LIVRO DO ANIMADOR ANO 2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LIVRO DO ANIMADOR ANO 2"

Transcrição

1 LIVRO DO ANIMADOR ANO 2

2 LIVRO DO ANIMADOR ANO 2 Itinerário de preparação para a JMJ Lisboa 2023 Ficha técnica Nada obsta 08 de setembro de 2021, Natividade da virgem de Santa Maria D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa Textos bíblicos CEP, Bíblia, Os Quatro Evangelhos e os Salmos, 2019 Edição litúrgica dos textos bíblicos Elaboração Direção de Pastoral e Eventos Centrais da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 Fotografias Vatican Media Design Gráfico Douglas Azevedo Leila Ferreira Fundação Salesianos Propriedade Fundação JMJ Lisboa 2023 Equipa de redação Alice Neto (Paróquia de Alcochete, Diocese de Setúbal); Ana Ferreira (Paróquia de Odivelas, Patriarcado de Lisboa); Ana Rita Soares (Juventude Mariana VIcentina); Pe. André Batista (Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, Diocese de Leiria Fátima); António d Oliveira (Comunidade Emanuel) Pe. Bruno Dinis (Missionários Passionistas); Carlota Cardoso (Paróquia de S. Julião do Tojal, Patriarcado de Lisboa); Cátia Sousa (Jovens Sem fronteiras), João Paulo Monteiro (Equipas de Jovens de Nossa Senhora), Liliana Maia (Leigos Missionários Combonianos); Ir. Linda Vieira (Filhas de Maria Auxiliadora, Salesianas); Ir. Idalécia Videira (Irmãs Doroteias); Pe. Luís Rafael Azevedo (Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil, Diocese de Lamego); Maria Lopes (Paróquia da Póvoa de Santa Iria, Patriarcado de Lisboa); Pedro Feliciano (Serviço da Juventude, Patriarcado de Lisboa); Romana Esteves (Paróquia de Olhalvo, Patriarcado de Lisboa); Rui Lourenço Teixeira (Corpo Nacional de Escutas Escutismo Católico Português); Ir. Sandra Bartolomeu (Servas de Nossa Senhora de Fátima); Susana Ferreira (Comunidade Emanuel)); Teresa Lehrfeld (Equipas de Jovens de Nossa Senhora); Pe. Tiago Neto (Patriarcado de Lisboa Zuzanna Szpura (Paróquia de São Jorge de Arroios, Patriarcado de Lisboa). Revisão teológica D. Vitorino José Pereira Soares (Bispo Auxiliar da Diocese do Porto) Cón. Luís Miguel Figueiredo Rodrigues (Arquidiocese de Braga) Cón. Mário José Rodrigues de Sousa (Diocese do Algarve)

3 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR 3 RISE UP - ANO 2 Levanta-te! O segundo ano do itinerário Rise Up, acompanhando os textos de São Lucas (Evangelho e Atos), propõe a descoberta de Jesus como Aquele que se levanta! Na sua morte e ressurreição, Ele realiza plenamente a atitude de levantar-se, fazendo da sua vida um dom generoso e gratuito de si aos outros, derrotando o pecado e levantando-se da morte como Senhor da vida e da história. Os jovens são convidados a contemplar o imenso amor de Jesus por nós, de que a sua cruz é o sinal. Imitando Jesus, são desafiados a levantarem-se dando a vida pelos outros. A experiência do encontro com Cristo ressuscitado valoriza a dimensão comunitária da fé, através da partilha da própria vida com os outros; da experiência de serem acompanhados no seu caminho de vida e de se tornarem, também eles, companheiros de caminho junto de outros jovens, servindo-os e despertando-os para o sentido cristão da vida. As experiências de serviço aos outros que poderão vivenciar no projeto Eu sou uma missão ajudarão a fomentar a sua vocação missionária e a captar o interesse de outros jovens pela fé. Está previsto realizar-se a partir do encontro 17, se bem que possa ser realizado noutra altura. ENCONTROS Momentos/Dimensões de cada um dos encontros Ambientação: Prepara-te Jornada Mundial da Juventude Palavra de Deus: Escuta Querigmática Atualização da mensagem cristã: Acolhe Querigmática Confronto individual com a mensagem cristã: Interroga-te humana, espiritual e litúrgica Partilha de vida em grupo: Partilha humana, espiritual e litúrgica Oração pessoal e comunitária: Reza espiritual e litúrgica Compromisso pessoal e comunitário: Levanta-te missionária e pastoral

4 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #10 4 ENCONTRO #10 Levanta-te e sê persistente Texto bíblico: Lc 11, 1-8 Objetivos: (Re)descobre que Deus é um Pai próximo. Valoriza o que é realmente importante. Motiva-te para realizar gestos de partilha. Observações pedagógicas/indicações práticas: Ter 3 pães no cenário. Se o grupo está a iniciar os encontros Rise Up pela primeira vez, dever-se-á realizar o encontro 0 do primeiro ano, com o qual se pretende que os jovens tenham uma introdução ao itinerário, bem como ao significado bíblico do verbo levantar-se nos escritos de São Lucas. PREPARA-TE Jornada Mundial da Juventude O animador faz uma pequena introdução em que aborda o caminho percorrido pelo grupo no ano anterior e a centralidade do verbo levanta-te como um elemento central de todos os encontros. Se o grupo está a iniciar este itinerário de preparação para a JMJ, o animador faz alusão à importância deste verbo Levantar-se, decorrente do encontro 0. Materiais: Papéis com a Palavra Pai em várias línguas. Letras necessárias para dinâmica. Recipiente. Tela, computador, projetor e colunas. Hino da JMJ Tempo: 20 minutos Dinâmica com a palavra Pai Preparar vários papéis com a palavra Pai, escrita em várias línguas, uma delas terá de ser Aramaico ( Abba ). Colocar num recipiente todas as letras que estão presentes nas palavras escolhidas (Por exemplo: se usarem a palavra Father, no recipiente devem estar recortadas as seguintes letras F-A-T-H-E-R).

5 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #10 5 A quantidade de letras no recipiente deve ser ligeiramente superior às que serão necessárias (Por exemplo: se forem necessárias 4 letras A, devem colocar 6). No início da dinâmica, o animador distribui por cada jovem um papel onde estará escrita a palavra Pai (em línguas diferentes). O objetivo é que os jovens, no mínimo tempo possível, consigam encontrar no recipiente as letras correspondentes à palavra que está no seu papel. No fim da dinâmica, o animador pergunta aos jovens se conhecem o significado da palavra que lhes calhou. Depois de entenderem que a todos calhou a palavra Pai numa língua diferente, é referido que existe uma delas que vai ter mais destaque neste encontro porque está relacionada com o texto bíblico que vai ser escutado, trata-se da expressão Aramaica Abba, que era a palavra utilizada por Jesus para se referir ao Pai. Hino da JMJ 1991 Na história das JMJ, houve um Hino onde essa expressão assumiu um papel muito importante, sendo cantada no refrão. Escuta-se, então, o Hino da JMJ 1991, realizada em Czestochowa, na Polónia. ESCUTA Querigmática Materiais: Bíblia Tempo: 5 minutos De seguida, o animador convida um jovem a fazer a leitura do texto bíblico. Evangelho segundo S. Lucas (Lc 11, 1-8) 1 E aconteceu que, estando Ele num certo lugar a rezar, quando acabou, disse-lhe um dos seus discípulos: «Senhor, ensina-nos a rezar, tal como João ensinou os seus discípulos». 2 Disse-lhes, então: «Quando rezardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome, venha o teu reino, 3 dá-nos cada dia o nosso pão quotidiano, 4 perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos ofende e não nos deixes cair em tentação». 5 E disse-lhes: «Quem de vós terá um amigo e irá ter com ele a meio da noite para lhe dizer: Amigo, empresta-me três pães, 6 visto que um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe pôr à frente ; 7 e ele, de dentro, respondendo, dirá: Não me importunes, a porta já está fechada, e os meus filhos estão na cama comigo; não posso levantar- -me para tos dar? 8 Digo-vos: ainda que não se levante para lhos dar por ser seu amigo, levantar-se-á por causa da falta de vergonha dele e dar-lhe-á tudo quanto necessite». Palavra da Salvação. Glória a Vós, Senhor.

6 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #10 6 ACOLHE Querigmática Tempo: 15 minutos Depois da leitura do texto, o animador orienta o grupo no sentido de compreender que o texto tem duas grandes partes: Na primeira, Jesus reza e ensina os discípulos a rezar, tratando a Deus como Pai. Na segunda, através de uma história, a parábola do amigo inoportuno, Jesus fala da importância de insistir quando pedimos algo que é de facto necessário (seja para nós ou para os outros). De seguida, apresenta a relação entre as duas partes do texto, destacando: Jesus mostra-nos que, na oração, existe uma relação de proximidade entre Deus e nós, uma intimidade tal em que o podemos tratar como nosso Pai ou melhor como ABBA, que significa PAPÁ ; uma expressão carinhosa utilizada, muitas vezes, pelas crianças com a certeza de que diante do Pai estão perante alguém em quem podem confiar e pedir aquilo de que precisam. Na nossa vida quotidiana vamos tendo necessidades; para as vermos solucionadas é necessário que não desistamos de lutar. Aconteceu com aquele homem que precisava de alimentar um amigo e não tinha pão em casa. Porque precisava de verdade, insistiu até conseguir aquilo que lhe fazia falta. Através desta parábola, Jesus convida-nos a sermos perseverantes na oração e a pedirmos a Deus o que nos faz falta: pedir ao Pai, insistir com Ele, ser importuno no horário ou no que quer que seja até obter uma resposta afirmativa. Se no nosso coração sentimos verdadeiramente uma necessidade, não tenhamos receio de falar com o Pai sobre isso, as vezes que forem precisas. Sugestão: Vídeo com o testemunho de um jovem que passe a mensagem de que é preciso insistir (na vida concreta e na oração).

7 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #10 7 INTERROGA-TE Humana, espiritual e litúrgica Materiais: papéis para todos os jovens Tempo: 15 minutos Este momento será composto por três pequenas etapas, nas quais os jovens serão convidados a refletir individualmente sobre algumas questões relacionadas com o tema deste encontro (entregar as questões em 3 papéis diferentes). 1º Eu No dia a dia, sou alguém que insiste ou que desiste? Luto, com empenho, por coisas que valem a pena? 2º Eu e Deus Quando rezo, faço-o com a consciência de que Deus é um Pai carinhoso e em quem posso confiar? A oração é para mim ocasião de descoberta do que Deus me quer dar? 3º Eu e os outros Estou atento às necessidades daqueles que mais precisam de mim? Quando insistem comigo para fazer algo que será bom para os outros, faço-o ou, quando é exigente, acabo por desistir? Porquê? PARTILHA Humana, espiritual e litúrgica Tempo: 20 minutos De que modo é que estas três dimensões são um alimento para a tua vida? Depois do tempo de reflexão o animador introduz o momento de Partilha convidando os jovens a olharem para os três pães que estão no cenário do encontro. Depois lembra a importância do pão na nossa alimentação e que o texto bíblico se refere a alguém que vai pedir três pães para alimentar um amigo. De seguida indica que os três pães do cenário representam as três etapas do momento anterior: A minha relação comigo próprio, a minha relação com Deus e a minha relação com os outros. Finalmente, lança a partilha em grupo, pedindo aos jovens que indiquem de que modo estas três dimensões são um alimento para a sua vida.

8 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #10 8 (Permite que os jovens partilhem a sua opinião livremente. No fim o animador faz uma síntese das várias perspetivas indicando o mais relevante). REZA Espiritual e litúrgica Materiais: Exortação Apostólica Cristo Vive Tempos: 5 minutos De seguida, propõe que, em silêncio, cada participante leia o seguinte texto, quiçá completando o que foi partilhado pelos jovens. Exortação Apostólica CRISTO VIVE, 117 Quando (Deus) te pede alguma coisa ou quando, simplesmente, permite aqueles desafios que a vida te apresenta, espera que lhe dês espaço para te poder fazer seguir em frente, para te promover, para te amadurecer. Não o incomoda que lhe apresentes as tuas interrogações, aquilo que o preocupa é que tu não fales com Ele, não te abras, com sinceridade, ao diálogo com Ele. Conta a Bíblia que Jacob teve uma discussão com Deus (cf. Gn 32,25-31), e isso não o afastou do caminho do Senhor. Na realidade, é Ele mesmo que nos exorta: «Vinde então para discutirmos» (Is 1,18). O seu amor é tão real, tão verdadeiro, tão concreto, que nos oferece uma relação cheia de diálogo sincero e fecundo. Finalmente, procura o abraço do teu Pai do Céu no rosto amoroso das suas valentes testemunhas na terra! Depois, convida a rezar a oração do Pai Nosso. Pai-Nosso LEVANTA-TE Missionária e pastoral Tempo: 5 minutos INSISTE; PERSISTE; NÃO DESISTAS! Ámen Insiste no diálogo com Deus... fala com Ele todos os dias e não te esqueças de que é teu Pai. Persiste naquilo que és não tenhas medo de arriscar. Não desistas de ajudar os outros partilha um pouco do que tens, mesmo que te custe.

9 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #10 9 CONTINUA O animador desafia os jovens a convidar alguém, INSISTENTEMENTE, para integrar este Itinerário de Preparação para a JMJ (RISE UP). Na verdade, é essencial passar a mensagem de que não basta querer participar na JMJ, mas que também é necessário fazer um caminho de preparação. Quanto mais preparados estivermos, melhor aproveitaremos aqueles dias incríveis. EU CREIO A expressão tradicional «oração dominical (isto é, oração do Senhor) significa que a prece dirigida ao nosso Pai nos foi ensinada e legada pelo Senhor Jesus. Tal oração, que nos vem de Jesus, é verdadeiramente única: é «do Senhor». Efectivamente, por um lado, nas palavras desta oração o Filho Único dá-nos as palavras que o Pai Lhe deu: Ele é o mestre da nossa oração. Por outro lado, sendo o Verbo encarnado, Ele conhece no seu coração de homem as necessidades dos seus irmãos e irmãs humanos e revela-no-las: Ele é o modelo da nossa oração. (Catecismo da Igreja Católica, n. 2765) Guardar para o caminho Este encontro levou-nos a tomar mais consciência de que Deus é nosso Pai e está sempre connosco. Recordou-nos como Jesus ensinava os discípulos a rezar com as palavras que nós repetimos quando rezamos o Pai-nosso. Compreendemos melhor que podemos pedir tudo a Deus, nosso Pai, e que Ele nos dá sempre aquilo que é melhor para nós. Descobrimos ainda que para sermos filhas/filhos do Pai do Céu temos de estar disponíveis para partilhar com os irmãos aquilo que recebemos.

10 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #11 10 ENCONTRO #11 Levanta-te e deixa-te abraçar pelo Pai Texto bíblico: Lc 15, Objetivos: Toma consciência do imenso amor que Deus tem por ti. Faz a experiência da reconciliação, deixando-te abraçar pelo amor do Pai. Vai ao encontro dos outros, com gestos de fraternidade. Observações pedagógicas/indicações práticas: Quadro do Filho pródigo de Rembrandt. Vídeos. Nos momentos Partilha e Reza, se não for possível realizar a proposta indicada, sugere-se que, em vez do abraço, os jovens fiquem em pares, frente a frente, olhando-se nos olhos e dizendo um ao outro palavras que exprimam o gesto do abraço. Se o encontro não for presencial, pode realizar-se esta dinâmica em salas simultâneas. Pode prever-se, para este encontro ou noutro momento, a celebração do Sacramento da Reconciliação. PREPARA-TE Jornada Mundial da Juventude Tempo: 10 minutos O animador relembra o encontro anterior e o desafio a serem convidados outros jovens para participar. Se veio alguém de novo, é acolhido com cordialidade e convidado a apresentar-se brevemente. De seguida, o animador sugere que os jovens, olhando em volta, pensem em uma ou duas pessoas do grupo. O animador convida a que fechem os olhos e pensem como Deus está feliz porque as pessoas em que os jovens pensaram estão ali no meio deles. Deus Pai acolhe-nos a todos e por isso temos que nos alegrar por cada pessoa presente. De seguida, referindo que a Jornada Mundial da Juventude é um forte momento de encontro e de abraço entre pessoas e culturas, convida o grupo a expressar a alegria pela presença de todos, através da forma que considerar mais apropriada, se possível com um abraço. (Outras formas, por exemplo, um sorriso, um elogio, um agradecimento, uma mensagem que expresse a alegria por alguém estar presente).

11 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #11 11 ESCUTA Querigmática Materiais: Bíblia / texto Bíblico Quadro de Rembrandt Vídeo com explicação do quadro: Vídeo Filho pródigo atualizado: Tempo: 20 minutos De seguida, o animador convida um jovem a fazer a leitura do texto bíblico. Evangelho segundo São Lucas (Lc 15, 11-32) 11 Disse ainda: «Um homem tinha dois filhos. 12 O mais novo deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me toca. O pai repartiu os bens entre eles. 13 Não muitos dias depois, o filho mais novo, juntando tudo, partiu para uma região distante e aí esbanjou os seus bens, vivendo dissolutamente. 14 Depois de ele gastar tudo, surgiu uma grande fome naquela região, e ele começou a passar privações. 15 Uniu-se, então, a um dos cidadãos daquela região, que o mandou para os seus campos guardar porcos[5]. 16 Desejava saciar-se com as bolotas que os porcos comiam, mas ninguém lhas dava. 17 Então, caindo em si, disse: Quantos assalariados de meu pai têm pão em abundância, e eu aqui morro de fome! 18 Vou levantar-me, ter com meu pai e dizer-lhe: Pai, pequei contra o céu e para contigo; 19 não mais sou digno de ser chamado teu filho. Trata-me como um dos teus assalariados. 20 E levantando-se foi ter com o seu pai. Ainda ele estava longe, quando o seu pai o viu e se compadeceu profundamente; correndo, então, lançou-se-lhe ao pescoço e beijou-o repetidamente. 21 Disse-lhe o filho: Pai, pequei contra o céu e para contigo; não mais sou digno de ser chamado teu filho. 22 O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor veste[6] e vesti-lha, dai- -lhe um anel para a sua mão e sandálias[7] para os pés; 23 trazei o vitelo gordo, matai-o e festejemos comendo, 24 porque o meu filho estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi encontrado. E começaram a festejar. 25 Ora, o seu filho mais velho estava no campo[8]. Quando voltou e se aproximou da casa, ouviu músicas e danças, 26 chamou um dos servos e procurou saber o que era aquilo. 27 Ele disse-lhe: O teu irmão voltou, e o teu pai matou o vitelo gordo, porque o recebeu de volta são e salvo. 28 Ficou irado e não queria entrar, mas o seu pai saiu para lhe suplicar. 29 Em resposta, disse ao seu pai: Eis que há tantos anos te sirvo, nunca transgredi uma ordem tua e nunca me deste um cabrito para eu festejar com os meus amigos. 30 Mas, quando veio esse teu filho, que devorou os teus bens com prostitutas, mataste- -lhe o vitelo gordo. 31 Ele disse-lhe: Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é

