A ESPIRITUALIDADE E O CLIMA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A ESPIRITUALIDADE E O CLIMA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE"

Transcrição

1 A ESPIRITUALIDADE E O CLIMA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE Allan Fantinato Silva (Faculdade Estácio de Sá de Vila Velha) allanfantinato@yahoo.com Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar a interferência da espiritualidade dos empregados no clima organizacional de uma empresa de pequeno porte, localizada no município de Guarapari/ES, através de um estudo de caso. Ancorado em uma análise de conceitos, o artigo reflete sobre a espiritualidade, a emoção e o clima organizacional. Oportunamente, sugestões para melhorar o clima organizacional são feitas através de autores. Por um questionário estruturado com perguntas objetivas e uma subjetiva, os entrevistados selecionaram alternativas que melhor expressassem a sua opinião, bem como expor o seu entendimento sobre espiritualidade. Os dados obtidos foram trabalhados e dispostos em porcentagem acompanhados de análise fundamentada com argumento de valor. O resultado do presente estudo apontou que a espiritualidade dos empregados aliados a outros fatores, tais como justa remuneração e o seguimento de alguma Doutrina Religiosa, é capaz de manter um bom clima organizacional. Palavras chave: espiritualidade, clima organizacional, emoção. SPIRITUALITY AND THE ORGANIZATIONAL CLIMATE: A CASE STUDY IN A SMALL BUSINESS Abstract This study aims to identify the spirituality of interference of employees in the organizational climate of a small business, located in the city of Guarapari / ES, through a case study. Anchored on an analysis of concepts, the article reflects on spirituality, emotion and organizational climate. In due course, suggestions for improving the organizational climate are made by authors. For a structured questionnaire with objective questions and a subjective, respondents selected alternatives that best express their opinion and state their understanding of spirituality. The data obtained was processed and arranged in percentage accompanied analysis based on value argument. The results of this study found that the spirituality of the employees combined with other factors such as fair compensation and follow-up of any religious doctrine, it is able to maintain a good organizational climate. Key-words: spirituality, organizational climate, emotion.

2 1. INTRODUÇÃO Estar em um ambiente agradável é o desejo de qualquer ser humano, seja qual for o local onde ele está inserido. As pessoas despendem em média ¼ de seu dia no ambiente organizacional. Como em qualquer outro lugar, desavenças, boatos e irritação, podem fazer parte da rotina. Segundo o Catecismo da Igreja Católica (1993, p. 628), 2430 A vida econômica abrange interesses diversos, muitas vezes opostos entre si. Assim se explica o surgimento dos conflitos que a caracterizam. Deve haver empenho no sentido de minimizar estes últimos pela negociação que respeite os direitos e os deveres de cada parceiro social: os responsáveis pelas empresas, os representantes assalariados, por exemplo, as organizações sindicais e, eventualmente, os poderes públicos. Neste ambiente dinâmico, munido de um pensamento capaz de relevar e minimizar conflitos, um empregado espiritualizado poderia ser um ponto positivo capaz de transformar uma realidade profissionalmente desagradável? Para tal análise, a espiritualidade precisa ser explorada. Arruda (2005) apresenta que além das conhecidas Inteligência Emocional e Intelectual, emerge da correria dos dias, a Inteligência Espiritual, que é mais abrangente e torna o homem moderno um ser equilibrado perante os ganhos materiais e intelectuais. O artigo busca analisar se há alguma relação entre a espiritualidade e o clima organizacional em uma empresa de pequeno porte EPP. Trabalhou-se com a hipótese de que a ausência de espiritualidade nos empregados pode gerar um clima organizacional desagradável diante de algumas adversidades inerentes ao trabalho. Identificar a interferência da espiritualidade dos empregados no clima organizacional, bem como levantar um arcabouço teórico sobre espiritualidade, emoção e clima organizacional foram os alicerces deste trabalho. Espera-se que com essa pesquisa a presença da espiritualidade dos empregados, colocada em prática, seja notada dentro do ambiente profissional como uma estratégia para a gestação de um bom clima organizacional. Esta é uma pesquisa de estudo de caso, utilizando um questionário com perguntas quantitativas e uma qualitativa.

3 No que diz respeito ao estudo de caso, esse tipo de pesquisa, de caráter profundo e detalhado, é circunscrito a uma ou a poucas unidades (Vergara, 2004) e a pesquisa qualitativa tem seus próprios critérios de rigor científico que asseguram a legitimidade dos dados gerados em sua utilização. (Flick, 2008) A pesquisa quantitativa, conforme aborda Godoy (1995, p. 58) Preocupa-se com a medição objetiva e a quantificação dos resultados. Busca a precisão, evitando distorções na etapa de análise e interpretação dos dados, garantindo assim uma margem de segurança em relação às inferências obtidas. O questionário foi aplicado coletivamente durante o expediente de trabalho entre os dias quatro e oito de agosto do ano de dois mil e catorze, em uma empresa de pequeno porte, no ramo varejista, da cidade de Guarapari, Espírito Santo. O entrevistador adentrava o setor e explicava o objetivo da pesquisa e que os dados recolhidos seriam de pleno anonimato. A empresa Alfa, assim será denominada para preservar a sua identidade, possui um total de trinta e cinco empregados. A pesquisa abrangeu todos os setores da empresa e nenhum dos empregados ficou sem participar. Após trabalhados, os dados serão expostos em forma de porcentagem e uma breve análise acompanhará tais resultados. Uma tabela de respostas livre e onze gráficos foram elaborados para esta pesquisa. 2. REFERENCIAL TEÓRICO 2.1 ESPIRITUALIDADE Essencialmente, qualquer ser humano está ligado a uma força que o motiva. Diante disso, a espiritualidade torna-se, muitas vezes, um caminho que muitos buscam como forma de obter respostas ou crescimento, seja intelectual ou financeiro. Pedreira (2013, p. 51) advoga que a espiritualidade não é um patrimônio das religiões. Se fosse, somente poderia ser espiritual quem adotasse um determinado caminho religioso. A espiritualidade é mais do que religião.

4 Hawkins (1999) afirma que há uma força vital que opera certas leis universais e somos criados a partir de uma entidade única, uma vez que somos compostos de matéria e pensamento oriundos desta mesma manifestação de energia. Ligados inconscientemente por uma força maior, as relações humanas deveriam ser mais prósperas e saudáveis. Precisamos um dos outros, pois como ensina Dalai- Lama (2000) a nossa sobrevivência é uma dependência mútua. Partindo deste ponto, Borba (2011, p. 22), apresenta que a espiritualidade faz uma diferença positiva A mudança organizacional deve ser entendida como um conjunto de alterações culturais, sociais, comportamentais e ecológicas do ambiente global (interno e externo) da empresa e até transcendental, que provocam alterações de métodos e processos tecnológicos no ambiente operacional, além de mudanças atitudinais (endógenas, exógenas e visíveis) das pessoas, e aqui entra a perspectiva da inteligência emocional aliada à inteligência espiritual, que influem e se refletem nos aspectos comportamentais no ambiente sociocultural da empresa, sinergizando processos em busca de eficácia gerencial dentro de princípios sólidos do respeito, da ética e da moral. Obstante a isso, não apenas as inteligências emocional e espiritual são relevantes para um bom clima organizacional. Kahn (2007, apud Vasconcelos, 2008) contribui ao sugerir que ao atingir um grau de confiança, os relacionamentos positivos aumentam a admiração do grupo em relação à sua empresa. Vale ressaltar que a espiritualidade não é de propriedade de nenhuma religião. Conforme Chauí (2001), ela é um vínculo entre o sagrado e o profano, ou seja, entre a Natureza e as forças que nela estão vivendo. Encarnar a presença de Deus no mundo através da espiritualidade é uma tentativa recorrente do ser humano para criar um ambiente mais compreensível. (Pierce, 2006) Várias podem ser as definições para a espiritualidade. Isso é muito relativo. Dentro de um ambiente organizacional, alguns podem pensar que ser espiritualizado significa dar a outra face ou ser tachado como bonzinho. Entretanto, em uma linha mais oportuna, a espiritualidade pode ser a chave de transformação para um profissional mais confiante que luta por seus direitos e preserva a sua dignidade humana. Um ser forte que realiza a transformação do meio em que está. (Hawkins, 1999)

