A UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS COMO TERAPIA ALTERNATIVA E SEUS RISCOS À SAÚDE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS COMO TERAPIA ALTERNATIVA E SEUS RISCOS À SAÚDE"

Transcrição

1 A UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS COMO TERAPIA ALTERNATIVA E SEUS RISCOS À SAÚDE THE USE OF MEDICINAL PLANTS AND PHYTOTHERAPY AS ALTERNATIVE THERAPY AND ITS RISKS TO HEALTH ALVES, Mayana Altoé 1 SIQUEIRA, Sara Silva de 2 MARTINS, Gyovanna Pavani 3 TEIXEIRA, Camilla Dellatorre 4 RESUMO Fitoterápicos são medicamentos oriundos de componentes bioativos de plantas medicinais. Apesar de serem naturais, existem riscos associados a utilização destes sem orientação médica ou farmacêutica. Este estudo objetivou orientar a população sobre a ingestão indiscriminada de plantas medicinais e fitoterápicos, visando a conscientização acerca dos seus riscos. Além disso, destacar a fitoterapia como uma forma alternativa de tratamento, enaltecendo seus benefícios em relação aos medicamentos alopáticos. A pesquisa foi realizada durante o período de Março/2019 até Junho/2019, reunindo artigos científicos e periódicos que abrangem diferentes estudos importantes e que servem de base para esta pesquisa. Constatou-se que o desenvolvimento de mais pesquisas na área de botânica e fitoquímica no Brasil, com foco em potencial terapêutico de plantas medicinais, é uma medida crucial para descobrir seus benefícios e garantir a segurança e minimização dos riscos, visto que muitas plantas são utilizadas mesmo sem estudos sobre estas. Palavras-chave: Fitoterapia; Plantas medicinais; Intoxicação por plantas; Saúde pública. ABSTRACT Phytotherapics are medicines derived from bioactive components of medicinal plants. Although they are natural, there are risks associated with their use without medical or pharmaceutical orientation. This study aimed to inform the population about the indiscriminate ingestion of medicinal plants and phytotherapics, aiming to raise 1 Graduanda do Curso de Farmácia do Centro Universitário São Camilo-ES mayana.altoe@gmail.com. 2 Graduanda do Curso de Farmácia do Centro Universitário São Camilo-ES sarahsiqueira27@gmail.com. 3 Graduanda do Curso de Farmácia do Centro Universitário São Camilo-ES gyopmasc@gmail.com. 4 Professora orientadora. Mestre em Patologia Clínica pela Universidade Federal Fluminense UFF. Centro Universitário São Camilo-ES camilladellatorre@saocamilo-es.br.

2 2 awareness about its risks. In addition, highlight phytotherapy as an alternative form of treatment, praising its benefits in relation to allopathic medicines. The research was accomplished during the period of March/2019 until May/2019, gathering scientific and periodical articles that cover different important studies and that serve as the basis for this research. It was found that the development of more research in the area of botany and phytochemistry in Brazil, focusing on the therapeutic potential of medicinal plants, is a crucial measure to discover its benefits and to ensure the safety and minimization of the risks, since many plants are used even without studies on them. Keywords: Phytotherapy; Medicinal plants; Intoxication by plants; Public health. INTRODUÇÃO Medicamentos fitoterápicos têm como principal matéria prima as plantas, e seus princípios ativos (TEIXEIRA; SANTOS, 2011). São compostos por partes subterrâneas ou aéreas de plantas, ou outra matéria-prima vegetal, ou ainda a associação entre estes, com finalidade paliativa, profilática ou curativa (RATES, 2001). Estes compostos podem ser responsáveis por diversas ações no organismo gerando interações medicamentosas potencializadas ou retardadas, mais conhecidas como sinergismo e antagonismo. Geralmente, seu grau de classificação é caracterizado pela forma como este pode interagir com o corpo humano e promover a cura da patologia ou mal estar (TEIXEIRA; SANTOS, 2011). Consoante a RDC N 26/2014, as plantas medicinais constituem espécies vegetais dotadas de potencial para serem utilizadas com finalidades terapêuticas, devido a suas propriedades; enquanto os medicamentos fitoterápicos são produtos com fins profiláticos, curativos ou paliativos, advindos de matérias-primas ativas vegetais, sem a utilização de substâncias isoladas, podendo ser simples ou composto, a depender da quantidade de espécies vegetais das quais são provenientes (BRASIL, 2014). Com a ampliação da indústria farmacêutica e alopata, simultaneamente com os avanços tecnológicos, houve uma decadência da prática da fitoterapia. A ausência de pesquisas científicas sobre os efeitos das plantas medicinais no organismo, também foi o motivo da diminuição dessa prática (TEIXEIRA, et al. 2012). Com o passar dos anos, a busca por terapias alternativas com produtos naturais teve um grande aumento, principalmente devido à influência da mídia (RATES, 2001).

3 3 Com isso, foi despertado maior interesse em pesquisas nessa área, o que foi crucial para comprovação de eficácia e ações terapêuticas de várias plantas, dentre elas, as principais e mais utilizadas pela população para fins medicinais (TEIXEIRA; et al. 2012). A eficácia é comprovada através de bases populares e científicas, além de ensaios clínicos devidamente registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA (TEIXEIRA; SANTOS, 2011). As plantas medicinais possuem características histoquímicas que são utilizadas para obtenção de fitoterápicos. Essas características, em contato com o organismo do paciente, podem ou não causar efeitos colaterais, se este fazer uso de fitoterápicos de forma indiscriminada. Diante disso, como o uso indiscriminado de plantas medicinais e fitoterápicos pode oferecer riscos à saúde da população? Além disso, sabe-se que a alopatia é a forma mais comum de farmacoterapia. A fitoterapia pode ser considerada uma forma alternativa eficaz de tratamento, substituindo alguns medicamentos alopáticos? Os fitoterápicos e as plantas medicinais apresentam em sua composição uma diversidade de substâncias complexas capazes de provocar diversas reações benéficas ou maléficas ao organismo, além de serem responsáveis por ocasionar efeitos sinérgicos e antagônicos quando associadas a outros medicamentos. Com isso, as interações medicamentosas, juntamente com as intoxicações, constituem os maiores riscos do uso indiscriminado destes medicamentos como efeitos adversos, visto que, a maior parte destes, possuem efeitos adversos desconhecidos (TEIXEIRA; SANTOS, 2011). Dessa forma, a utilização irracional de plantas medicinais e fitoterápicos pode acarretar diversos riscos à saúde, devido ao desconhecimento de possíveis agentes tóxicos presentes nas plantas, sua forma de cultivo, bem como a comprovação de sua capacidade terapêutica. Portanto, é necessário salientar a importância da capacitação dos profissionais de saúde, a fim de prestar orientações corretamente a população acerca do uso racional deste tipo de medicamentos com intuito de fazer com que os riscos advindos da utilização indiscriminada destes possam ser evitados (FONTENELE; et al. 2013).

4 4 A utilização de plantas medicinais e fitoterápicos em tratamentos, sem orientação adequada de profissionais da saúde, aumenta a probabilidade de ocorrência de patologias na população. No entanto, se utilizada de forma orientada, a fitoterapia é uma alternativa natural e de baixo custo em relação aos medicamentos alopáticos. Diante disso, objetiva-se destacar a prática da fitoterapia como uma forma alternativa aos medicamentos alopáticos, bem como advertir a população sobre os riscos do uso indiscriminado de plantas medicinais e fitoterápicos. METODOLOGIA Trata-se de uma abordagem qualitativa de pesquisa, permitindo uma análise detalhada das informações sob diferentes perspectivas. Essa análise visa a discussão significativa e abrangente sobre o conteúdo. Ademais, trata-se de uma pesquisa descritiva de dados já analisados, pois reúne informações que já foram estudadas anteriormente (GIL, 2010). Além disso, a pesquisa é uma revisão integrativa, possuindo como característica uma abordagem ampla de revisões bibliográficas, reunindo ideias e dados teóricos de diferentes estudos para definir conceitos e evidências sobre o problema da pesquisa (SOUZA; SILVA; CARVALHO, 2010). A base de dados utilizada para a pesquisa de artigos científicos e periódicos que serviram de base para este estudo foi, principalmente, a SciELO, além de outras plataformas de pesquisa pertinentes ao estudo. O referencial teórico foi realizado durante o período de Março/2019 até Junho/2019, utilizando as palavras-chaves fitoterapia, saúde pública e riscos. Como critério de aceitação, foram escolhidos os artigos que tinham objetivos de pesquisa semelhantes. Como critério de eliminação, foram excluídos os artigos que não foram de interesse ao assunto da pesquisa. DISCUSSÃO 1 Biodiversidade brasileira e potencial para novas pesquisas O Brasil possui a maior porcentagem de biodiversidade mundial, haja vista os diversos climas e tipos de vegetação nacional. Com isso, é comum a presença e o uso

5 5 de plantas medicinais no cotidiano das pessoas (TEIXEIRA; et al. 2012). A grande diversidade e volume de flora, além de reservas naturais como a Amazônia, faz do Brasil um país ideal para pesquisas envolvendo plantas medicinais, propiciando a descoberta e desenvolvimento de fitoterápicos novos. Esse tipo de pesquisa também é crucial em fitoterápicos já conhecidos, pois, apesar de já existirem estudos sobre as plantas medicinais utilizadas, estes ainda precisam ser aprofundados em relação ao uso das plantas a fim de comprovar e garantir sua segurança e eficácia terapêutica (SANTOS; et al.2011). Em 2006, houve a aprovação da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterapia, base para que em 2009 houvesse a criação do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterapia (PNPMF). O principal objetivo com a criação do PNPMF é a promoção do uso sustentável e racional dos principais componentes da flora brasileira (TEIXEIRA; et al. 2012). No entanto, apenas 8% da flora brasileira foram utilizadas para pesquisas científicas e avaliadas pelas suas características histoquímicas (BRASIL, 2006). Diante disso, observa-se que o Brasil tem grande potencial para realizar pesquisas com plantas medicinais, a fim de descobrir novos princípios ativos e desenvolver medicamentos fitoterápicos. Tal diversidade dá ao Brasil a oportunidade de promoção e desenvolvimento de lucros (BRASIL, 2006). 2 Utilização indiscriminada de plantas medicinais e fitoterápicos e seus riscos à saúde Desde a antiguidade, a flora mundial tem sido explorada em busca do tratamento de inúmeras patologias que acometiam a sociedade e dessa forma foram descobertas diversas plantas com potencial medicinal para cura e profilaxia de determinadas doenças. A partir daí, os conhecimentos populares foram transmitidos através das gerações, fundamentando-se em diversas informações e, atualmente, as plantas medicinais são essenciais para a indústria farmacêutica, pois fornecem fármacos que dificilmente poderiam ser obtidos por síntese química e fornecem compostos que podem tornar-se mais eficazes ou menos tóxicos ao serem modificados (TUROLLA; NASCIMENTO, 2006).

