POLÍTICA DE COMUNICAÇÂO PROMOCIONAL GRUPO CENSUPEG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "POLÍTICA DE COMUNICAÇÂO PROMOCIONAL GRUPO CENSUPEG"

Transcrição

1 POLÍTICA DE COMUNICAÇÂO PROMOCIONAL GRUPO CENSUPEG

2 POLÍTICA DE COMUNICAÇÂO PROMOCIONAL GRUPO CENSUPEG O objetivo desta política é a construção e preservação de uma identidade corporativa sólida, baseada nos valores da instituição e no seu compromisso ético com a comunidade, afim de beneficiar todos aqueles que fazem uso da marca com autorização da instituição. A política de marketing aplica-se de forma obrigatória a todos os colaboradores, professores, consultores educacionais, executivos de polo e parceiros diretos e indiretos que façam uso da marca do Grupo Censupeg.

3 Do benefício Quando nascemos, a primeira coisa que ganhamos é um nome, com muito carinho o cultivamos ao longo da nossas vidas. Um nome vai muito além de uma junção de letras ou de uma representação fonética, o nome de uma pessoa representa características, valores, história, uma reputação. Isso é tão forte, mas tão forte que quando alguém esquece ou troca o nosso nome por simples descuido muitas vezes sentimos internamente um desconforto e estranheza. Dependendo do tom, ouvir o nome por completo dá um frio na barriga, da mesma forma, situações de alegria e reconhecimento são potencializadas quando vinculadas de forma direta ao nosso nome. O Grupo Censupeg sempre foi construído a muitas mãos em sintonia, faça parte dessa cultura e aproveite os benefícios da marca ao ser identificado como um integrante respaldado por uma instituição séria e respeitada. Um Forte Abraço! -- Bruno Acras Diretor Comercial e Marketing. Quando alguém reconhece a sua imagem em uma foto ou escuta o seu nome, logo lhe vem a lembrança do seu conjunto de valores, características e personalidade, isso dá ao seu conhecido a segurança e controle sobre os assuntos que fazem parte daquele momento. Do ponto de vista institucional uma marca funciona da mesma forma, ter um nome, um padrão de imagem, uma comunicação uniforme cria uma identidade corporativa, isso dá segurança ao público sobre a integridade e qualidade da instituição, no mundo em que vivemos hoje a segurança é algo fundamental para as relações pessoais e para os negócios. Destoar de um padrão corporativo é agir de forma isolada e com fraqueza, seguir uma identidade é aproveitar a força da união e sobretudo fazer parte verdadeiramente de um todo.

4 Do fundamento Este documento tem como base o Novo Código Civil Brasileiro, Código de Defesa do Consumidor, a Agência Nacional de Telecomunicações Anatel, o Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária CONAR, o Código de Autorregulação para Prática do Marketing - CAPEM, Lei dos Direitos Autorais e a Indústria Nacional Propriedade Intelectual INPI. Os itens regulamentados pelos órgãos acima não citados neste documento fazem parte de forma integral desta política, assim como as atualizações publicadas de forma oficial nos seus respectivos canais de comunicação.

5 Sumário» Logotipo... PG 6» Aplicações do logo... PG 7» Cores Institucionais... PG 8» Usos indevidos... PG 9» Da identidade corporativa... PG 10» Da comunicação... PG 11» Da criação de materiais... PG 12» Da utilização de imagem e voz... PG 13» Do uso do mídia kit... PG 14» Do uso de materiais para evento... PG 15» Do uso de materiais especiais... PG 16» Do deferimento e do indeferimento das solicitações... PG 18» Do prazo de entrega de materiais...pg 19» Da aprovação e reprovação dos materiais... PG 20» Do uso do Facebook... PG 21» Dos patrocínios no Facebook... PG 22» Do uso do institucional... PG 23» Do uso do Marketing... PG 24» Do uso do SMS Marketing... PG 25» Criação de canais de comunicação não oficiais... PG 26» Da utilização dos canais de comunicação do Grupo Censupeg para outros fins... PG 27» Da criação de materiais especiais... PG 17

6 Logotipo

7 Aplicações do logo

8 Cores institucionais

9 Usos indevidos A marca não deve ser alterada, seja nas suas cores, diagramação ou proporções. Ao lado figuram alguns erros que podem ocorrer. Comparando com a marca original, verifique os usos incorretos e se assegure de que a marca do CENSUPEG nunca seja alterada.

10 Da identidade corporativa Inclui-se na identidade corporativa.» Logo» Paleta de cores» Tipografia de materiais de divulgação.» Layout de campanhas» Layout de materiais institucionais» Layout de formatação de materiais gráficos, material em áudio e vídeo.» Padrão de comunicação e linguagem.» Utilização de canais de comunicação.» Fachada e comunicação interna das unidades de negócio.

11 Da comunicação O Grupo Educacional Censupeg preza pela expressão da diversidade social e racial na construção de campanhas e peças publicitárias, não são permitidos mensagens que façam ofensa ou discriminação a gênero, raça, cor, credo, opção política, orientação sexual, condição de deficiência física, mental, classe social e regionalidade. A mensagem deve garantir pleno entendimento por parte do público-alvo, de forma transparente, responsável e ética baseadas em dados concretos e confiáveis, mensagens de natureza enganosa ou duvidosa não são permitidas, assim como o aproveitamento da falta de experiência ou de conhecimento do público-alvo apoiada no medo ou superstições.

12 Da criação de materiais A criação de materiais de divulgação fazem parte da identidade corporativa é exclusiva do setor de marketing do Grupo Censupeg. Solicitações de criações peças por parceiros ou terceiros podem ser autorizadas caso atendam de forma integral os itens: 1. O setor de marketing entenda que exista a real necessidade do material ser criado por um terceiro. 2. Exista a solicitação e aprovação do briefing por parte do marketing antes do material ser criado. 3. O material deverá seguir fielmente as condições previstas nesta política. 4. Caso exista imagem ou áudio, o material produzido deverá ter o registro dos direitos autorais, os documentos deverão ser enviados para o setor de marketing para registro no banco de dados. 5. Para ser veiculado, antes o material deverá ser aprovado pelo marketing e arquivado no banco de dados da instituição.

13 Da utilização de imagem e voz A criação de materiais do Censupeg são próprios, não são permitidos cópias ou plágios de materiais já produzidos por outras empresas do mercado. A utilização de foto e voz para fins de divulgação respeita o uso de direitos autorais, o Censupeg possui o registro dos direitos de imagem através da assinatura do termo de concessão do direito de uso e imagem ou contrato do fornecedor detentor do direito de uso da imagem. A produção de materiais de divulgação com imagens e áudios com direitos autorais cedidos gratuitamente na internet não são utilizados pelo Grupo Censupeg, afim de evitar que os materiais produzidos sejam parecidos com materiais de divulgação de outras instituições.

