Ordem geopolítica e econômica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ordem geopolítica e econômica"

Transcrição

1 Ordem geopolítica e econômica

2 Ordem internacional: arranjo geopolítico e econômico que regula as relações entre as nações do mundo em determinado momento histórico.

3 A ordem geopolítica Durante a Segunda Guerra Mundial: União das Republicas Socialistas Soviéticas (URSS) Estados Unidos da América se aliaram para derrotar os países do Eixo nazifacista (Alemanha, Japão e Itália)

4 A ordem geopolítica Ao final da Segunda Guerra Mundial: Derrota dos países do Eixo; Reino Unido e França enfraquecidos militar e politicamente; Divergência ideológica entre os Estados Unidos e a União Soviética (política e econômica) gerou um conflito indireto; A União Soviética perdeu pessoas (20 milhões) e infraestrutura (indústrias, cidades) e estabeleceu como meta a reconstrução do país e o equilíbrio bélico com os Estados Unidos; E os Estados Unidos?

5 A ordem geopolítica Ao final da Segunda Guerra Mundial: Emergiram, portanto, duas superpotências: União Soviética: Bloco socialista ou oriental Estados Unidos: gerou o Bloco Capitalista ou ocidental

6

7 A ordem geopolítica Bipolarização de poder: época conhecida como Guerra Fria Cada uma das superpotências tentada disseminar seus sistemas, marcando o antagonismo geopolítico-militar e a propaganda ideológica. Ao mesmo tempo tentavam ampliar sua influencia e conter a outra. Corrida armamentista: equilíbrio bélico e paridade nuclear. Paz armada: eram construídas não para serem usadas, mas para dissuadir o inimigo.

8 A ordem geopolítica Início da Guerra Fria: Em 1947, quando os EUA lançaram a Doutrina Truman e o Plano Marshall. Objetivo da Doutrina Truman: contenção do socialismo. A estratégia era isolar a União Soviética e impedir a expansão de sua área de influência. Assim, foram criadas alianças militares como a OTAN e o plano de ajuda econômica para acelerar a recuperação dos países da Europa Ocidental. O Programa de Recuperação Europeia (Plano Marshall) tinha como objetivos: frear a expansão da influência da União Soviética e recuperar mercados de consumo para os Estados Unidos.

9 A OCDE Criada para administrar e distribuir os recursos do Plano Marshall, em Entre esse ano e 1952 foram transferidos cerca de 13 bilhões de dólares, ou 150 bilhões atualmente. Os principais beneficiados foram: Reino Unido, França, Alemanha Ocidental e Itália. Boa parte deste dinheiro foi utilizada para comprar produtos e bens dos Estados Unidos para recuperar a economia europeia e estimular a indústria dos Estados Unidos. Isso ocorria porque parte do dinheiro era doação vinculada à compra de produtos dos Estados Unidos e a outra parte era empréstimo.

10 A OCDE Em 1961 ela foi reestruturada e passou a receber a atual denominação, passando a colaborar com nações não europeias e com novos objetivos. Passou a ser composta pelos países Europeus Ocidentais beneficiados mais os EUA e o Canadá. Com o tempo, vários outros países passaram a fazer parte (inicialmente mais ricos e industrializados, depois, vários outros.

11 A OCDE Seus principais objetivos são:

12

13 Alianças militares Efeito dominó: pressuposto geopolítico de que, todos os países, sucessivamente, acabariam se alinhando à União Soviética, se ele estendesse sua influência além do leste europeu e da China. Cordão sanitário: Estratégia dos Estados Unidos em criar várias alianças militares e acordos bilaterais, criando um cinturão de isolamento em torno da URSS e contendo o efeito dominó.

14

15 Alianças militares Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN, 1949): mais importante organização militar da política de alianças. Sede em Bruxelas (Bélgica). Foi criada para defender a Europa Ocidental da ameaça soviética e em resposta ao Bloqueio a Berlim Ocidental entre junho de 1948 a maio de Com a sua criação, os EUA delimitaram sua zona de influência da Europa Ocidental por meio de uma série de bases militares e de um grande mercado de armamentos convencionais e nucleares. Outra consequência do bloqueio foi a criação da República Federal Alemã em maio de Em outubro, a URSS criou a República Democrática Alemã.

16

17 Até a década de 1960, muitos berlinenses deixaram o setor oriental em busca de melhores trabalhos no setor ocidental. Para acabar com esta migração, as autoridades orientais construíram o Muro de Berlim.

18 Quando a Alemanha Ocidental ingressou na OTAN, em 1955, a resposta soviética foi a criação de uma aliança militar: Pacto de Varsóvia, assinado da Polônia. Assim a União Soviética delimitava a sua zona de influência e seu mercado de armas, consolidando a Cortina de Ferro.

19

20 Após o fim da Guerra Fria, as alianças militares que permaneceram (Pacto de Varsóvia e a OTAN, sofreram reestruturações em sua composição e objetivos. Reduziram seu arsenal, flexibilizaram a entrada de novos membros, buscam agora a paz mundial, apoio em intervenções internacionais. A Rússia foi beneficiada no G7, transformando-o no G8. Situação impossível na Guerra Fria.

21 A ONU e a crise de legitimidade Organização das Nações Unidas: criada no fim da Segunda Guerra Mundial Objetivo: preservar a paz e a segurança no mundo, promover a cooperação internacional para resolver questões econômicas, sociais, culturais e humanitárias. Sediada em Nova York, substituiu a Liga das Nações. Atualmente, conta com vários órgãos: Assembleia Geral, Conselho de Segurança e diversas agências.