6 6 Entretanto, embora apresente elevada relevância, poucos estudos são realizados no Brasil e no mundo com intuito de comprovar a eficácia e segurança das plantas medicinais e de medicamentos fitoterápicos. Com isso, muitos desses produtos ainda são utilizados baseados apenas em conhecimentos populares, juntamente com a crença de que aquilo que é natural não causa efeitos adverso (TUROLLA; NASCIMENTO, 2006). A propaganda, através dos meios de comunicação, tem disseminado amplamente informações acerca da utilização de plantas medicinais e fitoterápicos como uma alternativa terapêutica, livre de efeitos adversos (SILVEIRA; BANDEIRA; ARRAIS, 2008). Com isso, tais produtos têm sido muito utilizados por automedicação para fins de tratamento, profilaxia e cura, devido à facilidade de acesso e, muitas vezes, sem conhecimento sobre a toxicidade, contraindicações, efeitos adversos e interações medicamentosas, a que estão expostos, dependendo da quantidade e circunstância empregada, dentre outros fatores (RESENER; SCHENKEL; SIMÕES, 2006). Ao utilizar plantas medicinais para fins terapêuticos, devem ser levados em conta os fatores capazes de interferir na composição química destas plantas, como a sazonalidade e as condições de cultivo, tendo em vista que estes são capazes de alterar a quantidade e qualidade dos princípios ativos das plantas cultivadas, podendo tornar a terapia ineficaz e arriscada (SILVEIRA; BANDEIRA; ARRAIS, 2008). Além disso, sabe-se que muitas plantas medicinais são constituídas por diferentes substâncias capazes de provocar reações adversas, portanto, torna-se indispensável a realização de um rigoroso controle de qualidade durante toda a cadeia produtiva, além da execução de análises farmacológicas, fitoquímicas e toxicológicas dentre outras, para que as plantas possam ser utilizadas de forma segura e eficaz (TUROLLA; NASCIMENTO, 2006). Uma questão muito alarmante é baseada no fato de que população que não faz uso racional dos produtos medicinais, somente consegue reconhecer a toxicidade por meio de sinais muito evidentes, como convulsões, diarreia, alergia, dentre outros. Em casos com toxicidade tardia, dificilmente os usuários identificam a ofensividade do produto utilizado e dão continuidade ao uso, propagando informações (RATES, 2001).

7 7 3 A aplicação da fitoterapia na saúde pública Pesquisas constataram que uma parcela da população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), utiliza plantas medicinais como terapia por conta própria (FONTENELE; et al., 2013). Em geral, adultos e idosos que fazer uso de outros medicamentos alopáticos para tratar doenças crônicas, constituem a faixa etária de maior predominância quanto ao uso de medicamentos fitoterápicos (TEIXEIRA; SANTOS, 2011). Visando uma forma de integralizar o acesso das pessoas aos medicamentos e, concomitantemente, buscar uma alternativa de baixo custo para isso, em alguns municípios a Estratégia Saúde da Família (ESF) oferece programas, através da Atenção Básica à Saúde, que têm como base o uso de plantas medicinais, visto que a eficácia terapêutica é semelhante à obtida com o uso de medicamentos na maioria dos agravos à saúde, sendo esta uma forma de diminuição do excesso de medicamentos consumidos pela população (FONTENELE; et al., 2013). Além disso, os efeitos adversos e elevado custo dos medicamentos alopáticos colocam novamente a fitoterapia no mercado, visto que, estes são produzidos a partir de plantas medicinais e, portanto tem custo de produção reduzido, configurando um benefício relevante para o SUS (TEIXEIRA; et al., 2012). É indiscutível que se faz necessária a ampliação das alternativas terapêuticas para a promoção e recuperação da saúde no SUS, tendo em vista que, os usuários deste sistema se deparam, constantemente, com a escassez de medicamentos básicos. Pensando nisso, a proposta da fitoterapia e plantas medicinais se torna muito viável a saúde pública, visto que são mais acessíveis à população devido ao baixo custo e possuem potencial eficácia terapêutica, quando utilizados de forma correta e com as orientações necessárias (PETRY; JÚNIOR, 2012). Contudo, para que os fitoterápicos possam ser, de fato, inclusos como uma nova proposta terapêutica na saúde pública, é indispensável que sejam realizadas capacitações dos profissionais da área da saúde, de forma que estes adquiram conhecimento acerca das atividades farmacológicas e toxicológicas das plantas medicinais para que, assim, possam aconselhar os pacientes de forma correta e segura sobre o uso destes como terapia alternativa (SANTOS; et al., 2011).

8 8 Além disso, é essencial que dentro da equipe multidisciplinar da saúde pública sempre haja um farmacêutico para prestar serviços de assistência farmacêutica, afim de melhor orientar acerca do uso e associação de fitoterápicos, evitando riscos de intoxicações e diferentes efeitos adversos. Em continuação, o farmacêutico poderia contribuir também promovendo ações voltadas ao uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, com intuito de sensibilizar a população sobre os riscos da utilização indiscriminada. 4 Parâmetros que Influenciam a utilização de fitoterápicos Atualmente, os meios de comunicação têm exercido forte influência sobre o incentivo ao consumo das plantas medicinais, propagando informações sobre propriedades milagrosas de algumas espécies de plantas, com ausência de possibilidade de reações adversas e contraindicações, sem o conhecimento sobre a toxicidade das substâncias que compõe o produto, as quais podem acarretar diversos problemas ao indivíduo, como reações tóxicas e alérgicas (COELHO; LOPES JR, 2015). A comercialização de plantas medicinais em feiras e mercados ainda é um fato preocupante para a saúde da população (SANTOS; 2011). O uso indiscriminado destes produtos pode acarretar diversos problemas associados a forma de cultivo da planta, colheita, armazenamento, conservação, preparo e até mesmo por erro ao identificar a espécie de interesse (COELHO; LOPES JR, 2015). A grande maioria desses produtos não são adequados quanto à segurança e eficácia exigidas pelo controle de qualidade da farmacovigilância. Consequentemente, essa situação gera o uso inadequado das plantas pelo consumidor (SANTOS; et al. 2011). Alguns fatores como a eficácia das plantas, baixo risco do seu uso, constância da qualidade, fácil acesso, e até o baixo custo, estão aplicados como características desejáveis desta para o uso dos fitoterápicos, não obstante, é preciso que seja levado algumas estratégias para a formulação do fitoterápico, não deixando de lado os estudos e avaliações dos compostos, bem como os princípios ativos, visando os cuidados para cultivo, colheita e seleção correta do vegetal, para que a manipulação, e a terapêutica

9 9 ocorram de forma a não agredir ou provocar danos ao organismo, como o envenenamento por intoxicação (BONIL; BUENO, 2017). 5 Benefícios da fitoterapia em relação aos alopáticos A fitoterapia, como já mencionada, trata do estudo do uso de medicamentos fabricados a partir de plantas, ou partes das plantas, desta forma, utilizando seu princípio ativo oriundo de uma base natural, eliminando a ideia que apenas medicamentos fabricados de forma sintética, realizam o efeito desejado para combater o desequilíbrio homeostático do organismo. Os medicamentos fitoterápicos possuem a capacidade de realizar o efeito desejado de forma eficaz, tanto como um medicamento sintético. Por possuir sua fabricação associada a extração de componentes químicos naturais, associados exclusivamente da manipulação e extração natural, tem propriedades terapêuticas que podem alterar o funcionamento de uma célula, e não provocar tantos danos e/ou efeitos adversos ao organismo do paciente, haja visto que, a utilização de plantas como terapêutica farmacológica, possui a capacidade de reconectar o ser humano ao ambiente, e assim, ajuda o organismo a recuperar, e normalizar suas funções fisiológicas, restaurando a imunidade, promovendo a desintoxicação, quando utilizados de maneira correta (FRANÇA; et al. 2007). Após a implementação de síntese química, os medicamentos com origem vegetal, foram drasticamente substituídos por outros medicamentos que possuem seu princípio ativo extraídos deles próprios ou derivados sintéticos. Podemos associar simultaneamente isto, a implementação de alopáticos. Os medicamentos alopáticos, são conceituados de forma que possuem seu efeito indo de forma contrária a patologia, são sintéticos, sendo hoje em dia, os medicamentos mais utilizados, em combate as várias doenças que afligem a população. Tecnicamente, nada mais são que extratos vegetais manipulados de forma a terapêutica farmacêutica, totalmente industrializada, com aplicação de sintetização da matéria prima, para derivação de um fármaco sintético (DAS-DÔRES; et al. 2003). É importante lembrar que, os alopáticos, devido suas propriedades terapêuticas, também age na célula de forma farmacológica, porém, pode causar danos e/ou efeitos

