Conferências, Protocolos e Acordos Ambientais. Prof.: Robert Oliveira Cabral

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conferências, Protocolos e Acordos Ambientais. Prof.: Robert Oliveira Cabral"

Transcrição

1 Conferências, Protocolos e Acordos Ambientais Prof.: Robert Oliveira Cabral

2 Raízes do Ambientalismo O principal fator responsável pelo surgimento de uma consciência ambiental sobre a humanidade está relacionada as transformações e alterações promovidas pelas revoluções industriais, especialmente a 2 revolução (pós 1850). A degradação causa pela emissão de gases, retirada da cobertura vegetal, crescimento das cidades e ampliação das lavouras. Foi na segunda metade do s cula XIX que notamos as primeiras unidades de conservação: EUA (Yellowstone). Canadá Nova Zelândia África do Sul e Austrália Nestes unidades notamos as primeiras pesquisas e estudos sobre a vida natural nestes países, pós Charles Darwin.

3 Primeiras Conferências A primeira reunião promovida, tendo como plano de fundo a preservação do meio ambiente ocorreu na Grã Bretanha em Esta reunião ficou conhecida como Convenção para a Preservação da Flora em seu Estado Natural. A finalidade era proibir a caça, extração de qualquer tipo, pesca e qualquer atividade que colocasse em risco a biodiversidade, sendo cobrada uma ação sobre os demais Estados europeus. Em 1940, os EUA promoveu uma reunião semelhante nomeada Convenção para a Proteção da Flora da Fauna e das Belezas Cênicas dos Países da América, com a finalidade de expandir sobre o projeto iniciado na Inglaterra.

4 Clube de Roma Em 1968 temos a primeira reunião ambiental de influência global, com a presença de cientistas, economistas e políticos de grande representatividade. A finalidade era discutir assuntos relativos a questão ambiental/ ecológica, tendo por base os estudos e pesquisas cientificas da relação entre o homem e os biomas. E nesta reunião que notamos o surgimento do Ecomalthusianismo, onde cientistas e políticos, principalmente dos países desenvolvidos alegavam que o crescimento das populações nos países subdesenvolvidos estabelecia uma forte pressão sobre os recursos naturais. Esta visão era uma consequência do relatório gerado pelo MIT, encomendado pelos cientistas e publicado em 1972, intitulado Os Limites do Crescimento mas que ficou conhecido como Relatório do Clube de Roma ou Relatório Meadows (Dana Meadows - responsável pela produção do relatório no MIT).

5 Estocolmo-72 Esta foi a primeira conferência ambiental organizada pela ONU. É uma das mais importantes conferências, visto o embate entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos quanto as questões relativas ao desenvolvimento. Os países desenvolvidos defendiam o congelamento do desenvolvimento econômico mundial em defesa dos diversos biomas planetários. Já os países subdesenvolvidos defendiam o desenvolvimento de suas economias a partir dos seus recursos naturais, visto que tal medida já havia sido feita pelos países desenvolvidos. Este embates travaram o qualquer tipo de acordo e levaram a um estudo sobre caminhos alternativos para a manutenção do crescimento e preservação do meio ambiente. Contudo, neste contexto, a ONU cria a PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).

6 A ONU Toma a Frente A ONU passou a ter uma ação mais ativa quanto a questão ambiental. Esta foi uma tendência após a 2 Guerra, onde organizações supranacionais passaram a ocupar os espaços diplomáticos e ações de interferência global. Já em 1948, sob a orientação da UNESCO, a ONU cria a UICN (União Internacional para a conservação da Natureza) A ONU passou a buscar acordos e ações internacionais para estabelecer caminhos para uma economia e exploração/administração sustentáveis dos recursos naturais. A partir da década de 1970, notamos uma maior credibilidade e aprofundamentos dos estudos e pesquisa científica que possibilitaram uma maior ação externa, através de uma série de encontros diplomáticos organizados pelos ONU.

7 A ONU Toma a Frente Dentre elas, temos: Conferência sobre Espécies da Flora e da Fauna Ameaçados de Extinção (1973). Prevenção da Poluição do Mar por Navios e Fontes Terrestres (1973/74). Conferência de Recursos Hídricos (1975). Conferência sobre Estabelecimentos Humanos (1976). Conferência sobre Desertificação (1977). Conferência sobre Fontes Renováveis de Energia (1981). Conferência sobre Poluição Transfronteiriça e sobre o Direito do Mar (1982).

8 Protocolo de Montreal e a Camada de Ozônio Em 1985, uma conferência em Viena trouxe a tona, com base em uma gama considerável de estudos científicos, a perfuração da camada de ozônio pela emissão dos CFCs. Em 1987 tivemos a elaboração de um documento de influência mundial que buscava reduzir a emissão destes gases em escala mundial. Cria-se então o Protocolo de Montreal. Contudo, grande parte dos países tornaram-se signatários em 1989, onde se prontificaram a reduzir em dez anos a emissão de quinze tipos de CFCs e outras substâncias que causavam o mesmo impacto sobre a camada de Ozônio.

9 RIO-92 e a Agenda 21 A principal reunião ambiental dentre todas as já estabelecidas, visto a gama de propostas e organismos que foram gerados desta conferência. O IPCC (Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas), Agenda 21 e o Desenvolvimento Sustentável

10 Savern Suzuki: A Menina que Calou o Mundo em 1992

11 Protocolo de Kyoto ou COP 3 Após a reunião sobre meio ambiente no Rio de Janeiro em 1992 (RIO-92), uma série de conferências anuais passaram a acontecer, tendo como marco inicial o ano de Este fato deriva da criação do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) em 1992 e a liberação anual dos relatórios a partir de Estes encontros foram batizados como Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas ou COP. A COP 3 em 1997, tornou-se uma das mais importantes em função da criação de metas de emissão de gases estufa pelas nações mais industrializadas e com maior índice de emissões. Este grupo de países com maior desenvolvimento industrial também ficou conhecido como "Países do Anexo I. O acordo só foi ratificado em 2005, quando a Russia se comprometeu a reduzir suas emissões e somados, todos 55 países que ratificaram o protocolo, chegavam a mais de 55% das emissões de gases estufa. Os EUA participou do protocolo mas não ratificou o acordo e em 2001 saiu do acordo.