5 2.2 EMOÇÃO As emoções são partes de nosso ser e não podemos, em nenhum momento, nos deligar delas. Positivas ou negativas, aparecem ao serem estimuladas e as reações serão pautadas em nossos princípios. Explorando, Maximiano (2009, p ) identifica que A palavra motivação deriva do latim motivos, movere, que quer dizer mover. Em seu sentido original, a palavra indica o processo pelo o qual o comportamento humano é incentivado, estimulado ou energizado pro algum tipo de motivação ou razão. Motivo, motor e emoção são outras palavras que têm a mesma raiz. O comportamento humano sempre é motivado. Sempre há um motor funcionando, que movimenta o comportamento humano. Para Robbins (2005), a definição de emoção é necessária distinguir três termos interligados: sentimentos, emoções e humor. O sentimento é um termo amplo e baseia-se em sensações; Emoções são sentimentos direcionados; Humores são sentimentos que não possuem estímulo contextual. Seja qual for o nível de espiritualidade do empregado, as suas emoções podem dizer muito dele. Mais que revelar, as emoções dos empregados, em certo modo, estão diretamente ligadas ao clima organizacional. Aponta Silva (2008) que os modelos administrativos têm evoluído para posturas mais participativas, o que abre espaço para um investimento afetivo, emocional e até mesmo espiritual no trabalho. Por isso, acredita-se que Paschoal, Torres e Porto (2008), foram enfáticos ao expressarem que a prevalência de emoções positivas no trabalho e a percepção do indivíduo de que, no seu trabalho, expressa e desenvolve seus potenciais/habilidades e avança no alcance de suas metas de vida contribuem para um bem-estar ocupacional. 2.3 CLIMA ORGANIZACIONAL As pessoas ingressam em uma empresa afim de obter satisfação de suas necessidades pessoais, bem como materiais. Para tanto, é necessário que haja um retorno favorável, por parte da empresa, diante do serviço prestado.

6 O gestor deve ficar atento aos sinais emitidos pelos empregados, tais como absenteísmo, atrasos na entrega de tarefas entre outros, pois eles podem indicar que o clima organizacional está abalado. Silva (2008) advoga que muitas pessoas encontram no ambiente organizacional o seu único círculo social, tornando assim, o ambiente coorporativo uma extensão do seu próprio lar, sendo favorável à construção de relações sadias. Por clima organizacional entende-se, segundo Chiavenato (2014, p. 335) ao ambiente psicológico interno que existe entre os participantes da empresa. Está intimamente relacionado com o grau de motivação de seus participantes. Corroborando esta ideia, Borba (2011, p. 77) argumenta que É estratégico e traz excelentes resultados cuidar da Espiritualidade da organização, entendendo que para isso é necessário cuidar da Espiritualidade do grupo, mantendo excelentes práticas e transformando o ambiente de trabalho em melhor lugar para se trabalhar. Almeida (2013) elenca algumas virtudes para que os líderes desenvolvam e possam caminhar felizes em suas decisões e, consequentemente, gerarem um bom clima organizacional para que a empresa cresça em diversos aspectos. São eles: Comunicação, confiança, solidariedade, paciência, discrição, honestidade e resiliência. Para Vasconcelos (2008), há alguns elementos chaves nesta tênue linha entre a espiritualidade e o clima organizacional que necessitam ser conservados e/ou desenvolvidos: Atenção: todos apreciamos receber atenção. Comunidade: ninguém cresce espiritualmente isolado. Empowerment: trabalhar com autonomia. Gratidão: cria um sentimento positivo no qual a conexão espiritual torna-se viável. Humildade: indica ser benéfica para os indivíduos e os grupos sociais aos quais pertençam. A capacidade de ouvir: facilita a empatia. Compaixão: normalmente precedida de uma ação que ajude outrem. Perdão: ajuda a fortalecer os relacionamentos interpessoais e a promover o bem-estar geral.

7 Emoções: componentes do nosso subconsciente. Resistência: Equilíbrio espiritual. Aspectos virtuosos: ser uma referência positiva para os outros. Positive deviance: correção, acerto e ajuste. Resgatando o humanismo: boa vontade e responsabilidade. Diversidade e inclusão: remoção de obstáculos. Perspectivas: ajudar as criaturas humanas a se desenvolverem. Cada ser humano é único em suas necessidades e desejos. Logo, quando estes não são satisfeitos, o humor e a percepção diante ambiente pode sofrer pressões negativas inconscientes. Favorecendo o indivíduo em seu bem-estar, Borba (2011, p. 124) sugere a construção de um PEP Planejamento Estratégico Pessoal que significa a construção sistematizada, lenta, gradual e integral de uma pessoa. Através de uma análise qualitativa, o indivíduo será capaz de refletir sobre todos os setores de sua vida. O clima organizacional corresponde entre a relação do PEP Planejamento Estratégico Pessoal dos empregados com os benefícios que a empresa oferece. 3. ANÁLISE DE DADOS A empresa possui em seu quadro profissional 14% de empregados de 16 a 25 anos, 57% de 26 a 35 anos, 26% de 36 a 45 anos e 1% acima de 46 anos. Há uma diferença de 8% entre a quantidade de homens e mulheres, 19% e 46% respectivamente. O percentual dos entrevistados que afirmam seguir alguma doutrina religiosa corresponde a 91%, contrapondo os 9% que dizem não serem adeptos a qualquer doutrina religiosa. Cavanagh (1999, apud Vasconcelos, 2008) aponta que a espiritualidade não está, na maioria das vezes, ligada a religiosidade. Aos entrevistados que disseram seguir alguma doutrina também foi solicitado que esclarecesse qual. 54% se dizem adeptos à doutrina Católica Apostólica Romana,

8 29% seguem alguma ramificação do Protestantismo, 6% estudam a Doutrina Espírita e 11% pertencem a doutrinas diversas. Vasconcelos (2008) expõe que não estamos sozinhos neste mundo, algo maior nos direciona. Perante isso, foi perguntado se durante o expediente de trabalho o entrevistado pronuncia alguma citação de cunho evocativo a um ser espiritual? Os dados apresentam que 91% fazem, sim, alguma citação do tipo Meu Deus do Céu, Nossa Senhora, Deus me livre entre outras. 3% informaram que não faz qualquer citação e 6% não soube responder. Os entrevistados classificaram como bom, 89%, o nível de relacionamento entre tais. Apenas 11% julgaram tolerável. Não houve classificação ruim para os relacionamentos na empresa. Kahn (2007, apud Vasconcelos, 2008) afirma que bons relacionamentos são capazes de aumentar a estima do empregado pela organização. 86% dos entrevistados disseram saber o que é espiritualidade. 14% não souberam dizer. Entretanto, para Neck & Milliman (1994, apud Vasconcelos, 2008), a espiritualidade é um tema bem abrangente e possuí inúmeras definições. Aos que responderam saber o que era espiritualidade foi solicitado uma breve definição. 77% definiram o que é, segundo a sua concepção, e 23% não souberam definir. Abaixo encontram-se as respostas transcritas dos empregados que definiram a espiritualidade segundo as suas convicções e crenças.

