Os dirigentes das empresas multinacionais a de outras que tenham envolvimento com o setor externo da economia devem estar preparados para se

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Os dirigentes das empresas multinacionais a de outras que tenham envolvimento com o setor externo da economia devem estar preparados para se"

Transcrição

1 Os dirigentes das empresas multinacionais a de outras que tenham envolvimento com o setor externo da economia devem estar preparados para se responsabilizarem por uma complexa gestão financeira.

2 Arbitragem nas finanças A arbitragem ficou facilitada pelo avanço da tecnologia de informação e da digitalização. O impacto nas finanças internacionais está modificando e incentivando novos instrumentos financeiros e de negociação de ativos financeiros.

3 Como a arbitragem é o garantidor da lei do preço único, as forças tecnológicas por trás da arbitragem impactaram, fortemente, as equações de risco e retorno nas finanças internacionais.

4 A grande dúvida sobre o processo de arbitragem, grande determinante das taxas de câmbio, é a delimitação de curto e longo prazo.

5 Eficiência de mercado Está cada vez mais comum o fenômeno de dupla listagem de ações de empresas brasileiras nas bolsas B3 e Nyse (ou Nasdaq).

6 Regulação de mercado e eficiência Os padrões de eficiência do mercado brasileiro de ações e da regulação da CVM e da SEC, além da autorregulação dessas bolsas, contribuem para um aumento global da eficiência do mercado.

7 O Modelo CAPM (capital asset pricing model) é muito usado para a precificação dos ativos de capital, inclusive, no mercado internacional.

8 O CAPM examina, de modo integrado, os fatores de retorno e de risco, e é uma grande ferramenta para gestão de ativos.

9 Gestão financeira As principais funções da gestão financeira são: Decisão de financiamento: Envolve a aquisição de recursos, ou seja, a geração de fundos por meio de fontes internas (lucros retidos) ou de fontes externas (empréstimos e lançamentos de títulos no mercado) à empresa. Decisão de investimento: Envolve a alocação de fundos, ao longo do tempo, de modo que maximize a riqueza dos acionistas ou dos proprietários da empresa.

10 Conceitos básicos para o estudo das finanças internacionais trade off entre risco e retorno; arbitragem; eficiência de mercado; precificação dos ativos de capital e estrutura a termo das taxas de juros.

11 Trade off entre risco e retorno Economistas fazem uma distinção entre risco e retorno. Em situações de risco, conhece-se a distribuição de probabilidades do evento futuro. Em situações de incerteza, não contamos com uma distribuição de probabilidades. Navegamos no escuro.

12 Trade off entre risco e retorno Existem maneiras técnicas de avaliar o risco e, em menor grau, a incerteza. Infelizmente, não é possível neutralizarmos ou mesmo reduzirmos significativamente a interferência desses dois fatores. O risco e a incerteza são inerentes às atividades financeiras.

13 Dilema entre risco e retorno

14 A arbitragem é definida como a compra de ativos ou commodities em um mercado para uma revenda imediata em outro mercado, a fim de se beneficiar de um diferencial de preços.

15 Arbitragem A arbitragem baseia-se na lei do preço único, segundo a qual os diferentes mercados que negociam o mesmo produto irão convergir para um mesmo preço, existindo apenas diferenças equalizadoras (custos de transportes, diferenças de tributação e outros elementos de fricção). O pré-requisito é que haja troca de informação entre os participantes do mercado financeiro.

16 Arbitragem No mercado de câmbio, a arbitragem é fundamental. Graças à arbitragem, existe uma regularidade na precificação das diferentes taxas de câmbio, e o funcionamento do mercado cambial ocorre por meio de taxas cruzadas de câmbio.

17 Avaliação do valor da empresa Os principais objetivos da avaliação, do ponto de vista da empresa, são: abrir o capital; emitir ações; facilitar a venda ou compra da empresa; fazer uma fusão; recomprar ações e determinar o valor da empresa.

18 Mercado eficiente Um mercado eficiente é aquele cujos preços das ações negociadas prontamente incorporam novas informações. Como vimos, o processo de arbitragem assegura essa eficiência do mercado. Existe uma hipótese subjacente nesse enfoque: as chamadas expectativas racionais.

19 Mercados financeiros Os mercados financeiros são pródigos em situações de informação assimétrica, exuberância irracional e outras manifestações psicológicas que tornam nebulosas as corretas apreciações de risco e de retorno ditadas pela racionalidade. Por conta disso, já existem teorias financeiras baseadas no comportamento psicológico. Essas teorias recebem uma crescente aceitação por parte dos profissionais e estudiosos do mercado financeiro.

20 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Economia. Modelo de precificação de ativos e avaliação de riscos. Professor Jacó Braatz.

Economia. Modelo de precificação de ativos e avaliação de riscos. Professor Jacó Braatz. Economia Modelo de precificação de ativos e avaliação de riscos Professor Jacó Braatz www.acasadoconcurseiro.com.br Economia MODELOS DE PRECIFICAÇÃO DE ATIVOS E AVALIAÇÃO DE RISCO O modelo CAPM (Capital

Leia mais

Mauá Participações I e II

Mauá Participações I e II Mauá Participações I e II Tema 1 Posição Racional Resultado Comentários adicionais Juros Brasil Estratégia composta por posições via futuros e opções em juros nominais e estratégia em inclinação

Leia mais

Derivativos. Que é um Derivativo. Que é um Derivativo. Prf. José Fajardo Fundação Getulio Vargas. Contrato Duas Partes

