CISTO DENTÍGERO, UM RELATO DE CASO DENTIGEROUS CYST, A REPORT CASE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CISTO DENTÍGERO, UM RELATO DE CASO DENTIGEROUS CYST, A REPORT CASE"

Transcrição

1 CISTO DENTÍGERO, UM RELATO DE CASO DENTIGEROUS CYST, A REPORT CASE Autores: Dr. Reinaldo Jose de Oliveira Coordenador do curso de Especialização em Radiologia Odontogica e Imaginologia na FMU Faculdades Metropolitanas Unidas - Titular em Radiologia Odontogica e Imaginologia na UNIMES-Santos Dr.Andre Yuri Simoes Especialista em Radiologia Odontologica e Imaginologia - Radiologista do Grupo Papaiz Associados Diagnostico por Imagem Dr. Paulo Sergio Kozara Especialista em Endodontia, Cirurgião Dentista em Unidade de Terapia Intensiva Mestrando em Ciências da Saúde pela UNIFESP. Resumo O Cisto Dentígero (CD), é o cisto odontogênico não inflamatório mais comum, sendo a mandíbula, osso mais afetado. Radiograficamente, o CD costuma-se apresentar como uma imagem radiolucida, de limites definidos, delimitados por halo radiopaco, aderido à junção amelo-cementaria do elemento dental envolvido. Paciente, gênero masculino, leucoderma, 16 anos, ao exame radiográfico apresentava extensa área radiolucida de limites definidos e corticalizados em corpo de mandíbula, direita, com o dente 47 deslocado de sua trajetória de erupção. Por sua dimensão, a lesão sugeria, radiograficamente, aspecto tumoral. Porém, o resultado histopatológico foi de CD, apesar de não possuir o padrão imaginológico clássico de um CD ou de suas variantes.

2 Abstract The dentigerous cyst is the most commom non-inflamatory odontogenic cyst, and the mandible is more affected than the upper jaw. Radiographically, the dentigerous cyst usually appears as a radiolucency well delimited and corticated associated with the crown of a impacted tooth. Male subject, leucoderm, 16 year old, at the radiographic exam, showed extensive radiolucency of well and corticated limits on mandible s body, at right side, and the element was 47 dislocated from its irruption course. Its large size suggests, radiographically, tumoral aspect. Howhever the histopathological outcome was dentigerous cyst, although radiographically, the aspects do not suggested a classical or a variant case of dentigerous cyst.

3 Introdução Por definição, cisto é uma cavidade patológica envolta por epitélio, contendo material liquido, sólido ou semissólido. Por serem lesões crônicas, possuem crescimento lento, assintomático, sendo detectados na maioria das vezes em exames radiográficos de rotina (Freitas e Freitas, 2004). O cisto dentígero (CD) é aquele que se forma ao redor da coroa de um dente não irrompido, ou semi-irrompido. Inicia-se pelo acumulo de líquido nas camadas do epitélio reduzido do órgão do esmalte ou entre o epitélio e a coroa do dente. Pacientes do gênero masculino, leucodermas, na terceira década de vida são os mais acometidos, sendo os dentes mais envolvidos os terceiros molares inferiores seguidos dos caninos superiores (Papaiz, Capella e Oliveira, 2011). Radiograficamente, os CDs tem aspecto radiolúcido de limites bem definidos envoltos por cortical; halo radiopaco, sempre associado às coroas de dentes retidos e se fixam na junção amelo-cementária (Gebrim, Chammas, Gomes, 2010). De acordo com Shear e Speight (2011), o CD mostra-se área radiolúcida sempre unilocular e possui margem esclerótica bem delimitada, a menos que esteja infectado. Para Freitas et al (2006), os cistos dentígeros podem apresentar três variações radiográficas de acordo com o envolvimento com a coroa : tipo central, lateral e circunferencial. O diagnóstico diferencial dessa lesão é Ameloblastoma (AMELO) e Tumor Odontogenico Ceratocístico (TOC), quando de lesões mais extensas. Os cistos dentígeros não costumam reabsorver raízes, sendo esta característica mais comum aos AMELOs, aonde os dentes envolvidos apresentam reabsorção radicular em ponta de faca (ou de flauta). Segundo Neville et al (2009), cistos dentígeros de grandes dimensões são incomuns e a maioria das lesões consideradas como grandes cistos dentígeros ao exame radiográfico, podem sugerir uma lesão tumoral como o Tumor Odontogenico Ceratocistico (TOC) ou Ameloblastoma (AMELO). Porém, os achados radiográficos não são diagnósticos de um cisto dentígero, porque

4 tanto os TOCs e AMELOs uniloculares, além de outros tumores odontogenicos e não odontogenicos podem apresentar características radiográficas que são essencialmente idênticas àquelas do cisto dentígero. Seu tratamento consiste na remoção do dente associado e a enucleação cuidadosa do componente é o tratamento definitivo na maioria dos casos de CD, embora os de grandes dimensões podem ser tratados com marsupialização (Sette-Dias et al, 2008). Relato de Caso Paciente do gênero masculino, leucoderma, 16 anos compareceu à clinica de radiologia odontológica. A incidência panorâmica mostra imagem radiolúcida unilocular de limites bem definidos em corpo de mandíbula do lado direito. A lesão se apresenta desde a região periapical do dente 45 estendendo-se ao dente 48 (semi-irrompido, com rizogênese completa e coroa voltada para mesial). Nota-se que o dente 47 encontra-se deslocado de sua trajetória de erupção. O trajeto do canal da mandíbula e o forame mentual também se encontram deslocados. Nas raízes dos dentes 45 e 46, observa-se reabsorção radicular externa, em aspecto de ponta de faca como mostra a figura 1.

5 As hipóteses de diagnóstico neste caso podem ser; um tumor unilocular, um ameloblastoma ou um tumor odontogênico ceratinizante, dado o tamanho da área de lise óssea, deslocamento do elemento 47 bem como a reabsorção radicular em ponta de faca dos dentes 45 e 46. Entretanto o diagnóstico histopatológico foi de CD. Nota-se neste CD, que seus aspecto radiográfico foge do padrão clássico do saco pericoronario aumentado, com fixação do halo radiopaco ao coloco anatomico. Nem mesmo de uma variante do CD, como padrão central, lateral ou circunferencial. A figura 2 mostra o aspecto pós operatório da lesão. Discussão Este relato de caso mostra que os aspectos radiográficos, muitas vezes considerados pelos radiologistas como patognomônicos de uma certa afecção, podem estar equivocados, ao exame histopatológico. Radiograficamente, o padrão clássico do CD é imagem radiolucida, unilocular, de limites definidos, com cortical aderida à junção cemento esmalte (Freitas e Freitas, 2004; Sette-Dias et al, 2008; Neville et al, 2009; Shear e Speight, 2011; Papaiz, Capella e Oliveira, 2011).

