PROPOSTAS DELIBERADAS NA VIII CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROPOSTAS DELIBERADAS NA VIII CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE"

Transcrição

1 PROPOSTAS DELIBERADAS NA VIII CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE GRUPO AÇÕES DE MOBILIZAÇÃO AÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO AÇÕES DE MONITORAMENTO Mobilizar e articular os Conselhos de Direitos e Secretarias de Educação nas três esferas de governo, que se efetive de maneira global, permanente e contínua a Lei n /2007, com ênfase didáticopedagógica na Lei 8.069/90 (ECA), com suporte do Estado e instituição de ensino superior, bem como o cumprimento da Lei /2006 (Paraná), a qual garante a contratação de equipe multiprofissional no prazo de um ano a contar da data da conferência. Efetivação da Lei nº /2007 (federal) e da lei /2006 (Paraná). Elaboração, aprovação e implantação de lei federal nos moldes da lei estadual /2006 (Paraná) em âmbito nacional - PROPOSTA VOTOS O monitoramento deverá ocorrer através do acompanhamento dos Conselhos de Direitos nas três esferas de governo, sociedade civil, Conselhos de Educação, APMs, Grêmios Estudantis, Conselhos Tutelares, Ministério Público, Fórum de Garantia de Direitos. Criar grupo de trabalho envolvendo secretarias municipais e estadual de educação e representantes de demais secretarias afins (cultura, esporte, lazer e meio ambiente). Garantir o acesso à Educação em tempo integral de todas as crianças e adolescentes do Ensino Fundamental, ofertando atividades no espaço escolar que contemplem temas como o Estatuto da Criança e do Adolescente, prevenção ao uso de substâncias psicoativas e ações de promoção afirmativa da saúde como esportes, ações de cultura e lazer, todas realizadas inclusive aos finais de semana a comunidade. Para tanto, devem ser construídos e ou reformados colégios que se transformem em Centros de Educação Integral, bem como a contratação de recursos humanos e capacitação continuada, com cofinanciamento das três esferas de governo, principalmente Estado e União. - PROPOSTA 03 ACLAMAÇÃO Apresentação de relatórios trimestrais as secretarias municipais e estadual de educação com anuência dos conselhos municipais e estadual de educação.

2 Aprovar plano plurianual como uma deliberação do CEDCA, com a previsão da construção de Centro de Juventude de acordo com o porte, criando uma comissão intersetorial com a participação de representantes da juventude mobilizar recursos, cronograma de execução e engajamento social. Implantar no mínimo 01 Centro da Juventude ou espaço poliesportivo e cultural em cada município naense com estrutura adequada ao porte do município e/ou da quantidade de crianças e adolescentes que nele vivem, priorizando bairros periféricos, ofertando atividades de esporte, cultura, lazer, profissionalização e oficinas voltadas crianças, adolescentes e suas famílias e a comunidade em geral que debatam temas afetos aos direitos e deveres da criança e do adolescente e à prevenção da violência doméstica, proporcionando espaços de convivência comunitária e a inclusão de crianças e adolescentes, inclusive os com deficiências. Estes espaços devem ser cofinanciados pelo Estado, que poderá viabilizar recursos humanos e materiais a realização das atividades. - PROPOSTA VOTOS Monitoramento através da publicização da autorização e execução das obras e da implementação das ações intersetoriais(projeto pedagógico). Promover e instrumentalizar ações que as famílias conheçam e exijam os direitos da criança e do adolescente. Instituir e articular as diversas políticas públicas e privadas dentro de uma rede de atenção (cultura, educação, saúde, esporte, lazer, assistência social, entre outras) através da criação de um plano de ação conjunto voltado a garantia de direitos da criança e do adolescente, por meio de eventos atrativos dentro da realidade da comunidade local e regional. - PROPOSTA VOTOS Construção de um plano de monitoramento e acompanhamento das ações de mobilização e implementação pelos Conselhos de Direitos nas três esferas de governo, efetivação e avaliação das políticas de atendimento à criança e ao adolescente.

3 I a a Mobilizar o Ministério Público que o mesmo exija a implementação da legislação. Articulação entre CMDCA e Poder Legislativo municipal, criação de lei municipal de aprendizagem em todos os municípios. Capacitação permanente dos Conselheiros Tutelares e Conselheiros dos Direitos da criança e do adolescente, além de outros profissionais (saúde, educação, segurança pública, assistência social, Poder Judiciário, Defensoria Pública, etc) que integram o sistema de garantia de direitos, a fim de desenvolverem com eficiência, eficácia e efetividade seu trabalho junto a criança e adolescente. O Governo do Estado do Paraná deverá cumprir a Lei Nº /2006 que assegura a contratação de profissionais de Psicologia e Serviço Social atuação nos colégios, tendo em vista o desenvolvimento do trabalho intersetorial, a publicização e o acesso aos serviços de proteção social. - PROPOSTA 04 - SEM VOTO Ampliação e/ou criação de vagas de cursos profissionalizantes, bem como a contratação da equipe na execução do curso, atendendo a demanda do mercado de trabalho, garantindo a integração profissional, respeitando a peculiaridade de cada município. Ampliar e criar novos Programas de Aprendizagem e fiscalizar o cumprimento das cotas conforme a Lei Federal /2000, inclusive pelo Poder Público Municipal, e Federal. Incentivar a criação de programa estadual que favoreça o primeiro emprego o adolescente, nas zonas urbana e rural. - PROPOSTA VOTOS Fortalecimento das estruturas do Sistema de Garantia de Direitos, através da melhoria da infraestrutura de atendimento dos Conselhos Tutelares, ampliação das equipes multiprofissionais efetivas (assistente social, psicólogo e pedagogo) no Poder Judiciário, Ministério Público e no Sistema de Segurança Pública. Ampliação do número de delegacias e varas especializadas em crimes contra crianças e adolescentes. - PROPOSTA VOTOS Através da lotação destes profissionais nas escolas públicas e sua articulação com a rede de serviço. Elaborar um diagnóstico permanente sobre a aprendizagem no Estado do Paraná. Implantação de sistema informatizado de monitoramento que interligue e mantenha atualizadas as informações de todos os atores do SGD nos 3 eixos: promoção, defesa e controle social, visando a avaliação, orientação e fiscalização permanente por parte do CMDCA, CEDCA e CONANDA.

4 I Mobilizar as três esferas de governo, constituindo parcerias a implementação e criação de Centros Regionais Especializados tratamento de Crianças e Adolescentes, respeitando as especificidades locais, bem como, ações interdisciplinares propositivas que envolvam a comunidade em atividades de combate à violência e prevenção ao uso de substâncias psicoativas. Implementação de políticas de enfrentamento à violência e violação de direitos humanos e políticas de fortalecimento de ações preventivas e educativas de combate ao uso de substancias psicoativas a partir de equipes multiprofissionais que envolvam crianças, adolescentes, família, comunidade e prioritariamente a política de saúde. Bem como a criação de centros de recuperação, tratamento de drogadição e alcoolismo, centros de atenção psicossocial infantil - CAPS crianças e adolescentes, com cofinanciamento as instituições de acolhimento, assegurando atendimento psicológico e psiquiátrico. - PROPOSTA VOTOS Acompanhamento, monitoramento e fiscalização através de órgãos competentes, por meio de avaliações periódicas das ações preventivas que estão sendo realizadas e que serão enviadas com registros dos resultados alcançados, disponibilizados em canais específicos de acesso aberto e facilitado ao público, garantindo o recurso nas três esferas. I Mobilizar o sistema de garantia de direitos promover a articulação das políticas públicas em rede visando a realização de ações e serviços de proteção e defesa do direito de crianças e adolescentes, com ampliação de campanhas sócios educativas que trabalhem os direitos e deveres da criança e do adolescente, bem como da família através dos meios de comunicação (TV Rádio Jornal, internet) e que essas campanhas tenham espaços em horário privilegiados da mídia (horários nobres). Implantar e implementar programas voltados ações socioeducativas intersetoriais direcionadas à prevenção e ao atendimento no caso de violação de qualquer um dos direitos fundamentais, respeitando as necessidades locais e a criação de equipes multiprofissionais especializadas, direcionadas aos pontos de atenção da rede de atendimento à criança e ao adolescente dentro das estruturas já existentes (CAPS, CRAS, CREAS, ESCOLAS, PROGRAMAS SOCIAIS, CONTRATURNO ESCOLAR entre outros). - PROPOSTA VOTOS Implantação de sistema informatizado e de monitoramento que interligue e mantenha atualizada as informações de todos os agentes do SGD nos 3 eixos. Acompanhamento, monitoramento e fiscalização através de órgãos competentes, por meio de avaliações periódicas das ações que estão sendo realizadas e que serão enviadas com registros dos resultados alcançados, às instancias de controle social.