Derivativos. Que é um Derivativo. Que é um Derivativo. Prf. José Fajardo Fundação Getulio Vargas. Contrato Duas Partes Derivativos Prf. José Fajardo Fundação Getulio Vargas Contrato Duas Partes Que é um Derivativo Visando um conjunto de Pagamentos e Retornos Alguns numa direção, alguns na outra Alguns agora, e outros mais

Leia mais

CUSTO DOS COMPONENTES DA ESTRUTURA DE CAPITAL

CUSTO DOS COMPONENTES DA ESTRUTURA DE CAPITAL CUSTO DOS COMPONENTES DA ESTRUTURA DE! Custo do capital próprio.! Custo do capital de terceiros.! Custo do capital próprio e o Modelo de Gordon.! Ações preferenciais e custo do capital de terceiros. Francisco

Leia mais

1 Introdução. 1.1 Modelo de informação completa fator de impostos

1 Introdução. 1.1 Modelo de informação completa fator de impostos 1 Introdução A política de distribuição de dividendos têm despertado o interesse de economistas do século passado, e nas últimas cinco décadas foi objeto de uma intensa modelagem teórica e de testes empíricos.

Leia mais

3. Teoria carteira e os modelos de avaliação de ativos financeiros: CAPM e APT. 5. Avaliação de ativos contingentes: avaliação de opções reais.

3. Teoria carteira e os modelos de avaliação de ativos financeiros: CAPM e APT. 5. Avaliação de ativos contingentes: avaliação de opções reais. MESTRADO EM FINANÇAS EMPRESARIAIS (2018/2019) PROGRAMAS DAS UNIDADES CURRICULARES FUNDAMENTOS DAS FINANÇAS 1. Introdução: as finanças e o papel do gestor financeiro. 2. O valor do dinheiro no tempo. 3.

Leia mais

Custo de Capital. Taxa Mínima de Atratividade (TMA)

Custo de Capital. Taxa Mínima de Atratividade (TMA) Custo de Capital custo de oportunidade(comparativo entre diversos projetos) taxa de retorno a ser obtida num projeto (manutenção do valor de mercado) taxa de retorno exiida pelas fontes de capital Taxa

Leia mais

Mauá Participações I e II

Mauá Participações I e II Mauá Participações I e II Dívida das empresas não financeiras Por moeda Fonte: Banco Central do Brasil jun/15 Dívida em moeda local 28.1 Dívida em moeda estrangeira (exportadora) 7.3 Dívida em moeda

Leia mais

EXERCÍCIO 1 DE FIXAÇÃO. 1 Associe o segmento de estudo em finanças com o seu objeto de estudo:

EXERCÍCIO 1 DE FIXAÇÃO. 1 Associe o segmento de estudo em finanças com o seu objeto de estudo: EXERCÍCIO 1 DE FIXAÇÃO 1 Associe o segmento de estudo em finanças com o seu objeto de estudo: MF Mercado Financeiro FC Finanças Corporativas FP Finanças Pessoais (FC) Estuda os mecanismos das decisões

Leia mais

Mecanica Operacional dos Mercados Futuros e a Termo. EAD Caderno 2 FEA / USP

Mecanica Operacional dos Mercados Futuros e a Termo. EAD Caderno 2 FEA / USP 2.1 Mecanica Operacional dos Mercados Futuros e a Termo EAD 733 - Caderno 2 FEA / USP 2.2 Contratos Futuros vs Contratos a Termo TERMO Contrato particular entre duas partes Contrato não padronizado Usualmente

Leia mais

LIMITES DE OSCILAÇÃO DIÁRIA DE PREÇOS: RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES

LIMITES DE OSCILAÇÃO DIÁRIA DE PREÇOS: RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES LIMITES DE OSCILAÇÃO DIÁRIA DE PREÇOS: RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES 04/10/2018 INFORMAÇÃO PÚBLICA 1. O que é Limite de Oscilação Diária de Preço? Limite de oscilação é um dos mecanismos mitigadores

Leia mais

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DO 1T17 UMA COMPANHIA GLOBAL DE ALIMENTOS

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DO 1T17 UMA COMPANHIA GLOBAL DE ALIMENTOS APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DO UMA COMPANHIA GLOBAL DE ALIMENTOS São Paulo, 16 de Maio de 2017 RESULTADOS CONSOLIDADOS 2 DESTAQUES CONSOLIDADOS DO RECEITA LÍQUIDA (R$ MILHÕES) LUCRO BRUTO (R$ MILHÕES)

Leia mais

Viabilização Financeira de Projetos de Energia. São Paulo, 31 de Agosto de 2017

Viabilização Financeira de Projetos de Energia. São Paulo, 31 de Agosto de 2017 Viabilização Financeira de Projetos de Energia São Paulo, 31 de Agosto de 2017 Quem Somos Você sabia? Mais de 70% dos projetos de eficiência energética não são aprovados! A falta de estruturação financeira

Leia mais

CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO CAPÍTULO 2 CONCEITOS BÁSICOS DE MERCADOS FUTUROS CAPÍTULO 3 MERCADO FUTURO DE DÓLAR COMERCIAL

CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO CAPÍTULO 2 CONCEITOS BÁSICOS DE MERCADOS FUTUROS CAPÍTULO 3 MERCADO FUTURO DE DÓLAR COMERCIAL SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO CAPÍTULO 2 CONCEITOS BÁSICOS DE MERCADOS FUTUROS 2.1. Introdução 2.2. Posições 2.3. Padronização dos Contratos 2.4. Margem e Ajustes Diários 2.5. Custos Operacionais 2.6.

