E-COMMERCE SEM FRONTEIRAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "E-COMMERCE SEM FRONTEIRAS"

Transcrição

1 1 E-COMMERCE SEM FRONTEIRAS Mariana Katsuragawa Campovila 1 Andrea Melissa Grigowski 2 RESUMO O objetivo do presente estudo é sintetizar informações já publicadas a respeito do comércio eletrônico. A elaboração deste artigo consiste na análise de referenciais teóricos e estudos bibliográficos através de sites e livros. Sua estrutura consiste no conceito e origem da Internet, no âmbito nacional e mundial, na definição de e-commerce, suas vantagens e desvantagens, as variáveis através de diferentes equipamentos, conceito de e-business, e- branding e naming, os nichos de mercado existentes, os produtos virtuais, as mais utilizadas formas de pagamento online, as principais causas de fracassos de uma loja virtual, a necessidade dos planos de contingência, além de itens amplamente utilizados nos dias atuais. A partir deste estudo, conclui-se que as plataformas disponíveis neste mercado são extremamente úteis nos dias atuais e estão em rápidas e constantes mudanças, sendo que o comércio virtual está expandindo vertiginosamente, e as pessoas e empresas que não acompanharem sua evolução perderão espaço no cenário competitivo atual. Palavras-chave: Comércio. E-commerce. Globalização. Internet. Marketing. 1 INTRODUÇÃO Para o desenvolvimento deste artigo foram realizados estudos bibliográficos e o mesmo tem como objetivo sintetizar informações sobre o e- commerce (electronic commerce), o qual pode ser definido como o comércio de produtos e serviços realizado através da Internet. É conhecido também por comércio ou marketing eletrônico, virtual ou digital. O comércio eletrônico facilita, agiliza e barateia a divulgação dos produtos das empresas, aumentando as negociações, estimulando a competitividade, 1 Acadêmica de MBA em Assessoria Executiva (UNINTER). Graduada em Tecnologia em Secretariado (UNINTER). Técnica em Secretariado e Assessoria (Centro Paula Souza). 2 Secretária Executiva Trilíngue (Facinter), Especialista em Marketing e Negócios (IBPEX), Especialista em Magistério Superior (IBPEX), acadêmica de Gestão de Recursos Humanos (UNIP), orientadora de TCC do Grupo Uninter.

2 2 além de estreitar o relacionamento com os stakeholders 3. Com a Internet, o consumidor pode pesquisar e entrar em contato, em tempo real, com várias lojas de diferentes lugares, gastando um valor único de conexão. Devido à baixa infraestrutura necessária ao comércio eletrônico, as empresas conseguem divulgar preços bem mais acessíveis do que em lojas físicas, que possuem alto custo para manter as portas abertas com espaços decorados e diversos funcionários. Para manter um bom negócio online é necessária a manutenção contínua do site, além de desenvolver meticulosamente um processo de planejamento operacional e logístico para concluir ágil e eficientemente a entrega do produto. Com isso, as empresas fizeram parcerias com serviços especializados em transportes de cargas. O avanço da tecnologia permitiu sabermos exatamente o que os clientes estão comentando sobre a empresa e conhecer seus interesses e necessidades. Atualmente, existem diversas ferramentas no mercado que possibilitam registrar e gerenciar todos os acessos e históricos de atividades dos clientes, além de haver a necessidade de estar presente digitalmente para acompanhar os comentários sobre a marca. Com a globalização e o uso cada vez mais intenso da Internet, as empresas foram obrigadas a adaptar seus processos para se estabelecer no mercado e poder competir com seus concorrentes. A escolha deste tema foi baseada na sua crescente importância no cotidiano das pessoas e empresas, sendo um negócio que traz benefícios tanto a quem vende quanto a quem compra e, por ser um assunto tão abrangente que ainda está em desenvolvimento e crescimento. O artigo está organizado em cinco tópicos. O primeiro corresponde à introdução. O segundo ao conceito básico de Internet, sua origem no mundo e no Brasil. O terceiro, ao conceito de e-commerce, web 1.0, 2.0 e 3.0, e-branding, naming, e-business, vantagens, desvantagens e variáveis do e-commerce, nichos de mercado, produtos virtuais, pagamentos online, fracassos de lojas virtuais e planos de contingência. O quarto à metodologia utilizada para a 3 Qualquer pessoa que influencie o comportamento de uma organização, podendo ser externos (fornecedores, parceiros, concorrentes, etc.) ou internos (diretores, altos executivos, gerentes de nível médio, funcionários, etc.). (KLUYVER; PEARCE II, 2007, p. 9).

3 3 realização da pesquisa. E, o quinto às conclusões referentes ao estudo. 2 INTERNET Para o site Significados (2014), o termo Internet tem origem inglesa, onde, inter significa internacional e net significa rede. Para Pierre Lévy, citado por Costa (2007, p. 24), essa designação vem do termo inglês internetworking (ligação entre redes). Segundo Flloress (2014), o termo Internet foi definido em 1995, pelo FNC 4. Já de acordo com Kurose e Ross (2003, 1 p.), a Internet é uma rede de computadores mundial, isto é, uma rede que conecta milhões de equipamentos de computação em todo o mundo, além de ser muito complexa, tanto no que se refere aos seus componentes de hardware e software quanto aos serviços que oferece. Temos a Internet pública (rede global de redes, onde qualquer pessoa pode acessar) e a Intranet (redes privadas com acesso restrito, onde máquinas externas não podem trocar mensagens com elas). 2.1 A ORIGEM DA INTERNET Para Caiçara Júnior e Paris (2007), a Internet, rede das redes, surgiu durante a Guerra Fria, em 1967, com a criação da rede Arpanet, pela DARPA 5, com o intuito de compartilhar pesquisas militares. Em 1969, passou a conectar também universidades americanas. Visando o funcionamento servidor a servidor, em 1971, foi criado o protocolo NCP 6, que seria precursor dos protocolos TCP/IP, usados atualmente. Com o aumento dos participantes da Arpanet, resolveu-se desmembrar a rede em: Nova Arpanet, voltada para pesquisas e Milnet, para fins militares e de defesa. Mas em pouco tempo o NCP já não suportava o tráfego da rede e a falta de padronização nas comunicações, fez com que cada rede caminhasse para uma estrutura proprietária e não aberta. 4 Federal Networking Council. 5 Defense Advanced Research Project Agency. 6 Network Control Protocol.

4 4 A solução foi o protocolo TCP/IP que permite uma arquitetura 100% aberta. Segundo Ferreira (2014), no site FMH, no início de 1980, juntou-se a Arpanet, a Milnet (rede militar), a MSFnet (rede científica) e as redes baseadas em BBS, nascendo a Internet a rede das redes. Sendo que a principal razão da Internet funcionar tão bem é pelo fato de não ter um dono, pois além de ser descentralizada, ainda tem a vantagem de ser anárquica com relação às burocracias. Em 1990, criou-se o HTML 7, permitindo a comunicação da informação gráfica na Internet, onde cada pessoa podia criar páginas gráficas, que fariam parte de um todo, ou seja, uma rede virtual de hipertexto conhecida por www 8. Para o site Sua Pesquisa (2013), a www popularizou a Internet, devido sua interface gráfica tornar os sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. Para Müller (2013), a Internet no Brasil iniciou-se, em 1988, com o primeiro acesso à rede Bitnet, pelo LNCC 9 com uma universidade americana. Logo depois, a FAPESP 10 também se ligou à Bitnet com o FERMILAB 11, em Chicago, e, algum tempo depois, criou-se a rede ANSP 12, interligando universidades brasileiras e institutos de pesquisas. Em meados de 1980, o IBASE 13, integrou-se ao Interdoc, cujo objetivo era a utilização do correio eletrônico para troca de informações entre ONG s 14 de todo o mundo. Mas esse sistema era extremamente caro, o que fez com que o IBASE testasse o Alternex, serviço internacional de mensagens e conferências eletrônicas, que seria o primeiro serviço brasileiro de Internet não-acadêmica e não-governamental, restrito inicialmente aos seus membros e associados, sendo aberto ao público quatro anos depois. Para Caiçara Júnior e Paris (2007), a Internet chegou ao 7 Hypertext Internet Protocol 8 World Wide Web 9 Laboratório Nacional de Computação Científica. 10 Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 11 Fermi National Accelerator Laboratory. 12 Academic Network at São Paulo. 13 Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas. 14 Organizações Não Governamentais.

