canais de relacionamento CONHEÇA AS DIFERENTES OPçÕES PARA VOCÊ VIVER UNA. CONECTADO COM A GENTE.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "canais de relacionamento CONHEÇA AS DIFERENTES OPçÕES PARA VOCÊ VIVER UNA. CONECTADO COM A GENTE."

Transcrição

1 canais de relacionamento UNA. CONHEÇA AS DIFERENTES OPçÕES PARA VOCÊ VIVER CONECTADO COM A GENTE.

2 Dando início às comemorações de seu cinquentenário, a Una traz para VOCê uma cartilha com todos os canais de relacionamento criados para facilitar sua vida, no seu tempo e da melhor forma. São várias opções de canais, todos rápidos, práticos e eficientes. Porque são feitos especialmente para você. Escolha o seu.

3 Call center Disponível pelo (31) de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. É a opção ideal para quem precisa esclarecer todo tipo de dúvida referente à vida acadêmica, formas de ingresso, bem como obter informações sobre boletos, pagamentos e convênios com empresas parceiras. Atenção: atendimento financeiro pode ser feito pelo Call Center, mas negociações financeiras só podem ser realizadas pessoalmente no Campus Aimorés ou pelo Acordo On-Line. Centro de Atendimento ao Aluno (CAA) O CAA é a melhor opção para quem precisa conversar pessoalmente com algum funcionário da Una. E o melhor, você ainda pode avaliar o atendimento por meio do Sistema de Gerenciamento Presencial com toda segurança e privacidade. Confira nossos horários: Campus Aimorés: 8h às 20h Campus Liberdade: 7h30 às 21h30 Campus Guajajaras: 8h às 21h30 Campus Barro Preto: 13h às 21h30 Campus Raja: 8h às 21h30 Campus Barreiro: 13h às 21h30 Una Contagem: 13h30 às 21h30

4 Site - Fale com a gente Você também pode entrar em contato com a Una pelo una.br. É só acessar o link Fale com a Gente e enviar a sua mensagem diretamente para o setor/campi específico da Una que você deseja falar. Sua solicitação é atendida no prazo máximo de 2 dias úteis. Com o Fale com a Gente você pode esclarecer diferentes dúvidas nas seguintes áreas: Como ingressar: obtenção de novo título, transferência externa, transferência Una/ Una Contagem, retorno, destrancamento, reopção de curso, disciplinas isoladas e disciplinas isoladas para enriquecimento curricular. Secretaria Acadêmica: vida acadêmica e diplomas. Pós-Graduação lato sensu. Extensão e Iniciação Científica: cursos de extensão oferecidos e sobre a Iniciação Científica dos alunos. Marketing e Comunicação: assessoria de imprensa, campanhas, redes sociais e o site da Una.

5 Biblioteca: questões gerais sobre a biblioteca, como existência de algum livro e sua disponibilidade para empréstimo ou a situação de um aluno junto à biblioteca. Infraestrutura: questões que envolvem o Campus onde o aluno estuda, como disponibilidade de ventiladores, funcionamento de elevadores ou outras questões da infraestrutura do campus que possam interferir na vida acadêmica do aluno. regulamentações do MEC: definições, leis, regulamentação dos cursos da Una. Atendimento financeiro: questões financeiras como débitos, formas de pagamento, realizar negociações e outras. Mestrado. Ensino à distância: disponibilidade de disciplinas ofertadas a distância e dúvidas sobre as disciplinas que está cursando. relações Externas: Bolsas e Convênios Una e parceria com empresas. núcleo de Carreira: estágios e empregos, podendo esclarecer dúvidas sobre esse assunto. Cerimonial e Eventos: cerimônias de formatura e os eventos acadêmicos da Una. tecnologia: sistema acadêmico dos alunos, login e senha, disponibilização de arquivos e outras questões da tecnologia que possam interferir na vida acadêmica do aluno. Coordenação: cursos ofertados, grade curricular, disponibilidade de disciplinas, Enade e outras informações sobre o curso, sendo a mensagem direcionada para o coordenador do curso sobre o qual você busca informações.

6 Gerenciamento de Filas Com o nosso sistema de senhas o atendimento ficou muito mais organizado. É só pegar a sua senha assim que chegar ao CAA e aguardar o seu número aparecer no sistema eletrônico. E mais, após o atendimento você ainda pode avaliar o atendimento recebido. Totens de autoatendimento SOL Se você quer informações pontuais, rápidas e precisas com independência e facilidade você pode usar nossos canais de auto-atendimento. Sempre próximos aos CAAs de cada um dos campi, os totens funcionam de 6h às 23h. É por meio deles que você acessa o SOL com seu login (RA) e senha e pode fazer o acordo on-line, tirar o extrato on-line, abrir e acompanhar protocolos, bem como imprimir comprovantes e consultar notas e faltas.

7 Site - Chat Quem quer atendimento em tempo real tem a opção de acessar o nosso chat pelo link Fale com a Gente no una.br. Das 10h às 16h você tira dúvidas sobre questões acadêmicas com o máximo de praticidade e comodidade. Atenção: atendimento financeiro deve ser realizado pessoalmente na tesouraria ou por meio do Call Center. O chat não fornece informações sobre o histórico financeiro do aluno ou questões relacionadas ao pagamento de mensalidades. Site - Sistema de Bolsas e Convênios É o canal feito para os alunos que trabalham em empresas parceiras para solicitar desconto nas mensalidades. Funciona assim: o aluno faz seu cadastro como aluno e funcionário de empresa parceira no SOL no espaço Bolsas e Convênios. Em seguida, solicita o desconto na mensalidade (exceto matrícula e rematrícula) de acordo com o percentual acordado entre a Una e a empresa parceira. Depois é só acompanhar o processo pelo SOL do Aluno, na parte de Serviços e em seguida Bolsas e Convênios. Se a empresa não for conveniada, o aluno pode procurar o RH da empresa ou entrar em contato com a Una, no site, pelo Fale com a Gente, manifestando seu interesse nesse sistema de desconto para parceiros.