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS DO 1T19

APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS DO 1T19 APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS DO 1T19 10 de maio de 2019 1 1 Considerações iniciais Esta apresentação pode conter certas declarações que expressam expectativas, crenças e previsões da administração sobre

Leia mais

PRINCIPAIS INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS

PRINCIPAIS INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS PRINCIPAIS INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS Introdução Sistema Financeiro Brasileiro Faz a intermediação e distribuição de recursos no mercado Advindos de poupança e destinados ao financiamento de investimentos

Leia mais

Teleconferência de Resultados 1T17. Normalização de margens com recuperação gradual dos mercados

Teleconferência de Resultados 1T17. Normalização de margens com recuperação gradual dos mercados Teleconferência de Resultados 1T17 Normalização de margens com recuperação gradual dos mercados Exoneração de Responsabilidades Este é um documento de apoio para a audioconferência de resultados do primeiro

Leia mais

Relações Econômicas Internacionais

Relações Econômicas Internacionais Relações Econômicas Internacionais 1 Edição atualizada, 2016 Capítulo 4 2 Economia Política Internacional Fundamentos Teóricos e Experiência Brasileira Sumário Capítulo 1. Economia Política Internacional:

Leia mais

CUSTO DE CAPITAL. Visão geral do custo de capital 12/03/2015. Prof. Dr. Osiris Marques

CUSTO DE CAPITAL. Visão geral do custo de capital 12/03/2015. Prof. Dr. Osiris Marques MBA em Controladoria e Finanças Universidade Federal Fluminense Gestão Financeira de Empresas Aula 7 Prof. Dr. Osiris Marques Março/2015 CUSTO DE CAPITAL Visão geral do custo de capital O custo de capital

Leia mais

Mestrado em Finanças e Economia Empresarial EPGE - FGV. Curso de Derivativos. Alexandre Lowenkron.

Mestrado em Finanças e Economia Empresarial EPGE - FGV. Curso de Derivativos. Alexandre Lowenkron. Mestrado em Finanças e Economia Empresarial EPGE - FGV Curso de Derivativos Alexandre Lowenkron alexandrelowenkron@bancobbm.com.br Derivativos - Alexandre Lowenkron Pág. 1 Bibliografia Principal: Hull,

Leia mais

Macroeconomia Aberta. CE-571 MACROECONOMIA III Prof. Dr. Fernando Nogueira da Costa Programa 1º semestre.

Macroeconomia Aberta. CE-571 MACROECONOMIA III Prof. Dr. Fernando Nogueira da Costa Programa 1º semestre. Macroeconomia Aberta CE-571 MACROECONOMIA III Prof. Dr. Fernando Nogueira da Costa Programa 1º semestre http://fernandonogueiracosta.wordpress.com/ PARTE I: Determinantes da taxa de câmbio e do balanço

Leia mais

PREFÁCIO 13 INTRODUÇÃO 17

PREFÁCIO 13 INTRODUÇÃO 17 PREFÁCIO 13 INTRODUÇÃO 17 1. A IMPORTÂNCIA DAS PME E AS DIFERENTES FORMAS DE FINANCIAMENTO 25 1.1. PME: Definição 26 1.2. PME: Uma Caracterização Nacional 30 1.3. Financiamento e Estrutura de Capitais

Leia mais

BM&F BOVESPA Resultados do 2T08

BM&F BOVESPA Resultados do 2T08 BM&F BOVESPA Resultados do 2T08 1 Considerações Iniciais Esta apresentação pode conter certas declarações que expressam expectativas, crenças e previsões da administração sobre eventos ou resultados futuros.

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA. Área Desenvolvimento Sustentável. vire aqui

MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA. Área Desenvolvimento Sustentável. vire aqui MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA Área Desenvolvimento Sustentável vire aqui DISCIPLINAS MATEMÁTICA Esta disciplina tem como objetivo apresentar aos alunos o instrumental matemático necessário para o acompanhamento

Leia mais

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE FINANÇAS

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE FINANÇAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO MESTRADO EDITAL 01/2011 PROVA

Leia mais

PROGRAMA CARGA HORÁRIA: 60 HORAS PERÍODO: 6º PROFESSOR: ALEXANDRE WERNERSBACH NEVES SEMESTRE: 2015/1

PROGRAMA CARGA HORÁRIA: 60 HORAS PERÍODO: 6º PROFESSOR: ALEXANDRE WERNERSBACH NEVES SEMESTRE: 2015/1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Curso de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP.

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA. Ênfase Desenvolvimento Sustentável. vire aqui

MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA. Ênfase Desenvolvimento Sustentável. vire aqui MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA Ênfase Desenvolvimento Sustentável vire aqui DISCIPLINAS MATEMÁTICA Esta disciplina tem como objetivo apresentar aos alunos o instrumental matemático necessário para o

Leia mais

Decisões de Financiamentos e Estrutura de Capital. Custo de Capital

Decisões de Financiamentos e Estrutura de Capital. Custo de Capital Decisões de Financiamentos e Estrutura de Capital Custo de Capital Objetivos 1. Compreender as hipóteses básicas subjacentes ao custo de capital, seu conceito fundamental e as fontes específicas de capital

Leia mais

1. Informação gerencial: exposição ao risco assumido pelos operadores, 2. Aumento das operações em bolsa e balcão: ações e títulos de renda fixa,

1. Informação gerencial: exposição ao risco assumido pelos operadores, 2. Aumento das operações em bolsa e balcão: ações e títulos de renda fixa, Análise de Risco Agenda Aula 6 1. Introdução ao Risco de Mercado (RM) 2. Importância da Mensuração do RM Risco de Mercado 3. RiskMetrics J. P. Morgan (JPM) 4. DEAR - daily earnings at risk 5. VAR - value

