Unidade II PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Profa. Daniela Menezes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade II PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Profa. Daniela Menezes"

Transcrição

1 Unidade II PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Profa. Daniela Menezes

2 Missão e Visão A visão de futuro deve refletir a imagem que o líder pretende para sua organização no futuro....é para alcançar a Visão que o líder vai concentrar seus esforços, portanto, a comunidade da Visão deve estendê-la, acreditar nela e desdobrar esforços para seus alcance. (SANT ANNA, 2007: 52)

3 Visão Para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve. A visão deve indicar o caminho a seguir, a direção que o negócio está se dirigindo, para que todos os que vão implementá-la saibam para onde estão indo. (Sant Anna, 2007: 52)

4 Missão Missão é um forma de se traduzir determinado sistema de valores em termos de crenças ou áreas básicas de atuação, considerando as tradições e filosofias da empresa Oliveira (2002, p.128)

5 Missão Missão é a razão de ser da organização, o motivo central do planejamento e o que justifica sua existência. A Missão é a diretriz de ordem superior que estabelece as ações a serem tomadas para alcançar a VISÃO DO FUTURO. A Missão de uma empresa orientadora e delimitadora da ação empresarial, durante um período de tempo, normalmente longo.

6 Missão Quando uma organização estabelece sua Missão algumas questões devem ser analisadas e respondidas: Qual a razão de ser da empresa? Qual a natureza do negócio da empresa? Quais as inúmeras ações em que a empresa deve centralizar seus esforços para o futuro?

7 Missão Para estabelecer a Missão de uma empresa devemos nos atentar a: Não identificar a Missão relacionando com os produtos e serviços oferecidos; Não formular definições curtas e objetivas em excesso para ser de fácil entendimento e clareza;

8 Missão Não dificultar assimilação da missão da empresa estabelecendo longas definições; Não implantar uma frase definitiva e imultável para a missão da empresa, já que a missão é um procedimento de pensamento e observação continuado; Não mostrar simplesmente o que a empresa está desenvolvendo na Missão.

9 Missão Frases que sinalizam a missão das empresas: Sony: Experimentar a satisfação de progredir e explicar a tecnologia em benefício da população. Nike: Experimentar a emoção na competição, da vitória e de vencer os adversários.

10 Exemplo de Missão Missão do Banco Real: Ser uma organização reconhecida por prestar serviços financeiros de qualidade exemplar aos nossos clientes, gerando resultados sustentáveis e buscando a satisfação de pessoas e organizações, que junto conosco contribuam para a evolução da sociedade.

11 Exemplo de Visão Visão do Banco Real: A sociedade em evolução, cada vez mais bem informada e consciente, busca a integração do humano e do ambiental com o econômico em todas as suas decisões. Nós, como organização e como indivíduos, somos agentes dessa evolução.

12 Interatividade Descreva a alternativa que defina o que é Missão: a) A missão deve indicar o caminho a seguir, a direção que o negócio está se dirigindo. b) Missão é a razão de ser da organização, o motivo central do planejamento e o que justifica sua existência. c) A missão deve ser o sistema utilizado pela empresa; d) A missão são os processos a serem seguidos para o alcance dos objetivos centrais da empresa. e) N.D.A.

13 Missão Criatividade gera missões renovadas, com boas orientações quanto a fatores internos e externos e com diretrizes adequadas e eficientes.

14 Cenários Estratégicos Cenários representam critérios e medidas para a preparação do futuro da empresa, que devem ser montadas com base nos dados e informações fornecidos pelo sistema de informações estratégicas. (Oliveira 2002, p.76)

15 Cenários estratégicos Para empresas desenvolverem os cenários é preciso considerar duas situações primordiais: Abordagem projetiva: explica e identifica o futuro através do passado e é considerado menos preciso em função das constantes mudanças no mercado. Abordagem prospectiva: atua como um sinalizador do presente, é utilizado variáveis de opinião como probabilidade e é considerado mais assertivo. Exemplo: Investimento financeiro.

16 Cenários de Valores Exemplo de cenário prospectivo : Cenário de valores crescimento econômico. Crescimento de uma região em função de seu crescimento econômico; Busca incessante no estilo de vida de países desenvolvidos; Aprimoramento do sistema produtivo das empresas a partir de produtos e serviços com qualidade.

17 Cenário de valores Cenário de valores modernização: Atingir valores relevantes como eficiência, eficácia e efetividade; Utilizar constantemente suas ações a diversidade e pensamento criativo; Buscar fatores ambientais para implantação de responsabilidade social das empresas.

18 Postura Estratégica da Empresa Unidade estratégica de negócio (UEN) Cada UEN deve possuir um responsável pela operação, mantendo autonomia e interdependência entre as áreas, produtos, serviços e segmentos de mercado. Neste caso o responsável fica focado em uma determinada ação, como por exemplo Pesquisa e desenvolvimento.

19 Postura Estratégica da empresa Análise da atratividade do mercado: Nível de atratividade ; Posicionamento do negócio no segmento de mercado; Estes dois pontos auxiliam a tomada de decisão, com relação aos investimentos da empresa.

20 Macro estratégias e macro políticas. Macro estratégias correspondem às grandes ações e caminho que a empresa vai adotar e as macro- políticas correspondem às grandes orientações que toda a empresa deve respeitar e que irão facilitar e agilizar suas ações estratégicas. Gracioso (2001, p. 101)

21 Macro estratégias e macro políticas Essa visão tem o intuito de atuar nos propósitos atuais e futuros, tendo como modelo a missão e a postura estratégica. Postura Estratégica: Caminho que a empresa escolhe para atingir sua Missão e sua Visão. Quando uma empresa escolhe sua postura estratégica três fatores devem ser considerados:

22 Interatividade Assinale a alternativa que defina o que é cenário estratégico: a) O cenário deve indicar o caminho a seguir, a direção que o negócio está se dirigindo. b) Cenário é a razão de ser da organização, o motivo central do planejamento e o que justifica sua existência. c) Cenário é o local em que os objetivos são alcançados. d) Cenários representam critérios e medidas para a preparação do futuro da empresa, que devem ser montadas com base nos dados e informações fornecidos pelo sistema de informações estratégicas. e) N.D.A.