8 Acordo On-line É o canal ideal para quem quer simular o pagamento de débitos financeiros e realizar o pagamento on-line de dívidas com o cartão de crédito. Para saber como funciona basta entrar no acesso restrito (SOL) e acessar Acordo On-line na parte de Serviços ao Aluno. Nessa parte você pode simular o pagamento da sua dívida escolhendo o número de parcelas (no máximo 12) e em seguida, se achar conveniente, confirmar o pagamento com seu cartão de crédito Visa, Mastercard ou American Express. Extrato On-line É a ferramenta ideal para quem quer acompanhar sempre de perto a parte financeira da vida acadêmica. Para conhecer o serviço acesse: SOL Aluno -> Serviços ao Aluno -> Situação Financeira -> Extrato Financeiro. Com o Extrato On-line você: - Visualiza mensalidades: pagas ou em aberto, de meses correntes ou anteriores. - Verifica, com detalhes, a composição de cada parcela da semestralidade. - imprime boletos que ainda vão vencer com o prazo máximo da conclusão do curso. - imprime boletos já vencidos, sempre ao final de cada semestre. Nesse caso, o boleto já emitido com valor corrigido e data de vencimento atualizada. - Abre protocolos financeiros. - Confere detalhes sobre a composição da matrícula. - fica por dentro de informações sobre acordos financeiros em aberto. - Imprime comprovantes de pagamento.

9 Protocolos On-line Para solicitar e receber documentos com o máximo de segurança, facilidade e agilidade pelo SOL, basta acessar a área de Serviços ao Aluno. Em seguida, você procura por Solicitações On-line. Nesse campo você vai encontrar uma lista de declarações e documentos que poderão ser impressos a qualquer momento. Depois é só confirmar a solicitação e aguardar. Escaninhos para alunos Quem quer aliviar o peso das mochilas e ter um espacinho só seu na Una para guardar seus objetos acadêmicos pode alugar um escaninho. O contrato, anual ou semestral, é feito diretamente com a Locker e você recebe uma senha exclusiva para usar seu escaninho. O valor é de R$ 150,00* no plano anual ou R$ 85,00* no semestral. O pagamento pode ser à vista ou dividido em até 6 vezes sem juros por boletos bancários que pode ser emitido pelo locker.com.br. Quem se interessar e quiser se cadastrar ou quiser esclarecer qualquer dúvida deve entrar em contato pelo locker@locker.com.br ou marcelo@locker.com.br. * Valores em fev/2011.

10 Mídias sociais Twitter Siga a Una no twitter e fique sempre atualizado, em primeira mão, com as novidades da Una e da sua área, dicas de carreira, oportunidades de estágio e emprego, além de perguntar o que quiser e participar de promoções exclusivas. É só acessar twitter.com/unaoficial e dar follow. Formspring.me Na página inicial você visualiza as perguntas respondidas, e pelo campo ask me anything você faz a sua. Basta clicar em send e aguardar a resposta. Facebook No Facebook una.br/facebook amplie sua rede de amigos e participe de promoções em tempo real, fique por dentro dos principais eventos sendo avisado sobre data e horário de cada um deles, além de ficar sempre atualizado com as últimas fotos, vídeos e notícias da Una.

11 Slideshare Compartilhe conhecimento e confira os slides das diferentes apresentações acadêmicas de professores e alunos da Una em nossa página exclusiva no Slideshare, uma das maiores redes de conhecimento do mundo. É só acessar slideshare.net/unaoficial. E você ainda pode ajudar o nosso slideshare a ficar cada vez mais completo: basta enviar sua apresentação de até no máximo 10 MB para slideshare@una.br que ela será publicada em nossa página exclusiva. Youtube Pelo youtube.com/unavideos você assiste entrevistas exclusivas de nossos professores, confere eventos e conhece mais sobre nossos cursos e novidades. Blog do Aluno Moderno e dinâmico o Blog do Aluno é um espaço exclusivo para o estudante da Una. Lá você tem acesso a todas as informações úteis para aproveitar melhor o seu dia a dia acadêmico. E mais, você ainda pode interagir com a Una e diferentes usuários fazendo comentários, dando sugestões e compartilhando ideias. Acesse una.br/blogdoaluno e fique por dentro de novidades do seu curso, entrevistas, imagens e vídeos de eventos, bem como matérias exclusivas sobre o mercado de trabalho e carreira, calendário acadêmico e muito mais.

12 CALENDÁRIO ACADÊMICO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA 1º SEMESTRE DE 2011 Janeiro Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Confraternização Universal 10 - Início do período para inscrição em disciplina isolada dos cursos de graduação 18 a 25 - Rematrícula on-line (graduação e pós-graduação) Fevereiro Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dia do Publicitário 01 - Início do Semestre Letivo 01 a 04 - Simpósio dos Professores 07 - Início das Aulas - Calouros graduação 08 - Início das Aulas - Veteranos graduação

13 Março Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Maio 01 - Fechamento da frequência de fevereiro 04 - Data limite para trancamento de matrícula e cancelamento de disciplina 05 a 09 - Recesso - Carnaval Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dia do Trabalho 02 a 07 - Avaliação Institucional - Discente 02 - Fechamento da frequência de abril 12 - Dia Internacional da Enfermagem 20 - Dia do Pedagogo Abril Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Fechamento da frequência de março 11 - Fechamento da 1ª Ata de Avaliação 21 - Tiradentes 18 e 23 - Recesso - Semana Santa e Dia de Tiradentes 23 - Início para requerimento: transferência, obtenção de novo título, reopção de curso, destrancamento e disciplina isolada 25 a 30 - Avaliação Institucional - Docente e Administrativo 27 - Reunião CEPE

