SIREF SISTEMA DE DISPONIBILIZAÇÃO DE REFERÊNCIAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SIREF SISTEMA DE DISPONIBILIZAÇÃO DE REFERÊNCIAS"

Transcrição

1 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CASA CIVIL SECRETARIA ESPECIAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL SECRETARIA DE GESTÃO, CONTROLE E NORMAS DEPARTAMENTO DE CONTROLE SIREF SISTEMA DE DISPONIBILIZAÇÃO DE REFERÊNCIAS Orientações de Cadastramento aos Fornecedores de Produção Publicitária Versão Julho/2016

2 Sumário 1-APRESENTAÇÃO OBJETIVO PRIMEIRO ACESSO PRIMEIRA ETAPA RESPONSÁVEL E ASSOCIAÇÃO RESPONSÁVEL ASSOCIAÇÃO ANEXOS LOGIN, SENHA E PROCEDIMENTOS PÓS SUBMISSÃO DOS CADASTROS DE RESPONSÁVEL E DE ASSOCIAÇÃO PENDÊNCIA DE RESPONSÁVEL OU ASSOCIAÇÃO ALTERAÇÃO DE DADOS DO RESPONSÁVEL SEGUNDA ETAPA - CADASTRO DE FORNECEDOR INFORMAR OS DADOS DO FORNECEDOR ANEXAR OS DOCUMENTOS ENVIAR O CADASTRO PARA VALIDAÇÃO PENDÊNCIA DE FORNECEDOR CADASTRO DE FORNECEDOR EXPIRADO ALTERAÇÃO DE DADOS DO FORNECEDOR NOVAS ASSOCIAÇÕES E CANCELAMENTO DE ASSOCIAÇÃO CADASTRAMENTO DE NOVO FORNECEDOR PARA RESPONSÁVEL JÁ CADASTRADO ASSOCIAÇÃO DE RESPONSÁVEL JÁ CADASTRADO COM FORNECEDOR JÁ CADASTRADO CADASTRAMENTO DE NOVO RESPONSÁVEL PARA FORNECEDOR JÁ CADASTRADO CANCELAMENTO DE ASSOCIAÇÃO

3 1 APRESENTAÇÃO A Lei nº de 29 de abril de 2010, que estabelece normas gerais sobre licitações e contratações pela administração pública de serviços de publicidade prestados necessariamente por intermédio de agências de propaganda, em seu art. 14 determina: Somente pessoas físicas ou jurídicas previamente cadastradas pelo contratante poderão fornecer ao contratado bens ou serviços especializados relacionados com as atividades complementares da execução do objeto do contrato. As orientações e dicas deste documento destinam-se exclusivamente ao cadastro dos fornecedores de serviços de Produção Publicitária no SIREF Sistema de Disponibilização de Referências. Cadastros de Veículos de Comunicação devem ser encaminhados ao Núcleo de Mídia da Secom, cujo contato pode ser realizado pelo recepcao@nmsecom.com.br ou pelo telefone

4 2 OBJETIVO O objetivo deste manual é contribuir com o conhecimento e a satisfatória utilização do SIREF2 pelos Fornecedores. Com ele o usuário terá condições de entender o sistema e suas principais funcionalidades. Leia atentamente as instruções e depois passe para a prática, seguindo as orientações de cada etapa. Em caso de persistirem dúvidas quanto as funcionalidades, contatar, inicialmente, a Agência de Propaganda que orientou o cadastramento. O processo de cadastramento é composto por 2 etapas: A primeira refere-se às informações de responsável e de associação do fornecedor. A segunda etapa é de preenchimento dos dados do fornecedor (empresa). 4

5 3 PRIMEIROACESSO O acesso ao sistema é realizado pelo endereço eletrônico A tela inicial tem o seguinte layout: Conforme já comentado, este documento refere-se a cadastro de fornecedores de Produção Publicitária. O cadastro é realizado em duas etapas, a primeira refere-se às informações de Responsável (Pessoa Física) e de Associação entre o Responsável e o Fornecedor, e a segunda etapa às informações do Fornecedor de Produção Publicitária (Pessoa Física ou Empresa). O usuário, em primeiro acesso, deve ler os informativos da tela e clicar em Primeiro Acesso.

6 3.1 PRIMEIRA ETAPA RESPONSÁVEL E ASSOCIAÇÃO O Responsável é a pessoa designada pelo Fornecedor para acessar o sistema e visualizar/atualizar os dados cadastrais. A Associação é o vínculo legal existente entre o Responsável e o Fornecedor, é a comprovação de que o Responsável representa legalmente a empresa. Esta etapa está subdividida em outras três: registro dos dados do Responsável, registro dos dados do Fornecedor e inserção de Anexos RESPONSÁVEL Para cadastrar o Responsável pela empresa clique em Fornecedor. Na tela seguinte, o usuário deverá registrar todos os dados, conforme a seguir, e clicar em Continuar: Nome completo: Inserir o nome completo de pessoa física sem abreviação. comercial: Inserir o do responsável. Endereço: Inserir o endereço comercial. Telefone: inserir o telefone de contato. Documento de Identificação do responsável: Inserir o número de CPF e os dados da CNH ou da Identidade/RG ou do Passaporte.

7 3.1.2 ASSOCIAÇÃO Esta subetapa destina-se à comprovação do vínculo do responsável com a empresa. Selecione o tipo de associação Fornecedor de produção publicitária. A seguir, informe o Tipo de Fornecedor/Pessoa, CNPJ ou CPF, Nome Empresarial, Nome de Fantasia, Órgão para Validação do Cadastro e clique em Continuar. Caso o Fornecedor não possua Nome de Fantasia formalmente instituído, repetir na íntegra o Nome Empresarial. O Órgão a ser selecionado deve ser aquele em que o fornecedor está em iminência de receber demanda intermediada por Agência de Propaganda. Se não houver nenhum serviço em vias de contratação, pode-se escolher o órgão a qual deseja que o cadastro seja avaliado.

8 3.1.3 ANEXOS O próximo passo é anexar os Documentos digitalizados referentes ao Responsável e ao Vínculo com a Empresa/Fornecedor. Com relação aos documentos pessoais, é imprescindível anexar o CPF, a Identidade (RG ou CNH ou Passaporte) e o Comprovante de Endereço Comercial. Com relação ao documento que comprove o Vínculo, quando o Responsável for um dos sócios ou o administrador deve-se anexar o Contrato Social, a última Alteração Contratual e a Consulta Quadro de Sócios e Administradores QSA extraída na Receita Federal com data recente. Quando o Responsável possuir vínculo diferente de Sócio ou Administrador, deve-se anexar o Contrato Social, a última alteração contratual, a Consulta Quadro de Sócios e Administradores QSA e a Declaração de Vínculo assinada por sócio ou administrador. Para anexar, clique em.

9 Selecione o tipo de documento (pessoal ou de vínculo). Em Descrição do documento registre a que se refere (CNH, CPF, Contrato Social, Declaração de Vínculo, outros). Após clique em Salvar. A cada nova inclusão selecione, e repita a operação. Após anexar os documentos do Responsável e do Vínculo, envie para análise do órgão anteriormente selecionado. Para o envio informe os caracteres da imagem e clique em Salvar. O sistema confirma o envio listando caixa de texto, conforme abaixo:

10 3.2 LOGIN, SENHA E PROCEDIMENTOS PÓS SUBMISSÃO DOS CADASTROS DE RESPONSÁVEL E DE ASSOCIAÇÃO Também é gerado, automaticamente, para o Responsável informando login e a senha pessoal provisória de acesso ao sistema. Enquanto o cadastro de Responsável e de Associação está submetido ou sob análise do órgão avaliador não será possível acessar o sistema. Ao tentar, é gerada a seguinte mensagem: Caso os dados e anexos estiverem Conformes o órgão analisador registrará Conformidade nos cadastros de Responsável e de Associação, e caso os dados de Responsável e/ou de Associação não estiverem Conformes o órgão registrará Pendência pontuando todos os dados que deverão ser verificados/corrigidos ou anexos que deverão ser complementados/acrescidos. O cadastro somente poderá ser acessado novamente após o recebimento de notificando o registro de Conformidades de Responsável e de Associação ou o registro de Pendência. A cada registro por parte do órgão analisador o Responsável será notificado.