6 Para Freitas et al. (2006), o cisto dentígero possui três variações (central, lateral e circunferencial) e o diagnóstico diferencial do cisto dentígero pode ser de AMELO, TOC, tumor odontogenico adenomatóide, Cisto de Gorlin ou Tumor de Pindborg. Lesões uniloculares mais extensas, com reabsorção radicular externa de dentes circunvizinhos sugerem afecção de caráter mais agressivo como AMELO, TOC ou Fibroma Ameloblastico (Sette-Dias et al, 2008). Sendo a reabsorção em ponta de faca (ou flauta) comum aos AMELOs (Freitas et. al, 2006). Contudo, o aspecto radiográfico de uma lesão não conclui o correto diagnóstico por si só, sendo necessária a observação da peça anatômica e do exame histológico (Neville, et al 2009). O caso clínico apresentado, pela incidência panorâmica, não possui o clássico padrão imaginologico de CD ou de suas variantes, apesar do dente 47 apresentar-se não irrompido. Além disso, a dimensão da área de lise óssea e idade do paciente sugerem lesão de aspecto tumoral. Um terceiro plano dimensional poderia mostrar possível envolvimento da lesão com a coroa do elemento dental. Contudo, mesmo com a observação de outros planos dimensionais, exames de imagem não concluem o diagnóstico por si só. Sendo, portanto, imprescindível o exame histopatológico, a fim de determinar um plano de tratamento e prognóstico. Conclusão Os CDs são encontrados geralmente em exames radiográficos de rotina, pois possuem curso clínico insidioso e a expansão de corticais muitas vezes não é notada pelo paciente. Mesmo que o clássico padrão radiográfico do CD esteja sedimentado na concepção de clínicos e radiologistas, variações no seu padrão de imagem podem remeter a hipóteses de diagnóstico que projetam um prognóstico mais preocupante. Este relato de caso mostra que padrões iconográficos não guardam, necessariamente, sinais patognomônicos característicos das lesões tumorais.

7 As imagens foram gentilmente cedidas pela Papaiz e Associados. Referências Bibliográficas Freitas CF, Panella J, Ferreira TLD, Cruvinel LMCM. Estudo Radiográfico dos Cistos dos Maxilares In: Panella J. Radiologia Odontológica e Imaginologia. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan, Capítulo 14. Estudo Radiográfico dos Cistos dos Maxilares; p Freitas L, Freitas A. Aspectos Radiográficos dos Cistos da Cavidade Bucal. In: Freitas A, Rosa JE, Souza IF. Radiologia odontológica 6ªed.. São Paulo, Editora Artes Medicas, Capítulo 22. Aspectos Radiográficos dos Cistos da Cavidade Bucal p Neville BW, Damm DD, Allen CM, Bouquot JE. Patologia Oral e Maxilofacial. Rio de Janeiro: Elsevier, Capítulo 15. Cistos e Tumores Odontogênicos; p Papaiz EG; Capella LRC, Oliveira RJ. Atlas de Tomografia Computadorizada por Feixe Conico para o Cirurgião-dentista. São Paulo: Editora Santos, p 15. Safira LC, Paim JM, Carneiro Jr B, Queiroz CS, Oliveira TB, Ramalho LP, Sarmento VA. Cisto Dentígero em Mandíbula : relato de caso clínico. R. Ci. méd. biol., Salvador, v.8, n.2, p , mai./ago Shear M, Speight PM. Cistos da Região Bucomaxilofacial. São Paulo : Editora Santos, Capitulo 4. Cisto Dentígero. P Sette-Dias AC; Abdo EN, Mesquita RA, Dutra CEA, Noman-Ferreira LC. Cisto Dentígero Sequencial: Relato de caso. Robrac. 2008;17(44):

Assessoria ao Cirurgião Dentista

Assessoria ao Cirurgião Dentista Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna a Papaiz edição III junho de 2014 Escrito por: Dr. André Simões, radiologista da Papaiz Diagnósticos Odontológicos por Imagem 11 3894 3030 papaizassociados.com.br

Leia mais

Assessoria ao Cirurgião Dentista papaizassociados.com.br. Publicação mensal interna da Papaiz edição XIII Novembro de 2015

Assessoria ao Cirurgião Dentista papaizassociados.com.br. Publicação mensal interna da Papaiz edição XIII Novembro de 2015 Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XIII Novembro de 2015 Escrito por: Dr. André Simões, radiologista da Papaiz Diagnósticos Odontológicos por Imagem 11 3894 3030

Leia mais

Patologia Buco Dental Prof. Dr. Renato Rossi Jr.

Patologia Buco Dental Prof. Dr. Renato Rossi Jr. Cistos Odontogênicos Introdução Os cistos derivados dos tecidos odontogênicos são caracterizados como lesões de extraordinária variedade. O complexo desenvolvimento das estruturas dentárias é refletido

Leia mais

Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XX Outubro de papaizassociados.com.

Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XX Outubro de papaizassociados.com. Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XX Outubro de 2016 Dr. André Simões, radiologista da Papaiz Diagnósticos Odontológicos por Imagem 11 3894 3030 papaizassociados.com.br

Leia mais

CISTO DO DUCTO NASOPALATINO: RELATO DE CASO

CISTO DO DUCTO NASOPALATINO: RELATO DE CASO CISTO DO DUCTO NASOPALATINO: RELATO DE CASO LUNA, Aníbal Henrique Barbosa; MONTENEGRO, Eduardo de Almeida Souto; DE CARVALHO, Irla Karlinne Ferreira; PAIVA, Marcos Antônio Farias de; JÚNIOR, Vilmar Andrade

Leia mais

Cisto Dentígero: Relação entre Imagem Radiográfica do Espaço Pericoronário e Laudo Histopatológico em Terceiros Molares Inclusos

Cisto Dentígero: Relação entre Imagem Radiográfica do Espaço Pericoronário e Laudo Histopatológico em Terceiros Molares Inclusos Cisto Dentígero... Cisto Dentígero: Relação entre Imagem Radiográfica do Espaço Pericoronário e Laudo Histopatológico em Terceiros Molares Inclusos Marileia Alves 1, Karen Corrêa de Oliveira 2 1 Acadêmica

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ARAÇATUBA - FACULDADE DE ODONTOLOGIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ARAÇATUBA - FACULDADE DE ODONTOLOGIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ARAÇATUBA - FACULDADE DE ODONTOLOGIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA X INTEGRAL NOTURNO PLANO DE ENSINO Disciplina: Departamento:

Leia mais

Displasia Fibrosa Aspectos Radiográficos e Tomográficos

Displasia Fibrosa Aspectos Radiográficos e Tomográficos Displasia Fibrosa Aspectos Radiográficos e Tomográficos De modo geral a substituição da arquitetura óssea por tecido fibroso caracteriza um grupo de patologias denominadas de lesões fibro ósseas; dentro

Leia mais

Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XIX Setembro de papaizassociados.com.

Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XIX Setembro de papaizassociados.com. Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XIX Setembro de 2016 Dr. André Simões, radiologista da Papaiz Diagnósticos Odontológicos por Imagem 11 3894 3030 papaizassociados.com.br

Leia mais

ENUCLEAÇÃO DE CISTO RADICULAR MAXILAR DE GRANDE EXTENSÃO: RELATO DE CASO

ENUCLEAÇÃO DE CISTO RADICULAR MAXILAR DE GRANDE EXTENSÃO: RELATO DE CASO ENUCLEAÇÃO DE CISTO RADICULAR MAXILAR DE GRANDE EXTENSÃO: RELATO DE CASO Ivna Freitas de Sousa Alves¹; Jordanna Paiva de Mesquita¹; Nayanne Barros Queiroz¹; Gislyane Lima de Queiroz¹; Ana Roberta de Almeida

Leia mais

TÍTULO: REMOÇÃO DE ODONTOMA COMPOSTO E COMPLEXO, RELATO DE CASO CLÍNICO.

TÍTULO: REMOÇÃO DE ODONTOMA COMPOSTO E COMPLEXO, RELATO DE CASO CLÍNICO. TÍTULO: REMOÇÃO DE ODONTOMA COMPOSTO E COMPLEXO, RELATO DE CASO CLÍNICO. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ODONTOLOGIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO AUTOR(ES):

Leia mais

Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XXVIII Novembro de papaizassociados.com.

Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XXVIII Novembro de papaizassociados.com. Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XXVIII Novembro de 2017 Dr. André Simões, radiologista da Papaiz Diagnósticos Odontológicos por Imagem 11 3894 3030 papaizassociados.com.br

Leia mais

CISTO DENTÍGERO: RELATO DE CASO COM BREVE REVISÃO DA LITERATURA

CISTO DENTÍGERO: RELATO DE CASO COM BREVE REVISÃO DA LITERATURA Vol.13,n.1,pp.33-37 (Dez 2015 - Fev 2016) Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research - BJSCR CISTO DENTÍGERO: RELATO DE CASO COM BREVE REVISÃO DA LITERATURA DENTIGEROUS CYST: CASE REPORT WITH A

Leia mais

CISTO DENTÍGERO ASSOCIADO A CANINO INCLUSO EM MAXILA: RELATO DE CASO

CISTO DENTÍGERO ASSOCIADO A CANINO INCLUSO EM MAXILA: RELATO DE CASO UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA CURSO DE ODONTOLOGIA RICARDO DIAS LOURENÇO CISTO DENTÍGERO ASSOCIADO A CANINO INCLUSO EM MAXILA: RELATO

Leia mais

Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XXXI Junho de 2018

Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XXXI Junho de 2018 Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XXXI Junho de 2018 Dr. André Simões, radiologista da Papaiz Diagnósticos Odontológicos por Imagem 11 3894 3030 papaizassociados.com.br

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ARAÇATUBA - FACULDADE DE ODONTOLOGIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ARAÇATUBA - FACULDADE DE ODONTOLOGIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ARAÇATUBA - FACULDADE DE ODONTOLOGIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Disciplina: Departamento: INTEGRAL X NOTURNO PLANO DE ENSINO

Leia mais

Cisto dentígero em criança um caso peculiar tratado por descompressão

Cisto dentígero em criança um caso peculiar tratado por descompressão Recebido em 25/02/2011 Aprovado em 17/03/2011 V11N3 Cisto dentígero em criança um caso peculiar tratado por descompressão Dentigerous cyst in a child: a peculiar case treated by decompression Marconi Eduardo

Leia mais

Faculdade Independente do Nordeste Credenciada pela Portaria MEC 1.393, de 04/07/2001 publicada no D.O.U. de 09/07/2001.

Faculdade Independente do Nordeste Credenciada pela Portaria MEC 1.393, de 04/07/2001 publicada no D.O.U. de 09/07/2001. CURSO ODONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: PATOLOGIA BUCO-DENTAL Código: ODO-017 Pré-requisito: - Período

Leia mais

PLANO DE CURSO. Faculdade Independente do Nordeste Credenciada pela Portaria MEC 1.393, de 04/07/2001 publicada no D.O.U. de 09/07/2001.

PLANO DE CURSO. Faculdade Independente do Nordeste Credenciada pela Portaria MEC 1.393, de 04/07/2001 publicada no D.O.U. de 09/07/2001. C U R S O O D O N T O L O G I A Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: RADIOLOGIA Código: ODO-14 Pré-requisito: ANATOMIA

Leia mais

Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XXIX Fevereiro de 2018

Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XXIX Fevereiro de 2018 Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XXIX Fevereiro de 2018 Dr. André Simões, radiologista da Papaiz Diagnósticos Odontológicos por Imagem 11 3894 3030 papaizassociados.com.br

Leia mais

Ângela Ferraz SOUZA Professora Mestre Disciplina de Estomatologia Faculdade de Odontologia PUC/MG Belo Horizonte MG Brasil

Ângela Ferraz SOUZA Professora Mestre Disciplina de Estomatologia Faculdade de Odontologia PUC/MG Belo Horizonte MG Brasil Análise das características clínico-histopatológicas do cisto dentígero: estudo retrospectivo de 10 anos Analysis of the clinical-histopathological characteristics of the dentigerous cyst: a retrospective

Leia mais

TUMOR ODONTOGÊNICO CÍSTICO CALCIFICANTE EM MANDÍBULA: RELATO DE CASO E REVISÃO DE LITERATURA 1 RESUMO

TUMOR ODONTOGÊNICO CÍSTICO CALCIFICANTE EM MANDÍBULA: RELATO DE CASO E REVISÃO DE LITERATURA 1 RESUMO TUMOR ODONTOGÊNICO CÍSTICO CALCIFICANTE EM MANDÍBULA: RELATO DE CASO E REVISÃO DE LITERATURA 1 CALCIFYING CYSTIC ODONTOGENIC TUMOR: CASE REPORT AND LITERATURE REVIEW Hélder Antônio Rebelo PONTES 2, Flávia

Leia mais

Sala 02 TEMA LIVRE Odontologia Social e Preventiva e Saúde Coletiva

Sala 02 TEMA LIVRE Odontologia Social e Preventiva e Saúde Coletiva Sala 01 Estomatologia, patologia e radiologia 08:00 15492 CONTAGEM DE AGNORS EM CÉLULAS EPITELIAIS DA MUCOSA ORAL DE USUÁRIOS DE CANNABIS SATIVA 08:30 15558 INCIDÊNCIA DAS PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES BUCAIS