23 Postura Estratégica As oportunidades e ameaças sinalizadas; A Missão, a Visão; Os pontos fracos e fortes da empresa; Aspectos como: atitudes, valores, motivações e os anseios dos proprietários podem influenciar na postura estratégica da empresa.

24 Postura Estratégica É necessário avaliar alguns pontos com relação a Postura Estratégica: Parâmetros de Desempenho: taxa de crescimento, atuação no mercado. Parâmetros de julgamento geral: tamanho da empresa, participação no mercado e objetivos dos proprietários;

25 Postura Estratégica A vantagem competitiva se torna mais fácil com uma postura estratégica clara, pois a empresa possui informações como: Sabe o que realmente deseja; Aceita o risco; Sinaliza as oportunidades externas; Estabelece adequadamente as políticas; Atua com abertura e inovação; Sabe liderar; Sabe motivar.

26 Definição e Implementação de Estratégias GUT (gravidade, urgência e tendência) é uma metodologia que tem o intuito de estabelecer posturas estratégicas que mais de adequam a missão e a visão da empresa. Gravidade: é aquilo que afeta profundamente a essência, o objetivo ou o resultado de uma empresa. Podemos realizar questionamentos para identificar danos devido a gravidade: O dano/ prejuízo é importante, muito importante, relativamente ou pouco importante?

27 GUT Urgência Urgência é o resultado da pressão do tempo que a organização sofre ou sente. Oliveira (2002, p.142) Questionamentos relevantes: A ação deve ser bastante urgente? Posso aguardar para tomar decisões? Não há pressa?

28 GUT Tendência: Tendência é o padrão de desenvolvimento da situação, sendo que sua avaliação está relacionada ao estado que a situação apresentará caso o executivo não aloque esforços e recursos extras. Oliveira (2002, p.142)

29 Matriz de Ansoff Ansoff formulou uma teoria de planejamento estratégico e o foco era a busca da sinergia entre as funções da empresa. A partir das posições de mercados existentes ou novos, ou de produtos existentes ou novos, pode-se identificas estratégias viáveis de negócio.

30 Estratégias Estratégia de Penetração de Mercado produtos atuais para mercado atuais): A empresa centraliza reforços para incrementar seus produtos atuais e manter os atuais clientes, aumentando venda por ações que provoquem o aumento no consumo ou possam garantir a lealdade dos clientes

31 Estratégias Estratégia de Desenvolvimento de mercado (produtos atuais para novos mercados) A empresa busca comercializar seus produtos atuais em novos mercado, visando expandir sua rede de distribuição e/ou vendas.

32 Estratégias Estratégia de Desenvolvimento de produtos (produtos novos para mercado atuais) A empresa busca incentivar seus atuais clientes a consumirem novos produtos. Exemplo: Assolan (esponja de aço) agora com sabão em pó.

33 Estratégias Estratégia de diversificação (novos produtos para novos mercados) Quando a empresa define que vai lançar novos produtos e novos mercados. Exemplo: Nestlé Produtos alimentícios (biscoito, yogurte) Agora Purina (ração para cães e gatos)

34 Matriz BCG (Boston Consulting Group) É uma análise de portfólio de produto ou É uma análise de portfólio de produto ou unidades de negócio baseado no conceito de vida do produto

35 Matriz BCG Pontos de interrogação: são produtos de alto crescimento, mas baixa participação de mercado, alto investimento financeiro, podem ser produtos novos, produtos que não superaram expectativas ou produtos em queda.

36 Matriz BCG Abacaxis: são os produtos de crescimento lento e pouca participação de mercado. Conseguem se manter, mas não prometem grandes fontes de lucros, algumas empresas preferem retirá-lo do mercado.

37 Matriz BCG Estrelas: são produtos de alto crescimento, alta participação de mercado, em geral necessitam de alto investimento para financiar seu alto crescimento. Eles têm alto custo, são geradores de receita e baixo lucro, eventualmente se transformam em vacas leiteiras.

38 Matriz BCG Vacas Leiteiras: são produtos de lento crescimento, alta participação de mercado, já estão estabelecidos, maduros e bem sucedidos, necessitam de menos investimentos e geram altos recursos o que possibilita o financiamento de outros produtos.

39 Interatividade Ansoff formulou uma teoria de planejamento estratégico (Matriz de Ansoff) e o foco era a busca da sinergia entre as funções da empresa. Essa matriz tem como base para análise dois vetores, assinale a alternativa que demonstre-os: os: a) Mercado e produto; b) Vaca leiteira e interrogação; c) Matriz BCG e ciclo de vida do produto; d) Gravidade e tendência; e) N.D.A.

40 Matriz de McKinsey ou GE É um modelo para análise de portfólio de unidades de negócios.

41 Matriz de McKinsey ou GE Os objetivos da análise de Portfólio de negócios são: Decidir qual a unidade de negócio deve receber mais ou menos investimento; Desenvolver estratégias de crescimento incluindo novos produtos e negócios ao portfólio; Decidir quais negócios ou produtos devem ser extintos.

42 Matriz de McKinsey ou GE A matriz de Mc Kinsey GE é considerada posterior a Matriz de BCG por três aspectos: A atratividade do mercado (fatores externos); A força competitiva (fatores internos); Tem uma grade de 3 células.

43 Estratégias genéricas de Porter Porter (1980) indica três estratégias genéricas que podem ser usadas individualmente ou em conjunto para criar uma posição sustentável das empresas a longo prazo: Custo busca de eficiência produtiva e tem no preço o principal atrativo para o cliente;

44 Estratégias genéricas de Porter Diferenciação: a empresa investe fortemente em sua imagem, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, distribuição, recursos humanos, pesquisas de mercado, para criar diferenciais para os clientes. Foco: escolher um alvo restrito e por meio de diferenciação ou custo a empresa se especializa para atender o segmento.

45 Objetivos e Desafios Organizacionais Na elaboração e implementação do planejamento estratégico temos os objetivos e desafios da empresa como pontos essenciais na consistência e adequação do planejamento.

