POUPA ÁGUA OU VAIS SENTIR A SUA FALTA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "POUPA ÁGUA OU VAIS SENTIR A SUA FALTA"

Transcrição

1 POUPA ÁGUA OU VAIS SENTIR A SUA FALTA Se o actual consumo se mantiver, em 2025, duas em cada três pessoas irão ser vítimas da falta de água. Se detectares uma fuga numa boca de rega ou noutro ponto da conduta contacta sem demora a tua Junta de Freguesia ou os Serviços municipalizados; Reutiliza a água que puderes; Em casa, na escola, nos locais de trabalho, reduz o consumo.

2 Aqui abaixo, serão indicadas algumas medidas que deverás tomar para reduzir o desperdício de água, em tua casa. A água é um bem que necessita de ser preservado. Todos nós dependemos dela. Temos o dever de preservá-la e informar ou dar indicações a todos os que nos rodeiam de como diminuir os gastos em suas casas. Dicas para poupar água Em casa: 1. Mantém a canalização doméstica em bom estado. Chama um canalizador caso as torneiras não parem de pingar ou se verificares a existência de uma rotura. 2. Fecha sempre bem as torneiras. Uma torneira a pingar pode gastar cerca de 25 litros de água por dia. 3. Utiliza torneiras de regulação do fluxo de água ou instala dispositivos de redução de caudal. 4. Verifica o isolamento térmico do sistema de distribuição de água quente. Evita o desperdício de água e de energia enquanto esperas que a água aqueça. 5. Faz uma leitura regular do contador e da factura da água para controlar os seus gastos.

3 Na casa-de-banho: 6. Instala autoclismos com dispositivo de dupla descarga. Poderás também colocar garrafas de água com areia no interior do reservatório para evitar enchê-lo na totalidade e reduzir a quantidade de água gasta em cada descarga. 7. Evita fazer descargas desnecessárias, lembra-te que o autoclismo não é um caixote do lixo. Cada descarga gasta cerca de 10 litros de água. 8. Coloca dispositivos de redução de caudal no duche. 9. Toma duches rápidos e evita os banhos de imersão. Um duche de 5 minutos gasta entre 25 e 100 litros de água, dependendo do modelo do chuveiro e da pressão da água. Fecha a torneira enquanto te estiveres a ensaboar. 10. Utiliza um balde para recolher a água do duche enquanto esperas que a água aqueça; podes utilizá-la depois na sanita ou no jardim, por exemplo. 11. Fecha a torneira quando estás a lavar os dentes ou a fazer a barba. Uma torneira aberta no lavatório pode gastar 9 litros de água por minuto.

4 Na cozinha: 12. Utiliza a máquina de lavar roupa e loiça com carga completa, evitando o desperdício de água e de energia. 13. Se lavares a loiça à mão, não deixes a água a correr continuamente, enche o lava-loiça com a água necessária. 14. Não laves a loiça peça a peça, junta-a e lava-a uma ou duas vezes por dia. Utiliza a mínima quantidade de detergente possível para uma lavagem eficaz, diminui a quantidade de água necessária para enxaguar a loiça. 15. Quando cozeres legumes, utiliza apenas a água suficiente para os cobrir e mantém a panela tapada; os legumes cozem mais rápido, poupa água e energia. No exterior: 16. Limpa os pavimentos exteriores a seco, optando por varrer em vez de lavar. 17. Lava o carro com balde e esponja. Evita o uso da mangueira. 18. Aproveita a água da chuva, colocando um reservatório ou uma cisterna na rua. Podes utilizar essa água para lavar o pavimento ou o carro, no autoclismo ou para regar o jardim.

5 No teu jardim: 19. Rega o teu jardim de manhã cedo ou ao início da noite, quando a evaporação é menor. 20. Cultiva plantas típicas da tua região, porque estão melhor adaptadas às condições climáticas e utilizam a água disponível de forma mais eficiente. 21. Reutiliza água para regar o jardim. Podes usar a água de lavar fruta ou legumes, por exemplo. 22. Utiliza o regador, evita o uso da mangueira sempre que possível. 23. Cobre a terra do teu jardim ou dos vasos com casca de pinheiro ou outros materiais. Vai fazer com que diminua o contacto directo do solo com a luz solar, conservando a humidade da terra. 24. Planta árvores que façam sombra no Verão, reduz a evaporação das plantas protegidas pela sombra. Na rua: 25. Se detectares uma fuga de água num espaço público, contacta imediatamente a entidade competente. Cada gota de água conta!

6 Nos aparelhos domésticos Como poupar e resultados No autoclismo Evita deitar lixo na retrete. Procura colocá-lo num balde apropriado, evitando descargas desnecessárias. Ajusta o autoclismo para o volume mínimo, regulando o mecanismo de enchimento colocado no interior: a maioria dos modelos novos tem esta possibilidade, o que lhe permite reduzir o consumo de água em cerca de 30%. Esta solução é preferível à colocação de uma garrafa cheia ou tijolo dentro do autoclismo. Para uma família de três pessoas, este simples ajuste traduz-se numa economia anual de 13 mil litros de água. A utilização de autoclismos com baixa capacidade (seis litros em vez de 10 litros) permite reduzir o consumo de água em cerca de 40%. Esta opção permite poupar 18 mil litros por ano. Opta por modelos de descarga diferenciada (dois botões) ou com comando de interrupção da descarga. Voltando à tua família, troca o autoclismo clássico por um com descarga dupla de 3/6 litros, pouparias 28 mil litros de água por ano. Também podes utilizar redutores de descarga. Um autoclismo de baixo consumo custa entre 15 e 35 euros. Este encargo será amortizado na poupança em menos de um ano.