5 5 Brasil através da RNP 15, criada em 1989, e desenvolvida pela iniciativa da comunidade acadêmica de ciência da computação com parceria do CNPq 16. Segundo Müller (2013), no final de 1994, o governo brasileiro resolveu investir na nova tecnologia. Ficou a cargo da Embratel e da RNP a criação da estrutura necessária para a exploração comercial da Internet. O acesso experimental contou com usuários e, alguns meses depois, passou a funcionar de modo definitivo. Para auxiliar com a implantação, administração e uso da Internet no país, foi criado o Comitê Gestor Internet Brasil. Em 1996, aconteceu o grande boom da rede, devido à melhoria nos serviços, e o aumento de usuários e provedores. Para o site Sua Pesquisa (2013), além do uso doméstico - envio de e- mails, chats, redes sociais, trabalhos acadêmicos, etc., as empresas descobriram na Internet uma ótima ferramenta para melhorar e disparar suas vendas e obter lucros online, transformando a Internet em verdadeiros shoppings virtuais. 3 E-COMMERCE Há várias definições para o comércio eletrônico, doravante CE, porém Kalakota e Whinston, citados por Costa (2007, 114 p.), apresentam quatro definições distintas, observadas por perspectivas diferenciadas: Pela perspectiva de comunicações, o CE é a entrega de informações, produtos e serviços ou pagamentos por meio de linhas de telefone, redes de computadores ou qualquer outro meio eletrônico. Pela perspectiva de processo de negócio, o CE é a aplicação de tecnologia para a automação de transações de negócio e fluxos de dados. Pela perspectiva de serviço, o CE é uma ferramenta que endereça o desejo das empresas, dos consumidores e da gerência para cortar custos de serviços, enquanto melhora a qualidade das mercadorias e aumenta a velocidade da entrega do serviço. Pela perspectiva on-line, o CE provê a capacidade de comprar e vender produtos e informações na Internet e em outros serviços on-line. De acordo com o site Sinprorp (2014), a livraria Cultura foi uma das 15 Rede Nacional de Pesquisas. 16 Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

6 6 primeiras empresas a vender livros através da Internet, em 1995, precedida pela livraria americana Amazon 17. Para o site Marketing Futuro (2014), no início do comércio virtual, muitas empresas adquiriram tecnologias simples, pois não tinham certeza se esta ferramenta se estabeleceria. Hoje em dia, entretanto, são necessários investimentos em sistemas de segurança, certificação, pagamento digital, carrinhos virtuais e outras funções, sendo estes itens essenciais para manter a vantagem competitiva no mercado digital. Além desses sistemas, de acordo com Cunha (2014), no site C2 Marketing Digital, muitas empresas investem para monitorar os acessos de seus clientes e registrar suas preferências e estabelecer estratégias competitivas, buscando a opinião dos consumidores e acompanhando minuciosamente esse relacionamento. Para Jadon e Lulio (2013), as compras virtuais proporcionam comodidade ao consumidor e aumentam seu poder de escolha e comparação de preço e qualidade dos produtos e serviços. Segundo o site Correios (2014), a previsão é de que: Há muito espaço para o comércio eletrônico diante das boas perspectivas socioeconômicas do Brasil para os próximos anos - expansão da economia, maior inclusão digital da população, maior acesso aos recursos de TI, melhoria das lojas on-line, aumento da confiança do e-consumidor e novos modelos de atuação no varejo eletrônico, como compras coletivas e integração com redes sociais. 3.1 WEB 1.0, 2.0 e 3.0 De acordo com Lopes (2013), a primeira fase da web (web 1.0) é denominada como a Internet das empresas, onde os consumidores possuíam apenas o poder de conhecer o conteúdo que as empresas disponibilizavam, não havendo uma relação entre o cliente e a empresa. Ainda para Lopes (2013), a segunda fase da web (web 2.0) é denominada como a Internet das pessoas, a qual vivenciamos atualmente, onde os consumidores podem tanto adquirir o conteúdo que as empresas disponibilizam, através de sites e redes sociais, quanto de outros usuários, além de criar e 17 Iniciou suas atividades com venda de livros e, atualmente, vende produtos diversos. ( 2014).

7 7 compartilhar a sua opinião com a empresa e com outros clientes. O consumidor ganhou autonomia e essa mudança se deve a mudança de foco das empresas que era voltada ao produto e passou a ser para o cliente. Ainda existem empresas que não se relacionam com o cliente, mas esta é uma mudança sem volta, pois os usuários não se contentam mais com a simples imagem que a empresa tenta passar, mas sim com o que outros clientes dizem da marca. Lopes (2013) nos diz também que a terceira fase da web (web 3.0) é denominada como a Internet das coisas, onde os objetos estarão conectados à Internet e se comunicarão entre si e com as pessoas. 3.2 E-BRANDING, NAMING E IDENTIDADE DA MARCA Para o site Marketing Futuro (2014), branding significa marca, a qual simboliza a identidade da empresa. No e-branding, temos a construção da marca não só pelas empresas, mas com a contribuição dos clientes, através do relacionamento digital entre as partes. No branding 3.0, os consumidores dão mais valor e são mais influenciados pelas opiniões de outros consumidores do que pelas propagandas tradicionais. Empresas mais dinâmicas e interativas obtêm vantagem competitiva neste mercado, além de se destacar as com consciência ambiental, cultural, econômica e social. O site Marketing Futuro (2014) cita também que essa quantidade de informações e ofertas disponíveis faz com que as pessoas queiram trocar, em pouco tempo, seus produtos e até suas marcas. Há inúmeras opções disponíveis e as pessoas possuem cada vez menos tempo. Devido a isso, o marketing eletrônico passou a ser um excelente meio de compra, mas esse excesso pode trazer dificuldades de escolha, pois há no mercado produtos similares em relação ao preço, características e qualidade. Por isso não basta mais a propaganda tradicional, devendo-se focar ao que os e-consumers estão falando sobre a marca da empresa. As organizações que não se atentarem a globalização e às mídias sociais serão pouco a pouco excluídas do mercado.

8 8 Ainda de acordo com o site Marketing Futuro (2014), o termo naming é utilizado para definir o nome de uma marca, tendo como objetivo mostrar ao mercado qual é o negócio da empresa, através do seu nome, logotipos, imagens, cores, sons, etc. Para Jorge (2014), no site Fábrica de Ideias Brasileiras, as empresas vêm adaptando suas vitrines virtuais e seus layouts, sendo uma opção alterar os detalhes da marca para adequá-la melhor de acordo com sua evolução, mas não são recomendadas mudanças constantes, pois a tendência é diminuir a associação entre a empresa. 3.3 E-BUSINESS De acordo com Rebouças (2014), no site Infoescola, o e-business engloba todas as atividades empresariais utilizando-se de um sistema de informação interligado com a Internet como meio de atingir objetivos mercadológicos e comerciais. Para o site Marketing Futuro (2014), o e-business é composto por: - E-commerce: venda de produtos e serviços, via Internet, sendo dividido em: B2B 18 - entre as empresas, B2C 19 - entre a empresa e o consumidor, entre outros. - E-service: prestação de serviços via Internet. - E-procurement: sistema integrado com foco nos fornecedores, possibilitando gerir processos automatizados. - E-Costumer Relationship Management: engloba serviços adicionais para acompanhamento do cliente nas vendas virtuais, como histórico da interação do cliente com a empresa. - E-Enterprise Resource Planning: um dos mais importantes e com maior interação dos funcionários para inserir e controlar dados desde a chegada da matéria prima até a saída do produto. 18 O termo B2B (Business To Business) é definido como a compra, venda, parceria, troca ou negociação conduzidas entre duas ou mais empresas. (DEITEL; DEITEL; STEINBUHLER, 2004, p. 38, 43). 19 O termo B2C (Business To Consumer) é definido como transações entre empresas e consumidores finais. (DEITEL; DEITEL; STEINBUHLER, 2004, p. 42, 331).

