Perguntas e Respostas mais Frequentes sobre a CIPA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Perguntas e Respostas mais Frequentes sobre a CIPA"

Transcrição

1 Perguntas e Respostas mais Frequentes sobre a CIPA Entre estes questionamentos estão os feitos na videoconferência O que é CIPA? R: A CIPA é uma comissão constituída por empregados que consiste, basicamente, em observar e relatar as condições de riscos ambientais de trabalho, solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizá-los, discutir os acidentes ocorridos, encaminhando ao SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), onde houver, e/ou ao empregador o resultado da discussão, solicitando providências que previnam acidentes semelhantes e, ainda, orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de doenças e acidentes no trabalho. Quem convoca as eleições da CIPA? R: De acordo com a NR-5, item 5.38, cabe ao empregador (Diretor da Unidade) convocar eleições. Unidades que possuem menos de 51 funcionários CLT terão CIPA? R: A Unidade que tiver até 50 servidores CLT, terá um designado escolhido pela Direção para cumprir as atividades da CIPA. Assim como as Unidades que terão eleição, também a Unidade com designado terá que desenvolver as atividades através do Sistema Eletrônico da CIPA. Estaremos enviando informações de acesso ao Sistema para as Unidades com designado. Quem pode se candidatar à CIPA? R: Servidores CLT com contrato na Unidade. Não podem se candidatar nem votar servidores autárquicos, estagiários, servidores de outras Unidades e terceirizados. O candidato precisa ter conhecimento sobre segurança do trabalho para se candidatar a membro da CIPA? R: Não necessariamente, pois depois de eleitos todos os membros receberão treinamento obrigatório de 20 horas, onde serão abordados os temas relacionados à saúde e segurança do trabalhador. Como deve ser formada a comissão eleitoral da Unidade? R: A comissão eleitoral deve ser formada pelo Presidente, Vice-Presidente e Secretário da gestão atual, se houver. Caso contrário, o designado será membro da comissão, juntamente com duas indicações do Diretor.

2 Como será disponibilizado o curso da comissão eleitoral? R: O curso da Comissão Eleitoral será na etapa 3 e estará disponível no Sistema Eletrônico da CIPA quando estiver nesta etapa. Onde consigo os cartazes e folders para fazer a divulgação do processo eleitoral da CIPA na minha unidade? R: O modelo de Folder e cartaz está no link O Presidente da CIPA pode ser indicado a mais de um mandato consecutivo? R: O presidente é membro representante do empregador, indicado pelo Diretor da Unidade, e pode ter seu mandato renovado a cada gestão. Membros eleitos pelos empregados podem se candidatar quantas vezes? R: De acordo com a NR-5, item 5.7, o mandato dos membros eleitos da CIPA terá duração de um ano, permitida uma reeleição. Portanto se o candidato foi eleito dois anos consecutivos não poderá se candidatar para um terceiro. Posso me candidatar para ser membro da CIPA em qualquer Unidade do Centro Paula Souza? R: O servidor somente poderá candidatar-se na sua Unidade Sede. O sistema direcionará automaticamente a candidatura para a sua Unidade. Docentes com contrato determinado poderão se inscrever? Eles possuem estabilidade caso sejam eleitos? R: Todos os servidores CLT que têm sede na Unidade podem se candidatar à eleição. No caso de docentes com contrato por prazo determinado, sua gestão e estabilidade terão duração até o final do contrato. Caso o contrato termine antes do término da gestão, o membro deverá ser substituído obedecendo a ordem de colocação registrada na Ata de eleição. Existe pontuação para docente caso ele seja membro da CIPA? R: Não é de responsabilidade do NPSO as informações sobre pontuação. Consultar o CETEC ou CESU para sanar esta dúvida. Sou atual Presidente da CIPA, posso me candidatar para ser representante dos empregados? R: Todos os servidores com sede na Unidade podem candidatar-se. O que difere é que, sendo Presidente da gestão atual, o servidor também fará parte da Comissão Eleitoral.

3 Membro designado de Unidade que possui menos de 51 servidores CLT tem estabilidade? R: Não. Servidores designados não têm estabilidade, apenas os eleitos. Membro eleito da CIPA terá estabilidade? R: Ao servidor eleito é vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato (item 5.8 da NR 5) Sou secretário da CIPA, como ficarei sabendo dos informativos sobre o processo eleitoral da CIPA da minha Unidade? R: Cabe ao Presidente, que terá o acesso ao CIPA, organizar as atividades de forma a permitir o acesso do secretário às informações. A CIPA da Unidade tem interesse em mudar o secretário. Quando pode fazer a mudança? R: O secretário da CIPA pode ser alterado a qualquer tempo, de comum acordo entre os membros, uma vez que este pode ou não ser membro da CIPA. Se for escolhido novo secretário que não seja membro da CIPA, deve ter a anuência do Diretor. Secretário da CIPA deve ser servidor CLT? R: Dar preferência à escolha do secretário e seu substituto entre os membros da CIPA. Podem ser escolhidos servidores que não sejam membros, porém esta escolha deve ter a anuência do Diretor e estes servidores não terão estabilidade. Não necessariamente precisam ser CLT. Caso o candidato não seja eleito, ele pode ser secretário da CIPA? R: Sugerimos que o secretário seja membro da CIPA, porém, pode ser qualquer outro servidor, desde que tenha a anuência do Diretor. A Unidade tem menos de 51 funcionários até o período do processo eleitoral da CIPA, caso haja contratações durante o processo o dimensionamento muda? R: O dimensionamento para a Gestão 2016/2017 foi estabelecido de acordo com a quantidade de servidores CLT em junho/2016. Mesmo havendo contratações, somente haverá alteração no dimensionamento da CIPA na próxima gestão.

