) Administração de Materiais e de Compras Administração de estoques: Rotatividade, lote econômico de compra, custos

Leia mais

Administração Industrial (CEAI)

Administração Industrial (CEAI) Curso de Especialização em Administração Industrial (CEAI) Operacionalização: Pós graduação lato sensu da Universidade de São Paulo (USP) O Curso de Especialização em Administração Industrial (CEAI) oferecido

Leia mais

Administração Industrial (CEAI)

Administração Industrial (CEAI) Curso de Especialização em Administração Industrial (CEAI) Operacionalização: Pós graduação lato sensu da Universidade de São Paulo (USP) O Curso de Especialização em Administração Industrial (CEAI) oferecido

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ECO003 ECONOMIA DE EMPRESAS I Organização econômica e problemas econômicos. Demanda, oferta e elasticidade. Teoria do consumidor. Teoria da produção e da firma, estruturas e regulamento de

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS 2018-1 3º PERÍODO DISCIPLINA: ÁLGEBRA LINEAR Estudo e resolução de sistemas de equações lineares. Estudo e resolução de matrizes e determinantes. Detalhamento de ortogonalidade

Leia mais

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS CULTURA RELIGIOSA O fenômeno religioso, sua importância e implicações na formação do ser humano, da cultura e da sociedade. As principais religiões universais: história

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

Disciplinas Fundamentais 2009 (2º quadrimestre)

Disciplinas Fundamentais 2009 (2º quadrimestre) Disciplinas Fundamentais 2009 (2º quadrimestre) Aplicações da Estatística na Transmitir conceitos e técnicas de gestão de projetos, relevantes desde a concepção, desenvolvimento e entrega dos resultados

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO I Estudo e aplicação de limites. Estudo e aplicação de derivadas. Estudo de soluções de problemas com utilização de derivadas.

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Página 1 de 9 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 249, DE 2 DE JUNHO DE 2014 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

QUADRO DE DISCIPLINAS

QUADRO DE DISCIPLINAS QUADRO DE DISCIPLINAS Disciplinas 1 Horas- Aula 2 1. Fundamentos do Gerenciamento de Projetos 24 2. Gerenciamento do Escopo em Projetos 24 3. Gerenciamento da Qualidade em Projetos 12 4. Gerenciamento

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: MATEMÁTICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO Equações do primeiro e segundo graus com problemas. Problemas aplicando sistemas; sistemas com três incógnitas

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 16-GR/UNICENTRO, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2017. ESTA RESOLUÇÃO ESTÁ RATIFICADA PELO PARECER Nº 21/2017-CEPE/UNICENTRO. Aprova, ad referendum do CEPE, o Curso de Especialização em MBA em Gestão

Leia mais

Ementas. Certificate in Business Administration CBA

Ementas. Certificate in Business Administration CBA Ementas Certificate in Business Administration CBA Agosto 2012 Módulo Fundamental Administração Financeira EMENTA: Disciplina desenvolve a capacidade de contribuição para as decisões gerenciais aplicando

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS 2018-1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ESTUDOS SOCIOANTROPOLÓGICOS Panorama da história das Ciências Sociais, enfatizando seus princípios teóricos e metodológicos propostos. Análise

Leia mais

C O M U N I C A D O. 1 O Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (NRCA) fará a matrícula dos alunos acima indicados na disciplina indicada.

C O M U N I C A D O. 1 O Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (NRCA) fará a matrícula dos alunos acima indicados na disciplina indicada. COMUNICADO CEM/IT 1/2016 DIVULGA RELAÇÃO DE DISCIPLINAS RECOMENDADAS COMO OPTATIVAS PARA O 1º SEMESTRE LETIVO DE 2017 DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA DO CAMPUS ITATIBA DA UNIVERSIDADE SÃO