12 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #11 12 teu; 32 mas era necessário festejar e alegrarmo-nos, porque este teu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi encontrado». Palavra da Salvação. Glória a Vós, Senhor. Depois da um momento de silêncio, propõe-se a visualização: do vídeo com a explicação do quadro de Rembrandt O regresso do filho pródigo. ou do vídeo Filho pródigo atualizado: O Regresso do filho pródigo Depois, o animador convida os jovens a colocarem-se na cena: a. Imaginando-se no lugar do filho pródigo, procurando ver o que de comum têm com ele. b. Imaginando-se no lugar do filho mais velho, procurando ver o que de comum têm com ele. c. Imaginando-se no lugar do Pai, procurando sentir-se a abraçar e a ser abraçados por Ele. Filho pródigo atualizado No final, propõe um breve diálogo em que cada um partilha o que sentiu ao colocar-se no lugar dos diferentes personagens e com qual se identificou mais. Depois, comenta, brevemente, outros aspetos do texto com a ajuda do seguinte texto de D. António Couto: «( ) Jesus traz para a cena, ( ) um Pai excecionalmente maravilhoso e bom, em quem pulsa um imenso coração e vibram entranhas de misericórdia. Tem dois filhos, que nos representam a todos: um claramente pecador, que opta por sair de casa, depois de ter pedido ao pai a sua parte da herança. Note-se que todo o pai dá três coisas aos seus filhos: o pão, todos os dias; roupas novas, nos tempos festivos; a herança, uma única vez na vida, pouco antes de morrer. ( ) O pedido deste filho de receber a herança assume, portanto, um imenso dramatismo. Fazendo o pedido que faz, este filho como que mata o pai, ao mesmo tempo que morre como filho! Não quer mesmo mais ser filho nem depender de nenhum pai. Parte para longe, gasta tudo, torna-se um assalariado desamparado, guarda porcos, vive abaixo de porco (não lhe é sequer permitido comer com os porcos, como os porcos!). É o seu ponto mais baixo. Pensa então em voltar para casa, mas como assalariado, não como filho. Prestemos atenção ao discurso em três pontos que prepara: 1) «Pai, pequei contra o céu e contra ti; 2) não sou mais digno de ser chamado teu filho; 3) trata-me como um dos teus assalariados» (Lucas 15,18-19). Ei-lo, portanto, que regressa. Mas já o Pai está à espera dele com um imenso abraço de alma a alma. Mas o filho tinha preparado o seu discurso em três pontos, e ei-lo que começa a debitá-lo: 1) «Pai, pequei contra o céu e contra ti; 2) não sou mais digno de ser chamado teu filho» (Lucas 15,21). Como se compreende, o terceiro ponto do discurso que tinha preparado era fatal, e o filho já não o diz. Não porque não quisesse, mas porque o Pai o interrompe, dizendo aos criados: «Depressa» (Lucas 15,22). É então que a surpresa enche outra vez a cena. Quando nós regressamos a casa, a Deus, nunca encontraremos um Pai distraído, ou que mudou de residência, ou que responde de forma brusca, distante e fria. Está lá sempre à nossa espera, na soleira da porta ou à janela, verdadeiramente comovido, a transbordar de misericórdia desde as entranhas (splagchnízomai) (Lucas 15,20), de braços abertos, precede-nos, recebe-nos, reabilita-nos como filhos fazendo-nos vestir «o primeiro vestido» (stolê tê prôtê) (Lucas 15,22), isto é,

13 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #11 13 o que vestíamos antes e abandonámos, portanto, o de filhos, quando nós queremos é ser assalariados. Depois, faz uma festa, mata o vitelo gordo, prepara um banquete de arromba (euphraínô), vai mesmo até ao ponto de chamar uma orquestra (symphônía)! Alegria excessiva deste Pai pródigo de amor e misericórdia! É aqui que surge em cena o outro filho, que estava no campo (Lucas 15,25). Esta nota do «campo» serve só para nos dizer que é um dia de semana, e que o Pai desta história faz festa sem esperar pelo fim-de-semana! Este filho mais velho é retratado como um bom cumpridor de ordens, um «justo» e zeloso fariseu, igualzinho aos fariseus «justos» e zelosos que tinham aparecido no início da história. Tal como estes, também este filho se acha com direitos e créditos sobre Deus. Em Deus não vê um Pai, mas um patrão que tem de lhe pagar, pois «nunca transgrediu uma ordem dele» (Lucas 15,29). Sempre igualzinho aos fariseus que no início da história recriminavam Jesus porque acolhia e comia com os pecadores, também este filho recrimina o seu pai por acolher e ter tudo preparado para comer com um pecador! O Pai implora-lhe que entre para o banquete da alegria.» Texto completo: -misericordia ACOLHE E INTERROGA-TE Querigmática Materiais: Espaço para registo das respostas. Música de fundo. Tempo: 15 minutos O animador prossegue o encontro, propondo, com base no seguinte texto do Papa Francisco, no Angelus de , um momento de interrogação pessoal. Papa Francisco, Angelus, Deus é o Pai que espera o regresso do filho pródigo: Deus espera sempre por nós, não se cansa, não desanima. Porque somos nós, cada um de nós, o filho abraçado de novo ( ). Ele espera todos os dias que nos apercebamos do seu amor. Tu dizes: «Mas eu comportei-me mal, tive muitos comportamentos maus!». Não tenhas medo: Deus ama-te, Ele ama-te tal como és e sabe que só o Seu amor pode mudar a tua vida. Como é a minha relação com Deus? Em que ocasiões experimentei que sou amado infinitamente por Ele? Papa Francisco, Angelus, Mas este amor infinito de Deus por nós, pecadores, que é o coração do Evangelho, pode ser rejeitado. É o que faz o filho mais velho da parábola. Ele não entende o amor naquele momento e tem em mente mais um dono do que um pai. É um risco para nós também: acreditar num deus mais rigoroso do que misericordioso, um deus que derrota o mal com o poder e não com o perdão.

14 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #11 14 Qual é a imagem que tenho de Deus? Em que ocasiões rejeitei o seu amor? Há alguma coisa que me dificulta levantar-me e ir ter com o Pai? O que me dificulta acolher o abraço do Pai? Papa Francisco, Angelus, Não é assim, Deus salva com o amor, não com a força; propondo-se e não se impondo. Mas o filho mais velho, que não aceita a misericórdia do seu pai, fecha-se, comete um erro pior: ele presume que é justo, presume que é atraiçoado e julga tudo com base no seu conceito de justiça. Então ele zanga-se com o irmão e reprova o pai: «Mataste o bezerro gordo agora que este teu filho voltou» (cf. v. 30). Este teu filho, não lhe chama meu irmão, mas o teu filho. Ele sente-se como um filho único. Também nós erramos quando achamos que temos razão, quando achamos que os maus são os outros. Como é a minha relação com as outras pessoas (da família, colegas, etc.)? Que dificuldades experimento nas minhas relações? Que experiências tenho de me zangar com alguém? Alegro-me com a alegria dos outros? PARTILHA Humana, espiritual e litúrgica Tempo: 20 minutos Segue-se, depois, um momento de partilha da reflexão individual. O animador refere que, assim como o filho mais novo desabafou com o Pai e experimentou o dom do abraço, assim cada jovem é convidado, se possível, a receber um abraço e a partilhar o que meditou. Um de cada vez é convidado a abraçar quem está à sua direita. Após sentir o abraço, faz a partilha sobre a sua reflexão. Como alternativa, em vez de um abraço, pode enviar-se a seguinte mensagem para outro jovem: Um abraço especial para ti. REZA Espiritual e litúrgica Tempo: 10 minutos Materiais: Quadro de Rembrandt

15 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #11 15 Depois, reza-se o Salmo 86 De seguida, o animador, referindo que Deus espera sempre por nós, não se cansa, não desanima e recordando a passagem de São Lucas: E levantando-se foi ter com o seu pai., convida cada um a levantar-se e a olhar para o quadro de Rembrandt fazendo uma ressonância (repetindo uma frase/palavra de que mais gostou) do salmo ou da passagem bíblica de Lucas. Salmo 86 No final, reza-se o Pai Nosso, se possível, abraçados. LEVANTA-TE Missionária e pastoral Tempo: 5 minutos Os jovens são desafiados a reconciliar-se com alguém que os tenha ofendido ou que tenham ofendido e a celebrar o Sacramento da Reconciliação. Podem, também, organizar uma festa para alguém/conjunto pessoas que esteja(m) a passar dificuldades. CONTINUA Ver o filme: Dead Man Walking EU CREIO Catecismo da Igreja Católica, n Ora, o apelo de Cristo à conversão continua a fazer-se ouvir na vida dos cristãos. Esta segunda conversão é uma tarefa ininterrupta para toda a Igreja, que contém pecadores no seu seio» e que é, ao mesmo tempo, santa e necessitada de purificação, prosseguindo constantemente no seu esforço de penitência e de renovação. Este esforço de conversão não é somente obra humana. É o movimento do «coração contrito» atraído e movido pela graça para responder ao amor misericordioso de Deus, que nos amou primeiro.

16 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #12 16 Guardar para o caminho Compreendemos melhor que Deus é um Pai que nos ama tanto que nos espera de braços abertos, como o Pai do Filho Pródigo, cada vez que nos afastamos dele. Tomámos consciência de que é no sacramento da Reconciliação que Deus nos acolhe com um amor imenso. Compreendemos como temos, também nós, de perdoar a quem nos ofende e magoa. ENCONTRO #12 Levanta-te e Agradece Texto bíblico: Lc 7, Objetivos: Desperta para a importância do agradecimento. Valoriza a proximidade como fonte de cura. Observações pedagógicas/indicações práticas: Se o encontro não for presencial, adapta-se a proposta do momento Prepara-te, por exemplo pedindo a cada jovem que faça o gesto de atirar a bola dizendo o nome da pessoa que a vai receber. Reforçar o valor da palavra obrigado (que pode aparecer como pano de fundo). A visualização do filme pode ser vista em conjunto (num outro encontro). PREPARA-TE Jornada Mundial da Juventude Materiais: Pequena bola (se for presencial). Fotos do Parque do perdão da JMJ Tempo: 10 minutos

17 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #12 17 O encontro começa com uma breve partilha relativa à experiência de reconciliação vivida pelos jovens. Para esta partilha propõe-se a dinâmica da batata quente em que cada jovem, depois da sua partilha com o grupo, atira uma bola para outra pessoa ou, simplesmente diz o seu nome para que faça o mesmo. No final, fazendo também a sua partilha, o animador refere a importância que tem na Jornada Mundial da Juventude a celebração do Sacramento da Reconciliação, mostrando algumas fotos dos parques do perdão. Faz, depois, a passagem à proclamação do texto bíblico, afirmando o valor do agradecimento como fruto do perdão. ESCUTA Querigmática Materiais: Bíblia Tempo: 20 minutos De seguida, o animador convida um jovem a fazer a leitura do texto bíblico. Evangelho segundo São Lucas (Lc 17, 11-19) 11 E aconteceu que, ao ir para Jerusalém, Ele atravessava a Samaria e a Galileia. 12 E, tendo Ele entrado numa povoação, vieram-lhe ao encontro dez leprosos, que ficaram à distância. 13 Eles levantaram a voz, dizendo: «Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós!». 14 Ao vê-los, Jesus disse-lhes: «Ide mostrar-vos aos sacerdotes». E aconteceu que, enquanto eles iam, ficaram purificados. 15 Mas um deles, ao ver que fora curado, voltou glorificando Deus com voz forte, 16 e caiu com o rosto por terra aos pés de Jesus, dando-lhe graças. Era um samaritano. 17 Em resposta, Jesus disse: «Não foram os dez purificados? Onde estão os outros nove? 18 Não se encontrou quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?». 19 Disselhe, então: «Levanta-te e vai; a tua fé te salvou». Palavra da Salvação. Glória a Vós, Senhor. Depois da proclamação da passagem bíblica, os jovens, em pares, são convidados a aprofundar o sentido do texto bíblico, destacando o que consideram mais importante

18 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #12 18 em apenas um dos textos seguintes. No final faz-se uma partilha, em jeito de chuva de ideias, com os aspetos essenciais, começando pelos pares do texto 1 e terminando com os do texto 4. Texto 1 D. António Couto, Mesa de palavras, um coração samaritano Os leprosos, devido à sua doença contagiosa, eram excluídos da sociedade, literalmente excomungados, e obrigados a andar longe dos povoados, não se podendo aproximar de ninguém. E, à vista de alguém, deviam gritar: «Impuro, impuro!», para que as pessoas se desviassem deles, de acordo com as prescrições que podemos ver no Livro do Levítico 13, Texto 2 D. António Couto, Mesa de palavras, um coração samaritano O Evangelho diz-nos que se trata de um grupo de dez leprosos, certamente judeus e samaritanos. Já sabemos que os judeus não se dão com os samaritanos (cf. João 4,9). Mas aqui, afinal, andam juntos uns e outros. É bem verdade que a doença, a miséria, a dor e o sofrimento juntam as pessoas, sem olhar a credos e raças! E o grito que lançam juntos a Jesus é igualmente estranho e significativo, dado que, no seu grito, chamam a Jesus Mestre (cf. Lucas 17,13), eles que têm necessidade de cura e não de ensinamentos, pois, ainda que o desejassem, nem sequer podiam ir à escola. Então é como se estes leprosos estivessem a pensar em nós, a fazer-nos compreender que Jesus veio sobretudo curar os males do espírito e iluminar o escuro dos corações, desfazer os preconceitos que toldam tantas vezes a nossa vida quotidiana! Texto 3 D. António Couto, Mesa de palavras, um coração samaritano É claro que Jesus escuta o seu pedido (nós é que não sei!), e manda que se vão apresentar aos sacerdotes, para que estes, dentro das suas competências de autoridade sanitária de controlo (Levítico 13,2-3), os pudessem declarar curados da lepra. Note-se bem que Jesus os manda apresentar-se aos sacerdotes, antes de os curar, como quem diz que requeria deles uma fé total na sua capacidade de os curar. Eles partem, sinal da plena confiança que depositam em Jesus, pois, quando se põem a caminho, ainda continuam possuídos pela lepra. Texto 4 Na verdade, é depois de partirem, enquanto caminham, que se sentem curados! (Lucas 17,14). O centro do episódio começa agora. Os holofotes do narrador põem em grande destaque um dos dez leprosos que, sentindo-se curado, interrompeu a sua viagem e voltou para trás, louvando a Deus com voz grande, e veio agradecer a Jesus, prostrando-se aos seus pés! O narrador informa-nos que era um samaritano (Lucas 17,15-16), portanto herético, estrangeiro, excluído, marginalizado, descartado, da região «daquele estúpido povo que habita em Siquém», para o dizer com as palavras de Ben-Sirá 50,26. É-nos permitido deduzir ainda que este samaritano se sente pobre e devedor a Deus pela graça concedida, enquanto que os restantes, talvez todos judeus, não sentiram tal

19 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #12 19 D. António Couto, Mesa de palavras, um coração samaritano necessidade, bem pelo contrário, porque o seu pensamento teológico os levava a pensar que era Deus que estava em dívida para com eles, e que, portanto, Jesus não terá feito mais do que devia! ACOLHE Querigmática Materiais: Vídeo com o texto Tempo: 5 minutos Depois da partilha, o animador relaciona a experiência da pandemia atual com os efeitos provocados pela lepra. Ambas impõe o distanciamento (físico, social, etc.) e requerem outras e novas formas de proximidade. Introduz, de seguida, o exemplo criativo de São Francisco de Assis na forma como se relacionava com os leprosos, convidando os jovens a verem um pequeno vídeo. São Francisco é curado dos seus temores por um leproso Um dia, indo o jovem Francisco a cavalo perto de Assis, veio ao seu encontro um leproso. Habitualmente, Francisco tinha horror aos leprosos, pelo que teve de fazer violência sobre si para descer do cavalo, dar-lhe uma moeda de prata e beijar-lhe a mão. Tendo recebido do leproso um beijo de paz, voltou a montar e seguiu caminho. A partir de então, começou a ultrapassar, a pouco e pouco, aquela sua limitação, até conseguir, pela graça de Deus, uma vitória perfeita sobre si próprio. Narrativa de três companheiros de São Francisco de Assis [c. 1244], 11 Alguns dias mais tarde, muniu-se de uma grande quantidade de moedas, dirigiu-se ao hospício dos leprosos e, reunindo-os a todos, deu uma esmola a cada um, beijando-lhes a mão. No regresso, o que anteriormente lhe parecia repugnante ver ou tocar os leprosos tinha-se transformado em verdadeira doçura. Ver leprosos fora-lhe tão penoso, que não só se recusava a vê-los como a aproximar-se das suas habitações; e, se lhe acontecia vê-los ou passar perto da leprosaria [...], desviava o rosto e apertava o nariz. Mas a graça de Deus tornou-o tão próximo dos leprosos que, como atesta no seu testamento, vivia entre eles e servia-os humildemente. A visita aos leprosos tinha-o transformado.

20 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #12 20 INTERROGA-TE Humana, espiritual e litúrgica Materiais: Música: Obrigado ( Tempo: 20 minutos Após o vídeo, os jovens são convidados a um tempo de reflexão pessoal, com base nas questões apresentadas. Este momento pode ser acompanhado com a música Obrigado ou outra. Obrigado De que maneira deixo as minhas dificuldades para estar ao lado do outro, como fez São Francisco de Assis ao aproximar-se daquele leproso? Estou grato/a por aqueles que põem de parte as suas dificuldades para me ajudar? Que graça quero pedir a Deus para que me aproxime d Ele? PARTILHA Humana, espiritual e litúrgica Materiais: Se o encontro for digital, criam-se salas múltiplas e dividem-se os participantes por elas. Tempo: 20 minutos No final do momento de reflexão pessoal, em pequenos grupos, os jovens partilham as suas respostas às questões anteriores, operacionalizando-as em aspetos concretos. REZA Espiritual e litúrgica Materiais: JMJ Rio 2013 Vigília ( Tempo: 10 minutos

21 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #12 21 Depois do momento de partilha em grupos, os jovens são convidados a acolher o convite do Papa Francisco, que na Exortação Cristo Vive os convida a darem-se à maneira de S. Francisco de Assis, através da oração de São Francisco. JMJ Rio 2013 Vigília A vossa vida não é «entretanto»; vós sois o agora de Deus, que vos quer fecundos. Porque «é dando que se recebe», e a melhor maneira de preparar um bom futuro é viver bem o presente, com dedicação e generosidade. (Papa Francisco, Cristo vive 96, 178). Oração de São Francisco Senhor, fazei-me um instrumento de Vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor. Onde houver ofensa, que eu leve o perdão. Onde houver discórdia, que eu leve a união. Onde houver dúvida, que eu leve a fé. Onde houver erro, que eu leve a verdade. Onde houver desespero, que eu leve a esperança. Onde houver tristeza, que eu leve a alegria. E onde houver trevas, que eu leve a luz. Ó mestre, fazei que eu procure mais Consolar que ser consolado Compreender que ser compreendido Amar que ser amado Pois, é dando que se recebe É perdoando que se é perdoado E é morrendo que se vive para a vida eterna (2x). LEVANTA-TE Missionária e pastoral Tempo: 5 minutos Participar na Eucaristia (que significa ação de graças) em conjunto, consciencializando a comunidade para o valor do agradecimento. Criar uma dinâmica de dizer obrigado na família e na comunidade.

22 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #13 22 CONTINUA Filme: Ben Hur EU CREIO A ação de graças caracteriza a oração da Igreja que, ao celebrar a Eucaristia, manifesta e cada vez mais se torna naquilo que é. De facto, pela obra da salvação, Cristo liberta a criação do pecado e da morte, para de novo a consagrar e fazer voltar ao Pai, para sua glória. A ação de graças dos membros do corpo participa na da sua Cabeça. (Catecismo da Igreja Católica, n. 2637) Guardar para o caminho Refletimos sobre a importância de saber reconhecer e agradecer tudo quanto temos recebido na nossa vida. Tomámos consciência de que muitos nos têm ajudado e de que como é necessário partilhar o que temos com os outros. Recordámos que cada Eucaristia é uma ação de graças por tudo quanto o Senhor nos dá constantemente. ENCONTRO #13 Levanta-te e reza para não caíres em tentação Texto bíblico: Lc 22, Objetivos: Toma consciência de que Jesus vive de pé os momentos de tentação e sofrimento. Descobre a força da oração perseverante no combate espiritual. Fortalece a tua confiança em Deus, unindo-te à sua cruz. Observações pedagógicas/indicações práticas: Cordas e paus ou canas para cada participante e de uma corda grande e grossa Deverão assegurar-se condições de projeção de um filme O encontro termina com um momento de oração pelo que deverão prever e preparar esse ambiente de recolhimento (cruz grande tipo JMJ, velas...)