11 Seguem exemplos de notificações: Após gerada a senha pessoal provisória, decorrente do Primeiro Acesso, o acesso seguinte receberá alerta para a atualização de senha. Para alterar a senha, informe a senha atual, uma nova senha, confirme, e clique em Salvar. O login e a senha permitirão acessos ao sistema para efetuar a Segunda Etapa do cadastramento (Fornecedor), para realizar alterações com vistas a solucionar pendências registradas pelo órgão analisador e para realizar consultas após a conformidade dos cadastros.

12 Nos casos de bloqueio ou perda de senha, o Responsável deverá contatar o órgão que analisou o cadastro para as providências de geração de nova senha. Somente após o registro de Conformidades de Responsável e de Associação será possível completar os dados do Fornecedor, conforme orientações do item PENDÊNCIA DE RESPONSÁVEL OU DE ASSOCIAÇÃO Quando ocorrer o registro de Pendência por parte do órgão analisador, o Responsável será notificado. O Responsável deverá acessar o sistema, consultar a pendência, efetuar os ajustes necessários e submeter o cadastro novamente ao órgão. Ao acessar o sistema, será listado alerta de pendência. Ao selecionar Meus dados, o sistema listará a pendência.

13 Em Comandos, há opção para Alterar os dados de Responsável e anexar novos documentos de Responsável e de Associação. Se a Pendência relacionar-se com o Nome ou CPF/CNPJ do Fornecedor Associado, o órgão analisador cancelará a Associação. O Responsável deverá recadastrá-la por meio da opção Fornecedores-Novo, e resubmeter ao órgão seu próprio cadastro de Responsável e o novo cadastro de Associação. O órgão realizará nova análise e poderá registrar Conformidade ou nova Pendência. Conforme comentado anteriormente, somente será possível completar os dados do Fornecedor após o registro de Conformidade de Responsável e de Associação. 3.4 ALTERAÇÃO DE DADOS DO RESPONSÁVEL O cadastro do Responsável não expira. Ocorrendo alteração de algum dado, o Responsável deverá acessar o sistema e selecionar o ícone Meus dados. Na sequência selecionar Comandos/Alterar Meus Dados e efetuar as alterações em dados ou anexar novos documentos. Em seguida, no campo Avaliação, selecione Fornecedor Publicitário e o órgão para reavaliação do cadastro, e clique em Submeter. O status do cadastro é alterado para Submetido. O órgão reanalisará os dados e registrará Conformidade ou Pendência. O Responsável somente conseguirá realizar novas alterações em seu cadastro após a análise do Órgão, e nos cadastros dos Fornecedores Associados após o registro de Conformidade pelo Órgão.

14 4 SEGUNDA ETAPA - CADASTRO DE FORNECEDOR Superada a etapa de cadastramento do Responsável e da Associação do Responsável com o Fornecedor, acesse o sítio para efetuar a 2ª etapa, que corresponde ao complemento do cadastro do Fornecedor. Na próxima tela, selecione o fornecedor a ser atualizado em Clique aqui para visualizar ou atualizar o cadastro deste fornecedor, Após selecione Alterar.

15 4.1 INFORMAR OS DADOS DO FORNECEDOR A tela seguinte apresenta lista com três passos. Clique em 1º Passo para registrar os demais dados do fornecedor. É importante registrar todos os dados solicitados por meio dos diversos campos. No campo Ramo de negócios, encontram-se todas as atividades disponíveis. Para selecionar, escolha uma ou mais atividades e clique na seta (Marca um ramo). Após clicar na seta (Marca um Ramo), a atividade selecionada aparecerá na caixa Ramo de negócios selecionados. Para desmarcar uma atividade, clique na atividade já selecionada e em seguida (Desmarca um ramo).

16 ATENÇÃO: todas e tão somente as atividades listadas no Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral obtido junto à Receita Federal devem ser selecionadas. Não serão validados cadastros em que o Comprovante não esteja anexado e/ou desatualizado com o respectivo contrato social/alteração contratual. Com relação às Inscrições Municipal e Estadual, essas informações não são obrigatórias. Porém, se preenchidas, deverão ser anexados documentos que comprovem os dados. No campo Sócios, devem ser registrados todos os sócios e seus respectivos percentuais de participação listados no Contrato Social ou na Última Alteração Contratutal, caso exista. Após preencher os dados, clique em Salvar. 4.2 ANEXAR OS DOCUMENTOS Nesta etapa é possível anexar os documentos do fornecedor. É imprescindível que sejam anexados: o Contrato Social; a última Alteração Contratual, caso exista; o Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral de Pessoa Jurídica; e a Consulta de Quadro de Sócios e Administradores QSA. Estes dois últimos extraídos na Receita Federal e em data recente. Esses documentos são a base para a análise dos dados que estão sendo registrados no SIREF. Porém, outros documentos poderão ser necessários, como exemplo o Comprovante de Inscrição Municipal e/ou Estadual, com número de inscrição e validade vigente. Selecione 2º Passo, conforme figura abaixo.

17 Clique em Selecione o arquivo, descreva o documento e clique em Enviar. O tamanho máximo por arquivo é 2MB. Quando o documento for anexado, um informativo aparecerá na página. Repita a operação para anexar os demais documentos. Clique em Enviar para concluir esta etapa.

18 Será listada a seguinte mensagem: 4.3 ENVIAR O CADASTRO PARA VALIDAÇÃO Neste passo o usuário seleciona o órgão que analisará o cadastro e o submete. O órgão a ser selecionado deve ser aquele em que o fornecedor está em iminência de receber demanda intermediada por Agência de Propaganda. Se não houver nenhum serviço em vias de contratação, pode-se escolher o órgão a qual deseja que o cadastro seja avaliado. O processo inicia-se selecionando o campo 3º Passo. Após, selecione o órgão e clique em Submeter.

19 Com o envio, a situação do cadastro será alterada para SUBMETIDO. Semelhante ao cadastro de Responsável e de Asssociação, caso os dados e anexos estiverem Conformes o órgão analisador registrará Conformidade, e caso os dados não estiverem Conformes o órgão registrará Pendência. Após a validação do cadastro pelo órgão avaliador, o usuário será notificado via . O cadastro somente estará disponível ao fornecedor para alteração após o recebimento de notificando o registro de Conformidade ou de Pendência. A cada registro por parte do órgão analisador o Responsável será notificado. 4.4 PENDÊNCIA DE FORNECEDOR No processo de avaliação, o órgão poderá registrar Pendência pontuando todos os dados que deverão ser verificados/corrigidos ou anexos que deverão ser complementados/acrescidos. Quando for inserida uma pendência no cadastro, um será encaminhado ao usuário informando a situação.

20 Para visualizar a pendência, acesse o perfil do fornecedor no sistema e clique em Pendente.

21 Em seguida, clique no campo Pendências. É possível ver o descritivo, a data e o status da pendência. Para regularizar a pendência, clique em Alterar no canto superior direito da tela. O usuário será encaminhado aos 3 passos de preenchimento do cadastro do fornecedor. No 1º Passo é possível alterar os dados do fornecedor. No 2º Passo é possível incluir ou remover anexos. No 3º passo selecione novamente o Órgão e clique em Submeter. Será listada a confirmação de envio.