Leia mais

Teoria de Carteiras e a Gestão de Investimentos

Teoria de Carteiras e a Gestão de Investimentos Teoria de Carteiras e a Gestão de Investimentos Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo Slide 5-0 Objetivos Didáticos 1. Apresentar os fundamentos de risco, retorno

Leia mais

Sumário. Prefácio à 11 a edição, xvii. Prefácio à 10 a edição, xix. Prefácio à 9 a edição, xxi

Sumário. Prefácio à 11 a edição, xvii. Prefácio à 10 a edição, xix. Prefácio à 9 a edição, xxi Sumário Prefácio à 11 a edição, xvii Prefácio à 10 a edição, xix Prefácio à 9 a edição, xxi Parte I Administração financeira e mercados financeiros, 1 1 introdução à administração financeira, 3 1.1 Administração

Leia mais

Sumário. Parte I Administração Financeira e Mercados Financeiros, 1

Sumário. Parte I Administração Financeira e Mercados Financeiros, 1 Sumário Prefácio à 12 a Edição, xvii Parte I Administração Financeira e Mercados Financeiros, 1 1 Introdução à Administração Financeira, 3 1.1 Administração financeira nas empresas, 3 1.1.1 Objetivos das

Leia mais

CAPITAIS PRÓPRIOS E DE TERCEIROS ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS PARA ENGENHARIA 26/04/2013. Professor: Luis Guilherme Magalhães (62)

CAPITAIS PRÓPRIOS E DE TERCEIROS ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS PARA ENGENHARIA 26/04/2013. Professor: Luis Guilherme Magalhães (62) ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS PARA ENGENHARIA Professor: Luis Guilherme Magalhães (62) 9607-2031 Obs.: Para aprofundar os conhecimentos a respeito de Capital Próprio e de Terceiros, consultar o livro: ASSAF

Leia mais

MERCADOS A PRAZO. Futuros, Forwards e Swaps

MERCADOS A PRAZO. Futuros, Forwards e Swaps MERCADOS A PRAZO Futuros, Forwards e Swaps Eduardo Sá Silva MERCADOS A PRAZO Futuros, Forwards e Swaps FICHA TÉCNICA Título Mercados a Prazo Futuros, Forwards e Swaps Autor Eduardo Sá Silva Editor Vida

Leia mais

EAC 0457 MODELOS DE SEGURO SAÚDE AULA 1 ANA CAROLINA MAIA

EAC 0457 MODELOS DE SEGURO SAÚDE AULA 1 ANA CAROLINA MAIA EAC 0457 MODELOS DE SEGURO SAÚDE AULA 1 ANA CAROLINA MAIA 1. DEFININDO SEGURO SAÚDE DIMENSÃO FINANCIAMENTO Tabela 10 - Receitas e despesas, por modalidade das operadoras, por tipo, segundo a modalidade

Leia mais

PROGRAMA DETALHADO do Curso de Atualização da Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA (CEA)

PROGRAMA DETALHADO do Curso de Atualização da Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA (CEA) PROGRAMA DETALHADO do Curso de Atualização da Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA (CEA) Controle: D.04.66.00 Data da Elaboração: 17/08/2017 Data da Revisão: - Vigência a partir de: 21/08/2017

Leia mais

MBA Executivo em Mercado de Capitais e Derivativos

MBA Executivo em Mercado de Capitais e Derivativos 1) APRESENTAÇÃO A Escola de Pós Graduação FACAMP e o Instituto Educacional BM&FBOVESPA firmaram parceria para oferecerem diversos cursos de pós graduação. Destinado a profissionais que já atuam no mercado

Leia mais

Estrutura de Capital

Estrutura de Capital Estrutura de Capital Estrutura de Capital Capital de Terceiros 25% Capital Próprio 50% Capital de Terceiros 50% Capital Próprio 75% Estrutura de Capital AC PC RLP Capital de Terceiros (exigível) AP Capital

Leia mais

Avaliação Financeira de Empresas e Empreendimentos Imobiliários

Avaliação Financeira de Empresas e Empreendimentos Imobiliários Curso de Especialização em Gerenciamento da Construção Civil Avaliação Financeira de Empresas e Empreendimentos Imobiliários Prof. MSC Miguel Adriano Gonçalves 1- Funções da administração financeira Setor

Leia mais

GERANDO VALOR ATRAVÉS DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO DE TERRAS APIMEC

GERANDO VALOR ATRAVÉS DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO DE TERRAS APIMEC GERANDO VALOR ATRAVÉS DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO DE TERRAS APIMEC VISÃO GERAL DA COMPANHIA Controlada do Grupo SLC: 67 anos de experiência no setor agrícola e 20 anos de joint-venture com a John

Leia mais

= {números irracionais} = {números reais positivos} = {números reais negativos} = {números reais não positivos} = {números reais não negativos}

= {números irracionais} = {números reais positivos} = {números reais negativos} = {números reais não positivos} = {números reais não negativos} = {números irracionais} = {números reais positivos} = {números reais negativos} = {números reais não positivos} = {números reais não negativos} 2 2 = 1 + 1 = 2 = 2 = 2 2 3 + 2 3 2 < > < > < < < > > > 3

Leia mais

Formação no Mercado Financeiro

Formação no Mercado Financeiro Formação no Mercado Financeiro Aula 02 Modelo institucional e organizacional da BM&FBOVESPA e a estrutura do mercado de capitais Sistema Financeiro O sistema financeiro é parte integrante e importante

Leia mais

É possível investir no mercado de ações sem correr qualquer risco de perda do valor investido.