14 Do uso do mídia kit Define-se como Mídia Kit os materiais utilizados de forma padrão na divulgação. No caso dos cursos de Pós-Graduação Presencial, Pós-Graduação Semi-Presencial e Pós-Graduação EAD: flyer/folder, cartaz, arte para Facebook, arte para marketing, arte para Whatsapp e qualquer material que possa ser incluído pelo setor de marketing. No caso dos cursos de Graduação Presencial e EAD: flyer/folder, cartaz, outdoor, faixa, bussdor, banner, jingle, spot para carro de som/moto som/rádio, vídeo de vestibular, camiseta, boné, arte para Facebook, arte para marketing, arte para Whatsapp e qualquer material que possa ser incluído pelo setor de marketing.

15 Do uso de materiais para evento. Define-se como materiais para evento os materiais utilizados em palestras, seminários ou aulas inaugurais. Fazem parte dos materiais para evento: banners, flyers/folders, pastas, canetas, vídeos institucionais e materiais de apresentação e qualquer material que possa ser incluído pelo setor de marketing. Materiais para eventos deverão ser solicitados com 60 dias de antecedência, considerando o alto volume de produção e entrega do material.

16 Do uso de materiais especiais Define-se como materiais especiais qualquer item que não faça parte do mídia kit ou dos materiais para eventos. Inclui-se nesse item: Arte para caneca, lonas de formatos diversos, conteúdos em texto, arte para saco de pão, bikedoor, anúncio para jornal, boletim informativos, anúncios digitais em diferentes formatos, comunicados internos, materiais de endomarketing ou qualquer outro material de uso específico que ainda não foi criado pelo setor do marketing.

17 Da criação de materiais especiais A solicitação de criação de materiais especiais deverá ser feita através do preenchimento do briefing pelo link: Materiais solicitados por telefone, presencialmente, por , Whatsapp ou por qualquer outro canal de comunicação serão desconsiderados, as datas das solicitações não oficiais não contam para o prazo de entrega dos materiais. Solicitação oficial é solicitação com briefing preenchido, o solicitante deverá ter pleno entendimento do texto e das informações que precisa no material, ao preencher as informações o solicitante receberá um automático de confirmação de recebimento de solicitação. O setor de marketing poderá fazer alterações nas informações enviadas no briefing caso entenda que será adequado de acordo com a aplicação e utilização do material.

18 Do deferimento ou indeferimento das solicitações A solicitação oficial poderá ser indeferida quando:» O briefing estiver incompleto.» O briefing não estiver claro.» O briefing estiver com uma grande quantidade de texto não permitindo o espaçamento entre os blocos de informações do layout.» O material não atender a política de marketing.» O setor comercial ou marketing entender que não há necessidade para produção do material.» A produção da arte é inviável pois não há orçamento para produção do tipo de material solicitado.» O uso do material não é coerente com a estratégia de captação formulada para a região. O retorno do indeferimento será feito ao solicitante via , com o esclarecimento do motivo de acordo com os itens acima, em até 48 horas úteis. A solicitação oficial será deferida quando:» O solicitante receber um de aprovação do briefing.

19 Do prazo de entrega de materiais: A partir da data de aprovação do briefing, o prazo de entrega da primeira aprovação será contabilizado de acordo com os materiais: Alteração no formato de materiais do mídia kit: 3 dias úteis.» Alteração simples no texto de materiais já produzidos: 3 dias úteis.» Criação de artes digitais para Facebook, Whatsapp e materiais de baixa complexidade: 3 dias úteis.» Criação de artes digitais de média complexidade: 5 dias úteis.» Criação de artes digitais de alta complexidade: 7 dias úteis.» Criação de artes para apresentação em slides: 7 dias úteis.» Edição de áudios: 5 dias úteis.» Edição simples de vídeos de curta duração: 7 dias úteis.» Edição simples de vídeos de longa duração: 15 dias úteis.» Edição simples de vídeos com animação: 15 dias úteis. * O dias úteis serão contabilizados de acordo com as datas úteis do calendário da cidade de Joinville/SC. ** Em casos eventuais de grande volume de materiais solicitados no mesmo período, o setor do marketing poderá negociar novos dias para entrega, ou a entrega do material no prazo através da contratação de um professional externo feito de forma exclusiva pelo setor de marketing.

20 Da aprovação e reprovação dos materiais O solicitante terá até 5 dias úteis para aprovar a arte, caso o solicitante não retorne dentro desse período a arte será considerada como aprovada. Caso necessite alterações, o solicitante deverá oficializar o pedido via para mesma pessoa que enviou a arte para aprovação. A solicitação de alteração será feita pela equipe de marketing quando: 1. Os dados pessoais do parceiro preenchidos no briefing estiverem diferentes em relação ao que está na arte. 2. Ajustes de informações devido à interpretação dobriefing pela equipe de marketing. Caso seja aprovada a alteração da arte, o prazo de entrega da arte com o ajuste será de 3 dias úteis. Caso o solicitante peça a inclusão de dados que não foram solicitados no briefing, ou peça alterações que fujam da ideia inicial solicitada no briefing, a alteração não será autorizada e a arte será considerada como aprovada pelo setor de marketing.

21 Do uso do Facebook: O grupo Censupeg utiliza as redes sociais para fins de relacionamento e divulgação, a criação de fanpages é feita de acordo com a cidade de atuação. A formatação da página inicial fanpage é produzida pelo setor de marketing, faz parte da identidade:» Nome da página.» Foto principal.» Foto da capa.» Descrição da página.» A categoria da página. Cada fanpage é gerenciada por um parceiro comercial classificado como editor da página, o parceiro é responsável pelas divulgação da página nas redes sociais, pelas publicações da página, pelas respostas do chat e pelas respostas das pessoas interessadas nas postagens. Caso exista mais de um parceiro comercial na mesma cidade, o setor de marketing estudará a viabilidade de incluir mais de um parceiro comercial no gerenciamento da página, ou a criação de uma nova página com a descrição do seguimento de atuação.

22 Dos patrocínios no Facebook: O grupo Censupeg faz anúncios nas redes sociais de acordo com a estratégia e o recurso disponível em cada modalidade de negócio. A equipe do marketing possui treinamento específico para captação de leads e gerenciamento das redes sociais, a preparação inclui a estratégia de segmentação de postagens e comunicação. Apesar do treinamento, a expertise da equipe não garante a captação de leads, que poderá ter variações de acordo com fatores como: 1. Regiões que já receberam o mesmo tipo de patrocínio de forma intensa e recente. 2. Cursos que possuem um volume baixo de profissionais que fazem parte do público-alvo. 3. Cidades que possuem uma baixa densidade populacional. 4. Cidades interioranas que possuem baixa cobertura de internet pela operadoras. 5. Cursos que possuam um público-alvo genérico com baixa rastreabilidade nas redes sociais. Caso queira, o parceiro poderá solicitar o relatório de visualizações da postagem através do print da tela do gerenciador de negócios. Caso o parceiro entenda que a segmentação e estratégia do setor de marketing não está adequada para a captação de leads, o parceiro poderá fazer o patrocínio por conta própria através da sua própria estratégia e investimento.

