Agroindústria de tomate no Brasil: 100 anos de história e evolução. Paulo César Tavares de Melo, PhD Professor Livre-Docente ESALQ/USP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Agroindústria de tomate no Brasil: 100 anos de história e evolução. Paulo César Tavares de Melo, PhD Professor Livre-Docente ESALQ/USP"

Transcrição

1 Agroindústria de tomate no Brasil: 100 anos de história e evolução Paulo César Tavares de Melo, PhD Professor Livre-Docente ESALQ/USP

2 Origem e domesticação 1. Local de origem do tomate (parte ocidental da América do Sul); 2. Rota migratória do tomate cereja silvestre; 3. Século VI: introdução de cultivares mexicanas na Europa; 4. Melhoramento genético no continente europeu; 5. Século XVIII: introdução de cultivares europeias nos Estados Unidos; 6. Melhoramento genético nos Estados Unidos; 7. Século XX: introdução de espécies selvagens de Solanum spp.; 8. Final do século XX: introdução de cultivares de tomate no Brasil pelos emigrantes europeus.

3 Uso do tomate como alimento Introdução na Europa no século XVI crendices e uso ornamental; 1772, França figura pela 1ª vez como hortaliça no catálogo de sementes da Vilmorin-Andrieux; 1773, Nápoles o tomate é incluído no livro de receitas de Vicenzo Corrado; Início do século XIX o tomate já estava integrado à culinária italiana; A partir da 2ª metade do século XIX, Nápoles o molho de pomodo já era mencionado como indispensável para pizza e macaroni; Em 1875, Itália Francesco Cirio funda a mais antiga indústria de conserva de tomate; Em 1878, Nápoles uma seleção de tomate é batizada Re Umberto em homenagem ao Rei Umberto I por sua 1ª visita à cidade após a unificação da Itália (1870); Rei Umberto é uma das cultivares que deram origem à cv. San Marzano, que se converteu em matéria-prima de primeira qualidade para a fabricação de tomate pelado.

4 Uso do tomate como alimento Cv. Re Umberto Itália unificada, 1870 Cv. San Marzano

5 Uso do tomate como alimento

6 Introdução do tomate no Brasil Final do século XIX imigração italiana se intensifica ; É provável que a introdução do tomate no Brasil se deva a esses imigrantes nessa época o tomate já estava em cultivo na Itália, sendo ingrediente essencial da culinária de todas as classes sociais do país; Início do séc. XX culinária italiana se expande com o crescimento da comunidade itálica, especialmente em grandes centros urbanos como S. Paulo; 1910, Brás, SP aberta a 1ª pizzaria, a Santa Genoveva, pertencente ao napolitano conhecido como Dom Carmenielo; Cresce a demanda por massa de tomate obtida artesanalmente ou importada; Primeiras décadas do séc. XX a produção de tomate se expande no estado de São Paulo e uma das cultivares preferidas pelos produtores é a napolitana Re Umberto; Década de 1940 Re Umberto é considerada uma das cultivares que originou a cv. Santa Cruz, largamente plantada em cultura rasteira para atender à produção de matéria-prima para as fábricas de conserva de tomate em São Paulo até a década de 1960; 1914 início da produção de massa de tomate em escala industrial na Fábrica PEIXE, em Pesqueira, no semiárido pernambucano.

7 Fonte: IAC Introdução do tomate no Brasil

8 Expansão da produção de tomate no Brasil 1908: chegada dos imigrantes japoneses a São Paulo vieram para suceder os imigrantes italianos nas lavouras paulistas de café; 1ª década do século XX cresce a demanda por alimentos frente à expansão dos centros urbanos brasileiros, em especial da capital paulista os imigrantes japoneses trocaram a lavoura de café pelo cultivo de hortaliças e frutas; A partir da década de 1910 crescimento significativo da olericultura com destaque para a produção de tomate.

9 Contribuição da colônia japonesa para expansão da cultura do tomate no estado de São Paulo Década de 1930 São Carlos, década de Sr. Oscar

10 Retrospectiva histórica da agroindústria de tomate no Brasil 1º Ciclo: Agreste de Pernambuco ; 2º Ciclo: Estado de São Paulo década de 1930 ao presente; 3º Ciclo: Vale do São Francisco (PE/BA) e Perímetros Irrigados do DNOCS (PE/PB) meados da década de 1970 ao início dos anos 2000; 4º Ciclo: Cerrados goiano e mineiro 1986 ao presente.

11 Ciclos do setor agroindustrial de tomate no Brasil 1º Ciclo: Agreste de Pernambuco ( ) 1898: iniciado, em Pesqueira, PE, o fabrico caseiro de doce de goiaba pelo casal Maria da Conceição Cavalcanti de Britto e Carlos Frederico Xavier de Britto; 1902: fundada a M. B. PEIXE (Carlos de Britto & Cia); 1908: substituição dos tachos origina is a fogo cru por tachos a vapor importados da Inglaterra; 1914: a Fábrica PEIXE inicia pioneiramente o processamento de tomate no Brasil com a produção de massa de tomate; 1928: a PEIXE passou a produzir extrato concentrado de tomate; Década de 1950: se encerra o período de ouro da indústria de alimentos pesqueirense com o fechamento das fábricas Rosa, Tigre, Recreio e Maravilha; 20 de novembro de 1998: fechamento da centenária Fábrica PEIXE na cidade de Pesqueira e se encerra o 1º ciclo da agroindústria do tomate do país; Atualmente: a atividade sobrevive com duas fábricas em operação Tambaú (Custódia) e ASA/Palmeiron (Belo Jardim).

12 Aspectos históricos da agroindústria de tomate do Brasil: Fábricas PEIXE Fundadores da Fábrica PEIXE (1898) Maria da Conceição Cavalcanti de Britto e Carlos Frederico Xavier de Britto

13 Aspectos históricos da agroindústria de tomate do Brasil: Fábricas PEIXE Notas: 1. Fábrica PEIXE antes da reforma da fachada; data provável entre 1908 e 1911; 2. No pequeno chalé à direita, vivia o casal Dona Yayá e o capitão Carlos de Britto; foi aí que Dona Yayá, auxiliada por Dona Dina, iniciou o fabrico caseiro da goiabada que tornou a PEIXE nacional e internacionalmente afamada.

14 Aspectos históricos da agroindústria de tomate do Brasil: Fábricas PEIXE

15 Aspectos históricos da agroindústria de tomate do Brasil: Fábricas PEIXE Fábrica PEIXE, Pesqueira, PE

16 Aspectos históricos da agroindústria de tomate do Brasil: Fábricas PEIXE Fábrica PEIXE, Taquaritinga, SP

17 Aspectos históricos da agroindústria de tomate do Brasil: Fábricas PEIXE

18 Aspectos históricos da agroindústria de tomate do Brasil 1948

19 Aspectos históricos da agroindústria de tomate do Brasil: Fábricas PEIXE Empresa pioneira em pesquisa e experimentação com tomate visando criar um parque agro-industrial de características permanentes e conservadoristas, numa zona pastoril de terras pobres e exploração agrícola deficitária. Normas adotadas na cultura do tomateiro: Rotação bi e trienal; Cultivo em faixas; Terraceamento do tipo misto: canal-camalhão; Cultivo em mulch com o mínimo de mobilização superficial; Variedade de tomate Beauty PEIXE ; Experimentação constante e de longo prazo. Fonte: Agro-indústria do tomate em Pesqueira. Roteiro para visitantes. Indústrias Alimentícias Carlos de Britto S.A., julho 1956.

20 Aspectos históricos da agroindústria de tomate do Brasil: Fábricas PEIXE Fonte: Agro-indústria do tomate em Pesqueira. Roteiro para visitantes. Indústrias Alimentícias Carlos de Britto S.A., julho 1956.

21 Aspectos históricos da agroindústria de tomate do Brasil: Fábricas PEIXE (A) (B) (A) Brigada de combate à requeima (Phytophthora infestans) que dizimou as lavouras de tomate do agreste de Pernambuco a partir da 1ª metade da década de 1960; (B) Sintomas da requeima em hastes e frutos, Pesqueira, 1973.

22 Aspectos históricos da agroindústria de tomate do Brasil: Fábricas PEIXE Transplantio mecanizado de mudas de tomate industrial na Fazenda Roçadinho (PEIXE), Pesqueira, PE, safra de 1983.

23 Aspectos históricos da agroindústria de tomate do Brasil: Fábricas PEIXE Experimento de tomate industrial do Programa IPA na Fazenda Roçadinho (PEIXE), Pesqueira, PE julho de 1984.

24 Aspectos históricos da agroindústria de tomate do Brasil: Fábricas PEIXE José Lacy José Machado (CICA) Plínio Werner(ISLA Sementes) Dirceu (SUDENE) Inspeção de experimento de tomate industrial do Programa IPA no agreste de Pernambuco, início da década de 1980.