46 Objetivos e Desafios Organizacionais O objetivo é o estado, situação ou resultado futuro que o executivo pretende atingir, ou seja, implica obtenção de um fim ou resultado final Reis e Mandretta (2002, p.87)

47 Objetivos e Desafios Organizacionais O objetivo pode possuir dois tipos básicos de valor: Estilístico tem valor por si só; Instrumental obtém algo de valor;

48 Objetivos e Desafios Organizacionais Desafio é a quantificação, com prazos definidos, do objetivo estabelecido, exigindo esforço extra da empresa. Oliveira (2002, p.160)

49 Objetivos e Desafios Organizacionais Na consecução dos objetivos a alta cúpula deve considerar: As propriedades devem ser sinalizadas; O sistema de controle e avaliação deve ser adequado; O objetivo deve ser claro, entendido e aceito por todos os colaboradores; Deve ser específico mensurável e realista; Deve estar relacionado com fatores internos e externos;

50 Objetivos e Desafios Organizacionais Principais características dos objetivos e desafios: Hierarquia (importância ou prioridade); Realismo; Motivador ; Consistente; Operacional; Decisório; Comunicado; Utilitário (quem se beneficiará).

51 Objetivos e Desafios Organizacionais Podemos estabelecer os vários objetivos e desafios da empresa a partir de um objetivo global, ou seja, dentro de uma empresa piramidal, podem se estabelecer os vários objetivos pra as diversas unidades organizacionais em diferentes níveis da empresa Kotler e Armstrong (2002, p. 190)

52 Objetivos e Desafios Organizacionais Formas para se estabelecer os objetivos: Forma Qualitativa: Ex. Melhorar a imagem institucional da empresa no mercado regional. Forma probabilística: Ex. Diminuir em 20% a devolução de produtos com defeitos de fabriação;

53 Objetivos e Desafios Organizacionais Forma Determinística: Ex. Aumentar as vendas em 20% até o final de setembro; Forma Logística: Ex. Adquirir ações no percentual de 51% da concorrente direta.

54 Interatividade Porter (1980) indica três estratégias genéricas que podem ser usadas individualmente ou em conjunto para criar uma posição sustentável das empresas a longo prazo, assinale a alternativa que indique-as: a) Mercado, diferenciação e foco; b) Atratividade de mercado, competitividade e custo; c) Custo, diferenciação e foco; d) Produto, mercado e diferenciação; e) N.D.A.

55 ATÉ A PRÓXIMA!

Conforme afirma Gracioso (2001, p.31): existem três tipos de filosofias de planejamento dominantes: da satisfação, da otimização e da adaptação.

Conforme afirma Gracioso (2001, p.31): existem três tipos de filosofias de planejamento dominantes: da satisfação, da otimização e da adaptação. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EAD MÓDULO XIX - RESUMO De acordo com Oliveira (2002, p.35): planejamento pode ser conceituado como um processo, considerando os aspectos abordados, desenvolvido para o alcance

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Análise Ambiental(externo) Planejamento(Plano de MKT e estratégias) O QUE QUEREMOS? _ COMO CONSEGUIREMOS? Planejamento Estratégico PLANO DE MARKETING PLANO ESTRATÉGICO PLANO DE

Leia mais

A Análise SWOT (FOFA)

A Análise SWOT (FOFA) A Análise SWOT (FOFA) Diagnóstico estratégico que permite estabelecer relação entre os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças no ambiente organizacional SWOT e FOFA Strenght Weakness Forças Oportunidades

Leia mais

PLANEJAMENTO & GESTÃO. Pensando estrategicamente...

PLANEJAMENTO & GESTÃO. Pensando estrategicamente... PLANEJAMENTO & GESTÃO Pensando estrategicamente... Situações capazes de provocar mudanças crises e incertezas; novas oportunidades; novas diretrizes internas ou externas. Pensar e Agir Estrategicamente

Leia mais

Metodologias de alinhamento PETI. Prof. Marlon Marcon

Metodologias de alinhamento PETI. Prof. Marlon Marcon Metodologias de alinhamento PETI Prof. Marlon Marcon Introdução O Alinhamento Estratégico tem por objetivo: alinhar os recursos organizacionais com as ameaças e as oportunidades do ambiente; Obter melhoria

Leia mais

MARKETING EMPRESARIAL

MARKETING EMPRESARIAL FEG UNESP DPD MBA GESTÃO DA PRODUÇÃO MARKETING EMPRESARIAL Roberto Carvalho robertjc@uol.com.br Modelos para análise estratégica 1 MODELO DE PORTER Ameaça dos entrantes Poder dos Fornecedores Rivalidade

Leia mais

INTRODUÇÃO ÀS ESTRATÉGIAS DE TI

INTRODUÇÃO ÀS ESTRATÉGIAS DE TI 11/05/011 INTRODUÇÃO ÀS ESTRATÉGIAS DE TI Prof. Carlos Faria (adaptação) 011 O CONCEITO DE TI A Tecnologia da Informação abrange todos os aspectos envolvidos no gerenciamento das informações de uma organização.

Leia mais

Marketing e Publicidade. Os 10 Conceitos fundamentais (neste caso 9)

Marketing e Publicidade. Os 10 Conceitos fundamentais (neste caso 9) Os 10 Conceitos fundamentais (neste caso 9) 1. Orientação para o cliente = público-alvo Cliente alvo (critérios de segmentação) Segmentação do mercado - Processo de dividir um mercado em grupos de compradores

Leia mais

01/11/2013. Gestão de Pessoas

01/11/2013. Gestão de Pessoas Gestão de Pessoas Tema 3: Planejamento Estratégico de Gestão de Pessoas Prof. Msc. Mônica Satolani O que estudar? Missão e Visão. Objetivos Organizacionais. Planejamento Estratégico Organizacional. Estratégia

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação

Administração de Sistemas de Informação Administração de Sistemas de Informação A tecnologia da informação está em toda parte nos negócios 1 Departamentos comuns em uma organização FUNDAMENTOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO FUNDAMENTOS DA TECNOLOGIA

Leia mais

Manual do Processo de Planejamento da UFSC. Departamento de Planejamento SEPLAN/UFSC

Manual do Processo de Planejamento da UFSC. Departamento de Planejamento SEPLAN/UFSC Manual do Processo de Planejamento da UFSC 2010 Departamento de Planejamento SEPLAN/UFSC Apresentação Este documento descreve o processo de planejamento que vem sendo implantado na Universidade Federal

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Aluno: REGINALDO VEZARO ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO E EXTERNO

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Aluno: REGINALDO VEZARO ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO E EXTERNO UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC Aluno: REGINALDO VEZARO ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO E EXTERNO CAÇADOR 2007 INTRODUÇÃO Se a principal preocupação da administração estratégica está na tentativa de projetar

Leia mais

Sobre a análise SWOT para planejamento e gestão de projetos

Sobre a análise SWOT para planejamento e gestão de projetos Sobre a análise SWOT para planejamento e gestão de projetos ANTONIO MENDES DA SILVA FILHO * There are three classes of people: Those who see, those who see when they are shown, those who do not see. Leonardo

Leia mais

A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PORTFÓLIO COMO INDUTORA DO FORTALECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM UMA EMPRESA DE SAÚDE SUPLEMENTAR.

