Para descrever a história do selo FAIRTRADE, convidamos você a visitar o infográfico número 1. História da Certificação FAIRTRADE.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Para descrever a história do selo FAIRTRADE, convidamos você a visitar o infográfico número 1. História da Certificação FAIRTRADE."

Transcrição

1 Módulo 2. Sistema de Certificação FAIRTRADE História FAIRTRADE Em 1973, o Padre Frans VanderHoff chegou ao México e percebeu que os preços que os(as) produtores(as) recebiam por seu café eram insignificantes e não cobriam de forma alguma seus custos de produção. Por isso, começa a promover aos pequenos(as) produtores(as) organizados(as), do sul do México, para criar um mercado alternativo mais amplo, colocando diretamente nas lojas os produtos das organizações. Em 1964, durante a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (CNUCYD), surgiu o slogan Trade, not aid, ou seja, Comércio, não caridade. Efetivamente, trabalhar no sistema de Comércio Justo não consiste em dar dinheiro ao(a) pequeno(a) produtor(a) com recursos limitados, mas em conceder-lhe condições justas para negociar diretamente com os(as) compradores(as) e com o menor número possível de intermediários. Assim nasceu, em 1989, na Holanda, a primeira iniciativa de um organismo de certificação de Comércio Justo, com o selo Max Havelaar. Isso surgiu em conjunto entre a cooperativa indígena de café orgânico UCIRI do México e a Fundação Solidariedade da Holanda. Francisco VanderHoff Boersma no México e Nico Roozen na Holanda coordenaram o surgimento do primeiro mercado de Comércio Justo com produtos reconhecidos por um selo que promove produtos de pequenos(as) produtores(as) organizados(as) no mercado, garantindo acesso e preços justos aos(as) produtores(as). Para descrever a história do selo FAIRTRADE, convidamos você a visitar o infográfico número 1. História da Certificação FAIRTRADE. Atores do sistema Fairtrade Para conhecer os atores que compõem o sistema Fairtrade, convidamos você a visitar o infográfico número 2 "Sistema FAIRTRADE" A voz dos(as) trabalhadores(as) no sistema Fairtrade Rede de trabalhadores e trabalhadoras Em abril de 2015 foi formalmente criada a Rede de Trabalhadores e Trabalhadoras da CLAC. Esta rede é formada por trabalhadores(as) de

2 plantações certificadas Fairtrade da América Latina e do Caribe, que produzem bananas, flores, frutas frescas e vinho. Sua missão é alcançar o empoderamento por meio da coordenação e representação, que permita que sua voz seja ouvida no sistema Fairtrade e, assim, participar mais ativamente na tomada de decisões. A Rede visa: 1. Construir e consolidar o tecido social dos trabalhadores e trabalhadoras. 2. Promover e divulgar os princípios, valores e impacto do Comércio Justo entre as plantações certificadas e os(as) demais membros(as) do sistema. 3. Coordenar e participar ativamente dos processos de consulta do Comércio Justo relacionados aos(as) trabalhadores e trabalhadoras. 4. Influenciar por meio da CLAC nas políticas e estratégias de Comércio Justo. Neste espaço de reconhecimento, aproximação e pactuação, desenvolvem-se temas que visam o bem-estar dos(as) trabalhadores(as), de suas famílias e de suas comunidades. Entre as questões que tiveram impacto estão: melhoria das condições de trabalho, aproximação entre a CLAC e empresários(as) para apoiar os(as) trabalhadores(as) no diálogo, inclusão de gênero, salários dignos, capacitação em legislações trabalhistas locais, apoio na negociação coletiva e empoderamento. Para explicar como funciona a Rede de Trabalhadores(as), a CLAC produziu uma série de 3 vídeos que compartilhamos abaixo: Processos de certificação Estândares Fairtrade Como uma primeira etapa para entender o processo de certificação Fairtrade é necessário resumir os tipos de estândares que a Fairtrade desenvolveu para os(as) diferentes agentes da cadeia comercial. Por um lado, a Fairtrade desenvolveu 3 tipos de estândar genéricos para a fase de produção primária, ou seja, obtenção da matéria-prima: Produção Estândar para Organizações de Pequenos Produtores (OPP) Aplica-se a organizações legalmente constituídas que agrupam principalmente pequenos(as) produtores(as). A organização de produtores(as) é certificada e não os(as) produtores(as) individuais. Todos os produtos, os quais a Fairtrade estabeleceu um preço mínimo e prêmio, podem ser certificados sob esta figura. O benefício do Comércio Justo está focado nos(as) pequenos(as) produtores(as).

3 Estândar para Situações de Trabalho de Contrato (TC) São empresas que exigem a contratação de trabalhadores(as) para a realização de suas atividades. O benefício do Comércio Justo está centrado nos trabalhadores(as). Apenas alguns produtos podem ser certificados sob este esquema. Por exemplo: frutas frescas. Este curso está focado nesse tipo de estândar. Estândar para produção sob contrato É um estândar particular para certos produtos onde os(as) pequenos(as) produtores(as) não estão associados(as) e, então, a produção é organizada através de uma organização como uma ONG que gerencia os(as) produtores(as). Este caso não se aplica à América Latina. Comercialização Fairtrade, por sua vez, desenvolveu um estândar comercial para ser aplicado para todos(as) os(as) agentes da cadeia que desejam comprar e vender produtos Fairtrade. O alcance do estândar termina no ponto onde o produto é rotulado para o(a) consumidor(a) final. A partir dessa fase, quem compra ou vende esses produtos não precisa estar certificado. Estândares por produto Devido às particularidades de cada tipo de produção e suas cadeias comerciais, Fairtrade desenvolveu estândares com requisitos específicos para cada produto ou grupo de produtos. Esses requisitos são adicionados aos requisitos genéricos. Eles se aplicam aos(as) produtores(as) e comerciantes. Outros estândares Fairtrade desenvolveu outros tipos de estândares que não são relevantes para este curso, que incluem tópicos como a cadeia têxtil, ouro e a venda de créditos de carbono. Critérios de cumprimento Com base nos critérios desenvolvidos pela Fairtrade e seus próprios procedimentos, a FLOCERT desenvolve os Critérios de Cumprimento, que são os pontos de controle verificáveis nas auditorias. Os detalhes de cada critério de cumprimento devem ser revisados na lista pública de critérios de cumprimento da FLOCERT. Além disso, eles podem ser complementados com o estândar Fairtrade e documentos explicativos.

4 No Portal Ecert você pode baixar a lista de critérios aplicáveis à sua empresa: Os requisitos são de diversos tipos, possuem faixas e prazos para a aplicação. Para obter detalhes, explore o infográfico número 3. Tipos de requisitos, que mostra um exemplo da lista de verificação FLOCERT. Ciclo de certificação e tipo de auditorias O certificado emitido, após uma auditoria inicial ou de renovação, abrange um ciclo de 3 anos, denominado ciclo de certificação. Durante esse ciclo de certificação, até duas auditorias específicas podem ser recebidas para confirmar que os requisitos são mantidos. Essas auditorias avaliam apenas alguns dos pontos com base no risco que a FLOCERT identificou. Nas auditorias de renovação, que são realizadas para renovar o certificado, todos os requisitos são incluídos e é nessa fase que são avaliados os requisitos de desenvolvimento. Embora o ciclo de certificação dure 3 anos, os certificados emitidos pela FLOCERT são de 4 anos, o que se destina a evitar qualquer eventualidade. O infográfico número 4 "Ciclo de Certificação" mostra os ciclos de certificação. Auditoria e avaliação As auditorias iniciais de renovação são sempre anunciadas. No portal Ecert você pode verificar se existe uma auditoria planejada. O(a) auditor(a) designado(a) deverá contatá-lo(a), pelo menos 4 semanas antes da auditoria, e 2 semanas antes da auditoria deverá enviar a agenda e a lista de documentos a serem preparados. No infográfico número 5 "Fluxo de auditoria" você pode ver as etapas do processo. Ao final da auditoria, podem ser apresentadas propostas de medidas corretivas, mas não é obrigatório fazê-lo naquele momento. Você pode aguardar que a FLOCERT confirme o relatório final, enviar o relatório através do portal Ecert e solicitar a preparação das medidas corretivas e enviá-las pelo mesmo meio, no prazo máximo de um mês. No final da auditoria, o processo de avaliação continua com os seguintes prazos. Todo o gerenciamento é feito a partir do portal Ecert Fonte: Procedimento Operacional Estândar da FLOCERT. Medidas corretivas eficazes A FLOCERT desenvolveu um manual de instruções para sugerir medidas corretivas eficazes, aqui está um resumo que deve ser levado em consideração:

5 Sistemas de revisão e recurso Existem dois processos em que uma empresa pode expressar seu desacordo com uma decisão da FLOCERT. A seguir, convidamos vocês a visitarem os seguintes infográficos. Número 6 "Procedimento de revisão e apelação" e Número 7 "Apelações e revisões" Requisitos gerais do estândar de Trabalho Contratado Capítulo 1. Requisitos gerais e compromisso com a Fairtrade Este capítulo descreve os requisitos relacionados às questões gerais da certificação. CC Contrato de certificação: Você pode baixar do seu portal Ecert, na aba "contrato". Em seguida, deve sempre verificar se a versão que você possui é a indicada na lista de critérios. CC É possível que a empresa certificada exerça alguma atividade em uma entidade que não seja da sua propriedade. Por exemplo, a contratação de um serviço de vinificação, um centro de coleta de frutas ou uma fábrica de embalagem de flores. Nesses casos, deve dispor um contrato com a referida entidade que estabeleça que a FLOCERT pode auditar essas entidades, principalmente, para verificar a rastreabilidade. Esse critério se aplica a todas as entidades pelas quais o produto Fairtrade passa. CC Como requisito principal estabelecido pela FLOCERT, todas as não conformidades detectadas na auditoria anterior devem ser corrigidas. Em caso de repetição dos não cumprimentos, isso torna-se uma não conformidade maior, o que pode levar à suspensão do certificado. *Recomenda-se levar em consideração os não cumprimentos anteriores para analisar a eficácia das medidas corretivas. CC A empresa deve aceitar auditorias incluindo instalações subcontratadas e fornecer todas as informações solicitadas necessárias para demonstrar o cumprimento com os critérios. Para este requisito é importante observar que não basta apenas receber a auditoria, mas permitir que o(a) auditor(a) acesse todas as informações solicitadas. Também é importante que você tenha as facilidades para entrevistar a amostra de trabalhadores(as) que desejar e os(as) principais responsáveis. No caso de não ser possível acessar essas informações, não cumprimentos significativos podem ser gerados. *Recomenda-se revisar a agenda de auditoria enviada pelo(a) auditor(a) junto com cada responsável de área para garantir a presença do pessoal que precisa ser entrevistado(a).

6 CC A empresa deve compartilhar os resultados da auditoria com os(as) trabalhadores(as) em um formato e linguagem acessíveis a eles(as) dentro de um prazo razoável após cada auditoria. Deve haver evidências de que o resultado foi comunicado por meio de representantes dos(as) trabalhadores(as). Como boa prática, os(as) representantes dos(as) trabalhadores(as) participam das reuniões de abertura e encerramento. CC A empresa permite que representantes da Fairtrade International (FI) interajam com os(as) trabalhadores(as) para discutir questões relacionadas à Fairtrade, conforme necessário. As atividades em que o(a) gestor(a) da CLAC interage com os(as) trabalhadores(as) são consideradas evidências dessa operação. É por isso que os registros, de tal operação, devem ser anexados às listas de presença. O que é Fairtrace? Uma das plataformas gerenciadas pela FLOCERT é a FAIRTRACE. Esta ferramenta permite que você acompanhe os fluxos de produtos Fairtrade em toda a cadeia. Dependendo da função que cada cliente desempenha na cadeia, eles devem gerar diferentes relatórios. O ponto principal é verificar as vendas que seu primeiro comprador Fairtrade carrega. Você deve aceitar e verificar se os dados carregados estão corretos. Isso deve ser feito em até 30 dias após o relatório do comprador. Recomenda-se assistir ao vídeo, das instruções de uso do FAIRTRACE, que publicamos a seguir e que dura aproximadamente 1 hora. No vídeo é explicado como funciona a plataforma para produtores(as): Compromisso com a Fairtrade CC Sua empresa designa uma pessoa responsável pelas questões relacionadas com a Fairtrade. O(a) Oficial Fairtrade informa a alta gerência, este é responsável pela coordenação geral da Fairtrade em sua empresa e cuida das comunicações necessárias relacionadas à certificação. As funções do(a) Oficial Fairtrade são: Servir como um elo entre Fairtrade International, o organismo de certificação, trabalhadores(as) e diretoria nas questões relacionadas com a Fairtrade. Assegurar a implementação e monitoramento do desempenho da empresa em relação aos requisitos Fairtrade. O(a) Oficial Fairtrade possui o conhecimento e a experiência necessários para realizar sua tarefa. As atividades do(a) Oficial Fairtrade levam a um maior controle interno e a um automonitoramento mais sustentável a longo prazo. O(a) Oficial

7 Fairtrade não precisa ser contratado(a) exclusivamente para realizar essas tarefas e pode ter outros deveres e responsabilidades dentro da empresa. Além disso, a Fairtrade recomenda que o(a) Oficial Fairtrade também seja parte do Comitê do Prêmio. CC A política ou declaração de missão da empresa inclui declarações sobre como implementar melhorias contínuas nas práticas sociais e de produção sustentável na empresa e uma declaração sobre seu compromisso em atingir os objetivos e valores da Fairtrade. Nesse sentido, espera-se que a empresa incorpore melhorias nos aspectos sociais e econômicos de seus(as) trabalhadores(as) além dos requisitos legais. A empresa deve então incorporar o conceito da Fairtrade em suas declarações de política já geradas ou deve criar uma se não a tiver. CC a Para demonstrar o compromisso com a Fairtrade, a empresa deve designar tempo durante as horas normais de trabalho e fornecer outros recursos para cumprir as diferentes atividades exigidas pela Fairtrade. Ao longo do desenvolvimento do curso veremos a quantidade de atividades necessárias para atender a esse requisito. A maior parte se refere às reuniões dos diferentes comitês e, para os casos de trabalhadores(as) que são pagos por produtividade ou trabalho por obra, é necessária uma compensação pelo tempo que eles perdem em atividades relacionadas à Fairtrade, por exemplo, participando de reuniões. * Exemplo de compensação: um(a) trabalhador(a) da plantação de banana que trabalha por obra e que é representante do Comitê do Prêmio, perde dinheiro ao parar de fazer seu trabalho para comparecer às reuniões. Nesse caso, a empresa deve indenizar o(a) trabalhador(a) calculando o equivalente que ele receberia se não tivesse comparecido à reunião e incluí-lo no pagamento de seu próximo salário. Além disso, é uma boa prática estabelecer horários de reuniões, acordados e assinados pela gerência e identificar espaços a serem usados para atividades do Comitê do Prêmio. CC e O último requisito neste capítulo está relacionado à posse legal da terra. Esta situação é arriscada em algumas áreas do mundo e faz parte de uma das convenções da OIT vinculada aos povos indígenas e tribais. Este requisito é importante em áreas onde pode haver conflito sobre a propriedade da terra. As evidências que mostrem a posse legal, como títulos públicos, escrituras ou contratos de arrendamento com os(as) proprietários(as) de terras, são suficientes para demonstrar cumprimento. Capítulo 5. Comércio