9 Respostas transcritas Acreditar no Espírito, na vida além da matéria. Estar bem dentro da sua crença, estar acima dos bens materiais. Conhecimento um pouco mais aprofundado sobre uma religião, seita, doutrina etc. Acima da compreensão material. É ter sensibilidade o bastante para aproximar-se daquilo que crê. Entendo ser a sua crença em relação a um "ser" superior, no meu caso, Deus. Espiritualidade é viver não só baseado nos valores desse mundo, mas buscar as coisas que são de Deus e o próposito dele para a nossa vida. É acreditar que existe "algo" a mais do que a vida física. É uma maneira de viver voltado para Deus, ou seja, através da Fé. Acredito que a espiritualidade está ligada ao altruísmo do indivíduo e a sua relação com Deus. Forma de comunicação com algo superior. Acreditar em um plano superior. É acreditar em algo superior. Entender que existe um ser superior, que nos auxilia em nossa caminhada aqui na Terra. Estar contrito a Deus e amar ao próximo. Acreditar em algo que dê sentido à vida. Tenho Fé e acredito na vida eterna. Consciência. Estar em contato com Deus através da crença. Entendimento de que o ser humano tem uma dimensão espiritual além do material. Quem considera o sentimento acima do racional dialogando com o que é comum, considerando o outro. A forma que nos relacionamos com Deus, ou seja, ela pode ser boa ou ruim. Acreditar que seja estar em harmonia com o que acredita e segue, agindo de acordo. Buscar a Deus por meio de ações cristãs. É a crença sobre algo que não é tangível. Sentimento que o ser possuí quando acredita em algo "maior". Seguir uma doutrina, seja lá qual for. Tabela 1 - Defina brevemente. (Responda somente se a resposta anterior foi Sim ). Relaciona Borba (2011) que a remuneração deve ser justa e os lucros partilhados entre os empregados. No que diz respeito a remuneração recebida, 74% julgam justo o valor e 26% não acham justo o valor recebido pelo serviço prestado à empresa. Para 60% dos entrevistados, o seu superior na hierarquia empresarial é um ser espiritualizado. 40% não identificam espiritualidade em seu superior. Reave (2005, apud Vasconcelos, 2008) colabora ao apontar que líderes espiritualizados motivam os subordinados e estes produzem mais. 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS Este trabalho buscou sinalizar a espiritualidade no ambiente empresarial como uma ferramenta que ao ser valorizada e desenvolvida trará benefícios para o trabalhador

10 e para a empresa. Baseia-se no fato de que o ser humano estando bem consigo, poderá interferir de maneira favorável no clima organizacional. Observou-se que na empresa Alfa, objeto de estudo desta pesquisa, os empregados em sua maioria seguidores de alguma doutrina religiosa, trazem consigo um sentimento espiritualizado capaz de manter bom o clima organizacional. Vale destacar que o seguimento de uma doutrina não necessariamente garante ao ser humano a gênese de sua espiritualidade. Ela nasce de uma constante busca através de relacionamentos pessoais e reflexões. Observou-se também que os empregados consideram o (a) seu (sua) superior (a) hierárquico um ser espiritualizado e isto reflete positivamente em sua remuneração. Ou seja, eles acreditam que a espiritualidade é capaz de provocar um senso de justiça. A importância de manter um bom clima organizacional é garantir uma boa qualidade de vida no trabalho. Esta qualidade também está diretamente ligada com a cultura da empresa. (Souza, 2014) Outras pesquisas podem ser realizadas sobre o tema. Estudos pautados na relação espiritualidade versus rotatividade podem aprimorar os objetivos deste. Por fim, em qualquer empresa há pessoas e cada uma em sua individualidade possui interesses e desejos que buscam alcançar e satisfazer, respectivamente. A espiritualidade está presente em cada ser humano e faz a diferença através das escolhas de cada um, contribuindo para o bem ou para o mal. REFERÊNCIAS ALMEIDA, João Carlos. As sete virtudes do líder amoroso. 7.ed. São Paulo: Editora Canção Nova, ARRUDA, Vitório César Mura de. A Inteligência espiritual: espiritualidade nas organizações. São Paulo: Ibrasa, BORBA, Valdir Ribeiro. Espiritualidade na gestão empresarial: Como ser feliz no trabalho. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2011.

11 CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Edição típica Vaticana. São Paulo: Loyola, CHAUÍ, M. H. Filosofia. São Paulo: Ática, CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 5.ed. São Paulo: Manole, DALAI-LAMA. Uma ética para o novo milênio. 7.ed. Rio de Janeiro: Sextante, FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n. 2, p , mar./abr., 1995a. HAWAKINS, Kathleen. Espiritualidade no trabalho e nos negócios: Como seguir o caminho espiritual das 8 às 18. São Paulo: Madras, MAXIMIANO, Antônio C. Amaru. Fundamentos de Administração: manual compacto para as disciplinas TGA e introdução à administração. 2.ed. São Paulo: Atlas, PASCHOAL, Tatiane; TORRES, Cláudio V; PORTO, Juliana Barreiros. Felicidade no trabalho: relações com suporte organizacional e suporte social. Rev. adm. contemp. [online]. 2010, vol.14, n.6, pp ISSN PEDREIRA, Eduardo R. Revista Brasileira de Administração RBA. São Paulo, ano XXIII, nº 93, p.50-51, março/abril PIERCE. Gregory F. A. Espiritualidade no trabalho: 10 maneiras de equilibrar sua vida profissional. São Paulo: Verus Editora, ROBBINS, Steplen P. Comportamento organizacional. 11.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, SILVA, Rogério Rodrigues da. Espiritualidade e religião no trabalho: possíveis implicações para o contexto organizacional. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 28, n. 4, Disponível em < Acesso em 12 jul SOUZA, Carla Patrícia da Silva. Cultura e clima organizacional: compreendendo a essência das organizações. Curitiba: InterSaberes, VASCONCELOS, Anselmo Ferreira. Espiritualidade no ambiente de trabalho: dimensões, reflexões e desafios. São Paulo: Atlas, VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2011

PSICOLOGIA REVISÃO DO SEMESTRE. Profª Tassiany Maressa Santos Aguiar

PSICOLOGIA REVISÃO DO SEMESTRE. Profª Tassiany Maressa Santos Aguiar PSICOLOGIA REVISÃO DO SEMESTRE Profª Tassiany Maressa Santos Aguiar 1º Semestre de 2016 OBJETIVO PRINCIPAL: Construção de conhecimentos sobre o COMPORTAMENTO HUMANO; Discernimento nas RELAÇÕES HUMANAS;

