DIVISÃO: IDEIAS E ALGORITMOS 25/09/2014 FORMAÇÃO DE PROFESSORES 4º ANO MATEMÁTICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIVISÃO: IDEIAS E ALGORITMOS 25/09/2014 FORMAÇÃO DE PROFESSORES 4º ANO MATEMÁTICA"

Transcrição

1 FORMAÇÃO DE PROFESSORES 4º ANO MATEMÁTICA DIVISÃO: IDEIAS E ALGORITMOS 25/09/2014 Adriana da Silva Santi Coord. Pedagógica de Matemática SMED/Piraquara

2 É comum associar o aprender Matemática a fazer contas decorrente da ênfase ao ensino de cálculos Nesta lógica As crianças desenvolvem habilidades algorítmicas muito mais que habilidades de resolução de problemas

3 Professor, que conta tem que fazer? É de mais ou de menos? É de vezes ou de dividir? Por que diante de um problema muitas crianças fazem perguntas como essas??

4 Porque, possivelmente, não estão compreendendo as ideias envolvidas no problema e/ou não atribuem significado aos algoritmos que sabem usar. Para aprender matemática precisam saber mais do que fazer contas: é importante saber o que os cálculos significam e compreender os conceitos envolvidos nas operações que representam.

5 DIVISÃO Discutir com os alunos: - o significa dividir? - E o que significa dividir de forma justa?

6 VAMOS DIVIDIR? Vagner ganhou 10 chocolates. Sua mãe disse: - Divida com seu irmão. - Vagner pensou: - Vou dar 2 bombons para ele e o resto fica para mim. O que você acha? Vagner vai fazer uma divisão justa? Discuta com seus colegas e escreva o que vocês concluíram. Antes de Vagner dividir seus 10 chocolates, seu amigão, Guilherme, chegou. Então, a mãe de Vagner pediu: - Meu filho, divida os chocolates com o Guilherme e com seu irmão. E Agora? Como Vagner vai resolver esse problema? Discuta novamente com seus colegas e escreva suas conclusões.

7 DIVISÃO Júlia ganhou 12 chocolates e quer dividir entre 4 amigos de sua sala de aula. Quantos chocolates cada um vai receber? Divisão não igualitária Divisão igualitária

8 DIVISÃO Explicar aos alunos: - que em Matemática, quando falamos em divisão, sempre queremos dividir em partes iguais e de modo que sobre o menor resto possível.

9 DIVISÃO O que são ideias da divisão? Quais são as ideias? Onde elas aparecem? Propor aos alunos: - situações de divisão com as diferentes ideias.

10 DIVISÃO - IDÉIA REPARTITIVA OU DE PARTILHA Hoje é o dia do aniversário de Raquel! Ela quer dar bolinhas de gude como lembrancinhas a seus convidados. Raquel comprou 42 bolinhas para distribuir entre 5 crianças convidadas. Ajude a menina a montar saquinhos com o mesmo número de bolinhas em cada um. Ela começou colocando 2 bolinhas em cada saquinho. São 10 bolinhas distribuídas.

11 DIVISÃO - IDÉIA REPARTITIVA OU DE PARTILHA Como sobraram muitas bolinhas, ela resolveu colocar mais 4 bolinhas em cada saquinho. São mais 20 bolinhas distribuídas. Mesmo assim, sobraram várias bolinhas. Desenhe os saquinhos em seu caderno e continue a distribuição de Raquel.

12 DIVISÃO - IDÉIA REPARTITIVA OU DE PARTILHA O que você ajudou Raquel a fazer foi uma divisão. Você dividiu 42 bolinhas em 5 saquinhos. Após a divisão, cada saquinho ficou com 8 bolinhas, sobrando 2 bolinhas. Em Matemática, representa-se assim: 42 5 = 8 e sobram 2

13 DIVISÃO - IDÉIA REPARTITIVA OU DE PARTILHA Agora é com você. Pense na distribuição das bolinhas de Raquel para ajudar em cada divisão Incentivar o alunos a resolverem: - usando material manipulável (simulação) - registrando com desenhos

14 DIVISÃO - IDÉIA REPARTITIVA OU DE PARTILHA - (quantos para cada) dividir uma quantidade em partes iguais. A natureza do resultado é a mesma da grandeza que foi dividida (dividendo). Não se sabe quantos elementos resultarão. Raquel quer dividir 35 bolinhas de gude entre seus 5 amigos. Quantas bolinhas cada um ganhará? Quantidade a ser dividida: 35 bolinhas Quantidade de amigos: 5 amigos Bolinhas por amigo:? (quantos elementos resultarão) Situações de divisão por distribuição (PNAIC)

15 Propor aos alunos: - a simulação das situações de divisão usando material manipulável e registro das ações em tabela.

16 DIVISÃO - IDÉIA REPARTITIVA OU DE PARTILHA Alana tem 32 figurinhas repetidas e quer dividir entre seus 4 amigos. Quantas figurinhas cada amigo vai receber? Quantidade de figurinhas para cada amigo Total de figurinhas distribuídas 32 FIGURINHAS Figurinhas que sobram Ela pode distribuir mais 1 figurinha? Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Não

17 DIVISÃO - IDÉIA SUBTRATIVA OU DE MEDIDA Seu Elias vende bolinhas de gude em sua loja. Ele compra grande quantidade de bolinhas. Para vender, ele monta saquinhos com 4 bolinhas em cada um. Seu Elias pega uma quantidade qualquer de bolinhas e saquinhos. Às vezes, ele pega bolinhas a mais, então sobram bolinhas fora do saquinho. Outras vezes, ele pega bolinhas a menos e faltam bolinhas para completar um saquinho.

