SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE DO FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE DO FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL"

Transcrição

1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE DO FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL V SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENÇÃO DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL SIEX. O Coordenador do Campus Universitário de Castanhal, Profº MsC. Adriano Sales dos Santos Silva, torna público o edital que normatiza o V Simpósio de Iniciação Científica e de Extensão do Campus Universitário de Castanhal SIEX. COMISSÃO ORGANIZADORA Prof. Dr. Stefano Juliano Tavares de Andrade Prof. Dr. Assunção José Pureza Amaral Prof. MsC. Maria da Penha de Andrade Abi Harb COMISSÃO CIENTÍFICA Docentes e Técnicos do Campus Universitário de Castanhal. 1 IDENTIFICAÇÃO TÍTULO: V Simpósio de Iniciação Científica e de Extensão do Campus Universitário de Castanhal. LOCAL: Campus Universitário de Castanhal/UFPA PERÍODO: 03 a 05 de abril de 2013 INSTITUIÇÃO PROPONENTE: Universidade Federal do Pará / Campus Universitário de Castanhal PÚBLICO ALVO: 1 Participantes: Docentes, discentes e técnicos das Instituições de Ensino Superior IES públicas e privadas, e ex-alunos da UFPA, Campus Universitário de Castanhal. 2 - Submissão de trabalhos: Docentes, discentes, técnicos e ex-alunos da UFPA, Campus Universitário de Castanhal.

2 2 EVENTO O Simpósio de Iniciação Científica e de Extensão do Campus Universitário de Castanhal tem caráter de atualização e difusão do conhecimento técnico-científico, cultural e das ações extencionistas produzidas no âmbito dos projetos de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos por docentes, discentes e técnicos do Campus Universitário de Castanhal. 3 JUSTIFICATIVA A sociedade vive um momento em que o conhecimento é criado, reproduzido e transformado em ritmos cada vez mais acelerados. Se, por um lado, isso proporciona um leque extenso de soluções para diversos problemas enfrentados pela humanidade, por outro, apresenta um não menos largo e complexo rol de desafios. Esses desafios cobram intervenções concretas de sujeitos sociais criativos, atentos ao meio em que vivem e dispostos a extrair das entranhas do já sabido os caminhos para novos saberes. A produção e divulgação dos novos saberes (conhecimento científico, a inovação tecnológica e ações extensionistas) produzidos no âmbito da universidade são tarefas inscritas nos pilares da estrutura universitária. Ciente desse compromisso, o Campus Universitário de Castanhal, Unidade Acadêmica Regional da Universidade Federal do Pará, busca, através da oferta de nove cursos de graduação e de um Programa de Pós-Graduação, oportunizar à sociedade local e regional um ensino público de qualidade, relacionando projetos de pesquisa, ensino e extensão voltados à realidade Amazônica. Nesse sentido, anualmente, o Campus organiza o Simpósio de Iniciação Científica e de Extensão SIEX, evento que pretende divulgar a produção dos docentes, discentes e técnicos no âmbito da extensão, do ensino e da produção científica. Em sua quinta edição, o SIEX vem, ao longo do tempo, ganhando expressão e visibilidade graças à contínua elevação do número de projetos desenvolvidos, de estudantes neles envolvidos e de pessoas direta ou indiretamente por eles afetados.

3 4 OBJETIVOS 4.1 Objetivo Geral: Difundir as atividades de pesquisa, ensino e de extensão realizadas por docentes, discentes e técnicos do Campus Universitário de Castanhal. 4.2 Objetivo Específicos: Estimular a participação dos estudantes dos diferentes cursos ofertados no Campus em atividades de pesquisa, ensino e extensão; Divulgar produções técnicas, científicas, acadêmicas e culturais; Divulgar as experiências desenvolvidas nas diversas ações de pesquisa e extensão realizadas no Campus Universitário de Castanhal e suas parcerias; Favorecer a integração de estudantes, técnicos e docentes das Instituições de Ensino Superior IES públicas e privadas, e ex-alunos da UFPA, Campus Universitário de Castanhal; 5 INSCRIÇÃO NO SIEX As inscrições de participantes serão realizadas somente pela Internet, no endereço: no período de 18/02/2013 às 22h do dia 22/03/2013. Os Calouros 2013 que não conseguirem realizar sua inscrição pela internet, terão a possibilidade de se inscrever no momento da Recepção aos Calouros 2013, que acontecerá no dia 02/04/2013, a partir das 8 horas, no Campus Universitário de Castanhal. 6 SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS Os trabalhos propostos para o V SIEX se darão nas modalidades: Comunicação Oral, Pôster e Vídeo Documentário. Docentes, discentes, técnicos e ex-alunos da UFPA, Campus de Castanhal, interessados em submeter trabalho deverão, primeiramente, fazer sua inscrição, como participante, no endereço:

4 As inscrições dos trabalhos serão realizadas pelo do SIEX no período de 18/02 a 04/03/13. No ato da inscrição os autores deverão indicar no assunto da mensagem a modalidade de apresentação desejada (Comunicação Oral, Pôster ou Vídeo Documentário). Entretanto, será facultada à Comissão Científica a recomendação da modalidade na qual o trabalho será apresentado. Nesse caso, o autor deverá confirmar o aceite à Coordenação do Evento, conforme o item 7 deste edital. Somente serão aceitos trabalhos vinculados aos programas e projetos de pesquisa, extensão, atividades acadêmicas concluídas e atividades científico-culturais/complementares de curso (ACC) do Campus Universitário de Castanhal e/ou parcerias. Essas informações devem constar no texto da mensagem no ato da inscrição, acrescidas do nome do orientador. O Artigo, Resumo ou Descrição deverão ser enviados em anexo, de acordo com as orientações a seguir: 6.1. Comunicação Oral O trabalho será em formato de artigo de (8.000 a caracteres com espaço, não incluso título e autores), na fonte arial, tamanho 12, em formato DOC, ou DOCX, ou PDF. Estrutura do artigo: Título, Autores (no máximo sete e com identificação: , vínculo institucional), Resumo, Palavras-Chave, Introdução, Metodologia, Desenvolvimento, Considerações Finais e Referências. No caso do professor orientador ser co-autor do trabalho, o mesmo entra como Autor. Exposição: A apresentação deverá durar no máximo 10 (dez) minutos de exposição e 10 (dez) minutos para questionamentos. A apresentação digital não deverá exceder 20 slides e nem utilizar fontes menores do que 18 pt Pôster O trabalho será em formato de resumo (até caracteres com espaço, não incluso título e autores), na fonte arial, tamanho 12, em formato DOC, ou DOCX, ou PDF.

5 Estrutura do resumo: Título, Autores (no máximo sete e com identificação: , vínculo institucional), Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados e Referências. No caso do professor orientador ser co-autor do trabalho, o mesmo entra como Autor. Exposição: O pôster deverá ser confeccionado nas dimensões 90 cm de largura por 120 cm de comprimento e contar com: Brasão da UFPA na parte superior (seguido de: Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Castanhal), título do trabalho, nome dos autores e orientador (caso houver) acompanhados dos seus respectivos s e o resumo do trabalho Vídeo Documentário Deverá ser enviada uma descrição do Vídeo Documentário de, no máximo, caracteres (com espaço, não incluso título e autores), em formato DOC, ou DOCX, ou PDF. Estrutura da descrição: Título, Orientador, Autores (no máximo sete com identificação: , vínculo institucional) e Resumo. Caso o vídeo documentário seja aceito pela comissão julgadora, o participante deverá entregar o vídeo à comissão do SIEX, na Coordenação Acadêmica do Campus de Castanhal, em até 48 horas após a divulgação do resultado. Exposição: o vídeo deverá durar no máximo 15 (quinze) minutos, gravado em formato AVI, ou MOV, ou MPEG. 7 HOMOLOGAÇÃO DE TRABALHOS Homologação Parcial: A Comissão Científica fará a primeira apreciação dos trabalhos que serão devolvidos com o resultado: aprovado, aprovado com recomendações ou não aprovado, no período de 01 a 13/03/2013; Os autores dos trabalhos aprovados com recomendações deverão fazer as correções sugeridas pela Comissão Científica e reenviá-los para o endereço siexcampuscastanhal@hotmail.com até o dia 20/03/2013; Homologação Final: ocorrerá no dia 25/03/2013 e será publicada nos sites e e exposta nos quadros de aviso do Campus Universitário de Castanhal;

6 Na homologação final os trabalhos receberão as seguintes considerações: APROVADO POSTER, APROVADO COMUNICAÇÃO ORAL, APROVADO VÍDEO DOCUMENTÁRIO. Os trabalhos que não constarem na lista de homologação, não foram aprovados. 8 INSCRIÇÃO PARA A COMISSÃO ACADÊMICA A Comissão Acadêmica atuará no apoio às atividades de recepção, credenciamento, logística, entrega de certificados, dentre outras. Os discentes do Campus de Castanhal, com interesse em atuar nessa comissão devem fazer sua inscrição na Coordenação Acadêmica desta unidade no período de 15 a 28/02/ SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE ATIVIDADES CIENTIFICO- CULTURAIS As propostas de atividades Científico-Culturais deverão ser submetidas no período de 10h do dia 15/02 às 22h de 28/02/2013, pelo no endereço: siexcampuscastanhal@hotmail.com O participante deverá escolher o período de exposição da atividade (abertura ou encerramento do evento), identificando-o como assunto da mensagem e enviar uma descrição da atividade e o período de duração em anexo. A comissão julgadora selecionará os trabalhos e a ordem de apresentação em cada período. A divulgação será ate o dia 15/03/2013 e será publicado no site e/ou no e exposta nos quadros de aviso do Campus Universitário de Castanhal. 9.1 SUBMISSÃO DE PROPOSTAS PARA COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS Os representantes das turmas de discentes dos cursos do Campus de Castanhal, com interesse em realizar vendas de produtos alimentícios durante o evento deverão apresentar memorando de solicitação assinado pela direção da sua Faculdade à Comissão Organizadora, na Coordenação Acadêmica, no

7 período de 15 a 28/02/2013. Anexar ao memorando lista de produtos a serem oferecidos. As propostas aprovadas serão divulgadas no dia 15/03/ CRONOGRAMA GERAL DO EVENTO Data Horário Atividade 15/02/ h Lançamento do Edital; 18/02 a 22/03/ h às 24h Período de inscrição; 18/02 a 04/03/13 08h às 24h Submissão de trabalhos; 15/03/ h Homologação parcial dos trabalhos; 20/03/ h Último prazo para o envio dos trabalhos corrigidos; 15 a 28/02/ h às 18h Inscrição para a Comissão Acadêmica; 15 a 28/02/ h às 18h Submissão de propostas de atividades Científico-Culturais e de comercialização de produtos alimentícios; 15/03/ h Resultado de propostas de atividades Científico-Culturais e de comercialização de produtos alimentícios; 25/03/ h Homologação final dos trabalhos; 02/04/2013 A partir das 8h Inscrição dos Calouros 2013; 03/04/2013 8h às 9h30min Credenciamento Os casos omissos nesse Edital devem ser solucionados pela Comissão Organizadora. Quaisquer dúvidas devem ser dirimidas pelo telefone ou por meio do endereço eletrônico: siexcampuscastanhal@hotmail.com Castanhal, 15 de Fevereiro de Profº MsC. Adriano Sales dos Santos Silva Coordenador do Campus Universitário de Castanhal / UFPA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE DO FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE DO FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE DO FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL VI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENÇÃO DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL SIEX. O Coordenador do Campus

