Direito de empresa Títulos de Crédito

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Direito de empresa Títulos de Crédito"

Transcrição

1 Direito de empresa Títulos de Crédito Prof. Cristiano Erse

2 Conceito Cesare Vivante: documentos necessários para o exercício de direito literal e autônomo, nele mencionado. Art.887 CC: documento necessário ao exercício literal e autônomo nele contido, e que somente produz efeito quando preencha os requisitos da lei.

3 Fábio Ulhoa Documentos representativos de obrigações pecuniárias. Não se confundem com a própria obrigação, mas se distinguem dela na exata medida em que a representam. As obrigações representadas por um título de crédito podem ter origem extracambial (compra e venda por exemplo) ou cambial (aval por exemplo).

4 Características principais Negociabilidade e executibilidade. Negociabilidade diz respeito à facilidade com que o crédito pode circular. Executibilidade: os títulos de crédito gozam de maior eficiência em sua cobrança, já que nos termos do art.585, I, do CPC, são títulos executivos estrajudiciais.

5 Requisitos ou princípios fundamentais Cartularidade Literalidade Autonomia Abstração Inoponibilidade das exceções pessoais aos terceiros de boa-fé Independência ou substantividade Legalidade ou tipicidade

6 Cartularidade ou incorporação O crédito se incorpora à cártula. O direito não existe sem o documento,não se transmite sem a sua respectiva transferência e não pode ser exigido sem a sua exibição.

7 Literalidade O título de crédito é documento escrito e em sua análise somente se levará em consideração aquilo que estiver nele expressamente consignado.

8 Autonomia Princípio ligado à circulação cambial. Cada relação é autônoma em relação às suas antecessoras. Considerando que as obrigações representadas pelos títulos de crédito são independentes entre si, sendo uma delas nula ou anulável, porque, por exemplo, eivada de vício, tal defeito não poderá influir na validade e eficácia das obrigações a ele subseqüentes.

9 Abstração Abstração é a separação da causa ao título por ela originado. Todo título de crédito nasce de uma relação jurídica como uma compra e venda por exemplo. Quando essa relação não for mencionada no título esse se torna abstrato em relação ao negócio original.

10 Inoponibilidade das exceções pessoais aos terceiros de boa-fé O subscritor do título somente poderá opor contra o possuidor de boa-fé os vícios formais da cártula ou de seu conteúdo literal.

11 Independência ou substantividade Os títulos de créditos são, de um modo geral, independentes, pois bastam-se por si só. Art. 17 Lei Uniforme de Genebra

12 Legislação aplicável aos títulos de crédito Código Civil de 2002, Lei Uniforme de Genebra, Lei do Cheque, Lei das duplicatas,decreto n /1902 (sobre warrant e conhecimento de depósito) e outras legislação sobre títulos de crédito próprios e impróprios.

13 Legalidade Os títulos de crédito estão definidos em lei, de modo que deve ser observada a tipicidade desses títulos.

14 Sobre o CC: observação importante As normas sobre títulos de crédito do CC/2002 sé se aplicam quando as lei especial (LUG, LC, LF, etc) disciplina o assunto de igual modo. Se houver dispositivo diverso, não se aplica o CC.

15 Classificação dos títulos de crédito Quanto ao modelo Quanto a estrutura. Quanto às hipóteses de emissão. Quanto à circulação.

16 Classificação quanto ao modelo Vinculados: somente produzem efeitos cambiais os documentos que atendam ao padrão exigido. Exemplos do cheque. Livres: Não exigem padrão pré-definido, embora tenha que cumprir os requisitos essenciais. Exemplo: nota promissória

17 Classificação quanto à estrutura Ordem de pagamento: o emissor do título manda o sacado pagar determinada quantia ao tomador ou beneficiário.exemplo: cheque e letra de câmbio. Promessa de pagamento: o sacador assume o compromisso de pagar o valor do título.

18 Classificação quanto as hipóteses de emissão Causais: somente podem ser emitidos nas hipóteses autorizadas por lei (duplicata mercantil). Limitados: os que não podem ser emitidos em algumas hipóteses legais (a letra de cambio não pode ser utilizada para documentar o crédito nascido da compra e venda mercantil. LD). Não causais: podem ser emitidos em qualquer situação (cheque e nota promissória).

19 Classificação quanto à circulação Ao portador Nominativos: à ordem e não à ordem.

20 Requisitos formais dos títulos de crédito Denominação do título. Assinatura do seu subscritor. Identificação de quem deve pagar. Identificação precisa do direito que confere. Data de vencimento (se não constar considera-se à vista). Data da emissão. Local da emissão e do pagamento.

21 Letra de câmbio Título de crédito à ordem, que cria mediante o saque, emitido em favor de alguém, sendo transferível por endosso, e que se completa pelo aceite e se garante pelo aval.

22 Letra de câmbio Três situações jurídicas distintas: Sacador (emitente) Sacado (a quem a ordem se destina) Tomador (beneficiário)

23 Requisitos formais essenciais A palavra letra inserta no próprio texto na língua utilizada O mandato puro e simples de pagar uma quantia determinada O nome e qualificação do sacado. Época do pagamento (se não houver considera-se à vista) Indicação do lugar em que se deve efetuar o pagamente O nome e a qualificação do tomador ou beneficiário Indicação da data e do local onde a letra foi passada. Assinatura do sacador É permitida cláusula de juros e de exoneração do sacador do aceite. A letra emitida ou aceita em branco pode circular e ser completada pelo credor de boa-fé antes da cobrança ou do protesto

24 Letra de câmbio (saque) Saque é a operação de emissão de letra de câmbio. O saque pode conter cláusulas adicionais, sendo as mais comuns: - Não à ordem - Sem protesto (isenta o tomador da necessidade de protestar o título por falta de aceite) - Juros - Não aceite. - Sem garantia

25 Letra de câmbio (Aceite) Aceite é o ato de vontade materializado pela oposição de assinatura no anverso do título, mediante a qual o sacado concorda com a ordem do sacador, tornando-se o principal responsável pelo pagamento da quantia expressa na letra de câmbio na data de seu vencimento

26 Letra de câmbio (Aceite) O aceite é sempre facultativo. A recusa de aceite faz com que o título tenha seu vencimento antecipado.

27 Letra de câmbio (Aceite parcial) O sacado pode recusar totalmente o aceite, pode fazê-lo também de forma parcial. A LUG disciplina duas espécies de recusa especial: - Limitativo: diminui o valor - Modificativo: modifica as condições de pagamento. Em ambas as situações ocorre a antecipação do vencimento do crédito.