12 RIO+10 Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (Joanesburgo, África do Sul) Foi uma das conferências mais aguardadas, visto as esperanças de profundas mudanças que poderiam ser postas em prática após os eventos de 11/09/2001. Contudo os resultados desta reunião foram um fracasso, visto que os países ricos não cancelaram as dívidas dos países mais pobres, assim como as perspectivas em reduzir 10% da produção energética vinculada a combustíveis fósseis por energia renovável. Este acordo foi vetado pelos EUA e os países integrantes da OPEP. A única vitória na RIO+10 foi a proposta de oferecer água potável para pelo menos a metade das pessoas que não possuem acesso. O prazo para atingir esta meta é até 2015.

13 RIO+20 A Economia Verde no Contexto do Desenvolvimento Sustentável e a Erradicação da Pobreza & A Estrutura Institucional para o Desenvolvimento Sustentável Esta foi a reunião onde foi depositada as maiores expectativas quanto aos resultados, visto a presença de diversos chefes de Estado e de governo. Um dos pontos marcantes desta reunião estava na perspectiva de menor representatividade política dos países centrais, em função da crise de 2008 e do crescimento das economias e do poder dos países emergentes, especialmente os BRICs. A propostas estabelecidas na conferência foram vagas e sem metas definidas em vários assuntos como "Produção & Consumo e "Investimento em Desenvolvimento Sustentável pelos Estados. Contudo, o que aconteceu foi um esvaziamento por parte dos chefes de Estado dos países da União Europeia, EUA, China e Rússia visto a perspectiva de nenhuma discussão ou resultado mais forte saindo da conferência. Outro ponto que seria discutido e foi retirado da pauta de discussões, por pressão do Vaticano, foi a menção aos direitos reprodutivos das mulheres.

14 Savern Suzuki :A Ambientalista

Exercícios Conferências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável

Exercícios Conferências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável Exercícios Conferências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável 1. Material de apoio do Extensivo Fonte: http://karlacunha.com.br/tag/charges/, acesso em 20/11/2012. A Carta da Terra Estamos diante de

Leia mais

Atmosfera Terrestre. Aerossóis de origem natural: Tempestades de poeira

Atmosfera Terrestre. Aerossóis de origem natural: Tempestades de poeira Atmosfera Terrestre Aerossóis de origem natural: Tempestades de poeira Atmosfera Terrestre Aerossóis de origem natural: Terpenos emitidos pelas florestas (VOCs Volatile Organic Compounds) Atmosfera Terrestre

Leia mais

EVOLUÇÃO DAS QUESTÕES AMBIENTAIS

EVOLUÇÃO DAS QUESTÕES AMBIENTAIS EVOLUÇÃO DAS QUESTÕES AMBIENTAIS Década de 1950 A preocupação com os impactos ambientais começou a partir da década de 1950, devido a queda da qualidade de vida em algumas regiões do planeta. Início dos

Leia mais

Pecha Kucha Ciência Viva 23 de Setembro IMPACTO AMBIENTAL. Impacto Efeito forte provocado por algo ou alguém.

Pecha Kucha Ciência Viva 23 de Setembro IMPACTO AMBIENTAL. Impacto Efeito forte provocado por algo ou alguém. José Lino Costa IMPACTO AMBIENTAL Impacto Efeito forte provocado por algo ou alguém. Impacto ambiental Conjunto das alterações produzidas pelo Homem a nível ambiental numa determinada área, que afectam

Leia mais

Estrutura do Ministério

Estrutura do Ministério Biocombustíveis: Geopolítica e Sustentabilidade MMA UnB USP Ministério do Meio Ambiente MMA Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental SMCQ Estrutura do Ministério Departamento de Licenciamento

Leia mais

Plano de Ação para a Energia Sustentável. Go Local Por Uma Cidade Sustentável Sesimbra, 9 de maio de 2014

Plano de Ação para a Energia Sustentável. Go Local Por Uma Cidade Sustentável Sesimbra, 9 de maio de 2014 Plano de Ação para a Energia Sustentável Go Local Por Uma Cidade Sustentável Sesimbra, 9 de maio de 2014 Plano de Ação para a Energia Sustentável de Palmela (PAESP) Alterações climáticas? Pacto de Autarcas

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 26/03/2011 Nota: Professor: Edvaldo Valor da Prova: 50 pontos Assinatura do responsável: Orientações

Leia mais

Disciplina: Manejo de Fauna Professor ANTÔNIO L. RUAS NETO

Disciplina: Manejo de Fauna Professor ANTÔNIO L. RUAS NETO Disciplina: Manejo de Fauna Professor ANTÔNIO L. RUAS NETO Tema: Espécies oficialmente ameaçadas no Rio Grande do Sul e no Brasil. Dinâmica: Questões dirigidas aos grupos 1. Biomas O Brasil tem uma área

Leia mais

2 PRESERVAÇÃO DE PLANTAS, SOBREVIVÊNCIA E TRÂNSITO DE ANIMAIS. NAS PAISAGENS,

2 PRESERVAÇÃO DE PLANTAS, SOBREVIVÊNCIA E TRÂNSITO DE ANIMAIS. NAS PAISAGENS, Carta da comunidade científica do VI Simpósio de Restauração Ecológica à população. Aprovada em plenária durante o VI Simpósio de Restauração Ecológica, a carta englobou diversas sugestões e considerações

Leia mais

A tendência do homem à mecanização, transformando as matérias-primas em bens úteis, gerando resíduos inúteis para o meio;

A tendência do homem à mecanização, transformando as matérias-primas em bens úteis, gerando resíduos inúteis para o meio; OS IMPACTOS AMBIENTAIS E A BIODIVERSIDADE 1 A poluição A introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha alterar as propriedades físicas, químicas ou biológica que afete a saúde das