Leia mais

MBA em GESTÃO DE FINANÇAS E CONTROLADORIA

MBA em GESTÃO DE FINANÇAS E CONTROLADORIA MBA em GESTÃO DE FINANÇAS E CONTROLADORIA OBJETIVOS DO CURSO O objetivo geral do Curso de Pós-graduação Lato Sensu MBA em Finanças e Controladoria é capacitar e atualizar profissionais de finanças e controladoria

Leia mais

CURSO: ADMINISTRÇÃO EMENTAS PERÍODO

CURSO: ADMINISTRÇÃO EMENTAS PERÍODO CURSO: ADMINISTRÇÃO EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: MATEMÁTICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO Equações do primeiro e segundo graus com problemas. Problemas aplicando sistemas; sistemas com três incógnitas;

Leia mais

MBA em Gestão Empresarial 2018

MBA em Gestão Empresarial 2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Empresarial 2018 CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 H/A Coordenação Acadêmica: Professor Doutor José Carlos Abreu 1 OBJETIVOS GERAIS DO CURSO Desenvolver

Leia mais

MBA em Gestão Empreendedora Curso de Especialização Lato Sensu

MBA em Gestão Empreendedora Curso de Especialização Lato Sensu MBA em Gestão Empreendedora Curso de Especialização Lato Sensu Introdução à Educação a Distância (EAD); Inovação e Empreendedorismo; Políticas Públicas em Educação; Gestão de Processos; Gestão Estratégica;

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Matriz Curricular do Curso Superior de Tecnologia em

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos,

Leia mais

CURSO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS COM ÊNFASE EM INOVAÇÃO CLARO EMENTA

CURSO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS COM ÊNFASE EM INOVAÇÃO CLARO EMENTA CURSO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS COM ÊNFASE EM INOVAÇÃO CLARO EMENTA QUADRO DE DISCIPLINAS * Curso MBA Gestão Estratégica de Negócios Horas-Aula** Módulo I 240 Economia Empresarial 24 Finanças

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CAMPUS: NITERÓI Missão A missão do curso de Engenharia de Produção da UNESA é formar Engenheiros de Produção de alto nível técnico e metodológico

Leia mais

Ementário das disciplinas do CST em Gestão de Telecomunicações Currículo 5 aprovado pelo CDI em 19/12/16

Ementário das disciplinas do CST em Gestão de Telecomunicações Currículo 5 aprovado pelo CDI em 19/12/16 Ementário das disciplinas do CST em Gestão de Telecomunicações Currículo 5 aprovado pelo CDI em 19/12/16 C023 Informática CH Teórica 00 CH Prática 80 CH Total 80 cr 4 Conceitos básicos de arquitetura de

Leia mais

Diagnóstico e Gestão de TI; Modernização da Gestão de Pessoas; Desenvolvimento, Integração e Gerenciamento de Projetos de TI;

Diagnóstico e Gestão de TI; Modernização da Gestão de Pessoas; Desenvolvimento, Integração e Gerenciamento de Projetos de TI; Fundada em fevereiro de 2001, a ProBid é uma empresa formada por colaboradores com vasta experiência de mercado, especializada em Tecnologia da Informação, com foco estratégico no Setor Público e que utiliza

Leia mais

RAD Desenvolvimento de Sistemas de Informação

RAD Desenvolvimento de Sistemas de Informação RAD1604 - Desenvolvimento de Sistemas de Informação Prof. Ildeberto A. Rodello rodello@fearp.usp.br Profa. Silvia Dallavalle de Pádua dallavalle.silvia@gmail.com 1 Bibliografia p LAUDON, K. C; LAUDON,

Leia mais

2. MODELO EVOLUCIONÁRIO Incerteza Adaptação aos ambientes interno e externo

2. MODELO EVOLUCIONÁRIO Incerteza Adaptação aos ambientes interno e externo 3 PARADIGMAS DE GESTÃO 1. MODELO RACIONAL Passos no desenvolvimento da estratégia 1. Definição da missão - Definir utilidade - Definir objetivos estratégicos 2. Análise SWOT - Análise interna - Previsão