10 10 adversos, como a intoxicação, ao organismo do paciente, uma vez que seu princípio ativo altera o funcionamento de uma célula, quando encontra receptores, porém, após o efeito, devido a sua meia vida plasmática, pode ainda circular no organismo, e causar efeitos tóxicos. 6 A utilização de plantas medicinais e fitoterápicos na gravidez A utilização de plantas medicinais e a prática da fitoterapia têm crescido cada vez mais nos últimos anos, principalmente com base na crença de que por ser um método natural e associado ao poder de cura, configura um tipo de medicamente não tóxico. A questão a ser descrita baseia-se justamente no fato de que realizar a associação que um medicamento natural possui um teor de toxidade baixo é um equívoco, haja vista que a fitoquímica comprova que dentre as substâncias presentes em plantas, algumas possuem propriedades terapêuticas em determinadas partes botânicas, mas em outras partes há alto teor de toxicidade, sendo totalmente nociva ao ser humano. Além disso, grupos mais sensíveis como idosos, crianças, e gestantes estão expostos a um risco ainda maior quanto à toxicidade de plantas medicinais e fitoterápicos, quando estes são utilizado de forma indevida (CARDOSO; AMARAL, 2017). O maior risco associado ao uso da fitoterapia pelas gestantes é o uso destes, concomitantes a medicamentos, sendo fitoterápicos ou não. O risco de interações medicamentosas entre ambos pode ser estritamente prejudicial ao desenvolvimento embrionário, principalmente nas primeiras semanas de gestação (CARDOSO; AMARAL, 2017). O uso dos medicamentos fitoterápicos sem indicação, sem orientação, ou supervisão por um profissional da saúde, é altamente perigoso, visto que a terapêutica e o teor toxico é desconhecido pela gestante. O perigo consiste em saber que existem muitas plantas que são altamente tóxicas para o bebê, em muitos casos abortivas, ou até mesmo se configuram em um exemplo de agente teratogênico, como já mencionado (DUARTE; et al. 2018). Embora existam os riscos, alguns desses medicamentos são utilizados para tratar desconfortos ocasionados pela própria gestação, constipação intestinal, náuseas

11 11 e pirose. Não obstante, é um lapso considerar que o uso dos fitoterápicos ou plantas medicinais é totalmente viável em uma gestação, devido aos problemas que esse uso sem orientação por parte de um profissional da saúde, pode ocasionar, no início, durante, e até mesmo após a gestação (amamentação), por exemplo. Com isso, é preciso considerar o uso de fitoterápicos, somente quando devidamente orientados por profissionais capacitados, desde que não associados e uso concomitante a outros, com doses seguras, pensando no bem da gestante e, principalmente, do bebê (DUARTE; et al. 2018). 7 A utilização de plantas medicinais e fitoterápicos por idosos Desde as gerações passadas, tornou-se cultural a utilização de plantas medicinais para tratamento de diversas patologias, principalmente por idosos, que são os principais usuários destes medicamentos alternativos. No entanto, sabe-se que a maior parte deste grupo etário também faz uso de outros medicamentos alopáticos de acordo com a necessidade e condição de saúde, compondo graves riscos associados à polifarmácia, devido à alta possibilidade de efeitos adversos em relação a possíveis interações medicamentosas, efeitos sinérgicos e antagônicos (MACHADO, 2014). Com o aumento da longevidade e, consequente envelhecimento, há uma crescente taxa de utilização de diferentes medicamentos por grande parte da população idosa, com intuito de realizar a recuperação e/ou manutenção da saúde (BADANAI, 2011). A possibilidade de efeitos adversos, entretanto, não decorre somente devido a possibilidade de interações entre os constituintes das plantas medicinais com os medicamentos alopáticos, mas também pode ter relação com as características fisiológicas do paciente (MACHADO, 2014), visto que, devido à idade, por exemplo, a quantidade de enzimas e receptores farmacológicos também diminuem, favorecendo a intoxicação por choque anafilático. CONSIDERAÇÕES FINAIS De modo geral, os produtos constituídos por plantas medicinais são considerados seguros à saúde, desde que tenham eficácia terapêutica comprovada e sejam utilizados de forma correta e segura, mediante as orientações necessárias.

12 12 Contudo, de acordo com a pesquisa realizada, espera-se que o uso irracional de plantas medicinais e fitoterápicos como terapia alternativa, sem a orientação adequada dos profissionais da saúde, possa acarretar diversos riscos à saúde, devido ao desconhecimento sobre possíveis agentes tóxicos presentes nas plantas, dentre outros fatores. Além disso, sabe-se que deve ser estimulada a realização de mais pesquisas sobre o potencial terapêutico das plantas medicinais, com intuito de realizar um levantamento de dados sobre os benefícios, a toxicidade e os efeitos adversos, destacando os riscos das possíveis interações. Assim, seria possível garantir, de forma mais segura e racional, a prevenção de riscos à saúde e a eficácia terapêutica. Ademais, também se faz necessária a realização da capacitação dos profissionais da saúde, para que se tornem aptos a orientar corretamente a população sobre o uso racional das plantas medicinais e fitoterápicos. REFERÊNCIAS BADANAI, Jaqueline Martins. Utilização de plantas medicinais, fitoterápicos e dos potenciais riscos de suas interações com medicamentos alopáticos, por idosos atendidos pela farmácia escola São Caetano do Sul. Universidade Municipal de São Caetano do Sul USCS, São Caetano do Sul, Disponível em: < eli_e_jaqueline.pdf>. Acesso em: 05 de Junho de BRASIL. Ministério da Saúde.Departamento de Assistência Farmacêutica.Política nacional de plantas medicinais e fitoterápicos. Série B. Brasília, Disponível em: < Acesso em: 25 de Abril de BRASIL. Ministério da Saúde. Agencia Nacional de Vigilância Sanitária. RDC nº 26, de 13 de Maio de Dispõe sobre o registro de medicamentos fitoterápicos e o registro e a notificação de produtos tradicionais fitoterápicos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, Disponível em: < Acesso em: 05 de Junho de BONIL, Larissa Nunes; BUENO, Sílvia Messias. Plantas Medicinais: Beneficios e Maleficios. Revista Medicina Unilago, São José do Rio Preto- SP, v. 1, n. 10, p. 1-12, fev Disponível em: < Acesso em: 29 de Abril de 2019.

13 13 CARDOSO, Bruce Soares; AMARAL, Vanessa Cristiane Santana. O uso da fitoterapia durante a gestação: um panorama global. Ciência e saúde coletiva, [periódico na internet]. Rio de janeiro, v. 24, n. 4, jun Disponível em: < Acesso em: 05 de Junho de COELHO, Ketellen Mayara; LOPES JR, Hilton. Fitoterapia Racional: Riscos da Automedicação e Terapia Alternativa. Revista Saberes, São Paulo, v. 3, p.35-44, Disponível em: < Acesso em: 12 de Março de DAS-DÔRES, R. G. R. et al. Fitoterapia e alopatia: a atenção farmacêutica "verde". Infarma-Ciências Farmacêuticas, Ouro Preto- MG, v. 15, n. 1, p , fev Disponível em: < path%5b%5d=620>. Acesso em: 29 de Abril de DUARTE, Ana Flávia Schvabe et al. O uso de plantas medicinais durante a gravidez e amamentação. Visão Acadêmica, [S.l.], v. 18, n. 4, fev ISSN Disponível em: < Acesso em: 05 de Junho de FONTENELE, R.P.; et al. Fitoterapia na Atenção Básica: olhares dos gestores e profissionais da Estratégia Saúde da Família de Teresina (PI), Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v.18, n.8, p , Disponível em: < Acesso em: 12 de Março de FRANÇA, I. S. X. de et al. Medicina popular: benefícios e malefícios das plantas medicinais. Revista brasileira de enfermagem, Brasília, v. 61, n. 2, p , mar. /abr Disponível em: < em: 29 de Abril de GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, MACHADO, H.l. et al. Pesquisa e atividades de extensão em fitoterapia desenvolvidas pela Rede FitoCerrado: uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos por idosos em Uberlândia-MG. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, Botucatu, v. 16, n. 3, p , Disponível em: < Acesso em: 05 de Junho de PETRY, Katyanna; JÚNIOR, Walter Antônio Roman. Viabilidade de implantação de fitoterápicos e plantas medicinais no Sistema Único de Saúde (SUS) do município de

14 14 Três Passos/RS. Revista Brasileira de Farmácia, Rio Grande do Sul, v. 93, n. 1, p.60-67, Disponível em: < Acesso em: 04 de Maio de RATES, S.M.K.. Promoção do uso racional de fitoterápicos: uma abordagem no ensino de Farmacognosia. Revista Brasileira de Farmacognosia, Maringá, v. 11, n. 2, p.57-69, Disponível em: < Acesso em: 11 de março de RESENER, Marisete Canello; SCHENKEL, Eloir Paulo; SIMÕES, Cláudia Maria Oliveira. Análise da Qualidade de Propagandas de Medicamentos Fitoterápicos disponibilizadas em Santa Catarina (Brasil). Acta Farmacêutica Bonaerense, Florianópolis, v. 25, n. 4, p , Disponível em: < Acesso em: 21 de abril de SANTOS, R.L.; et al. Análise sobre a fitoterapia como prática integrativa no Sistema Único de Saúde. Revista Brasileira de Plantas Medicinais. Botucatu, v.13, n.4, p , Disponível em: < Acesso em: 12 de Março de SILVEIRA, Patrícia Fernandes da; BANDEIRA, Mary Anne Medeiros; ARRAIS, Paulo Sérgio Dourado. Farmacovigilância e reações adversas às plantas medicinais e fitoterápicos: uma realidade. Revista Brasileira de Farmacognosia, Fortaleza, v. 18, n. 4, p , Disponível em: < Acesso em: 21 de abril de SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: O que é e como fazer. Revista Einstein Disponível em: < Acesso em 24 de Abril de TEIXEIRA, João Batista; SANTOS, José Vinícius Dos. Fitoterápicos e Interações Medicamentosas. Programa de Plantas Medicinais e Terapias Não-convencionais, Juiz de Fora, MG, v. 6, p.1-5, mai Disponível em: < -e-intera%c3%a7%c3%b5es-medicamentosas.pdf>. Acesso em: 12 de Março de TEIXEIRA, J. B. et al. A Fitoterapia no Brasil: da medicina popular à regulamentação pelo Ministério da Saúde. Programa de Plantas Medicinais e terapias não convencionais., Juiz de Fora, Minas Gerais, n. 7, p. 1-4, jan Disponível em: < %C3%A0-regulamenta%C3%A7%C3%A3o-pelo-Minist%C3%A9rio-da- Sa%C3%BAde.pdf>. Acesso em: 12 de Março de 2019.