9 9 - E-Decision Support System: também conhecido como Business Intelligence, é o processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações para suporte à gestão de negócios. 3.4 VANTAGENS E DESVANTAGENS DO E-COMMERCE De acordo com Azevedo (2011), o comércio eletrônico apresenta as seguintes principais vantagens: através da Internet, temos um canal dinâmico, versátil e personalizado; pela sua magnitude, rapidamente pode-se tornar referência no setor; disponibilidade a todo o momento de acordo com a necessidade do consumidor; permite ter um estoque funcional, tendo o produto em estoque ou solicitando ao fornecedor, mesmo após a compra; redução do custo operacional, devido a despesas reduzidas; entre outros. Ainda de acordo com Azevedo (2012), o comércio eletrônico apresenta as seguintes principais desvantagens: falta de um toque pessoal, onde os clientes não interagem com ninguém; atrasos nas mercadorias, sendo que na loja física você leva o produto na hora que quer; alguns bens não podem sem comprados online, devido ao frete desproporcional ou produtos perecíveis; não permitir experimentação antes da compra; qualquer pessoa pode criar um site em poucos minutos, restringindo as compras às lojas famosas; entre outros. 3.5 VARIÁVEIS DO E-COMMERCE O e-commerce possui as seguintes variáveis: - M-Commerce (Mobile Commerce): De acordo com o site E-commerce News (2014), o avanço da tecnologia permitiu utilizarmos esses serviços através dos celulares e dispositivos móveis. Nesta versão são criadas páginas com layouts simples a fim de adequar e agilizar a navegação. As formas de pagamento por este meio podem ser as convencionais, ou até mesmo a cobrança direta na fatura do aparelho. Para o site E-commerce Brasil (2014), os recursos de ligações e mensagens de texto são amplamente utilizados para

10 10 informar novidades, mudanças, ofertas, andamento do pedido, e estabelecer um relacionamento com o cliente, sendo que a taxa de leitura de uma mensagem de texto é maior do que a leitura de s enviados pelas empresas. - T-Commerce (Television Commerce): Segundo Gavioli (2014), no site E- commerce News, o comércio televisivo, envolve o uso da televisão para a apresentação de anúncios publicitários aos telespectadores. Atualmente são utilizadas estratégias de marketing contínuo, como comerciais apresentados durante os programas ou utilização de banner na parte inferior da tela. Mas a televisão digital traz recursos de interatividade, possibilitando aos usuários clicar em ícones ou banners acionando a transmissão de dados do produto para o endereço do consumidor, além de aplicações que permitem encomendar produtos clicando em ícones exibidos. - S-Commerce (Social Commerce): Para Gavioli (2014), do site E- commerce News, o comércio social é a integração do e-commerce com as mídias sociais. Essa ferramenta diminui os custos com marketing, pois é feio o marketing boca-a-boca, além de poder interagir mais com os clientes. - Redes Sociais: De acordo com o site Marketing Futuro (2014), redes sociais são sites de relacionamento entre grupos de pessoas que possuem níveis de relação ou de interesses em comum que se agrupam para manter contato, trocar informações e compartilhar conteúdos diversos. Elas são uma categoria dentro das mídias sociais, sendo que algumas foram criadas para atender a demanda pessoal, enquanto outras atendem a demanda profissional, podendo ser utilizadas por pessoas físicas ou jurídicas. A partir de 2006, alavancou-se o uso das redes sociais com a criação do Orkut. Desde então, várias outras redes foram criadas, tais como o Facebook, o Twitter, o LinkedIn, YouTube, etc. Para o site E-commerce (2014), o Facebook percebeu o interesse das empresas pela rede e possibilitou a criação de lojas virtuais utilizando aplicativos, que funcionam como vitrines virtuais, e têm custos acessíveis. Apesar de serem menores que as vitrines virtuais tradicionais, atingem mais usuários através do compartilhamento entre redes de amigos. O conceito de rede social antecede à própria criação da Internet e sua formação não depende diretamente da tecnologia, entendendo que

11 11 uma simples reunião entre um grupo de pessoas com o objetivo de interagirem, compartilhando ideias e absorvendo conhecimento, pode formar uma rede social. O Facebook, por exemplo, é uma ferramenta tecnológica que permite a formação de redes sociais através da Internet (MARKETING FUTURO, 2014). - Mídias Sociais: Para o site Marketing Futuro (2014), as mídias sociais são sites que apresentam informações e divulgam conteúdos, compartilhando e expondo opiniões e ideias sobre diversos assuntos, possibilitando também interação de pessoas. Como exemplo, podemos citar os blogs, fóruns, bookmarks, podcasts, YouTube, entre outros. Já o Twitter, por exemplo, pode ser usado para apresentar um conteúdo, ou apenas para conversar com usuários, podendo, então, ser classificado como rede social ou mídia social. [...] As mídias sociais também têm mudado a maneira com que as mensagens de marketing são disseminadas e oferecem um novo canal para se conectar com clientes atuais e potenciais, o que apresenta uma variedade de oportunidades para as marcas que integram efetivamente o social dentro de suas estratégias digitais (COMSCORE, 2014). - Compras Coletivas: Para Gavioli (2014), no site E-commerce News, compras coletivas são uma modalidade de e-commerce que tem como objetivo vender produtos e serviços para um número mínimo pré-estabelecido de consumidores por oferta. Existem descontos de até 90% do preço normal, mas o pacote só é fechado ao atingir determinado número de interessados, dentro de um tempo limite estabelecido, que varia de 24 a 48 horas. Caso o número de pedidos não seja atingido, a oferta é cancelada. Os produtos comercializados, geralmente são bens de consumo não duráveis, como serviços de estética, fotografia, academia, hospedagem, pet shop, refeições, etc. Esse modelo de negócio surgiu, em 2008, nos Estados Unidos, com a empresa Groupon. Em 2010, o Peixe Urbano iniciou suas atividades no Brasil. - Lojas Virtuais Privadas: Segundo a Equipe Controlshift de Comércio Eletrônico (2011), as lojas virtuais privadas, pouco comum no Brasil, são criadas quando uma grande loja virtual deseja queimar seus estoques e, escolhe apenas alguns clientes de seu site aberto para acessar um site privado, para que somente eles possam comprar tais produtos. Este ramo, em 2009, nos Estados

12 12 Unidos, teve um grande crescimento. 3.6 NICHOS DE MERCADO De acordo com Felipini (2014), no site E-commerce, no mercado virtual, o grande varejista consegue melhores condições de preços por comprar em grande escala, além de ter sua imagem consolidada e ter credibilidade pelo seu tamanho. Mas reage lentamente a novas tendências e mudanças repentinas de mercado, além de não conseguir ser o melhor em todos os segmentos. Para atender vários perfis de clientes, precisa ter uma enorme e diversificada gama de produtos e, por isso necessita uma grande infra-estrutura operacional. O pequeno varejista consegue trazer novidades e exclusividades a públicos específicos, podendo escolher a linha de produtos em que pretende focar, satisfazendo plenamente as necessidades de seus clientes. Para o site Marketing Futuro (2014), ao elaborar seu marketing, as micro e pequenas empresas podem contar com os links patrocinados, uma vez que reduzem os custos de promoção de produtos, pagando-se o anúncio apenas se o cliente acessar o link. 3.7 PRODUTOS VIRTUAIS Para o site UOLHOST (2013), produtos virtuais são produtos que existem no modo digital, ou ainda, que não existem no modo físico, tais como livros, softwares, filmes, etc. Após a compra é enviado o arquivo virtual com o produto, sem a necessidade de frete, pois não há um produto físico a ser enviado. 3.8 PAGAMENTOS ONLINE Segundo Mesquita (2014), pode-se pagar com depósito em conta, boletos bancários, cartões de débito, cartões de crédito, transferências eletrônicas, mas também há tecnologias alternativas como o PayPal e PagSeguro. De acordo