22 4.5 CADASTRO DE FORNECEDOR EXPIRADO O cadastro do Fornecedor vigerá por 365 dias após a última Conformidade recebida. Encerrado esse prazo, o cadastro será alterado, automaticamente, para Expirado, e necessitará de atualização para que o Fornecedor continue participando de contratações dos órgãos públicos federais. Para obter nova Conformidade caberá a algum Responsável associado ao Fornecedor acessar o sistema e selecionar Clique aqui para visualizar ou atualizar o cadastro deste fornecedor, na linha correspondente ao Fornecedor com cadastro expirado. Após, clique em Alterar. A mesma tela utilizada na ocasião do cadastramento, com indicativo de 3 passos, será disponibilizada. Clique em 1º Passo e revise os dados cadastrados. Os campos estarão disponíveis para as atualizações que porventura sejam necessárias. Após, clique em Salvar.

23 Clique em 2º Passo e anexe: nova via do Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral de Pessoa Jurídica extraído recentemente na Receita Federal; nova via do QSA Quadro de Sócios e Administradores extraído recentemente na Receita Federal; documentos referentes a ocorrências após a última conformidade. Por exemplo, Atas de Assembléias ou Alterações Contratuais; documentos relacionados aos dados atualizados, caso tenham ocorrido; outros documentos considerados relevantes para o cadastro. Após, clique em 3º Passo, selecione o órgão a qual será submetida a atualização de cadastro e clique em Submeter. Reforçamos que o órgão a ser selecionado deve ser aquele em que o fornecedor está em iminência de receber demanda intermediada por Agência de Propaganda. Se não houver nenhum serviço em vias de contratação, pode-se escolher o órgão a qual deseja que o cadastro seja avaliado. Após Submeter será gerada a informação de envio. Com o envio, a situação do cadastro será alterada para SUBMETIDO. Semelhante à ocasião de cadastramento do Fornecedor, caso os dados e anexos estiverem Conformes o órgão analisador registrará Conformidade, e caso os dados não estiverem Conformes o órgão registrará Pendência. Após a validação do cadastro pelo órgão avaliador, o usuário será notificado via . Com relação às Pendências, caberá ao Responsável as providências listadas no item 4.4.

24 4.6 ALTERAÇÃO DE DADOS DOFORNECEDOR Ocorrendo alteração de algum dado do Fornecedor, um dos Responsáveis Associados deverá acessar o sistema e atualizar o cadastro, independente do cadastro ter sido expirado por decurso do prazo de 365 dias de sua última Conformidade. Para alterar o cadastro do Fornecedor, o Responsável deverá acessar o sistema e selecionar Clique aqui para visualizar ou atualizar o cadastro deste fornecedor, na linha correspondente ao Fornecedor com cadastro desatualizado. Após, selecionar Alterar. A mesma tela utilizada na ocasião do cadastramento, com indicativo de 3 passos, será disponibilizada, conforme figura do item 4.5. Cumpra os 3 passos alterando os dados necessários e anexando os novos documentos pertinentes. Após o envio para reanálise do órgão, o cadastro do Fornecedor será alterado para a situação SUBMETIDO, e caberá ao Responsável aguardar notificação informando Conformidade ou Pendência. No caso de Pendências, o Responsável deverá cumprir as providências listadas no item 4.4.

25 5 NOVAS ASSOCIAÇÕES E CANCELAMENTO DE ASSOCIAÇÃO O sistema permite que um Responsável possa se associar a diversos Fornecedores, e que um Fornecedor possa ter diversos Responsáveis associados. 5.1 CADASTRAMENTO DE NOVO FORNECEDOR PARA RESPONSÁVEL JÁ CADASTRADO Para realizar o cadastramento de novo Fornecedor, o Responsável deve acessar o sistema com login e senha já existentes e optar por Fornecedores / Novo. Preencha os dados solicitados, anexe os comprovantes de associação e clique em Salvar. Lembretes: na nova Associação, quando o Responsável for um dos sócios ou o administrador deve-se anexar o Contrato Social, a última Alteração Contratual e a Consulta Quadro de Sócios e Administradores QSA extraída na Receita Federal com data recente. Quando o Responsável possuir outros vínculos, deve-se anexar o Contrato Social, a última alteração contratual, a Consulta Quadro de Sócios e Administradores QSA e a Declaração de Vínculo assinada por sócio ou administrador.

26 o Órgão a ser selecionado deve ser aquele em que o fornecedor está em iminência de receber demanda intermediada por Agência de Propaganda. Se não houver nenhum serviço em vias de contratação, pode-se escolher o órgão a qual deseja que o cadastro seja avaliado. O órgão realizará a análise e poderá registrar Conformidade ou Pendência. No caso do órgão registrar Conformidade, o Responsável receberá notificação por e- mail, e poderá continuar o cadastro do novo fornecedor conforme demonstrado a partir da página 14. No caso do órgão concluir a necessidade de anexar outro documento, será cadastrada Pendência no Responsável, e caberá ao Responsável anexar os documentos adicionais em seu próprio cadastro e resubmetê-lo para análise do órgão. No caso do órgão concluir pela necessidade de acertos no nome ou CPF/CNPJ do fornecedor, a Associação será cancelada pelo próprio órgão com cadastramento de Pendência no Responsável. Caberá ao Responsável recadastrar a Associação, por meio da opção Fornecedores-Novo, e resubmeter ao órgão seu próprio cadastro de Responsável e o novo cadastro de Associação. 5.2 ASSOCIAÇÃO DE RESPONSÁVEL JÁ CADASTRADO COM FORNECEDOR JÁ CADASTRADO Para se associar a Fornecedor já cadastrado, o Responsável deve acessar o sistema com login e senha já existentes e optar por Fornecedores / Novo, vide figuras do item anterior. Assim que preenchidos o Tipo de Fornecedor e o CNPJ, será listada a mensagem: O CNPJ informado já está cadastrado e será solicitada uma nova associação ao fornecedor. Informe o órgão para análise e anexe os documentos, conforme Lembretes do item anterior. O órgão realizará a análise e poderá registrar Conformidade ou Pendência. No caso do órgão registrar Conformidade, o Responsável receberá notificação por e- mail e já estará concluída a associação com o Fornecedor. No caso do órgão identificar a necessidade de anexar outro documento, será cadastrada Pendência no Responsável, e caberá ao Responsável anexar os documentos adicionais em seu próprio cadastro e resubmetê-lo para análise do órgão. 26

27 5.3 CADASTRAMENTO DE NOVO RESPONSÁVEL PARA FORNECEDOR JÁ CADASTRADO Seguir os passos demonstrados para todo o item 3 Primeiro Acesso deste documento. A diferença é que quando informado o CNPJ do Fornecedor será gerada a mensagem: O CNPJ informado já está cadastrado e será solicitada uma nova associação ao fornecedor, e quando forem registradas as Conformidades de Responsável e de Associação não será necessário cumprir o item CANCELAMENTO DE ASSOCIAÇÃO Para os casos em que o Responsável deixe de possuir vínculo com o Fornecedor, o Responsável ou o Sócio da Empresa ou o Administrador deve contatar o órgão que analisou o cadastro de Associação e solicitar o cancelamento da Associação entre o Responsável e o Fornecedor. 27

Sumário. Credenciamento... 3. Ato de Concentração... 6. Requerimento de TCC... 10

Sumário. Credenciamento... 3. Ato de Concentração... 6. Requerimento de TCC... 10 Sumário Credenciamento... 3 Ato de Concentração... 6 Requerimento de TCC... 10 Credenciamento 1. O interessado deve acessar o sítio eletrônico do Cade (www.cade.gov.br) e realizar cadastro como Usuário

