RELATÓRIO MENSAL CIRCUNSTANCIADO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E RESULTADOS ALCANÇADOS. CONVENIADA: PREFEITURA MUNICIPAL DE OSVALDO CRUZ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO MENSAL CIRCUNSTANCIADO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E RESULTADOS ALCANÇADOS. CONVENIADA: PREFEITURA MUNICIPAL DE OSVALDO CRUZ"

Transcrição

1 PROJETO S.O. S BOMBEIROS NO RESGATE DA CIDADANIA. RELATÓRIO MENSAL CIRCUNSTANCIADO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E RESULTADOS ALCANÇADOS. CONVENIADA: PREFEITURA MUNICIPAL DE OSVALDO CRUZ PROGRAMA DE PROTEÇÃO SOCIAL: BASICA EXECUTOR SERVIÇO DE OBRAS SOCIAIS Mês: Março ANO: 2013 GRUPO SOCIAL CRIANÇA E ADOLESCENTES, NA FAIXA ETÁRIA DE 10 A 15 ANOS DE RISCO. PESSOAL E SOCIAL. Denominação da ação A ação será desenvolvida com enfoques sócio-educativos, centrado na arte educação e educação para valores, objetivando a criação de vínculos pessoais e familiares necessários á mudança comportamental, ao desenvolvimento da alta estima da cidadania, autocontrole a criatividade, da autonomia e do desempenho escolar. Mobilização, divulgação do programa, inclusão, identificar selecionar e incluir nas atividades planejadas. As informações que emergem desse processo, somadas as colhidas em reuniões com as famílias, possibilitando a construção do diagnóstico. As técnicas e dinâmicas desenvolvidas buscam integrar os três atores, que são: equipes criança/adolescente e corporação propiciam também o exercício da criatividade, estimulam o resgate da cidadania, do civismo, do gosto pela escola e também dos vínculos familiares direcionando nosso foco um dos objetivos é a complementação escolar, considerando como um suporte do processo de desenvolvimento intelectual e social de todo o ser humano, faz-se necessário destacar a importância das parcerias estabelecidas desde o início da implantação do projeto s.o.s bombeiros destacando em suma a parceria com a rede de ensino municipal e estadual, que tem colaborado em demasia, atendendo nossas solicitações. N DE ATENDIDOS 60 CRIANÇAS/ADOLESCENTES

2 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Oração inicial: Antes de iniciar as nossas atividades diárias, as crianças/adolescentes se reúnem com os educadores para fazer a oração diária. O objetivo é despertar nas crianças/adolescentes o sentimento e saber o sentimento do amor e do respeito ao próximo. Atividade sobre o Dia Internacional da Mulher Turma 1 Discutir o papel da mulher na sociedade; Diminuir, e quem sabe um dia terminar com o preconceito e a desvalorização da mulher; Conscientização sobre a importância da mulher na sociedade como um todo, no trabalho, no poder e na família; Desenvolver o conceito de igualdade entre o homem e a mulher. Atividades Desenvolvidas Texto; Colagem no caderno. Turma 2 Discutir o papel da mulher na sociedade; Diminuir, e quem sabe um dia terminar com o preconceito e a desvalorização da mulher; Conscientização sobre a importância da mulher na sociedade como um todo, no trabalho, no poder e na família; Desenvolver o conceito de igualdade entre o homem e a mulher.

3 Atividades Desenvolvidas Bate papo; Leitura; Colagem no caderno. Impacto da atividade Obtivemos uma ótima participação das crianças e adolescentes. Atividades sobre o dia dos Animais Turma 1 Objetivo Definir de diversos animais suas principais características; Diferenciar vertebrados e invertebrados; Conhecer os diversos animais apontados para sua diversidade (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie). Atividades Desenvolvidas Turma 2 Objetivo Texto; Desenho para colar no caderno; Confecção de mascaras. Definir de diversos animais suas principais características; Diferenciar vertebrados e invertebrados; Conhecer os diversos animais apontados para sua diversidade (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie).

4 Atividades Desenvolvidas Bate papo Texto; Redação sobre o seu animal de estimação; Desenho para colar no caderno; Confecção de mascaras. Impacto da atividade Percebemos que as crianças e adolescentes estão mais conscientes sobre os animais em extinção e a participação foi ótima. Atividade sobre o inicio do Outono Turma 1 Objetivos Estimular e valorizar a importância da ingestão de frutas para o bom funcionamento do corpo humano; Explorar as formas e as cores das frutas; Explorar os sabores; Explorar os nomes das frutas; Descriminar as frutas por: cor, tamanho, forma. Atividades desenvolvidas Confecção de cartaz; Incentivar o consumo de frutas da época; Poema no caderno; Desenho.

5 Turma 2 Objetivos Estimular e valorizar a importância da ingestão de frutas para o bom funcionamento do corpo humano; Explorar as formas e as cores das frutas; Explorar os sabores; Explorar os nomes das frutas; Atividades desenvolvidas Confecção de cartaz; Incentivar o consumo de frutas da época; Poema no caderno; Desenho. Impacto da atividade A participação foi ótima, pois puderam conhecer através de pesquisas algumas frutas que não são fáceis de serem encontradas aqui na nossa região e que não conheciam. Atividade sobre o Dia Mundial da Água Turma 1 Educar as crianças e adolescentes para o uso da água; Reconhecer a importância da água em nossa vida, conscientizar as crianças e adolescentes sobre o desperdiço com a água; Prevenção de doenças como, por exemplo, a Dengue; Incentivar as crianças e adolescentes a praticar o uso racional da água.

6 Atividades Desenvolvidas Turma 2 Pesquisas em jornais e revistas sobre a prevenção de doenças; Leitura de diferentes textos informativos, de como economizar água para o nosso planeta, palavra cruzada. Visita á (Sabesp) onde puderam ver todo o processo de tratamento da água. Educar as crianças e adolescentes para o uso da água; Reconhecer a importância da água em nossa vida, conscientizar as crianças e adolescentes sobre o desperdiço com a água; Prevenção de doenças como, por exemplo, a Dengue; Incentivar as crianças e adolescentes a praticar o uso racional da água. Atividades Desenvolvidas Bate papo; Pesquisas na biblioteca municipal; Leitura e colagem no caderno um texto sobre a importância da água nas nossas vidas, palavras cruzada. Visita á Sabesp, onde puderam ver todo o processo de tratamento da água. Impacto da atividade As crianças e adolescentes gostaram muito desta atividade, porque foi muito discutido como não desperdiçar água em nossa casa, na escola e em todo lugar e também foi falado da dengue e principalmente a visita na estação de tratamento de água juntamente com a coordenadora e as educadoras.