15 TUROLLA, Monica Silva dos Reis; NASCIMENTO, Elizabeth de Souza. Informações toxicológicas de alguns fitoterápicos utilizados no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, São Paulo, v. 42, n. 2, p , Disponível em: < Acesso em: 21 de abril de

PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA REFERENTE AO USO DA FITOTERAPIA

PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA REFERENTE AO USO DA FITOTERAPIA PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA REFERENTE AO USO DA FITOTERAPIA Ana Lígia Neves da Luz Luna 1 ; Thaís Isidório Cruz Bráulio 2 ; Renan Alves Silva 3 ; Maurício Lima da Silva 4 ; Geni Oliveira

Leia mais

O USO DE FITOTERÁPICOS NA ATENÇÃO BÁSICA 1

O USO DE FITOTERÁPICOS NA ATENÇÃO BÁSICA 1 O USO DE FITOTERÁPICOS NA ATENÇÃO BÁSICA 1 Március Jacques Costa 2, Pâmela Fantinel Ferreira 3, Priscila Damaris Da Silva Mesadri 4, Rúbia Fernanda Barbosa Dos Santos 5. 1 TRABALHO REALIZADO NA DISCIPLINA

Leia mais

ARAÚJO, Dyego Carlos Souza Anacleto 1 ; CARNEIRO, César Alves 2 ; DUARTE, Maira Ludna 3 ; SILVA, Daiane Farias 4 ; BATISTA, Leônia Maria 5 RESUMO

ARAÚJO, Dyego Carlos Souza Anacleto 1 ; CARNEIRO, César Alves 2 ; DUARTE, Maira Ludna 3 ; SILVA, Daiane Farias 4 ; BATISTA, Leônia Maria 5 RESUMO AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO E DA UTILIZAÇÃO DA FITOTERAPIA POR PROFISSIONAIS DE UMA UNIDADE INTEGRADA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA - PB ARAÚJO, Dyego Carlos Souza Anacleto 1 ; CARNEIRO,

Leia mais

FITOTERAPIA NA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL

FITOTERAPIA NA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL FITOTERAPIA NA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL Roseli Turcatel Motter Centro Popular de Saúde Yanten Rua Maranhão, 1300 Caixa Postal 1005 Tel/fax: (45) 3264-2806 yanten@arnet.com.br CEP: 85.884-000 Medianeira

Leia mais

Titulo do trabalho: INTOXICAÇÕES POR MEDICAMENTOS EM IDOSOS NA REGIÃO NORDESTE NO PERÍODO DE 2001 A 2010

Titulo do trabalho: INTOXICAÇÕES POR MEDICAMENTOS EM IDOSOS NA REGIÃO NORDESTE NO PERÍODO DE 2001 A 2010 Titulo do trabalho: INTOXICAÇÕES POR MEDICAMENTOS EM IDOSOS NA REGIÃO NORDESTE NO PERÍODO DE 2001 A 2010 Isabelle Carolline Veríssimo de Farias belleverissimo@hotmail.com Alyne Fernanda Tôrres de Lima

Leia mais

Fitoterapia. Atuação do Nutricionista em

Fitoterapia. Atuação do Nutricionista em Fitoterapia Atuação do Nutricionista em TODO NUTRICIONISTA PODE PRESCREVER Método de tratamento caracterizado pela utilização de plantas medicinais em suas diferentes preparações, sem a utilização de substâncias

Leia mais

OS BENEFÍCOS DA FITOTERAPIA NA SAÚDE DO HOMEM

OS BENEFÍCOS DA FITOTERAPIA NA SAÚDE DO HOMEM OS BENEFÍCOS DA FITOTERAPIA NA SAÚDE DO HOMEM ANA GABRIELE NOVO LOPES 1 ; EDINANDO SANTANA BATISTA 1 ; LETÍCIA HAGATA ANTUNES 1 ; MYLENA OLIVEIRA DIAS GONÇALVES 1 ; VLADIMIR ARAUJO DA SILVA 2 Resumo Objetivo:

Leia mais

FARMACOTÉCNICA. Glauce Desmarais

FARMACOTÉCNICA. Glauce Desmarais FARMACOTÉCNICA INTRODUÇÃO À FARMACOTÉCNICA Tópicos abordados: Definições em Farmacotécnica. Classificação dos Medicamentos. Legislação vigente. POSIÇÃO DA FARMACOTÉCNICA ENTRE AS CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

Leia mais

Fármaco 25/10/2015. Estudo da interação de drogas com. organismos vivos Propriedades dos medicamentos e seus efeitos nos seres vivos

Fármaco 25/10/2015. Estudo da interação de drogas com. organismos vivos Propriedades dos medicamentos e seus efeitos nos seres vivos Farmacologia Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Pharmakon Logos Estudo dos fármacos Estudo da interação de drogas com organismos vivos Propriedades dos medicamentos e seus efeitos

Leia mais

PERFIL DA POPULAÇÃO IDOSA QUE UTILIZA ERVA MEDICINAL

PERFIL DA POPULAÇÃO IDOSA QUE UTILIZA ERVA MEDICINAL PERFIL DA POPULAÇÃO IDOSA QUE UTILIZA ERVA MEDICINAL Cheila de Matos Machado; Daiane de Moraes Rocho; Gerusa dos Santos Cardoso; Jeanice Baecker Lasta; Valmir Soares Machado INTRODUÇÃO Universidade Luterana

Leia mais

USO DE FITOTERÁPICOS PELA POPULAÇÃO IDOSA

USO DE FITOTERÁPICOS PELA POPULAÇÃO IDOSA USO DE FITOTERÁPICOS PELA POPULAÇÃO IDOSA José Lindemberg Bezerra da Costa¹; Alisson de Vasconcelos Pinto¹; Anderson de Vasconcelos Pinto¹; Arthur Alexandrino¹; Francinalva Dantas de Medeiros¹ ¹Universidade

Leia mais

Curso Técnico em Zootecnia

Curso Técnico em Zootecnia Curso Técnico em Zootecnia Aula: 01/01 SUB TEMA: INTRODUÇÃO À Professor: Vitor Hugo SUB TEMA: HISTÓRIA DA HÁ MUITO TEMPO MAIS DE 5 MIL ANOS PROCURAM-SE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS COM O OBJETIVO DE CURAR AS MAIS

Leia mais

Fármaco 05/03/2017. Estudo da interação de drogas com. Propriedades dos medicamentos e seus efeitos nos seres vivos.

Fármaco 05/03/2017. Estudo da interação de drogas com. Propriedades dos medicamentos e seus efeitos nos seres vivos. Farmacologia Estudo da interação de drogas com organismos vivos Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Propriedades dos medicamentos e seus efeitos nos seres vivos Pharmakon Logos

Leia mais

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO SERVIÇO DE INFORMAÇÃO EM PLANTAS MEDICINAIS E MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS - SIPLAM

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO SERVIÇO DE INFORMAÇÃO EM PLANTAS MEDICINAIS E MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS - SIPLAM 1 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO SERVIÇO DE INFORMAÇÃO EM PLANTAS MEDICINAIS E MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS - SIPLAM SILVA, Camila Gonçalves (1) ; MAIA, Alzira Elisa Dantas (2) ; GUERRA, Rinalda de Araújo

Leia mais

O PAPEL DO FARMACÊUTICO NA ORIENTAÇÃO DO USO RACIONAL DE FITOTERÁPICOS

O PAPEL DO FARMACÊUTICO NA ORIENTAÇÃO DO USO RACIONAL DE FITOTERÁPICOS O PAPEL DO FARMACÊUTICO NA ORIENTAÇÃO DO USO RACIONAL DE FITOTERÁPICOS Iara Luiza Medeiros (1); César Augusto Costa de Medeiros (2); Aniele Larice de Medeiros Felix (3); Fernando de Sousa Oliveira (4);

Leia mais

Indicação do uso de Fitoterápicos na Atenção Básica. Francilene Amaral da Silva Universidade Federal de Sergipe

Indicação do uso de Fitoterápicos na Atenção Básica. Francilene Amaral da Silva Universidade Federal de Sergipe Indicação do uso de Fitoterápicos na Atenção Básica Francilene Amaral da Silva Universidade Federal de Sergipe FITOTERAPIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA Medicina Tradicional e Complementar Alternativa no Mundo A

