Acessibilidade na Web Cesár Bomfim Brasília 15 de Março

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Acessibilidade na Web Cesár Bomfim Brasília 15 de Março"

Transcrição

1 Acessibilidade na Web Cesár Bomfim Brasília 15 de Março

2 Avaliação Passos para Site Acessível -Seguir padrões Web; -Seguir as diretrizes e recomendações de acessibilidade; -Realizar avaliação de acessibilidade.

3 Avaliação Estrutura -Análise de Código: Avalia qualidade e semântica da codificação do sítio; -Análise de Desenho: Avalia qualidade da área visual do sítio; -Análise de Acessibilidade: Avalia qualidade da navegação do sítio por pessoas com deficiência e aderência aos padrões de acessibilidade (e-mag e WCAG).

4 1 Localizador Universal de Recursos (URL) -Conceito: Endereço no qual se encontra o sítio ou portal; -Observado: formatação, memorização, facilidade, presença ou ausência do prefixo WWW, palavras desnecessárias.

5 Urls devem ser amigáveis, isto é, devem ser formadas por palavras e não códigos e parâmetros, devem ser concisas e claras. Urls amigáveis são simples de ler e de se lembrar.

6 2 - Análise de um endereço de uma página de Fale Conosco:

7 1 Exemplo para Localizador Universal de Recursos (URL)

8 2 Presença de quadro (frame) -Conceito: Divide o espaço da página em colunas e linhas; -Observado: Presença ou ausência.

9 O uso de frames representa uma barreira a mais para as pessoas que utilizam leitores de tela, pois estes dificultarão ou até impedirão o acesso às informações por pessoas com deficiência visual completa. As tags <frameset>, <frame> e <noframe> foram abolidas do HTML5, ficando somente o <iframe>.

10 Se for inevitável o uso de quadros, deve-se optar pelo iframe, tendo o cuidado de tornar seus conteúdos acessíveis.

11 2 - Para verificar a presença de quadros pode-se: - Buscar diretamente no código as tags <frame> ou <iframe>; - Utilizar plugin WebDeveloper do Firefox => Destacar = Quadros (frames);

12 2 Exemplo para presença de quadro (frame)

13 3 Doctype e validação -Conceito: Especifica as regras para a codificação da página; -Observado: Presença e qual doctype utilizados, erros levantados.

14 As páginas devem respeitar as regras de codificação do padrão de Doctype escolhido para que elas possam ser interpretadas corretamente tanto por navegadores, quanto por ferramentas de tecnologia assistiva.

15 3 Ferramenta para doctype e validação do código - Sítio do W3C Plugin Web Developer -Opção: Ferramentas > Validar HTML

16 3 Exemplo para doctype e validação

17 4 Title -Conceito: Título da página. Importante para conceituar o usuário sobre o assunto principal da página e para ajudar na identificação da página por motores de busca; -Observado: Descrição e relação ao conteúdo da página.

18 Atenção - Os títulos devem ser claros e concisos; - Devem passar ao usuário a informação sobre o conteúdo principal da página em questão; - Não devem conter palavras ou expressões desnecessárias como Bem vindo ao portal, Página de Contato, Sítio Oficial, etc; - Não devem conter recursos de pontuação ou outros caracteres utilizados com recursos estéticos. Ex..:: Bem Vindo ao Portal ::.,... Fale Conosco IFMS...

19 4 Como avaliar o Title - Observando diretamente no código o conteúdo da tag Title da página. - Observando barra de título da janela do navegador.

20 4 Exemplo para title Página Inicial <title> Instituto Federal de Mato Grosso do Sul IFRS</title> Página de Acesso a Informação <title> Acesso a Informação IFMS </title>

21 4 Exemplo para title

22 5 Declaração de idioma -Conceito: Indica qual é a língua principal utilizada na página e a alteração em textos específicos; -Observado: Correta declaração do idioma, declaração de mudança em trechos em outros idiomas.

23 O atributo Lang deve ser utilizado para marcar o idioma principal em que a página foi escrita, assim como a presença de palavras ou expressões em outra língua. Esta informação poderá ser utilizada para facilitar tarefas como a tradução do texto original para outros idiomas, verificação ortográfica, formatação de dados, etc. Usuários de ferramentas de tecnologia assistivas tais como leitores de tela também serão beneficiados com esta marcação, pois o programa ao ler a página poderá dar a entonação correta de cada palavra apresentada.

24 5 Como avaliar a declaração de idioma - Observando diretamente no código: - Utilizando o validador de internacionalização do W3C:

25 5 -

26 5 Exemplo para declaração de idioma da página Exemplo da declaração para um parágrafo específico:

27 6 Mapa de caracteres (Charset) -Conceito: Indica o conjunto de caracteres da página; -Observado: Presença ou ausência do charset, conformidade com W3C.

28 Documentos html admitem apenas uma forma de codificação. Não é possível, por exemplo, codificar diferentes partes do documento com mapas de caracteres diferentes. Portanto, deve existir apenas uma declaração de codificação por página. Atenção ao fato de que a declaração do mapa de caracteres apenas não basta, é preciso que os documentos sejam gravados utilizando o mapa declarado.

29 Atenção! A não declaração do mapa utilizado ou a gravação em padrão de caracteres em formato diferente do utilizado na página pode impedir a correta interpretação e exibição das informações por navegadores, assim como causar problemas para a verbalização do conteúdo por leitores de telas.

30 6 Como avaliar a declaração do mapa de caracteres e a adequada codificação da página - Observando diretamente no código; - Utilizando o validador de internacionalização do W3C; - Observando a renderização da página em um navegador.

31 Exemplo comparativo do mapa UTF-8 e ANSI:

32 6 Exemplo para mapa de caracteres (charset)

33 7 Independência de dispositivo -Conceito: Verificar a visualização e comportamento do sítio em vários navegadores; -Observado: Atuação da visualização e comportamento do sítio em navegadores distintos.

34 7 Exemplo para independência de dispositivo

35 8 Utilização de Sistemas de Gestão de Conteúdo (SGC) -Conceito: integra uma série de informações para padronização, evolução e manutenção de sítios; -Observado: Presença e qual é utilizado.

36 8 Exemplo para utilização de Sistemas de Gestão de Conteúdo

37 8 Ferramenta para verificar o uso de SGC - Buscar diretamente no código por Generator ; -Utilizar a ferramenta Wappalyzer;

38 8 Ferramenta para verificar a utilização de SGC -Plugin Wappalyzer

39 9 Uso HTML semântico -Conceito: Utilizar os elementos HTML de acordo com a função que foram criados; -Observado: Conformidade com padrões W3C.