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS

GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS EMENTA GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS DISCIPLINA: Estratégias Competitivas e BSC EMENTA: Organização e ambiente organizacional, Desafios estratégicos e adaptação estratégica. Abordagens recentes a respeito

Leia mais

MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS OBJETIVOS DO CURSO O objetivo geral do Curso de Pós-graduação Lato Sensu MBA Executivo Internacional em Gestão de Negócios é de capacitar os profissionais

Leia mais

MBA EM GESTÃO PESSOAS E LIDERANÇA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO

MBA EM GESTÃO PESSOAS E LIDERANÇA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO PESSOAS E LIDERANÇA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos, fundada em 1944, com

Leia mais

PLANO INSTITUCIONAL DE QUALIFICAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

PLANO INSTITUCIONAL DE QUALIFICAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PLANO INSTITUCIONAL DE QUALIFICAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES DA AÇÕES DE FORMAÇÃO - 2018 PROGRAMA GOVERNANÇA PÚBLICA Capacitar servidores públicos para as práticas de governança pública, buscando eficácia

Leia mais

Horária. Total: Cálculo Diferencial e Integral I Fundamentos de Matemática. Desenho Técnico II 2 40 Desenho Técnico I

Horária. Total: Cálculo Diferencial e Integral I Fundamentos de Matemática. Desenho Técnico II 2 40 Desenho Técnico I Álgebra Linear 3 60 Comunicação e Expressão 2 40 Desenho Técnico I 2 40 1º Fundamentos de Matemática 5 100 Geometria Descritiva 2 40 Higiene e Segurança do Trabalho 2 40 Introdução à Engenharia 2 40 Total:

Leia mais

Ementas. Administração Linha de Formação Específica em Empresas - Matutino. Matriz Curricular n.02

Ementas. Administração Linha de Formação Específica em Empresas - Matutino. Matriz Curricular n.02 Ementas Administração Linha de Formação Específica em Empresas - Matutino Matriz Curricular n.02 Código Disciplinas Primeira Fase 7142 Pensamento Administrativo Escolas: Características das Escolas. Evolução

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1. Identificação do Curso a. Nome do Curso: Gestão de projetos b. Área: Engenharia e Tecnologia c. Linha de Pesquisa Relacionada: Ciências e Tecnologia aplicadas

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM ADMNISTRAÇÃO DAS OPERAÇÕES DE NEGÓCIOS

PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM ADMNISTRAÇÃO DAS OPERAÇÕES DE NEGÓCIOS PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM ADMNISTRAÇÃO DAS OPERAÇÕES DE NEGÓCIOS INSCRIÇÕES ABERTAS: Dias e horários das aulas: Terças e Sextas Feiras das 18:40h às 22:40h Carga horária: 460 Horas *As informações

Leia mais

PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA. conexao.com/fgv

PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA. conexao.com/fgv PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos,

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM QUALIDADE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM QUALIDADE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM QUALIDADE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DC 4020 04/10/2013 Rev. 01 1. Dados Legais Autorizado pelo Parecer 277 de 18/09/2007, Decreto 748 Publicado D.O 18.236 de 26/10/07.

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL. UNIDADE 1 Introdução à Pesquisa Operacional. Prof. Me. Carlos Guimarães

PESQUISA OPERACIONAL. UNIDADE 1 Introdução à Pesquisa Operacional. Prof. Me. Carlos Guimarães PESQUISA OPERACIONAL UNIDADE 1 Introdução à Pesquisa Operacional Prof. Me. Carlos Guimarães Objetivo Introduzir o tema Pesquisa Operacional por meio da apresentação: Da sua origem; Das sociedades profissionais

Leia mais

Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos

Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar Lacombe = PO2CRhL Planejar,

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS 2018.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ESTUDOS SOCIOANTROPOLÓGICOS Panorama da história das Ciências Sociais, enfatizando seus princípios teóricos e metodológicos propostos.