Leia mais

FARMACOVIGILÂNCIA A QUALIDADE FQM EM SUAS MÃOS ENTENDA MANUAL COMO E POR QUE. RELATAR EventoS AdversoS

FARMACOVIGILÂNCIA A QUALIDADE FQM EM SUAS MÃOS ENTENDA MANUAL COMO E POR QUE. RELATAR EventoS AdversoS FARMACOVIGILÂNCIA A QUALIDADE FQM EM SUAS MÃOS MANUAL ENTENDA COMO E POR QUE RELATAR EventoS AdversoS Apresentação O desastre da Talidomida no final da década de 50 foi um marco mundial na história da

Leia mais

Remédio Anticâncer: Conhecendo mais sobre a Fosfoetanolamina

Remédio Anticâncer: Conhecendo mais sobre a Fosfoetanolamina Remédio Anticâncer: Conhecendo mais sobre a Fosfoetanolamina Desde os anos de 1990, a fosfoetanolamina vem sendo estudada por pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos, da USP (Universidade de

Leia mais

Fármaco Qualquer substância alterar função de 20/05/2013. Estudo da interação de drogas com

Fármaco Qualquer substância alterar função de 20/05/2013. Estudo da interação de drogas com Farmacologia Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Pharmakon Logos Estudo dos fármacos Estudo da interação de drogas com organismos vivos Propriedades dos medicamentos e seus efeitos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA FITOTERAPIA NA SAÚDE DA COMUNIDADE

A IMPORTÂNCIA DA FITOTERAPIA NA SAÚDE DA COMUNIDADE A IMPORTÂNCIA DA FITOTERAPIA NA SAÚDE DA COMUNIDADE VIEIRA 1, Alysson Emmanuel Neves Rodrigues FARIAS 2, Déborah Nóbrega de MACEDO 3, Morgana Neves RESUMO O projeto Quintais de Saúde está sendo desenvolvido

Leia mais

USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS NA UNIVERSIDADE

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE PLANTAS MEDICINAIS E MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS *PNPMF*

POLÍTICA NACIONAL DE PLANTAS MEDICINAIS E MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS *PNPMF* POLÍTICA NACIONAL DE PLANTAS MEDICINAIS E MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS *PNPMF* Elzo Velani ABIFISA Em torno de 2,8 % do mercado farmacêutico total. Maioria das empresas são de capital nacional. PANORAMA

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE INCONFORMIDADES NAS PRESCRIÇÕES MÉDICAS DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE GUIRICEMA, MG

IDENTIFICAÇÃO DE INCONFORMIDADES NAS PRESCRIÇÕES MÉDICAS DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE GUIRICEMA, MG IDENTIFICAÇÃO DE INCONFORMIDADES NAS PRESCRIÇÕES MÉDICAS DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE GUIRICEMA, MG Jéssika de Souza Miranda 1, Bruno Marcos Leite Fontes 2, Adriane Jane Franco 3 Resumo: A prescrição

Leia mais

Informe Técnico n. 65, de 23 de fevereiro de Assunto: Esclarecimentos sobre o uso de enzimas em alimentos e bebidas.

Informe Técnico n. 65, de 23 de fevereiro de Assunto: Esclarecimentos sobre o uso de enzimas em alimentos e bebidas. Informe Técnico n. 65, de 23 de fevereiro de 2015. Assunto: Esclarecimentos sobre o uso de enzimas em alimentos e bebidas. I. Introdução. Recentemente, a ANVISA publicou a Resolução de Diretoria Colegiada

Leia mais

A POTENCIALIDADE E AS APLICAÇÕES DOS BIOFÁRMACOS

A POTENCIALIDADE E AS APLICAÇÕES DOS BIOFÁRMACOS A POTENCIALIDADE E AS APLICAÇÕES DOS BIOFÁRMACOS Adolf Hitler Cardoso de Araújo (1) Universidade Estadual da Paraíba adolf_araujo@hotmail.com INTRODUÇÃO As pesquisas e os inúmeros medicamentos desenvolvidos

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS EM TOXICOLOGIA

CONCEITOS BÁSICOS EM TOXICOLOGIA CONCEITOS BÁSICOS EM TOXICOLOGIA Conceitos básicos TOXICOLOGIA: Agente tóxico Organismo vivo efeito nocivo 1 Transdisciplinaridade Patologia Saúde Pública Química Física Estatística TOXICOLOGIA Farmacologia

Leia mais

Farmacologia Aspectos gerais

Farmacologia Aspectos gerais PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação Departamento de Biologia Farmacologia Aspectos gerais Prof. Raimundo Jr, M.Sc Bibliografia Básica: SILVA, P. Farmacologia. 6ª ed. Rio

Leia mais

AS PLANTAS MEDICINAIS E A FITOTERAPIA NO SISTEMA OFICIAL DE SAÚDE 1º Seminário Internacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

AS PLANTAS MEDICINAIS E A FITOTERAPIA NO SISTEMA OFICIAL DE SAÚDE 1º Seminário Internacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INSUMOS ESTRATÉGICOS DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E INSUMOS ESTRATÉGICOS AS PLANTAS MEDICINAIS E A FITOTERAPIA NO SISTEMA OFICIAL DE

Leia mais

AUTOMEDICAÇÃO ENTRE IDOSOS DE UM BAIRRO DE CAPINA GRANDE - PB

AUTOMEDICAÇÃO ENTRE IDOSOS DE UM BAIRRO DE CAPINA GRANDE - PB AUTOMEDICAÇÃO ENTRE IDOSOS DE UM BAIRRO DE CAPINA GRANDE - PB Allan Batista Silva¹; Cristina Ruan Ferreira de Araújo²; Saulo Rios Mariz³; Rafael Bruno da Silveira Alves 4. ¹ Bolsista do PET/Conexões de

Leia mais

PERFIL DE USO DAS PLANTAS MEDICINAIS PELOS USUÁRIOS DE UMA UNIDADE INTEGRADA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB

PERFIL DE USO DAS PLANTAS MEDICINAIS PELOS USUÁRIOS DE UMA UNIDADE INTEGRADA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB PERFIL DE USO DAS PLANTAS MEDICINAIS PELOS USUÁRIOS DE UMA UNIDADE INTEGRADA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB CAVALCANTE, Nayara Costa 1 ; LEITE, Lays Cristina dos Anjos 1 ; LIMA, Abymaelson

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 241, DE 10 DE MAIO DE 2013

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 241, DE 10 DE MAIO DE 2013 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 241, DE 10 DE MAIO DE 2013 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas Disciplina FBF Farmacovigilância. Profa. Dra. Patricia Melo Aguiar.

Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas Disciplina FBF Farmacovigilância. Profa. Dra. Patricia Melo Aguiar. Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas Disciplina FBF-0436 Farmacovigilância Profa. Dra. Patricia Melo Aguiar Março de 2018 Meus contatos Farmacovigilância Farmacovigilância é a

Leia mais

I Workshop dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem PERFIL DAS INTOXICAÇÕES EXÓGENAS EM UM HOSPITAL DO SUL DE MINAS GERAIS

I Workshop dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem PERFIL DAS INTOXICAÇÕES EXÓGENAS EM UM HOSPITAL DO SUL DE MINAS GERAIS I Workshop dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem PERFIL DAS INTOXICAÇÕES EXÓGENAS EM UM HOSPITAL DO SUL DE MINAS GERAIS Linha de pesquisa: Materno Infantil Responsável pelo trabalho: CALIARI, T.M.

Leia mais

A resistência ao uso de fitoterápicos

A resistência ao uso de fitoterápicos Simpósio Fitoterapia no SUS A resistência ao uso de fitoterápicos São Paulo, 07.06.2017 Lauro D. Moretto I. Objetivos II. Conceituação de inovação Conteúdo III. A fitoterapia no SUS como projeto inovador

Leia mais

FARMACOVIGILANCIA DE PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS NA GRAVIDEZ: UMA CARTILHA INFORMATIVA

FARMACOVIGILANCIA DE PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS NA GRAVIDEZ: UMA CARTILHA INFORMATIVA FARMACOVIGILANCIA DE PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS NA GRAVIDEZ: UMA CARTILHA INFORMATIVA Relatório final apresentado ao Programa de Iniciação Científica (PIC)/CNPq do Instituto Municipal de Ensino Superior

Leia mais

POR QUE A FARMA JÚNIOR?

POR QUE A FARMA JÚNIOR? POR QUE A FARMA JÚNIOR? A Farma Júnior é a empresa júnior da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF USP). São 25 anos de história em consultorias farmacêuticas, gerando resultados

Leia mais

ADESÃO MEDICAMENTOSA DOS IDOSOS E A IMPORTÂNCIA DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

ADESÃO MEDICAMENTOSA DOS IDOSOS E A IMPORTÂNCIA DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA ADESÃO MEDICAMENTOSA DOS IDOSOS E A IMPORTÂNCIA DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA Rafaela Andresa da Silva Santos 1 ; Wesley Lucas de Oliveira 2 ; Alluska Andrezza de Andrade Reges

Leia mais

Luan Matheus Cassimiro;Romildo Lima Souza; Raphael de Andrade Braga; José Adeildo de Lima Filho

Luan Matheus Cassimiro;Romildo Lima Souza; Raphael de Andrade Braga; José Adeildo de Lima Filho PESQUISA ETNOBOTÂNICA DE PLANTAS MEDICINAIS COMO INSTRUMENTO DE DIFUSÃO DA FITOTERAPIA: CONHECIMENTO DE ALGUNS MORADORES DO MUNICÍPIO DE BARRA DE SÃO MIGUEL-PB Luan Matheus Cassimiro;Romildo Lima Souza;

Leia mais

Sobre a proposta de resolução que altera os requisitos mínimos para o funcionamento dos serviços de vacinação.