23 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #13 23 PREPARA-TE Jornada Mundial da Juventude Materiais: Corda grossa, lenço. Excerto do vídeo - 1m30 ( Tempo: 20 minutos O animador relembra o encontro anterior e a sua temática. Refere depois que normalmente o Evangelho apresenta o verbo levantar como uma ação de Jesus em benefício de outras pessoas. No entanto, no texto bíblico deste encontro, os jovens poderão ver o que levava Jesus a levantar-se e a viver levantado na vida. De seguida, o animador propõe a dinâmica do jogo da corda. Prepara-se uma corda com um lenço no meio e vários nós espaçados ao longo da corda. Constituem-se duas equipas e cada uma segura num extremo da corda. O objetivo é puxar a corda para o seu lado, até passar o lenço, experimentando que quanto mais força se faz de um lado, mais força precisamos de fazer do outro. Constata-se que a equipa que perde tem menos força e que alguns elementos terão estado a dormir não exercendo a força necessária para vencer. Via Sacra JMJ 2011 O animador refere, depois, que a Via Sacra (Via Crucis) é, em cada Jornada Mundial da Juventude, um momento particular em que os jovens são convidados a contemplar a forma como Jesus esteve de pé na vida. A sua caminhada para o Calvário transportando a cruz é um exemplo de luta, perseverança e fidelidade à verdade, ao bem, ao amor e à justiça, diante da adversidade e do sofrimento. Pode-se visualizar um pequeno vídeo referente à Via Sacra (Via Crucis) da JMJ de 2011 Madrid que teve a particularidade de apresentar diversas imagens relacionadas com as tradições locais da semana santa. ESCUTA Querigmática Materiais: Excerto do Filme A Paixão de Cristo Folhas com palavras impressas Folhas brancas Marcadores Tempo: 20 minutos

24 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #13 24 O animador introduz o episódio que irá ser escutado e trabalhado neste encontro. Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 22, 39-46) 39 Então, saindo, foi como de costume para o Monte das Oliveiras. Seguiram-no também os discípulos. 40 Quando chegou ao lugar, disse-lhes: «Rezai para não entrardes em tentação». 41 E Ele afastou-se deles quase à distância do lançamento de uma pedra e, ajoelhando-se, rezava, 42 dizendo: «Pai, se queres, afasta de mim este cálice! No entanto, não se faça a minha vontade, mas a tua». 43 Apareceu-lhe, então, um anjo do céu a confortá-lo. 44 Tendo entrado em agonia, rezava mais intensamente, e o seu suor tornou-se como gotas de sangue que caíam na terra. 45 Levantando-se da oração, ao ir ter com os discípulos, encontrou-os a dormir de tristeza. 46 E disse-lhes: «Porque dormis? Levantai-vos e rezai, para que não entreis em tentação». Palavra da Salvação. Glória a Vós, Senhor. Depois da proclamação do Evangelho, o animador contextualiza o texto, propondo que os jovens se situem face aos sentimentos vividos por Jesus no momento narrado. Pode fazê-lo seguindo duas opções: Opção 1 Referir os seguintes aspetos: Neste momento da vida de Jesus, vemos como Ele está numa encruzilhada: está prestes a ser aprisionado pelos inimigos, será rejeitado, sofrerá muito, da maneira mais humilhante e aviltante. Jesus sente-se sozinho diante das suas dúvidas e angústias. Valerá a pena? Isso é que vai salvar a humanidade? Quem dará valor? Diante do sofrimento atroz, mas salvador, que o espera sente-se tentado a desistir ou a não continuar com a missão, com o projeto de salvação e de amor redentor do Pai motivo pelo qual Jesus foi enviado ao mundo e chegou a este momento? Por isso Jesus escolhe recolher-se em oração e pede aos seus para o acompanhar. Opção 2 Visualizar o trecho do filme A Paixão de Cristo que mostra este episódio e, com base nele, explorar-se os sentimentos de Jesus e tentações que o terão atravessado naquele momento. No final de qualquer uma das opções, os jovens são convidados a registar, num quadro, os sentimentos experimentados por Jesus (coluna 1) e a atitude dos discípulos (coluna 2). Depois deste trabalho individual, partilha-se em grande grupo, construindo um quadro comum.

25 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #13 25 No final, o animador conclui, explorando a contraposição entre a atitude de Jesus: Jesus de pé (=vigilante embora angustiado) face ao comportamento dos discípulos deitados (= a dormir/alheados). Jesus permanece fiel à sua missão graças à oração, ainda que no meio da angústia e do abandono. ACOLHE Querigmática Materiais: vídeo a produzir Para ajudar os jovens a aprofundar a mensagem contida no texto bíblico, propõe-se uma das duas opções: Opção A Testemunho de um jovem que toque os seguintes pontos: missão segundo a vontade de Deus que traz alegria e realização; momento de crise, adversidade e difamação/abandono; as tentações que sentiu de desistir; como a oração foi fundamental para permanecer e não desistir (sentimentos). Opção B Leitura individual do seguinte texto: A oração é o leme que guia a rota de Jesus. Não é o sucesso, não é o consentimento, não é aquela frase sedutora todos te procuram, que ditam as etapas da sua missão. É o modo menos confortável que traça o caminho de Jesus, mas que obedece à inspiração do Pai, que Jesus ouve e acolhe na sua prece solitária. (Papa Francisco, Audiência Geral 4 de novembro. Catequese Jesus, mestre da oração) INTERROGA-TE Humana, espiritual e litúrgica Tempo: música de fundo

26 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #13 26 Tendo por base o quadro construído pelo grupo, segue-se um momento de reflexão pessoal com base nas seguintes questões: Olho para a minha experiência de discípulo: aprendo com Jesus e sigo-o? Reconheço que também abandono Jesus. Em que circunstâncias? Procuro com Deus identificar as minhas tentações (=tudo o que me afasta de Deus e conduz ao pecado): o que me faz afastar do bem? Tenho consciência que a fidelidade e constância exigem luta, vigilância e oração perseverante? PARTILHA Humana, espiritual e litúrgica Tempo: 20 minutos Segue-se uma partilha a pares sobre as respostas de cada um. REZA Espiritual e litúrgica Tempo: 20 minutos Propõe-se um tempo de oração diante de uma grande cruz (pode ser a de Taizé ou uma cruz semelhante à das JMJ). Pretende-se que este seja um momento de oração que fortaleça a confiança em Deus, confiança essa que sustentou a perseverança de Jesus. Assim, podem utilizar-se, em vez dos sugeridos, cânticos ou orações que expressem a confiança em Deus que cuida de nós e nos guia. O espaço da oração pode ser o mesmo ou um espaço distinto. Contudo, importa preparar a ambiência: Cruz Pouca luz (de preferência) Música de fundo Velas (e/ou outra decoração que favoreça a oração de recolhimento) Cordas de sisal para todos os participantes.

27 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO # (Voltar a) projetar o trecho do filme A Paixão de Cristo ou voltar a ler Lc 22, Convidar os jovens a porem-se na pele de Jesus e na dos discípulos. a. Ver o que sentem, as motivações. Pôr em mim: Que medos/ tentações tenho? (Dar nós na corda de sisal, conforme vou identificando essas ocasiões.) b. Jesus pediu aos discípulos que lhe fizessem companhia pela oração. E eu como discípulo? Quanto do meu tempo e de que forma Jesus quer que lhe dê na oração? Faço-lhe companhia? Alimento a minha amizade com ele? c. Formula um compromisso com Jesus: O que Ele me chama a fazer diante da tentação? d. Oração final Sou Tua, ó Jesus, dispõe de mim como melhor Te aprouver. Renuncio a todo o caminho que a Ti não conduza, pois outro caminho não quero. Consagro-Te a minha vontade, que só na Tua ela se confunda, consagro-te inteiramente o meu coração, que só em Ti ele se consuma, consagrando-te a minha vida, é só para Ti eu quero viver. Tantos dons comigo repartiste numa generosidade incompreensível para com a mais miserável das Tuas criaturas... Tudo quero restituir-te para que de tudo disponhas segundo a Tua vontade, e só quisera ter mais para mais depor a Teus Pés. Eu quero fechar-me para sempre na Chaga bendita do Teu dulcíssimo Coração. Prende-me mais e mais nas cadeias do Teu Amor. Quero ser Tua e só Tua no tempo e na eternidade. (Luiza Andaluz) Cântico: Quanto esperei este momento. LEVANTA-TE Missionária e pastoral Tempo: 5 minutos A oração, relação com Deus, é fonte da fidelidade. 1. Pessoal: Constrói em tua casa, uma cruz, o teu Monte das Oliveiras; o teu canto de encontro de Deus, onde irás colocar essa cruz. Na cruz que construíste, ata o cordel da oração de hoje. Por cada vez que superas uma tentação, de cada vez que uma tentação é vencida na força da oração, dás um nó. À medida que superas as tentações, os nós vencidos na cruz encurtam a corda que te aproxima de Jesus.

28 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #14 28 CONTINUA 2. Comunitária: Organizar um tempo de oração diante de uma grande cruz (pode ser a de Taizé, ou uma semelhante à das JMJ) e/ou cenário do Getsémani (projeção). EU CREIO Não entrar em tentação» implica uma decisão do coração: «Onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração [...] Ninguém pode servir a dois senhores» (Mt 6, 21, 24). «Se vivemos pelo Espírito, caminhemos também segundo o Espírito» (Gl 5, 25). É neste consentimento ao Espírito Santo que o Pai nos dá a força. «Não vos surpreendeu nenhuma tentação que tivesse ultrapassado a medida humana. Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados acima das vossas forças, mas, com a tentação, vos dará os meios de sair dela e a força para a suportar» (1 Cor 10, 13). (Catecismo da Igreja Católica, n. 2848) Guardar para o caminho Contemplando a Agonia e todo o sofrimento de Jesus, tomámos consciência de como a oração lhe deu forças para levar a sua missão até ao fim. Descobrimos que também podemos fazer companhia a Jesus na sua oração, em vez de ficarmos a dormir como os discípulos. ENCONTRO #14 Levanta-te com Cristo ressuscitado Texto bíblico: Lc 24, 1-12 Objetivos: Olha o vazio e o silêncio como lugares fecundos Vai ao encontro do outro que experimenta o vazio Observações pedagógicas/indicações práticas: Ver o filme Risen (2016) na semana anterior ao encontro, como preparação.

29 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #14 29 PREPARA-TE Jornada Mundial da Juventude Tempo: 10 minutos Fazendo a ponte com o encontro anterior, o animador refere que um dos objetivos da Jornada Mundial da Juventude é proporcionar a cada jovem um encontro com a pessoa de Jesus Cristo, cujo mistério pascal constitui o coração da revelação de Deus à humanidade. Cristo vive e quer-te vivo é uma das expressões emblemáticas da exortação Cristo Vive, escrita pelo Papa Francisco. A sua ressurreição de entre os mortos é fonte de vida para todos nós. Pelo Batismo, ressuscitámos com Cristo e podemos viver uma vida nova, como filhos de Deus. Na Jornada Mundial da Juventude de Paris, a Vigília de oração, na qual foram batizados alguns catecúmenos, teve como elemento central o sacramento do Batismo. O animador prossegue, convidando os jovens a aprofundar o sentido da ressurreição através da apresentação de um ícone bizantino da ressurreição. Convidando os jovens a identificar alguns elementos do ícone, vai destacando os seguintes aspetos: Este ícone foi pintado por Youssef Al-Musawwer em Representa a descida de Cristo ao mundo dos infernos e a sua vitória sobre a morte e sobre toda a espécie de mal. O título deste ícone aparece descrito na inscrição central: Hanactacic (a ressurreição). Cristo ocupa o centro da composição. O seu corpo parece suspenso no espaço: com o seu corpo ressuscitado, escapa às leis do mundo. Ele derruba as portas do Inferno, depois de as ter despedaçado. Está revestido de uma túnica branca, sob um manto dourado, e é circundado por uma mandorla (figura semelhante a uma amêndoa), composta por múltiplos cambiantes de azul atravessadas por raios de luz que emanam do corpo. Cristo agarra os pulsos de Adão e de Eva, que extrai vigorosamente das trevas da morte. Eva veste-se de vermelho, símbolo da carne e da humanidade, ela que é a mãe dos vivos. Adão e Eva estão sobre um rochedo que forma uma montanha. De um lado e de outro de Cristo figuram dois grupos de personagens do Antigo Testamento. O inferno. Pregos e fechaduras cobrem o buraco negro dos Infernos, semelhante a uma caverna. Satanás surge, sob uma forma repugnante, emergindo de um fogo entre dois sarcófagos de pequenas dimensões. Satanás é representado de perfil, rodeado de chamas, e ergue a cabeça para olhar para Cristo; eleva igualmente as suas mãos para mostrar a sua derrota e a Descida de Cristo ao mundo dos infernos sua submissão a Cristo. Sobre as montanhas comparecem os anjos Gabriel ( Γ ) e Miguel ( M ), tendo nas mãos os instrumentos da Paixão: o primeiro com a esponja e a lança, o segundo a cruz gloriosa.

30 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #14 30 No final da explicação do ícone, leem os seguintes textos que se referem explicitamente ao mistério da ressurreição de Cristo representado no quadro: Texto 1 Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há-de vir a julgar os vivos e os mortos. (Credo, Símbolo dos Apóstolos) Texto 2 «Um grande silêncio reina hoje sobre a terra; um grande silêncio e uma grande solidão. Um grande silêncio, porque o Rei dorme; a terra estremeceu e ficou silenciosa, porque Deus adormeceu segundo a carne e despertou os que dormiam há séculos. Deus morreu segundo a carne e acordou a região dos mortos. Vai à procura de Adão, nosso primeiro pai, a ovelha perdida. Quer visitar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte. Vai libertar Adão do cativeiro da morte, Ele que é ao mesmo tempo seu Deus e seu Filho.» (De uma antiga homilia de Sábado Santo) Depois da leitura dos textos e de uma breve referência à forma como ilustram o que está representado no quadro, introduz-se o texto bíblico da ressurreição. ESCUTA Querigmática Tempo: 15 minutos O animador introduz o episódio que irá ser escutado e trabalhado neste encontro. Evangelho segundo São Lucas (Lc 24, 1-10) 1 Mas, no primeiro dia da semana, ao amanhecer, foram ao sepulcro levando os aromas que tinham preparado. 2 Encontraram a pedra removida do sepulcro 3 e, ao entrarem, não encontraram o corpo do Senhor Jesus. 4 E aconteceu que, estando elas perplexas com isto, eis que se lhes apresentaram dois homens em vestes resplandecentes.

31 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO # Estando elas cheias de medo, e com o rosto inclinado para a terra, eles disseram-lhes: «Porque procurais entre os mortos aquele que está vivo? 6 Não está aqui; ressuscitou. Recordai-vos de como vos falou quando ainda estava na Galileia, 7 dizendo: «É necessário o Filho do Homem ser entregue às mãos de homens pecadores, ser crucificado e ao terceiro dia ressuscitar». 8 Recordaram-se, então, das suas palavras 9 e, ao voltar do sepulcro, anunciaram tudo isto aos onze e a todos os outros. 10 Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago, e as outras que estavam com elas. Diziam estas coisas aos apóstolos, 11 mas estas palavras pareceram-lhes sem sentido e não acreditavam nelas. 12 Mas Pedro, levantando-se, correu para o sepulcro e, debruçando-se, viu apenas as ligaduras de linho. E voltou para casa, admirado com o sucedido. Palavra da Salvação. Glória a Vós, Senhor. No final da proclamação do texto, o animador comenta alguns dos aspetos seguintes: O confronto com o túmulo vazio que as mulheres experimentam é a primeira expressão da ressurreição. É no silêncio que Deus, pela Sua morte, resgata a humanidade. É do silêncio que brota o anúncio. Esta leitura mostra que o silêncio deu lugar ao anúncio dos anjos. Esta experiência tem de ser vivida, porque a simples notícia do sucedido não é suficiente para os apóstolos. Pedro tem de experimentar o silêncio do túmulo vazio para compreender a Ressurreição. Pedro corre para o túmulo vazio. A relação com Deus cria a necessidade de um espaço em que Ele Se revele. Pedro levantou-se, correu e encheu-se de pressa (referência ao hino das JMJ 2023 há pressa no ar ) para tocar o silêncio em que Deus o espera. O vazio em que a Ressurreição tem lugar é condição para a vida eterna. ACOLHE Querigmática Materiais: Testemunha em vídeo Tempo: 5 minutos Propõe-se, de seguida, a visualização do testemunho de uma irmã de clausura, no qual se faz referência ao silêncio como condição para a escuta de Deus. O testemunho deve tocar os seguintes aspetos: Em que medida pode o silêncio ser fecundo, lugar de encontro? Em que medida os momentos de incompreensão, incapacidade, vazio ou dor nos conduzem também à salvação?

32 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #14 32 INTERROGA-TE Humana, espiritual e litúrgica Materiais: Grelha A presença de Deus na minha vida (exemplo no final do encontro) Tempo: 30 minutos Após o vídeo, propõe-se o preenchimento de uma grelha A presença de Deus na minha vida em que cada um é convidado a referenciar as experiências da ausência ou da presença de Deus por si vividas, com base nos seguintes passos: Identifico os momentos em que me senti mais cheio/a e mais vazio/a de Deus - senti Deus mais próximo ou senti Deus mais ausente. Nos momentos mais altos, de que forma senti a presença de Deus? E nos momentos mais baixos, será que Deus esteve presente, mesmo que de uma forma diferente, e eu não percebi? Na coluna Momentos da vida, os jovens registam diversos momentos da sua vida em que sentiram a ausência ou a proximidade de Deus. Nas colunas presença/ ausência descrevem o que sentiram nesses momentos. O objetivo é fazer com que o jovem olhe para toda a sua vida e identifique os momentos em que se deparou com o vazio. Olhar para a sua própria história como um todo e tentar ver se desse vazio brotou mais vida. Tentar perceber se Deus esteve ou não presente nesses momentos. A pergunta que predomina quando nos encontramos num sofrimento é Porquê?, Porquê a mim?, Porquê agora?, Porquê?. Mas a pergunta que move um cristão é Para quê?. Desafiar o jovem a olhar para esses momentos e perceber se já existe resposta para a pergunta do Para quê?. PARTILHA Humana, espiritual e litúrgica Tempo: 20 minutos Neste momento, os jovens são convidados a partilhar o resultado do gráfico e, se quiserem, situações concretas das suas vidas. No fim da partilha, o animador deve enfatizar que nenhuma história é melhor ou pior que a outra. Que são histórias conduzidas por Deus e onde Deus atua concretamente. Todas as histórias são santas e bonitas, pois é a história da salvação de cada um. Durante a nossa vida somos confrontados com vazios e sofrimentos que não têm resposta. As mulheres foram também confrontadas com o túmulo vazio, mas os anjos foram ao encontro delas e relembraram-lhes que aquele momento não era razão para preocupação pois,

33 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #14 33 na verdade, Jesus tinha ressuscitado. Jesus morreu na cruz para que pudesse ressuscitar gloriosamente. A cruz é gloriosa. Assim também na nossa vida, Deus não se engana. Deus permite os vazios para se manifestar de forma gloriosa. Por vezes a compreensão desta realidade demora tempo. Termina-se esta reflexão com a leitura do seguinte texto: «A formação da pérola pode levar anos. E tem como origem um sofrimento da própria ostra, em que essa ferida é envolvida por uma substância cicatrizante originando a pérola. E ninguém discute a beleza desta imperfeição transformada. Às vezes, o tempo, a oração perseverante, pode levar-nos a perceber, mesmo que demore. Portanto, também nós temos de ser pacientes, e perseverar no Senhor, pois Ele também envolve os nossos vazios com a Sua matéria cicatrizante, o amor. Não devemos ter medo de testemunhar a mão de Deus na nossa própria vida, traduzida em factos concretos.» (Paolo Scquizzato, Elogio da Imperfeição) REZA Espiritual e litúrgica Materiais: Cântico: Tempo: 10 minutos Propõe-se como momento de oração em silêncio diante do Santíssimo Sacramento, onde os jovens são convidados a rezar o gráfico da sua vida. Cântico inicial: Sim, Jesus Momento de silêncio para oração pessoal a partir do gráfico da própria vida. Oração em conjunto: Rezar o vazio Sim, Jesus Ensina-nos, Senhor, a rezar este vazio. O vazio transportado por um medo que não conhecíamos e que parece agora um inquilino da nossa alma. O vazio dos espaços em isolamento. O vazio da vida que se faz sentir como suspensa. O vazio das horas que quem está na solidão conta de maneira diferente. O vazio das incertezas que se acumulam, e das quais ainda não falámos. O vazio dos olhos daqueles que veem sofrer e os olhos dos muitos que sofrem sem que nós os vejamos. O vazio de tudo aquilo que, de um instante para o outro, é adiado. O vazio daquela mulher idosa que passa o dia inteiro com o rosto contra o vidro da janela. O vazio do refugiado que vê a sua esperança negada por um carimbo.