Leia mais

Tumor odontogênico ceratocístico - levantamento de casos e revisão de literatura

Tumor odontogênico ceratocístico - levantamento de casos e revisão de literatura REVISÃO DE LITERATURA Tumor odontogênico ceratocístico - levantamento de casos e revisão de literatura Keratocystic odontogenic tumor - survey of cases and literature review Resumo Introdução: O Tumor

Leia mais

Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XXVII Setembro de 2017

Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XXVII Setembro de 2017 Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XXVII Setembro de 2017 Dr. André Simões, radiologista da Papaiz Diagnósticos Odontológicos por Imagem 11 3894 3030 papaizassociados.com.br

Leia mais

que consistiu em enucleação cística e exérese do dente supranumerário. PALAVRAS-CHAVE: Cisto dentígero. Dente Supranumerário. Mesiodente.

que consistiu em enucleação cística e exérese do dente supranumerário. PALAVRAS-CHAVE: Cisto dentígero. Dente Supranumerário. Mesiodente. CISTO DENTÍGERO ASSOCIADO A MESIODENTE: RELATO DE CASO E REVISÃO DA LITERATURA DENTIGEROUS CIST ASSOCIATED WITH MESIODENTE: CASE REPORT AND LITERATURE REVIEW Alexandre Simões Nogueira 1, Phillipe Nogueira

Leia mais

FACULDADE MERIDIONAL IMED ESCOLA DE ODONTOLOGIA MARILEIA ALVES

FACULDADE MERIDIONAL IMED ESCOLA DE ODONTOLOGIA MARILEIA ALVES 0 FACULDADE MERIDIONAL IMED ESCOLA DE ODONTOLOGIA MARILEIA ALVES CISTO DENTÍGERO: RELAÇÃO ENTRE IMAGEM RADIOGRÁFICA DO ESPAÇO PERICORONÁRIO E LAUDO HISTOPATOLÓGICO EM TERCEIROS MOLARES INCLUSOS PASSO FUNDO

Leia mais

Odontogenic Keratocyst in the Anterior Maxillary Region: Case Report

Odontogenic Keratocyst in the Anterior Maxillary Region: Case Report Queratocisto Odontogênico em região anterior de maxila: Relato de caso Odontogenic Keratocyst in the Anterior Maxillary Region: Case Report Recebido em 20/10/2006 Aprovado em 17/01/2007 Elen de Souza Tolentino

Leia mais

CISTO PERIAPICAL DE GRANDES PROPORÇÕES NA REGIÃO ANTERIOR DA MAXILA. RELATO DE CASO

CISTO PERIAPICAL DE GRANDES PROPORÇÕES NA REGIÃO ANTERIOR DA MAXILA. RELATO DE CASO CISTO PERIAPICAL DE GRANDES PROPORÇÕES NA REGIÃO ANTERIOR DA MAXILA. RELATO DE CASO Periapical cyst major in the anterior maxilla. Case report Letícia Comim 1 Vanderléia Durant 1 João Paulo De Carli 2

Leia mais

Cisto dentígero seqüencial: relato de caso

Cisto dentígero seqüencial: relato de caso Cisto dentígero seqüencial: relato de caso Sequential dentigerous cyst: case report Augusto César SETTE-DIAS*; Evandro Neves ABDO**; Ricardo Alves MESQUITA***; Carlos Eduardo de Assis DUTRA****; Luiz Cláudio

Leia mais

GABRIELA DAL PIZZOL BREGOLIN TUMOR ODONTOGÊNICO CERATOCÍSTICO: REVISÃO DA LITERATURA E DESCRIÇÃO DE CASO CLÍNICO

GABRIELA DAL PIZZOL BREGOLIN TUMOR ODONTOGÊNICO CERATOCÍSTICO: REVISÃO DA LITERATURA E DESCRIÇÃO DE CASO CLÍNICO GABRIELA DAL PIZZOL BREGOLIN TUMOR ODONTOGÊNICO CERATOCÍSTICO: REVISÃO DA LITERATURA E DESCRIÇÃO DE CASO CLÍNICO Monografia apresentada como parte dos requisitos obrigatórios para conclusão do Curso de

Leia mais

ASPECTOS IMAGENOLÓGICOS DE UM AMELOBLASTOMA MULTICÍSTICO LOCALIZADO NA REGIÃO ANTERIOR DE MANDÍBULA - RELATO DE CASO

ASPECTOS IMAGENOLÓGICOS DE UM AMELOBLASTOMA MULTICÍSTICO LOCALIZADO NA REGIÃO ANTERIOR DE MANDÍBULA - RELATO DE CASO Revista Científica Multidisciplinar das Faculdades São José ASPECTOS IMAGENOLÓGICOS DE UM AMELOBLASTOMA MULTICÍSTICO LOCALIZADO NA REGIÃO ANTERIOR DE MANDÍBULA - RELATO DE CASO IMAGING ASPECTS OF A MULTICYSTIC

Leia mais

Assessoria ao Cirurgião Dentista papaizassociados.com.br. Publicação mensal interna da Papaiz edição XV Julho de 2016

Assessoria ao Cirurgião Dentista papaizassociados.com.br. Publicação mensal interna da Papaiz edição XV Julho de 2016 Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XV Julho de 2016 Dr. André Simões, radiologista da Papaiz Diagnósticos Odontológicos por Imagem 11 3894 3030 papaizassociados.com.br

Leia mais

Cisto dentígero de grandes dimensões: acesso intraoral e reabilitação

Cisto dentígero de grandes dimensões: acesso intraoral e reabilitação Relato de caso clínico SILVA CEXSR; FRARE JG; CERRI A; RODRIGUEZ AC; COSTA DM Cisto dentígero de grandes dimensões: acesso intraoral e reabilitação Recebido em: jun/2015 Aprovado em: set/2015 Dentigerous

Leia mais

TRATAMENTO CIRÚRGICO DE ODONTOMA COMPLEXO EM MANDÍBULA COM O AUXÍLIO DE MOTOR ULTRASSÔNICO. Odontologia de Araçatuba UNESP;

TRATAMENTO CIRÚRGICO DE ODONTOMA COMPLEXO EM MANDÍBULA COM O AUXÍLIO DE MOTOR ULTRASSÔNICO. Odontologia de Araçatuba UNESP; TRATAMENTO CIRÚRGICO DE ODONTOMA COMPLEXO EM MANDÍBULA COM O AUXÍLIO DE MOTOR ULTRASSÔNICO Lara Carvalho Cunha 1; Gustavo Antonio Correa Momesso 2 ; Valthierre Nunes de Lima 2 ; Sormani Bento Fernandes

Leia mais

*** Iane Souza Nery Silva Titulação: * Especialista. ** Cirurgiã Dentista, Especialista em Endodontia. *** Mestre.

*** Iane Souza Nery Silva   Titulação: * Especialista. ** Cirurgiã Dentista, Especialista em Endodontia. *** Mestre. C U R S O O D O N O L O G I A Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: Radiologia Código: - Pré-requisito: Anatomia II: Cabeça

Leia mais

Assimetria Facial Decorrente de Lesão Intra- Óssea de Grandes Proporções. Casos Clínicos.