Sobre a proposta de resolução que altera os requisitos mínimos para o funcionamento dos serviços de vacinação. NOTA TÉCNICA 13/07/2017 Sobre a proposta de resolução que altera os requisitos mínimos para o funcionamento dos serviços de vacinação. Autora: Isabella Ballalai Entre 4 de maio e 31 de maio, a Agência

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Homeopatia. Consumo. Práticas Alternativas.

PALAVRAS-CHAVE: Homeopatia. Consumo. Práticas Alternativas. 1 PREVALÊNCIA DO CONSUMO DE MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS NO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS - MG RESUMO Tássio Trindade Mazala 1 Ana Flávia Santos Almeida 2 Frequentemente a população brasileira procura a medicina

Leia mais

Prof. Claudia Witzel. Farmacovigilancia

Prof. Claudia Witzel. Farmacovigilancia Prof. Claudia Witzel Farmacovigilancia CONCEITO - Uma unidade clínica, administrativa e econômica, dirigida por farmacêutico, ligada hierarquicamente à direção do hospital e integrada funcionalmente com

Leia mais

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA RDC N 98, DE 1 DE AGOSTO DE 2016 Dispõe sobre os critérios e procedimentos para o enquadramento de medicamentos como isentos de prescrição e o reenquadramento como medicamentos

Leia mais

ASPECTOS JURÍDICOS DA FARMÁCIA CLÍNICA E DA PRESCRIÇÃO FARMACÊUTICA S Ã O P A U L O, 2 8 D E J U L H O D E

ASPECTOS JURÍDICOS DA FARMÁCIA CLÍNICA E DA PRESCRIÇÃO FARMACÊUTICA S Ã O P A U L O, 2 8 D E J U L H O D E ASPECTOS JURÍDICOS DA FARMÁCIA CLÍNICA E DA PRESCRIÇÃO FARMACÊUTICA S Ã O P A U L O, 2 8 D E J U L H O D E 2 0 1 6 FARMÁCIA CLÍNICA Definição da Sociedade Europeia de Farmácia Clínica: "uma especialidade

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC N 98, DE 1 DE AGOSTO DE 2016

RESOLUÇÃO - RDC N 98, DE 1 DE AGOSTO DE 2016 RESOLUÇÃO - RDC N 98, DE 1 DE AGOSTO DE 2016 Dispõe sobre os critérios e procedimentos para o enquadramento de medicamentos como isentos de prescrição e o reenquadramento como medicamentos sob prescrição,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ REITORIA DE ENSINO DIRETORIA DE REGISTRO ESCOLAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ REITORIA DE ENSINO DIRETORIA DE REGISTRO ESCOLAR 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária

Leia mais

Seminário Internacional sobre Regulação de Fitoterápicos LANÇAMENTO DO PRIMEIRO SUPLEMENTO DO FORMULÁRIO DE FITOTERÁPICOS DA FARMACOPEIA BRASILEIRA

Seminário Internacional sobre Regulação de Fitoterápicos LANÇAMENTO DO PRIMEIRO SUPLEMENTO DO FORMULÁRIO DE FITOTERÁPICOS DA FARMACOPEIA BRASILEIRA Seminário Internacional sobre Regulação de Fitoterápicos LANÇAMENTO DO PRIMEIRO SUPLEMENTO DO FORMULÁRIO DE FITOTERÁPICOS DA FARMACOPEIA BRASILEIRA Prof. Dr. José Carlos Tavares Laboratório de Pesquisa

Leia mais

Uso Racional de Medicamentos Algo que Precisa ser Entendido e Trabalhado

Uso Racional de Medicamentos Algo que Precisa ser Entendido e Trabalhado SOUSA, Letícia Cristina A. de [1] SOUSA, Letícia Cristina A. de. Uso Racional de Medicamentos Algo que Precisa ser Entendido e. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 2, Vol. 16.

Leia mais

TÍTULO: USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS: ANÁLISE DO DESCARTE DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE POR USUÁRIOS DO MUNICÍPIO DE BARRETOS

TÍTULO: USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS: ANÁLISE DO DESCARTE DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE POR USUÁRIOS DO MUNICÍPIO DE BARRETOS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS: ANÁLISE DO DESCARTE DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE POR USUÁRIOS

Leia mais

USO DE PLANTAS MEDICINAIS NA ATENÇÃO BÁSICA 1

USO DE PLANTAS MEDICINAIS NA ATENÇÃO BÁSICA 1 USO DE PLANTAS MEDICINAIS NA ATENÇÃO BÁSICA 1 Sirléia Lieder 2, Anieli Pachla 3, Jenifer Carolina Carré 4, Marilei Uecker Pletsch 5, Maristela Borin Busnello 6, Marcio Junior Strassburger 7. 1 Projeto

Leia mais

Cannabis: um olhar do regulador (ANVISA) Fórum sobre Machonha Brasília, 29/03/2019 GMESP/GGMED/ANVISA

Cannabis: um olhar do regulador (ANVISA) Fórum sobre Machonha Brasília, 29/03/2019 GMESP/GGMED/ANVISA Cannabis: um olhar do regulador (ANVISA) Fórum sobre Machonha Brasília, 29/03/2019 GMESP/GGMED/ANVISA Interfaces no registro GGFIS DICOL COPEC COREC GMESP SCMED GGMON GPCON *Priorização GGMED COOPI COREC

Leia mais

Co-Orientadora, docente do Curso de Farmácia, UnuCET - Anápolis - UEG.

Co-Orientadora, docente do Curso de Farmácia, UnuCET - Anápolis - UEG. INTOXICAÇÕES MEDICAMENTOSAS REGISTRADAS PELO CENTRO DE INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS DE GOIÁS Naiana Kelly Silva Bitencourt 1 ; Luciana de Melo Borges 1 ; Sueli Martins de Freitas Alves 2 ; Fabiane Hiratsuca

Leia mais

Droga Medicamento Insumo Farmacêutico

Droga Medicamento Insumo Farmacêutico TAF Lei 5.991 de 1973 I - Droga - substância ou matéria-prima que tenha a finalidade medicamentosa ou sanitária; II - Medicamento - produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade

Leia mais

Uso de plantas medicinais: Crendice ou Ciência?

Uso de plantas medicinais: Crendice ou Ciência? Crendice X Ciência Uso de plantas medicinais: Crendice ou Ciência? Algo no que se crê, sem compromisso com a realidade. Deriva de experiências pessoais ou passada ao longo dos tempos. Sistema de adquirir

Leia mais

CONHECIMENTO POPULAR SOBRE FITOTERÁPICOS EM COMUNIDADE URBANA JOÃO PESSOA, PB, BRASIL

CONHECIMENTO POPULAR SOBRE FITOTERÁPICOS EM COMUNIDADE URBANA JOÃO PESSOA, PB, BRASIL CONHECIMENTO POPULAR SOBRE FITOTERÁPICOS EM COMUNIDADE URBANA JOÃO PESSOA, PB, BRASIL RESUMO BARBOSA 1, Maxwell BARBOSA 2, Murillo MENEZES 3, Ícaro OLIVEIRA 4, João Centro de Ciências Médicas - CCM /Departamento

Leia mais

2 MATERIAIS E MÉTODOS

2 MATERIAIS E MÉTODOS 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 OCORRÊNCIA DE INTOXICAÇÕES MEDICAMENTOSAS NO ANO DE 2009 EM MARINGÁ PR Patrícia Fernanda Premero 1 ; Tanimaria da Silva Lira Ballani 2 ; Silvana Lorenzi

Leia mais

EPALIV MEDICAMENTO FITOTERÁPICO

EPALIV MEDICAMENTO FITOTERÁPICO EPALIV MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica oficial: Peumus boldus Molina Nomenclatura popular: Boldo, Boldo do Chile Família: Monimiaceae Parte da planta utilizada: folhas FORMA FARMACÊUTICA

Leia mais

SUBEMENDA AGLUTINATIVA DE PLENÁRIO. Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

SUBEMENDA AGLUTINATIVA DE PLENÁRIO. Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES SUBEMENDA AGLUTINATIVA DE PLENÁRIO Dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas e dá outras providências. Autor: Senado Federal O Congresso Nacional decreta: Capítulo I DISPOSIÇÕES

Leia mais

de Estudos em Saúde Coletiva, Mestrado profissional em Saúde Coletiva. Palavras-chave: Reações adversas, antidepressivos, idosos.

de Estudos em Saúde Coletiva, Mestrado profissional em Saúde Coletiva. Palavras-chave: Reações adversas, antidepressivos, idosos. ANÁLISE DAS REAÇÕES ADVERSAS OCORRIDAS DEVIDO AO USO DE ANTIDEPRESSIVOS EM IDOSOS DO CENTRO DE REFERÊNCIA EM ATENÇÃO À SAÚDE DA PESSOA IDOSA CRASPI DE GOIÂNIA Gislaine Rosa de SOUZA 1 ; Ana Elisa Bauer

Leia mais

ACUPUNTURA NAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UMA REVISÃO NARRATIVA

ACUPUNTURA NAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UMA REVISÃO NARRATIVA ACUPUNTURA NAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UMA REVISÃO NARRATIVA Saulo Freitas Pereira (1); Mariana Carla Oliveira Lucena (1); Danilo de Almeida Vasconcelos (3) Universidade

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA RESOLUÇÃO Nº 661, DE 25 DE OUTUBRO DE 2018

CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA RESOLUÇÃO Nº 661, DE 25 DE OUTUBRO DE 2018 CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA RESOLUÇÃO Nº 661, DE 25 DE OUTUBRO DE 2018 Dispõe sobre o cuidado farmacêutico relacionado a suplementos alimentares e demais categorias de alimentos na farmácia comunitária,