7 Chuveiro Supondo que tomas apenas a dois banhos de imersão por semana, preferindo o duche, e reduzes o tempo de abertura da torneira, fechando-a enquanto te ensaboas, poderás poupar 76 mil litros por ano. Uma forma de controlar o débito de água nos duches é utilizar torneiras e chuveiros com sistemas redutores de caudal. Se trocarmos o chuveiro tradicional (com caudal médio de 13 litros por minuto) por um com sete litros, abdicando dos banhos de imersão e reduzindo o tempo de água a correr, uma família de três pessoas poderia poupar por ano cerca de 150 mil litros. Tal corresponde a uma poupança de 80%. Investindo 15 euros na troca do chuveiro por um de baixo caudal, iria amortizar a despesa em menos de um ano. Com torneiras Reduz ao máximo o consumo de água para lavar os alimentos, loiça ou roupa utilizando um alguidar. Para fazer a barba, utiliza uma bacia ou tapa o ralo do lavatório. Para escovar os dentes, utiliza um copo e fecha a torneira quando a escova entrar em acção. Vê se as torneiras estão bem fechadas e não pingam: o desperdício pode chegar aos quatro litros por hora. Podes sempre utilizar a água de cozer vegetais para confeccionar sopas ou outros pratos. Utiliza a água das lavagens, enxaguamento da roupa ou loiça, para outros usos, como lavagens na casa e rega das plantas, bem como encher o autoclismo (desligando antes a torneira). Supondo que reduzes a duração da torneira aberta (enquanto se ensaboa, barbeia, etc.), poderás poupar até 50%. Para uma família com três pessoas, tal traduz-se numa poupança anual de 77 mil litros. Sempre que tiveres de trocar uma torneira, fá-lo por um modelo de menor caudal. As torneiras misturadoras permitem reduzir o desperdício de água até esta atingir a temperatura desejada. A troca das torneiras clássicas com caudal médio de seis litros por minuto por modelos de menor caudal (quatro litros) ou a adaptação de arejadores, acompanhadas dos conselhos acima indicados, permite poupar 86 mil litros por ano. Com máquinas de lavar a roupa e loiça

8 Liga a máquina de lavar apenas quando estiver completamente carregada, evitando a solução da meia-carga. Não utilizes ciclos desnecessários como a pré-lavagem. Se tiveres mesmo de utilizar a máquina sem carga completa, selecciona um ciclo de lavagem adaptado. Não laves roupa sem necessidade (apenas por estar amarrotada, por exemplo). No caso da loiça, convém reduzir ao mínimo indispensável o enxaguamento antes de a colocar na máquina, não esquecendo de limpar regularmente os filtros e remover os depósitos (uma vez por mês). Opta por modelos mais económicos. Nos nossos últimos testes, já encontrámos bons aparelhos de baixo consumo de água (de 15 litros por lavagem no caso das máquinas da loiça e 60 litros para as da roupa). Para evitar o desperdício, procura também seguir as indicações do aparelho sobre o consumo de água e energia.

Seca. Vamos poupar água?

Seca. Vamos poupar água? Qualidade Vida C Â M A R A M U N I C I P A L Seca Vamos poupar água? Seca Vamos poupar água? A água é um recurso natural limitado e essencial à vida. A sua distribuição no planeta, e no nosso país, não

Leia mais

Acesso à água: uma questão de

Acesso à água: uma questão de 1 of 8 23/03/2018, 17:02 delas.pt Acesso à água: uma questão de género? delas 4-5 minutes Plantas: Opte pelo cultivo de plantas naturais da região, que estão mais adaptadas ao clima e requerem menos rega.

Leia mais

A água O nosso bem mais precioso

A água O nosso bem mais precioso Hugo Liziário João Galamba Vera Costa A água O nosso bem mais precioso Disciplina i de Geografia 9ºA 9.º Ano Orientador do trabalho: Professor Fernando Rolo Colégio D.Luísa Sigea Abril de 2008 SNIRH Junior

Leia mais

1 de Outubro Dia Nacional da Água

1 de Outubro Dia Nacional da Água 1 de Outubro Dia Nacional da Água Qual a Distribuição da Águana Terra? Planeta Terra A Água ocupa cerca de ¾ da superfície terrestre. 30% Terra Água 70% 2,80% 0,01% 0,005% Água salgada Água doce 0,63%

Leia mais

AGRADECIMENTO AO CONVITE DA QUERIDA DÁI RIBEIRO E SUA INICIATIVA DE ABORDAR A SUSTENTABILIDADE DE MANEIRA MAIS AMPLA E EM DIVERSOS SEGMENTOS.

AGRADECIMENTO AO CONVITE DA QUERIDA DÁI RIBEIRO E SUA INICIATIVA DE ABORDAR A SUSTENTABILIDADE DE MANEIRA MAIS AMPLA E EM DIVERSOS SEGMENTOS. AGRADECIMENTO AO CONVITE DA QUERIDA DÁI RIBEIRO E SUA INICIATIVA DE ABORDAR A SUSTENTABILIDADE DE MANEIRA MAIS AMPLA E EM DIVERSOS SEGMENTOS. A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DA JORNADA E PODER COMPARTILHAR

Leia mais

A água ocupa 70% da superfície da Terra. Desse total, 97,22% é salgada e apenas 2,78% é doce.

A água ocupa 70% da superfície da Terra. Desse total, 97,22% é salgada e apenas 2,78% é doce. A água ocupa 70% da superfície da Terra. Desse total, 97,22% é salgada e apenas 2,78% é doce. 1 A quantidade de água na Terra é finita. Não se cria água. Ela apenas passa do estado líquido a vapor ou a

Leia mais

ATITUDES QUE DEVES DE TOMAR: Economizar Reciclar e Reutilizar

ATITUDES QUE DEVES DE TOMAR: Economizar Reciclar e Reutilizar A Crise da Água ATITUDES QUE DEVES DE TOMAR: Economizar Reciclar e Reutilizar ÁGUA A água é um recurso natural que depende da maneira como o Homem a utiliza para ser renovável ou não. Quando se pensa que

Leia mais

Conselhos Úteis de Poupança. Vamos poupar

Conselhos Úteis de Poupança. Vamos poupar Conselhos Úteis de Poupança Vamos poupar Vamos poupar água Sabias que a Terra está 70% coberta de água e 97% dessa água está nos mares e oceanos e é salgada? Os outros 3% de água doce existem nos lagos,

Leia mais

GUIA DE BOAS PRÁCTICAS

GUIA DE BOAS PRÁCTICAS O Guia das Boas Prácticas é dirigido ao Cliente final dos serviços de abastecimento de água. Drenagem e tratamento de águas residuais. Este manual foi pensado e desenhado com o objectivo de contribuir

Leia mais

MANUAL DE CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA NA UFAL

MANUAL DE CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA NA UFAL MANUAL DE CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA NA UFAL 02 Apresentação Vamos pensar no futuro, vamos pensar consciente. Este manual é parte de uma campanha de consumo consciente da Universidade

Leia mais

EM SITUAÇÃO DE SECA. Em situação de seca a escassez de água agrava-se e uma gestão eficiente torna-se ainda mais premente.