13 13 com o site PagSeguro, este serviço garante a segurança de quem compra e de quem vende na web, sendo que o comprador tem garantia de produto ou serviço entregue ou seu dinheiro de volta e, o vendedor tem o gerenciamento de risco de suas transações 3.9 FRACASSO DE LOJAS VIRTUAIS Para o site Visão do Empreendedor (2010), atualmente, no Brasil, mais de 60% das lojas virtuais abertas fecham em menos de um ano. Apesar de ser um seguimento que cresce a cada dia, essas lojas fecham por falta de conhecimento sobre o que realmente é o comércio virtual e por falta de capacitação e preparação das pessoas encarregadas pela administração e gerenciamento da loja. O mercado virtual está cada vez mais competitivo e a escolha correta dos profissionais que serão encarregados pela loja virtual é de extrema importância para o bom desempenho do negócio. As principais causas de fracasso das lojas virtuais no Brasil são: falta de planejamento, falta de foco no mercado, improviso na modelagem do negócio, mão de obra não qualificada, divulgação ineficiente, inércia digital, fraudes nos pagamentos online e falta de monitoramento PLANOS DE CONTINGÊNCIA Para o site Academia do Marketing (2014), é importante planejar antecipadamente possíveis crises de imagem, uma vez que, um único consumidor insatisfeito pode manchar a imagem da empresa para milhares de pessoas, em tempo recorde, através da Internet. Além disso, segundo Filadoro (2014), ficar fora do ar por algumas horas pode significar perdas incomensuráveis. Quando as pessoas não têm acesso ao site da empresa ou encontram problemas como lentidão e falhas técnicas, elas migram para outros sites e com isso a perda financeira será considerável. De acordo com Filadoro (2014), há 10 passos para montar um bom plano

14 14 de contingência: conquistar a adesão da chefia, montar uma equipe de gestão de crise, desenvolver uma análise de risco, estabelecer prioridades, determinar estratégias de recuperação, avaliar o desempenho da coleta de dados, preparar um documentos descritivo, desenvolver procedimentos-padrão para testes, fazer um checklist e testar cada item, e aprovar o plano. [...], o plano de recuperação de desastres envolve mais do que um backup e armazenamento de informações num lugar fora do ambiente físico da empresa. O plano tem de incluir procedimentos testados e documentados que devem ser seguidos à risca e revisados periodicamente [...]. Nunca se sabe quando será necessário somente quando a crise se instaura e somos pegos de surpresa. [...] as claras vantagens proporcionadas por um bom plano de contingência, como redução de perdas em potencial, redução da exposição e de eventuais arranhões à imagem da marca/empresa, redução de interrupções, distribuição de responsabilidades, mais segurança e melhores resultados para os clientes, além de um corte drástico nos níveis de estresse em casos críticos. (FILADORO, 2014). Ainda segundo Filadoro, diante disso, percebe-se a importância de ter uma equipe que atue na prevenção de crise e esteja apta a perceber e resolver problemas o mais rápido possível. Cada empresa, de acordo com suas características e gerencia, determinará quais serão os critérios e atitudes a serem tomadas em caso de contingências. 4 METODOLOGIA Para a realização desta pesquisa científica, pura, descritiva e bibliográfica, foram utilizados estudos bibliográficos em sites e livros. De acordo com Molina e Santos (2008), a pesquisa científica pode ser caracterizada como atividade intelectual intencional, objetivando contribuir para a evolução do conhecimento humano em todos os setores da ciência. Para com Gil (2002), as pesquisas, no que se refere aos seus procedimentos práticos, podem ter cunho bibliográfico, de campo, documental, experimental, de estudo de caso, de pesquisa-ação, participante, ex post-facto, de levantamento e de coorte. No que se refere ao procedimento: A pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos.

15 15 Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho dessa natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas. Boa parte dos estudos exploratórios pode ser definida como pesquisas bibliográficas. As pesquisas sobre ideologias, bem como aquelas que se propõem à análise das diversas posições acerca de um problema, também costumam ser desenvolvidas quase exclusivamente mediante fontes bibliográficas. (MOLINA; SANTOS, 2008, p. 127). A escolha pela metodologia bibliográfica se deve ao fato de haver muitos autores especialistas na área, com produções bem elaboradas que mereciam ser citadas ao abordar este tema. Além disso, há muitos artigos relacionados a este assunto, mas poucos que agrupam em um volume conciso todas as informações sobre o e-commerce. 5 CONCLUSÕES O ser humano está em constante mudança, bem como o mundo ao seu redor. O avanço da tecnologia nos deu acesso à rede mundial de computadores, onde encontramos informações, velocidade e comodidade. Através da Internet, podemos comprar um produto do outro lado do mundo com poucos clicks, além de pesquisar informações e entrar em contato com as empresas instantaneamente. Não se caracteriza mais o mundo atual sem o uso da Internet. É um caminho sem volta. Sendo assim, é necessário adequar os cenários e mercados a esta nova modalidade, estreitando o relacionamento com os clientes e divulgando a empresa para manter a competitividade. Por isso, as empresas precisam se organizar para atender a demanda de produtos e serviços online. É necessário planejamento, análise de mercado, gerenciamento de estoque e despacho, além de investimentos nas ferramentas corretas. Além disso, a manutenção contínua dos serviços eletrônicos é essencial para o sucesso da empresa. O diferencial competitivo das lojas virtuais com relação às lojas físicas são os preços mais acessíveis, devido à baixa infraestrutura, além do conforto de receber o produto em casa. O potencial da Internet é incontrolável e o gerenciamento da marca é

16 16 essencial para a sobrevivência das empresas. Aquelas que ignorarem a opinião de seus clientes estarão condenadas ao insucesso. O uso de redes sociais e propagandas alternativas permitem que todos tenham as mesmas chances de expor seus produtos, desde o pequeno comerciante até os grandes varejistas. Conclui-se, a partir desta pesquisa, que o e-commerce não se resume apenas em compras e vendas de produtos e serviços através da Internet. O termo é multidisciplinar, envolvendo diversas ferramentas e possibilidades, além de estar em constantes mudanças e avanços, os quais trarão novidades em um futuro próximo. Esse assunto abrange vários temas que podem ser especificados e detalhados, mas neste trabalho, focamos no contexto generalizado. No entanto, muitas oportunidades de estudos nessa linha ainda aguardam futuras contribuições de autores da ciência da informação. REFERÊNCIAS ACADEMIA DO MARKETING. Gerenciamento de crises nas redes sociais O que fazer?. Disponível em: < Acesso em: 08 jun AZEVEDO, Marcelo Goberto. As Grandes Vantagens de um Comércio Eletrônico. Disponível em: < Vantagens-de-um-Comércio-Eletrônico>. Acesso em: 25 mai AZEVEDO, Marcelo Goberto. Desvantagens do Comércio Eletrônico. Disponível em: < Comercio-Eletronico>. Acesso em: 25 mai CAIÇARA JÚNIOR, Cícero; PARIS, Wanderson Stael. INFORMÁTICA, INTERNET E APLICATIVOS. 20. ed. Curitiba: IBPEX, , 131, 132, 134 p.

17 17 COMSCORE. O Mercado de Redes Sociais da América Latina Teve Um Aumento No Índice de Engajamento De 88% No Último Ano. Disponível em: < eases_report_the_rise_of_social_networking_in_latin_america>. Acesso em: 26 abr CORREIOS. Correios e o Comércio Eletrônico. Disponível em: < Acesso em: 05 mar COSTA, Gilberto Cézar Gutierrez. NEGÓCIOS ELETRÔNICOS: uma abordagem estratégica e gerencial. 20. ed. Curitiba: IBPEX, , 114 p. CUNHA, Ana Carla. Porque Investir no Monitoramento da sua Rede Social?. Disponível em: < Acesso em: 13 mai DEITEL, H. M.; DEITEL P. J.; STEINBUHLER, K. e-business E e-commerce para Administradores. São Paulo: Pearson Education do Brasil, , 42, 43, 331 p. E-commerce. Facebook-Commerce. Disponível em: < Acesso em: 25 mai E-commerce Brasil. Notificações por SMS proporcionam comunicação efetiva entre empresa e cliente. Disponível em: < Acesso em: 25 mai E-commerce News. Conheça os tipos de Mobile Payment. Disponível em: < Acesso em: 25 mai E-commerce News. O que é Mobile Commerce?. Disponível em: < Acesso em: 25 mai