14 Junho Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Fechamento da frequência de maio 05 - Dia Mundial da Ecologia 15 - Reunião CEPE e CONSUN 23 a 25 - Recesso - Corpus Christi Início e Término de Semestre Letivo Feriados e Recessos Avaliação Institucional Simpósio dos Professores Julho Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Fechamento da frequência de junho e Ata 01 - Fechamento da 2ª Ata de Avaliação 01 a 29 - Requerimento de dispensa e revisão de dispensa disciplina e aproveitamento de estudos 06 a 12 - Prova Alternativa 13 - Fechamento de Ata de Prova Alternativa 14 - Fechamento da frequência de julho 14 - Término do Semestre Letivo 15 a 30 - Recesso escolar 19 a 25 - Rematrícula on-line (graduação e pós-graduação) 27 - Início do período de inscrição em disciplina isolada dos cursos de graduação

15 Para informações úteis no seu dia a dia, acesse una.br, link Vida Acadêmica e confira o Manual do Aluno no seu Acesso Restrito. Telefones úteis Centro de Atendimento ao Aluno: Telefone geral: Bibliotecas Campus Barreiro Campus Liberdade Campus Raja Campus Aimorés Campus Barro Preto Campus Guajajaras Una Contagem Núcleo de Carreira Aimorés / 7308 / 7426 Barro Preto Guajajaras / 9115 Raja COC - Central de Outras Captações / 7376 Secretaria Acadêmica Tesouraria Centro de Atendimento ao Aluno (CAA) Una Contagem (CAA) Una Contagem (telefone geral) Núcleo de Prática Jurídica Diretoria de Educação Continuada, Pesquisa e Extensão Coordenação de Extensão Luna - Agência Laboratório de Comunicação Integrada Unatec (telefone geral)

16 Viu como a Una está cheia de canais de relacionamento para facilitar a sua vida? Aproveite: é tudo feito especialmente para você. ^

Grupo Projeção. Portal Acadêmico. - Ambiente do Aluno -

Grupo Projeção. Portal Acadêmico. - Ambiente do Aluno - Grupo Projeção Portal Acadêmico - Ambiente do Aluno - Março / 2011 1 Índice Apresentando o Portal Acadêmico: Ambiente do Aluno... 3 Iniciando no ambiente do Aluno... 4 Meu Perfil... 6 Avisos... 6 Processos

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

Impressão e Editoração 31 3667-2062 / 0800 0055151. Site: www.faved.com.br E-mail: faleconosco@faved.com.br

Impressão e Editoração 31 3667-2062 / 0800 0055151. Site: www.faved.com.br E-mail: faleconosco@faved.com.br GUIA INFORMATIVO Curso: PÓS-GRADUAÇÃO Impressão e Editoração 31 3667-2062 / 0800 0055151 Rua Zacarias Roque - Nº 63 - Centro - Coronel Fabriciano-MG CEP 35.170-025 Prezado (a) aluno (a), seja bem-vindo

Leia mais

Tecnologia da Informação na FG AUTO - ATENDIMENTO ALUNO

Tecnologia da Informação na FG AUTO - ATENDIMENTO ALUNO Tecnologia da Informação na FG AUTO - ATENDIMENTO ALUNO Jaboatão dos Guararapes / PE PAG.1 Tecnologia da Informação na Faculdade Guararapes A Faculdade Guararapes através do Setor de Tecnologia da Informação

Leia mais

Portal Acadêmico Manual Técnico Renovação de Matrícula 2015/1

Portal Acadêmico Manual Técnico Renovação de Matrícula 2015/1 A rematrícula poderá ser feita acessando o site da Multivix e clicando no link Portal Acadêmico, ou digitando diretamente no seu navegador o endereço http://portal.. Na tela de login, entre com seus dados

Leia mais

Calendário. www.faculdadepromove.br/bh

Calendário. www.faculdadepromove.br/bh Calendário Acadêmico www.faculdadepromove.br/bh Janeiro / 201 1 2 3 4 6 7 8 9 10 11 12 13 14 1 16 17 18 19 20 21 22 23 24 2 26 27 28 29 30 31 1 - Confraternização Universal Recesso/Feriado Sábado Letivo

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SUPAC DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA

SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SUPAC DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SUPAC DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA 2015.2 APRESENTAÇÃO Este Manual tem como finalidade orientar os alunos sobre os procedimentos necessários

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SUPAC DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA MANUAL DE MATRÍCULA 2013/1º

SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SUPAC DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA MANUAL DE MATRÍCULA 2013/1º SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SUPAC DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA MANUAL DE MATRÍCULA 2013/1º APRESENTAÇÃO Este Manual tem como finalidade orientar os alunos sobre os procedimentos

Leia mais

Manual de Bolsas e Financiamentos Unimonte

Manual de Bolsas e Financiamentos Unimonte Manual de Bolsas e Financiamentos Unimonte 1. FINANCIAMENTOS 1.1. PRAVALER O Crédito Universitário PRAVALER é um programa privado de financiamento de graduação presencial implantado em parceria com instituições

Leia mais

CredIES IESB: a melhor alternativa para você. CRÉDITO ESTUDANTIL DO IESB CREDIES IESB MANUAL DO ALUNO

CredIES IESB: a melhor alternativa para você. CRÉDITO ESTUDANTIL DO IESB CREDIES IESB MANUAL DO ALUNO CredIES IESB: a melhor alternativa para você. CRÉDITO ESTUDANTIL DO IESB CREDIES IESB MANUAL DO ALUNO O que é o CredIes do IESB? É um crédito rotativo estudantil financiado por verbas orçamentárias próprias

Leia mais

Entre em contato com a Masterix e agende uma reunião para conhecer melhor o SMGC.