8 Este capítulo indica os requisitos que a empresa deve atender ao vender e/ou processar seus próprios produtos Fairtrade. Se a empresa também requerer a compra de produtos de outras organizações certificadas, ela deve solicitar a adição do serviço como comerciante. Em geral, a norma comercial se aplica às empresas que compram produtos Fairtrade, aqui faremos um breve resumo dos pontos mais importante e que normalmente é auditado nas empresas produtoras. O que é rastreabilidade e por que é importante? Rastreabilidade significa que cada produto individual, de Comércio Justo Fairtrade, pode ser identificado como tal em cada etapa da cadeia de abastecimento, em todos os documentos pertinentes e na embalagem. A rastreabilidade garante que os produtos vendidos como Fairtrade realmente venham de produtores(as) que produzem de acordo com os Critérios de Comércio Justo Fairtrade. A certificação, então, garante a autenticidade e integridade dos produtos de Comércio Justo Fairtrade que os(as) consumidores(as) compram. Para garantir a rastreabilidade Fairtrade, deve ser levado em consideração o seguinte: Rastreabilidade física Em todos os momentos, deve haver separação física entre produtos Fairtrade e não Fairtrade, principalmente quando uma empresa compra produtos de outras entidades não certificadas. Por exemplo, uma fazenda de flores que é certificada Fairtrade, todas as suas flores e plantas são, portanto, Fairtrade. Mas, para obter outras variedades que ela não possui em sua fazenda, compra flores de outras propriedades que não são certificadas Fairtrade, nesse caso, você deve encontrar uma maneira de separar fisicamente os dois produtos, talvez colocando-os em depósitos diferentes ou simplesmente rotulando " Fairtrade" e "Não Fairtrade". Rastreabilidade de documentos A rastreabilidade de documentos é obrigatória para todos(as) os(as) operadores(as) certificados Fairtrade, e tudo o que segue abaixo deveria ser implementado: Identificar claramente todos os produtos certificados como Fairtrade em toda a documentação de compra e venda (por exemplo: faturas, notas de entrega e ordens de compra). Manter todos os registros de vendas relacionados aos produtos Fairtrade onde indicam: volume vendido, nome do comprador, número de identificação (ID) de Fairtrade International, tanto do(a) vendedor(a) como do(a) comprador(a), data da transação e uma referência dos documentos

9 das vendas para que possa se estabelecer o vínculo entre esses registros e os documentos de vendas correspondentes. No caso de a empresa processar produtos Fairtrade, ela deve manter registros que especificam a quantidade de produtos antes e depois do processamento. Todos os documentos de vendas e entregas devem mencionar o status Fairtrade. * Em empresas de grande porte, diversas áreas estão envolvidas na gestão da rastreabilidade, como: finanças, área comercial, produção, qualidade, entre outras. É importante que todas as áreas sejam informadas sobre os requisitos de rastreabilidade para que a identificação dos documentos e produtos seja ágil e transparente. Suprimento Uma vez que o certificado seja obtido, o produto armazenado pode ser vendido como Fairtrade, desde que existam registros mostrando que eles não têm mais de um ano desde a certificação inicial. Isso se aplica apenas aos produtos que podem ser armazenados por vários meses, como o vinho. Contratos Todas as vendas Fairtrade devem ser reguladas por contratos escritos acordados por ambas as partes. Quando um contrato é assinado, existe uma responsabilidade mútua, de ambas as partes, de cumprir os termos do contrato. Para o(a) produtor(a), isso significa garantir que as entregas sejam completas, no prazo e com a qualidade acordada nos termos do contrato. Os contratos devem especificar claramente: A quantidade do produto que é vendido; Qual é a qualidade exigida; Quanto o(a) comprador(a) deve pagar; Quando você tem que pagar; Como e quando o produto deve ser entregue. Suspensão e cancelamento Os(as) produtores(as) são obrigados(as) a não assinar novos contratos se houver suspensão do certificado do(a) produtor(a) ou do(a) comprador(a). Os contratos assinados antes da suspensão devem ser honrados. Dentro do período de suspensão, é permitido assinar novos contratos com sócios comerciais já existentes (compradores) com os quais teve pelo menos uma negociação Fairtrade nos 12 meses anteriores à suspensão. No entanto, o volume

10 (de novos contratos assinados durante o período de suspensão) está limitado a 50% do volume total negociado nos 12 meses anteriores à suspensão. Os produtos certificados devem parar de ser vendidos imediatamente se o cancelamento do certificado se aplicar, mesmo que haja contratos a serem cumpridos. Quando produtos licenciados são vendidos, os contratos não são mais necessários. Geralmente são produtos acabados com marca própria, como por exemplo, uma garrafa de vinho. Uso da marca comercial Fairtrade Os operadores só podem usar o selo Fairtrade em um produto acabado se eles assinaram um acordo de licença válido com uma Organização Nacional Fairtrade (NFO) ou com Fairtrade International. Tanto o design da embalagem acabada quanto o material publicitário com o selo devem ser devidamente autorizados por Fairtrade International ou uma das NFO. A licença Fairtrade é a permissão para usar o selo Fairtrade na embalagem pronta para o público. O licenciante é a organização que está autorizada a usar o selo Fairtrade em produtos prontos para o consumidor. Por exemplo, vinhos, chocolates, sorvetes entre outros. Uso da marca em material promocional O uso da marca comercial Fairtrade é permitido Em caixas, tambores, sacos de produto a granel para exportação / transporte. Em boletins informativos, faturas, folhas de informação do produto, desde que o Selo Fairtrade esteja claramente associado ao produto certificado e não seja usado como cabeçalho ou rodapé para correspondência. A marca comercial Fairtrade não pode ser usada Em cartões de visita, papelaria, como banner no site. Como seu logotipo ou ao lado de seu logotipo. Em produtos a serem vendidos em lojas locais, a menos que você tenha um contrato de licença. Para obter mais informações, escreva para license@fairtrade.net Se eu já estiver usando o Selo Fairtrade em camisetas / blusas / em paredes / sinais na fazenda, etc. O que devo fazer?

11 Você precisa entrar em contato com Fairtrade International para obter mais informações sobre como usar a marca Fairtrade corretamente. Se um auditor descobrir que estou usando a marca Fairtrade sem permissão, ele vai me suspender ou suspender o certificado? Se a marca for usada em qualquer produto promocional, conforme descrito acima, você deve entrar em contato com artwork@fairtrade.net para solicitar permissão. Se você usar a marca de acordo com as regras, receberá a permissão correspondente. Se você não seguir todas as regras, precisará demonstrar ao auditor que as mudanças necessárias foram implementadas. Se você estiver esperando uma resposta de Fairtrade International, será suficiente mostrar que a permissão para usar o selo foi solicitada. Não deve temer a suspensão da certificação ao entrar em contato com a Fairtrade International por uso indevido da marca Fairtrade.

Certificação Comercial Corporativa

Certificação Comercial Corporativa 12 pt Certificação Comercial Corporativa Documento Explicativo Válido a partir de: 17/05/2018 Distribuição: Externa - Pública Índice 1 Objetivo... 3 2 Área de Aplicação... 3 3 Definições... 3 4 Critérios

Leia mais

Orientação para Determinação de Escopo sob a APS

Orientação para Determinação de Escopo sob a APS Orientação para Determinação de Escopo sob a APS Fair Trade USA Versão 1.0.0 A. Introdução A Norma de Produção Agrícola (APS) da Fair Trade USA abrange diversos grupos de fazendas e instalações de processamento

Leia mais

CERT Exceptions ED 20 pt. Exceções. Documento Explicativo. Válido a partir de: 14/02/2019 Distribuição: Pública

CERT Exceptions ED 20 pt. Exceções. Documento Explicativo. Válido a partir de: 14/02/2019 Distribuição: Pública Exceções Documento Explicativo Válido a partir de: 14/02/2019 Distribuição: Pública Índice 1 Objetivo... 3 2 Área de Aplicação... 3 3 Processo... 3 4 Exceções categoria A: desvios das regras básicas geralmente

Leia mais

Escopo de Certificação

Escopo de Certificação 18 pt Escopo de Certificação Documento Explicativo Válido a partir de: 12/02/2019 Distribuição: Externa Sumário 1 Propósito... 3 2 Área de aplicação... 3 3 Todos produtos... 3 4 Produtos perecíveis...