7 Atividades sobre o dia do Circo Turma 1 Objetivo Conhecer a historia do circo; Identificar personagens do circo e suas atrações; Analisar os animais que trabalham no circo, o que comem como vive como aprendem; Saber como vivem as crianças que moram no circo. Atividades Desenvolvidas Texto sobre a arte circense; Desenho. Turma 2 Objetivo Conhecer a historia do circo; Identificar personagens do circo e suas atrações; Analisar os animais que trabalham no circo, o que comem como vive como aprendem; Saber como vivem as crianças que moram no circo. Atividades Desenvolvidas Bate papo Texto sobre a arte circense; Desenho.

8 Impacto da atividade As crianças e adolescentes gostaram muito desta atividade; cada um tinha uma historia para contar de quando foram ao circo com o projeto e outros que foram com os pais. Atividade sobre a Páscoa Entender o significado da Páscoa; Diferenciar o sentido espiritual do comercial; Propor as boas ações, a solidariedade. Atividades Desenvolvidas Turma 2 Texto sobre o significado da Páscoa; Desenho; Confecção das lembranças em eva; Entrega de ovos de chocolate. Atividade sobre a Páscoa Entender o significado da Páscoa; Diferenciar o sentido espiritual do comercial; Propor as boas ações, a solidariedade. Atividades Desenvolvidas Bate papo; Desenho;

9 Confecção das lembranças em eva; Entrega dos ovos do chocolate. Impacto da atividade As crianças e adolescentes gostaram muito desta atividade, porque foi discutido a importância da Páscoa no sentido espiritual e não no sentido comercial. Atividades com os Bombeiros Manter a disciplina e a atenção; Atividades auxiliando na organização e responsabilidade e transmitindo a essência do amor ao próximo. Atividade desenvolvida: O PM Clayton Guimarães da Costa orientou as crianças e adolescentes sobre noção e prevenção de cidadania. Justificativa: Projeto Horta Devido à ocupação do espaço físico de nossa horta, que faz parte do Projeto SOS Bombeiro, ter sido requisitado pelo Corpo de Bombeiros, nossa horta foi desativada e está aguardando novas decisões para continuar em outro local. Projeto PAF (Programa Atletas do Futuro) O Programa consiste da seguinte forma, é uma parceria entre o SESI e a Prefeitura Municipal, onde tem por empresa madrinha a indústria Linoforte. É um programa de inclusão social através do esporte, onde as crianças e adolescentes que participam do mesmo recebem uma carteirinha do aluno do PAF, onde terão acesso á qualquer dependência do SESI no estado. As aulas são ministradas duas vezes por semana, com a duração de uma hora por aula, após o termino de cada aula os alunos receberão lanches. Este programa também oferece aos usuários a oportunidade de estarem viajando, pois o Programa autoriza a andar 400 km dentro do estado.

10 Inclusão social; Promover a melhor qualidade de vida Atividade desenvolvida: Basquete; Futsal; Vôlei; Futebol de campo; Natação; Atividade de complementação escolar Turma 1 Usar a criatividade e a imaginação; Identificar as palavras escritas incorretamente; Sanar as duvidas, para que as crianças e adolescentes tenha um bom rendimento e um melhor raciocínio. Atividades desenvolvidas Atividades de matemática Problemas; Cruza-Facil; Pintar os resultados das continhas. Atividades de português:

11 Interpretação de texto: O Porquinho Feio; O Gatinho Perdido. Ditado; Palavras com o mesmo significado. Turma 2 Usar a criatividade e a imaginação; Identificar as palavras escritas incorretamente; Sanar as duvida para que as crianças e adolescentes tenha um bom rendimento e um melhor raciocínio. Atividades desenvolvidas Atividades de matemática Problemas; Bingo de tabuadas; Contas. Cruza Fácil; Atividades de português: Ditado; Leitura; Interpretação de texto: o Leão e o Rato, A formiga e a Pomba. Caça palavras

12 Brincadeiras Recreativas Estimular a integração das crianças e adolescentes, através de jogos e brincadeiras procurando assim desenvolver o sentimento social e afetivo. Atividades desenvolvidas: Vôlei de areia; Queima; Corda; Dama; Dominó; Desenho livre Quebra-cabeça Tangram Silabas dos bichos. Atividade extra Interagir com outras crianças e adolescentes, aprender a conviver em equipe e aprender a respeitar cada um o seu espaço. Atividades desenvolvidas: Passeio na praça ao lado do Projeto; Visita a Estação de Tratamento da Água (Sabesp); As crianças e adolescentes foram até a biblioteca para fazer leitura.

13 OBS: No dia 15/03 foi realizado um almoço especial, onde o cardápio foi elaborado pela nutricionista Fernanda B. Ferreira juntamente com as crianças e adolescentes foi servido lasanha, as crianças e adolescentes saborearam, pois algumas delas não conheciam. Parcerias: SOS Serviço de Obra Social Prefeitura Conselho Tutelar Fórum de Osvaldo Cruz Centro de Saúde de Osvaldo Cruz Secretaria Municipal de Educação Corpo de Bombeiro: Avaliação do Processo de Trabalho No mês de Março todas as atividades planejadas pelos educadores e coordenadora foram desenvolvidas satisfatoriamente. Aspectos facilitadores da ação: As crianças e adolescentes durante as atividades propostas participaram de todas as dinâmicas dando sua opinião e tendo a liberdades de se expressar, participando também das atividades recreativas. As crianças e adolescentes tem acesso à quadra de areia onde praticam esportes e mantendo contato com a corporação do Corpo de Bombeiros que estão sempre dispostos a atender qualquer problema. Outro aspecto que facilita a ação é que o Projeto está muito bem localizado facilitando assim a nossa locomoção tanto para as aulas de informática como para outros lugares próximos. Aspectos dificultadores da ação: Temos-nos encontradas dificuldades na questão de espaço físico como ter outra sala onde podemos trabalhar com as crianças e adolescentes dividindo-os por faixa etária utilizando esta para confecção de artesanato. Temos falta também de uma quadra coberta para serem realizadas as atividades extras fora da sala de aula.

