NORMALIZAÇÃO DE TRABALHO ACADÊMICO: APRESENTAÇÃO. Elaborado pela Biblioteca da Escola de Arquitetura da UFMG junho/2021
|
|
- Marina Ferrão
- 13 Há dias
- Visualizações:
Transcrição
1 NORMALIZAÇÃO DE TRABALHO ACADÊMICO: APRESENTAÇÃO Elaborado pela Biblioteca da Escola de Arquitetura da UFMG junho/2021
2 ESTRUTURA DOS TRABALHOS ACADÊMICOS Os trabalhos acadêmicos são compostos das seguintes partes: Elementos Pré-textuais Elementos Textuais Elementos Pós-textuais
3
4 ESTRUTURA DOS TRABALHOS ACADÊMICOS Elementos pré-textuais CAPA FOLHA DE ROSTO FICHA CATALOGRÁFICA (no verso da folha de rosto) FOLHA DE APROVAÇÃO CITAÇÃO DA CAPES ERRATA DEDICATÓRIA AGRADECIMENTOS EPÍGRAFE RESUMO na língua do texto RESUMO em língua estrangeira LISTAS SUMÁRIO Não exigida nos trabalhos de graduação Obrigatório para trabalhos em qualquer mídia, financiados (integral ou parcialmente) pela CAPES Não exigido nos trabalhos de graduação Não exigida nos trabalhos de graduação Nota: O QUE ESTÁ COM A COR VERDE É OBRIGATÓRIO
5 Os modelos de capa, modelos 1 e 2, são voltados tanto para os trabalhos de conclusão de curso da graduação como para os cursos de pós-graduação. As folhas de rosto terão informações específicas relativas ao curso.
6 AUTOR TÍTULO NOTAS TIPOGRÁFICAS
7 NOME DA INSTITUIÇÃO (UNIVERSIDADE E FACULDADE/ESCOLA) AUTOR TÍTULO NOTAS TIPOGRÁFICAS
8 FOLHA DE ROSTO (TRABALHO FINAL - CURSO DE ARQUITETURA) AUTOR TÍTULO NOTA ORIENTADOR NOTAS TIPOGRÁFICAS
9 FOLHA DE ROSTO (TRABALHO FINAL - CURSO DE DESIGN) AUTOR TÍTULO NOTA ORIENTADOR NOTAS TIPOGRÁFICAS
10 FOLHA DE ROSTO (ESPECIALIZAÇÃO EM SUSTENTABILIDADE EM CIDADES EDIFICAÇÕES E PRODUTOS) AUTOR TÍTULO NOTA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ORIENTADOR NOTAS TIPOGRÁFICAS
11 FOLHA DE ROSTO (MESTRADO - ARQUITETURA E URBANISMO) AUTOR TÍTULO SUBTÍTULO (SE HOUVER) NOTA DE DISSERTAÇÃO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ORIENTADOR NOTAS TIPOGRÁFICAS
12 FOLHA DE ROSTO (MESTRADO - AMBIENTE CONSTRUÍDO E PATRIMÔNIO SUSTENTÁVEL) AUTOR TÍTULO SUBTÍTULO (SE HOUVER) NOTA DE DISSERTAÇÃO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ORIENTADOR NOTAS TIPOGRÁFICAS
13 FOLHA DE ROSTO (DOUTORADO - ARQUITETURA E URBANISMO) AUTOR TÍTULO NOTA DE TESE ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ORIENTADOR NOTAS TIPOGRÁFICAS
14 FOLHA DE ROSTO (DOUTORADO - AMBIENTE CONSTRUÍDO E PATRIMÔNIO SUSTENTÁVEL) AUTOR TÍTULO SUBTÍTULO (SE HOUVER) NOTA DE TESE ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ORIENTADOR NOTAS TIPOGRÁFICAS
15 APRESENTAÇÃO DA LOMBADA
16 FICHA CATALOGRÁFICA Ver orientação sobre a confecção da ficha catalográfica no site da Biblioteca: Deverá ser impressa no verso da folha de rosto. Não é contada na paginação.
17 É inserida após a defesa do trabalho. É contada na paginação.
18
19 DEDICATÓRIA
20 AGRADECIMENTOS
21 EPÍGRAFE
22 Elementos Pré-textuais RESUMO É a apresentação das idéias principais do trabalho. Limita-se a um único parágrafo. Deve conter no mínimo 150 e no máximo 500 palavras. O título RESUMO deve estar centralizado. O mesmo é válido para o ABSTRACT que é o resumo em língua inglesa. As palavras-chave são obrigatórias no trabalho acadêmico. Tem a inicial maiúscula e são separadas por ponto.
23 PALAVRAS-CHAVE RESUMO
24 PALAVRAS-CHAVE ABSTRACT
25 LISTAS MODELO: LISTA DE ILUSTRAÇÕES - ÚNICA
26 LISTAS OUTRO MODELO: LISTA DE ILUSTRAÇÕES ESPECÍFICA Conforme a quantidade, pode-se abrir uma lista para cada tipo de ilustração: lista de figuras (desenhos, fluxogramas, fotografias, mapas e outros); lista de tabelas; lista de quadros; lista de gráficos.