EM SITUAÇÃO DE SECA. Em situação de seca a escassez de água agrava-se e uma gestão eficiente torna-se ainda mais premente. ALTERAÇÃO DE COMPORTAMENTOS EM SITUAÇÃO DE SECA As alterações de procedimentos incorretamente instituídos na utilização da água são tão relevantes na contribuição para a redução do consumo de água como

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2019

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2019 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2019 Dia Mundial da Água 3 Estima-se que um bilhão de pessoas carece de acesso a um abastecimento de água suficiente, definido

Leia mais

Sanindusa: casas de banho sustentáveis

Sanindusa: casas de banho sustentáveis Sanindusa: casas de banho sustentáveis o Introdução o Contextualização o Produtos sustentáveis o Obras de referência o Dicas de poupança Filme Institucional A Sanindusa, no seguimento da sua política de

Leia mais

Consumo mundial da água

Consumo mundial da água UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO GEOGRAFIA/CERES Consumo mundial da água Caicó-RN, 2013 ÁGUA Estão preparados para conhecer

Leia mais

Carmencita Tonelini Pereira Bióloga e esp. em tratamento de resíduos sólidos e líquidos

Carmencita Tonelini Pereira Bióloga e esp. em tratamento de resíduos sólidos e líquidos + Carmencita Tonelini Pereira Bióloga e esp. em tratamento de resíduos sólidos e líquidos Email: 4elementos.bio@gmail.com Fones: (62) 9397-4574 (62) 8252-2502 + ÁGUA Sabemos consumi-la com responsabilidade?

Leia mais

Crise Hídrica. O que eu posso fazer? Profa Dra Waverli Maia Matarazzo Neuberger Centro de Sustentabilidade Universidade Metodista de São Paulo

Crise Hídrica. O que eu posso fazer? Profa Dra Waverli Maia Matarazzo Neuberger Centro de Sustentabilidade Universidade Metodista de São Paulo Crise Hídrica O que eu posso fazer? Profa Dra Waverli Maia Matarazzo Neuberger Centro de Sustentabilidade Universidade Metodista de São Paulo Crise Hídrica: Uma Crise Sistêmica A crise hora instalada tem

Leia mais

ÁGUA. Agrupamento Vertical Escolas Belém-Restelo. Escola E.B 2,3 de Paula Vicente. Área de Projecto. Ano Lectivo 2010/2011.

ÁGUA. Agrupamento Vertical Escolas Belém-Restelo. Escola E.B 2,3 de Paula Vicente. Área de Projecto. Ano Lectivo 2010/2011. ÁGUA Agrupamento Vertical Escolas Belém-Restelo Escola E.B 2,3 de Paula Vicente Área de Projecto Ano Lectivo 2010/2011 Fevereiro de 2011 ALUNO : Tomás Vieira Pinto Nº23 8ºB MORADA : Rua dos Cordoeiros

Leia mais

Consumo responsável. Sabendo usar não vai faltar.

Consumo responsável. Sabendo usar não vai faltar. Consumo responsável. Sabendo usar não vai faltar. cartilha_uso_água.indd 1 23/08/16 09:08 SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto e Fundação Brasil Cidadão estão juntos nessa campanha. A crise no abastecimento

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA O USO RACIONAL DA ÁGUA

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA O USO RACIONAL DA ÁGUA MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA O USO RACIONAL DA ÁGUA Introdução O Manual de Orientação para o Uso Racional da Água foi elaborado pela Coordenação do Programa Melhoria do Gasto Público, após a publicação do

Leia mais

Produção de resíduos

Produção de resíduos Produção de resíduos Eviteoconsumodeprodutos supérfluos; Prefiraprodutosduráveise concentrados; Utilizeos produtosatéaofim; Adquiraprodutosreutilizáveis ou reciclados; Aoadquirir mobílianovanão deite a

Leia mais

Vamos falar. Poluição do Rio Tejo. Mecanismos de poupança de água

Vamos falar. Poluição do Rio Tejo. Mecanismos de poupança de água 1 Vamos falar sobre Poluição do Rio Tejo Mecanismos de poupança de água Mecanismos de Poupança de Água Toma duches rápidos; Aproveita a água fria do duche para rega ou outros usos; Fecha a torneira da

Leia mais

Reunião nº 03/2017 PMAS CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA

Reunião nº 03/2017 PMAS CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Reunião nº 03/2017 PMAS CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site da empresa SEGURANÇA: Controle sistemático,

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2018

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2018 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2018 POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site da

Leia mais

Economia começa dentro de casa!