14 Osvaldo Cruz, 31 de Março de SILVANA SATIE KANASHIRO ASSISTENTE SOCIAL CÁSSIA R. S. ROMANINI COORDENADORA

RELATÓRIO MENSAL CIRCUNSTANCIADO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E RESULTADOS ALCANÇADOS. CONVENIADA: PREFEITURA MUNICIPAL DE OSVALDO CRUZ

RELATÓRIO MENSAL CIRCUNSTANCIADO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E RESULTADOS ALCANÇADOS. CONVENIADA: PREFEITURA MUNICIPAL DE OSVALDO CRUZ PROJETO S.O. S BOMBEIROS NO RESGATE DA CIDADANIA. RELATÓRIO MENSAL CIRCUNSTANCIADO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E RESULTADOS ALCANÇADOS. CONVENIADA: PREFEITURA MUNICIPAL DE OSVALDO CRUZ PROGRAMA DE PROTEÇÃO

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS UNIDADE TIMÓTEO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS UNIDADE TIMÓTEO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS UNIDADE TIMÓTEO Relatório das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em março/2016 promovidas pelo Setor de Enfermagem TIMÓTEO ABRIL/ 2016 INTRODUÇÃO

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ESCOLA ABERTA DE PASSO FUNDO PROJETO FÓRUM PERMANENTE DE PASSO FUNDO POR UMA CULTURA DE PAZ NO AMBIENTE ESCOLAR

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ESCOLA ABERTA DE PASSO FUNDO PROJETO FÓRUM PERMANENTE DE PASSO FUNDO POR UMA CULTURA DE PAZ NO AMBIENTE ESCOLAR ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ESCOLA ABERTA DE PASSO FUNDO PROJETO FÓRUM PERMANENTE DE PASSO FUNDO POR UMA CULTURA DE PAZ NO AMBIENTE ESCOLAR AGOSTO/2005 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Escola: Escola

Leia mais

Projeto desenvolvido pelo Instituto Madre Blandina, Taguatinga, DF. E enviado pelo grupo Sugestão de Atividades Escolares

Projeto desenvolvido pelo Instituto Madre Blandina, Taguatinga, DF. E enviado pelo grupo Sugestão de Atividades Escolares Projeto Alimentação Saudável Brincando com os alimentos Projeto desenvolvido pelo Instituto Madre Blandina, Taguatinga, DF. E enviado pelo grupo Sugestão de Atividades Escolares Descrição: O presente projeto

Leia mais

Direção Pedagógica Coordenação Pedagógica Orientação Educacional

Direção Pedagógica Coordenação Pedagógica Orientação Educacional 4º ano 2016 Equipe Pedagógica Direção Pedagógica - Verinha Affonseca verinha@escolanova.com.br - Mariana Guaraná marianaguarana@escolanova.com.br - Cintia Areno cintia@escolanova.com.br Coordenação Pedagógica

Leia mais

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades Externato Cantinho Escolar Plano Anual de Atividades Ano letivo 2015 / 2016 Pré-escolar e 1º Ciclo Ação Local Objetivos Atividades Materiais Recursos Humanos Receção dos Fomentar a integração da criança

Leia mais

RELATÓRIO FOTOGRAFICO. Fevereiro e Março / 2016

RELATÓRIO FOTOGRAFICO. Fevereiro e Março / 2016 RELATÓRIO FOTOGRAFICO Fevereiro e Março / 2016 Nome da Instituição: Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos CNPJ:54.698.303/0001-59 Endereço Completo da Sede: Av. Campos Sales, 2188 Jardim América

Leia mais

Programa Saúde na Escola- PSE

Programa Saúde na Escola- PSE - Promoção da Alimentação Saudável- Ações para Promoção de Saúde na Escola e Desafios para sua implementação. Programa Saúde na Escola- PSE Equipe: Keila Fortes- Nutricionista FMS Maria do Rosário de Fátima

Leia mais

Professor(es) Apresentador(es): Margareth Alves Leite de Siqueira Bittencourt. Realização:

Professor(es) Apresentador(es): Margareth Alves Leite de Siqueira Bittencourt. Realização: 8 jeitos de mudar o mundo meta 7 dos objetivos do milênio Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente Práticas Experimentais E. E. Alfredo Paulino Sala 3 2ª Sessão Professor(es) Apresentador(es): Margareth

Leia mais

1 Plano Anual de Actividades (2008/2009)*

1 Plano Anual de Actividades (2008/2009)* 1 Plano Anual de Actividades (2008/2009)* Meses Actividades Objectivos Recursos Materiais Recursos Humanos Local Setembro Não se irão realizar actividades orientadas. Contribuir para a adaptação e integração

Leia mais

Apoio Pedagógico à Casa da Mãe Abigail

Apoio Pedagógico à Casa da Mãe Abigail ÁREA TEMÁTICA: DIRETOS HUMANOS E JUSTIÇA GEPES - Grupo de Estudos em Políticas Educacionais e Sociais UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E COMUNIDADE COORDENADORIA

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE RONDÔNIA CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DA INFÂNCIA E JUVENTUDE E DA DEFESA DOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE RONDÔNIA CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DA INFÂNCIA E JUVENTUDE E DA DEFESA DOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO APRESENTAÇÃO A humanidade não pode libertarse da violência senão por meio da não-violência. Mahatma Gandhi Em concordância com o Plano Geral de Atuação 2009/2010 do Ministério Público do Estado de Rondônia,

Leia mais

ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA

ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO ORGANOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA ARTICULAÇÃO PARA O TRIÉNIO 2010-13 MARÇO 2013 ORGANOGRAMA DE DESENV. DA ARTICULAÇÃO 2010-2013 ARTICULAÇÃO 2010/11 2011/12 2012/13

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA

ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA Ipezal/Angélica MS Maio de 2012. ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PROFESSORES RESPONSÁVEIS: ALDO ARARIPE PEIXOTO

Leia mais

RELATÓRIO ATIVIDADES MÊS FEVEREIRO E MARÇO

RELATÓRIO ATIVIDADES MÊS FEVEREIRO E MARÇO RELATÓRIO ATIVIDADES MÊS FEVEREIRO E MARÇO PATROCÍNIO: Fevereiro começou com a reunião de pais das crianças iniciantes no dia 14, nesta reunião procuramos passar um pouco da história do Projeto, a parceria

Leia mais

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELEITURA

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELEITURA REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELEITURA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL CARLA JAMILLE C. DE ARAÚJO Mestranda em Educação, UFBA, jamillecarla@hotmail.com REFERENCIAL CURRICULAR

Leia mais

QUESTIONÁRIO (Informações para serem anexadas ao Relatório) Escola:

QUESTIONÁRIO (Informações para serem anexadas ao Relatório) Escola: QUESTIONÁRIO (Informações para serem anexadas ao Relatório) Escola: Por favor, preencha as solicitações abaixo: 1. Número de professores que trabalham no local R:... 2. Número de total de servidores na

Leia mais

MINUTA SERVIÇOS DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

MINUTA SERVIÇOS DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS CRIANÇAS E ADOLESCENTES MINUTA SERVIÇOS DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DESCRIÇÃO: Consiste em serviço complementar ao PAIF, desenvolvido com crianças e adolescentes visando incentivar a socialização

Leia mais

CRAS Centro de Referência de Assistência Social. Coordenadores, Assistentes Sociais, Técnicos. (Organização)