27 EXEMPLO MODELO DE LISTA DE ILUSTRAÇÕES - ESPECÍFICA
28 Lista de abreviaturas e siglas Se o trabalho apresentar mais de cinco siglas, deverá ser feita uma lista de abreviaturas e siglas onde serão colocadas as siglas em ordem alfabética.. Lista de símbolos Caso o trabalho contenha sinais convencionados, fórmulas, etc. deverá ser elaborada uma lista relacionando-os com o seu respectivo significado. Não é muito comum na área de Arquitetura.
29 LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
30 SUMÁRIO Deve refletir rigorosamente o conteúdo do trabalho. Os títulos e subtítulos (se existirem) das seções e subseções devem ser grafados na forma idêntica à que é apresentada no decorrer do trabalho. Deve indicar a numeração dos capítulos (seções) e suas divisões (sub-seções) e sua respectiva paginação (página inicial). Não se deve incluir Elementos Pré-textuais. ex.: Listas no SUMÁRIO.
31 SUMÁRIO SEÇÃO SUBSEÇÃO SUBSEÇÃO
32 ESTRUTURA DOS TRABALHOS ACADÊMICOS Elementos textuais São o corpo do trabalho propriamente dito. Dividem-se em: INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS
33 Elementos Textuais INTRODUÇÃO Deve ser numerada, sem hífen, ponto ou qualquer outro caractere após o número. A numeração das páginas do trabalho é visualizada a partir da primeira página da INTRODUÇÃO.
34 INTRODUÇÃO
35 Elementos Textuais DESENVOLVIMENTO São SEÇÕES (capítulos do trabalho) numeradas (sem hífen ou ponto após o número) em continuidade a INTRODUÇÃO. SEÇÕES e Subseções devem estar alinhadas à esquerda, na mesma tabulação.
36 DESENVOLVIMENTO SEÇÃO SUBSEÇÃO SUBSEÇÃO
37 Elementos Textuais CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS É a síntese final do trabalho. Deve também ser numerada. Não contém Subseções.
38 CONCLUSÃO
39 INFORMAÇÃO IMPORTANTE Sigla inserida no texto Quando a sigla aparece inserida no texto: - a primeira vez que aparecer deverá ter o seu significado escrito integralmente, seguido da sigla entre parêntesis. Nas outras vezes em que aparecer, menciona-se apenas a sigla. Ex.: Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (URBEL) - nas outras vezes em que aparecer, menciona-se apenas a sigla fora dos parêntesis: Ex.: É de responsabilidade da URBEL o mapeamento da região.
40 ESTRUTURA DOS TRABALHOS ACADÊMICOS Elementos Pós-textuais São os elementos que vem após o texto do trabalho. São eles: REFERÊNCIAS, APÊNDICES e ANEXOS. Os títulos dos elementos pós-textuais não são numerados e devem ser centralizados.
41 Elementos Pós-textuais REFERÊNCIAS Devem figurar em ordem alfabética, independentemente da tipologia (ex. livro, artigo de periódico, site, etc.). Usa-se espaçamento simples entre suas linhas e um enter entre uma e outra referência. Não há recuo em suas linhas.
42 REFERÊNCIAS
43 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS APÊNDICE(S) e ANEXO(S) Por ser material complementar ao texto, devem ser incluídos quando forem absolutamente necessários à compreensão do mesmo. Quando existirem, devem figurar no SUMÁRIO e com a devida paginação. Havendo mais de um Apêndice ou Anexo, deverão ser designados por letras. Apêndice constitui-se de material elaborado pelo próprio autor do trabalho. Anexo é documento de autoria de outros.
44 APÊNDICE
45 ANEXO
46 ESTRUTURA DOS TRABALHOS ACADÊMICOS ILUSTRAÇÕES São consideradas ilustrações: mapas, fotografias, desenhos, fluxograma, organograma entre outros. Também são ilustrações, embora com características próprias, os gráficos, as tabelas e os quadros. As ilustrações devem localizar-se tão perto quanto possível do lugar onde são mencionadas. Abaixo da ilustração, palavra Fonte deve figurar com apenas a inicial maiúscula e fonte menor que a do corpo do texto.
47 FIGURAS No texto, o termo figura pode ser mencionado das seguintes formas: - minúsculo sem parêntesis; Ex.: A figura 6 mostra os detalhes do retábulo. - maiúsculo com parêntesis; Ex.: [...] como podem ser vistos os detalhes do retábulo (FIGURA 6).
48 FIGURA Acima da figura, coloca-se a palavra Figura seguida do seu número correspondente e do título:
49 FIGURA
50 FIGURA
51 TABELAS No texto, o termo tabela pode ser mencionado das seguintes formas: - minúsculo sem parêntesis; Ex.: [...] como mostra a tabela 1. - maiúsculo com parêntesis; Ex.: [...] como é mostrada a relação entre infra-estrutura predial existente e o potencial de instalações (TABELA 1).
52 TABELAS As tabelas não têm fechamento lateral. Deverão ser feitas contendo apenas as linhas superior e inferior, em negrito, aceitando-se, no máximo, uma outra linha abaixo da superior para se fazer um cabeçalho.
53 TABELA Acima da tabela, coloca-se a palavra Tabela seguida do seu número correspondente e o título:
54 TABELA A utilização de cores e sombreamento em tabelas e quadros é uma possibilidade para permitir ao leitor uma melhor visualização do conteúdo da ilustração.