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE DO FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE DO FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE DO FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL EDITAL DO VII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENSÃO DA UFPA CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL SIEX O Coordenador

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE DO FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE DO FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE DO FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - SIEPEX/UFPA CAMPUS CASTANHAL O Coordenador do Campus Universitário de

Leia mais

MANUAL DO PARTICIPANTE

MANUAL DO PARTICIPANTE VII SIEX SIMPOSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENSÃO MANUAL DO PARTICIPANTE INSCRIÇÕES E SUBMISSÃO DE TRABALHOS Entre no site www.siexcastanhal.com.br para ter acesso ao Sistema do VII SIEX (Figura

Leia mais

FACULDADE LEÃO SAMPAIO V ENCONTRO CARIRIENSE DE BIOMEDICINA

FACULDADE LEÃO SAMPAIO V ENCONTRO CARIRIENSE DE BIOMEDICINA FACULDADE LEÃO SAMPAIO V ENCONTRO CARIRIENSE DE BIOMEDICINA Dispõe sobre normas para inscrição de trabalhos científicos no V Encontro Caririense de Biomedicina CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º

Leia mais

SEGUNDA CIRCULAR PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

SEGUNDA CIRCULAR PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES SEGUNDA CIRCULAR PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES VII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica - VII CIPA CUIABÁ/MT 17 a 20 de Julho de 2016 Prezad@s Colegas, A Diretoria da BIOgraph e a Comissão

Leia mais

EDITAL DO EMPREENDA ADMINISTRAÇÃO ULBRA TORRES

EDITAL DO EMPREENDA ADMINISTRAÇÃO ULBRA TORRES EDITAL DO EMPREENDA ADMINISTRAÇÃO ULBRA TORRES 1. ABERTURA A Coordenação de pesquisa da Ulbra Torres, juntamente com a Coordenação do Curso de Administração comunica a abertura do edital do Empreenda Administração

Leia mais

Normas para apresentação dos trabalhos

Normas para apresentação dos trabalhos Normas para apresentação dos trabalhos 1. Da inscrição Os trabalhos só poderão ser inscritos mediante submissão de resumo. O resumo deverá obedecer ao seguinte formato: - ter no mínimo de 350 e no máximo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA-PROPESQ. Edital 08/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA-PROPESQ. Edital 08/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA-PROPESQ Edital 08/2016 1. Sobre o Programa A Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) lança a 8ª edição do Programa Ciência na Sociedade

Leia mais

Att. Cesar Riboli Coordenador do Curso de Direito

Att. Cesar Riboli Coordenador do Curso de Direito Convite para participação da Chamada para Submissão de Resumos/ Modalidade Oral e Pôsteres e Artigos no XX Ciclo de Estudos Jurídicos do Curso de Direito da Uri-FW O Curso de Direito, têm o prazer de lhes

Leia mais

ENCONTRO REGIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: PERSPECTIVAS PARA A CONSOLIDAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: REALIDADE E DESAFIOS

ENCONTRO REGIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: PERSPECTIVAS PARA A CONSOLIDAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: REALIDADE E DESAFIOS ENCONTRO REGIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: PERSPECTIVAS PARA A CONSOLIDAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: REALIDADE E DESAFIOS NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NA MODALIDADE

Leia mais

FACER FACULDADES UNIDADE RUBIATABA DEPARTAMENTOS DE PESQUISA E EXTENSÃO VIII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

FACER FACULDADES UNIDADE RUBIATABA DEPARTAMENTOS DE PESQUISA E EXTENSÃO VIII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DA X MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO DE - RUBIATABA A Mostra de Iniciação Científica da Facer Faculdades é uma atividade de exposição multidisciplinar que visa

Leia mais

FACULDADE LEÃO SAMPAIO I CONGRESSO CARIRIENSE DE BIOMEDICINA

FACULDADE LEÃO SAMPAIO I CONGRESSO CARIRIENSE DE BIOMEDICINA FACULDADE LEÃO SAMPAIO I CONGRESSO CARIRIENSE DE BIOMEDICINA Dispõe sobre normas para inscrição de trabalhos científicos no I Congresso Caririense de Biomedicina CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE CURSOS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA USP

ORIENTAÇÕES SOBRE CURSOS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA USP ORIENTAÇÕES SOBRE CURSOS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA USP FORMAÇÃO PROFISSIONAL Prática Programa de Residência Profissionalizante Atualização Graduação Sim Não Sim Concluída Carga horária mínima Definida

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Curso de Extensão a distância de desenvolvimento e aperfeiçoamento de equipes no acompanhamento de Programas de Pós-Graduação e de Projetos de Pesquisa PROCESSO SELETIVO DISCENTE 2014 Edital nº. 3 O Pró-Reitor

Leia mais

XIX SEMANA DE MONITORIA EDITAL

XIX SEMANA DE MONITORIA EDITAL UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO XIX SEMANA DE MONITORIA EDITAL A Universidade Federal Fluminense, de acordo com a Decisão do CEP nº 777/2006, de 13 de dezembro de 2006, realizará