34 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #14 34 O vazio do jovem diante de um futuro que escapa cada vez mais, como um pensamento distante. O vazio que nos chega como um aviso de despejo da vida autêntica. O vazio dos encontros e das conversas de que agora precisaríamos. O vazio que os amigos notam. O vazio dos risos. O vazio de todos os abraços não dados. O vazio da proximidade proibida. O vazio no qual não Te vemos. Card. José Tolentino Mendonça In Avvenire Segue-se a bênção, ou simplesmente a reposição do Santíssimo. LEVANTA-TE Missionária e pastoral Tempo: 5 minutos Os jovens são convidados a visitar alguém que esteja a viver alguma forma de vazio ou de perda, individualmente ou em grupo. CONTINUA Ler o livro (ou 1.º capítulo, pelo menos) O Elogio da Imperfeição de Paolo Scquizzato EU CREIO Maria Madalena e as santas mulheres, que vinham para acabar de embalsamar o corpo de Jesus, sepultado à pressa por causa do início do Sábado, no fim da tarde de Sexta-feira Santa, foram as primeiras pessoas a encontrar-se com o Ressuscitado. Assim, as mulheres

35 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #15 35 foram as primeiras mensageiras da ressurreição de Cristo para os próprios Apóstolos. Em seguida, foi a eles que Jesus apareceu: primeiro a Pedro, depois aos Doze. Pedro, incumbido de consolidar a fé dos seus irmãos, vê, portanto, o Ressuscitado antes deles e é com base no seu testemunho que a comunidade exclama: «Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão» (Lc 24, 34.36). (Catecismo da Igreja Católica, n. 641) Guardar para o caminho Diante do túmulo de Jesus vazio, descobrimos o valor do silêncio. Compreendemos que vale a pena fazer silêncio na nossa vida para nos encontrarmos verdadeiramente com Deus e com a sua vontade a nosso respeito. Entendemos também que podemos e devemos ir ao encontro de quem se sente vazio, ajudando a encher esse vazio. Grelha: A presença de Deus na minha vida Momentos da vida Presença de Deus Ausência de Deus ENCONTRO #15 Levanta-te e regressa Texto bíblico: : Lc 24, Objetivos: Sente que Jesus caminha ao teu lado, fala contigo e se preocupa com o que sentes. Acredita que a Paixão de Jesus é expressão da plena solidariedade de Deus com a nossa humanidade. Assume-te como peregrino/a da JMJ Lisboa Observações pedagógicas/indicações práticas: Neste encontro propõe-se a realização de uma pequena peregrinação, pelo que se deve avisar os participantes com antecedência e agendar um dia e horário que seja mais conveniente. Os jovens deverão levar uma pequena mochila com água, Bíblia, o guião do peregrino e um pequeno pão. Propõe-se uma peregrinação curta, podendo escolher-se uma igreja da paróquia, um santuário diocesano, a paróquia vizinha ou a Igreja JMJ da diocese, mas fundamentalmente que a longa distância, ou a dificuldade do caminho, não seja o mais determinante na escolha do lugar.

36 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #15 36 O encontro termina com a celebração da Eucaristia, pelo que se deve preparar previamente com o pároco, ou outro sacerdote, ou integrar o grupo nalguma celebração da comunidade. PREPARA-TE Jornada Mundial da Juventude Materiais: Foto de uma caminhada dos jovens numa JMJ. Tempo: 10 minutos O encontro começa com a referência à Jornada Mundial da Juventude como uma grande peregrinação dos jovens de todo o mundo a uma cidade, com o Santo Padre. Mostra-se a foto, salientando-se os seguintes aspetos: Para quem participou numa JMJ, todos os dias há necessidade de caminhar: do local de alojamento até aos transportes públicos ou até aos locais de encontros e catequeses; à tarde, a caminhada pela cidade e até aos espaços onde decorrem as atividades culturais e religiosas; à noite, andar até aos locais dos atos centrais, e ficar algum tempo em pé; e depois, voltar para casa. A caminhada para a vigília é inesquecível, é um dos grandes desafios de uma JMJ. Por exemplo, no Rio de Janeiro foram entre 6 a 13 km. Em Madrid, foram de 2 a 4, mas em Colónia, foram cerca de 20 km. Na véspera do encerramento da JMJ, os jovens caminham até chegar ao local onde decorrerão os eventos finais, a vigília e Missa com o Papa e onde pernoitam. Este percurso é sempre um momento marcante de interajuda e de convívio que nos faz entrar no espírito de peregrinos JMJ. Se é muito duro!? Pode ser um pouco, mas vale a pena! Afinal, uma JMJ é uma peregrinação, um itinerário de fé; para estar lá, é preciso estar preparado de alma e corpo. O animador destaca o facto de uma JMJ ser uma peregrinação, que começa bem antes do início da jornada, na casa, grupo e comunidade de cada um. Uma peregrinação é um caminho feito com os olhos postos numa meta, um santuário, onde esperamos que aconteça um encontro especial. Assim será também na JMJ Lisboa 2023 como em qualquer JMJ. O animador pode dialogar com os participantes sobre as várias experiências de peregrinação que já fizeram. É natural que se centrem na questão da dificuldade do caminho, mas o animador deve levar à compreensão da peregrinação como uma experiência global mais profunda e espiritual. Pede, depois, que, numa chuva de ideias, os jovens identifiquem alguns elementos comuns a qualquer peregrinação. No final, pode completar com as seguintes ideias: Começa muito antes de começar a caminhada, identificando os percursos, convidando e organizando o grupo que vai comigo Para que a peregrinação seja uma experiência marcante é também fundamental que seja bem preparada espiritualmente; ir criando as condições para que Jesus

37 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #15 37 comece a caminhar comigo desde o primeiro dia, para que o encontro final seja a cereja no topo do bolo. A peregrinação é também uma experiência de desprendimento. Exemplo disso é a preparação da bagagem, quando se percebe que há coisas supérfluas que não é necessário levar. Quando entramos numa peregrinação, como a JMJ, acabamos por nos desligar do mundo e viver intensamente a experiência. Peregrinar é também viver para os outros, estar disponível para conhecer os outros peregrinos e estar atento às suas necessidades. Termina, referindo que assim será também nesta peregrinação rumo à JMJ Lisboa 2023; mesmo sendo uma peregrinação diferente, tem, à sua maneira, estas características. O caminho para a JMJ 2023 está já a começar para que a chegada a Lisboa seja vivida com toda a intensidade de encontro com Deus e com todos os outros que acreditam n Ele. No final refere que o encontro de hoje vai lembrar-nos esta condição de peregrinos da JMJ Lisboa Vamos peregrinar. Como peregrinos, os jovens apetrecham a sua mochila com um alimento essencial e ao mesmo tempo simbólico. É entregue um pão a cada participante para levar na mochila durante toda a peregrinação. O animador informa que este encontro vai acontecer em forma de peregrinação e vão fazê-lo dois a dois, como sugere o texto dos Discípulos de Emaús. Para isso, vão fazê-lo em duplas pré-definidas ou aleatórias através de alguma dinâmica simples. Devem juntar-se dois a dois a partir deste momento. ESCUTA Querigmática Tempo: 5 minutos Os jovens leem o texto bíblico que vai inspirar este encontro em forma de peregrinação (Lc 24, 13-35). (o texto deve ser lido com os títulos e por leitores diferentes) Do Evangelho segundo S. Lucas Um caminho cheio de tristeza (Lc 24,13-16) 13 Nesse mesmo dia, dois dos discípulos iam a caminho de uma aldeia chamada Emaús, que ficava a cerca de duas léguas de Jerusalém; 14 e conversavam entre si sobre tudo o que acontecera. 15 Enquanto conversavam e discutiam, aproximou-se deles o próprio Jesus e pôs-se com eles a caminho; 16 os seus olhos, porém, estavam impedidos de o reconhecer. Uma conversa sobre deceções (Lc 24,17-24) 17 Disse-lhes Ele: «Que palavras são essas que trocais entre vós, enquanto caminhais?» Pararam entristecidos. 18 E um deles, chamado Cléofas, respondeu: «Tu és o único forasteiro

38 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #15 38 em Jerusalém a ignorar o que lá se passou nestes dias!» 19 Perguntou-lhes Ele: «Que foi?» Responderam-lhe: «O que se refere a Jesus de Nazaré, profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; 20 como os sumos sacerdotes e os nossos chefes o entregaram, para ser condenado à morte e crucificado. 21 *Nós esperávamos que fosse Ele o que viria redimir Israel, mas, com tudo isto, já lá vai o terceiro dia desde que se deram estas coisas. 22 É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deixaram perturbados, porque foram ao sepulcro de madrugada 23 e, não achando o seu corpo, vieram dizer que lhes apareceram uns anjos, que afirmavam que Ele vivia. 24 Então, alguns dos nossos foram ao sepulcro e encontraram tudo como as mulheres tinham dito. Mas, a Ele, não o viram.» Uma conversa bíblica cheia de esperança (Lc 24,25-27) 25 Jesus disse-lhes, então: «Ó homens sem inteligência e lentos de espírito para crer em tudo quanto os profetas anunciaram! 26 Não tinha o Messias de sofrer essas coisas para entrar na sua glória?» 27 *E, começando por Moisés e seguindo por todos os Profetas, explicou-lhes, em todas as Escrituras, tudo o que lhe dizia respeito. Uma refeição em família (Lc 24,28-31) 28 Ao chegarem perto da aldeia para onde iam, fez menção de seguir para diante. 29 Os outros, porém, insistiam com Ele, dizendo: «Fica connosco, pois a noite vai caindo e o dia já está no ocaso.» Entrou para ficar com eles. 30 E, quando se pôs à mesa, tomou o pão, pronunciou a bênção e, depois de o partir, entregou-lho. 31 Então, os seus olhos abriram- -se e reconheceram-no; mas Ele desapareceu da sua presença. Um caminho cheio de alegria (Lc 24,32-35) 32 Disseram, então, um ao outro: «Não nos ardia o coração, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?» 33 Levantando-se, voltaram imediatamente para Jerusalém e encontraram reunidos os Onze e os seus companheiros, 34 que lhes disseram: «Realmente o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!» 35 E eles contaram o que lhes tinha acontecido pelo caminho e como Jesus se lhes dera a conhecer, ao partir o pão. ACOLHE Querigmática Materiais: Quadro Uma conversa sobre as deceções em branco para cada jovem. Tempo: 10 minutos Depois da leitura, o animador propõe aos jovens uma primeira abordagem do texto, pedindo que se centrem no trecho Uma conversa sobre deceções (Lc 24,17-24) e identifiquem quatro deceções presentes no texto. Para este trabalho é distribuído um documento

39 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #15 39 próprio. A partir da passagem bíblica, identificam cada uma das deceções e tentam explicar por palavras suas o seu sentido. O animador pode complementar com os elementos do quadro preenchido. Introduz o trabalho, referindo que Jesus Ressuscitado mete conversa e acompanha os discípulos no caminho, sem que eles o reconheçam. Pergunta pelo motivo da sua tristeza, escuta, interpreta os acontecimentos à luz da Bíblia e permanece todo o caminho com estes discípulos. Eles não reconheciam Jesus porque não conseguiam ver para além da tristeza que sentiam. Entretanto, aquele companheiro de caminhada, mete conversa com os dois discípulos sobre as deceções que sentiam. 1ª deceção «Tu és o único forasteiro em Jerusalém a ignorar o que lá se passou nestes dias!» Deceção: Afinal Jesus não era assim tão relevante para toda a gente, como era para eles. Reflexão: Nem todas as pessoas têm a graça de conhecer Jesus e de se sentirem tocadas pela sua presença. Há quem não se interesse pela sua vida espiritual ou até despreze quem cuide da sua espiritualidade. Os próprios discípulos de Emaús poder-se-ão ter questionado se os indiferentes ou inimigos de Jesus não teriam razão. 2ª deceção Foi um profeta poderoso em ação e palavras, diante de Deus e de todo o povo Deceção: Afinal as palavras de Jesus não eram assim tão poderosas, nem sequer conseguiram convencer as autoridades políticas e religiosas. Reflexão: Os discípulos não tinham entendido que o poder de Jesus não era um poder político, mas um poder espiritual. Estavam enganados, à espera de que Jesus tomasse conta do governo de Israel. Muitas vezes, esperamos que Deus se manifeste como nós pensamos; mas os caminhos de Deus são muitas vezes incompreensíveis. Acontece tantas vezes só mais tarde percebermos como afinal Deus esteve sempre presente. Aqui a perseverança na fé é fundamental. 3ª deceção Entregaram-no, para ser condenado à morte e crucificado. Deceção: Acabou-se tudo... aquele em quem tinham posto todas as esperanças tinha sido morto e tudo parecia não ter passado de uma ilusão que foi boa enquanto durou. Reflexão: Os discípulos ainda não tinham entendido que, para Jesus, a morte não era uma derrota, mas o caminho para alcançar a vitória. Para ser uma vitória total, sem deixar nada por derrotar, Jesus tinha que ser morto, para que até a morte fosse derrotada. A morte não é problema para Deus e, para Jesus, plenamente Deus, a morte foi apenas um passo para mostrar, sem qualquer dúvida, que Deus deseja libertar o Homem, sem nunca o deixar sem respostas, até para a morte. Jesus tinha de sofrer? Jesus tinha que passar pela morte? - Não tinha que sofrer porque Deus fosse cruel e desejasse ver sangue, mas foi necessário o seu sofrimento porque a redenção acontece no meio da desgraça, ali onde o mal anda solto, aí onde parece que não há mais nada e tudo acaba, no sofrimento e na morte, Deus diz que está aí, connosco.

40 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO # ª deceção Nós esperávamos que fosse Ele o que viria redimir Israel, mas, com tudo isto, já lá vai o terceiro dia desde que se deram estas coisas. Deceção: Os discípulos estavam convencidos que Jesus viria fazer algo de extraordinário e libertador para Israel como resultado das suas palavras e da sua ação terrena. Reflexão: A esperança dos discípulos de Emaús era muito limitada no tempo e no espaço. Não entendiam que a redenção (libertação) que Jesus tinha para oferecer não era apenas para eles, há dois mil anos, naquele lugar e momento da história. Jesus vem trazer uma nova esperança para todos, em qualquer momento da história. Ao ressuscitar, Jesus passa a estar presente aqui, hoje, com a mesma força e presença com que esteve ao lado dos discípulos. No final do exercício, o animador conclui: Jesus, através das Escrituras e da sua presença, ajudou aqueles discípulos a perceber que aquelas deceções eram apenas aparentes, causadas por deixarem sobrepor a tristeza à capacidade de acolher a alegria de Deus. Assim acontece nas vezes em que nos sentimos dececionados por Deus ou por alguém de quem esperávamos mais. Não será muitas vezes apenas a nossa incapacidade de acolher a presença da alegria de Deus a impor-se nos nossos sentimentos? INTERROGA-TE Humana, espiritual e litúrgica Tempo: 20 minutos (ou consoante o percurso definido) Dá-se, então, início à peregrinação, para a qual são dadas as seguintes indicações: O caminho vai ser feito em pares (dois a dois). Devem procurar distanciamento entre as duplas, para que possam conversar à vontade. Se quiserem, podem parar ao longo do caminho nalgum lugar tranquilo para fazer a proposta de reflexão. A reflexão consiste em olhar para as várias razões que deixaram os discípulos de Emaús dececionados e deixar que a resposta que Jesus lhes deu ilumine as nossas deceções com Deus, com a vida, com os outros O animador lembra que, no final, os jovens serão convidados a partilhar livremente a sua reflexão com o grupo. Para orientar essa reflexão, partem do seguinte texto e devem recorrer ao quadro Uma conversa sobre deceções completando-o com elementos da sua reflexão e vivência pessoal. O texto introdutório da caminhada é distribuído a cada par. Uma conversa bíblica cheia de esperança (Lc 24,25-27) [dois a dois]

41 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #15 41 Os discípulos de Emaús saíram de Jerusalém cheios de tristeza, partilharam as suas deceções, mas, entretanto, ao longo do caminho, a conversa com Jesus fez com que as suas deceções e tristezas começassem a dissipar-se e tudo começasse a ganhar sentido. Esta pequena peregrinação pretende que nos confrontemos com as nossas deceções de fé ou da vida e sentir o que o Senhor nos quer dizer acerca delas. PARTILHA Humana, espiritual e litúrgica Tempo: 20 minutos Durante a caminhada, existe um espaço previamente definido para uma paragem, (no destino da peregrinação ou nalgum ponto intermédio) onde cada elemento partilha livremente com o resto do grupo a reflexão feita em pares ao longo do caminho. REZA Espiritual e litúrgica Tempo: 45 minutos Chegados ao destino da peregrinação, a par com o que aconteceu com os discípulos de Emaús, é desejável que o grupo participe numa celebração da Eucaristia. Se a celebração for exclusiva com o grupo, os jovens podem preparar os diversos momentos da celebração. Se for numa celebração da comunidade, deve prever-se a melhor forma de os jovens participarem. Se for possível, em diálogo com o celebrante, pode ler-se o Evangelho dos discípulos de Emaús e usar-se a Oração Eucarística V/A. Se não for possível haver celebração da Eucaristia, prepara-se uma celebração da Palavra. No início, todos os participantes devem colocar o pão que trouxeram na mochila num cesto, diante do altar, onde ficarão até ao fim da celebração. A celebração começa com a seguinte introdução. Uma refeição em família (Lc 24,28-31)

42 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #15 42 Os discípulos, finalmente, reconheceram que aquele desconhecido era Jesus. Quando Jesus se sentou à mesa com os discípulos e partiu o pão diante deles, eles compreenderam todas as suas palavras ao longo do caminho e tudo o que tinha acontecido em Jerusalém. Perceberam, pelo partir do pão, tal como nós na Eucaristia, que Jesus morreu, mas não desapareceu, permanece vivo, ressuscitado e, na Eucaristia, uma refeição em família, podemos vê-lo, tocá-lo e recebê-lo, sentir que está vivo e como nunca deixou de estar presente. LEVANTA-TE Missionária e pastoral Tempo: 5 minutos Um caminho cheio de alegria - o regresso (Lc 24,32-35) No final da celebração propõe-se um gesto, cujos objetivos são expostos aos participantes pelo animador: A fé celebrada na Eucaristia, onde Jesus se faz presente, não pode ficar dentro na Igreja. Tem de ser prolongada com gestos concretos de amor, doação e partilha. Partilha dos nossos bens materiais (pão), mas também dos nossos bens espirituais (reflexão e meditação). Os discípulos reconheceram Jesus ao partir do pão, como acontece em cada Eucaristia e sempre que partilhamos com os outros a vida e o pão. Quando nos encontramos com Jesus, como os discípulos na fração do pão, sentimos necessidade de voltar para casa e partilhar essa alegria com os que precisam de conhecer essa boa notícia. Antes da bênção final (ou num momento só com o grupo se a Missa for com a comunidade) cada participante recolhe um pão dos que foram deixados diante do altar durante a celebração. Convida-se os jovens participantes a levar esse pão para casa. Em casa, à mesa de uma refeição, partem e partilham o pão entre todos os elementos da família e fazem a seguinte oração, de mãos dadas: Tu, Senhor Jesus, foste companheiro de viagem dos discípulos de Emaús. Ao longo da caminhada de hoje também senti que caminhavas comigo. Na presença dos amigos e na meditação da Tua Palavra senti que Tu me acompanhavas, ajudando-me a compreender as minhas deceções. Através deste gesto de partilha com a minha família quero partilhar com eles como é bom caminharmos, contigo ao nosso lado. Foi numa refeição em família que os discípulos Te reconheceram. Aqui, à mesa com a minha família, quero pedir-te, Jesus, que o amor, a união e a partilha entre nós, nos faça sentir sempre a tua presença forte de modo que nenhuma deceção nos faça desistir de viver na alegria.