4 Caso ninguém se interesse a participar da CIPA, a Unidade pode manter o mandato da CIPA anterior? R: Não é permitida a recondução da CIPA. A Unidade deve atender a todas as etapas do calendário, com convocação, divulgação, inscrição, eleição etc. Caso não existam candidatos, cabe à Direção motivar os servidores para que as inscrições aconteçam e possa haver eleição. No ato da inscrição da CIPA já é preciso ter uma foto disponível? Como serão os informativos da CIPA ao servidor? R: A inscrição é on line. A foto deve ser 3x4 e encaminhada à Comissão Eleitoral para ser inserida no sistema; As informações serão fornecidas pela rede interna, folder, cartazes e editais afixados nos quadros de aviso da Unidade. Nos dias da eleição da CIPA em minha cidade será feriado, com isso não haverá expediente, o que fazer? R: Nos dias 1 e 2/9 ocorrerá a eleição. Desta forma, a Unidade deve intensificar a divulgação do calendário a todos os servidores, informar que o voto será on line e eles poderão fazê-lo de onde estiverem. Com relação à apuração, a Comissão deverá se organizar de forma a reunir-se e realizá-la no sistema de acordo com o calendário, pois o mesmo não estará disponível após a data estipulada. Os resultados devem ser afixados nos quadros para conhecimento de todos. Caso um membro da CIPA durante sua gestão seja eleito Diretor da Unidade, o que fazer? R: Se um membro indicado da CIPA for nomeado Diretor da Unidade deve afastar-se e, sendo o empregador, indicar outro servidor para substituí-lo até o final do mandato. O membro eleito da CIPA pretende durante seu mandato se candidatar a um cargo político (Vereador, Prefeito etc) o que fazer? R: Como o servidor vai afastar-se do CPS, deve renunciar a seu cargo da CIPA, através de carta de renúncia manuscrita. Se for membro eleito titular, será substituído pelo suplente e este substituído obedecendo a ordem de colocação registrada na Ata de eleição. Caso não tenham outros candidatos, deverá ter uma eleição extraordinária. Todas as alterações devem constar nas Atas de reunião ordinária da CIPA. Como o servidor entra no sistema para realizar a votação? R: Como a votação será on line e o servidor poderá votar de onde estiver, o sistema ficará aberto do início do dia 1/9 às 07:00horas até o dia 02/9 às 12:00 horas, de acordo com o calendário já fornecido às Unidades. A Unidade deverá divulgar amplamente o link, o período da eleição e orientar os servidores com relação a login e senha.

5 Com o sistema da CIPA preciso estar na Unidade para votar? R: A votação será via internet, através do Sistema Eletrônico da CIPA. O servidor poderá acessar de qualquer lugar. O link de acesso do sistema eletrônico da CIPA será diferente para os servidores e para a Unidade? R: O link será o mesmo tanto para a Unidade quanto para o servidor. O que difere é o botão de acesso. A Unidade deverá se encarregar de divulgar o link de acesso, assim como orientar quanto ao login e senha. Poderei votar nulo na eleição? R: Existe a opção voto em branco e ele será computado para o total de votos, não beneficiando nenhum candidato. Se na apuração de votos houver um empate, qual o critério para desempatar? R: De acordo com a NR-5, item 5.44, em caso de empate, assumirá aquele que maior tempo de serviço no estabelecimento, isto é, na Unidade, e não no CPS. Existe um número limite para recondução de um membro designado (Unidade com menos de 51 servidores CLT)? R: O servidor designado pode ser reconduzido pelo Diretor quantas vezes este achar necessário, para ser representante do empregador, porém recomenda-se fazer a mudança, quando possível, para dar oportunidade a outros servidores. Quem já foi membro da CIPA ou da Comissão Eleitoral poderá ser designado presidente da CIPA pelo empregador? R: Sim. O Diretor pode indicar um membro da Comissão Eleitoral ou de gestões anteriores da CIPA, para ser o representante do empregador na gestão da CIPA, mesmo porque a Comissão Eleitoral se encerra quando a CIPA é constituída. O Diretor não deve indicar como representante do empregador os candidatos a representantes dos empregados. A data da eleição será estendida para a Unidade que não atingir o mínimo de 50% dos votos? R: Esperamos não ter esta situação. A comissão eleitoral terá acesso em tempo real à movimentação dos votos, com informação de quantidade mínima, quantos votaram e quem deixou de votar. Desta forma poderá estar incentivando os servidores a votarem antes do encerramento. Se mesmo assim, a Unidade não atingir 50% dos votos, sua eleição será interrompida. Deverá então entrar em contato com o NPSO, para ser orientada quanto aos procedimentos.

6 O Presidente da CIPA será o titular mais votado entre os empregados? R: Não. O Presidente da CIPA é um representante titular do empregador (Indicado pelo Diretor) de acordo com o item 5.11 da NR 5. Como deve se proceder se por algum motivo não for possível a presença de um dos membros da comissão no processo de apuração? R: Na ata de Eleição, que é emitida após a apuração deve constar esta ausência, ou a falta de assinatura do servidor com um carimbo de ausente. Quando poderei fazer o cadastro do Secretário (a) e seu substituto (a) no sistema eletrônico da CIPA? R: O Presidente, o Vice-presidente e o Secretário e seu substituto serão indicados no sistema na Etapa 8, após a posse. Tenho que fazer algum registro da CIPA na Superintendência Regional do Trabalho e do Emprego? R: Uma das alterações feitas na atualização da NR 5 em 2011 foi não ser mais obrigatório protocolar a CIPA na SRTE. Devo comunicar o sindicato de categoria que temos CIPA? R: Não. O nosso sindicado não faz esta exigência no momento, porém em sua deliberação cita que as unidades do Centro Paula Souza devem constituir CIPA. A unidade deve ter os registros de todo o processo eleitoral disponível para consulta ou de um auditor fiscal do trabalho, sindicato ou a quem interessar. Quando deverão ser realizadas reuniões ordinárias da CIPA? R: A CIPA deverá se reunir com todos seus membros, no mínimo uma vez por mês, em local apropriado e durante o expediente normal da empresa, obedecendo ao calendário anual previamente fixado. Em quais situações o membro titular da CIPA, representante dos empregados, poderá perder seu mandato? R: A NR 5 prevê que o membro titular representante dos empregados perderá seu mandato quando faltar a mais de quatro reuniões ordinárias sem justificativa, caso em que o suplente assumirá a condição de titular, respeitada a ordem decrescente de votos consignada na ata de eleição. Trabalhadores terceirizados podem fazer parte da CIPA? R: O trabalhador terceirizado pode constituir a CIPA da empresa de que faz parte. Na Unidade de Ensino, pode ser colaborador, contribuindo com informações que possam melhorar as condições de trabalho do local.