A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PORTFÓLIO COMO INDUTORA DO FORTALECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM UMA EMPRESA DE SAÚDE SUPLEMENTAR. A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PORTFÓLIO COMO INDUTORA DO FORTALECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM UMA EMPRESA DE SAÚDE SUPLEMENTAR Francisco Tavares Contexto Fonte: relatório de Sustentabilidade 2015 Execução

Leia mais

A função de planejar. Administração e Finanças. O Marketing como Gestão Estratégica

A função de planejar. Administração e Finanças. O Marketing como Gestão Estratégica Administração e Finanças Uniban Notas de Aula Planejamento Mercadológico Prof. Amorim A função de planejar Planejamento Objetivo: especificação dos resultados esperados, aonde se pretende chegar e o que

Leia mais

Fundamentos do Planejamento

Fundamentos do Planejamento Fundamentos do Planejamento As organizações se definem em torno de objetivos. No entanto, para alcança-los, suas atividades devem seguir determinada ordem ou padrão, ou seja, devem seguir um plano. Cabe

Leia mais

Instruções para elaboração de TCC ANÁLISE DE MERCADO

Instruções para elaboração de TCC ANÁLISE DE MERCADO INSPER INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMAS CERTIFICATES Instruções para elaboração de TCC ANÁLISE DE MERCADO Estas instruções para elaboração de TCC do tipo Melhoria de Processo possuem três tópicos:

Leia mais

Gestão de Pessoas. Remuneração Variável. Allan Souza // Belchior Borges Felipe Mangabeira // Júlio Bordin

Gestão de Pessoas. Remuneração Variável. Allan Souza // Belchior Borges Felipe Mangabeira // Júlio Bordin Gestão de Pessoas Remuneração Variável Allan Souza // Belchior Borges Felipe Mangabeira // Júlio Bordin Salário O salário é a retribuição em dinheiro ou equivalente paga pelo empregador ao empregado em

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS

ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS E-mail: jeansalgals@hotmail.com 1 INTRODUÇÃO ÀS S RELAÇÕES DE INTERCÂMBIO ENTRE PESSOAS E ORGANIZAÇÕES 2 FLEXIBILIDADE COMPETIÇÃO MARKET SHARE INOVAÇÃO FUSÕES NOVOS CONHECIMENTOS

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico BCG Roberto César 1 2 Matriz BCG Uma empresa norte-americana de consultoria gerencial, a Boston Consulting Group, desenvolveu, em um modelo que, em tese, permite classificar os

Leia mais

Os grandes balizamentos estabelecidos para condução dos negócios estão descritos a seguir:

Os grandes balizamentos estabelecidos para condução dos negócios estão descritos a seguir: O Plano Estratégico 2015-2030 Em setembro de 2012, a Medida Provisória 579/12, convertida na Lei 12.783, de 11/01/2013, estabeleceu a forma de prorrogação dos contratos de concessão de geração, transmissão

Leia mais

Gestão de desempenho com base em competências

Gestão de desempenho com base em competências Gestão de desempenho com base em competências Working Paper EXECUTIVE 2 de abril de 2008 Sergio Ricardo Goes Oliveira Gestão de desempenho com base em competências Working Paper Objetivo Este documento

Leia mais

O PERFIL DO PROFISSIONAL DE RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS

O PERFIL DO PROFISSIONAL DE RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS carreira O PERFIL DO PROFISSIONAL DE RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS O site RelGov em Foco, que mantém uma página no Facebook, em parceria com a ABRIG, a associação nacional da categoria, fez uma pesquisa com

Leia mais

Por favor, leia atentamente as questões e as responda, de acordo com as instruções. Comentários:

Por favor, leia atentamente as questões e as responda, de acordo com as instruções. Comentários: ANEXO I Este trabalho tem como objetivo uma avaliação das atividades gerenciais com vistas a pretensa centralização das atividades meio do Conglomerado Econômico Sol. Por favor, leia atentamente as questões

Leia mais

BONCRED LEASING S/A. - Arrendamento Mercantil MANUAL DE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA)

BONCRED LEASING S/A. - Arrendamento Mercantil MANUAL DE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) BONCRED LEASING S/A. - Arrendamento Mercantil MANUAL DE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) BONCRED LEASING S/A. ARRENDAMENTO MERCANTIL Manual de Política de Responsabilidade Socioambiental

Leia mais

Ouvidoria Unimed-Rio Seminário de Atualização e Implantação de Ouvidoria do Sistema Unimed

Ouvidoria Unimed-Rio Seminário de Atualização e Implantação de Ouvidoria do Sistema Unimed Ouvidoria Unimed-Rio Seminário de Atualização e Implantação de Ouvidoria do Sistema Unimed Missão, Visão e Valores da Unimed-Rio Missão: Oferecer soluções éticas e de qualidade em saúde, compartilhando

Leia mais

ASSESSORIA, CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA O UP DA START-UP

ASSESSORIA, CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA O UP DA START-UP ASSESSORIA, CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA O UP DA START-UP Temas Introdução a Inovação O que é Inovação? Quais os tipos de Inovação? Por que Inovar? Como Inovar? O ciclo

Leia mais

FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:

FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS: FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS: Treinamento É o conjunto de métodos usados para transmitir aos funcionários novos e antigos as habilidades necessárias para o desempenho do trabalho. Treinamento Custo ou investimento?