Leia mais

Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos

Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos 1. Introdução 2. Gestão de Pessoas 3. Cultura Organizacional 4. Clima Organizacional 5. Pesquisa de Clima Organizacional 6. Estudo de Caso 7. Considerações

Leia mais

SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA VENCAL CALÇADOS IJUÍ/RS 1

SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA VENCAL CALÇADOS IJUÍ/RS 1 SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA VENCAL CALÇADOS IJUÍ/RS 1 Angélica Tamires Gasparin Casalini Zweigle 2, Marisandra Da Silva Casali 3. 1 Trabalho de conclusão de curso realizado no ano de 2014

Leia mais

Clima organizacional dos colaboradores da indústria de Panificação do Grupo Cíntia

Clima organizacional dos colaboradores da indústria de Panificação do Grupo Cíntia Clima organizacional dos colaboradores da indústria de Panificação do Grupo Cíntia Michele Firmino Guimarães Vanessa Q. Rocha Centro Universitário do Norte (Uninorte) RESUMO Este trabalho vem mostrar o

Leia mais

Ficha 01 Alguns tipos e definições de competências.

Ficha 01 Alguns tipos e definições de competências. Ficha 01 Alguns tipos e definições de competências. Pessoal! Resolvi elaborar esta ficha para que vocês tenham informações ainda mais detalhadas sobre QVT, que vem sendo um assunto cobrado mais especificamente

Leia mais

O PAPEL DO CLIMA ORGANIZACIONAL NO DESEMPENHO EMPRESARIAL

O PAPEL DO CLIMA ORGANIZACIONAL NO DESEMPENHO EMPRESARIAL O PAPEL DO CLIMA ORGANIZACIONAL NO DESEMPENHO EMPRESARIAL Clariana de Lima RODRIGUES 1 Ritiely Mariano PRETEL 2 RESUMO O desempenho de cada pessoa está diretamente relacionado com a sua satisfação em relação

Leia mais

carreiras especial: 44 vol.7 nº1 jan/fev > 2008

carreiras especial: 44 vol.7 nº1 jan/fev > 2008 especial: carreiras 44 vol.7 nº1 jan/fev 2008 Profissionais modernos, empresas arcaicas? As empresas exigem de seus profissionais o desenvolvimento de competências cada vez mais complexas, mas, na prática,

Leia mais

Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional Comportamento Organizacional Profª. Taís Brenner Oesterreich 2011-1 O que é comportamento organizacional? Campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento

Leia mais

CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL

CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL PLANO DE AULA Contexto e Mudanças no Ambiente de Trabalho Conceito de Clima Organizacional Conceito de Cultura Organizacional Clima e Cultura Organizacional Indicadores de

Leia mais

Administração. Clima Organizacional. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Clima Organizacional. Professor Rafael Ravazolo. Administração Clima Organizacional Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX CLIMA ORGANIZACIONAL Principais definições Toro (2001): consiste nas percepções compartilhadas

Leia mais

Motivação Página 1. Motivação

Motivação Página 1. Motivação Motivação Página 1 Objetivo: Entender o processo de motivação; descrever as teorias da motivação mais antigas e explicar como as teorias contemporâneas sobre motivação se completam mutuamente. Referências:

Leia mais

Comunicação e Relacionamento Interpessoal

Comunicação e Relacionamento Interpessoal Comunicação e Relacionamento Interpessoal Prof. José Junio Lopes Prof. Roberto César Ferreira Comunicação e Relacionamento Interpessoal A beleza de um trabalho em equipe se dá através de um elemento muito

Leia mais

INDICADORES DE QUALIDADE

INDICADORES DE QUALIDADE ANEXO IV INDICADORES DE QUALIDADE Descrição dos Indicadores Qualitativos: a) Apropriação: Equilíbrio entre o desejado e o alcançado. Esse indicador nos convida dar tempo ao tempo e respeitar o tempo de

Leia mais

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Habilidade, métodos, políticas, técnicas e práticas QUEM SOMOS Somos uma empresa jovem com a visão de valorização do recurso humano como impulso

Leia mais

VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí VI Jornada Científica

VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí VI Jornada Científica VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí VI Jornada Científica 21 a 26 de outubro de 2013 Amanda Cristina de CASTRO¹; Flávia Luzia da COSTA¹; Konrad Passos e SILVA¹; Marcelo Henrique Gomes

Leia mais

MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO NOS CORREIOS DE BEBEDOURO/SP

MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO NOS CORREIOS DE BEBEDOURO/SP MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO NOS CORREIOS DE BEBEDOURO/SP Naiara Fenerick OLIVEIRA * Angelita Moutin Segoria GASPAROTTO RESUMO A motivação é a arte de incentivo interno e externo, ou seja,

Leia mais

O QUE É NECESSÁRIO SABER PARA VIVER SEU PROJETO DE VIDA E NÃO O PROJETO DOS OUTROS

O QUE É NECESSÁRIO SABER PARA VIVER SEU PROJETO DE VIDA E NÃO O PROJETO DOS OUTROS O QUE É NECESSÁRIO SABER PARA VIVER SEU PROJETO DE VIDA E NÃO O PROJETO DOS OUTROS AGENDA APRESENTAÇÃO COACHING AUTOCONHECIMENTO E AUTODESENVOLVIMENTO PERFIL COMPORTAMENTO SISTEMA REPRESENTATIVO PERSONALIDADE

Leia mais

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL EM EMPRESA COMERCIAL DE CONFECÇÕES FEMININAS

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL EM EMPRESA COMERCIAL DE CONFECÇÕES FEMININAS PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL EM EMPRESA COMERCIAL DE CONFECÇÕES FEMININAS JOSÉ CHAPOLIM GREMISTA, GEROMEL SILVA MARTINS Acadêmicos do 2 semestre do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Leia mais

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra.

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Gestão de Pessoas Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Aula 10 Motivação Os objetivos desta aula são: Apresentar uma visão integrada das principais teorias sobre motivação.

Leia mais

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL WILLIAM

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO 22/02/ HISTÓRICO NOVOS MODELOS GERENCIAIS ADMINISTRAÇÃO JAPONESA

ADMINISTRAÇÃO 22/02/ HISTÓRICO NOVOS MODELOS GERENCIAIS ADMINISTRAÇÃO JAPONESA ADMINISTRAÇÃO 1.HISTÓRICO A Administração Participativa é uma das idéias mais antigas da administração. Ela nasceu na Grécia com a invenção da democracia. Continua a ser uma idéia moderna, que integra

Leia mais

Motivação Conceito e Aplicações

Motivação Conceito e Aplicações Motivação Conceito e Aplicações Cap. 6 e 7 (11º edição) Cap. 7 e 8 (14º edição) Profª. Drª. Adriana Cristina Ferreira Caldana Motivação Origem Etimológica: (Latim: Movere), noção de dinâmica ou de ação