Assimetria Facial Decorrente de Lesão Intra- Óssea de Grandes Proporções. Casos Clínicos. CSO CLÍNICO ssimetria Facial Decorrente de Lesão Intra- Óssea de Grandes Proporções. Casos Clínicos. Roger Lanes Silveira*, Rosilene ndrea Machado*, Hedelson Odenir Iecher orges *, guimar Matos ourguignon

Leia mais

Estudo de 199 casos de cisto dentígero

Estudo de 199 casos de cisto dentígero Estudo de 199 casos de cisto dentígero Study of 199 cases of dentigerous cyst Simone Pinheiro Siqueira 1 Rafaela Riboli 1 Ferdinando De Conto 2 Gisele Rovani 3 Daluan Balbinoti 4 José Luiz Bernardon Pretto

Leia mais

INFORMAÇÕES DE IMAGENS DAS LESÕES DOS MAXILARES

INFORMAÇÕES DE IMAGENS DAS LESÕES DOS MAXILARES INFORMAÇÕES DE IMAGENS DAS LESÕES DOS MAXILARES INFORMAÇÕES RADIOGRÁFICAS DAS LESÕES ÓSSEAS CONSIDERAÇÕES GERAIS REVER CONCEITOS: LESÕES OSTEOLÍTICAS/OSTEOGÊNICAS CONCEITOS ESSENCIAIS: CRESCIMENTO DA LESÃO

Leia mais

Odontoma Composto-Complexo: relato de caso

Odontoma Composto-Complexo: relato de caso Claudio Ferreira Nóia 1 João Pereira dos Santos Júnior 2 José Marcelo Vargas Pinto 3 Moacyr Tadeu Vicente Rodrigues 4 Compound-Complex Odontoma: case report Odontoma Composto-Complexo: relato de caso Abstract

Leia mais

Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XXX Março de papaizassociados.com.

Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XXX Março de papaizassociados.com. Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XXX Março de 2018 Dr. André Simões, radiologista da Papaiz Diagnósticos Odontológicos por Imagem 11 3894 3030 papaizassociados.com.br

Leia mais

O uso da tomografia computadorizada multislice como meio auxiliar no diagnóstico do Ameloblastoma: relato de um caso clínico

O uso da tomografia computadorizada multislice como meio auxiliar no diagnóstico do Ameloblastoma: relato de um caso clínico O uso da tomografia computadorizada multislice como meio auxiliar no diagnóstico do Ameloblastoma: relato de um caso clínico The use of multislice computed tomography as an aid in the diagnosis of ameloblastoma:

Leia mais

Estudo Retrospectivo de Cisto Paradentário na Cidade do Recife, Pernambuco, Brasil

Estudo Retrospectivo de Cisto Paradentário na Cidade do Recife, Pernambuco, Brasil ISSN - 1519-0501 DOI: 10.4034/1519.0501.2009.0093.0018 Estudo Retrospectivo de Cisto Paradentário na Cidade do Recife, Pernambuco, Brasil Retrospective Study of Paradental Cyst in the City of Recife/PE,

Leia mais

Odontoma as predictor of impacted teeth: a case report

Odontoma as predictor of impacted teeth: a case report Odontoma como fator de retenção dentária: relato de casos clínicos Odontoma as predictor of impacted teeth: a case report Recebido em 03/11/2009 Aprovado em 28/12/2009 Marconi Eduardo Souza Maciel Santos

Leia mais

FRATURA DE MANDÍBULA SECUNDÁRIA À DOENÇA PERIODONTAL EM CÃO: RELATO DE CASO

FRATURA DE MANDÍBULA SECUNDÁRIA À DOENÇA PERIODONTAL EM CÃO: RELATO DE CASO 1 FRATURA DE MANDÍBULA SECUNDÁRIA À DOENÇA PERIODONTAL EM CÃO: RELATO DE CASO ALINE CAVALCANTI PEREIRA DA SILVA 1, MARCELLO RODRIGUES DA ROZA 2, RAFAEL VITOR PINTO DE OLIVEIRA 1, DANIEL GIBERNE FERRO 3,

Leia mais

Relação diagnóstica entre folículo pericoronário e cisto dentígero

Relação diagnóstica entre folículo pericoronário e cisto dentígero ORIGINAL ORIGINAL Relação diagnóstica entre folículo pericoronário e cisto dentígero Diagnostic relationship between pericoronal follicle and dentigerous cyst João Paulo de CARLI 1 Juliana Tereza COLPANI

Leia mais

Cisto periodontal lateral: relato de caso clínico

Cisto periodontal lateral: relato de caso clínico Cisto periodontal lateral: relato de caso clínico CASO CLÍNICO Cisto periodontal lateral: relato de caso clínico Lateral periodontal cyst: clinical report Maria Elizabeth Marques NOGUEIRA MARTINS* Nathália

Leia mais

Hermann Blumenau- Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal. Patologia Bucal. Prof. Patrícia Cé

Hermann Blumenau- Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal. Patologia Bucal. Prof. Patrícia Cé Hermann Blumenau- Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal Patologia Bucal Prof. Patrícia Cé Patologia Conceito PATOLOGIA é o ramo da ciência que se ocupa das alterações sofridas pelo organismo

Leia mais

Assessoria ao Cirurgião Dentista

Assessoria ao Cirurgião Dentista Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna a Papaiz edição X julho de 2015 Escrito por: Dr. André Simões, radiologista da Papaiz Diagnósticos Odontológicos por Imagem 11 3894 3030 papaizassociados.com.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BRUNO TREVISAN CISTO RESIDUAL: RELATO DE CASO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BRUNO TREVISAN CISTO RESIDUAL: RELATO DE CASO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BRUNO TREVISAN CISTO RESIDUAL: RELATO DE CASO Porto Alegre 2010 BRUNO TREVISAN Nº Cartão 00136148 CISTO

Leia mais

ODONTOMA COMPOSTO: RELATO DE CASO

ODONTOMA COMPOSTO: RELATO DE CASO 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE CIRURGIA E ORTOPEDIA ESPECIALIZAÇÃO EM RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA E IMAGINOLOGIA GÉSSICA FIGUEIREDO MICHALISZYN ODONTOMA

Leia mais

REVISÃO DE LITERATURA E RELATO DE CASO

REVISÃO DE LITERATURA E RELATO DE CASO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE CIRURGIA E ORTOPEDIA ESPECIALIZAÇÃO EM RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA E IMAGINOLOGIA CISTO DENTÍGERO REVISÃO DE LITERATURA E