Leia mais

AUTODECLARAÇÃO. Visão Requerente SISVISA. Sistema de Controle de Vigilância Sanitária

AUTODECLARAÇÃO. Visão Requerente SISVISA. Sistema de Controle de Vigilância Sanitária AUTODECLARAÇÃO Visão Requerente SISVISA Sistema de Controle de Vigilância Sanitária Versão 2.0 1 CONTROLE DE REVISÕES Versão Data Autor Comentário 1.0 19/11/2015 Equipe IVIG_COPPE_UFRJ SISVISA versão 1.0.0

Leia mais

Manual de Usuário Perfil Operador e Responsável Técnico e-crv Módulo Desmonte Cadastro de Veículo e Classificação de Peças

Manual de Usuário Perfil Operador e Responsável Técnico e-crv Módulo Desmonte Cadastro de Veículo e Classificação de Peças Manual de Usuário Perfil Operador e Responsável Técnico e-crv Módulo Desmonte Cadastro de Veículo e Classificação de Peças 1 Manual de usuário 1. Acesso ao sistema: Para acessar a página inicial do e-crv,

Leia mais

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS 9º Encontro Internacional de Formação de Professores e o 10º Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional Para ter acesso ao envio do artigo para o 9º Encontro

Leia mais

ORIENTAÇÕES REFERENTES À UTILIZAÇÃO DO SIPPEE PARA O PBDA 2011 (Edital 02/11)

ORIENTAÇÕES REFERENTES À UTILIZAÇÃO DO SIPPEE PARA O PBDA 2011 (Edital 02/11) ORIENTAÇÕES REFERENTES À UTILIZAÇÃO DO SIPPEE PARA O PBDA 2011 (Edital 02/11) 1 Acessar o sistema O SIPPEE está disponível em http://www10.unipampa.edu.br/sippee///index.php O login e a senha são os mesmos

Leia mais

Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica

Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica Manual do Usuário Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica SISTCADPJ Cadastro de Pessoa Jurídica Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 3. Cadastro da Pessoa Jurídica...

Leia mais

Check-List. Cadastro de Instituições. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. www.anvisa.gov.br Brasília, 5 de novembro de 2007.

Check-List. Cadastro de Instituições. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. www.anvisa.gov.br Brasília, 5 de novembro de 2007. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária Check-List Cadastro de Instituições Gerência-Geral de Gestão de Tecnologia da Informação Gerência de Desenvolvimento de Sistemas www.anvisa.gov.br Brasília,

Leia mais

Manual Certidão Web - Certidão Específica

Manual Certidão Web - Certidão Específica Manual Certidão Web - Certidão Específica 1 Sumário 1. NORMATIVA... 3 2. PROCEDIMENTO PARA SOLICITAÇÃO... 4 3. PROCEDIMENTO PARA ACOMPANHAR O ANDAMENTO DA SOLICITAÇÃO13 2 1. NORMATIVA De acordo com a INSTRUÇÃO

Leia mais

Inclusão de Novo Processo Administrativo

Inclusão de Novo Processo Administrativo Inclusão de Novo Processo Administrativo Tela Inicial Site: Ensino a Distância PROCERGS Curso: PROA - Processos Administrativos v5.0 Livro: Inclusão de Novo Processo Administrativo Impresso por: Glauco

Leia mais

Cadastrando uma nova denúncia

Cadastrando uma nova denúncia Cadastrando uma nova denúncia Versão 1.0 Índice 1. Introdução... 2 2. Consultando uma denúncia... 2 3. Incluindo uma denúncia... 4 Cadastrando uma nova denúncia Pág. 2 1. Introdução O Conselho Tutelar

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA - CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MANUAL DO SISTEMA - CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO O portal da Sala de Atendimento ao Cidadão está disponível no endereço: www.cidadao.mpf.mp.br. Nesse ambiente é possível registrar uma manifestação, consultar

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE REGULARIDADE SEBRAE/ES (SRS/ES) FORNECEDORES E PARCEIROS

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE REGULARIDADE SEBRAE/ES (SRS/ES) FORNECEDORES E PARCEIROS 1. Sumário 1. Sumário... 1 2. Objetivo... 1 3. Responsável e aprovador... 1 4. Procedimentos relacionados... 2 5. Termos e definições... 2 6. Atividades... 2 6.1 Acessar o SRS/ES... 2 6.2 Enviar Documentos

Leia mais

Manual. Cadastro de Instituições. www.anvisa.gov.br Brasília, 14 de maio de 2008.

Manual. Cadastro de Instituições. www.anvisa.gov.br Brasília, 14 de maio de 2008. Manual Cadastro de Instituições Gerência-Geral de Gestão de Tecnologia da Informação Gerência de Desenvolvimento de Sistemas www.anvisa.gov.br Brasília, 14 de maio de 2008. SUMÁRIO 1. CADASTRO DE INSTITUIÇÕES...

Leia mais

REQUERIMENTO ELETRÔNICO. Requerimento Eletrônico. Página 1 / 35

REQUERIMENTO ELETRÔNICO. Requerimento Eletrônico. Página 1 / 35 Requerimento Eletrônico Página 1 / 35 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 REQUERIMENTO ELETRÔNICO DE CONSTITUIÇÃO... 4 Novo Requerimento de Constituição... 5 Dados da Pessoa Jurídica... 7 Qualificação dos Sócios e

Leia mais

Primeiro Passo. Na sequência, surgirá a tela de Login, onde você poderá realizar uma das seguintes tarefas:

Primeiro Passo. Na sequência, surgirá a tela de Login, onde você poderá realizar uma das seguintes tarefas: Primeiro Passo Tenha em mãos seu CPF, Documento de Identidade (RG) e conta de e-mail válida! Sem essa documentação não é possível realizar sua inscrição no Processo de Ingresso. De posse desses dados,

Leia mais

Esta lista de perguntas e respostas esclarece dúvidas sobre procedimentos:

Esta lista de perguntas e respostas esclarece dúvidas sobre procedimentos: FAQ Sistema de Informação e Gestão da FAPES (SIGFAPES) Esta lista de perguntas e respostas esclarece dúvidas sobre procedimentos: 1. Como posso me cadastrar na plataforma SigFapes? Acessando o site do

Leia mais

Manual Operacional. Sistema de Declaração de Bens Membros/Servidores. versão 2.0. Diretoria de Sistemas - Atividade Meio

Manual Operacional. Sistema de Declaração de Bens Membros/Servidores. versão 2.0. Diretoria de Sistemas - Atividade Meio Ministério Público do Estado de São Paulo Manual Operacional Sistema de Declaração de Bens Membros/Servidores versão 2.0 06/05/2014 Versão 1.0 11/09/2014 Revisão 1.1 25/09/2014 Revisão 1.2 16/06/2016 Revisão

Leia mais

Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE. Maio 2013

Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE. Maio 2013 Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE Maio 2013 Tutorial de utilização do Sistema E-Controle Índice 1) Associar usuário externo à Unidade Jurisdicionada (UJ) 2) Relatórios de usuário por Unidade

Leia mais

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC CONTINUO

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC CONTINUO 1 MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC CONTINUO Este manual tem como objetivo apresentar os procedimentos necessários para a emissão, on-line, da autorização para

Leia mais

CADASTRO ELETRÔNICO DE PESSOAS QUE DESEMPENHAM ATIVIDADES FLORESTAIS Manual do Usuário

CADASTRO ELETRÔNICO DE PESSOAS QUE DESEMPENHAM ATIVIDADES FLORESTAIS Manual do Usuário CADASTRO ELETRÔNICO DE PESSOAS QUE DESEMPENHAM ATIVIDADES FLORESTAIS Manual do Usuário Índice 1. Cadastro eletrônico de pessoas que desempenham Atividades Florestais... 3 2. Cadastrando uma nova pessoa