Economia começa dentro de casa! 10 Guia Financeiro Economia começa dentro de casa! Você já reparou que, trabalhando bem em equipe, fica mais fácil atingir um objetivo? Nas finanças da família, também funciona assim: quando todos participam,

Leia mais

ÁGUA. Boas práticas para uma eficiente utilização da água

ÁGUA. Boas práticas para uma eficiente utilização da água Boas práticas para uma eficiente utilização da água ÁGUA Poupar água é não desperdiçá-la em consumos inúteis a que muitos se foram habituando ao longo dos anos. Poupar água é não desperdiçá-la em consumos

Leia mais

Dicas práticas para um consumidor consciente

Dicas práticas para um consumidor consciente + Dicas práticas para um consumidor consciente O consumo não é um ato isolado, e sim um processo, que começa antes da compra e termina depois que nós usamos o que compramos. Isso envolve escolhas, como:

Leia mais

VAMOS ECONOMIZAR! GUIA DE BOAS PRÁTICAS NA UTILIZAÇÃO DE ENERGIA E ÁGUA

VAMOS ECONOMIZAR! GUIA DE BOAS PRÁTICAS NA UTILIZAÇÃO DE ENERGIA E ÁGUA VAMOS ECONOMIZAR! GUIA DE BOAS PRÁTICAS NA UTILIZAÇÃO DE ENERGIA E ÁGUA AdEPorto Agência de Energia do Porto Associação privada sem fins lucrativos que atua no território da Área Metropolitana do Porto

Leia mais

PROJECTO ECOCASA-ÁGUA PROGRAMA ECOFAMÍLIAS

PROJECTO ECOCASA-ÁGUA PROGRAMA ECOFAMÍLIAS PROJECTO ECOCASA-ÁGUA PROGRAMA ECOFAMÍLIAS Ana Rita Antunes e Sara Ramos Faro, 12 de Outubro de 2009 Projecto EcoCasa Início em 2004 40.000 visitas /ano Acções de sensibilização em escolas Participação

Leia mais

Economize água com os produtos Censi

Economize água com os produtos Censi ECONOMIZADORES Economize água com os produtos Censi TIPO DE PRODUTO Produto Censi Consumo Investimento Economia (Mês) Retorno Investimento Economia no Ano Kit Completo Dual Flush 3 ou 6 litros por descarga

Leia mais

cuide da água com MEANDROS

cuide da água com MEANDROS cuide da água com www.econectando.com.br Quanto tempo você demora no banho? Menos de 5 minutos de 5 a 0 minutos de 0 a 5 minutos mais de 5 minutos 4 2 Como é a sua dieta? vegana 4 vegetariana consumo de

Leia mais

Ao aplicarmos as recomendações presentes neste guia estaremos a contribuir para a sustentabilidade do nosso Planeta!

Ao aplicarmos as recomendações presentes neste guia estaremos a contribuir para a sustentabilidade do nosso Planeta! Este Guia de Boas Práticas é um dos resultados do Projeto Eficiência Hídrica em Edifícios e Espaços Públicos O Caminho para a Gestão Sustentável da Água liderado pela Comunidade Intermunicipal da Região

Leia mais

Como é que a água está distribuída? A distribuição da água no mundo é desigual. Por causa da diferença de precipitação, existem regiões onde a agua é

Como é que a água está distribuída? A distribuição da água no mundo é desigual. Por causa da diferença de precipitação, existem regiões onde a agua é Introdução Este trabalho destina-se a mostrar q a água de todo o mundo é muita mas a que se pode usar e beber é uma percentagem muito, mas muito pequena. Neste trabalho vamos tentar mostrar isso mesmo

Leia mais

Apresenta: Dicas para quem tem sede de sustentabilidade

Apresenta: Dicas para quem tem sede de sustentabilidade Apresenta: Dicas p ara qu em tem se de de s us tentab i lidade CAPItao VAREJO em: consumo consciente de agua Enquanto isso, no seu esconderijo secreto... Até que enfim a minha merecida folga chegou! Vou

Leia mais

Atribuição dos prémios decorreu no Parque Dr. José Gama

Atribuição dos prémios decorreu no Parque Dr. José Gama Educação Ambiente Ecoguia Cabanelas 2008 Dia Internacional da Luta Contra a Droga O Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Mirandela assinalou o dia Internacional da Luta Contra a Droga (26 de Junho),

Leia mais

SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES ESCOLARES

SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES ESCOLARES SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES ESCOLARES JUSTIFICATIVA Evitar o desperdício e otimizar o consumo de água e energia minimiza o estresse hídrico, ampliando a disponibilidade de recursos para as gerações

Leia mais

instrumento para a eficiência e da públicos de águas e melhoria da A regulação como

instrumento para a eficiência e da públicos de águas e melhoria da A regulação como A regulação como instrumento para a melhoria da eficiência e da eficácia cia nos serviços públicos de águas e resíduos O USO EFICIENTE O USO EFICIENTE DA ÁGUA EM PORTUGAL LISBOA e-nova Maio 2006 A (in

Leia mais

Vivem na floresta / na cidade /no campo

Vivem na floresta / na cidade /no campo Nome: Data / / Título do livro que vamos ler: Autora do livro: O livro está escrito em poesia prosa Como serão as Fadas? (riscar o que não interessa) Bonitas / Feias Altas / Baixas Olhos: azuis / verdes

Leia mais

A cidade que não perde uma só gota P. 10

A cidade que não perde uma só gota P. 10 A cidade que não perde uma só gota P. 10 UMACIDADEQUENÃO PERDEUMAGQTADE Num país que tem sofrido de falta de água, continuar a gastar o dobro do que é realmente necessário não ajuda Portugal a ficar bem

Leia mais

Limpando a Caixa D'água

Limpando a Caixa D'água Limpando a Caixa D'água É muito importante que se faça a limpeza no mínimo 2 (duas) vezes ao ano. Caixas mal fechadas/tampadas permitem a entrada de pequenos animais e insetos que propiciam sua contaminação.

Leia mais

REFERENCIAL DE RVCC PROFISSIONAL

REFERENCIAL DE RVCC PROFISSIONAL REFERENCIAL DE RVCC PROFISSIONAL Código e Designação da Qualificação 582148 - Canalizador/a Nível de qualificação do QNQ: 2 Nível de qualificação do QEQ: 2 Unidades de Competencia (UC) Designação 1 Executar

Leia mais

SUA PARTE É TÃO IMPORTANTE QUANTO A NOSSA. ECONOMIZE ÁGUA.

SUA PARTE É TÃO IMPORTANTE QUANTO A NOSSA. ECONOMIZE ÁGUA. SUA PARTE É TÃO IMPORTANTE QUANTO A NOSSA. ECONOMIZE ÁGUA. Transparente como tem que ser. AO USAR ÁGUA, EVITE O DESPERDÍCIO! A água é um bem valioso e escasso. Quando você usa sem desperdiçar, ajuda a

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES PARA UM USO MAIS EFICIENTE DA ÁGUA NO CICLO URBANO. Poupança de água e reutilização de águas cinzentas P.N.U.E.A.