18 DIVISÃO - IDÉIA SUBTRATIVA OU DE MEDIDA Vamos ajudar o seu Elias na montagem dos saquinhos. Ele deve saber quantos saquinhos precisa pegar para colocar certa quantidade de bolinhas e, também, se sobrarão ou não bolinhas fora dos saquinhos. Veja a tabela que seu Elias fez:

19 DIVISÃO - IDÉIA SUBTRATIVA OU DE MEDIDA Propor aos alunos: - a resolução as situações usando a reta numérica.

20 DIVISÃO - IDÉIA SUBTRATIVA OU DE MEDIDA Ele continuou pegando bolinhas para montar novos saquinhos: Use a reta numerada para completar a tabela abaixo:

21 DIVISÃO - IDÉIA SUBTRATIVA OU DE MEDIDA - (quantos cabem em) formar grupos com quantidades preestabelecidas. A natureza do resultado é diferente da grandeza que foi dividida (dividendo). Sabe-se quantos elementos há em cada grupo, mas não se sabe quantos grupos serão formados. Seu Elias tem 35 bolinhas de gude e quer montar saquinhos com 5 bolinhas. Quantos saquinhos ele precisa? Quantidade a ser dividida: 35 bolinhas Quantidade em cada saquinho: 5 bolinhas de gude Número de saquinhos:? (quantos grupos serão formados) Situações de divisão por formação de grupos (PNAIC)

22 Propor aos alunos: - a simulação das situações de divisão usando material manipulável e registro das ações em tabela.

23 DIVISÃO - IDÉIA SUBTRATIVA OU DE MEDIDA Alana colou 32 figurinhas em um álbum. Em cada página foram coladas 4 figurinhas. Quantas páginas foram utilizadas? Quantidade de páginas preenchidas 32 FIGURINHAS Total de Figurinhas figurinhas que coladas sobram Ela pode completar mais uma página do álbum? Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Não

24 Propor aos alunos: - a simulação das situações de divisão usando material manipulável e registro do algoritmo.

25 DIVISÃO Algoritmo da divisão O que é algoritmo?

26

27

28 Algoritmo da divisão americano ou das subtrações sucessivas

29 E se fossem 37 bolinhas Para dividir em 4 caixas? Agora é sua vez. Tente fazer.

30 Algoritmo da divisão americano ou das subtrações sucessivas

31 Algoritmo da divisão americano ou das subtrações sucessivas

32 Algoritmo da divisão americano ou das subtrações sucessivas

33 Algoritmo da divisão americano ou das subtrações sucessivas

34 DIVISÃO O algoritmo da divisão O algoritmo americano ou das subtrações sucessivas Por esse algoritmo, o aluno pode determinar o quociente e o resto, tendo absoluta consciência do que está fazendo, trabalhando com qualquer dividendo e divisor, sem estar preso a regras preestabelecidas e usando seu conhecimento de números.

35 O algoritmo americano ou das subtrações sucessivas Esse algoritmo permite ao aluno estimar o quociente rapidamente. Além disso, o processo é tão geral que os casos em que há um zero intercalado, seja no dividendo ou no divisor, são tratados da mesma maneira, não constituindo uma dificuldade a mais.

36 Um problema comum nessa divisão é que o aluno, ao usar o algoritmo convencional, não pensa em dividir quatrocentos e uma unidades por 4, mas pensa em 4 dividido por 4, 0 dividido por 4 e 1 dividido por 4. Nesse caso, quando divide 4 por 4 e dá 1, e vai dividir 0 por 4 e vê que não dá, o mesmo acontecendo com o 1 dividido por 4, o aluno dá por terminada a conta e não considera que precisa colocar dois zeros no quociente. Isso ocorre porque ele não pensa que está dividindo 400 por 4, não estima um quociente provável na divisão de 401 por 4 e também ainda não se apropriou ou compreendeu as regras do algoritmo convencional. No caso do algoritmo americano, ou das subtrações sucessivas, o aluno precisa trabalhar com a ordem de grandeza do número porque faz a divisão do número todo e, estimando, chega ao quociente correto. Ele tem a possibilidade de compreender melhor os procedimentos da divisão, além de ter controle sobre os erros que pode cometer durante o processo. Para quem está iniciando ou tem dúvidas sobre como fazer a divisão, esse é um algoritmo bem vantajoso.

37 O algoritmo formal da divisão É importante encaminhar o ensino da divisão de modo que o algoritmo convencional seja explorado como mais um tipo de cálculo, mais econômico, talvez mais rápido, mas não o único nem o mais importante. O aluno deve ter a oportunidade para pensar sobre diferentes formas de dividir e escolher aquela mais adequada em cada situação. Nesse sentido, é preciso ajudar o aluno a construir um acervo de cálculos (formas de calcular) que contenha inclusive o cálculo mental.

38 O ALGORITMO FORMAL DA DIVISÃO Mesmo em contas consideradas simples, o aluno precisa trabalhar bastante para chegar ao resultado: - precisa saber por qual algarismo começar a divisão, reconhecendo o valor deste no número a ser dividido; - verificar se precisa desagrupar/agrupar ordens para dividir; - estimar quantas ordens terá o resultado; - calcular quantos para cada ou quantos cabem em ; - utilizar a tabuada para agilizar os cálculos; - subtrair a quantidade que foi dividida do total que se tem que dividir; - perceber quando há resto e decidir o que fazer com ele.

39 O ALGORITMO FORMAL DA DIVISÃO A verificação de quantos algarismos (quantas ordens) o quociente tem deve ser feita no início, a partir da análise da quantidade a ser dividida em relação ao divisor. Neste exemplo o quociente tem dois dígitos (D e U). Estimativa dos prováveis valores do resto: 0, 1 ou 2, neste exemplo onde o divisor é 3.

40 O ALGORITMO FORMAL DA DIVISÃO O raciocínio empregado na troca normalmente é representado pelo arco ( ' ) sobre as ordens que serão divididas inicialmente. Na verdade a importância do raciocínio não está na colocação do arco, mas na estimativa inicial de quais ordens aparecerão no resultado. No exemplo a troca da centena por dezenas e a possibilidade de divisão, neste caso, implica que o quociente terá dois algarismos (dezenas e unidades).

41 O ALGORITMO FORMAL DA DIVISÃO Outra grande importância da estimativa da quantidade de ordens é revelada nos exemplos de divisão nas quais o quociente apresenta zeros quociente de 3 dígitos (C, D e U). Restos possíveis: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7.

42 Referências: SMOLE, Kátia Cristina Stocco; DINIZ, Maria Ignez de Souza Vieira; MARIM, Vlademir. Saber matemática: alfabetização matemática, 2 ano. São Paulo: FTD, SMOLE, Kátia Cristina Stocco; DINIZ, Maria Ignez de Souza Vieira; MARIM, Vlademir. Saber matemática: alfabetização matemática, 3 ano. São Paulo: FTD, SMOLE, Kátia Cristina Stocco; DINIZ, Maria Ignez de Souza Vieira; MARIM, Vlademir. Saber matemática: alfabetização matemática, 4 ano. São Paulo: FTD, BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Operações na Resolução de Problemas. Caderno 4. Brasília: MEC, SEB, 2014.