25 Aspectos históricos da agroindústria de tomate do Brasil: Fábricas PEIXE Quando do fechamento da Fábrica PEIXE em 1998, o agrônomo Moacyr Britto de Freitas ( ), neto dos fundadores da empresa afirmou: Eu não vejo muito com o coração, acho que os 100 anos de história da Peixe foram suficientes para mostrar que tudo não passou de um grande equívoco, pois ninguém pode esperar do semiárido uma concorrência direta com os países de clima frio e com as regiões do país que não sofrem com o problema da irrigação. Tudo é muito simples, aquilo que não é sustentável se acaba. Salvando o solo, salvaremos o homem

26 Aspectos históricos da agroindústria de tomate do Brasil: Fábrica Rosa Fundada pelos Irmãos Didier (1906), em Pesqueira, PE Data provável da foto: 1909

27 Aspectos históricos da agroindústria de tomate do Brasil: Fábrica de Conservas Amorim Costa & Cia Importava a massa de Portugal e a reembalava em latas de 1,0, 4,0 e 8,0 lb pelo processo Appert. Fundada em Olinda, PE, em Foto da fábrica em 1913

28 Ciclos do setor agroindustrial de tomate no Brasil 2º Ciclo: Estado de São Paulo (década de 1930 ao presente) 1937 instalada indústria de conservas alimentícias na Fazenda Amália, em Santa Rosa do Viterbo, pertencente ao comendador Francisco Matarazzo Júnior Produtos Amália; 1939 a Peixe implantou fábrica em Monte Alto-SP, transferida na década de 1960 para Taquaritinga-SP; 1941 inaugurada, em Jundiaí, a primeira fábrica da Companhia Industrial de Conservas Alimentícias (CICA); 1944 é inaugurada em 29 de janeiro de 1944, em Monte Alto, a CRAI (Castro Ribeiro Agroindustrial S/A); Início da década de 1950: entra em operação em São Carlos a Conservas Alimentícias Hero S.A. fundada pelo imigrante suiço Carlos Ludovico Schnyder. Essa indústria de geleias e derivados de tomate funcionou até 1997; 1955 Carmello Paoletti funda a Cia. Industrial e Mercantil Paoletti S.A. (marca ETTI) em Várzea Grande Paulista, transferida mais tarde para Cajamar, 1959;

29 Ciclos do setor agroindustrial de tomate no Brasil 2º Ciclo: Estado de São Paulo (década de 1930 ao presente) A partir da década de 1950 em Monte Alto e Taquaritinga, a agroindústria se expande amplamente e se transforma no maior pólo agroprocessador de tomate do Brasil; Em 1987 ocorre a 1ª transferência do controle acionário da Companhia Industrial de Conservas Alimentícias em 2003 a marca CICA foi retirada do mercado; Ascensão e declínio da agroindústria do tomate na Alta Sorocabana e Alta Paulista CICA fecha a sua fábrica em Presidente Prudente em 1992; O setor mostra forte retração com a expansão do pólo agroprocessador de tomate do Vale do São Francisco (PE/BA); As indústrias mais importantes do setor atualmente são a Predilecta (Matão, SP, Guaíra, SP, Itápolis, SP, Patos de Minas, MG), Fugini Alimentos (Monte Alto, SP) e Alimentos Wilson (Regente Feijó, SP).

30 Aspectos históricos da agroindústria de tomate do Brasil: Complexo Agroindustrial Amália Comendador Francisco Matarazzo Jr. Fonte: Matarazzo 100 Anos, 1982

31 Aspectos históricos da agroindústria de tomate do Brasil: Complexo Agroindustrial Amália Fábrica de conservas de frutas e de tomate de Campinas, SP cuja matéria-prima era procedente da Fazenda Amália e de Delfim Moreira (marmelo). Produção de extrato de tomate: 30 t mensais. Foto de Fonte: Matarazzo 100 Anos, 1982

32 Aspectos históricos da agroindústria de tomate do Brasil: Companhia Industrial de Conservas Alimentícias CICA* *Fundada em 1941 em Jundiaí, SP por uma associação entre as famílias Bonfiglioli, Messina, Guerrazzi e Guzzo. Em 1999, a fábrica de Jundiaí foi definitivamente fechada.

33 Aspectos históricos da agroindústria de tomate do Brasil: Companhia Industrial de Conservas Alimentícias - CICA Em 1969 a CICA passou a adotar como mascote o elefante Jotalhão (criação original de Maurício de Souza para o JB) que estampa as embalagens de extrato de tomate até hoje.

34 Aspectos históricos da agroindústria de tomate do Brasil: Companhia Industrial de Conservas Alimentícias - CICA Boletim de autoria do eng. agrônomo Shisuto J. Murayama, editado pela CICA em 1953.

35 Aspectos históricos da agroindústria de tomate do Brasil: Companhia Industrial de Conservas Alimentícias - CICA Trecho do boletim de autoria do eng. agrônomo Shisuto J. Murayama, editado pela CICA em 1953.

36 Aspectos históricos da agroindústria de tomate do Brasil: Castro Ribeiro Agroindustrial S/A - CRAI Entrada da fábrica da CRAI, Monte Alto, SP (Foto reprodução Toninho Cury).

37 Aspectos históricos da agroindústria de tomate do Brasil: Conservas Alimentícias Hero S/A Fábrica da Conservas Alimentícias Hero S/A, São Carlos, SP.

38 Aspectos históricos da agroindústria de tomate do Brasil: Predilecta Alimentos Ltda. Fábrica da Predilecta instalada em São Lourenço do Turvo, Matão, SP; empresa fundada em 1990.

39 Aspectos históricos da agroindústria de tomate do Brasil: Produção de tomate na década de 1950 em São Carlos Rendimento de a cxs de 30 kg por alqueire com a cv. Santa Cruz

40 Aspectos históricos da agroindústria de tomate do Brasil: Produção na região de São Carlos, SP na década de 1950

41 Aspectos históricos da agroindústria de tomate do Brasil: Produção na região de Taquaritinga, SP na década de 1960 Fonte: Revista Coopercotia, 03/1963

42 Aspectos históricos da agroindústria de tomate do Brasil: Produção na década de 1960 Fonte: Revista Lavoura, maio/junho, 1970.

43 Introdução de cultivares californianas de tomate industrial no estado de São Paulo, década de 1970 Jornal A Comarca Araçatuba, 22/09/1977

44 Introdução de cultivares californianas de tomate industrial no estado de São Paulo, década de 1970 Catálogo da Petoseed onde aparecem as cultivares Rio Grande, Rio Fuego, Cal J, Euromech, Petomech entre outras com frutos firmes e adaptadas à colheita mecanizada (década 1970).

45 Introdução de cultivares californianas de tomate industrial no estado de São Paulo, década de 1970 As novas cultivares de tomate industrial da Califórnia (EUA) viabilizaram o transporte de matéria prima de tomate a granel. Fábrica da ETTI em Araçatuba, SP, 1977.

46 Desenvolvimento de cultivares de tomate industrial no estado de São Paulo, década de 1990

47 Introdução de cultivares californianas de tomate industrial no estado de São Paulo, década de 1990 Apresentação da série de híbridos AP da ASGROW em Guararapes no dia 28 de agosto de Nessa época, a ASGROW já havia sido incorporada à Seminis Vegetable Seed. Os híbridos AP 529 e AP 533 foram os que mais destacaram e são cultivados até o presente.

48 Introdução de cultivares californianas de tomate industrial no estado de São Paulo, década de 1990 AP 529 AP 533 Fotos: Dia de Campo Tomate Industrial, Gurarapes, SP 28 de agosto de 1998.

49 Ciclos do setor agroindustrial de tomate no Brasil Ciclo 3: Vale do São Francisco (PE/BA) e Perímetros Irrigados do DNOCS (PE/PB) meados da década de 1970 ao início dos anos 2000 Com as frustrações de safras por anos seguidos no Agreste de PE, o Vale do São Francisco desponta como a zona mais promissora para o estabelecimento de novo pólo agroprocessador de tomate no NE a partir do final dos anos 1970; Recursos previstos no II Plano Nacional do Desenvolvimento/Pólo Nordeste para incentivar a horticultura irrigada e a instalação de agroindústrias no Vale do São Francisco; Vantagens competitivas: Clima semiárido menor incidência de doenças Vários projetos de irrigação em operação e outros sendo implantados Mão-de-obra abundante Localização geográfica estratégica para alavancar as exportações de atomatados Delineamento do programa de melhoramento do tomateiro industrial do IPA o qual concentrou esforços na obtenção de cultivares adaptadas às condições edafoclimáticas locais Criação do FUNDESTONE.