18 18 EQUIPE CONTROLSHIFT DE COMÉRCIO ELETRÔNICO. Lojas virtuais privadas. Disponível em: < Acesso em: 25 mai FELIPINI, Dailton. Qual é o seu nicho de mercado?. Disponível em: < Acesso em: 18 jan FERREIRA, Carlos Alberto Rosa. Internet. Disponível em: < Acesso em: 04 mai FILADORO, Adriano. Paralisação do sistema: 10 passos para montar um bom plano de contingência. Disponível em: < Acesso em: 03 mai FLLORESS, Cristian. Internet. Disponível em: < Acesso em: 04 mai GAVIOLI, Guilherme. COMPRA COLETIVA. Disponível em: < Acesso em: 25 mai GAVIOLI, Guilherme. O que é Social Commerce?. Disponível em: < Acesso em: 25 mai GAVIOLI, Guilherme. O que é T-Commerce?. Disponível em: < Acesso em: 25 mai GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, p. JADON, Juliana; LULIO, Melissa. Capa - Geração Z. Disponível em: <

19 19 Acesso em: 13 mai JORGE, Mariana. Design de Identidade Visual: Que sejam eternos enquanto durem. Disponível em: < Acesso em: 13 mai KLUYVER, Cornelis A. de; PEARCE II, John A. ESTRATÉGIA: UMA VISÃO EXECUTIVA. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, p. KUROSE, James F.; ROSS, Keith W. Redes de Computadores e a Internet: Uma Nova Abordagem. 1. ed. São Paulo: Addison Wesley, , 3 p. LOPES, Bruna. As mudanças da web: 1.0 x 2.0 x 3.0. Disponível em: < Acesso em: 18 jan MARKETING FUTURO. Branding e Globalização na Era Digital. Disponível em: < Acesso em: 16 jan MARKETING FUTURO. Das Mídias Convencionais ao Mundo Digital. Disponível em: < Acesso em: 18 jan MARKETING FUTURO. Diferença entre as Mídias Sociais e as Redes Sociais. Disponível em: < Acesso em: 19 jan MARKETING FUTURO. E-branding e Branding 3.0. Disponível em: < Acesso em: 01 jan MARKETING FUTURO. E-commerce para micro e pequenas empresas. Disponível em: < Acesso em: 18 jan

20 20 MARKETING FUTURO. Estratégias de Advergaming e Advertainment. Disponível em: < Acesso em: 19 jan MARKETING FUTURO. Naming e Prisma de Identidade da Marca. Disponível em: < Acesso em: 01 jan MARKETING FUTURO. Serviços oferecidos pelo e-business Tipos de E- Business. Disponível em: < Acesso em: 18 jan MESQUITA, Felipe. Tipos de pagamento online para sites de compras. Disponível em: < Acesso em: 25 mai MOLINA, Nilcemara Leal; SANTOS, Gisele do Rocio Cordeiro Mugnol. Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos. 20. ed. Curitiba: IBPEX, e 127 p. MTK DIGITAL. Nossos Serviços: E-comerce. Disponível em: < Acesso em: 13 mai MÜLLER, Nícolas. O começo da internet no Brasil. Disponível em: < Acesso em: 03 mai PagSeguro. SOBRE O PAGSEGURO. Disponível em: < Acesso em: 25 mai REBOUÇAS, Fernando. E-business. Disponível em: < Acesso em: 18 jan SIGNIFICADOS. Significado de Internet. Disponível em:

Tecnologia da Informação. Prof. Odilon Zappe Jr

Tecnologia da Informação. Prof. Odilon Zappe Jr Tecnologia da Informação Prof. Odilon Zappe Jr Vantagens e Desvantagens do Comércio Eletrônico Vantagens Aumento do número de contatos da empresa com fornecedores e com outras empresas do mesmo ramo, e

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Objetivo da Aula Tecnologia e as Organizações, importância dos sistemas de informação e níveis de atuação dos sistemas de informação Organizações & Tecnologia TECNOLOGIA A razão e a capacidade do homem

Leia mais

Tecnologia da Informação. Prof Odilon Zappe Jr

Tecnologia da Informação. Prof Odilon Zappe Jr Tecnologia da Informação Prof Odilon Zappe Jr Comércio Eletrônico Um breve histórico Comércio compra, venda, troca de produtos e serviços; Incrementado pelos Fenícios, Árabes, Assírios e Babilônios uso

Leia mais

Comparativo entre os meios de comunicação para atingir 50 milhões de usuários

Comparativo entre os meios de comunicação para atingir 50 milhões de usuários Comparativo entre os meios de comunicação para atingir 50 milhões de usuários Fonte: TAKAHASHI, 2000; VEJA ONLINE, 2006 Definições de comércio eletrônico/e-business E - BUSINESS, acrônimo do termo em

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

Comércio Eletrônico e-commerce Aula 5. Prof. Msc. Ubirajara Junior biraifba@gmail.com

Comércio Eletrônico e-commerce Aula 5. Prof. Msc. Ubirajara Junior biraifba@gmail.com Comércio Eletrônico e-commerce Aula 5 Prof. Msc. Ubirajara Junior biraifba@gmail.com Introdução Mudança no ambiente empresarial; Ligação com o desenvolvimento de tecnologia da informação. Características

Leia mais

FMU - FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS E-COMMERCE, SOCIAL COMMERCE, MOBILE MARKETING E MARKETING DE PERMISSÃO.

FMU - FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS E-COMMERCE, SOCIAL COMMERCE, MOBILE MARKETING E MARKETING DE PERMISSÃO. FMU - FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS E-COMMERCE, SOCIAL COMMERCE, MOBILE MARKETING E MARKETING DE PERMISSÃO. São Paulo - SP 2016 RENAN ROCHA ALVES - RA: 6448758 E-COMMERCE, SOCIAL COMMERCE, MOBILE MARKETING

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile APRESENTAÇÃO Totalmente compatível com Mobile Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil APRESENTAÇÃO Muito prazer! Somos uma empresa que presta serviços em soluções

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS PROFISSIONAL BÁSICO COMUNICAÇÃO SOCIAL

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS PROFISSIONAL BÁSICO COMUNICAÇÃO SOCIAL Questão n o 1 a) O candidato deverá apresentar seis dentre as seguintes vantagens: Domínio de tecnologia capaz de produzir bens preferidos por certas classes de compradores Aumento dos índices de qualidade

Leia mais

5 Considerações finais 5.1. Reflexões sobre os resultados

5 Considerações finais 5.1. Reflexões sobre os resultados 5 Considerações finais 5.1. Reflexões sobre os resultados Ao longo da história o boca a boca sempre se mostrou como um meio eficaz de promoção de produtos e serviços, como advento da Internet esse poder

Leia mais

Social Media. Criação Personalização Gerenciamento.

Social Media. Criação Personalização Gerenciamento. Criação Personalização Gerenciamento. A Cafuné Design trabalha com as principais mídias e plataformas digitais do momento: Facebook, Twiiter, Instagram, Youtube e LinkedIn. Novas ferramentas de mídia social

Leia mais

A empresa digital: comércio e negócios eletrônicos

A empresa digital: comércio e negócios eletrônicos Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 06 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

TÍTULO: UMA ANÁLISE SOBRE O C2C NO MODELO CONVENCIONAL E ELETRÔNICO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO

TÍTULO: UMA ANÁLISE SOBRE O C2C NO MODELO CONVENCIONAL E ELETRÔNICO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO TÍTULO: UMA ANÁLISE SOBRE O C2C NO MODELO CONVENCIONAL E ELETRÔNICO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE AURIFLAMA AUTOR(ES): ISABELI BONFIM,

Leia mais

E um dia, quem sabe, poderemos despertar para o ser empreendedor. E ganhar dinheiro com esta história toda.