28 Letra de câmbio (Cláusula Não aceitável) É possível acrescentar uma cláusula para que a Letra de Câmbio não seja apresentada antes da data de vencimento, com o intuito de se evitar a antecipação do crédito no caso de recusa.

29 Letra de câmbio (endosso) Endosso é o ato pelo qual o credor de um título de crédito com cláusula à ordem transmite os seus direitos a outra pessoa. O endosso introduz, na letra de câmbio, duas novas situações jurídicas: a do endossante (transmitente) e a do endossatário (transmitido).

30 Letra de câmbio (endosso) Basta a assinatura no verso do título. No anverso do título, deve ser acompanhado de uma declaração de que se trata de endosso.

31 Letra de câmbio (endosso espécies) Endosso em preto: quando houver indicação do beneficiário do crédito que se transfere (endossatário). Trata-se de endosso nominal. Endosso em branco: não há indicação do endossatário. O título passa a circular como título ao portador.

32 Letra de câmbio Endosso próprio e impróprio. Endosso próprio: aquele que transfere o crédito. Endosso impróprio: não transfere o crédito. - Endosso mandato: confere ao endossatário a possibilidade de agir como representante do endossante, exercendo os direitos inerentes ao título. - Endosso caução: o título é entregue como garantia, ficando empenhado em poder do endossatário.

33 Letra de câmbio - aval O pagamento de título de crédito, que contenha obrigação de pagar soma determinada, pode ser garantido por aval. O aval representa uma garantia dada em favor de devedor da letra de câmbio. Ele é autônomo e equivalente à obrigação do avalizado.

34 Aval - responsabilidade O avalista assume uma obrigação igual à de seu avalizado, tanto quanto aos efeitos, como no que tange às conseqüências. Assinatura aposta no anverso do título sem qualquer indicação vale como aval. Uma assinatura aposta no verso sem qualquer indicação vale como endosso. O avalista não pode alegar exceção própria do avalizado.

35 Aval em preto e branco Aval em preto: indica a pessoa que está sendo avalizada. Aval em branco: não indica a pessoa que está sendo avalizada. Presume-se que o aval é relativo ao emitente.

36 Letra de câmbio (época de pagamento- vencimento) À vista A certo termo de vista A um certo termo da data Em dia determinado

37 Pagamento - conseqüências Aceitante paga: desoneração de todos os coobrigados. Avalista do aceitante: desoneração de todos os coobrigados, menos o avalizado. Se é um dos coobrigados quem paga o título, ele desonera todos os coobrigados e avalistas posteriores. Se é o sacador quem paga, desoneração de todos os coobrigados, menos o aceitante e avalista deste.

38 Protesto Protesto é o ato praticado pelo credor, perante o competente cartório, para fins de incorporar ao título de crédito a prova de fato relevante para as relações cambiais, como, por exemplo, a falta de aceite ou de pagamento da letra de câmbio.

39 Conseqüência da falta de protesto O protesto de letra de câmbio dentro do prazo da lei é condição necessária para a cobrança contra o sacador, endossantes e seus avalistas, mas não contra o aceitante e respectivo avalista.

40 Protesto de letra por falta de pagamento 2 dias úteis após o vencimento.

41 Prescrição da ação cambial 3 anos, a contar do vencimento, no caso de execução contra o aceitante e seu avalista. 1 ano, no caso das ações contra o sacador, endossantes e seus avalistas. 6 meses, no caso das ações entre endossantes e contra o sacador.

42 Ação cambial Ação cambial é a execução, porque os títulos de crédito são definidos, na lsgislação processual, como títulos executivos extrajudiciais. Verificando-se, contudo, a preservação fixada na legislação cambiária, caberá a ação causal, de natureza cognitiva.

43 Nota promissória Promessa do subscritor de pagar quantia determinada ao tomador, ou à pessoa a quem esse transferir o título.

44 Nota promissória Regime jurídico das letras de câmbio, menos os dispositivos incompatíveis como aceite por exemplo.

45 Cheque Ordem de pagamento à vista, emitida contra um banco, em razão de fundos que o emitente possui junto ao sacado.

46 Apresentação do cheque para pagamento O cheque deve ser apresentado para pagamento, a contar do dia da emissão, no prazo de 30 dias, quando emitido no lugar onde houver de ser pago e 60 dias em outra praça. A apresentação fora do prazo legal causa a perda do direito contra os coobrigados.

47 Prescrição 6 meses após o período de apresentação.

48

Direito aplicado à logística

Direito aplicado à logística 6. TÍTULOS DE CRÉDITO 6.1 Caracterização Para Vivante, título de crédito é o documento necessário ao exercício de um direito literal e autônomo nele mencionado. O Código Civil de 2002 o definiu no artigo

Leia mais

CAPÍTULO 8 NOTA PROMISSÓRIA

CAPÍTULO 8 NOTA PROMISSÓRIA CAPÍTULO 8 NOTA PROMISSÓRIA 1. CONCEITO A nota promissória é uma promessa de pagamento por meio da qual o emitente assume o compromisso puro e simples de pagar certa quantia ao beneficiário ou à sua ordem.

Leia mais

AULA 7 30/03/11 A NOTA PROMISSÓRIA E O CHEQUE

AULA 7 30/03/11 A NOTA PROMISSÓRIA E O CHEQUE AULA 7 30/03/11 A NOTA PROMISSÓRIA E O CHEQUE 1 A NOTA PROMISSÓRIA 1.1 O CONCEITO É uma promessa solene, direta e unilateral de pagamento, à vista ou a prazo, efetuada pelo promitente-devedor ao promissário-credor,

Leia mais

PRESCRIÇÃO NOTA PROMISÓRIA. Decr. nº 2.044/1908 Lei Interna (LI) VENCIMENTO A DIA CERTO

PRESCRIÇÃO NOTA PROMISÓRIA. Decr. nº 2.044/1908 Lei Interna (LI) VENCIMENTO A DIA CERTO PRESCRIÇÃO NOTA PROMISÓRIA Legislação aplicável: Decr. nº 57.663/1966 Lei Uniforme de Genebra (LU) Decr. nº 2.044/1908 Lei Interna (LI) SUBSCRITOR (EMITENTE) 1. O TÍTULO NÃO FOI PROTESTADO A prescrição

Leia mais

Curso de Legislação Societária. Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani - silviabertani.com -

Curso de Legislação Societária. Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani - silviabertani.com - Curso de Legislação Societária TÍTULOS DE CRÉDITO Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-NC- ND Título de crédito documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele

Leia mais

EMPRESARIAL III. Aula 3- Classificação dos Títulos de Crédito

EMPRESARIAL III. Aula 3- Classificação dos Títulos de Crédito EMPRESARIAL III Aula 3- Classificação dos Títulos de Crédito EMPRESARIAL III Conteúdo Programático desta aula Títulos de Crédito quanto à essência do crédito. Títulos de Crédito quanto à emissão. Títulos

Leia mais

TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO

TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO 1 Conceito Segundo Cesare Vivante: documento necessário para o exercício do direito, literal e autônomo, nele mencionado. 2 Princípios Cartularidade Literalidade Autonomia

Leia mais

Do saque, ou seja, da emissão da letra de câmbio, decorre o surgimento de três situações jurídicas distintas:

Do saque, ou seja, da emissão da letra de câmbio, decorre o surgimento de três situações jurídicas distintas: Direito Empresarial II 6º Semestre CURSO: DIREITO LETRA DE CÂMBIO HISTÓRICO DA LETRA DE CÂMBIO A Letra de Câmbio é uma ordem de pagamento. Do saque, ou seja, da emissão da letra de câmbio, decorre o surgimento

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. Aula 09 Planejamento Empresarial Através de Títulos de Crédito

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. Aula 09 Planejamento Empresarial Através de Títulos de Crédito PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO Aula 09 Planejamento Empresarial Através de Títulos de Crédito Professor Doutor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado

Leia mais

TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERAL

TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERAL TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERAL Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage: www.armindo.com.br Facebook: Armindo Castro Celular: (65) 99352-9229 Noção de Crédito VENDA A PRAZO:

Leia mais

CONCEITO IMPORTÂNCIA PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS CARTULARIDADE

CONCEITO IMPORTÂNCIA PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS CARTULARIDADE EDIÇÃO DE 02 A 04 DE MARçO DE 2009 O INFORMATIVO RKL dessa edição aborda as principais características do TÍTULO DE CRÉDITO: conceito, importância, cartularidade, autonomia, literalidade e modalidades.

Leia mais

HISTÓRIA Origem provável: Século XII Templários SEC. XII - Feira de Champagne

HISTÓRIA Origem provável: Século XII Templários SEC. XII - Feira de Champagne LETRA DE CÂMBIO CONCEITO Letra de Câmbio é o título de crédito que representa uma ordem de pagamento de alguém (sacador) contra outrem (sacado) a favor de um terceiro (tomador). HISTÓRIA Origem provável:

Leia mais

OAB 2010.3 GABARITO COMENTADO SEGUNDA FASE EMPRESARIAL. Artigo 9º e 4º do artigo 10 Lei 11.101/2005, procuração, CPC e estatuto da OAB.

OAB 2010.3 GABARITO COMENTADO SEGUNDA FASE EMPRESARIAL. Artigo 9º e 4º do artigo 10 Lei 11.101/2005, procuração, CPC e estatuto da OAB. OAB 2010.3 GABARITO COMENTADO SEGUNDA FASE EMPRESARIAL PEÇA PRÁTICO PROFISSIONAL Artigo 9º e 4º do artigo 10 Lei 11.101/2005, procuração, CPC e estatuto da OAB. Trata-se de uma habilitação de crédito retardatária.

Leia mais

LETRA DE CÂMBIO E NOTA PROMISSÓRIA - X. I - Letra de Câmbio: a) Aspectos gerais e históricos:

LETRA DE CÂMBIO E NOTA PROMISSÓRIA - X. I - Letra de Câmbio: a) Aspectos gerais e históricos: LETRA DE CÂMBIO E NOTA PROMISSÓRIA - X I - Letra de Câmbio: a) Aspectos gerais e históricos: - Muito pouco se utiliza neste país a letra de câmbio, porque com a criação da duplicata mercantil, largamente

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XII Notas Promissórias e Duplicatas

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XII Notas Promissórias e Duplicatas Instituições de Direito Público e Privado Parte XII Notas Promissórias e Duplicatas 1. Títulos de Crédito Conceito e Generalidades Título de Crédito é um documento necessário para o exercício do direito

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL. Estabelecimentos empresarial, Registro de Empresa e Títulos de Crédito

DIREITO EMPRESARIAL. Estabelecimentos empresarial, Registro de Empresa e Títulos de Crédito Estabelecimentos empresarial, Registro de Empresa e Títulos de Crédito 1. A respeito do registro público de empresas, assinale a opção correta. a) As juntas comerciais estão subordinadas, relativamente

Leia mais

DIREITO COMERCIAL 1 BIMESTRE Prof. Ruy Coppola Junior

DIREITO COMERCIAL 1 BIMESTRE Prof. Ruy Coppola Junior DIREITO COMERCIAL 1 BIMESTRE Prof. Ruy Coppola Junior 1. Direito Cambiário estudo dos títulos de crédito 2. Direito concursal tem uma subdivisão: a) Recuperação de Empresas: a lei que criou a Recuperação

Leia mais

Aula de 16/03/15. a) Total; b) Parcial (resolução da sociedade em relação a um sócio).

Aula de 16/03/15. a) Total; b) Parcial (resolução da sociedade em relação a um sócio). Aula de 16/03/15 14. DISSOLUÇÃO DE SOCIEDADE CONTRATUAL - Espécies: a) Total; b) Parcial (resolução da sociedade em relação a um sócio). Todas as duas hipóteses podem ocorrer de forma judicial ou extrajudicial.

Leia mais

UNIDADE 5 NOTA PROMISSÓRIA

UNIDADE 5 NOTA PROMISSÓRIA UNIDADE 5 NOTA PROMISSÓRIA Profª Roberta C. de M. Siqueira Direito Empresarial III ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria. Foi retirado da bibliografia do curso constante

Leia mais

Literalidade: a obrigação representada pelo título de crédito restringe-se àquilo que estiver nele escrito (não valem convenções em apartado);

Literalidade: a obrigação representada pelo título de crédito restringe-se àquilo que estiver nele escrito (não valem convenções em apartado); Resumo Aula-tema 04: Títulos de crédito Título de crédito é um documento necessário ao exercício de direito literal e autônomo nele contido. Trata-se de conceito inspirado na clássica concepção do italiano

Leia mais

SUMÁRIO 1 - OS TITULOS DE CRÉDITO>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 04 1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 04

SUMÁRIO 1 - OS TITULOS DE CRÉDITO>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 04 1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 04 SUMÁRIO 1 - OS TITULOS DE CRÉDITO>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 04 1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 04 1.2. CONCEITO E ESPÉCIES DE TÍTULOS DE CRÉDITO>>>>>>>>>>>>>>> 04