43 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #15 43 Ámen. Os jovens são desafiados a conversar à mesa sobre a experiência e a reflexão feita durante a peregrinação, aproveitando também para conversar em família sobre a JMJ. CONTINUA Tempo: 125 minutos (variável consoante o percurso da peregrinação) Além da proposta da partilha do pão e da oração em família, convida alguém para ir contigo à Missa no Domingo para que outros façam a mesma experiência de encontrarem o Senhor onde ele se revela de forma mais visível: na fração do pão. EU CREIO Tendo passado deste mundo para o Pai, Cristo deixou-nos na Eucaristia o penhor da glória junto d Ele: a participação no santo sacrifício identifica-nos com o seu coração, sustenta as nossas forças ao longo da peregrinação desta vida, faz-nos desejar a vida eterna e desde já nos une à Igreja do céu, à Santíssima Virgem e a todos os santos. (Catecismo da Igreja Católica, n. 1419) Guardar para o caminho Tomámos consciência de que Jesus caminha ao nosso lado, fala connosco, vive connosco. Compreendemos que a Paixão de Jesus mostra como Deus está realmente connosco nas nossas debilidades e sofrimentos e como, com Ele, podemos vencê-los. Sentimo-nos já a caminho da grande peregrinação que é a JMJ.

44 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #16 44 ENCONTRO #16 Levanta-te e reconhece Texto bíblico: At 3, 1-11 Objetivos: Reconhece que os apóstolos participam na missão de levantar outros. Interpreta a situação dos jovens de hoje. Sente-te enviado por Jesus como portador de vida e de cura. Observações pedagógicas/indicações práticas: A partir deste encontro inicia-se a leitura de textos do Livro dos Atos dos Apóstolos, para os quais se segue a versão litúrgica. PREPARA-TE Jornada Mundial da Juventude Materiais: vídeo Tempo: 10 minutos (vídeo 4 minutos) O animador começa por referir que neste encontro se inicia o percurso pelo livro dos Atos dos Apóstolos, também escrito por São Lucas. Este livro narra a aventura da Igreja evangelizadora que, como Maria, é chamada a partir apressadamente em missão, especialmente os jovens que se preparam para viver a JMJ Lisboa Sugere-se que se cante o hino da JMJ Lisboa De seguida, propõe-se a visualização de um vídeo, em que o apóstolo Pedro conta um pouco da sua experiência como discípulo e evangelizador. Este vídeo visa preparar os jovens para o momento da Escuta do texto dos Atos dos Apóstolos, no qual se vê como os primeiros discípulos de Jesus participam da sua missão salvífica de levantar outros. Poderá ser interessante não revelar aos jovens que é Pedro que lhes fala, mas sim desafiá-los a tentar descobrir ao longo do vídeo a identidade do narrador. O texto que se segue é a transcrição do vídeo com algum contexto adicional. Foi na Galileia que o vi pela primeira vez. Junto ao lago de Tiberíades onde trabalhava como pescador. Para mim, desde o início, Jesus foi uma novidade constante: primeiro, a beleza de me ter escolhido para discípulo; depois os discursos, as pregações e os milagres; a sua atenção e predileção pelos mais frágeis: as viúvas, os leprosos e até estrangeiros. A sua pessoa sempre me fascinou.

45 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #16 45 Mas para que não restem dúvidas, mesmo após 3 anos com o Mestre, fui um discípulo algumas vezes medroso, chegando mesmo a negá-lo por três vezes. A vida tem, de facto, altos e baixos e eu, totalmente convencido das minhas forças, tinha-me comprometido a seguir Jesus em todos os momentos. Aí fracassei. Todo o processo do seu julgamento e a sua morte da Cruz foram momentos de grande dor, desorientação e incompreensão. No entanto, a ida ao sepulcro na manhã de Páscoa e o encontro com Jesus vivo e ressuscitado fizeram nascer em mim a esperança, a confiança e a alegria. Perante a novidade de Jesus e a sua presença após a sua morte, todos nos perguntámos: o que devemos fazer? Compreendem que não deixámos de ser judeus e continuámos a cumprir os ritos religiosos do judaísmo e a frequentar o Templo de Jerusalém. Para nós que O seguimos, ter Jesus como o centro da nossa fé não nos fazia nem anular nem rejeitar a nossa fé: a nossa herança é judaica e o nosso salvador é Jesus, o messias prometido. É claro que para nós Jesus revela-nos Deus como nunca antes poderíamos imaginar: o Deus todo-poderoso e eterno fazer-se homem? Encarnar? Tomar verdadeira carne humana para a redenção, libertação e plena felicidade do homem? Depois da ressurreição de Jesus e do Pentecostes anunciei corajosamente o amor de Deus revelado em Jesus. Um dia em que fui ao Templo com João, pudemos experimentar a força amorosa da salvação de Jesus que atua em nós para benefício dos outros. Depois do vídeo, proclama-se a passagem bíblica de At 3, 1-11 ESCUTA Querigmática Tempo: 5 minutos Do Livro dos Atos dos Apóstolos (3, 1-11) 1 Pedro e João subiam ao templo para a oração das três horas da tarde. 2 Trouxeram então um homem, coxo de nascença, que colocavam todos os dias à porta do templo, chamada Porta Formosa, para pedir esmola aos que entravam. 3 Ao ver Pedro e João, que iam a entrar no templo, pediu-lhes esmola. 4 Pedro, juntamente com João, olhou fixamente para ele e disse-lhe: «Olha para nós». 5 O coxo olhava atentamente para Pedro e João, esperando receber deles alguma coisa. 6 Pedro disse-lhe: «Não tenho ouro nem prata, mas dou-te o que tenho: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda». 7 E, tomando-lhe a mão direita, levantou-o. Nesse instante fortaleceram-se-lhe os pés e os tornozelos, 8 levantou-se de um salto, pôs-se de pé e começou a andar; depois entrou com eles no templo, caminhando, saltando e louvando a Deus. 9 Toda a gente o viu caminhar e louvar a Deus 10 e, sabendo que era aquele que costumava estar sentado, a mendigar, à Porta Formosa do templo, ficaram cheios de admiração e assombro pelo que lhe tinha acontecido.

46 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO # E como ele não largava Pedro e João, todo o povo, cheio de assombro, acorreu para junto deles, sob o pórtico de Salomão. Palavra do Senhor Graças a Deus ACOLHE Querigmática Materiais: O quadro encontra-se no final Tempo: 20 minutos O animador desafia os jovens, a acompanhar os discípulos através de uma interpretação dos seguintes verbos presentes na passagem bíblica. Os jovens deverão preencher um quadro Cura do coxo à porta do templo onde se encontram estes verbos. Depois escrever a passagem bíblica onde cada um deles se encontra, descrever a ação ou a atitude dos apóstolos e, finalmente, relacionar esse verbo com a sua própria vida. Para ajudar os jovens neste exercício, pode ajudar a seguinte interpretação: Subir Pedro e João subiam em direção ao Templo, lugar do encontro com Deus. Atualmente, a nossa subida ao templo é ir ao encontro de Jesus nos sacramentos (Eucaristia, Reconciliação). Olhar Os discípulos estavam atentos àquilo que os rodeava e por isso viram o coxo e olharam- -no nos olhos. Muitas vezes na nossa vida precisamos de seguir o exemplo de Pedro e João e não nos deixar abstrair das necessidades daqueles que nos rodeiam. Ter Pedro tem a consciência de que não tinha ouro nem prata, mas sabia que tinha algo mais valioso, que tinha Jesus! O homem coxo que queria ter mais, recebeu algo melhor, que foi o ser curado. Às vezes, no nosso dia-a-dia sentimo-nos impotentes por não ter nada para dar ao outro, mas estamos enganados, temos sempre a possibilidade de dar ao próximo, através da nossa vida, a possibilidade de descobrirem o amor e a misericórdia infinita de Deus. Dar O coxo encontra-se à porta do templo, numa situação de mendicidade. Pedro quando chega ao seu encontro diz-lhe que não lhe dará ouro nem prata, mas sim Jesus, pois Pedro sabia que esse era o bem mais valioso que podia dar ao coxo. O discípulo tinha também consciência que o poder da cura não era seu, mas do Senhor.

47 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #16 47 Levantar Esta leitura surge num contexto de pós-ressurreição, o que quer dizer que Pedro já tinha negado Jesus. No entanto, ele agora encontrava-se capaz de fazer os mesmos gestos do Senhor, curando em seu nome. Pedro levantou aquele homem em nome de Jesus. Entrar O encontro dos discípulos com este homem, não foi um momento isolado com fim em si mesmo. Este encontro foi apenas o início, porque este homem levantou-se, começou a andar, mas ele não seguiu um caminho qualquer, ele acompanhou os discípulos e entrou no templo com eles. Louvar O louvor brota do levantar que os discípulos operam em nome de Jesus. Quando manifestamos a nossa fé no Senhor e realizamos uma missão enviados por Ele, testemunhamos a sua vida ressuscitada no mundo, sendo que essa verdade é motivo de louvor, alegria e esperança para todos quantos nos encontram. INTERROGA-TE Humana, espiritual e litúrgica Tempo: 20 minutos Para este momento, os jovens são desafiados a deixarem-se inquietar por um poema de Daniel Faria. Este poeta decidiu entrar no Seminário Maior do Porto, mas nos primeiros anos do estudo de Teologia sentiu um chamamento para a vida contemplativa o que o levou a ingressar no mosteiro beneditino de Singeverga, na freguesia de Roriz. Daniel era um leitor voraz e desde cedo começou a escrever poesia. Em 1999, aos 28 anos, morreu precocemente numa queda trágica no mosteiro. O poema proposto Homens que são como lugares mal situados faz uma radiografia das pessoas do nosso tempo onde os jovens se podem ver, também, a si mesmos. Propõe-se uma leitura individual do texto e a resposta às questões que surgem no final. Para ajudar a reflexão individual, o animador pode comentar algumas expressões que considere mais significativas ou interpeladoras. Homens que são como lugares mal situados Homens que são como lugares mal situados Homens que são como casas saqueadas Que são como sítios fora dos mapas Como pedras fora do chão Como crianças órfãs Homens agitados sem Para lembrar onde repousem Homens que são como fronteiras invadidas Que são como caminhos barricados Homens que querem passar pelos atalhos sufocados

48 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #16 48 (...) Homens que são como danos irreparáveis Homens que são sobreviventes vivos Homens que são sítios desviados Do lugar ( ) Homens que são como projetos de casas Em suas varandas inclinadas para o mundo Homens nas varandas voltadas para a velhice Muito danificados pelas intempéries Homens cheios de vasilhas esperando a chuva Parados à espera De um companheiro possível para o diálogo interior Daniel Faria, Homens que são como lugares mal situados, Homens muito voltados para um modo de ver Um olhar fixo como quem vem caminhando ao encontro De si mesmo Homens tão impreparados tão desprevenidos Para se receber (...) Não nos aproximemos dos homens que põem as mãos nas grades Que encostam a cabeça aos ferros Sem outras mãos onde agarrar as mãos Sem outra cabeça onde encostar o coração Não lhes toquemos senão com os materiais secretos Do amor. Não lhes peçamos para entrar Porque a sua força é para fora e a sua espera É a fé inabalável no mistério que inclina Os homens por dentro Não os levantemos Nem nos sentemos ao lado deles. Sentemo-nos No lado oposto, onde eles podem vir para erguer-nos A qualquer instante. Pontos de reflexão: Os jovens são convidados a responder a algumas questões de forma mais pessoal, explorando a caracterização e respetiva interpretação dos homens. Que homens reconheces neste texto? Quem são os homens que precisas de ajudar a levantar hoje no teu quotidiano?

49 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #16 49 PARTILHA Humana, espiritual e litúrgica Tempo: 20 minutos O animador desafia os jovens a continuar o poema de Daniel Faria, substituindo a expressão Homens que... por Jovens que : Jovens que são como lugares mal situados Jovens que Depois de um momento pessoal em que o jovem elabora o próprio poema, o grupo é convidado a partilhar. REZA E PARTILHA Espiritual e litúrgica Materiais: música Cristo em Mim ( Tempo: 10 minutos Propõe-se, de seguida, um momento de oração no qual os jovens são chamados a deixar que o Senhor toque o seu coração, os encha do seu Espírito e os leve a levantar outros em seu nome. Cântico inicial Cristo em mim Cristo em mim Senhor faz que olhem para mim só te vejam a ti. Não ser eu quem fala, mas só Tu! Só Cristo em mim! Palavra de Deus Pedro disse-lhe: «Não tenho ouro nem prata, mas o que tenho, isto te dou: Em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda!» E, segurando-o pela mão direita, ergueu-o.

50 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #16 50 Meditação Nós «fomos salvos por Jesus: porque nos ama e não pode deixar de o fazer. Seja o que for que façamos contra Ele, continua a amar-nos e salva-nos. Porque só aquele que é amado pode ser salvo. Só quem é abraçado, pode ser transformado. O amor do Senhor é maior que todas as nossas contradições, que todas as nossas fragilidades e que todas as nossas mesquinhices, mas é precisamente através das nossas contradições, fragilidades e mesquinhices que Ele quer escrever esta história de amor. Abraçou o filho pródigo, abraçou Pedro depois de O ter negado e abraça-nos sempre, sempre, sempre, depois das nossas quedas, ajudando-nos a levantar e ficar de pé. Porque a verdadeira queda atenção a isto! a verdadeira queda, aquela que nos pode arruinar a vida, é ficar por terra e não se deixar ajudar». (Papa Francisco, Cristo Vive 120). Silêncio Partilha dos poemas Jovens que... Pai Nosso LEVANTA-TE Missionária e pastoral Materiais: conferir projeto Eu sou uma missão Tempo: 5 minutos Início do Projeto Eu sou uma missão - Sente Os jovens são desafiados a iniciar um projeto de serviço junto de jovens que são lugares mal situados. Com base nos poemas escritos por eles próprios pensam num projeto de grupo em que possam intervir junto de outros jovens. Pode completar-se com os pontos indicados no momento Sente. CONTINUA Desenvolvimento do projeto.

51 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #17 51 EU CREIO Toda a Igreja é apostólica, na medida em que, através dos sucessores de Pedro e dos Apóstolos, permanece em comunhão de fé e de vida com a sua origem. Toda a Igreja é apostólica, na medida em que é «enviada» a todo o mundo. Todos os membros da Igreja, embora de modos diversos, participam deste envio. «A vocação cristã é também, por natureza, vocação para o apostolado». E chamamos «apostolado» a «toda a atividade do Corpo Místico» tendente a «alargar o Reino de Cristo à terra inteira». (Catecismo da Igreja Católica, n. 863) Guardar para o caminho Tomámos consciência da força que a fé tem na vida dos Apóstolos. Compreendemos como a fé nos ajuda a encontrar o sentido da vida e a importância de levar aos outros esta certeza. Cura do coxo à porta do templo Verbo Texto bíblico Eu Subir Olhar Ter Dar Levantar Entrar Louvar ENCONTRO #17 Levanta-te e decide Texto bíblico: At 5, Objetivos: Reconhece que a JMJ é um encontro com a diversidade. Descobre que ser cristão exige ser um influencer. Exercita-te na arte do discernimento.

52 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #17 52 PREPARA-TE Jornada Mundial da Juventude Tempo: 10 minutos No primeiro momento deste encontro, o animador convida os jovens a pensar na diversidade de pessoas e de realidades que se encontram numa JMJ. Jovens provenientes de todo o mundo, com as suas culturas e costumes, encontram-se numa cidade que os acolhe e encontram-se entre si. O encontro com a diversidade constitui um dos aspetos mais bonitos e desafiadores de uma JMJ. Porque cada pessoa e cada grupo têm determinados quadros de valores e formas específicas de funcionar, isso pode trazer algumas dificuldades no encontro com outras culturas e com pessoas diferentes. Deixar que os jovens se expressem relativamente às suas experiências de participação numa JMJ, quanto a experiências positivas ou negativas. De seguida, convida-se os jovens a um momento de silêncio e de oração por todos os jovens envolvidos na preparação da JMJ Lisboa 2023 e por aqueles que nela irão participar, para que seja um acontecimento feliz de encontro entre todos: Oração cristã ecuménica Papa Francisco, Fratellit tutti Deus nosso, Trindade de amor, a partir da poderosa comunhão da vossa intimidade divina infundi no meio de nós o rio do amor fraterno. Dai-nos o amor que transparecia nos gestos de Jesus, na sua família de Nazaré e na primeira comunidade cristã. Concedei-nos, a nós cristãos, que vivamos o Evangelho e reconheçamos Cristo em cada ser humano, para O vermos crucificado nas angústias dos abandonados e dos esquecidos deste mundo e ressuscitado em cada irmão que se levanta. Vinde, Espírito Santo! Mostrai-nos a vossa beleza refletida em todos os povos da terra, para descobrirmos que todos são importantes, que todos são necessários, que são rostos diferentes da mesma humanidade amada por Deus. Ámen.

53 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #17 53 ESCUTA Querigmática Tempo: 20 minutos Leitura dos Atos dos Apóstolos (At 5, 17-42) 17 Interveio então o sumo sacerdote e todos os do seu grupo, isto é, do partido dos saduceus. Enfurecidos contra os Apóstolos, 18 mandaram-nos prender e meteram-nos na prisão pública. 19 Mas, durante a noite, o Anjo do Senhor abriu as portas da prisão, levou-os para fora e disse-lhes: 20 «Ide apresentar-vos no templo, a anunciar ao povo todas estas palavras de vida». 21 Tendo ouvido isto, eles entraram no templo de madrugada e começaram a ensinar. Entretanto, chegou o sumo sacerdote com os do seu grupo. Convocaram o Sinédrio e todo o Senado dos israelitas e mandaram buscar os Apóstolos à cadeia. 22 Os guardas foram lá, mas não os encontraram na prisão; e voltaram 23 para avisar: «Encontrámos a cadeia fechada com toda a segurança e os guardas de sentinela à porta. Abrimo-la, mas não encontrámos ninguém lá dentro». 24 Ao ouvirem estas palavras, o comandante do templo e os príncipes dos sacerdotes ficaram muito perplexos, perguntando entre si o que se tinha passado com os presos. 25 Entretanto, veio alguém comunicar-lhes: «Os homens que metestes na prisão estão no templo a ensinar o povo». 26 Então o comandante do templo foi lá com os guardas e trouxe os Apóstolos, mas sem violência, porque tinham receio de ser apedrejados pelo povo. 27 Trouxeram então os Apóstolos e fizeram-nos comparecer diante do Sinédrio. O sumo sacerdote interpelou-os, 28 dizendo: «Já vos proibimos formalmente de ensinar em nome de Jesus; e vós encheis Jerusalém com a vossa doutrina e quereis fazer recair sobre nós o sangue desse homem». 29 Pedro e os Apóstolos responderam: «Deve obedecer-se antes a Deus do que aos homens. 30 O Deus dos nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós destes a morte, suspendendo-o no madeiro. 31 Deus exaltou-o pelo seu poder, como Chefe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e o perdão dos pecados. 32 E nós somos testemunhas destes factos, nós e o Espírito Santo, que Deus tem concedido àqueles que Lhe obedecem». 33 Enraivecidos com tal linguagem, pensaram a sério em matá-los. 34 Levantou-se um homem no Sinédrio, um fariseu chamado Gamaliel, doutor da Lei venerado por todo o povo, e mandou sair os Apóstolos por uns momentos. 35 Depois disse: «Israelitas, tende cuidado com o que ides fazer a estes homens. 36 Há tempos, apareceu Teudas, que dizia ser alguém, e seguiram-no cerca de quatrocentos homens. Ele foi liquidado e todos os seus partidários foram destroçados e reduzidos a nada. 37 Depois dele, nos dias do recenseamento, apareceu Judas, o Galileu, que arrastou o povo atrás de si. Também ele pereceu e todos os seus partidários foram dispersos. 38 Agora vou dar-vos um conselho: Não vos metais com estes homens: deixai-os. Porque se esta iniciativa, ou esta obra, vem dos homens, acabará por si mesma. 39 Mas se vem de Deus, não podereis destruí-la e correis o risco de lutar contra Deus». Eles aceitaram o seu conselho. 40 Chamaram de novo os Apóstolos à sua presença e, depois de os terem mandado açoitar, proibiram-nos de falar no nome de Jesus e soltaram-nos.