Resolução de problemas, diversificar para estimular diferentes habilidades de raciocínio

Resolução de problemas, diversificar para estimular diferentes habilidades de raciocínio Resolução de problemas, diversificar para estimular diferentes habilidades de raciocínio Ler e buscar informações... Segundo Smole & Diniz, em qualquer área do conhecimento, a leitura deve possibilitar

Leia mais

ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO E SIGNIFICADOS

ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO E SIGNIFICADOS ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO E SIGNIFICADOS CÉLIA MARIA CAROLINO PIRES Introdução: Fazendo uma breve retrospectiva O ensino das chamadas quatro operações sempre teve grande destaque no trabalho desenvolvido nas séries

Leia mais

Potenciação e radiciação

Potenciação e radiciação Sequência didática para a sala de aula 6 MATEMÁTICA Unidade 1 Capítulo 6: (páginas 55 a 58 do livro) 1 Objetivos Associar a potenciação às situações que representam multiplicações de fatores iguais. Perceber

Leia mais

a) 2 b) 3 c) 4 d) 5 e) 6

a) 2 b) 3 c) 4 d) 5 e) 6 Recordando operações básicas 01. Calcule as expressões abaixo: a) 2254 + 1258 = b) 300+590 = c) 210+460= d) 104+23 = e) 239 54 = f) 655-340 = g) 216-56= h) 35 x 15 = i) 50 x 210 = j) 366 x 23 = k) 355

Leia mais

Que algarismos devem ser colocados nos pontinhos da conta abaixo? ... 34 x 41... O. IS x 12 = 180 300-180 = 120

Que algarismos devem ser colocados nos pontinhos da conta abaixo? ... 34 x 41... O. IS x 12 = 180 300-180 = 120 Que algarismos devem ser colocados nos pontinhos da conta abaixo?... 34 x 41... O Invente um problema que tenha como solução os cálculos abaixo: IS x 12 = 180 300-180 = 120 Em diversas situações do nosso

Leia mais

PROJETO PILOTO O uso do Material Dourado como ferramenta para compreender o Sistema de Numeração Decimal-posicional.

PROJETO PILOTO O uso do Material Dourado como ferramenta para compreender o Sistema de Numeração Decimal-posicional. ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM DO RÊGO CAVALCANTI PROJETO PILOTO O uso do Material Dourado como ferramenta para compreender o Sistema de Numeração Decimal-posicional. Ipojuca/2012 O uso do Material Dourado como

Leia mais

Em linguagem matemática, essa proprieade pode ser escrita da seguinte maneira: x. 1 = x Onde x representa um número natural qualquer.

Em linguagem matemática, essa proprieade pode ser escrita da seguinte maneira: x. 1 = x Onde x representa um número natural qualquer. MATEMÁTICA BÁSICA 5 EXPRESSÕES ALGÉBRICAS - EQUAÇÕES A expressão numérica é aquela que apresenta uma sequência de operações e de números. Também já sabemos que as letras são usadas em Matemática para representar

Leia mais

Polígonos e mosaicos

Polígonos e mosaicos A UUL AL A Polígonos e mosaicos A regularidade de formas encontradas na natureza tem chamado a atenção do ser humano há muitos séculos. Ao observar e estudar essas formas, o homem tem aprendido muitas

Leia mais

Alfabetização matemática e direitos de aprendizagem no 1º ciclo. Luciana Tenuta lutenuta@gmail.com

Alfabetização matemática e direitos de aprendizagem no 1º ciclo. Luciana Tenuta lutenuta@gmail.com Alfabetização matemática e direitos de aprendizagem no 1º ciclo Luciana Tenuta lutenuta@gmail.com Direitos de Aprendizagem O artigo 32 da LDB estabelece que é necessário garantir o desenvolvimento da capacidade

Leia mais

Equipe de Matemática MATEMÁTICA

Equipe de Matemática MATEMÁTICA Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 6B Ensino Médio Equipe de Matemática Data: MATEMÁTICA Aritmética Sistema de Numeração Decimal Nosso sistema de numeração utiliza dez símbolos para representar todos

Leia mais

números decimais Inicialmente, as frações são apresentadas como partes de um todo. Por exemplo, teremos 2 de um bolo se dividirmos esse bolo

números decimais Inicialmente, as frações são apresentadas como partes de um todo. Por exemplo, teremos 2 de um bolo se dividirmos esse bolo A UA UL LA Frações e números decimais Introdução Inicialmente, as frações são apresentadas como partes de um todo. Por exemplo, teremos de um bolo se dividirmos esse bolo em cinco partes iguais e tomarmos

Leia mais

=...= 1,0 = 1,00 = 1,000...

=...= 1,0 = 1,00 = 1,000... OPERAÇÕES COM NÚMEROS DECIMAIS EXATOS Os números decimais exatos correspondem a frações decimais. Por exemplo, o número 1,27 corresponde à fração127/100. 127 = 1,27 100 onde 1 representa a parte inteira

Leia mais

Lista de Exercícios MMC e MDC

Lista de Exercícios MMC e MDC Nota: Os exercícios desta aula são referentes ao seguinte vídeo Matemática Zero 2.0 - Aula 11 MMC e MDC (parte 1 de 1) Endereço: https://www.youtube.com/watch?v=l2k66gp-sm4 Gabarito e Resolução nas últimas

Leia mais

História das Frações

História das Frações 5ª LISTA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES DE MATEMÁTICA Ensino Fundamental 6 Ano Olá pessoal, nesta lista de exercícios vamos verificar quais são os conhecimentos que vocês possuem sobre frações. Lembrem-se

Leia mais

Sumário. Volta às aulas. Vamos recordar?... 7. Grandezas e medidas: tempo e dinheiro... 64. Sistemas de numeração... 10

Sumário. Volta às aulas. Vamos recordar?... 7. Grandezas e medidas: tempo e dinheiro... 64. Sistemas de numeração... 10 Sumário Volta às aulas. Vamos recordar?... 7 1 Sistemas de numeração... 1 Sistema de numeração romano... 11 Sistema de numeração decimal... 14 Números e possibilidades... 1 Outras informações com números...

Leia mais

números decimais Inicialmente, as frações são apresentadas como partes de um todo. Por exemplo, teremos 2 de um bolo se dividirmos esse bolo

números decimais Inicialmente, as frações são apresentadas como partes de um todo. Por exemplo, teremos 2 de um bolo se dividirmos esse bolo A UA UL LA Frações e números decimais Introdução Inicialmente, as frações são apresentadas como partes de um todo. Por exemplo, teremos de um bolo se dividirmos esse bolo em cinco partes iguais e tomarmos

Leia mais

Gabarito de Matemática do 6º ano do E.F.