E um dia, quem sabe, poderemos despertar para o ser empreendedor. E ganhar dinheiro com esta história toda. COMÉRCIO ELETRÔNICO Introdução O comércio eletrônico ou e-commerce é a compra e venda de mercadorias ou serviços por meio da Internet, onde as chamadas Lojas Virtuais oferecem seus produtos e formas de

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

Sumário. Vipexpress Plataforma web para intermediação de vendas online entre usuários

Sumário. Vipexpress Plataforma web para intermediação de vendas online entre usuários Sumário... 1 Sobre o Vipexpress... 2 Vantagens do Marketplace... 2 Funcionalidades destaques da plataforma... 2 Categorias... 2 Anúncios... 3 Módulo de pedidos do administrador... 3 A combinar com o vendedor...

Leia mais

Social-Commerce IT CARLOS MASSA SIMPONE 70609178

Social-Commerce IT CARLOS MASSA SIMPONE 70609178 Social-Commerce IT CARLOS MASSA SIMPONE 70609178 INDICE INTRODUÇÃO DIFINIÇÃO COMO FUNCIONA AS ETAPAS HISTORIA RELACIONAMENTO PRATICAS REDES SOCIAS EXEMPLOS VANTAGEM INTRODUÇÃO Comumente pode se entender

Leia mais

BLACK FRIDAY 2015 PREPARE-SE PARA A MELHOR SEXTA DO ANO! Desenvolvido pela Equipe da:

BLACK FRIDAY 2015 PREPARE-SE PARA A MELHOR SEXTA DO ANO! Desenvolvido pela Equipe da: BLACK FRIDAY 2015 PREPARE-SE PARA A MELHOR SEXTA DO ANO! Desenvolvido pela Equipe da: INTRODUÇÃO: #BLACKFRIDAY Origem: Nos Estados Unidos, na década de 60, como a sexta após o Feriado de Ação de Graças,

Leia mais

Atendimento Virtual Ampla

Atendimento Virtual Ampla 21 a 25 de Agosto de 2006 Belo Horizonte - MG Atendimento Virtual Ampla Carlos Felipe de Moura Moysés Ampla Energia e Serviços S.A cmoyses@ampla.com André Theobald Ampla Energia e Serviços S.A theobald@ampla.com

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

*Todos os direitos reservados.

*Todos os direitos reservados. *Todos os direitos reservados. A cada ano, as grandes empresas de tecnologia criam novas ferramentas Para o novo mundo digital. Sempre temos que nos renovar para novas tecnologias, a Karmake está preparada.

Leia mais

Backsite Serviços On-line

Backsite Serviços On-line Apresentação Quem Somos O Backsite Com mais de 15 anos de mercado, o Backsite Serviços On-line vem desenvolvendo soluções inteligentes que acompanham o avanço das tecnologias e do mundo. Com o passar do

Leia mais

T2Ti Tecnologia da Informação Ltda T2Ti.COM http://www.t2ti.com Projeto T2Ti ERP 2.0. Bloco Comercial. Vendas, Loja Virtual e Gestão de Comissões

T2Ti Tecnologia da Informação Ltda T2Ti.COM http://www.t2ti.com Projeto T2Ti ERP 2.0. Bloco Comercial. Vendas, Loja Virtual e Gestão de Comissões Bloco Comercial Vendas, Loja Virtual e Gestão de Comissões Objetivo O objetivo deste artigo é dar uma visão geral sobre os Módulos Vendas, Loja Virtual e Gestão de Comissões, que se encontram no Bloco

Leia mais

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net APRESENTAÇÃO COMERCIAL www.docpix.net QUEM SOMOS Somos uma agência digital full service, especializada em desenvolvimento web, de softwares e marketing online. A Docpix existe desde 2010 e foi criada com

Leia mais

Personalização da Loja: Personalizamos a sua loja com base na identidade visual da empresa, logomarca, personalização de botões e cores.

Personalização da Loja: Personalizamos a sua loja com base na identidade visual da empresa, logomarca, personalização de botões e cores. Curitiba, 03 de Dezembro de 2014. CLIENTE: Vidri FONE: 3272-9598 RESPONSÁVEL: Luciano Plataforma e-commerce Ideal Loja Apresentação: A Plataforma e-commerce Ideal Loja, é uma plataforma própria em uso

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br MARKETING DIGITAL Ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Rafael D. Ribeiro, M.Sc,PMP. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br @ribeirord Pesquisa e Propagação do conhecimento: Através da Web, é possível

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Unidade IV MERCADOLOGIA. Profº. Roberto Almeida

Unidade IV MERCADOLOGIA. Profº. Roberto Almeida Unidade IV MERCADOLOGIA Profº. Roberto Almeida Conteúdo Aula 4: Marketing de Relacionamento A Evolução do Marketing E-marketing A Internet como ferramenta As novas regras de Mercado A Nova Era da Economia

Leia mais

Prévia Apresentação. A E-Assis atua no mercado há mais de 10 anos e conta com mais de 1.000 clientes satisfeitos com as soluções web desenvolvidas.

Prévia Apresentação. A E-Assis atua no mercado há mais de 10 anos e conta com mais de 1.000 clientes satisfeitos com as soluções web desenvolvidas. Prévia Apresentação Um pouco mais sobre a E-Assis A E-Assis atua no mercado há mais de 10 anos e conta com mais de 1.000 clientes satisfeitos com as soluções web desenvolvidas. Nosso objetivo é fazer com

Leia mais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais ERP Enterprise Resource Planning Planejamento de recursos empresariais O que é ERP Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa,

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas. Módulo: Administração de Materiais. Profª Neuza

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas. Módulo: Administração de Materiais. Profª Neuza FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo: Administração de Materiais Profª Neuza AULA ANTERIOR: Compras O que é??? É uma atividade de aquisição que visa garantir o abastecimento da empresa

Leia mais

PROJETO E IMPLANTAÇÃO DE INTRANETS

PROJETO E IMPLANTAÇÃO DE INTRANETS PROJETO E IMPLANTAÇÃO DE INTRANETS Aulas : Terças e Quintas Horário: AB Noite [18:30 20:20hs] PROJETO E IMPLANTAÇÃO DE INTRANETS 1 Conteúdo O que Rede? Conceito; Como Surgiu? Objetivo; Evolução Tipos de

Leia mais

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial.

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. Governança Corporativa A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. A virtualização dos negócios tem impactado diretamente a condição de fazer negócio, conferindo

Leia mais

com seu consumidores e seu fornecedores. Trazemos para aqui 40 dicas que vão ajudar no amadurecimento, crescimento e no sucesso da sua loja.

com seu consumidores e seu fornecedores. Trazemos para aqui 40 dicas que vão ajudar no amadurecimento, crescimento e no sucesso da sua loja. Com a consolidação do comércio eletrônico no Brasil e mundo, fica cada vez mais claro e a necessidade de estar participando, e mais a oportunidade de poder aumentar suas vendas. Mas é claro que para entrar

Leia mais

Web Analytics (Google analytics, Web trafic XITI, Coremetrics, etc.); Ferramentas de gestão de listas de e-mails (Mailchimp, constant contact, etc.

Web Analytics (Google analytics, Web trafic XITI, Coremetrics, etc.); Ferramentas de gestão de listas de e-mails (Mailchimp, constant contact, etc. Nos dias de hoje a geração de Leads na internet se tornou uma grande responsabilidade, entretanto, devido as diversas opções de ferramentas e de canais como email marketing, web site, CRM, redes sociais,

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Site Empresarial Uma oportunidade de negócios na Internet. jairolm@sebraesp.com.br

Site Empresarial Uma oportunidade de negócios na Internet. jairolm@sebraesp.com.br Site Empresarial Uma oportunidade de negócios na Internet jairolm@sebraesp.com.br O SEBRAE e o que ele pode fazer pelo seu negócio Consultorias SEBRAE Mais Programas setoriais Palestras Trilha de aprendizagem

Leia mais

a evolução do marketing digital.

a evolução do marketing digital. a evolução do marketing digital. Você está preparado para conhecer o modelo de negócio que irá lhe proporcionar a liberdade financeira? NOSSA empresa A Welike é uma plataforma de comércio eletrônico e

Leia mais

Apresentação. Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida!