55 QUADROS Os quadros assim como as tabelas não têm fechamento lateral. Deverão ser feitos contendo apenas as linhas superior e inferior, em negrito, aceitando-se, no máximo, uma outra linha abaixo da superior para se fazer um cabeçalho.
56 QUADROS No texto, o termo quadro pode ser mencionado das seguintes formas: - minúsculo sem parêntesis; Ex.: [...] como é mostrado no quadro 3. - maiúsculo com parêntesis; Ex.: [...] são relacionadas as diferenças entre os elementos formais e os elementos informais da comunicação da informação (QUADRO 3).
57 QUADRO Acima do quadro, coloca-se a palavra quadro seguida do seu número correspondente e o título:
58 QUADRO
59 QUADRO A utilização de cores e sombreamento em tabelas e quadros é uma possibilidade para permitir ao leitor uma melhor visualização do conteúdo da ilustração.
60 QUADRO QUE COMEÇA EM UMA FOLHA E TERMINA NA OUTRA (VÁLIDO TAMBÉM PARA TABELAS)
61 GRÁFICO No texto, o termo gráfico pode ser mencionado das seguintes formas: - minúsculo sem parêntesis; Ex.: No gráfico 1 é mostrado o crescimento populacional. - maiúsculo com parêntesis; Ex.: [...] como é aferida a variação do crescimento (GRÁFICO 1).
62 GRÁFICO Acima do gráfico, coloca-se a palavra gráfico seguida do seu número correspondente e o título:
63 GRÁFICO
64 Observação em relação à fonte de ilustrações: Será utilizada a expressão Elaborado pelo autor ou Do autor seguida pela data: no caso do autor criar integralmente uma ilustração com base nos dados da sua pesquisa. Após escolhida a expressão Elaborada pelo autor ou Do autor, utilizá-la em todo o trabalho como forma de padronização.
65 Observação em relação à fonte de ilustrações: Será utilizada a expressão Elaborado pelo autor com base em... seguida pela data: no caso do autor criar integralmente uma ilustração com base nos dados de uma outra fonte. Utilizando-se o livro abaixo, criou-se o quadro acima: ARREGUY, Cintia Aparecida Chagas; RIBEIRO, Raphael Rajão (coord.). Histórias de bairros [de] Belo Horizonte. Belo Horizonte: Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, v. 7: Regional Nordeste.
66 Será utilizada a expressão Adaptado pelo autor seguida pela data: no caso de se fazer alguma intervenção (textual ou destaque) em uma ilustração de um autor específico. EXEMPLO 1: Observação em relação à fonte de ilustrações:
67 Observação em relação à fonte de ilustrações: Será utilizada a expressão Adaptado pelo autor seguida pela data: no caso de se fazer alguma intervenção (textual ou destaque) em uma ilustração de um autor específico. EXEMPLO 2:
68 Observação em relação à fonte de ilustrações: Será utilizada a expressão Adaptado pelo autor seguida pela data: no caso de se fazer alguma intervenção (textual ou destaque) em uma ilustração de um autor específico. EXEMPLO 3:
69 Observação em relação à fonte de ilustrações: Será utilizada a expressão Adaptado pelo autor seguida pela data: o exemplo abaixo mostra que o autor utilizou mais de uma fonte de informação para compor a ilustração; a ilustração do mapa foi retirado do Google Maps e a intervenção (estrela) inserida no mapa, refere-se à informação obtida na Prefeitura de Contagem.
70 INFORMAÇÃO IMPORTANTE Cada tipo de ilustração terá a sua seqüência numérica própria no decorrer do trabalho: Figura 1 Figura 2 Tabela 1 Tabela 2 Quadro 1 Quadro 2 Gráfico 1 Gráfico 2 Após as palavras Figura, Gráfico, Tabela e Quadro (que ficam situados acima da ilustração), não se pontua o título da ilustração. Somente após os dados da Fonte aparecerá o ponto final. Figura 1 Visão aérea da cidade de Belo Horizonte SEM PONTO Fonte: PAIVA, 1997, p. 28. COM PONTO
71 Formato APRESENTAÇÃO GRÁFICA Papel branco, formato A4. Fonte: 12 para o texto e tamanho menor (geralmente 10) para citações de mais de 3 linhas, notas de rodapé e legenda das ilustrações. Citações longas: recuo de 4 cm da margem esquerda. Margens: esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm. Obs.: O papel reciclado também é aceito pela norma.
72 APRESENTAÇÃO GRÁFICA Os destaques, supressões e comentários no texto são indicados do seguinte modo: - supressões: [...] - acréscimos ou comentários: [ ] - ênfase ou destaque: grifo ou negrito ou itálico.
73 Espaçamentos APRESENTAÇÃO GRÁFICA Digitação do texto: 1,5 entrelinha. Os títulos das seções primárias devem começar em página ímpar (anverso da folha), na parte superior da página. Espaçamento duplo ou 1½ entre o título e as seções (primárias, secundárias, etc.) e entre as seções (secundárias). Parágrafos - duas opções se apresentam: tradicional - iniciando a 2 cm da margem esquerda; ou moderno - com o texto todo alinhado à margem esquerda e um espaçamento de 1½ entre um e outro parágrafo.
74 APRESENTAÇÃO GRÁFICA Paginação As páginas são contadas a partir da folha de rosto e numeradas a partir da INTRODUÇÃO. A numeração é feita em algarismos arábicos.