23 Do uso do institucional O Grupo Censupeg fornece gratuitamente para os seus parceiros o este recurso é utilizado de forma exclusiva para divulgação e relacionamento institucional, não é permitido o uso de s pessoais nos materiais de divulgação. O acompanhamento e retorno das mensagens do institucional pelo parceiro é obrigatória, considerando que esse item faz parte de uma das cláusulas do contrato de parceria. A política de criação de s institucionais seguirá a sequência:» Graduação: Se houver mais de um polo na cidade: nomedacidade 1@censupeg.com.br, nomedacidade 2@censupeg.com.br» Se houver um novo consultor em uma cidade que já possui o pos. Se houver mais de um consultor presencial ou um presencial + EAD: pos. nomedacidade 1@censupeg.com.br, pos. nomedacidade 2@censupeg.com.br» Se houver um consultor e um polo (parceiros separados): O polo fica com o e o consultor fica com o pos. Pós-Graduação Presencial, Semi-presencial e EAD:» Se o consultor estiver sozinho na cidade ou se ele atender a graduação e pós será mantido o

24 Do uso do Marketing: O grupo Censupeg possui um banco de dados soft opt in utilizado para relacionamento de acordo com o Código de Autorregulação para Prática do Marketing CAPEM. A utilização do institucional para envio de mensagens em massa por parceiros está condicionada ao regulamento do CAPEM, disponível em

25 Do uso do SMS Marketing: A utilização do SMS para envio de mensagens é feita de forma exclusiva pelo setor de marketing, caso o parceiro tenha uma base de contatos soft opt in comprovada ele poderá enviar para o setor de marketing fazer o disparo, considerando a periodicidade necessária para evitar o descadastramento de contratos. O grupo Censupeg possui um banco de dados soft opt in que é utilizado para relacionamento de acordo com o regulamento da Agência Nacional de Telecomunicações Anatel.

26 Criação de canais de comunicação não oficiais A criação de sites, fanpages, s ou outros canais de comunicação não oficiais não são autorizados. O Grupo Censupeg possui as ferramentas de rastreamento digitais no Google e no Facebook, ao observar um canal de comunicação sem autorização será feita a denúncia e reinvindicação do uso da marca, em poucos dias o canal de comunicação será excluído.

27 Da utilização dos canais de comunicação do Grupo Censupeg para outros fins A divulgação de produtos, cursos, serviços ou qualquer material pessoal que não esteja relacionado ao grupo Censupeg não é permitida nos canais oficias de comunicação.

28 BOAS PRÁTICAS 1. Em caso de dúvidas, procure a equipe comercial. 2. Utilize as ferramentas com frequência e linguagem com bom senso. 3. Você é responsável pela cultura da identidade corporativa, ao ver alguma mensagem que não atende esta política comunique a equipe de marketing.

29 BOAS MATRÍCULAS!

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO PROMOCIONAL GRUPO CENSUPEG

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO PROMOCIONAL GRUPO CENSUPEG POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO PROMOCIONAL GRUPO CENSUPEG POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO PROMOCIONAL GRUPO CENSUPEG O objetivo desta política é promover a identidade corporativa sólida, baseada nos valores da instituição

Leia mais

NORMAS GERAIS DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

NORMAS GERAIS DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING FINALIDADE: Esta norma por finalidade normatizar a solicitação, organização e execução dos serviços do Departamento de Comunicação e Marketing da SMCC. PERIODICIDADE: Não se aplica RESPONSÁVEL: Departamento

Leia mais

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO INTERNA DA UNIMED CAMPO GRANDE Núcleo de Comunicação e Marketing agosto de 2016

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO INTERNA DA UNIMED CAMPO GRANDE Núcleo de Comunicação e Marketing agosto de 2016 POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO INTERNA DA UNIMED CAMPO GRANDE Núcleo de Comunicação e Marketing agosto de 2016 1. INTRODUÇÃO A imagem da Unimed Campo Grande é uma responsabilidade de todos. A forma como nos comunicamos

Leia mais

Nº Versão/Data: Validade: /10/2015 OUTUBRO/2016 MKT. 02 CRIAÇÃO MACROPROCESSO MARKETING E COMUNICAÇÃO PROCESSO CRIAÇÃO

Nº Versão/Data: Validade: /10/2015 OUTUBRO/2016 MKT. 02 CRIAÇÃO MACROPROCESSO MARKETING E COMUNICAÇÃO PROCESSO CRIAÇÃO 1 de 9 CRIAÇÃO MACROPROCESSO E COMUNICAÇÃO PROCESSO CRIAÇÃO CRIAÇÃO 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DOCUMENTOS RELACIONADOS... 2 4. PROCEDIMENTOS... 2 4.1 Preenchimento do Formulário... 2 4.2 ANÁLISE

Leia mais

MANUAL DE PRODUTOS E SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

MANUAL DE PRODUTOS E SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO E MARKETING Este Manual reúne as especificações necessárias para cada serviço ou produto do DECOM, além de suas respectivas particularidades. O uso do nome e da logomarca da SMCC e de seus Departamentos estão definidos

Leia mais

Manual Utilização. Sistema de Jobs

Manual Utilização. Sistema de Jobs Manual Utilização Sistema de Jobs O Sistema de Jobs foi criado para facilitar o processo do trabalho e o contato entre a Kzulo e seus clientes, tornando o procedimento de trabalho mais simples e assertivo.

Leia mais

MANUAL DE APOIO DE MÍDIA

MANUAL DE APOIO DE MÍDIA MANUAL DE APOIO DE MÍDIA CONCEITOS E CRITÉRIOS 1 O que é a Apoio de Mídia do Grupo RBS? É a cessão gratuita de espaços comerciais nos veículos do Grupo RBS para divulgação de iniciativas do Terceiro Setor,

Leia mais

Regulamento do 1º Prêmio APP Sorocaba de Criação Publicitária

Regulamento do 1º Prêmio APP Sorocaba de Criação Publicitária Regulamento do 1º Prêmio APP Sorocaba de Criação Publicitária Disposições Gerais A APP Sorocaba tem como objetivo valorizar e premiar as peças publicitárias criadas pelas agências no interior do estado

Leia mais

Assessoria de Comunicação Social - ASCOM

Assessoria de Comunicação Social - ASCOM UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Assessoria de Comunicação Social - ASCOM Petrolina - PE Julho de 2016 2ª Versão Apresentação A Assessoria de Comunicação Social (Ascom) da Univasf tem como

Leia mais

Campanha Nacional 2016

Campanha Nacional 2016 Campanha Nacional 2016 O programa Acertando suas Contas é a maior ação de promoção da sustentabilidade do crédito no País +855 MIL Beneficiadas desde 2010 com oportunidades de renegociação de dívida associada

Leia mais

ATOS DO GABINETE DO DEFENSOR PÚBLICO-GERAL FEDERAL INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 26, DE 07 DE MARÇO DE 2017.