Leia mais

O código florestal e a intensificação sustentável

O código florestal e a intensificação sustentável O código florestal e a intensificação sustentável da produção de alimentos Como intensificar a produção de alimentos massivamente com redução da expansão de área e impactos ao meio ambiente? O dilema ambiental

Leia mais

Uma visão crítica do aquecimento(?) global

Uma visão crítica do aquecimento(?) global Uma visão crítica do aquecimento(?) global e perspectiva dos gases de efeito estufa por Bohdan Matvienko Tendência da temperatura Nos últimos 2400 anos nota-se um esfriamento de ~1 o Na zona tropical,

Leia mais

Um novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia

Um novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia Um novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia por Efraim Neto Urge preveni-los do muito que se poderia fazer, com apoio no saber científico, e do descalabro e pequenez do que se está fazendo Darcy

Leia mais

HISTÓRICO DO AMBIENTALISMO

HISTÓRICO DO AMBIENTALISMO HISTÓRICO DO AMBIENTALISMO São vários os eventos relacionados ao meio ambiente, podendo destacar os principais: 1925 Protocolo de Genebra Proibição do emprego na Guerra de gases asfixiantes, tóxicos ou

Leia mais

QUESTÕES OBJETIVAS. Fonte: PRESS, Frank et al. Para entender a Terra. Porto Alegre: Bookman, 2006. p. 37.

QUESTÕES OBJETIVAS. Fonte: PRESS, Frank et al. Para entender a Terra. Porto Alegre: Bookman, 2006. p. 37. QUESTÕES OBJETIVAS 1) Observe a figura. Fonte: PRESS, Frank et al. Para entender a Terra. Porto Alegre: Bookman, 2006. p. 37. Todas as partes do nosso planeta e todas as suas interações, tomadas juntas,

Leia mais

AQUECIMENTO GLOBAL. Sergio Besserman, Presidente do Instituto Pereira Passos

AQUECIMENTO GLOBAL. Sergio Besserman, Presidente do Instituto Pereira Passos AQUECIMENTO GLOBAL Sergio Besserman, Presidente do Instituto Pereira Passos Em função do aquecimento global, o mundo do século XXI passará por muitas e profundas transformações. Cientistas de todo o mundo

Leia mais

Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia

Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia Pronunciamento da Deputada ANN PONTES, PMDB-PA., na Sessão do dia 01/06/2006. Pronunciamento Dia Mundial do Meio Ambiente Senhor Presidente, Senhoras e senhores deputados, No próximo dia 05 de junho comemora-se

Leia mais

como bens da humanidade. A discussão sobre a universalidade e humanidade aparece como pano de fundo para todos os discursos dentro desse âmbito,

como bens da humanidade. A discussão sobre a universalidade e humanidade aparece como pano de fundo para todos os discursos dentro desse âmbito, 102 5 CONCLUSÃO A proposta deste trabalho foi investigar a participação dos atores nãoestatais, com destaque para as comunidades locais e povos indígenas nas negociações internacionais para a criação de

Leia mais

A RIO+10 E OS GOVERNOS LOCAIS

A RIO+10 E OS GOVERNOS LOCAIS A RIO+10 E OS GOVERNOS LOCAIS MARIA SÍLVIA BARROS LORENZETTI Consultora Legislativa da Área XIII Desenvolvimento Urbano e Transportes NOVEMBRO/2002 2 2002 Câmara dos Deputados. Todos os direitos reservados.

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Geografia 7 o ano Unidade 4 5 Unidade 4 Nome: Data: 1. Complete o quadro escrevendo o nome das áreas que compõem a região Norte, a Amazônia Legal e a Amazônia Internacional. Região

Leia mais

XIII Fórum Nacional de Energia e Meio Ambiente no Brasil. Ana Lucia Dolabella Ministério do Meio Ambiente 15/08/2012

XIII Fórum Nacional de Energia e Meio Ambiente no Brasil. Ana Lucia Dolabella Ministério do Meio Ambiente 15/08/2012 XIII Fórum Nacional de Energia e Meio Ambiente no Brasil Ana Lucia Dolabella Ministério do Meio Ambiente 15/08/2012 O Planejamento Energético deve considerar: Segurança Energética Sustentabilidade Ambiental

Leia mais

Relatório Planeta Vivo 2008. Sumário para a imprensa

Relatório Planeta Vivo 2008. Sumário para a imprensa Relatório Planeta Vivo 2008 Sumário para a imprensa O relatório Planeta Vivo da Rede WWF tem sido publicado a cada dois anos desde 1998 e visa mostrar como estão os recursos naturais e o impacto exercido

Leia mais

Primeira Guerra Mundial [Questões]

Primeira Guerra Mundial [Questões] Primeira Guerra Mundial [Questões] ::: Fonte Do Saber - Mania de Conhecimento ::: adsense1 PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL - QUESTIONÁRIO ADSENSE2 1) Dê o significado das expressões abaixo: a- Pan Eslavismo União

Leia mais

Consumo Sustentável. Oficina do Grupo Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Pobreza. Novembro 2010

Consumo Sustentável. Oficina do Grupo Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Pobreza. Novembro 2010 Oficina do Grupo Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Pobreza Novembro 2010 Vivemos em um país onde a eliminação da pobreza, a diminuição da desigualdade social e a preservação do nosso ambiente devem

Leia mais

Planificação anual de Ciências Naturais 8º Ano de escolaridade

Planificação anual de Ciências Naturais 8º Ano de escolaridade Departamento de Ciências Experimentais Grupo de Recrutamento 520 - Biologia e Geologia Planificação anual de Ciências Naturais 8º Ano de escolaridade 2013/14 Tema Organizador: Terra no Espaço Conteúdos

Leia mais

A Eliminação das Substâncias Destruidoras da Camada de Ozônio no Brasil

A Eliminação das Substâncias Destruidoras da Camada de Ozônio no Brasil Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental Departamento de Mudanças Climáticas Coordenação de Proteção da Camada de Ozônio A Eliminação das Substâncias Destruidoras