Leia mais

Planejamento Estratégico: -Organizacional -Marketing

Planejamento Estratégico: -Organizacional -Marketing Planejamento Estratégico: -Organizacional -Marketing Conceitos Introdutórios UNIBAN Disciplina: Estratégias de Marketing Prof. Me. Francisco Leite Aulas 30.08.2011 Acepções -verbo transitivo direto O que

Leia mais

Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília

Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília Modelo de Excelência em Gestão Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília Conceitos Fundamentais Os Fundamentos da Excelência em Gestão expressam conceitos que

Leia mais

Engenharia Econômica

Engenharia Econômica Engenharia Econômica Aula 1: Conceitos Básicos Lucas Motta Universidade Federal de Pernambuco 23 de Março de 2015 Engenharia Econômica Definição Trata-se de um estudo econômico e financeiro de um projeto,

Leia mais

Desenvolvimento Organizacional

Desenvolvimento Organizacional Desenvolvimento Organizacional O desenvolvimento Organizacional nasceu na década de 1960 devido as mudanças no mundo das organizações e em função das estruturas convencionais serem inadequadas a essas

Leia mais

Mapa da Matriz de Competências Corporativas

Mapa da Matriz de Competências Corporativas Mapa da de Competências Corporativas Dados Principais de Competências Corporativas O que é É o conjunto de competências definido pela empresa alinhada à estratégia do negócio. Para que serve Para verificar

Leia mais

Capítulo 7 Selecionando clientes que interessam

Capítulo 7 Selecionando clientes que interessam Capítulo 7 Fortaleza, maio de 20 assunto delicado: escolher clientes que nos interessam atender, pois nem todos são rentáveis, pela receita que consomem [custo operacional], pois pode inviabilizar a realidade

Leia mais

ANÁLISE DE AMBIENTE e Ferramentas administrativas. Profª Gislaine Rossetti Madureira Ferreira

ANÁLISE DE AMBIENTE e Ferramentas administrativas. Profª Gislaine Rossetti Madureira Ferreira ANÁLISE DE AMBIENTE e Ferramentas administrativas Por que para analisar o ambiente? Identificar as necessidades e desejos dos clientes que contribuem para planejamento estratégico e futuras tomadas de

Leia mais

F:\CPG\PLANO DIRETOR DE GESTÃO - PDG\Comunicação_PDG\Site\PDG_Doumento-Referência\Plano Diretor de Gestão_Fev-2008site.doc

F:\CPG\PLANO DIRETOR DE GESTÃO - PDG\Comunicação_PDG\Site\PDG_Doumento-Referência\Plano Diretor de Gestão_Fev-2008site.doc PLANO DIRETOR DE GESTÃO - PDG MAIO - 2007 F:\CPG\PLANO DIRETOR DE GESTÃO - PDG\Comunicação_PDG\Site\PDG_Doumento-Referência\Plano Diretor de Gestão_Fev-2008site.doc GOVERNADOR DO ESTADO Jaques Wagner SECRETÁRIO

Leia mais

Jornada do CFO 2015 A caminho da transparência

Jornada do CFO 2015 A caminho da transparência Jornada do CFO 2015 A caminho da transparência Camila Araújo, sócia de Gestão de Riscos Empresariais e responsável do Centro de Governança Corporativa da Deloitte A pauta da ética e da transparência nunca

Leia mais

Especificações do Material de Texto

Especificações do Material de Texto Especificações do Material de Texto 1. IDENTIFICAÇÃO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E EMPREENDEDORISMO Volume III 2. UNIDADE(S) DE REFERÊNCIA NO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 3 O PROCESSO DE PLANEJAMENTO 3. TÓPICO(S)

Leia mais

Aula 6 Contextualização

Aula 6 Contextualização Gestão Financeira Aula 6 Contextualização Prof. Esp. Roger Luciano Francisco Fluxo de Caixa Fluxo de caixa é o conjunto de movimentações, de entradas e saídas de dinheiro, de um período determinado nas

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico POSTURA ESTRATÉGICA DA EMPRESA Roberto César 1 A postura estratégica da empresa é estabelecida por uma escolha consciente de uma das alternativas de caminho e ação para cumprir

Leia mais

INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE

INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE 1.1. Contabilidade para não Contadores INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE Objetiva ensinar a Contabilidade para aqueles que não são contadores, mas necessitam interpretar (entender) a Contabilidade, os relatórios

Leia mais

FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:

FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS: FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS: Treinamento É o conjunto de métodos usados para transmitir aos funcionários novos e antigos as habilidades necessárias para o desempenho do trabalho. Referências: CHIAVENATO

Leia mais

O uso de remuneração variável para gerar o engajamento sustentável

O uso de remuneração variável para gerar o engajamento sustentável O uso de remuneração variável para gerar o engajamento sustentável Como o ambiente vem mudando a visão tradicional a respeito do engajamento de empregados O que os programas de remuneração por desempenho

Leia mais

Unidade I ESTRUTURA E ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS. Prof. Marcos Eduardo de Mattos

Unidade I ESTRUTURA E ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS. Prof. Marcos Eduardo de Mattos Unidade I ESTRUTURA E ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS Prof. Marcos Eduardo de Mattos A Organização Organização: Grupo de pessoas que se constitui de forma organizada para atingir objetivos comuns. Exemplos

Leia mais

Controladoria na gestão de serviços

Controladoria na gestão de serviços Controladoria na gestão de serviços 2012 Franco Kaolu Takakura Junior Direitos desta edição adquiridos pela Paco Editorial. Nenhuma parte desta obra pode ser apropriada e estocada em sistema de banco

Leia mais

LIDERANÇA. Conteúdo: O que é liderança Estilos de liderança Delegação Feedback

LIDERANÇA. Conteúdo: O que é liderança Estilos de liderança Delegação Feedback LIDERANÇA LIDERANÇA Objetivo: Sensibilizar os empresários das MPEs sobre a importância da liderança eficaz para a construção e motivação da equipe e consequente alcance de resultados. Conteúdo: O que

Leia mais

7 Estratégias Funcionais

7 Estratégias Funcionais 59 7 Estratégias Funcionais As estratégias funcionais dizem respeito ao plano do jogo gerencial de um departamento ou atividade funcional chave dentro do negócio. Cada função do negócio precisa de uma

Leia mais

ANEXO I FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETOS EM CONSONÂNCIA AO EDITAL Nº 01/2015