Leia mais

Rota. do Processo Evolutivo Workshop #SERCOACH 7 NÍVEIS DO PROCESSO EVOLUTIVO

Rota. do Processo Evolutivo Workshop #SERCOACH 7 NÍVEIS DO PROCESSO EVOLUTIVO Rota do Processo Evolutivo Workshop #SERCOACH 7 NÍVEIS DO PROCESSO EVOLUTIVO A Rota dos 7 Níveis do Processo Evolutivo O Caminho dos 7 Níveis do Processo Evolutivo é um modelo para o ser humano evoluir

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA O sucesso de uma empresa e um bom clima organizacional estão intimamente ligados. Quando os funcionários sentem felicidade nas tarefas e

Leia mais

CAMPANHAS DA NATURA: A COMERCIALIZAÇÃO DO BEM-ESTAR, UMA NOVA TENDÊNCIA DE MARKETING DO SÉCULO XXI

CAMPANHAS DA NATURA: A COMERCIALIZAÇÃO DO BEM-ESTAR, UMA NOVA TENDÊNCIA DE MARKETING DO SÉCULO XXI CAMPANHAS DA NATURA: A COMERCIALIZAÇÃO DO BEM-ESTAR, UMA NOVA TENDÊNCIA DE MARKETING DO SÉCULO XXI BRAGA, Moema Mesquita da Silva Resumo Palavras-Chave: Bem-Estar, Natura, Publicidade, Consumo Estudar

Leia mais

Instituto Mentor Coach IMC

Instituto Mentor Coach IMC COACHING DE VENDAS Instituto Mentor Coach IMC Uma Instituição de Coaching, Treinamento & Desenvolvimento Humano, com atuação em todo país. Trainers altamente capacitados com grande experiência nas mais

Leia mais

Clima organizacional: um estudo de caso na APAE - Bambuí

Clima organizacional: um estudo de caso na APAE - Bambuí Clima organizacional: um estudo de caso na APAE - Bambuí Alisson Henrique SILVA 1 ; Jaqueline do Nascimento SILVA 2 ; Lorena Coutinho RODRIGUES 3 ; Júlio César Benfenatti FERREIRA 4 Myriam Angélica DORNELAS

Leia mais

TÍTULO: OS CONFLITOS DAS GERAÇÕES X E Y E SUAS ADAPTAÇÕES NO AMBIENTE CORPORATIVO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

TÍTULO: OS CONFLITOS DAS GERAÇÕES X E Y E SUAS ADAPTAÇÕES NO AMBIENTE CORPORATIVO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TÍTULO: OS CONFLITOS DAS GERAÇÕES X E Y E SUAS ADAPTAÇÕES NO AMBIENTE CORPORATIVO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: FACULDADE ENIAC AUTOR(ES):

Leia mais

Gestão de Cultura e Clima Organizacional

Gestão de Cultura e Clima Organizacional Gestão de Cultura e Clima Organizacional Professor Douglas Pereira da Silva 1 Muitas pessoas confundem cultura e clima organizacional. Apesar de os dois conceitos influenciarem diretamente no desempenho

Leia mais

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Você está preparado? Pense bem... Curso superior, pós-graduação, dois idiomas... Um Auditor Como qualquer outro profissional,

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA SOBRE A PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E A TEORIA DE MASLOW

CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA SOBRE A PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E A TEORIA DE MASLOW CONEXÃO FAMETRO: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE 1 XII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA SOBRE A PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E A TEORIA DE MASLOW Davi

Leia mais

A RELAÇÃO DA ESCOLA COM FAMÍLIAS HOMOAFETIVAS

A RELAÇÃO DA ESCOLA COM FAMÍLIAS HOMOAFETIVAS A RELAÇÃO DA ESCOLA COM FAMÍLIAS HOMOAFETIVAS SILVA, C.K.SACHELLI.G. RESUMO Esta pesquisa tem como finalidade conhecer a relação da família homoafetiva com a escola, focando análise sobre a questão da

Leia mais

Formulação De Estratégias Para A Inovação Sustentável: Contribuindo À Competitividade Nas Organizações Prestadoras De Serviços

Formulação De Estratégias Para A Inovação Sustentável: Contribuindo À Competitividade Nas Organizações Prestadoras De Serviços Formulação De Estratégias Para A Inovação Sustentável: Contribuindo À Competitividade Nas Organizações Prestadoras De Serviços Taís Pentiado Godoy (taispentiado@yahoo.com.br) Clandia Maffini Gomes (clandia@smail.ufsm.br)

Leia mais

Diagnóstico Pesquisa e Avaliação

Diagnóstico Pesquisa e Avaliação Diagnóstico Pesquisa e Avaliação Introdução A pesquisa de clima organizacional tem como objetivo conhecer o nível de satisfação e a percepção das pessoas com relação ao seu ambiente de trabalho, identificando

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO NA EMPRESA ALFA TECNOLOGIA LTDA.

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO NA EMPRESA ALFA TECNOLOGIA LTDA. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO NA EMPRESA ALFA TECNOLOGIA LTDA. Julia Caroline Fuelber¹ Giovana Bianchini² RESUMO Este trabalho teve como objetivo geral identificar formas para melhorar o bem

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS Atualizado em 27/10/2015 CONCEITOS BÁSICOS Administração, em seu conceito tradicional, é definida como um conjunto de atividades, princípios, regras, normas que têm

Leia mais

VALORES DO PONTO DE VISTA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

VALORES DO PONTO DE VISTA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO 1 VALORES DO PONTO DE VISTA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Izabella Alvarenga Silva, Raul Aragão Martins, Luciana Nogueira da Cruz Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas UNESP

Leia mais

Engajamento uma via de mão dupla

Engajamento uma via de mão dupla Pré-Congresso uma via de mão dupla Agatha Machado Núcleo de Lanakaná Psicológa com especialização em Dinâmica dos Grupos pelo SBDG, pós graduada em Administração de RH pela FAAP e MBA em Gestão de RH,

Leia mais

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de Gestão de Pessoas Hoje a sociedade busca desenvolver trabalhos para aprimorar o conhecimento das pessoas em um ambiente de trabalho. A capacitação e o preparo que uma organização deve ter para com os seus

Leia mais

Maria Flávia Bastos. Se o combustível das empresas é o resultado, o combustível dos colaboradores é a motivação.

Maria Flávia Bastos. Se o combustível das empresas é o resultado, o combustível dos colaboradores é a motivação. Maria Flávia Bastos Maria Flávia Bastos é palestrante, professora de educação empreendedora e autora do livro Educação e Empreendedorismo Social: Um encontro que transforma cidadãos. Doutora em administração

Leia mais

AÇÕES ESTRATÉGICAS DO CEERJ LIDERANÇA

AÇÕES ESTRATÉGICAS DO CEERJ LIDERANÇA AÇÕES ESTRATÉGICAS DO CEERJ LIDERANÇA O HOMEM É UM ANIMAL SOCIAL Aristóteles Deus fez o homem para viver em sociedade. Livro dos Espíritos p.766 O homem deve progredir. Sozinho, ele não pode porque não

Leia mais

MARKETING NO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS. MURILO ALFREDO SITTA - Aluno do 10º semestre de Engenharia da Produção UNIFIA

MARKETING NO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS. MURILO ALFREDO SITTA - Aluno do 10º semestre de Engenharia da Produção UNIFIA MARKETING NO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS MURILO ALFREDO SITTA - Aluno do 10º semestre de Engenharia da Produção UNIFIA RESUMO O presente artigo tem como principal foco expor a função do profissional

Leia mais

PESQUISA DE CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL: APLICAÇÃO NO SETOR FINANCEIRO DE UMA LOJA DE DEPARTAMENTOS

PESQUISA DE CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL: APLICAÇÃO NO SETOR FINANCEIRO DE UMA LOJA DE DEPARTAMENTOS PESQUISA DE CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL: APLICAÇÃO NO SETOR FINANCEIRO DE UMA LOJA DE DEPARTAMENTOS Ana Paula Silva de Souza; Claudete da Silva Costa; Sonia Mª de Carvalho Silva Faculdade Paraíso, Email:

Leia mais

Ética. 1 Ética e Moral: Origem da palavra Ética: Grego: ETHOS (modo de ser, comportamento, caráter (hábito), morada, costume).