7 É de responsabilidade da CIPA promover anualmente a SIPAT? R: Sim. De acordo com o item 5.16 na NR-05 a CIPA é responsável por promover anualmente a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes). Durante esta semana são realizadas atividades, como palestras, treinamentos, avaliações médicas, atividades lúdicas, entre outras, envolvendo os empregados com o objetivo de promover a conscientização. Minha unidade não tem nem o login e senha do Sistema Eletrônico da CIPA, o que fazer? R: A senha será fornecida antes de iniciar o processo;

CIPA - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES OBJETIVO 1 / 8

CIPA - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES OBJETIVO 1 / 8 OBJETIVO 1 / 8 Conforme Norma Regulamentadora 5 (NR5) a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar

Leia mais

REGIMENTO PARA ELEIÇÃO DE MEMBROS DOS CONSELHOS DELIBERATIVO E FISCAL DA TELOS

REGIMENTO PARA ELEIÇÃO DE MEMBROS DOS CONSELHOS DELIBERATIVO E FISCAL DA TELOS REGIMENTO PARA ELEIÇÃO DE MEMBROS DOS CONSELHOS DELIBERATIVO E FISCAL DA TELOS 1 FINALIDADE O presente Regimento tem por finalidade estabelecer os princípios básicos e procedimentos necessários para a

Leia mais

NORMA REGULAMENTADORA 5 - NR 5 Comissão interna de prevenção de acidentes

NORMA REGULAMENTADORA 5 - NR 5 Comissão interna de prevenção de acidentes NORMA REGULAMENTADORA 5 - NR 5 Comissão interna de prevenção de acidentes DO OBJETIVO 5.1 a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes

Leia mais

Edital de Eleição para formação do Conselho de Usuários da Nextel Telecomunicações LTDA

Edital de Eleição para formação do Conselho de Usuários da Nextel Telecomunicações LTDA Edital de Eleição para formação do Conselho de Usuários da Nextel Telecomunicações LTDA Triênio 2014/2016 São Paulo, 20 de setembro de 2014 A Comissão Eleitoral, no uso de suas atribuições legais, de acordo

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO PORTARIA Nº 026 DE 11 DE MARÇO DE 2011

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO PORTARIA Nº 026 DE 11 DE MARÇO DE 2011 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO PORTARIA Nº 026 DE 11 DE MARÇO DE 2011 Estabelece instruções sobre a participação de representante dos empregados nos conselhos de administração das empresas

Leia mais

NR 5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

NR 5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes NR 5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes DO OBJETIVO 5.1 a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de

Leia mais

5 - O que significa ser voltado para orientação, análise e avaliação dos serviços?

5 - O que significa ser voltado para orientação, análise e avaliação dos serviços? 1 - Qual é a Resolução que fala sobre os Conselhos de Usuários? Resolução N o 623, de 18 de Outubro de 2013, e pode ser encontrada no site da ANATEL (www.anatel.gov.br) 2 - O que é o Conselho de Usuários?

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELEIÇÃO DE CHEFES DE DEPARTAMENTOS ACADÊMICOS DA UTFPR

REGULAMENTO PARA ELEIÇÃO DE CHEFES DE DEPARTAMENTOS ACADÊMICOS DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Reitoria Conselho de Graduação e Educação Profissional REGULAMENTO PARA ELEIÇÃO DE CHEFES DE DEPARTAMENTOS ACADÊMICOS DA UTFPR APROVADO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS GABINETE DO REITOR. EDITAL CEC N o 01/16 CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS GABINETE DO REITOR. EDITAL CEC N o 01/16 CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÕES EDITAL CEC N o 01/16 CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÕES O Reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, Professor Jaime Arturo Ramírez, torna pública, para conhecimento dos servidores docentes e técnico-administrativos

Leia mais

EDITAL Nº 01/2016 CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO

EDITAL Nº 01/2016 CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO EDITAL Nº 01/2016 CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO Pelo presente edital, ficam convocados os servidores municipais, ativos e inativos, interessados em concorrer à eleição para membros titulares e suplentes do Conselho

Leia mais

IBRI promove eleições gerais para Conselho de Administração e Conselho Fiscal

IBRI promove eleições gerais para Conselho de Administração e Conselho Fiscal IBRI promove eleições gerais para Conselho de Administração e Conselho Fiscal O IBRI abre processo eleitoral para a renovação de membros dos Conselhos de Administração e Fiscal do Instituto. Para o Conselho

Leia mais

Edital de Eleição para formação do Conselho de Usuários da Nextel Telecomunicações LTDA.

Edital de Eleição para formação do Conselho de Usuários da Nextel Telecomunicações LTDA. Edital de Eleição para formação do Conselho de Usuários da Nextel Telecomunicações LTDA. Triênio 2017/2019 São Paulo, 22 de julho de 2016. A Comissão Eleitoral, no uso de suas atribuições legais, de acordo

Leia mais

Perguntas e Respostas Conselho de Usuários VIVO

Perguntas e Respostas Conselho de Usuários VIVO Perguntas e Respostas Conselho de Usuários VIVO Resolução n o 623, de 18 de Outubro de 2013 1. Qual a Resolução que trata sobre Conselho de Usuários e onde ela está disponível? Trata-se da Resolução n

Leia mais

EDITAL UnC 040/2012. Art. 2º) O regulamento do Processo Eleitoral é parte integrante do presente edital.

EDITAL UnC 040/2012. Art. 2º) O regulamento do Processo Eleitoral é parte integrante do presente edital. EDITAL UnC 040/2012 Dispõe sobre as eleições para escolha dos representantes dos Docentes e dos Coordenadores dos cursos de graduação no CONSUN. O Reitor da Universidade do Contestado, no uso de suas atribuições,

Leia mais

A T E N Ç Ã O 2 A ELEIÇÃO NÃO MAIS PODERÁ SER REALIZADA ATRAVÉS DE CHAPAS;

A T E N Ç Ã O 2 A ELEIÇÃO NÃO MAIS PODERÁ SER REALIZADA ATRAVÉS DE CHAPAS; A T E N Ç Ã O 1 OS DIRETORES CLÍNICO, TÉCNICO (RESPONSÁVEL TÉCNICO) E ADMINISTRATIVOS, ALÉM DOS MEMBROS DA COMISSÃO ELEITORAL, ESTÃO IMPEDIDOS DE SE CANDIDATAREM A COMISSÃO DE ÉTICA MÉDICA; 2 A ELEIÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Resolução Nº 02/2014. Regulamenta as normas para realização de consulta eleitoral para os cargos de coordenador e vice-coordenador no Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal da

Leia mais

Estado de Pernambuco

Estado de Pernambuco Estado de Pernambuco Recife, 09 de abril de 2012 GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS SEDSDH REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL DO CONSELHO ESTADUAL DE

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL DAS INSPETORIAS - 2015

REGULAMENTO ELEITORAL DAS INSPETORIAS - 2015 REGULAMENTO ELEITORAL DAS INSPETORIAS - 2015 TÍTULO I - DO SISTEMA ELEITORAL CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS Art. 1º Este Regulamento Eleitoral estabelece normas operacionais para a eleição de renovação das

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE SANTOS

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE SANTOS ATOS DO CONSELHO FISCAL Resolução nº 001/2011 REGIMENTO INTERNO O Conselho Fiscal do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos Municipais de Santos IPREVSANTOS elaborou e votou o seu REGIMENTO

Leia mais

EDITAL Nº 01/2016, de 31 de março de 2016.