Leia mais

CERT Exceptions ED 17 pt. Exceções. Documento Explicativo. Válido a partir de: 01/01/2018 Distribuição: Pública

CERT Exceptions ED 17 pt. Exceções. Documento Explicativo. Válido a partir de: 01/01/2018 Distribuição: Pública CERT Exceptions ED 17 pt Exceções Documento Explicativo Válido a partir de: 01/01/2018 Distribuição: Pública Índice 1 Objetivo... 3 2 Área de Aplicação... 3 3 Processo... 3 4 Exceções categoria A: desvios

Leia mais

Requisitos para o Escopo do Certificado sob a Norma de Produção Agrícola

Requisitos para o Escopo do Certificado sob a Norma de Produção Agrícola Requisitos para o Escopo do sob a Norma de Produção Agrícola Fair Trade USA A. Introdução A Norma de Produção Agrícola (APS) da Fair Trade USA abrange diversos grupos de fazendas e instalações de processamento

Leia mais

Metodologia para adoção de Comércio Justo no setor têxtil e vestuário. By Citeve

Metodologia para adoção de Comércio Justo no setor têxtil e vestuário. By Citeve Metodologia para adoção de Comércio Justo no setor têxtil e vestuário Índice Enquadramento... 3 O que é o Comércio Justo... 3 Adoção do Comércio Justo... 5 Página 2 de 9 Enquadramento Este trabalho foi

Leia mais

CERT Certification SOP 32 pt. Certificação. Procedimento Operacional Padrão. Válido a partir de: Distribuição: Pública

CERT Certification SOP 32 pt. Certificação. Procedimento Operacional Padrão. Válido a partir de: Distribuição: Pública 32 pt Certificação Procedimento Operacional Padrão Válido a partir de: 01.01.2018 Distribuição: Pública Sumário 1 Propósito deste documento... 3 2 Área de candidatura... 3 3 Idiomas e Traduções... 3 4

Leia mais

Taxas de Certificação de Comerciante & Pequenos Licenciados

Taxas de Certificação de Comerciante & Pequenos Licenciados 88 pt Taxas de Certificação de Comerciante & Pequenos Licenciados Documento Explicativo Efetivo a partir de: 03/09/2018 Distribuição: Externa Público Índice Índice... 2 1. Taxas de candidatura... 3 2.

Leia mais

CERT Certification SOP 31 pt. Certificação. Procedimento Operacional Padrão. Válido a partir de: 31/01/2017 Distribuição: Pública

CERT Certification SOP 31 pt. Certificação. Procedimento Operacional Padrão. Válido a partir de: 31/01/2017 Distribuição: Pública 31 pt Certificação Procedimento Operacional Padrão Válido a partir de: 31/01/2017 Distribuição: Pública Índice 1 Propósito deste documento... 3 2 Área de candidatura... 3 3 Idiomas e Traduções... 3 4 Sistema

Leia mais

CERT Certification SOP 33 pt. Certificação. Procedimento Operacional Padrão. Válido a partir de: Distribuição: Pública

CERT Certification SOP 33 pt. Certificação. Procedimento Operacional Padrão. Válido a partir de: Distribuição: Pública 33 pt Certificação Procedimento Operacional Padrão Válido a partir de: 26.07.2018 Distribuição: Pública Sumário 1 Propósito deste documento... 4 2 Área de candidatura... 4 3 Idiomas e Traduções... 4 4

Leia mais

FAIRTRADE: Manual de certificação e licenciamento

FAIRTRADE: Manual de certificação e licenciamento FAIRTRADE: Manual de certificação e licenciamento Fairtrade International (FLO) é uma organização sem fins lucrativos. O comércio justo é uma abordagem alternativa ao comércio convencional baseado em uma

Leia mais

Procedimento da cartilha para o uso da marca 1. OBJETIVO 2. RESPONSABILIDADES 3. NORMAS/DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 4. DEFINIÇÕES/TERMINOLOGIA

Procedimento da cartilha para o uso da marca 1. OBJETIVO 2. RESPONSABILIDADES 3. NORMAS/DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 4. DEFINIÇÕES/TERMINOLOGIA 1. OBJETIVO 1.1. Assegurar que o uso da marca de concessão aos clientes da SARON Certificações esteja em conformidade com os requisitos regulamentares e de sistema de gestão, para evitar o uso indevido

Leia mais

Orientacao Sobre a Política de Transição e Novos Requisitos da APS

Orientacao Sobre a Política de Transição e Novos Requisitos da APS Orientacao Sobre a Política de Transição e s Fair Trade USA Versão 1.0.0 A. Objetivo Como resultado da atualização da Fair Trade USA à sua norma e implementação da Norma de Produção Agrícola (APS) a partir

Leia mais

Taxas de Certificação de Comercialização

Taxas de Certificação de Comercialização 85 pt Taxas de Certificação de Comercialização Documento Explicativo Efetivo conforme: 01/01/2016 Distribuição: Externa Público Índice 1 Taxas de candidatura... 3 2 Taxas anuais de certificação (Válidas

Leia mais

PROCEDIMENTO USO DO CERTIFICADO E DA LOGOMARCA CONCEITOS DE CERTIFICAÇÃO E MARCA DE ACREDITAÇÃO.

PROCEDIMENTO USO DO CERTIFICADO E DA LOGOMARCA CONCEITOS DE CERTIFICAÇÃO E MARCA DE ACREDITAÇÃO. Página 1 de 8 1. HISTÓRICO DE REVISÕES Data da Revisão Nº da Revisão 20/08/2007 00 Emissão Inicial Aprovada Histórico das Alterações 22/07/2013 15 NBR ISO 14065:2012 Gases de Efeito Estufa Requisitos para

Leia mais

10) Implementação de um Sistema de Gestão Alimentar

10) Implementação de um Sistema de Gestão Alimentar Módulo 5 11 2 2 5 5 APPCC 3 3 4 4 10) Implementação de um Sistema de Gestão Alimentar 1. Escopo 2.Responsabilidade da direção 3.Requisitos de documentação 4.Gestão de recursos 5.Realização do produto 6.Medição,

Leia mais

Informações do respondente

Informações do respondente Informações do respondente Nome e contato: (opcional) Nome da organização: (opcional) A iniciativa Accountability Framework Formulário de Feedback de Consulta Pública Tipo de organização: ONG Organização

Leia mais

EXE AppealReview SOP 31 pt. Apelo & Revisão. Procedimento Operativo Padrão. Válido a partir de: 06/07/2017 Distribuição: Externa público

EXE AppealReview SOP 31 pt. Apelo & Revisão. Procedimento Operativo Padrão. Válido a partir de: 06/07/2017 Distribuição: Externa público 31 pt Apelo & Revisão Procedimento Operativo Padrão Válido a partir de: 06/07/2017 Distribuição: Externa público Índice 1 Propósito... 3 2 Area de aplicação... 3 3 Definições... 3 4 Processo... 4 4.1 Pedido

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PROCEDIMENTO AUDITORIA INTERNA Nº PE-GDQ-004 Fl. 1/10 Rev. Data Descrição Executado Verificado Aprovado 0 A B C D E F G H 10/08/04 15/09/04 09/11/05 27/06/07 23/11/07 22/02/08 30/10/09 31/10/14 10/10/17