40 O respeito a semântica dos elementos HTML permite que: - as páginas sejam indexadas adequadamente pelos motores de busca; - as ferramentas de tecnologia assistiva traduzam de maneira mais eficiente o conteúdo para as pessoas com deficiência; - as páginas tenham tamanhos menores.

41 9 Como avaliar a semântica HTML? Não há uma ferramenta que possa dizer se um elemento HTML está sendo usado para o fim ao qual o mesmo foi criado. É necessário que o responsável pela escrita da página conheça e utilize adequadamente cada elemento da linguagem de marcação. O que se pode fazer é uma validação humana utilizando alguns recursos auxiliares para tentar identificar e apontar o uso inadequado de algum elemento ou atributo.

42 Os erros mais comuns de semântica a serem buscados são: - O uso de tabelas para diagramação de páginas; - Uso inadequado de cabeçalhos: ausência, desrespeito a hierarquia, uso com fins estilísticos; - Não uso das listas html para marcar itens semelhantes como itens de um menu ou uma sequência de itens relacionais;

43 9 O uso de tabelas para diagramação de páginas;

44 9 O uso de tabelas para diagramação de páginas;

45 9 Desrespeito a hierarquia de cabeçalhos das páginas;

46 9 Desrespeito a hierarquia de cabeçalhos das páginas;

47 9 Uso de cabeçalhos com fins estilísticos, isto é para deixar o texto maior ou em negrito;

48 9 Exemplo para uso de HTML semântico

49 9 Ferramenta para uso do HTML semântico -Plugin Web Developer -Opção: Informações > Estrutura de Documento; -Opção: Destacar > Elementos por nível;

50 10 Folhas de Estilo (CSS) -Conceito: Utilizada para formatar a camada de apresentação do sítio; -Observado: Uso, boas práticas, presença inline ou interna, quantidade não utilizada.

51 10 Exemplo para folhas de estilo (CSS)

52 10 Ferramenta para folhas de estilo (CSS) -Plugin PageSpeed do Firebug -Opção: Remove unused css

53 10 Ferramenta para folhas de estilo (CSS) -Plugin Inline Code Finder (ICF)

54 11 Camada de Comportamento -Conceito: Utilização de componentes scripts, flashs, applets e outros para manipulação da informação; -Observado: Uso, interrupção, presença scripts no corpo do html, independência de dispositivos, localização do scripts

55 11 Exemplo para camada de comportamento

56 11 Ferramenta para Camada de Comportamento -Plugin Inline Code Finder (ICF)

57 11 Ferramenta para Camada de Comportamento -Plugin Web Developer -Opção: Desativar > Desativar Javascript

58 11 Ferramenta para Camada de Comportamento Verificar se não há perda de informações ou funcionalidades quando não há suporte a scripts. Os menus funcionam? Os formulários funcionam? A busca no sítio funciona?

59 11 Ferramenta para Camada de Comportamento É preciso fornecer um meio de acesso às informações e aos serviços oferecidos, mesmo quando o usuário fizer uso de um navegador ou uma ferramenta de tecnologia assistiva que não suporte a execução de scritps.

60 11 Ferramenta para Camada de Comportamento Ao declarar um <script> sempre usar a marcação <noscript> para fornecer uma alternativa ao usuário. <script> </script> <noscript> document.write("alô Mundo!") Sem suporte a scripts! Acesse esta versão: </noscript>

61 12 Peso dos elementos e otimização da página -Conceito: Avaliar tempo de renderização da página e técnicas para otimizar os elementos que prejudicam a performance; -Observado: Tamanho em bytes, elementos que dificultam a renderização, indicação de técnicas de otimização, uso correto de formato de arquivos.

62 12 Ferramenta para Peso dos elementos e otimização da página -Plugin YSLOW -Opção: Statistics

63 12 Ferramenta para Peso dos elementos e otimização da página -Plugin Page Speed do Firebug -Opções: Combinar imagens com CSS Sprites, Ativar Compactação, Adiar análise de javascript, Otimizar imagens

64 12 Ferramenta para Peso dos elementos e otimização da página -Site websiteoptimization -link:

65 Avaliação Análise de Desenho 1 Identidade Visual -Conceito: Verificar presença da Barra Brasil. Mantida pela SECOM do Ministério do Planejamento; -Observado: Presença ou omissão, aplicação correta dos elementos da barra.

66 Avaliação Análise de Desenho 1 Exemplo para identidade visual

67 Avaliação Análise de Desenho 2 Padronização Visual -Conceito: Criação de um vocabulário visual a ser utilizado por todo sítio; -Observado: Existência de padrão, aplicação as páginas e hotsites

68 Avaliação Análise de Desenho 2 Exemplo para Padronização Visual

69 Avaliação Análise de Desenho 2 Exemplo para Padronização Visual

70 Avaliação Análise de Desenho 2 Exemplo para Padronização Visual

71 Avaliação Análise de Desenho 3 Cabeçalho -Conceito: Primeiro ponto de identificação e âncora para sítio; -Observado: Tamanho ocupa, elementos presentes.

72 Avaliação Análise de Desenho 3 Exemplo para Cabeçalho

73 Avaliação Análise de Desenho 4 Paleta de Cores -Conceito: Escolha correta é vital para bom funcionamento do sítio ou portal; -Observado: Contraste das cores.

74 Avaliação Análise de Desenho 4 Exemplo para paleta de cores

75 Avaliação Análise de Desenho 4 Ferramenta para paleta de cores -Software Colour Contrast Analyser

76 Avaliação Análise de Desenho 5 Uso de animação e recursos multimídia -Conceito: O uso de animações e multimídia podem distrair o cidadão do objetivo do sítio e até incomodá-lo; -Observado: Pertinência, controle, presença de banners animados.

77 Avaliação Análise de Desenho 5 Exemplo para uso de animação e recursos multimídia

78 Avaliação Análise de Desenho 6 Pregnância das imagens -Conceito: Capacidade de ícone ou imagem transmitir o objetivo para o qual foi criado; -Observado: Uso e relações com tema do sítio.