Ética. 1 Ética e Moral: Origem da palavra Ética: Grego: ETHOS (modo de ser, comportamento, caráter (hábito), morada, costume). 1 Ética e Moral: Ética Origem da palavra Ética: Grego: ETHOS (modo de ser, comportamento, caráter (hábito), morada, costume). Heidegger: morada do ser. 1 Ética e Moral: Ética Conceito de Ética: É a ciência

Leia mais

O MUNDO QUE DEUS SONHOU PARA MIM E MINHA FAMÍLIA

O MUNDO QUE DEUS SONHOU PARA MIM E MINHA FAMÍLIA Estudante: Ano: 6º Turma: Educador: Wagner Melo C. Curricular: Educação Religiosa O MUNDO QUE DEUS SONHOU PARA MIM E MINHA FAMÍLIA Deus nos criou para convivermos com outras pessoas e sermos felizes. A

Leia mais

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I Contexto A atual sociedade, onde as organizações estão inseridas, pode ser considerada uma sociedade do conhecimento, na qual os gerentes devem abandonar tudo

Leia mais

RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO

RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO 1 2 3 6 Resumo Este trabalho busca estudar um dos mais complexos elementos do comportamento seja na cultura, crença, classe social entre outros, o clima organizacional analisa

Leia mais

TÍTULO: AMBIENTE DE TRABALHO TÓXICO: A PERCEPÇÃO DOS GESTORES E COLABORADORES.

TÍTULO: AMBIENTE DE TRABALHO TÓXICO: A PERCEPÇÃO DOS GESTORES E COLABORADORES. TÍTULO: AMBIENTE DE TRABALHO TÓXICO: A PERCEPÇÃO DOS GESTORES E COLABORADORES. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS SUBÁREA: Administração INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADE ENIAC - ENIAC AUTOR(ES):

Leia mais

PLANO DE CURSO OBJETIVO GERAL DA ÁREA DE ENSINO RELIGIOSO

PLANO DE CURSO OBJETIVO GERAL DA ÁREA DE ENSINO RELIGIOSO PLANO DE CURSO OBJETIVO GERAL DA ÁREA DE ENSINO RELIGIOSO O direito fundamental à educação inclui receber, na formação integral, a capacitação necessária ao exercício da cidadania. O Ensino religioso tem

Leia mais

A MOTIVAÇÃO COMO FERRAMENTA DE DESEMPENHO PARA INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS RESUMO

A MOTIVAÇÃO COMO FERRAMENTA DE DESEMPENHO PARA INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS RESUMO 39 A MOTIVAÇÃO COMO FERRAMENTA DE DESEMPENHO PARA INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS Magdalena Reschke Lajús Travi 1 Domingos Luiz Palma 2 RESUMO O presente trabalho teve como tema a qualidade do atendimento como

Leia mais

Qualidade de Vida no Trabalho e a Saúde do Trabalhador de Enfermagem

Qualidade de Vida no Trabalho e a Saúde do Trabalhador de Enfermagem Qualidade de Vida no Trabalho e a Saúde do Trabalhador de Enfermagem Referência bibliográfica Marquis BL; Huston CJ. Administração e liderança em enfermagem: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed; 2005.

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório de Feedback 360 Extended DISC FINXS

Fulano de Tal. Relatório de Feedback 360 Extended DISC FINXS O Feedback 360 é um instrumento projetado para fornecer um foco desenvolvimentista a respeito dos pontos fortes das habilidades comportamentais específicas e suas necessidades de desenvolvimento. Este

Leia mais

LÍDERES ESTRATÉGICOS, LIDERADOS MOTIVADOS

LÍDERES ESTRATÉGICOS, LIDERADOS MOTIVADOS LÍDERES ESTRATÉGICOS, LIDERADOS MOTIVADOS Fabiana Carvalho de Oliveira Graduanda em administração, Faculdades Integradas de Três Lagoas-FITL/AEMS Higino José Pereira Neto Graduando em administração, Faculdades

Leia mais

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Forma de interagir com outras pessoas RELACIONAMENTO Estabelecimento de um processo de comunicação onde o emissor e receptor tenham claro suas reais atribuições. Para existir

Leia mais

Planejamento SPU/SC. Cristiano De Angelis

Planejamento SPU/SC. Cristiano De Angelis Planejamento SPU/SC Cristiano De Angelis Tópicos da Apresentação 1. O que é missão? 2. O que é visão? 3. O que é um projeto? 4. O que é uma ação? 5. Sugestão de um projeto. Valores da SPU 1. Compromisso

Leia mais

Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra Delegacia da Bahia CECEPE. Curso de Extensão de Cerimonial, Etiqueta, Protocolo e Eventos

Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra Delegacia da Bahia CECEPE. Curso de Extensão de Cerimonial, Etiqueta, Protocolo e Eventos CECEPE Curso de Extensão de Cerimonial, Etiqueta, Protocolo e Eventos Disciplina: Gestão do Conhecimento Professor: Dr.Sergio Loncan Módulo 4: Implantação da Gestão do Conhecimento 1.INTRODUÇÃO A Implantação

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL E VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS Contributos para o bem-estar no trabalho

RESPONSABILIDADE SOCIAL E VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS Contributos para o bem-estar no trabalho Ciclo de Debates Pensar a Administração Pública Valorização das Pessoas: Liderança, Comunicação, Motivação, Satisfação 09 de Abril de 2015 RESPONSABILIDADE SOCIAL E VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS Contributos

Leia mais

Manual de Políticas Internas RSC ENGENHARIA

Manual de Políticas Internas RSC ENGENHARIA Manual de Políticas Internas RSC ENGENHARIA Sumário 1 INTRODUÇÃO...3 2- DEFINIÇÃO...3 3- OBJETIVO...3 4 - PROVIMENTO DE PESSOAL...4 4.1 PRINCÍPIOS...4 5 REMUNERAÇÃO E BENEFICIOS...4 5.1 PRINCIPIOS...5

Leia mais

A Realidade e Mitos sobre o Despertar Espiritual. Enrique R. Argañaraz

A Realidade e Mitos sobre o Despertar Espiritual. Enrique R. Argañaraz A Realidade e Mitos sobre o Despertar Espiritual Enrique R. Argañaraz Algo em comum a todos os seres humanos: Todos querem ser felizes!! Mas, Porque Sofremos? Porque cada um imagina sua felicidade de