Leia mais

Guia para Identificar os Participantes do Prêmio do Comércio Justo sob a APS

Guia para Identificar os Participantes do Prêmio do Comércio Justo sob a APS Guia para Identificar os Participantes do Prêmio do Comércio Justo sob a APS Fair Trade USA Versão 1.0.0 A. Introdução Os "Participantes do Prêmio do Comércio Justo", ou "Participantes do Prêmio", são

Leia mais

AUDITORIAS DA QUALIDADE

AUDITORIAS DA QUALIDADE 1. OBJETIVO Este procedimento visa determinar de que forma são planejadas e executadas as auditorias internas do sistema integrado de gestão da qualidade, para determinar a conformidade com as disposições

Leia mais

PSGQ 006 Transferência, Suspensão, Cancelamento, Extensão e Redução de Escopo de Certificação

PSGQ 006 Transferência, Suspensão, Cancelamento, Extensão e Redução de Escopo de Certificação rev 06 28/09/2016 Aprovado por PAG 1 / 5 PROCEDIMENTO PARA SUSPENSÃO, CANCELAMENTO, EXTENSÃO E REDUÇÃO DO ESCOPO DA CERTIFICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE CERTIFICAÇÃO 1 Objeto Este procedimento tem por objetivo

Leia mais

Procedimento de Reclamações

Procedimento de Reclamações Fair Trade USA A. Introdução Este procedimento destina-se a fornecer um meio para qualquer interessado que deseja trasmitir suas preocupações relacionadas à posição, política, norma ou decisão da Fair

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE OCUPACIONAL

SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE OCUPACIONAL PROCEDIMENTO AUDITORIA INTERNA Nº PE-SMS-008 Fl. 1/8 Rev. Data Descrição Executado Verificado Aprovado 0 A B 20/03/07 02/02/08 30/04/15 Emissão Inicial Revisado logotipo, endereço e razão social da GENPRO

Leia mais

Sistema de Tarifas para Trabalho Contratado

Sistema de Tarifas para Trabalho Contratado 29 pt Sistema de Tarifas para Trabalho Contratado Documento Explicativo Efetivo conforme: 01/01/2017 Distribuição: Externa Pública Índice 1 Introdução... 3 1.1 Definições... 3 2 Taxa de candidatura...

Leia mais

Certificação Fair Trade Passo a passo

Certificação Fair Trade Passo a passo Certificação Fair Trade Passo a passo Índice Termos e definições... 3 Objetivos e esquemas de certificação aplicáveis... 5 Procedimentos de avaliação... 6 Solicitação de certificação... 6 Análise crítica

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DO SISTEMA DE SEGURANÇA DE ALIMENTOS. Parte III: Requisitos para o Processo de Certificação

CERTIFICAÇÃO DO SISTEMA DE SEGURANÇA DE ALIMENTOS. Parte III: Requisitos para o Processo de Certificação CERTIFICAÇÃO 22000 DO SISTEMA DE SEGURANÇA DE ALIMENTOS Versão 4.1: Julho 2017 Índice 1 Finalidade... 3 2 Processo de solicitação... 3 2.1 Seleção do organismo de certificação (OC)... 3 2.2 Autoavaliação...

Leia mais

Termos de implementação de parceiros de negócios a serem envolvidos no processo de monitoramento amfori BSCI 1 (Produtores)

Termos de implementação de parceiros de negócios a serem envolvidos no processo de monitoramento amfori BSCI 1 (Produtores) Termos de implementação de parceiros de negócios a serem envolvidos no processo de monitoramento amfori BSCI 1 (Produtores) I. Introdução Para as finalidades deste documento, o termo Produtores se refere

Leia mais

Fair Trade USA Norma comercial Versão 1.0.0

Fair Trade USA Norma comercial Versão 1.0.0 Fair Trade USA Norma comercial Versão 1.0.0 www.fair TradeUSA.org 2013 Fair Trade USA. Todos os direitos reservados. Sumário Introdução... 2 1.0 Desenvolvimento Econômico (ED)... 4 1.1 Requisitos de Preços

Leia mais

A auditoria baseia-se em amostragem. número de registro governamental

A auditoria baseia-se em amostragem. número de registro governamental Anexo IV Modelo de relatório de O conteúdo deste relatório, incluindo um resumo das não conformidades, deverá ser transmitido na língua inglesa. As listas de verificação e os formulários de NC preenchidos

Leia mais

Condições Especiais do Preço e do Prêmio

Condições Especiais do Preço e do Prêmio Fair Trade USA Versão 1.1.0 Versão 1.1.0 A. Objetivo Este documento contém uma descrição dos requisitos especiais do Preço e Prêmio que se aplicam a certos produtos agrícolas Certificados pelo Comércio

Leia mais

Critério do Comércio Justo para. Frutas & Verduras Preparadas e Conservadas. Organizações de Pequenos Produtores

Critério do Comércio Justo para. Frutas & Verduras Preparadas e Conservadas. Organizações de Pequenos Produtores Critério do Comércio Justo para Frutas & Verduras Preparadas e Conservadas de Organizações de Pequenos Produtores Tambem aplicável a produção por contracto a frutas secas no Paquistão Versão atual: 13.12.2011

Leia mais

NEPCon Norma genérica de Cadeia de Custódia

NEPCon Norma genérica de Cadeia de Custódia NEPCon Norma genérica de Cadeia de Custódia Versão 2.0 PT_BR NEPCon Norma Genérica CoC (NC-STD-01 PT) NEPCon Norma Genérica de Cadeia de Custódia Tipo de document0: Escopo: Status do documento: Versão:

Leia mais

CERT Exceptions ED 15 pt. Exceções. Documento Explicativo. Válido a partir de: 02/03/2016 Distribuição: Pública

CERT Exceptions ED 15 pt. Exceções. Documento Explicativo. Válido a partir de: 02/03/2016 Distribuição: Pública CERT Exceptions ED 15 pt Exceções Documento Explicativo Válido a partir de: 02/03/2016 Distribuição: Pública Índice 1 Objetivo... 3 2 Área de Aplicação... 3 3 Definições... 3 4 Processo... 3 5 Tipos de

Leia mais

EXE AppealReview SOP 29 pt. Apelo & Revisão. Procedimento Operativo Padrão. Válido a partir de: 02/12/2015 Distribuição: Externa público

EXE AppealReview SOP 29 pt. Apelo & Revisão. Procedimento Operativo Padrão. Válido a partir de: 02/12/2015 Distribuição: Externa público 29 pt Apelo & Revisão Procedimento Operativo Padrão Válido a partir de: 02/12/2015 Distribuição: Externa público Índice 1 Propósito deste documento... 3 2 Area de aplicação... 3 3 Definições... 3 4 Processo...