50 Ciclos do setor agroindustrial de tomate no Brasil Causas do declínio do pólo agroprocessador do Vale do São Francisco: Predominância de pequenos agricultores sem a instrução necessária para adotar técnicas modernas de manejo cultural; A fruticultura, da segunda metade da década de 1990, se consolidava como uma alternativa mais rentável do que a tomaticultura industrial; Ataque severo de traça e de outras pragas-vetoras de viroses (mosca branca e trips) geminivírus e tospovírus; Com a implementação do Plano de Estabilização da Economia, a partir de 1994, as vantagens de menor custos de produção da cultura de tomate industrial do Vale do São Francisco foram eliminadas devido à redução do subsídio ao crédito rural; A partir de 1997 se intensifica a queda da produção da região do São Francisco zona do cerrado (GO e MG), vinha despontando como nova fronteira de expansão da cultura desde o início dos anos 90; A atividade é extinta com o fechamento da fábrica da CICANORTE (Juazeiro, BA) em fevereiro de 2000.

51 Ciclos do setor agroindustrial de tomate no Brasil Estação experimental do IPA, Belém do São Francisco, PE, local onde o Programa de Melhoramento Genético do Tomate Industrial vem sendo conduzido desde 1971.

52 Ciclos do setor agroindustrial de tomate no Brasil Melhoristas de tomateiro industrial do IPA Luiz Jorge da Gama Wanderley (esquerda) e Edinardo Ferraz (direita).

53 Ciclos do setor agroindustrial de tomate no Brasil Prof. Cyro Paulino da Costa, ESALQ/USP Experimento resistência a ácaros Experimento resistência a nematoides Experimento resistência a nematoides Experimentos do Projeto Tomate Industrial Estação Exp. De Belém do São Francisco, PE, década de 1970

54 Ciclos do setor agroindustrial de tomate no Brasil Luiz Jorge da Gama Wanderley (IPA), à espuerda e Cyro Paulino da Costa (ESALQ/USP), à direita, em capa do Suplemento Agrícola do jornal O Estado de São Paulo (13/03/1977)

55 Ciclos do setor agroindustrial de tomate no Brasil Folder distribuído no lançamento das cultivares de tomate industrial IPA 1 e IPA 2, em 1978.

56 Ciclos do setor agroindustrial de tomate no Brasil

57 Ciclos do setor agroindustrial de tomate no Brasil IPA - 5 Caline IPA - 6 Ferraz et al., 1986 Ferraz et al., 1987

58 Ciclos do setor agroindustrial de tomate no Brasil Lavoura de tomate no Projeto Bebedouro, década de 1980.

59 Ciclos do setor agroindustrial de tomate no Brasil Lavoura de tomate no Perímetro do DNOCS de Sumé, PB, 1980.

60 Ciclos do setor agroindustrial de tomate no Brasil André Pavesi (CICA) e PCT Melo em lavoura de tomate IPA-5, Petrolina PE, final da década de 1990.

61 Ciclos do setor agroindustrial de tomate no Brasil Participação na reunião Eucarpia Genética e Seleção de Tomate, Avignon França, maio 1981

62 Ciclos do setor agroindustrial de tomate no Brasil Ferraz IPA-8 (2014)

63 Ciclos do setor agroindustrial de tomate no Brasil Ciclo 4: Cerrado goiano e mineiro 1986 ao presente Pesquisas pioneiras conduzidas a partir do início dos anos 70 já indicavam o potencial do cerrado goiano para o cultivo de tomate industrial; A cultura rasteira de tomate pioneira foi implantada em agosto de 1974 pelo Sr. Sylvio Jesuino de Souza o qual plantou 15 ha da cv. Roma VF, em Morrinhos a colheita ocorreu em dezembro e a produtividade média foi de 21 t/ha, sendo a produção vendida a uma indústria de Araçatuba, SP.

64 Ciclos do setor agroindustrial de tomate no Brasil Pesquisas pioneiras sobre o cultivo rasteiro de tomate para processamento no estado de Goiás Filgueira, F.A.R.; Carneiro, J.B. Realidades e perspectivas da tomaticultura na região geoeconômica de Anápolis: resultados preliminares. Anais da 12ª Reunião Annual da SOB, Brasília, 16 a 22 de julho de 1972; Filgueira, F.A.R.; Sonnenberg, P. E.; Ogata, T. Avaliação de características agronômicas e industriais de cultivares de tomate, introduzidas em Anápolis, em cultura rasteira. Comunicado Técnico EMGOPA, N o 08, maio/1978; Câmara, F.L.A.; Filgueira, F.A.R.; Sonnenberg, P. E.; Peixoto, N. Cultivares de tomate, em semeadura direta e cultura rasteira, para mercado de consumo ao natural, em Anápolis. Comunicado Técnico EMGOPA, N o 03, março/1980

65 Relatos de Arnaldo e Sebastião Hernandez 1985: Departamento de pesquisa da CICA conduz ensaios de observação e competição de cultivares em três locais do Cerrado (Leopoldo de Bulhões e Cristalina, GO; Unaí/Paracatú, MG); Cultivares testadas : Ag. 16, Ag. 45, Ag. 21, IPA-5, Royal Chico rendimento elevado; Final de 1985: CICA já havia tomado a decisão de instalar uma fábrica no cerrado, só não estava definido o local (Paracatú, Pirapora ou Patos de Minas); Crise na CICA e em 1987 o controle da empresa é transferido para o Grupo Ferruzi que mantém o projeto da nova fábrica que seria inaugurada em 1991, em Patos de Minas; Transporte de polpa de tomate de Juazeiro, BA até Pirapora, MG pelo Rio São Fransciso e acabamento de produto em Jundiaí; Com o fechamento da CICA em Presidente Prudente (1992) a linha de acabamento de derivados de tomate foi transferida para Patos; a área de pesquisa só seria transferida um ano mais tarde; Primeira área experimental na Faz. São João do Sr. Décio Bruxel; transferida mais tarde para uma área arrendada nas próximidades de Patos (Fazenda do Sr. Arnold Caixeta) ; 1995/96: empresa implementa o Projeto Mecanização da Colheita importou 5 colhedeiras Sandei/FMC para produtores cooperados os quais pagaram as mesmas com matéria prima de tomate; 1996: Sr. Antonio Haddad, contratado da Arisco, já estava colhendo tomate industrial na região de Rio Verde, GO com uma máquina Sandei; adquire outras unidades nos anos seguintes; A partir de 1997, o uso de híbridos cresceu extraordinariamente e de 2010 em diante as cultivares PA deixaram de ser plantadas.

66 Fatores que favoreceram a expansão do pólo agroprocessador de tomate do Cerrado Experimentação visando à identificação de híbridos com elevada capacidade produtiva e com características desejáveis à colheita mecanizada e ao processamento.

67 Fatores que favoreceram a expansão do pólo agroprocessador de tomate do Cerrado Ano Área (ha) % Híbridos

68 Pesquisa de triagem varietal na CICA Área experimental da Unilever em Patos de Minas, meados da década de 1990 ; Dra. Tereza Beck Bunn (PS) e Leo Fonte.

69 Fatores que contribuíram para a expansão da agroindústria do tomate no cerrado goiano Política de incentivos fiscais; Condições agroclimáticas favoráveis; Disponibilidade de terra nova fronteira agrícola; Topografia favorável à mecanização; Produtores com bom nível técnico; Proximidade de grandes centros de consumo do país.

70 Proximidade de grandes centros de consumo do país Goiás é o centro estratégico do Brasil

71 Implantação do pólo agroprocessador de tomate do cerrado goiano A Arisco foi a primeira empresa a receber suporte do Programa Fomentar do governo goiano e instalou a fábrica pioneira para processamento de tomate em Goiânia em 1986, adquirida mais tarde pela Unilever e hoje pertencente à Cargill.

72 Fatores que favoreceram a expansão do pólo agroprocessador de tomate do Cerrado Expansão rápida da colheita mecanizada no cerrado goiano e mineiro; Colhedeiras de tomate Sandei/FMC SL 150T para entrega a produtores com contrato com a CICA em Patos de Minas, MG outubro de 1997

73 Fatores que favoreceram a expansão do pólo agroprocessador de tomate do Cerrado Patos de Minas, meados década de 1990

74 Fatores que favoreceram a expansão do pólo agroprocessador de tomate do Cerrado

75 Fatores que favoreceram a expansão do pólo agroprocessador de tomate do Cerrado Viveiro de mudas VIVATI Rio Verde, GO

76 Fatores que favoreceram a expansão do pólo agroprocessador de tomate do Cerrado Operação de transplantio mecanizado de mudas no cerrado goiano, maio de 2004

77 Fatos históricos Participantes da Reunião do WPTC em Estoril, Portugal, julho de 2010; volta do Brasil ao WPTC.

78 Fatos históricos BRS-Sena, 1º híbrido de tomate industrial com resistência à mancha bacteriana e com excelente qualidade industrial. Fonte: Embrapa Hortaliças, 2014.