CONTRIBUIÇÕES PARA UM USO MAIS EFICIENTE DA ÁGUA NO CICLO URBANO. Poupança de água e reutilização de águas cinzentas P.N.U.E.A. CONTRIBUIÇÕES PARA UM USO MAIS EFICIENTE DA ÁGUA NO CICLO URBANO Poupança de água e reutilização de águas cinzentas Mestrado em Engenharia do Ambiente Orientação do Prof. Doutor Mário Valente Neves 1 P.N.U.E.A.

Leia mais

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Como poupar energia, o ambiente e o seu dinheiro

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Como poupar energia, o ambiente e o seu dinheiro EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Como poupar energia, o ambiente e o seu dinheiro Em colaboração com a sociedade civil, o Município de Palmela elaborou o Plano de Ação para a Energia Sustentável de Palmela (PAESP)

Leia mais

Como poupar energia, o ambiente e o seu dinheiro

Como poupar energia, o ambiente e o seu dinheiro Como poupar energia, o ambiente e o seu dinheiro Frigorífico 2 Energias renováveis 22 Iluminação 14 Arrefecimento 18 Resíduos 24 EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Como poupar energia, o ambiente e o seu dinheiro Em

Leia mais

Aproveitamento racional dos recursos hídricos. Escola Básica Virgínia Moura

Aproveitamento racional dos recursos hídricos. Escola Básica Virgínia Moura Aproveitamento racional dos recursos hídricos Escola Básica Virgínia Moura 1. ENQUADRAMENTO A NOSSA ESCOLA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA A Escola Básica Virgínia Moura, localiza-se na Avª. 1º de Agosto, freguesia

Leia mais

Como surgiu a água? fósseis, eram bactérias e algas azuis (seres unicelulares) que

Como surgiu a água? fósseis, eram bactérias e algas azuis (seres unicelulares) que A água O que é a água? Pode até parecer absurdo fazer esta pergunta, mas o que é a água? Já todos bebemos água e já a utilizamos para as mais variadas necessidades em infindáveis momentos da nossa vida.

Leia mais

DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA NO SEU DIA A DIA

DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA NO SEU DIA A DIA ÁGUA Economizar água é uma necessidade urgente em todo o mundo. Se não houver mudanças de hábitos no curto prazo, em poucos anos, teremos grandes problemas de abastecimento, sem contar com os 768 milhões

Leia mais

O mundo que não sabe usar a água

O mundo que não sabe usar a água O que é? Os recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região e bacia. As terras subterrâneas são o principal reservatório de água doce disponível

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP Pág.: 1/9 ETAPAS DO I. Higiene de Equipamentos e Utensílios 1. Primeiro desligar o equipamento da tomada; 2. Desmontar o equipamento retirando suas partes removíveis; 3. Lavar com detergente e esponja;

Leia mais

A MINHA CASA IDEAL TAMBEM É ECOLOGICA

A MINHA CASA IDEAL TAMBEM É ECOLOGICA A MINHA CASA IDEAL TAMBEM É ECOLOGICA Elaborado por: Tânia Fernandes E-mail: taniac2010@gmail.com Escola Eça De Queirós Turma S12 UFCD-6 18 de Abril de 2010 1 Cozinha Terraço 40 mp Área Total-144.90 m²

Leia mais

Tudo o que a população pode fazer diariamente para poupar energia quer no trabalho ou em casa. Se todos colaborarmos um pouco, a natureza agradece e

Tudo o que a população pode fazer diariamente para poupar energia quer no trabalho ou em casa. Se todos colaborarmos um pouco, a natureza agradece e 1 Tudo o que a população pode fazer diariamente para poupar energia quer no trabalho ou em casa. Se todos colaborarmos um pouco, a natureza agradece e o seu bolso também. Poupar energia significa diminuir

Leia mais

Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Estado do Meio Ambiente Unidade de Energia e Meio Ambiente Coordenadoria de Educação Ambiental

Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Estado do Meio Ambiente Unidade de Energia e Meio Ambiente Coordenadoria de Educação Ambiental Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Estado do Meio Ambiente Unidade de Energia e Meio Ambiente Coordenadoria de Educação Ambiental - 2 - Toda geração de energia agride o meio ambiente. Portanto,

Leia mais

Controle de Qualidade de Alimentos 1º Módulo

Controle de Qualidade de Alimentos 1º Módulo VIVIAN PUPO DE OLIVEIRA MACHADO Nutricionista (Unoeste) Especialista em Saúde Coletiva (UEL) Especialista em Educação Inclusiva (Facol) Mestranda em Agronomia/Produção Vegetal (Unoeste) Controle de Qualidade

Leia mais

DIREÇÃO DE MARCA E COMUNICAÇÃO.

DIREÇÃO DE MARCA E COMUNICAÇÃO. Hoje vamos falar de... ENERGIA A ENERGIA ESTÁ EM TODO O LADO. A ENERGIA ESTÁ EM TODO O LADO. OS CARROS ANDAM COM A ENERGIA ARMAZENADA NA GASOLINA MUITOS BRINQUEDOS SÃO MOVIDOS COM A ENERGIA ARMAZENADA

Leia mais

Guia de selecção Grundfos SOLOLIFT2

Guia de selecção Grundfos SOLOLIFT2 Guia de selecção Grundfos BEM-VINDO À NOVA GERAÇÃO 2 ÍNDICE, GUIA DE SELECÇÃO Inspirada por profissionais, concebida por profissionais. A vai ao encontro das suas necessidades e dos seus clientes. Esta

Leia mais

Protocolo de pré-desinfecção/lavagem manual e de esterilização das pontas e limas SATELEC