Entre em contato com a Masterix e agende uma reunião para conhecer melhor o SMGC. Conheça melhor os sistemas Masterix: O que é SMGC? O Sistema Masterix de Gestão de Conteúdo é um conjunto de ferramentas de atualização dinâmica que permitem aos nossos clientes o abastecimento e atualização

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SUPAC DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA

SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SUPAC DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SUPAC DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA 2015.1 APRESENTAÇÃO Este Manual tem como finalidade orientar os alunos sobre os procedimentos necessários

Leia mais

MBA EM MARKETING E COMUNICAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

MBA EM MARKETING E COMUNICAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. MBA EM MARKETING E COMUNICAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400 Segunda a sexta-feira

Leia mais

Apresentação. Prezado aluno,

Apresentação. Prezado aluno, A Faculdade São Judas Tadeu tem como missão promover a emancipação do indivíduo através da educação, compreendida pelo desenvolvimento do conhecimento, atitudes e valores e respeito à dignidade humana.

Leia mais

para imprensa Brand Book

para imprensa Brand Book para imprensa Brand Book Release Passei Direto Uma ferramenta que vem para revolucionar a experiência dos estudantes universitários O Passei Direto (www.passeidireto.com) é uma rede social com foco acadêmico

Leia mais

CLUBE DE VANTAGENS ASSECOR MANUAL DE UTILIZAÇÃO

CLUBE DE VANTAGENS ASSECOR MANUAL DE UTILIZAÇÃO CLUBE DE VANTAGENS ASSECOR MANUAL DE UTILIZAÇÃO Este manual foi criado especialmente para você e sua família conhecerem a ampla rede de vantagens oferecidas pela ASSECOR. Convênios diretos com as fábricas,

Leia mais

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA - 1º SEMESTRE DE 2015

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA - 1º SEMESTRE DE 2015 RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA - 1º SEMESTRE DE 2015 ORIENTAÇÕES GERAIS Processo O processo de renovação de matrícula constitui-se de três etapas válidas para todos os alunos veteranos dos cursos de graduação:

Leia mais

de Bom Despacho, cada vez mais, inova para oferecer a você um curso de qualidade.

de Bom Despacho, cada vez mais, inova para oferecer a você um curso de qualidade. Prezado (a) Aluno (a) Seja bem-vindo à Faculdade de Educação de Bom Despacho e Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho. A partir de hoje você terá acesso ao Portal Educacional, ferramenta de

Leia mais

Tutorial RM. academico.unipe.br ALUNO

Tutorial RM. academico.unipe.br ALUNO Tutorial RM academico.unipe.br ALUNO Caro (a) aluno (a), Este tutorial irá ajudá-lo (a) no acesso ao novo sistema educacional do UNIPÊ. Inicialmente, acesse o Portal da Instituição (www.unipe.br) Faça

Leia mais

TUTORIAL DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA

TUTORIAL DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA TUTORIAL DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA 1 O acesso a plataforma educacional do colégio kadima deverá ser feito através do endereço: http://edunote.com.br/kadima/ 2 Na tela que segue,

Leia mais

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV Sistema de de Eletrônica SETRANSP DOTFLEX MANUAL MÓDULO PDV REGIÃO MANUAL METROPOLITANA MÓDULO PESSOA Revisão JURÍDICA 02 / Setembro SBE de 2008 - DOTFLEX Revisão 00 / Março de 2009 MANUAL MÓDULO EMPRESA

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ELABORAÇÃO DE MATERIAL, TUTORIA E AMBIENTES VIRTUAIS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento

Leia mais

Dicas para cadastrar o currículo no. canal Carreiras da UNIT

Dicas para cadastrar o currículo no. canal Carreiras da UNIT Dicas para cadastrar o currículo no canal Carreiras da UNIT O canal de Carreiras aliou-se ao site de carreiras VAGAS.com.br para oferecer vagas de emprego exclusivas aos alunos e ex-alunos da UNIT. SUMÁRIO

Leia mais

PORTAL EJ@ (www.educacao.org.br/eja)

PORTAL EJ@ (www.educacao.org.br/eja) 1 Videoconferência PORTAL EJ@ (www.educacao.org.br/eja) Setor de Educação de Jovens e Adultos 20/08/2009 Agenda 2 Por que um portal da EJA? Modalidade EAD e integração Portal, SIAE EJA/EAD e Banco de Itens

Leia mais

INFORMEUVV. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional

INFORMEUVV. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional INFORMEUVV Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional AJUDE A DAR UM NOVO NOME PARA O JORNAL MURAL O Jornal Mural da UVV-ES precisa de um nome mais criativo.

Leia mais

Oportunidades da UniRitter

Oportunidades da UniRitter Dicas para cadastrar o currículo na Área de Estágios e Oportunidades da UniRitter A Área de Estágios e Oportunidades aliou-se ao site de carreiras VAGAS.com.br para oferecer vagas de emprego exclusivas

Leia mais

A PRESENTAÇÃO SUMÁRIO

A PRESENTAÇÃO SUMÁRIO SUMÁRIO Apresentação Como ter sucesso na educação à distância A postura do aluno online Critérios de Avaliação da aprendizagem do aluno Como acessar a plataforma Perguntas freqüentes A PRESENTAÇÃO O Manual

Leia mais

SUMÁRIO. Faculdade Católica do Tocantins www.catolica-to.edu.br

SUMÁRIO. Faculdade Católica do Tocantins www.catolica-to.edu.br MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO Passo a passo do Portal Acadêmico www.catolica-to.edu.br - suporterm@catolica-to.edu.br SUMÁRIO Objetivo Manual do Portal Acadêmico... 03 Navegadores... 03 Endereço Eletrônico

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENFERMAGEM GINECOLÓGICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA Sejam bem-vindos ao Núcleo de Educação a Distância da FFCL! Esse Manual tem por objetivo auxilia-los na forma de utilização do AVA. COMO FAÇO

Leia mais

NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015 1. CRONOGRAMA DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015

NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015 1. CRONOGRAMA DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015 Prezado (a) estudante, NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015 Neste documento serão apresentadas orientações sobre a renovação de matrícula para o 2º semestre de 2015.