79 Fatos históricos Congresso Brasileiro de Tomate Industrial

80 Fatos históricos

81 Fatos históricos Alunos e professores da 1ª turma do curso de especialização Tomate para Processamento Industrial UFG, Goiânia, 2014

82

83 Fatos históricos

84

85 Gratidão Paulo César Tavares de Melo (esq.) Luiz Jorge da Gama Wanderley (dir.) Cyro Paulino da Costa (esq.) Paulo César Tavares de Melo (dir.)

86 Prof. Cyro Paulino da Costa, Paulo César Tavares de Melo, Charles M. Rick (esq. para dir.) Recife, novembro/1996

87 Edinardo Ferraz Henry Laterrot Paulo César Tavares de Melo Recife, novembro/1996

88 Temos que saber o que fomos para saber o que seremos Paulo Freira, educador

89 O b r i g a d o! paulomelo@usp.br

Tomaticultura industrial no cerrado: : 25 e uma visão futura

Tomaticultura industrial no cerrado: : 25 e uma visão futura Tomaticultura industrial no cerrado: : 25 anos de história e uma visão futura Paulo César Tavares de Melo, DSc USP/ESALQ - Dep to de Produção Vegetal 23/11/11 Retrospectiva histórica da agroindústria do

Leia mais

A BATATICULTURA NO NORDESTE PAULISTA: O SUCESSO DO ASSOCIATIVISMO E DO COOPERATIVISMO ENTRE PRODUTORES

A BATATICULTURA NO NORDESTE PAULISTA: O SUCESSO DO ASSOCIATIVISMO E DO COOPERATIVISMO ENTRE PRODUTORES A BATATICULTURA NO NORDESTE PAULISTA: O SUCESSO DO ASSOCIATIVISMO E DO COOPERATIVISMO ENTRE PRODUTORES Sebastião de Lima Junior Eng. Agr., PqC do Polo Regional Nordeste Paulista/APTA slimajr@apta.sp.gov.br

Leia mais

Migrações - Mobilidade Espacial. Externas, internas, causas e consequências.

Migrações - Mobilidade Espacial. Externas, internas, causas e consequências. Migrações - Mobilidade Espacial Externas, internas, causas e consequências. Classificação Internas: dentro de um país. Externas: de um país para outro. De retorno: de volta ao país de origem Imigração:

Leia mais

ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA

ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA PRIMEIROS CAMPONESES Os primeiros camponeses foram caçadores e coletores, ou seja, eram somente extrativistas: retiravam os alimentos da natureza, sem qualquer controle

Leia mais

Os preços do tomate no IPT (Índice de Preços Toledo) e a sua relação com a inflação

Os preços do tomate no IPT (Índice de Preços Toledo) e a sua relação com a inflação Os preços do tomate no IPT (Índice de Preços Toledo) e a sua relação com a inflação João Cezario Giglio MARQUES 1 Palavras-chave: preço do tomate; inflação, sazonalidade, clima, agronegócio 1 INTRODUÇÃO

Leia mais

Florestas plantadas (cultivadas)

Florestas plantadas (cultivadas) Florestas plantadas (cultivadas) Curso de Engenharia Industrial Madeireira AT073 Introdução a Engenharia Industrial Madeireira Dr. Umberto Klock Professor - Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE CULTIVARES DE ALGODOEIRO PARA MINAS GERAIS

DESENVOLVIMENTO DE CULTIVARES DE ALGODOEIRO PARA MINAS GERAIS DESENVOLVIMENTO DE CULTIVARES DE ALGODOEIRO PARA MINAS GERAIS. Marcelo Abreu Lanza - Doutor em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) Pesquisador da Epamig Uberaba, MG mlanza@epamiguberaba.com.br.

Leia mais

O surgimento da sociedade de massas. O crescimento populacional

O surgimento da sociedade de massas. O crescimento populacional O surgimento da sociedade de massas O crescimento populacional A partir de 1850, na Europa e nos Estados Unidos, houve um enorme crescimento populacional, crescimento das cidades e aparecimento das primeiras

Leia mais

TELAS DE SOMBREAMENTO NO CULTIVO DE HORTALIÇAS FOLHOSAS

TELAS DE SOMBREAMENTO NO CULTIVO DE HORTALIÇAS FOLHOSAS TELAS DE SOMBREAMENTO NO CULTIVO DE HORTALIÇAS FOLHOSAS Andréia Cristina Silva Hirata Eng. Agr., Doutora, Pesquisadora científica do Polo Regional Alta Sorocabana/APTA andreiacs@apta.sp.gov.br Edson Kiyoharu

Leia mais

A DINÂMICA DA CULTURA DA SOJA NO ESTADO DO PARANÁ: O PAPEL DA EMBRAPA ENTRE 1989 E 2002

A DINÂMICA DA CULTURA DA SOJA NO ESTADO DO PARANÁ: O PAPEL DA EMBRAPA ENTRE 1989 E 2002 A DINÂMICA DA CULTURA DA SOJA NO ESTADO DO PARANÁ: O PAPEL DA EMBRAPA ENTRE 1989 E 2002 Thiago André Guimarães No lastro das profundas transformações técnico-produtivas germinadas na agricultura brasileira,

Leia mais

COMPETITIVIDADE ECONÔMICA ENTRE AS CULTURAS DE MILHO SAFRINHA E DE SORGO NO ESTADO DE GOIÁS

COMPETITIVIDADE ECONÔMICA ENTRE AS CULTURAS DE MILHO SAFRINHA E DE SORGO NO ESTADO DE GOIÁS COMPETITIVIDADE ECONÔMICA ENTRE AS CULTURAS DE MILHO SAFRINHA E DE SORGO NO ESTADO DE GOIÁS Alfredo Tsunechiro 1, Maximiliano Miura 2 1. Introdução O Estado de Goiás se destaca entre as Unidades da Federação

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba - UFPB Centro de Ciências Agrárias - CCA Grupo de Pesquisa Lavoura Xerófila - GPLX

Universidade Federal da Paraíba - UFPB Centro de Ciências Agrárias - CCA Grupo de Pesquisa Lavoura Xerófila - GPLX Universidade Federal da Paraíba - UFPB Centro de Ciências Agrárias - CCA Grupo de Pesquisa Lavoura Xerófila - GPLX Palma Forrageira (Opuntia fícus indica e Nopalea cochenilifera) Mauricio Luiz de Mello

Leia mais

Colheita de Cana-de-açúcar na Provincia de Tucumán Argentina.

Colheita de Cana-de-açúcar na Provincia de Tucumán Argentina. Colheita de Cana-de-açúcar na Provincia de Tucumán Argentina. Hernán Gutiérrez e Gonzalo Daniel Yepez INTRODUÇÃO A colheita é uma das etapas mais importantes na produção de cana de açúcar. Seu objetivo

Leia mais

Produtividade de cafeeiros adultos e na primeira colheita pós-recepa adubados com materiais orgânicos em propriedades de base familiar

Produtividade de cafeeiros adultos e na primeira colheita pós-recepa adubados com materiais orgânicos em propriedades de base familiar Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 10., 2013. Belo Horizonte Produtividade de cafeeiros adultos e na primeira colheita pós-recepa adubados com materiais orgânicos em propriedades de base

Leia mais

Bibliografia. EPAGRI A cultura do feijão em Santa Catarina. Florianópolis, 1992, 285p.

Bibliografia. EPAGRI A cultura do feijão em Santa Catarina. Florianópolis, 1992, 285p. Bibliografia EPAGRI A cultura do feijão em Santa Catarina. Florianópolis, 1992, 285p. Sartoratto, A.; Rava, C.A. Principais doenças do feijoeiro e seu controle. EMBRAPA, 1994, 300p. Feijão no inverno.

Leia mais

Agricultura: Boas práticas no plantio, colheita, transporte e armazenamento dos alimentos

Agricultura: Boas práticas no plantio, colheita, transporte e armazenamento dos alimentos Agricultura: Boas práticas no plantio, colheita, transporte e armazenamento dos alimentos Murillo Freire Junior Embrapa Agroindústria de Alimentos Rio de Janeiro, RJ 15/03/2016 Perdas e Desperdícios de

Leia mais

ARQUITETURA E VALOR DE CULTIVO DE LINHAGENS DE FEIJÃO- CAUPI DE PORTE PROSTRADO E SEMI-PROSTRADO, NO NORTE DE MINAS GERAIS.