É possível investir no mercado de ações sem correr qualquer risco de perda do valor investido. 1 É isso mesmo. É possível investir no mercado de ações sem correr qualquer risco de perda do valor investido. Essa modalidade de investimentos denomina-se COE, sigla de Certificado de Operações Estruturadas.

Leia mais

Tema 05 Estrutura de Capital

Tema 05 Estrutura de Capital Tema 05 Estrutura de Capital FEA -USP Graduação em Ciências Contábeis EAC0511 Profa. Joanília Cia Tema 05 Estrutura de Capital I. INTRODUÇÃO II. RISCO DO NEGÓCIO E RISCO FINANCEIRO: Alavancagem Operacional

Leia mais

Expectativas Racionais

Expectativas Racionais Expectativas Racionais Economia Monetária e Financeira Fernando Antônio de Barros Júnior EPGE - FGV August 21, 2013 Fernando Antônio de Barros Júnior Monitoria 3 1 / 10 E. Racionais & E. Adaptativas Expectativas

Leia mais

Sumário. Introdução, 1

Sumário. Introdução, 1 Sumário Introdução, 1 Capítulo 1 Sistema Financeiro Nacional, 3 1.1 Funções básicas do Sistema Financeiro Nacional, 4 1.2 Principais participantes do mercado, 4 1.2.1 Introdução, 4 1.2.2 Órgãos de regulação,

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Investimentos. Mercado de Capitais. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Investimentos. Mercado de Capitais. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Investimentos Mercado de Capitais Prof. Cláudio Alves O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que visa proporcionar liquidez aos títulos de emissão

Leia mais

MINUTA PLANO DE PARTICIPAÇÃO PARA TODOS OS FUNCIONÁRIOS (GESP) GUIA SOBRE TRIBUTAÇÃO DOS PARTICIPANTES BRASIL

MINUTA PLANO DE PARTICIPAÇÃO PARA TODOS OS FUNCIONÁRIOS (GESP) GUIA SOBRE TRIBUTAÇÃO DOS PARTICIPANTES BRASIL MINUTA PLANO DE PARTICIPAÇÃO PARA TODOS OS FUNCIONÁRIOS (GESP) GUIA SOBRE TRIBUTAÇÃO DOS PARTICIPANTES BRASIL 1 INTRODUÇÃO A Telefónica S.A. (daqui por adiante Telefónica) planeja implementar o ciclo para

Leia mais

Fatores Determinantes do

Fatores Determinantes do Fatores Determinantes do Balanço de Pagamentos Abordagem pela Absorção Abordagem pelos Movimentos de Capital Abordagem Monetária http://fernandonogueiracosta.wordpress.com/ Contabilidade das relações externas

Leia mais

Modelo de Precificação de Ativos

Modelo de Precificação de Ativos Modelo de Precificação de Ativos Qual o risco ideal? Similar ao conceito contábil de custo/benefício, isto é, cada recompensa (receita) esperada está associado um risco inerente Risco faz parte do negócio,

Leia mais

Política de Precificação de Ativos

Política de Precificação de Ativos Política de Precificação de Ativos 1 SUMÁRIO I. OBJETIVO... 3 II. DEFINIÇÕES... 3 III. PRINCÍPIOS E DIRETRIZES... 3 IV. METODOLOGIA... 5 V. APROVAÇÃO... 7 2 I. OBJETIVO Este documento tem como objetivo

Leia mais

Fluxos de capitais e reservas internacionais

Fluxos de capitais e reservas internacionais Fluxos de capitais e reservas internacionais 1 Capítulo 9 2 Sumário 1. Movimento internacional de fatores de produção 2. Funções 3. Taxonomia 4. Capital de curto prazo 5. Reservas internacionais 6. Fundos

Leia mais

Mercados e Investimentos Financeiros. Cesaltina Pacheco Pires

Mercados e Investimentos Financeiros. Cesaltina Pacheco Pires Mercados e Investimentos Financeiros Cesaltina Pacheco Pires Índice geral Prefácio ix 1 Introdução 1 1.1 Activos reais e activos nanceiros........................ 1 1.2 Escolha intertemporal e taxa de

Leia mais

3 Revisão de Literatura e Conceituação da Medida Ômega 3.1. Avaliação de Carteiras

3 Revisão de Literatura e Conceituação da Medida Ômega 3.1. Avaliação de Carteiras 3 Revisão de iteratura e Conceituação da Medida Ômega 3.1. Avaliação de Carteiras O sucesso na decisão de investimento está em obter o máximo de retorno com um mínimo de investimento em determinado ativo.

Leia mais

Hedge: diferentes conceitos e inferências

Hedge: diferentes conceitos e inferências Hedge: diferentes conceitos e inferências Econômico Contábil Tributário Luciana Aguiar Mestre FGV Riscos e incertezas: Conceito: probabilidade de perda relacionada ao processo de decisão, ou à falta de

Leia mais

Resultados R$ Milhões

Resultados R$ Milhões 1 Lucro Líquido e Rentabilidade s/pl Médio Resultados R$ Milhões 2 R$ Milhões Patrimônio Líquido CAGR: 31,1%aa CAGR: 11,3%aa 3 Ativos Totais R$ Milhões CAGR: 20,3%aa CAGR: 22,5%aa 4 Títulos e Valores Mobiliários

Leia mais

Mercados Futuros Agropecuários no Brasil: Análise dos Contratos e da Formação dos Preços Futuros

Mercados Futuros Agropecuários no Brasil: Análise dos Contratos e da Formação dos Preços Futuros Luis Fernando Teixeira Horta Vieira Mercados Futuros Agropecuários no Brasil: Análise dos Contratos e da Formação dos Preços Futuros Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial

Leia mais

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de janeiro de 2006.