75 NOTA DE RODAPÉ Tem a finalidade de prestar esclarecimentos complementares das informações do texto. Essa nota de rodapé é utilizada para não quebrar a sequência lógica da leitura. Podem ser: Notas explicativas: referem-se a comentários e/ou observações pessoais do autor. Notas de referências: são em geral utilizadas para indicar fontes bibliográficas, permitindo comprovação ou ampliação de conhecimento do leitor.
76 NOTA DE RODAPÉ NOTA EXPLICATIVA
77 NOTA DE RODAPÉ NOTA EXPLICATIVA
78 NOTA DE RODAPÉ NOTA DE REFERÊNCIA
79 NOTA DE RODAPÉ NOTA DE REFERÊNCIA
80 DOCUMENTOS CONSULTADOS: ASSOCIACÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, ASSOCIACÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: citações em documentos : apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, ASSOCIACÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, FRANÇA, Júnia Lessa; VASCONCELLOS, Ana Cristina de. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 8. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Ed. UFMG, (Aprender). A maior parte das figuras, tabelas, quadros e gráficos utilizados neste tutorial foram retiradas de trabalhos que foram entregues à Biblioteca da Escola de Arquitetura sendo que algumas delas foram adaptadas, e outras foram elaboradas pelos bibliotecários. Todas foram utilizadas como fim de ilustração.
81 Quaisquer dúvidas, procurar a Biblioteca:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CULTURA E SOCIEDADE - PGCULT MESTRADO INTERDISCIPLINAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CULTURA E SOCIEDADE - PGCULT MESTRADO INTERDISCIPLINAR NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS QUALIFICAÇÃO E DISSERTAÇÃO
REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho.
REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho. PAPEL MARGENS FONTE TEXTO TÍTULO DAS SEÇÕES TÍTULO DAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA BIBLIOTECA PROF. ANTÔNIO TAVARES QUINTAS MANUAL DE NORMAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS
0 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA BIBLIOTECA PROF. ANTÔNIO TAVARES QUINTAS MANUAL DE NORMAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS Porto Alegre 2013 1 SUMÁRIO 1 ESTRUTURA... 2 2 ELEMENTOS
Redação Científica. Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos
Redação Científica Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos Informação e documentação Trabalhos acadêmicos Apresentação Terceira
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO O trabalho deve ser digitado e impresso em papel branco ou reciclado no formato A4. O texto pode ser digitado no anverso e verso das folhas,
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Orientação em normalização documentária APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Seção Técnica de Referência e Atendimento ao Usuário e Documentação bibl-refere@marilia.unesp.br Supervisão: Elizabete C. S.
FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ
FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE CAPA, FOLHA DE ROSTO, SUMÁRIO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PROFª Ma. CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES Araputanga, MT 2017 2
ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 15 CONSEPE, DE 21 DE MAIO DE NORMAS PARA REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 15 CONSEPE, DE 21 DE MAIO DE 2010. NORMAS PARA REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Trabalhos acadêmicos: trabalho de conclusão de curso (TCC), trabalho de graduação interdisciplinar
REGRAS GERAIS APRESENTAÇÃO Formato Margem Espacejamento Notas rodapé Indicativos seção ABNT NBR 6024 Paginação
ANEXO 01 REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO Formato O texto deverá ser apresentado em papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm), digitado no anverso das folhas, com exceção da folha de rosto cujo verso deverá
Normalizaçã. ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT)
Seção Técnica de Referência e Atendimento ao Usuário e Documentação STRAUD bibl-refere@marilia.unesp.br Normalizaçã ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT) Marília 2017 NBR 14724:2011 Apresentação de trabalhos
21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2
21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2 O Trabalho Final de Curso (TFC) caracteriza-se pela unicidade e delimitação do tema e pela profundidade do tratamento, e não por
Normas para redação e apresentação de Teses e Dissertações
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA - MINAS GERAIS ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº. 11-CONSEPE, DE 16 DE MAIO DE 2008. Normas para redação e apresentação de
NORMAS PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CÂMPUS JATAÍ CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA FLORESTAL NORMAS PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA 1. Formatação geral Os textos devem ser digitados em cor preta, podendo utilizar
NORMAS ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
NORMAS ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Gláucia Maria Saia Cristianini Biblioteca Prof. Achille Bassi Fontes: Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL BIBLIOTECA CENTRAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL BIBLIOTECA CENTRAL Treinamento Sobre Uso da NBR 14724 da ABNT : apresentação de trabalhos acadêmicos Maria Amazilia Penna de Moraes Ferlini Bibliotecária-Documentalista
NORMAS GERAIS PARA REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO OU TESE
