G abarito A. das utoatividades TEORIA DA CONTABILIDADE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "G abarito A. das utoatividades TEORIA DA CONTABILIDADE"

Transcrição

1 G abarito das utoatividades

2 entro Universitário eonardo da Vinci odovia 470, Km 71, nº airro enedito - P ndaial - Santa atarina laboração: Prof. ª leide irana unes Possamai Prof. Mário Jorge. oelho evisão, iagramação e Produção: entro Universitário eonardo da Vinci - USSV

3 USSV G S UVS G S UVS 3 U 1 ÓP 1 1 ssinale a alternativa que trata da civilização onde os profissionais de contabilidade eram altamente respeitados, e a eles cabiam as atividades mais importantes, como, por exemplo, o acompanhamento de viagens longas para se efetuarem registros contábeis a respeito. a) ( ) ivilização romana. b) ( ) ivilização cretense. c) (x) ivilização egípcia. d) ( ) ivilização grega. 2 escreva de que forma ocorreu o surgimento da escrita cuneiforme..: ste tipo de escrita surgiu na Mesopotâmia e demonstrava o registro dos fatos contábeis que ocorreram no período ntuitivo Primitivo, eram feitos desenhos de calendários, leis, padrões monetários de pesos e medidas. 3 escrita era apresentada de forma ideográfica, evoluindo para a fonética. esta região encontraram evidências da construção de tábuas contábeis, formadas por pedras de mármore, nas quais ocorria a publicação dos balanços e estes eram apresentados em praça pública. Partindo desta afirmação, assinale a alternativa que se refere a estas características: a) (x) reta. b) ( ) Grécia. c) ( ) Mesopotâmia. d) ( ) gito. 4 classe social era denominada de Gens, uma sociedade aristocrática, muitas vezes proprietária de escravos. s mulheres casadas desta sociedade não tinham mais direito à herança paterna. sta organização de gens era restrita à população nativa, e eram conhecidos como patrícios.

4 4 G S UVS USSV qual sociedade estamos nos referindo? a) ( ) Grécia. b) (x) Monarquia. c) ( ) mpério. d) ( ) Mesopotâmia. 5 ssinale a alternativa que aponta qual foi a civilização que contribuiu para a contabilidade com o estabelecimento da doutrina patrimonialista, segundo nossos estudos. a) ( ) omanos. b) ( ) retenses. c) ( ) gípcios. d) (x) Gregos. ÓP 2 1 om relação à escola do pensamento contábil, identifique a alternativa que defende a ideia de que as contas devem ser analisadas de maneira abstrata: a) ( ) scola ombarda. b) ( ) scola lemã. c) (x) scola Matemática. d) ( ) scola orte-mericana. 2 nalise as alternativas a seguir, e em seguida assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas no que diz respeito às características das scolas do Pensamento ontábil: ( ) grande característica da scola mericana, e que faz dela uma das mais importantes do mundo, é a construção prática a partir da realidade teórica. ( ) Uma das correntes de pensamento da scola lemã dava mais importância ao valor econômico-social do que ao valor monetário dos bens e das operações. ( ) Uma das características da Moderna scola taliana era desenvolver uma teoria para a contabilidade a partir do resultado, sendo que este representa o produto algébrico dos custos e proventos (receitas) resultantes das operações da entidade.

5 USSV G S UVS ( ) s pensadores da scola Personalista entendiam que os bens patrimoniais deveriam ter personificação, ou seja, ser representados por pessoas verdadeiras, e então teriam o nome das pessoas, físicas ou jurídicas. 5 gora, assinale a alternativa que apresenta a sequência : a) ( ) V V F F. b) (x) F V V V. c) ( ) F F F V. d) ( ) V F V F. 3 eferindo-se às características das escolas do pensamento contábil, relacione as colunas: ód. aracterística scola s contadores deveriam ter muito mais um conhecimento e domínio da gestão scola Personalista administrativa do que meramente dos registros contábeis. ontabilidade não deve ser afetada pelo vazio alinhamento das cifras scola ontrolista e números, mas pelo princípio que identifica a lógica do raciocínio humano, a doutrina logismográfica. controle da administração econômica é exercido pela contabilidade, dividindo ele em duas partes, sendo uma o próprio registro contábil dos fatos e fenômenos scola dministrativa ou ombarda administrativos, e outra representa a demonstração em partidas dobradas. V Uma das características mais importantes é a qualidade das informações contábeis e o entendimento de que estas têm scola mericana o objetivo de auxiliar na tomada de decisões.

6 6 G S UVS USSV gora, assinale a alternativa que apresenta a sequência : a) ( ) V. b) (x) V. c) ( ) V. d) ( ) V. 4 ntre as alternativas a seguir, qual se refere à Moderna scola Francesa? a) ( ) Para os neocontistas, a principal finalidade da contabilidade era o acompanhamento das variações econômicas e não financeiras do patrimônio, sejam elas em valor ou quantidade, quantitativamente ou qualitativamente. b) (x) lém de dividir as contas em três grandes grupos, tivo, Passivo e Situação íquida, os neocontistas ainda definiram que as contas do tivo deveriam ser divididas em subcontas e que estas deveriam estar classificadas segundo o grau de disponibilidades, e as contas do Passivo e da Situação íquida também seriam divididas em subcontas, porém as do Passivo deveriam ser classificadas pelo seu grau de exigibilidade. c) ( ) Para os neocontistas, uma das finalidades da contabilidade era a apuração das variações do patrimônio, sejam elas em valor ou quantidade, quantitativamente ou qualitativamente. d) ( ) lém de dividir as contas em três grandes grupos, tivo, Passivo e Situação íquida, os neocontistas ainda definiram que as contas do tivo deveriam ser divididas em subcontas e que estas deveriam estar classificadas segundo o seu vencimento, e as contas do Passivo e da Situação íquida também seriam divididas em subcontas, porém as do Passivo deveriam ser classificadas pelo seu grau de exigibilidade. ÓP 1 U 2 1 afirmação "bviamente ao fazer uma compra de ativo, o comprador irá analisar os fluxos de caixa futuros relativos aos benefícios que este ativo poderá proporcionar, e irá comparar os resultados com o valor negociado", diz respeito a qual Princípio ontábil? Justifique..: usto original com base de valor (justificativa, individual).