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Balanço Patrimonial. Títulos. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Balanço Patrimonial. Títulos. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Balanço Patrimonial Títulos Prof. Cláudio Alves As operações com títulos de crédito vieram facilitar a ocorrência de operações comerciais. Pode-se dizer que houve um enorme avanço nas

Leia mais

Direito Empresarial. Aula 13. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Empresarial. Aula 13. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Empresarial Aula 13 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

Espécies de título de crédito: Letra de Câmbio e Nota Promissória. Esperamos que, após o estudo do conteúdo desta aula, você capaz de:

Espécies de título de crédito: Letra de Câmbio e Nota Promissória. Esperamos que, após o estudo do conteúdo desta aula, você capaz de: Espécies de título de crédito: Letra de Câmbio e Nota Promissória A U L A Meta da aula Apresentar as espécies de título de crédito, a Letra de Câmbio e a Nota Promissória. objetivos 1 2 Esperamos que,

Leia mais

Direito Empresarial

Direito Empresarial www.uniestudos.com.br Direito Empresarial Helder Goes Professor de Direito Empresarial do Universo de Estudos Advogado e Consultor Jurídico Graduado em Direito pela Universidade Tiradentes Especialista

Leia mais

LETRA DE CÂMBIO. Armindo de Castro Júnior

LETRA DE CÂMBIO. Armindo de Castro Júnior Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Facebook: Armindo Castro Homepage: www.armindo.com.br Celular/WhattsApp: (65) 99352-9229 HISTÓRICO Período Italiano Idade Média Câmbio Trajectício

Leia mais

CONCEITO O ARTIGO 887 DO CCB: CONTIDO DOCUMENTO NECESSÁRIO PARA O EXERCÍCIO DO DIREITO LITERAL E AUTÔNOMO NELE MENCIONADO (VIVANTE)

CONCEITO O ARTIGO 887 DO CCB: CONTIDO DOCUMENTO NECESSÁRIO PARA O EXERCÍCIO DO DIREITO LITERAL E AUTÔNOMO NELE MENCIONADO (VIVANTE) O ARTIGO 887 DO CCB: CONTIDO DOCUMENTO NECESSÁRIO PARA O EXERCÍCIO DO DIREITO LITERAL E AUTÔNOMO NELE MENCIONADO (VIVANTE) CARACTERÍSTICAS CARTULARIDADE a necessidade de exibição LITERALIDADE vale pelo

Leia mais

ATOS CAMBIÁRIOS. PAGAMENTO forma usual de extinção de obrigação cambial

ATOS CAMBIÁRIOS. PAGAMENTO forma usual de extinção de obrigação cambial ATOS CAMBIÁRIOS ATOS CAMBIÁRIOS VENCIMENTO data em que o título se torna exigível PAGAMENTO forma usual de extinção de obrigação cambial PROTESTO ato extrajudicial pelo qual o credor prova a falta de aceite

Leia mais

TÍTULOS DE CRÉDITO. Freitas Bastos Editora (81) S731t

TÍTULOS DE CRÉDITO. Freitas Bastos Editora (81) S731t CARLOS GUSTAVO DE SOUZA Advogado Militante no Direito Comercial e Tributário; Especialista em Direito Processual Civil - Centro Universitário - UNI-FMU - SP; Mestrando em Direito Empresarial e Tributação

Leia mais

VENCIMENTO PROTESTO EMISSÃO (SAQUE) ATOS EXCLUSIVOS ENDOSSO AVAL

VENCIMENTO PROTESTO EMISSÃO (SAQUE) ATOS EXCLUSIVOS ENDOSSO AVAL ATOS CAMBIÁRIOS VENCIMENTO ATOS COMUNS PAGAMENTO PROTESTO EMISSÃO (SAQUE) ATOS EXCLUSIVOS ACEITE ENDOSSO AVAL VENCIMENTO data em que o título se torna exigível PAGAMENTO forma usual de extinção de obrigação

Leia mais

DIREITO COMERCIAL II. Professor LUIZ GONZAGA MODESTO DE PAULA DIREITO COMERCIAL II TÍTULOS DE CRÉDITO

DIREITO COMERCIAL II. Professor LUIZ GONZAGA MODESTO DE PAULA DIREITO COMERCIAL II TÍTULOS DE CRÉDITO 1 DIREITO COMERCIAL II Professor LUIZ GONZAGA MODESTO DE PAULA modesto@pucsp.br 2 TÍTULOS DE CRÉDITO 3 P R O G R A M A 4 AULA 1 CONCEITO DE CRÉDITO CONCEITO TRADICIONAL DE TÍTULO DE CRÉDITO NOVO CONCEITO

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL V EXAME UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA PROVA DO DIA 4/12/2011 DIREITO EMPRESARIAL

CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL V EXAME UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA PROVA DO DIA 4/12/2011 DIREITO EMPRESARIAL DIREITO EMPRESARIAL PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL O examinando deverá elaborar uma petição simples cuja nomenclatura e/ou conteúdo deve remeter à ideia de refutação à contestação, sendo, contudo, consideradas

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL CADU WITTER TÍTULOS DE CRÉDITO PARTE 1

DIREITO EMPRESARIAL CADU WITTER TÍTULOS DE CRÉDITO PARTE 1 DIREITO EMPRESARIAL CADU WITTER TÍTULOS DE CRÉDITO PARTE 1 Título de crédito É o documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele contido, somente produzindo efeitos quando preenchidos

Leia mais

Letra de Câmbio, Duplicata, Cheque e Nota Promissória. José Rodrigo Dorneles Vieira

Letra de Câmbio, Duplicata, Cheque e Nota Promissória. José Rodrigo Dorneles Vieira Letra de Câmbio, Duplicata, Cheque e Nota Promissória José Rodrigo Dorneles Vieira jrodrigo@portoweb.com.br Cesare Vivante: Documento necessário para o exercício do direito literal e autônomo nele mencionado.

Leia mais

DIREITO COMERCIAL II TÍTULOS DE CRÉDITO: literal e autônomo nele mencionado.(vivante) CRÉDITO = alargamento da troca.

DIREITO COMERCIAL II TÍTULOS DE CRÉDITO: literal e autônomo nele mencionado.(vivante) CRÉDITO = alargamento da troca. TÍTULOS DE CRÉDITO: CRÉDITO = alargamento da troca. Venda a prazo Empréstimo Documento necessário para o exercício do direito literal e autônomo nele mencionado.(vivante) joao@joaopereira.com.br TÍTULO

Leia mais

TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES

TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES AÇÕES Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br MSN: armindocastro1@hotmail.com Homepage: www.armindo.com.br Cel: 8405-7311 AÇÃO CAMBIÁRIA CONCEITO Ação de execução de títulos de crédito.