ATOS DO GABINETE DO DEFENSOR PÚBLICO-GERAL FEDERAL INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 26, DE 07 DE MARÇO DE 2017. ATOS DO GABINETE DO DEFENSOR PÚBLICO-GERAL FEDERAL INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 26, DE 07 DE MARÇO DE 2017. Dispõe sobre os procedimentos para a solicitação de material gráfico e publicitário encaminhados para

Leia mais

REGULAMENTO JOB DO ANO PRÊMIO UNOESC DE PUBLICIDADE

REGULAMENTO JOB DO ANO PRÊMIO UNOESC DE PUBLICIDADE REGULAMENTO JOB DO ANO PRÊMIO UNOESC DE PUBLICIDADE O Prêmio Job do Ano é uma iniciativa do curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, da Unoesc Joaçaba em conjunto com o Centro

Leia mais

EDITAL N 005/2012 Oferecimento de Disciplinas Isoladas

EDITAL N 005/2012 Oferecimento de Disciplinas Isoladas UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD EDITAL N 005/2012 Oferecimento de Disciplinas Isoladas 2012.1 RESOLVE: O Diretor Geral em exercício do Centro de Educação

Leia mais

REGULAMENTO DO 2º PRÊMIO APP SOROCABA DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA

REGULAMENTO DO 2º PRÊMIO APP SOROCABA DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA REGULAMENTO DO 2º PRÊMIO APP SOROCABA DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA Disposições Gerais A APP Sorocaba tem como objetivo valorizar e premiar as peças publicitárias criadas pelas agências no interior do Estado

Leia mais

NORMA OPERACIONAL 01/2014. Regras e normas de comunicação interna e publicações

NORMA OPERACIONAL 01/2014. Regras e normas de comunicação interna e publicações NORMA OPERACIONAL 01/2014 Regras e normas de comunicação interna e publicações O Presidente e Diretor Geral da Fundação Comunitária Tricordiana de Ensino, no uso de suas atribuições e tendo em vista a

Leia mais

Nossos associados. podem se associar laboratórios clínicos e empresas fabricantes e distribuidoras de Medicina Laboratorial é uma sociedade de

Nossos associados. podem se associar laboratórios clínicos e empresas fabricantes e distribuidoras de Medicina Laboratorial é uma sociedade de midiakit - 2019 Nossos associados são médicos patologistas clínicos e de outras especialidades, farmacêuticos-bioquímicos, biomédicos, biólogos, técnicos e outros profissionais de laboratórios clínicos,

Leia mais

METODOLOGIA DE TRABALHO

METODOLOGIA DE TRABALHO PLANO INTERMEDIÁRIO Escopo ASSESSORIA DE IMPRENSA 2 artigos por mês; 2 releases por mês; Notas de agendas. MARKETING JURÍDICO 1 Newsletter por mês; Até quatro Alerts por mês; Atualização do site com os

Leia mais

FLUXO DE ATIVIDADES - MÍDIAS DIGITAIS. Inserção / Atualização de eventos no site e portais Atualização/ Inserção de conteúdo em várias páginas

FLUXO DE ATIVIDADES - MÍDIAS DIGITAIS. Inserção / Atualização de eventos no site e portais Atualização/ Inserção de conteúdo em várias páginas FLUXO DE ATIVIDADES - MÍDIAS DIGITAIS ATUALIZAÇÕES NO SITE E PORTAIS: Inserção / Atualização de eventos no site e portais Atualização/ Inserção de conteúdo em uma página Atualização/ Inserção de conteúdo

Leia mais

6 ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA CAPTAR NOVOS ALUNOS NA VOLTA ÀS AULAS

6 ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA CAPTAR NOVOS ALUNOS NA VOLTA ÀS AULAS 6 ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA CAPTAR NOVOS ALUNOS NA VOLTA ÀS AULAS INTRODUÇÃO... 3 ANUNCIE NO GOOGLE ADWORDS E FACEBOOK ADS... 5 PATROCINE POSTS NAS REDES SOCIAIS... 9 UTILIZE QR CODES NAS MÍDIAS OFFLINE...12

Leia mais

Proposta. Tel.: (65) CNPJ: / /02/2017

Proposta.  Tel.: (65) CNPJ: / /02/2017 1 27 Proposta Planos para desenvolvimento Web www.simwebsite.com.br Tel.: (65) 3685-9133 CNPJ: 14.984.437/00-11 E-mail: vendas@simwebsite.com.br 26/02/27 2 Você imagina a gente cria! Tel.: (65) 3685-9133

Leia mais

Nossos associados. A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica Medicina Laboratorial é uma sociedade de especialidade médica fundada em 1944.

Nossos associados. A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica Medicina Laboratorial é uma sociedade de especialidade médica fundada em 1944. midiakit - 2018 Nossos associados A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica Medicina Laboratorial é uma sociedade de especialidade médica fundada em 1944. Patologia Clínica Medicina Laboratorial é a

Leia mais

Números de Junho Assessoria de Comunicação. Icict / Fiocruz

Números de Junho Assessoria de Comunicação. Icict / Fiocruz Números de Junho 2017 Assessoria de Comunicação Icict / Fiocruz Rio de Janeiro, Junho de 2017 Relatório de Atividades da Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz 2017 Página 2 Assessoria de Comunicação

Leia mais

MEDIA KIT Proposta para patrocínio e publicidade no site

MEDIA KIT Proposta para patrocínio e publicidade no site Apresentação MEDIA KIT Somos o Convidar.Net, Um sistema de gestão para eventos, convites e anúncios na web. Uma rede social para festas e eventos, pessoais ou profissionais, com diversas facilidades e

Leia mais

Normas de Comunicação Interna e Publicações

Normas de Comunicação Interna e Publicações Normas de Comunicação Interna e Publicações (Anexo Único da Resolução 033/2016) COMUNICAÇÃO E MARKETING Regras e normas de comunicação interna e publicações O Setor de Comunicação e Marketing da Universidade

Leia mais

Mapeamento de demandas e propostas

Mapeamento de demandas e propostas Mapeamento de demandas e propostas 1. Comunicação Institucional 1.1. Assessoria de Imprensa - cobertura jornalística de eventos e atividades institucionais; - em média três coberturas diárias de atividades

Leia mais

O objetivo do Aplicativo Vinil é divulgar a cultura, música e artistas respeitando os interesses dos envolvidos.

O objetivo do Aplicativo Vinil é divulgar a cultura, música e artistas respeitando os interesses dos envolvidos. OBJETIVO O objetivo do Aplicativo Vinil é divulgar a cultura, música e artistas respeitando os interesses dos envolvidos. DICIONÁRIO Para fins deste documento considera-se: Perfil: cadastro de informações,

Leia mais

Números de Dezembro/2016. Assessoria de Comunicação. Icict / Fiocruz

Números de Dezembro/2016. Assessoria de Comunicação. Icict / Fiocruz Números de Dezembro/2016 Assessoria de Comunicação Icict / Fiocruz Rio de Janeiro, Dezembro de 2016 Relatório de Atividades da Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz 2016 Página 2 Assessoria de Comunicação

Leia mais

Desenvolvimento de uma redação dissertativa, curta, de no minimo 10 linhas e máximo 20 linhas.