79 Avaliação Análise de Desenho 6 Exemplo para pregnância das imagens

80 Avaliação Análise de Desenho 7 Diagramação e uso da área branca -Conceito: Diagramação é a distribuição e organização dos elementos da página. Área branca ajuda na separação dos blocos de informação; -Observado: Utilização da diagramação e áreas brancas

81 Avaliação Análise de Desenho 7 Exemplo para diagramação e uso de área branca

82 Avaliação Análise de Desenho 7 Exemplo para diagramação e uso de área branca

83 Avaliação Análise de Desenho 8 Leiturabilidade -Conceito: Garantir que o texto seja lido de forma agradável; -Observado: Tamanho da fonte e composição, largura de linha e entrelinhas, alinhamento do texto.

84 Avaliação Análise de Desenho 8 Exemplo para leiturabilidade

85 Avaliação Análise de Acessibilidade 1 Simulação de leitor de tela -Conceito: Os leitores de tela interpretam o código HTML gerando sons correspondentes à fala; -Observado: Tempo de leitura, omissão de informações, existência de atalhos e teclas de atalho, navegação por links e cabeçalhos.

86 Avaliação Análise de Acessibilidade 1 Exemplo para simulação de leitor de tela

87 Avaliação Análise de Acessibilidade 1 Ferramenta para simulação de leitor de tela -Plugin Fangs

88 Avaliação Análise de Acessibilidade 1 Ferramenta para simulação de leitor de tela -Leitores de tela

89 Avaliação Análise de Acessibilidade 1 Ferramenta para simulação de leitor de tela -Simulador de tela no ASES

90 Avaliação Análise de Acessibilidade 2 Avaliador e simulador de Acessibilidade para sítios - ASES -Conceito: Software que aponta os problemas de acessibilidade do sítio ; -Observado: Erros e avisos apresentados pelo software

91 Avaliação Análise de Acessibilidade 2 Exemplo para avaliador e simulador de Acessibilidade para sítios - ASES

92 Avaliação Análise de Acessibilidade 3 Navegação por teclado -Conceito: Utilização do sítio apenas pelo teclado; -Observado: Comportamento por teclado, conteúdo realçado, atalhos via teclado.

93 Avaliação Análise de Acessibilidade 3 Exemplo para navegação por teclado

94 Avaliação Análise de Acessibilidade 4 Descrição das imagens -Conceito: Descrever imagem de forma sucinta; -Observado: Presença do texto alternativo, qualidade do texto, imagens decorativas

95 Avaliação Análise de Acessibilidade 4 Exemplo para descrição das imagens

96 Avaliação Análise de Acessibilidade 4 Ferramenta para descrição das imagens -Propriedade da imagem do Firefox

97 Avaliação Análise de Acessibilidade 4 Ferramenta para descrição das imagens -Plugin Web Developer => Imagens = Exibir textos alternativos

98 Avaliação Análise de Acessibilidade 4 Ferramenta para descrição das imagens -Plugin Web Developer => Imagens => Visualizar informações sobre imagens

99 Avaliação Análise de Acessibilidade 5 Quebra de navegação -Conceito: Ações que desviam a lógica da navegação e retiram o foco sem prévia anuência do usuário; -Observado: Páginas abertas em novas janelas ou abas, links quebrados, atributo target= blank

100 Avaliação Análise de Acessibilidade 5 Exemplo para quebra de navegação

101 Avaliação Análise de Acessibilidade 5 Ferramenta para quebra de navegação -Plugin Web Developer

102 Avaliação Análise de Acessibilidade 6 Página de descrição com os recursos de acessibilidade -Conceito: Apresenta os recursos de acessibilidade e outras informações pertinentes ao assunto; -Observado: Link para acesso, teclas de atalho, opções de aumento de fonte e contraste.

103 Avaliação Análise de Acessibilidade 6 Exemplo para página de descrição com os recursos de acessibilidade

104 Avaliação Análise de Acessibilidade 7 Barra de acessibilidade -Conceito: Localiza-se no topo (cabeçalho) do sítio e apresenta alguns elementos obrigatórios; -Observado: Opções de aumentar, diminuir e retornar a fonte, contraste, atalhos para área do sítio (menu, conteúdo e busca), link para página de descrição de acessibilidade.

105 Avaliação Análise de Acessibilidade 7 Exemplo para barra de acessibilidade

106 Avaliação Análise de Acessibilidade 8 Mapa do sítio -Conceito: Permite um visão geral do conteúdo do sítio. Funciona como um índice; -Observado: Presença, disposição em lista

107 Avaliação Análise de Acessibilidade 8 Exemplo para mapa do sítio

108 Avaliação Análise de Acessibilidade 9 Apresentação de formulários -Conceito: Seção que possui conteúdo, marcações e elementos especiais chamados campos. Os usuários utilizam os formulários para alterar os campos antes do envio ao servidor para serem processados; -Observado: tag HTML form; disponibilizar os elementos na ordem correta de navegação; etiquetas aos campos ; mudança de contexto quando elemento recebe foco; botão do tipo submit permitir a verificação das informações antes do envio; erros de cada campo; conjunto de informações em tags fieldset e legend.

109 Avaliação Análise de Acessibilidade 9 Exemplo para apresentação de formulários

110 Avaliação Análise de Acessibilidade 9 Ferramenta para apresentação de formulários -Plugin Web Developer

111 Avaliação Análise de Acessibilidade 10 Apresentação de documentos -Conceito: Formas como o documento dever ser disponibilizado nos sítios. Preferência em HTML; -Observado: Documentos do sítio e suas informações como extensão (tipo de arquivo) e tamanho. Documentos no formato HTML, ODF e PDF.

112 Avaliação Análise de Acessibilidade 10 Exemplo para apresentação de documentos

Escola Virtual SICONV

Escola Virtual SICONV Programa de Governo Eletrônico governoeletronico.gov.br Escola Virtual SICONV Análise Síntese Codificação, Desenho e Acessibilidade Concluída em 10/12/2012 Contato: C3S sisp@planejamento.gov.br Histórico

Leia mais

P.V. Descrição Ocorrências Linhas

P.V. Descrição Ocorrências Linhas Relatório da URL: http://www.cultura.gov.br Erros Prioridade. 22 36 37 38 39 40 45 46 50 53 59 63 32 33 369 39 395 459 460 472 473 474 476.6 Assegurar a acessibilidade do conteúdo de frames, fornecendo

Leia mais

Interação Humano-Computador Design: estrutura e estética PROFESSORA CINTIA CAETANO

Interação Humano-Computador Design: estrutura e estética PROFESSORA CINTIA CAETANO Interação Humano-Computador Design: estrutura e estética PROFESSORA CINTIA CAETANO Arte X Engenharia Desenvolver Sistema Web é arte? A Web oferece espaço para arte...... mas os usuários também desejam