CRAS Centro de Referência de Assistência Social. Coordenadores, Assistentes Sociais, Técnicos. (Organização) 2 ANÁLISE AMBIENTAL 2.1 A organização, Centro Referência e Assistência Social (CRAS) senvolveu um plano ação, o qual tem como base três serviços que são fundamentais para a existência da instituição; Serviço

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2014/2015 (Pré-Escolar) DATA TEMA OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2014/2015 (Pré-Escolar) DATA TEMA OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2014/2015 (Pré-Escolar) DATA TEMA OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS Setembro Integração / adaptação das Crianças - Promover a integração / (re) adaptação das crianças na instituição;

Leia mais

PROJETO CULTURA DIGITAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL

PROJETO CULTURA DIGITAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL PROJETO CULTURA DIGITAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL Apresentação Objetivo Geral e Justificativa Objetivos Específicos Resultados Metodologia Operacionalização Formas de investimento Orçamento Contrapartidas Apresentação

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 07.06.16 EDITORIA: CAPA E ECONOMIA

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 07.06.16 EDITORIA: CAPA E ECONOMIA FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 07.06.16 EDITORIA: CAPA E ECONOMIA VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 07.06.16 EDITORIA: VIVER VEÍCULO: BLOG DO ROBSON PIRES DATA: 06.06.16 06/jun./2016 ás 11:49

Leia mais

SÍNTESE DO LEVANTAMENTO DE DEMANDAS DE PROJETOS DO TERRITÓRIO

SÍNTESE DO LEVANTAMENTO DE DEMANDAS DE PROJETOS DO TERRITÓRIO SÍNTESE DO LEVANTAMENTO DE DEMANDAS DE PROJETOS DO TERRITÓRIO Ministério do Meio Ambiente O Projeto de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável Socioambientais Prioritários/Vale do

Leia mais

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social CAPACITAÇÃO CONSELHEIROS MUNICIPAIS.

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social CAPACITAÇÃO CONSELHEIROS MUNICIPAIS. CAPACITAÇÃO CONSELHEIROS MUNICIPAIS Maio/2010 1º Dia PROGRAMAÇÃO 08h00 às 09h00 - Credenciamento 09h00 às 09h30 Abertura Boas vindas! 09h30 às 10h15 Exposição dialogada: Retrospectiva Luta por Direitos

Leia mais

Projeto de Inclusão Social

Projeto de Inclusão Social -,:;. Projeto de Inclusão Social RELATÓRIO APRESENTADO PARA CONCORRER AO 2 PRÊMIO INOVAR BH, CONFORME EDITAL SMARH N 01/201. BELO HORIZONTE 2014. Projeto de Inclusão Social Maria Antonieta Ferreira Introdução

Leia mais

Fundação Municipal de Esportes e Lazer

Fundação Municipal de Esportes e Lazer QUADRA VIVA Fundação Municipal de Esportes e Lazer PREFEITO MUNICIPAL Carlos Amastha PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO Tenente Cleyton Alen EQUIPE TÉCNICA Allan de Brito Dutra Fabion Giorggio Rego de Arruda Lúcio

Leia mais

COMUNICAÇÃO AMBIENTAL - UMA NOVA DIMENSÃO PARA PROMOVER PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

COMUNICAÇÃO AMBIENTAL - UMA NOVA DIMENSÃO PARA PROMOVER PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMUNICAÇÃO AMBIENTAL - UMA NOVA DIMENSÃO PARA PROMOVER PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lucina Risério Cortez (*) Analista de Comunicação Social da Unidade de Negócio de Tratamento de Esgotos da Sabesp.

Leia mais

PCN - PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

PCN - PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PCN - PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS 01. O que são os Parâmetros Curriculares Nacionais? (A) Um documento com leis educacionais. (B) Um livro didático para ser aplicado em sala. (C) Um referencial para

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DO PRÉ-ESCOLAR

PLANO DE ATIVIDADES DO PRÉ-ESCOLAR Setembro Outubro 11 Início do Ano Letivo 15 a 19 Reunião de Pais 22 a 26 01 16 Chegada do Outono música Alimentação Atividades de escolha livre; Atividades de exploração do espaço exterior. Apresentação

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): JANETE FASSINI ALVES NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER AUTOR: RUTH ROCHA Competências Objetivo Geral Objetivos específicos Estratégias em Língua Portuguesa

Leia mais

! Intelectual;! Físico;! Emocional;! Espiritual. 1 MISSÃO : 1.1 - Missão da Creche e Escola: O desenvolvimento integral de cada pessoa.

! Intelectual;! Físico;! Emocional;! Espiritual. 1 MISSÃO : 1.1 - Missão da Creche e Escola: O desenvolvimento integral de cada pessoa. MISSÃO E MANUTENÇÃO DIVA SOARES 1 MISSÃO : 1.1 - Missão da Creche e Escola: O desenvolvimento integral de cada pessoa.! Intelectual;! Físico;! Emocional;! Espiritual. 1% 1 MISSÃO : 1.2 - Nossa Missão em

Leia mais

Voleibol do Social ao Rendimento

Voleibol do Social ao Rendimento Projeto Esportivo Voleibol do Social ao Rendimento Atuação e Oportunidade de Projeto Campinas, Novembro de 2015 Proponente Parceria Giba Gilberto Amauri Godoy Filho (Londrina, 23/12/1976), atuante na posição

Leia mais

SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PRIMARIA À SAÚDE NO BRASIL. Dr Alexandre de Araújo Pereira

SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PRIMARIA À SAÚDE NO BRASIL. Dr Alexandre de Araújo Pereira SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PRIMARIA À SAÚDE NO BRASIL Dr Alexandre de Araújo Pereira Atenção primária no Brasil e no Mundo 1978 - Conferência de Alma Ata (priorização da atenção primária como eixo de organização

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CAMARATE D. NUNO ÁLVARES PEREIRA SEDE: ESCOLA EB 2,3 MÁRIO DE SÁ CARNEIRO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015 / 16 1º CICLO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CAMARATE D. NUNO ÁLVARES PEREIRA SEDE: ESCOLA EB 2,3 MÁRIO DE SÁ CARNEIRO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015 / 16 1º CICLO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CAMARATE D. NUNO ÁLVARES PEREIRA SEDE: ESCOLA EB 2,3 MÁRIO DE SÁ CARNEIRO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015 / 16 1º CICLO ATIVIDADE Início do ano letivo/ receção a do 1º ano. Dia

Leia mais

Oportunidade. para quem mais precisa

Oportunidade. para quem mais precisa Oportunidade para quem mais precisa 1.1 Estratégia de atuação 1 O que é o Programa Vida Melhor? Até 2015, um conjunto de ações será trabalhado com 120 mil famílias na área urbana e 280 mil famílias no