5 I Ampliar e articular políticas a promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, promovendo seminários e debates do Estado com os municípios estabelecer diretrizes e parâmetros, visando a criação e/ou fortalecimento de rede de enfrentamento a violência, com apoio e participação da sociedade civil. Articular as políticas públicas em redes intersetoriais o enfrentamento das violências contra crianças e adolescentes através de: estabelecimento de protocolo de atendimento, incluindo as atribuições das instituições envolvidas, ficha de notificação obrigatória, capacitação identificação de sinais de violência e definição de fluxos de atendimento. PROPOSTA VOTOS Implantar em todos os municípios planos de enfrentamento à todas as formas de violência contra crianças e adolescentes, com metas e orçamento definidos a curto, médio e longo prazo, definindo indicadores que permitam avaliar os avanços obtidos no combate às violências contra crianças e adolescentes ao longo da próxima década. I I Divulgar direitos e deveres de crianças e adolescentes priorizando ações de prevenção dependência química e combate a violência, através de todos os meios de comunicação e redes sociais. Realizar ações socioeducativas nas escolas e espaços públicos envolvendo as famílias e a sociedade em geral. Capacitação permanente dos conselheiros tutelares e conselheiros dos direitos da criança e adolescente, além de outros profissionais (da saúde, da educação, da segurança pública, da assistência social, etc) que integram a rede de proteção, a fim de desenvolverem com eficiência, eficácia e efetividade seu trabalho junto a população infanto-juvenil, enfatizando os temas como violência contra criança e adolescente, sobre a defesa do Direito à Convivência Familiar e Comunitária, drogadição e trabalho infantil, dentre outros. (REPETIDA COM GRUPO C) Elaboração e implementação de um Plano de Atenção à Saúde Mental de crianças e adolescentes com ênfase na dependência química, mediante ações como: ampliação de leitos em hospitais, construção de clínicas públicas regionais, comunidades terapêuticas, implantação de CAPS e outras alternativas atendimentos ambulatoriais. Articular as demais políticas setoriais o apoio psicossocial às famílias dos adolescentes em tratamento de dependência química. - PROPOSTA 03 - JUNTO COM A 4 Implementar a rede de proteção com atendimento contínuo por profissionais capacitados, inserindo nas escolas municipais e estaduais equipes multidisciplinares, bem como em toda rede de atendimento, visando o aperfeiçoamento do trabalho interdisciplinar (Psicólogo, Assistente Social e Pedagogo) entre os segmentos ação de prevenção e enfrentamento da violência. - ESTÁ COM O GRUPO C Articulação com outras políticas e conselhos setoriais monitorar o atendimento a crianças e adolescentes com dependência química. O Monitoramento deve ter articulação efetiva por parte do Sistema de Garantia de Direitos.

6 II Campanha junto ao CEDCA e CMDCAs que publiquem os resultados das Pré- Conferências, Conferências Livres, Audiências Públicas, Deliberações, Resoluções e calendários das reuniões dos Conselhos, utilizando-se de múltiplos meios de divulgação e redes sociais, prevendo a garantia do protagonismo de crianças, adolescentes e dos seus familiares, nos múltiplos espaços de socialização e nas esferas de definição das políticas públicas este segmento. Elaborar projeto de intervenção através de parcerias entre as políticas públicas de: saúde, educação, esporte cultura, assistência social com a participação dos adolescentes e contemplando segmentos diversos, tais como: comunidades indígenas, do campo, meninos e meninas em situação de rua e demais grupos culturais, étnicos, religiosos, sociais e de gênero. - PROPOSTA VOTOS Por meio de Blogs, TVs, Programas de Rádios locais (pelos próprios adolescentes), jornais escritos e falados, onde eles possam se manifestar, fóruns de debate. II Determinar à Secretaria de Educação e demais Secretarias das três esferas do governo, que se criem programas de capacitação continuada, com base no ECA, todas as pessoas envolvidas na formação social de crianças e adolescentes prendo-os sua plena participação nos espaços de discussão e deliberação da política de proteção integral. Levar ao conhecimento dos conselhos estaduais da criança e do adolescente e da educação, a necessidade de incluir e fazer cumprir as ações previstas na Base Nacional Comum - BNC, voltados a cidadania, assim como a promoção de fóruns de debates participação de crianças e adolescentes e a criação de canais de escuta os mesmos com linguagem adequada e facilidade de acesso, incentivando o desenvolvimento da consciência crítica dos estudantes sobre o conhecimento dos seus direitos e deveres na atual conjuntura. - PROPOSTA VOTOS Implantação de câmara júnior nas escolas municipais, com o objetivo de estimular a participação, politização e o exercício cidadania, através de grupos de debate e criar uma comissão composta por membros da: Educação, Saúde, CMDCA, CT, Sec. Assistência Social, avaliar e acompanhar os grupos através de relatórios de fiscalização.

7 II Divulgar e incentivar através de ações e campanhas socioeducativas a participação e a representatividade dos adolescentes, por meio dos grêmios estudantis e outros grupos representativos e de atuação política e protagonismo juvenil, nos espaços voltados à política de atenção à criança e ao adolescente, em especial nas instâncias de deliberação e/ou discussão da política (conselhos de direitos, conferências, fóruns de direitos, poder legislativo e demais instituições) possibilitar a discussão de políticas públicas voltadas as reais necessidades das crianças e adolescentes. Estas instâncias devem utilizar linguagem acessível, facilitando a compreensão e a participação. Implementar nas escolas municipais e estaduais, públicas e privadas, e nos múltiplos espaços de socialização, a organização e implementação dos grêmios estudantis, com o intuito de promover a participação e o protagonismo dos jovens, incentivando o desenvolvimento da consciência crítica dos estudantes sobre o conhecimento dos seus direitos e deveres na atual conjuntura. - PROPOSTA VOTOS Criação de comissão vinculada aos conselhos de direitos, acompanhamento e monitoramento nos grêmios estudantis e outros grupos de jovens e adolescentes organizados, promovendo a troca de informações entre o representante escolhido participar do CMDCA com os grêmios estudantis dos demais colégios e repassar no conselho os assuntos de interesse dos grêmios e adolescentes. Os conselhos dos direitos da criança e do adolescente devem monitorar o cumprimento da lei que tornaria obrigatória a existência dos grêmios. Para tanto, esta atribuição teria que ser incluída nas legislações pertinentes aos conselhos. II II Articular a regulamentação, através de instrumento legal cabível (lei, resolução, decreto), da participação de adolescentes como representantes nos Conselhos de Direitos, com direito a voz e divulgar amplamente esta normativa após sua aprovação. Ampliar espaços de participação de crianças e adolescentes na mídia, possibilitando sua expressão sobre temas afetos à construção e efetivação da cidadania, principalmente quanto ao processo de elaboração, deliberação e monitoramento das políticas públicas, fomentando a participação dos adolescentes em conselhos, fóruns, etc. Garantir a participação de crianças e adolescentes nos processos de formulação, execução e avaliação da política de direitos humanos de crianças e adolescentes, prevendo sua participação nas instâncias de deliberação da política, especialmente os Conselhos de Direitos, com direito a voz, incluindo um processo de formação continuada esta participação. - PROPOSTA VOTOS Garantir o direito de crianças e adolescentes à comunicação, implementando programas de ampliação do acesso e capacitação de crianças e adolescentes utilização da mídia, com a finalidade de efetivar o protagonismo juvenil e a participação popular. - PROPOSTA VOTOS Criação de comissão vinculada aos Conselhos de Direitos monitoramento da política de participação de crianças e adolescentes e da tramitação do instrumento legal que irá garantir a representação nos Conselhos de Direitos, com direito a voz. Criar comitê de fiscalização dos programas com a participação de crianças e adolescentes.