22 A Assembleia geral reúne todos os países-membros (193 em 2012) uma vez por ano, mas não decide sobre segurança e cooperação internacional, faz apenas recomendações. O Conselho de Segurança é o órgão de maior poder na ONU. É composto por 15 países, dos quais 5 são permanentes e tem poder de veto: Estados Unidos, Reino Unido, França, China e Rússia (que substituiu a URSS). Durante a Guerra Fria, sua ação era muito limitada. Ele pode investigar disputas e conflitos internacionais ou no interior de um país, propor soluções e adotar sanções (corte de comunicação ou relações diplimáticas até o bloqueio econômico) e em último caso, o uso da força militar.

23 Unilateralismo e Multilateralismo: guerra contra o Iraque (2003).

24 O Conselho de Segurança da ONU A sua composição expressa a correlação de forças do fim da Segunda Guerra, não a atual. Por isso, desde 2004, alguns países (Brasil, Alemanha, Japão, Índia) vem buscando acelerar a sua reforma. Aumento de países permanentes. No entanto, a diversidade de candidatos nas mesmas regiões ameaça esta possibilidade.

25 A Cooperação Sul-Sul e a articulação para ampliar o Conselho de Segurança da ONU Aprofundamento da cooperação entre países em desenvolvimento. Visam aumentar a aproximação tecnológica e econômica entre eles e o poder de negociação com os países desenvolvidos. Exemplo: cooperação trilateral de Índia, Brasil e Áfria do Sul (IBSA ou IBAS) desde 2003, que buscam atuar de forma coordenada nos fóruns internacionais e aumentar seu poder de negociação, inclusive como candidatos a membro permanente no Conselho de Segurança. Também implementam programas para cooperação e conhecimento mútos nas áreas de medicina, saúde, educação, cultura, agricultura, ciência e tecnologia, comércio e investimentos, onde foram criados Grupos de Trabalho.

Ciências Humanas História. Guerra Fria

Ciências Humanas História. Guerra Fria Ciências Humanas História Guerra Fria Relembrando Professor Evandro R. Saracino ersaracino@gmail.com Facebook.com/ersaracino Facebook.com/errsaracino Estude o MESMO conteúdo 2x por dia Leia, leia muito,

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 26/03/2011 Nota: Professor: Edvaldo Valor da Prova: 50 pontos Assinatura do responsável: Orientações

Leia mais

O FIM GUERRA FRIA MOTIVOS PARA O FIM DA BIPOLARIDADE E O SURGIMENTO DE UMA NOVA ORDEM MUNDIAL

O FIM GUERRA FRIA MOTIVOS PARA O FIM DA BIPOLARIDADE E O SURGIMENTO DE UMA NOVA ORDEM MUNDIAL O FIM GUERRA FRIA MOTIVOS PARA O FIM DA BIPOLARIDADE E O SURGIMENTO DE UMA NOVA ORDEM MUNDIAL ACORDOS, CONFERÊNCIAS E TRATADOS RELACIONADOS A 2 GUERRA MUNDIAL CONFERÊNCIA DO CAIRO (11/1943) * Encontro

Leia mais

Geopolítica atual: um mundo em construção. Professora: Jordana Costa

Geopolítica atual: um mundo em construção. Professora: Jordana Costa Geopolítica atual: um mundo em construção Professora: Jordana Costa Fim da Guerra Fria = Fim da ordem bipolar; Estados Unidos ampliam expressivamente sua hegemonia. (Poderio Militar, econômico, cultural)

Leia mais

Fevereiro de 1945. Joe Rosenthal, Levantando a bandeira em Iwo Jima

Fevereiro de 1945. Joe Rosenthal, Levantando a bandeira em Iwo Jima Fevereiro de 1945. Joe Rosenthal, Levantando a bandeira em Iwo Jima www.renatoalbuquerque.yolasite.com 1 Maio de 1945 Evgueni Khaldei, Bandeira vermelha sobre o Reichtag www.renatoalbuquerque.yolasite.com

Leia mais

Trabalho do Direito da União Europeia

Trabalho do Direito da União Europeia Trabalho do Direito da União Europeia Tema: Organização do Tratado do Atlântico Norte(OTAN ou NATO) Encomendado por: - Professor Jusé Luís Cruz Vilaça Elaborado por: - MAN TENG IONG(002127) Trabalho do

Leia mais

Documento 1 Número de bombas e ogivas nucleares dos EUA e da URSS (1945-90)

Documento 1 Número de bombas e ogivas nucleares dos EUA e da URSS (1945-90) EXAME HISTÓRIA A 1ª FASE 2010 página 1/6 GRUPO II AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: DO TEMPO DA GUERRA FRIA AO MUNDO ACTUAL Este grupo baseia-se na análise dos seguintes documentos: Doc. 1 Número de bombas e

Leia mais

ORDEM GEOPOLÍTICA E ECONÔMICA: DO PÓS-GUERRA AOS DIAS ATUAIS.