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de janeiro de 2006. Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de janeiro de 2006. Aplicações/Especificação Espécie/ Quantidade Cotação Valor Atual % Sobre Forma ( em R$ ) ( R$ Mil ) o Ativo 1.COTAS

Leia mais

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DO 2T16 UMA COMPANHIA GLOBAL DE ALIMENTOS

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DO 2T16 UMA COMPANHIA GLOBAL DE ALIMENTOS APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DO UMA COMPANHIA GLOBAL DE ALIMENTOS São Paulo, 11 de Agosto de 2016 DISCLAIMER Em 5 de Agosto de 2016, anunciamos o protocolo do pedido de registro (F1 e F4) junto à SEC e

Leia mais

Avaliação de Empresas

Avaliação de Empresas Corporate Finance Prof. Dr. Alexandre Assaf Neto Prof. Dr. Eliseu Martins Prof. Dr. Vinícius Martins aula 01 1 Fundamentos da Avaliação e Gestão Baseada em Valor Aula 1 Ao final desta aula você: - Conhecerá

Leia mais

Brasil Crescer Mais Com Estabilidade

Brasil Crescer Mais Com Estabilidade O Que É Necessário Para o Brasil Crescer Mais Com Estabilidade Yoshiaki Nakano Escola de Economia de São Paulo Fundação Getulio Vargas 30 de Agosto de 2010 O Que É Necessário Para o Brasil Crescer Mais

Leia mais

Além disso, o modelo apresenta significativa correlação entre as variáveis independentes, o que pode ter contribuído para aumentar artificialmente o

Além disso, o modelo apresenta significativa correlação entre as variáveis independentes, o que pode ter contribuído para aumentar artificialmente o 82 5. CONCLUSÃO EVA é uma medida que avalia o desempenho das empresas em termos de geração de valor para os acionistas. Segundo O Byrne (1999), o objetivo básico do EVA é criar uma medida periódica de

Leia mais

Resultados 2T10. Conferência de Resultados

Resultados 2T10. Conferência de Resultados Resultados 2T10 Conferência de Resultados 1 Aviso Nós fazemos declarações prospectivas que estão sujeitas a riscos e incertezas. Tais declarações têm como base crenças e suposições de nossa Administração

Leia mais

GERANDO VALOR ATRAVÉS DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO DE TERRAS APIMEC

GERANDO VALOR ATRAVÉS DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO DE TERRAS APIMEC GERANDO VALOR ATRAVÉS DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO DE TERRAS APIMEC A EMPRESA VISÃO GERAL DA COMPANHIA Controlada do Grupo SLC: 67 anos de experiência no setor agrícola e 20 anos de joint-venture com

Leia mais

Sumário. Prefácio, xiii PARTE I AMBIENTE FINANCEIRO, 1

Sumário. Prefácio, xiii PARTE I AMBIENTE FINANCEIRO, 1 Prefácio, xiii PARTE I AMBIENTE FINANCEIRO, 1 1 Origem da Moeda e Intermediação Financeira, 3 1.1 Atividade econômica, 4 1.2 Primeiro estágio: economia de escambo, 10 1.3 Segundo estágio: introdução da

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Disciplina de Direito e Economia Professor Rodrigo Nobre Fernandez. Lista de Exercícios 3 - Gabarito

Universidade Federal de Pelotas Disciplina de Direito e Economia Professor Rodrigo Nobre Fernandez. Lista de Exercícios 3 - Gabarito Universidade Federal de Pelotas Disciplina de Direito e Economia Professor Rodrigo Nobre Fernandez Lista de Exercícios 3 - Gabarito 1. Liste os quatro componentes do PIB e dê um exemplo de cada um. R:

Leia mais

Teorias de Estrutura de Capital

Teorias de Estrutura de Capital Teorias de Estrutura de Capital Estrutura de Capital Teoria Convencional Aceita a possibilidade da existência de uma estrutura de capital ótima para a empresa A organização deve endividar-se até o ponto

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO Outubro/2016 1. Objetivo Esta Política de Gestão de Riscos foi elaborada de acordo com as políticas internas da MAGNETIS GESTORA DE RECURSOS LTDA. ( Gestora ), inclusive o Código

Leia mais

AS ANÇ N FI 02 A UL A 1

AS ANÇ N FI 02 A UL A 1 1 Nunca comprei um carro bom sem antes comprar um apartamento, ainda que seja uma quitinete. Luiza Tomé - Atriz 2 3 1. Definir Finanças; 2. Citar as principais áreas de atuação das finanças; 3. Entender

Leia mais

INTRODUÇÃO À FINANÇAS CORPORATIVAS

INTRODUÇÃO À FINANÇAS CORPORATIVAS INTRODUÇÃO À FINANÇAS CORPORATIVAS OBJETIVO GERAL Identificar e explicar alguns conceitos básicos de finanças corporativas. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Discutir e identificar as 3 diferentes áreas de finanças;

Leia mais

Princípios de Finanças MBA Estácio 01/06/2017

Princípios de Finanças MBA Estácio 01/06/2017 Princípios de Finanças MBA Estácio 01/06/2017 Prof. Lucas S. Macoris PLANO DE AULA Princípios de Finanças Aula 1 Boas vindas e Introdução Aula 5 Contabilidade Gerencial Aula 2 Conceitos de Contabilidade

Leia mais

O que será visto neste tópico...