Leia mais

Rio +20 e o Aquecimento Global: tragédia ou regulação dos Bens Comuns? - Número 50-02/2012

Rio +20 e o Aquecimento Global: tragédia ou regulação dos Bens Comuns? - Número 50-02/2012 Rio +20 e o Aquecimento Global: tragédia ou regulação dos Bens Comuns? - Número 50-02/2012 Um dos aparentes paradoxos da economia é que o valor de um produto não depende da sua utilidade. O diamante, por

Leia mais

Pegada de Carbono da Cadeia de Valor do Alumínio

Pegada de Carbono da Cadeia de Valor do Alumínio Pegada de Carbono da Cadeia de Valor do Alumínio Ayrton Filleti Associação Brasileira do Alumínio ABAL Ciclo de Debates Abralatas, São Paulo, 07/10/2010 Indústria do Alumínio no Mundo - 2008 BAUXITA Produção

Leia mais

A Geografia Ambiental é o estudo dos efeitos das ações do homem sobre o ambiente terrestre;

A Geografia Ambiental é o estudo dos efeitos das ações do homem sobre o ambiente terrestre; INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA AMBIENTAL 1 O Ano Passado 2 A Geografia Ambiental A Geografia Ambiental é o estudo dos efeitos das ações do homem sobre o ambiente terrestre; O meio ambiente envolve todas as coisas

Leia mais

AUMENTO DAS EMISSÕES EM BUSCA DE UMA ECONOMIA VERDE

AUMENTO DAS EMISSÕES EM BUSCA DE UMA ECONOMIA VERDE MEIO AMBIENTE Efeito Estufa Sempre ouvimos falar que o efeito estufa é o grande vilão do aquecimento global, o que não deixa de ser verdade. Mas uma coisa precisa ficar clara: é graças a ele que existe

Leia mais

Combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo e gás natural*) Hidroelétricas Energia nuclear Solar Eólica Biomassa

Combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo e gás natural*) Hidroelétricas Energia nuclear Solar Eólica Biomassa Combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo e gás natural*) Hidroelétricas Energia nuclear Solar Eólica Biomassa São substâncias de origem compostos de carbono mineral, formados pelos São originados

Leia mais

Curso de Capacitação de Gestores Municipais para Inventário de GEE e Ações de Mudanças Climáticas

Curso de Capacitação de Gestores Municipais para Inventário de GEE e Ações de Mudanças Climáticas Curso de Capacitação de Gestores Municipais para Inventário de GEE e Ações de Mudanças Climáticas Plano de Ação Municipal em Mudanças Climáticas e Monitoramento dos Resultados Florence Karine Laloë Gerente

Leia mais

BIODIVERSIDADE ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS HENRIQUE NEPOMUCENO ALVES

BIODIVERSIDADE ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS HENRIQUE NEPOMUCENO ALVES BIODIVERSIDADE E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS HENRIQUE NEPOMUCENO ALVES CAUSAS NATURAIS DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS Os Ciclos de Milankovitch (Milutin Milankovitch 1879-1958) 1- Precessão dos equinócios 2 - Excentricidade

Leia mais

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 15 de Outubro de 2004 (18.10) (OR. en) 13531/04 ENV 565 ENER 225 FISC 204 ONU 85

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 15 de Outubro de 2004 (18.10) (OR. en) 13531/04 ENV 565 ENER 225 FISC 204 ONU 85 CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 15 de Outubro de 2004 (18.10) (OR. en) 13531/04 ENV 565 ENER 225 FISC 204 ONU 85 NOTA DE INFORMAÇÃO de: Secretariado-Geral para: Delegações n.º doc. ant.: 13051/04

Leia mais

Cooperação Sul-Sul em C&T&I

Cooperação Sul-Sul em C&T&I Cooperação Sul-Sul em C&T&I É um prazer dirigir-me aos Membros do Comitê preparatório da Conferência Nacional de C&T&I - Tema: Presença Internacional. Nesta ocasião, ressalto particularmente a gentileza

Leia mais

PARLAMENTO EUROPEU. Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia. 15.11.2007 PE396.799v01-00

PARLAMENTO EUROPEU. Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia. 15.11.2007 PE396.799v01-00 PARLAMENTO EUROPEU 2004 2009 Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia 15.11.2007 PE396.799v01-00 ALTERAÇÕES 1-18 Projecto de relatório Claude Turmes Fundo Mundial para a Eficiência Energética

Leia mais

Sumário PARTE I INTRODUÇÃO 1 PARTE II FERRAMENTAS ANALÍTICAS 41. Capítulo 1 O que é economia ambiental? 2

Sumário PARTE I INTRODUÇÃO 1 PARTE II FERRAMENTAS ANALÍTICAS 41. Capítulo 1 O que é economia ambiental? 2 PARTE I INTRODUÇÃO 1 Capítulo 1 O que é economia ambiental? 2 Análise econômica 2 A importância dos incentivos 4 Incentivos: um exemplo residencial 5 Incentivos e o aquecimento global 7 A criação de políticas

Leia mais

GEOGRAFIA 8º ANO SEDE: EBS PROF. GABRIEL ROCHA. PERCURSO 4 Outras regionalizações do espaço mundial.

GEOGRAFIA 8º ANO SEDE: EBS PROF. GABRIEL ROCHA. PERCURSO 4 Outras regionalizações do espaço mundial. GEOGRAFIA 8º ANO SEDE: EBS PROF. GABRIEL ROCHA PERCURSO 4 Outras regionalizações do espaço mundial. 1 Países desenvolvidos e subdesenvolvidos Após a Segunda Guerra Mundial, as expressões países desenvolvidos

Leia mais

Refugiados ambientais: uma categoria das mudanças climáticas

Refugiados ambientais: uma categoria das mudanças climáticas Refugiados ambientais: uma categoria das mudanças climáticas Análise Desenvolvimento Joana Laura Nogueira 05 de abril de 2007 Refugiados ambientais: uma categoria das mudanças climáticas Análise Desenvolvimento

Leia mais

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E CONSERVAÇÃO BIODIVERSIDADE - APLICAÇÃO. Roseli Senna Ganem

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E CONSERVAÇÃO BIODIVERSIDADE - APLICAÇÃO. Roseli Senna Ganem LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E CONSERVAÇÃO BIODIVERSIDADE - APLICAÇÃO Roseli Senna Ganem BIODIVERSIDADE PRINCIPAIS LACUNAS LEGAIS Acesso ao patrimônio genético Fauna Instrumentos econômicos GANEM, ROSELI SENNA.