Leia mais

DIREITO COMERCIAL ESQUEMAS DAS AULAS CAPÍTULO III PARTE I CAPÍTULO III - TÍTULOS DE CRÉDITO III

DIREITO COMERCIAL ESQUEMAS DAS AULAS CAPÍTULO III PARTE I CAPÍTULO III - TÍTULOS DE CRÉDITO III Docente: Pedro Dias Venâncio Gabinete: 3 Grupo: Direito Endereço electrónico: pvenancio@ipca.pt PARTE I CAPÍTULO III III - TÍTULOS DE CRÉDITO 1.Conceito, função e características 2. Letra de câmbio 3.

Leia mais

Direito Empresarial III Prof Eduardo Goulart Pimenta

Direito Empresarial III Prof Eduardo Goulart Pimenta Direito Empresarial III Prof Eduardo Goulart Pimenta Conteúdo programático Legislação de referência a) Dec. 57.663/1966 lei uniforme de Genebra (LUG). Ela disciplina a letra de câmbio e a nota promissória.

Leia mais

CONTRATOS BANCÁRIOS EM JUÍZO Forense, 2ª Edição, 1999 3.2. CAMBIAL INCOMPLETA.

CONTRATOS BANCÁRIOS EM JUÍZO Forense, 2ª Edição, 1999 3.2. CAMBIAL INCOMPLETA. CONTRATOS BANCÁRIOS EM JUÍZO Forense, 2ª Edição, 1999 3.2. CAMBIAL INCOMPLETA. Não importa se a execução é movida por particular ou por banco. A nota promissória, segundo a Convenção de Genebra, tem requisitos

Leia mais

Conceito. Características literalidade é válido somente por aquilo que nele estiver. Princípios

Conceito. Características literalidade é válido somente por aquilo que nele estiver. Princípios Conceito documento formal com força executiva, representativo de dívi líqui e certa, sem qualquer dúvi, cuja circulação está desvincula do negócio que deu origem ao título. Características literalide é

Leia mais

f ÅâÄtwÉ W Üx àé VÉÅxÜv tä `öüv t cxä áátü

f ÅâÄtwÉ W Üx àé VÉÅxÜv tä `öüv t cxä áátü 1 QUESTÕES SOBRE TÍTULO DE CRÉDITO TOMO II 1. Como se opera a circulação das letras de câmbio? R.: Após o aceite do sacado, o beneficiário teria de, em tese, aguardar a data do vencimento para receber

Leia mais

NOTA PROMISSÓRIA 11.1 NOÇÃO

NOTA PROMISSÓRIA 11.1 NOÇÃO 11 NOTA 11.1 NOÇÃO Enquanto a letra de câmbio é uma ordem de pagamento, porque através dela o signatário (sacador) do título requisita a uma pessoa (sacado) o pagamento de uma soma, a nota promissória

Leia mais

Teoria Geral dos Títulos de Crédito. Aula 6 Os títulos de crédito no Código Civil

Teoria Geral dos Títulos de Crédito. Aula 6 Os títulos de crédito no Código Civil Teoria Geral dos Títulos de Crédito Aula 6 Os títulos de crédito no Código Civil Uniformização do direito cambiário (conveções de Genebra) Direito uniforme princípios gerais Unificação cooperação internacional

Leia mais

Letra de Câmbio. Decreto nº 2.044, de 31 de dezembro de Decreto nº , de 25 de janeiro de Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Letra de Câmbio. Decreto nº 2.044, de 31 de dezembro de Decreto nº , de 25 de janeiro de Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Letra de Câmbio Decreto nº 2.044, de 31 de dezembro de 1.908 Decreto nº 57.663, de 25 de janeiro de 1966 Histórico A letra de câmbio surgiu na Itália, nas corporações de mercadores e nos mercados e feiras

Leia mais

Direito aplicado à logística

Direito aplicado à logística 6.4 LETRA DE CÂMBIO 6.4.1 Caracterização Eis um modelo de letra de câmbio: Regulada pela Lei nº 57.663/66 e parcialmente pelo Decreto nº 2.044/08 (Lei Uniforme), é uma ordem de pagamento à vista ou a prazo

Leia mais

Caderno de Exercícios de Direito Empresarial III (Títulos de Crédito) Prof.: Alberto José do Patrocínio

Caderno de Exercícios de Direito Empresarial III (Títulos de Crédito) Prof.: Alberto José do Patrocínio Caderno de Exercícios de Direito Empresarial III (Títulos de Crédito) Prof.: Alberto José do Patrocínio Estudo n.º 1. 1) Classifique crédito quanto a sua utilização. 2) Porque podemos dizer que título

Leia mais

AULA 1 09/02/11 TÍTULOS DE CRÉDITO

AULA 1 09/02/11 TÍTULOS DE CRÉDITO AULA 1 09/02/11 TÍTULOS DE CRÉDITO 1 A TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO O título de crédito pode ser caracterizado, em sentido genérico, como um documento que se destina a representar um crédito, facilitando

Leia mais

Títulos de Crédito Direito Empresarial

Títulos de Crédito Direito Empresarial RESUMO Títulos de Crédito Direito Empresarial 1 Índice Título de Crédito... 4 Conceito... 4 Definição Clássica de Vivante:... 4 Princípios... 4 Princípio da Cartularidade... 4 Princípio da Literalidade:...

Leia mais

DUPLICATA MERCANTIL. Partes: Com efeito, se alguém efetua a venda a prazo, pode emitir uma duplicata O vendedor será o adquirente. Natureza Jurídica:

DUPLICATA MERCANTIL. Partes: Com efeito, se alguém efetua a venda a prazo, pode emitir uma duplicata O vendedor será o adquirente. Natureza Jurídica: DUPLICATA MERCANTIL A DUPLICATA MERCANTIL É TITULO DE CRÉDITO CRIADO PELO DIREITO BRASILEIRO. A emissão da duplicata foi disciplina pela Lei 5474/68 O termo duplicata não pode ser interpretado ao Pé da

Leia mais

Letras e livranças. Características: Literalidade Circulabilidade Incorporação ou legitimação Autonomia

Letras e livranças. Características: Literalidade Circulabilidade Incorporação ou legitimação Autonomia Índice Letras e livranças... 3 Intervenientes na letra:... 4 Requisitos da letra... 5 Formas de transmissão da letra... 5 Aceite e aval... 6 O aval pode revestir duas formas:... 6 Livrança... 8 Existem