Leia mais

EDITAL DE MOSTRA DE PESQUISA DO XI CONGRESSO DE DIREITO DA UFSC

EDITAL DE MOSTRA DE PESQUISA DO XI CONGRESSO DE DIREITO DA UFSC EDITAL DE MOSTRA DE PESQUISA DO XI CONGRESSO DE DIREITO DA UFSC O XI Congresso de Direito da UFSC, que acontecerá nos dias 26, 27, 28 e 29 de abril de 2016, contará com uma Mostra de Pesquisa nas tardes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL IV SALÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO Função social da pesquisa na pós-graduação brasileira Porto Alegre, Junho de 2014 1. OBJETIVO REGULAMENTO O IV Salão da Pós-Graduação

Leia mais

Edital ICESP/PROMOVE: 01/2016 - Programa Institucional Interno de Criação, Consolidação e Apoio a Grupos de Pesquisa

Edital ICESP/PROMOVE: 01/2016 - Programa Institucional Interno de Criação, Consolidação e Apoio a Grupos de Pesquisa Edital ICESP/PROMOVE: 0/06 - Programa Institucional Interno de Criação, Consolidação e Apoio a Grupos de Pesquisa A Faculdade ICESP/Faculdades Integradas Promove de Brasília (ICESP / PROMOVE), por intermédio

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE I ENCONTRO CIENTÍFICO DA FAEMA COMISSÃO CIENTÍFICA A comissão científica do I ENCONTRO CIENTÍFICO DA FAEMA resolve: 1) Geral: Para apresentação de pôster, os (as) autores (as) devem submeter o resumo expandido

Leia mais

EDITAL N.º 248/2015 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: SELEÇÃO DE TUTOR PET PRODUÇÃO E POLÍTICA CULTURAL

EDITAL N.º 248/2015 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: SELEÇÃO DE TUTOR PET PRODUÇÃO E POLÍTICA CULTURAL EDITAL N.º 248/215 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: SELEÇÃO DE TUTOR PET PRODUÇÃO E POLÍTICA CULTURAL A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, considerando

Leia mais

COMUNICADO 01 EDITAL SEBRAE/SC Nº 002/2016 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA

COMUNICADO 01 EDITAL SEBRAE/SC Nº 002/2016 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA COMUNICADO 01 EDITAL SEBRAE/SC Nº 002/2016 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA PUBLICADO EM 02/05/2016 O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Leia mais

FEIRA DE CIÊNCIAS JÚNIOR DA PUCPR CONCURSO REGULAMENTO

FEIRA DE CIÊNCIAS JÚNIOR DA PUCPR CONCURSO REGULAMENTO EDITAL 03/2016 Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Ref.: FEIRA DE CIÊNCIA JÚNIOR DA PUCPR REGULAMENTO FEIRA DE CIÊNCIAS JÚNIOR DA PUCPR CONCURSO REGULAMENTO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Artigo 1º. Este

Leia mais

1 O Seminário do Programa de Pós- Graduação em Engenharia Civil da UTFPR, Campus Pato Branco

1 O Seminário do Programa de Pós- Graduação em Engenharia Civil da UTFPR, Campus Pato Branco 15 e 16 de setembro de 2016 1. Introdução O programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil realizará entre 15 e 16 de setembro de 2016 o 1 o Seminário do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da.

Leia mais

CONVOCATÓRIA PARA A PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NO NÚMERO ESPECIAL DA REVISTA TIP BRASIL

CONVOCATÓRIA PARA A PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NO NÚMERO ESPECIAL DA REVISTA TIP BRASIL CONVOCATÓRIA PARA A PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NO NÚMERO ESPECIAL DA REVISTA TIP BRASIL Brasil: um gigante paradiplomático A Revista Trabajos de Investigación en Paradiplomacia, TIP, abre convocatória para

Leia mais

EDITAL No. 418 - PROCESSO DE SELEÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOLOGIA DO QUATERNÁRIO

EDITAL No. 418 - PROCESSO DE SELEÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOLOGIA DO QUATERNÁRIO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOLOGIA DO QUATERNÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO QUINTA DA BOA VISTA S/N. SÃO CRISTÓVÃO CEP 20940-040 RIO DE JANEIRO, RJ BRASIL Tel: (21) 3938-1179 geoquater@mn.ufrj.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL PROGRAMA DE AUXÍLIO FINANCEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EM EVENTOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS - 2016

Leia mais

1º CONCURSO DE REDAÇÃO, FOTOGRAFIA E VÍDEO IFB CAMPUS RIACHO FUNDO 2015

1º CONCURSO DE REDAÇÃO, FOTOGRAFIA E VÍDEO IFB CAMPUS RIACHO FUNDO 2015 1º CONCURSO DE REDAÇÃO, FOTOGRAFIA E VÍDEO IFB CAMPUS RIACHO FUNDO 2015 REGULAMENTO 1. O 1 Concurso Estudantil REDAÇÃO, FOTOGRAFIA E VÍDEO IFB CAMPUS RIACHO FUNDO - 2015 foi instituído pela direção do

Leia mais

EDITAL INTERNO 001/2014 CONCURSO DA LOGOMARCA COMEMORATIVA DOS 10 ANOS DA FUNDAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTADUAL DA ZONA OESTE (UEZO)

EDITAL INTERNO 001/2014 CONCURSO DA LOGOMARCA COMEMORATIVA DOS 10 ANOS DA FUNDAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTADUAL DA ZONA OESTE (UEZO) EDITAL INTERNO 001/2014 CONCURSO DA LOGOMARCA COMEMORATIVA DOS 10 ANOS DA FUNDAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTADUAL DA ZONA OESTE (UEZO) A (UEZO), através da Reitoria, promove o concurso dirigido à comunidade

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO DE ADESÃO VOLUNTÁRIA À PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE CONSULTORIA PARA CERTIFICAÇÃO ISSO 9001 NA APAC DE NOVA LIMA