Leia mais

PRIO: Introdução de Biodiesel em Portugal. AGENEAL - Convento dos Capuchos, Caparica, Almada 16 de Novembro de 2007

PRIO: Introdução de Biodiesel em Portugal. AGENEAL - Convento dos Capuchos, Caparica, Almada 16 de Novembro de 2007 PRIO: Introdução de Biodiesel em Portugal AGENEAL - Convento dos Capuchos, Caparica, Almada 16 de Novembro de 2007 AGENDA 1 PRIO 2 Biodiesel 3 Vantagens do Biodiesel 4 Introdução de Biodiesel em Frotas

Leia mais

quarta-feira, 10 de outubro de 2012 Serviços Ambientais

quarta-feira, 10 de outubro de 2012 Serviços Ambientais Serviços Ambientais O que são Serviços Ambientais? Os serviços ambientais são benefícios prestados pela natureza de forma silenciosa, gratuita e continua. Muitas vezes nos apropriamos desses benefícios

Leia mais

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO FIESP

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO FIESP FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO FIESP Departamento de Meio Ambiente - DMA - Divisão de Mudanças Climáticas - GESTÃO DOS GASES DE EFEITO ESTUFA Um novo mercado para pequenas e médias empresas

Leia mais

Romeu Thomé DIREITO AMBIENTAL EM PROVAS DISCURSIVAS

Romeu Thomé DIREITO AMBIENTAL EM PROVAS DISCURSIVAS Romeu Thomé DIREITO AMBIENTAL EM PROVAS DISCURSIVAS 2016 FONTES E PRINCÍPIOS DE DIREITO AMBIENTAL CAPÍTULO 1 FONTES E PRINCÍPIOS DE DIREITO AMBIENTAL QUESTÕES 1. (PUC/PR JUIZ DE DIREITO MS/2012) No âmbito

Leia mais

POLÍTICAS AMBIENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM PALMAS

POLÍTICAS AMBIENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM PALMAS POLÍTICAS AMBIENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM PALMAS Germana Pires Coriolano Presidente da Fundação de Meio Ambiente Prefeitura Municipal de Palmas desenvolvimento sustentável é aquele que

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO PARA RECUPERAÇÃO DA 1ª ETAPA/2013

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO PARA RECUPERAÇÃO DA 1ª ETAPA/2013 ORIENTAÇÃO DE ESTUDO PARA RECUPERAÇÃO DA 1ª ETAPA/2013 DISCIPLINA: Geografia TURMA: 7º ano EF PROFESSOR: Flávio Alexander Atividade Exercícios recuperação - 1ª Etapa - 1º PARTE 1- OS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS

Leia mais

Tabela 1. Síntese metodológica. Tema Sub-tema Metodologia

Tabela 1. Síntese metodológica. Tema Sub-tema Metodologia Avaliação das externalidades do regadio em Portugal Sumário executivo Junho 2013 á Em Portugal, a produção nacional de bens alimentares assegura cerca de 70% do consumo, gera aproximadamente 2% do PIB

Leia mais

OBJETIVOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

OBJETIVOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL OBJETIVOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Tarciso Dal Maso Jardim 1 Os anos 1990 são considerados a década das conferências internacionais em temas sociais, já que nela foram realizadas a Conferência

Leia mais

EHISTÓRICO. Revisando o Desenvolvimento Sustentável: A Abordagem do National Audit Office (NAO) no Reino Unido

EHISTÓRICO. Revisando o Desenvolvimento Sustentável: A Abordagem do National Audit Office (NAO) no Reino Unido Revisando o Desenvolvimento Sustentável: A Abordagem do National Audit Office (NAO) no Reino Unido Marcus Popplewell National Audit Office - NAO Reino Unido EHISTÓRICO Este artigo se baseia no resumo de

Leia mais

AGENDA DE GESTÃO AMBIENTAL URBANA

AGENDA DE GESTÃO AMBIENTAL URBANA Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial AGENDA DE GESTÃO AMBIENTAL URBANA Cidades Sustentáveis são pautadas em três

Leia mais

Escola Secundária Dom Manuel Martins

Escola Secundária Dom Manuel Martins Escola Secundária Dom Manuel Martins Setúbal Prof. Carlos Cunha 3ª Ficha de Avaliação FÍSICO QUÍMICA A ANO LECTIVO 2007 / 2008 ANO 1 N. º NOME: TURMA: B CLASSIFICAÇÃO Marte: A próxima fronteira. Toda a

Leia mais

Estudo sobre o descarte e coleta de óleo residual pelas residências em Poços de Caldas - MG

Estudo sobre o descarte e coleta de óleo residual pelas residências em Poços de Caldas - MG Estudo sobre o descarte e coleta de óleo residual pelas residências em Poços de Caldas - MG Patrícia Neves Mendes 1 Roni Antonio Mendes 1 Bianca Freire Moreira 1 Bruna Rage Baldone Lara 1 Bruno Cardoso

Leia mais

Public policy and climate change: Is there evidence of the internalization of marine ecosystem services in adaptation strategies in Brazil?