NORMAS GERAIS PARA REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO OU TESE O PPGO admite que as dissertações e teses sejam apresentadas nas modalidades clássica, artigo ou mista. A modalidade clássica refere-se à estrutura de
Estrutura de Trabalho Acadêmico, Citações e Referências e Demais Normas Aceitas pela USP para Dissertações e Teses
Estrutura de Trabalho Acadêmico, Citações e Referências e Demais Normas Aceitas pela USP para Dissertações e Teses Elena Luzia Palloni Gonçalves Bibliotecária EESC/USP Diretrizes para Apresentação de Dissertações
Normas ABNT. 0 NBR ( ) Trabalhos acadêmicos Apresentação. 0 NBR (ago.2002) Citações em documentos
Normas ABNT 0 NBR 14724 (17.04.2011) Trabalhos acadêmicos Apresentação 0 NBR 10520 (ago.2002) Citações em documentos 0 NBR 6023(ago.2002) Referências - Elaboração Normas da USP 0 Diretrizes para apresentação
ILMA APARECIDA FLORIANO SERRANTE BIBLIOTECÁRIA - CRB /04
ILMA APARECIDA FLORIANO SERRANTE BIBLIOTECÁRIA - CRB-9 1451/04 GUIA DE NORMAS BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS E CAPA INSTITUCIONALIZADA - FAP APUCARANA 2006 1 APRESENTAÇÃO FORMAL 1.1
Normalização de Trabalhos Acadêmicos. Josiane Costa - Bibliotecária
Normalização de Trabalhos Acadêmicos Josiane Costa - Bibliotecária Porto Alegre, 2017 O que é ABNT? A Associação Brasileira de Normas técnicas é uma entidade criada na década de 40 com a missão de oferecer
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE RIO CLARO BIBLIOTECA. Trabalhos Acadêmicos. Segundo a ABNT/NBR 14724:2005
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE RIO CLARO BIBLIOTECA Trabalhos Acadêmicos Segundo a ABNT/NBR 14724:2005 Rio Claro- SP 2010 A estrutura de uma tese, dissertação ou trabalho acadêmico compreende:
INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO A5 BIBLIOTECA CENTRAL PROF. EURICO BACK
INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO A5 BIBLIOTECA CENTRAL PROF. EURICO BACK ESCOPO Especifica os princípios gerais para a elaboração de teses e dissertações, visando apresentação
Normalização de Trabalhos Acadêmicos (ABNT): orientações gerais
Seção Técnica de Referência e Atendimento ao Usuário e Documentação STRAUD bibl-refere@marilia.unesp.br Normalização de Trabalhos Acadêmicos (ABNT): orientações gerais Maria Elisa V. Pickler Nicolino,
SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE MANHUAÇU FACULDADE DO FUTURO
SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE MANHUAÇU FACULDADE DO FUTURO NORMAS TÉCNICAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Manhuaçu 2015 Elaboração Juliana dos Santos Paiva e Santos Fabio Fortes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE NÚCLEO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NUCI/CCSA/UFS CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE NÚCLEO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NUCI/CCSA/UFS CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO APRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO I e II EM BIBLIOTECONOMIA
MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA
Faculdade de Odontologia Biblioteca Malvina Vianna Rosa MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Este documento
MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES
MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES Porto Alegre 2012 2 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 INTRODUÇÃO... 4 3 ESTRUTURA... 5 3.1 Elementos Pré-Textuais... 6 3.2 Elementos Textuais... 13 3.3 Elementos
MESTRADO EM CIÊNCIAS MÉDICAS
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ UNIVERSIDADE DE FORTALEZA ENSINANDO E APRENDENDO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MÉDICAS MESTRADO EM CIÊNCIAS MÉDICAS MANUAL FORMATAÇÃO DA DISSERTAÇÃO Fortaleza Ceará 2017
Formatação de trabalhos acadêmicos. Segundo as normas da ABNT
Formatação de trabalhos acadêmicos Segundo as normas da ABNT ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT/CB-001 - Comitê Brasileiro de Mineração e Metalurgia ABNT/CB-005 - Comitê Brasileiro Automotivo
Pós-Graduação em Engenharia de Materiais - POSMAT
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Pós-Graduação em Engenharia de Materiais - POSMAT NORMAS DOS TRABALHOS ESCRITOS baseados na ABNT 14724, de17 de março de 2011. FORMATAÇÃO I. Deve-se
COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO
1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIAGRAMAÇÃO. Gesiane Rebouças
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIAGRAMAÇÃO Gesiane Rebouças gesianereboucas@gmail.com ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS MONOGRAFIA PARTE EXTERNA - Capa - Lombada*** PARTE INTERNA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
Orientação em Normalização Documentária. Apresentação de Trabalhos Acadêmicos
Orientação em Normalização Documentária Apresentação de Trabalhos Acadêmicos Maria Luzinete Euclides - Bibliotecária Marília - 2006 Apresentação de Trabalhos Acadêmicos NBR 14724/2005 Estabelece os princípios
TCC FORMATAÇÃO. Gesiane Rebouças
TCC FORMATAÇÃO Gesiane Rebouças gesianereboucas@gmail.com ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS MONOGRAFIA PARTE EXTERNA - Capa - Lombada*** PARTE INTERNA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS - Folha de rosto - Ficha catalográfica
BIOCIÊNCIA ANIMAL ORIENTAÇÕES GERAIS
BIOCIÊNCIA ANIMAL ORIENTAÇÕES GERAIS A Tese de doutorado, dissertação de mestrado ou exames de qualificação deverão seguir o mesmo modelo. O exemplar deve apresentar os seguintes itens: 1. Capa 2. Folha
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO AMAZÔNICO EM ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NOME DO AUTOR (FONTE 12 CAIXA ALTA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO AMAZÔNICO EM ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NOME DO AUTOR (FONTE 12 CAIXA ALTA) TÍTULO DO TRABALHO (FONTE 12 CAIXA ALTA - NEGRITO) Subtítulo