Leia mais

Ementário das disciplinas do curso de Engenharia da Computação. - Núcleo Básico -

Ementário das disciplinas do curso de Engenharia da Computação. - Núcleo Básico - Ementário das disciplinas do curso de Engenharia da Computação Currículo 6 Criado pelo CDI em 30/05/2016 - Núcleo Básico - NB 019 - Cálculo I CH Teórica 160 CH Prática 00 CH Total 160 cr 8 Funções. Limites.

Leia mais

EMENTÁRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

EMENTÁRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EMENTÁRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 1 PERÍODO Matemática (72 horas) Números. Operações matemáticas avançadas. Máximo Divisor Comum. Mínimo Múltiplo Comum. Expressões e equações. Teoria dos Conjuntos. Funções.

Leia mais

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO Nº 244/2007 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Engenharia de Produção - Rio das Ostras O CONSELHO DE ENSINO

Leia mais

Sumário OBJETIVO DO CAPÍTULO. Parte I Administração de Produção e Operações fundamentos estratégicos, 1. Prefácio, xiii Agradecimentos, xvii

Sumário OBJETIVO DO CAPÍTULO. Parte I Administração de Produção e Operações fundamentos estratégicos, 1. Prefácio, xiii Agradecimentos, xvii OBJETIVO DO CAPÍTULO Prefácio, xiii Agradecimentos, xvii Parte I Administração de Produção e Operações fundamentos estratégicos, 1 1 Introdução e Evolução Histórica da Gestão de Produção e Operações, 3

Leia mais

FINANÇAS ANALISTA FGV

FINANÇAS ANALISTA FGV FINANÇAS ANALISTA FGV ANALISTA FGV - FINANÇAS 1. COORDENAÇÃO Coordenação Acadêmica: Profa. Ilda Maria de Paiva Almeida Spritzer, Doutora 2. APRESENTAÇÃO O programa tem uma abordagem de ensino centrada

Leia mais

Pós-Graduação em Gestão Industrial

Pós-Graduação em Gestão Industrial Operacionalização: Pós graduação lato sensu da Universidade de São Paulo (USP) O Curso de Especialização em aborda, de maneira conceitual e prática, os processos de suprimento, produção, distribuição e

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Escola Politécnica da Universidade de São Paulo DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Escola Politécnica da Universidade de São Paulo 1 Engenharia de Produção (site ABEPRO) A Engenharia de Produção se dedica ao projeto e gerência de sistemas que envolvem

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CICUTA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CICUTA EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CICUTA EMENTAS 2018-2 4º PERÍODO DISCIPLINA: FENÔMENOS DE TRANSPORTE Estudo das Propriedades dos Fluidos e da Estática dos Fluidos. Análise de escoamentos incompressíveis

Leia mais

MBA. Gestão Empresarial

MBA. Gestão Empresarial MBA Gestão Empresarial 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Coordenação Acadêmica Prof. ISNARD MARSHALL JUNIOR Doutor Universidade Federal do Rio de Janeiro 2. APRESENTAÇÃO O MBA em Gestão Empresarial: ênfase em Gerenciamento

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde Coordenação Acadêmica: Prof. Jamil Moysés Filho, Msc. Código SIGA: TMBAES*06_38 1 OBJETIVO: Ao final do Curso, o aluno será capaz

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO Estudo de álgebra básica e expressões algébricas. Estudo de potenciação e radiciação. Estudo das funções e propriedades

Leia mais

Turmas Abertas Quarta-feira 25/04/ h30 às 12h30 S.Paulo Quarta -feira 23/05/ h30 às 12h30 S.Paulo

Turmas Abertas Quarta-feira 25/04/ h30 às 12h30 S.Paulo Quarta -feira 23/05/ h30 às 12h30 S.Paulo CURSOS IPEG Iniciação à avaliação da Gestão Videoaula grátis (40 min) Como sua organização pode fazer sua primeira avaliação da gestão escolhendo um Modelo de Maturidade compatível com seu estágio de desenvolvimento