Apresentação. Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida! Apresentação Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida! A Vitae Tec A Vitae Tec é uma empresa de tecnologia que tem como missão oferecer serviços e produtos adequados às necessidades do cliente - pessoa física

Leia mais

Wagner K. Arendt Coordenador de TI FCDL/SC

Wagner K. Arendt Coordenador de TI FCDL/SC Wagner K. Arendt Coordenador de TI FCDL/SC sua empresa na Internet A criação de um site é uma regra geral para empresas que querem sobreviver em um mercado cada vez mais agressivo e um mundo globalizado,

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Este é um projeto comercial criado pela empresa FelipeZCelulares.com.br

Este é um projeto comercial criado pela empresa FelipeZCelulares.com.br Este é um projeto comercial criado pela empresa FelipeZCelulares.com.br As informações aqui disponíveis são apenas um breve resumo. Caso tenha qualquer dúvida ou necessite de maiores informações, entre

Leia mais

Sumário. Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web

Sumário. Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Sumário Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Fazendo Login no Sistema Tela inicial do Portal WEB Criando um

Leia mais

26/2/2014. Numero de Web Sites no mundo. 1993 1996 1999 Agosto/2002

26/2/2014. Numero de Web Sites no mundo. 1993 1996 1999 Agosto/2002 História da Internet? No final dos anos 50, os EUA formaram uma instituição de investigação, a qual designaram por ARPA (Advanced Research Projec Agency). O objectivo desta instituição, parte integrante

Leia mais

Comércio Eletrônico FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE

Comércio Eletrônico FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE Comércio Eletrônico FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE Definição Toda atividade de compra e venda realizada com recursos eletrônicos; Uso de mecanismos eletrônicos para a

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B Mídias sociais como apoio aos negócios B2B A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

A ERA DIGITAL E AS EMPRESA

A ERA DIGITAL E AS EMPRESA A ERA DIGITAL E AS EMPRESA Em 1997 o Brasil já possuia 1,8 MILHÕES de usuários Brasil O 5 Maior país em extensão territorial Brasil 5 Vezes campeão do Mundo Brasil O 5 Maior país em número de pessoas conectadas

Leia mais

Art Ricc. Uma agência especializada em: COMUNICAÇÃO VISUAL - DESIGN GRÁFICO - MARKETING DIGITAL PROPOSTA DE INVESTIMENTO MARKETING DIGITAL

Art Ricc. Uma agência especializada em: COMUNICAÇÃO VISUAL - DESIGN GRÁFICO - MARKETING DIGITAL PROPOSTA DE INVESTIMENTO MARKETING DIGITAL Art Ricc Uma agência especializada em: COMUNICAÇÃO VISUAL - DESIGN GRÁFICO - MARKETING DIGITAL PROPOSTA DE INVESTIMENTO MARKETING DIGITAL COMO FAZEMOS MARKETING DIGITAL O segredo do sucesso é a soma de

Leia mais

LOJAS VIRTUAIS COMPLETAS

LOJAS VIRTUAIS COMPLETAS COMPLETAS Bem vindo! Conheça a Easy. O futuro é agora. Somo uma poderosa ferramenta que transforma ideias e oportunidades em ação e resultado. Com colaboradores com mais de 12 anos de mercado, atuando

Leia mais

SOBRE A TOOLSYSTEMS. ToolSystems Sistemas Fone: (47) 3381-3344

SOBRE A TOOLSYSTEMS. ToolSystems Sistemas Fone: (47) 3381-3344 SOBRE A TOOLSYSTEMS Com mais de 10 anos no mercado, a ToolSystems sistemas se dedica a entender as novas tecnologias para garantir a seus clientes as melhores e mais atuais soluções para Internet. Ao longo

Leia mais

Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA. Service Desk

Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA. Service Desk Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA Service Desk Sumário Apresentação O que é o Service Desk? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Fazendo Login no Sistema Tela inicial

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

SISTEMÁTICA WEBMARKETING

SISTEMÁTICA WEBMARKETING SISTEMÁTICA WEBMARKETING Breve descrição de algumas ferramentas Sobre o Webmarketing Web Marketing é uma ferramenta de Marketing com foco na internet, que envolve pesquisa, análise, planejamento estratégico,

Leia mais

Proposta de Franquia SMS Marketing. A Empresa

Proposta de Franquia SMS Marketing. A Empresa Proposta de Franquia SMS Marketing A Empresa A DeOlhoNaWeb Soluções Digitais é uma empresa de internet em forte crescimento, que foi fundada em 2012 com objetivo de oferecer soluções inovadoras por um

Leia mais

5 Conclusões 5.1. Síntese do estudo

5 Conclusões 5.1. Síntese do estudo 5 Conclusões 5.1. Síntese do estudo Este estudo teve como objetivo contribuir para a compreensão do uso das mídias sociais, como principal ferramenta de marketing da Casar é Fácil, desde o momento da sua

Leia mais

O que é um Afiliado EaDPLUS? Por que ser Afiliado EaDPLUS? Quais cursos o Afiliado EaDPLUS pode divulgar?

O que é um Afiliado EaDPLUS? Por que ser Afiliado EaDPLUS? Quais cursos o Afiliado EaDPLUS pode divulgar? ManuaL O que é um Afiliado EaDPLUS? Um Afiliado EaDPLUS é alguém que deseja receber comissões por indicar/promover os cursos do Portal EaDPLUS. Você pode se cadastrar como afiliado gratuitamente e começar

Leia mais

http://www.wikiconsultoria.com.br/100-motivos-implantar-crm/

http://www.wikiconsultoria.com.br/100-motivos-implantar-crm/ Continuando a série 100 motivo para implantar um CRM, veremos agora motivos referentes a BackOffice de CRM. Se você não tem a primeira parte da nossa apresentação, com os primeiros 15 motivos para implantar

Leia mais

Módulo 4: Gerenciamento de Dados

Módulo 4: Gerenciamento de Dados Módulo 4: Gerenciamento de Dados 1 1. CONCEITOS Os dados são um recurso organizacional decisivo que precisa ser administrado como outros importantes ativos das empresas. A maioria das organizações não

Leia mais

Há 15 anos, a Bertholdo é uma empresa especializada em soluções de tecnologia da informação e comunicação.

Há 15 anos, a Bertholdo é uma empresa especializada em soluções de tecnologia da informação e comunicação. Há 15 anos, a Bertholdo é uma empresa especializada em soluções de tecnologia da informação e comunicação. Desenvolvemos lojas virtuais, websites, portais, intranets, webmails, hotsites, entre outros serviços

Leia mais

A DOCPIX É UMA AGÊNCIA ESPECIALIZADA EM DESENVOLVIMENTO WEB & MARKETING DIGITAL E SOFTWARES, DESDE 2012.

A DOCPIX É UMA AGÊNCIA ESPECIALIZADA EM DESENVOLVIMENTO WEB & MARKETING DIGITAL E SOFTWARES, DESDE 2012. quem SOMOS A DOCPIX É UMA AGÊNCIA ESPECIALIZADA EM DESENVOLVIMENTO WEB & MARKETING DIGITAL E SOFTWARES, DESDE 2012. Nossa agência surgiu com o conceito de atender as micro, pequenas e médias empresas de

Leia mais

TI Aplicada. Aula 02 Áreas e Profissionais de TI. Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http://www.edilms.eti.

TI Aplicada. Aula 02 Áreas e Profissionais de TI. Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http://www.edilms.eti. TI Aplicada Aula 02 Áreas e Profissionais de TI Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http:// Papéis... Um papel é uma definição abstrata de um conjunto de atividades executadas e dos

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

Opção. sites. A tua melhor opção!