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Decorrências da Teoria das Relações Humanas. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Decorrências da Teoria das Relações Humanas. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Decorrências da Teoria das Relações Humanas Professor: Roberto César Motivação Humana A motivação procura explicar por que as pessoas se comportam. Administração Cientifica

Leia mais

Ampla Gestão de Pessoas: Treinamento e desenvolvimento dos funcionários no turismo

Ampla Gestão de Pessoas: Treinamento e desenvolvimento dos funcionários no turismo Ampla Gestão de Pessoas: Treinamento e desenvolvimento dos funcionários no turismo Caio Vinicius de Oliveira Cristina Aparecida de Oliveira Ferreira Liana Knackfuss Severo Mirian Marta Fabres Rafael Gonçalves

Leia mais

Gestão de Cultura e Clima Organizacional

Gestão de Cultura e Clima Organizacional Gestão de Cultura e Clima Organizacional Professor Douglas Pereira da Silva 1 Programa A1) Conceito de Cultura Organizacional A2) Características da cultura organizacional A3) Identificação da Cultura

Leia mais

Gestão do clima organizacional - Prof. Ms. Marco A. Arbex

Gestão do clima organizacional - Prof. Ms. Marco A. Arbex Gestão do clima organizacional: Introdução Prof. Ms. ORGANIZAÇÃO A Organização pode ser definida como a união de pessoas com objetivos em comum. Exemplos de organizações: Escolas Hospitais Família Exército

Leia mais

MOTIVAÇÃO HUMANA. Compreendendo as forças que movem o Comportamento Humano

MOTIVAÇÃO HUMANA. Compreendendo as forças que movem o Comportamento Humano MOTIVAÇÃO HUMANA Compreendendo as forças que movem o Comportamento Humano Por que as pessoas se comportam de certos modos? Qual a empresa que não quer ter em seus quadros pessoas altamente motivadas e

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. A PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para recrutar, reter, motivar e desenvolver

Leia mais

GESTÃO PÚBLICA, CONTROLE

GESTÃO PÚBLICA, CONTROLE Processo de desenho do Programa de Governo (2013-2016) GESTÃO PÚBLICA, CONTROLE SOCIAL e SERVIÇOS PÚBLICO IMPORTANTE: O texto a seguir traz subsídios para as discussões das Comissões Temáticas que foram

Leia mais

E-book. 7 chaves. para o Desempenho de Alta Performance

E-book. 7 chaves. para o Desempenho de Alta Performance E-book 7 chaves para o Desempenho de Alta Performance INTRODUÇÃO Como você pode criar um ambiente de trabalho positivo que traga à luz o melhor das pessoas e conduza a um alto desempenho? O alto desempenho

Leia mais

Código de Cultura. #culturecode

Código de Cultura. #culturecode Código de Cultura #culturecode Janeiro 2017 Josi & Marco Meda Transformar pessoas, essa é a nossa missão! nosso propósito A MEDA Academy Training foi criada pelo casal Josi & Marco Meda com o objetivo

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Trabalho em Equipe Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico TRABALHO EM EQUIPE Grupo é um conjunto de pessoas que podem ou não ter objetivos

Leia mais

1. O mundo está mudando com uma rapidez incrível:

1. O mundo está mudando com uma rapidez incrível: 1. O mundo está mudando com uma rapidez incrível: Estamos em uma Aldeia Global, onde as Organizações fazem transações independentemente do lugar ou tempo, graças à Tecnologia das Informações; A única constante

Leia mais

Qualidade de Vida no Trabalho

Qualidade de Vida no Trabalho Qualidade de Vida no Trabalho Alunas: Mireli Basilio R.A: 198019 Pâmela Oliveira 204015 Jhuenner Guareis 203006 Profª: Gisele Sailler A qualidade de vida no trabalho proporciona uma maior participação

Leia mais

A crise econômica sob a ótica do jovem empreendedor

A crise econômica sob a ótica do jovem empreendedor A crise econômica sob a ótica do jovem empreendedor Otimismo e autoconfiança são marcas do jovem empreendedor no Brasil. Percepção da crise é menor quando empresários olham para o próprio negócio A pesquisa

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE MUDANÇAS NO BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A BANRISUL

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE MUDANÇAS NO BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A BANRISUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE MUDANÇAS NO BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A BANRISUL Artigo: Aline de Vasconcellos Borges INTRODUÇÃO Trata dos principais pontos sobre

Leia mais

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Avaliação de: Sr. Antônio Modelo Preparada por: Consultor Caliper consultor@caliper.com.br Data: Página 1 Perfil Caliper de Especialistas The

Leia mais

O CONFLITO ENTRE DESEJOS CONSCIENTES E DESEJOS INCONSCIENTES. Palestra # 45

O CONFLITO ENTRE DESEJOS CONSCIENTES E DESEJOS INCONSCIENTES. Palestra # 45 O CONFLITO ENTRE DESEJOS CONSCIENTES E DESEJOS INCONSCIENTES Palestra # 45 NECESSIDADES REAIS CRIANÇA Necessidade Fundamental é, SOBREVIVÊNCIA, que é INSTINTIVA R Ser Amado, Calor, Afeto Para o V Ser Visto,

Leia mais

SAÚDE DO TRABALHADOR DE SAÚDE: UMA PERSPECTIVA DE MELHORAR O RENDIMENTO PROFISSIONAL ATRAVÉS DA PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA NO MUNICÍPIO DE UIRAÚNA PB

SAÚDE DO TRABALHADOR DE SAÚDE: UMA PERSPECTIVA DE MELHORAR O RENDIMENTO PROFISSIONAL ATRAVÉS DA PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA NO MUNICÍPIO DE UIRAÚNA PB SAÚDE DO TRABALHADOR DE SAÚDE: UMA PERSPECTIVA DE MELHORAR O RENDIMENTO PROFISSIONAL ATRAVÉS DA PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA NO MUNICÍPIO DE UIRAÚNA PB Werena de Oliveira Barbosa 1 FAFIC werena19@hotmail.com

Leia mais

Administração e Gestão de Pessoas

Administração e Gestão de Pessoas Administração e Gestão de Pessoas Aula Clima Organizacional Prof.ª Marcia Aires www.marcia aires.com.br mrbaires@gmail.com Clima Organizacional Funcionário Feliz = Lucro maior Mais qualidade de vida no

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE 1 A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE Acadêmica: Carla Juliéte B. Amelini Professora Supervisora do estágio: Silandra Badch Rosa Universidade Luterana do Brasil

Leia mais

TÍTULO: A INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES UM ESTUDO NA EMPRESA CONTEC

TÍTULO: A INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES UM ESTUDO NA EMPRESA CONTEC TÍTULO: A INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES UM ESTUDO NA EMPRESA CONTEC CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: FACULDADE

Leia mais

#coachiaralins. A importância da inteligência emocional No MMN e nas vendas.