Leia mais

VIA FÁCIL - BOMBEIROS

VIA FÁCIL - BOMBEIROS SECRETARIA DO ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO CORPO DE BOMBEIROS VIA FÁCIL - BOMBEIROS MANUAL DO USUÁRIO Versão V1.0 1 Índice A INTRODUÇÃO, 4 B USUÁRIO NÃO

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO

MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Manual do Sistema TRT5-Saúde para Prestador Médico Baseado no modelo fornecido pelo TST-SAÙDE Versão 1.0 7/outubro/2014

Leia mais

1 Natuur Online Cadastre-se Cadastre-se Tipo de Usuário Consultor

1 Natuur Online Cadastre-se Cadastre-se Tipo de Usuário Consultor 1 Essa é a tela de acesso do Natuur Online, clique aqui para acessar o site e siga o passo-apasso abaixo. Se esse é o seu primeiro acesso, clique em Cadastre-se. 2 Caso ainda não possua nenhum tipo de

Leia mais

Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis

Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis Manual Básico Para utilização do Gerenciador de Imóveis Acessando o gerenciador 3 O Gerenciador é o local restrito onde o administrador responsável pelas informações do site, poderá fazer alterações de

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA CADASTRO DE PRESTADOR DE SERVIÇO DE ARMAZENAGEM E DE ACONDICONAMENTO

PROCEDIMENTO PARA CADASTRO DE PRESTADOR DE SERVIÇO DE ARMAZENAGEM E DE ACONDICONAMENTO PROCEDIMENTO PARA CADASTRO DE PRESTADOR DE SERVIÇO DE ARMAZENAGEM E DE ACONDICONAMENTO CADASTRO DA SOLICITAÇÃO 1. Acessar www.agricultura.gov.br => Serviços e Sistemas => Sistemas => Sistemas Integrado

Leia mais

MANUAL - ALTERAÇÃO DO ESTOQUE DA ESCOLA - Versão 3

MANUAL - ALTERAÇÃO DO ESTOQUE DA ESCOLA - Versão 3 MANUAL - ALTERAÇÃO DO ESTOQUE DA ESCOLA - Versão 3 Prezados, Informamos que a partir do dia 18/04/2016, as escolas não poderão mais alterar o estoque através da tela Editar Produto em Estoque. Sendo assim,

Leia mais

Cadastro de Usuários Manual de Usuário 09/05/2011 FAPESP

Cadastro de Usuários Manual de Usuário 09/05/2011 FAPESP Cadastro de Usuários Manual de Usuário 09/05/2011 FAPESP Conteúdo Introdução... 3 Procedimento para cadastro... 3 Cadastro de Usuário Pesquisador... 4 Cadastro de Usuário Comum... 10 Ativação de Conta...

Leia mais

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC EVENTUAL

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC EVENTUAL 1 MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC EVENTUAL Este manual tem como objetivo apresentar os procedimentos necessários para a emissão, on-line, da autorização para

Leia mais

Orientações para inscrição aos cursos de língua inglesa ofertados pelas universidades federais parceiras do Programa IsF

Orientações para inscrição aos cursos de língua inglesa ofertados pelas universidades federais parceiras do Programa IsF Orientações para inscrição aos cursos de língua inglesa ofertados pelas universidades federais parceiras do Programa IsF Prezad@ candidat@, Se você já realizou o TOEFL ITP pelo Programa IsF e é aluno (graduação,

Leia mais

Orientações para cadastro, inscrição, submissão e pagamento da taxa de participação do V Congresso Internacional de Pedagogia Social

Orientações para cadastro, inscrição, submissão e pagamento da taxa de participação do V Congresso Internacional de Pedagogia Social Orientações para cadastro, inscrição, submissão e pagamento da taxa de participação do V Congresso Internacional de Pedagogia Social Para se inscrever no V Congresso Internacional de Pedagogia Social é

Leia mais

TUTORIAL PESQUISA DE POLÍTICA DE REMOÇÃO

TUTORIAL PESQUISA DE POLÍTICA DE REMOÇÃO TUTORIAL PESQUISA DE POLÍTICA DE REMOÇÃO Diretoria de Planejamento, Administração e Logística DIPLAN Coordenação Geral de Gestão de Pessoas CGGP Página 2 de 15 ÍNDICE DE ILUSTRAÇÕES Ilustração 1: Tela:

Leia mais

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - DISCENTE SIGAA

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - DISCENTE SIGAA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - DISCENTE SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 PROEST 2105-6458 / 2105-6430 SAE Assistência Estudantil:

Leia mais

RioCard Saúde Presente

RioCard Saúde Presente Sumário 1) Acesso ao Sistema... 2 1.1) Esqueci minha senha... 2 1.2) Alteração de Senha... 3 1.3) Seleção de Perfil de Acesso e Local de Atendimento... 3 2) Home... 5 3) Menu Cadastro... 5 3.1) Cadastrar

Leia mais

Selo de Autorização para Circulação de Carga Autorização para Estacionamento - AE. 2. Cadastro da Pessoa Jurídica / Pessoa Física

Selo de Autorização para Circulação de Carga Autorização para Estacionamento - AE. 2. Cadastro da Pessoa Jurídica / Pessoa Física Selo de Autorização para Circulação de Carga Autorização para Estacionamento - AE 1. Acessando o Sistema 2. Cadastro da Pessoa Jurídica / Pessoa Física 3. Alterando a Senha 4. Alterando o Cadastro 5. Recuperando

Leia mais

VERIFICAÇÃO DE REGULARIDADE TCE, TC dos Municípios e TCM.

VERIFICAÇÃO DE REGULARIDADE TCE, TC dos Municípios e TCM. MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE GESTÃO DEPARTAMENTO DE TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS Portal dos Convênios SICONV VERIFICAÇÃO DE REGULARIDADE TCE, TC dos Municípios e TCM. Manual

Leia mais

COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES

COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES 1 SUMÁRIO 1 - CADASTRO INICIAL...03 2 ACESSO AO PREENCHIMENTO DAS INFORMAÇÕES...08 3 CADASTRO DAS INFORMAÇÕES DO AGENTE PÚBLICO E DOS DEPENDENTES...09 4 PREENCHIMENTO

Leia mais

Solicitação de Eventos Planejamento Replanejamento. Área responsável: Controle Interno. Manual de Solicitação de Eventos - Planejamento 2014

Solicitação de Eventos Planejamento Replanejamento. Área responsável: Controle Interno. Manual de Solicitação de Eventos - Planejamento 2014 1 Solicitação de Eventos Planejamento Replanejamento Área responsável: Controle Interno. 2 ÍNDICE Pág. Índice Apresentação Troca de senha e acesso à ferramenta Solicitação de eventos e a descrição dos

Leia mais

COMO FAZER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES

COMO FAZER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES COMO FAZER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES 1 SUMÁRIO 1 - CADASTRO INICIAL...03 2 ACESSO AO PREENCHIMENTO DAS INFORMAÇÕES...08 3 CADASTRO DAS INFORMAÇÕES DO AGENTE PÚBLICO E DOS DEPENDENTES...09 4 PREENCHIMENTO

Leia mais

lnclusão de Processos no E-Process para Baixa de GTM

lnclusão de Processos no E-Process para Baixa de GTM lnclusão de Processos no E-Process para Baixa de GTM Para a Solicitação de Baixa de GTM, devidamente acompanhada dos documentos indicados no Decreto Nº.56/003. Na página principal www.sefaz.mt.gov.br no