EDITAL Nº 01/2016, de 31 de março de 2016. EDITAL Nº 01/2016, de 31 de março de 2016. NORMAS DO PROCESSO ELEITORAL PARA ESCOLHA DOS MEMBROS DA COMISSÃO PERMANENTE DE PESSOAL DOCENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO DA BAHIA. A PRESIDENTE DA

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL REGULAMENTO ELEITORAL Candidatura aos Órgãos Sociais da JUNITEC Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico - Mandado 2012/2013 I.S.T., 27 de Março de 2012 Artigo 1º Objectivos deste Documento Serve

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENADORIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE - CSS

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENADORIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE - CSS Os objetivos deste modelo de regimento visam a padronização de critérios importantes para melhorar o funcionamento da comissão, estabelecer condições mínimas de composição e fortalecer a comissão junto

Leia mais

Orientações para inscrição aos cursos de língua inglesa ofertados pelas universidades federais parceiras do Programa IsF

Orientações para inscrição aos cursos de língua inglesa ofertados pelas universidades federais parceiras do Programa IsF Orientações para inscrição aos cursos de língua inglesa ofertados pelas universidades federais parceiras do Programa IsF Prezad@ candidat@, Se você já realizou o TOEFL ITP pelo Programa IsF e é aluno (graduação,

Leia mais

RESOLUÇÃO CNRM 01, de 03 de janeiro de 2006

RESOLUÇÃO CNRM 01, de 03 de janeiro de 2006 RESOLUÇÃO CNRM 01, de 03 de janeiro de 2006 Dispõe sobre a estrutura, organização e funcionamento das Comissões Estaduais de Residência Médica O PRESIDENTE DA COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA - CNRM,

Leia mais

SIMULADO TRADICIONAL OAB 1ª FASE - XV EXAME - VIA WEB

SIMULADO TRADICIONAL OAB 1ª FASE - XV EXAME - VIA WEB SIMULADO TRADICIONAL OAB 1ª FASE - XV EXAME - VIA WEB A Rede LFG, neste ato representada por sua Diretoria Pedagógica, torna pública a abertura e estabelece as normas relativas à realização do Simulado

Leia mais

SIMULADO TRADICIONAL OAB 1ª FASE XX EXAME VIA WEB

SIMULADO TRADICIONAL OAB 1ª FASE XX EXAME VIA WEB SIMULADO TRADICIONAL OAB 1ª FASE XX EXAME VIA WEB A Rede LFG, neste ato representada por sua Diretoria Pedagógica, torna pública a abertura e estabelece as normas relativas à realização do Simulado Tradicional

Leia mais

CAPÍTULO I DA COMISSÃO, FINALIDADES E CONSTITUIÇÃO

CAPÍTULO I DA COMISSÃO, FINALIDADES E CONSTITUIÇÃO REGIMENTO DA COMISSÃO ELEITORAL, DE ESTATUTO, REGIMENTOS E REGULAMENTOS DA SOBED CAPÍTULO I DA COMISSÃO, FINALIDADES E CONSTITUIÇÃO Art. 1º.- A Comissão Eleitoral, de Estatuto, Regimentos e Regulamentos,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA REGIMENTO da Comissão Permanente de Pessoal Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora Capítulo I FINALIDADE, ESTRUTURA E COMPOSIÇÃO Art.

Leia mais

X CONGRESSO NACIONAL DOS PROFESSORES. Proposta de Regulamento de Funcionamento (Regimento)

X CONGRESSO NACIONAL DOS PROFESSORES. Proposta de Regulamento de Funcionamento (Regimento) X CONGRESSO NACIONAL DOS PROFESSORES Proposta de Regulamento de Funcionamento (Regimento) Artigo 1º Horário de Funcionamento 23 de Abril de 2010 - Sexta-feira 09.00h às 10.45h: Recepção e registo dos delegados

Leia mais

Caderno de Orientações

Caderno de Orientações Caderno de Orientações Eleição CIPA 2016 TSG / SGT ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 5 3. COMUNICAÇÃO AO SINDICATO E COMPOSIÇÃO DAS CE S... 5 4. PROCESSO ELEITORAL... 5 5. CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÃO...

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA TÍTULO I - DOS OBJETIVOS E FINALIDADES Art 1º - O Curso de pós-graduação em Computação Aplicada, doravante referido como Curso, mantém programas

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFJF/IF SUDESTE MG N O 01/2015

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFJF/IF SUDESTE MG N O 01/2015 Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 24- UFJF/IF Sudeste MG EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFJF/IF SUDESTE

Leia mais

COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU INSTRUÇÃO NORMATIVA PRPG Nº 002/2012 PROCESSO SELETIVO

COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU INSTRUÇÃO NORMATIVA PRPG Nº 002/2012 PROCESSO SELETIVO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS P R Ó - R E I T O R I A D E P Ó S - G R A D U A Ç Ã O COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU INSTRUÇÃO NORMATIVA PRPG Nº 002/2012 PROCESSO SELETIVO 1. EDITAL 1.1. É

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF SBF

Leia mais

Primeiro Passo. Na sequência, surgirá a tela de Login, onde você poderá realizar uma das seguintes tarefas:

Primeiro Passo. Na sequência, surgirá a tela de Login, onde você poderá realizar uma das seguintes tarefas: Primeiro Passo Tenha em mãos seu CPF, Documento de Identidade (RG) e conta de e-mail válida! Sem essa documentação não é possível realizar sua inscrição no Processo de Ingresso. De posse desses dados,