Leia mais

CONCRESCÊNCIA ENTRE SEGUNDO MOLAR E TERCEIRO MOLAR IMPACTADO: RELATO DE CASO

CONCRESCÊNCIA ENTRE SEGUNDO MOLAR E TERCEIRO MOLAR IMPACTADO: RELATO DE CASO CONCRESCÊNCIA ENTRE SEGUNDO MOLAR E TERCEIRO MOLAR IMPACTADO: RELATO DE CASO Raphael Coimbra COSTA 1 Thays Almeida ALFAYA 2 Patrícia Arriaga CARVALHO 3 Fabio Gambôa RITTO 4 Cresus Vinicius Depes de GOUVÊA

Leia mais

ESTUDO DE CASO CLÍNICO

ESTUDO DE CASO CLÍNICO Universidade Estadual do Oeste do Paraná Unioeste/ Cascavel PR Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS Curso de Odontologia Disciplina de Semiologia Bucal e Radiológica ESTUDO DE CASO CLÍNICO DISCIPLINA

Leia mais

Cisto Dentígero em Pacientes Geriátricos: Relatos de Dois Casos Clínicos com acompanhamento de 5 Anos

Cisto Dentígero em Pacientes Geriátricos: Relatos de Dois Casos Clínicos com acompanhamento de 5 Anos CASO CLÍNICO Cisto Dentígero em Pacientes Geriátricos: Relatos de Dois Casos Clínicos com acompanhamento de 5 Anos Joanes Silva Santos *, Maria de Fátima Batista de Melo **, Júlio Leonardo Oliveira Lima

Leia mais

Tumor Odontogênico Adenomatoide: Relato de Caso

Tumor Odontogênico Adenomatoide: Relato de Caso Recebido em 15/10/2013 Aprovado em 12/08/2013 V14N1 Tumor Odontogênico Adenomatoide: Relato de Caso Adenomatoide Odontogenic Tumor: Case Report Marcelo Farias de Medeiros I Fabrício de Souza Landin II

Leia mais

Aspectos imaginológicos de um cisto radicular atípico no interior do seio maxilar

Aspectos imaginológicos de um cisto radicular atípico no interior do seio maxilar Aspectos imaginológicos de um cisto radicular atípico no interior do seio maxilar Aspects imaging of an atypical radicular cyst in maxillary sinus Cláudia Assunção e Alves Cardoso 1 Jéssica Alba de Oliveira

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA ANA PAULA VICARI ANÁLISE DA CAPACIDADE DIAGNÓSTICA DE PROFISSIONAIS E DE UMA PLATAFORMA ONLINE EM GERAR HIPÓTESES DIAGNÓSTICAS DE PATOLOGIAS

Leia mais

Cisto periapical residual: relato de caso clínico-cirúrgico

Cisto periapical residual: relato de caso clínico-cirúrgico Cisto periapical residual: relato de caso clínico-cirúrgico Residual periapical cyst: clinical and surgical case report Residual quiste periapical: reporte de un caso clínico y quirúrgico Jose Carlos GARCIA

Leia mais

MÚLTIPLOS CISTOS DO COMPLEXO MAXILO-MANDIBULAR: REVISTA DE LITERATURA E RELATO DE UM CASO NÃO-SINDRÔMICO

MÚLTIPLOS CISTOS DO COMPLEXO MAXILO-MANDIBULAR: REVISTA DE LITERATURA E RELATO DE UM CASO NÃO-SINDRÔMICO REL ELATO DE CASO MÚLTIPLOS CISTOS DO COMPLEXO MAXILO-MANDIBULAR: REVISTA DE LITERATURA E RELATO DE UM CASO NÃO-SINDRÔMICO MANY CYSTS OF THE MAXILLOMANDIBULAR COMPLEX: A REVIEW OF THE LITERATURE AND A

Leia mais

Carla Juliana de Oliveira Caroline Altes Moraes da Silva

Carla Juliana de Oliveira Caroline Altes Moraes da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE ODONTOLOGIA Carla Juliana de Oliveira Caroline Altes Moraes da Silva TRATAMENTO RADICAL DE TUMOR ODONTOGÊNICO CERATOCÍSTICO EM MANDÍBULA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NÉLIO BAIRROS DORNELLES JUNIOR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NÉLIO BAIRROS DORNELLES JUNIOR 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NÉLIO BAIRROS DORNELLES JUNIOR CISTO ÓSSEO TRAUMÁTICO: RELATO DE CASO DE UM CASO REFRATÁRIO

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Liga de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Jônatas Catunda de Freitas

Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Liga de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Jônatas Catunda de Freitas Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Liga de Cirurgia de Cabeça e Pescoço Jônatas Catunda de Freitas Fortaleza 2010 Lesões raras, acometendo principalmente mandíbula e maxila Quadro clínico

Leia mais

U.C. I 7ª e 8ª Aulas. DentaScan Joaquim Agostinho - Unidade Clinica I 1

U.C. I 7ª e 8ª Aulas. DentaScan Joaquim Agostinho - Unidade Clinica I 1 U.C. I 7ª e 8ª Aulas DentaScan 15-11-2012 Joaquim Agostinho - Unidade Clinica I 1 História para corresponder aos anseios dos doentes, de substituição de dentes em falta, por próteses funcional e estéticamente

Leia mais

Diagnóstico do defeito ósseo de Stafne por meio de tomografia computadorizada de feixe cônico: relato de caso

Diagnóstico do defeito ósseo de Stafne por meio de tomografia computadorizada de feixe cônico: relato de caso Caso Clínico/ Report Case Diagnóstico do defeito ósseo de Stafne por meio de tomografia computadorizada de feixe cônico: relato de caso Diagnosis of Stafne s bone defect with cone beam computed tomography:

Leia mais

Métodos radiográficos no diagnóstico de quartos molares mandibulares

Métodos radiográficos no diagnóstico de quartos molares mandibulares Métodos radiográficos no diagnóstico de quartos molares mandibulares Radiographics methods in the diagnosis of fourths molars Daniela Nascimento Silva* Marcelo Ferraro Bezerra** Karis Barbosa Guimarães**

Leia mais

Validação da tomografia computadorizada de feixe cônico (CBCT) como recurso pré e pós-operatório na delimitação de lesões tumorais*

Validação da tomografia computadorizada de feixe cônico (CBCT) como recurso pré e pós-operatório na delimitação de lesões tumorais* Rev Inst Ciênc Saúde 2009;27(3):295-9 Validação da tomografia computadorizada de feixe cônico (CBCT) como recurso pré e pós-operatório na delimitação de lesões tumorais* Validation of cone beam computed