EDITAL DO PROCESSO DE ADESÃO VOLUNTÁRIA À PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE CONSULTORIA PARA CERTIFICAÇÃO ISSO 9001 NA APAC DE NOVA LIMA EDITAL DO PROCESSO DE ADESÃO VOLUNTÁRIA À PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE CONSULTORIA PARA CERTIFICAÇÃO ISSO 9001 NA APAC DE NOVA LIMA De ordem do Professor Paulo Henrique Sousa Leite, Diretor da Faculdade

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE DISCENTES VOLUNTÁRIOS PARA A OPERAÇÃO ITAPEMIRIM DO PROJETO RONDON - 2016 EDITAL N.º 001-2016

PROCESSO SELETIVO DE DISCENTES VOLUNTÁRIOS PARA A OPERAÇÃO ITAPEMIRIM DO PROJETO RONDON - 2016 EDITAL N.º 001-2016 PROCESSO SELETIVO DE DISCENTES VOLUNTÁRIOS PARA A OPERAÇÃO ITAPEMIRIM DO PROJETO RONDON - 2016 EDITAL N.º 001-2016 A PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO, a COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E ASSUNTOS

Leia mais

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 02/PPGEDU/2016

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 02/PPGEDU/2016 UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 02/PPGEDU/2016 CONTRATAÇÃO DE DOCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO O Pró-Reitor Acadêmico

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PPG QUALISAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PPG QUALISAÚDE EDITAL Nº 001/2016 do Mestrado Profissional Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde (PPG QualiSaúde) de 07 de junho de 2016 para Credenciamento de Docentes A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Gestão

Leia mais

Seminário de História, Memória e Patrimônio Cultural da Enfermagem 18 a 19 de maio de 2016

Seminário de História, Memória e Patrimônio Cultural da Enfermagem 18 a 19 de maio de 2016 Seminário de História, Memória e Patrimônio Cultural da Enfermagem 18 a 19 de maio de 2016 Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/UFF- Niterói, RJ REGULAMENTO DA SESSÃO POSTER A mostra cientifica

Leia mais

Regulamento para a participação de trabalhos científicos e acadêmicos no 5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital - 2014

Regulamento para a participação de trabalhos científicos e acadêmicos no 5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital - 2014 Regulamento para a participação de trabalhos científicos e acadêmicos no 5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital - 2014 1 DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 O CONGRESSO INTERNACIONAL CBL DO LIVRO DIGITAL CONGRESSO,

Leia mais

EDITAL EXTRAORDINÁRIO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTES CONSTITUIÇÃO DE CADASTRO 2016/2

EDITAL EXTRAORDINÁRIO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTES CONSTITUIÇÃO DE CADASTRO 2016/2 Torno público que estão abertas, no período de 18 à 25/08/2016, as inscrições para a seleção de docentes da UNICASTELO, constantes no item 1 deste Edital, para a constituição de cadastro. 1. DAS VAGAS

Leia mais

Disposições preliminares

Disposições preliminares REGIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DA UNICAMP Disposições preliminares Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é atividade obrigatória do Curso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS DIADEMA CONCURSO PARA PROPOSTAS DE LOGOTIPO E SINAL PARA O ENCONTRO DOS SURDOS COM AS CIÊNCIAS ESC

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS DIADEMA CONCURSO PARA PROPOSTAS DE LOGOTIPO E SINAL PARA O ENCONTRO DOS SURDOS COM AS CIÊNCIAS ESC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS DIADEMA CONCURSO PARA PROPOSTAS DE LOGOTIPO E SINAL PARA O ENCONTRO DOS SURDOS COM AS CIÊNCIAS ESC EDITAL Nº 01/2015, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2015 A comissão organizadora

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - PROPEC EDITAL PROPEC No. 01, DE 03 DE JUNHO DE 2016 Dispõe sobre o Processo de Seleção de 2016 para o Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD/CAPES, no

Leia mais

Estado de Alagoas Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL Pró-Reitoria de Graduação- PROGRAD

Estado de Alagoas Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL Pró-Reitoria de Graduação- PROGRAD Estado de Alagoas Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL Pró-Reitoria de Graduação- PROGRAD EDITAL INTERNO N.º 15/2014 PIBID/PROGRAD PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA A Pró-Reitoria de Graduação

Leia mais

CONCURSO CULTURAL MONTEIRO LOBATO REGULAMENTO

CONCURSO CULTURAL MONTEIRO LOBATO REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL MONTEIRO LOBATO REGULAMENTO 1 Realização/Objetivo O 1º Prêmio Monteiro Lobato é uma iniciativa cultural do Taubaté Shopping que tem como objetivo incentivar a produção literária e sua

Leia mais

Art. 1º O Concurso AGIR é uma iniciativa do GOB-PR a ser realizado bienalmente, quando do seu Congresso. Tem como objetivos principais:

Art. 1º O Concurso AGIR é uma iniciativa do GOB-PR a ser realizado bienalmente, quando do seu Congresso. Tem como objetivos principais: CAPÍTULO 1 DOS OBJETIVOS Art. 1º O Concurso AGIR é uma iniciativa do GOB-PR a ser realizado bienalmente, quando do seu Congresso. Tem como objetivos principais: Divulgar ações filantrópicas, fraternas,

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL N 57/2015 PRÊMIO MELHOR TCC 2014

EXTRATO DO EDITAL N 57/2015 PRÊMIO MELHOR TCC 2014 EXTRATO DO EDITAL N 57/2015 UEPA A Universidade do Estado do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Graduação, torna público no âmbito desta Instituição o processo de seleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Leia mais

SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS ANIMAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DE PORTO ALEGRE EDITAL - FÓRUM ESTA ESCOLA É O BICHO - 2016

SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS ANIMAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DE PORTO ALEGRE EDITAL - FÓRUM ESTA ESCOLA É O BICHO - 2016 SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS ANIMAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DE PORTO ALEGRE EDITAL - FÓRUM ESTA ESCOLA É O BICHO - 2016 No ano de 2015 a Secretaria Especial dos Direitos Animais

Leia mais

EDITAL N 002/2015 CURSO DE BIOLOGIA (EaD) SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO

EDITAL N 002/2015 CURSO DE BIOLOGIA (EaD) SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CÂMPUS DE PORTO NACIONAL CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA (EaD) Rua 03, Quadra 17, s/nº, Jardim dos Ipês 77500-000 Porto Nacional/TO (63) 2112-2216 www.uft.edu.br coordbioead@uft.edu.br

Leia mais

2º PRÊMIO FIEMA DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL. Regulamento 2013 OBJETIVO

2º PRÊMIO FIEMA DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL. Regulamento 2013 OBJETIVO 2º PRÊMIO FIEMA DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Regulamento 2013 OBJETIVO Artigo 1º - O Prêmio FIEMA de Sustentabilidade Ambiental, instituído em 2012, é uma proposta que partiu do Conselho Temático de Meio

Leia mais

III CONGRESSO DE SAÚDE E BEM ESTAR DA UNIVERSIDADE CEUMA 15 a 18 de setembro de 2015 NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

III CONGRESSO DE SAÚDE E BEM ESTAR DA UNIVERSIDADE CEUMA 15 a 18 de setembro de 2015 NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS III CONGRESSO DE SAÚDE E BEM ESTAR DA UNIVERSIDADE CEUMA 15 a 18 de setembro de 2015 NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS 1. NORMAS GERAIS 1.1 Não serão aceitos trabalhos enviados via fax, e-mail,

Leia mais

Regulamento para a participação de trabalhos científicos e acadêmicos no 6º Congresso Internacional CBL do Livro Digital - 2016

Regulamento para a participação de trabalhos científicos e acadêmicos no 6º Congresso Internacional CBL do Livro Digital - 2016 Regulamento para a participação de trabalhos científicos e acadêmicos no 6º Congresso Internacional CBL do Livro Digital - 2016 1 DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 O CONGRESSO INTERNACIONAL CBL DO LIVRO DIGITAL CONGRESSO,

Leia mais

EDITAL BOM NEGOCIO PARANÁ 009/2015 BOM NEGÓCIO PARANÁ UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS 1 DAS VAGAS, DEDICAÇÃO AO PROJETO, VALOR E DURAÇÃO DA BOLSA.

EDITAL BOM NEGOCIO PARANÁ 009/2015 BOM NEGÓCIO PARANÁ UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS 1 DAS VAGAS, DEDICAÇÃO AO PROJETO, VALOR E DURAÇÃO DA BOLSA. EDITAL BOM NEGOCIO PARANÁ 009/2015 BOM NEGÓCIO PARANÁ UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS REPUBLICADO EDITAL COM ALTERAÇÕES EM DESTAQUE. A Universidade Estadual do Norte do Paraná, por meio da Pró-Reitoria de

Leia mais

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP Escola de Pós-Graduação em Saúde Materno Infantil Instituição Civil Filantrópica

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP Escola de Pós-Graduação em Saúde Materno Infantil Instituição Civil Filantrópica EDITAL O Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira IMIP em parceria com a Faculdade Pernambucana de Saúde FPS tornam público que será realizada, SELEÇÃO DE TÍTULOS para vagas dos Programas

Leia mais

REVISTA CIENTÍFICA CIÊNCIA E CULTURA

REVISTA CIENTÍFICA CIÊNCIA E CULTURA ASSOCIAÇÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE GOIÁS - SECG FACULDADE PADRÃO Av. Anhanguera c/ Rua do Algodão - St. Rodoviário - Goiânia-GO REVISTA CIENTÍFICA CIÊNCIA E CULTURA EDITAL 02/2015 A Coordenação da Revista

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

REGULAMENTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CAPÍTULO I - DOS PRINCÍPIOS Art. 1º. O Programa de Iniciação Científica tem como princípios: a) possibilitar os contatos iniciais

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EXTENSÃO NO SISTEMA UNIFICADO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (SUAP)

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EXTENSÃO NO SISTEMA UNIFICADO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (SUAP) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB Pró-reitoria de Extensão - PROEXT Coordenação de Registro e Gerenciamento de Projetos Msc. Polyana de Brito Januário ORIENTAÇÕES PARA

Leia mais

As equipes poderão ser formadas por alunos Ensino Fundamental II e do Ensino Médio e Técnico.

As equipes poderão ser formadas por alunos Ensino Fundamental II e do Ensino Médio e Técnico. Ceará Faz Ciência 2015 Tema: Luz Ciência e Vida Regulamento 1. Inscrições Os projetos deverão ser submetidos pela Coordenação Pedagógica da Escola e/ou professor responsável. O período para submissão dos

Leia mais

EDITAL 001/2014 SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) EM EDUCAÇÃO MÉDICA / 2014

EDITAL 001/2014 SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) EM EDUCAÇÃO MÉDICA / 2014 EDITAL 001/2014 SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) EM EDUCAÇÃO MÉDICA / 2014 A Universidade Federal da Integração Latino Americana torna pública a abertura de inscrições

Leia mais

II TORNEIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA TIC

II TORNEIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA TIC II TORNEIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA TIC EDITAL GERAL DO TORNEIO Maceió 2014 RESUMO O II Torneio de Integração Científica (TIC) é um evento organizado e desenvolvido pelo Programa Especial de Capacitação