Leia mais

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E RECURSOS HUMANOS CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DOS CARGOS DO QUADRO DE PESSOAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

Leia mais

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Silvia Helena Vieira Cruz

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Silvia Helena Vieira Cruz A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Silvia Helena Vieira Cruz INTRODUÇÃO Os ganhos decorrentes das experiências vividas pelas crianças em creches e pré-escolas dependem diretamente

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO 2014 / 2015. PORTUGUÊS 5.º e 6.º Anos

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO 2014 / 2015. PORTUGUÊS 5.º e 6.º Anos Disciplina: PORTUGUÊS 5.º e 6.º Anos - Responsabilidade: (6%) assiduidade/pontualidade (2%) material (2%) organização do caderno diário (2%) - Comportamento: (5%) cumpre as regras estabelecidas - Empenho/Participação:

Leia mais

CONCURSO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS IMAGENS CONTRA A CORRUPÇÃO

CONCURSO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS IMAGENS CONTRA A CORRUPÇÃO CONCURSO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS IMAGENS CONTRA A CORRUPÇÃO Organização Destinatários: Turmas de alunos do 4º ano - do1º ciclo das redes pública e privada do Inscrições até 31 de Outubro de 2013 Entrega

Leia mais

A organização do trabalho abrangerá diferentes áreas do conhecimento.

A organização do trabalho abrangerá diferentes áreas do conhecimento. E. E. Dr. Alfredo Sá Escola para Todos O IBOPE de Água Boa no momento é o Projeto F.E.: Família e Escola movendo Montanhas. O Projeto nasceu da necessidade do envolvimento das famílias na escola, uma vez

Leia mais

Professores Regentes: Angela Aparecida Bernegozze Marlei Aparecida Lazarin Asoni Marlene Antonia de Araujo

Professores Regentes: Angela Aparecida Bernegozze Marlei Aparecida Lazarin Asoni Marlene Antonia de Araujo 4 1. IDENTIFICAÇÃO Título do Projeto: Trabalhando a tabuada através de jogos on-line Público Alvo: Alunos do 3º e 5º do Ensino Fundamental Turno: Matutino Disciplinas Envolvidas: Matemática Professores

Leia mais

PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA BIBLIOTECA ITINERANTE LIVRO VIAJANTE

PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA BIBLIOTECA ITINERANTE LIVRO VIAJANTE PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA BIBLIOTECA ITINERANTE LIVRO VIAJANTE "Viajar pela leitura sem rumo sem direção só para viver aventura que é ter um livro nas mãos" 1. 1. APRESENTAÇÃO O Projeto de Incentivo

Leia mais

Roteiro para Elaboração de Projeto Social(1)

Roteiro para Elaboração de Projeto Social(1) Roteiro para Elaboração de Projeto Social(1) Gestão Social: Elaboração de Projetos, Indicadores e Avaliação de Políticas Públicas Profa. Simone Jorge UNICASTELO ( 1 ) B A S E A D O EM: K I S I L, R O S

Leia mais

Crianças sem apoio no Programa de Intervenção Precoce

Crianças sem apoio no Programa de Intervenção Precoce REQUERIMENTO Crianças sem apoio no Programa de Intervenção Precoce Cerca de 100 crianças dos concelhos de Ponta Delgada e Lagoa estão excluídas do Programa de Intervenção Precoce (PIP) por falta de recursos

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES REALIZADAS SOBRE O DIA MUNDIAL DA ÁGUA NA ESCOLA

RELATÓRIO DE ATIVIDADES REALIZADAS SOBRE O DIA MUNDIAL DA ÁGUA NA ESCOLA RELATÓRIO DE ATIVIDADES REALIZADAS SOBRE O DIA MUNDIAL DA ÁGUA NA ESCOLA CAMPINA GRANDE DO SUL PARANÁ - 2015 RELATÓRIO DE ATIVIDADES SOBRE O DIA MUNDIAL DA ÁGUA 22 DE MARÇO Nossa escola iniciou o tema

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA SELEÇÃO DE PROJETOS FINANCIADOS PELO FUNDO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE TANGARÁ DA SERRA, MT - N.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA SELEÇÃO DE PROJETOS FINANCIADOS PELO FUNDO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE TANGARÁ DA SERRA, MT - N. EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA SELEÇÃO DE PROJETOS FINANCIADOS PELO FUNDO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE TANGARÁ DA SERRA, MT - N.º 001/2016 O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Leia mais

REPRESENTANTE DE TURMA: DESENVOLVENDO A CIDADANIA

REPRESENTANTE DE TURMA: DESENVOLVENDO A CIDADANIA REPRESENTANTE DE TURMA: DESENVOLVENDO A CIDADANIA "A participação em uma sociedade democrática como membro responsável exige que se produzam mudanças e renovações na organização da escola." Juan Deval

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE RONDÔNIA CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DA INFÂNCIA E JUVENTUDE E DA DEFESA DOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE RONDÔNIA CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DA INFÂNCIA E JUVENTUDE E DA DEFESA DOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO "A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressista, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito

Leia mais

COLÉGIO REGINA PACIS Cuidando hoje, transformando sempre.

COLÉGIO REGINA PACIS Cuidando hoje, transformando sempre. COLÉGIO REGINA PACIS Cuidando hoje, transformando sempre. DICAS DE ESTUDO 1) FAÇA seu dever de casa com qualidade e em sala de aula, PARTICIPE da correção, aproveitando para tirar dúvidas. 2) MANTENHA

Leia mais

Programa Competências Transversais

Programa Competências Transversais Programa Competências Transversais o Consumo Consciente de Energia o Desenho Arquitetônico o Educação Ambiental o Empreendedorismo o Fundamentos de Logística o Finanças Pessoais o Legislação Trabalhista

Leia mais

que o nascimento do projeto foi motivado pela percepção da inexistência de oportunidades de inclusão social para a população

que o nascimento do projeto foi motivado pela percepção da inexistência de oportunidades de inclusão social para a população ações de cidadania Equipe Linha Direta Resgate, preservação e difusão cultural Fotos: Divulgação Instituição de João Pessoa se mobiliza em defesa da inclusão social Só somos capazes de realizar mudanças

Leia mais

01 TUBO DE COLA GLÍTTER/01 TUBO DE COLA BRANCA/01 BLOCO DE CREATIVE PAPER/01 FOLHA DE PAPEL 40KG/01 POTE DE TINTA GUACHE

01 TUBO DE COLA GLÍTTER/01 TUBO DE COLA BRANCA/01 BLOCO DE CREATIVE PAPER/01 FOLHA DE PAPEL 40KG/01 POTE DE TINTA GUACHE 1º Ano Fundamental PLANO DE EXECUÇÃO DE USO DO MATERIAL EM ATIVIDADES EXTRAS Mês Datas Comemorativas Material Justificativa Objetivo Janeiro VOLTA ÀS AULAS BRANCA/01 BLOCO DE 40KG/01 POTE DE TINTA GUACHE