54 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO # Os Apóstolos saíram da presença do Sinédrio cheios de alegria, por terem merecido serem ultrajados por causa do nome de Jesus. 42 E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e anunciar a boa nova de que Jesus era o Messias. Palavra do Senhor Graças a Deus. Depois da leitura do texto, pode fazer-se uma leitura, em pares, do mesmo, sublinhando no texto as frases que descrevem as diferentes situações apresentadas (Os apóstolos são presos, libertação dos apóstolos, obediência à palavra do anjo e pregação no Templo, etc.). Se for oportuno, pode haver uma partilha em grande grupo das situações descritas no texto. ACOLHE Querigmática Materiais: Catequese do Papa Francisco sobre os critérios de discernimento propostos por Gamaliel ( papa-francesco_ _udienza-generale.html) Tempo: 5 minutos Segue-se a interpretação deste texto bíblico feita pelo Papa Francisco através da visualização da catequese sobre os critérios de discernimento propostos por Gamaliel. (Catequese sobre os Atos dos Apóstolos, 8) No final do vídeo, o animador pode destacar alguns elementos mais significativos, entre os quais: Os saduceus eram um grupo de pessoas muito influentes na sociedade daquela época. Porque tinham receio de perder essa influência, consideravam os apóstolos como inimigos, visto que eles vinham transmitir uma nova verdade ao povo. Gamaliel, que era um doutor da lei e respeitado por todo o povo, levanta-se e chama à atenção para o seguinte: se a obra que os apóstolos estavam a fazer era de homens, então acabaria por desaparecer como tantas outras; por outro lado, se a obra era de Deus, a mesma iria permanecer e ninguém quereria ser contra Deus. A atitude de se levantar visa lembrar que a ação dos apóstolos poderia ser uma obra de Deus e demonstra coragem em não pactuar com situações de injustiça. Este é um critério importante para avaliar as situações.

55 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #17 55 INTERROGA-TE Humana, espiritual e litúrgica Materiais: Post-its individuais para dinâmica de identificação de influências da sociedade. Tempo: 20 minutos De seguida, os jovens são convidados, individualmente, a responder às seguintes questões: Quem são os saduceus de hoje? Quem exerce mais influência hoje em dia na sociedade? (Cada jovem escreve cada uma das suas respostas a esta pergunta num post-it, podendo referir pessoas ou instituições. Estas serão depois partilhadas) Quem são os meus influencers? Os saduceus de hoje? Ou outros? Sou uma influência na sociedade? As minhas ideias influenciam os contextos e as pessoas onde vivo? Em que momentos sou um verdadeiro cristão e assumo isso perante os outros? PARTILHA Humana, espiritual e litúrgica Materiais: vídeo Malala ( Tempo: 20 minutos De seguida, os jovens são convidados a partilhar as suas respostas em grupo. No caso da primeira questão, os post-its que forem entregues por cada jovem devem ser colocados em categorias definidas pelos próprios jovens (ex. Igreja, política, escola, etc.). Como pistas para a partilha, o animador pode seguir estas questões: 1. Como batizados em Cristo, temos vergonha ou receio de nos anunciarmos como membros ativos da Igreja? Vídeo Malala 2. Como podemos nós, como grupo, contrariar as influências da sociedade focadas no egoísmo, na discriminação, no racismo, etc.?

56 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #17 56 Com base na partilha realizada, o animador convida a ver o vídeo sobre o exemplo de vida e testemunho de Malala Yousafzai. REZA Espiritual e litúrgica Materiais: vídeo ( -mensagem-papa-francisco.html) Tempo: 10 minutos Segue-se um momento de oração com base nalguns textos da Cristo Vive a partir dos quais se oferece a possibilidade de cada jovem ter critérios para discernir alguma situação da sua vida. A leitura dos textos pode ser feita em voz alta, dando depois tempo para que, em silêncio, os jovens os leiam de novo e se interroguem diante de Deus. 1. O hábito do discernimento? Os jovens estão especialmente sujeitos a um zapping constante. É possível navegar simultaneamente em dois ou três visores e interagir ao mesmo tempo em diferentes cenários virtuais. Sem a sapiência do discernimento, podemos facilmente transformar-nos em marionetes à mercê das tendências da ocasião. E isto revela-se particularmente importante quando aparece uma novidade na própria vida, sendo necessário então discernir se é o vinho novo que vem de Deus ou uma novidade enganadora do espírito do mundo ou do espírito maligno. (Papa Francisco, Cristo Vive 279). Face às novidades da tua vida, és uma marionete ou és capaz de tomar decisões com Jesus? Este discernimento, embora inclua a razão e a prudência, supera-as, porque se trata de entrever o mistério daquele projeto, único e irrepetível, que Deus tem para cada um ( ). Está em jogo o sentido da minha vida diante do Pai que me conhece e ama, aquele sentido verdadeiro para o qual posso orientar a minha existência e que ninguém conhece melhor do que Ele. (Papa Francisco, Cristo Vive 280). Reconheço que Deus me conhece e me ama a ponto de saber o que é melhor para mim? Em que situações da minha vida a ausência de discernimento foi destrutiva para mim? E em que situações o discernimento, pelo contrário, se revelou construtivo? Elabora uma oração de confiança no Pai. No final, depois da partilha das orações e do Pai Nosso, canta-se a música Levanta-te e arrisca.

57 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #17 57 Levanta-te e arrisca! Não te percas no abismo Onde está o teu vigor? Jesus está diante de ti E te chama com fervor. Não te detenhas no medo Avizinha-te ao irmão Sê caminho, sê esperança Deus dá-te a Sua mão. Levanta-te e arrisca, Esforça-te por um mundo melhor. Sonha alto e contempla o céu e as estrelas E o mundo ao teu redor. Se ousares fixar os olhos Na fraqueza de quem chora Saberás viver de novo Serás mais feliz agora. Se tropeçares no caminho Vais-te querer levantar Sabes que não estás sozinho Ele ensina a caminhar. LEVANTA-TE Missionária e pastoral Materiais: ver projeto Eu sou uma missão Tempo: 5 minutos CONTINUA Ler o livro de Marko Ivan Rupnik. O Discernimento: da purificação à comunhão. Ed. Paulinas 2ª edição de 2014, última reimpressão de 2020

58 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #18 58 EU CREIO Os carismas devem ser acolhidos com reconhecimento por aquele que os recebe, mas também por todos os membros da Igreja. De facto, eles são uma maravilhosa riqueza de graças para a vitalidade apostólica e para a santidade de todo o Corpo de Cristo; desde que se trate de dons verdadeiramente procedentes do Espírito Santo e exercidos de modo plenamente conforme aos impulsos autênticos do mesmo Espírito, quer dizer, segundo a caridade, verdadeira medida dos carismas. (Catecismo da Igreja Católica, n. 800) Guardar para o caminho Descobrimos como o facto de sermos cristãos nos obriga a ser influencers. Entendemos também que temos de aprender a conviver uns com os outros, respeitando todas as diferenças. Compreendemos a importância da capacidade de discernir como atuar nas diversas situações que se nos deparam ao longo da vida. ENCONTRO #18 Levanta-te e acompanha Texto bíblico: At 8, Objetivos: Valoriza o papel dos animadores juvenis no caminho do grupo. Dá graças pelas pessoas que nos acompanham no caminho da fé. Aprende a caminhar com os outros jovens, anunciando-lhes Jesus. Observações pedagógicas/indicações práticas: O dia é pensado em forma de caminhada de 2-3 horas ou mais (segundo as possibilidades de cada grupo). Além do ponto inicial, o caminho deve ter mais três paragens para realização dos pontos da catequese. Se for possível, acabar a caminhada na igreja paroquial perto da pia batismal. Cada paragem é preparada por 2-3 jovens. A ideia do encontro é que os jovens façam a experiência de serem animadores do grupo durante algum momento. Materiais: Imagens dos santos e da passagem bíblica. Varas de madeira. Cartão. Fios. Sacos ou envelopes. Fita cola. Velas. Anexos da pasta do material de apoio.

59 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #18 59 PREPARA-TE Jornada Mundial da Juventude Materiais: Preparam-se, previamente: quadros de cartão com imagens de santos cortados em puzzle. um quadro com cena bíblica do encontro de Filipe com o eunuco. sacos ou envelopes para colocar as peças do puzzle. cola ou fita cola. varas. Exemplo de santos: Pier Giorgio Frassati, Francisco e Jacinta Marto. Santo António de Lisboa. São João de Brito. São João de Deus. Santa Isabel de Portugal. São Nuno de Santa Maria. São João Paulo II. Beato Carlo Acutis. Beata Chiara Luce Badano. outros Tempo: 10 minutos Momento 1: Levanta-te e põe-te a caminho O grupo é dividido em pequenos grupos. Cada grupo recebe um quadro com a imagem de um santo; um dos grupos recebe um quadro da cena bíblica do encontro do Filipe com o eunuco. Tem 5 minutos para juntar as peças umas às outras e formar um quadro. Colam o quadro à vara, tipo estandarte. Depois deste tempo, procuram adivinhar quem está representado no quadro e dizem-no ou apresentam-no, brevemente, aos restantes (nome, ideia soltas, etc.). Os animadores deste momento ajudam os restantes participantes a identificar as personagens dos quadros. Depois, referem que os santos acompanham as JMJ desde o início. Em todas as JMJ existem os santos padroeiros. Assim como nas nossas paróquias existem os santos padroeiros, como exemplos a imitar, também as JMJ sempre nos apresentam santos que desafiam a vida dos jovens no seu seguimento de Jesus Cristo. Por exemplo, a JMJ do Panamá teve 8 santos padroeiros. Em Cracóvia, os jovens acolheram as relíquias de Pier Giorgio Frassati e de Santa Teresa do Menino Jesus; alguns santos foram beatificados durante uma JMJ, como é o caso de Frederico Ozanam em Paris no ano de 1997.

60 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #18 60 A exortação Cristo Vive enumera alguns santos jovens. Referem que as figuras representadas nos quadros vão acompanhar a caminhada deste dia. Lembram que alguns deles tinham uma ligação especial com a natureza. Por exemplo: Pier Giorgio Frassati e S. João Paulo II escalavam montanhas. S. Francisco e Santa Jacinta Marto caminhavam pelos campos à volta de Aljustrel com o rebanho dos pais. Santo António percorreu incansavelmente, a pé, os caminhos da Península Itálica, para anunciar a Palavra de Deus, assim como S. João de Brito na Índia... O grupo parte em caminhada até ao primeiro ponto de paragem, dando-se tempo para ler e meditar o texto sobre os santos e para conversa livre. Os santos que nos encorajam e acompanham Os santos, que já chegaram à presença de Deus, mantêm connosco laços de amor e comunhão. Podemos dizer que estamos circundados, conduzidos e guiados pelos amigos de Deus. Não devo carregar sozinho o que, na realidade, nunca poderia carregar sozinho. Os numerosos santos de Deus protegem-me, amparam-me e guiam-me. (Gaudete et exsultate, 4). ESCUTA Querigmática Materiais: Leitura dialogada por três intervenientes (Narrador, Filipe, Eunuco). Tempo: 20 minutos Momento 2: Como posso entender? Os animadores desta paragem, convidam os participantes a sentarem-se e a disporem- -se a escutar a palavra de Deus. Pode cantar-se um cântico e solicita-se que o quadro de Filipe e o eunuco seja posto em destaque. De seguida, proclama-se o texto bíblico: Leitura dos Atos dos Apóstolos (At 8, 26-39) Narrador: 26 O Anjo do Senhor disse a Filipe: «Levanta-te e dirige-te para o sul, pelo caminho deserto que vai de Jerusalém para Gaza». 27 Filipe partiu e dirigiu-se para lá. Quando ia a caminho, encontrou-se com um eunuco etíope, que era alto funcionário de Candace, rainha da Etiópia, e administrador geral do seu tesouro. Tinha ido a Jerusalém para adorar a Deus 28 e regressava ao seu país, sentado no seu carro, a ler o livro do profeta Isaías. 29 O Espírito de Deus disse a Filipe: «Aproxima-te e acompanha esse carro». 30 Filipe aproximou-se do carro e, ouvindo o etíope a ler o profeta Isaías, perguntou-lhe: Filipe: «Entendes, porventura, o que estás a ler?».

61 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #18 61 Narrador: 31 Ele respondeu: Eunuco: «Como é que eu posso entender sem ninguém me explicar?» Convidou então Filipe a subir para o carro e a sentar-se junto dele. Narrador: 32 A passagem da Escritura que ele ia a ler era a seguinte: «Como cordeiro levado ao matadouro, como ovelha muda ante aqueles que a tosquiam, ele não abriu a boca. 33 Foi humilhado e não se lhe fez justiça. Quem poderá falar da sua descendência? Porque a sua vida desapareceu da terra». 34 O eunuco perguntou a Filipe: Eunuco: «Diz-me, por favor: de quem é que o profeta está a falar? De si próprio ou de outro?». Narrador: 35 Então Filipe tomou a palavra e, a partir daquela passagem da Escritura, anunciou-lhe Jesus. 36 Ao passar por um lugar onde havia água, o eunuco exclamou: Eunuco: «Ali está água. Que me impede de ser baptizado?». (37) Narrador: 38 Mandou parar o carro, desceram ambos à água e Filipe baptizou-o. 39 Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe e o eunuco deixou de o ver. Mas continuou o seu caminho cheio de alegria. Palavra do Senhor. Graças a Deus INTERROGA-TE Humana, espiritual e litúrgica Materiais: Fazer cartões com uma breve descrição da vida dos santos. As perguntas são preparadas previamente Tempo: 20 minutos Depois da leitura do texto, segue-se um momento individual de reflexão onde os jovens são convidados a olhar a sua própria experiência de serem acompanhados por outras pessoas. Indicações para o jovem: Lê de novo o texto e coloca-te no lugar do eunuco. Repara nas atitudes de Filipe e recorda as pessoas que te têm acompanhado ao longo da vida: Os teus familiares.

62 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #18 62 Os amigos. Os professores e outros educadores. Os catequistas, sacerdotes, etc. Em que momentos da tua vida sentes que alguma destas pessoas se aproximou de ti e marcou a diferença pela forma como te falou, pelo que te disse, pelo gesto que realizou, etc. Depois deste tempo individual, distribuem-se cartões pelos participantes com uma breve descrição da vida e testemunho dos santos escolhidos para o encontro. Os participantes leem-nos e depois recolhem-se. Segue-se um quiz intitulado O jogo dos verdadeiros influencers com perguntas sobre a vida dos santos. As perguntas e respostas encontram-se, em anexo, no final deste encontro. Os animadores desta paragem recebem esta folha depois de indicarem as seguintes regras: Jogo por equipas de santos e Filipe e eunuco. As perguntas são direcionadas a cada grupo individualmente. Cada grupo tem apenas uma hipótese de resposta. se não acertar fica sem jogar uma vez e a equipa seguinte ganha o direito a responder. Cada resposta certa equivale a um ponto. Ganha a equipa com mais pontos. Podem-se dar prémios às equipas. No final, segue-se um lanche. A caminhada prossegue. ACOLHE E PARTILHA Humana, espiritual e litúrgica Materiais: Colocar a homilia em texto Tempo: 20 minutos Momento 3: Aproxima-te, escuta, dialoga A equipa dinamizadora deste momento, recorda o que foi feito no momento anterior referente à lembrança das pessoas que nos acompanham. De seguida, pede aos participantes que apontem características de um bom animador, em chuva de ideias.

63 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #18 63 No final, faz-se uma síntese das respostas. Segue-se um trabalho em grupos com base num comentário ao texto bíblico de Filipe e o eunuco feito pelo Papa Francisco. Depois da leitura do texto, em grupos, respondem à seguinte questão: Como é que nós, jovens, podemos acompanhar outros jovens? Segue-se uma partilha, em grande grupo. A caminhada prossegue. REZA Espiritual e litúrgica Materiais: Ícone do cordeiro Velas Tempo: 10 minutos Momento 4: Desceram ambos à água Propõe-se, como último momento da caminhada, uma oração contemplativa e mistagógica do Batismo. No local, devidamente preparado com um ambiente convidativo à oração, dispõem-se um crucifixo, uma bíblia, um recipiente com água batismal, o círio pascal e uma imagem do cordeiro imolado. Antes do cântico inicial, à chegada ao local onde se realiza a oração, introduz-se o sentido da mesma, fazendo referência à parte final do texto bíblico quando se diz que Filipe e o eunuco desceram os dois à água, numa clara alusão ao sacramento do Batismo. 1. Cântico inicial: Tu és fonte de vida Tu és fonte de vida Tu és fogo, tu és amor. Vem, Espírito Santo. Vem, Espírito Santo. (Taizé) 2. Texto introdutório: Leitor: O Batismo é o sacramento sobre o qual se fundamenta a nossa própria fé e que nos insere como membros vivos em Cristo e na sua Igreja. Juntamente com a Eucaristia e a Confirmação forma a chamada «iniciação cristã», que constitui como que um único grande acontecimento sacramental que nos configura com o Senhor e faz de nós um sinal vivo da sua presença e do seu amor. (Papa Francisco, Batismo, fundamento da nossa fé, )

64 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO # Ícone do Cordeiro imolado (Um jovem segura a imagem do Cordeiro) Leitor: «Como cordeiro levado ao matadouro, como ovelha muda ante aqueles que a tosquiam, ele não abriu a boca. Foi humilhado e não se lhe fez justiça. Quem poderá falar da sua descendência? Porque a sua vida desapareceu da terra.» (Is 53, 7-8) Tempo breve de silêncio Leitor: «No Novo Testamento o termo «cordeiro» aparece várias vezes, e sempre em referência a Jesus. Esta imagem do cordeiro poderia causar admiração; com efeito, um animal que certamente não se caracteriza pela força nem pela robustez carrega sobre os seus ombros um peso tão opressor. A massa enorme do mal é levantada e carregada por uma criatura débil e frágil, símbolo de obediência, docilidade e amor indefeso, que chega até ao sacrifício de si. O cordeiro não é um dominador, mas é dócil; não é agressivo, mas pacífico; não mostra as garras nem os dentes diante de qualquer ataque, mas suporta e perdoa. Assim é Jesus! Assim é Jesus, como um cordeiro!» (Papa Francisco, Ângelus de ) Cântico: Bonum est confidere in Domino / Bonum sperare in Domino. 3. Cruz Bonum est confidere (Um jovem segura a cruz) Leitor: «A linguagem da cruz é certamente loucura para os que se perdem, mas para os que se salvam, para nós, é força de Deus. Enquanto os judeus pedem sinais e os gregos andam em busca da sabedoria, nós pregamos um Messias crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gentios. Mas, para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é poder e sabedoria de Deus.» (1 Cor 1, ) Leitor: «Jesus com a sua cruz atravessa os nossos caminhos para carregar os nossos medos, os nossos problemas, os nossos sofrimentos, mesmo os mais profundos. [...] O que foi que a cruz deixou naqueles que a viram, naqueles que a tocaram? O que deixa em cada um de nós? Deixa um bem que ninguém mais nos pode dar: a certeza do amor inabalável de Deus por nós.» (Papa Francisco, Via Sacra na JMJ do Rio de Janeiro, ). Cântico: Olha para a cruz (ninguém te ama como eu) Quanto esperei este momento, Quanto esperei que viesses a mim. Quanto esperei que me falasses, Quanto esperei que estivesses aqui. Sei bem o que tens vivido, Sei bem o que tens chorado. Sei bem o que tens sofrido, Sempre estive a teu lado. Ninguém te ama como eu,