Leia mais

Web Design. Prof. Felippe

Web Design. Prof. Felippe Web Design Prof. Felippe 2015 Sobre a disciplina Fornecer ao aluno subsídios para o projeto e desenvolvimento de interfaces de sistemas Web eficientes, amigáveis e intuitivas. Conceitos fundamentais sobre

Leia mais

Manual de Gerenciamento de Conteúdo

Manual de Gerenciamento de Conteúdo Manual de Gerenciamento de Conteúdo 1 Sumário 1) O que é um Gerenciador de Conteúdo...3 2) Como o Site está Estruturado...3 3) Como Gerenciar o Conteúdo do Site...5 3.1) Adicionar Itens no Menu de Navegação...6

Leia mais

Introdução ao HTML 5 e Implementação de Documentos

Introdução ao HTML 5 e Implementação de Documentos Linguagem de Programação para Web Introdução ao HTML 5 e Implementação de Documentos Prof. Mauro Lopes 1-31 20 Objetivo Iremos aqui apresentar a estrutura básica de um documento HTML e iremos também apresentar

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo.

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. Manual de Instruções ECO Editor de Conteúdo Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. O ECO é um sistema amigável e intui?vo, mas abaixo você pode?rar eventuais dúvidas e aproveitar

Leia mais

VPAT (Voluntary Product Accessibility Template, Modelo de Acessibilidade de Produto) do eportfolio da Desire2Learn Maio de 2013 Conteúdo

VPAT (Voluntary Product Accessibility Template, Modelo de Acessibilidade de Produto) do eportfolio da Desire2Learn Maio de 2013 Conteúdo VPAT (Voluntary Product Accessibility Template, Modelo de Acessibilidade de Produto) do eportfolio da Desire2Learn Maio de 2013 Conteúdo Introdução Recursos de acessibilidade principais Navegação usando

Leia mais

Coleção - Análises de email marketing em clientes de email

Coleção - Análises de email marketing em clientes de email Coleção - Análises de email marketing em clientes de email Introdução Nesta quinta edição da Coletânea de Análises de Email Marketing em Clientes de Email, apresentamos o estudo do Windows Mail, um cliente

Leia mais

Avaliação dos Equívocos Descritos por Nielsen em Páginas Web

Avaliação dos Equívocos Descritos por Nielsen em Páginas Web Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Informática Departamento de Informática Aplicada Interação Homem-Computador INF01043 Aluno: Leonardo Garcia Fischer Cartão UFRGS: 116627 Matrícula:

Leia mais

SIEP / RENAPI. Dicas HTML e CSS para Desenvolvimento. de um Site/Portal Acessível

SIEP / RENAPI. Dicas HTML e CSS para Desenvolvimento. de um Site/Portal Acessível SIEP / RENAPI Dicas HTML e CSS para Desenvolvimento de um Site/Portal Acessível Setembro de 2009 Dicas HTML e CSS para Desenvolvimento de um Site/Portal Acessível Cuidados em geral Separar adequadamente

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

Aplicativos para Internet Aula 01

Aplicativos para Internet Aula 01 Aplicativos para Internet Aula 01 Arquitetura cliente/servidor Introdução ao HTML, CSS e JavaScript Prof. Erika Miranda Universidade de Mogi das Cruzes Uso da Internet http://www.ibope.com.br/pt-br/noticias/paginas/world-wide-web-ou-www-completa-22-anos-nesta-terca-feira.aspx

Leia mais

e-mag Checklist de Acessibilidade Manual para Deficientes Visuais

e-mag Checklist de Acessibilidade Manual para Deficientes Visuais Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação Departamento de Governo Eletrônico Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Leia mais

Identidade Digital Padrão de Governo

Identidade Digital Padrão de Governo Identidade Digital Padrão de Governo Participantes do Projeto Presidência da República Secretaria de Comunicação SECOM Diretoria de Tecnologia DITEC Ministério do Planejamento Secretaria de Logística e

Leia mais

QUEM FEZ O TRABALHO?

QUEM FEZ O TRABALHO? Introdução a Linguagem HTML: Conceitos Básicos e Estrutura ANA PAULAALVES DE LIMA 1 QUEM FEZ O TRABALHO? Com as tagsaprendidas hoje, faça uma página HTML sobre você com as seguintes informações: Seu nome

Leia mais

WEBDESIGN. Professor: Paulo Trentin paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira

WEBDESIGN. Professor: Paulo Trentin paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira WEBDESIGN Professor: Paulo Trentin paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira 1 CDI - Curso de Webdesign - Prof. Paulo Trentin Objetivos para esta aula Debater sobre

Leia mais

Sistemas para internet e software livre

Sistemas para internet e software livre Sistemas para internet e software livre Metodologia de modelagem de aplicações WEB Image: FreeDigitalPhotos.net Domínio: Elementos de aplicação WEB Páginas Web Scripts Formulários Applets e ActiveX Motivação

Leia mais

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Informática Básica Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Introdução O editor de textos Microsoft Word oferece um conjunto de recursos bastante completo, cobrindo todas as etapas de preparação, formatação e impressão

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Felippe Scheidt IFPR Campus Foz do Iguaçu 2014/2

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Felippe Scheidt IFPR Campus Foz do Iguaçu 2014/2 Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Felippe Scheidt IFPR Campus Foz do Iguaçu 2014/2 Objetivo. O objetivo da disciplina é conhecer os princípios da programação de

Leia mais

MANUAL JOOMLA 2.5 PORTAL INTERNET. Ministério do Esporte

MANUAL JOOMLA 2.5 PORTAL INTERNET. Ministério do Esporte MANUAL JOOMLA 2.5 PORTAL INTERNET Ministério do Esporte SUMÁRIO 1.0 - Módulo Administração... 1 2.0 Banner randômico... 2 2.1 Adicionar novo slide... 2 2.2 Excluir slide... 6 3.0 Artigos... 7 3.1 Adicionar

Leia mais

TECNOLOGIAS WEB AULA 8 PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO @RIBEIRORD

TECNOLOGIAS WEB AULA 8 PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO @RIBEIRORD TECNOLOGIAS WEB AULA 8 PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO @RIBEIRORD Objetivos: Apresentar os principais problemas de acessibilidade na Internet. Apresentar as principais deficiências e as tecnologias de apoio.