#coachiaralins. A importância da inteligência emocional No MMN e nas vendas. #coachiaralins A importância da inteligência emocional No MMN e nas vendas. O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? DEFINIÇÃO, CONCEITO E PRÁTICA. Inteligência emocional é a habilidade que uma pessoa tem de perceber,

Leia mais

5.1. Sugestões para pesquisas futuras

5.1. Sugestões para pesquisas futuras 5 Conclusão A presente pesquisa trata o problema de identificação e avaliação de competências organizacionais capazes de alavancar vantagem competitiva sustentada em empresas fabricantes de produtos de

Leia mais

Sobre Regras e Avaliaço es

Sobre Regras e Avaliaço es Sobre Regras e Avaliaço es 01/10/2017 Igreja em Campinas e Região Alfredo Monzillo Introdução O Senhor quer nos ensinar a lidar com as situações uma a uma e não apenas seguir regras prontas. Por exemplo:

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR. Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR. Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite 06.02.2018 É na escola que se aprende a conviver e, um dos lugares onde

Leia mais

A flecha invertida. Gestão do Desempenho como critério de avaliação da liderança

A flecha invertida. Gestão do Desempenho como critério de avaliação da liderança A flecha invertida Introdução Um dos objetivos da gestão do desempenho é alinhar a gestão estratégica de pessoas, os objetivos organizacionais e as expectativas pessoais. Gerenciar o desempenho das pessoas

Leia mais

ÍNDICE DE FELICIDADE NA 3ª IDADE

ÍNDICE DE FELICIDADE NA 3ª IDADE ÍNDICE DE FELICIDADE NA 3ª IDADE Novembro 2014 INTRODUÇÃO CONSUMIDORES DA TERCEIRA IDADE NO BRASIL AFIRMAM SER SAUDÁVEIS E FELIZES O perfil dos consumidores da terceira idade residentes nas capitais brasileiras

Leia mais

OS ESTILOS DE LIDERANÇA: COMO INFLUENCIAM NO CLIMA ORGANIZACIONAL

OS ESTILOS DE LIDERANÇA: COMO INFLUENCIAM NO CLIMA ORGANIZACIONAL II Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG http://ojs.fsg.br/index.php/pesquisaextensao ISSN 2318-8014 OS ESTILOS DE LIDERANÇA: COMO INFLUENCIAM NO CLIMA ORGANIZACIONAL Fábio Beltrami a a Mestre em Filosofia

Leia mais

Não ter vaidade parece não ser mais uma opção para o homem contemporâneo. Os relatos sugerem que a preocupação com a aparência física deixou de ser

Não ter vaidade parece não ser mais uma opção para o homem contemporâneo. Os relatos sugerem que a preocupação com a aparência física deixou de ser 5 Conclusão O objetivo deste trabalho foi elaborar um modelo teórico que identificasse motivadores das práticas masculinas de beleza, a fim de entender como tais motivadores influenciam o comportamento

Leia mais

Grupo 1 Análise sob a ótica da Empresa. Quais benefícios contribuem para o desenvolvimento da comunidade que recebe o PVE?

Grupo 1 Análise sob a ótica da Empresa. Quais benefícios contribuem para o desenvolvimento da comunidade que recebe o PVE? Sistematização da atividade realizada pelos participantes do encontro sobre Investimento Social e Voluntariado Empresarial do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial 13. Abr. 2013 Grupo 1 Análise

Leia mais

TBL Gestão de Pessoas

TBL Gestão de Pessoas TBL Gestão de Pessoas SLIDES DE APOIO FABIO PATRUS Questão-chave: Diante do contexto apresentado, como desenvolver e engajar pessoas? Gestão de Competências a evolução do conceito Evolução do conceito

Leia mais

Núcleo de Materiais Didáticos

Núcleo de Materiais Didáticos Gestão de Talentos e Mapeamento por Aula 4 Prof a Cláudia Patrícia Garcia Aula 4 - Gestão por claudiagarcia@grupouninter.com.br MBA em Gestão de Recursos Humanos Lembrando... A gestão por competências

Leia mais

Responsabilidade Profissional

Responsabilidade Profissional Responsabilidade Profissional Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Projeto de Implementação de Sistemas Arquivísticos Profa. Lillian Alvares Responsabilidade Profissional

Leia mais

A EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO PRIMEIRO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

A EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO PRIMEIRO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO A EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO PRIMEIRO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO José Fernando dos Santos Almeida Escola Politécnica de Saúde Cristo Rei Itabaiana -PB, Escola Estadual de Ensino Fundamental

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS. PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE

GESTÃO DE PESSOAS. PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE GESTÃO DE PESSOAS PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE BIBLIOGRAFIA BÁSICA CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

Leia mais

Desenvolvimento Físico

Desenvolvimento Físico Desenvolvimento Físico Dimensão da personalidade: o corpo Desempenho [rentabilizar e desenvolver as suas capacidades, destreza física; conhecer os seus limites] Auto-conhecimento [conhecimento e aceitação

Leia mais

Figura 04: Esquema visual de conclusões Fonte: Elaborado pelo autor

Figura 04: Esquema visual de conclusões Fonte: Elaborado pelo autor 5 Conclusões O presente estudo teve como objetivo identificar quais fatores do serviço prestado pela Unimed-Rio foram determinantes para a formação de insatisfação entre os beneficiários em situações enquadradas

Leia mais

O PAPEL DOS STAKEHOLDERS NA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL COM ENFOQUE NA ISO 26000

O PAPEL DOS STAKEHOLDERS NA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL COM ENFOQUE NA ISO 26000 O PAPEL DOS STAKEHOLDERS NA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL COM ENFOQUE NA ISO 26000 Alessandra Martins Paes 1 Resumo Estamos vivendo em um grande momento de crise em diversos setores, seja econômico,

Leia mais

O desafio de ser VOLUNTÁRIO!!!!!

O desafio de ser VOLUNTÁRIO!!!!! O desafio de ser VOLUNTÁRIO!!!!! VOLUNTÁRIO, segundo a mais recente definição da Organização das Nações Unidas, é o indivíduo que, devido a seu interesse pessoal e seu espírito cívico, dedica parte de

Leia mais

Os servidores lotados na Reitoria da UTFPR, receberam neste dia 05/11/2015, às 14h30min, no Auditório, através do Prof. Carlos Eduardo Cantarelli, a

Os servidores lotados na Reitoria da UTFPR, receberam neste dia 05/11/2015, às 14h30min, no Auditório, através do Prof. Carlos Eduardo Cantarelli, a Os servidores lotados na Reitoria da UTFPR, receberam neste dia 05/11/2015, às 14h30min, no Auditório, através do Prof. Carlos Eduardo Cantarelli, a devolutiva com os resultados da Pesquisa de Clima Organizacional

Leia mais

anped 25ª reunião anual

anped 25ª reunião anual A ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA ORGANIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA: O CASO DE TRÊS INSTITUIÇÕES DO TRIÂNGULO MINEIRO GT 11 Política de Educação Superior Polyana Imolesi Silveira Centro Universitário do Triângulo

Leia mais

LIDERANÇA E COMPORTAMENTO HUMANO NO TRABALHO. Caps. 11 e 12 (11ª ed.) Cap. 12 (14ª ed)

LIDERANÇA E COMPORTAMENTO HUMANO NO TRABALHO. Caps. 11 e 12 (11ª ed.) Cap. 12 (14ª ed) LIDERANÇA E COMPORTAMENTO HUMANO NO TRABALHO Caps. 11 e 12 (11ª ed.) Cap. 12 (14ª ed) Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana Thiago Ferreira Quilice Liderança O que faz um líder? Quais são os atributos

Leia mais