65 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #18 65 Ninguém te ama como eu, Olha para a cruz é a minha maior prova Ninguém te ama como eu, Ninguém te ama como eu, Ninguém te ama como eu. Foi por ti e só por ti Porque te amo. Ninguém te ama como eu. Eu sei bem o que tu dizes Mesmo que às vezes não me fales. Eu sei bem o que tu sentes Mesmo que não partilhes comigo. Ao teu lado caminharei, Junto a ti eu sempre estive. Tenho sido o teu apoio, Sou o teu melhor amigo. 4. Água batismal (Um jovem segura o recipiente com água batismal) Leitor: «Pelo Batismo fomos, pois, sepultados com Ele na morte, para que, tal como Cristo foi ressuscitado de entre os mortos pela glória do Pai, também nós caminhemos numa vida nova.» (Rom 6, 4) Leitor: «Se festejamos o dia do nascimento, como não festejar pelo menos recordar o dia do renascimento? Demos graças ao Senhor por aquele dia, porque é precisamente o dia em que Jesus entrou em nós, que o Espírito Santo entrou em nós.» (Papa Francisco, Audiência Geral de 11 de abril de 2018). Cântico: Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós. Ó luz do senhor Durante o cântico distribui-se velas pelos jovens e cada um acende a sua vela no Círio Pascal. 5. Profissão de fé Leitor: Pelo Batismo tornámo-nos filhos e filhas de Deus, fomos iluminados pela sua luz para podermos iluminar os outros. A luz da fé, que nasce do encontro com o Deus vivo, que nos chama e revela o seu amor, ilumina toda a nossa existência. Agradecidos pelo dom da fé, professemo-la com alegria e confiança: Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos,

66 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #18 66 foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há-de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na santa Igreja Católica; na comunhão dos Santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; e na vida eterna. Ámen. 5. Ser enviado como discípulo missionário a acompanhar (cf. EG ) Leitor 1: Em virtude do Batismo recebido, cada membro do povo de Deus tornou-se discípulo missionário. Leitor 2: Cada cristão é missionário na medida em que se encontrou com o amor de Deus em Cristo Jesus. Todos: Faz de nós discípulos missionários. Leitor 3: Todos somos chamados a dar aos outros o testemunho explícito do amor salvífico do Senhor, que, sem olhar às nossas imperfeições, nos oferece a sua proximidade, a sua Palavra, a sua força, e dá sentido à nossa vida. Leitor 4: Sabemos que a vida não é a mesma coisa sem Jesus; por isso aquilo que descobrimos, o que nos ajuda a viver e nos dá esperança, isso é que devemos comunicar aos outros. Todos: Faz de nós discípulos missionários. Leitor 5: Também os jovens devem ser iniciados na «arte do acompanhamento», aprendendo a descalçar sempre as sandálias diante da terra sagrada do outro. Leitor 6: A dar ao seu caminhar com os outros jovens o ritmo salutar da proximidade, com um olhar respeitoso e cheio de compaixão, mas que ao mesmo tempo cure, liberte e anime a amadurecer na vida cristã. Leitor 7: Hoje, mais do que nunca, precisamos de jovens que conheçam, a partir da sua experiência de acompanhamento, o modo de proceder, onde reine a prudência, a capacidade de escuta e de compreensão, a arte de esperar, a docilidade ao Espírito. Todos: Faz de nós discípulos missionários. (Pode seguir-se um momento de preces espontâneas) Pai nosso Oração final Deus nosso Pai que, nas águas do Batismo, nos configurastes com o vosso Filho Jesus Cristo, fazei de nós autênticos discípulos missionários, que sabem escutar, acompanhar e anunciar com coragem a boa notícia do Evangelho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

67 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #18 67 Hino JMJ Lisboa 2023 Cântico: Hino JMJ Lisboa 2023 De todo o mundo para este lugar, Partimos, voámos, chegámos aqui. Com Maria, ensaiamos um sim. Queremos servir, fazer a vontade Do Pai, nosso Pai. Chamados a ser com Cristo Jesus, Queremos dar, queremos estar, Dispostos ao sim, fazer como a Mãe. Refrão: Todos vão ouvir a nossa voz, Levantemos braços, há pressa no ar. Jesus vive e não nos deixa sós: Não mais deixaremos de amar. Tu que andas à procura de ti Parte à descoberta, vem ver o que eu vi. Vem connosco, vem olhar para além Daquilo que fazes e que não te deixa Sorrir e amar. Não olhes para trás, não digas que não. Ouve o teu coração, E parte, sem medo, nesta missão. Refrão Foi Maria quem primeiro acolheu A grande surpresa da vida sem fim. Confiante e simples, quis receber Tão grande mistério de um Deus que é p ra sempre / Por ti e por mim. Não posso calar, não posso deixar De dizer: Meu Senhor, Conta comigo, não mais calarei!. Refrão Sem ter dúvidas da sua missão, Maria, tão jovem, depressa deixou Sua casa e p la montanha subiu, P ra ver Isabel e logo encontrou Saudação, comunhão. O fruto é bendito, é o meu Senhor! E eu também quero ouvir: Porque acreditaste, para sempre és feliz!. Refrão

68 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR ENCONTRO #18 68 LEVANTA-TE Missionária e pastoral Materiais: Ver projeto Eu sou uma missão Tempo: 5 minutos Projeto Eu sou uma missão! - Faz CONTINUA Projeto Eu sou uma missão! - Festeja EU CREIO É em Igreja, em comunhão com todos os baptizados, que o cristão realiza a sua vocação. Da Igreja recebe a Palavra de Deus, que contém os ensinamentos da «Lei de Cristo» (75); da Igreja recebe a graça dos sacramentos que o sustentam no «caminho»: da Igreja recebe o exemplo da santidade: reconhece-lhe a figura e a fonte na santíssima Virgem Maria; distingue-a no testemunho autêntico dos que a vivem: descobre-a na tradição espiritual e na longa história dos santos que o precederam e que a liturgia celebra ao ritmo do Santoral. (Catecismo da Igreja Católica, n. 2030) Guardar para o caminho Compreendemos a importância de ser acompanhados por outros que nos ajudam no caminho. Descobrimos como tantas pessoas (homens, mulheres, jovens e crianças que hoje conhecemos como santos) caminharam pela vida ao encontro de Deus, acompanhados por outros e acompanhando também quem precisava deles. Demos graças pelo nosso Batismo que fez de nós filhos de Deus e discípulos missionários.

69 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR 69 PROJETO EU SOU UMA MISSÃO! Eu sou uma missão é um projeto proposto aos grupos de jovens Rise Up, no qual se pretende a realização de uma atividade de serviço aos outros em que os jovens evangelizam outros jovens e os despertam para o sentido de Deus. O projeto pode ser desenvolvido junto de outros jovens ou de outras realidades humanas onde se sinta a necessidade de intervenção dos jovens. Particularmente no contexto da crise pandémica que vivenciamos, as iniciativas de serviço podem ir ao encontro das necessidades reconhecidas na comunidade em que os jovens estão inseridos. Pretende-se que eles se sintam protagonistas da transformação do mundo através de projetos que os fortaleçam, acompanhem e lancem para o encontro com os outros, no serviço generoso e na missão (CV 30). A pedagogia de projeto articula quatro momentos (Sente, Pensa, Faz, Festeja), através dos quais os jovens podem mobilizar-se e dar o melhor de si mesmos na construção, realização e avaliação de um projeto original que cause impacto na comunidade e junto de outros jovens. Conforme, o ritmo de cada grupo, escolher-se-á o melhor momento - catequese -, a partir da qual se inicia o projeto. Deverá ser uma catequese de tal modo significativa que ajude os jovens a compreender o que lhes é pedido no projeto: Eu sou uma missão!. Os passos prévios à realização do projeto caracterizam-se pelos seguintes momentos, que podem ser desenvolvidos na modalidade mais indicada para cada grupo. 1. Sente O que descobriste acerca da missão dos jovens neste mundo? Como é que Jesus ilumina a tua vida para que sejas uma missão? És chamado a sair de ti para servir os outros. Olha o teu meio e descobre situações onde podes ser enviado a servir. 2. Pensa O que poderíamos fazer como grupo? O que pretendemos? A quem queremos chegar e quem vamos envolver? Partilha e aprofundamento das ideias propostas. Conseguir consenso no grupo e enriquecer o projeto com o contributo de todos. 3. Faz Em grupo concretizam-se os seguintes aspetos do projeto: Nome do projeto, data e local, objetivos, tempos e etapas, definição de tarefas e atribuição de responsabilidades, recursos necessários, pessoas e instituições a envolver. Pôr em prática o projeto. Trabalhar em equipa. Realizar o projeto.

70 RISE UP LIVRO DO ANIMADOR Festeja Refletimos sobre o vivido: partilhamos as nossas experiências, o que sentimos e o que os outros nos ensinaram. Avaliamos o processo no seu conjunto: a preparação e a execução. Como podemos inspirar outros e partilhar com eles o que vivenciámos. Celebramos os dons de Deus na comunidade cristã.

71 71 Jovem, eu te digo, levanta-te! (Lc 7, 14) Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste! (At 26, 16) Maria levantou-se e partiu apressadamente. (Lc 1, 39)

RECONCILIAÇÃO, SIGNAL DE AMOR

RECONCILIAÇÃO, SIGNAL DE AMOR RECONCILIAÇÃO, SIGNAL DE AMOR EQUIPAS DE NOSSA SENHORA TEMA DE ESTUDO 2018-2019 ÍNDICE Apresentação 3 Introdução 5 Capítulo 1 O sentido cristão da liberdade 8 Capítulo 2 A finalidade dos dons recebidos

Leia mais

Fico feliz quando faço a paz!

Fico feliz quando faço a paz! Fico feliz quando faço a paz! Senhor: Tinha o coração triste. Tinha-me zangado com o meu amigo. Tinha mesmo dado bofetadas e dito palavras más. Não me sentia bem comigo. Os meus companheiros não me falavam.

Leia mais

2ª FEIRA 11 de março. Intenção Missionária Salesiana REFLEXÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ORAÇÃO!

2ª FEIRA 11 de março. Intenção Missionária Salesiana REFLEXÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ORAÇÃO! 2ª FEIRA 11 de março INTRODUÇÃO Bom Dia! Fazer o Sinal da Cruz, ler a Bíblia, ir à catequese, participar na Missa aos domingos, falar sobre Jesus, rezar o Terço, são coisas que nos parecem normais. No

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro

2ª FEIRA 26 de novembro 2ª FEIRA 26 de novembro NA MISERICÓRDIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Vamos dedicar esta semana ao tema da Misericórdia. Dar e receber misericórdia faz de nós pessoas melhores, mais atentas

Leia mais

1ª Leitura - Mq 7,

1ª Leitura - Mq 7, 1ª Leitura - Mq 7,14-15.18-20 Lançará ao fundo do mar todos os nossos pecados. Leitura da Profecia de Miquéias 7,14-15.18-20 14 Apascenta o teu povo com o cajado da autoridade, o rebanho de tua propriedade,

Leia mais

2ª FEIRA 17 de Setembro

2ª FEIRA 17 de Setembro 2ª FEIRA 17 de Setembro INTRODUÇÃO Bom dia! Ao começarmos esta semana, vamos olhar para Jesus. Jesus é o modelo de Pessoa que cada um de nós é chamado a ser. Somos chamados, como cristãos, a sermos como

Leia mais

4º Domingo Quaresma. 1ª Leitura Js 5,9a Salmo Sl 33, (R.9a)

4º Domingo Quaresma. 1ª Leitura Js 5,9a Salmo Sl 33, (R.9a) 4º Domingo Quaresma 1ª Leitura Js 5,9a.10-12 Leitura do Livro de Josué 5,9a.10-12 Naqueles dias: 9ao Senhor disse a Josué: Hoje tirei de cima de vós o opróbrio do Egito. 10Os israelitas ficaram acampados

Leia mais

Nº 15 C 4º Domingo da Quaresma Fico feliz quando faço a paz!

Nº 15 C 4º Domingo da Quaresma Fico feliz quando faço a paz! Nº 15 C 4º Domingo da Quaresma-6.3.2016 Fico feliz quando faço a paz! Senhor: Tinha o coração triste. Tinha-me zangado com o meu amigo. Tinha mesmo dado bofetadas e dito palavras más. Não me sentia bem

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

Orações Semanais para a Quaresma

Orações Semanais para a Quaresma Orações Semanais para a Quaresma Nesta Quaresma iremos realizar uma pequena oração no inicio ou no fim de cada reunião, pretendendo assim criar o hábito de oração em grupo, mas relembrando sempre que somos

Leia mais

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO 2ª FEIRA 10 de Dezembro INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos na última semana de aulas e queremos aprofundar esta caminhada até ao Natal. A mensagem que Deus nos traz hoje, lembra-nos que não devemos desistir de

Leia mais

ESTOU CONTIGO NA PESSOA QUE ÉS! 2ª FEIRA 17 de setembro

ESTOU CONTIGO NA PESSOA QUE ÉS! 2ª FEIRA 17 de setembro ESTOU CONTIGO NA PESSOA QUE ÉS! 2ª FEIRA 17 de setembro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Esta será a nossa primeira semana a sério neste novo ano. E o tema que nos vai guiar é o da pessoa de Jesus.

Leia mais

2ª FEIRA 19 de novembro

2ª FEIRA 19 de novembro 2ª FEIRA 19 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana iremos falar de Generosidade! A esta palavra somos capazes de ligar outras como a Bondade e a Partilha. Vamos ver agora um vídeo que nos fala da

Leia mais

É HORA DE VOLTAR PARA CASA

É HORA DE VOLTAR PARA CASA 1 É HORA DE VOLTAR PARA CASA Lc 15 NA17 11 Jesus continuou: Certo homem tinha dois filhos. 12 O mais moço deles disse ao pai: Pai, quero que o senhor me dê a parte dos bens que me cabe. E o pai repartiu

Leia mais

2ª FEIRA 19 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana iremos falar de Generosidade! A esta palavra somos capazes de ligar outras como a Bondade e a Partilha. Vamos ver agora um vídeo que nos fala da

Leia mais

E se fulano for pro céu? Sigam-me. os bons!

E se fulano for pro céu? Sigam-me. os bons! E se fulano for pro céu? Sigam-me os bons! Jesus continuou: Um homem tinha dois filhos. LUCAS 15:11-32 O mais novo disse ao seu pai: Pai, quero a minha parte da herança. Assim, ele repartiu sua propriedade

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS GRUPO DE JOVENS Paróquia Nossa Senhora da Boavista

REUNIÃO DE PAIS GRUPO DE JOVENS Paróquia Nossa Senhora da Boavista REUNIÃO DE PAIS GRUPO DE JOVENS 2016 2017 Paróquia Nossa Senhora da Boavista 1. Oração inicial. AGENDA 2. Tema do ano pastoral 2016 2017. 3. Apresentação dos animadores. 4. Apresentação do calendário dos

Leia mais

2ª FEIRA 07 de janeiro. Vídeo O vídeo está disponível na pasta _BomDiaDiario do global :P

2ª FEIRA 07 de janeiro. Vídeo O vídeo está disponível na pasta _BomDiaDiario do global :P 2ª FEIRA 07 de janeiro INTRODUÇÃO Bom Dia! Estamos no mês de Dom Bosco. Pois é, a 31 de janeiro celebramos a sua festa pois foi o dia em que ele morreu. E porque celebramos este santo no dia da sua morte?

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos MARÇO 2018 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais

vivem em busca da alegria. reduzimos este conceito ao mero sentimento de prazer momentâneo

vivem em busca da alegria. reduzimos este conceito ao mero sentimento de prazer momentâneo Pressupostos Somos, indistintamente, homens e mulheres que vivem em busca da alegria. Existe dentro de todos nós um grande vazio gerado pela ausência da alegria. Este vazio nos torna altamente vulneráveis

Leia mais

2ºano de catequese 1. DESCOBRIR O AMOR DE DEUS NA ESCUTA DA SUA PALAVRA. Paróquia de Forjães 26 de Fevereiro de 2005

2ºano de catequese 1. DESCOBRIR O AMOR DE DEUS NA ESCUTA DA SUA PALAVRA. Paróquia de Forjães 26 de Fevereiro de 2005 Tu tens um amigo que te ama: Nós temos um amigo que nos ama, Que nos ama, que nos ama. Nós temos um amigo que nos ama: 1. DESCOBRIR O AMOR DE DEUS NA ESCUTA DA SUA PALAVRA Presidente: Em nome do Pai e

Leia mais

Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro

Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro Escuta do evangelho do domingo Festa de Pentecostes Jo 20,19-23; Jesus Ressuscitado sopra o Espírito Santo sobre os discípulos No nosso voto, nos

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA SANTIDADE! 2ª FEIRA 06 de Maio

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA SANTIDADE! 2ª FEIRA 06 de Maio 2ª FEIRA 06 de Maio INTRODUÇÃO Bom dia! Todos os anos o Papa convida os cristãos a rezarem pelas vocações. Nesse sentido, esta semana é chamada a Semana Mundial de Oração pelas Vocações. Deus tem um sonho

Leia mais

SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA 2ª FEIRA 18 de Fevereiro. PE. GUILLERMO BASAÑES

SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA 2ª FEIRA 18 de Fevereiro. PE. GUILLERMO BASAÑES SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA 2ª FEIRA 18 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Começou ontem, dia 17, a semana missionária salesiana que se prolongará ao longo de toda esta semana. Esta

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ALEGRIA E OTIMISMO! 2ª FEIRA

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ALEGRIA E OTIMISMO! 2ª FEIRA SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ALEGRIA E OTIMISMO! 2ª FEIRA 07 de janeiro INTRODUÇÃO Bom Dia! Estamos no mês de Dom Bosco. Pois é, a 31 de janeiro celebramos a sua festa pois foi o dia em que ele morreu. E

Leia mais

2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Não Temas! Estou Contigo na Tua Família

2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Não Temas! Estou Contigo na Tua Família Bom dia! : 2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Depois de um fim de semana para (re)carregar energias, espera-nos uma semana em cheio. Nesta semana vamos falar da importância da família e de como a devemos tratar como

Leia mais

IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO

IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO IGREJA EM SAÍDA CULTURA DO ENCONTRO comunidade eclesial a V O C A Ç Ã O NASCE, CRESCE na IGREJA; é SUSTENTADA pela IGREJA. Todos os cristãos são constituídos missionários

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA GENEROSIDADE! 2ª FEIRA 19 de novembro.

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA GENEROSIDADE! 2ª FEIRA 19 de novembro. 2ª FEIRA 19 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana iremos falar de Generosidade! A esta palavra somos capazes de ligar outras como a Bondade e a Partilha. Vamos ver agora um vídeo que nos fala da

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

2ª FEIRA 13 de maio. ORAÇÃO Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

2ª FEIRA 13 de maio. ORAÇÃO Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 2ª FEIRA 13 de maio NO SERVIÇO INTRODUÇÃO Bom dia! A 13 de maio de 1917, há 102 anos, o céu ficou um pouco mais perto da terra. A Senhora mais brilhante que o sol disse a Lúcia, Francisco e Jacinta que

Leia mais

SEGUE-ME! VIVE COMO CRISTÃO! 2ª FEIRA

SEGUE-ME! VIVE COMO CRISTÃO! 2ª FEIRA 2ª FEIRA 24 de Setembro INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos a começar mais uma nova semana! Certamente, uma semana com novos desafios. Um dos desafios que temos todos os dias é o da vivência da nossa fé. Este

Leia mais

Com Maria, Missão de PAZ!

Com Maria, Missão de PAZ! 23 de outubro ALGUNS MOTIVOS PARA SERMOS FELIZES E SABERMOS AGRADECER Bom dia! Algumas vezes, esperamos a chegada de algum acontecimento especial para celebrar. Por exemplo: uma festa, um aniversário,

Leia mais

2ª FEIRA 08 de outubro

2ª FEIRA 08 de outubro 2ª FEIRA 08 de outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana dedicaremos a nossa atenção à família. O Papa Francisco diznos que a Família é lugar de perdão. Vamos ver um pequeno filme que mostra um pouco o que

Leia mais

2ª FEIRA 01 de outubro

2ª FEIRA 01 de outubro 2ª FEIRA 01 de outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Sabias que hoje é o dia Mundial da Música. Aposto que todos os que aqui estamos gostamos de ouvir música. Já pensaste que a mesma música pode ser apreciada por

Leia mais

2ª FEIRA 12 de novembro

2ª FEIRA 12 de novembro 2ª FEIRA 12 de novembro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana irá decorrer a Semana de Oração pelos Seminários. Nesta semana temos a missão de rezar por todos os seminaristas e aqueles que os acompanham como

Leia mais

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO NA TUA FAMÍLIA 2º CICLO

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO NA TUA FAMÍLIA 2º CICLO 2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Bom dia! Depois de um fim de semana para re carregar energias, espera-nos uma semana em cheio. Nesta semana vamos falar da importância da família e de como a devemos tratar como

Leia mais

2ª FEIRA 07 de janeiro

2ª FEIRA 07 de janeiro 2ª FEIRA 07 de janeiro INTRODUÇÃO Bom Dia! Estamos no mês de Dom Bosco. Pois é! A 31 de janeiro celebramos a sua festa foi o dia em que Dom Bosco foi para o céu, para a vida eterna. Por isso, ele é Santo.