Leia mais

A importância dos padrões para a WEB e o ASA. Palestrante: Heitor de Souza Ganzeli

A importância dos padrões para a WEB e o ASA. Palestrante: Heitor de Souza Ganzeli A importância dos padrões para a WEB e o ASA Palestrante: Heitor de Souza Ganzeli Agenda INTRODUÇÃO FUNCIONAMENTO MOTIVAÇÃO SISTEMA Siga os padrões Internet e Dê ASAs a seu site Castro no site: http://asa.nic.br

Leia mais

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS OFICINA BLOG DAS ESCOLAS Créditos: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro Março 2010 1 ACESSANDO O BLOG Blog das Escolas MANUAL DO ADMINISTRADOR Para acessar o blog da sua escola, acesse o endereço

Leia mais

Plano de Aula - Dreamweaver CS6 - cód.5232 24 Horas/Aula

Plano de Aula - Dreamweaver CS6 - cód.5232 24 Horas/Aula Plano de Aula - Dreamweaver CS6 - cód.5232 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Dreamweaver CS6 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Dreamweaver CS6 Aula 3 Capítulo 2 - Site do Dreamweaver

Leia mais

Adaptação de materiais digitais. Manuela Francisco manuela.amado@gmail.com

Adaptação de materiais digitais. Manuela Francisco manuela.amado@gmail.com Adaptação de materiais digitais Manuela Francisco manuela.amado@gmail.com Plano da sessão Tópicos Duração Documentos acessíveis: porquê e para quem. Diretrizes de acessibilidade Navegabilidade, legibilidade

Leia mais

Oficina: ASES 2.0 Beta 6.0

Oficina: ASES 2.0 Beta 6.0 Oficina: ASES 2.0 Beta 6.0 André Luiz Andrade Rezende ¹ ¹Rede de Pesquisa e Inovação em Tecnologias Digitais (RENAPI) Doutorando em Educação e Contemporaneidade (UNEB) Estes slides são concedidos sob uma

Leia mais

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT.

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. PÁGINA: 2 de 21 Nenhuma parte deste documento pode ser utilizado ou reproduzido, em qualquer meio

Leia mais

Apostila Active Brasil de Webdesign. Daniel de Menezes Gularte Omar Queiroz. 2002 Apostila de Webdesign ver. 1 rev. 0. Curso de Web Design

Apostila Active Brasil de Webdesign. Daniel de Menezes Gularte Omar Queiroz. 2002 Apostila de Webdesign ver. 1 rev. 0. Curso de Web Design APOSTILA WEBDESIGN Apostila Active Brasil de Webdesign Daniel de Menezes Gularte Omar Queiroz A livre distribuição dessa cópia está proibida, sendo de material exclusivo do curso de Webdesign da Active

Leia mais

Guia para produção de peças HTML5 Globo.com

Guia para produção de peças HTML5 Globo.com 1 Guia para produção de peças HTML5 Globo.com A implementação de um criativo HTML5 possibilita o desenvolvimento de criativos com códigos compatíveis pela maioria dos browsers modernos e por devices mobile,

Leia mais

Fone: (19) 3234-4864 E-mail: editora@komedi.com.br Site: www.komedi.com.br HTM3.0. Tutorial HTML. versão 4.01

Fone: (19) 3234-4864 E-mail: editora@komedi.com.br Site: www.komedi.com.br HTM3.0. Tutorial HTML. versão 4.01 Fone: (19) 3234-4864 E-mail: editora@komedi.com.br Site: www.komedi.com.br HTM3.0 Tutorial HTML versão 4.01 K O M Σ D I Copyright by Editora Komedi, 2007 Dados para Catalogação Rimoli, Monica Alvarez Chaves,

Leia mais

HTML / JAVASCRIPT. A versão atual é o HTML5 (seus predecessores imediatos são HTML 4.01, XHTML 1.1, etc.).

HTML / JAVASCRIPT. A versão atual é o HTML5 (seus predecessores imediatos são HTML 4.01, XHTML 1.1, etc.). HTML / JAVASCRIPT Estamos iniciando o estudo do HTML através das TAGS (comandos) para construir formulários. Isso facilitará a continuidade dos nossos estudos da linguagem de programação JavaScript, a

Leia mais

Webdesign A tag HEAD e as Meta tags

Webdesign A tag HEAD e as Meta tags Webdesign A tag HEAD e as Meta tags Conteúdos Os materiais de aula, apostilas e outras informações estarão disponíveis em: www.thiagomiranda.net HEAD Como vimos anteriormente, o nosso documento HTML é

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

Mais sobre uso de formulários Site sem Ajax

Mais sobre uso de formulários Site sem Ajax Mais sobre uso de formulários Site sem Ajax Página com busca padrão 1 Página com o resultado da busca carregada no local da anterior (o formulário está vazio) Site com Ajax 2 Site usando Ajax para preencher

Leia mais

Gestores e Provedores

Gestores e Provedores PORTAL 2010 Manual do Portal 15 Gestores e Provedores Publicação descentralizada As informações, produtos e serviços disponibilizados no Portal são publicados e atualizados pelas próprias unidades do

Leia mais

Bem vindo ao ajuda do software QUICKFISH para criação de sites.

Bem vindo ao ajuda do software QUICKFISH para criação de sites. Bem vindo ao ajuda do software QUICKFISH para criação de sites. SUMÁRIO 1 Exemplo de site criado no software QUICKFISH...02 2 Salvando Seu Site...03 3 Publicando Seu Site...03 4 Visão inicial do Software

Leia mais

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Sumário 1. Configurações Iniciais...2 1.1. Configurando o Menu Personalizado...2 1.2. Configurando os Widgets...3 2. Localize o nome de

Leia mais

Tópicos de Ambiente Web. Modulo 2 Processo de desenvolvimento de um site Professora: Sheila Cáceres

Tópicos de Ambiente Web. Modulo 2 Processo de desenvolvimento de um site Professora: Sheila Cáceres Tópicos de Ambiente Web Modulo 2 Processo de desenvolvimento de um site Professora: Sheila Cáceres Roteiro Motivação Desenvolvimento de um site Etapas no desenvolvimento de software (software:site) Analise

Leia mais

PROGRAMAÇÃO MANUAL DE INSTRUÇÕES SEJA BEM VINDO VERSÃO 1.4 10/01/2013 UDS SOLUÇÕES DIGITAIS

PROGRAMAÇÃO MANUAL DE INSTRUÇÕES SEJA BEM VINDO VERSÃO 1.4 10/01/2013 UDS SOLUÇÕES DIGITAIS VERSÃO 1.4 10/01/2013 UDS SOLUÇÕES DIGITAIS PROGRAMAÇÃO MANUAL DE INSTRUÇÕES Instruções, métodos e recomendações para desenvolvimento de sistemas na UDS. 1 Sumário Apresentação... 3 Estrutura de pastas:...