ORDEM GEOPOLÍTICA E ECONÔMICA: DO PÓS-GUERRA AOS DIAS ATUAIS. ORDEM GEOPOLÍTICA E ECONÔMICA: DO PÓS-GUERRA AOS DIAS ATUAIS. Guerra Fria Entre as décadas de 50 e 60 o mundo temia uma guerra nuclear entre a URSS e os EUA. Apesar da rivalidade entre as potências, elas

Leia mais

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS 1 O mundo multipolar e as guerras mundiais do século XX Entre meados do século XIX e o final da Segunda Guerra

Leia mais

GUERRA FRIA 1945-1991. http://historiaonline.com.br

GUERRA FRIA 1945-1991. http://historiaonline.com.br GUERRA FRIA 1945-1991 http://historiaonline.com.br DEFINIÇÃO Ordem bipolar EUA X URSS. Capitalismo X Socialismo. Paz improvável, guerra impossível. http://historiaonline.com.br Características a) Corrida

Leia mais

Prof. Bosco Torres CE_16_União_Europeia 1

Prof. Bosco Torres CE_16_União_Europeia 1 UNIÃO EUROPEIA DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTE: DIAS, Reinaldo. RODRIGUES, Waldemar. Comércio Exterior Teoria e Gestão. Atlas. São Paulo: 2004. Outras fontes CE_16_União_Europeia 1 Blocos Econômicos

Leia mais

Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial Aulas 39 40 Primeira Guerra Mundial 1 Causas Setor 1602 2 Desenvolvimento 3 Conferência de Paris (1919) ealvespr@gmail.com Objetivo da aula Apresentar as causas e as consequências da Primeira Guerra Mundial.

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 2E

CADERNO DE EXERCÍCIOS 2E CADERNO DE EXERCÍCIOS 2E Ensino Fundamental Ciências Humanas Questão 1 População 2 Revolta da Vacina 3 Guerra Fria 4 Era Vargas Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB H37 H43 H30, H44 H29, H32 1 1. Observe

Leia mais

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL 1939-1945 COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL 1939-1945 COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL 1939-1945 COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS Organismo criada para impedir a ocorrência de novos conflitos na proporção da Primeira Guerra. Responsável por aplicar as cláusulas

Leia mais

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A:

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A: A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A: Capitalismo U.R.S.S: Socialismo Antecedentes Panorama geopolítico (2ª Guerra Mundial); Choque entre as potências europeias (Inglaterra, França, Alemanha); Formação de

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 1945)

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 1945) SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 1945) CAUSAS PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL TRATADO DE VERSALHES ASCENSÃO JAPONESA NAZISMO + FASCISMO DISPUTA IMPERIALISTA PELA QUESTÃO IDEOLÓGICA PAÍSES DO EIXO EIXO ROMA-BERLIM

Leia mais

REGIONALIZAÇÕES MUNDIAIS

REGIONALIZAÇÕES MUNDIAIS REGIONALIZAÇÕES MUNDIAIS Vivian Q. Pretti -Geografia- REGIONALIZAR é dividir, e ao mesmo tempo agrupar, áreas do território que possuem características semelhantes. Para regionalizar é necessário estabelecer

Leia mais

Professor João Paulo Bandeira

Professor João Paulo Bandeira Professor João Paulo Bandeira A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. A

Leia mais

Primeira Guerra Mundial [Questões]

Primeira Guerra Mundial [Questões] Primeira Guerra Mundial [Questões] ::: Fonte Do Saber - Mania de Conhecimento ::: adsense1 PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL - QUESTIONÁRIO ADSENSE2 1) Dê o significado das expressões abaixo: a- Pan Eslavismo União

Leia mais

GUERRA FRIA. Professor Daniel Fonseca

GUERRA FRIA. Professor Daniel Fonseca GUERRA FRIA Professor Daniel Fonseca O que é, afinal, a Guerra Fria O conceito de Guerra Fria vem de algo sem conflito direto, o que seria uma guerra quente como foi a II Guerra. Sendo assim, a Guerra

Leia mais

TESTE 1 - GEO - 8º ano A- 1º trim. - 2016

TESTE 1 - GEO - 8º ano A- 1º trim. - 2016 TESTE 1 - GEO - 8º ano A- 1º trim. - 2016 1) (0.5) Leia o texto a seguir: Após o fim do conflito da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), emergiram como superpotências antagônicas os Estados Unidos da América

Leia mais

Migrações - Mobilidade Espacial. Externas, internas, causas e consequências.

Migrações - Mobilidade Espacial. Externas, internas, causas e consequências. Migrações - Mobilidade Espacial Externas, internas, causas e consequências. Classificação Internas: dentro de um país. Externas: de um país para outro. De retorno: de volta ao país de origem Imigração:

Leia mais

Sugestão de Atividades História 9º ano Unidade 6

Sugestão de Atividades História 9º ano Unidade 6 1. (UFPR) Com o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a antiga política de equilíbrio europeu deu lugar à constituição de dois blocos de interesses rivais, liderados pelos Estados Unidos e pela União

Leia mais

O que é uma Ordem Geopolítica?

O que é uma Ordem Geopolítica? O que é uma Ordem Geopolítica? Potência Mundial: país com capacidade de intervir no espaço mundial devido à força política, econômica, militar e tecnológica Equilíbrio temporário das relações políticas,

Leia mais

CENTRO DE INFORMAÇÃO DA ONU. UNIC Rio

CENTRO DE INFORMAÇÃO DA ONU. UNIC Rio CENTRO DE INFORMAÇÃO DA ONU UNIC Rio Contexto histórico Antes da ONU Organismos internacionais sobre assuntos específicos: União Internacional das Telecomunicações (1865) e União Postal Universal (1874).

Leia mais

02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL?