Desenvolvimento de uma redação dissertativa, curta, de no minimo 10 linhas e máximo 20 linhas. Concurso de Redação 1.0 Objetivo do Concurso Despertar o conhecimento e a habilidade em escrever; Compreensão do Projeto Reviva o óleo e a importância na preservação do meio ambiente, para produção de

Leia mais

MANUAL GERAL DE OPERAÇÕES COMERCIAIS, INTERNET E JORNAIS IMPRESSOS

MANUAL GERAL DE OPERAÇÕES COMERCIAIS, INTERNET E JORNAIS IMPRESSOS MANUAL GERAL DE OPERAÇÕES COMERCIAIS, INTERNET E JORNAIS IMPRESSOS São Paulo, 2017. SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 1. REGRAS GERAIS DE FATURAMENTO 1.1. DADOS PARA FATURAMENTO 2. PEDIDO DE INSERÇÃO 3 - VENCIMENTO

Leia mais

1. OBJETIVO Estabelecer sistemática para a solicitação e desenvolvimento de serviços de criação de peças ao Departamento de Marketing.

1. OBJETIVO Estabelecer sistemática para a solicitação e desenvolvimento de serviços de criação de peças ao Departamento de Marketing. 1 de 5 1. OBJETIVO Estabelecer sistemática para a solicitação e desenvolvimento de serviços de criação de peças ao Departamento de Marketing. 2. ALCANCE Todas as áreas e empresas do Grupo Privé que utilizam

Leia mais

Regulamento do Concurso Cultural de Produção de Curtas da VII Edição Temática Anual do Projeto CURTA NA EDUCAÇÃO: Curta Não- Violência. 1.

Regulamento do Concurso Cultural de Produção de Curtas da VII Edição Temática Anual do Projeto CURTA NA EDUCAÇÃO: Curta Não- Violência. 1. Regulamento do Concurso Cultural de Produção de Curtas da VII Edição Temática Anual do Projeto CURTA NA EDUCAÇÃO: Curta Não- Violência. 1. O Concurso de produção de Curtas para a VII Edição Temática Anual

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2018

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2018 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2018 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

14º PRÊMIO APP MARKMÍDIA Regulamento 2018

14º PRÊMIO APP MARKMÍDIA Regulamento 2018 14º PRÊMIO APP MARKMÍDIA Regulamento 2018 1. Objetivos Incentivar o desenvolvimento e qualificação da propaganda na região de Londrina, por meio do reconhecimento da qualidade e da criatividade no planejamento

Leia mais

P R O C E S S O D E P R O D U Ç Ã O P L A N O L I G H T E P R E M I U M

P R O C E S S O D E P R O D U Ç Ã O P L A N O L I G H T E P R E M I U M PROCESSO DE PRODUÇÃO P L A N O L I G H T E P R E M I U M PROCESSO DE PRODUÇÃO Este manual compreende todo o fluxo de trabalho na produção de um vídeo. Os processos de produção de vídeo são bem distintos.

Leia mais

FORMULÁRIO DE APOIO A EVENTOS

FORMULÁRIO DE APOIO A EVENTOS FORMULÁRIO DE APOIO A EVENTOS A ABRAVAS, VISANDO CONTRIBUIR PARA A CAPACITAÇÃO DO PROFISSIONAL QUE TRABALHA COM ANIMAIS SELVAGENS, DECIDIU SISTEMATIZAR E PLANEJAR POSSÍVEIS APOIOS PARA REALIZAÇÃO DE EVENTOS

Leia mais

MANUAL EVENTOS APOIADOS

MANUAL EVENTOS APOIADOS MANUAL DE EVENTOS APOIADOS Atualizado em 06 de Maio de 2016 1. INTRODUÇÃO... 3 2. NATUREZA DO APOIO... 3 3. PROPOSTA DE REALIZAÇÃO DO EVENTO... 3 3.1 PERÍODO DE REALIZAÇÃO DOS EVENTOS... 4 4. SERVIÇOS

Leia mais

MÍDIA COOPER ATIVADA

MÍDIA COOPER ATIVADA MÍDIA COOPERATIVADA Mídia cooperativada BBa e Revendas O mercado já está reagindo. O volume de obras e lançamentos aumenta a cada dia. É hora de aproveitar! A mídia cooperativada é a sua marca na rua com

Leia mais

Associado ao que há de melhor. Associado a você.

Associado ao que há de melhor. Associado a você. CAMPANHA nacional Cartilha eletrônica Associado ao que há de melhor. Associado a você. I - APRESENTAÇÃO Simples, prático e objetivo, este guia visa facilitar as consultas e a busca de informações sobre

Leia mais

O que é? A Comunicação Integrada alinha toda a estratégia, as ações e os produtos dos 4 setores da comunicação corporativa.

O que é? A Comunicação Integrada alinha toda a estratégia, as ações e os produtos dos 4 setores da comunicação corporativa. O que é? Entender e trabalhar a comunicação de uma empresa ou instituição de forma estratégica e integrada, alinhando produtos e ações dos diversos segmentos em prol de objetivos comuns. A Comunicação

Leia mais

P u b l i c i t á r i o D i g i t a l - Há 15 anos

P u b l i c i t á r i o D i g i t a l - Há 15 anos P u b l i c i t á r i o D i g i t a l - Há 15 anos Serviços Oferecidos 1. Consultoria A Consultoria pode ser contratada isoladamente ou em conjunto com os demais serviços oferecidos nesta proposta. Seu

Leia mais

Você está utilizando todo potencial. Conheça nossos serviços

Você está utilizando todo potencial. Conheça nossos serviços Desenvolvimento & hospedagem de sites Você está utilizando todo potencial para conquistar novos clientes na web? Conheça nossos serviços Envio de Email Marketing Quantos e-mails você precisa enviar? Escolha

Leia mais

DADOS CADASTRAIS DE TERCEIROS 2

DADOS CADASTRAIS DE TERCEIROS 2 DADOS CADASTRAIS DE TERCEIROS 2 Definição 2 Funções 2 Comunicação Integrada 2 Menu do Sistema para Solicitantes 3 Acompanhamento de Solicitações pendentes 4 Solicitação Inicial de Dados Cadastrais de Terceiros

Leia mais

REGULAMENTO GERAL PROGRAMA DE VANTAGENS DO PMIRS

REGULAMENTO GERAL PROGRAMA DE VANTAGENS DO PMIRS REGULAMENTO GERAL PROGRAMA DE VANTAGENS DO PMIRS DIRETRIZES GERAIS O PROGRAMA DE VANTAGENS DO PMIRS tem por objetivo realizar parcerias com empresas, organizações e instituições, fora do campo de gestão

Leia mais

Números 2015 Assessoria de Comunicação Icict / Fiocruz

Números 2015 Assessoria de Comunicação Icict / Fiocruz Números 2015 Assessoria de Comunicação Icict / Fiocruz Janeiro a Dezembro Rio de Janeiro, Dezembro de 2015 Números do Icict 2015 Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz 2 Assessoria de Comunicação do