Opção. sites. A tua melhor opção! Opção A tua melhor opção! Queremos te apresentar um negócio que vai te conduzir ao sucesso!!! O MUNDO... MUDOU! Todos sabemos que a internet tem ocupado um lugar relevante na vida das pessoas, e conseqüentemente,

Leia mais

Tópicos de Ambiente Web Internet: negócios eletrônicos, novas tendencias e tecnologias

Tópicos de Ambiente Web Internet: negócios eletrônicos, novas tendencias e tecnologias Tópicos de Ambiente Web Internet: negócios eletrônicos, novas tendencias e tecnologias Professora: Sheila Cáceres Uma mensagem enviada em internet é dividida em pacotes de tamanho uniforme. Cada pacote

Leia mais

CRM estratégico criamos uma série de 05 artigos 100

CRM estratégico criamos uma série de 05 artigos 100 Sabemos que muitas empresas enfrentam sérios problemas na administração de suas carteiras e no relacionamento com seus clientes e que apesar de conhecerem os problemas e até saberem que uma iniciativa

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA

A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA Necessidade de informatizar a empresa Uma senhora muito simpática, Dona Maria das Coxinhas, feliz proprietária de um comércio de salgadinhos, está,

Leia mais

Desde 2008. Mídia Kit 2015. encontrasãopaulo. www.encontrasaopaulo.com.br

Desde 2008. Mídia Kit 2015. encontrasãopaulo. www.encontrasaopaulo.com.br Desde 2008 Mídia Kit 2015 encontrasãopaulo www.encontrasaopaulo.com.br Introdução O Mídia Kit 2015 do guia online Encontra São Paulo tem o objetivo de contextualizar a atuação do site no segmento de buscas

Leia mais

PARA QUE SERVE O CRM?

PARA QUE SERVE O CRM? Neste mês, nós aqui da Wiki fomos convidados para dar uma entrevista para uma publicação de grande referência no setor de varejo, então resolvemos transcrever parte da entrevista e apresentar as 09 coisas

Leia mais

Dicas Logycware Utilizando o E-commerce vinculado ao Gestor Comercial. Copyright Logycware Sistemas de Informática 2011 Todos os Direitos Reservados

Dicas Logycware Utilizando o E-commerce vinculado ao Gestor Comercial. Copyright Logycware Sistemas de Informática 2011 Todos os Direitos Reservados 1 Dicas Logycware Utilizando o E-commerce vinculado ao Gestor Comercial Copyright Logycware Sistemas de Informática 2011 Todos os Direitos Reservados 2 Sumário Tutorial de Utilização do Gestor e-commerce...

Leia mais

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para Soluções em Cloud Computing para Midia Indoor Resumo executivo A Midia Indoor chegou até a Under buscando uma hospedagem para seu site e evoluiu posteriormente para uma solução cloud ampliada. A empresa

Leia mais

Pesquisa Profissionais de Ecommerce

Pesquisa Profissionais de Ecommerce Pesquisa Profissionais de Ecommerce Agosto de 2011 http://www.ecommerceschool.com.br Introdução O crescimento do comércio eletrônico brasileiro é feito com tecnologia e pessoas. Por trás desse crescimento

Leia mais

Soluções de Marke/ng Digital + Mobilidade

Soluções de Marke/ng Digital + Mobilidade Soluções de Marke/ng Digital + Mobilidade Março 2011 Por que inves/r em Mobile? Telefone celular é a única mídia que está 24 horas por dia com o usuário; Mercado brasileiro de web mobile equivale, em número

Leia mais

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Conteúdo A chegada da internet e a mudança no comportamento das pessoas Novo modelo de concorrência

Leia mais

Perguntas Frequentes. Distribuidores

Perguntas Frequentes. Distribuidores Perguntas Frequentes Distribuidores O que é o site Compre Lista Escolar? É um site que possui um sistema desenvolvido, exclusivamente, para que distribuidores possam realizar vendas de livros escolares

Leia mais

Modelos de e-commerce

Modelos de e-commerce Comércio Eletrônico Faculdade de Tecnologia SENAC Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Unidade Curricular: Comércio Eletrônico Edécio Fernando Iepsen (edecio@terra.com.br)

Leia mais

COMÉRCIO ELETRÔNICO UM BREVE HISTÓRICO

COMÉRCIO ELETRÔNICO UM BREVE HISTÓRICO UM BREVE HISTÓRICO COMÉRCIO ELETRÔNICO O comércio sempre existiu desde que surgiram as sociedades. Ele é dito como o processo de comprar, vender e trocar produtos e serviços. Inicialmente praticado pelos

Leia mais

SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB.

SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB. SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB. #estratégia #marketingdigital #websites Somos uma agência especializada em MARKETING DIGITAL 2007 +7 anos de experiência A Ramosdesign foi criada

Leia mais

Poucas inovações na história da humanidade reúnem tantos benefícios potenciais quanto o Comércio Eletrônico (também conhecido como e-commerce).

Poucas inovações na história da humanidade reúnem tantos benefícios potenciais quanto o Comércio Eletrônico (também conhecido como e-commerce). Poucas inovações na história da humanidade reúnem tantos benefícios potenciais quanto o Comércio Eletrônico (também conhecido como e-commerce). A natureza global da tecnologia, a oportunidade de atingir

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

Introdução ao GED Simone de Abreu

Introdução ao GED Simone de Abreu Introdução ao GED Simone de Abreu GED O que é isso? O conhecimento teve, ao longo da história, diferentes significados e funções. No tempo das cavernas nossos antepassados transmitiam aos seus descendentes

Leia mais

OS DESAFIOS DO MARKETING DIGITAL NA SOCIEDADE DE CONTEMPORÂNEA

OS DESAFIOS DO MARKETING DIGITAL NA SOCIEDADE DE CONTEMPORÂNEA http://www.administradores.com.br/artigos/ OS DESAFIOS DO MARKETING DIGITAL NA SOCIEDADE DE CONTEMPORÂNEA DIEGO FELIPE BORGES DE AMORIM Servidor Público (FGTAS), Bacharel em Administração (FAE), Especialista

Leia mais

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004 1. Objetivo Definir um conjunto de critérios e procedimentos para o uso do Portal Eletrônico de Turismo da Região disponibilizado pela Mauatur na Internet. Aplica-se a todos os associados, empregados,

Leia mais

Blog NoRascunho 1. Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN

Blog NoRascunho 1. Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN Blog NoRascunho 1 Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN RESUMO Como forma de registrar acontecimentos ligados a área da comunicação com um foco em

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Jornalismo Interativo

Jornalismo Interativo Jornalismo Interativo Antes da invenção da WWW, a rede era utilizada para divulgação de informações direcionados a públicos muito específicos e funcionavam através da distribuição de e-mails e boletins.

Leia mais

PROPOSTA MICRO-FRANQUIAS

PROPOSTA MICRO-FRANQUIAS PROPOSTA MICRO-FRANQUIAS ON-LINE Plano Promo ADQUIRA JÁ O SEU! Até dia 01/05/2015 Alterada dia 26/02/2015-16h00 Venha fazer parte do sucesso de vendas de camisetas que mais cresce na Internet... Já são

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

AQUI VOCÊ ENCONTRA! (67) 9674-5519 Salas comerciais, veículos, imóveis, serviços, produtos, ofertas, eventos e muito mais...

AQUI VOCÊ ENCONTRA! (67) 9674-5519 Salas comerciais, veículos, imóveis, serviços, produtos, ofertas, eventos e muito mais... Quem somos: O site msfacil.com.br, foi criado posteriormente do site ivifacil.com.br, que atendia somente a cidade de Ivinhema. Desde a criação do Ivifácil, já ocorria à expectativa para expansão do site,

Leia mais

SERVIÇO DE ANÁLISE DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES APLICABILIDADE PARA CALL-CENTERS VISÃO DA EMPRESA

SERVIÇO DE ANÁLISE DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES APLICABILIDADE PARA CALL-CENTERS VISÃO DA EMPRESA SERVIÇO DE ANÁLISE DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES APLICABILIDADE PARA CALL-CENTERS VISÃO DA EMPRESA Muitas organizações terceirizam o transporte das chamadas em seus call-centers, dependendo inteiramente

Leia mais

JOOPP O construtor de sites mais rápido do mundo!

JOOPP O construtor de sites mais rápido do mundo! O construtor de sites mais rápido do mundo! DIFERENÇAS ENTRE PÁGINA DO FACEBOOK (FANPAGE) E PERFIL Página no Facebook (Fanpage) Fanpage é uma página no facebook própria para empresas; Vantagens: Pode ser

Leia mais

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE www.agenciaatos.com.br COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE APLICAÇÃO DA CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE É assim que os resultados são gerados. No entanto, é

Leia mais

Portfolio de Produtos

Portfolio de Produtos Introdução O Guia de Produtos e Serviços da Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi elaborado com o objetivo de apresentar os produtos e serviços prestados

Leia mais