7 USSV G S UVS 2 ssinale a alternativa que contenha uma afirmação verdadeira sobre a convenção contábil do conservadorismo. 7 a) ( ) plicar o conceito de conservadorismo é garantir que todos os critérios de mensuração utilizados pela contabilidade sejam aplicados igualmente em todos os exercícios subsequentes, garantindo a comparabilidade. b) ( ) Podemos utilizar a mais conservadora das avaliações quando houver alternativas válidas do ponto de vista das normas. c) ( ) Se limites bastante explícitos não forem adotados para a regra, devemos utilizar algum critério técnico que permita avaliar os efeitos de sua aplicação. d) (x) aplicabilidade da regra se dá exatamente quando o contador, no momento de efetuar uma avaliação, se deparar com duas ou mais possibilidades igualmente relevantes de mensuração do valor. 3 [...] Portanto, como consequência da, os ativos devem ser, usualmente, avaliados por algum tipo de valor de entrada (de custo), e não de saída (de venda); o mesmo para os passivos: quanto custará, em termos de sacrifício de ativos, pagar as exigibilidades". ssinale a alternativa que contém a palavra que completa a frase afirmativa acima. a) ( ) Materialidade. b) (x) ontinuidade. c) ( ) valiação de custo. d) ( ) onsistência. 4 om relação às convenções, analise as alternativas a seguir:. Uma das linhas básicas de restrições das convenções diz respeito à complexidade.. s convenções se referem quanto à: objetividade, consistência e praticabilidade.. convenção da materialidade tem relação direta com a questão de custo/ benefício no que diz respeito à apuração e elaboração da informação contábil para o usuário. V. convenção da consistência é o critério menos importante entre todos os apresentados.

8 8 G S UVS USSV gora, assinale a alternativa : a) ( ) Somente a afirmativa está correta. b) ( ) s afirmativas e estão corretas. c) ( ) s afirmativas e V estão corretas. d) (x) s afirmativas e estão corretas. ÓP 2 1 s Princípios Fundamentais de ontabilidade estavam em vigor desde 1993, os quais foram recentemente alterados por meio da: a) ( ) esolução n o 1.294/10. b) (x) esolução n o 1.282/10. c) ( ) esolução n o 1.190/08. d) ( ) esolução n o 1.299/10. 2 departamento de cobrança acabou de ser informado que dois clientes decretaram falência, porém a empresa tinha um valor de $ ,00. omo deverá ser realizado o lançamento deste valor perante a contabilidade?.: onta ébito rédito Perdas com clientes incobráveis () $ ,00 uplicatas a eceber $ ,00 3 empresa XYZZ tda. não contabilizou despesas com energia elétrica e telefone referente ao mês de dezembro de X1, pois até o momento não recebeu os boletos para pagamento. om base em meses anteriores a contabilidade estima que os valores das duas contas totalizam $ 958,00. omo deverá ser lançada a previsão para estes valores na contabilidade?.: onta ébito rédito espesas dministrativas $ 958,00 ontas a pagar $ 958,00

9 USSV G S UVS 4 ois meses após o ocorrido na questão 3 a empresa recebe os boletos que se referem a estas despesas. Porém o valor total das faturas equivale a $ 1.055,00. omo deve ser feito este ajuste na contabilidade? 9.: onta ébito rédito espesas dministrativas $ 97,00 ontas a pagar $ 97,00 U 3 ÓP 1 1 nalise as alternativas a seguir no que diz respeito às situações que poderiam tornar enganoso os demonstrativos emitidos pela contabilidade:. Mudanças importantes nos procedimentos realizados de um período para o outro.. Mudanças insignificantes, porém afetariam normalmente as expectativas.. Mudanças pequenas nas atividades realizadas que não afetam as decisões relativas à empresa. V. ontratos especiais que afetam as relações entre as organizações. gora, assinale a alternativa : a) ( ) Somente a afirmativa está correta. b) ( ) s afirmativas e estão corretas. c) ( ) Somente a afirmativa V está correta. d) (x) s afirmativas e V estão corretas. 2 escreva as características das informações contábeis que você considera serem importantes para a organização:.: Perante a contabilidade, as informações devem ser confiáveis, úteis para tomada de decisão, estarem no prazo correto para serem utilizadas, entre outras.

10 10 G S UVS USSV 3 adas as seguintes informações: stoque inicial pelo método PPS $ 1.887,50 stoque inicial pelo método UPS $ 1.250,00 Valor ruto do feito $ 637,50 e S (35%) $ 223,12 Valor do feito íq. os mpostos da mudança contábil $ 414,38. om base nestas informações, realize o lançamento contábil desta mudança..: ébito ucros acumulados $ 414,38 ébito mposto sobre o esultado (a pagar) $ 223,12 rédito stoques $ 637,50 4 Uma das características qualitativas das demonstrações contábeis é a onfiabilidade. escreva o que você compreende por este termo na contabilidade..: Para ser útil, a informação deve ser confiável, deve estar livre de erros ou vieses relevantes e representar adequadamente aquilo que se propõe. ÓP 2 1 om relação à norma de estrutura conceitual básica da contabilidade, relacione os itens de acordo com os códigos que se referem aos pontos importantes encontrados na norma:. lcance.. Pressupostos básicos.. Usuário e suas necessidades de informação. V. bjetivo das demonstrações contábeis. ( ) norma é clara quando trata das regras básicas e indispensáveis para uma boa apresentação das informações contábeis. ( ) sclarece a utilidade das informações apresentadas nas demonstrações contábeis. ( ) efine qual o modelo e o conjunto de demonstrações financeiras que devem ser apresentadas e qual a sua periodicidade. ( ) stabelece os principais grupos das informações contábeis, relacionando a cada um deles as informações mais importantes e os objetivos de ter cada uma destas informações.

11 USSV G S UVS gora, assinale a alternativa que apresenta a sequência : a) ( ) V. b) (x) V. c) ( ) V. d) ( ) V 11 2 escreva quais os três elementos relacionados à posição patrimonial, que se referem aos lementos das emonstrações ontábeis:.: Posição Patrimonial e Financeira econhecimento dos lementos das emonstrações ontábeis- Probabilidade de ealização de enefício conômico Futuro 3 om relação à avaliação de ativos, descreva o que você compreende sobre este conceito:.: tivo é o conjunto de bens e direitos que compõe o Patrimônio de uma organização. conceituação tem que considerar principalmente a natureza e a mensuração dos itens, ou seja, a adquirir algum bem a organização não o deixa guardado, mas sim à disposição de utilização para que gere algum retorno para a organização. 4 empresa S/ possui um ativo imobilizado registrado em seu balanço patrimonial de 31/12/X0 pelo valor contábil de $ , sendo que o custo original é de $ e a depreciação acumulada no valor de $ urante o exercício de X1, a empresa constatou que o valor de mercado desse imobilizado diminui de forma relevante, mais do que se esperava pelo uso normal do equipamento, e também se verificou que o desempenho do equipamento foi bem pior do que o esperado. iante dessas evidências, constatou-se a necessidade de efetuar o teste de recuperabilidade a fim de verificar se seria necessário algum ajuste ou não, relativo a perdas por desvalorização. Para efetuar o teste foi necessário apurar o valor de venda e o valor de uso por meio de fluxos de caixa futuros. vida útil remanescente foi estimada em 5 anos. valor de venda foi estimado em $ , porém a empresa iria gastar em torno de $ para deixar o imobilizado em condições de ser vendido, o que resultaria em um valor líquido de $ s fluxos de caixa futuros foram calculados, com base em dados técnicos relativos à capacidade de produção do imobilizado para os 5 anos remanescentes de sua vida útil. taxa de desconto utilizada no cálculo foi de 15% a.a, julgada pela empresa como a mais adequada.