Public policy and climate change: Is there evidence of the internalization of marine ecosystem services in adaptation strategies in Brazil? Public policy and climate change: Is there evidence of the internalization of marine ecosystem services in adaptation strategies in Brazil? Iuri Amazonas*; Caroline Cichoski*; Alexander Turra*; Paulo Sinisgalli*;

Leia mais

DOMINÍOS DE CONTEÚDO 1º PERÍODO Domínio Atividades Económicas. Subdomínio Os Recursos Naturais. Subdomínio A Agricultura

DOMINÍOS DE CONTEÚDO 1º PERÍODO Domínio Atividades Económicas. Subdomínio Os Recursos Naturais. Subdomínio A Agricultura AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROF. PAULA NOGUEIRA - OLHÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PROGRAMA CURRICULAR - 3º CICLO - 9º ANO GEOGRAFIA ANO 2015-2016 DOMINÍOS DE CONTEÚDO 1º PERÍODO Domínio Atividades

Leia mais

O Serviço Civil e a Construção do Futuro EVELYN LEVY. IV Fórum da Reforma do Estado - São Paulo Set. 2005

O Serviço Civil e a Construção do Futuro EVELYN LEVY. IV Fórum da Reforma do Estado - São Paulo Set. 2005 O Serviço Civil e a Construção do Futuro EVELYN LEVY A Importância de Serviço Civil Estruturado Bens e Serviços Públicos Governança Reforma da Política Econômica Gasto Público Sustentabilidade Fiscal Fonte:

Leia mais

Sustentabilidade. e Case CAB ambiental. Abril 2010

Sustentabilidade. e Case CAB ambiental. Abril 2010 Sustentabilidade Visão Geral e Case CAB ambiental Abril 2010 Uma nova realidade da sociedade Uma nova realidade da sociedade Uma nova realidade da sociedade O que é Sustentabilidade? Referências Globais

Leia mais

SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JÚLIO MÜLLER DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO OUTUBRO DE 2013 SUMÁRIO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO... 1 1. Núcleo de Informações

Leia mais

Universalização do Saneamento Desafios Tecnológicos e de Gestão

Universalização do Saneamento Desafios Tecnológicos e de Gestão I COBESA Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental Universalização do Saneamento Desafios Tecnológicos e de Gestão Eng. Antonio da Costa Miranda Neto Membro do UNSGAB Conselho de Assessoramento

Leia mais

Painel I A Importância das Energias Renováveis no Contexto das Mudanças Climáticas

Painel I A Importância das Energias Renováveis no Contexto das Mudanças Climáticas Painel I A Importância das Energias Renováveis no Contexto das Mudanças Climáticas Professora Suzana Kahn Professora da COPPE-UFRJ; Vice Presidente do Grupo de Trabalho III do IPCC; Coordenadora Executiva

Leia mais

CONFERÊNCIAS SOBRE O MEIO AMBIENTE ESTOCOLMO

CONFERÊNCIAS SOBRE O MEIO AMBIENTE ESTOCOLMO ESTOCOLMO - 1972 Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano Teve como objetivo discutir as consequências da degradação ambiental e os efeitos das atividades industriais. A Conferência foi

Leia mais

DIDÁTICOS Aula expositiva, debate, leitura de texto; Quadro e giz, livro didático, ilustrações;

DIDÁTICOS Aula expositiva, debate, leitura de texto; Quadro e giz, livro didático, ilustrações; 8ª ano PTD de Geografia PROFESSORA: Sandra Riedel 1º BIMESTRE ESTRUTURANTES: Dimensão econômica do espaço geográfico -Dimensão política do espaço geográfico Conceitos e princípios básicos da Geografia

Leia mais

Apresentação do relatório da Bolsa de iniciação de investigação. Leonor Trovão, Novembro 2010 Orientador: Prof. Humberto Jorge

Apresentação do relatório da Bolsa de iniciação de investigação. Leonor Trovão, Novembro 2010 Orientador: Prof. Humberto Jorge Apresentação do relatório da Bolsa de iniciação de investigação Leonor Trovão, Novembro Orientador: Prof. Humberto Jorge Problemas ambientais com os transportes Introdução de veículos eléctricos Utilização

Leia mais

Certificação de Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social

Certificação de Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social Certificação de Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social Ana Júlia Ramos Pesquisadora do Inmetro 20% Visão do Mundo da população detêm 86% do PIB mundial; desde 1998, 86% do acréscimo de renda vem

Leia mais

Modelo metodológico para Avaliação Ambiental Integrada e as suas potencialidades para a conservação de peixes em Minas Gerais

Modelo metodológico para Avaliação Ambiental Integrada e as suas potencialidades para a conservação de peixes em Minas Gerais Modelo metodológico para Avaliação Ambiental Integrada e as suas potencialidades para a conservação de peixes em Minas Gerais Paulo dos Santos Pompeu pompeu@dbi.ufla.br www.dbi.ufla.br/ecopeixes Impactos

Leia mais

Conhecimentos Gerais & Atualidades 2014

Conhecimentos Gerais & Atualidades 2014 QUEBRANDO A BANCA - QUESTÕES AMBIENTAIS 01. As evidências de que o uso de combustíveis fósseis tem causado danos ambientais devido ao aquecimento global são irrefutáveis. A finitude dos recursos fósseis,

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes

Escola de Formação Política Miguel Arraes Escola de Formação Política Miguel Arraes Curso de Atualização e Capacitação Sobre Formulação e Gestão de Políticas Públicas Módulo I Políticas Públicas e Direitos Humanos Aula 2 Políticas Públicas e Direitos

Leia mais

Planificação Anual de Ciências Naturais 8ºano

Planificação Anual de Ciências Naturais 8ºano Planificação Anual de Ciências Naturais 8ºano Colégio Teresiano 2011*2012 COMPETÊNCIAS GERAIS A DESENVOLVER: (1) Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para

Leia mais

A SUSTENTABILIDADE DA BOVINOCULTURA DE LEITE: A Perspec7va do Sistema de Proteção Ambiental Julho 2015

A SUSTENTABILIDADE DA BOVINOCULTURA DE LEITE: A Perspec7va do Sistema de Proteção Ambiental Julho 2015 A SUSTENTABILIDADE DA BOVINOCULTURA DE LEITE: A Perspec7va do Sistema de Proteção Ambiental Julho 2015 Sustentabilidade é um termo que está na ordem do dia. A par7r de 1992 o tripé meio ambiente, desenvolvimento

Leia mais

CONCEITOS. Geografia Os usos da água pelo homem comum com Biologia. O custo da utilização da água X abundância do recurso comum com Biologia.