INTRUÇÕES PARA CONFECÇÃO DE DISSERTAÇÃO/TESE (NORMATIVAS ABNT NBRs)
INTRUÇÕES PARA CONFECÇÃO DE DISSERTAÇÃO/TESE (NORMATIVAS ABNT NBRs) MARGENS E FONTE Todo o trabalho deve ser escrito em fonte Arial tamanho 12, com espaçamento de 1,5 entre linhas, exceto onde haja instrução
INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEnG Nº 01/07
INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEnG Nº 01/07 Dispõe sobre normas complementares ao referencial metodológico da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT. A do Centro Universitário de Brusque Unifebe, no uso
Apresentação de citações em documentos. Numeração progressiva das seções de documento. Apresentação de trabalhos acadêmicos
ESTRUTURAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES DO MESTRADO EM SAÚDE E MEIO AMBIENTE Fevereiro/2013 O presente guia tem como objetivo fornecer orientações para a estruturação das dissertações e teses do Mestrado em Saúde
1 Apresentação gráfica Formato do papel: A4 (210 x 297mm); Margens: esquerda e superior: 3cm, direita e inferior: 2cm;
Breve orientação para formatação das 6 (seis) primeiras páginas de teses e dissertações, condição obrigatória para que os textos sejam divulgados pela Biblioteca Digital. Em caso de dúvida, consulte o
ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O trabalho científico deverá ser organizado de acordo com a estrutura abaixo, NBR 14724/2006: capa; folha de rosto; verso da folha de rosto (ficha catalográfica)
MANUAL DE APRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO I e II EM BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇA O/DCI/UFS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO MANUAL DE APRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO
INFORMÁTICA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES. Gabriel Soares de Vasconcelos
INFORMÁTICA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES Roteiro Redação de textos ABNT Editores de textos MS Word Configuração ABNT no MS Word Redação de textos Definição É todo ato normativo e toda comunicação através da
Elementos pré-textuais Antecedem o texto, trazendo informações que identificam o trabalho, na seqüência a seguir:
Regras para Exame de Qualificação - Mestrado e Doutorado Estrutura do trabalho acadêmico O trabalho acadêmico está estruturado em elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais. Alguns
GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (COM BASE NA ABNT-NBR e REGIMENTO GERAL DO PMBqBM)
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA Campus DE VITÓRIA DA CONQUISTA PROGRAMA MULTICÊNTRICO EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (COM BASE NA ABNT-NBR 14724
INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO
INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO A SER APRESENTADO COMO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PONTA GROSSA 2016 LUCIO MAURO BRAGA
Para apresentação de todos os trabalhos acadêmicos, adotamos as recomendações de padronização e formatação contidas na NBR (ABNT, 2005).
ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas Para apresentação de todos os trabalhos acadêmicos, adotamos as recomendações de padronização e formatação contidas na NBR 14724 (ABNT, 2005). 1. Papel A digitação
INTRODUÇÃO E NORMAS PARA APRESENTAÇÃO GRÁFICA
NORMAS TÉCNICAS DO TRABALHO ACADÊMICO INTRODUÇÃO E NORMAS PARA APRESENTAÇÃO GRÁFICA Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. http://www.mural-2.com O QUE É NORMALIZAÇÃO Atividade que estabelece, em relação a problemas
Manual para formatação de trabalhos
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Manual para formatação de trabalhos Passo Fundo, 2013. 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 2 2 ASPECTOS GERAIS SOBRE
NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO
NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Rosangela Alves de Oliveira * Nome do (s) autor (s) RESUMO Este trabalho estabelece as orientações para apresentação de um artigo científico. Todas as informações
Programa de Pós Graduação em Saúde e Sociedade. Manual normativo para elaboração de Dissertações
Manual normativo para elaboração de Dissertações Mossoró/RN, Julho de 2016 Normas para formatação de Dissertação PPGSS 2016 1. DEFINIÇÃO: Dissertação Conceitualmente, a dissertação corresponde ao documento
MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA
MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA Biblioteca Paulo Freire ABNT NBR 15287:2011 Informação e documentação Projeto de pesquisa Apresentação Jaguariúna SUMÁRIO 1. Introdução 1 2. Objetivo 2 3.
Margem superior 3 cm
Margem superior 3 cm Configuração da página: Papel A4 Tipo de Fonte: Times New Roman - TNR Tamanho da fonte: 12 (com algumas exceções) Elemento textual Espaçamento entre linhas 1,5 cm (com algumas exceções)
Comitê de Avaliação de Trabalhos de Conclusão de Cursos da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Taquaritinga/SP
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSOS (TCC) Comitê de Avaliação de Trabalhos de Conclusão
NORMAS PARA A ELABORAÇÃO E REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ENGENHARIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS NORMAS PARA A ELABORAÇÃO E REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
MANUAL DE TRABALHOS ACADÊMICOS
MANUAL DE TRABALHOS ACADÊMICOS Apresentação gráfica Segundo normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e atualizado com as alterações da NBR 14724/11 Trabalhos Acadêmicos.