8 V Mobilizar o Município, o Estado e a União, bem como os Conselhos de Direitos, proporcionando qualificação e formação continuada aos atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente, promovendo a efetivação das ações nas três esferas de governo. Garantir o cofinanciamento das três esferas de governo capacitar de forma regionalizada e continuada, atendendo a especificidade da região, os conselheiros de direitos, conselheiros tutelares e demais atores envolvidos na política de atendimento da criança e do adolescente, qualificando-os exercer suas atribuições de formular, acompanhar e avaliar as políticas públicas crianças e adolescentes. (Proposta similar a do Eixo 2) 1. Realizar diagnóstico da situação atual dos conselhos tutelares e CMDCA e levantar indicadores o seu monitoramento 2. Viabilizar instrumentos auferir o processo de capacitação/qualificação, comndo a antiga realidade e a posterior, através de avaliação técnica. V Solicitar a todas as secretarias gestoras de políticas públicas das três esferas referentes a criança e ao adolescente, um relatório semestral, pertinente a execução das propostas aprovadas nas conferências municipais, estadual e nacional. Utilizar-se dos espaços existentes de controle social (reuniões de conselho, conferências, audiências públicas, fóruns e seminários) apresentação dos programas, projetos, ações e serviços, deliberados a partir das conferências. Monitorar e fiscalizar as propostas aprovadas nas conferências municipais, estadual e nacional garantindo a efetivação e a consolidação das políticas públicas. V Divulgar a política e Nacional dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, contemplando temas como: Convenção Internacional de Direitos da Criança, Constituição Federal, ECA, Plano Decenal, Conselho Tutelar, Conselhos de Direitos, as ações educativas e de controle social. 1. Elaborar e divulgar campanhas publicitárias, cartilhas informativas impressas e digitais, divulgar o calendário anual de reuniões dos conselhos de direitos nas escolas, instituições e órgãos públicos e privados; 2. Incentivar, por meio do CEDCA e CMDCAs a participação da sociedade civil organizada em fóruns, movimentos, comitês e redes; 3. Criar assessoria de comunicação nos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, conforme a realidade local. Acompanhar as ações por meio do Portal de Transparência, publicizar as reuniões do Conselho através da transmissão das assembleias e plenárias por meios digitais, radiofônicos e televisivos, bem como, criar um boletim mensal que disponibilize todas as resoluções, deliberações e editais do CONANDA e CEDCA-Pr.

9 Eixo V Garantir a formação e capacitação, permanente dos atores do Sistema de Garantia de Direitos, implantando estruturas formais de ensino, promovendo capacitação contínua sobre o ECA, SIPIA, SINASE e demais assuntos que tratem a temática da criança e do adolescente envolvendo Conselho de Direito, Conselho Tutelar, políticas intersetoriais e demais atores do Sistema de Garantia de Direitos, com cofinanciamento garantido pelas três esferas de governo a realização dos cursos. Promover seminários, fóruns, palestras e espaços troca de experiências entre os atores do SGD. Garantir recursos e orçamento necessário a manutenção de uma política de capacitação permanente de profissionais das entidades, gestores e conselhos das áreas e afins, criando uma escola de formação continuada na área da infância e da adolescência, com núcleos descentralizados capacitar os atores do SGD, oportunizando além do espaço de formação, um canal intercâmbio dos profissionais que conheçam a realidade das redes de atendimento e proteção, fomentando práticas inovadoras na área. Financiamento de projetos de pesquisa na modalidade de extensão nas instituições de ensino superior na área da criança e adolescente, visando suporte técnico e científico diagnóstico e estruturação permanente das capacitações e qualificação das equipes. PROPOSTA 01 ACLAMAÇÃO Criação de núcleo gestor com representantes das políticas setoriais (efetivo) que possam estruturar intersetorialmente as ações, a execução de programas de capacitação e qualificação e também de divulgação na área, com acompanhamento, avaliação e fiscalização pelos Conselhos (CONANDA, CEDCA e CMDCA s) dos investimentos destinados à formação/capacitação continuada, analisando os resultados quantitativos e qualitativos das ações desenvolvidas, com elaboração de relatórios ampla publicização. Eixo V Ampliar e garantir recursos as ações com crianças e adolescentes, sob pena de sanção aos gestores que não priorizarem tais ações, recebendo cofinanciamento das três esferas de governo, visando a implementação do plano decenal dando fundamental importância ao repasse fundo a fundo, bem como, não restringir recursos do FIA aos municípios, independente do seu porte. Estabelecer e implementar mecanismos de cofinanciamento e repasse de recursos os fundos em conformidade com os parâmetros legais e normativas do CONANDA, implementando o mecanismo de repasse fundo a fundo dos recursos do Fundo da Infância e Adolescência, desburocratizando o trâmite de processos do Estado com relação à liberação dos recursos repassados aos Estados e municípios quando da implantação de projetos, programas e serviços. - PROPOSTA 02 ACLAMAÇÃO Desenvolver metodologias e criar mecanismos institucionais de monitoramento e avaliação da aplicação e garantia dos recursos, baseado no cumprimento de metas e objetivos dos planos municipais e estadual da criança e do adolescente, pelos Conselhos de Direitos e Órgãos da Política dos Direitos da Criança e do Adolescente, com acompanhamento do Ministério Público.

10 Eixo V Eixo V Eixo V Realizar campanha estadual de divulgação e fomento do orçamento criança e adolescente (OCA), que Municípios e Estado do Paraná deem cumprimento a prioridade absoluta cumprindo a IN 036/2009 TCE/PR e Resolução 254/2010 CEDCA/PR vinculando inclusive repasses do FIA ao cumprimento das referidas instruções e resolução, fomentando maior participação dos conselhos nas decisões orçamentárias das esferas públicas. Criação de Órgão específico nas três esferas de governo de direitos humanos de crianças e adolescentes, dotada de recursos materiais e humanos em qualidade e quantidade necessários a gestão e execução desta política, cofinanciando com recursos próprios, às ações necessárias a promoção, proteção, defesa e controle. Mobilizar os Conselhos de Direitos e Setoriais, fóruns, sociedade e SGD exigir do governo estadual a realização de diagnóstico da violação de direitos e das vulnerabilidades, a fim de garantir a prioridade absoluta à criança e ao adolescente nos orçamentos criança e adolescente (OCA) nas três esferas de governo, cumprimento do Plano Decenal. Transformar o contido na Instrução Normativa número 036/2009 TCE/PR na sua íntegra em lei estadual que seja aplicado no estado do Paraná, servindo de modelo demais esferas de governo. - PROPOSTA VOTOS Realizar integração entre as secretarias de Educação, Esporte, Cultura, Assistência Social e Saúde, visando o atendimento da criança e do adolescente, levando em conta a prioridade absoluta - PROPOSTA VOTOS Elaborar e Financiar um diagnóstico das vulnerabilidades municipais e regionais, com registro informatizado em sistema Web, planejamento e destinação de recursos orçamentários as políticas públicas de atendimento e defesa dos direitos de criança e adolescente. Para este diagnóstico levar em consideração informações já existentes (como SIPIA, SIPIA/SINASE) e todos os outros que se fizerem necessários (por exemplo dados da saúde, educação, CAD UNICO). Essas informações deverão ser compiladas a cada dois anos e o diagnóstico completo deverá ser atualizado a cada cinco anos. - PROPOSTA VOTOS Acompanhamento pelo CEDCA, Ministério Público e Tribunal de Contas referentes ao processo de elaboração e execução do orçamento (PPA, LDO, LOA), avaliando o comprometimento dos órgãos de promoção, proteção e defesa dos direitos humanos da criança e do adolescente na efetivação e execução da política da criança e do adolescente. Instituir mecanismos e instrumentos de monitoramento e avaliação das ações da política de direitos humanos de crianças e adolescentes. Que o CEDCA e os conselhos Gestores de Políticas Públicas procedam o monitoramento, que o governo formalize o diagnóstico até o final de 2013 planejamento das ações em 2014 e inclusão no PPA (Plano Plurianual) em 2015.