Leia mais

Capítulo 1 Organização e o Processo Organizacional...1

Capítulo 1 Organização e o Processo Organizacional...1 Sumário Capítulo 1 Organização e o Processo Organizacional...1 1. O Conceito de Organização...1 2. O Conceito de Processo...2 3. O Conceito de Administração...3 4. O Processo Organizacional...3 4.1. Conceito

Leia mais

TECNÓLOGO EM AGROINDÚSTRIA ITINERÁRIO FORMATIVO

TECNÓLOGO EM AGROINDÚSTRIA ITINERÁRIO FORMATIVO TECNÓLOGO EM AGROINDÚSTRIA Módulo Básico I 3 Módulo Específico II 365 h Beneficiamento e Industrialização de Grãos Toxicologia dos Alimentos Sistemas Agroindustriais Alimentares Sistemas de Armazenamento

Leia mais

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CICLO PROFISSIONAL 9º BIMESTRE PESQUISA OPERACIONAL I 80 horas Modelagem de Problemas;

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CICLO PROFISSIONAL 9º BIMESTRE PESQUISA OPERACIONAL I 80 horas Modelagem de Problemas; GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CICLO PROFISSIONAL 9º BIMESTRE PESQUISA OPERACIONAL I 80 horas Modelagem de Problemas; Noções de otimização; Introdução a Programação Linear;

Leia mais

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL EY QUADRO DE DISCIPLINAS Disciplinas (*) Horas-aula (**) I - Núcleo de Pessoas 1. Comunicação Interpessoal e Aspectos Motivacionais 2. Liderança 3. Negociação II - Núcleo de Controladoria

Leia mais

CURSO MASTER. in Macroeconomics Analysis MASTER IN MACROECONOMICS ANALYSIS 1. vire aqui

CURSO MASTER. in Macroeconomics Analysis MASTER IN MACROECONOMICS ANALYSIS 1. vire aqui CURSO MASTER in Macroeconomics Analysis MASTER IN MACROECONOMICS ANALYSIS 1 vire aqui DISCIPLINAS BÁSICAS O aluno poderá solicitar a dispensa das disciplinas básicas: Matemática Básica, Estatística Aplicada

Leia mais

E A GESTÃO DE PROJETOS?

E A GESTÃO DE PROJETOS? E A GESTÃO DE PROJETOS?......consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do Projeto a fim de atender aos seus requisitos. BENEFÍCIOS Aumenta a confiança e

Leia mais

Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará - IGEPREV-PA. Técnico de Administração e Finanças VOLUME 1. Língua Portuguesa

Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará - IGEPREV-PA. Técnico de Administração e Finanças VOLUME 1. Língua Portuguesa Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará - IGEPREV-PA Técnico de Administração e Finanças VOLUME 1 Língua Portuguesa 1 Compreensão e intelecção de textos.... 1 2 Tipologia textual.... 3 3 Ortografia....

Leia mais

MBA. em Gestão: Serviços em Saúde

MBA. em Gestão: Serviços em Saúde MBA em Gestão: Serviços em Saúde 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Coordenação Acadêmica do Módulo Básico de Gestão Prof. ISNARD MARSHALL JUNIOR Doutor Universidade Federal do Rio de Janeiro Coordenação Acadêmica

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS - 2017.2 1º PERÍODO DISCIPLINA: MATEMATICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO Equações do primeiro e segundo graus com problemas. Problemas aplicando sistemas; sistemas com três incógnitas;

Leia mais

MBA. em Gestão: Finanças, Controladoria e Auditoria

MBA. em Gestão: Finanças, Controladoria e Auditoria MBA em Gestão: Finanças, Controladoria e Auditoria 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Coordenação Acadêmica do Módulo Básico de Gestão Prof. ISNARD MARSHALL JUNIOR Doutor Universidade Federal do Rio de Janeiro Coordenação

Leia mais

Sistemas de. Informações Gerenciais

Sistemas de. Informações Gerenciais Sistemas de Informações Gerenciais 2 www.nbs.com.br Soluções eficazes em Gestão de Negócios. Nossa Visão Ser referência em consultoria de desenvolvimento e implementação de estratégias, governança, melhoria

Leia mais

C O M U N I C A D O. 1 O Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (NRCA) fará a matrícula dos alunos do 8 e do 9 semestres na disciplina indicada.