Elementos que Antecedem o Texto
Elementos que Antecedem o Texto Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos de acordo com ABNT. Os elementos pré-textuais são os elementos que antecedem o trabalho científico. São constituídos pela
Elaboração de Trabalhos Acadêmicos
Universidade Estadual Paulista Campus de Rio Claro Biblioteca Elaboração de Trabalhos Acadêmicos Segundo ABNT/NBR 14724:2011 2012 Estrutura dos trabalhos acadêmicos Pré-textuais Textuais Pós-textuais Capa
NORMAS PARA PUBLICAR NA REVISTA ANAP BRASIL
NORMAS PARA PUBLICAR NA REVISTA ANAP BRASIL CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO Os artigos deverão ser encaminhados para Comissão Avaliadora da ANAP, através do e-mail anapbrasil@amigosdanatureza.org.br. A seleção
Técnicas de Pesquisa
Técnicas de Pesquisa Aula 04 Formatação (Normas ABNT) Katia A. G. de Azevedo Vanessa Rolnik Artioli 2º. Semestre 2012 Curso: Matemática Aplicada a Negócios Formatação ABNT NBR 14724 Princípios gerais para
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS III SIGA Ciência Simpósio Científico de Gestão Ambiental
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS III SIGA Ciência Simpósio Científico de Gestão Ambiental Para inscrever o resumo do trabalho, o(s) autor(es) deverá(ão) seguir as normas abaixo e enviar o arquivo juntamente
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
1 ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 Estrutura de apresentação 1.1 Pré-textuais Capa (obrigatório) Lombada (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Folha de aprovação
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIA ANIMAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - REGIONAL JATAÍ UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIA ANIMAL Guia para Redação Técnico-Científica
COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO
Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor
NORMA PARA APRESENTAÇÃO DA VERSÃO DEFINITIVA DA DISSERTAÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA DE PROJETO UEM/UEL
NORMA PARA APRESENTAÇÃO DA VERSÃO DEFINITIVA DA DISSERTAÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA DE PROJETO UEM/UEL 1. INTRODUÇÃO Este documento apresenta os requisitos obrigatórios para a apresentação
NORMAS PARA A ELABORAÇÃO E REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ENGENHARIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS NORMAS PARA A ELABORAÇÃO E REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
MANUAL DE FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
MANUAL DE FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Elaborado por: Carmen Torresan Atualizado por: Andreza A. de Oliveira MARINGÁ 2018 Bibliotecária / CRB9 n o 629 Mestre em Educação. Bibliotecária / CRB9 n o
NBR 14724:2011 INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - TRABALHOS ACADÊMICOS - APRESENTAÇÃO BIBLIOTECA CENTRAL PROF. EURICO BACK
NBR 14724:2011 INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - TRABALHOS ACADÊMICOS - APRESENTAÇÃO BIBLIOTECA CENTRAL PROF. EURICO BACK ESCOPO Especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses,
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DO PROGRAMA DE MESTRADO EM CIÊNCIA ANIMAL
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DO PROGRAMA DE MESTRADO EM CIÊNCIA ANIMAL. FORMATAÇÃO GERAL Papel A; Fonte Arial; Espaçamento entre linha de,5 cm; Margens: a) margem esquerda:,0 cm b) margem direita:,5
FUNDAÇÃO PEDRO LEOPOLDO
FUNDAÇÃO PEDRO LEOPOLDO MANUAL DE NORMALIZAÇÃO Trabalhos Acadêmicos (De acordo com as normas da ABNT) Pedro Leopoldo 2011 Catarina Capella Fabrício Veiga Costa Eloísa Helena Rodrigues Guimarães Letícia
DIRETRIZES PARA A APRESENTAÇÃO DO TGI Guia para consulta rápida. Escola de Engenharia
DIRETRIZES PARA A APRESENTAÇÃO DO TGI Guia para consulta rápida Escola de Engenharia Bibliografia Básica: UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Apresentação de Trabalhos Acadêmicos: guia para alunos da
METODOLOGIA DA PESQUISA II
METODOLOGIA DA PESQUISA II Professora Suzane Maranduba Pedro demo 1 RECOMENDAÇÕES 1- Não utilize o celular durante as aulas. 2- Utilize sempre o título e o nome para fazer colocações 3- Use sempre o crachá
ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO - TCC
ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO - TCC A estrutura de trabalhos acadêmicos (TCC) compreende: parte externa e parte interna. Com a finalidade de orientar os acadêmicos, a disposição de elementos é dada no
Sugestão de encaminhamento para elaboração de monografia. Referência: ABNT - NBR 14724:2005
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Sugestão de encaminhamento para elaboração de monografia Referência: ABNT - NBR 14724:2005 Trabalhos acadêmicos: dissertações,
ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO
ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO A estrutura de trabalhos de conclusão de curso, monografias, dissertações ou teses, de acordo com a NBR 14724, compreende: parte externa e parte interna. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
Pós-Graduação Ciências da Saúde da Universidade de Caxias do Sul. Summário
1 Pós-Graduação Ciências da Saúde da Universidade de Caxias do Sul Summário 1 Apresentação Física das Dissertações e Teses 2 1.1 Tamanho do Papel 2 2 Fonte 2 3 Numeração Progressiva 3 4 Espaçamento, Parágrafos
PREPARAÇÃO DE ORIGINAIS
UTF Editora EPARAÇÃO DE ORIGINAIS Para a submissão, o original deve estar pronto e completo. Não serão admitidos acréscimos ou supressões ao texto. Todos os originais devem ser acompanhados do Formulário
FORMULÁRIO ÚNICO DE PROJETO I - IDENTIFICAÇÃO PARTE ADMINISTRATIVA
FORMULÁRIO ÚNICO DE PROJETO I - IDENTIFICAÇÃO PARTE ADMINISTRATIVA 1 TÍTULO 2 VIGÊNCIA: (o prazo máximo apresentado inicialmente para a execução do projeto é 24 meses) Início (mês/ano): Término Previsto
NORMAS PARA FORMATAR TEXTOS ACADÊMICOS
NORMAS PARA FORMATAR TEXTOS ACADÊMICOS Texto organizado a partir das normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) AUTORAS: Emilce Maria Diniz e Luciana Cristina de Souza REVISÃO:
apresentação dos Trabalhos de Conclusão (Dissertação/Tese) Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas
Faculdade de Ciências Farmacêuticas UNESP, Araraquara Normas para apresentação dos Trabalhos de Conclusão (Dissertação/Tese) Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas Rosemeire Cristina Linhari
CAPA (elemento obrigatório) Deve conter dados que identifiquem a obra (nome da instituição, autor, título, local, ano).