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO (PPGE) MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO (PPGE) MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO (PPGE) MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO Recomendado pela CAPES e Reconhecido pelo CNE: Parecer n. 122/2009

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EDITAL PROGRAD/PET nº 16/2015, de 11 de março de 2015 Dispõe sobre o processo de seleção de tutor

Leia mais

REGIMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGIMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE MARECHAL RONDON REGIMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ENFERMAGEM São Manuel 2016 1 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DA FMR As Atividades Complementares, conforme

Leia mais

Faculdade AGES Credenciada pelo MEC Portaria 347/2001 Diário Oficial 23.02.01

Faculdade AGES Credenciada pelo MEC Portaria 347/2001 Diário Oficial 23.02.01 Faculdade AGES Credenciada pelo MEC Portaria 347/2001 Diário Oficial 23.02.01 PROPOSTA DE CURSO OU EVENTO DE EXTENSÃO ( ) CURSO DE EXTENSÃO (Atualização; Qualificação Profissional; Capacitação; Treinamento,

Leia mais

1º Concurso Viçosense de Poemas A Química em Versos. Regulamento

1º Concurso Viçosense de Poemas A Química em Versos. Regulamento 1º Concurso Viçosense de Poemas A Química em Versos Regulamento 1. PARTICIPAÇÃO 1.1. Poderão participar autores com idade igual ou superior a 14 (quatorze) anos que atenderem a uma das seguintes exigências:

Leia mais

V DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS. 5.1 Os candidatos devem cumprir os procedimentos, critérios e prazos:

V DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS. 5.1 Os candidatos devem cumprir os procedimentos, critérios e prazos: EDITAL Nº XXX/2011/PROGRAD/CAPES A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação PROGRAD no uso de suas atribuições legais, estatutárias e regimentais, torna pública a abertura das inscrições para selecionar acadêmicos

Leia mais

II CONBRADEC Chamada de trabalhos (Resumos, Comunicações e Pôsteres)

II CONBRADEC Chamada de trabalhos (Resumos, Comunicações e Pôsteres) II CONBRADEC II CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO EMPRESARIAL E CIDADANIA. 12 a 14 de novembro de 2012. UNICURITIBA Curitiba/PR. II CONBRADEC Chamada de trabalhos (Resumos, Comunicações e Pôsteres) II CONGRESSO

Leia mais

3 ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário. da Universidade Federal de Goiás

3 ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário. da Universidade Federal de Goiás 3 ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário da Universidade Federal de Goiás CATEGORIA 2 EMPREENDEDORISMO SOCIAL Junho de 2016 1. APRESENTAÇÃO REGULAMENTO CATEGORIA 2 EMPREENDEDORISMO SOCIAL A Categoria

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. EDITAL 05/2016 Propit/Unifesspa

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. EDITAL 05/2016 Propit/Unifesspa UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EDITAL 05/2016 Propit/Unifesspa PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À PRODUÇÃO ACADÊMICA Piapa A

Leia mais

1. DO OBJETO 1.1 O presente Edital tem como objeto a seleção de candidatos visando o desenvolvimento das atividades descritas no item 2.2.

1. DO OBJETO 1.1 O presente Edital tem como objeto a seleção de candidatos visando o desenvolvimento das atividades descritas no item 2.2. EDITAL SEDETEC Nº 01/2014, DE 07 DE FEVEREIRO DE 2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CHAMADA PARA INSCRIÇÕES NO PROJETO DE EXTENSÃO DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DO EMPREENDEDORISMO E DA INOVAÇÃO DA UFJF

Leia mais

REGULAMENTO DO I CONCURSO ESTUDANTIL DE VÍDEO DIGITAL DE ITIQUIRA

REGULAMENTO DO I CONCURSO ESTUDANTIL DE VÍDEO DIGITAL DE ITIQUIRA REGULAMENTO DO I CONCURSO ESTUDANTIL DE VÍDEO DIGITAL DE ITIQUIRA Objetivos: Envolver os estudantes do ensino fundamental e médio, para que sejam promotores e multiplicadores de novas perspectivas acerca

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL 06/2013-PRPPG/UFC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL 06/2013-PRPPG/UFC UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL 06/2013-PRPPG/UFC A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (PRPPG-UFC) torna pública a abertura

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Pesquisa Rua Catequese, 242 Bairro Jardim Santo André - SP CEP 09090-400 Fone: (11) 4437.8560 propes@ufabc.edu.br EDITAL Nº 001/2015

Leia mais

1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO EDITAL

1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO EDITAL 1 EDITAL A Universidade Federal Rural de Pernambuco por meio da Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas SUGEP, do Departamento de Educação e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO TERAPIA NUTRICIONAL EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

EDITAL DE SELEÇÃO TERAPIA NUTRICIONAL EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA EDITAL DE SELEÇÃO CURSO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL PARA NUTRICIONISTAS: TERAPIA NUTRICIONAL EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA A Universidade Corporativa do Hospital Mãe de Deus torna pública a abertura

Leia mais

EDITAL N 32/2014 PROGRAD PET ECONOMIA

EDITAL N 32/2014 PROGRAD PET ECONOMIA EDITAL N 32/2014 PROGRAD PET ECONOMIA 1. APRESENT AÇÃO 1.1. A (PROGRAD) torna pública a seleção de bolsistas para o grupo PET-Economia/UFAC (Rio Branco), que ocorrerá conforme a Portaria MEC Nº 976, de

Leia mais

CAMPUS FORTALEZA. REGULAMENTO V SQMA - CAMPUS FORTALEZA. Semana de Química e Meio Ambiente - CAMPUS FORTALEZA