Leia mais

COMO PARTICIPAR DE LICITAÇÕES DE ORGÃOS E ENTIDADES FEDERAIS

COMO PARTICIPAR DE LICITAÇÕES DE ORGÃOS E ENTIDADES FEDERAIS COMO PARTICIPAR DE LICITAÇÕES DE ORGÃOS E ENTIDADES FEDERAIS Você, fornecedor, sabia que pode vender seus produtos para o Gabinete da Presidência da República, para o IFPR Campus Ivaiporã ou para qualquer

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÕES EM EVENTOS DA ESAF

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÕES EM EVENTOS DA ESAF ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÕES EM EVENTOS DA ESAF A ESAF trabalha com dois tipos de eventos: - Eventos abertos (demandados pelo cliente e/ou ofertados pela ESAF) qualquer pessoa pode se inscrever, desde que

Leia mais

Pacote Etapa. O objetivo deste documento é instruir quanto à inclusão e alteração de Pacote

Pacote Etapa. O objetivo deste documento é instruir quanto à inclusão e alteração de Pacote Pacote Etapa Etapa. O objetivo deste documento é instruir quanto à inclusão e alteração de Pacote O Pacote Etapa informa ao sistema as regras para: Progressão Parcial; Percentual para reprovação por frequência;

Leia mais

MAPA Manual do Usuário PGA SIGSIF Registro de Produto

MAPA Manual do Usuário PGA SIGSIF Registro de Produto PGA SIGSIF Registro de Produto Versão 1.0 Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor 20/06/2016 1.0 Criação do manual Juan Nunez 22/06/2016 1.1 Revisão do manual Vinícius Sales 27/06/2016 1.2 Revisão

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EXTENSÃO NO SISTEMA UNIFICADO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (SUAP)

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EXTENSÃO NO SISTEMA UNIFICADO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (SUAP) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB Pró-reitoria de Extensão - PROEXT Coordenação de Registro e Gerenciamento de Projetos Msc. Polyana de Brito Januário ORIENTAÇÕES PARA

Leia mais

MANUAL DE VALIDAÇÃO DE PROTOCOLO DO PRÉ-CADASTRO NO CADSUS WEB

MANUAL DE VALIDAÇÃO DE PROTOCOLO DO PRÉ-CADASTRO NO CADSUS WEB Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa - SGEP Departamento de Informática do SUS - DATASUS MANUAL DE VALIDAÇÃO DE PROTOCOLO DO PRÉ-CADASTRO NO CADSUS WEB Versão 1.2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3

Leia mais

CADASTRO. Quem pode se inscrever para fazer esses cursos? Qualquer professor em exercício da rede pública estadual ou municipal.

CADASTRO. Quem pode se inscrever para fazer esses cursos? Qualquer professor em exercício da rede pública estadual ou municipal. CADASTRO O que é a Plataforma Paulo Freire? A Plataforma Paulo Freire é um sistema desenvolvido pelo Ministério da Educação para que o professor faça sua pré-inscrição em cursos de graduação, especialização,

Leia mais

GUIA SISTEC ÓRGÃO VALIDADOR

GUIA SISTEC ÓRGÃO VALIDADOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) GUIA SISTEC ÓRGÃO VALIDADOR http://portal.mec.gov.br/sistec sistec@mec.gov.br

Leia mais

Manual SAGe Versa o 1.1

Manual SAGe Versa o 1.1 Manual SAGe Versa o 1.1 Emissão de Parecer de Assessoria (após a versão 12.14.00) Conteúdo 1. Introdução... 2 2. Recebimento do e-mail de solicitação de parecer... 3 3. Operações no sistema SAGe... 3 3.1

Leia mais

Manual Escrituração Fiscal Digital

Manual Escrituração Fiscal Digital Manual Escrituração Fiscal Digital 29/11/2013 Sumário 1 Introdução... 3 2 Funcionalidade... 3 3 Navegação no Sistema... 3 3.1 Inicialização... 3 4 Configurações Gerais... 6 4.1 Domínios... 6 4.2 Configuração

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO DO BANCO DO BRASIL

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO DO BANCO DO BRASIL PREFEITURA DE JUIZ DE FORA SECRETARIA DA FAZENDA SUBSECRETARIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DEPARTAMENTO DE NORMAS TÉCNICAS MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO DO BANCO DO BRASIL DATA:

Leia mais

Aplicativo da Cultura

Aplicativo da Cultura Aplicativo da Cultura Instruções de Uso 1. Como definir um usuário administrador. É considerado um usuário administrador aquele que possui algumas permissões especiais. Apesar disso, ele não poderá incluir

Leia mais

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Desenvolvido pela Diretoria de Sistemas da Universidade Federal da Fronteira Sul Manual versão 1.2 Sumário Introdução...4 1. Acessando

Leia mais

PJE. Cadastro Excepcional para Processos Digitais

PJE. Cadastro Excepcional para Processos Digitais PJE Cadastro Excepcional para Processos Digitais Objetivo: Este documento tem por objetivo descrever passo a passo do procedimento de Cadastro Excepcional para transpor os Processos Físicos, oriundos de

Leia mais

SISTEMA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL. MANUAL DO ADMINISTRADOR Módulo Dados Pessoais

SISTEMA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL. MANUAL DO ADMINISTRADOR Módulo Dados Pessoais SISTEMA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL MANUAL DO ADMINISTRADOR Módulo Dados Pessoais Prodesp Tecnologia da Informação SDS Superintendência Desenvolvimento de Sistemas DVP - Gerência de Desenvolvimento Folha

Leia mais

Solicitação de Eventos Planejamento Replanejamento

Solicitação de Eventos Planejamento Replanejamento Manual de Solicitação de Eventos - Planejamento 2014 1 Solicitação de Eventos Planejamento Replanejamento Manual de Solicitação de Eventos - Planejamento 2014 2 Conteúdo Apresentação... 3 1. Endereço Eletrônico...

Leia mais

Painel MT-611-00008 Última Atualização 25/04/2012

Painel MT-611-00008 Última Atualização 25/04/2012 Painel MT-611-00008 Última Atualização 25/04/2012 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Visualizar os dados das avaliações do processo de cadastramento com a Petrobras; 2.

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECA

MANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECA MANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECA Objetivo desse manual: Orientar os profissionais que estão envolvidos na operacionalização do sistema de Biblioteca na escola sobre os principais procedimentos do referido

Leia mais

MANUAL DO PARTICIPANTE

MANUAL DO PARTICIPANTE VII SIEX SIMPOSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENSÃO MANUAL DO PARTICIPANTE INSCRIÇÕES E SUBMISSÃO DE TRABALHOS Entre no site www.siexcastanhal.com.br para ter acesso ao Sistema do VII SIEX (Figura

Leia mais

PEME Web. Versão 1.0

PEME Web. Versão 1.0 PEME Web Versão 1.0 fl. 2 de 12 Histórico de Revisões Data Versão Descrição 26/01/2015 1.0 Elaboração do documento. Autor José Navasconi Junior fl. 3 de 12 Índice Analítico 1. INTRODUÇÃO... 4 1.1 FINALIDADE......

Leia mais

Sumário 1 ACESSANDO O PORTAL RH... 1 2 DADOS PESSOAIS... 3 3 ACESSO RÁPIDO... 4 3.1 Lista de Aniversário... 4 3.2 Meu Currículo... 4 3.