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB EDITAL Nº 02/2009 CAPES/DEB PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À

Leia mais

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996 Tramitação 1988 Promulgação da Constituição Federal 1988 a 1991 Início de discussão do projeto Jorge Hage na Câmara

Leia mais

para esta temática que envolvem o enfrentamento ao trabalho infantil tais como o Projeto Escola que Protege.

para esta temática que envolvem o enfrentamento ao trabalho infantil tais como o Projeto Escola que Protege. A Coordenação Geral de Direitos Humanos DEIDHUC/SECAD/MEC tem como uma de suas atribuições fomentar ações de promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Nesse sentido, considerando a escola

Leia mais

Aula expositiva. Aula teórica expositiva. Aula teórica expositiva. Aula teórica expositiva. Aula teórica expositiva. Aula teórica expositiva

Aula expositiva. Aula teórica expositiva. Aula teórica expositiva. Aula teórica expositiva. Aula teórica expositiva. Aula teórica expositiva Componente Curricular: Biologia Professor (a): Aline Danieli da Silva Ano/ Série: 1 Turma: A e B Mês: Maio Data Habilidades Objetivos para adaptação curricular 04-05 Identificar quais as vitaminas Identificar

Leia mais

Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização.

Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização. 04/07/2010 Caderno de prova Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização. Instruções 1. Verifique se você

Leia mais

No mês mundial de Saúde Mental, Prefeitura divulga ações realizadas na área

No mês mundial de Saúde Mental, Prefeitura divulga ações realizadas na área No mês mundial de Saúde Mental, Prefeitura divulga ações realizadas na área Em comemoração ao Dia 10 de outubro Dia Mundial de Saúde Mental, a Prefeitura de Fazenda Rio Grande, através da secretaria municipal

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CONTINUADA E PERMANENTE EM SAÚDE

Leia mais

Programas Sociais, Energia Elétrica e Engajamento Comunitário. Rio de Janeiro, 19 novembro de 2014

Programas Sociais, Energia Elétrica e Engajamento Comunitário. Rio de Janeiro, 19 novembro de 2014 Programas Sociais, Energia Elétrica e Engajamento Comunitário Rio de Janeiro, 19 novembro de 2014 Desenvolvimento Social Ampla e Coelce Os Programas Sociais das empresas de distribuição integram uma plataforma

Leia mais

SECRETARIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

SECRETARIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA SECRETARIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA Política Social O dever de construir uma civilização verdadeiramente humana, solidária e justa Eixos Universalização dos direitos Unicidade das políticas sociais Caráter

Leia mais

1. Período de matrículas

1. Período de matrículas Belo Horizonte, 21 de outubro de 2015. Srs. pais ou responsáveis, inicialmente, gostaríamos de parabenizar os alunos aprovados no Processo Seletivo do Colégio Bernoulli para o ano letivo 2016, bem como

Leia mais

O Parque oferece ainda a Casa do Mel, com pratos, meleiras, canecas e peças exclusivas das abelhinhas. Para os mais aventureiros existe o arbelhismo,

O Parque oferece ainda a Casa do Mel, com pratos, meleiras, canecas e peças exclusivas das abelhinhas. Para os mais aventureiros existe o arbelhismo, Cidade das Abelhas Localizado em uma extensa área de preservação ambiental de 150 mil metros quadrados no meio da Mata Atlântica, o Parque Ecológico, Cultural e de Lazer Cidade das Abelhas é o lugar ideal

Leia mais

GRUPO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS CAMPUS DE MARILIA

GRUPO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS CAMPUS DE MARILIA GRUPO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS CAMPUS DE MARILIA 1. INTRODUÇÃO RELATORIO FINAL DE ATIVIDADES DO EXERCÍCIO DE 2014 De acordo com o Programa

Leia mais

A Herança de Paulo Freire

A Herança de Paulo Freire A Herança de Paulo Freire Cinco Princípios-Chave que definem a visão Freiriana de Educação Musical. Eles são: Primeiro Princípio 1. Educação Musical é um Diálogo Alunos e professores apresentam um problema

Leia mais

SENAC. Projeto de Conclusão de Curso Desenvolvimento de Web Site Técnico 24 2009

SENAC. Projeto de Conclusão de Curso Desenvolvimento de Web Site Técnico 24 2009 SENAC Projeto de Conclusão de Curso Desenvolvimento de Web Site Técnico 24 2009 Alunos: José Henrique Alexandre Leandro Calero Evangelista Bruno Antunes Carreira Projeto de Conclusão de Curso Técnico em

Leia mais

Juventude e Saúde Pública: Jovem, construtor da vida

Juventude e Saúde Pública: Jovem, construtor da vida PROGRAMAÇÃO 11 de Setembro (Terça-feira) Público: Educadores RPN Reunião Pedagógica Noturna Público: Educadores de todos os Segmentos Convidados: 1. Derli Silveira (Professor de Filosofia e Sociologia-

Leia mais

Silvana Inês de Oliveira

Silvana Inês de Oliveira CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde REESTRUTURAÇÃO DO FLUXO DO ATENDIMENTO AO TRABALHADOR DO SUS ADOECIDO OU ACIDENTADO NO TRABALHO DO MUNICÍPIO DE

Leia mais

Ampliação do tempo escolar e

Ampliação do tempo escolar e Ampliação do tempo escolar e formação integral: uma construção possível? Lígia Martha C. da Costa Coelho (ANFOPE/RJ) (UNIRIO) 1. Contexto(s), texto e tema natureza,finalidade,contexto(s) Ampliação do tempo

Leia mais

AGOSTO DE 2009 CURSO LIDERAR (GRATUITO - 30 PARTICIPANTES (1ª TURMA) PALESTRA SOBRE INADIMPLENCIA COM O CONSULTOR BORIS HERMANSON -50 PARTICIPANTES

AGOSTO DE 2009 CURSO LIDERAR (GRATUITO - 30 PARTICIPANTES (1ª TURMA) PALESTRA SOBRE INADIMPLENCIA COM O CONSULTOR BORIS HERMANSON -50 PARTICIPANTES Altinópolis, 11 de Fevereiro de 2010 O Posto SEBRAE de Atendimento ao Empreendedor de Altinópolis, foi reaberto no mês de Agosto de 2009 com a chegada da Agente Débora Cristina E. Carvalho e a partir daí

Leia mais

O PREFEITO MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL DO OESTE, ESTADO DE SANTA CATARINA.