Protocolo de pré-desinfecção/lavagem manual e de esterilização das pontas e limas SATELEC Protocolo de pré-desinfecção/lavagem manual e de esterilização das pontas e limas SATELEC Avisos: Não utilize esfregões ou produtos de limpeza abrasivos. Evite usar soluções que contenham iodo ou uma elevada

Leia mais

PROJETO DE SISTEMAS PREDIAIS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS DE UMA EDIFICAÇÃO MULTIFAMILIAR COM PAVIMENTO DE SUBSOLO

PROJETO DE SISTEMAS PREDIAIS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS DE UMA EDIFICAÇÃO MULTIFAMILIAR COM PAVIMENTO DE SUBSOLO MATERIAL COMPLEMENTAR DO LIVRO: PROJETO DE SISTEMAS PREDIAIS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS DE UMA EDIFICAÇÃO MULTIFAMILIAR COM PAVIMENTO DE SUBSOLO SISTEMAS PREDIAIS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS: PROJETOS PRÁTICOS

Leia mais

Economia de água. Ao usar o vaso sanitário

Economia de água. Ao usar o vaso sanitário Economia de água Economizar água não é mais só um hábito saudável. Atualmente, é uma grande responsabilidade com o futuro. Se não mudarmos nossos hábitos, a escassez de água para o consumo vai nos afetar

Leia mais

Seu comportamento faz a diferença! Dia Mundial da Água 22 de março

Seu comportamento faz a diferença! Dia Mundial da Água 22 de março Seu comportamento faz a diferença! Dia Mundial da Água 22 de março Como economizar água? 1. Fique somente o tempo necessário no banho. Enquanto usa shampoo no cabelo, desligue o chuveiro. Além da água,

Leia mais

Dis i tr t i r b i ui u ç i ã ç o ã da Água na Terra

Dis i tr t i r b i ui u ç i ã ç o ã da Água na Terra O Caminho da Água Distribuição da Água na Terra Distribuição de Água na Terra 97 % da água disponível na Terra é salgada e está em oceanos e mares Distribuição de Água na Terra 3 % é doce, mas se encontra

Leia mais

ECODICAS COMO REDUZIR OS DESPERDÍCIOS COMO AMPLIAR NOSSA CONTRIBUIÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE

ECODICAS COMO REDUZIR OS DESPERDÍCIOS COMO AMPLIAR NOSSA CONTRIBUIÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE ECODICAS COMO REDUZIR OS DESPERDÍCIOS COMO AMPLIAR NOSSA CONTRIBUIÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE ÁGUA Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa precisa de 110 litros de água por dia para atender

Leia mais

Gerência de Responsabilidade e Interação Social Geris

Gerência de Responsabilidade e Interação Social Geris Gerência de Responsabilidade e Interação Social Geris Objetivos da Geris Melhorar o relacionamento e a imagem da Cagece com os clientes; Garantir a adesão aos novos empreendimentos; Disseminar informações

Leia mais

A Original-Gebrauchsanleitung V1/0516

A Original-Gebrauchsanleitung V1/0516 6L A100268 Original-Gebrauchsanleitung V1/0516 P Especificações técnicas Nome Nº de ref.: A100268 Execução: Conjunto de panelas térmicas 6L Conjunto composto de: panela com tampa em vidro, recipiente térmico:

Leia mais

BEeP ÁGUA. Olá eu sou a Beep. que. poupança de. EsTÁ. correto? Consegues ajudar a Beep a não desperdiçar água? ASSINALA A OPÇÃO CORRETA

BEeP ÁGUA. Olá eu sou a Beep. que. poupança de. EsTÁ. correto? Consegues ajudar a Beep a não desperdiçar água? ASSINALA A OPÇÃO CORRETA BEeP Olá eu sou a Beep Adoro água e tenho a certeza de que tu também gostas! E quero que a uses bem e não a desperdices no teu dia-a-dia. Aqui vais encontrar jogos e aventuras engraçadas que podes partilhar

Leia mais

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS AGENDA 21 LOCAL MANUAL DE BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS Mata Nacional do Urso Serra de Sicó Praia do Osso da Baleia Parque Verde do Arunca ÍNDICE Introdução.3 Uso Sustentável da Água.....4 Prevenção de Resíduos

Leia mais

Dicas de Ecoeficiência. santander.com.br/sustentabilidade

Dicas de Ecoeficiência. santander.com.br/sustentabilidade Dicas de Ecoeficiência santander.com.br/sustentabilidade água Torneira aberta Cada minuto utilizado para escovar os dentes com a torneira aberta, é gasto de 12 a 20 litros de água. Por isso, recomenda-se

Leia mais

PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO O princípio de funcionamento da redutora de pressão baseia-se no equilíbrio de duas forças opostas.

PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO O princípio de funcionamento da redutora de pressão baseia-se no equilíbrio de duas forças opostas. FOCO TÉCNICO REDUTORAS DE PRESSÃO A distribuição de água da rede pública é realizada com pressões elevadas e, muitas vezes, descontínuas. Esta pressão de entrada é, geralmente, demasiado elevada e variável

Leia mais

Disciplina: Ciências Professor(a): Klícia Regateiro Série: 6º ano. Água

Disciplina: Ciências Professor(a): Klícia Regateiro Série: 6º ano. Água Disciplina: Ciências Professor(a): Klícia Regateiro Série: 6º ano Água Água é vida A água é para o Homem, para os animais e para as plantas um elemento de primeira necessidade, É essencial à vida! É indispensável

Leia mais

APOIO AO PROFESSOR DICAS USO EFICIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR E COMBATE AO SEU DESPERDÍCIO

APOIO AO PROFESSOR DICAS USO EFICIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR E COMBATE AO SEU DESPERDÍCIO DICAS USO EFICIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR E COMBATE AO SEU DESPERDÍCIO 1 COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR. A cada ano que passa, o consumo de energia elétrica vem aumentando no Brasil

Leia mais

HAIR DRYER CERAMIC HD 6760

HAIR DRYER CERAMIC HD 6760 HAIR DRYER CERAMIC HD 6760 F G E D B C A 2 Segurança Durante a colocação em funcionamento do aparelho, por favor, respeite as seguintes indicações: 7 Este aparelho destina-se apenas ao uso doméstico. 7

Leia mais

8- O que você poderia fazer para contribuir com a preservação desse recurso (água)?