12 12 G S UVS USSV Período Fluxo de caixa estimado (nominal) Valor presente dos fluxos estimados X2 $ ,00 $ ,00 X3 $ ,00 $ ,00 X4 $ ,00 $ ,00 X5 $ ,00 $ ,00 X6 $ ,00 $ ,00 $ ,00 $ ,00 om base nestas informações, assinale a seguir a alternativa que represente o valor do ajuste relativo à perda por desvalorização. a) ( ) $ ,00 b) ( ) $ ,00 c) (x) $ ,00 d) ( ) $ ,00

Gabarito das Autoatividades TEORIA DA CONTABILIDADE (CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FTC) 2008/2 Módulo VI

Gabarito das Autoatividades TEORIA DA CONTABILIDADE (CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FTC) 2008/2 Módulo VI Gabarito das utoatividades (ÊS ÁS - F) 2008/2 Módulo V USSV G S UVS G S UVS 3 U 1 ÓP 1 1 omo a organização das sociedades tinha um papel muito importante no desenvolvimento da contabilidade, assinale

Leia mais

TEORIA DA CONTABILIDADE QUESTIONÁRIO 6

TEORIA DA CONTABILIDADE QUESTIONÁRIO 6 QUESTIONÁRIO 6 (Questões Exame de Suficiência 1 2013) 2. Relacione os grupos do Ativo descritos, na primeira coluna, com as suas respectivas propriedades, na segunda coluna, e, em seguida, assinale a opção

Leia mais

PRINCÍPIOS CONTÁBEIS:

PRINCÍPIOS CONTÁBEIS: PRINCÍPIOS CONTÁBEIS: 1) A Alfa & Beta Ltda. é uma empresa familiar de médio porte gerida por dois irmãos em sucessão aos seus pais. Após assumirem a gestão, adotaram algumas medidas com o objetivo de

Leia mais

Índices Para Análise De Balanço

Índices Para Análise De Balanço Índices Para nálise e Balanço Página 1 de 5 Índices Para nálise e Balanço SMÁO: 1. 1. Objetivo os Índices 1. 1.1. Parâmetros para a nálise 1. 2. nálise Por Meio de Índices conômico-financeiros 1. 2.1.

Leia mais

Conteúdo: 11.2 Escrituração de operações típicas (provisões, obtenção e quitação de empréstimos e operações com duplicatas)

Conteúdo: 11.2 Escrituração de operações típicas (provisões, obtenção e quitação de empréstimos e operações com duplicatas) Módulo 2 Egbert 1 Conteúdo: 11.2 Escrituração de operações típicas (provisões, obtenção e quitação de empréstimos e operações com duplicatas) 2 1. Provisões São contas de natureza credora, que podem representar:

Leia mais

PLANO DE AULA DISCIPLINA: CONTABILIDADE I (CÓD. ENEC60001) PERÍODO: 2º PERÍODO

PLANO DE AULA DISCIPLINA: CONTABILIDADE I (CÓD. ENEC60001) PERÍODO: 2º PERÍODO PLANO DE AULA DISCIPLINA: CONTABILIDADE I (CÓD. ENEC60001) PERÍODO: 2º PERÍODO TOTAL DE SEMANAS: 20 SEMANAS TOTAL DE ENCONTROS: 40 AULAS Aulas Conteúdos/ Matéria Tipo de aula Textos, filmes e outros materiais

Leia mais

Conteúdo: 11.2 Escrituração de operações típicas (provisões, obtenção e quitação de empréstimos e operações com duplicatas)

Conteúdo: 11.2 Escrituração de operações típicas (provisões, obtenção e quitação de empréstimos e operações com duplicatas) Módulo 2 Egbert 1 Conteúdo: 11.2 Escrituração de operações típicas (provisões, obtenção e quitação de empréstimos e operações com duplicatas) 2 1. Provisões São contas de natureza credora, que podem representar:

Leia mais

Conceitos Fundamentais

Conceitos Fundamentais São Paulo, fevereiro de 2012 Conceitos Fundamentais 1 CONCEITOS FUNDAMENTAIS Bens Direitos Obrigações Fato Contábil Regime Lançamento Contábil Plano de Contas Exercício Bem - é tudo o que possa satisfazer

Leia mais

1 Classificação das Empresas e Entidades e o Ambiente Institucional, 1

1 Classificação das Empresas e Entidades e o Ambiente Institucional, 1 Prefácio à 11 a edição, xv 1 Classificação das Empresas e Entidades e o Ambiente Institucional, 1 1.1 Classificação jurídica das empresas e entidades, 1 1.1.1 Empresas com objetivos econômicos, 1 1.1.2

Leia mais

Exercícios Corrigidos A CONTABILIDADE

Exercícios Corrigidos A CONTABILIDADE Exercícios Corrigidos A CONTABILIDADE Prof. Odair - 2009-1 1) A finalidade da Contabilidade é: a) o Patrimônio b) permitir o estudo e o controle do Patrimônio c) permitir a seus usuários a obtenção de

Leia mais

2ª edição Ampliada e Revisada. Capítulo 1 A Contabilidade

2ª edição Ampliada e Revisada. Capítulo 1 A Contabilidade 2ª edição Ampliada e Revisada Capítulo A Contabilidade Tópicos do Estudo Conceito. Aplicação da contabilidade. Para quem é mantida a contabilidade. Pilares da contabilidade. Princípios contábeis fundamentais;

Leia mais

Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.753, de 30 de outubro de 2017.

Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.753, de 30 de outubro de 2017. INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.771, E 20.12.2017 Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.753, de 30 de outubro de 2017. O SERETÁRIO A REEITA FEERAL O BRASIL, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos

Leia mais

10.5 PRINCIPAIS PRÁTICAS CONTÁBEIS DA CONTROLADORA E SUAS CONTROLADAS

10.5 PRINCIPAIS PRÁTICAS CONTÁBEIS DA CONTROLADORA E SUAS CONTROLADAS 10.5 PRINCIPAIS PRÁTICAS CONTÁBEIS DA CONTROLADORA E SUAS CONTROLADAS Os principais critérios adotados na elaboração das demonstrações financeiras são como segue: (a) Apuração do resultado O resultado

Leia mais

CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS

CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS (EAC0549) Prof. Renê Coppe Pimentel Material e conteúdo padronizados elaborados por professores da FEA/USP Prof. Renê Coppe Pimentel Pg. 1 Atuação do Contador Administração

Leia mais

1266 Contabilidade Geral

1266 Contabilidade Geral 1266 ontabilidade Geral 59. (F - 2016 - Sefaz/MA - AFRE/Administração Tributária) Os saldos das contas do Balanço Patrimonial de uma empresa, em 31/12/2014, eram os seguintes, em reais: Fornecedores 30.000,00

Leia mais

Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) Contabilidade Intermediária II Fucamp/2017

Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) Contabilidade Intermediária II Fucamp/2017 Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) Contabilidade Intermediária II Fucamp/2017 Correção Exercícios de Fixação 2- Utilizando os dados apresentados pela Cia ABC no exemplo, na data de 20X0, considere que

Leia mais

POLÍCIA FEDERAL - AGENTE Prova - CONTABILIDADE GERAL 2018

POLÍCIA FEDERAL - AGENTE Prova - CONTABILIDADE GERAL 2018 Sumário Introdução... 2 onceitos Iniciais... 2 PF-Agente - 2018 - Questão 097 - Objeto da ontabilidade.... 2 PF-Agente - 2018 - Questão 098 - Patrimônio.... 3 PF-Agente - 2018 - Questão 099 - lassificação

Leia mais

03. Para Ativo (A), Passivo (P) e Patrimônio Líquido (PL), observe as sequências lógicas:

03. Para Ativo (A), Passivo (P) e Patrimônio Líquido (PL), observe as sequências lógicas: TÉCNICO EM CONTABILIDADE 1 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES DE 01 A 20 01. A Contabilidade é uma ciência: a) exata, pois tem como pressuposto a precisão e veracidade apresentada em seus relatórios financeiros

Leia mais

Seja bem vindo 8 edição Curso Ninjas do CFC Prof. Osvaldo Marques

Seja bem vindo 8 edição Curso Ninjas do CFC Prof. Osvaldo Marques Seja bem vindo 8 edição Curso Ninjas do CFC Prof. Osvaldo Marques 1 AULA 4 2 Alegria, felicidade e emoção rumo à sua aprovação 3 NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE PRINCIPAIS ASSUNTOS COBRADO EM PROVA

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL SEÇÃO JUDICIÁRIA DO PARÁ

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL SEÇÃO JUDICIÁRIA DO PARÁ 1) Marque a alternativa que contém o item que não integra a Demonstração do Resultado do Exercício: a) Devolução de Vendas. b) Receitas Financeiras. c) Ajustes de Exercícios Anteriores. d) Variações Monetárias

Leia mais

sumário Apresentação, xvii Introdução, 1

sumário Apresentação, xvii Introdução, 1 sumário Apresentação, xvii Introdução, 1 1 Estrutura conceitual básica e apresentação das demonstrações contábeis, 3 1.1 Introdução, 3 1.2 Finalidade da estrutura conceitual, 5 1.3 Objetivo do relatório

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I A profissão contábil, 1. Prefácio à 6 a edição, xiii Prefácio, xv

SUMÁRIO. Parte I A profissão contábil, 1. Prefácio à 6 a edição, xiii Prefácio, xv SUMÁRIO Prefácio à 6 a edição, xiii Prefácio, xv Parte I A profissão contábil, 1 1 A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE, 3 1.1 A Contabilidade na época em que não existiam moeda, escrita e números, 3 1.2 Contabilidade

Leia mais

Contabilidade Básica Prof. Procópio

Contabilidade Básica Prof. Procópio 29-02-2012 Recapitulando... Prof. Procópio Contabilidade e Finalidade Usuários Patrimônio Representação Gráfica do Patrimônio Aspectos Qualitativos e Quantitativos do Patrimônio Formação do Patrimônio

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS CPC. CPC 27 Ativo Imobilizado e Depreciação. Principais Considerações no Pronunciamento Técnico CPC 27

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS CPC. CPC 27 Ativo Imobilizado e Depreciação. Principais Considerações no Pronunciamento Técnico CPC 27 Principais Considerações no Pronunciamento Técnico CPC 27 O Ponto chave a ser considerado com o Pronunciamento Técnico CPC 27 referente a contabilização dos ativos imobilizado, são exatamente o reconhecimento

Leia mais

TEORIA DA CONTABILIDADE. Michael Dias Corrêa

TEORIA DA CONTABILIDADE. Michael Dias Corrêa TEORIA DA CONTABILIDADE Michael Dias Corrêa Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade Aprovado em 2008 pelo CPC, apresenta os aspectos básicos para a preparação e apresentação das demonstrações para

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 19 CAPÍTULO I ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA DA CONTABILIDADE... 21 1. Conceito de contabilidade... 21 2. Objeto... 22 3. Campo de aplicação... 23 4. Objetivos... 23 5.

Leia mais

CPC 23 Manual de Contabilidade Societária - Capítulo 26 POLÍTICAS CONTÁBEIS, MUDANÇA DE ESTIMATIVAS E RETIFICAÇÃO DE ERRO

CPC 23 Manual de Contabilidade Societária - Capítulo 26 POLÍTICAS CONTÁBEIS, MUDANÇA DE ESTIMATIVAS E RETIFICAÇÃO DE ERRO CPC 23 Manual de Contabilidade Societária - Capítulo 26 POLÍTICAS CONTÁBEIS, MUDANÇA DE ESTIMATIVAS E RETIFICAÇÃO DE ERRO Qual a importância? O Pronunciamento tem como objetivo melhorar a relevância e

Leia mais

Sumário do Pronunciamento Conceitual Básico Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis

Sumário do Pronunciamento Conceitual Básico Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis Sumário do Pronunciamento Conceitual Básico Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis Observação: Este sumário, que não faz parte do Pronunciamento, está sendo apresentado

Leia mais

Curso intensivo CFC

Curso intensivo CFC Curso intensivo CFC 2018.1 Prof.: Osvaldo Marques DISCIPLINAS : Teoria da Contabilidade Prof. Osvaldo Marques 1 Q. 1 Os acionistas da Companhia Y de capital fechado, representado só por ações ordinárias,