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social CAPACITAÇÃO CONSELHEIROS MUNICIPAIS.

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social CAPACITAÇÃO CONSELHEIROS MUNICIPAIS. CAPACITAÇÃO CONSELHEIROS MUNICIPAIS Maio/2010 1º Dia PROGRAMAÇÃO 08h00 às 09h00 - Credenciamento 09h00 às 09h30 Abertura Boas vindas! 09h30 às 10h15 Exposição dialogada: Retrospectiva Luta por Direitos

Leia mais

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS TOCANTINS ATIVIDADES/ AÇÕES 1. Nos editais do PAM definir uma ordem de prioridades por populações vulneráveis;

Leia mais

Controle Social no Programa Bolsa Família 1

Controle Social no Programa Bolsa Família 1 Controle Social no Programa Bolsa Família 1 Definição É o acompanhamento efetivo da sociedade civil na gestão do Programa Bolsa Família como contribuição para uma maior transparência das ações do Estado

Leia mais

SÍNTESE DO LEVANTAMENTO DE DEMANDAS DE PROJETOS DO TERRITÓRIO

SÍNTESE DO LEVANTAMENTO DE DEMANDAS DE PROJETOS DO TERRITÓRIO SÍNTESE DO LEVANTAMENTO DE DEMANDAS DE PROJETOS DO TERRITÓRIO Ministério do Meio Ambiente O Projeto de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável Socioambientais Prioritários/Vale do

Leia mais

FÓRUM: o SNA em debate - 15 e 16 de dezembro de 2006 Brasília - DF

FÓRUM: o SNA em debate - 15 e 16 de dezembro de 2006 Brasília - DF Apresentadas no Fórum: o SNA em debate, realizado entre os dias 15 e 16 de dezembro de 2006, em Brasília/DF Implantação da Política Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde, definindo o financiamento

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA SELEÇÃO DE PROJETOS FINANCIADOS PELO FUNDO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE TANGARÁ DA SERRA, MT - N.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA SELEÇÃO DE PROJETOS FINANCIADOS PELO FUNDO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE TANGARÁ DA SERRA, MT - N. EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA SELEÇÃO DE PROJETOS FINANCIADOS PELO FUNDO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE TANGARÁ DA SERRA, MT - N.º 001/2016 O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Leia mais

para esta temática que envolvem o enfrentamento ao trabalho infantil tais como o Projeto Escola que Protege.

para esta temática que envolvem o enfrentamento ao trabalho infantil tais como o Projeto Escola que Protege. A Coordenação Geral de Direitos Humanos DEIDHUC/SECAD/MEC tem como uma de suas atribuições fomentar ações de promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Nesse sentido, considerando a escola

Leia mais

PPA e o SUS: gestão, participação e monitoramento

PPA e o SUS: gestão, participação e monitoramento PPA e o SUS: gestão, participação e monitoramento Jorge Abrahão de Castro Diretor de Temas Sociais da SPI/MPOG Brasília-DF, 26 de agosto de 2015 1 Inovações para o PPA 2016-2019 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO

Leia mais

PROGRAMA PREFEITO AMIGO DA CRIANÇA - GESTÃO 2013-2016 MAPA PPAC - MÓDULO PMIA

PROGRAMA PREFEITO AMIGO DA CRIANÇA - GESTÃO 2013-2016 MAPA PPAC - MÓDULO PMIA PROGRAMA PREFEITO AMIGO DA CRIANÇA - GESTÃO 2013-2016 MAPA PPAC - MÓDULO PMIA Aba de Abertura Mensagem de Entrada Prezado(a) Articulador(a), MUNICÍPIO/UF Na gestão 2013 2016, o Programa Prefeito Amigo

Leia mais

Dispõe sobre a criação do Sistema Municipal de Cultura SMCRio e dá outras providências. Capítulo I. Das Definições e Princípios

Dispõe sobre a criação do Sistema Municipal de Cultura SMCRio e dá outras providências. Capítulo I. Das Definições e Princípios MINUTA de Projeto de Lei Municipal n º.../ 2014. Dispõe sobre a criação do Sistema Municipal de Cultura SMCRio e dá outras providências. Capítulo I Das Definições e Princípios Art. 1.º Fica instituído

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE PROMOÇÂO DOS DIREITOS HUMANOS Conselho Nacional dos Direitos do Idoso SCS- Quadra 09 Lote C Edifício Parque Cidade Coporate Torre A 09º andar- Brasília-

Leia mais

SETORIAL DE EXTENSÃO DO CE/UFPE Plano de Trabalho (2015-2017)

SETORIAL DE EXTENSÃO DO CE/UFPE Plano de Trabalho (2015-2017) SETORIAL DE EXTENSÃO DO CE/UFPE Plano de Trabalho (2015-2017) Coordenadoras: Maria da Conceição dos Reis Auxiliadora Maria Martins da Silva APRESENTAÇÃO O presente documento: PLANO DE TRABALHO DA SETORIAL

Leia mais

INSTRUMENTOS DE GESTÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Prof. Eline Alcoforado Maranhão de Sá

INSTRUMENTOS DE GESTÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Prof. Eline Alcoforado Maranhão de Sá INSTRUMENTOS DE GESTÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Prof. Eline Alcoforado Maranhão de Sá 1 A Norma Operacional NOB/SUAS 2005, da Política Nacional de Assistência Social consagra os eixos estruturantes

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GOTARDO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GOTARDO LEI Nº 1735, DE 06 DE JULHO DE 2007. "DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL DE SÃO GOTARDO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS" Art. 1º. Fica criado o Conselho Municipal da

Leia mais

Art. 1º Este Decreto dispõe sobre a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho - PNSST, na forma do Anexo.