Leia mais

Edital COLTEC Nº 26 /2015 CONVOCAÇAO DE ELEIÇÃO

Edital COLTEC Nº 26 /2015 CONVOCAÇAO DE ELEIÇÃO Edital COLTEC Nº 26 /2015 CONVOCAÇAO DE ELEIÇÃO O DIRETOR DO COLÉGIO TÉCNICO COLTEC-UFMG, Professor Dr. Carlos Eduardo Porto Villani, no uso de suas atribuições legais, torna pública a convocação de todos

Leia mais

EDITAL DE ELEIÇÃO E CONSTITUIÇÃO DOS CONSELHOS DE USUÁRIOS DA OI INSTRUÇÕES GERAIS

EDITAL DE ELEIÇÃO E CONSTITUIÇÃO DOS CONSELHOS DE USUÁRIOS DA OI INSTRUÇÕES GERAIS EDITAL DE ELEIÇÃO E CONSTITUIÇÃO DOS CONSELHOS DE USUÁRIOS DA OI São convocados os senhores usuários dos serviços das empresas Telemar Norte Leste S.A., Oi S.A. e Oi Móvel S.A. (em conjunto denominadas

Leia mais

ESTATUTO DO DIRETÓRIO ACADÊMICO DE ECONOMIA, CONTÁBEIS E ATUARIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DAECA

ESTATUTO DO DIRETÓRIO ACADÊMICO DE ECONOMIA, CONTÁBEIS E ATUARIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DAECA ESTATUTO DO DIRETÓRIO ACADÊMICO DE ECONOMIA, CONTÁBEIS E ATUARIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DAECA TÍTULO I DO DIRETÓRIO ACADÊMICO DE ECONOMIA, CONTÁBEIS E ATUARIAIS DA UNIVERSIDADE

Leia mais

REGULAMENTO CENAP/SMED N 01/2014

REGULAMENTO CENAP/SMED N 01/2014 Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico CENAP M I N U T A D E R E G U L A ME N T O REGULAMENTO CENAP/SMED N 01/2014 CRIAÇÃO DO MASCOTE DO PROJETO SALVADOR PROTEGE O GOL A Coordenadoria de Ensino e Apoio

Leia mais

SIMULADO DO ENEM 2014

SIMULADO DO ENEM 2014 SIMULADO DO ENEM 2014 Para participar do Simulado do Enem 2014 não é necessário agendamento, antes feito pelo professor, para realização das provas. Os alunos participarão de forma independente e de acordo

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM Dr. José Timóteo Montalvão Machado

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM Dr. José Timóteo Montalvão Machado REGULAMENTO DO CONSELHO PEDAGÓGICO Chaves, Janeiro 2010 REGULAMENTO DO CONSELHO PEDAGÓGICO Secção I Disposições Gerais Artigo 1º 1. Em cumprimento no disposto no Artigo 106º da Lei nº 62/2007 de 10 de

Leia mais

COMITÊ DE BACIA DA REGIÃO HIDROGRÁFICA DA BAÍA DA ILHA GRANDE CBH-BIG

COMITÊ DE BACIA DA REGIÃO HIDROGRÁFICA DA BAÍA DA ILHA GRANDE CBH-BIG Anexo I EDITAL Convocação do Processo Eleitoral para composição das vagas restantes no Plenário do Comitê de Bacia da Região Hidrográfica da Baía da Ilha Grande Biênio 2012-2014 CBH-BIG O Comitê de Bacias

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL Nº 002/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL Nº 002/2016 EDITAL Nº 002/2016 O Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas /PROGEP torna público que, conforme as datas previstas nos cronogramas abaixo, estarão abertas as inscrições para os servidores

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS NOVA CRUZ EDITAL N. 20/2016

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA UNILA COMISSÃO ELEITORAL CENTRAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA UNILA COMISSÃO ELEITORAL CENTRAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA UNILA COMISSÃO ELEITORAL CENTRAL EDITAL Nº 01/2016 DE 05 DE MAIO DE 2016 - CEC A Comissão Eleitoral Central, instituída pela Portaria

Leia mais

Da candidatura e formação de chapas para concorrerem à eleição da Diretoria Executiva da AgroCerrado Empresa Jr. de Ciências Agrárias.

Da candidatura e formação de chapas para concorrerem à eleição da Diretoria Executiva da AgroCerrado Empresa Jr. de Ciências Agrárias. EDITAL N.º 001 DE 30 DE NOVEMBRO DE 2015. Dispõe sobre a eleição da Diretoria Executiva da AGROCERRADO Empresa Jr. De Ciências Agrárias do Instituto Federal Goiano Campus Urutaí para o mandato de Janeiro

Leia mais

Serviço de Edição e Informação Técnico-Científica/abril 2012 SISTEMA DE INFORMAÇÃO DO CÂNCER (SISCAN)

Serviço de Edição e Informação Técnico-Científica/abril 2012 SISTEMA DE INFORMAÇÃO DO CÂNCER (SISCAN) Serviço de Edição e Informação Técnico-Científica/abril 2012 SISTEMA DE INFORMAÇÃO DO CÂNCER (SISCAN) 1 O que é a versão web SISCAN? É a versão em plataforma web que integra os Sistemas de Informação do

Leia mais

Independência. Clareza. Resultados. Kinea Investimentos. Politica de Voto

Independência. Clareza. Resultados. Kinea Investimentos. Politica de Voto Independência. Clareza. Resultados. Kinea Investimentos Politica de Voto Diretriz Geral Politica de Voto A execução da politica de voto ficará sob responsabilidade da equipe de gestão da Kinea Investimentos

Leia mais

EDITAL N.º 06/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO DE INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO

EDITAL N.º 06/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO DE INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS BOA VIAGEM EDITAL N.º 06/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO DE INTRODUÇÃO

Leia mais

COMUNICADO 01 EDITAL SEBRAE/SC Nº 002/2016 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA

COMUNICADO 01 EDITAL SEBRAE/SC Nº 002/2016 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA COMUNICADO 01 EDITAL SEBRAE/SC Nº 002/2016 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA PUBLICADO EM 02/05/2016 O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE SUPERVISÃO CAPÍTULO I INTRODUÇÃO

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE SUPERVISÃO CAPÍTULO I INTRODUÇÃO CAPÍTULO I INTRODUÇÃO ARTIGO 1º - Este Regimento Interno tem por objetivo disciplinar o funcionamento do Conselho de Supervisão da BM&FBOVESPA Supervisão de Mercados ( BSM ), sendo as suas disposições