Leia mais

Slide 1. Contabilidade

Slide 1. Contabilidade Slide 1 Contabilidade Conceitos Básicos OBJETIVO Slide 2 Controlar o Patrimonio Controlar o Resultado Baseada em fatos reais Critérios justos e importantes para uma Decisão Existe desde 1494 Luca Pacioli

Leia mais

ANÁLISE DE BALANÇOS. Prof. Marcos Vinicius Fancelli Livero

ANÁLISE DE BALANÇOS. Prof. Marcos Vinicius Fancelli Livero ANÁLISE DE BALANÇOS Prof. Marcos Vinicius Fancelli Livero Atributos da Informação Contábil Confiabilidade; Compreensibilidade; Tempestividade; Comparabilidade. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Objetivos e Produtos

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Balancete de verificação. Valter Ferreira

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Balancete de verificação. Valter Ferreira CONTABILIDADE GERAL Contabilidade - Noções Gerais Valter Ferreira . O balancete de verificação é um instrumento interno das empresas, que possui por finalidade verificar o cumprimento do método das partidas

Leia mais

Caderno de Prova 04, Tipo 001

Caderno de Prova 04, Tipo 001 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 26. Em 31/12/2016 a Cia. das Flores apresentava os seguintes saldos para as contas componentes do seu Patrimônio Líquido: Capital Social... R$ 500.000,00 Reservas de Capital...

Leia mais

Conceito de Contabilidade

Conceito de Contabilidade Contabilidade PARTE 1 G Parte 1 Conceitos Conceito de Contabilidade A Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, objetivando representá-lo graficamente, evidenciar suas variações, estabelecer

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 E 2017 (Valores expressos em reais)

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 E 2017 (Valores expressos em reais) NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 E 2017 (Valores expressos em reais) 1. Contexto Operacional A Associação Brasileira de Apoio a Cannabis Esperança ABRACE é uma organização

Leia mais

Vimos que no Plano de Contas: O que é Resultado (Lucro/Prejuízo) Quais são os objetivos do tópico...

Vimos que no Plano de Contas: O que é Resultado (Lucro/Prejuízo) Quais são os objetivos do tópico... USP-FEA isciplina: EA0111 - Noções de ontabilidade para Administradores Tema 04. Regras de Apuração e a emonstração do Resultado Profa. Joanília Neide de Sales ia Quais são os objetivos do tópico... -

Leia mais

AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL. NOÇÕES DE CONTABILIDADE Profª. Camila Gomes

AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL. NOÇÕES DE CONTABILIDADE Profª. Camila Gomes AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL NOÇÕES DE CONTABILIDADE Profª. Camila Gomes Contas Natureza da Conta Saldo Aumenta Diminui Patrimoniais Ativo Devedora D C Passivo Credora C D PL Credora C D Resultado Receita

Leia mais

Índice. Introdução...7. Capítulo Introdução a Contabilidade A Importância da Contabilidade O Patrimônio...

Índice. Introdução...7. Capítulo Introdução a Contabilidade A Importância da Contabilidade O Patrimônio... Contábil - MÓDULO 1 Índice Introdução...7 Capítulo 1...9 1.1 Introdução a Contabilidade...10 1.1.1 A Importância da Contabilidade...11 1.1.2 O Patrimônio...12 1.1.3 Aspecto qualitativo e quantitativo do

Leia mais

118. (CESPE/CEBRASPE CONTADOR TELEBRÁS 2015) Os recebimentos em cheques ainda não depositados integram o caixa da entidade.

118. (CESPE/CEBRASPE CONTADOR TELEBRÁS 2015) Os recebimentos em cheques ainda não depositados integram o caixa da entidade. 118. (CESPE/CEBRASPE CONTADOR TELEBRÁS 2015) Os recebimentos em cheques ainda não depositados integram o caixa da entidade. 119. (CESPE/CEBRASPE CONTADOR FUB 2015) Determinada empresa, no final do exercício,

Leia mais

Estágio - Santa Cassa de Maceió de julho de Domingo Prova de Contabilidade

Estágio - Santa Cassa de Maceió de julho de Domingo Prova de Contabilidade 1. Qual é a lei que rege contabilmente as Sociedades por Ações e qual a lei que alterou e revogou dispositivos da Lei das S/A, respectivamente: a) Lei 11.638 e Lei 10.303; b) Lei 6.404 e Lei 11.638; c)

Leia mais

ADOÇÃO DAS NORMAS INTERNACIONAIS PELA PRIMEIRA VEZ

ADOÇÃO DAS NORMAS INTERNACIONAIS PELA PRIMEIRA VEZ ADOÇÃO DAS NORMAS INTERNACIONAIS PELA PRIMEIRA VEZ 2 ANDRÉ CARVALHO 7149162 MARCELO DIAS JUNIOR 8599692 3 OBJETIVO Compreender como adotar e implementar pela primeira vez as normas internacionais de contabilidade

Leia mais

Curso Ninjas do CFC2018.2

Curso Ninjas do CFC2018.2 2018.2 Prof.: Osvaldo Marques DISCIPLINAS : Teoria da Contabilidade Prof. Osvaldo Marques 1 Método de estudo \o/ TEMAS MAIS COBRADOS TEORIA DA CONTABILIDADE Classificação de contas Teoria Classificação

Leia mais

IAS 1 Apresentação das Demonstrações Contábeis

IAS 1 Apresentação das Demonstrações Contábeis IAS 1 Apresentação das Demonstrações Contábeis CPC 26 / NBC TG 26 Apresentação das Demonstrações Contábeis FAS 205 Histórico Emitida em 1997, já foi revisada em 2003,2004,2005 e 2007 Substituiu: IAS 1

Leia mais

INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE

INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE Módulo 1 Parte 2 INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE (Capítulo 1 do Livro do Professor) 1 Analista e Auditor Fiscal Contabilidade Geral Básica Julho de 2017 Com o Professor Eugenio Montoto Site: www.eugenio.pro.br

Leia mais

CURSO de CIÊNCIAS CONTÁBEIS VOLTA REDONDA - Gabarito

CURSO de CIÊNCIAS CONTÁBEIS VOLTA REDONDA - Gabarito . UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA 2 o semestre letivo de 2010 e 1 o semestre letivo de 2011 CURSO de CIÊNCIAS CONTÁBEIS VOLTA REDONDA - Gabarito INSTRUÇÕES AO CANDIDATO Verifique se este