Leia mais

Odontoma complexo relato de caso clínico atípico

Odontoma complexo relato de caso clínico atípico Odontoma complexo relato de caso clínico atípico Complex odontoma - atypical clinical case report Patrícia dos Santos Cé * Carolina Prazeres * Felipe Eilert dos Santos ** Marcus Woltmann *** Introdução

Leia mais

Curso de Especialização em Endodontia

Curso de Especialização em Endodontia Curso de Especialização em Endodontia Associação Brasileira de Odontologia Secção Ceará Coordenador: Prof. Nilton Vivacqua EndodontiaAvancada.com OBJETIVOS DO CURSO Este curso tem como objetivos colocar

Leia mais

CISTO ÓSSEO SOLITÁRIO SOLITARY BONE CYST

CISTO ÓSSEO SOLITÁRIO SOLITARY BONE CYST CISTO ÓSSEO SOLITÁRIO SOLITARY BONE CYST José Rodrigues LAUREANO FILHO* Hécio Henrique ARAÚJO DE MORAIS** Fernando Vágner RALDI*** Márcio de MORAES*** Roger William Fernandes MOREIRA*** RESUMO O cisto

Leia mais

Calcifying Odontogenic Cyst: Report of a Case

Calcifying Odontogenic Cyst: Report of a Case CISTO ODONTOGÊNICO CALCIFICANTE: RELATO DE CASO Calcifying Odontogenic Cyst: Report of a Case Recebido em 20/07/2005 Aprovado em 07/08/2005 Antonio Varela Cancio* Ricardo Viana Bessa-Nogueira** Belmiro

Leia mais

CISTO ODONTOGÊNICO EPITELIAL CALCIFICANTE RELATO DE CASO * CALCIFYING EPITHELIAL ODONTOGENIC CYST A CASE REPORT

CISTO ODONTOGÊNICO EPITELIAL CALCIFICANTE RELATO DE CASO * CALCIFYING EPITHELIAL ODONTOGENIC CYST A CASE REPORT 228 CISTO ODONTOGÊNICO EPITELIAL CALCIFICANTE * CALCIFYING EPITHELIAL ODONTOGENIC CYST A CASE REPORT Paulo José MORAES DA SILVA ** José de Amorim LISBOA-NETO *** Ana Karla de ALMEIDA-BARBOSA **** Ana Carolina

Leia mais

ODONTOMA COMPOSTO COMO FATOR DE RETENÇÃO DENTÁRIA - RELATO DE CASO CLÍNICO

ODONTOMA COMPOSTO COMO FATOR DE RETENÇÃO DENTÁRIA - RELATO DE CASO CLÍNICO ODONTOMA COMPOSTO COMO FATOR DE RETENÇÃO DENTÁRIA - RELATO DE CASO CLÍNICO Dario GCS 1, Santos GLF 2, Canettieri ACV 3,Picosse LR4 4 1 UNIVAP- Universidade do Vale do Paraíba,Curso de Odontologia, 2 Av.

Leia mais

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA COMO MÉTODO AUXILIAR NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE LESÕES INTRA-ÓSSEAS: CASO CLÍNICO DE ODONTOMA COMPOSTO

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA COMO MÉTODO AUXILIAR NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE LESÕES INTRA-ÓSSEAS: CASO CLÍNICO DE ODONTOMA COMPOSTO REL ELATO DE CASO TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA COMO MÉTODO AUXILIAR NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE LESÕES INTRA-ÓSSEAS: CASO CLÍNICO DE ODONTOMA COMPOSTO COMPUTED TOMOGRAPHY AS AUXILIARY METHOD IN THE DIAGNOSTIC

Leia mais

Cisto periodontal lateral em maxila mimetizando cisto residual: Relato de caso incomum

Cisto periodontal lateral em maxila mimetizando cisto residual: Relato de caso incomum Caso Clínico/ Report Case Cisto periodontal lateral em maxila mimetizando cisto residual: Relato de caso incomum Lateral Periodontal Cyst in Maxilla Mimicking Residual Cyst: Unusual Case Report Damião

Leia mais

Assessoria ao Cirurgião Dentista. 11 3894 3030 papaizassociados.com.br. Publicação mensal interna a Papaiz edição XII Setembro 2015 de

Assessoria ao Cirurgião Dentista. 11 3894 3030 papaizassociados.com.br. Publicação mensal interna a Papaiz edição XII Setembro 2015 de Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna a Papaiz edição XII Setembro 2015 de Escrito por: Dr. André Simões, radiologista da Papaiz Diagnósticos Odontológicos por Imagem 11 3894 3030

Leia mais

UNIVERSIDADE TIRADENTES FIBROMA CEMENTO-OSSIFICANTE: RELATO DE CASO

UNIVERSIDADE TIRADENTES FIBROMA CEMENTO-OSSIFICANTE: RELATO DE CASO UNIVERSIDADE TIRADENTES JÉSSICA SOUZA RAMOS DA SILVA ROBERTA KLÍVIA ALVES FONSECA FIBROMA CEMENTO-OSSIFICANTE: RELATO DE CASO Aracaju 2016 JÉSSICA SOUZA RAMOS DA SILVA ROBERTA KLÍVIA ALVES FONSECA FIBROMA

Leia mais

ASPECTO DE IMAGEM DAS ESTRUTURAS DO DENTE

ASPECTO DE IMAGEM DAS ESTRUTURAS DO DENTE ASPECTO DE IMAGEM DAS ESTRUTURAS DO DENTE O órgão dentário, um dos elementos do aparelho mastigatório, é constituído por tecidos especificamente dentais (esmalte, dentina, polpa) e por tecidos periodontais

Leia mais

Cisto Dentígero na Infância Relato de Caso e Revisão de Literatura

Cisto Dentígero na Infância Relato de Caso e Revisão de Literatura CASO CLÍNICO Cisto Dentígero na Infância Relato de Caso e Revisão de Literatura Dentigerous Cyst in Infants Literature Review and Case Report Daniela Silva BARROSO* João Adolfo Costa HANEMANN** Olinda

Leia mais

INTERPRETAÇÃO RADIOGRÁFICA POR ACADÊMICO DE ENFERMAGEM: PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DIGITAL

INTERPRETAÇÃO RADIOGRÁFICA POR ACADÊMICO DE ENFERMAGEM: PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DIGITAL INTERPRETAÇÃO RADIOGRÁFICA POR ACADÊMICO DE ENFERMAGEM: PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DIGITAL Davide Carlos Joaquim 1, Ana Caroline Rocha Melo de Leite 2, Ciro Benevides

Leia mais

GABRIELA DOTTO ISADORA FERNANDA KLEIN

GABRIELA DOTTO ISADORA FERNANDA KLEIN GABRIELA DOTTO ISADORA FERNANDA KLEIN PREVALÊNCIA DE CISTOS DENTÍGEROS EM PACIENTES ATENDIDOS NO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CURITIBA 2012 1 GABRIELA DOTTO ISADORA FERNANDA KLEIN

Leia mais

Centro Universitário Cesmac CAMILA MARIA BEDER RIBEIRO

Centro Universitário Cesmac CAMILA MARIA BEDER RIBEIRO Centro Universitário Cesmac CAMILA MARIA BEDER RIBEIRO TUMORES ODONTOGÊNICOS Tumores odontogênicos - grupo de doenças heterogêneas que vão desde hamartomas ou proliferação de tecido não neoplásico a neoplasias

Leia mais

C U R S O O D O N T O L O G I A Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: RADIOLOGIA Código: ODO-014 Pré-requisito: ANATOMIA

Leia mais

Professora. Castro. Domingos Vieira. Maria Augusta. intra-orais, acidentes DATA. 05/Março. radiográficos. 10/Março. 12/Março.