Art. 1º Este Decreto dispõe sobre a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho - PNSST, na forma do Anexo. Diário Oficial da União, nº 214, Seção I, p. 9, 08.11.2011 Decreto nº 7.602,de 07.11.2011 - Dispõe sobre a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho - PNSST. A Presidenta da República, no uso

Leia mais

NORMA OPERACIONAL DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOB/SUAS

NORMA OPERACIONAL DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOB/SUAS NORMA OPERACIONAL DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOB/SUAS 2.5 Condições de Habilitação e Desabilitação dos Municípios I. Da Habilitação Para habilitação dos municípios nos níveis de gestão definidos

Leia mais

PLANO DE TRABALHO PEDAGÓGICO

PLANO DE TRABALHO PEDAGÓGICO PLANO DE TRABALHO PEDAGÓGICO Justificativa. Considerando a necessidade da organização, coordenação e implementação de uma melhor qualidade no processo ensino e aprendizagem se faz necessário o trabalho

Leia mais

I 02 (dois) representantes do Poder Público Municipal, sendo:

I 02 (dois) representantes do Poder Público Municipal, sendo: LEI MUNICIPAL Nº 1.022, DE 03 DE MAIO DE 2016. Dispõe sobre o Conselho Municipal da Cidade do Município de Tabaporã /MT e dá outras providências. Art. 1º O Conselho Municipal da Cidade de Tabaporã/MT é

Leia mais

O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS

O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS Redesenho/Reestruturação Orgânica da Política de Assistência Social estão Estabelecidos em 4 Instrumentos Básicos: Política Nacional de

Leia mais

PORTARIA Nº 1.473, DE 24 DE JUNHO DE 2011

PORTARIA Nº 1.473, DE 24 DE JUNHO DE 2011 PORTARIA Nº 1.473, DE 24 DE JUNHO DE 2011 Institui os Comitês Gestores, Grupos Executivos, Grupos Transversais e os Comitês de Mobilização Social e de Especialistas dos compromissos prioritários de governo

Leia mais

Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos

Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos Elaboração do PPA 2016-2019 DIMENSÃO ESTRATÉGICA O Planejamento não pode prescindir de reflexões sobre quais as estratégias para o desenvolvimento

Leia mais

DECRETO No- 7.559, DE 1o- DE SETEMBRO DE 2011

DECRETO No- 7.559, DE 1o- DE SETEMBRO DE 2011 DECRETO No- 7.559, DE 1o- DE SETEMBRO DE 2011 Dispõe sobre o Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL e dá outras providências. A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art.

Leia mais

A Tipificação e o Protocolo de Gestão Integrada

A Tipificação e o Protocolo de Gestão Integrada A Tipificação e o Protocolo de Gestão Integrada As mudanças com a TIPIFICAÇÃO E O PROTOCOLO DE GESTÃO INTEGRADA nos serviços de Garantia de Direitos Quais as mudanças percebidas na garantia de direitos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 3, DE 13 DE MAIO DE 2016

RESOLUÇÃO Nº 3, DE 13 DE MAIO DE 2016 RESOLUÇÃO Nº 3, DE 13 DE MAIO DE 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DOU de 16/05/2016 (nº 92, Seção 1, pág. 6) Define Diretrizes

Leia mais

GRUPO 9 - PADRÃO DE VIDA e PROTEÇÃO SOCIAL

GRUPO 9 - PADRÃO DE VIDA e PROTEÇÃO SOCIAL GRUPO 9 - PADRÃO DE VIDA e PROTEÇÃO SOCIAL Nº PROPOSTA UF e Nº Original da Proposta 01 Propor alterações na LOAS de modo a garantir a necessária revisão dos critérios Concessão do Benefício de Prestação

Leia mais

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS ESPÍRITO SANTO

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS ESPÍRITO SANTO PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS ESPÍRITO SANTO OBJETIVOS METAS ATIVIDADES PARCERIAS CRONOGRAMA 01/01 - Garantir prioridade nas duas esferas

Leia mais

PORTARIA/SS/GAB/Nº041/2011

PORTARIA/SS/GAB/Nº041/2011 PORTARIA/SS/GAB/Nº041/2011 Aprova a Política Municipal de Educação Permanente em Saúde e dá outras providências O Secretário Municipal de Saúde, no uso das atribuições que lhe confere o Art.82, inciso

Leia mais

Natureza do Serviço Modalidade / N de vagas Localidade de Trabalho

Natureza do Serviço Modalidade / N de vagas Localidade de Trabalho MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE TERMO DE REFERÊNCIA (TOR) N.º e Título do Projeto OEI/ BRA/ 10/ 001 Fortalecimento da Capacidade Institucional da Diretoria

Leia mais

Resumo da Lei nº8080

Resumo da Lei nº8080 Resumo da Lei nº8080 Lei n. 8.080, 19 de setembro de 1990 Sancionada pelo Presidente da República, Sr. Fernando Collor, e decretada pelo Congresso Nacional, foi publicada no Diário Oficial da União em

Leia mais

LEI Nº 4.062, DE 01 DE JULHO DE 2014.

LEI Nº 4.062, DE 01 DE JULHO DE 2014. LEI Nº 4.062, DE 01 DE JULHO DE 2014. CRIA O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER (COMDIM) E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PALHOÇA, Estado de Santa Catarina, Faço saber a todos

Leia mais

SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PRIMARIA À SAÚDE NO BRASIL. Dr Alexandre de Araújo Pereira

SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PRIMARIA À SAÚDE NO BRASIL. Dr Alexandre de Araújo Pereira SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PRIMARIA À SAÚDE NO BRASIL Dr Alexandre de Araújo Pereira Atenção primária no Brasil e no Mundo 1978 - Conferência de Alma Ata (priorização da atenção primária como eixo de organização

Leia mais

Monitoramento do I Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Monitoramento do I Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Monitoramento do I Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Metodologia em Construção V Reunião Plenária do CONSEA 15 de agosto de 2012 NORMATIZAÇÃO DO MONITORAMENTO NO ÂMBITO DA PNSAN Decreto

Leia mais

PLANO DE GOVERNO UNIÃO DEMOCRÁTICA E POPULAR 2013-2016 SAÚDE

PLANO DE GOVERNO UNIÃO DEMOCRÁTICA E POPULAR 2013-2016 SAÚDE PLANO DE GOVERNO UNIÃO DEMOCRÁTICA E POPULAR 2013-2016 SAÚDE Valorização dos profissionais dentro disso; analisar a possibilidade da criação de plano de carreira de todos os profissionais da prefeitura;

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA P A I R UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ - REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território

Leia mais

MINUTA SERVIÇOS DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

MINUTA SERVIÇOS DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS CRIANÇAS E ADOLESCENTES MINUTA SERVIÇOS DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DESCRIÇÃO: Consiste em serviço complementar ao PAIF, desenvolvido com crianças e adolescentes visando incentivar a socialização

Leia mais

Educação Infantil: como fazer valer esse direito?

Educação Infantil: como fazer valer esse direito? Educação Infantil: como fazer valer esse direito? Sabemos o que é qualidade em cuidados e educação. Sabemos o que uma bela infância representa. A hora de se justificar já passou, há muito tempo. Agora

Leia mais

ESTADO DE SÃO PAULO. GERALDO ALCKMIN, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais,

ESTADO DE SÃO PAULO. GERALDO ALCKMIN, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, DECRETO Nº 59.385, DE 26 DE JULHO DE 2013 Institui a Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional - CAISAN/SP e dá providências correlatas. GERALDO ALCKMIN, Governador do Estado de São

Leia mais

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS A universalização da inclusão digital, através do desenvolvimento de uma Política Pública de Inclusão Digital, que contemple a criação de um Sistema Municipal de Inclusão Digital,

Leia mais

Carta aberta à sociedade e às autoridades públicas sobre a situação da criança, do adolescente e do jovem

Carta aberta à sociedade e às autoridades públicas sobre a situação da criança, do adolescente e do jovem Carta aberta à sociedade e às autoridades públicas sobre a situação da criança, do adolescente e do jovem Nós, representantes de Conselhos Tutelares, Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente,

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS: RECORTE MUNICÍPIO DE NITERÓI

POLÍTICAS PÚBLICAS: RECORTE MUNICÍPIO DE NITERÓI POLÍTICAS PÚBLICAS: RECORTE MUNICÍPIO DE NITERÓI FATORES DE RISCO 1. Política econômica: Geração de Renda e Trabalho: Disparidade mão de obra qualificada e mercado de trabalho acessível; Ausência de um