Leia mais

PS006. Informações Públicas. 1. Objetivo

PS006. Informações Públicas. 1. Objetivo Informações Públicas PS006 Rev. 02 02/08/17 Departamento Direção Responsável Marcos Cadorin 1. Objetivo Estabelecer as informações públicas quanto as regras de utilização da marca de certificação do ASQCERT

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 8 - Certificação, regras e procedimentos. Sessão 2 Procedimentos ao nível da exploração

Eco new farmers. Módulo 8 - Certificação, regras e procedimentos. Sessão 2 Procedimentos ao nível da exploração Eco new farmers Módulo 8 - Certificação, regras e procedimentos Sessão 2 Procedimentos ao nível da exploração Módulo 8 - Certificação, regras e procedimentos Sessão 2 - Procedimentos ao nível da exploração

Leia mais

Procedimento C 11 Certificação de Sistemas de Gestão Informações Públicas

Procedimento C 11 Certificação de Sistemas de Gestão Informações Públicas Este documento fornece informações básicas sobre nossos processos de auditoria; os processos para concessão, recusa, manutenção, renovação, suspensão, restauração ou cancelamento da certificação ou expansão

Leia mais

Procedimento de Regra de Uso de Logomarcas

Procedimento de Regra de Uso de Logomarcas Pg 1 1 OBJETIVO Este procedimento define as regras e requisitos que os Clientes devem seguir ao utilizar logomarcas de certificação e declarações de certificação. 2 DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA ABNT NBR ISO

Leia mais

Critério do Comércio Justo para. Organizações de Pequenos Produtores e comerciantes

Critério do Comércio Justo para. Organizações de Pequenos Produtores e comerciantes Critério do Comércio Justo para Vegetais de Organizações de Pequenos Produtores e comerciantes Versão atual: 01.05.2011_v1.1 Data esperada para a próxima revisão: 2016 Envie seus comentários e perguntas

Leia mais

Critério do Comércio Justo para. Organizações de Pequenos Produtores

Critério do Comércio Justo para. Organizações de Pequenos Produtores Critério do Comércio Justo para Cacau de Organizações de Pequenos Produtores Versão atual: 02.12.2010 Substitui a versão anterior de: 12.10.2010 Data esperada para a próxima revisão : 2015 Envie seus comentários

Leia mais

ESTRATEGIA GLOBAL DE SUCOS FAIRTRADE

ESTRATEGIA GLOBAL DE SUCOS FAIRTRADE ESTRATEGIA GLOBAL DE SUCOS FAIRTRADE (Rascunho 16-12-2015) Impacto para todos Antecedentes Queda do mercado dos sucos no nível mundial. Certificação empresas verticalizadas de suco de laranja em FT. Perda

Leia mais

Certificação Ingredientes Naturais Passo a passo

Certificação Ingredientes Naturais Passo a passo Certificação Ingredientes Naturais Passo a passo Índice Termos e definições... 3 Objetivos e esquemas de certificação aplicáveis... 4 Procedimentos de avaliação... 5 Solicitação de certificação... 5 Análise

Leia mais

MANUAL DO PROGRAMA MARFRIG CLUB

MANUAL DO PROGRAMA MARFRIG CLUB MANUAL DO PROGRAMA MARFRIG CLUB 1. INTRODUÇÃO 1.1 Quem somos O programa Marfrig Club reúne um grupo de produtores que encaram a atividade agropecuária como uma empresa rural, devido ao seu elevado grau

Leia mais

01 de agosto de 2017 Observação: 1.1. Avaliação Inicial para Certificação

01 de agosto de 2017 Observação: 1.1. Avaliação Inicial para Certificação 01 de agosto de 2017 Observação: Este documento apresenta um breve descritivo sobre o processo de auditoria de certificação para o CERFLOR, qualquer informação adicional deve ser solicitada ao Imaflora

Leia mais

2. Gerenciamento do Serviço de Auditoria

2. Gerenciamento do Serviço de Auditoria 2. Gerenciamento do Serviço de Auditoria Introdução 2.1. Todo o serviço de auditoria deve ser adequadamente planejado, supervisionado e gerenciado para assegurar que o serviço seja eficaz, eficiente e

Leia mais

SÉRIE ISO SÉRIE ISO SÉRIE ISO GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL

SÉRIE ISO SÉRIE ISO SÉRIE ISO GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL 1993 - CRIAÇÃO DO COMITÊ TÉCNICO 207 (TC 207) DA ISO. NORMAS DA : ISO 14001 - SISTEMAS DE - ESPECIFICAÇÃO COM ORIENTAÇÃO PARA USO. ISO 14004 - SISTEMAS DE - DIRETRIZES GERAIS SOBRE PRINCÍPIOS, SISTEMAS

Leia mais

MANUAL DE QUALIDADE GERAL - ACNB 1. OBJETO E CAMPO DE APLICAÇÃO

MANUAL DE QUALIDADE GERAL - ACNB 1. OBJETO E CAMPO DE APLICAÇÃO MANUAL DE QUALIDADE GERAL - ACNB 1. OBJETO E CAMPO DE APLICAÇÃO O Programa de Qualidade Nelore Natural PQNN da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil - ACNB tem por objetivo estabelecer um padrão

Leia mais

Critérios de Comércio Justo

Critérios de Comércio Justo FAIRTRADE LABELLING ORGANIZATIONS INTERNATIONAL Critérios de Comércio Justo para Frutas Desidratadas DE Organizações de Pequenos Produtores Versão Atual: 23.01.2008 Substitui as versões anteriores de:

Leia mais

GUIMAR ENGENHARIA LTDA

GUIMAR ENGENHARIA LTDA Certificação de Sistema de Gestão 2015-mar-02 to 2015-mar-03 Escopo da Certificação: Auditor Líder: Auditor Membro: GERENCIAMENTO DE EMPREENDIMENTOS ABRANGENDO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA CONSULTIVA

Leia mais

Rainforest Alliance NORMA DE CADEIA DE CUSTÓDIA

Rainforest Alliance NORMA DE CADEIA DE CUSTÓDIA Rainforest Alliance NORMA DE CADEIA DE CUSTÓDIA Julho de 2015 Este documento está disponível e seguinte site: www.rainforest-alliance.org Para solicitar uma cópia impressa ou para fazer comentários ou

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTO CONDIÇÕES PARTICULARES HUMANO

REGULAMENTO GERAL DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTO CONDIÇÕES PARTICULARES HUMANO REGULAMENTO GERAL DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTO CONDIÇÕES PARTICULARES ÁGUA Modo PARA Produção CONSUMO Biológico HUMANO ÍNDICE 1. PREÂMBULO... 3 2. ÂMBITO... 3 3. ALTERAÇÕES... 3 4. DEFINIÇÕES E REFERÊNCIAS...

Leia mais

Critério do Comércio Justo para. Ervas e Chás de Ervas & Especiarias. Organizações de Pequenos Produtores

Critério do Comércio Justo para. Ervas e Chás de Ervas & Especiarias. Organizações de Pequenos Produtores Critério do Comércio Justo para Ervas e Chás de Ervas & Especiarias de Organizações de Pequenos Produtores Tambem aplicável a Trabalho Contratado Rooibos, Hortelã, Camomila e Hibisco Versão atual: 01.05.2011

Leia mais

Termos e condições da oferta de migração do SharePoint 2013 Revisado em 17 de outubro de 2016

Termos e condições da oferta de migração do SharePoint 2013 Revisado em 17 de outubro de 2016 Página 1 de 5 Termos e condições da oferta de migração do SharePoint 2013 Revisado em 17 de outubro de 2016 Este documento define os detalhes da Oferta de Migração do SharePoint 2013 ("Oferta"), incluindo

Leia mais

USO DE MARCAS COMBINADAS

USO DE MARCAS COMBINADAS USO DE MARCAS COMBINADAS Preparado por: SADCAS Aprovado por: Director Executivo Data de Aprovação: 2017-03- 22 Entrada em Vigor: 2017-03-22 Índice 1. OBJECTIVO E ÂMBITO... 3 2. CONDIÇÕES PARA O USO DE

Leia mais

BUREAU VERITAS CERTIFICATION MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MARCAS DE CONFORMIDADE DE PRODUTO

BUREAU VERITAS CERTIFICATION MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MARCAS DE CONFORMIDADE DE PRODUTO BUREAU VERITAS CERTIFICATION MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MARCAS DE CONFORMIDADE DE PRODUTO Versão 4 Agosto de 2014 INDICE 1 Introdução 2 Utilização das Marcas de Conformidade no Produto 3 Utilização das Marcas

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTO CONDIÇÕES PARTICULARES

REGULAMENTO GERAL DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTO CONDIÇÕES PARTICULARES REGULAMENTO GERAL DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTO CONDIÇÕES PARTICULARES Modo Modo Produção Produção Integrado Biológico ÍNDICE 1. PREÂMBULO... 3 2. ÂMBITO... 3 3. ALTERAÇÕES... 3 4. DEFINIÇÕES E REFERÊNCIAS...