ARQUITETURA E VALOR DE CULTIVO DE LINHAGENS DE FEIJÃO- CAUPI DE PORTE PROSTRADO E SEMI-PROSTRADO, NO NORTE DE MINAS GERAIS. Área: Fitotecnia ARQUITETURA E VALOR DE CULTIVO DE LINHAGENS DE FEIJÃO- CAUPI DE PORTE PROSTRADO E SEMI-PROSTRADO, NO NORTE DE MINAS GERAIS. Marina Borges de Oliveira 1 ; Kaesel Jackson Damasceno e Silva

Leia mais

Capítulo 10. Aspectos Econômicos da Comercialização e Custo de Produção do Milho Verde 10.1. Introdução

Capítulo 10. Aspectos Econômicos da Comercialização e Custo de Produção do Milho Verde 10.1. Introdução Capítulo 10. Aspectos Econômicos da Comercialização e Custo de Produção do Milho Verde 10.1. Introdução O milho verde é um tipo especial de milho, como o milho doce, milho pipoca, milho ceroso, milho branco,

Leia mais

RENDIMENTO EM ÓLEO DAS VARIEDADES DE GIRASSOL CULTIVADAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PARA O PROJETO RIOBIODIESEL

RENDIMENTO EM ÓLEO DAS VARIEDADES DE GIRASSOL CULTIVADAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PARA O PROJETO RIOBIODIESEL RENDIMENTO EM ÓLEO DAS VARIEDADES DE GIRASSOL CULTIVADAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PARA O PROJETO RIOBIODIESEL Leonardo Moreira de Lima, UFRRJ, wanderpesagro@yahoo.com.br Rafael Silveira Chiaro, UFRRJ,

Leia mais

ARRANJO PRODUTIVO DE JÓIAS FOLHEDAS DE JUAZEIRO DO NORTE 1

ARRANJO PRODUTIVO DE JÓIAS FOLHEDAS DE JUAZEIRO DO NORTE 1 ARRANJO PRODUTIVO DE JÓIAS FOLHEDAS DE JUAZEIRO DO NORTE 1 1. Localização (discriminação): Município de Juazeiro do Norte 2. Natureza da Atividade: Jóias Folheadas 3. Idade do Arranjo: Estima-se que possua

Leia mais

Doutoranda em Turismo Universidade do Algarve/Capes

Doutoranda em Turismo Universidade do Algarve/Capes Panorama do Enoturismo no Brasil Joice Lavandoski Doutoranda em Turismo Universidade do Algarve/Capes Turismo, Vinho & Sabores - Nerga, 2011 1 Tópicos O Objetivos com o desenvolvimento do enoturismo, O

Leia mais

Cesta Básica. Boletim Junho - 2012

Cesta Básica. Boletim Junho - 2012 Cesta Básica Boletim Junho - 2012 O custo da cesta básica na cidade de Ilhéus reduziu 0,98%, de R$214,06 em maio passou para R$211,97 em junho (Tabela 1). A diminuição de 7,77% no preço da carne foi o

Leia mais

Parte III: Abordagem Histórica da Economia Brasileira

Parte III: Abordagem Histórica da Economia Brasileira Parte III: Abordagem Histórica da Economia Brasileira Capítulo 12: O Brasil ao Longo do Século XX: alguns fatos estilizados Parte III Capítulo 12 Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr. 2 Brasil ao longo do

Leia mais

Cesta básica volta a subir na maior parte das capitais

Cesta básica volta a subir na maior parte das capitais 1 São Paulo, 03 de novembro de 2011 Cesta básica volta a subir na maior parte das capitais NOTA À IMPRENSA Ao contrário do que ocorreu em setembro, quando 09 cidades registraram queda no preço dos gêneros

Leia mais

AVALIAÇÃO DE FUNGICIDAS PARA O CONTROLE DA BRUSONE NO CULTIVO DE TRIGO DE SEQUEIRO NO SUDOESTE GOIANO*

AVALIAÇÃO DE FUNGICIDAS PARA O CONTROLE DA BRUSONE NO CULTIVO DE TRIGO DE SEQUEIRO NO SUDOESTE GOIANO* AVALIAÇÃO DE FUNGICIDAS PARA O CONTROLE DA BRUSONE NO CULTIVO DE TRIGO DE SEQUEIRO NO SUDOESTE GOIANO* Marcio Massaru Tanaka 1, Vilmar Antonio Ragagnin 2, Darly Geraldo de Sena Júnior 3, Saulo Alves Rodrigues

Leia mais

Agricultura oferece R$ 85 mil para produtores de pupunha

Agricultura oferece R$ 85 mil para produtores de pupunha Agricultura oferece R$ 85 mil para produtores de pupunha A Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento oferece financiamento para cultivo de palmito-pupunha para agricultores da região litorânea

Leia mais

Graduandos Eng. Florestal UTFPR Campus Dois Vizinhos- PR (felipe_speltz@hotmail.com, carlosmezzalira89@hotmail.com, taci_frigotto27@hotmail.

Graduandos Eng. Florestal UTFPR Campus Dois Vizinhos- PR (felipe_speltz@hotmail.com, carlosmezzalira89@hotmail.com, taci_frigotto27@hotmail. Sobrevivência de clones e hídridos de Eucalyptus sp. em testes de adaptação na região de Dois Vizinhos- Paraná Raquel Rossi Ribeiro 1 ; Felipe Ribeiro Speltz 2 ; Carlos Cesar Mezzalira 2 ; Taciana Frigotto

Leia mais

Indústria e Industrialização. Prof. Melk Souza

Indústria e Industrialização. Prof. Melk Souza Indústria e Industrialização Prof. Melk Souza A Evolução da Indústria Indústria é a atividade por meio da qual os seres humanos transformam matéria-prima em produtos semi acabado (matéria-prima para outros

Leia mais

PRODUÇÃO DE BIODIESEL. Montes Claros MG

PRODUÇÃO DE BIODIESEL. Montes Claros MG PRODUÇÃO DE BIODIESEL Montes Claros MG 1 Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) 1- Objetivos e Diretrizes O Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) é um programa interministerial

Leia mais

Elaboração e Análise de Projetos

Elaboração e Análise de Projetos Elaboração e Análise de Projetos Análise de Mercado Professor: Roberto César ANÁLISE DE MERCADO Além de ser o ponto de partida de qualquer projeto, é um dos aspectos mais importantes para a confecção deste.

Leia mais

PERSPECTIVAS PARA O CRESCIMENTO

PERSPECTIVAS PARA O CRESCIMENTO PERSPECTIVAS PARA O CRESCIMENTO Estratégias de Desenvolvimento em Minas Gerais Raphael Guimarães Andrade Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais Belo Horizonte, 09 de outubro

Leia mais

Polpa e Suco de Frutas

Polpa e Suco de Frutas Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroindústria de Alimentos Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Iniciando um

Leia mais

O Setor de Celulose e Papel

O Setor de Celulose e Papel O Setor de Celulose e Papel Polpa e Papel Tecnologia de produção de polpa celulósica e papel Dr. Umberto Klock Professor - Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal Setor de Ciências Agrárias UFPR

Leia mais

SORGO GRANÍFERO EM MATO GROSSO

SORGO GRANÍFERO EM MATO GROSSO SORGO GRANÍFERO EM MATO GROSSO CONJUNTURA BIMESTRAL: JULHO e AGOSTO/15 ANO 1. Nº 2 O 12º Levantamento de Safras da Conab, divulgado em 11 de setembro de 2015, consolidou os dados sobre a safra brasileira

Leia mais

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia 2º ano do Ensino Médio Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia Sedentarização Crescimento populacional Revolução Industrial Formação da cidade (melhoria sanitária) Pós Guerra (1945) (avanço médico)

Leia mais

LSPA. Levantamento Sistemático da Produção Agrícola. Setembro de 2013. Pesquisa mensal de previsão e acompanhamento das safras agrícolas no ano civil

LSPA. Levantamento Sistemático da Produção Agrícola. Setembro de 2013. Pesquisa mensal de previsão e acompanhamento das safras agrícolas no ano civil Diretoria de Pesquisas Coordenação de Agropecuária Gerência de Agricultura LSPA Setembro de 213 Levantamento Sistemático da Agrícola Pesquisa mensal de previsão e acompanhamento das safras agrícolas no

Leia mais

USO DE DIFERENTES SUBSTRATOS E FREQUÊNCIA DE IRRIGAÇÃO NO CULTIVO DE TOMATE CEREJA EM SISTEMA HIDROPÔNICO

USO DE DIFERENTES SUBSTRATOS E FREQUÊNCIA DE IRRIGAÇÃO NO CULTIVO DE TOMATE CEREJA EM SISTEMA HIDROPÔNICO USO DE DIFERENTES SUBSTRATOS E FREQUÊNCIA DE IRRIGAÇÃO NO CULTIVO DE TOMATE CEREJA EM SISTEMA HIDROPÔNICO Rodrigo de Rezende Borges Rosa 1 ; Delvio Sandri 2 1 Eng. Agrícola, Discente do Mestrando Engenharia

Leia mais

Introdução. Mercado Externo

Introdução. Mercado Externo Introdução Trata-se de importante leguminosa alimentícia para o consumo humano direto, com mais de 23 milhões de hectares cultivados em boa parte do planeta, representando uma rica fonte de proteína, ferro