C O M U N I C A D O. 1 O Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (NRCA) fará a matrícula dos alunos do 8 e do 9 semestres na disciplina indicada. COMUNICADO CEM/IT 2/2017 DIVULGA A RELAÇÃO DE DISCIPLINAS RECOMENDADAS COMO OPTATIVAS PARA O 1º SEMESTRE LETIVO DE 2018 DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA DO CAMPUS ITATIBA DA UNIVERSIDADE SÃO

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS 2018-1 3º PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERAL Estudo dos conceitos básicos da contabilidade e noções de lançamentos contábeis com ênfase nos principais livros contábeis.

Leia mais

UNEMAT SINOP Ciências Contábeis

UNEMAT SINOP Ciências Contábeis UNEMAT SINOP Ciências Contábeis Organização Sistemas e Métodos(FA) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br Sinop 2016/1 Controles e Avaliações SISTEMAS ASPECTOS BÁSICOS Objetivos

Leia mais

Sinopse das Unidades Curriculares. Mestrado em Marketing e Comunicação. 1.º Ano / 1.º Semestre

Sinopse das Unidades Curriculares. Mestrado em Marketing e Comunicação. 1.º Ano / 1.º Semestre Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação 1.º Ano / 1.º Semestre Marketing Estrate gico Compreender o conceito de marketing e as diferentes orientações das organizações para

Leia mais

1

1 Unidade 01 Conceitos: Planejamento - Estratégia é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos

Leia mais

A GESTÃO DE TI NO SETOR PÚBLICO: DECISÕES, GOVERNANÇA E PLANEJAMENTO

A GESTÃO DE TI NO SETOR PÚBLICO: DECISÕES, GOVERNANÇA E PLANEJAMENTO A GESTÃO DE TI NO SETOR PÚBLICO: DECISÕES, GOVERNANÇA E PLANEJAMENTO QUAL É O SIGNIFICADO DA TOMADA DE DECISÕES EM TI? As decisões em TI impactam o desempenho das organizações e das políticas públicas

Leia mais

CURSO: CST EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDÚSTRIAL EMENTAS PERÍODO

CURSO: CST EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDÚSTRIAL EMENTAS PERÍODO CURSO: CST EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDÚSTRIAL EMENTAS 2019.1 5 PERÍODO DISCIPLINA: METODOLOGIA CIÊNTIFÍCA Análise crítica do conhecimento e suas distintas dimensões. Estudo e pesquisa dos métodos e técnicas

Leia mais

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores.

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores. TEORIAS E FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 01. A função gerencial de planejamento abrange a definição de metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançá-las e o desenvolvimento

Leia mais

1 Planejamento estratégico organizacional, 1

1 Planejamento estratégico organizacional, 1 Sumário Prefácio à 5 a edição, xv 1 Planejamento estratégico organizacional, 1 1.1 Premissas do planejamento estratégico, 2 1.1.1 Administração estratégica, 2 1.1.2 Pensamento estratégico, 3 1.1.3 Informação

Leia mais

MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE

MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE OBJETIVO GERAL Capacitar profissionais de nível superior, vinculados à área da saúde, para gerenciar unidades hospitalares, serviços e sistemas de saúde

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Unidade 4: Implementação e controle do planejamento estratégico 1 SEÇÃO 4.1 A ESTRUTURA E A CULTURA ORGANIZACIONAL NA IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA 2 Estrutura organizacional Especifica

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Evolução das Teorias Administrativas