Leia mais

DWEB. Design para Web. CSS3 - Fundamentos. Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico

DWEB. Design para Web. CSS3 - Fundamentos. Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico DWEB Design para Web Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico CSS3 - Fundamentos E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual

Leia mais

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Manual do Publicador Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Sumário Painel de Administração... 3 1 - Inserção de post... 5 2 Publicação de post com notícia na área headline (galeria de

Leia mais

Especificações Técnicas

Especificações Técnicas 1. INTRODUÇÃO 1.1. Este documento tem por objetivo orientar a utilização dos recursos tecnológicos para o desenvolvimento dos cursos que serão disponibilizados via intranet ou internet no portal da Universidade

Leia mais

Deficiências. Deficiência Física Deficiência Auditiva Deficiência Visual Deficiência Mental Deficiência Múltipla. Tem dificuldade para:

Deficiências. Deficiência Física Deficiência Auditiva Deficiência Visual Deficiência Mental Deficiência Múltipla. Tem dificuldade para: Deficiências Deficiência Física Deficiência Auditiva Deficiência Visual Deficiência Mental Deficiência Múltipla Tem dificuldade para: ver a tela usar o mouse usar o teclado ler um texto ouvir um som navegar

Leia mais

A Internet 7 Criação de Páginas Web

A Internet 7 Criação de Páginas Web 7 - Criação de Páginas Web A Internet A Internet Empresas, instituições e pessoas individuais estão cada vez mais interessadas não só em aceder ao imenso manancial de informação disponibilizado pela Internet

Leia mais

Editando textos no Siga-Doc

Editando textos no Siga-Doc Editando textos no Siga-Doc Introdução...2 Executando o editor de textos...3 Acessando pela primeira vez...3 Se o editor de textos não for exibido...4 Trabalhando com tabelas...6 Inserindo uma tabela...6

Leia mais

Monday, January 23, 12. Introdução sobre Acessibilidade na web

Monday, January 23, 12. Introdução sobre Acessibilidade na web Introdução sobre Acessibilidade na web Acessibilidade na web é o consumo da informação por qualquer pessoa por qualquer tipo de meio de acesso. Para que serve a web? A web serve para compartilhar informação.

Leia mais

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Resumo: Dolores Follador Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Faculdades Integradas do Brasil - Unibrasil doloresfollador@gmail.com

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA SACI LIVRE SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CONTEÚDO INSTITUCIONAL

Leia mais

Desenvolvedor Web Docente André Luiz Silva de Moraes

Desenvolvedor Web Docente André Luiz Silva de Moraes Roteiro 2: Introdução a Linguagem HTML Neste roteiro é explorada a linguagem HTML. A linguagem HTML (Hypertext Markup Language) é amplamente utilizada na construção de páginas de internet e é responsável

Leia mais

Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal)

Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal) Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal) Acessando o Sistema Para acessar a interface de colaboração de conteúdo, entre no endereço http://paginapessoal.utfpr.edu.br. No formulário

Leia mais

Conteúdo Programático do Web Design

Conteúdo Programático do Web Design Conteúdo Programático do Web Design O Ambiente Macromedia Dreamweaver Instalação do Dreamweaver Arquivos Utilizados na Apostila A Inicialização de Dreamweaver Área de Trabalho Dreamweaver Criação de uma

Leia mais

Padrão Visual de Sistemas da Anvisa na Internet

Padrão Visual de Sistemas da Anvisa na Internet Agência Nacional de Vigilância Sanitária Padrão Visual de Sistemas da Anvisa na Internet Gerência-Geral de Tecnologia da Informação Gerência de Sistemas www.anvisa.gov.br Brasília, janeiro de 2007 Agência

Leia mais

Manual para Cadastro de Questões Prova Colegiada / Professor

Manual para Cadastro de Questões Prova Colegiada / Professor Manual para Cadastro de Questões Prova Colegiada / Professor CÓDIGO: 001 revisão 02. DATA DE PUBLICAÇÃO: 12/04/2010 INÍCIO DE VIGÊNCIA: 12/04/2010 DATA REVISÃO: 23/03/2011 Autor do Projeto: Thiago Galvão

Leia mais

Desenvolvimento de um CMS 1 para a criação e publicação de web sites acessíveis por deficientes visuais.

Desenvolvimento de um CMS 1 para a criação e publicação de web sites acessíveis por deficientes visuais. Desenvolvimento de um CMS 1 para a criação e publicação de web sites acessíveis por deficientes visuais. Tales Henrique José MOREIRA 1 ; Gabriel da SILVA 2 ; 1 Estudante de Tecnologia em Sistemas para

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

HTML5. Prof. Salustiano Rodrigues de Oliveira saluorodrigues@gmail.com www.profsalu.com.br

HTML5. Prof. Salustiano Rodrigues de Oliveira saluorodrigues@gmail.com www.profsalu.com.br HTML5 Prof. Salustiano Rodrigues de Oliveira saluorodrigues@gmail.com www.profsalu.com.br HTML5 HTML5 é considerada a próxima geração do HTML e suas funcionalidades inovadoras o tornam uma alternativa

Leia mais

Voltado para novos usuários, este capítulo fornece uma instrução para edição de Leiaute do SILAS e suas funções.

Voltado para novos usuários, este capítulo fornece uma instrução para edição de Leiaute do SILAS e suas funções. 13. Editor de leiautes Voltado para novos usuários, este capítulo fornece uma instrução para edição de Leiaute do SILAS e suas funções. Neste capítulo uma breve explicação será apresentada sobre a organização

Leia mais

Tabela de pontos das regras antispam

Tabela de pontos das regras antispam Tabela de pontos das regras antispam Publicado em: 14/04/2008 Utilize as regras antispam ao seu favor Um dos fatores determinantes para a entrega de emails marketing nas caixas de entrada dos destinatários

Leia mais

Guia de criação de layout de Loja Virtual

Guia de criação de layout de Loja Virtual Guia de criação de layout de Loja Virtual Julho / 2013 (51) 3079-4040 contato@ezcommerce.com.br http://www.ezcommerce.com.br Este guia tem o intuito de orientar a criação de layout para a plataforma de

Leia mais

Plano de Aula - Word 2010 Avançado - cód.5546 24 Horas/Aula

Plano de Aula - Word 2010 Avançado - cód.5546 24 Horas/Aula Plano de Aula - Word 2010 Avançado - cód.5546 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução aos Recursos Avançados do Word Aula 2 Capítulo 2 - Salvar e Proteger Documentos Aula 3 Capítulo 3 - Formatar Textos