Leia mais

CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 04. Títulos de Crédito

CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 04. Títulos de Crédito CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 04 DATA 05/07/2016 DISCIPLINA Empresarial PROFESSOR José Humberto Souto Júnior MONITOR Thaís da Mata AULA 04 - Títulos de Crédito (Cheque, Duplicata

Leia mais

Por força das inovações introduzidas no art. 114 da Constituição Federal pela

Por força das inovações introduzidas no art. 114 da Constituição Federal pela COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO PARA PROMOVER AÇÃO DE EXECUÇÃO FUNDADA EM TÍTULO DE CRÉDITO - DUPLICATA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Roberto de A lm eida M esquita' Por força das inovações introduzidas

Leia mais

Caio de Oliveira Desiderio

Caio de Oliveira Desiderio Caio de Oliveira Desiderio Fatura Documento descritivo da compra e venda mercantil ou da prestação de serviços que contém a indicação da quantidade, qualidade e preço do produto ou serviço. É obrigatória

Leia mais

Cheque administrativo ou cheque bancário ou cheque tesouraria (art.9º, III)

Cheque administrativo ou cheque bancário ou cheque tesouraria (art.9º, III) 1 Títulos de Crédito Sala 207 UNIP Títulos de Crédito VIII 29 de outubro Modalidades de Cheque Cheque visado (art.7º) - é o cheque em que o banco sacado a pedido do emitente ou do portador legitimado,

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL JOSÉ RODRIGO D. VIEIRA PONTO 1: TÍTULOS DE CRÉDITO PONTO 2: RESOLUÇÃO DE QUESTÃO (EXECUÇÃO FISCAL) PONTO 3: ---

DIREITO EMPRESARIAL JOSÉ RODRIGO D. VIEIRA PONTO 1: TÍTULOS DE CRÉDITO PONTO 2: RESOLUÇÃO DE QUESTÃO (EXECUÇÃO FISCAL) PONTO 3: --- DIREITO EMPRESARIAL PONTO 1: TÍTULOS DE CRÉDITO PONTO 2: RESOLUÇÃO DE QUESTÃO (EXECUÇÃO FISCAL) PONTO 3: --- TÍTULOS DE CRÉDITO Cesare Vivante: Título de crédito é um documento necessário para o exercício

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 10ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23. As Obrigações em Leitura Civil-Constitucional... 25

Sumário. Palavras Prévias 10ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23. As Obrigações em Leitura Civil-Constitucional... 25 Sumário Palavras Prévias 10ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil-Constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações...

Leia mais

Formas de Pagamento e Garantias no Comércio Internacional

Formas de Pagamento e Garantias no Comércio Internacional Formas de Pagamento e Garantias no Comércio Internacional Dependendo do grau de conhecimento e confiança estabelecido entre as partes existem várias modalidades de pagamento aplicáveis às trocas com o

Leia mais

Direito aplicado à logística

Direito aplicado à logística 6.6 CHEQUE Segue modelo de cheque: O cheque é uma ordem de pagamento à vista, emitida contra um banco, mediante fundos disponíveis do emitente, em poder do sacado, provenientes de depósito ou de contrato

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL. Títulos de Crédito Endosso, aval e protesto Parte 5. Profª. Estefânia Rossignoli

DIREITO EMPRESARIAL. Títulos de Crédito Endosso, aval e protesto Parte 5. Profª. Estefânia Rossignoli DIREITO EMPRESARIAL Títulos de Crédito Endosso, aval e protesto Parte 5 Profª. Estefânia Rossignoli - Para que se possam exercer os direitos inerentes ao título de crédito, será preciso que se comprove

Leia mais

Direito Empresarial II. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Empresarial II. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Empresarial II Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Contratos Aula 24 09/10/2015 Títulos de Crédito Teoria Geral. ***Necessidade de Circular Riquezas de forma rápida e

Leia mais

Aula 06. ATOS CAMBIÁRIOS (cont.)

Aula 06. ATOS CAMBIÁRIOS (cont.) Turma e Ano: Empresarial B (2015) Matéria/Data: Aval (cont.). Títulos em espécie: Letra de câmbio (08/09/15) Professora: Carolina Lima Monitora: Márcia Beatriz Aula 06 Aval: ATOS CAMBIÁRIOS (cont.) Recapitulando:

Leia mais

Situação: PARCIALMENTE DIVERGENTE. 1. Introdução

Situação: PARCIALMENTE DIVERGENTE. 1. Introdução Diagnóstico da Convergência às Normas Internacionais IAS 39 Financial Instruments: Recognition and Measurement Derecognition of a Financial Asset (parágrafos 15 a 37) Situação: PARCIALMENTE DIVERGENTE

Leia mais

Direito Empresarial II. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Empresarial II. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Empresarial II Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Títulos de Crédito Aula 27 04/11/2015 Conceito: Cheque é a ordem de pagamento à vista, emitida contra um banco, em razão

Leia mais

Saque, Aceite, Endosso, Aval, Fiança e Pagamento

Saque, Aceite, Endosso, Aval, Fiança e Pagamento Saque, Aceite, Endosso, Aval, Fiança e Pagamento SAQUE Trata-se de ato cambiário a partir do qual um título de crédito é emitido quando o sacador o assina para ser submetido ao sacado, se chama assinatura,

Leia mais

TITULOS DE CRÉDITO - TEORIA GERAL E ENFOQUE À LETRA DE CÂMBIO*

TITULOS DE CRÉDITO - TEORIA GERAL E ENFOQUE À LETRA DE CÂMBIO* TITULOS DE CRÉDITO - TEORIA GERAL E ENFOQUE À LETRA DE CÂMBIO* GLÓRIA ISABEL OLIVÁRDlA QUINTO Introdução; 1. Características gerais dos títulos de crédito; 2. A letra de câmbio. Introdução Para compreendermos

Leia mais

Objetivo da aula: Negócios jurídicos. DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO VÍCIOS SOCIAIS

Objetivo da aula: Negócios jurídicos. DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO VÍCIOS SOCIAIS AULA 07 PONTO: 09 Objetivo da aula: Negócios jurídicos. Tópico do plano de Ensino: Defeitos dos negócios jurídicos (vícios do negócio): Fraude contra credores e simulação Roteiro de aula DEFEITOS DO NEGÓCIO

Leia mais

1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos.

1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos. 1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos. Contrato é a convenção estabelecida entre duas ou mais pessoas para constituir, regular, anular ou extinguir, entre elas, uma relação jurídico-patrimonial.