Leia mais

MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA

MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA A Eucaristia é o sacramento que atualiza e faz a memória do sacrifício de Jesus: em cada Eucaristia temos a presença do Cristo que pela sua morte e ressurreição

Leia mais

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO! 2ª FEIRA 23 DE OUTUBRO PALAVRA DE DEUS

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO! 2ª FEIRA 23 DE OUTUBRO PALAVRA DE DEUS 2ª FEIRA 23 DE OUTUBRO PALAVRA DE DEUS É já esta semana que celebramos a Festa da Santidade Juvenil Salesiana. Já muito foi falado sobre como poderemos atingir a Santidade e, de facto, sabemos que é algo

Leia mais

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal ITINERÁRIO CATEQUÉTICO Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal COMO É PROPOSTO O PROCESSO CATEQUÉTICO NO ITINERÁRIO? O Itinerário orienta a construção do processo catequético conforme

Leia mais

Bom dia! 2ª FEIRA 10 dezembro ENCONTRO COM JESUS

Bom dia! 2ª FEIRA 10 dezembro ENCONTRO COM JESUS 2ª FEIRA 10 dezembro ENCONTRO COM JESUS Iniciamos a segunda semana de Advento. Após uma mensagem de e-mail que nos convidava a cuidar do nosso coração através da vigilância e da oração, esta semana temos

Leia mais

Nº 36 C Domingo XXXI do Tempo Comum

Nº 36 C Domingo XXXI do Tempo Comum Nº 36 C Domingo XXXI do Tempo Comum-3.11.13 Como Zaqueu, quero acolher-te e mudar, Senhor Escuta-me, Senhor. Como Zaqueu, quero procurar-te, nem que seja preciso deixar coisas que me enchem a casa e a

Leia mais

2ª FEIRA 1 de Outubro

2ª FEIRA 1 de Outubro 2ª FEIRA 1 de Outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Hoje lembramos Santa Teresinha do Menino Jesus. Santa Teresinha descobriu que o que a fazia verdadeiramente feliz era o amor. Para amar e rezar por todos foi para

Leia mais

Primeiro dia Jogando eu aprendo a ser feliz

Primeiro dia Jogando eu aprendo a ser feliz Bons dias Primeiro dia Jogando eu aprendo a ser feliz Pensamento do dia O esporte não é somente uma forma de entretenimento, mas também - e eu diria sobretudo - um instrumento para comunicar valores que

Leia mais

2ª FEIRA 12 de novembro

2ª FEIRA 12 de novembro 2ª FEIRA 12 de novembro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana irá decorrer a Semana de Oração pelos Seminários. As turmas da nossa escola ficarão com a missão de rezar, pelo menos, por um seminarista. O que

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro. BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME

2ª FEIRA 26 de novembro. BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME 2ª FEIRA 26 de novembro NA MISERICÓRDIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! No próximo fim de semana decorrerá a Campanha do Banco Alimentar Contra a Fome. Como habitual, a nossa escola estará no

Leia mais

Como crescemos e nos desenvolvemos na eclésia? Eu edificarei a minha igreja (eclésia), e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Como crescemos e nos desenvolvemos na eclésia? Eu edificarei a minha igreja (eclésia), e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 7 Como crescemos e nos desenvolvemos na eclésia? Eu edificarei a minha igreja (eclésia), e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. - Mt 16:18 Como se entra no Reino de Deus? 1 - Arrependimento

Leia mais

2ª FEIRA 25 de março

2ª FEIRA 25 de março 2ª FEIRA 25 de março INTRODUÇÃO Bom Dia! Na quaresma, uma das ações que nos é pedida, é a esmola. Isto significa dar algo que é nosso a quem mais precisa. Para isso acontecer, ajuda se pensarmos nos outros

Leia mais

2ª FEIRA 11 de março. INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA

2ª FEIRA 11 de março. INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA 2ª FEIRA 11 de março NA ORAÇÃO INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! O tema que nos vai guiar nos próximos dias é o da oração. A quaresma é um tempo indicado para nos focarmos na oração. Começamos por

Leia mais

1 da infância missionária. Obra da Infância Missionária

1 da infância missionária. Obra da Infância Missionária Obra da Infância Missionária www.opf.pt/infancia :-) https://www.facebook.com/infanciaomp.portugal Nº 9 2017/2018 J u n h o Amigo animador Estes encontros que iremos desenvolver ao longo do ano pastoral

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro

2ª FEIRA 26 de novembro 2ª FEIRA 26 de novembro Bom dia a todos e boa semana! No próximo fim de semana decorrerá a Campanha do Banco Alimentar Contra a Fome. Como habitual, a nossa escola estará no Jumbo de Alfragide a contribuir

Leia mais

SEMANA DOS SEMINÁRIOS 2ª FEIRA

SEMANA DOS SEMINÁRIOS 2ª FEIRA 2ª FEIRA 12 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Começou ontem a semana de oração pelos seminários. Nesta semana, a nossa turma tem a missão de rezar por todos os seminaristas e por aqueles que os acompanham

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS, O.CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM SABADO da 1ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Ó Deus, atendei

Leia mais

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO 2ª FEIRA 10 de Dezembro INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos na última semana de aulas e queremos aprofundar esta caminhada até ao Natal. A mensagem que Deus nos traz hoje, lembra-nos que não devemos desistir de

Leia mais

2ª FEIRA 11 de fevereiro

2ª FEIRA 11 de fevereiro 2ª FEIRA 11 de fevereiro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana iremos falar sobre o amor que o Pai do Céu tem por cada um de nós, e nos faz sentir como filhos amados. Vamos ouvir uma história contada pelo próprio

Leia mais

2ª FEIRA 5 de novembro

2ª FEIRA 5 de novembro 2ª FEIRA 5 de novembro INTRODUÇÃO Bom dia! Durante esta semana vamos falar da lealdade! Será que a lealdade é algo importante e que faz de nós pessoas melhores? Vamos ver um pequeno vídeo que nos mostra

Leia mais

Também foram apresentadas sugestões de temáticas para alguns encontros que já fazem parte da vida do movimento nos estados e dioceses:

Também foram apresentadas sugestões de temáticas para alguns encontros que já fazem parte da vida do movimento nos estados e dioceses: O Conselho Nacional da RCCBRASIL, que está reunido em Brasília desde a última quarta-feira, dia 21, discerniu a temática que deverá acompanhar as missões, encontros e ser trabalhada nas reuniões de oração

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO! CAMPANHA ACHAS QUE TENS LATA?! 2ª FEIRA 25 de março

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO! CAMPANHA ACHAS QUE TENS LATA?! 2ª FEIRA 25 de março CAMPANHA ACHAS QUE TENS LATA?! 2ª FEIRA 25 de março INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Depois de, na semana passada, a escola ter dado um sinal muito bonito da sua generosidade com o povo de Moçambique,

Leia mais

Guião da Lição 25 SOMOS A IGREJA QUE ELE FUNDOU

Guião da Lição 25 SOMOS A IGREJA QUE ELE FUNDOU Guião da Lição 25 SOMOS A IGREJA QUE ELE FUNDOU A família e os nossos amigos mais próximos, que são como uma família, são muito importantes para nós. Tratam-se todos, de uma comunidade de pessoas ligadas

Leia mais

A Santa Sé. PADRE Igreja do Sagrado Coração de Rakovski Segunda-feira, 6 de maio de 2019

A Santa Sé. PADRE Igreja do Sagrado Coração de Rakovski Segunda-feira, 6 de maio de 2019 A Santa Sé VIAGEM APOSTÓLICA DO PAPA FRANCISCO À BULGÁRIA E MACEDÔNIA DO NORTE [5-7 DE MAIO DE 2019]SANTA MISSA COM PRIMEIRAS COMUNHÕESHOMILIA DO SANTO PADRE Igreja do Sagrado Coração de Rakovski Segunda-feira,

Leia mais

Catequese Missionária para Crianças. Como Jesus, quero ter um coração missionário

Catequese Missionária para Crianças. Como Jesus, quero ter um coração missionário Ano Missionário Extraordinário 2018 2019 Catequese Missionária para Crianças Como Jesus, quero ter um coração missionário INTRODUÇÃO A Igreja, toda ela, por vocação e carisma, é missionária. A missão é

Leia mais

Palavra alimento. Nem só de pão vive o homem

Palavra alimento. Nem só de pão vive o homem Palavra alimento A tua palavra, Senhor Jesus, é o pão que me dá forças para escolher servir em vez de ser servido; para perdoar as ofensas em vez de guardar rancor. A tua Palavra, Senhor Jesus, é o alimento

Leia mais

SOCIEDADE DA ALEGRIA

SOCIEDADE DA ALEGRIA 15 de janeiro SOCIEDADE DA ALEGRIA Bom dia! Este mês vamos falar muito de São João Bosco, sabem porquê?! Porque é em janeiro que celebramos uma festa a lembrar como ele foi e é importante para todos nós.

Leia mais

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO 2ª FEIRA 10 de Dezembro INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos na última semana de aulas e queremos aprofundar esta caminhada até ao Natal. A mensagem que Deus nos traz hoje, lembra-nos que não devemos desistir de

Leia mais

2ª FEIRA 20 de maio. A VARANDA

2ª FEIRA 20 de maio. A VARANDA 2ª FEIRA 20 de maio INTRODUÇÃO Bom dia! Iniciamos hoje uma nova semana! Semana muito importante pois celebraremos na 6ªfeira a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora! Hoje vamos pensar no que pode significar

Leia mais

Ser testemunha de Jesus em fraternidade

Ser testemunha de Jesus em fraternidade Ser testemunha de Jesus em fraternidade Escuta do evangelho do domingo Jo 10,1-10; Eu Sou a Porta das ovelhas Estamos sempre à meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar

Leia mais

VIÁTICO. Ritos iniciais

VIÁTICO. Ritos iniciais VIÁTICO Ritos iniciais Ao aproximar-se do doente, o ministro, revestido como convém a este ministério, saúda com afabilidade o doente e as pessoas presentes, empregando, se for oportuno, esta saudação:

Leia mais

XIX Domingo do Tempo Comum

XIX Domingo do Tempo Comum XIX Domingo do Tempo Comum Perdão, Senhor. Confia no Senhor Leitura do Primeiro Livro dos Reis 1 Reis 19, 9a.11-13a Naqueles dias, o profeta Elias chegou ao monte de Deus, o Horeb, e passou a noite numa

Leia mais

Mas que tentações? Fazer o que se quer, ir pelo caminho mais fácil, preguiça, mandar nos outros (poder), fazer as coisas sem pensar.

Mas que tentações? Fazer o que se quer, ir pelo caminho mais fácil, preguiça, mandar nos outros (poder), fazer as coisas sem pensar. 2ª FEIRA 11 de março QUARESMA- Pela estrada de Jesus Rumo à Vida Feliz GPS Bom dia! Iniciamos o tempo da quaresma. 40 dias antes da Páscoa. Como tem acontecido todos os anos, temos para a comunidade alguns

Leia mais

Acto penitencial: Aclamação:

Acto penitencial: Aclamação: Entrada: O senhor Ressuscitou! Do+ O Senhor ressuscitou, vencendo a morte na cruz Re7 Re7 Nossa esperança está n Ele, Ele é o nosso Salvador. Do+ P ra trás ficou o temor, a dúvida e a pouca fé: Re7 Re7

Leia mais

Sob a Luz da Tua. Palavra

Sob a Luz da Tua. Palavra Sob a Luz da Tua Palavra POR MARCELO TOJAL 2015 Sob a luz da tua palavra 2 Neste livro eu traduzo todo agradecimento a Deus, não só porque ele atende as nossas súplicas, mas também por cada livramento,

Leia mais

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial Catedral Diocesana de Campina Grande Paróquia nossa Senhora da Conceição II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia Por suas chagas fomos curados, felizes aqueles que crêem sem terem visto.

Leia mais

Despertar a Fé na Vida

Despertar a Fé na Vida Despertar a Fé na Vida Dos símbolos e gestos à relação com Deus Cf. En Familia, el Despertar Religioso de 0 a 6 años, PPC, 2009. O Batismo, a Eucaristia e qualquer sacramento implicam a relação com Deus,

Leia mais

PINTURA DO TERÇO /

PINTURA DO TERÇO / 2ª FEIRA 27 de Maio INTRODUÇÃO Bom dia a todos! Neste início de semana como não recordar a grande Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, na última 6ªfeira? Quem daqui gostou da Festa? Foi um grande momento

Leia mais

CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS A RECEPÇÃO FRATERNA Conceito: segundo o Livro Orientação ao Centro Espírita FEB/CFN a atividade de Recepção Consiste em receber os que chegam ao Centro

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Quinta-feira da 3ª Semana do Advento A consciência

Leia mais

Ao Teu Lado (Marcelo Daimom)

Ao Teu Lado (Marcelo Daimom) Ao Teu Lado INTRO: A9 A9 Quero estar ao Teu lado, não me importa a distância Me perdoa a insegurança, tenho muito a aprender E/G# E7 ( F# G#) A9 Mas em meus poucos passos, já avisto a esperança E/G# Também

Leia mais

CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA - SANTA ROSA 2014

CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA - SANTA ROSA 2014 CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA - SANTA ROSA 2014 CANTO DE ENTRADA: E B7 Dentro de mim existe uma luz/ Que me mostra por onde deverei andar F#m B7 E Dentro de mim também mora Jesus/ que me ensina buscar

Leia mais

Catequista: Crianças: Festa do Acolhimento

Catequista: Crianças: Festa do Acolhimento Catequista: Crianças: Festa do Acolhimento 14 1 INTRODUÇÃO CÂNTICO DE COMUNHÃO É o Meu Corpo Possivelmente estamos habituados a procurar Deus nas grandes coisas da vida, boas ou menos boas, e esquecemo-nos

Leia mais

2ª FEIRA 03 de dezembro

2ª FEIRA 03 de dezembro 2ª FEIRA 03 de dezembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Ontem começou o Tempo do Advento. É o tempo em que esperamos o dia em que Jesus irá nascer. Mas não esperamos de qualquer maneira, sentados no sofá a ver televisão!

Leia mais

Prefácio. Santo Tomás de Aquino. Suma Teológica, II-II, q. 28, a. 4.

Prefácio. Santo Tomás de Aquino. Suma Teológica, II-II, q. 28, a. 4. Prefácio A vida de São Francisco de Assis foi e continua sendo fonte de inspiração para tantos homens e mulheres de boa vontade que, percebendo a beleza que emana do amor, desejam experimentar também a

Leia mais

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos: Senhor, nosso Pai e nosso Deus, agradecemos-te o amor que tens por nós.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos: Senhor, nosso Pai e nosso Deus, agradecemos-te o amor que tens por nós. 2ª FEIRA 11 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia! Na semana passada fomos convidados a viver na confiança em Deus nosso Pai. Esta semana, o desafio é descobrirmos que somos filhos muito amados de Deus. Já alguma

Leia mais

3ª FEIRA 26 DE SETEMBRO. Não Temas! Estou Contigo na Tua Família

3ª FEIRA 26 DE SETEMBRO. Não Temas! Estou Contigo na Tua Família Bom dia! : 3ª FEIRA 26 DE SETEMBRO Depois de um fim de semana para (re)carregar energias, espera-nos uma semana em cheio. Nesta semana vamos falar da importância da família e de como a devemos tratar como

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS, O.CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Quinta-feira da 1ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Ó Deus,

Leia mais

FESTA DO PAI-NOSSO 2º Ano. 14 de junho de Catequese Paroquial de Santa Maria da Feira Núcleo: Missionários Passionistas

FESTA DO PAI-NOSSO 2º Ano. 14 de junho de Catequese Paroquial de Santa Maria da Feira Núcleo: Missionários Passionistas FESTA DO PAI-NOSSO 2º Ano 14 de junho de 2014 Catequese Paroquial de Santa Maria da Feira Núcleo: Missionários Passionistas MONIÇÃO ANTES DO CÂNTICO DE ENTRADA (Criança) Olá, nós as crianças do 2º ano

Leia mais

Oração dos fiéis Creio, Senhor, mas aumentai a minha fé.

Oração dos fiéis Creio, Senhor, mas aumentai a minha fé. Campanha Missionária 2016 Campanha Missionária 2019 27º Domingo do Tempo Comum (06/10) Caríssimos irmãos e irmãs, iniciamos o Mês Missionário Extraordinário convocado pelo Papa Francisco com o tema: Batizados

Leia mais

Paróquia S. Salvador do Burgo - Arouca Advento 2015

Paróquia S. Salvador do Burgo - Arouca Advento 2015 1ª Semana de Advento (29 de Novembro a 5 de Dezembro) Catequista responsável: Ana Maria (2º e 7º ano) Palavra da semana: CARIDADE Estás a preparar-te para um caminho que te leva ao Natal. O Natal é um

Leia mais

2ª FEIRA 15 outubro SANTA TERESA DE ÁVILA- TERESA DE JESUS E boa semana. Hoje, a Igreja celebra a festa de uma grande santa, Santa Teresa de Ávila. Teresa entrou para o Convento Carmelita da Encarnação,

Leia mais

2ª FEIRA 4 de Fevereiro

2ª FEIRA 4 de Fevereiro 2ª FEIRA 4 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! O mês de janeiro passou e com ele ficámos a conhecer melhor os pilares da Espiritualidade Juvenil Salesiana, ou seja, como Dom Bosco nos

Leia mais

CIFRAS CD TUDO POR SCHOENSTATT

CIFRAS CD TUDO POR SCHOENSTATT CIFRAS CD TUDO POR SCHOENSTATT J U F E M L O N D R I N A / P R 1. Buscamos o mais alto G Am Em Por uma aliança eu me entreguei a ti, C Am D entreguei tudo o que sou e tudo que vivi. G Am Agora sendo tua

Leia mais

VidaePalavra.Comunidade(s)

VidaePalavra.Comunidade(s) VidaePalavra.Comunidade(s) Unidade Pastoral da Cidade PVZ S. JOSÉ RIBAMAR III Domingo do Advento Ano B n.º 255 17/12/2017 Página 1 LITURGIA DA PALAVRA III DOMINGO DO ADVENTO ANO B 1ª Leitura: Is 61, 1-2a.10-11

Leia mais

2º 3 º ciclos

2º 3 º ciclos 2º 3 º ciclos 2018 19 2ª feira, dia 14 de janeiro de 2019 DOM BOSCO, PAI E MESTRE DOS JOVENS Bom dia! Mais um dia que nos é dado para vivermos bem uns com os outros. Todos nós temos uma história e todos

Leia mais

Semana de Oração Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e

Semana de Oração Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e Semana de Oração Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro

2ª FEIRA 26 de novembro 2ª FEIRA 26 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana somos convidados a seguir Jesus na Misericórdia! Que palavra grande e difícil. O que quererá dizer? Misericórdia é um sentimento de bondade e de

Leia mais

ANO SANTO DA MISERICÓRDIA

ANO SANTO DA MISERICÓRDIA ANO SANTO DA MISERICÓRDIA Misericordiae Vultus O rosto da misericórdia. Diz o Papa Francisco na Bula Misericordiae Vultus : Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria,

Leia mais

SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA 2ª FEIRA 18 de Fevereiro. PE. GUILLERMO BASAÑES

SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA 2ª FEIRA 18 de Fevereiro. PE. GUILLERMO BASAÑES SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA 2ª FEIRA 18 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Começou ontem, dia 17, a semana missionária salesiana que se prolongará ao longo de toda esta semana. Esta

Leia mais

1º CICLO. Não temas Receber Jesus!

1º CICLO. Não temas Receber Jesus! 2ª feira 12 de março Jesus que é a Luz Guia: Bom dia! Se tens estado atento à nossa escada da Quaresma, então lembras-te que já foste desafiado a: Arrepender-te; Escutar Jesus; Acreditar em Jesus e por

Leia mais