Leia mais

INSTITUTO PRESBITERIANO MACKENZIE Título: Normas de uso e publicação Mackenzie

INSTITUTO PRESBITERIANO MACKENZIE Título: Normas de uso e publicação Mackenzie -0 1 Sumário: 1 Objetivo... 02 1.1 - A quem se aplica... 02 1.2 - Abreviaturas utilizadas... 02 2 - Politicas de / Divulgação... 02 2.1 - Conteúdo audiovisual / Material de divulgação... 02 2.2 - Canais

Leia mais

CHECKLIST DE CAMPANHA

CHECKLIST DE CAMPANHA CHECKLIST DE CAMPANHA Esta é uma ferramenta desenhada para ajudar responsáveis por campanhas de Marketing Imobiliário a economizar tempo e manter o controle obre as ações. Organizei os 8 Pês do Conrado

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE INGRESSO DE ALUNOS AMIGO INDICA AMIGO PARA O PROCESSO SELETIVO 2018/2

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE INGRESSO DE ALUNOS AMIGO INDICA AMIGO PARA O PROCESSO SELETIVO 2018/2 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE INGRESSO DE ALUNOS AMIGO INDICA AMIGO PARA O PROCESSO SELETIVO 2018/2 1. PROMOÇÃO AMIGO INDICA AMIGO 1.1 Objetivo: Permitir que os alunos do Centro Universitário

Leia mais

Guia de Orientações. Serviços Assessoria de Comunicação Social

Guia de Orientações. Serviços Assessoria de Comunicação Social 2017 Guia de Orientações Serviços Assessoria de Comunicação Social FUNDAÇÃO EDUCACIONAL CLAUDINO FRANCIO FACULDADE CENTRO MATO-GROSSENSE CENTRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA SÃO JOSÉ SORRISO/MT GUIA DE ORIENTAÇÕES

Leia mais

Regulamento do Fundo Social. Sicredi Ouro Verde MT

Regulamento do Fundo Social. Sicredi Ouro Verde MT Regulamento do Fundo Social Área Responsável Gerência de Relacionamento / Diretoria Executiva Substitui e revoga Versão: 1.0 Abrangência Externo Período de Vigência De: 2017 Sumário 1 INTRODUÇÃO... 3 2

Leia mais

Guia de orientação de marca para corretoras parceiras da Health Club

Guia de orientação de marca para corretoras parceiras da Health Club Guia de orientação de marca para corretoras parceiras da Health Club Prezado corretor, Este guia é uma orientação sobre como não utilizar a marca Health Club na internet e os pontos a serem adequados

Leia mais

Menu de Mídias PROCESSOS SELETIVOS

Menu de Mídias PROCESSOS SELETIVOS Menu de Mídias PROCESSOS SELETIVOS APRESENTAÇÃO Este documento tem o objetivo de apresentar algumas possibilidades de divulgação dos processos seletivos para ingresso de alunos no Instituto Federal do

Leia mais

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO!

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! Oferecemos um conjunto de serviços que, alinhados de maneira estratégica, formam uma comunicação completa e de resultado. Oferecemos media solutions, e para isso, nós da

Leia mais

PORTAL INFORMAÇÃO E NEGÓCIOS EM UM CLIQUE. Copyright Todos os direitos reservados

PORTAL INFORMAÇÃO E NEGÓCIOS EM UM CLIQUE.  Copyright Todos os direitos reservados www.metalica.com.br Portal Metálica Maior portal de conteúdo, fonte de informação e geração de negócios para profissionais e empresas de Construção Civil no Brasil. Com 15 anos de atuação na web, o PORTAL

Leia mais

PREGÃO SESC/DN Nº 18D/0002 PG

PREGÃO SESC/DN Nº 18D/0002 PG PREGÃO SESC/DN Nº 18D/000 PG Anexo III MODELO DE PROPOSTA Lote 1 Itens 1 a 17 do Anexo I do Edital No. do ITEM DESCRIÇÃO DO ITEM DESCRIÇÃO DO SERVIÇO A SER APRESENTADO QUANTIDADE ESTIMADA/ANO VALOR UNITÁRIO

Leia mais

MENU DE MÍDIAS PROCESSOS SELETIVOS

MENU DE MÍDIAS PROCESSOS SELETIVOS MENU DE MÍDIAS PROCESSOS SELETIVOS Este documento tem o objetivo de apresentar algumas possibilidades de divulgação dos processos seletivos para ingresso de alunos no Instituto Federal do Espírito Santo.

Leia mais

EDITAL 09/2013 PROPESP/FADESP

EDITAL 09/2013 PROPESP/FADESP EDITAL 09/2013 PROPESP/FADESP PROGRAMA DE APOIO À COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL PACI SUBPROGRAMA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL A Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação (PROPESP) e a Fundação de Amparo e

Leia mais

NOVO EDITAL NATURA MUSICAL 2017

NOVO EDITAL NATURA MUSICAL 2017 REGULAMENTO NOVO EDITAL NATURA MUSICAL 2017 1 REGULAMENTO NOVO EDITAL NATURA MUSICAL 2017 Índice 3 Sobre o Natura Musical 4 Categoria: Lançamento de Novos Trabalhos 5 Critérios de seleção 6 Informações

Leia mais

Projeto : Reviva o Mestre

Projeto : Reviva o Mestre Projeto : Reviva o Mestre 1.0 Objetivo do Concurso Incentivar os professores a elaborar um projeto ambiental com temas relacionados à preservação do meio ambiente, buscando a sustentabilidade do planeta

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Parabéns Você está prestes a iniciar sua participação no processo de implantação do seu website e mídias sociais com o Backsite. Os passos contidos neste procedimento são

Leia mais

Tabela. Referencial. Revendas e Agências. Fdmedia. Preços válidos para. Acesse:

Tabela. Referencial. Revendas e Agências. Fdmedia. Preços válidos para. Acesse: Tabela Referencial 2018 Fdmedia Preços válidos para Revendas e Agências Acesse: www.fdmedia.com.br 02 Nesta tabela você encontrará todos os serviços que a FDMEDIA presta e seus respectivos valores. Por

Leia mais

ALC- AMÉRICA LATINA CERTIFICAÇÕES. Manual de Logomarca Produto Fios e Cabos

ALC- AMÉRICA LATINA CERTIFICAÇÕES. Manual de Logomarca Produto Fios e Cabos Página 1 de 5 Elaboração / Revisão Análise Crítica e Aprovação Data Gerente de Certificações Executivo Sênior / RD 20/02/2017 1. ESCOPO 1.1 Descrição Este manual aplica-se às empresas certificadas pela

Leia mais

Para fazer download do layout, painel de referência, e outros arquivos essenciais: https://goo.gl/nxf5eg

Para fazer download do layout, painel de referência, e outros arquivos essenciais: https://goo.gl/nxf5eg Para fazer download do layout, painel de referência, e outros arquivos essenciais: https://goo.gl/nxf5eg O Concurso Arte na Cidade é um concurso estritamente cultural e artístico realizado nos termos da

Leia mais

GUIA PRÁTICO POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO PARA FRANQUIAS