ESTRUTURA DO PROJETO DE TCC O trabalho científico deverá ser organizado de acordo com a estrutura abaixo, NBR 14724/2006: capa; folha de rosto; verso da folha de rosto (ficha catalográfica) folha de aprovação
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO Normas de elaboração de dissertação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia da Universidade do Estado do Pará.
NORMAS PARA FORMATAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Faculdades Milton Campos (FMC) NORMAS PARA FORMATAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Texto organizado a partir das normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) AUTORAS: Emilce Maria
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO DISSERTAÇÃO: NORMAS E REGULAMENTAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO DISSERTAÇÃO: NORMAS E REGULAMENTAÇÃO JOÃO PESSOA PB 2011 APRESENTAÇÃO Este manual foi criado
Roteiro com Orientações para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso
Roteiro com Orientações para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso Disciplina (EST APS) Curso de Tecnologia em Processamento de Dados Professora Responsável em 2011 : Vânia Franciscon Vieira 1 ÍNDICE
Normas para a Elaboração de Qualificações (Mestrado e Doutorado), Dissertações e Teses
Normas para a Elaboração de Qualificações (Mestrado e Doutorado), Dissertações e Teses EXAME DE QUALIFICAÇÃO O Exame de Qualificação do Mestrado e do Doutorado poderá ser apresentado na forma de Artigo
BIBLIOTECA DA FATEC GARÇA NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTIGO CIENTÍFICO
Faculdade de Tecnologia Dep. Júlio Julinho Marcondes de Moura BIBLIOTECA DA FATEC GARÇA NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTIGO CIENTÍFICO GARÇA 2015 Sumário 1 ARTIGO CIENTÍFICO...
NORMALIZAÇÃO DE TRABALHO ACADÊMICO
NORMALIZAÇÃO DE TRABALHO ACADÊMICO Estrutura dos Trabalhos Acadêmicos Os trabalhos acadêmicos são compostos das seguintes partes: Elementos Pré-textuais Elementos Textuais Elementos Pós-textuais Estrutura
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIA ANIMAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - REGIONAL JATAÍ UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIA ANIMAL Guia para Redação Técnico-Científica
MANUAL DE NORMALIZAÇÃO DE ARTIGO ACADÊMICO
MANUAL DE NORMALIZAÇÃO DE ARTIGO ACADÊMICO Elaborado por: Carmen Torresan Atualizado por: Andreza A. de Oliveira MARINGÁ 2018 Bibliotecária / CRB9 n o 629 Mestre em Educação. Bibliotecária / CRB9 n o 1816
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TESES / DISSERTAÇÕES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL Campus de CAMPO GRANDE PROGRAMA MULTICÊNTRICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR - PMBqBM - SBBq NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TESES / DISSERTAÇÕES
Orientações aos concluintes.
Orientações aos concluintes referencia@ufersa.edu.br TRABALHO ACADÊMICO (NBR 14724/2011) Especificar os princípios gerais para a elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
PROJETO GRÁFICO. Formato Os textos devem ser apresentados em papel branco ou reciclado, formato A4 (21cm X 29,7cm).
1 PROJETO GRÁFICO O projeto gráfico segue os padrões da NBR 14724 da ABNT - Informação e documentação Trabalhos acadêmicos Apresentação. Consiste na apresentação gráfica do trabalho acadêmico e é de responsabilidade
Informação e Documentação Trabalhos Acadêmicos Apresentação
ANTONIO FLAUDIANO BEM LEITE Informação e Documentação Trabalhos Acadêmicos Apresentação Aula 1 Elementos Pré-textuais Norma Técnica: ABNT NBR 14 724 de 30 de dezembro de 2005. 1 Trabalhos Acadêmicos Trabalho
Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências. Orientações gerais para a apresentação de dissertações UnB, outubro de 2010
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS INSTITUTO DE FÍSICA INSTITUTO DE QUÍMICA FACULDADE UNB PLANALTINA Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências Orientações gerais para a apresentação
ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA A elaboração da monografia deve ter como referência a ABNT NBR 14724:2011, disponível no Portal BU/UFSC (http://portalbu.ufsc.br/normalizacao-de-trabalhos-2/),