Leia mais

Critério do Comércio Justo para. Ervas e Chás de Ervas & Especiarias. Organizações de Pequenos Produtores e comerciantes

Critério do Comércio Justo para. Ervas e Chás de Ervas & Especiarias. Organizações de Pequenos Produtores e comerciantes Critério do Comércio Justo para Ervas e Chás de Ervas & Especiarias de Organizações de Pequenos Produtores e comerciantes Tambem aplicável a Trabalho Contratado (incluvido aqueles com rotação de culturas)

Leia mais

Ecert - Portal do Cliente. Guia rápido de início

Ecert - Portal do Cliente. Guia rápido de início Ecert - Portal do Cliente Guia rápido de início Glossary Não Conformidade (NC): Durante uma auditoria o auditor verifica a conformidade com os requerimentos do estândar com base na lista de verificação

Leia mais

A Certificação da Cadeia de Responsabilidade. Raquel Sanmartín Lisboa 30.Mar.12

A Certificação da Cadeia de Responsabilidade. Raquel Sanmartín Lisboa 30.Mar.12 A Certificação da Cadeia de Responsabilidade Agenda A Certificação da Cadeia de Responsabilidade Esquemas de Certificação: PEFC e FSC Estatísticas Mundiais e Nacionais Requisitos da CdR aplicáveis ao Sector

Leia mais

Critérios Comerciais Genéricos de Comércio Justo

Critérios Comerciais Genéricos de Comércio Justo Critérios Comerciais Genéricos de Comércio Justo Versão: 01.05.2011 Substitui as versões anteriores a: 15.08.2009 Data esperada para a próxima revisão: 2016 Contato para comentários: standards@fairtrade.net

Leia mais

Política de garantia de vagas de práticas clínicas e outros estágios de alunos

Política de garantia de vagas de práticas clínicas e outros estágios de alunos Política de garantia de vagas de práticas clínicas e outros estágios de alunos Política nº Função Autores Responsável pela política ETC.06 Ética e conformidade Mark Snyderman Mark Snyderman Data de aprovação

Leia mais

Organização da Aula. Auditoria em Certificação Ambiental. Aula 6. Certificação. Contextualização. Instrumentalização

Organização da Aula. Auditoria em Certificação Ambiental. Aula 6. Certificação. Contextualização. Instrumentalização Auditoria em Certificação Ambiental Aula 6 Organização da Aula Auditoria de certificação florestal FSC Prof. Luiz Antonio Forte Certificação Contextualização A maioria das empresas e organizações que buscam

Leia mais

Etapa 6 - Elaboração da documentação da qualidade

Etapa 6 - Elaboração da documentação da qualidade Módulo 3 Etapa 6 Elaboração dos documentos do sistema de gestão da qualidade, Etapa 7 Implementação dos requisitos planejados, Etapa 8 Palestras de sensibilização em relação à gestão da qualidade e outros

Leia mais

Alteração de nome de operador de registro Como enviar uma solicitação

Alteração de nome de operador de registro Como enviar uma solicitação Alteração de nome de operador de registro Como enviar uma solicitação Versão 1.0 Dezembro 2015 Índice I. INTRODUÇÃO 3 II. INSTRUÇÕES 4 ETAPA 1 -- DEVO ENVIAR UMA SOLICITAÇÃO DE ALTERAÇÃO DE NOME DE OPERADOR

Leia mais

Código de Fornecedor Olam (CFO) Última atualização do documento abril de Código do fornecedor da Olam Abril de

Código de Fornecedor Olam (CFO) Última atualização do documento abril de Código do fornecedor da Olam Abril de Código de Fornecedor Olam (CFO) Última atualização do documento abril de 2018 Código do fornecedor da Olam Abril de 2018 1 Índice Apresentação 3 Princípios do código do fornecedor 4 Declaração do fornecedor

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTO, PROCESSO E SERVIÇO CONDIÇÕES PARTICULARES. Modo Produção Biológico CONTROLO DA PRODUÇÃO DE BETÃO

REGULAMENTO GERAL DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTO, PROCESSO E SERVIÇO CONDIÇÕES PARTICULARES. Modo Produção Biológico CONTROLO DA PRODUÇÃO DE BETÃO REGULAMENTO GERAL DE CERTIFICAÇÃO CONDIÇÕES PARTICULARES DE PRODUTO, PROCESSO E SERVIÇO Modo Produção Biológico CONDIÇÕES PARTICULARES CONTROLO DA PRODUÇÃO DE BETÃO ÍNDICE 1. PREÂMBULO... 3 2. ÂMBITO...

Leia mais

Programa de Certificação de Produtos. Requisitos Gerais

Programa de Certificação de Produtos. Requisitos Gerais 1/9 Programa de Certificação de Produtos Requisitos Gerais 2/9 Programa de Certificação de Produtos 1. Geral 1.1 É considerada elegível à obtenção de um produto certificado, toda e qualquer empresa que

Leia mais

Gestão de Segurança da Informação. Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006. Curso e- Learning Sistema de

Gestão de Segurança da Informação. Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006. Curso e- Learning Sistema de Curso e- Learning Sistema de Gestão de Segurança da Informação Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste

Leia mais

CHECKLIST DE AUDITORIA INTERNA ISO 9001:2008

CHECKLIST DE AUDITORIA INTERNA ISO 9001:2008 4 Sistema de gestão da qualidade 4.1 Requisitos gerais A CICON CONSTRUTORA E INCORPORADORA: Determina, documenta, implementa e mantêm um sistema de gestão da qualidade para melhorar continuamente a sua

Leia mais

A Certificação da Cadeia de Responsabilidade

A Certificação da Cadeia de Responsabilidade A Certificação da Cadeia de Responsabilidade Agenda A Certificação da Cadeia de Responsabilidade: Objetivos e Vantagens Esquemas de Certificação: PEFC e FSC Estatísticas Mundiais e Nacionais Requisitos

Leia mais

Como elaborar um MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (1ª PARTE)

Como elaborar um MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (1ª PARTE) Como elaborar um MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (1ª PARTE) Introdução Deve retratar a política da empresa; produção de alimento seguro; empresas terceirizadas; Deve retratar a política da empresa

Leia mais

Critérios de Comércio Justo

Critérios de Comércio Justo FAIRTRADE LABELLING ORGANIZATIONS INTERNATIONAL Critérios de Comércio Justo para SUCOS DE FRUTAS DE Organizações de Pequenos Produtores Versão Atual: 02.12.2008 Substitui as versões anteriores de: 22.01.2008

Leia mais

Dias de Discussão Geral

Dias de Discussão Geral Dias de Discussão Geral pelo Comité dos Direitos da Criança da ONU Informação para Crianças Defensoras de Direitos Humanos O QUE SÃO OS DIAS DE DISCUSSÃO GERAL? Embora não seja mencionada na Convenção

Leia mais

IATF - International Automotive Task Force IATF 16949:2016 Interpretações Sancionadas

IATF - International Automotive Task Force IATF 16949:2016 Interpretações Sancionadas :2016 Interpretações Sancionadas A 1 a edição da foi publicada em outubro de 2016 e entrou em vigor em 1º de janeiro de 2017. As seguintes Interpretações Sancionadas foram determinadas e aprovadas pela

Leia mais

RAD1504-Gestão da Qualidade. Modelos Normatizados: ISO 9000; ISO Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande Prof. Dr.