Sumário. Capítulo 1 Evolução das Teorias Administrativas Sumário Capítulo 1 Evolução das Teorias Administrativas 1.1. A administração científica 1.1.1. Críticas à administração científica 1.2. A teoria clássica 1.3. Burocracia 1.3.1. Disfunções da burocracia

Leia mais

MBA. em Gestão: Pessoas e Liderança

MBA. em Gestão: Pessoas e Liderança MBA em Gestão: Pessoas e Liderança 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Coordenação Acadêmica do Módulo Básico de Gestão Prof. ISNARD MARSHALL JUNIOR Doutor Universidade Federal do Rio de Janeiro Coordenação Acadêmica

Leia mais

Prefácio, xi. Parte I - Conceitos Básicos, 1

Prefácio, xi. Parte I - Conceitos Básicos, 1 Prefácio, xi Parte I - Conceitos Básicos, 1 1 Organizações e Administração, 3 Objetivos, 3 1 Organizações, 3 2 Funções organizacionais, 5 3 Eficiência e eficácia, 7 4 Administração: definição, 8 5 Somos

Leia mais

II.2 GESTÃO AMBIENTAL Função: Estudos e Pesquisas

II.2 GESTÃO AMBIENTAL Função: Estudos e Pesquisas II.1 ADMINISTRAÇÃO JURÍDICA 1. Diferenciar nos processos administrativos: pessoa física e/ou pessoa jurídica. 2. Interpretar formas de contrato e compreender suas características. 3. Identificar as características

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE SAÚDE UNIMED

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE SAÚDE UNIMED CURSO PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE SAÚDE UNIMED PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS FGV CORPORATIVO 12.227/14_v3 QUADRO DE DISCIPLINAS Disciplinas (**) Carga Horária (*) 1. Cooperativismo e Administração de Serviços

Leia mais

1. Apresentação Proposta 1.2. Visão geral 1.3. Público-alvo 2. Diferenciais Disciplinas Inscrições...

1. Apresentação Proposta 1.2. Visão geral 1.3. Público-alvo 2. Diferenciais Disciplinas Inscrições... 1. Apresentação... 04 1.1. Proposta 1.2. Visão geral 1.3. Público-alvo 2. Diferenciais... 05 3. Disciplinas... 06 3. Inscrições... 15 1. Apresentação Proposta O MBA Executivo com Ênfase em Empreendedorismo

Leia mais

Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Conselho Universitário - CONSUNI

Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Conselho Universitário - CONSUNI Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Conselho Universitário - CONSUNI PROCESSO nº 78/17 PROCEDÊNCIA: PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO. ASSUNTO: PEDIDO DE ALTERAÇÃO DO EMENTÁRIO DO CURSO DE TECNOLOGIA

Leia mais

Projetos, operações e melhorias dos sistemas que criam e entregam os produtos (bens ou serviços) primários da empresa.

Projetos, operações e melhorias dos sistemas que criam e entregam os produtos (bens ou serviços) primários da empresa. As subáreas do conhecimento relacionadas à Engenharia de Produção que balizam esta modalidade na Graduação, na Pós-Graduação, na Pesquisa e nas Atividades Profissionais, são as relacionadas a seguir. 1.

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROGRAMA DE DISCIPLINA 4º ANO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROGRAMA DE DISCIPLINA 4º ANO PROGRAMA DE DISCIPLINA 4º ANO DISCIPLINA: CONTROLADORIA E SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL - SIG CARGA HORÁRIA: 90 horas/aula TIPO DA DISCIPLINA: Obrigatória ANO DE APLICAÇÃO: 2018 EMENTA Sistema de Empresa.