02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL? 02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL? O que foi a Guerra Fria Disputa pelo poder em escala global Estados Unidos (capitalista) x União Soviética (socialista) Sem conflito armado direto guerra econômica, diplomática

Leia mais

CAPÍTULO 4 EUA: POTÊNCIA MUNDIAL PROF. LEONAM JUNIOR 9º ANO COLÉGIO ARI DE SÁ

CAPÍTULO 4 EUA: POTÊNCIA MUNDIAL PROF. LEONAM JUNIOR 9º ANO COLÉGIO ARI DE SÁ CAPÍTULO 4 EUA: POTÊNCIA MUNDIAL PROF. LEONAM JUNIOR 9º ANO COLÉGIO ARI DE SÁ ECONOMIA P. 57 Industrialização nos Grandes Lagos e porção nordeste: - Acúmulo de capital com a colonização de povoamento.

Leia mais

MATERIAL DE APOIO História 8ª Série

MATERIAL DE APOIO História 8ª Série MATERIAL DE APOIO História 8ª Série REPÚBLICA VELHA: DOMINAÇÃO No Brasil da República Velha o voto não era secreto, como hoje em dia, e as fraudes eleitorais eram frequentes. No poder, revezavam-se principalmente

Leia mais

Ano lectivo de 2009/2010 Geografia 7ºano. A União Europeia

Ano lectivo de 2009/2010 Geografia 7ºano. A União Europeia Ano lectivo de 2009/2010 Geografia 7ºano A União Europeia A origem da UE Com o final da Segunda Guerra Mundial ( 1939-1945) e a emergência das duas grandes potências mundiais: E.U.A e União Soviética,

Leia mais

A Globalização e a Nova Ordem Mundial. A Geografia Levada a Sério

A Globalização e a Nova Ordem Mundial.   A Geografia Levada a Sério A Quais são as modificações ocorridas no cenário mundial com a Nova Ordem imposta no final do século XX? Será uma Nova Ordem ou desordem? Características da nova ordem mundial As alianças entre nações

Leia mais

CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO

CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO O MUNDO DIVIDIDO P. 23 Existem vários critérios para regionalizar um território. Critério ideológico:

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA. http://historiaonline.com.br

REVOLUÇÃO RUSSA. http://historiaonline.com.br REVOLUÇÃO RUSSA 1917 Estrutura Social Sociedade: Agrária elite la=fundiária (20%) De=nha 80% das terras. Estrutura Social da Rússia Czarista no séc. XX Boiardos Clero Militares Mujiques Economia e Polí=ca

Leia mais

GEOGRAFIA 8º ANO SEDE: EBS PROF. GABRIEL ROCHA. PERCURSO 4 Outras regionalizações do espaço mundial.

GEOGRAFIA 8º ANO SEDE: EBS PROF. GABRIEL ROCHA. PERCURSO 4 Outras regionalizações do espaço mundial. GEOGRAFIA 8º ANO SEDE: EBS PROF. GABRIEL ROCHA PERCURSO 4 Outras regionalizações do espaço mundial. 1 Países desenvolvidos e subdesenvolvidos Após a Segunda Guerra Mundial, as expressões países desenvolvidos

Leia mais

Fatores que contribuíram para a eclosão do conflito: 1. Concorrência econômica (choque de imperialismos):

Fatores que contribuíram para a eclosão do conflito: 1. Concorrência econômica (choque de imperialismos): Fatores que contribuíram para a eclosão do conflito: 1. Concorrência econômica (choque de imperialismos): Inglaterra (1º país industrializado) X Alemanha (aceleradamente desenvolvida após a unificação);

Leia mais

EXAME HISTÓRIA A 1ª FASE 2011 página 1/7

EXAME HISTÓRIA A 1ª FASE 2011 página 1/7 EXAME HISTÓRIA A 1ª FASE 2011 página 1/7 GRUPO II PORTUGAL E A COMUNIDADE INTERNACIONAL: DO SEGUNDO PÓS-GUERRA À ACTUALIDADE Este grupo baseia-se na análise dos seguintes documentos: Doc. 1 Apoios aos

Leia mais

Aula 11 História 4B OS IMPERIALISMOS I

Aula 11 História 4B OS IMPERIALISMOS I Aula 11 História 4B OS IMPERIALISMOS I Imperialismo Domínio imposto por uma nação poderosa sobre regiões ou países considerados mais fracos sob os aspectos político, militar e econômico. IMPERIALISMO EUROPEU

Leia mais

Guerra Fria ( )

Guerra Fria ( ) Guerra Fria (1946-1991) Guerra improvável, paz impossível Conflito político, Ideológico (cultural), Militar Indireto entre EUA e URSS Início Churchill, Truman e Stalin (1945) - A Conferência de Potsdam

Leia mais

Unidade IV ECONOMIA E NEGÓCIOS. Prof. Maurício Felippe Manzalli

Unidade IV ECONOMIA E NEGÓCIOS. Prof. Maurício Felippe Manzalli Unidade IV ECONOMIA E NEGÓCIOS Prof. Maurício Felippe Manzalli Antecedentes da globalização Década de 1970 Período de crises e ajustes: Crise da inflação Ajustes monetários e produtivos Economia política

Leia mais

História. Guerra Fria. Professor Cássio Albernaz.

História. Guerra Fria. Professor Cássio Albernaz. História Guerra Fria Professor Cássio Albernaz www.acasadoconcurseiro.com.br História GUERRA FRIA Introdução - o que foi e definição A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os

Leia mais

GEOPOLÍTICA DO SÉCULO XX GUERRA FRIA FLAVIANO BATISTA DE SOUSA

GEOPOLÍTICA DO SÉCULO XX GUERRA FRIA FLAVIANO BATISTA DE SOUSA GEOPOLÍTICA DO SÉCULO XX GUERRA FRIA FLAVIANO BATISTA DE SOUSA GUERRA FRIA 1. O pós-guerra pode ser dividido em dois momentos: Primeiro (1945-1980) Ordem bipolar ampliação das áreas de influência (EUA

Leia mais

O que é uma Ordem Geopolítica?