Leia mais

Introdução à Meteorologia Agrícola

Introdução à Meteorologia Agrícola LCE 306 Meteorologia Agrícola Prof. Paulo Cesar Sentelhas Prof. Luiz Roberto Angelocci Aula # 1 Introdução à Meteorologia Agrícola ESALQ/USP 2009 O que é Meteorologia Agrícola? Por que se cultiva uma cultura

Leia mais

Aula 05 Espaço Agrário Brasileiro. A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável. (Mahatma Gandhi)

Aula 05 Espaço Agrário Brasileiro. A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável. (Mahatma Gandhi) Aula 05 Espaço Agrário Brasileiro A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável. (Mahatma Gandhi) As atividades agropecuárias. Existem três modos de classificar as atividades

Leia mais

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 03/02/2010 Produção Ascom Jornal Estado de S. Paulo 03/02/2010 Agrícola Página Rural 02/02/2010 www.paginarural.com.br MG: Estado

Leia mais

DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL MÓDULO 04 PARTE I

DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL MÓDULO 04 PARTE I DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL MÓDULO 04 PARTE I CONCEITO DE REGIÃO REGIONALIZAR o espaço geográfico é dividi-lo em regiões, levando em conta as diferenças de paisagens e a organização socioeconômica das diversas

Leia mais

QUEM É QUEM NA FAMÍLIA DAS ANONÁCEAS. José Antônio Alberto da Silva PqC do Pólo Regional da Alta Mogiana/APTA jaas@apta.sp.gov.br

QUEM É QUEM NA FAMÍLIA DAS ANONÁCEAS. José Antônio Alberto da Silva PqC do Pólo Regional da Alta Mogiana/APTA jaas@apta.sp.gov.br QUEM É QUEM NA FAMÍLIA DAS ANONÁCEAS José Antônio Alberto da Silva PqC do Pólo Regional da Alta Mogiana/APTA jaas@apta.sp.gov.br A família Anonácea engloba um grupo de plantas frutíferas de importância

Leia mais

DPE / COAGRO Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - LSPA Diretoria de Pesquisas Coordenação de Agropecuária Gerência de Agricultura LSPA

DPE / COAGRO Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - LSPA Diretoria de Pesquisas Coordenação de Agropecuária Gerência de Agricultura LSPA Diretoria de Pesquisas Coordenação de Agropecuária Gerência de Agricultura LSPA janeiro de 215 Levantamento Sistemático da Agrícola Pesquisa mensal de previsão e acompanhamento das safras agrícolas no

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE TRANSGÊNICOS DEZEMBRO 2002 OPP 573 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL - Levantar junto a população da área em estudo opiniões sobre os transgênicos. -

Leia mais

ICEI Índice de Confiança do Empresário Industrial Julho/07 Interiorização da Sondagem

ICEI Índice de Confiança do Empresário Industrial Julho/07 Interiorização da Sondagem Resultado do ICEI - Índice de Confiança do Empresário Industrial - nas Regionais FIESP Projeto de de Opinião CNI (DEPAR/DEPECON) Introdução A Sondagem Industrial é uma pesquisa qualitativa realizada trimestralmente

Leia mais

Profª: Sabrine Viviane Welzel

Profª: Sabrine Viviane Welzel Geografia 9 ano Tigres Asiáticos 1- O Japão vem passando por uma crise econômica bastante séria. Em 1995 duas das maiores instituições de crédito do país faliram, ocorreram grandes escândalos na área política

Leia mais

GRUPO I POPULAÇÃO E POVOAMENTO. Nome N. o Turma Avaliação. 1. Indica, para cada período histórico, o fluxo migratório que lhe corresponde.

GRUPO I POPULAÇÃO E POVOAMENTO. Nome N. o Turma Avaliação. 1. Indica, para cada período histórico, o fluxo migratório que lhe corresponde. Nome N. o Turma Avaliação GRUPO I 1. Indica, para cada período histórico, o fluxo migratório que lhe corresponde. Período a. Durante o século XIX e início do século XX. b. Após a Segunda Guerra Mundial.

Leia mais

O CONSUMO DE ÓLEO DE SOJA NO BRASIL

O CONSUMO DE ÓLEO DE SOJA NO BRASIL O CONSUMO DE ÓLEO DE SOJA NO BRASIL Alzirene de Vasconcelos Milhomem 1 1 INTRODUÇÃO A Pesquisa de Orçamento Familares (POF) do IBGE (Instituto de Geografia e Estatística) de 2002/2003 avaliou os padrões

Leia mais

Aspectos comerciais e produtivos do Mogno Africano. José Leonardo A. S. Monteiro

Aspectos comerciais e produtivos do Mogno Africano. José Leonardo A. S. Monteiro Aspectos comerciais e produtivos do Mogno Africano José Leonardo A. S. Monteiro Agenda Aspectos Estratégicos: Tipos de espécies Aspectos Estratégicos: Espaçamento Manejo Custos de implantação e manutenção

Leia mais

Revolução Industrial Professor Fernando Benevides

Revolução Industrial Professor Fernando Benevides Revolução Industrial Professor Fernando Benevides REVOLUÇÃO: toda e qualquer transformação radical que atinja drasticamente os mais variados aspectos da vida de uma sociedade. Modo de produção Artesanal

Leia mais

GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DA MANGA PARA EXPORTAÇÃO CULTIVADA NO VALE DO SÃO FRANCISCO

GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DA MANGA PARA EXPORTAÇÃO CULTIVADA NO VALE DO SÃO FRANCISCO GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DA MANGA PARA EXPORTAÇÃO CULTIVADA NO VALE DO SÃO FRANCISCO Givaldo Bezerra da Hora Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE givaldobezerra@bol.com.br Maria

Leia mais

INTRODUÇÃO E CONCEPÇÃO DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

INTRODUÇÃO E CONCEPÇÃO DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL CENTRO DE ENGENHARIAS - CENG DISCIPLINA: SISTEMAS URBANOS DE ÁGUA INTRODUÇÃO E CONCEPÇÃO DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA Prof. Hugo Alexandre Soares Guedes

Leia mais

AVALIAÇÃO DE CULTIVARES E LINHAGENS DE MAMONEIRA NA ZONA DA MATA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

AVALIAÇÃO DE CULTIVARES E LINHAGENS DE MAMONEIRA NA ZONA DA MATA DO ESTADO DE PERNAMBUCO AVALIAÇÃO DE CULTIVARES E LINHAGENS DE MAMONEIRA NA ZONA DA MATA DO ESTADO DE PERNAMBUCO José Barbosa dos Anjos, Embrapa Semi-Árido, jbanjos@cpatsa.embrapa.br Marcos Antônio Drumond, Embrapa Semi-Árido,

Leia mais

EFICIÊNCIA DA ADUBAÇÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR RELACIONADA AOS AMBIENTES DE PRODUÇÃO E AS ÉPOCAS DE COLHEITAS

EFICIÊNCIA DA ADUBAÇÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR RELACIONADA AOS AMBIENTES DE PRODUÇÃO E AS ÉPOCAS DE COLHEITAS EFICIÊNCIA DA ADUBAÇÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR RELACIONADA AOS AMBIENTES DE PRODUÇÃO E AS ÉPOCAS DE COLHEITAS André Cesar Vitti Eng. Agr., Dr. PqC do Polo Regional Centro Sul/APTA acvitti@apta.sp.gov.br Entre

Leia mais

Água da chuva. Ciclo Hidrológico. Água superficial. Água subterrânea. Previsão de tempo e clima [A ÁGUA QUE VEM DE CIMA]

Água da chuva. Ciclo Hidrológico. Água superficial. Água subterrânea. Previsão de tempo e clima [A ÁGUA QUE VEM DE CIMA] [A ÁGUA QUE VEM DE CIMA] Ciclo Hidrológico Água da chuva Previsão de tempo e clima Frederico O. M. Durães, Embrapa. In: Câmara Temática de Agricultura Sustentável e Irrigação (Reunião Ordinária N.28) -

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS COMO SUBSTRATO PARA A PRODUÇÃO HIDROPÔNICA DE MUDAS DE ALFACE

UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS COMO SUBSTRATO PARA A PRODUÇÃO HIDROPÔNICA DE MUDAS DE ALFACE UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS COMO SUBSTRATO PARA A PRODUÇÃO HIDROPÔNICA DE MUDAS DE ALFACE Fred Carvalho Bezerra 1 ; Fernando Vasconcellos Meyer Ferreira 2 ;Tiago da Costa Silva 2, Daniel Barbosa Araújo

Leia mais

Censo Demográfico 2010. Características da população e dos domicílios: Resultados do Universo

Censo Demográfico 2010. Características da população e dos domicílios: Resultados do Universo Censo Demográfico 2010 Características da população e dos domicílios: Resultados do Universo Rio de Janeiro, 16 de novembro de 2011 INTRODUÇÃO Por convenção, denomina-se Universo, o conjunto de características

Leia mais

Globalização e Internacionalização. Prof. Doutora Maria José Sousa

Globalização e Internacionalização. Prof. Doutora Maria José Sousa Globalização e Internacionalização 1 Prof. Doutora Maria José Sousa Globalização A globalização é um processo de interação e integração entre as pessoas, empresas e governos de diferentes nações. Processo

Leia mais

E as condições internas?