Leia mais

Sumário PARTE I RELATÓRIOS CONTÁBEIS, 1

Sumário PARTE I RELATÓRIOS CONTÁBEIS, 1 Sumário Prefácio à Décima Segunda Edição, VII Prefácio à Nona Edição, IX Prefácio à Primeira Edição, XI Sugestões ao Professor, XV PARTE I RELATÓRIOS CONTÁBEIS, 1 1 CONTABILIDADE, 3 Conceito, 4 Aplicação

Leia mais

5 Os gastos com aquisição de uma marca devem ser classificadas no seguinte grupo de contas do balanço patrimonial:

5 Os gastos com aquisição de uma marca devem ser classificadas no seguinte grupo de contas do balanço patrimonial: FUCAMP Fundação Carmelitana Mário Palmério FACIHUS Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Curso: Disciplina Ano Letivo: Semestre: Ciências Contábeis 1 Relacione a coluna da direita com a da esquerda:

Leia mais

UNIOESTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná

UNIOESTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná Processo Seletivo para Ocupação de Vagas Remanescentes nos Cursos de Graduação PROVOU 2015 Candidato: inscrição - nome do candidato Opção: código - nome

Leia mais

ASSOCIAÇÃO POLICIAL DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE APAS VALE DO RIBEIRA

ASSOCIAÇÃO POLICIAL DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE APAS VALE DO RIBEIRA ASSOCIAÇÃO POLICIAL DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE - APAS -VALE DO RIBEIRA Registro - SP DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DO EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2015 ASSOCIAÇÃO POLICIAL DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE - APAS -

Leia mais

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 16 NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO NBC T 16.6 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 16 NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO NBC T 16.6 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 16 NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO NBC T 16.6 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Conteúdo Item DISPOSIÇÕES GERAIS 1-12 BALANÇO PATRIMONIAL

Leia mais

EXERCÍCIOS REFERENTE AOS ESTUDOS DISCIPLINARES CONTABILIDADE

EXERCÍCIOS REFERENTE AOS ESTUDOS DISCIPLINARES CONTABILIDADE 1 EXERCÍCIOS REFERENTE AOS ESTUDOS DISCIPLINARES MÓDULO 1 A CONTABILIDADE 6º - Exercício CONTABILIDADE Em relação aos usuários da contabilidade, analise as assertivas abaixo e assina a alternativa correta.

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Contabilidade Pública Noções Introdutórias Conceitos, objeto, abrangência e campo de aplicação Parte 3 Prof. Cláudio Alves RESTRIÇÕES ACERCA DA INFORMAÇÃO INCLUÍDA NOS RCPGs Materialidade

Leia mais

QUESTÕES EXAME SUFICIÊNCIA TEORIA DA CONTABILIDADE

QUESTÕES EXAME SUFICIÊNCIA TEORIA DA CONTABILIDADE QUESTÕES EXAME SUFICIÊNCIA TEORIA DA CONTABILIDADE 1) (CFC/2016) De acordo com a NBC TG Estrutura Conceitual Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, no que se

Leia mais

A apuração do resultado leva em consideração as origens de recursos representadas pelas RECEITAS, e as aplicações de recursos em DESPESAS e CUSTOS.

A apuração do resultado leva em consideração as origens de recursos representadas pelas RECEITAS, e as aplicações de recursos em DESPESAS e CUSTOS. c) Resultado Econômico Sabemos, primitivamente, que toda empresa busca ter lucratividade na execução de seus objetivos sociais, da mais simples como é a do nosso estudo, a mais complexa. Porém, nem sempre

Leia mais

Exame de Suficiência CFC Momento de Estudar

Exame de Suficiência CFC Momento de Estudar Exame de Suficiência CFC 2017.1 Revisão 01: Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro CPC 00 Característica Qualitativa da Informação Contábil Reconhecimento e

Leia mais

Disciplina: Noções de Contabilidade para Administradores (EAC0111) Turmas: 01 e 02 Tema 4: Balanço Patrimonial Prof.: Márcio Luiz Borinelli

Disciplina: Noções de Contabilidade para Administradores (EAC0111) Turmas: 01 e 02 Tema 4: Balanço Patrimonial Prof.: Márcio Luiz Borinelli USP/FEA/EAC Curso de Graduação em Administração Disciplina: Noções de Contabilidade para Administradores (EAC0111) Turmas: 01 e 02 Tema 4: Balanço Patrimonial Prof.: Márcio Luiz Borinelli 1 DEMONSTRAÇÕES

Leia mais

ENCERRAMENTO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 17/01/2013 LUCIANO PERRONE

ENCERRAMENTO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 17/01/2013 LUCIANO PERRONE ENCERRAMENTO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 17/01/2013 LUCIANO PERRONE Introdução Enquadramento conforme as Novas Normas Contábeis IFRS. SOCIEDADES ANÔNIMAS DE CAPITAL ABERTO SOCIEDADES DE GRANDE PORTE

Leia mais

Faculdade Carlos Drummond de Andrade Profa. Katia de Angelo Terriaga Aula 01

Faculdade Carlos Drummond de Andrade Profa. Katia de Angelo Terriaga Aula 01 PRÁTICAS CONTÁBEIS Faculdade Carlos Drummond de Andrade Profa. Katia de Angelo Terriaga Aula 01 Estática Patrimonial: o Balanço, Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido A contabilidade deve tratar a pessoa

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Demonstrações Contábeis Prof. Cláudio Alves DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA A Demonstração dos Fluxos de Caixa visa à análise do desempenho financeiro do setor público, permitindo:

Leia mais

Contabilidade Avançada Prof. João Domiraci Paccez Exercício Nº 4

Contabilidade Avançada Prof. João Domiraci Paccez Exercício Nº 4 Exercício Nº 4 1 Exercício Nº 4 Lançamentos (legislação atual) Contas do Balanço Patrimonial Caixa Contas a Pagar Capital 10.000 16.800 (2) 30.000 32.000 (1) 22.000 30.000 15.200 32.000 Terrenos Imp. Renda

Leia mais

NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE PARA AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE PARA AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE PARA AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS Antônio Carlos Palácios Vice Presidente Técnico CRCRS O tema no contexto da CONVERGÊNCIA das Normas Contábeis A CRONOLOGIA DA CONVERGÊNCIA

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Teoria da Contabilidade Carga Horária: 50 horas Semestre Letivo / Turno: 4º Semestre Professor: Período: Ementa da disciplina: Gerais:

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Balanço Patrimonial Parte 1. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Balanço Patrimonial Parte 1. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Demonstrações Contábeis Balanço Patrimonial Parte 1 Prof. Cláudio Alves A Lei 6.404/76 com suas alterações, a partir do seu artigo 178, define o Balanço Patrimonial, bem como estabelece