ANEXO I FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETOS EM CONSONÂNCIA AO EDITAL Nº 01/2015 ANEXO I FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETOS EM CONSONÂNCIA AO EDITAL Nº 01/2015 NOME DO PROJETO: ORGANIZAÇÃO PROPONENTE: DATA : / / ÍNDICE DO PROJETO ASSUNTO PÁG. I - CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO - TÍTULO

Leia mais

Unidade IV. suporte tático da organização: permite uma resposta mais ágil e acertada no campo da estratégia da organização;

Unidade IV. suporte tático da organização: permite uma resposta mais ágil e acertada no campo da estratégia da organização; Unidade IV 7 VANTAGENS COMPETITIVAS ATRAVÉS DO USO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 7.1 Sistema de informação nos negócios Hoje os sistemas de informação auxiliam todos os níveis da organização, tomando por

Leia mais

Desenvolvimento de Estratégias

Desenvolvimento de Estratégias Desenvolvimento de Estratégias Aula 18 Plano de carreira Análise do ambiente Oportunidades Ameaças Objetivos Alvos concretos Estratégias Ações e prazos para atingir objetivos Follow-up Análise de potencial

Leia mais

SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JÚLIO MÜLLER DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO OUTUBRO DE 2013 SUMÁRIO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO... 1 1. Núcleo de Informações

Leia mais

ORGANIZAÇÕES ORGÂNICAS

ORGANIZAÇÕES ORGÂNICAS ORGANIZAÇÕES ORGÂNICAS Autor: Durward Hofler, revisado por Scott B.Droege - 2005 Tradução: André Luís Martins O termo orgânico sugere que, como coisas vivas, organizações mudam suas estruturas, funções

Leia mais

ABORDAGEM DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM MARKETING NA FÁBRICA COELHO.

ABORDAGEM DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM MARKETING NA FÁBRICA COELHO. RESUMO: ABORDAGEM DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM MARKETING NA FÁBRICA COELHO. Ladyane Araújo Vasconcelos 1 Lara Paula Pessoa Araújo 2 Este artigo tem a finalidade de pesquisar os benefícios de se programar

Leia mais

No âmbito da gestão do conhecimento, segundo Drucker, em relação a aplicação do conhecimento ao trabalho nas palavras do autor:

No âmbito da gestão do conhecimento, segundo Drucker, em relação a aplicação do conhecimento ao trabalho nas palavras do autor: Gestão por competências e gestão do conhecimento. Aula 1. Roteiro de aula: Planejamento estratégico. Introdução No âmbito da gestão do conhecimento, segundo Drucker, em relação a aplicação do conhecimento

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. PALESTRA:

Leia mais

Questionário de Autoavaliação

Questionário de Autoavaliação Promoção TROFÉU AURY LUIZ BODANESE Questionário de Autoavaliação Apoio 1. Orientação geral sobre o processo Para preencher o questionário a seguir, sua empresa rural deverá ter completado pelo menos dois

Leia mais

6 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

6 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES 6 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES O objetivo desta dissertação é conhecer o que é governança corporativa e identificar as estratégias para implantá-la no Conglomerado Econômico Lages. Metodologicamente, opta-se

Leia mais

Oficina IV Das Mudanças Críticas... ao jogo dos Atores 1

Oficina IV Das Mudanças Críticas... ao jogo dos Atores 1 1 Oficina IV Das Mudanças Críticas... ao jogo dos 1 ❶ Listar os fatores de mudanças de qualquer natureza (regulamentação, econômica, social, cultural, tecnológica, meio ambiente, demográfica, política

Leia mais

Público Alvo: Empresas de micro e pequeno porte do setor de Tecnologia da Informação.

Público Alvo: Empresas de micro e pequeno porte do setor de Tecnologia da Informação. GESTÃO COMERCIAL Entidade Proponente: IEL/NR Minas Gerais e SEBRAE Minas Público Alvo: Empresas de micro e pequeno porte do setor de Tecnologia da Informação. OBJETIVOS Geral: Apresentar abordagens integradas

Leia mais

Apostila de Empreendedorismo

Apostila de Empreendedorismo Apostila de Empreendedorismo Sumário Apresentação... 3 I - Introdução:... 4 II Qual o nome do projeto ou da empresa?... 4 III Descreva o perfil dos sócios... 5 IV Missão da empresa... 5 V Qual o setor

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Gestão Financeira I Prof.ª Thays Silva Diniz 1º Semestre 2012 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Cap.1 A decisão financeira e a empresa 1. Introdução 2. Objetivo e Funções da

Leia mais

Perfil Caliper de Liderança The Inner Leader Report

Perfil Caliper de Liderança The Inner Leader Report Perfil Caliper de Liderança The Inner Leader Report Avaliação de: Sr. Mario Exemplo Preparada por: Consultor Caliper exemplo@caliper.com.br Data: Página 1 Perfil Caliper de Liderança The Inner Leader Report

Leia mais

ISO 14001 - Sistemas de Gestão Ambiental. Sumário

ISO 14001 - Sistemas de Gestão Ambiental. Sumário Sumário Processo de Normalização Histórico da Revisão Sistema de Gestão Ambiental NBR ISO 14001: 2015 - Principais Alterações - Como se preparar para as mudanças? Whitepaper Processo de Normalização Processo

Leia mais

Abc BANCO STANDARD DE INVESTIMENTOS S.A. ( BSI ) ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL

Abc BANCO STANDARD DE INVESTIMENTOS S.A. ( BSI ) ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL Abc BANCO STANDARD DE INVESTIMENTOS S.A. ( ) ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL ÚLTIMA REVISÃO Abril 2013 APROVAÇÃO Conselho de Administração Gestão de Risco Operacional Pág. 1 de 8 ÍNDICE

Leia mais

SELEÇÃO INTERNA DE PROFESSORES. Curso de Marketing EDITAL DE SELEÇÃO

SELEÇÃO INTERNA DE PROFESSORES. Curso de Marketing EDITAL DE SELEÇÃO SELEÇÃO INTERNA DE PROFESSORES Curso de Marketing EDITAL DE SELEÇÃO O coordenador do curso de Marketing, Prof. Cláudio José Faleiros, nos termos das regras fixadas pela Pró-Reitoria de Graduação do Uni-BH,

Leia mais

FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA:

FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA: FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA: CONCEITO DE LOGÍSTICA MISSÃO DA LOGÍSTICA LOGÍSTICA INTERNACIONAL POLÍTICAS ECONÔMICAS INTERNACIONAL FERRAMENTAS CHAVES DA LOGÍSTICA FERRAMENTAS DE SUPORTE GERENCIAMENTO LOGÍSTICO

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Aula 8 Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 Seminário 2 Treinamento e Desenvolvimento 3 Desenvolvimento de Lideranças 1 Seminário 3 The Young and the Clueless Bunker, K. A.; Kram, K. E.; Ting, S. HBR,

Leia mais

SIMULADO A - COBIT 5 PORTUGUES

SIMULADO A - COBIT 5 PORTUGUES SIMULADO A - COBIT 5 PORTUGUES 1. Que atributo está associado a um processo já estabelecido? a. Definição do Processo b. Medida do Processo c. Otimização do Processo d. Gerenciamento de Desempenho 2. Que

Leia mais

Desafios Competitivos de RH na Modernidade

Desafios Competitivos de RH na Modernidade Desafios Competitivos de RH na Modernidade 1 Relação empregado versus empregador VELHO ACORDO Base do poder na empresa NOVO ACORDO Base do Poder no mercado Obediência e Dedicação X Segurança no Emprego

Leia mais

Descomplicando o que é (e o que não é) Planejamento Estratégico

Descomplicando o que é (e o que não é) Planejamento Estratégico Descomplicando o que é (e o que não é) Planejamento Estratégico Autores: Leonardo Silva Antolini Roberto Fava Scare Matheus Carreira Jorge Matheus Alberto Cônsoli Muito se fala nas empresas sobre Estratégia

Leia mais

Prof. Cleber Ricardo Paiva. Sistemas de Gestão Integrados Pós-graduação Latu Sensu em Gestão Empresarial. Sistemas de Gestão Integrados.

Prof. Cleber Ricardo Paiva. Sistemas de Gestão Integrados Pós-graduação Latu Sensu em Gestão Empresarial. Sistemas de Gestão Integrados. 1 Sistemas de Gestão Integrados Gestão da Qualidade Pós graduação Latu Sensu em Gestão Empresarial Ribeirão Preto E-mail: crpaiva@faap.br CONTEÚDO Motivações Fundamentos de Gestão da Qualidade Evolução

Leia mais

Nosso primeiro objetivo com este documento é requisição de capital para expansão da empresa devido à demanda pelos clientes.

Nosso primeiro objetivo com este documento é requisição de capital para expansão da empresa devido à demanda pelos clientes. Plano de Negócios Sumário 1. Resumo executivo 2. O serviço - Características - Diferencial tecnológico - Pesquisa e desenvolvimento 3. O mercado - Clientes - Concorrentes 4. Empresa - Definição da empresa

Leia mais

POLÍTICA FORMAL DE DECISÃO DE INVESTIMENTO, DE SELEÇÃO, DE ALOCAÇÃO DE ATIVOS E DE RATEIO E DIVISÃO DE ORDENS

POLÍTICA FORMAL DE DECISÃO DE INVESTIMENTO, DE SELEÇÃO, DE ALOCAÇÃO DE ATIVOS E DE RATEIO E DIVISÃO DE ORDENS POLÍTICA FORMAL DE DECISÃO DE INVESTIMENTO, DE SELEÇÃO, DE ALOCAÇÃO DE ATIVOS E DE RATEIO E DIVISÃO DE ORDENS SG Brasil Gestora de Investimentos (Asset Management) Brasil Ltda. Versão 1.0 Junho/2016 1

Leia mais

Concurso: Aula 4 LEONARDO FERREIRA SENADO FEDERAL ADMINISTRADOR

Concurso: Aula 4 LEONARDO FERREIRA SENADO FEDERAL ADMINISTRADOR Concurso: SENADO FEDERAL ADMINISTRADOR Aula 4 LEONARDO FERREIRA Planejamento e Estratégia Histórico Estratégia é um conceito usado pelas organizações militares há muito tempo. Entre os gregos, há mais

Leia mais

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes, ECA-USP

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes, ECA-USP Universidade de São Paulo Escola de Comunicação e Artes, ECA-USP Qual a USP que queremos: A USP hoje e daqui a 20 anos Estela Damato NUSP 7693618 São Paulo 2014 Introdução Pensar no futuro de uma universidade

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Administração por Objetivo. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Administração por Objetivo. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Administração por Objetivo Professor: Roberto César Administração por Objetivos A partir da década de 1950, a Teoria Neoclássica deslocou a atenção antes fixada nas chamadas

Leia mais

5 DESAFIOS PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DO SEU SAC (E COMO VENCÊ-LOS)

5 DESAFIOS PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DO SEU SAC (E COMO VENCÊ-LOS) 5 DESAFIOS PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DO SEU SAC (E COMO VENCÊ-LOS) Introdução 04 Limitação de ações dos agentes 06 Pouco tempo de inatividade 09 Alto nível de estresse 12 Distância em relação à meta

Leia mais

Gerenciamento de projetos (Project Management).

Gerenciamento de projetos (Project Management). Gerenciamento de projetos (Project Management). A gestão de projetos é uma das áreas fundamentais de qualquer departamento de sistemas de informação, estando hoje em dia amplamente difundido dentro das

Leia mais

A NOVA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA DA INFORMAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO RIO GRANDE DO NORTE: GESTÃO ESTRATÉGICA SETORIAL

A NOVA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA DA INFORMAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO RIO GRANDE DO NORTE: GESTÃO ESTRATÉGICA SETORIAL A NOVA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA DA INFORMAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO RIO GRANDE DO NORTE: GESTÃO ESTRATÉGICA SETORIAL Edilson Brito Monteiro * INTRODUÇÃO Os investimentos em Governança de Tecnologia

Leia mais

Artigo COMPUSTREAM CONSULTORIA LTDA.