E as condições internas? A ECONOMIA CAFEEIRA: do escravismo colonial ao trabalho assalariado. Profa. Ms. Joseney Rodrigues de Queiroz Dantas Departamento de Economia/CAMEAM/UERN Condições Históricas (externas) para a Expansão

Leia mais

Comportamento do custo da Cesta Básica se diferencia nas capitais do Brasil

Comportamento do custo da Cesta Básica se diferencia nas capitais do Brasil 1 São Paulo, 11 de abril de 2016. NOTA À IMPRENSA Comportamento do custo da Cesta Básica se diferencia nas capitais do Brasil Em março de 2016, houve aumento no custo do conjunto de alimentos básicos em

Leia mais

RELATÓRIO DOS GRUPOS PRODUTIVOS POR CIDADE

RELATÓRIO DOS GRUPOS PRODUTIVOS POR CIDADE RELATÓRIO DOS GRUPOS PRODUTIVOS POR CIDADE Município: Bananeiras Associação: Associação dos Piscicultores de Bananeiras, Associação dos Trabalhadores Rurais da Lagoa do Matias e Projeto São José, Associação

Leia mais

Geografia População (Parte 1)

Geografia População (Parte 1) Geografia População (Parte 1) 1. População Mundial: Define-se população mundial como o número total de humanos vivos no planeta num dado momento. Em 31 de Outubro de 2011 a Organização das Nações Unidas

Leia mais

A expansão dos recursos naturais de Moçambique. Quais são os Potenciais Impactos na Competitividade da indústria do Arroz em Moçambique?

A expansão dos recursos naturais de Moçambique. Quais são os Potenciais Impactos na Competitividade da indústria do Arroz em Moçambique? A expansão dos recursos naturais de Moçambique Quais são os Potenciais Impactos na Competitividade da indústria do Arroz em Moçambique? Moçambique depende das importações para dois terços do seu consumo

Leia mais

OPORTUNIDADE DE OTIMIZAÇÃO DO SISTEMA DE CULTURAS AGRICOLAS (ARROZ, SOJA, MILHO) Santa Maria, 09 de junho de 2016

OPORTUNIDADE DE OTIMIZAÇÃO DO SISTEMA DE CULTURAS AGRICOLAS (ARROZ, SOJA, MILHO) Santa Maria, 09 de junho de 2016 OPORTUNIDADE DE OTIMIZAÇÃO DO SISTEMA DE CULTURAS AGRICOLAS (ARROZ, SOJA, MILHO) PROF. TITULAR ENIO MARCHESAN UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Santa Maria, 09 de junho de 2016 ROTEIRO 1 - Caracterização

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Avaliação de Variedades Nacionais de Milho em Lavras-MG Pedro Augusto Vilela Amui 1, Rafael Parreira Diniz 1, Carlos

Leia mais

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Agrupamento de Escolas de Arraiolos Escola EB 2,3/S Cunha Rivara de Arraiolos Ano Lectivo 2009/2010 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6º A Teste de Avaliação nº 4 TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Leia mais

Custo da cesta básica recua em 11 capitais

Custo da cesta básica recua em 11 capitais 1 São Paulo, 3 de março de 2008. NOTA À IMPRENSA Custo da cesta básica recua em 11 capitais O custo do conjunto de itens de alimentação que compõem a cesta básica apresentou, em fevereiro, predominância

Leia mais

RETROSPECTIVA. retrospectiva

RETROSPECTIVA. retrospectiva RETROSPECTIVA retrospectiva Participação do PROGRAMA MADEIRA É LEGAL Expo GBC Brasil 11 a 13 de agosto de 2015 Transamerica Expo Center A Proposta Promover o uso sustentável de espécies de madeiras menos

Leia mais

INTERAÇÃO ENTRE ESPAÇAMENTOS E VARIEDADES DE CAFÉ NA REGIÃO SUL DE MINAS. Matiello,, Almeida, Ferreira, Carvalho e Ferreira

INTERAÇÃO ENTRE ESPAÇAMENTOS E VARIEDADES DE CAFÉ NA REGIÃO SUL DE MINAS. Matiello,, Almeida, Ferreira, Carvalho e Ferreira INTERAÇÃO ENTRE ESPAÇAMENTOS E VARIEDADES DE CAFÉ NA REGIÃO SUL DE MINAS Matiello,, Almeida, Ferreira, Carvalho e Ferreira Justificativas A escolha de uma variedade de café considerar a sua boa adaptação

Leia mais

INDX apresenta estabilidade em abril

INDX apresenta estabilidade em abril 1-2- 3-4- 5-6- 7-8- 9-10- 11-12- 13-14- 15-16- 17-18- 19-20- 21-22- 23-24- 25-26- 27-28- 29-30- INDX INDX ANÁLISE MENSAL INDX apresenta estabilidade em abril Dados de Abril/11 Número 52 São Paulo O Índice

Leia mais

PRODUÇÃO ORGÂNICA DE UVAS TINTAS PARA VINIFICAÇÃO SOB COBERTURA PLÁSTICA, 3 CICLO PRODUTIVO

PRODUÇÃO ORGÂNICA DE UVAS TINTAS PARA VINIFICAÇÃO SOB COBERTURA PLÁSTICA, 3 CICLO PRODUTIVO PRODUÇÃO ORGÂNICA DE UVAS TINTAS PARA VINIFICAÇÃO SOB COBERTURA PLÁSTICA, 3 CICLO PRODUTIVO Alexandre Pozzobom Pavanello (PIBIC/CNPq-UNICENTRO), Agnaldo Tremea (IC-Voluntário), Douglas Broetto (IC-Voluntário),

Leia mais

Produção Agrícola Municipal 2015. Assunto: Lavouras Temporárias

Produção Agrícola Municipal 2015. Assunto: Lavouras Temporárias Produção Agrícola Municipal 2015 Assunto: Lavouras Temporárias Tabela 1 - Áreas plantada e colhida, quantidade produzida, rendimento médio e valor da produção, segundo os principais produtos das lavouras

Leia mais

TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Rio de Janeiro, em parceria com a Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro Novembro

Leia mais

BATATA BERINGELA PIMENTO TOMATE

BATATA BERINGELA PIMENTO TOMATE BATATA BERINGELA PIMENTO TOMATE 0 CADERNO DE CAMPO A SER UTILIZADO NO ÂMBITO DA PROTEÇÃO INTEGRADA 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROPRIETÁRIO Nome: Morada: Nº HF: NIF: Código Postal: - Localidade: Telefone: Telemóvel:

Leia mais

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Agrupamento de Escolas de Arraiolos Escola EB 2,3/S Cunha Rivara de Arraiolos Ano Lectivo 2009/2010 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6º Ano Teste de Avaliação nº 6 TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Leia mais

MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA E ESTRUTURA FUNDIÁRIA: ANÁLISE DA MICRORREGIÃO DE ALFENAS-MG

MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA E ESTRUTURA FUNDIÁRIA: ANÁLISE DA MICRORREGIÃO DE ALFENAS-MG MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA E ESTRUTURA FUNDIÁRIA: ANÁLISE DA MICRORREGIÃO DE ALFENAS-MG MAYARA FONTES DANTAS 1 e FLAMARION DUTRA ALVES 2 mayarafdantas@hotmail.com, flamarion.dutra@unifal-mg.edu.br ¹Discente

Leia mais

Situação atual e perspectivas da produção de cebola no Brasil

Situação atual e perspectivas da produção de cebola no Brasil XXII Seminário Nacional da Cebola XIII Seminário da Cebola do Mercosul Situação atual e perspectivas da produção de cebola no Brasil Prof. Dr. Paulo César C Tavares de Melo USP/ESALQ Associação Brasileira

Leia mais

A Cultura do Cevada (Hordeum vulgare)

A Cultura do Cevada (Hordeum vulgare) A Cultura do Cevada (Hordeum vulgare) INTRODUÇÃO: - Origem: - Mesopotâmia; - Produção: - Ásia; - Europa; - América do Norte; - 80%. INTRODUÇÃO: - Características das regiões produtoras; - Brasil: - 1920-1930;

Leia mais

A macaúba pode gerar produtos de alto valor agregado, como óleo para cosméticos, óleos alimentícios e carvão ativado.