CONCEITOS. Geografia Os usos da água pelo homem comum com Biologia. O custo da utilização da água X abundância do recurso comum com Biologia. CONCEITOS Biologia Ecossistemas aquáticos e a manutenção do equilíbrio ecológico (incluindo a presença do homem). Os ciclos biogeoquímicos e o ciclo da água. Conservação dos recursos naturais renováveis.

Leia mais

Tema 8 Exemplos de Conflitos de Uso de Água em Ambientes Urbanos

Tema 8 Exemplos de Conflitos de Uso de Água em Ambientes Urbanos 1 Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamente de Engenharia Hidráulica e Sanitária PHD 2537 Água em Ambientes Urbanos Prof. Kamel Zahed Filho Tema 8 Exemplos de Conflitos de Uso de Água

Leia mais

Visualização da Submissão

Visualização da Submissão Embrapa 1 de 5 16/02/2012 10:07 Formato de Impressão da Submissão Identificação Descrição e Estrutura Caracterização Equipe Detalhamento Anexos Questionários Plano de Ação Atividades Orçamento Orçamento

Leia mais

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS: DESAFIOS DO DIREITO INTERNACIONAL

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS: DESAFIOS DO DIREITO INTERNACIONAL ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS: DESAFIOS DO DIREITO INTERNACIONAL Ana Amélia Marques 1 SUMÁRIO: 1 Introdução; 2 Desenvolvimento; 2.1 Mudanças Climáticas e as Políticas Internacionais; 2.2 O Direito Internacional

Leia mais

CARTA DE VITÓRIA PELO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

CARTA DE VITÓRIA PELO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CARTA DE VITÓRIA PELO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL I. Introdução: Desde a Conferência RIO-92 diversas propostas foram discutidas e formuladas com um crescente conhecimento científico sobre a real condição

Leia mais

desenvolvimento sócioeconômico, interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.

desenvolvimento sócioeconômico, interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana. POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE: Uma visão crítica A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar,

Leia mais

SUSTENTABILIDADE: estamos no caminho?

SUSTENTABILIDADE: estamos no caminho? SUSTENTABILIDADE: estamos no caminho? Susana A. Quacchia Feichas Ms. Ciências Ambientais e Administradora IPATINGA 13 de junho de 2012 1 SUSTENTABILIDADE CAPACIDADE DE RENOVAÇÃO/REPRODUÇÃO NATURAL DOS

Leia mais

Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento; Fez um balanço tanto dos problemas existentes quanto dos progressos realizados;

Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento; Fez um balanço tanto dos problemas existentes quanto dos progressos realizados; MUDANÇAS CLIMÁTICAS 1 A Rio-92 Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento; Fez um balanço tanto dos problemas existentes quanto dos progressos realizados; O tema principal foi

Leia mais

MARKETING INSTITUCIONAL. Prof. Daciane de Oliveira Silva

MARKETING INSTITUCIONAL. Prof. Daciane de Oliveira Silva MARKETING INSTITUCIONAL Prof. Daciane de Oliveira Silva Funções :Marketing Comercial e Marketing Institucional O QUE É MARKETING INSTITUCIONAL? Visa criar atitudes e comportamentos favoráveis nos stakeholders

Leia mais

Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização.

Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização. 04/07/2010 Caderno de prova Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização. Instruções 1. Verifique se você

Leia mais

REGIONALIZAÇÕES MUNDIAIS

REGIONALIZAÇÕES MUNDIAIS REGIONALIZAÇÕES MUNDIAIS Vivian Q. Pretti -Geografia- REGIONALIZAR é dividir, e ao mesmo tempo agrupar, áreas do território que possuem características semelhantes. Para regionalizar é necessário estabelecer

Leia mais

Resenha. Sobre o Paradoxo de Giddens

Resenha. Sobre o Paradoxo de Giddens Resenha A política da mudança climática Anthony Giddens Zahar Ed. Rio de Janeiro, 2010, 314 páginas Sobre o Paradoxo de Giddens O paradoxo de Giddens. É o mote principal que permeia toda a trajetória discursiva

Leia mais

Notas de Orientação da Corporação Financeira Internacional: Padrões de Desempenho sobre Sustentabilidade Socioambiental

Notas de Orientação da Corporação Financeira Internacional: Padrões de Desempenho sobre Sustentabilidade Socioambiental Notas de da Corporação Financeira Internacional: Padrões de Desempenho sobre Sustentabilidade Socioambiental SUMÁRIO Introdução às Notas de i Atualizações das Notas de de 2007 Modificar Matriz ii Nota

Leia mais

A medida da sustentabilidade

A medida da sustentabilidade Nossos processos A medida da sustentabilidade Ao mapear as externalidades ambientais ao longo de sua cadeia de valor, a Natura dá um grande passo em direção à construção do novo capitalismo Nos últimos

Leia mais

ENERGIA SUSTENTÁVEL PARA TODOS

ENERGIA SUSTENTÁVEL PARA TODOS ENERGIA SUSTENTÁVEL PARA TODOS Edmundo Montalvão 1 Ivan Dutra Faria 2 Introdução A sustentabilidade do desenvolvimento é um conceito baseado na conciliação de três aspectos: o econômico, o social e o ambiental.