Leia mais

Acessibilidade no SIEP (Sistema de Informações da Educação Profissional e Tecnológica) Módulo de Acessibilidade Virtual CEFET Bento Gonçalves RS Maio 2008 ACESSIBILIDADE À WEB De acordo com Cifuentes (2000),

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL Aula 06: Introdução Linguagem HTML

PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL Aula 06: Introdução Linguagem HTML PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL Aula 06: Introdução Linguagem HTML O Desenvolvimento Web O desenvolvimento web é o termo utilizado para descrever atividade relacionada

Leia mais

Sumário. Os Créditos que Faltavam Introdução

Sumário. Os Créditos que Faltavam Introdução Sumário Os Créditos que Faltavam Introdução Parte Um: Bem-vindo à Web Capítulo 1: Preparação para a web 9 Apresentação da World Wide Web 9 Navegadores 10 Servidores web 14 Planejamento de um website 15

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS CURITIBA 2014 2 Conteúdo Definição:... 2 Detalhando a tela:... 4 BARRA DE FERRAMENTAS DESENHO... 4 PREENCHIMENTOS... 5 RÉGUAS E GUIAS...

Leia mais

Desenvolvendo para WEB

Desenvolvendo para WEB Nível - Básico Desenvolvendo para WEB Por: Evandro Silva Neste nosso primeiro artigo vamos revisar alguns conceitos que envolvem a programação de aplicativos WEB. A ideia aqui é explicarmos a arquitetura

Leia mais

Tendências Web Estatísticas da rede. Heitor de Souza Ganzeli Analista de Projetos do nic.br

Tendências Web Estatísticas da rede. Heitor de Souza Ganzeli Analista de Projetos do nic.br Tendências Web Estatísticas da rede Heitor de Souza Ganzeli Analista de Projetos do nic.br O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) foi criado pela Portaria Interministerial nº 147, de 31 de maio

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Flex. MANUAL DE USO DA FERRAMENTA FLEX O Flex como gerenciador de conteúdo

Flex. MANUAL DE USO DA FERRAMENTA FLEX O Flex como gerenciador de conteúdo 2011 MANUAL DE USO DA FERRAMENTA FLEX O Flex como gerenciador de conteúdo Aprenda como é simples utilizar a ferramenta Flex como seu gerenciador de conteúdo online. Flex Desenvolvido pela ExpandWEB 31/01/2011

Leia mais

Manual 2010 Webmaster

Manual 2010 Webmaster Manual 2010 Webmaster Menu 1. Acesso ao sistema 2. Campanhas 2.1 Ver Campanhas Disponíveis 2.2 Minhas Campanhas 3. Formatos 3.1 Banners Automáticos 3.2 Banners Manuais 3.3 E-mail Marketing 3.4 Vitrines

Leia mais

Tutorial para Professores com as alterações do Ambiente Moodle 2.7

Tutorial para Professores com as alterações do Ambiente Moodle 2.7 Tutorial para Professores com as alterações do Ambiente Moodle 2.7 Prezados Professores, a atualização do ambiente Moodle da versão 2.5 para a versão 2.7 gerou algumas mudanças na interface visual do Moodle.

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO DO FRAMEWORK - versão 2.0

DOCUMENTAÇÃO DO FRAMEWORK - versão 2.0 DOCUMENTAÇÃO DO FRAMEWORK - versão 2.0 Índice 1 - Objetivo 2 - Descrição do ambiente 2.1. Tecnologias utilizadas 2.2. Estrutura de pastas 2.3. Bibliotecas já incluídas 3 - Características gerais 4 - Criando

Leia mais

Sumário. HTML CSS JQuery Referências IHC AULA 6 5-09-2011 1

Sumário. HTML CSS JQuery Referências IHC AULA 6 5-09-2011 1 Sumário HTML CSS JQuery Referências IHC AULA 6 5-09-2011 1 Linguagem HTML HTML é a abreviação de HyperText Markup Language, que pode ser traduzido como Linguagem de Marcação de Hipertexto. Não é uma linguagem

Leia mais

Índice. Manual de uso do Wordpress Produção de conteúdo. 1) Acesso ao Painel de Controle. 2) Ambientação na Ferramenta. 3) Inserir novo Post

Índice. Manual de uso do Wordpress Produção de conteúdo. 1) Acesso ao Painel de Controle. 2) Ambientação na Ferramenta. 3) Inserir novo Post Índice 1) Acesso ao Painel de Controle 2) Ambientação na Ferramenta 2.1) Posts 2.1.1) Adicionar novo post 2.1.2) Editar posts 2.2) Mídia 2.2.1) Tipos de Mídia 2.2.2) Biblioteca 2.2.3) Adicionar novo 3)

Leia mais

Como Começar? Criação Páginas. Etapas. Apresentação INTERNET

Como Começar? Criação Páginas. Etapas. Apresentação INTERNET Como Começar? Criação Páginas Apresentação Etapas Como começar Para que um site tenha sucesso é necessário um correcto planeamento do mesmo. Todos os aspectos de desenho de um site devem ser pensados de

Leia mais

Manual do Usuário. E-DOC Peticionamento Eletrônico TST

Manual do Usuário. E-DOC Peticionamento Eletrônico TST E-DOC Peticionamento APRESENTAÇÃO O sistema E-DOC substituirá o atual sistema existente. Este sistema permitirá o controle de petições que utiliza certificado digital para autenticação de carga de documentos.

Leia mais

Maurício Samy Silva. Novatec

Maurício Samy Silva. Novatec Maurício Samy Silva Novatec Sumário Agradecimentos...13 Sobre o autor...13 Introdução...15 Para quem foi escrito este livro... 15 Convenções tipográficas... 16 Site do livro... 18 Capítulo 1 O que é (X)HTML?...20

Leia mais

Roteiro 2: Conceitos de Tags HTML

Roteiro 2: Conceitos de Tags HTML Roteiro 2: Conceitos de Tags HTML Objetivos Detalhar conceitos sobre TAGS HTML: elementos, atributos, elemento vazio, links. Implementar páginas de internet com uso da linguagem HTML; Ferramentas Necessárias

Leia mais

REITORA. Ulrika Arns VICE-REITOR. Almir Barros da Silva Santos Neto DIRETOR DO NTIC. Leonardo Bidese de Pinho COORDENAÇÃO DE APOIO AO USUÁRIO