O que é uma Ordem Geopolítica? Regionalizações do Espaço Mundial O que é uma Ordem Geopolítica? Potência Mundial: país com capacidade de intervir no espaço mundial devido à força política, econômica, militar e tecnológica Equilíbrio

Leia mais

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 52 MERCOSUL: UMA TENTATIVA DE INTEGRAÇÃO

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 52 MERCOSUL: UMA TENTATIVA DE INTEGRAÇÃO GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 52 MERCOSUL: UMA TENTATIVA DE INTEGRAÇÃO Como pode cair no enem O Mercosul foi criado em 1991, através do Tratado de Assunção, sendo formado pelo Brasil, Argentina, Uruguai e

Leia mais

Presidente Lula em visita a quatro países do continente africano

Presidente Lula em visita a quatro países do continente africano Presidente Lula em visita a quatro países do continente africano Resen AnSegurançaCar Análise Desenvolvimento/Segurança Joana Laura Marinho Nogueira 23 de outubro de 2007 Presidente Lula em visita a quatro

Leia mais

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR CAPITALISMO X SOCIALISMO Economia de mercado lei da oferta e procura; Propriedade privada dos meios de produção; Obtenção de lucro; Sociedade dividida em classes sociais; Trabalho

Leia mais

A Política Externa Norte-Americana na Segunda Guerra Mundial

A Política Externa Norte-Americana na Segunda Guerra Mundial A Política Externa Norte-Americana na Segunda Guerra Mundial Mariana Azevedo Pernambuco, 5º período Durante o século XX, os Estados Unidos se tornou a maior potência mundial principalmente durante e após

Leia mais

2.1 Educação. Por que Educação? Comparação Internacional. Visão 2022

2.1 Educação. Por que Educação? Comparação Internacional. Visão 2022 Por que Educação? Um dos principais determinantes da competitividade da indústria é a produtividade do trabalho. Equipes educadas e engenheiros bem formados utilizam melhor os equipamentos, criam soluções

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 46 DESCOLONIZAÇÃO: ANTECEDENTES

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 46 DESCOLONIZAÇÃO: ANTECEDENTES HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 46 DESCOLONIZAÇÃO: ANTECEDENTES Fixação 1) (UFV) Diante da polarização internacional entre os EUA e a URSS, vários representantes de Estados da África e da Ásia, entre os quais

Leia mais

Educação Brasileira: Desafios e Oportunidades

Educação Brasileira: Desafios e Oportunidades Educação Brasileira: Desafios e Oportunidades VI Congresso Brasileiro de Gestão Educacional GEduc 2008 São Paulo, 26 de março de 2008 Gustavo Ioschpe desembucha@uol.com.br Brasil perde o bonde da História

Leia mais

Rússia entre os líderes na exportação de armamentos

Rússia entre os líderes na exportação de armamentos Rússia entre os líderes na exportação de armamentos A Rússia vem se afirmando como um dos maiores exportadores de armas no mundo. Segundo a Rosoboronexport (agência pública encarregada das exportações

Leia mais

O surgimento da sociedade de massas. O crescimento populacional

O surgimento da sociedade de massas. O crescimento populacional O surgimento da sociedade de massas O crescimento populacional A partir de 1850, na Europa e nos Estados Unidos, houve um enorme crescimento populacional, crescimento das cidades e aparecimento das primeiras

Leia mais

Ensino e pesquisa sobre temas de Defesa no Brasil. Profa. Dra. Adriana A. Marques

Ensino e pesquisa sobre temas de Defesa no Brasil. Profa. Dra. Adriana A. Marques Ensino e pesquisa sobre temas de Defesa no Brasil Profa. Dra. Adriana A. Marques Décadas de 1960 e 1970: América Latina a maioria dos países da região era governada por militares; Quadro institucional

Leia mais

Política Externa do Brasil

Política Externa do Brasil Política Externa do Brasil A política externa é o conjunto de objetivos políticos que um determinado Estado almeja alcançar nas suas relações com os demais países do mundo. Definição planejada e objetiva

Leia mais

ECONOMIA TEXANA. Se o Texas fosse uma nação, seria a 13 a maior economia mundial. Produto Interno Bruto (PIB) 2013

ECONOMIA TEXANA. Se o Texas fosse uma nação, seria a 13 a maior economia mundial. Produto Interno Bruto (PIB) 2013 PORQUE O TEXAS? PORQUE O TEXAS? WHY TEXAS? ECONOMIA TEXANA Rank Nação Milhões de US$ 1 Estados Unidos* 16,244,600 2 China 8,227,103 3 Japão 5,959,718 4 Alemanha 3,428,131 5 França 2,612,878 6 Reino Unido

Leia mais

A unidade européia. Nesta aula vamos estudar o Tratado de Roma,

A unidade européia. Nesta aula vamos estudar o Tratado de Roma, A U A UL LA Acesse: http://fuvestibular.com.br/ A unidade européia Nesta aula vamos estudar o Tratado de Roma, que integrou a Europa dos Seis e deu origem ao Mercado Comum Europeu. Estudaremos também o

Leia mais

OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 23 A GEOPOLÍTICA NA AMÉRICA CENTRAL

OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 23 A GEOPOLÍTICA NA AMÉRICA CENTRAL OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 23 A GEOPOLÍTICA NA AMÉRICA CENTRAL AMÉRICA CENTRAL Ligação entre a América do Norte e a América do Sul, é formada por uma parte continental ou ístmica e por outra insular

Leia mais

GRUPO I POPULAÇÃO E POVOAMENTO. Nome N. o Turma Avaliação. 1. Indica, para cada período histórico, o fluxo migratório que lhe corresponde.