O que será visto neste tópico... FEA -USP Graduação em Ciências Contábeis EAC0511-2014/2 Turma 01 Profa. Joanília Cia 1. Introdução Tema 01 Introdução I. Evolução de Finanças II. Questões de Finanças x Oquestões Oportunidades de Carreira

Leia mais

Aprenda a investir no mercado de ações.

Aprenda a investir no mercado de ações. Aprenda a investir no mercado de ações. Bolsa Ações Opções Futuros Termo Ser sócio ON Voto PN - Dividendos Riscos sistêmicos Riscos Específicos Renda Variável Contratos firmados Preço Dia Quantidade Condição

Leia mais

IPO Initial Public Offering

IPO Initial Public Offering IPO Initial Public Offering IPO é a primeira distribuição pública de ações de emissão de uma companhia que pode compreender uma distribuição primária (novas ações emitidas pela companhia), uma distribuição

Leia mais

Valor Justo. Antecedentes. Terminologias. Preço do ouro... Profa. Paula Nardi. Antes: Custo Histórico como base de Valor. Agora: Valor Justo

Valor Justo. Antecedentes. Terminologias. Preço do ouro... Profa. Paula Nardi. Antes: Custo Histórico como base de Valor. Agora: Valor Justo Antecedentes Antes: Custo Histórico como base de Valor Objetiva Verificável Mas, e os fluxos de caixa futuro? Profa. Paula Nardi 1 Agora: Prover informações atualizadas Maior poder informativeness Uso

Leia mais

Estabelecer o tratamento contábil de receitas provenientes de certos tipos de transações e eventos.

Estabelecer o tratamento contábil de receitas provenientes de certos tipos de transações e eventos. CPC 30 - RECEITAS OBJETIVOS O objetivo deste Pronunciamento é: Estabelecer o tratamento contábil de receitas provenientes de certos tipos de transações e eventos. A questão primordial na contabilização

Leia mais

POLITICA DE GESTÃO DE RISCO

POLITICA DE GESTÃO DE RISCO POLITICA DE GESTÃO DE RISCO JUNHO 206 Versão.0.3 atualizada em Junho de 206 ÍNDICE Objetivo... 3 Análise do Risco... 3 O Risco de Liquidez... 3 O Risco de Mercado... 3 O Risco de Crédito e Contraparte...

Leia mais

2 Mercados futuros História dos Mercados Futuros e Alguns Conceitos Básicos

2 Mercados futuros História dos Mercados Futuros e Alguns Conceitos Básicos 2 Mercados futuros Neste capítulo será feita uma descrição sucinta acerca dos principais conceitos e mecanismos operacionais envolvidos nos mercados futuros, concentrando maior atenção, principalmente,

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina DELIBERAÇÃO Câmara de Pós-Graduação Nº 033/2010 Reestrutura o Curso de Pós-Graduação Lato sensu em Economia Empresarial. CONSIDERANDO a solicitação da Coordenação do Curso, conforme processo nº 17069/2010;

Leia mais

12/05/2009. Relações com Investidores Resultados 1T09

12/05/2009. Relações com Investidores Resultados 1T09 12/05/2009 1/18 Sumário Destaques 3 Balanço 4 Resultados 5 Carteira de Crédito Total 6 Carteira de Crédito Empresas 7 Carteira de Crédito Empresas 8 Carteira de Crédito Empresas 9 Carteira de Crédito PF

Leia mais

Carta Mensal Outubro 2016

Carta Mensal Outubro 2016 Carta Mensal Outubro 2016 Cenário YES WE CAN, diz o Banco Central sobre cumprir meta de inflação de 2017 e 2018 Desde que o atual presidente do Banco Central foi nomeado em junho e deu posse para sua equipe

Leia mais

Seminário 70 Anos da Teoria Geral de Keynes

Seminário 70 Anos da Teoria Geral de Keynes Seminário 70 Anos da Teoria Geral de Keynes Preferência pela Liquidez e Comportamento dos Bancos Luiz Fernando de Paula (UERJ) Curitiba, Universidade Federal do Paraná, 25/05/2006 Estrutura da apresentação

Leia mais

Avaliação de Empresas

Avaliação de Empresas Avaliação de Empresas C U S T O D O C A P I T A L D E T E R C E I R O S, C U S T O D O C A P I T A L P R Ó P R I O E W A C C P R O F. G U I L L E R M O B R A U N B E C K Mercado de capitais: provedores

Leia mais

Os restantes 5% (cinco por cento) do patrimônio do fundo poderão ser mantidos em depósitos à vista ou aplicados em:

Os restantes 5% (cinco por cento) do patrimônio do fundo poderão ser mantidos em depósitos à vista ou aplicados em: LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS 1. Público-alvo dezembro/2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o CSHG TOP FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO.