Leia mais

Release. Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. ONU declara 2015 como Ano Internacional dos Solos

Release. Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. ONU declara 2015 como Ano Internacional dos Solos Release Sociedade Brasileira de Ciência do Solo ONU declara 2015 como Ano Internacional dos Solos A ONU- Organização das Nações Unidas decretou 2015 como o Ano Internacional dos Solos e espera que a iniciativa

Leia mais

REVISÃO DA LITERATURA

REVISÃO DA LITERATURA OBJETIVO O objetivo deste artigo é o de descrever e analisar o grau de implementação de políticas tributárias extrafiscais para promover a sustentabilidade ambiental. Na descrição do objeto do estudo está

Leia mais

Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade

Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade Rede de pessoas e organizações voluntárias da nação brasileira, apartidária, ecumênica e plural, que visa o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do

Leia mais

A Prática da Sustentabilidade pelas Empresas de Base Florestal. Celso Foelkel www.eucalyptus.com.br

A Prática da Sustentabilidade pelas Empresas de Base Florestal. Celso Foelkel www.eucalyptus.com.br A Prática da Sustentabilidade pelas Empresas de Base Florestal Celso Foelkel www.eucalyptus.com.br Sustentabilidade Visão Antropocêntrica Visão Dinâmica de Longo Prazo As pessoas que plantam florestas

Leia mais

Indicadores. Prestam-se às políticas públicas

Indicadores. Prestam-se às políticas públicas Pegada Ecológica Extraído de Os limites da Pegada Ecológica de Alexandre MADURO-ABREU, Daniel Trento NASCIMENTO, Luciana Oliveira Rosa MACHADO e Helena Araújo COSTA Indicadores Prestam-se às políticas

Leia mais

A MATA ATLÂNTICA NO ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS

A MATA ATLÂNTICA NO ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS A MATA ATLÂNTICA NO ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS 21 a 24/11/2011 Auditório do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Setor de Autarquias Federais Sul (SAFS), Quadra 06, Lote 01, Trecho III - Brasília/DF

Leia mais

SENADO FEDERAL Audiência Pública

SENADO FEDERAL Audiência Pública SENADO FEDERAL Audiência Pública ECONOMIA VERDE Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e Redução de emissões por desmatamento e degradação (REDD) 30 de junho de 2011 Experiência do Instituto Sadia no

Leia mais

A ABORDAGEM ECOSSISTÉMI CA NO PLANEAMENT O E GESTÃO DO MEIO MARINHO

A ABORDAGEM ECOSSISTÉMI CA NO PLANEAMENT O E GESTÃO DO MEIO MARINHO A ABORDAGEM ECOSSISTÉMI CA NO PLANEAMENT O E GESTÃO DO MEIO MARINHO O que é a abordagem ecossistémica? A abordagem ecossistémica surgiu na COP da Convenção Diversidade Biológica, em 2000, em Nairobi, no

Leia mais

Apresentação. Capítulo 1. Capítulo 2. Capítulo 3. Capítulo 4. Capítulo 5. Capítulo 6. Capítulo 7

Apresentação. Capítulo 1. Capítulo 2. Capítulo 3. Capítulo 4. Capítulo 5. Capítulo 6. Capítulo 7 1 Apresentação Capítulo 1 Ranking FDC das Multinacionais Brasileiras 2013 Institucional ÍNDICE pág 04 pág 05 A pesquisa Capítulo 2 pág 08 Capítulo 3 Política externa e internacionalização de empresas pág

Leia mais

Não existem fronteiras para as mudanças climáticas. Hoje, mais de 50% das

Não existem fronteiras para as mudanças climáticas. Hoje, mais de 50% das J O U R N A L I S M MOTIVAÇÃO Não existem fronteiras para as mudanças climáticas. Hoje, mais de 50% das emissões de carbono no mundo vêm do ambiente urbano. No Brasil, número superior a 80% da população

Leia mais

CONVENÇÃO-QUADRO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS. António Gonçalves Henriques

CONVENÇÃO-QUADRO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS. António Gonçalves Henriques CONVENÇÃO-QUADRO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE ALTERAÇÕES António Gonçalves Henriques 1 CONVENÇÃO-QUADRO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE ALTERAÇÕES CONCEITOS DE BASE Radiação solar incidente Radiação solar reflectida

Leia mais

Capítulo 4 MUDANÇA DOS PADRÕES DE CONSUMO. A. Exame dos padrões insustentáveis de produção e consumo

Capítulo 4 MUDANÇA DOS PADRÕES DE CONSUMO. A. Exame dos padrões insustentáveis de produção e consumo Capítulo 4 MUDANÇA DOS PADRÕES DE CONSUMO 4.1. Este capítulo contém as seguintes áreas de programas: (a) Exame dos padrões insustentáveis de produção e consumo; (b) Desenvolvimento de políticas e estratégias

Leia mais

HOMEM E MEIO AMBIENTE: A TEIA DA VIDA

HOMEM E MEIO AMBIENTE: A TEIA DA VIDA HOMEM E MEIO AMBIENTE: A TEIA DA VIDA Proporcionar aos participantes uma reflexão sobre o papel do homem no meio ambiente levando-os a perceber a interdependência entre todos os elementos do ambiente.

Leia mais

Original em www.cdes.gov.br

Original em www.cdes.gov.br O tema Economia Verde no Contexto do Desenvolvimento Sustentável e Erradicação da Pobreza, programado para ser um dos assuntos mais importante da pauta de debates da Conferência Rio+20, e a sua inclusão

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA

ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA ESCOLA ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA ANO LETIVO: 2015/2016 SERVIÇO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS- GRUPO 520 DATA: 9/ 9 /2015 ASSUNTO PLANIFICAÇÃ ANUAL DE CIÊNCIAS NATURAIS

Leia mais

Município. Local. Responsável. Cota Autorizada. Cota Capturada 2 / 13

Município. Local. Responsável. Cota Autorizada. Cota Capturada 2 / 13 Manaus (01/10/2009) - Após a avaliação dos relatórios de pesca da temporada de pesca de 2008, realização das reuniões técnicas e encontro para discussões com as entidades envolvidas, a Superintendência

Leia mais

O Impacto das Energias Limpas no Ambiente

O Impacto das Energias Limpas no Ambiente República de Angola Ministério do Ambiente Seminário Energias Limpas em Angola: Ministério da Energia e das Águas O Impacto das Energias Limpas no Ambiente Direcção Nacional de Tecnologias Ambientais 7

Leia mais