Leia mais

REGULAMENTO DOS DELEGADOS SINDICAIS

REGULAMENTO DOS DELEGADOS SINDICAIS REGULAMENTO DOS DELEGADOS SINDICAIS DIRECÇÃO DEZEMBRO DE 2009 REGULAMENTO DOS DELEGADOS SINDICAIS Secção I Direitos, deveres, área de representação e reuniões Artigo 1.º Delegados Sindicais 1 Os delegados

Leia mais

CONCURSO CULTURAL MONTEIRO LOBATO REGULAMENTO

CONCURSO CULTURAL MONTEIRO LOBATO REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL MONTEIRO LOBATO REGULAMENTO 1 Realização/Objetivo O 1º Prêmio Monteiro Lobato é uma iniciativa cultural do Taubaté Shopping que tem como objetivo incentivar a produção literária e sua

Leia mais

RESERVA AGRÍCOLA NACIONAL (RAN) REGULAMENTO INTERNO DA ENTIDADE REGIONAL DA RAN DO CENTRO (ER-RAN.C)

RESERVA AGRÍCOLA NACIONAL (RAN) REGULAMENTO INTERNO DA ENTIDADE REGIONAL DA RAN DO CENTRO (ER-RAN.C) RESERVA AGRÍCOLA NACIONAL (RAN) REGULAMENTO INTERNO DA ENTIDADE REGIONAL DA RAN DO CENTRO (ER-RAN.C) (Artigo 35º do Decreto - Lei n.º 73/2009, de 31 de Março) O DL 73/2009,de 31 de Março, veio introduzir

Leia mais

Vacinação Contra a Gripe 2015 Perguntas e Respostas

Vacinação Contra a Gripe 2015 Perguntas e Respostas Vacinação Contra a Gripe 2015 Perguntas e Respostas SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA DEPARTAMENTO REGIONAL DE MINAS GERAIS SESI/DRMG Vacinação Contra a Gripe 2015 Perguntas e Respostas BELO HORIZONTE 2015 Serviço

Leia mais

UNESPAR EDITAL N.º 005/2014-CEC

UNESPAR EDITAL N.º 005/2014-CEC UNESPAR EDITAL N.º 005/2014-CEC A Comissão Eleitoral Central (CEC) para Eleição para vagas remanescentes dos Membros dos Conselhos Superiores da Universidade Estadual do Paraná Unespar, nomeada pela Portaria

Leia mais

Resolução SS-5, de 16/01/2006 Secretaria de Estado da Saúde

Resolução SS-5, de 16/01/2006 Secretaria de Estado da Saúde Resolução SS-5, de 16/01/2006 Secretaria de Estado da Saúde Instituir nas unidades da Secretária de Estado da Saúde a Comissão de Saúde do Trabalhador COMSAT. O Secretário de Estado da Saúde. Considerando:

Leia mais

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA Secretaria de Administração e Recursos Humanos

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA Secretaria de Administração e Recursos Humanos EDITAL Nº 240-SARH A SECRETÁRIA DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas, apenas pela internet, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado

Leia mais

EDITAL PARA ELEIÇÕES DA DIRETORIA, DELEGACIAS, RPH E CONSELHO FISCAL DA ANPUH-PB BIÊNIO 2016-2018.

EDITAL PARA ELEIÇÕES DA DIRETORIA, DELEGACIAS, RPH E CONSELHO FISCAL DA ANPUH-PB BIÊNIO 2016-2018. EDITAL PARA ELEIÇÕES DA DIRETORIA, DELEGACIAS, RPH E CONSELHO FISCAL DA ANPUH-PB BIÊNIO 2016-2018. Paraíba, 1º de junho de 2016. Prezada(o)s colegas: Através do presente Edital, tornamos públicas as normas

Leia mais

AUDITORIA INTERNA Secretaria de Educação

AUDITORIA INTERNA Secretaria de Educação 1. Objetivo Esta norma estabelece o procedimento, requisitos básicos e a metodologia a ser obedecida para o planejamento, a execução e o registro de auditorias internas do Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes Comissão Interna de Prevenção de Acidentes Legislação Consolidação das Leis do Trabalho-CLT Decreto Lei 5.452 de 1º de maio de 1943 Normas Regulamentadoras NR 5 Lei 6.514 de 22 de dezembro de 1977 Portaria

Leia mais

NR 05 - CIPA. 5.2 Deve ser organizada por estabelicimento

NR 05 - CIPA. 5.2 Deve ser organizada por estabelicimento NR 05 CIPA 5.1 A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com

Leia mais

Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica

Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica Manual do Usuário Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica SISTCADPJ Cadastro de Pessoa Jurídica Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 3. Cadastro da Pessoa Jurídica...

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 045/2009 - PRORH DÚVIDAS FREQUENTES

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 045/2009 - PRORH DÚVIDAS FREQUENTES EDITAL Nº 045/2009 - PRORH DÚVIDAS FREQUENTES 1. Onde estão as informações importantes? Resposta: No edital. O candidato deve ler atentamente o Edital que está disponível no sítio: www.concurso.ufjf.br.

Leia mais

EDITAL INTERNO FAP Nº 001/2015 DISPÕE SOBRE A INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE EM PSICOLOGIA/FAP

EDITAL INTERNO FAP Nº 001/2015 DISPÕE SOBRE A INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE EM PSICOLOGIA/FAP EDITAL INTERNO FAP Nº 001/2015 DISPÕE SOBRE A INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE EM PSICOLOGIA/FAP A Diretora Geral da Faculdade de Pimenta Bueno no uso de suas atribuições

Leia mais

PROCEDIMENTOS ELEITORAIS PARA O CONSELHO GERAL ANEXO B

PROCEDIMENTOS ELEITORAIS PARA O CONSELHO GERAL ANEXO B 2013/ 2017 Agrupamento de Escolas de António Nobre Regimento dos PROCEDIMENTOS ELEITORAIS PARA O CONSELHO GERAL ANEXO B ao REGULAMENTO INTERNO 2013-2017 [Documento elaborado tendo por base o Decreto Lei

Leia mais

MANUAL REPRESENTANTES E VICE- REPRESENTANTES DE TURMAS

MANUAL REPRESENTANTES E VICE- REPRESENTANTES DE TURMAS MANUAL REPRESENTANTES E VICE- REPRESENTANTES DE TURMAS Introdução Parabéns! Você foi eleito representante de sua turma. Isso demonstra o seu interesse em contribuir com os seus colegas e a Etec Arnaldo