GRUPO I POPULAÇÃO E POVOAMENTO. Nome N. o Turma Avaliação. 1. Indica, para cada período histórico, o fluxo migratório que lhe corresponde. Nome N. o Turma Avaliação GRUPO I 1. Indica, para cada período histórico, o fluxo migratório que lhe corresponde. Período a. Durante o século XIX e início do século XX. b. Após a Segunda Guerra Mundial.

Leia mais

Banco Central: Objetivos das Políticas Monetária, Creditícia e Cambial e Impacto Fiscal de suas Operações

Banco Central: Objetivos das Políticas Monetária, Creditícia e Cambial e Impacto Fiscal de suas Operações Banco Central: Objetivos das Políticas Monetária, Creditícia e Cambial e Impacto Fiscal de suas Operações Henrique de Campos Meirelles Setembro de 20 1 Prestação de Contas - LRF Objetivos das Políticas

Leia mais

Renda per capita do brasileiro diminui e se distancia de países emergentes

Renda per capita do brasileiro diminui e se distancia de países emergentes Renda per capita do brasileiro diminui e se distancia de países emergentes PIB brasileiro cai e mantém recessão 1 de 11 Alex Almeida 5.out.2008/Folhapress ÉRICA FRAGA DE SÃO PAULO 14/02/2016 02h00 Compartilhar

Leia mais

Não ã col o ilg i a g m a o m s o Es E ta t d a o d s o,, un u i n m i o m s o ho h m o e m n e s n ".. Jean Monnet

Não ã col o ilg i a g m a o m s o Es E ta t d a o d s o,, un u i n m i o m s o ho h m o e m n e s n .. Jean Monnet Noção e Formas de Integração Económica Não coligamos Estados, unimos homens". Jean Monnet Identificar a UE A linguagem dos símbolos 9 de Maio Dia da Europa Ode à Alegria Hino Europeu A 9 de Maio de 1950,

Leia mais

CHINA potência do século XXI

CHINA potência do século XXI OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. A MÓDULO 36 CHINA potência do século XXI O DOMÍNIO ESTRANGEIRO - No século XIX e início do XX: neocolonialismo e o imperialismo já haviam submetido a China aos interesses capitalistas

Leia mais

TRATADO DE LISBOA EM POUCAS PALAVRAS MNE DGAE

TRATADO DE LISBOA EM POUCAS PALAVRAS MNE DGAE EM POUCAS PALAVRAS OS PRIMEIROS PASSOS DATA/LOCAL DE ASSINATURA E ENTRADA EM VIGOR PRINCIPAIS MENSAGENS QUIZ 10 PERGUNTAS E RESPOSTAS OS PRIMEIROS PASSOS No século XX, depois das Guerras Mundiais (a 2ª

Leia mais

06/11/2005. Discurso do Presidente da República

06/11/2005. Discurso do Presidente da República Declaração à imprensa do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita oficial ao Brasil do Presidente dos Estados Unidos da América, George W. Bush Granja do Torto, 06 de novembro

Leia mais

Nova Ordem Mundial. Página 1 com Prof. Giba

Nova Ordem Mundial. Página 1 com Prof. Giba Nova Ordem Mundial Ao final da Segunda Guerra Mundial (1945), o cenário político mundial testemunhava o período de maior tensão de sua história. De um lado, os Estados Unidos, uma potência capitalista;

Leia mais

Prof. Emerson Alves. Geografia 8ª Ano

Prof. Emerson Alves. Geografia 8ª Ano Prof. Emerson Alves Geografia 8ª Ano Geopolítica do Mundo Contemporâneo De Uma Ordem Bipolar à Nova Ordem Mundial 1. Antecedentes à ordem bipolar Crise européia e ascensão dos EUA e da URSS acirramento

Leia mais

Profª: Sabrine Viviane Welzel

Profª: Sabrine Viviane Welzel Geografia 9 ano Tigres Asiáticos 1- O Japão vem passando por uma crise econômica bastante séria. Em 1995 duas das maiores instituições de crédito do país faliram, ocorreram grandes escândalos na área política

Leia mais

O Serviço Civil e a Construção do Futuro EVELYN LEVY. IV Fórum da Reforma do Estado - São Paulo Set. 2005

O Serviço Civil e a Construção do Futuro EVELYN LEVY. IV Fórum da Reforma do Estado - São Paulo Set. 2005 O Serviço Civil e a Construção do Futuro EVELYN LEVY A Importância de Serviço Civil Estruturado Bens e Serviços Públicos Governança Reforma da Política Econômica Gasto Público Sustentabilidade Fiscal Fonte:

Leia mais

O CONSELHO DA EUROPA GUARDIÃO DOS DIREITOS HUMANOS RESUMO

O CONSELHO DA EUROPA GUARDIÃO DOS DIREITOS HUMANOS RESUMO O CONSELHO DA EUROPA GUARDIÃO DOS DIREITOS HUMANOS RESUMO Estado não-membro do Conselho da Europa (Bielorrússia) ESTADOS-MEMBROS SEDE E ESCRITÓRIOS ORÇAMENTO Albânia, Alemanha, Andorra, Arménia, Áustria,