Artigo COMPUSTREAM CONSULTORIA LTDA. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Artigo COMPUSTREAM CONSULTORIA LTDA. Ser líder de mercado amanhã, significa fazer alguma coisa hoje. Maximilian Immo Orm Gorissen Há algum tempo, o Presidente de uma empresa desabafou

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PAINÉIS DE CONTRIBUIÇÃO

CERTIFICAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PAINÉIS DE CONTRIBUIÇÃO CERTIFICAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PAINÉIS DE CONTRIBUIÇÃO Certificações O MPF passa por um processo de certificação de qualidade em suas várias instâncias. A certificação pode ser: Por exemplo, Certificação

Leia mais

Desenvolvimento de Recursos

Desenvolvimento de Recursos Unidade II Desenvolvimento de Recursos Humanos Prof. Especialista Fernando J. Lopes A importância do departamento de Recursos Humanos A empresa deve cada vez mais valorizar seus talentos (as pessoas) pois

Leia mais

PASSO 6 DEFININDO AS AÇÕES

PASSO 6 DEFININDO AS AÇÕES PASSO 6 DEFININDO AS AÇÕES Visão sem ação não passa de sonho; ação sem visão é só passatempo; visão com ação pode mudar o mundo. JOEL BAKER As ações permitem a efetivação das estratégias planejadas. 76

Leia mais

ABNT NBR 16001:2012 Sistema de gestão em responsabilidade social

ABNT NBR 16001:2012 Sistema de gestão em responsabilidade social ABNT NBR 16001:2012 Sistema de gestão em responsabilidade social III Seminário sobre o Programa Brasileiro de Certificação em Responsabilidade Social José Salvador da Silva Filho Curso de Auditor Líder

Leia mais

Etapas da Campanha de Propaganda. UNIBAN Unidade Marte Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 14.04.

Etapas da Campanha de Propaganda. UNIBAN Unidade Marte Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 14.04. Etapas da Campanha de Propaganda PARTE 1 UNIBAN Unidade Marte Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 14.04.11 Agenda Planejamento de Campanha Resumo da situação de mercado

Leia mais

Perfil Caliper de Liderança The Inner Leader Report

Perfil Caliper de Liderança The Inner Leader Report Perfil Caliper de Liderança The Inner Leader Report Avaliação de: Sr. Mario Exemplo Preparada por: Consultor Caliper consultor@caliper.com.br Data: Página 1 Perfil Caliper de Liderança The Inner Leader

Leia mais

FACULDADE PAULUS DE TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO

FACULDADE PAULUS DE TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO FACULDADE PAULUS DE TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO Planejamento de Marketing: Princípios básicos para sua implementação. Isabel Orestes Silveira, Osvaldo Takaoki Hattori e Rosana Maria Pires Barbato Schwartz.

Leia mais

Metodologias de Apoio ao Planejamento Estratégico

Metodologias de Apoio ao Planejamento Estratégico Metodologias de Apoio ao Planejamento Estratégico Análise Ambiental Análise Ambiental : Matriz SWOT A sigla SWOT Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças)

Leia mais

ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL. Profª. Caroline Ferreira

ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL. Profª. Caroline Ferreira ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL Profª. Caroline Ferreira CONTEÚDO 1. Conceito de Estratégia Organizacional 2. Os Níveis Administrativos da Organização 3. Planejamento Estratégico 4. Gestão Estratégica 5. Formulação

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DE EQUIPES AUTO-GERENCIÁVEIS NAS ORGANIZAÇÕES

A IMPORTÂNCIA DE EQUIPES AUTO-GERENCIÁVEIS NAS ORGANIZAÇÕES A IMPORTÂNCIA DE EQUIPES AUTO-GERENCIÁVEIS NAS ORGANIZAÇÕES Altair da Silva Eduardo Lourenço Lúcio Paulo Gouvea Ubirajara Swinerd Trabalho realizado na Faculdade Machado de Assis, Rio de Janeiro, RJ, ensino

Leia mais

Departamento comercial e marketing

Departamento comercial e marketing Departamento comercial e marketing Trabalho realizado: Cátia Nunes Nº6 12ºS Marketing Os profissionais do Marketing podem dividir-se em dois grupos, os que estão directamente ligados as empresas, isto

Leia mais

Noções de Microeconomia

Noções de Microeconomia Noções de Microeconomia Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado: A Demanda e a Lei da Demanda; A Curva da Demanda; A Oferta e a Lei da Oferta; A Curva da Oferta; Equilíbrio de Mercado; Elasticidades. Introdução

Leia mais

Sistemas de Informação para Bibliotecas

Sistemas de Informação para Bibliotecas Sistemas de Informação para Bibliotecas Notas de Apoio ao Tópico 1 Henrique S. Mamede 1 Antes de mais nada: O QUE É MESMO INFORMAÇÃO?? Dados Informação Conhecimento Sabedoria 2 Dados São tipicamente voltados

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROGRAMA: MBA EM DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS POR COMPÊTENCIAS. TURMA 2015/1 (Segunda e Quarta - Unidade CENTRO)

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROGRAMA: MBA EM DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS POR COMPÊTENCIAS. TURMA 2015/1 (Segunda e Quarta - Unidade CENTRO) PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROGRAMA: MBA EM DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS POR COMPÊTENCIAS TURMA 15/1 (Segunda e Quarta - Unidade CENTRO) COORDENADOR: Prof. Carmen Rizzotto Disciplina CH EMENTA Data Professor

Leia mais

Da análise à formulação estratégica

Da análise à formulação estratégica Tópicos a serem abordados Definição síntese de estratégia Características de uma empresa de sucesso Empresa com foco na estratégia Empresa perante as ameaças Competências do estratega Perfil de um estratega

Leia mais

Anexo A Estrutura de intervenção

Anexo A Estrutura de intervenção Anexo A Estrutura de intervenção As ações de formação ação no âmbito do presente Aviso têm, obrigatoriamente, de ser desenvolvidas com a estrutura a seguir indicada. 1. Plano de ação para o período 2016

Leia mais

Brochura - Panorama ILOS. Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil A percepção das empresas contratantes de transporte

Brochura - Panorama ILOS. Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil A percepção das empresas contratantes de transporte Brochura - Panorama ILOS Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil A percepção das empresas contratantes de transporte 2016 Apresentação A atividade de transporte representa mais da metade dos gastos das

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS CONTABILIDADE GERENCIAL

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS CONTABILIDADE GERENCIAL UNIVERSIDADE SÃO JUDAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS CONTABILIDADE GERENCIAL 1 CONCEITO DE SISTEMA Conforme Bios (apud CATELLI, 2001:37) sistema é um conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado,

Leia mais