Leia mais

Coordenação de Recursos Humanos

Coordenação de Recursos Humanos Coordenação de Recursos Humanos NORMA INTERNA DE MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAL 2ª versão A Norma Interna de Movimentação de Pessoal da Associação Saúde da Família ASF estabelece critérios e procedimentos para

Leia mais

FACULDADE SÃO MIGUEL

FACULDADE SÃO MIGUEL FACULDADE SÃO MIGUEL 1. Regulamentação para eleição dos representantes das turmas da Faculdade São Miguel. Em reconhecimento a Lei nº 7.395, de 31 de outubro de 1985, a direção da Faculdade São Miguel,

Leia mais

Edital Nº 001/2016 A COMISSÃO ELEITORAL

Edital Nº 001/2016 A COMISSÃO ELEITORAL E-mail : ppgern@ufscar.br Edital Nº 001/2016 Eleição para Coordenação e Vice-Coordenação Programa de Pós- Graduação em Ecologia e Recursos Naturais campus de São Carlos da UFSCar para o biênio 2016-2017

Leia mais

Art. 1º O Concurso AGIR é uma iniciativa do GOB-PR a ser realizado bienalmente, quando do seu Congresso. Tem como objetivos principais:

Art. 1º O Concurso AGIR é uma iniciativa do GOB-PR a ser realizado bienalmente, quando do seu Congresso. Tem como objetivos principais: CAPÍTULO 1 DOS OBJETIVOS Art. 1º O Concurso AGIR é uma iniciativa do GOB-PR a ser realizado bienalmente, quando do seu Congresso. Tem como objetivos principais: Divulgar ações filantrópicas, fraternas,

Leia mais

CHAMADA INTERNA Nº 14/2016/PROPPI

CHAMADA INTERNA Nº 14/2016/PROPPI CHAMADA INTERNA Nº 14/2016/PROPPI CHAMADA INTERNA PARA CONTINUIDADE DO AFASTAMENTO INTEGRAL PARA CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO COM CONCESSÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO. EXECUÇÃO: 2016/2 ATÉ 2017/1 APRESENTAÇÃO

Leia mais

3. Portador de Diploma: 3.1 Possuir Diploma Registrado e Histórico escolar com formação na área da Saúde.

3. Portador de Diploma: 3.1 Possuir Diploma Registrado e Histórico escolar com formação na área da Saúde. MEDICINA EDITAL DE SELEÇÃO PARA TRANSFERÊNCIA INTERNA, DE ALUNOS DOS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, TRANSFERÊNCIA EXTERNA DE MEDICINA E PORTADOR DE DIPLOMA DA ÁREA DA SAÚDE. ANO LETIVO

Leia mais

R: Não, parágrafo único do artigo 210 R: O quorum é o número inteiro maior do que a metade do Colegiado (incisos I e II do artigo 212).

R: Não, parágrafo único do artigo 210 R: O quorum é o número inteiro maior do que a metade do Colegiado (incisos I e II do artigo 212). PROCESSO ELEITORAL 1) Em relação ao 2º abaixo, docente em licença-prêmio deve ser considerado da mesma forma que docente em férias? Regimento Geral da USP: "... Artigo 218 - Poderão votar e ser votados

Leia mais

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E RECURSOS HUMANOS CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DOS CARGOS DO QUADRO DE PESSOAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

Leia mais

EDITAL DE ELEIÇÃO UNIFICADA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS UFLA

EDITAL DE ELEIÇÃO UNIFICADA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS UFLA EDITAL DE ELEIÇÃO UNIFICADA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS UFLA EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÕES 2016 Retificado Publicado em 25/07/2016 Do Edital: Art. 1º O presente edital estabelece as diretrizes

Leia mais

CADASTRO. Quem pode se inscrever para fazer esses cursos? Qualquer professor em exercício da rede pública estadual ou municipal.

CADASTRO. Quem pode se inscrever para fazer esses cursos? Qualquer professor em exercício da rede pública estadual ou municipal. CADASTRO O que é a Plataforma Paulo Freire? A Plataforma Paulo Freire é um sistema desenvolvido pelo Ministério da Educação para que o professor faça sua pré-inscrição em cursos de graduação, especialização,

Leia mais

MARATONA ENEM 2016 REGULAMENTO LOCAL

MARATONA ENEM 2016 REGULAMENTO LOCAL MARATONA ENEM 2016 REGULAMENTO LOCAL O Colégio Londrinense realiza a sua 9ª edição da Maratona Enem, em parceria com o Sistema Anglo de Ensino, no dia 03 de setembro de 2016 das 13h às 17h visando oferecer

Leia mais

Estado de Santa Catarina PREFEITURA DE LAURO MULLER Edital de Processo Seletivo Simplificado

Estado de Santa Catarina PREFEITURA DE LAURO MULLER Edital de Processo Seletivo Simplificado PROCESSO N o 001/2013 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO nº 001/2013 A Prefeitura de Lauro Muller-SC, através da Secretaria Municipal da Educação e dos Esportes e da Comissão de Processo Seletivo

Leia mais

EDITAL PARA CONTRATAÇÃO 006/2014 AUXILIAR DE FARMÁCIA

EDITAL PARA CONTRATAÇÃO 006/2014 AUXILIAR DE FARMÁCIA EDITAL PARA CONTRATAÇÃO 006/2014 AUXILIAR DE FARMÁCIA I. DA FUNÇÃO-ATIVIDADE E DA ATRIBUIÇÃO O processo seletivo simplificado destina-se ao preenchimento de 1 (uma) vaga para contratação imediata na função

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 087/2013 Aprova o Regimento Interno do Fórum Permanente do

Leia mais

EDITAL BATALHA DE BANDAS 6º CANGAÇO ROCK FEST SERRA TALHADA-PE

EDITAL BATALHA DE BANDAS 6º CANGAÇO ROCK FEST SERRA TALHADA-PE 1. Objetivo EDITAL BATALHA DE BANDAS 6º CANGAÇO ROCK FEST SERRA TALHADA-PE 2016 1.1 Este edital estabelece as regras de participação na batalha de bandas 6º Cangaço Rock Fest. 1.2 A batalha de bandas tem

Leia mais

ESTATUTO SOCIAL DO FÓRUM GOIANO DE ENFRENTAMENTO AO USO DE CRACK E OUTRAS DROGAS

ESTATUTO SOCIAL DO FÓRUM GOIANO DE ENFRENTAMENTO AO USO DE CRACK E OUTRAS DROGAS ESTATUTO SOCIAL DO FÓRUM GOIANO DE ENFRENTAMENTO AO USO DE CRACK E OUTRAS DROGAS TÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, CARACTERÍSTICAS E COMPOSIÇÃO Artigo 1º - O FÓRUM GOIANO DE ENFRENTAMENTO AO USO DO CRACK E OUTRAS

Leia mais

EDITAL FECIV N 001/2013 PARA ELABORAÇÃO DE LISTA TRÍPLICE PARA DIRETOR DA FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL.