Leia mais

BALANÇO PATRIMONIAL

BALANÇO PATRIMONIAL 1 de 6 31/01/2015 14:44 BALANÇO PATRIMONIAL Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Estrutura conceitual básica Parte 3. Valter Ferreira

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Estrutura conceitual básica Parte 3. Valter Ferreira CONTABILIDADE GERAL Contabilidade - Noções Gerais Estrutura conceitual básica Parte 3 Valter Ferreira Alcance Esta Estrutura Conceitual aborda: (a) o objetivo da elaboração e divulgação de relatório contábilfinanceiro;

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS. Obss.:

CONCEITOS BÁSICOS. Obss.: CONCEITOS BÁSICOS A análise gerencial visa mostrar, com base nos dados e informações contábeis, a posição econômico-financeiro-patrimonial atual da empresa, a fim de que os interessados possam tomar as

Leia mais

Demonstração de Resultados

Demonstração de Resultados Slide 97 Demonstração de Resultados Contabilidade Gerencial Contabilidade Gerencial DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO Slide 98 Contabilidade Gerencial CADASTRAMENTO E APLICAÇÃO DE LIVROS Slide 99

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Demonstração do Resultado do Exercício. Receitas, Despesas e Apuração do Resultado do Exercício Parte 1. Prof.

CONTABILIDADE GERAL. Demonstração do Resultado do Exercício. Receitas, Despesas e Apuração do Resultado do Exercício Parte 1. Prof. CONTABILIDADE GERAL Demonstração do Resultado do Exercício Receitas, Despesas e Apuração do Resultado do Exercício Parte 1 Prof. Cláudio Alves A receita é definida no Pronunciamento Conceitual Básico Estrutura

Leia mais

PARTE 3 INVESTIMENTOS TEMPORÁRIOS

PARTE 3 INVESTIMENTOS TEMPORÁRIOS PARTE 3 INVESTIMENTOS TEMPORÁRIOS 3.1 CONCEITUAÇÃO Basicamente, há dois tipos de investimentos: Temporário e Permanente. Investimentos Temporários: Adquiridos com a intenção de revenda e tendo geralmente

Leia mais

TCU - Aula 01 C. Geral I

TCU - Aula 01 C. Geral I Sumário 1 TCDF - Auditor - CESPE - 2013 - Questão 101 - Princípios de Contabilidade... 2 2 TCDF - Auditor - CESPE - 2013 - Questão 102 - Princípios de Contabilidade... 2 3 TCDF - Auditor - CESPE - 2013

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DISCIPLINA: CÓDIGO : DCSA0402 CARGA HORÁRIA: TEÓRICA: 60 h.

Leia mais

Contabilidade. História. Administração Prof.: Marcelo dos Santos. Contabilidade Gerencial 1

Contabilidade. História. Administração Prof.: Marcelo dos Santos. Contabilidade Gerencial 1 Administração Prof.: Marcelo dos Santos Contabilidade Gerencial 1 Contabilidade É a ciência teórica e prática que estuda os métodos de cálculo e registro da movimentação financeira e patrimônio das empresas.

Leia mais

ATIVO Nota PASSIVO Nota

ATIVO Nota PASSIVO Nota Balanços patrimoniais ATIVO Nota 2016 2015 PASSIVO Nota 2016 2015 CIRCULANTE CIRCULANTE Caixa e equivalentes de caixa 165 528 Recursos a serem aplicados em projetos 7 23.836 23.413 Caixa e equivalentes

Leia mais

SEÇÃO II Demonstrações Financeiras Disposições Gerais

SEÇÃO II Demonstrações Financeiras Disposições Gerais SEÇÃO II Demonstrações Financeiras Disposições Gerais Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras,

Leia mais

FUCAPE Business School Exercícios de múltipla escolha CPCs

FUCAPE Business School Exercícios de múltipla escolha CPCs FUCAPE Business School Exercícios de múltipla escolha CPCs Instruções: - responda apenas 10 perguntas desta lista. A folha com as respostas entrega deverá ser realizada ao início do próximo encontro (21

Leia mais

2 Os estoques são apresentados na seguinte ordem do balanço patrimonial:

2 Os estoques são apresentados na seguinte ordem do balanço patrimonial: FUCAMP Fundação Carmelitana Mário Palmério FACIHUS Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Curso: Disciplina Ano Letivo: Semestre: Ciências Auditoria Aplicada 2015 1º Contábeis 1 Os estoques são classificados

Leia mais

BALANÇO PATRIMONIAL. 1 Conceito:

BALANÇO PATRIMONIAL. 1 Conceito: BALANÇO PATRIMONIAL Conteúdo: 1 Conceito 2 Composição 3 Modelo de balanço patrimonial 4 Preparando um balanço no sistema Jotec 4.1 Cadastro de Aglutinadores 4.2 Cadastro de Plano de Contas 4.3 Associação

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM REDE

ASSOCIAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM REDE ASSOCIAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM REDE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 E 2009 ASSOCIAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM REDE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 E 2009 CONTEÚDO

Leia mais

Sumário. 1. Atos e fatos administrativos Fatos permutativos ou compensativos Fatos modificativos Fatos mistos...

Sumário. 1. Atos e fatos administrativos Fatos permutativos ou compensativos Fatos modificativos Fatos mistos... Sumário Capítulo 1 Conceito de contabilidade e patrimônio... 15 1. CONCEITO... 15 2. TÉCNICAS CONTÁBEIS... 15 2.1. Escrituração... 16 2.2. Demonstrações contábeis... 16 2.3. Análise de balanços... 16 2.4.