Gabarito de Matemática do 6º ano do E.F. Gabarito de Matemática do 6º ano do E.F. Lista de Exercícios (L11) Querido(a) aluno(a), vamos retomar nossos estudos relembrando os conceitos de divisores, múltiplos, números primos, mmc e mdc. Divisor

Leia mais

XXXII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA Primeira Fase Nível 1 6 o ou 7 o ano

XXXII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA Primeira Fase Nível 1 6 o ou 7 o ano XXXII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA Primeira Fase Nível 1 6 o ou 7 o ano Esta prova também corresponde à prova da Primeira Fase da Olimpíada Regional nos Estados de: AL BA ES GO MG PA RS RN SC A duração

Leia mais

PERMUTAÇÃO, ARRANJO E COMBINAÇÃO Monitora Juliana

PERMUTAÇÃO, ARRANJO E COMBINAÇÃO Monitora Juliana PERMUTAÇÃO, ARRANJO E COMBINAÇÃO Monitora Juliana PERMUTAÇÕES SIMPLES Uma permutação de se denominarmos objetos distintos é qualquer agrupamento ordenado desses objetos, de modo que, o número das permutações

Leia mais

O SOROBAN COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS

O SOROBAN COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS O SOROBAN COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS Resumo Alexandre Gonçalves de Lima¹ Amauri Soares da Silva Filho² Este trabalho aborda características do Soroban, e suas funções,

Leia mais

EJA 3ª FASE PROF.ª CHRISTIANE MELLO PROF.ª JEANNE ARAÚJO

EJA 3ª FASE PROF.ª CHRISTIANE MELLO PROF.ª JEANNE ARAÚJO EJA 3ª FASE PROF.ª CHRISTIANE MELLO PROF.ª JEANNE ARAÚJO ÁREA DO CONHECIMENTO Linguagens Matemática 2 TEMA 2º Bimestre Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer 3 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 60 Conteúdos

Leia mais

(PROVA DE MATEMÁTICA DO CONCURSO DE ADMISSÃO À 5ª SÉRIE CMB ANO 2005 / 06) MÚLTIPLA-ESCOLHA. (Marque com um X a única alternativa certa)

(PROVA DE MATEMÁTICA DO CONCURSO DE ADMISSÃO À 5ª SÉRIE CMB ANO 2005 / 06) MÚLTIPLA-ESCOLHA. (Marque com um X a única alternativa certa) MÚLTIPLA-ESCOLHA (Marque com um X a única alternativa certa) QUESTÃO 01. Um aluno da 5ª série do CMB saiu de casa e fez compras em quatro lojas, cada uma num bairro diferente. Em cada uma, gastou a metade

Leia mais

X 2 = Subtrair também é dividir. Expectativas de aprendizagem. Recursos e materiais necessários. Aplicação. Preparação

X 2 = Subtrair também é dividir. Expectativas de aprendizagem. Recursos e materiais necessários. Aplicação. Preparação Para desatar esse nó, deve-se recorrer apenas às operações de subtração como um método alternativo para a divisão. Você verá que é bem simples e requer apenas atenção na hora de subtrair. Uma atividade

Leia mais

FRAÇÃO Definição e Operações

FRAÇÃO Definição e Operações FRAÇÃO Definição e Operações DEFINIÇÃO: Fração é uma forma de se representar uma quantidade a partir de um valor, que é dividido por um determinado número de partes iguais. Como é que você representaria

Leia mais

Disciplina: Matemática Período: 1º. Equipe - 3 ano - turmas: 31, 32 e 33.

Disciplina: Matemática Período: 1º. Equipe - 3 ano - turmas: 31, 32 e 33. Número natural; Números e medidas; Contando de 10 em 10; Cem unidades ou uma centena; Centenas, dezenas e unidades; Antecessor e sucessor de um número natural; Comparando números naturais; Identificar

Leia mais

Ler, interpretar e resolver problemas

Ler, interpretar e resolver problemas Ler, interpretar e resolver problemas Dentre as várias atividades propostas nas aulas de Matemática, uma, em especial, é anunciada por professores como indicação de bons resultados ou como preocupação

Leia mais

ORIENTAÇÕES: 1) Considere as expressões algébricas dos quadros abaixo: Responda às perguntas:

ORIENTAÇÕES: 1) Considere as expressões algébricas dos quadros abaixo: Responda às perguntas: 6ª LISTA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES DE MATEMÁTICA POLINÔMIOS E OPERAÇÕES COM POLINÔMIOS ORIENTAÇÕES: Ensino Fundamental 8 Ano Realize os exercícios em folhas de fichário com a identificação completa,

Leia mais

Professores - 2º ano. 3º encontro 27/07/2015 Coordenadora Pedagógica: Adriana da Silva Santi

Professores - 2º ano. 3º encontro 27/07/2015 Coordenadora Pedagógica: Adriana da Silva Santi Formação Continuada - Matemática DIFERENTES FORMAS DE RESOLVER PROBLEMAS Professores - 2º ano 3º encontro 27/07/2015 Coordenadora Pedagógica: Adriana da Silva Santi Como você tem trabalhado com as operações

Leia mais

Matemática Revisão de Decimais

Matemática Revisão de Decimais Matemática Revisão de Decimais Aluno: Ficha: Turma: Data: Material\Fundamental_II\Matemática\F7\F_078 1) Complete o quadro abaixo: Escrita de Números Decimais com algarismos por extenso 1,3 dezoito milésimos

Leia mais

O PENSAMENTO ALGÉBRICO

O PENSAMENTO ALGÉBRICO NOME: ANO: 8º ENSINO: FUNDAMENTAL TURMA: DATA: / / PROF(ª): GREGORIO TOMAS GONZAGA LÓGICA E MATEMÁTICA - APOSTILA (2º BIMESTRE) IMPORTANTE 1 Organize-se, guardando cada lista de exercícios que receber

Leia mais

Calculando o comprimento de peças dobradas ou curvadas

Calculando o comprimento de peças dobradas ou curvadas Calculando o comprimento de peças dobradas ou curvadas A UU L AL A Vamos supor que você seja dono de uma pequena empresa mecânica e alguém lhe encomende 10.000 peças de fixação, que deverão ser fabricadas

Leia mais

MATEMÁTICA ENSINO FUNDAMENTAL

MATEMÁTICA ENSINO FUNDAMENTAL CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE - SP PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ É UM VENCEDOR! Voltar a estudar é uma vitória que poucos podem dizer que conseguiram. É para você, caro aluno, que desenvolvemos esse material.

Leia mais

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números. e vice-versa.