EDITAL FECIV N 001/2013 PARA ELABORAÇÃO DE LISTA TRÍPLICE PARA DIRETOR DA FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL. EDITAL FECIV N 001/2013 PARA ELABORAÇÃO DE LISTA TRÍPLICE PARA DIRETOR DA. O DIRETOR DA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, Prof. Mauro Prudente, na forma do que dispõe o artigo 329 do seu Regimento

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ELEIÇÕES PARA REPRESENTAÇÃO DISCENTE DA PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ELEIÇÕES PARA REPRESENTAÇÃO DISCENTE DA PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE CONVOCAÇÃO ELEIÇÕES PARA REPRESENTAÇÃO DISCENTE DA PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO A Representação Discente da Pós-Graduação da Faculdade de Direito da USP,

Leia mais

ELEIÇÕES SINDICAIS ROTEIRO E PROCEDIMENTOS

ELEIÇÕES SINDICAIS ROTEIRO E PROCEDIMENTOS ELEIÇÕES SINDICAIS ROTEIRO E PROCEDIMENTOS Em obediência ao Estatuto do Sindicato dos Proprietários dos Centros de Formação de Condutores do Estado de Minas Gerais, os procedimentos eleitorais devem ser

Leia mais

COMITÊ DE BACIA DA REGIÃO HIDROGRÁFICA DA BAÍA DA ILHA GRANDE CBH-BIG INSTITUIDO PELO DECRETO Nº 43.226 DE 07 DE OUTUBRO DE 2011 EDITAL DE CONVOCAÇÃO

COMITÊ DE BACIA DA REGIÃO HIDROGRÁFICA DA BAÍA DA ILHA GRANDE CBH-BIG INSTITUIDO PELO DECRETO Nº 43.226 DE 07 DE OUTUBRO DE 2011 EDITAL DE CONVOCAÇÃO Processo Eleitoral para composição do Plenário do Comitê de Bacia da Região Hidrográfica da Baía da Ilha Grande Biênio 2014 2016 CBH BIG O Comitê de Bacia da Região Hidrográfica da Baía da Ilha Grande,

Leia mais

Concurso Natal Ecológico. Regulamento

Concurso Natal Ecológico. Regulamento Concurso Natal Ecológico Regulamento Dos Objetivos 1.1 O Concurso Natal Ecológico, realizado pelo Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental SANEAR, tem por objetivos: a) Sensibilizar

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA - CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MANUAL DO SISTEMA - CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO O portal da Sala de Atendimento ao Cidadão está disponível no endereço: www.cidadao.mpf.mp.br. Nesse ambiente é possível registrar uma manifestação, consultar

Leia mais

Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação - INEP CONCEITO PRELIMINAR DE CURSOS DE GRADUAÇÃO

Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação - INEP CONCEITO PRELIMINAR DE CURSOS DE GRADUAÇÃO Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação - INEP CONCEITO PRELIMINAR DE CURSOS DE GRADUAÇÃO 1. Introdução A presente Nota Técnica apresenta as diretrizes para a implementação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADEFEDERAL DE SÃO JOÃO DEL- REI COMISS ÃO ELEITORAL. EDITAL N o 001/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADEFEDERAL DE SÃO JOÃO DEL- REI COMISS ÃO ELEITORAL. EDITAL N o 001/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADEFEDERAL DE SÃO JOÃO DEL- REI COMISS ÃO ELEITORAL EDITAL N o 001/2016 A Comissão Eleitoral da Universidade Federal de São João del Rei, nomeada nos termos da P o r t a

Leia mais

As inscrições deverão ser realizadas pelo site http://iep.hospitalsiriolibanes.org.br/web/iep/-/especializacaoem-medicina-intensiva-para-adultos,

As inscrições deverão ser realizadas pelo site http://iep.hospitalsiriolibanes.org.br/web/iep/-/especializacaoem-medicina-intensiva-para-adultos, Edital de Seleção ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA INTENSIVA Ano letivo 2016. O Superintendente de Ensino do Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa IEP/HSL, no uso de suas atribuições, faz saber que o

Leia mais

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Secretaria Estadual da Educação ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Secretaria Estadual da Educação ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Secretaria Estadual da Educação ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PNLD O PNLD é o maior programa de distribuição gratuita de material

Leia mais

ESCOLA DE EQUITAÇÃO FERNÃO POMPEO DE CARMARGO

ESCOLA DE EQUITAÇÃO FERNÃO POMPEO DE CARMARGO ESCOLA DE EQUITAÇÃO FERNÃO POMPEO DE CARMARGO TERMOS DE ACORDO EQUITAÇÃO 1. MATRÍCULA: A matrícula tem validade para o ano de 2016. Os alunos já matriculados no ano anterior e que efetuarem o pagamento

Leia mais

REGIMENTO DO COMITÊ DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CRS

REGIMENTO DO COMITÊ DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CRS REGIMENTO DO COMITÊ DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CRS TÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º O Comitê de Responsabilidade Social da FURJ/UNIVILLE foi instituído pela resolução 05/05, de 28 de abril de 2005, vinculado

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO CONSELHO GERAL DA UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR

REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO CONSELHO GERAL DA UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO CONSELHO GERAL DA UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR O presente regulamento dá cumprimento ao artigo 81º da Lei 62/2007 de 10 de Setembro e ao artigo 12º dos Estatutos

Leia mais

Orientações sobre Convenções

Orientações sobre Convenções Orientações sobre Convenções Companheiras, companheiros, O período de Convenções, de 20 de julho a 05 de agosto, está se aproximando e queremos alertar os Diretórios sobre as exigências legais a serem

Leia mais

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA Secretaria de Administração e Recursos Humanos

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA Secretaria de Administração e Recursos Humanos EDITAL Nº 181-SARH O SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas, apenas pela internet, as inscrições para Processo Seletivo Simplificado-Prova

Leia mais