Leia mais

Sumário. Manual de Acesso Ferramenta Administrativas Acadêmicos. 1. Ferramenta Administrativas (Acadêmicos)... 3

Sumário. Manual de Acesso Ferramenta Administrativas Acadêmicos. 1. Ferramenta Administrativas (Acadêmicos)... 3 Sumário Manual de Acesso Ferramenta Administrativas Acadêmicos 1. Ferramenta Administrativas (Acadêmicos)... 3 2 1. Ferramenta Administrativas (Acadêmicos) Manual de Acesso Ferramenta Administrativas Acadêmicos

Leia mais

CAA WEB Lista de protocolos que devem ser solicitados pela web através do sol aluno. (http://www.unimonte.br/sol)

CAA WEB Lista de protocolos que devem ser solicitados pela web através do sol aluno. (http://www.unimonte.br/sol) CAA WEB Lista de protocolos que devem ser solicitados pela web através do sol aluno. (http://www.unimonte.br/sol) TIPO DE SOLICITAÇÃO - ONLINE ANTECIPAÇÃO DE MENSALIDADES EDU. CONTINUADA - DECLARAÇÃO DE

Leia mais

MANUAL DA REMATRÍCULA ON LINE NOVO SISTEMA TOTVS 2015.2

MANUAL DA REMATRÍCULA ON LINE NOVO SISTEMA TOTVS 2015.2 MANUAL DA REMATRÍCULA ON LINE NOVO SISTEMA TOTVS 2015.2 NO SISTEMA NOVO, CASO VOCÊ AINDA NÃO TENHA ENTRADO, SEU USUÁRIO É A SUA MATRÍCULA EM MAIÚSCULAS, E SUA SENHA POR PADRÃO É 123456, E VOCÊ PODERÁ ALTERÁ-LA

Leia mais

Ex-aluno: No site www.unimonte.br, lado esquerdo da página, no menu Acesse Também, clique em Ex-Alunos.

Ex-aluno: No site www.unimonte.br, lado esquerdo da página, no menu Acesse Também, clique em Ex-Alunos. Manual do SOL: Sistema On-line O que é o SOL? O SOL - Sistema On-line - tem o objetivo de proporcionar maior interação e troca de informações entre os alunos, os professores, a Secretaria Acadêmica e a

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2015

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2015 CALENDÁRIO ACADÊMICO 2015 05 a 10 Solicitação de vaga na IES Graduados e Transferência Externa 05 a 10 Solicitação de Transferência Interna de Curso e Turno 05 a 10 Solicitação e Readmissão por Trancamento

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17/12/2014 a 07/01/2015.

ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17/12/2014 a 07/01/2015. ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17/12/2014 a 07/01/2015. Ao realizar a matrícula online, através do portal acadêmico do aluno, o

Leia mais

GUIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

GUIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA GUIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA 2013 ATIVIDADES COMPLEMENTARES O que são? São práticas acadêmicas de múltiplos formatos, obrigatórias, que podem ser realizadas dentro ou fora

Leia mais

TUTORIAL/RENOV.MATRÍCULA/GRAD.EAD RJ. Rio de Janeiro, 26 de novembro de 2014. Estimados Estudantes,

TUTORIAL/RENOV.MATRÍCULA/GRAD.EAD RJ. Rio de Janeiro, 26 de novembro de 2014. Estimados Estudantes, TUTORIAL/RENOV.MATRÍCULA/GRAD.EAD RJ Estimados Estudantes, Rio de Janeiro, 26 de novembro de 2014. Gostaríamos de manifestar nossa alegria e gratidão pela confiança em nossa Instituição durante o período

Leia mais

Guia do Aluno Disciplinas EAD. UNIPs

Guia do Aluno Disciplinas EAD. UNIPs Guia do Aluno Disciplinas EAD UNIPs Sumário GUIA DO ALUNO / DISCIPLINAS EAD - UNIPs 3 1. ACESSO... 3 2. AULA INSTRUCIONAL / INTRODUÇÃO À EAD... 5 3. DISCIPLINA EAD... 8 4. COMO ESTUDAR NA EAD... 10 5.

Leia mais

Calendário. Acadêmico. e Administrativo

Calendário. Acadêmico. e Administrativo Calendário Acadêmico e Administrativo Calendário Acadêmico e Administrativo 1º semestre de 2015 2º semestre de 2015 1º semestre de 2016 Semestre Letivo Período escolar Dispensa de disciplina Início das

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 79 de 25/11/2013- CAS

RESOLUÇÃO N o 79 de 25/11/2013- CAS RESOLUÇÃO N o 79 de 25/11/2013- CAS Aprova o Calendário Anual e o Calendário Semestral de Atividades Acadêmicas de 2014, dos cursos de Graduação (Bacharelado e Licenciatura) da Universidade Positivo (UP).

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS CRA

PERGUNTAS E RESPOSTAS CRA PERGUNTAS E RESPOSTAS CRA 1. O que é a CRA? A CRA é a Central de Relacionamento com o Aluno. Um departamento criado para atender às solicitações acadêmicas e financeiras, através de diversificados canais

Leia mais

Faculdade AGES AGENDA INSTITUCIONAL 2014-2 E 2015-1

Faculdade AGES AGENDA INSTITUCIONAL 2014-2 E 2015-1 Faculdade AGES AGENDA INSTITUCIONAL 2014-2 E 2015-1 ANO MÊS DIA EVENTO OUTUBRO Publicação da programação do semestre (disciplinas e horários) online no site da Faculdade. 30 Comunicar por e-mail e publicar

Leia mais

Empregos & Estágios da FMU

Empregos & Estágios da FMU Dicas para cadastrar o currículo no Banco Metropolitano de Empregos & Estágios da FMU O Banco Metropolitano de Empregos & Estágios da FMU aliou-se ao site de carreiras VAGAS.com.br para oferecer vagas

Leia mais

Procedimentos de Matrícula para o 2º semestre letivo de 2014 Veteranos

Procedimentos de Matrícula para o 2º semestre letivo de 2014 Veteranos Procedimentos de Matrícula para o 2º semestre letivo de 2014 Veteranos Período de matrícula: de 01 a 15 de julho de 2014 1) Acesse o site da universidade www.cruzeirodosulvirtual.com.br; 2) No canto superior