GUIA PRÁTICO POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO PARA FRANQUIAS GUIA PRÁTICO POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO PARA FRANQUIAS 2 0 1 7 ÁREA DE COMUNICAÇÃO O objetivo deste documento é reunir as especificações e recomendações de conduta da política de Comunicação da Dow AgroSciences,

Leia mais

PLANO DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES

PLANO DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES PLANO DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES Definição O presente plano foi elaborado nos termos da legislação em vigor e estabelece os procedimentos para que o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)

Leia mais

Regulamento do Concurso Cultural A Triomphe Peugeot anima seu carro

Regulamento do Concurso Cultural A Triomphe Peugeot anima seu carro Regulamento do Concurso Cultural A Triomphe Peugeot anima seu carro O A Triomphe Peugeot anima seu carro é um concurso cultural promovido pela Concessionária Triomphe Peugeot, com endereço à Av. Vitória,

Leia mais

POLÍTICA DE PRESENÇA ONLINE PARA REDE CREDENCIADA

POLÍTICA DE PRESENÇA ONLINE PARA REDE CREDENCIADA POLÍTICA DE PRESENÇA ONLINE PARA REDE CREDENCIADA ÍNDICE Sobre este Documento... Pag. 3 Nossa Marca... Pag. 4 Logos autorizadas... Pag. 5 Imagens autorizadas... Pag. 6 Uso correto da Marca SKY... Pag.

Leia mais

Programa de Relacionamento _ 2017 PATROCÍNIO. Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção

Programa de Relacionamento _ 2017 PATROCÍNIO. Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção Programa de PATROCÍNIO Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção 2 Programa de Em 2017 a ANEPAC comemora 21 anos de trabalho voltado para a representatividade e fortalecimento

Leia mais

XVIII FESTICOM REGULAMENTO

XVIII FESTICOM REGULAMENTO Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) Curso de Jornalismo, Relações Públicas e Comunicação Social hab: Publicidade e Propaganda XVIII FESTICOM O Festival de Comunicação

Leia mais

REGULAMENTO CAMPANHA MOBILIZE SEU NEGÓCIO BELLFONE & INTELBRAS

REGULAMENTO CAMPANHA MOBILIZE SEU NEGÓCIO BELLFONE & INTELBRAS REGULAMENTO CAMPANHA MOBILIZE SEU NEGÓCIO BELLFONE & INTELBRAS 1. Durante o período compreendido entre os dias 21 de agosto de 2017 a 08 de dezembro de 2017, será realizada a Campanha CAMPANHA MOBILIZE

Leia mais

Manual de Relacionamento Lojas Multimarcas

Manual de Relacionamento Lojas Multimarcas Manual de Relacionamento Lojas Multimarcas Parabéns! Agora você poderá encantar e conquistar suas clientes com produtos CS Club! Visando um relacionamento duradouro e de sucesso, segue abaixo alguns padrões

Leia mais

EDITAL 07/2014 PROPESP/FADESP PROGRAMA DE APOIO À COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL PACI SUBPROGRAMA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

EDITAL 07/2014 PROPESP/FADESP PROGRAMA DE APOIO À COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL PACI SUBPROGRAMA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EDITAL 07/2014 PROPESP/FADESP PROGRAMA DE APOIO À COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL PACI SUBPROGRAMA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL A Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação (PROPESP) e a Fundação de Amparo e

Leia mais

DA VERBA SUGERIDA DE R$ 500,00 (PARA CAMPANHAS E FERRAMENTAS):

DA VERBA SUGERIDA DE R$ 500,00 (PARA CAMPANHAS E FERRAMENTAS): Página 1 de 5 TERMO DE ADESÃO Pelo presente instrumento particular, as partes: A) Aceito ser doravante denominado simplesmente CONTRATANTE ; e B) DINÂMICA INTERNET E COMUNICACAO LTDA, estabelecida à Rua

Leia mais

Guia reduzido de contrapartidas BRB

Guia reduzido de contrapartidas BRB Guia reduzido de contrapartidas BRB 2019 Objetivando auxiliar as empresas parceiras do BRB Banco de Brasília S/A, apresentamos um guia com um rol exemplificado de contrapartidas que podem ser oferecidas

Leia mais

Serviços de Comunicação e Marketing

Serviços de Comunicação e Marketing Serviços de Comunicação e Marketing www.rgarte.com.br Indice de Serviços Agência Digital... 03 Soluções em Comunicação Visual: Site... 05 Logotipo... 06 Identidade Visual... 08 Arte Final... 11 Diagramação...

Leia mais

BUREAU VERITAS CERTIFICATION MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MARCAS DE CONFORMIDADE DE PRODUTO

BUREAU VERITAS CERTIFICATION MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MARCAS DE CONFORMIDADE DE PRODUTO BUREAU VERITAS CERTIFICATION MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MARCAS DE CONFORMIDADE DE PRODUTO Versão 4 Agosto de 2014 INDICE 1 Introdução 2 Utilização das Marcas de Conformidade no Produto 3 Utilização das Marcas

Leia mais

MANUAL DE PRODUTOS E SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

MANUAL DE PRODUTOS E SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO E MARKETING Este Manual reúne as especificações necessárias para cada serviço ou produto do DECOM, além de suas respectivas particularidades. Os serviços e produtos suportados pelo DECOM são: Sumário 1. SERVIÇOS DE

Leia mais

MANUAL DE MARKETING

MANUAL DE MARKETING MANUAL DE MARKETING Solicitações de material gráfico e assinatura eletrônica Todas as solicitações de material gráfico e assinatura eletrônica devem ser enviadas através desse formulário. Solicitações enviadas

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÕES Serviços da Assessoria de Comunicação Social

GUIA DE ORIENTAÇÕES Serviços da Assessoria de Comunicação Social A Assessoria de Comunicação Social (Ascom) da Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG é uma unidade de apoio e assessoramento da Instituição, diretamente ligada ao Gabinete da Reitoria, que dentre suas

Leia mais

6,2 BI 1,5 mil 278 BI APRESENTAÇÃO A REVISTA DO VAREJO CAPIXABA. é o número de supermercados no Espírito Santo

6,2 BI 1,5 mil 278 BI APRESENTAÇÃO A REVISTA DO VAREJO CAPIXABA. é o número de supermercados no Espírito Santo APRESENTAÇÃO A REVISTA DO VAREJO CAPIXABA A Super Ilha é a revista oficial do setor supermercadista capixaba e traz um conteúdo de caráter informativo, técnico e publicitário. Com matérias e artigos sobre

Leia mais

PORTARIA CRCMG Nº 75, DE 17 DE JULHO DE 2014.