O PREFEITO MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL DO OESTE, ESTADO DE SANTA CATARINA. LEI N. 6.669 DISCIPLINA SOBRE O ABRIGO INSTITUCIONAL PARA ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, DENOMINADO DE CANTINHO ACOLHEDOR, NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO OESTE SC, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO

Leia mais

O QUE É E O QUE OFERECE?

O QUE É E O QUE OFERECE? O QUE É E O QUE OFERECE? O que é? Um programa gratuito de aceleração em larga escala para negócios inovadores de qualquer setor e lugar do Brasil, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria

Leia mais

Ministério Público do Estado de Rondônia APRESENTAÇÃO

Ministério Público do Estado de Rondônia APRESENTAÇÃO Se é possível obter água cavando o chão, se é possível enfeitar a casa, se é possível crer desta ou daquela forma, se é possível nos defender do frio ou do calor, se é possível desviar leito de rios, fazer

Leia mais

PROGRAMA TURMA LEGAL

PROGRAMA TURMA LEGAL PROGRAMA TURMA LEGAL 2016 A ONG Comunicação e Cultura, com o apoio da Embaixada da Finlândia, abre inscrições para professores(as) que queiram aplicar em 2016 a metodologia TURMA LEGAL, para o desenvolvimento

Leia mais

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno)

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno) ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

PLANO DE TRABALHO PEDAGÓGICO

PLANO DE TRABALHO PEDAGÓGICO PLANO DE TRABALHO PEDAGÓGICO Justificativa. Considerando a necessidade da organização, coordenação e implementação de uma melhor qualidade no processo ensino e aprendizagem se faz necessário o trabalho

Leia mais

Matriz de Ações 2013 As ações constantes neste relatório estão sendo executadas no Território da Cidadania: Curimataú - PB

Matriz de Ações 2013 As ações constantes neste relatório estão sendo executadas no Território da Cidadania: Curimataú - PB Matriz de Ações 2013 As ações constantes neste relatório estão sendo executadas no Território da Cidadania: Curimataú - PB Matriz de Ações 2013 1 Min. da Educação - MEC 1 Programa Mais Educação Campo Matriz

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA N 16/2016. Bolsa de Desenvolvimento para Inovação Tecnológica

TERMO DE REFERÊNCIA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA N 16/2016. Bolsa de Desenvolvimento para Inovação Tecnológica TERMO DE REFERÊNCIA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA N 16/2016 Bolsa de Desenvolvimento para Inovação Tecnológica Área de Concentração em Desenvolvimento Estrutural de CTI Linha de Desenvolvimento de CTI Popularização

Leia mais

EIXOS TEMÁTICOS EDUCAÇÃO FÍSICA

EIXOS TEMÁTICOS EDUCAÇÃO FÍSICA EIXOS TEMÁTICOS EDUCAÇÃO FÍSICA 1º ANO Jogo Ginástica experimentação em dança Corpo humano e saúde Jogos e brincadeiras da cultura popular Dança, cultura popular e criação possibilidades e limitações do

Leia mais

MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI ESTAÇÃO CIENTIFICA FERREIRA PENNA VII OLIMPÍADA DE CIÊNCIAS DA FLONA DE CAXIUANÃ TEMA: LUZ, CIÊNCIA E VIDA

MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI ESTAÇÃO CIENTIFICA FERREIRA PENNA VII OLIMPÍADA DE CIÊNCIAS DA FLONA DE CAXIUANÃ TEMA: LUZ, CIÊNCIA E VIDA MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI ESTAÇÃO CIENTIFICA FERREIRA PENNA VII OLIMPÍADA DE CIÊNCIAS DA FLONA DE CAXIUANÃ TEMA: LUZ, CIÊNCIA E VIDA 16 a 26 de outubro de 2015 EDITAL DE CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS

Leia mais

Prêmio Nufarm de Consciência E Ética no Agronegócio Ano 4

Prêmio Nufarm de Consciência E Ética no Agronegócio Ano 4 Prêmio Nufarm de Consciência E Ética no Agronegócio Ano 4 Introdução De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAP/ONU), em 2050 o planeta será o lar de mais de 9 bilhões

Leia mais

NOME DA UNIDADE ESCOLAR: ( ) CRECHE ( ) EDI ( ) ESCOLA MUNICIPAL COM EDUCAÇÃO INFANTIL BAIRRO CRE

NOME DA UNIDADE ESCOLAR: ( ) CRECHE ( ) EDI ( ) ESCOLA MUNICIPAL COM EDUCAÇÃO INFANTIL BAIRRO CRE NOME DA UNIDADE ESCOLAR: ( ) CRECHE ( ) EDI ( ) ESCOLA MUNICIPAL COM EDUCAÇÃO INFANTIL BAIRRO CRE Pesquisa elaborada pelo Sepe/RJ - Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro SAE

Leia mais

PROGRAMA DE GOVERNO ELEIÇÕES 2012 CANDIDATA: ANGELA MARIA FERREIRA ALVES 13 PT POCRANE MG

PROGRAMA DE GOVERNO ELEIÇÕES 2012 CANDIDATA: ANGELA MARIA FERREIRA ALVES 13 PT POCRANE MG PROGRAMA DE GOVERNO ELEIÇÕES 2012 CANDIDATA: ANGELA MARIA FERREIRA ALVES 13 PT POCRANE MG 1 Implantação de um governo com planejamento, participação popular, ética e transparência. I- EDUCAÇÃO: Potencializar

Leia mais

Qual o seu estado conjugal?

Qual o seu estado conjugal? .A. Características Sócio-Demográficas e Apoio Social Horário de Início : Neste módulo, vamos lhe perguntar sobre as suas características pessoais, como sexo e idade, características socioeconômicas, como

Leia mais

Roteiro para elaboração de projetos CMDCA JUNDIAÍ. 1. ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO CMDCA/Jundiaí-SP

Roteiro para elaboração de projetos CMDCA JUNDIAÍ. 1. ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO CMDCA/Jundiaí-SP Roteiro para elaboração de projetos CMDCA JUNDIAÍ 1. ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO CMDCA/Jundiaí-SP I IDENTIFICAÇÃO O Projeto deverá ser apresentado com a seguinte folha de rosto: 1.1- Nome do Projeto:

Leia mais

AULA : DICAS PARA UMA BOA REDAÇÃO

AULA : DICAS PARA UMA BOA REDAÇÃO AULA : DICAS PARA UMA BOA REDAÇÃO COMO PENSAR O TEXTO? Muitas pessoas costumam dizer que tem ideias, mas não conseguem passá-las para o papel. Temos a capacidade de questionar e podemos repensar, reestruturar