Leia mais

Farmacovigilância LEGISLAÇÃO SANITÁRIA O QUE É FARMACOVIGILÂNCIA? INÍCIO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO FARMACOVIGILÂNCIA 21/11/2010

Farmacovigilância LEGISLAÇÃO SANITÁRIA O QUE É FARMACOVIGILÂNCIA? INÍCIO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO FARMACOVIGILÂNCIA 21/11/2010 LEGISLAÇÃO INÍCIO Deborah Masano Cavaloti Manira Georges Soufia SANITÁRIA - PROF. PALUDETTI - Farmacovigilância O risco do uso de remédios é conhecido desde a Antiguidade. Entretanto, pode-se dizer que

Leia mais

TÍTULO: ESTUDO ETNOFARMACOLÓGICO DA UTILIZAÇÃO DE GARCINIA CAMBOGIA EM CLIENTES DE UMA FARMACIA DO MUNICIPIO DE MOGI GUAÇU SP

TÍTULO: ESTUDO ETNOFARMACOLÓGICO DA UTILIZAÇÃO DE GARCINIA CAMBOGIA EM CLIENTES DE UMA FARMACIA DO MUNICIPIO DE MOGI GUAÇU SP 16 TÍTULO: ESTUDO ETNOFARMACOLÓGICO DA UTILIZAÇÃO DE GARCINIA CAMBOGIA EM CLIENTES DE UMA FARMACIA DO MUNICIPIO DE MOGI GUAÇU SP CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FARMÁCIA

Leia mais

ÍNDICE DE AUTOMEDICAÇÃO ENTRE ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA

ÍNDICE DE AUTOMEDICAÇÃO ENTRE ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA ÍNDICE DE AUTOMEDICAÇÃO ENTRE ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA 1 SCHEER, Fernanda; ²JUNGES, Luana; ³KENSY, Bruna; 4 STOLBERG, Isa Fabiane; 5 BONFANTI Gabriela; Palavras Chaves: Automedicação. Acadêmicos

Leia mais

FOLDER DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS PARA CRIANÇAS

FOLDER DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS PARA CRIANÇAS 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE (X) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO FOLDER DE CONSCIENTIZAÇÃO

Leia mais

OS TRANSGÊNICOS E OS IMPACTOS AMBIENTAIS

OS TRANSGÊNICOS E OS IMPACTOS AMBIENTAIS OS TRANSGÊNICOS E OS IMPACTOS AMBIENTAIS Adolf Hitler Cardoso de Araújo (1) Universidade Estadual da Paraíba, adolf_araujo@hotmail.com INTRODUÇÃO Com os diversos avanços biotecnológicos como a engenharia

Leia mais

ATENÇÃO FARMACÊUTICA E USO RACIONAL DO MEDICAMENTO

ATENÇÃO FARMACÊUTICA E USO RACIONAL DO MEDICAMENTO Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde da Comunidade ATENÇÃO FARMACÊUTICA E USO RACIONAL DO MEDICAMENTO Gabriela B. G. Mosegui Adaptado de Fernanda d Athayde Rodrigues, James Fitzgerald (OPAS,

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO PARECER COREN-SP GAB Nº 005 / 2011

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO PARECER COREN-SP GAB Nº 005 / 2011 PARECER COREN-SP GAB Nº 005 / 2011 Assunto: Prescrição de medicamentos homeopáticos pelo Enfermeiro. 1. Do fato Solicitado parecer por enfermeira sobre a prescrição de medicamentos homeopáticos por Enfermeiro.

Leia mais

Além disso, o Laboratório também trabalha com substâncias anti-hipertensivas, anticonvulsionantes e drogas contra o Mal de Parkinson, entre outras.

Além disso, o Laboratório também trabalha com substâncias anti-hipertensivas, anticonvulsionantes e drogas contra o Mal de Parkinson, entre outras. Laboratórios Laboratórios da Pesquisa Síntese Química Farmanguinhos desenvolve produtos químicos através de síntese orgânica, usando rotas inéditas ou conhecidas, levando em consideração demandas básicas

Leia mais

CONHECIMENTO E INTERESSE DOS PRESCRITORES DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE, EM RELAÇÃO AO USO DE PLANTAS MEDICINAIS

CONHECIMENTO E INTERESSE DOS PRESCRITORES DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE, EM RELAÇÃO AO USO DE PLANTAS MEDICINAIS 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 CONHECIMENTO E INTERESSE DOS PRESCRITORES DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE, EM RELAÇÃO AO USO DE PLANTAS MEDICINAIS Mariana Aparecida Lopes 1, Simoni Obici

Leia mais

NOÇÃO SOBRE FITOTERAPIA DE GRADUANDOS DA ÁREA DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

NOÇÃO SOBRE FITOTERAPIA DE GRADUANDOS DA ÁREA DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS NOÇÃO SOBRE FITOTERAPIA DE GRADUANDOS DA ÁREA DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Gabriele Fernanda da Conceição Santos¹; Pedro Augusto Tiburcio Paulino²; Carmem Lúcia de Arroxelas Silva³; Thayuanne

Leia mais

AUTOMEDICAÇÃO TEMA DE INFORME SUGERIDO PELA TST ANA TONIETO - SEDE

AUTOMEDICAÇÃO TEMA DE INFORME SUGERIDO PELA TST ANA TONIETO - SEDE Informativo Semanal TEMA DE INFORME SUGERIDO PELA TST ANA TONIETO - SEDE Os Perigos da Automedicação Quem nunca tomou um remédio sem prescrição após uma dor de cabeça ou febre? Ou pediu opinião a um amigo

Leia mais

INVESTIGAÇÃO ETNOBOTÂNICA DAS PLANTAS MEDICINAIS CULTIVADAS NAS HORTAS COMUNITÁRIAS DE PALMAS - TO

INVESTIGAÇÃO ETNOBOTÂNICA DAS PLANTAS MEDICINAIS CULTIVADAS NAS HORTAS COMUNITÁRIAS DE PALMAS - TO INVESTIGAÇÃO ETNOBOTÂNICA DAS PLANTAS MEDICINAIS CULTIVADAS NAS HORTAS COMUNITÁRIAS DE PALMAS - TO Paulo Vitor de Sousa Silva 1 ; Guilherme Nobre L. do Nascimento 2 ; 1 Aluno do Curso de Enfermagem; Campus

Leia mais

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Agência Nacional de Vigilância Sanitária Bulas de Medicamentos no Brasil Resolução RDC N. 3 ENIFarMed Encontro Nacional de Inovação em Fármacos e Medicamentos 14 e15 de Setembro de 2009 Bulas de Medicamento

Leia mais

Formulário para envio de contribuições para Consulta Pública*

Formulário para envio de contribuições para Consulta Pública* Formulário para envio de contribuições para Consulta Pública* FORMULÁRIO PARA ENVIO DE CONTRIBUIÇÕES PARA CONSULTA PÚBLICA Este formulário tem a finalidade de identificar e orientar as contribuições para

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Tópicos Enfermagem Materno e Saúde Pública - A Fitoterapia Clínica na Atenção Primária à Saúde CÓDIGO: EMI038 COORDENADOR: CARGA HORÁRIA CARGA HORÁRIA CRÉDITOS INÍCIO

Leia mais

BIOEQUIVALÊNCIA / BIODISPONIBILIDADE DE MEDICAMENTOS ASSOCIADOS

BIOEQUIVALÊNCIA / BIODISPONIBILIDADE DE MEDICAMENTOS ASSOCIADOS BIOEQUIVALÊNCIA / BIODISPONIBILIDADE DE MEDICAMENTOS ASSOCIADOS Mai-Jun/2013 Márcia Sayuri Takamatsu Freitas Introdução 1999 Criação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) Lei no. 9782, de

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEDAS DOS PARTICIPANTES DE UM CURSO DE SEGURANÇA DO PACIENTE: USO DE QUESTIONÁRIO PRÉ E PÓS-TESTE

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEDAS DOS PARTICIPANTES DE UM CURSO DE SEGURANÇA DO PACIENTE: USO DE QUESTIONÁRIO PRÉ E PÓS-TESTE AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEDAS DOS PARTICIPANTES DE UM CURSO DE SEGURANÇA DO PACIENTE: USO DE QUESTIONÁRIO PRÉ E PÓS-TESTE Sabrina de Souza Gurgel (1); Mayara Kelly Moura Ferreira

Leia mais

FITOTERAPIA NO SUS RESUMO PALAVRAS-CHAVE

FITOTERAPIA NO SUS RESUMO PALAVRAS-CHAVE FITOTERAPIA NO SUS FIGUEREDO 1, Climério A; GOUVEIA 2, Iasmin C.; OLIVEIRA 3, Anna Karoline M. Núcleo de Estudos e Pesquisas Homeopáticas e Fitoterápicas Centro de Ciências da Saúde PROBEX RESUMO Em 2006,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO. P&D de medicamentos. P&D de medicamentos. farmacêutico. IBM1031 Bioestatística e Ensaios Clínicos. Prof. Edson Zangiacomi Martinez 1

DESENVOLVIMENTO. P&D de medicamentos. P&D de medicamentos. farmacêutico. IBM1031 Bioestatística e Ensaios Clínicos. Prof. Edson Zangiacomi Martinez 1 P&D de medicamentos DESENVOLVIMENTO Edson Zangiacomi Martinez edson@fmrp.usp.br Depto. de Medicina Social FMRP - USP Desenvolvimento químico e farmacêutico Síntese Purificação Formulação Estudos em animais

Leia mais

SEMINÁRIO: IDOSOS... UM OLHAR PARA O FUTURO! PAINEL 4: CUIDAR E PROTEGER - CUIDADOS DE SAÚDE DIÁRIOS - VANESSA MATEUS FAÍSCA

SEMINÁRIO: IDOSOS... UM OLHAR PARA O FUTURO! PAINEL 4: CUIDAR E PROTEGER - CUIDADOS DE SAÚDE DIÁRIOS - VANESSA MATEUS FAÍSCA SEMINÁRIO: IDOSOS... UM OLHAR PARA O FUTURO! PAINEL 4: CUIDAR E PROTEGER - CUIDADOS DE SAÚDE DIÁRIOS - USO RACIONAL DO MEDICAMENTO VANESSA MATEUS FAÍSCA Área Científica de Farmácia ESTeSL vanessa.mateus@estesl.ipl.pt

Leia mais

INTOXICAÇÃO MEDICAMENTOSA NA TERCEIRA IDADE: UMA VULNERABILIDADE?