PORTARIA CRCMG Nº 75, DE 17 DE JULHO DE 2014. PORTARIA CRCMG Nº 75, DE 17 DE JULHO DE 2014. Institui o Regulamento de Divulgação de Informações nos Meios de Comunicação do CRCMG. O PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DE MINAS GERAIS,

Leia mais

PROJETO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO

PROJETO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO PROJETO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO Título: Subtítulo: Carga Horária: INSCRIÇÃO ON LINE ( ) SIM ( ) NÃO Se você necessita que seja disponibilizado no site para inscrição antecipada marque a opção SIM. Se

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE INGRESSO DE ALUNOS PROGRAMA AFILIADOS PARA O PROCESSO SELETIVO 2019/1

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE INGRESSO DE ALUNOS PROGRAMA AFILIADOS PARA O PROCESSO SELETIVO 2019/1 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE INGRESSO DE ALUNOS PROGRAMA AFILIADOS PARA O PROCESSO SELETIVO 2019/1 1. PROMOÇÃO AFILIADOS 1.1 Objetivo: Permitir que os alunos do Centro Universitário UniDomBosco

Leia mais

Para saber onde poderá obter os benefícios do Associado, basta verificar constantemente o site

Para saber onde poderá obter os benefícios do Associado, basta verificar constantemente o site O QUE É O CLUBE DE BENEFÍCIOS ACESSO CBA? É um Clube de Benefícios criado para oferecer vantagens financeiras aos envolvidos com o Grupo Educacional Acesso (Acesso e Apogeu). Compreende dois principais

Leia mais

PROJETO GRÁFICO TIPOS DE PROJETOS

PROJETO GRÁFICO TIPOS DE PROJETOS PROJETO GRÁFICO TIPOS DE PROJETOS Noções básicas de planejamento visual Projetos Gráficos Sem entrar no mérito de uma definição exata, pode-se dizer que todo design gráfico tem como objetivo a sua reprodução

Leia mais

AOS FORNECEDORES DE SERVIÇOS DE DIVULGAÇÃO PARA EVENTOS DE CORRIDA DE RUA CONCORRÊNCIA

AOS FORNECEDORES DE SERVIÇOS DE DIVULGAÇÃO PARA EVENTOS DE CORRIDA DE RUA CONCORRÊNCIA AOS FORNECEDORES DE SERVIÇOS DE DIVULGAÇÃO PARA EVENTOS DE CORRIDA DE RUA Prezados Senhores, CONCORRÊNCIA Esta entidade estará promovendo pesquisa para contratação de estruturas e s, visando atender as

Leia mais

Manual de. Identidade Visual

Manual de. Identidade Visual Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Apresentação Apresentação...02 Logotipo Simbologia...03 Cor...04 Versão Policromática...05 Formas Incorretas...07 Referência de Logomarca...08 Materiais

Leia mais

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO Atualização: 29/01/2019 1 SUMÁRIO 1. OBJETIVO 3 2. DEFINIÇÃO 3 3. DIRETRIZES 4 4. PUBLICIDADE E MATERIAL TÉCNICO 5 5. PROCESSOS DE APROVAÇÃO 6 6. SOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DE PUBLICIDADE

Leia mais

INFORMAÇÃO COMERCIAL 018/18 DIRECÇÃO COMERCIAL E MARKETING 19 DEZEMBRO 2017

INFORMAÇÃO COMERCIAL 018/18 DIRECÇÃO COMERCIAL E MARKETING 19 DEZEMBRO 2017 INFORMAÇÃO COMERCIAL 018/18 DIRECÇÃO COMERCIAL E MARKETING 19 DEZEMBRO 2017 1 PROGRAMA PREMIADO QUE FAZ A ANÁLISE TÉCNICO-TÁTICA DO FUTEBOL PORTUGUÊS E NÃO SÓ COMENTADORES RESIDENTES: LUÍS MATEUS, PEDRO

Leia mais

MUITO PRAZER SOMOS A SKYWALKER! MAS AFINAL, QUEM SOMOS? skysis.com.br

MUITO PRAZER SOMOS A SKYWALKER! MAS AFINAL, QUEM SOMOS? skysis.com.br skysis.com.br MUITO PRAZER SOMOS A SKYWALKER! MAS AFINAL, QUEM SOMOS? A Skywalker Sistemas é uma Startup de produção de conteúdo digital que surgiu em Santo André-SP. Com uma proposta única e inovadora,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2017 SELEÇÃO DE CONSULTORES JUNIORES PARA A INOVE CONSULTORIA JÚNIOR A FACULDADE PROJEÇÃO,

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2017 SELEÇÃO DE CONSULTORES JUNIORES PARA A INOVE CONSULTORIA JÚNIOR A FACULDADE PROJEÇÃO, PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2017 SELEÇÃO DE CONSULTORES JUNIORES PARA A INOVE CONSULTORIA JÚNIOR A FACULDADE PROJEÇÃO, por intermédio da Escola de Negócios, torna pública a abertura de inscrições

Leia mais

PROGRAMA ON CORRETOR 2.0 PUBLICIDADE

PROGRAMA ON CORRETOR 2.0 PUBLICIDADE PROGRAMA PROGRAMA ON CORRETOR 2.0 PUBLICIDADE A Porto Seguro em parceria com a ReachLocal, propõe um projeto de presença Digital, Captação e Gestão de Leads para os Corretores. O programa inclui infraestrutura

Leia mais

INFORMAÇÃO COMERCIAL 264/17 DIRECÇÃO COMERCIAL E MARKETING 02 AGOSTO 2017

INFORMAÇÃO COMERCIAL 264/17 DIRECÇÃO COMERCIAL E MARKETING 02 AGOSTO 2017 INFORMAÇÃO COMERCIAL 264/17 DIRECÇÃO COMERCIAL E MARKETING 02 AGOSTO 2017 1 O PROGRAMA PREMIADO QUE FAZ A ANÁLISE TÉCNICO-TÁTICA DO FUTEBOL PORTUGUÊS E NÃO SÓ, ESTÁ DE VOLTA DEPOIS DE FÉRIAS COMENTADORES

Leia mais

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO!

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! Oferecemos um conjunto de serviços que, alinhados de maneira estratégica, formam uma comunicação completa e de resultado. Oferecemos media solutions, e para isso, nós da

Leia mais

As novas fronteiras do desenvolvimento

As novas fronteiras do desenvolvimento As novas fronteiras do desenvolvimento COTAS DE PATROCÍNIO 04 e 05 de setembro de 2019 CICB Centro Internacional de Convenções do Brasil Brasília PATROCINADORES DA ÚLTIMA EDIÇÃO TIPOS DE COTA MOTIVOS PARA

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO RIO GRANDE DO SUL - CREA-RS

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO RIO GRANDE DO SUL - CREA-RS TIPOS DE PROCESSOS NÚCLEO DE EVENTOS NEVE Versão Janeiro/2017 NÚCLEO DE EVENTOS - NEVE Área administrativa ligada à Gerência de Comunicação e Marketing, presente no organograma do Conselho e criada para

Leia mais

CATÁLOGO DE SERVIÇOS

CATÁLOGO DE SERVIÇOS CATÁLOGO DE SERVIÇOS Unidades de Comunicação Social Hospital Universitário Walter Cantídio Maternidade-Escola Assis Chateaubriand Conheça todos os serviços oferecidos pelas Unidades de Comunicação Social

Leia mais