RAD1504-Gestão da Qualidade. Modelos Normatizados: ISO 9000; ISO Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande Prof. Dr. RAD1504-Gestão da Qualidade Modelos Normatizados: ISO 9000; ISO 14000 Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande Prof. Dr. Erasmo José Gomes Econômica Modelo de negócio sustentável Social Ambiental Triple Bottom

Leia mais

CADERNO SISTEMAS PARTICIPATIVOS DE GARANTIA (SPG)

CADERNO SISTEMAS PARTICIPATIVOS DE GARANTIA (SPG) CADERNO SISTEMAS PARTICIPATIVOS DE GARANTIA (SPG) MAIO/2016 1 ÍNDICE I APRESENTAÇÃO...03 II MECANISMOS DE CONTROLE DA QUALIDADE ORGÂNICA...04 III SISTEMAS PARTICIPATIVOS DE GARANTIA (SPG)...09 IV O SISTEMA

Leia mais

PROJETOS DE AUDITORIA DE TI

PROJETOS DE AUDITORIA DE TI PROJETOS DE AUDITORIA DE TI Elaborado pelo professor André Campos Uma visão mais ampla sobre segurança da informação poderá ser obtida no livro Sistema de Segurança da Informação Controlando os riscos,

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÃO UTZ PRÊMIO UTZ

GUIA DE ORIENTAÇÃO UTZ PRÊMIO UTZ GUIA DE ORIENTAÇÃO UTZ PRÊMIO UTZ Versão 1.1, Agosto de 2017 Orientações referentes ao prêmio, conforme requeridas no Código Núcleo UTZ para certificação grupo e multi-grupo (versão 1.1). Esse documento

Leia mais

Certificação ISO

Certificação ISO Sistema de Gestão Ambiental SGA Certificação ISO 14.000 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento das Boas Práticas, das Normas e da Legislação

Leia mais

POLÍTICA DE CADEIA DE CUSTÓDIA

POLÍTICA DE CADEIA DE CUSTÓDIA POLÍTICA DE CADEIA DE CUSTÓDIA Março 2014 Rede de Agricultura Sustentável & Rainforest Alliance, 2012-2014. Sustainable Agriculture Network (SAN): Conservación y Desarrollo, Ecuador Fundación Interamericana

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇÃO

LISTA DE VERIFICAÇÃO LISTA DE VERIFICAÇÃO Tipo de Auditoria: AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados Data Realização: Responsável: Norma de Referência: NBR ISO 9001:2008 Auditores: 4 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

Leia mais

CERT Certification SOP 29 pt. Certificação. Procedimento Operacional Padrão. Válido a partir de: 18/12/2014 Distribuição: Pública

CERT Certification SOP 29 pt. Certificação. Procedimento Operacional Padrão. Válido a partir de: 18/12/2014 Distribuição: Pública 29 pt Certificação Procedimento Operacional Padrão Válido a partir de: 18/12/2014 Distribuição: Pública Índice 1. Propósito deste documento... 4 2. Área de candidatura... 4 3. Sistema de certificação...

Leia mais

Orientação para Determinar o Escopo sob a Norma de Pesca de Captura

Orientação para Determinar o Escopo sob a Norma de Pesca de Captura Fair Trade USA Versão 1.1.0 A. Introdução A Norma de Pesca de Captura da Fair Trade USA (Capture Fisheries Standard, CFS) abrange diversos grupos de pescadores e instalações de processamento sob um conjunto

Leia mais

Módulo Contexto da organização 5. Liderança 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade 7. Suporte

Módulo Contexto da organização 5. Liderança 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade 7. Suporte Módulo 3 4. Contexto da organização 5. Liderança 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade 7. Suporte Sistemas de gestão da qualidade Requisitos 4 Contexto da organização 4.1 Entendendo a organização

Leia mais

Critério do Comércio Justo para. Frutas Preparadas e Conservadas. Trabalho Contratado e comerciantes

Critério do Comércio Justo para. Frutas Preparadas e Conservadas. Trabalho Contratado e comerciantes Critério do Comércio Justo para Frutas Preparadas e Conservadas de Trabalho Contratado e comerciantes Versão atual: 01.05.2011_v1.4 Data esperada para a próxima revisão: 2016 Envie seus comentários e perguntas

Leia mais

Construction and Civil Work Management

Construction and Civil Work Management STANDARD LME-12:001901 Upt Rev A Índice 1 Introdução... 3 2 Definições... 3 3 Requisitos... 4 3.1 Gerais... 4 3.2 Responsabilidades... 4 3.3 Plano de Segurança de OHS... 5 3.4 Início da Fase de Construção...

Leia mais

Certificação. Procedimento Operacional Padrão. Válido a partir de: Distribuição: Pública

Certificação. Procedimento Operacional Padrão. Válido a partir de: Distribuição: Pública Procedimento Operacional Padrão Válido a partir de: 18.02.2014 Distribuição: Pública Índice 1. Propósito deste documento... 4 2. Área de candidatura... 4 3. Sistema de certificação... 4 3.1 Critérios de

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PÚBLICA

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PÚBLICA POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PÚBLICA ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. DIRETRIZES... 3 3.1. TREINAMENTO E CONSCIENTIZAÇÃO... 3 3.2. COOPERAÇÃO ENTRE ORGANIZAÇÕES... 3 3.3. CONDUTAS

Leia mais

REGULAMENTO DA AUDITORIA INTERNA CORPORATIVA

REGULAMENTO DA AUDITORIA INTERNA CORPORATIVA REGULAMENTO DA AUDITORIA INTERNA CORPORATIVA 15/05/2018 1. Definição da atividade de auditoria A Auditoria Interna da TOTVS é uma atividade independente e objetiva que presta serviços de avaliação e de

Leia mais

Módulo 3 Identificação dos requisitos do PPAP e reconhecimento de suas aplicações práticas (Seções 3, 4, 5 e 6 do Manual da 4ª. edição).

Módulo 3 Identificação dos requisitos do PPAP e reconhecimento de suas aplicações práticas (Seções 3, 4, 5 e 6 do Manual da 4ª. edição). Módulo 3 Identificação dos requisitos do PPAP e reconhecimento de suas aplicações práticas (eções 3, 4, 5 e 6 do Manual da 4ª. edição). Conteúdo deste módulo eção 3 - Notificação ao cliente e requisitos

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE RESPONSÁVEIS TÉCNICOS E AUDITORES DA PRODUÇÃO INTEGRADA DE FRUTAS. Campinas, 08 de novembro de 2011

CURSO DE FORMAÇÃO DE RESPONSÁVEIS TÉCNICOS E AUDITORES DA PRODUÇÃO INTEGRADA DE FRUTAS. Campinas, 08 de novembro de 2011 CURSO DE FORMAÇÃO DE RESPONSÁVEIS TÉCNICOS E AUDITORES DA PRODUÇÃO INTEGRADA DE FRUTAS Campinas, 08 de novembro de 2011 Avaliação da Conformidade Nívea Maria Vicentini, DSc. Pesquisadora Embrapa Gado de

Leia mais

POLÍTICA AMBIENTAL CTM - FARMANGUINHOS POLÍTICA AMBIENTAL

POLÍTICA AMBIENTAL CTM - FARMANGUINHOS POLÍTICA AMBIENTAL Identificação: DSMS 06 POLÍTICA AMBIENTAL CTM - FARMANGUINHOS Aprovação: 04/05/2013 POLÍTICA AMBIENTAL Política Ambiental do Instituto de Tecnologia em Fármacos, unidade de Jacarepaguá, onde são fabricados

Leia mais

Auditoria Trabalhos Especiais Principais Aspectos de Aplicação Prática. Cristiano Seguecio 21/10/2015

Auditoria Trabalhos Especiais Principais Aspectos de Aplicação Prática. Cristiano Seguecio 21/10/2015 Auditoria Trabalhos Especiais Principais Aspectos de Aplicação Prática Cristiano Seguecio 21/10/2015 Agenda Introdução NBC TA 800 - Alcance, objetivos, requisitos, relatórios e exemplos NBC TA 805 - Alcance,

Leia mais