INTOXICAÇÃO MEDICAMENTOSA NA TERCEIRA IDADE: UMA VULNERABILIDADE? INTOXICAÇÃO MEDICAMENTOSA NA TERCEIRA IDADE: UMA VULNERABILIDADE? Tácila Thamires de Melo Santos 1, Gleycielle Alexandre Cavalcante 1, Cristiane Silva França 2, André dos Santos Silva 3 1 Discentes do

Leia mais

O PAPEL DO FARMACÊUTICO CLÍNICO NO ÂMBITO HOSPITALAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

O PAPEL DO FARMACÊUTICO CLÍNICO NO ÂMBITO HOSPITALAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA O PAPEL DO FARMACÊUTICO CLÍNICO NO ÂMBITO HOSPITALAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA GUIMARÃES, Sanny T, (Curso de Farmácia UNITRI, sanny.tg@hotmail.com). FELIPE, Rodrigo L, (Curso de Farmácia UNITRI, rlfarmaceutico@bol.com.br).

Leia mais

RESOLUÇÃO-RDC Nº 47, DE 8 DE SETEMBRO DE 2009

RESOLUÇÃO-RDC Nº 47, DE 8 DE SETEMBRO DE 2009 RESOLUÇÃO-RDC Nº 47, DE 8 DE SETEMBRO DE 2009 Estabelece regras para elaboração, harmonização, atualização, publicação e disponibilização de bulas de medicamentos para pacientes e para profissionais de

Leia mais

Política Nacional de Medicamentos

Política Nacional de Medicamentos Universidade Federal de Juiz de Fora Tese de Doutorado em Saúde Coletiva Terezinha Noemides Pires Alves IMS - UERJ Rita de Cássia Padula Alves Vieira Ruben Araújo de Mattos 1 ANÁLISE A PARTIR DO CONTEXTO,

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA ESTUDOS DA SOCIEDADE E DA NATUREZA ALFA Título do Consequências da automedicação e superdosagem

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA ESTUDOS DA SOCIEDADE E DA NATUREZA ALFA Título do Consequências da automedicação e superdosagem SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA ESTUDOS DA SOCIEDADE E DA NATUREZA ALFA Título do Consequências da automedicação e superdosagem Podcast Área Estudos da Sociedade e da Natureza Segmento Ensino Fundamental

Leia mais

Farmácia Clínica Farmácia Clínica

Farmácia Clínica Farmácia Clínica Farmácia Clínica Farmácia Clínica A evolução da FH e o surgimento da FC: Final da década de 1950 FDA e American Medical Association conscientização dos farmacêuticos no sentido de controlar as reações

Leia mais

Jaísia Lima de Medeiros (1)

Jaísia Lima de Medeiros (1) UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS E DA FITOTERAPIA EM COMUNIDADES ASSISTIDAS PELA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF): UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA Jaísia Lima de Medeiros (1) Nutricionista graduada

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POPULAR COMO FERRAMENTA PARA A PRODUÇÃO DE FITOTERÁPICOS UMA EXPERIÊNCIA INTEGRADA AO ENSINO DE BIOLOGIA

UTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POPULAR COMO FERRAMENTA PARA A PRODUÇÃO DE FITOTERÁPICOS UMA EXPERIÊNCIA INTEGRADA AO ENSINO DE BIOLOGIA UTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POPULAR COMO FERRAMENTA PARA A PRODUÇÃO DE FITOTERÁPICOS UMA EXPERIÊNCIA INTEGRADA AO ENSINO DE BIOLOGIA Flávia Monique Sales Nobrega (1), Suetônio Júnior Ferreira de Sousa (2)

Leia mais

AVALIAÇÃO SOBRE O CONHECIMENTO DA TOXICOLOGIA ENTRE ACADÊMICOS DE FARMÁCIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR

AVALIAÇÃO SOBRE O CONHECIMENTO DA TOXICOLOGIA ENTRE ACADÊMICOS DE FARMÁCIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR AVALIAÇÃO SOBRE O CONHECIMENTO DA TOXICOLOGIA ENTRE ACADÊMICOS DE FARMÁCIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR Nomário Pedrosa Lacerda Jennifer de Morais Alves Luana Martins de Sousa Hemerson Iury Ferreira

Leia mais

AVALIAÇÃO DA PRESCRIÇÃO DE BENZODIAZEPÍNICOS EM UMA DROGARIA DA CIDADE DE SERICITA, MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA PRESCRIÇÃO DE BENZODIAZEPÍNICOS EM UMA DROGARIA DA CIDADE DE SERICITA, MINAS GERAIS AVALIAÇÃO DA PRESCRIÇÃO DE BENZODIAZEPÍNICOS EM UMA DROGARIA DA CIDADE DE SERICITA, MINAS GERAIS Wanderlea Santana Gomes 1, Bruno Marcos Leite Fontes 2, Adriane Jane Franco 3 Resumo: Avaliaram-se prescrições

Leia mais

APRESENTAÇÃO Linha Farma: Cartucho contendo 2 blisters de alumínio plástico incolor com 15 comprimidos cada.

APRESENTAÇÃO Linha Farma: Cartucho contendo 2 blisters de alumínio plástico incolor com 15 comprimidos cada. FLEBLIV MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica oficial: Pinus pinaster Nomenclatura popular: Pinho marítimo Família: Pinaceae Parte da planta utilizada: casca FORMA FARMACÊUTICA Comprimido APRESENTAÇÃO

Leia mais

ALCACHOFRA NATULAB MEDICAMENTO FITOTERÁPICO

ALCACHOFRA NATULAB MEDICAMENTO FITOTERÁPICO ALCACHOFRA NATULAB MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica oficial: Cynara scolymus L. Nomenclatura popular: Alcachofra Família: Asteraceae Parte da planta utilizada: Folhas FORMA FARMACÊUTICA Cápsula

Leia mais

recomendações Atualização de Condutas em Pediatria

recomendações Atualização de Condutas em Pediatria Atualização de Condutas em Pediatria nº 33 Departamentos Científicos da SPSP, gestão 2007-2009. Departamento de Alergia e Imunologia Respirador oral Uso racional dos medicamentos Sociedade de Pediatria

Leia mais

USO DE PLANTAS MEDICINAIS NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE FLORESTA-PE

USO DE PLANTAS MEDICINAIS NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE FLORESTA-PE USO DE PLANTAS MEDICINAIS NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE FLORESTA-PE Luzanira de Souza Silva (1); Karoline Santos Venâncio (1); Eleneide Rodrigues de Moraes

Leia mais

INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE EPAPHYTO MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica oficial: Peumus boldus Molina Nomenclatura popular: Boldo, Boldo do Chile Família: Monimiaceae Parte da planta utilizada: folhas FORMA FARMACÊUTICA

Leia mais

A ATENÇÃO FARMACÊUTICA NA DOR E SUAS INTERFACES 1 PHARMACEUTICAL CARE IN PAIN AND ITS INTERFACES. Flávia Graziela Riese 2

A ATENÇÃO FARMACÊUTICA NA DOR E SUAS INTERFACES 1 PHARMACEUTICAL CARE IN PAIN AND ITS INTERFACES. Flávia Graziela Riese 2 A ATENÇÃO FARMACÊUTICA NA DOR E SUAS INTERFACES 1 PHARMACEUTICAL CARE IN PAIN AND ITS INTERFACES Flávia Graziela Riese 2 1 Projeto de Pesquisa realizado no curso de Farmácia da Unijuí 2 Aluna do curso

Leia mais

Fármaco 31/07/2017. Estudo da interação de drogas com. organismos vivos Propriedades dos medicamentos e seus efeitos nos seres vivos

Fármaco 31/07/2017. Estudo da interação de drogas com. organismos vivos Propriedades dos medicamentos e seus efeitos nos seres vivos Farmacologia Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Pharmakon Logos Estudo dos fármacos Estudo da interação de drogas com organismos vivos Propriedades dos medicamentos e seus efeitos

Leia mais

LABIRIN. Apsen Farmacêutica S.A. Comprimidos 24 mg

LABIRIN. Apsen Farmacêutica S.A. Comprimidos 24 mg LABIRIN Apsen Farmacêutica S.A. Comprimidos 24 mg LABIRIN dicloridrato de betaistina APSEN FORMA FARMACÊUTICA Comprimidos APRESENTAÇÕES Comprimidos de 24 mg. Caixa com 30 comprimidos. USO ORAL USO ADULTO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº (XXX) DE (XX) DE (XXXXXXX) DE 2018 PREÂMBULO

RESOLUÇÃO Nº (XXX) DE (XX) DE (XXXXXXX) DE 2018 PREÂMBULO RESOLUÇÃO Nº (XXX) DE (XX) DE (XXXXXXX) DE 2018 Ementa: Dispõe sobre o cuidado farmacêutico relacionado a suplementos alimentares e demais categorias de alimentos na farmácia comunitária, consultório farmacêutico

Leia mais