Leia mais

MANUAL DA REMATRÍCULA ON LINE NOVO SISTEMA TOTVS 2015.1

MANUAL DA REMATRÍCULA ON LINE NOVO SISTEMA TOTVS 2015.1 MANUAL DA REMATRÍCULA ON LINE NOVO SISTEMA TOTVS 2015.1 NO SISTEMA NOVO, SEU USUÁRIO É A SUA MATRÍCULA EM MAIÚSCULAS, E SUA SENHA POR PADRÃO É 123456, E VOCÊ PODERÁ ALTERÁ-LA NO PRIMEIRO LOGIN Prezados

Leia mais

FUNCIONAMENTO DOS CURSOS

FUNCIONAMENTO DOS CURSOS 1 SUMÁRIO Funcionamento dos Cursos... 03 Guia de Percurso... 05 Manual Acadêmico... 07 Ambiente Virtual de Aprendizagem... 09 Edição do Perfil... 12 Acessando as Atividades... 14 Iniciando o Semestre...

Leia mais

2. Como faço para me inscrever no English Pro Onsite?

2. Como faço para me inscrever no English Pro Onsite? FAQ English Pro Onsite (Presencial) 1. O que é o English Pro É um curso de inglês presencial com custos subsidiados aos alunos (graduação e pós-graduação) e colaboradores, oferecido a todas as Instituições

Leia mais

Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno

Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno Índice 1 Acessando o sistema via internet...3 2 Funcionalidades...6 2.1 Horário Individual...7 2.2 Calendário Acadêmico...8 2.3 Biblioteca...9 2.3.1 Consultar

Leia mais

GUIA PRA TICO DO ALUNO DA PO S GRADUAÇA O PRESENCIAL

GUIA PRA TICO DO ALUNO DA PO S GRADUAÇA O PRESENCIAL GUIA PRA TICO DO ALUNO DA PO S GRADUAÇA O PRESENCIAL Processos Acadêmicos, Portal ÚNICO e Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA Guia prático sobre os procedimentos acadêmicos, utilização das ferramentas

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2015

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2015 CALENDÁRIO ACADÊMICO 2015 JANEIRO FÉRIAS ESCOLARES Data Edital do MEC Período de Matrícula 1 a ª chamada para alunos via Sisu 2015/1 Janeiro Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb 1 2 3 4 5 6 8 9 10 11 12 13 15 16

Leia mais

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Adriano Lima Belo Horizonte 2011 SUMÁRIO Apresentação... 3 Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA ESP-MG... 3 Programação do curso no AVA-ESPMG

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

Controles Financeiros - Básico-

Controles Financeiros - Básico- Controles Financeiros - Básico- Introdução Este material irá tratar de controles financeiros que sua empresa deve manter a fim de organizar todo o fluxo de informações que servirão de base para os relatórios.

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online SAÚDE COLETIVA COM ENFOQUE NO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS Regulamentação de Pós-Graduação Lato-Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE QUÍMICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2º SEMESTRE LETIVO DE 2015 - São Paulo

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2º SEMESTRE LETIVO DE 2015 - São Paulo CALENDÁRIO ACADÊMICO 2º SEMESTRE LETIVO DE 2015 - São Paulo JULHO DOM SEG TER QUA QUI SEX SAB 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 01 a 31 - Período de rematricula,

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM AUDITORIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE Unidade

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 6 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 9 Cronograma de Aulas Pág. 10 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM AUDITORIA EM SERVIÇOS

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de

Leia mais

EDITAL Nº 068/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL Nº 068/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL Nº 068/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A Diretoria de Pós-graduação e Extensão do Centro Universitário Senac, no uso de suas atribuições, torna pública

Leia mais

Calendário Acadêmico 2015. Apresentação. À Comunidade Acadêmica da UCB

Calendário Acadêmico 2015. Apresentação. À Comunidade Acadêmica da UCB Calendário Acadêmico 2015 Apresentação À Comunidade Acadêmica da UCB A Reitoria da Universidade Católica, ao aprovar a proposta de Calendário Acadêmico UCB/2015, deseja outorgar a todos um instrumento

Leia mais

REGULAMENTO DO SETOR FINANCEIRO DA FAP

REGULAMENTO DO SETOR FINANCEIRO DA FAP REGULAMENTO DO SETOR FINANCEIRO DA FAP O Departamento Financeiro da Fap Faculdade de Apucarana, é responsável por todos os controles financeiros da Instituição (Contas a Pagar, a Receber, Banco, Caixa),

Leia mais

TUTORIAL EXPERIÊNCIA INTERATIVA FAEL

TUTORIAL EXPERIÊNCIA INTERATIVA FAEL TUTORIAL EXPERIÊNCIA INTERATIVA FAEL Bem-vindo à Experiência Interativa FAEL, um curso de extensão totalmente gratuito, desenvolvido para o candidato conhecer a faculdade e a metodologia de ensino a distância

Leia mais

LISTA ICONOGRÁFICA - (Lista de ícones do Ambiente Virtual)

LISTA ICONOGRÁFICA - (Lista de ícones do Ambiente Virtual) 1 SUMÁRIO Funcionamento dos Cursos... 04 Geração de Login e Senha... 05 Guia de Percurso... 07 Manual Acadêmico... 09 Ambiente Virtual de Aprendizagem... 11 Edição do Perfil... 13 Ambiente Colaborar e

Leia mais

Cartão BRB Pré-Pago. Como adquirir

Cartão BRB Pré-Pago. Como adquirir Cartão BRB Pré-Pago O Cartão BRB Pré-Pago facilita a sua vida e da sua família. Com ele você tem mais controle dos seus castos, paga pequenas despesas do dia a dia, usa em vários lugares do País e pode

Leia mais

Acessar em tempo real seus boletos de cobrança, extratos financeiros e demonstrativos do IRPF;

Acessar em tempo real seus boletos de cobrança, extratos financeiros e demonstrativos do IRPF; PARA VOCÊ CLIENTE www.plaenge.com.vc 2 Prezado Cliente, Seja bem-vindo ao Para Você Cliente, um portal digital desenvolvido para que você tenha informações sobre o seu empreendimento com mais facilidade

Leia mais

MANUAL DE SUPORTE. Controle de Suporte. Este manual descreve as funcionalidades do controle de suporte.