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER

SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER LEGISLAÇÃO: Lei Municipal nº 8.834 de 01/07/2002 e Decreto nº 525 de 09/08/2002. ATRIBUIÇÕES: 1500 - SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER Compete propor, coordenar e acompanhar

Leia mais

Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Departamento de Apoio à Gestão Participativa

Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Departamento de Apoio à Gestão Participativa Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Departamento de Apoio à Gestão Participativa PROMOVER A SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA,PRIORIZANDO A REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES ÉTNICO-RACIAIS,

Leia mais

SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JÚLIO MÜLLER DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO OUTUBRO DE 2013 SUMÁRIO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO... 1 1. Núcleo de Informações

Leia mais

Luiz Carlos Lopes Desenvolvimento de Programas. aqui no último slide

Luiz Carlos Lopes Desenvolvimento de Programas. aqui no último slide Luiz Carlos Lopes Desenvolvimento de Programas aqui no último slide INVISIBILIDADE Medo Grupo de Trabalho SEDPcD Segurança Pública Justiça e Cidadania Saúde Educação Desenvolvimento Social Defensoria Pública

Leia mais

Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado Federal - PGLS

Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado Federal - PGLS Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado Federal - PGLS Sustentabilidade Contexto Aumento no número de pessoas Maior quantidade de recursos explorados Produção e consumo: compras

Leia mais

Marta Lima Gerente de Políticas Educacionais de Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania.

Marta Lima Gerente de Políticas Educacionais de Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania. Marta Lima Gerente de Políticas Educacionais de Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania. FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DEMOCRACIA REGIME PAUTADO NA SOBERANIA POPULAR E NO RESPEITO

Leia mais

Acordo de Convivência da COM-VIDA 1

Acordo de Convivência da COM-VIDA 1 Acordo de Convivência da COM-VIDA 1 Definição e Objetivo Geral: A Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola COM-VIDA é uma organização na escola. Tem por objetivo geral construir a Agenda

Leia mais

Plano de Ações e Aplicação de Recursos

Plano de Ações e Aplicação de Recursos COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIABANHA E DAS SUB-BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS RIOS PAQUEQUER E PRETO Resolução CBH-Piabanha n o 020/2014 Petrópolis/RJ, 15 de abril de 2014 ANEXO I Plano de Ações e Aplicação

Leia mais

PROJETO BÁSICO DE CURSO EM EaD. JUSTIFICATIVA (análise de cenário / análise das características da Instituição):

PROJETO BÁSICO DE CURSO EM EaD. JUSTIFICATIVA (análise de cenário / análise das características da Instituição): PROJETO BÁSICO DE CURSO EM EaD JUSTIFICATIVA (análise de cenário / análise das características da Instituição): - Objetivos da Instituição; - Programas da Instituição (citar, indicar em que fase estão

Leia mais

Propostas aprovadas em plenária:

Propostas aprovadas em plenária: SEMINARIO PRÓ-CATADOR DO ESTADO DE RONDONIA ENCERRAMENTO DOS LIXÕES E A INCLUSÃO SOCIAL E PRODUTIVA DAS CATADORAS E DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS 13 e 14 de novembro de 2014 Porto Velho - RO Propostas

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE RESOLUÇÃO N 137 DE 21 DE JANEIRO DE 2010. Dispõe sobre os parâmetros para a criação e o funcionamento

Leia mais

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE GOIÁS, nos termos do art. 10 da Constituição Estadual, decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE GOIÁS, nos termos do art. 10 da Constituição Estadual, decreta e eu sanciono a seguinte Lei: ESTABELECE DIRETRIZES E PARÂMETROS PARA O DESENVOLVIMENENTO DE POLITICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS VOLTADAS À EDUCAÇÃO BILÍNGUE, LIBRAS/PORTUGUÊS ESCRITO, A SEREM IMPLANTADAS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO A ASSEMBLEIA

Leia mais

I Seminário Estadual sobre Segurança Escolar: Consolidando uma Cultura de Paz e Direitos Humanos na Escola

I Seminário Estadual sobre Segurança Escolar: Consolidando uma Cultura de Paz e Direitos Humanos na Escola I Seminário Estadual sobre Segurança Escolar: Consolidando uma Cultura de Paz e Direitos Humanos na Escola Ana Coelho Vieira Selva Não existe um caminho para a paz. A paz é o caminho. Mahatma Gandhi A

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DE ATIVIDADES TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DA BAHIA ASSESSORIA ESPECIAL DA PRESIDÊNCIA OUVIDORIA RELATÓRIO DE ATIVIDADES **** Salvador ** Jan a Mar/2012 ****** O presente relatório resume as principais atividades desenvolvidas

Leia mais

Talking Points: Curso Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes Teoria e Prática para o Enfrentamento

Talking Points: Curso Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes Teoria e Prática para o Enfrentamento Talking Points: Curso Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes Teoria e Prática para o Enfrentamento Tema da fala: Proteção e a Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes no contexto dos megaeventos

Leia mais

Olhe os autistas nos olhos DIREITOS DE CIDADANIA, DEVER DA FAMÍLIA, DO ESTADO E DA SOCIEDADE.

Olhe os autistas nos olhos DIREITOS DE CIDADANIA, DEVER DA FAMÍLIA, DO ESTADO E DA SOCIEDADE. Olhe os autistas nos olhos DIREITOS DE CIDADANIA, DEVER DA FAMÍLIA, DO ESTADO E DA SOCIEDADE. A LEI BRASILEIRA DE PROTEÇÃO AOS AUTISTAS Fruto da luta das famílias pelos direitos dos seus filhos com autismo,

Leia mais

Formulário fora do período de validade!

Formulário fora do período de validade! Formulário fora do período de validade! Data Inicial: 01/05/2016 Data Final: 31/05/2016 Em caso de dúvida entre em contato com: Nome: Equipe de Promoção da Saúde (Gabriela, Gisele, Kátia e Roberta) Email:

Leia mais

RELAÇÃO DE CLASSIFICADO AO CARGO DE CONSELHEIRO TUTELAR AVALIAÇÃO PISCOSOCIAL

RELAÇÃO DE CLASSIFICADO AO CARGO DE CONSELHEIRO TUTELAR AVALIAÇÃO PISCOSOCIAL CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE SÍTIO DO MATO CMDCA A Comissão Eleitoral através da RESOLUÇÃO N.º 003, de 10 de abril de 2015 vem divulgar a relação dos Classificados ao

Leia mais

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E T

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E T SETEC EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA XXXV ENDP Porto Alegre, 02 de setembro de 2015. Histórico Organização da Educação Brasileira EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Formação Inicial e Continuada

Leia mais

A Legislação, Documentos e trajetória da Educação do Campo

A Legislação, Documentos e trajetória da Educação do Campo A Legislação, Documentos e trajetória da Educação do Campo I. Trajetória da Educação do Campo no Brasil O Relatório Final da I Conferência Nacional por uma Educação Básica nas Escolas do Campo, realizado

Leia mais

1. VAMOS ENTENDER O QUE SÃO AS CONFERÊNCIAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS? 2. O QUE SÃO AS CONFERÊNCIAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL?