Leia mais

INDICAÇÕES 2016-1º ANO AxBxC

INDICAÇÕES 2016-1º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2016-1º ANO AxBxC 1º ANO A / ENS. FUNDAMENTAL sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a livre / ORAÇÃO DO DIA: Ave Maria / CANÇÃO DO DIA: Bom Dia / HORA DAS NOVIDADES: Brincadeira do

Leia mais

PROPOSTAS DE GOVERNO PARA O MUNICÍPIO DE BATALHA Quadriênio - 2013 / 2016

PROPOSTAS DE GOVERNO PARA O MUNICÍPIO DE BATALHA Quadriênio - 2013 / 2016 PROPOSTAS DE GOVERNO PARA O MUNICÍPIO DE BATALHA Quadriênio - 2013 / 2016 1.FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, QUALIFICADOS, BEM REMUNERADOS, E FELIZES: Fortalecer e estruturar uma equipe de Controle Interno para

Leia mais

PREVENÇÃO E CONTROLE DAS INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS

PREVENÇÃO E CONTROLE DAS INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS ORIENTAÇÕES ÀS ESCOLAS PREVENÇÃO E CONTROLE DAS INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS As infecções respiratórias agudas (IVAS) representam um dos principais problemas de saúde entre as crianças menores de 5 anos nos

Leia mais

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA: RAFAELLE GUIMARÃES CONTEÚDOS:

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA: RAFAELLE GUIMARÃES CONTEÚDOS: DICAS DE ESTUDO DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA: RAFAELLE GUIMARÃES 1) FAÇA seu dever de casa com qualidade e em sala de aula, PARTICIPE da correção, aproveitando para tirar dúvidas. 2) MANTENHA

Leia mais

Todas as crianças possuem um conjunto de experiências e. saberes que foram acumulando ao longo da sua vida, no contacto

Todas as crianças possuem um conjunto de experiências e. saberes que foram acumulando ao longo da sua vida, no contacto I Descrição do Projecto Introdução Todas as crianças possuem um conjunto de experiências e saberes que foram acumulando ao longo da sua vida, no contacto como meio que as rodeia. Cabe à escola valorizar,

Leia mais

O PIBID LETRAS PORTUGUÊS NO COLÉGIO ESTADUAL MAHATMA GANDHI: A LEITURA COMPREENSIVA E A APROXIMAÇÃO COM O TEXTO LITERÁRIO PARA O GÊNERO TEATRAL

O PIBID LETRAS PORTUGUÊS NO COLÉGIO ESTADUAL MAHATMA GANDHI: A LEITURA COMPREENSIVA E A APROXIMAÇÃO COM O TEXTO LITERÁRIO PARA O GÊNERO TEATRAL O PIBID LETRAS PORTUGUÊS NO COLÉGIO ESTADUAL MAHATMA GANDHI: A LEITURA COMPREENSIVA E A APROXIMAÇÃO COM O TEXTO LITERÁRIO PARA O GÊNERO TEATRAL Alessandra Silvestri (Bolsista do PIBID -CAPES UNICENTRO)

Leia mais

Sandra Aparecida Lino

Sandra Aparecida Lino CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Reeducação Postural dos Trabalhadores de Saúde da Unidade de Saúde de Cascalho Rico/MG Sandra Aparecida Lino Cascalho

Leia mais

6 nov 09 APDE Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência

6 nov 09 APDE Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência APDE Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência 242 anos São José dos Campos População estimada: 615.000 habitantes Pólo industrial e tecnológico Três fortes segmentos: Automotivo, Petrolífero

Leia mais

Prefeitura de Juiz de Fora Subsecretaria de Planejamento do Território - SSPLAT Sra. Cristiane Nasser. Juiz de Fora, 3 de março de 2015

Prefeitura de Juiz de Fora Subsecretaria de Planejamento do Território - SSPLAT Sra. Cristiane Nasser. Juiz de Fora, 3 de março de 2015 Prefeitura de Juiz de Fora Subsecretaria de Planejamento do Território - SSPLAT Sra. Cristiane Nasser Prezada Sra. Cristiane Nasser, Juiz de Fora, 3 de março de 2015 No âmbito do projeto Escritório-Escola

Leia mais

Região Centro informador. Ano/Mês ÍNDICE DE PREÇOS NO CONSUMIDOR. Redução. Alínea. Códigos. Semana de 5. Estabelecimento : Código : Nif.

Região Centro informador. Ano/Mês ÍNDICE DE PREÇOS NO CONSUMIDOR. Redução. Alínea. Códigos. Semana de 5. Estabelecimento : Código : Nif. (Lei nº 6/89, de 15 de Abril), de resposta obrigatória, registado no INE sob o nº 9712. Válido até 2006/12/31. Região Centro informador Estabelecimento : Tipo : Morada : Ano/Mês Semana de 5 Código : Nif.

Leia mais

DOS BRINQUEDOS ÀS BRINCADEIRAS: REFLEXÕES SOBRE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

DOS BRINQUEDOS ÀS BRINCADEIRAS: REFLEXÕES SOBRE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DOS BRINQUEDOS ÀS BRINCADEIRAS: REFLEXÕES SOBRE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Camila de Lima Neves.(UEPB) camila.lima.18@hotmail.com.br Margareth Maria de Melo, orientadora, UEPB, margarethmmelo@yahoo.com.br

Leia mais

PLATAFORMA SUPRACONCELHIA PENÍNSULA DE SETÚBAL REUNIÃO 19/03/2012. Instituto da Segurança Social, I.P. Centro Distrital de Setúbal

PLATAFORMA SUPRACONCELHIA PENÍNSULA DE SETÚBAL REUNIÃO 19/03/2012. Instituto da Segurança Social, I.P. Centro Distrital de Setúbal PLATAFORMA SUPRACONCELHIA PENÍNSULA DE SETÚBAL REUNIÃO 19/03/2012 Instituto da Segurança Social, I.P. Centro Distrital de Setúbal Agenda da Reunião Informações Programa de Emergência Social - PES Ano Europeu

Leia mais

A água é um bem de uso do povo

A água é um bem de uso do povo A água é um bem de uso do povo Idéias para divulgação da nova Lei das Águas: Semanalmente, no site Ingá (se possível no site das instituições parceiras), apareceria um banner contendo chamada para cada

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL DARIO VELOZZO PLANO DE TRABALHO DOCENTE DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO. 7º ano ENSINO FUNDAMENTAL

COLÉGIO ESTADUAL DARIO VELOZZO PLANO DE TRABALHO DOCENTE DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO. 7º ano ENSINO FUNDAMENTAL COLÉGIO ESTADUAL DARIO VELOZZO PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO 7º ano ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA: JUCELAINE AVILA DE OLIVEIRA Professora: Jucelaine Disciplina: Ensino Religioso

Leia mais