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números. e vice-versa. 1º período Os números naturais: Sistema de Numeração Decimal. (SND) Um pouco de história: sistema de numeração dos romanos. Os números naturais Sistema de Numeração Decimal (SND). Unidades e dezenas. Unidades,

Leia mais

Oficina: Jogar para gostar e aprender matemática. Profa. Dra. Adriana M. Corder Molinari dri.molinari@uol.com.br

Oficina: Jogar para gostar e aprender matemática. Profa. Dra. Adriana M. Corder Molinari dri.molinari@uol.com.br Oficina: Jogar para gostar e aprender matemática Profa. Dra. Adriana M. Corder Molinari dri.molinari@uol.com.br 1 Implicações do Jogo Quatro Cores: Para jogar bem, é preciso economia de cores e consideração

Leia mais

Brincando com operações de adição e subtração; unidade, dezena e centena; horas; números pares e ímpares e sequência numérica

Brincando com operações de adição e subtração; unidade, dezena e centena; horas; números pares e ímpares e sequência numérica PPGECE Brincando com operações de adição e subtração; unidade, dezena e centena; horas; números pares e ímpares e sequência numérica Contextualização Maria Madalena Dullius Adriana Belmonte Bergmann Fernanda

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA Manual do Professor Módulo 3 Números Inteiros e Racionais Negativos

PROJETO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA Manual do Professor Módulo 3 Números Inteiros e Racionais Negativos PROJETO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA Manual do Professor Módulo 3 Números Inteiros e Racionais Negativos Prezado(a) Professor(a) Este manual de orientações tem a finalidade de sugerir um planejamento das

Leia mais

Prática. Exercícios didáticos ( I)

Prática. Exercícios didáticos ( I) 1 Prática Exercício para início de conversa Localize na reta numérica abaixo os pontos P correspondentes aos segmentos de reta OP cujas medidas são os números reais representados por: Exercícios didáticos

Leia mais

PROBLEMATECA GEOMÉTRICOS NUMERAÇÃO

PROBLEMATECA GEOMÉTRICOS NUMERAÇÃO COLEÇÃO MATHEMOTECA ORGANIZADORAS Kátia Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz Anos iniciais do ensino fundamental Resolução Materiais manipulativos de problemas nas para aulas o ensino de matemática de

Leia mais

Matemática/15 6ºmat301r 6º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / Roteiro de Estudos para Recuperação Final de Matemática - 6 ano 1 Trimestre

Matemática/15 6ºmat301r 6º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / Roteiro de Estudos para Recuperação Final de Matemática - 6 ano 1 Trimestre Matemática/15 6ºmat301r 6º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / Roteiro de Estudos para Recuperação Final de Matemática - 6 ano 1 Trimestre Os conteúdos estão abaixo selecionados e deverão ser estudados

Leia mais

Somando os termos de uma progressão aritmética

Somando os termos de uma progressão aritmética A UA UL LA Somando os termos de uma progressão aritmética Introdução Um pouco de História Na aula passada, mostramos como calcular qualquer termo de uma progressão aritmética se conhecemos um de seus termos

Leia mais

Análise e Resolução da prova do ICMS-PE Disciplinas: Matemática Financeira e Raciocínio Lógico Professor: Custódio Nascimento

Análise e Resolução da prova do ICMS-PE Disciplinas: Matemática Financeira e Raciocínio Lógico Professor: Custódio Nascimento Disciplinas: Matemática Financeira e Raciocínio Lógico Professor: Custódio Nascimento 1- Análise da prova Análise e Resolução da prova do ICMS-PE Neste artigo, farei a análise das questões de Matemática

Leia mais

12 26, 62, 34, 43 21 37, 73 30 56, 65

12 26, 62, 34, 43 21 37, 73 30 56, 65 1 Questão 1 Solução a) Primeiro multiplicamos os algarismos de 79, obtendo 7 9 = 63, e depois somamos os algarismos desse produto, obtendo 6 + 3 = 9. Logo o transformado de é 79 é 9. b) A brincadeira de

Leia mais

Unidade 5. A letra como incógnita equações do segundo grau

Unidade 5. A letra como incógnita equações do segundo grau Unidade 5 A letra como incógnita equações do segundo grau Para início de conversa... Vamos avançar um pouco mais nas resoluções de equações. Desta vez, vamos nos focar nas equações do segundo grau. Esses

Leia mais

Solução da prova da 2a fase OBMEP 2014 Nível 2. Questão 1. item a)

Solução da prova da 2a fase OBMEP 2014 Nível 2. Questão 1. item a) Questão 1 Cada nova pilha tem dois cubinhos a mais em sua base. Assim, como a terceira pilha tem 5 cubinhos em sua base, a quarta pilha tem 5 + 2 = 7 cubinhos e a quinta pilha tem 7 + 2 = 9 cubinhos em

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO 2010/2011 PROVA DE MATEMÁTICA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONFERÊNCIA:

CONCURSO DE ADMISSÃO 2010/2011 PROVA DE MATEMÁTICA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONFERÊNCIA: CONCURSO DE ADMISSÃO 2010/2011 PROVA DE MATEMÁTICA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONFERÊNCIA: Chefe da Subcomissão de Matemática Dir Ens CPOR / CMBH PÁGINA 1 RESPONDA AS QUESTÕES DE 01 A 20 E TRANSCREVA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Bianca Bitencourt da Silva 1.2 Público alvo: 8º e 9º anos 1.3 Duração: 2,5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido: Operações com números inteiros

Leia mais

PARTE I - PROVA OBJETIVA (Valendo 5 pontos cada questão)

PARTE I - PROVA OBJETIVA (Valendo 5 pontos cada questão) PREFEITURA DE VÁRZEA ALEGRE CE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 01/2014 - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA - PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR Educação Infantil ao 5º ano ASSINATURA

Leia mais

b) Uma mercadoria que custa R$ 37,00 foi paga com uma nota de R$ 50,00. De quanto foi o troco?

b) Uma mercadoria que custa R$ 37,00 foi paga com uma nota de R$ 50,00. De quanto foi o troco? MATEMÁTICA BÁSICA - 01 Recordando operações: Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão Vamos lembrar como essas operações são feitas e principalmente, quando devemos utilizá-las na solução de um problema

Leia mais

Lista de Exercícios Critérios de Divisibilidade

Lista de Exercícios Critérios de Divisibilidade Nota: Os exercícios desta aula são referentes ao seguinte vídeo Matemática Zero 2.0 - Aula 10 - Critérios de - (parte 1 de 2) Endereço: https://www.youtube.com/watch?v=1f1qlke27me Gabaritos nas últimas

Leia mais

JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA - UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA - 4º ANO. Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática

JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA - UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA - 4º ANO. Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA - UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA - 4º ANO Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática Piraquara Junho/2014 1 JOGOS Os cinco jogos apresentados neste material exploram

Leia mais

03- O número de cada casinha é a soma dos números que estão nas duas casas imediatamente anteriores. Complete:

03- O número de cada casinha é a soma dos números que estão nas duas casas imediatamente anteriores. Complete: PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 01- Na prateleira de um supermercado

Leia mais

OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS: IDEIAS, SIGNIFICADOS E ALGORÍTMOS

OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS: IDEIAS, SIGNIFICADOS E ALGORÍTMOS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS: IDEIAS, SIGNIFICADOS E ALGORÍTMOS Ana Paula Cabral Couto Pereira Universidade Federal Fluminense anaperei@hotmail.com Vinicius Mendes Couto Pereira Universidade Federal Fluminense

Leia mais

Apontamentos de matemática 5.º ano - Múltiplos e divisores

Apontamentos de matemática 5.º ano - Múltiplos e divisores Múltiplos e divisores (revisão do 1.º ciclo) Os múltiplos de um número inteiro obtêm-se multiplicando esse número pela sequência dos números inteiros. Exemplos: Alguns múltiplos de 6 são: 0, 6, 12, 18,

Leia mais

Formação Continuada - Matemática AS OPERAÇÕES E SUAS DIFERENTES IDEIAS

Formação Continuada - Matemática AS OPERAÇÕES E SUAS DIFERENTES IDEIAS Formação Continuada - Matemática AS OPERAÇÕES E SUAS DIFERENTES IDEIAS Professores - 2º ano 5º encontro 19/10/2015 Coordenadora Pedagógica: Adriana da Silva Santi Leitura do texto: Jogos e resoluções de

Leia mais

Matemática - 4º ano. Representação e interpretação de dados

Matemática - 4º ano. Representação e interpretação de dados Representação e interpretação de dados Nome: Data: Tarefa - Nuno e o tiro ao arco Mexa-se-e-viva-bem é um clube desportivo com três secções muito ativas: a de futebol, a de atletismo e a de tiro ao arco.

Leia mais

PROVA DE AFERIÇÃO DO ENSINO BÁSICO 2011 A PREENCHER PELO ALUNO

PROVA DE AFERIÇÃO DO ENSINO BÁSICO 2011 A PREENCHER PELO ALUNO PROVA DE AFERIÇÃO DO ENSINO BÁSICO 2011 A PREENCHER PELO ALUNO Rubrica do Professor Aplicador Nome A PREENCHER PELO AGRUPAMENTO Número convencional do Aluno Número convencional do Aluno A PREENCHER PELA

Leia mais

Resoluções A. Combinatória 1 3 os anos Blaidi/Walter Ago/09. Nome: Nº: Turma:

Resoluções A. Combinatória 1 3 os anos Blaidi/Walter Ago/09. Nome: Nº: Turma: Matemática Resoluções A. Combinatória 3 os anos Blaidi/Walter Ago/09 Nome: Nº: Turma: Prezadísssimos alunos e alunas, Neste bimestre, aprenderemos a resolver questões de análise combinatória com o auílio

Leia mais

A adição de números naturais é associativa, ou seja, resultado da soma de três números naturais independe da ordem da soma dos números.

A adição de números naturais é associativa, ou seja, resultado da soma de três números naturais independe da ordem da soma dos números. . Números Naturais Para qualquer cidadão, contar faz parte da rotina da vida. Por exemplo: contamos dinheiro, contamos pessoas, contamos os itens para saber o que precisamos comprar, contamos objetos em

Leia mais

O JOGO COMO METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA (MULTIPLICAÇÃO - TABUADA)

O JOGO COMO METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA (MULTIPLICAÇÃO - TABUADA) O JOGO COMO METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA (MULTIPLICAÇÃO - TABUADA) 3º ANO Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática Piraquara Março/2015 1 JOGOS PARA O ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO

Leia mais

Nível I - 4º ano. 3. Uma professora da 4º ano pediu que uma aluna marcasse numa linha do tempo o ano de 1940.

Nível I - 4º ano. 3. Uma professora da 4º ano pediu que uma aluna marcasse numa linha do tempo o ano de 1940. Nível I - 4º ano 1. A população de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, é de 95.704 habitantes. O número de pessoas que moram em Corumbá escrito por extenso é: A) Noventa e cinco mil setecentos e quatro habitantes

Leia mais

Algoritmo da raiz quadrada

Algoritmo da raiz quadrada Algoritmo da raiz quadrada Existem várias formas de nos aproximarmos do valor da raiz quadrada de um número. Uma delas, a equação de Pell, permite encontrar a parte inteira para de uma raiz quadrada de

Leia mais

Congruências Lineares

Congruências Lineares Filipe Rodrigues de S Moreira Graduando em Engenharia Mecânica Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) Agosto 006 Congruências Lineares Introdução A idéia de se estudar congruências lineares pode vir

Leia mais

MATEMÁTICA PROVA 3º BIMESTRE

MATEMÁTICA PROVA 3º BIMESTRE PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PROVA 3º BIMESTRE 9º ANO 2010 QUESTÃO 1 Na reta numérica abaixo, há

Leia mais

Unidade 10 Análise combinatória. Introdução Princípio Fundamental da contagem Fatorial

Unidade 10 Análise combinatória. Introdução Princípio Fundamental da contagem Fatorial Unidade 10 Análise combinatória Introdução Princípio Fundamental da contagem Fatorial Introdução A escolha do presente que você deseja ganhar em seu aniversário, a decisão de uma grande empresa quando

Leia mais

1. Números. MatemáticaI Gestão ESTG/IPB Departamento de Matemática. Números inteiros. Nota: No Brasil costuma usar-se: bilhão para o número

1. Números. MatemáticaI Gestão ESTG/IPB Departamento de Matemática. Números inteiros. Nota: No Brasil costuma usar-se: bilhão para o número MatemáticaI Gestão ESTG/IPB Departamento de Matemática 1. Números Números inteiros 0 10 1 1 10 10 2 10 100 3 10 1000 6 10 1000000 10 10 12 18 Uma unidade (um) Uma dezena (dez) Uma centena (cem) Um milhar

Leia mais

Projeção ortográfica e perspectiva isométrica

Projeção ortográfica e perspectiva isométrica Projeção ortográfica e perspectiva isométrica Introdução Para quem vai ler e interpretar desenhos técnicos, é muito importante saber fazer a correspondência entre as vistas ortográficas e o modelo representado

Leia mais

Professores Regentes: Angela Aparecida Bernegozze Marlei Aparecida Lazarin Asoni Marlene Antonia de Araujo

Professores Regentes: Angela Aparecida Bernegozze Marlei Aparecida Lazarin Asoni Marlene Antonia de Araujo 4 1. IDENTIFICAÇÃO Título do Projeto: Trabalhando a tabuada através de jogos on-line Público Alvo: Alunos do 3º e 5º do Ensino Fundamental Turno: Matutino Disciplinas Envolvidas: Matemática Professores

Leia mais

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA (PARA CASA) Data de entrega 18/04/2012

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA (PARA CASA) Data de entrega 18/04/2012 OSASCO, DE DE 01 NOME: PROF. 8º ANO ATIVIDADE DE MATEMÁTICA (PARA CASA) Data de entrega 18/04/01 1. Deseja-se fixar o comprimento e a largura de uma sala de modo que a sua área seja 36 m. a) Se a largura

Leia mais

Aula 4 Gráficos e Distribuição de Frequências

Aula 4 Gráficos e Distribuição de Frequências 1 REDES Aula 4 Gráficos e Distribuição de Frequências Professor Luciano Nóbrega Gráficos A representação gráfica fornece uma visão mais rápida que a observação direta de dados numéricos ou de tabelas.