1. VAMOS ENTENDER O QUE SÃO AS CONFERÊNCIAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS? 2. O QUE SÃO AS CONFERÊNCIAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL? 1. VAMOS ENTENDER O QUE SÃO AS CONFERÊNCIAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS? São espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletivas entrono de propostas e estratégias de organização. Sua principal

Leia mais

INTEGRANTE DA PORTARIA Nº 108 DE 27 DE OUTUBRO DE

INTEGRANTE DA PORTARIA Nº 108 DE 27 DE OUTUBRO DE ANEXO II - R.E.A. MODELO E INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DE ATIVIDADES REA - DA META DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA OCUPAÇÃO EM FORMAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL DO PROGRAMA CENTROS DE ARTES

Leia mais

REGIMENTO INTERNO COLEGIADO SETORIAL DE ARTES VISUAIS CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA CULTURAL

REGIMENTO INTERNO COLEGIADO SETORIAL DE ARTES VISUAIS CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA CULTURAL REGIMENTO INTERNO COLEGIADO SETORIAL DE ARTES VISUAIS CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA CULTURAL Art. 1º O Colegiado Setorial de Artes Visuais é órgão integrante da estrutura do Conselho Nacional de Política

Leia mais

8ª Conferência Municipal de Saúde de Colombo

8ª Conferência Municipal de Saúde de Colombo 8ª Conferência Municipal de Saúde de Colombo EXTRAÍDO DO RELATÓRIO FINAL DIRETRIZES PROPOSTAS PELAS OFICINAS TEMÁTICAS PARA COLOMBO, BIÊNIO 2005-2007, APROVADAS EM PLENÁRIA: OFICINA 01 ATENÇÃO BÁSICA E

Leia mais

REGULAMENTO DA POLÍTICA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS UNIFIMES

REGULAMENTO DA POLÍTICA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS UNIFIMES CENTRO UNIVERSITARIO DE MINEIROS (UNIFIMES) PRÓ-REITORIA DE ENSINO, DE PESQUISA E DE EXTENSÃO DIRETORIA DE EXTENSÃO, ASSUNTOS COMUNITÁRIOS, ESTUDANTIS E CULTURAIS REGULAMENTO DA POLÍTICA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

Leia mais

Plano de Promoção. e Proteção dos Direitos da Criança. do Concelho de Marvão

Plano de Promoção. e Proteção dos Direitos da Criança. do Concelho de Marvão Plano de Promoção e Proteção dos Direitos da Criança do Concelho de Marvão 1 Índice Introdução I. Fundamentação A - Estratégias 1 Estudo e análise da realidade concelhia. 2 Promoção dos Direitos da Criança...

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Promoção Integrada da Saúde dos Trabalhadores a partir da Implantação e Implementação da Mesa de Negociação Permanente

Leia mais

ANEXO I FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETOS EM CONSONÂNCIA AO EDITAL Nº 01/2015

ANEXO I FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETOS EM CONSONÂNCIA AO EDITAL Nº 01/2015 ANEXO I FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETOS EM CONSONÂNCIA AO EDITAL Nº 01/2015 NOME DO PROJETO: ORGANIZAÇÃO PROPONENTE: DATA : / / ÍNDICE DO PROJETO ASSUNTO PÁG. I - CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO - TÍTULO

Leia mais

A Tipificação e o Protocolo de Gestão Integrado

A Tipificação e o Protocolo de Gestão Integrado A Tipificação e o Protocolo de Gestão Integrado Acompanhamento Familiar Construção do Meu ponto de Vista acerca do Protocolo e da Tipificação Quais as mudanças percebidas na gestão dos CRAS a partir da

Leia mais

CO N T R O L A D O R I A E O U V I D O R I A

CO N T R O L A D O R I A E O U V I D O R I A CO N T R O L A D O R I A E O U V I D O R I A M E N S A G E M À A S S E M B L E I A L E G I S L A T I V A 2 0 1 3 G O V E R N O P A R T I C I P A T I V O, É T I C O E C O M P E T E N T E C o n t r o l a

Leia mais

Apresentação da Lei de Criação do CMDCA

Apresentação da Lei de Criação do CMDCA Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA Apresentação da Lei de Criação do CMDCA LEI NÚMERO 2.892, DE 09 DE JUNHO DE 1992. CRIA O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E

Leia mais

ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES CABEDELO - PARAÍBA. Período. Abril / 2008 Abril / 2009

ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES CABEDELO - PARAÍBA. Período. Abril / 2008 Abril / 2009 1 ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES CABEDELO - PARAÍBA Elaborado em Seminário realizado em 27 e 28 de fevereiro de 2008, em Cabedelo, com a participação de 214 gestores, técnicos

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE)

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) Núcleo de Apoio à Prática Profissional das Licenciaturas CURSOS DE LICENCIATURAS PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Atualizado em 17 jun 2016 5º. PERÍODO 4º. PERÍODO

Leia mais

ORÇAMENTO PÚBLICO. PPA Plano Plurianual. Planejar é o contrário de improvisar.

ORÇAMENTO PÚBLICO. PPA Plano Plurianual. Planejar é o contrário de improvisar. ORÇAMENTO PÚBLICO O QUE É PLANEJAR Planejar é o contrário de improvisar. PPA Plano Plurianual SE PLANEJA PARA: Estabelecer prioridades. Otimizar recursos. Se programar no tempo e no espaço. Se definir

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Campus Guarulhos

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Campus Guarulhos Relação dos objetivos propostos pela Congregação para as comissões da EFLCH Doc.1 GUARULHOS OUTUBRO DE 2011 1 Relação dos objetivos propostos pela Congregação para as comissões 1.Comissão de Avaliação

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Av. João Naves de Ávila, 2121 Campus Santa Mônica CP 593 38400-902 Uberlândia MG

Universidade Federal de Uberlândia Av. João Naves de Ávila, 2121 Campus Santa Mônica CP 593 38400-902 Uberlândia MG RESOLUÇÃO N o 15/2009 DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO Estabelece a Política de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, no

Leia mais

DECRETO Nº 4.054/14.

DECRETO Nº 4.054/14. 6 DECRETO Nº 4.054/14. INSTITUI O COMISSÃO INTERINSTITUCIONAL DE MOBILIZAÇÃO, PREVENÇÃO E CONTROLE DA DENGUE E FEBRE DO CHIKUNGUNYA NO MUNICÍPIO DE ALAGOINHAS, APROVA O REGIMENTO INTERNO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

Leia mais

Planejamento da Estrutura das Unidades da Saúde da Família no Estado do Paraná. Fevereiro de 2013

Planejamento da Estrutura das Unidades da Saúde da Família no Estado do Paraná. Fevereiro de 2013 Planejamento da Estrutura das Unidades da Saúde da Família no Estado do Paraná Fevereiro de 2013 Missão Formular a Política de Atenção Primária no Estado do Paraná implementando as ações e serviços para

Leia mais

Resultado dos trabalhos dos Eixos Temáticos da 6ª Conferência Nacional das Cidades etapa municipal de Belo Horizonte

Resultado dos trabalhos dos Eixos Temáticos da 6ª Conferência Nacional das Cidades etapa municipal de Belo Horizonte Resultado dos trabalhos dos Eixos Temáticos da 6ª Conferência Nacional das Cidades etapa municipal de Belo Horizonte Este relatório consolida as propostas debatidas, votadas e aprovadas em cada um dos

Leia mais

participar da centros urbanos Como sua comunidade pode plataforma dos Plataforma dos Centros Urbanos www.unicef.org.br Aliados estratégicos:

participar da centros urbanos Como sua comunidade pode plataforma dos Plataforma dos Centros Urbanos www.unicef.org.br Aliados estratégicos: Como sua comunidade pode participar da plataforma dos centros urbanos? www.unicef.org.br Aliados estratégicos: Ilustração: Jonatas Tobias Parceiros técnicos: Plataforma dos Centros Urbanos COMO SUA COMUNIDADE

Leia mais

APROVA O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARA O ANO DE 2010.