Professora. Castro. Domingos Vieira. Maria Augusta. intra-orais, acidentes DATA. 05/Março. radiográficos. 10/Março. 12/Março. FACULDADE DE ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA E DIAGNÓSTICO ORAL DISCIPLINA: RADIOLOGIA ORAL (ODP-311) REQUISITOS: ANATOMIA OII BMA 128 p CRÉDITOS: 03 Professora Responsável: Andréa de Castro Domingos

Leia mais

Tracionamento ortodôntico: possíveis consequências nos caninos superiores e dentes adjacentes

Tracionamento ortodôntico: possíveis consequências nos caninos superiores e dentes adjacentes I n s i g h t O r t o d ô n t i c o Tracionamento ortodôntico: possíveis consequências nos caninos superiores e dentes adjacentes Parte 1: reabsorção radicular nos incisivos laterais e pré-molares Alberto

Leia mais

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIÁPICE

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIÁPICE ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIÁPICE AMPLIAR AS IMAGENS E ESTUDAR COM MUITA ATENÇÃO - EXISTEM MUITOS DETALHES O órgão pulpar é semelhante a outros tecidos conjuntivos que reage a infecção bacteriana

Leia mais

Abordagem conservadora para extenso tumor odontogênico ceratocístico mandibular

Abordagem conservadora para extenso tumor odontogênico ceratocístico mandibular Artigo Caso Clínico Abordagem conservadora para extenso tumor odontogênico ceratocístico mandibular Conservative approach for large mandibular keratocyst odontogenic tumor RESUMO O Tumor Odontogênico Ceratocístico

Leia mais

Cisto dentígero: modalidades de tratamento

Cisto dentígero: modalidades de tratamento REVISTA DE ODONTOLOGIA DA UNESP CASO CLÍNICO Rev Odontol UNESP. 2013 Nov-Dec; 42(6): 458-462 2013 - ISSN 1807-2577 Cisto dentígero: modalidades de tratamento Dentigerous cyst: modalities of treatment Rubens

Leia mais

Estudo Clínico-Patológico de Odontomas Diagnosticados no Laboratório de Patologia Bucal da Faculdade de Odontologia de Pernambuco-FOP

Estudo Clínico-Patológico de Odontomas Diagnosticados no Laboratório de Patologia Bucal da Faculdade de Odontologia de Pernambuco-FOP Artigo Original Estudo Clínico-Patológico de Odontomas Diagnosticados no Laboratório de Patologia Bucal da Faculdade de Odontologia de Pernambuco-FOP Odontomas Pathological-Clinical Study DiagnosedattheOral

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS EXAMES IMAGINOLÓGICOS NO DIAGNÓSTICO E CONTROLE DE TRATAMENTO DO TUMOR ODONTOGÊNICO QUERATOCÍSTICO: RELATO DE TRÊS CASOS

A IMPORTÂNCIA DOS EXAMES IMAGINOLÓGICOS NO DIAGNÓSTICO E CONTROLE DE TRATAMENTO DO TUMOR ODONTOGÊNICO QUERATOCÍSTICO: RELATO DE TRÊS CASOS A IMPORTÂNCIA DOS EXAMES IMAGINOLÓGICOS NO DIAGNÓSTICO E CONTROLE DE TRATAMENTO DO TUMOR ODONTOGÊNICO QUERATOCÍSTICO: RELATO DE TRÊS CASOS THE IMPORTANCE OF IMAGING IN THE DIAGNOSIS AND CONTROL OF TREATMENT

Leia mais

Etiologia, Diagnóstico e Tratamento do Mesiodens Relato de Caso Clínico Atípico

Etiologia, Diagnóstico e Tratamento do Mesiodens Relato de Caso Clínico Atípico Etiologia, Diagnóstico e Tratamento do Mesiodens Relato de Caso Clínico Atípico Etiology, diagnosis and treatment of mesiodens - case report atypical Stephanie de Cássia Carvalho Rocha 1 Bruno LadeiraVidigal

Leia mais

Marsupialização como tratamento definitivo de cistos odontogênicos: relato de dois casos

Marsupialização como tratamento definitivo de cistos odontogênicos: relato de dois casos Marsupialização como tratamento definitivo de cistos odontogênicos: relato de dois casos Marsupialization as definitive treatment of odontogenic cysts: report of two cases Gustavo Nascimento de Souza Pinto

Leia mais

Displasia Cemento-Óssea Florida: relato de caso clínico

Displasia Cemento-Óssea Florida: relato de caso clínico Revista Científica Multidisciplinar das Faculdades São José Displasia Cemento-Óssea Florida: relato de caso clínico FLORID CEMENTO-OSSEOUS DYSPLASIA: CASE REPORT Raphaela Capella de Souza Póvoa Cirurgiã-dentista

Leia mais

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ ESPECIALIZAÇÃ ÇÃO O EM RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA E IMAGINOLOGIA CISTO ÓSSEO TRAUMÁTICO TICO ORIENTADO: Álvaro Moreira de Sousa Filho ORIENTADORA: Ana Cláudia Galvão o de Aguiar

Leia mais

CEMENTOBLASTOMA BENIGNO: RELATO DE CASO

CEMENTOBLASTOMA BENIGNO: RELATO DE CASO CEMENTOBLASTOMA BENIGNO: RELATO DE CASO BENIGN CEMENTOBLASTOMA: CASE REPORT Marcelo Júnior Zanda Marcelo Lupion Poleti Thais Maria Freire Fernandes Renata Sathler Eduardo Sant Ana Alberto Consolaro Doutor

Leia mais

Keywords: Odontogenic Cysts; Recurrence; Diagnosis.

Keywords: Odontogenic Cysts; Recurrence; Diagnosis. Artigo Original Fatores clínicos, histopatológicos e tratamento do tumor queratocisto odontogênico Clinical, histopathological and treatment factor of the odontogenic keratocyst Eduardo Vasquez da Fonseca

Leia mais