Leia mais

PROVA DE MATEMÁTICA. Marque no cartão-resposta anexo, a única opção correta correspondente a cada questão.

PROVA DE MATEMÁTICA. Marque no cartão-resposta anexo, a única opção correta correspondente a cada questão. CONCURSO DE ADMISSÃO 5 a SÉRIE/ENS.FUND/CMF. MATEMÁTICA 2005/06 PÁG - 02 PROVA DE MATEMÁTICA Marque no cartão-resposta anexo, a única opção correta correspondente a cada questão. 1. Na tabela abaixo, disponha

Leia mais

Tudo vem dos sonhos. Primeiro sonhamos, depois fazemos.

Tudo vem dos sonhos. Primeiro sonhamos, depois fazemos. Nível 1 5 a e 6 a séries do Ensino Fundamental 2ª FASE - 8 de outubro de 2005 Cole aqui a etiqueta com os dados do aluno. Nome do(a) aluno(a): Assinatura do(a) aluno(a): Parabéns pelo seu desempenho na

Leia mais

Objetivo. tica 3º ano EM. Oficina de Matemática

Objetivo. tica 3º ano EM. Oficina de Matemática Oficina de Matemática tica 3º ano EM Objetivo Análise, interpretação e utilização dos resultados do SAEPE para promoção da equidade e melhoria da qualidade da educação dos estudantes pernambucanos. Prof

Leia mais

PROPOSIÇÕES (SIMPLES E COMPOSTAS)/ CONECTIVOS/TAUTOLOGIA/TABELA VERDADE

PROPOSIÇÕES (SIMPLES E COMPOSTAS)/ CONECTIVOS/TAUTOLOGIA/TABELA VERDADE PROPOSIÇÕES (SIMPLES E COMPOSTAS)/ CONECTIVOS/TAUTOLOGIA/TABELA VERDADE Ser síndico não é fácil. Além das cobranças de uns e da inadimplência de outros, ele está sujeito a passar por desonesto. A esse

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Matemática

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Matemática Desafio de Matemática 3 ano EF 2D 2014 1/ 6 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2014 Matemática Direção: Ano: 3 Ef 1. Em uma sala de aula, a professora realizou uma pesquisa

Leia mais

Usando potências de 10

Usando potências de 10 Usando potências de 10 A UUL AL A Nesta aula, vamos ver que todo número positivo pode ser escrito como uma potência de base 10. Por exemplo, vamos aprender que o número 15 pode ser escrito como 10 1,176.

Leia mais

. (A verificação é imediata.)

. (A verificação é imediata.) 1 Universidade de São Paulo/Faculdade de Educação Seminários de Ensino de Matemática (SEMA-FEUSP) Coordenador: Nílson José Machado novembro/2010 Instabilidade em Sistemas de Equações Lineares Marisa Ortegoza

Leia mais

Resolução da Prova de Raciocínio Lógico do STJ de 2015, aplicada em 27/09/2015.

Resolução da Prova de Raciocínio Lógico do STJ de 2015, aplicada em 27/09/2015. de Raciocínio Lógico do STJ de 20, aplicada em 27/09/20. Raciocínio Lógico p/ STJ Mariana é uma estudante que tem grande apreço pela matemática, apesar de achar essa uma área muito difícil. Sempre que

Leia mais

SUB12 Campeonato de Resolução de Problemas de Matemática Edição 2009/2010

SUB12 Campeonato de Resolução de Problemas de Matemática Edição 2009/2010 SUB12 Campeonato de Resolução de Problemas de Matemática Edição 2009/2010 Problema 3 Código Postal Secreto O Carlos escreveu a lápis, numa folha de papel, todos os números de 1 a 15, dispostos em linha:

Leia mais

Sugestão de Avaliação. Praticando. Edição Renovada. Matemática. 6 o ano 1 o bimestre Unidades 1, 2 e 3

Sugestão de Avaliação. Praticando. Edição Renovada. Matemática. 6 o ano 1 o bimestre Unidades 1, 2 e 3 Sugestão de Avaliação Edição Renovada Praticando 6 Matemática 6 o ano 1 o bimestre Unidades 1, e 3 Nome: n o : Série/Turma: Escola: Professor: Data: / / a) 1 Que números são estes? Escreva-os utilizando

Leia mais

Lista de Exercícios - Adição

Lista de Exercícios - Adição Nota: Os exercícios desta aula são referentes ao seguinte vídeo Matemática Zero 2.0 - Aula 4 - Adição - (parte 1 de 2) Endereço: https://www.youtube.com/watch?v=ss7v8dgjz34 Gabaritos nas últimas páginas!

Leia mais

CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS INICIAIS CEFAI ROTEIRO DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS

CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS INICIAIS CEFAI ROTEIRO DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS INICIAIS CEFAI ROTEIRO DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS 2014 1 ROTEIRO DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS JANEIRO DE 2014 1.

Leia mais

Atitudes: Manifestação de uma atitude positiva ante a resolução de problemas que implicam a utilização de números inteiros.

Atitudes: Manifestação de uma atitude positiva ante a resolução de problemas que implicam a utilização de números inteiros. Unidade 2. Os números inteiros. Enquadramento curricular em Espanha: Objetos de aprendizagem: Introdução aos números inteiros. Expressar situações da vida quotidiana nas que se utilizem os números inteiros.