A macaúba pode gerar produtos de alto valor agregado, como óleo para cosméticos, óleos alimentícios e carvão ativado. Escrito por: Renato Anselmi Link: Panorama Rural A macaúba pode gerar produtos de alto valor agregado, como óleo para cosméticos, óleos alimentícios e carvão ativado. Minas Gerais está se tornando berço

Leia mais

GIRASSOL: Sistemas de Produção no Mato Grosso

GIRASSOL: Sistemas de Produção no Mato Grosso GIRASSOL: Sistemas de Produção no Mato Grosso Clayton Giani Bortolini Engº Agr. MSc Diretor de Pesquisas Fundação Rio Verde Formma Consultoria Agronômica Produção Agrícola no Mato Grosso Uma safra / ano:

Leia mais

Sugestões de avaliação. Geografia 4 o ano Unidade 7

Sugestões de avaliação. Geografia 4 o ano Unidade 7 Sugestões de avaliação Geografia 4 o ano Unidade 7 Nome: Unidade 7 Data: 1. Por que a vegetação brasileira é tão diversificada? 2. Desembaralhe as letras e encontre o nome das principais formações vegetais

Leia mais

1. Aspectos gerais da cultura

1. Aspectos gerais da cultura CULTURA DO ARROZ 1. Aspectos gerais da cultura Centro de Origem -Asiático -Africano Gênero Oryza 25 espécies dispersas Espécies Sul Americanas Ásia África América do Sul e Central Espécies utilizadas Histórico

Leia mais

Desempenho de Cultivares de Alface Americana Para Mesorregião da Mata do Estado de Pernambuco.

Desempenho de Cultivares de Alface Americana Para Mesorregião da Mata do Estado de Pernambuco. Desempenho de Cultivares de Alface Americana Para Mesorregião da Mata do Estado de Pernambuco. Humberto P. Lyra Filho 1 ; Maria Cristina L. da Silva 2 ; Elizabeth A. de A. Maranhão 1 ; Silvio Luiz Tavares

Leia mais

PRODUTIVIDADE DE HÍBRIDOS EXPERIMENTAIS DE TOMATEIRO COM CRESCIMENTO DETERMINADO NA REGIÃO CENTRO-SUL DO PARANÁ.

PRODUTIVIDADE DE HÍBRIDOS EXPERIMENTAIS DE TOMATEIRO COM CRESCIMENTO DETERMINADO NA REGIÃO CENTRO-SUL DO PARANÁ. PRODUTIVIDADE DE HÍBRIDOS EXPERIMENTAIS DE TOMATEIRO COM CRESCIMENTO DETERMINADO NA REGIÃO CENTRO-SUL DO PARANÁ. Rafael Ravaneli Chagas (IC voluntária/pet Agronomia), Alex Sandro Torre Figueiredo (CAPES),

Leia mais

Competitividade do subsector do caju em Moçambique

Competitividade do subsector do caju em Moçambique Competitividade do subsector do caju em Moçambique Máriam Abbas 1 04 de Setembro de 2013 1 Assistente de investigação do Observatório do Meio Rural e mestranda em Economia no Instituto Superior de Economia

Leia mais

ESPAÇAMENTO ENTRE FILEIRAS DE FEIJÃO CAUPI: ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA

ESPAÇAMENTO ENTRE FILEIRAS DE FEIJÃO CAUPI: ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA Área: Sócio-Economia ESPAÇAMENTO ENTRE FILEIRAS DE FEIJÃO CAUPI: ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA Francisca Edcarla de Araujo Nicolau 1 ; Cícero Secifram da Silva 2 ; Antonio Glaydson de Sousa Feitosa

Leia mais

Área: Tecnologia e Produção de Sementes Avaliação de plântulas como indicador da maturação de sementes de feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.

Área: Tecnologia e Produção de Sementes Avaliação de plântulas como indicador da maturação de sementes de feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp. Área: Tecnologia e Produção de Sementes Avaliação de plântulas como indicador da maturação de sementes de feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.) Glauce Portela de Oliveira¹; Otoniel Magalhães Morais²;

Leia mais

OPERAÇÃO ARCO VERDE. Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária. Brasília, fevereiro de 2010 OBJETIVO GERAL

OPERAÇÃO ARCO VERDE. Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária. Brasília, fevereiro de 2010 OBJETIVO GERAL OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária. Brasília, fevereiro de 2010 OBJETIVO GERAL 1 Noroeste do Mato Grosso municípios prioritários para prevenção e combate ao desmatamento

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE TORCIDAS NOVEMBRO/ DEZEMBRO 2003 OPP 231 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA - Levantar junto a população da área em estudo opiniões relacionadas a torcidas

Leia mais

Produção de plantas de eucalipto em Portugal

Produção de plantas de eucalipto em Portugal Produção de plantas de eucalipto em Portugal Armando Goes 20 de Outubro de 2014, COTF CELPA, Associação da Indústria Papeleira Pomos o Futuro no Papel 1. O eucalipto em Portugal 2. O novo PDR 2020 3. Produção

Leia mais

HISTÓRIA DA IRRIGAÇÃO PAISAGÍSTICA

HISTÓRIA DA IRRIGAÇÃO PAISAGÍSTICA HISTÓRIA DA IRRIGAÇÃO PAISAGÍSTICA Assírios: mestres da irrigação e drenagem Invenção do aspersor de impacto Divisão da irrigação de acordo com os métodos e aplicação Califórnia -EUA, em 1926. Final dos

Leia mais

Relações de Preço Sorgo/Milho nos Estados de São Paulo, Goiás e Rio Grande do Sul, 2001-2009. Alfredo Tsunechiro e Maximiliano Miura

Relações de Preço Sorgo/Milho nos Estados de São Paulo, Goiás e Rio Grande do Sul, 2001-2009. Alfredo Tsunechiro e Maximiliano Miura Relações de Preço Sorgo/Milho nos Estados de São Paulo, Goiás e Rio Grande do Sul, 2001-2009 Alfredo Tsunechiro e Maximiliano Miura Instituto de Economia Agrícola (IEA) Caixa Postal 68.029 04047-970 São

Leia mais

Unidade IV ECONOMIA E NEGÓCIOS. Prof. Maurício Felippe Manzalli

Unidade IV ECONOMIA E NEGÓCIOS. Prof. Maurício Felippe Manzalli Unidade IV ECONOMIA E NEGÓCIOS Prof. Maurício Felippe Manzalli Antecedentes da globalização Década de 1970 Período de crises e ajustes: Crise da inflação Ajustes monetários e produtivos Economia política

Leia mais

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Agrupamento de Escolas de Arraiolos Escola EB 2,3/S Cunha Rivara de Arraiolos Ano Lectivo 2009/2010 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6º B Teste de Avaliação nº 4 TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Leia mais

3º Fórum IQA da Qualidade Automotiva. A qualidade na retomada do crescimento 21/09/2015 ROGÉRIO REZENDE VICE PRESIDENTE DA ANFAVEA

3º Fórum IQA da Qualidade Automotiva. A qualidade na retomada do crescimento 21/09/2015 ROGÉRIO REZENDE VICE PRESIDENTE DA ANFAVEA 3º Fórum IQA da Qualidade Automotiva A qualidade na retomada do crescimento 21/09/2015 ROGÉRIO REZENDE VICE PRESIDENTE DA ANFAVEA COMPLEXO AUTOMOTIVO BRASILEIRO FÁBRICAS 65 Unidades Industriais 11 Estados

Leia mais

O contributo da Investigação para o controlo do gorgulho-do-eucalipto

O contributo da Investigação para o controlo do gorgulho-do-eucalipto O contributo da Investigação para o controlo do gorgulho-do-eucalipto Carlos Valente Penela, 22 abril 2014 Colaboração de: Ana Reis Luís Bonifácio O eucalipto em Portugal Existem no mundo mais de 700 espécies

Leia mais

PARECER Nº, DE 2001. RELATOR: Senador RICARDO SANTOS

PARECER Nº, DE 2001. RELATOR: Senador RICARDO SANTOS . PARECER Nº, DE 2001 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS sobre o Projeto de Lei da Câmara n.º 123, de 2001, que Dispõe sobre a elaboração, beneficiamento e comercialização de produtos artesanais de origem

Leia mais

COMPORTAMENTO DE DIFERENTES GENÓTIPOS DE MAMONEIRA IRRIGADOS POR GOTEJAMENTO EM JUAZEIRO-BA

COMPORTAMENTO DE DIFERENTES GENÓTIPOS DE MAMONEIRA IRRIGADOS POR GOTEJAMENTO EM JUAZEIRO-BA COMPORTAMENTO DE DIFERENTES GENÓTIPOS DE MAMONEIRA IRRIGADOS POR GOTEJAMENTO EM JUAZEIRO-BA Marcos Antônio Drumond 1, José Barbosa dos Anjos 1, Luiz Balbino Morgado 1, Máira Milani 2 e José Monteiro Soares

Leia mais

Manejo integrado de pragas e doenças do maracujazeiro

Manejo integrado de pragas e doenças do maracujazeiro Manejo integrado de pragas e doenças do maracujazeiro Princípios do manejo integrado de pragas e doenças Viroses Bacterioses Doenças causadas por fungos Nematóides Pragas de maior importância Outras pragas

Leia mais