Leia mais

Gerenciamento de Riscos

Gerenciamento de Riscos Introdução Com o objetivo de incentivar o gerenciamento de riscos e aproximar os conceitos de capital regulatório e econômico, o Comitê da Basiléia finalizou, em 2004, uma nova versão do acordo de capital,

Leia mais

OPERAÇÕES DE HEDGE. Artur Alves Igor Soares Vinicius Hatano

OPERAÇÕES DE HEDGE. Artur Alves Igor Soares Vinicius Hatano ECONOMIA E O SISTEMA JURÍDICO DO ESTADO - FEAUSP DERIVATIVOS E OPERAÇÕES DE HEDGE Artur Alves - 9320125 Igor Soares - 9319867 Vinicius Hatano - 9319940 O QUE SÃO DERIVATIVOS Eles podem ser definidos como

Leia mais

1. SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E PARTICIPANTES DO MERCADO

1. SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E PARTICIPANTES DO MERCADO Conteúdo Programático 1. SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E PARTICIPANTES DO MERCADO 1.1 Funções Básicas 1.1.1 Função dos intermediários financeiros e definição de intermediação financeira 1.2 Estrutura 1.2.1

Leia mais

Overview do 2T07. Wilson Amaral Presidente

Overview do 2T07. Wilson Amaral Presidente 1 Overview do Wilson Amaral Presidente 2 Highlights do Trimestre Lançamentos cresceram 72% em relação ao Lançamentos de R$470,7 milhões no ante R$274,2 milhões no Vendas Contratadas cresceram 50% em relação

Leia mais

A Importância dos Métodos Quantitativos aplicados ao Mundo Financeiro

A Importância dos Métodos Quantitativos aplicados ao Mundo Financeiro A Importância dos Métodos Quantitativos aplicados ao Mundo Financeiro Marco Aurélio Sanfins GET - Departamento de Estatística IME Instituto de Matemática e Estatística UFF Universidade Federal Fluminense

Leia mais

CONTEÚDO DA AULA DE HOJE

CONTEÚDO DA AULA DE HOJE CONTEÚDO DA AULA DE HOJE DECISÕES FINANCEIRAS DE LONGO PRAZO: VISÃO GERAL DO CUSTO DE CAPITAL CUSTO DO CAPITAL DE TERCEIROS CUSTO DAS AÇÕES PREFERENCIAIS CUSTO DAS AÇÕES ORDINÁRIAS CUSTO MÉDIO PONDERADO

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA. Ênfase em Banking (Economia e Finanças Bancárias) MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA - ÊNFASE BANKING 1.

MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA. Ênfase em Banking (Economia e Finanças Bancárias) MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA - ÊNFASE BANKING 1. MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA Ênfase em Banking (Economia e Finanças Bancárias) MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA - ÊNFASE BANKING 1 vire aqui DISCIPLINAS MATEMÁTICA Esta disciplina tem como objetivo

Leia mais

Direito Societário IV. Prof. Henrique Subi

Direito Societário IV. Prof. Henrique Subi Direito Societário IV Prof. Henrique Subi 1 8. Sociedades institucionais 8.1. Sociedade em comandita por ações - Tem o capital dividido em ações - Os diretores possuem responsabilidade ilimitada pelas

Leia mais

RIV-02 Data da publicação: jun/2016 v.2

RIV-02 Data da publicação: jun/2016 v.2 Resumo Estabelece a política e as diretrizes para alocação e divisão de lotes dos ativos nos fundos de investimento sob gestão da RIVIERA Sumário 1. Objetivo... 2 2. Público-alvo... 2 3. Política e Diretrizes...

Leia mais

ECONOMIA E FINANÇAS PÚBLICAS

ECONOMIA E FINANÇAS PÚBLICAS ECONOMIA E FINANÇAS PÚBLICAS De acordo com o edital n 001/SEF/DIAT/2018 Professor: Dr. Jacó Braatz Auditor-Fiscal da Receita Estadual RS jacobraatz@hotmail.com jacob@sefaz.rs.gov.br Tópicos do edital 2

Leia mais

Curso de Extensão: Noções de Macroeconomia para RI (PIB)

Curso de Extensão: Noções de Macroeconomia para RI (PIB) Federal University of Roraima, Brazil From the SelectedWorks of Elói Martins Senhoras Winter January 1, 2008 Curso de Extensão: Noções de Macroeconomia para RI (PIB) Eloi Martins Senhoras Available at:

Leia mais

Copyright 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-1. Copyright 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-3. Nível micro. Capital de giro

Copyright 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-1. Copyright 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-3. Nível micro. Capital de giro Objetivos de aprendizagem Capítulo 1 O papel e o ambiente da administração financeira 1. Definir finanças, as principais áreas de finanças e as oportunidades de carreira disponíveis nessa área, bem como

Leia mais

POLÍTICA PARA TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS AZUL S.A. JUR_SP v

POLÍTICA PARA TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS AZUL S.A. JUR_SP v POLÍTICA PARA TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS DA AZUL S.A. Aprovada em Reunião do Conselho de Administração da AZUL S.A. realizada em 8 de novembro de 2017 JUR_SP - 27331274v1 6666004.400545 1 Política

Leia mais

ETFs no Brasil. Guia dos

ETFs no Brasil. Guia dos Guia dos ETFs no Brasil Por que todo investidor deve conhecer os ETFs? Neste guia, exploramos os fundamentos desse produto inovador e seu rápido crescimento no Brasil e no mundo. Abordamos também as perguntas

Leia mais

Princípios da Administração Financeira Aula 1. Prof. Marcelo Cerqueira

Princípios da Administração Financeira Aula 1. Prof. Marcelo Cerqueira Princípios da Administração Financeira Aula 1 Prof. Marcelo Cerqueira Cronograma Administração Financeira e outras ciências; Papel do Administrador/Gestor Financeiro. Formas de organizações Risco e Retorno

Leia mais

27/03/2016. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro

27/03/2016. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro Introdução Sistema Financeiro Brasileiro Faz a intermediação e distribuição de recursos no mercado Definição: Advindos de poupança e destinados ao financiamento de investimentos em setores produtivos da

Leia mais