Leia mais

Canguru de Matemática Brasil 2016 Nível PE Respostas

Canguru de Matemática Brasil 2016 Nível PE Respostas Canguru de Matemática Brasil 2016 Nível PE Respostas Problemas de 3 pontos 1. Qual letra do quadro ao lado não está na palavra LAGOA? (A) B (B) L (C) G (D) N (E) O 1. Alternativa D A letra N não aparece

Leia mais

Calculando distâncias sem medir

Calculando distâncias sem medir cesse: http://fuvestibular.com.br/ alculando distâncias sem medir UUL L No campo ocorrem freqüentemente problemas com medidas que não podemos resolver diretamente com ajuda da trena. Por exemplo: em uma

Leia mais

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO Caro aluno, Disponibilizo abaixo a resolução resumida das 10 questões de Matemática da prova de Escrevente do Tribunal de Justiça de São Paulo. Em

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA Nome: Nº 6ºAno Data: / / Professores: Leandro e Renan Nota: (Valor 2,0) 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela do Colégio

Leia mais

FABIANO KLEIN CRITÉRIOS NÃO CLÁSSICOS DE DIVISIBILIDADE

FABIANO KLEIN CRITÉRIOS NÃO CLÁSSICOS DE DIVISIBILIDADE FABIANO KLEIN CRITÉRIOS NÃO CLÁSSICOS DE DIVISIBILIDADE FLORIANÓPOLIS 2007 FABIANO KLEIN CRITÉRIOS NÃO CLÁSSICOS DE DIVISIBILIDADE Trabalho de conclusão de Curso apresentado ao curso de Matemática Habilitação

Leia mais

Resumos para a Prova de Aferição. Matemática

Resumos para a Prova de Aferição. Matemática Resumos para a Prova de Aferição de Matemática Números e operações 1.Leitura e escrita de números inteiros 1.1. Conjunto de números naturais Os números 1,, 3, 4, são números naturais. O conjunto dos números

Leia mais

Material Teórico - Módulo de Divisibilidade. Critérios de Divisibilidade. Sexto Ano. Prof. Angelo Papa Neto

Material Teórico - Módulo de Divisibilidade. Critérios de Divisibilidade. Sexto Ano. Prof. Angelo Papa Neto Material Teórico - Módulo de Divisibilidade Critérios de Divisibilidade Sexto Ano Prof. Angelo Papa Neto Um critério de divisibilidade é uma regra que permite avaliarmos se um dado número natural é ou

Leia mais

Raciocínio Lógico Matemático Cap. 8 Sequências Lógicas e Suas Leis de Formação

Raciocínio Lógico Matemático Cap. 8 Sequências Lógicas e Suas Leis de Formação Raciocínio Lógico Matemático Cap. 8 Sequências Lógicas e Suas Leis de Formação Sequências Lógicas e Suas Leis de Formação Estudaremos, neste capítulo, várias sequências lógicas e buscaremos explorar quais

Leia mais

FUNÇÃO QUADRÁTICA. Resumo

FUNÇÃO QUADRÁTICA. Resumo 01 / 08 / 12 FUNÇÃO QUADRÁTICA 1. Definição Resumo Função do 2º grau ou função quadrática é a função f: R R definida por f(x) = ax² + bx + c, com a, b, c reais e a 0. Em que a é o coeficiente de x²; b

Leia mais

Menino ou menina? Exercício 1 Vamos lembrar então o que são genes e cromossomos. Volte à Aula 20 e dê as definições: a) Gene... b) Cromossomo...

Menino ou menina? Exercício 1 Vamos lembrar então o que são genes e cromossomos. Volte à Aula 20 e dê as definições: a) Gene... b) Cromossomo... A UU L AL A Menino ou menina? Quando um casal descobre que vai ter um filho, a primeira curiosidade é saber se nascerá um menino ou uma menina. Mas será que os futuros pais, ou mesmo as pessoas que não

Leia mais

A hora é agora 8º ano!!!

A hora é agora 8º ano!!! A hora é agora 8º ano!!! 1- Desenvolva os seguintes produtos notáveis: a) (1 x)³ = b) (1 + 3x)²= c) (3x 4)(3x + 4) = d) (3 + x)² + (3 x)² = 2- Desenvolvendo a expressão (x 3)² + (x + 3)², obteremos o seguinte

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO. Matemática. 3ª Série do Ensino Médio Turma 2º bimestre de 2015 Data / / Escola Aluno

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO. Matemática. 3ª Série do Ensino Médio Turma 2º bimestre de 2015 Data / / Escola Aluno AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática 3ª Série do Ensino Médio Turma 2º bimestre de 2015 Data / / Escola Aluno Questão 1 O perímetro de um piso retangular de cerâmica mede 14 m e sua área, 12

Leia mais

Os eixo x e y dividem a circunferência em quatro partes congruentes chamadas quadrantes, numeradas de 1 a 4 conforme figura abaixo:

Os eixo x e y dividem a circunferência em quatro partes congruentes chamadas quadrantes, numeradas de 1 a 4 conforme figura abaixo: Circunferência Trigonométrica É uma circunferência de raio unitário orientada de tal forma que o sentido positivo é o sentido anti-horário. Associamos a circunferência (ou ciclo) trigonométrico um sistema

Leia mais

Unidade I Conjunto dos Números Naturais.

Unidade I Conjunto dos Números Naturais. A A Unidade I Conjunto dos Números Naturais. A A Aula 3.2 Conteúdo: Calcular da divisão de dois ou mais números naturais. A A Habilidade: Identificar as propriedades. A A Agora iremos aprender uma forma

Leia mais

Árvores de Decisão Matemática Discreta

Árvores de Decisão Matemática Discreta Bruno Duarte Eduardo Germano Isolino Ferreira Vagner Gon Árvores de Decisão Matemática Discreta 28/04/2011 Serra IFES Definição de Árvores de Decisão: Arvore de Decisão é uma árvore em que seus nós internos

Leia mais

Introdução à Algoritmos. Aula 11

Introdução à Algoritmos. Aula 11 Introdução à Algoritmos Aula 11 Um programa de computador é um produto resultante da atividade intelectual. Essa atividade depende de um treinamento prévio em abstração e modelagem de problemas, bem como

Leia mais

Nome: N.º: endereço: data: telefone: PARA QUEM CURSA O 6 Ọ ANO EM 2014. Disciplina:

Nome: N.º: endereço: data: telefone:   PARA QUEM CURSA O 6 Ọ ANO EM 2014. Disciplina: Nome: N.º: endereço: data: telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA O Ọ ANO EM 0 Disciplina: MateMática Prova: desafio nota: QUESTÃO (PUC-0) Suponha que a professora Dona Marocas tenha pedido a seus alunos

Leia mais

Descritores de Matemática Fundamental I

Descritores de Matemática Fundamental I Descritores de Matemática Fundamental I Tema I. Espaço e Forma Descritores de Matemática Fundamental I Tema I. Espaço e Forma D2 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos

Leia mais