Leia mais

Prof. Gabriel Rocha Sede: EBS. Percurso 13 EUA: formação e expansionismo territorial

Prof. Gabriel Rocha Sede: EBS. Percurso 13 EUA: formação e expansionismo territorial Prof. Gabriel Rocha Sede: EBS Percurso 13 EUA: formação e expansionismo territorial América do Norte e América Anglo-Saxônica. Quarto país mais extenso do mundo. Politicamente, os EUA dividem-se em 50

Leia mais

UNESCO Brasilia Office Representação da UNESCO no Brasil Angola e as novas tecnologias de informação

UNESCO Brasilia Office Representação da UNESCO no Brasil Angola e as novas tecnologias de informação UNESCO Brasilia Office Representação da UNESCO no Brasil Angola e as novas tecnologias de informação Victor Nataniel Narciso Brasília 2004 Artigo publicado, em 04 de novembro de 2004, no Observatório da

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia Atividades de Recuperação Paralela de Geografia 8º ano Ensino Fundamental II Leia as orientações de estudos antes de responder as questões Comece revisando a aula através dos apontamentos relembrando,

Leia mais

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria.

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. 1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. O texto diz: Duas infâncias. Na URSS (parte superior) crianças são

Leia mais

Cenário internacional e desempenho da economia brasileira

Cenário internacional e desempenho da economia brasileira Cenário internacional e desempenho da economia brasileira Marcio José Vargas da Cruz * Marcelo Luiz Curado ** RESUMO - A possibilidade de recessão da economia norte-americana tende a resultar na redução

Leia mais

PERSPECTIVAS PARA O CRESCIMENTO

PERSPECTIVAS PARA O CRESCIMENTO PERSPECTIVAS PARA O CRESCIMENTO Estratégias de Desenvolvimento em Minas Gerais Raphael Guimarães Andrade Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais Belo Horizonte, 09 de outubro

Leia mais

São Paulo, Estado Nº 1 do Brasil

São Paulo, Estado Nº 1 do Brasil São Paulo, Estado Nº 1 do Brasil Sérgio Costa Diretor 1 de dezembro de 2014 Missão Ser a porta de entrada para novos investimentos ou expansão dos negócios existentes, gerando inovação, emprego e renda,

Leia mais

Imperialismo. Evandro Albuquerque de Andrade

Imperialismo. Evandro Albuquerque de Andrade Imperialismo Evandro Albuquerque de Andrade Conceito Termo empregado para caracterizar a expansão ou tendência de ampliação política e econômica de uma nação. Os meios utilizados para a consecução desses

Leia mais

Anuário Estatístico de Turismo - 2016

Anuário Estatístico de Turismo - 2016 Secretaria Executiva Ministério do Turismo Anuário Estatístico de Turismo - 2016 Volume 43 Ano base 2015 Sumário I - Turismo receptivo 1. Chegadas de turistas ao Brasil - 2014-2015 1.1. Chegadas de turistas

Leia mais

Departamento de Economia, Planejamento e Estatística (DECON)

Departamento de Economia, Planejamento e Estatística (DECON) Departamento de Economia, Planejamento e Estatística (DECON) O Departamento de Economia e Estatística da ABIA desenvolve análises e pesquisas do interesse das Indústrias da Alimentação (alimentos e bebidas),

Leia mais

Women in business: o caminho para a liderança. Grant Thornton International Business Report 2015

Women in business: o caminho para a liderança. Grant Thornton International Business Report 2015 Women in business: o caminho para a liderança Grant Thornton International Business Report 2015 A liderança feminina mundial A proporção de mulheres em posição de liderança ao redor do mundo manteve-se

Leia mais

Linha do Tempo. Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica

Linha do Tempo. Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica Linha do Tempo Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica 1909 O presidente Nilo Peçanha assina o Decreto Nº 7.566/1909, criando inicialmente 19 Escolas de Aprendizes Artífices subordinadas ao

Leia mais

Resumo Aula-tema 01: Desenvolvimento Econômico - Conceitos Principais e Realidade Atual

Resumo Aula-tema 01: Desenvolvimento Econômico - Conceitos Principais e Realidade Atual Resumo Aula-tema 01: Desenvolvimento Econômico - Conceitos Principais e Realidade Atual O tema desta aula preocupa muitos pensadores desde o final do século XVIII. Adam Smith, David Ricardo, Thomas Malthus,

Leia mais

Organização Politica e Econômica Global

Organização Politica e Econômica Global Organização Politica e Econômica Global Ordem da Revolução Industrial Geopolítica Multipolaridade Europa e ampliação para outros continentes Relações internacionais ampliação capitalismo imperialismo Política

Leia mais

O Mundo da Guerra Fria

O Mundo da Guerra Fria O Mundo da Guerra Fria Após a II Grande Guerra formou-se a bipolarização mundial: socialismo x capitalismo. A confrontação não total entre os dois lados, com corrida armamentista, conflitos localizados

Leia mais

O direito humano à água

O direito humano à água Seminário: Democratização da política de serviços de saneamento básico por meio de inovações sociotécnicas. Lições para enfrentar os desafios O direito humano à água Francisco Lopes Secretário Executivo

Leia mais

FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA:

FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA: FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA: CONCEITO DE LOGÍSTICA MISSÃO DA LOGÍSTICA LOGÍSTICA INTERNACIONAL POLÍTICAS ECONÔMICAS INTERNACIONAL FERRAMENTAS CHAVES DA LOGÍSTICA FERRAMENTAS DE SUPORTE GERENCIAMENTO LOGÍSTICO

Leia mais

TNP e o Regime Internacional de Não Proliferação: Desafios Contemporâneos

TNP e o Regime Internacional de Não Proliferação: Desafios Contemporâneos TNP e o Regime Internacional de Não Proliferação: Desafios Contemporâneos Leandro Dalalibera Fonseca 1 RESUMO O presente artigo trata dos desafios contemporâneos ao TNP (Tratado de Não Proliferação Nuclear),

Leia mais

PRINCIPAIS TIPOS DE CONFLITOS NA ACTUALIDADE: Conflitos étnicos (Ruanda, Somália) Guerras nacionalistas (Tchétchenos, bósnios, Kosovares,

PRINCIPAIS TIPOS DE CONFLITOS NA ACTUALIDADE: Conflitos étnicos (Ruanda, Somália) Guerras nacionalistas (Tchétchenos, bósnios, Kosovares, PRINCIPAIS TIPOS DE CONFLITOS NA ACTUALIDADE: Conflitos étnicos (Ruanda, Somália) Guerras nacionalistas (Tchétchenos, bósnios, Kosovares, palestinianos) Conflitos associados ao controlo do tráfico de droga,

Leia mais

Prezado Igor Viegas, ganhador do concurso fotográfico na nossa pagina de Facebook,

Prezado Igor Viegas, ganhador do concurso fotográfico na nossa pagina de Facebook, Prezados... Prezado Igor Viegas, ganhador do concurso fotográfico na nossa pagina de Facebook, Vinte e cinco anos de Unidade Alemã. Para nós alemães, o dia três de outubro de dois mil e quinze é motivo

Leia mais

Com base na leitura dos textos I e II, o que se pede. A) EXPLIQUE o papel dos jovens nos dois momentos da história daquele país.

Com base na leitura dos textos I e II, o que se pede. A) EXPLIQUE o papel dos jovens nos dois momentos da história daquele país. HISTORIA Questão 01 Leia os textos I e II. Texto I A Revolução Cultural, ocorrida a partir de 1966, foi um dos principais acontecimentos da história chinesa na segunda metade do século XX. Trata-se de

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes

Escola de Formação Política Miguel Arraes Escola de Formação Política Miguel Arraes Curso de Atualização e Capacitação Sobre Formulação e Gestão de Políticas Públicas Módulo I Políticas Públicas e Direitos Humanos Aula 2 Políticas Públicas e Direitos

Leia mais

2-A expansão capitalista no século XIX ficou conhecida como imperialismo, e o domínio

2-A expansão capitalista no século XIX ficou conhecida como imperialismo, e o domínio ATIVIDADES ON LINE HISTÓRIA 9º ANO 1-A industrialização acelerada de diversos países, ao longo do século XIX, alterou o equilíbrio e a dinâmica das relações internacionais. Com a Segunda Revolução Industrial

Leia mais

A ANTIGA ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR

A ANTIGA ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR A Nova Ordem Geopolítica Mundial A ANTIGA ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR Propriedade privada; Lucros destinados aos proprietários das empresas; Salários definidos pelos proprietários das empresas e pelo mercado;

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina: Geografia / ESTUDOS AUTÔNOMOS Série: 5ª - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: / /2016 Querido(a)

Leia mais

Pegada de Carbono da Cadeia de Valor do Alumínio

Pegada de Carbono da Cadeia de Valor do Alumínio Pegada de Carbono da Cadeia de Valor do Alumínio Ayrton Filleti Associação Brasileira do Alumínio ABAL Ciclo de Debates Abralatas, São Paulo, 07/10/2010 Indústria do Alumínio no Mundo - 2008 BAUXITA Produção

Leia mais

Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização.

Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização. 04/07/2010 Caderno de prova Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização. Instruções 1. Verifique se você

Leia mais

Chamada para Multiplicadores Eurodesk Portugal

Chamada para Multiplicadores Eurodesk Portugal Braga, 01 de Julho de 2016 Chamada para Multiplicadores Eurodesk Portugal Eurodesk, o que é? A Agência Erasmus + Juventude em Ação cumpre, para além da sua missão cumprir as responsabilidades delegadas

Leia mais

Evolução do conceito de marketing

Evolução do conceito de marketing Evolução do conceito de marketing Sociedades coletoras, nômades A primeira atividade de marketing Troca de produtos de pesca, caça e agricultura para atender as necessidades dos indivíduos Comércio primitivo

Leia mais

Para pesquisador especializado em serviços de inteligência, espionagem da NSA contra o Brasil é antiga e precisa ser enfrentada pelo País.

Para pesquisador especializado em serviços de inteligência, espionagem da NSA contra o Brasil é antiga e precisa ser enfrentada pelo País. Olho grande da NSA Para pesquisador especializado em serviços de inteligência, espionagem da NSA contra o Brasil é antiga e precisa ser enfrentada pelo País. O olho grande da National Security Agency (NSA),

Leia mais

Ordem Mundial Prof. Rodrigo Carvalho Lucas de Freitas

Ordem Mundial Prof. Rodrigo Carvalho Lucas de Freitas 1 Ordem Mundial Prof. Rodrigo Carvalho Lucas de Freitas N o início do século XXI é possível perceber uma série de mudanças na política e economia mundiais que só podem ser compreendidas se estudadas as

Leia mais