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Objetivos e características da informação contábil-financeira. Capítulo 2 Balanço patrimonial

SUMÁRIO. Capítulo 1 Objetivos e características da informação contábil-financeira. Capítulo 2 Balanço patrimonial SUMÁRIO Capítulo 1 Objetivos e características da informação contábil-financeira 1.1 Introdução... 1 1.2 Objetivos da contabilidade... 1 1.3 Usuários e suas necessidades de informação... 2 1.4 Principais

Leia mais

SUR REDE UNIVERSITÁRIA DE DIREITOS HUMANOS

SUR REDE UNIVERSITÁRIA DE DIREITOS HUMANOS SUR REDE UNIVERSITÁRIA DE DIREITOS HUMANOS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 E 2009 SUR REDE UNIVERSITÁRIA DE DIREITOS HUMANOS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 E 2009 CONTEÚDO

Leia mais

Prof. Julio Cardozo Página 1 de 5

Prof. Julio Cardozo  Página 1 de 5 1 MINISSIMULADO QUESTÕES DE CONCURSOS FISCAIS Minissimulado 05.04.2018 Pessoal, para aproveitar melhor o simulado, tente separar um local para resolvê-lo, não consulte materiais ou outras pessoas. Você

Leia mais

Questões da Prova CFC Questões da Prova CFC

Questões da Prova CFC Questões da Prova CFC Questões da Prova CFC 2013.2 43. Uma sociedade empresária contratou um seguro anual, em 1º de agosto de 2013, para cobertura de incêndio, avaliado no valor de R$180.000,00, com vigência a partir da assinatura

Leia mais

AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL. NOÇÕES DE CONTABILIDADE Profª. Camila Gomes

AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL. NOÇÕES DE CONTABILIDADE Profª. Camila Gomes AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL NOÇÕES DE CONTABILIDADE Profª. Camila Gomes Edital NOÇÕES DE CONTABILIDADE 1. Conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade. 2. Patrimônio: componentes, equação fundamental

Leia mais

Questões da Prova CFC

Questões da Prova CFC Questões da Prova CFC 2013.1 27. De acordo com a NBC TG Estrutura Conceitual, é condição necessária à caracterização de uma informação como relevante: a) apresentar dados inéditos, não antecipados por

Leia mais

DMPL Demonstração da Mutação do Patrimônio Líquido

DMPL Demonstração da Mutação do Patrimônio Líquido CONTABILIDADE II DATA PARA ENTREGA: 06/11/2017 PROTOCOLO DE ENTREGA: Data: Data: Ass. Do Aluno: Ass. Do Professor: DMPL Demonstração da Mutação do Patrimônio Líquido Exemplo: A Empresa Agrícola do Brasil

Leia mais

AULA 23: Prova Comentada.

AULA 23: Prova Comentada. AULA 23: Prova Comentada. Pessoal, na aula de hoje vamos resolver questões do ISS/SP 2014. QUESTÕES COMENTADAS 71. Sobre o conceito de Conta apresentado no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público,

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Conceito, Objeto, finalidade e usuários Parte 4. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Conceito, Objeto, finalidade e usuários Parte 4. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Conceito, Objeto, finalidade e usuários Parte 4 Prof. Cláudio Alves Situações Líquidas Patrimoniais 1ª Ativo Maior que o Passivo (Situação Normal) A > P A P PL > 0 SL

Leia mais

TEORIA DA CONTABILIDADE

TEORIA DA CONTABILIDADE TEORIA DA CONTABILIDADE ATIVIDADES PRÁTICAS_CPC00 Capítulo 1: Objetivo da elaboração e divulgação de relatório contábil financeiro útil. 1) Quais órgãos foram responsáveis pela R-1 do CPC_00: 2) De acordo

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 42 CONTABILIDADE EM ECONOMIA HIPERINFLACIONÁRIA

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 42 CONTABILIDADE EM ECONOMIA HIPERINFLACIONÁRIA COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 42 CONTABILIDADE EM ECONOMIA HIPERINFLACIONÁRIA Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 29 Sumário Item ALCANCE 1 4 ATUALIZAÇÃO

Leia mais

EXERCÍCIOS TEORIA DA CONTABILIDADE Prof. Valbertone Fonte CFC. RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO: 1 - Podemos considerar como fato permutativo a transação:

EXERCÍCIOS TEORIA DA CONTABILIDADE Prof. Valbertone Fonte CFC. RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO: 1 - Podemos considerar como fato permutativo a transação: RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO: 1 - Podemos considerar como fato permutativo a transação: a) compra de galpão para a fábrica. b) venda de mercadoria a prazo. c) pagamento de salários administrativos. d) pagamento

Leia mais

Unidade II ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES. Profa. Rachel Brandão

Unidade II ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES. Profa. Rachel Brandão Unidade II ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Profa. Rachel Brandão Indicadores econômico-financeiros Índices como indicadores: Indispensável ao analista Quantidade? Variável Amplitude e agrupamento :

Leia mais

Oficina Técnica. Adoção Inicial das Novas Normas Contábeis. Setembro Elaborado por: Walter Luiz Quaglio

Oficina Técnica. Adoção Inicial das Novas Normas Contábeis. Setembro Elaborado por: Walter Luiz Quaglio Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Atos e fatos administrativos Fatos permutativos ou compensativos Fatos modificativos Fatos mistos...

SUMÁRIO. 1. Atos e fatos administrativos Fatos permutativos ou compensativos Fatos modificativos Fatos mistos... SUMÁRIO Capítulo 1 Conceito de contabilidade e patrimônio... 17 1. Conceito... 17 2. Técnicas contábeis... 18 2.1. Escrituração... 18 2.2. Demonstrações contábeis... 18 2.3. Análise de balanços... 18 2.4.

Leia mais

Relatório dos auditores independentes sobre a revisão limitada Aos Administradores Banco Gerador S.A 1 Revisamos as informações contábeis contidas nas Informações Financeiras Trimestrais (IFT) do Banco

Leia mais

Contabilidade Geral Valter Ferreira

Contabilidade Geral Valter Ferreira Contabilidade Geral Valter Ferreira Com base nos dados abaixo, elabore o balanço patrimonial após cada fato e o final, após o período contábil. 1- Os sócios integralizaram capital social, no valor de R$

Leia mais

CONCEITO DE CONTABILIDADE. Para isso contamos com a contabilidade essa que vamos conhecer agora:

CONCEITO DE CONTABILIDADE. Para isso contamos com a contabilidade essa que vamos conhecer agora: CONCEITO DE CONTABILIDADE O que vamos ver a seguir nos mostra que com o conhecimento do ciclo de vida da empresa, conseguimos tomar decisões que consistem em conduzi-la ao sucesso. Portanto, há duas preocupações

Leia mais

FEDERAÇÃO PERNAMBUCANA DE FUTEBOL CNPJ / BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2017 (Em reais) ATIVO

FEDERAÇÃO PERNAMBUCANA DE FUTEBOL CNPJ / BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2017 (Em reais) ATIVO BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2017 (Em reais) ATIVO CIRCULANTE 9.825.282 9.354.436 Disponibilidades 330.140 681.664 Créditos de Clubes Filiados 9.066.666 7.984.910 Adiantamento a Terceiros 95.000

Leia mais

Classificação de contas

Classificação de contas Prof.: Osvaldo Marques DISCIPLINAS : Teoria da Contabilidade 1 Frase do dia! Alguns estão solteiros. Alguns estão casados e esperaram 10 anos para ter um filho, e outros tiveram um filho depois de um ano

Leia mais