8- O que você poderia fazer para contribuir com a preservação desse recurso (água)? Resultado da Enquete Resposta aberta 8- O que você poderia fazer para contribuir com a preservação desse recurso (água)? Reduzir o tempo do banho. Reaproveitar mais a água que utilizo em casa, evitar desperdícios,

Leia mais

Termoacumuladores de água quente para o local da sua utilização

Termoacumuladores de água quente para o local da sua utilização Termoacumuladores de água quente para o local da sua utilização Os termoacumuladores eléctricos, mais conhecidos por cilindros eléctricos, são o meio convencional para abastecimento de água quente. Eles

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 1. PROVA OBJETIVA

CONCURSO PÚBLICO 1. PROVA OBJETIVA CONCURSO PÚBLICO 1. PROVA OBJETIVA AJUDANTE DE SERVIÇOS GERAIS (LABORATÓRIO) AJUDANTE DE SERVIÇOS GERAIS (MANUTENÇÃO) VOCÊ RECEBEU SUA FOLHA DE RESPOSTAS E ESTE CADERNO CONTENDO 30 QUESTÕES OBJETIVAS.

Leia mais

Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. CIÊNCIAS DA NATUREZA

Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. CIÊNCIAS DA NATUREZA 2 Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. 3 Habilidades: Refletir sobre a importância da água para o Planeta Terra, para a vida e o

Leia mais

MATERIAIS A UTILIZAR*

MATERIAIS A UTILIZAR* MATERIAIS A UTILIZAR* INSTALAÇÃO DE TERMOACUMULADOR Torneira de esquadria (corte de alimentação ao termoacumulador) ** Parafusos de aço Inox com capacidade para suspender o termoacumulador cheio Buchas

Leia mais

IMPRESSA F50 / F5 / F505 Resumo das instruções

IMPRESSA F50 / F5 / F505 Resumo das instruções IMPRESSA F50 / F5 / F505 Resumo das instruções Primeira colocação em funcionamento Ligar (I) interruptor principal (no lado posterior) Encher grãos Carregar no botão de operação Texto no display: SPRACHE

Leia mais

A gama de descalcificadores ESSENTIAL apresenta:

A gama de descalcificadores ESSENTIAL apresenta: A gama de descalcificadores ESSENTIAL apresenta: Desenvolvido de acordo com as exigências de instaladores e profissionais do setor de tratamento de água, os equipamentos ESSENTIAL contam com a mais alta

Leia mais

ÁGUA- um bem essencial

ÁGUA- um bem essencial ESCOLA E.B. 2,3 DOMINGOS CAPELA ÁGUA- um bem essencial Coordenação da LIPOR / 06 Maio 2008 (Grupo B) e 12 Maio (Grupo A) As Nações Unidas, através da resolução A/RES/47/193, de 22 de Dezembro de 1992,

Leia mais

MANUAL DE ORÇAMENTO FAMILIAR

MANUAL DE ORÇAMENTO FAMILIAR MANUAL DE ORÇAMENTO FAMILIAR INTRODUÇÃO Todo cidadão pode desenvolver habilidades para melhorar sua qualidade de vida e a de seus familiares, a partir de atitudes comportamentais e de conhecimentos básicos

Leia mais

cartilha meio ambiente

cartilha meio ambiente cartilha meio ambiente NEGÓCIO Energia renovável MISSÃO Atuar na área de energia renovável com competitividade, respeitando o meio ambiente e contribuindo para o desenvolvimento social. VISÃO Crescer sustentavelmente

Leia mais

PROJECTO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUAS MEMÓRIA DESCRITIVA. Processo: Data: Outubro 10 Rev: A. Mod. (09) CP1_00

PROJECTO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUAS MEMÓRIA DESCRITIVA. Processo: Data: Outubro 10 Rev: A. Mod. (09) CP1_00 Mod. (09) CP1_00 SOCIEDADE POLIS LITORAL RIA FORMOSA, S.A. Elaboração de Projectos de Execução para a requalificação de espaços ribeirinhos, de parques públicos e percursos pedonais - Parque Ribeirinho

Leia mais

Esplanada sem desperdício: preservando o meio ambiente.

Esplanada sem desperdício: preservando o meio ambiente. Implementar ações voltadas ao uso racional de recursos sustentabilidade naturais para promover a ambiental e socioeconômica na Administração Pública Federal. A Esplanada terá metas de racionalização do

Leia mais

Voice Board. Módulo do sistema electrónico para emissão de voz para máquinas de lavar e máquinas de secar roupa

Voice Board. Módulo do sistema electrónico para emissão de voz para máquinas de lavar e máquinas de secar roupa Voice Board Módulo do sistema electrónico para emissão de voz para máquinas de lavar e máquinas de secar roupa Introdução O Voice Board é um sistema electrónico para a emissão de voz para máquinas de lavar

Leia mais

REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO DE RECURSOS NATURAIS

REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO DE RECURSOS NATURAIS CONSUMO CONSCIENTE REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO DE RECURSOS NATURAIS ÁGUA ENERGIA INSUMOS Desenvolvimento Sustentável A ÁGUA NOSSO BEM MAIS PRECIOSO Distribuição de toda água doce 1,8 % 0,96 % 0,02 % 0,001 %

Leia mais

LISTA PREPARATÓRIA PARA RECUPERAÇÃO FINAL Ciências (6º ano)

LISTA PREPARATÓRIA PARA RECUPERAÇÃO FINAL Ciências (6º ano) 1. Você poderia imaginar que a água que fez parte do corpo dos dinossauros pode estar hoje em você? Pois é, a água utilizada pelos seres vivos sempre retorna, de alguma forma, para o ambiente. Utilizando

Leia mais

HAIR DRYER IONIC HD 6862

HAIR DRYER IONIC HD 6862 HAIR DRYER IONIC HD 6862 PT G F E D B C A 3 PORTUGUÊS 25-28 4 SEGURANÇA Durante a colocação em funcionamento do aparelho, por favor, respeite as seguintes indicações: 7 Este aparelho destina-se apenas