Leia mais

Aspectos Jurídicos dos Títulos de Crédito. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Aspectos Jurídicos dos Títulos de Crédito. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Aspectos Jurídicos dos Títulos de Crédito Crédito A palavra crédito é derivada do latim "Creditum", Credere que significa, coisa emprestada, empréstimo, dívida, depositar confiança em, confiar em, dar

Leia mais

Estágios da Despesa Pública

Estágios da Despesa Pública Professor Luiz Antonio de Carvalho Estágios da Despesa Pública lac.consultoria@gmail.com CONCEITO: A despesa pública consiste na realização de gastos, isto é, na aplicação de recursos financeiros de forma

Leia mais

Há mais de 13 classificações, mas só estudaremos as 4 principais utilizadas pela doutrina. Quais sejam:

Há mais de 13 classificações, mas só estudaremos as 4 principais utilizadas pela doutrina. Quais sejam: Classificação Há mais de 13 classificações, mas só estudaremos as 4 principais utilizadas pela doutrina. Quais sejam: a) Quanto a forma de transferência ou circulação; b) Quanto ao modelo; c) Quanto à

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL CADU WITTER TÍTULOS DE CRÉDITO PARTE 1

DIREITO EMPRESARIAL CADU WITTER TÍTULOS DE CRÉDITO PARTE 1 DIREITO EMPRESARIAL CADU WITTER TÍTULOS DE CRÉDITO PARTE 1 Título de crédito É o documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele contido, somente produzindo efeitos quando preenchidos

Leia mais

OUTROS DOCUMENTOS COMERCIAIS

OUTROS DOCUMENTOS COMERCIAIS A livrança É um título de crédito pelo qual o seu signatário (subscritor) se compromete a pagar ao seu credor beneficiário - ou à ordem deste uma determinada importância, numa certa data. A livrança são

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL. Títulos de Crédito Títulos em espécie Parte 1. Profª. Estefânia Rossignoli

DIREITO EMPRESARIAL. Títulos de Crédito Títulos em espécie Parte 1. Profª. Estefânia Rossignoli DIREITO EMPRESARIAL Títulos de Crédito Títulos em espécie Parte 1 Profª. Estefânia Rossignoli - São quatro os principais títulos existentes: letra de câmbio, nota promissória, duplicata e cheque. - É o

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Objetivo / 2017 Aula: Endosso (Parte I) / Aula 35 Professor: Priscilla Menezes Monitora: Kelly Silva Aula 35

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Objetivo / 2017 Aula: Endosso (Parte I) / Aula 35 Professor: Priscilla Menezes Monitora: Kelly Silva Aula 35 Curso/Disciplina: Direito Empresarial Objetivo / 2017 Aula: (Parte I) / Aula 35 Professor: Priscilla Menezes Monitora: Kelly Silva Aula 35 ENDOSSO é a maneira tradicional pelo qual os títulos de crédito

Leia mais

Aula 44. Duplicata (parte I) Observação: os títulos de crédito podem ser classificados em abstratos ou causais.

Aula 44. Duplicata (parte I) Observação: os títulos de crédito podem ser classificados em abstratos ou causais. Página1 Curso/Disciplina: Direito Empresarial Objetivo Aula: Direito Empresarial Objetivo - 44 Professor (a): Priscila Menezes Monitor (a): Caroline Gama Aula 44 Duplicata (parte I) 1. Conceito É um título

Leia mais

Teoria Geral dos Títulos de Crédito

Teoria Geral dos Títulos de Crédito DIREITO COMERCIAL 14 Teoria Geral dos Títulos de Crédito Introdução Noções Gerais Noções Iniciais: Uma obrigação em dinheiro, pode ser representada por um documento que lhe dê crédito. O crédito importa

Leia mais

Aula 07. LETRA DE CÂMBIO (cont.) A letra de câmbio tem as seguintes espécies de vencimento (data para pagamento):

Aula 07. LETRA DE CÂMBIO (cont.) A letra de câmbio tem as seguintes espécies de vencimento (data para pagamento): Turma e Ano: Empresarial B (2015) Matéria/Data: Letra de Câmbio: vencimento. Nota Promissória: sujeitos e vencimento (15/09/15) Professora: Carolina Lima Monitora: Márcia Beatriz Aula 07 LETRA DE CÂMBIO

Leia mais

HISTÓRIA TÍTULO ESSENCIALMENTE BRASILEIRO

HISTÓRIA TÍTULO ESSENCIALMENTE BRASILEIRO DUPLICATA HISTÓRIA TÍTULO ESSENCIALMENTE BRASILEIRO CÓDIGO COMERCIAL DE 1850 (art. 219) = exigia a emissão de FATURA na venda mercantil a prazo que era emitida em 2 vias: uma ficava com o vendedor e outra

Leia mais

UNIDADE 2 LETRA DE CÂMBIO

UNIDADE 2 LETRA DE CÂMBIO UNIDADE 2 LETRA DE CÂMBIO Profª Roberta C. de M. Siqueira Direito Empresarial III ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria. Foi retirado da bibliografia do curso constante

Leia mais

Aula 03 ATOS CAMBIÁRIOS 1

Aula 03 ATOS CAMBIÁRIOS 1 Turma e Ano: Empresarial B (2015) Matéria/Data: Atos Cambiários: Noções Gerais. Prazos (25/08/15) Professora: Carolina Lima Monitora: Márcia Beatriz Aula 03 ATOS CAMBIÁRIOS 1 Para explicar a sistemática

Leia mais

Curso de Especialização em Gestão Estratégica em Finanças Direito empresarial

Curso de Especialização em Gestão Estratégica em Finanças Direito empresarial 6. TÍTULOS DE CRÉDITO 6.1 Caracterização Para Vivante, título de crédito é o documento necessário ao exercício de um direito literal e autônomo nele mencionado. O Código Civil de 2002 o definiu no artigo

Leia mais

Documento necessário para o exercício do direito, literal e autônomo, nele mencionado (Vivante).