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 1. Identificação do Curso a. Curso de Especialização em: Ciência de Dados (BIG DATA ANALYTICS) b. Área: Computação c. Área temática (tema): BIG DATA d. Linha de Pesquisa: Computação e Sistemas de Informação

Leia mais

DEP UFSCar. Treinamentos em Engenharia de Produção

DEP UFSCar. Treinamentos em Engenharia de Produção DEP UFSCar Departamento de Engenharia de Produção Universidade Federal de São Carlos Treinamentos em Engenharia de Produção Ensino DEP UFSCar Pesquisa Inovação O DEP UFSCar oferece um amplo portfólio de

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: GESTÃO DA PRODUÇÃO E DAS OPERAÇÕES I

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: GESTÃO DA PRODUÇÃO E DAS OPERAÇÕES I CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS 2018-2 4º PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERENCIAL Operações envolvendo ativo permanente, outras demonstrações financeiras. Sistema de Informação Gerencial, Controller funções

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO NA ÁREA DE INFORMÁTICA: HABILITAÇÃO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA /1

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO NA ÁREA DE INFORMÁTICA: HABILITAÇÃO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA /1 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO NA ÁREA DE INFORMÁTICA: HABILITAÇÃO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - 2008/1 DC 9481 03/10/07 Rev. 00 1. Dados Legais Autorizado pelo Parecer 278 do Conselho

Leia mais

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL ITAU UNIBANCO

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL ITAU UNIBANCO MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL ITAU UNIBANCO QUADRO DE DISCIPLINAS Disciplinas Economia Empresarial Finanças Corporativas Gestão Contábil Financeira Gestão de Pessoas Gestão da Qualidade e Processos Gestão

Leia mais

ENADE CICLO PROFISSIONAL

ENADE CICLO PROFISSIONAL ENADE CICLO PROFISSIONAL ROTEIRO Observações sobre a prova Disciplinas mais importantes Resolução de algumas questões Observações sobre a prova Questões: Formação Geral (2 Dis 40% e 8 Obj 60%) = 25% +

Leia mais

Rua Itapeva 474 5º andar São Paulo SP fgv.br/eesp

Rua Itapeva 474 5º andar São Paulo SP fgv.br/eesp MASTER IN ECONOMICS AND MANAGEMENT O Master in Economics and Management é um curso de pós-graduação lato sensu (especialização) que tem como objetivo de capacitar seus participantes nas modernas ferramentas

Leia mais

MBA EXECUTIVO EM GESTÃO EMPRESARIAL

MBA EXECUTIVO EM GESTÃO EMPRESARIAL MBA EXECUTIVO EM GESTÃO EMPRESARIAL O MBA Executivo em Gestão Empresarial foi desenvolvido sob medida para profissionais que atuam ou desejam atuar como executivos, a fim de prepara-los para fazer frente

Leia mais

Aula 5. Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) Conceituação de Data Warehouse Principais Características

Aula 5. Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) Conceituação de Data Warehouse Principais Características Aula 5 Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) Conceituação de Data Warehouse Principais Características A necessidade dos SAD surgiu em decorrência de diversos fatores: Competição cada vez maior entre as organizações;

Leia mais

Pós-Graduação a distância Administração Pública

Pós-Graduação a distância Administração Pública Pós-Graduação a distância Administração Pública Disciplinas: 1) Direito Constitucional 2) Direito Administrativo 3) Economia do setor público e desenvolvimento sustentável 4) Contabilidade pública, controle

Leia mais

REDESENHO DE PROCESSOS

REDESENHO DE PROCESSOS PERFIL DO PALESTRANTE João Batista Gonçalves jbatista@en-sof.com.br Formação Acadêmica Bacharel em Administração Pós Graduado em Sistemas Mestre em Finanças Experiência Profissional 35 Anos em Tecnologia

Leia mais

Parte I Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação, 5

Parte I Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação, 5 Sumário Introdução, 1 Parte I Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação, 5 1 Direcionadores do Uso de Tecnologia de Informação, 7 1.1 Direcionadores de mercado, 8 1.2 Direcionadores organizacionais,

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS NÚCLEO UNIVERSITÁRIO BARREIRO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS NÚCLEO UNIVERSITÁRIO BARREIRO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS NÚCLEO UNIVERSITÁRIO BARREIRO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS: Estruturação e proposta de implantação de uma metodologia

Leia mais