Leia mais

Saneamento no Distrito Federal

Saneamento no Distrito Federal Saneamento no Distrito Federal assunto Eng. Stefan Mühlhofer Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental Superintendente de Projetos Distribuição da Água no Planeta 2,10% 97% 0,90% 0,87% 0,03% Água

Leia mais

COMO EVITAR A FALTA DE

COMO EVITAR A FALTA DE V. 02.2016 COMO EVITAR A FALTA DE GUIA COMPLETO SOBRE O USO CONSCIENTE PORQUE ESTAMOS FICANDO SEM ÁGUA? DICAS PARA REDUZIR O CONSUMO. TUDO SOBRE CISTERNAS. ÁGUA, NOSSO MAIOR BEM A água é um recurso ambiental

Leia mais

Cabo eléctrico. Escoamento da água. Admissão de água. 1. Retirar as mangueiras dos respectivos suportes. Cotovelos para fixar a mangueira de descarga

Cabo eléctrico. Escoamento da água. Admissão de água. 1. Retirar as mangueiras dos respectivos suportes. Cotovelos para fixar a mangueira de descarga Indicações de segurança Âmbito de fornecimento conforme o modelo A máquina de lavar roupa é bastante pesada Cuidado ao levantá-la. Atenção: As mangueiras congeladas podem rachar/rebentar. Não colocar as

Leia mais

Índice de notícias de 2012 Saúde: Isenção nas Taxas Moderadoras... 2 Guarda Nacional Republicana - Prevenção de metais não preciosos...

Índice de notícias de 2012 Saúde: Isenção nas Taxas Moderadoras... 2 Guarda Nacional Republicana - Prevenção de metais não preciosos... Índice de notícias de 2012 Saúde: Isenção nas Taxas Moderadoras... 2 Guarda Nacional Republicana - Prevenção de metais não preciosos... 3 Ministério da Administração Interna lança manual 100 Conselhos

Leia mais

Trabalho realizado por: Ana Pais nº2, 7ºB Disciplina: E.t.

Trabalho realizado por: Ana Pais nº2, 7ºB Disciplina: E.t. Trabalho realizado por: Ana Pais nº2, 7ºB Disciplina: E.t. Introdução; O que é a água; A importância da água; Água e saúde; Distribuição da água no nosso organismo; Distribuição da água na Natureza; Ciclo

Leia mais

Não fique desligado! - Está ao seu alcance poupar energia

Não fique desligado! - Está ao seu alcance poupar energia Frigorífico / arca congeladora / combinado l Coloque o equipamento afastado de fontes de calor (ex.: forno, aquecedor, janela, etc.). l Afaste o equipamento da parede de modo a permitir a ventilação da

Leia mais

AÇÕES DE PREVENÇÃO E COMBATE À DENGUE

AÇÕES DE PREVENÇÃO E COMBATE À DENGUE AÇÕES DE PREVENÇÃO E COMBATE À DENGUE Atitudes e práticas de prevenção não só estarão contribuindo para que não ocorra transmissão de dengue, mas proporcionarão melhor qualidade de vida para todos. Nos

Leia mais

Teste de inspeção visual e tátil-auditivo

Teste de inspeção visual e tátil-auditivo Teste de inspeção visual e tátil-auditivo A SAN-LEX alerta É preciso ficar sempre atento às variações da conta de água, pois, muitas vezes, o hábito de consumo não mudou, porém, o consumo de água aumentou.

Leia mais

Economix no seu. dia a dia. Aprenda a usar a energia elétrica de forma inteligente, eficiente e segura.

Economix no seu. dia a dia. Aprenda a usar a energia elétrica de forma inteligente, eficiente e segura. Economix no seu dia a dia Aprenda a usar a energia elétrica de forma inteligente, eficiente e segura. Leia esta cartilha com atenção. As escolhas do seu dia a dia fazem toda a diferença. Nesta cartilha

Leia mais

ÍNDICE DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA INDÚSTRIA E NOS LARES PORTUGUESES. Resultados Nacionais Carlos López Navaza UNION FENOSA

ÍNDICE DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA INDÚSTRIA E NOS LARES PORTUGUESES. Resultados Nacionais Carlos López Navaza UNION FENOSA ENERGÉTICA NA INDÚSTRIA E NOS LARES PORTUGUESES Resultados Nacionais 2008 Carlos López Navaza UNION FENOSA Lisboa, 23 Março 2009 ERSE 1. Resumo 2. Resultados do Índice Doméstico 3. Resultados do Índice

Leia mais

Sê a Mudança que queres ver no Mundo Ghandi. FÓRUNS PROFESSORES 2016 A Metodologia do Programa Eco-Escolas Moderador: Paulo Sérgio de Oliveira

Sê a Mudança que queres ver no Mundo Ghandi. FÓRUNS PROFESSORES 2016 A Metodologia do Programa Eco-Escolas Moderador: Paulo Sérgio de Oliveira Sê a Mudança que queres ver no Mundo Ghandi FÓRUNS PROFESSORES 2016 A Metodologia do Programa Eco-Escolas Moderador: Paulo Sérgio de Oliveira Os Maracujás Representante dos Enc. de Educação Sem nome Bananas

Leia mais

Instruções de manutenção para contentores-escritório e contentoressanitários

Instruções de manutenção para contentores-escritório e contentoressanitários Instruções de manutenção para contentores-escritório e contentoressanitários Instruções de manutenção Armação do pavimento Humidade atmosférica Filtro de água Válvula redutora de pressão Caldeira Indicações

Leia mais

SD-900 LIMPA PISCINAS AUTOMÁTICO

SD-900 LIMPA PISCINAS AUTOMÁTICO SD-900 LIMPA PISCINAS AUTOMÁTICO 1 Precauções Leia este manual de instruções antes de utilizar o limpa piscinas automático. Não utilize a piscina durante a operação de limpeza. Utilize o SD-900 apenas

Leia mais