Documento necessário para o exercício do direito, literal e autônomo, nele mencionado (Vivante). 1 TÍTULOS DE CRÉDITO CONCEITO: Documento necessário para o exercício do direito, literal e autônomo, nele mencionado (Vivante). Art. 887. O título de crédito, documento necessário ao exercício do direito

Leia mais

LETRA DE CÂMBIO 10.1 ORIGEM

LETRA DE CÂMBIO 10.1 ORIGEM 10 LETRA DE CÂMBIO 10.1 ORIGEM A letra de câmbio, praticamente, começou a se formar na Itália, no século XIV. Para não transportar dinheiro de uma cidade para outra, estando uma pessoa sujeita à emboscada

Leia mais

O CÓDIGO CIVIL E OS TÍTULOS DE CRÉDITO

O CÓDIGO CIVIL E OS TÍTULOS DE CRÉDITO O CÓDIGO CIVIL E OS TÍTULOS DE CRÉDITO Código Civil: Art. 903. Salvo disposição diversa em lei especial, regem-se os títulos de crédito pelo disposto neste Código. (confusão estabelecida) As divergências

Leia mais

INSTRUMENTO PARTICULAR DE RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDA

INSTRUMENTO PARTICULAR DE RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDA INSTRUMENTO PARTICULAR DE RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDA Por este instrumento particular de confissão de dívida e RENEGOCIAÇÃO, as partes abaixo qualificadas têm, entre si, justas e contratadas, a negociação da(s)

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1.186. b) outros títulos nominativos, mantidos sob a forma escritural na instituição financeira emissora/aceitante;

RESOLUÇÃO Nº 1.186. b) outros títulos nominativos, mantidos sob a forma escritural na instituição financeira emissora/aceitante; 1 RESOLUÇÃO Nº 1.186 O BANCO CENTRAL DO BRASIL, na forma do art. 9º da Lei nº 4.595, de 31.12.64, torna público que o CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL, em sessão realizada nesta data, tendo em vista o disposto

Leia mais

ANEXO 6 MODELOS E CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA GARANTIA CONTRATUAL

ANEXO 6 MODELOS E CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA GARANTIA CONTRATUAL ANEXO 6 MODELOS E CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA GARANTIA CONTRATUAL Condições Mínimas Para Contratos de Seguros e Prestação de Garantias Termos e Condições Mínimas do Seguro-Garantia 1 Tomador 1.1 Concessionária

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos ICMS-SC Nota Fiscal Eletrônica de estorno emitida após o prazo previsto de cancelamento.

Parecer Consultoria Tributária Segmentos ICMS-SC Nota Fiscal Eletrônica de estorno emitida após o prazo previsto de cancelamento. ICMS-SC Nota Fiscal Eletrônica de estorno emitida após o prazo previsto de 12/03/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4

Leia mais

EFEITOS DOS CONTRATOS COM RELAÇÃO A TERCEIROS

EFEITOS DOS CONTRATOS COM RELAÇÃO A TERCEIROS AULA 09 PONTO: 09 Objetivo da aula: Teoria geral dos contratos. Teoria geral dos contratos. Perfil e princípios. Formação defeito e extinção. Classificação e interpretação. Garantias legais específicas.

Leia mais

HISTÓRIA TÍTULO ESSENCIALMENTE BRASILEIRO

HISTÓRIA TÍTULO ESSENCIALMENTE BRASILEIRO DUPLICATA HISTÓRIA TÍTULO ESSENCIALMENTE BRASILEIRO CÓDIGO COMERCIAL DE 1850 (art. 219) = exigia a emissão de fatura na venda mercantil a prazo 1914 - Lei Orçamentária n. 1919 criou o imposto sobre vendas

Leia mais

Características/princípios

Características/princípios Características/princípios Títulos de crédito 2ª AULA Síntese histórica Economia de troca (in natura) * troca de mercadorias. Economia monetária (dinheiro) * troca de mercadoria por moeda. Economia creditória

Leia mais

Amas as leis, entretanto, regulamentam a letra de câmbio, fazendo extensão para a norta promissória.

Amas as leis, entretanto, regulamentam a letra de câmbio, fazendo extensão para a norta promissória. Letra de Câmbio Conceito A letra de câmbio é o protótipo dos títulos de crédito, o primeiro a ser criado, tendo derivado dela todos os demais. Modernamente, não é um título muito popular, mas elitista,

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 0011/2012

NOTA TÉCNICA Nº 0011/2012 NOTA TÉCNICA Nº 0011/2012 Brasília, 26 de junho de 2012. ÁREA: TÍTULO: Contabilidade Pública Restos a Pagar Considerando que, de acordo com o art. 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é vedado ao

Leia mais

Direito Empresarial Dr. José Rodrigo

Direito Empresarial Dr. José Rodrigo 1 1. Considera-se estabelecimento empresarial: Títulos de crédito a) Todo complexo de bens organizado, usado pelo empresário, ou sociedade empresária, para o exercício da sua atividade. b) Todo complexo

Leia mais

Primeira Letra de Câmbio sacada em Medina del Campo Espanha em 1495

Primeira Letra de Câmbio sacada em Medina del Campo Espanha em 1495 LETRA DE CÂMBIO CONCEITO Letra de Câmbio é o título de crédito que representa uma ordem de pagamento de alguém (sacador) contra outrem (sacado) a favor de um terceiro (tomador). HISTÓRIA Origem provável:

Leia mais

Títulos privados de Renda Fixa

Títulos privados de Renda Fixa Títulos Privados de Renda Fixa são títulos emitidos por instituições privadas que possuem remuneração paga em intervalos e condições pré-definidos. Existem diversas modalidades disponíveis no mercado,

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL PREPARATÓRIO XXII EXAME DE ORDEM

DIREITO EMPRESARIAL PREPARATÓRIO XXII EXAME DE ORDEM Prof. Ma Marina Zava de Faria FACE: Marina Zava INSTA: Marina Zava Periscope:@marinazava E-mail: profmarinazava@hotmail.com DIREITO EMPRESARIAL PREPARATÓRIO XXII EXAME DE ORDEM 1.1 Legislação Aplicável

Leia mais

Principal função: circulação de Riqueza

Principal função: circulação de Riqueza Principal função: circulação de Riqueza Código Civil (art.887 a 926) LUG Dec. 57.663/66 (letra de câmbio e nota promissória e é lei subsidiária para a duplicata) e as reservas Dec 2.044/1908 Lei 5.474/68

Leia mais

DUPLICATA Lei n /68. Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda

DUPLICATA Lei n /68. Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda DUPLICATA Lei n. 5.474/68 Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda Estrutura Clássica SACADOR SACADO Emitido pelo credor ou

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL. Títulos de Crédito Endosso, aval e protesto Parte 3. Profª. Estefânia Rossignoli

DIREITO EMPRESARIAL. Títulos de Crédito Endosso, aval e protesto Parte 3. Profª. Estefânia Rossignoli DIREITO EMPRESARIAL Títulos de Crédito Endosso, aval e protesto Parte 3 Profª. Estefânia Rossignoli - Um dos elementos para se ter um título de crédito é a confiança. Isto porque o credor confia que irá

Leia mais