REITORA. Ulrika Arns VICE-REITOR. Almir Barros da Silva Santos Neto DIRETOR DO NTIC. Leonardo Bidese de Pinho COORDENAÇÃO DE APOIO AO USUÁRIO REITORA Ulrika Arns VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho COORDENAÇÃO DE APOIO AO USUÁRIO Pierre Correa Martin 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA NTIC - NÚCLEO

Leia mais

2ºCiclo (5º e 6º Anos de escolaridade) 3ºCiclo (7º e 8º Anos de escolaridade)

2ºCiclo (5º e 6º Anos de escolaridade) 3ºCiclo (7º e 8º Anos de escolaridade) Escola Básica e Secundária de Velas Linhas de Exploração do Quadro de da Disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Oferta de Escola 2ºCiclo (5º e 6º Anos de escolaridade) 3ºCiclo (7º

Leia mais

Tutorial para Professores com as alterações do Ambiente Moodle 2.7

Tutorial para Professores com as alterações do Ambiente Moodle 2.7 Tutorial para Professores com as alterações do Ambiente Moodle 2.7 Prezados Professores, a atualização do ambiente Moodle da versão 2.5 para a versão 2.7 gerou algumas mudanças na interface visual do Moodle.

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS 1 Conteúdo Apresentação... 3 1 Página Principal do Sistema... 4 2 Telas de busca... 8 3 Teclas de Navegação... 11 4 Tela de Menu de Relatório... 12 5 Telas de

Leia mais

Desenvolvimento de Sites com PHP e Mysql Docente André Luiz Silva de Moraes

Desenvolvimento de Sites com PHP e Mysql Docente André Luiz Silva de Moraes Roteiro 2: Introdução a Linguagem HTML Desenvolvimento de Sites com PHP e Mysql Neste roteiro é explorada a linguagem HTML. A linguagem HTML (Hypertext Markup Language) é amplamente utilizada na construção

Leia mais

M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A L D O S S I T E S D O G O V E R N O D O P A R A N Á

M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A L D O S S I T E S D O G O V E R N O D O P A R A N Á M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A L D O S S I T E S D O G O V E R N O D O P A R A N Á Índice 1. Introdução 2. Estrutura 2.1. Topo 2.2. Corpo 2.3. Coluna Esquerda 2.4. Coluna Direita 2.5. Rodapé

Leia mais

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO MOODLE FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA VIRTUAL - Versão: Aluno

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO MOODLE FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA VIRTUAL - Versão: Aluno 1 MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO MOODLE FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA VIRTUAL - Versão: Aluno Acessando o sistema 1- Para acessar a Faculdade Interação Americana Virtual digite o seguinte endereço: http://ead.fia.edu.br/

Leia mais

Power Point. Autor: Paula Pedone

Power Point. Autor: Paula Pedone Power Point Autor: Paula Pedone INTRODUÇÃO O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de apresentações através da

Leia mais

24-05-2011. Técnico de Organização de Eventos Módulo III Criação de Páginas Web. Técnico de Organização de Eventos. Técnico de Organização de Eventos

24-05-2011. Técnico de Organização de Eventos Módulo III Criação de Páginas Web. Técnico de Organização de Eventos. Técnico de Organização de Eventos Sumário Tecnologias de Informação e Comunicação Aquisição do software Dreamweaver. Características recursos e potencialidades. Ambiente de trabalho do software. Operações básicas com páginas Web. Realização

Leia mais

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios Portal Sindical Manual Operacional Empresas/Escritórios Acesso ao Portal Inicialmente, para conseguir acesso ao Portal Sindical, nos controles administrativos, é necessário acessar a página principal da

Leia mais

INSERIR DOCUMENTOS DE MIDÍAS (imagem, vídeos, planilhas, textos, etc...)

INSERIR DOCUMENTOS DE MIDÍAS (imagem, vídeos, planilhas, textos, etc...) INSERIR DOCUMENTOS DE MIDÍAS (imagem, vídeos, planilhas, textos, etc...) Dependendo do tipo de arquivo a ser inserido, o a tela pode ser diferente. Ex. 1 Ex. 2 Vamos falar primeiro do exemplo 1. Ao clicar

Leia mais

Boas Práticas de Desenvolvimento Seguro

Boas Práticas de Desenvolvimento Seguro Boas Práticas de Desenvolvimento Seguro Julho / 2.012 Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor 29/07/2012 1.0 Versão inicial Ricardo Kiyoshi Página 2 de 11 Conteúdo 1. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Leia mais

Conteúdos Off-Line e para Dispositivos Móveis

Conteúdos Off-Line e para Dispositivos Móveis Conteúdos Off-Line e para Dispositivos Móveis HTML 5 Possibilidade de separação do recursos em três camadas: Informação, Formatação e Comportamento A camada de informação possui um conjunto rico e adequado

Leia mais

Manual para utilização das ferramentas de edição Intranet e Internet.

Manual para utilização das ferramentas de edição Intranet e Internet. Manual para utilização das ferramentas de edição Intranet e Internet. Atualizando os dados da página 1º Passo: O usuário deverá entrar com a sua matrícula e sua senha. A senha é a mesma utilizada para

Leia mais

Coleção - Análises de email marketing em clientes de email

Coleção - Análises de email marketing em clientes de email Coleção - Análises de email marketing em clientes de email Introdução Nesta sexta e penúltima edição da Coletânea de Análises de Email Marketing em Clientes de Email, apresentamos os estudos dos clientes

Leia mais

WebDesign. Professor: Paulo Trentin paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br. Escola CDI de Videira

WebDesign. Professor: Paulo Trentin paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br. Escola CDI de Videira WebDesign Professor: Paulo Trentin paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira Entendendo Alguns Conceitos Antes de prosseguirmos é importante ter em mente o motivo pelo

Leia mais

Tutorial exe elearning XHTML editor (versão 1.0x)

Tutorial exe elearning XHTML editor (versão 1.0x) UOe-L 13 Março 2008 Ficha Técnica Autor: Susana Azevedo UOe-L CEMED UA Revisão: Helder Caixinha UOe-L CEMED UA Versão: 3.0 Data de criação: 15/Dezembro/2005 Data da última revisão: 13/Março/2008 1 Tutorial

Leia mais

Manual do Blogilo. Mehrdad Momeny Tradução: Marcus Gama

Manual do Blogilo. Mehrdad Momeny Tradução: Marcus Gama Mehrdad Momeny Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Usando o Blogilo 6 2.1 Iniciando........................................... 6 2.2 Configurar um blog....................................

Leia mais