MANUAL DE SUPORTE. Controle de Suporte. Este manual descreve as funcionalidades do controle de suporte. MANUAL DE SUPORTE Controle de Suporte Este manual descreve as funcionalidades do controle de suporte. SUMÁRIO Considerações Iniciais... 3 Acesso... 4 Controle de Suporte... 5 1. Solicitação de Atendimento...

Leia mais

Pagamento de apenas 50% do valor da mensalidade durante o curso;

Pagamento de apenas 50% do valor da mensalidade durante o curso; CRÉDITO ESTUDANTIL DO IESB CredIES IESB MANUAL DO ALUNO O que é o CredIES do IESB? É um crédito estudantil rotativo, financiado por verbas orçamentárias próprias do IESB que possibilita, ao aluno regularmente

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENFERMAGEM DO TRABALHO Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DA PREVIDÊNCIA DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DIVISÃO DE CADASTRO DE RECURSOS HUMANOS

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DA PREVIDÊNCIA DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DIVISÃO DE CADASTRO DE RECURSOS HUMANOS SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DA PREVIDÊNCIA DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DIVISÃO DE CADASTRO DE RECURSOS HUMANOS Março/2008 Sumário Sistema Automatizado de Consignação...3 PRconsig...3 Orientações

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

Calendário 2015 Calendário Acadêmico de 2015, aprovado em RESOLUÇÃO CONSEPE Nº. 119, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2014.

Calendário 2015 Calendário Acadêmico de 2015, aprovado em RESOLUÇÃO CONSEPE Nº. 119, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2014. Calendário 2015 Calendário Acadêmico de 2015, aprovado em RESOLUÇÃO CONSEPE Nº. 119, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2014. Em destaque as principais datas para os Programas de Pós-Graduação da UFMT, salientando que

Leia mais

CÍNDICE CONGRESSISTA O CONGRESSO INSCRIÇÕES E RETIRADA DE MATERIAL CRACHÁ TRANSPORTE SINALIZAÇÃO DAS SALAS PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA CERTIFICADOS

CÍNDICE CONGRESSISTA O CONGRESSO INSCRIÇÕES E RETIRADA DE MATERIAL CRACHÁ TRANSPORTE SINALIZAÇÃO DAS SALAS PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA CERTIFICADOS CÍNDICE CONGRESSISTA O CONGRESSO INSCRIÇÕES E RETIRADA DE MATERIAL CRACHÁ TRANSPORTE SINALIZAÇÃO DAS SALAS PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA CERTIFICADOS PROGRAMAÇÃO SOCIAL SEGURANÇA Neste manual sobre o IV Congresso

Leia mais

Ingresso Agosto 2015

Ingresso Agosto 2015 Ingresso Agosto 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba MBA em Marketing Estratégico Consolidar conhecimentos de marketing estratégico dentro de uma visão contemporânea. Desenvolver profissionais

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO FIMT

MANUAL DO USUÁRIO FIMT FÁCIL IMÓVEL MT MANUAL DO USUÁRIO FIMT GESTOR IMOBILIÁRIO SANDRO RAMIRO 05/06/2015 Manual completo de funcionalidade do Sistema FIMT. Versão 2.0 INTRODUÇÃO PÁGINA INICIAL 03 ANUNCIANTE 04 LANÇAMENTO 05

Leia mais

E D I T A L. 1º Para os casos de transferência externa serão aceitas, apenas, as inscrições para áreas afins.

E D I T A L. 1º Para os casos de transferência externa serão aceitas, apenas, as inscrições para áreas afins. EDITAL NRCA-SJP N.º 09/2015 DISPÕE SOBRE OS PROCESSOS DE INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FAE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. O Coordenador do Núcleo

Leia mais

Como funciona o site treinamento técnico ON-LINE?

Como funciona o site treinamento técnico ON-LINE? Manual do Usuário INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO ON LINE A ATIC Tecnologia do Brasil Ltda. com o objetivo de atender aos seus diversos clientes, oferece treinamentos EAD - Educação a Distância

Leia mais

Comunicação e Marketing Digital MANUAL DO CANDIDATO. Campus Universitário Darcy Ribeiro. Avenida L 3 Norte Edifício Finatec - Bloco H 2º Andar

Comunicação e Marketing Digital MANUAL DO CANDIDATO. Campus Universitário Darcy Ribeiro. Avenida L 3 Norte Edifício Finatec - Bloco H 2º Andar Comunicação e Marketing Digital MANUAL DO CANDIDATO Campus Universitário Darcy Ribeiro Avenida L 3 Norte Edifício Finatec - Bloco H 2º Andar Brasília DF Informações: Atendimento ao Candidato: (61) 4063-7072

Leia mais

Portal Educacional - Aluno Online

Portal Educacional - Aluno Online 1. ACESSO AO SISTEMA O acesso ao sistema pode ser realizado pelos seguintes sites: http://www.iplc.g12.br http://www.franciscanasalcantarinas.org.br/ INFORME SEU CÓDIGO DE USUÁRIO (MATRÍCULA). INFORME

Leia mais

PORTARIA UNIDA Nº. 15/2015, de 18 de Julho de 2015.