APROVA O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARA O ANO DE 2010. 1/7 LEI Nº 3810 APROVA O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARA O ANO DE 2010. Art. 1º Fica aprovado o Plano Municipal de Educação para o ano de 2010, constante do Anexo Único que fará parte integrante desta

Leia mais

Planejamento Governamental (PPA, LDO, LOA) Orçamento de 2014 ECA e Lei 12.696/12 (Conselhos Tutelares) Prestação de Contas Anual

Planejamento Governamental (PPA, LDO, LOA) Orçamento de 2014 ECA e Lei 12.696/12 (Conselhos Tutelares) Prestação de Contas Anual Planejamento Governamental (PPA, LDO, LOA) Orçamento de 2014 ECA e Lei 12.696/12 (Conselhos Tutelares) Prestação de Contas Anual Planejamento Governamental É a definição de objetivos e o estabelecimento

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SALESÓPOLIS

PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SALESÓPOLIS CARGOS ASSISTENTE SOCIAL (CRAS) AUXILIAR DE VIDA ESCOLAR (AVE) PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES REALIZAR ACOLHIDA, ESCUTA QUALIFICADA, ACOMPANHAMENTO ESPECIALIZADO E OFERTA DE INFORMAÇÕES E ORIENTAÇÕES POR MEIO

Leia mais

TABELA DE ATIVIDADES E CRÉDITOS

TABELA DE ATIVIDADES E CRÉDITOS Folha: 01/ ATENÇÃO! Atividade Complementar é um componente curricular que atende a LDB 9394/96 do MEC e a Resolução 0 de 02/09/20, portanto o aluno deve cumprir as exigências de acordo com seu currículo.

Leia mais

Em 2.008 apresentamos à comunidade um Plano de Governo centrado em quatro eixos:

Em 2.008 apresentamos à comunidade um Plano de Governo centrado em quatro eixos: Proposta de Governo Em 2.008 apresentamos à comunidade um Plano de Governo centrado em quatro eixos: - As Pessoas em Primeiro Lugar - Desenvolvimento Econômico e Identidade Local - Território Ordenado

Leia mais

REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA. Secretaria Executiva

REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA. Secretaria Executiva REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA Secretaria Executiva OBJETIVOS E SEDE Objetivo: defender e promover os direitos das crianças na primeira infância (período até 6 anos) Sede: na Organização membro do Grupo

Leia mais

PLANO DE TRABALHO. CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - TOLEDO 2011 à 2015. Prof. Dr. Edson Marques Oliveira. Plante, desafios, colha oportunidades

PLANO DE TRABALHO. CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - TOLEDO 2011 à 2015. Prof. Dr. Edson Marques Oliveira. Plante, desafios, colha oportunidades PLANO DE TRABALHO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - TOLEDO 2011 à 2015 Prof. Dr. Edson Marques Oliveira Plante, desafios, colha oportunidades PRINCÍPIOS POLÍTICO-FILOSÓFICOS E PROPOSTA CONCEITUAL

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº /2013

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº /2013 PREFEITURA MUNICIPAL DE CARLOS CHAGAS - MG PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº /2013 Cria os cargos de Coordenador de Programas Sociais, com base na Lei Complementar 1835, de 19 de janeiro de 2012, e dá outras

Leia mais

[Digite aqui] GUIA PARA OS CMDCAS A RESPEITO DA RESOLUÇÃO 164/2014

[Digite aqui] GUIA PARA OS CMDCAS A RESPEITO DA RESOLUÇÃO 164/2014 GUIA PARA OS CMDCAS A RESPEITO DA RESOLUÇÃO 164/2014 O que os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA precisam saber a respeito do Registro da Entidade e a Inscrição dos Programas

Leia mais

Ministério do Esporte ORIENTAÇÕES ESTRUTURANTES

Ministério do Esporte ORIENTAÇÕES ESTRUTURANTES Ministério do Esporte ORIENTAÇÕES ESTRUTURANTES INTRODUÇÃO.....4 1. ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA PARTICIPAÇÃO NO EDITAL........4 2. PROJETO TÉCNICO.....4 2.1 QUANTIDADE DE BENEFICIADOS...5 3. PERÍODO DE

Leia mais

OFICINA 3 IGM Indicadores de Governança Municipal Projeto SEP: PLANEJAMENTO E FORMAS ORGANIZACIONAIS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS / REGIONAIS

OFICINA 3 IGM Indicadores de Governança Municipal Projeto SEP: PLANEJAMENTO E FORMAS ORGANIZACIONAIS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS / REGIONAIS Objetivo: OFICINA 3 IGM Projeto SEP: PLANEJAMENTO E FORMAS ORGANIZACIONAIS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS / REGIONAIS Contribuir com a SEP, analisando o processo de planejamento nos municípios, por

Leia mais

CRAS Centro de Referência de Assistência Social. Coordenadores, Assistentes Sociais, Técnicos. (Organização)

CRAS Centro de Referência de Assistência Social. Coordenadores, Assistentes Sociais, Técnicos. (Organização) 2 ANÁLISE AMBIENTAL 2.1 A organização, Centro Referência e Assistência Social (CRAS) senvolveu um plano ação, o qual tem como base três serviços que são fundamentais para a existência da instituição; Serviço

Leia mais

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Mallet PR. Mallet Pr. Incentivo Fiscal

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Mallet PR. Mallet Pr. Incentivo Fiscal Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Mallet PR Av. Barão do Rio Branco, 649 Cep: 84570-000 Fone/Fax: (42) 3542-1439 Mallet Pr. E-mail: assistencia.mallet@yahoo.com.br Incentivo Fiscal

Leia mais

Linhas de Cuidado - Saúde Bucal

Linhas de Cuidado - Saúde Bucal PLANO REGIONAL DE SAUDE DA PESSOA IDOSA DRS V Barretos EIXOS COLEGIADOS DE GESTÃO REGIONAL CGR NORTE E SUL PRIORIDADE 01: EIXO 1 Melhoria da cobertura vacinal VIGILÂNCIA E PROMOÇÃO À SAÚDE - Sensibilizar

Leia mais

ANEXO 02 MODELO DE PROJETO. Solicitação de Recursos do FIA Entidade/Prefeitura

ANEXO 02 MODELO DE PROJETO. Solicitação de Recursos do FIA Entidade/Prefeitura ANEXO 02 MODELO DE PROJETO Solicitação de Recursos do FIA Entidade/Prefeitura 1 IDENTIFICAÇÃO Município: População total: População de crianças e adolescentes: 1.1 Dados Cadastrais do Proponente Proponente:

Leia mais

III Pré-Conferência de Cultura do Município de São Paulo

III Pré-Conferência de Cultura do Município de São Paulo III Pré-Conferência de Cultura do Município de São Paulo Zona Oeste 28 de julho de 2013 PROPOSTAS Eixo 1 1. Definição de, no mínimo, 2% do orçamento da PMSP para a Cultura; 2. Criação do Fundo Municipal

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL SEDH/MJ Nº 2, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2010 DOU 16.12.2010

PORTARIA INTERMINISTERIAL SEDH/MJ Nº 2, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2010 DOU 16.12.2010 PORTARIA INTERMINISTERIAL SEDH/MJ Nº 2, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2010 DOU 16.12.2010 Estabelece as Diretrizes Nacionais de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos dos Profissionais de Segurança Pública. O MINISTRO

Leia mais

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996 Tramitação 1988 Promulgação da Constituição Federal 1988 a 1991 Início de discussão do projeto Jorge Hage na Câmara

Leia mais

CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Versão final MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNOESC CAPÍTULO I DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Art. 1º O Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

RI PACTO DE APRIMORAMENTO DO SUAS

RI PACTO DE APRIMORAMENTO DO SUAS Informações Gerais RELATÓRIO DE INFORMAÇÕES PARA O PLANEJAMENTO E ALCANCE DAS PRIORIDADES E METAS DO PACTO DE APRIMORAMENTO DO SUAS - GESTÃO MUNICIPAL Município: Porte SUAS: UF: Objetivo do RI: SÃO PAULO

Leia mais