Sumário 1 ACESSANDO O PORTAL RH... 1 2 DADOS PESSOAIS... 3 3 ACESSO RÁPIDO... 4 3.1 Lista de Aniversário... 4 3.2 Meu Currículo... 4 3. Sumário 1 ACESSANDO O PORTAL RH... 1 2 DADOS PESSOAIS... 3 3 ACESSO RÁPIDO... 4 3.1 Lista de Aniversário... 4 3.2 Meu Currículo... 4 3.3 Meus Dependentes... 5 3.4 Cursos Realizados... 5 3.5 Atualização

Leia mais

CADASTRO PESSOA JURÍDICA

CADASTRO PESSOA JURÍDICA CADASTRO PESSOA JURÍDICA Nº Conta Corrente Elaboração Renovação Alteração 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Identificação da empresa CNPJ Nome fantasia N o de registro Data de constituição Capital social realizado

Leia mais

Manual de Uso do Aplicativo

Manual de Uso do Aplicativo Manual de Uso do Aplicativo Login Para acessar o aplicativo é necessário digitar login e senha. Caso não possua essas informações, clique no botão Cadastro, para criar um novo login (mais detalhes no item

Leia mais

Cartilha de Acesso Rápido

Cartilha de Acesso Rápido Cartilha de Acesso Rápido (UTILIZAÇÃO SIL) Como criar um Layout na tela APRESENTAÇÃO: O SIL SISTEMA INTEGRADO DE LOGÍSTICA é uma ferramenta capaz de gerar diferenciais competitivos estratégicos ao proporcionar

Leia mais

ART Eletrônica. Guia de Utilização - CRBIO-04

ART Eletrônica. Guia de Utilização - CRBIO-04 ART Eletrônica Guia de Utilização - CRBIO-04 Acesso ao CRBio04 Online Caso seja seu primeiro acesso siga as instruções para criar um login Entre com seu login e senha para emitir uma ART Incluir ART Eletrônica

Leia mais

PJe - NOVIDADES DA VERSÃO 1.7.1.5 USUÁRIOS INTERNOS

PJe - NOVIDADES DA VERSÃO 1.7.1.5 USUÁRIOS INTERNOS PJe - NOVIDADES DA VERSÃO 1.7.1.5 USUÁRIOS INTERNOS Esse documento tem como objetivo apresentar as novidades da versão 1.7.1.5 do Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), liberada em 31/08/2015. 1.

Leia mais

MANUAL WEB PRESTADOR EXAMES OCUPACIONAIS

MANUAL WEB PRESTADOR EXAMES OCUPACIONAIS MANUAL WEB PRESTADOR EXAMES OCUPACIONAIS APRESENTAÇÃO O Manual Web apresenta o passo a passo para inclusão das informações das guias/procedimentos e avaliações clínicas, dos exames ocupacionais. Existem

Leia mais

Ministério do Esporte Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social. Tutorial MIMBOÉ PELC e VIDA SAUDÁVEL

Ministério do Esporte Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social. Tutorial MIMBOÉ PELC e VIDA SAUDÁVEL Ministério do Esporte Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social Tutorial MIMBOÉ PELC e VIDA SAUDÁVEL SICAPP Sistema de Consulta e Adaptação MIMBOÉ de PPs Jul/2014 2016 SICAPP Sistema

Leia mais

Apostila. Controle de Cheque

Apostila. Controle de Cheque Apostila Controle de Cheque Índice Introdução...3 Menu Cheque Pré-Datado...3 1. Financeiro / Cheque Pré-Datado...3 2. Opções de Controle...3 3. Cadastrando Cheques...3 4. Manutenção de Cheques por Aluno...7

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. 1) ACESSO AO SISTEMA Digite o endereço www.unimedbh.com.br/consultorio em qualquer computador com acesso à internet. Preencha os campos com o seu usuário e a senha. Para o login, digite as letras ADM,

Leia mais

3) Preencher Ficha de Cadastro da Instituição de Acolhimento. 3.1) Promotoria da Instituição de Acolhimento

3) Preencher Ficha de Cadastro da Instituição de Acolhimento. 3.1) Promotoria da Instituição de Acolhimento 3) Preencher Ficha de Cadastro da Instituição de Acolhimento Para o preenchimento correto das informações referentes à Instituição de Acolhimento que está sendo cadastrada, siga os passos descritos nos

Leia mais

1. Manual Resumido de Gestão de Contratos

1. Manual Resumido de Gestão de Contratos 1. Manual Resumido de Gestão de Contratos ÍNDICE 1. MANUAL RESUMIDO DE GESTÃO DE CONTRATOS 1 1.1 MENU GESTÃO DE CONTRATOS... 3 1.1.1 INTRODUÇÃO... 3 1.1.2 APRESENTAR CONTRATOS... 3 1.1.2.1 PASSO 1 IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros MANUAL DO USUÁRIO 1. SOBRE O SISTEMA 1.1 Informações básicas Nome: SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos

Leia mais

GUIA DE DÚVIDAS E RESPOSTAS

GUIA DE DÚVIDAS E RESPOSTAS GUIA DE DÚVIDAS E RESPOSTAS 1) Qual o procedimento para aderir ao Débito Automático, para operações novas? A concessionária deverá acessar o Portal e seguir os passos abaixo: 1º) Cadastrar uma operação

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão nº 26 Intimação de Sociedade de Advogados SUMÁRIO 1. USUÁRIOS DO SAJ/PG (USUÁRIOS INTERNOS)...2

Procedimento Operacional Padrão nº 26 Intimação de Sociedade de Advogados SUMÁRIO 1. USUÁRIOS DO SAJ/PG (USUÁRIOS INTERNOS)...2 1 Procedimento Operacional Padrão nº 26 Intimação de Sociedade de Advogados SUMÁRIO 1. USUÁRIOS DO SAJ/PG (USUÁRIOS INTERNOS)...2 1.1 Cadastro de Pessoas (Cadastro Controlado)...2 1.2 Cadastro de Partes

Leia mais

CNP 2.0 Cadastro nacional de produtos

CNP 2.0 Cadastro nacional de produtos A Linguagem Global dos Negócios CNP 2.0 Cadastro nacional de produtos Manual do Usuário O Cadastro Nacional de Produtos é uma ferramenta online, moderna e intuitiva para geração do código de barras para

Leia mais

SISTEMA SFUST. 1 A empresa deve designar um ou mais funcionários autorizados para acessar o Sistema Boleto em nome da entidade.

SISTEMA SFUST. 1 A empresa deve designar um ou mais funcionários autorizados para acessar o Sistema Boleto em nome da entidade. SISTEMA SFUST Acessar o site http://sistemas.anatel.gov.br/sis/sistemasinterativos.asp e clicar no link SFUST - Sistema de Acolhimento da Declaração do FUST. 1 A empresa deve designar um ou mais funcionários

Leia mais

1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados

1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados 1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Para acessar o Módulo de Agendamento, o usuário deverá acessar o sitio do Portal de Serviços do Inmetro no Estados (PSIE), digitando na barra de endereço de seu navegador

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MARCAÇÃO DE CONSULTAS MÉDICAS FUNASG

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MARCAÇÃO DE CONSULTAS MÉDICAS FUNASG MANUAL DE UTILIZAÇÃO MARCAÇÃO DE CONSULTAS MÉDICAS FUNASG Introdução Esse documento tem como objetivo descrever as principais funcionalidades do Sistema de Cadastro e Marcação de Consulta da FUNASG e possibilitar

Leia mais

PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA. # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013

PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA. # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013 PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013 Para informar os dados de programação da(s) sua(s) ação(ões) para o ano de 2013, você deve seguir os seguintes passos: 1. Acesse

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS FUNCEF PELO AUTOATENDIMENTO. 1. Acesse o Autoatendimento no sítio da FUNCEF- www.funcef.com.br.

CONTRATAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS FUNCEF PELO AUTOATENDIMENTO. 1. Acesse o Autoatendimento no sítio da FUNCEF- www.funcef.com.br. CONTRATAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS FUNCEF PELO AUTOATENDIMENTO 1. Acesse o Autoatendimento no sítio da FUNCEF- www.funcef.com.br. *Caso ainda não tenha acessado ao Autoatendimento, será necessário cadastrar uma

Leia mais

GUIA PRÁTICO DE USO Núcleo de Relacionamento com o Cliente

GUIA PRÁTICO DE USO Núcleo de Relacionamento com o Cliente GUIA PRÁTICO DE USO Núcleo de Relacionamento com o Cliente Seja bem vindo ao nosso canal de relacionamento! Neste Guia Prático de Uso você conhecerá como funciona esta ferramenta de gestão de relacionamento

Leia mais

PORTAL DE GERENCIAMENTO DE INSPEÇÃO VEICULAR

PORTAL DE GERENCIAMENTO DE INSPEÇÃO VEICULAR PORTAL DE GERENCIAMENTO DE INSPEÇÃO VEICULAR ORIENTAÇÕES GERAIS - EMPRESAS DE TRANSPORTE A partir de 1º de outubro de 2013 entrou em vigor a Resolução da METROPLAN nº 083, de 24 de maio de 2013, estabelecendo

Leia mais

MARINHA DO BRASIL Pagadoria de Pessoal da Marinha

MARINHA DO BRASIL Pagadoria de Pessoal da Marinha MARINHA DO BRASIL Pagadoria de Pessoal da Marinha BP ON LINE ÍNDICE 1. TELA INICIAL DO SISTEMA... 2 2. CADASTRAR USUÁRIO... 3 3. RECUPERAR OU ALTERAR USUÁRIO OU SENHA... 5 3.1. ESQUECI MEU USUÁRIO / SENHA...

Leia mais

País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Progress/Oracle

País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Progress/Oracle Release Incremental - Boletos Produto : TOTVS11 - Faturamento de Planos TOTVS 12.1.3 Chamado : D_GPS_A11 / PCREQ-2076 Data da publicação : 09/12/2014 País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Progress/Oracle

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL CORREGEDORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO. SAAD - Sistema de Acompanhamento e Apuração de Denúncias

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL CORREGEDORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO. SAAD - Sistema de Acompanhamento e Apuração de Denúncias GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL CORREGEDORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO SAAD - Sistema de Acompanhamento e Apuração de Denúncias (Sistema em implantação na produção - observar sempre a Data de Atualização

Leia mais

COORDENAÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS ESCOLA MUNICIPAL DE SAÚDE EMS

COORDENAÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS ESCOLA MUNICIPAL DE SAÚDE EMS Aluno, Nas páginas a seguir você encontrará importantes informações que o ajudará no manuseio do Canal Interativo (Canal 3) e principalmente no aproveitamento do curso. Boa leitura! TUTORIAL PASSO A PASSO

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão nº 07 Consulta Processual de 2º Grau no Portal e-saj

Procedimento Operacional Padrão nº 07 Consulta Processual de 2º Grau no Portal e-saj Procedimento Operacional Padrão nº 07 Consulta Processual de 2º Grau no Portal e-saj 1 Introdução O Portal e-saj disponibiliza os seguintes serviços: - peticionamento eletrônico; - intimações e citações

Leia mais

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2014 PREÂMBULO

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2014 PREÂMBULO EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2014 PREÂMBULO Assunto: Inscrição de profissionais formados em comunicação, publicidade ou marketing, ou que atuem em uma dessas áreas, objetivando constituir subcomissão

Leia mais

TUTORIAL PRÁTICO ECD ESCRITURAÇÃO CONTABIL DIGITAL

TUTORIAL PRÁTICO ECD ESCRITURAÇÃO CONTABIL DIGITAL TUTORIAL PRÁTICO ECD ESCRITURAÇÃO CONTABIL DIGITAL Cadastros 1) Cadastro > Empresa 2) Cadastro > Contador 3) Documentações > Sócios Plano de Contas 4) Cadastro > Plano de Contas > Plano de Contas Contábil

Leia mais

MANUAL BÁSICO PARA ACESSO AO PORTAL DE COMPRAS

MANUAL BÁSICO PARA ACESSO AO PORTAL DE COMPRAS MANUAL BÁSICO PARA ACESSO AO PORTAL DE COMPRAS Acesso ao Portal Problemas com Senhas Comunicados em Pop-up Acesso à Conta Fornecedor Processo de Cotação Confirmação de Pedidos Horizonte de Planejamento

Leia mais

SAÚDE CONNECT 03.010 ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS

SAÚDE CONNECT 03.010 ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS SAÚDE CONNECT 03.010 ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS - PRESTADOR... 3 1. CONSULTAR OU ALTERAR DADOS CADASTRAIS... 3 1.1. DADOS GERAIS... 3 1.2. ENDEREÇOS... 5 1.3. ESPECIALIDADES...

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.05

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.05 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.05 Considerações Gerais...1 Configurações...2 Configurando Tipo de Ordem de Serviço...3 Inserindo um Controle de Recall / Campanha...4 Chassis em Recall / Campanha...6 Aviso

Leia mais

Passo a Passo para utilização do Sistema de Registro Integrado REGIN Entidade Municipal

Passo a Passo para utilização do Sistema de Registro Integrado REGIN Entidade Municipal JUNTA COMERCIAL Sistema MANUAL de ADMINISTRADOR Registro Integrado LOCAL REGIN Passo a Passo para utilização do Sistema de Registro Integrado REGIN Entidade Municipal ENTIDADE MUNICIPAL MANUAL ADMINISTRADOR

Leia mais

GO021 - Guia de candidatura à Universidade de Coimbra como usar o Inforestud@nte [pt-br] revisão: 2.0. Guia de Orientação

GO021 - Guia de candidatura à Universidade de Coimbra como usar o Inforestud@nte [pt-br] revisão: 2.0. Guia de Orientação Guia de Orientação GO021 - Guia de candidatura à Universidade de Coimbra Como usar o Inforestud@nte [pt-br] Âmbito: P120 Acesso e Ingresso Objetivo: orientar os alunos para a realização de todo o processo

Leia mais

TUTORIAL SigFAPES REQUISIÇÃO, SUBSTITUIÇÃO E CANCELAMENTO DE BOLSISTA

TUTORIAL SigFAPES REQUISIÇÃO, SUBSTITUIÇÃO E CANCELAMENTO DE BOLSISTA TUTORIAL SigFAPES REQUISIÇÃO, SUBSTITUIÇÃO E CANCELAMENTO DE BOLSISTA ORIENTAÇÕES INICIAIS 1. Somente o Coordenador do projeto poderá realizar as requisições, substituições e cancelamento das bolsas; 2.

Leia mais

SIMULADO TRADICIONAL OAB 1ª FASE - XV EXAME - VIA WEB

SIMULADO TRADICIONAL OAB 1ª FASE - XV EXAME - VIA WEB SIMULADO TRADICIONAL OAB 1ª FASE - XV EXAME - VIA WEB A Rede LFG, neste ato representada por sua Diretoria Pedagógica, torna pública a abertura e estabelece as normas relativas à realização do Simulado

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Procedimentos para Cadastro/Gerenciamento de Auxiliar Institucional

MANUAL DO USUÁRIO. Procedimentos para Cadastro/Gerenciamento de Auxiliar Institucional MANUAL DO USUÁRIO Procedimentos para Cadastro/Gerenciamento de Auxiliar Institucional Auxiliar Institucional O PI poderá indicar Auxiliares Institucionais (AIs( AIs) ) para compartilhar tarefas de inserção

Leia mais

SISTEMA DE AUTORIZAÇÃO DE ACESSO - SAA

SISTEMA DE AUTORIZAÇÃO DE ACESSO - SAA SISTEMA DE AUTORIZAÇÃO DE ACESSO - SAA GUIA DE UTILIZAÇÃO DO SAA PARA USUÁRIO FINAL SAA Guia_UsuarioFinal 1 de 15 ÍNDICE Objetivo 3 Audiência 3 Login 4 Alterar Senha Inicial 7 Termo de Responsabilidade

Leia mais