PORTARIA UNIDA Nº. 15/2015, de 18 de Julho de 2015. PORTARIA UNIDA Nº. 15/2015, de 18 de Julho de 2015. O Diretor Geral da Faculdade Unida de Vitória, no uso das atribuições conferidas pelo Regimento Interno resolve regulamentar os procedimentos gerais

Leia mais

MANUAL DA ÁREA DO CONDÔMINO. www.superlogica.com 0800-709-6800

MANUAL DA ÁREA DO CONDÔMINO. www.superlogica.com 0800-709-6800 MANUAL DA ÁREA DO CONDÔMINO www.superlogica.com 0800-709-6800 1 ÁREA DO CONDÔMINO A área do condômino é uma página de Internet segura, acessada mediante senha, com diversas facilidades para condôminos.

Leia mais

Prezado Aluno. Semestralmente os alunos que contrataram o FIES devem realizar o aditamento (a renovação) do seu contrato de financiamento.

Prezado Aluno. Semestralmente os alunos que contrataram o FIES devem realizar o aditamento (a renovação) do seu contrato de financiamento. Prezado Aluno Semestralmente os alunos que contrataram o FIES devem realizar o aditamento (a renovação) do seu contrato de financiamento. Atente-se ao seu e-mail e aos informativos no site da PUCPR, Portal

Leia mais

Tutorial Parceria FAEL com Programa Educa Mais Brasil

Tutorial Parceria FAEL com Programa Educa Mais Brasil Tutorial Parceria FAEL com Programa Educa Mais Brasil Procedimentos de candidatos e parceiros FAEL 1 - Para se inscrever, o candidato deve acessar o site: www.educamaisbrasil.com.br, e selecionar o botão

Leia mais

Bonsucesso/Campo Grande: de 2ª a 6ª, das 8h30 às 20h30; sábado, das 9h às 13h.

Bonsucesso/Campo Grande: de 2ª a 6ª, das 8h30 às 20h30; sábado, das 9h às 13h. SECRETARIA GERAL/PROTOCOLO ONLINE Horário de Atendimento: Bonsucesso/Campo Grande: de 2ª a 6ª, das 8h30 às 20h30; sábado, das 9h às 13h. Bangu/Jacarepaguá: de 2ª a 6ª, das 16h às 21h. Telefone: atendimento

Leia mais

MATRÍCULAS ABERTAS PARA

MATRÍCULAS ABERTAS PARA Olá, você acessou o Manual para Inscrição de Matrículas de Alunos Novos do Colégio Medianeira. Leia atentamente as orientações abaixo. Elas vão facilitar o correto preenchimento de seu Cadastro que é OBRIGATÓRIO

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Conteúdo Tela de acesso... 4 Dados de Cadastro... 5 Dados cadastrais...

Leia mais

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 CADASTRANDO-SE NO SISTEMA... 4 CADASTRANDO UM FAMILIAR... 7 ACESSANDO O SISTEMA já sou cadastrado... 8 COMO AGENDAR UMA CONSULTA pesquisar horários...

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 6 Matrícula 8 Cronograma de Aulas Pág. 9 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CONTINUADA E

Leia mais

Aula Inaugural Cursos de pós-graduação a distância (EaD) Diretoria de Extensão e Pós-Graduação

Aula Inaugural Cursos de pós-graduação a distância (EaD) Diretoria de Extensão e Pós-Graduação Aula Inaugural Cursos de pós-graduação a distância (EaD) Diretoria de Extensão e Pós-Graduação Cursos, dias e horas de transmissão Formação Conectada TRANSMISSÃO CURSO (Horário de Brasília) Psicopedagogia

Leia mais

1 ACESSO AO PORTAL UNIVERSITÁRIO 3 3 PLANO DE ENSINO 6 4 AULAS 7 5 AVALIAÇÃO E EXERCÍCIO 9 6 ENQUETES 12 7 QUADRO DE AVISOS 14

1 ACESSO AO PORTAL UNIVERSITÁRIO 3 3 PLANO DE ENSINO 6 4 AULAS 7 5 AVALIAÇÃO E EXERCÍCIO 9 6 ENQUETES 12 7 QUADRO DE AVISOS 14 portal@up.com.br Apresentação Este manual contém informações básicas, e tem como objetivo mostrar a você, aluno, como utilizar as ferramentas do Portal Universitário e, portanto, não trata de todos os

Leia mais

Comunidade de Suporte e Feedback

Comunidade de Suporte e Feedback Comunidade de Suporte e Feedback O objetivo deste complemento é criar um canal simples, barato e eficiente de suporte aos clientes, onde eles possam na maioria das vezes aproveitar dúvidas já respondidas,

Leia mais

CALENDÁRIO SINTÉTICO - 2014 Cursos de Pós-Graduação e Extensão

CALENDÁRIO SINTÉTICO - 2014 Cursos de Pós-Graduação e Extensão CALENDÁRIO ACADÊMICO 2014 Cursos de Pós-Graduação e Extensão CALENDÁRIO SINTÉTICO - 2014 Cursos de Pós-Graduação e Extensão 1º BIMESTRE LETIVO / 2014 (14/02 a 10/04) Atividade(s) Período de inscrição para

Leia mais

EDITAL Nº 01, de 21 de março de 2013

EDITAL Nº 01, de 21 de março de 2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIDADE ACADÊMICA EM DIREITO CCJS/UFCG/SOUSA-PB PROGRAMA

Leia mais

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO Calendário Acadêmico/Administrativo dos Cursos de Graduação ** 2012 **

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO Calendário Acadêmico/Administrativo dos Cursos de Graduação ** 2012 ** jan/12 1 Feriado - Dia da Confraternização Universal Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom 2 a 28 Férias dos Coordenadores de Curso 26 27 28 29 30 31 1 2 a 31 Férias do Corpo Docente 2 3 4 5 6 7 8 2 Cont. do Período

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE: ABORDAGEM

Leia mais

Pós-Graduação em COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

Pós-Graduação em COMUNICAÇÃO CORPORATIVA Pós-Graduação em COMUNICAÇÃO CORPORATIVA Ingresso Março 2016 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba Pós-Graduação em Comunicação Corporativa O Pós em Comunicação Corporativa é um curso de Pós-Graduação

Leia mais