CAMPUS FORTALEZA. REGULAMENTO V SQMA - CAMPUS FORTALEZA. Semana de Química e Meio Ambiente - CAMPUS FORTALEZA CAMPUS FORTALEZA. REGULAMENTO V SQMA - CAMPUS FORTALEZA Semana de Química e Meio Ambiente - CAMPUS FORTALEZA Fortaleza 2016 2 1. APRESENTAÇÃO Como tema Por um IFCE Sustentável, o IFCE - Campus Fortaleza

Leia mais

Universidade CEUMA REITORIA Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Universidade CEUMA REITORIA Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão EDITAL DE APOIO A PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS, ESTÁGIOS DE CURTA DURAÇÃO E CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL No. _020/GPG/2016 A Universidade CEUMA, por meio da (GPG),

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO COM BOLSA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES)

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO COM BOLSA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO COM BOLSA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras (Ciência da Literatura) da UFRJ torna pública

Leia mais

Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar

Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar Regulamento 2016 1 - Do Objetivo 1.1 O tem por objetivo o incentivo à pesquisa na área de saúde suplementar, reconhecendo os trabalhos de qualidade

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FARMÁCIA

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FARMÁCIA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FARMÁCIA O artigo 8º da RESOLUÇÃO CNE/CES 2, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002 do CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR institui que o projeto pedagógico

Leia mais

Edital para Concessão de Bolsa de Pós Graduação 2010 PETROBRAS/ UNIFACS

Edital para Concessão de Bolsa de Pós Graduação 2010 PETROBRAS/ UNIFACS Edital para Concessão de Bolsa de Pós Graduação 2010 PETROBRAS/ UNIFACS A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da Universidade Salvador UNIFACS, torna público e convoca a sua comunidade acadêmica

Leia mais

E D I T A L. do curso de Sistemas de Informação, bacharelado, da Faculdade Pilares: de 05 a 13 de março de 2010.

E D I T A L. do curso de Sistemas de Informação, bacharelado, da Faculdade Pilares: de 05 a 13 de março de 2010. EDITAL CCSI N.º 01/2010 DEFINE PERÍODO DE INSCRIÇÕES PARA AS DISCIPLINAS DE TRATAMENTO ESPECIAL DTE s DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, BACHARELADO, DA. O Coordenador do curso de Sistemas de Informação,

Leia mais

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Câmpus Charqueadas

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Câmpus Charqueadas Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Câmpus Charqueadas EDITAL n 03/ 2014 - SELEÇÃO INTERNA TEMPORÁRIA DE PROFESSORES O Instituto Federal Sul-rio-grandense

Leia mais

CTIC - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias. Digitais para Informação e Comunicação CHAMADA DE PROJETOS. Computação em Nuvem

CTIC - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias. Digitais para Informação e Comunicação CHAMADA DE PROJETOS. Computação em Nuvem CTIC - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação CHAMADA DE PROJETOS Computação em Nuvem O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO EM FILOSOFIA PREÂMBULO Este Regulamento

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE TRABALHOS COMPLETOS PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO XI CONGRESSO DIREITO UFSC MOSTRA DE PESQUISA

EDITAL DE SELEÇÃO DE TRABALHOS COMPLETOS PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO XI CONGRESSO DIREITO UFSC MOSTRA DE PESQUISA EDITAL DE SELEÇÃO DE TRABALHOS COMPLETOS PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO XI CONGRESSO DIREITO UFSC MOSTRA DE PESQUISA 1. DA INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS COMPLETOS 1.1. Os artigos serão recebidos no período entre

Leia mais

XXIII ENANGRAD. Bento Gonçalves (RS) (28 a 31 de outubro de 2012) REGULAMENTO PARA A SUBMISSÃO DE ARTIGOS

XXIII ENANGRAD. Bento Gonçalves (RS) (28 a 31 de outubro de 2012) REGULAMENTO PARA A SUBMISSÃO DE ARTIGOS XXIII ENANGRAD Bento Gonçalves (RS) (28 a 31 de outubro de 2012) REGULAMENTO PARA A SUBMISSÃO DE ARTIGOS 1. Os artigos encaminhados ao XXIII ENANGRAD Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração,

Leia mais

RESOLUÇÃO UnC-CONSEPE 153/2004

RESOLUÇÃO UnC-CONSEPE 153/2004 RESOLUÇÃO UnC-CONSEPE 153/2004 Aprova o Programa de Financiamento da Pesquisa Docente na UnC O Reitor da Universidade do Contestado, no uso de suas atribuições, de acordo com o Art. 25 do Estatuto da Universidade

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÓS-DOUTORADO EM BIOCIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA 2013 PELO PNDP-CAPES Instituto Carlos Chagas / FIOCRUZ

PROCESSO SELETIVO PÓS-DOUTORADO EM BIOCIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA 2013 PELO PNDP-CAPES Instituto Carlos Chagas / FIOCRUZ PROCESSO SELETIVO PÓS-DOUTORADO EM BIOCIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA 2013 PELO PNDP-CAPES / FIOCRUZ O da Fundação Oswaldo Cruz (ICC/FIOCRUZ, Curitiba, PR) torna público, para conhecimento dos interessados, o

Leia mais

IV Meeting dos Profissionais do Direito Privado Brasileiro

IV Meeting dos Profissionais do Direito Privado Brasileiro IV Meeting dos Profissionais do Direito Privado Brasileiro EDITAL OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO JURÍDICO A Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC), nos termos do presente edital, torna público que estão

Leia mais

RETIFICAÇÃO DO EDITAL N 2012.7/PROPESQ/IFAP PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA- PIBIC/IFAP

RETIFICAÇÃO DO EDITAL N 2012.7/PROPESQ/IFAP PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA- PIBIC/IFAP SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA TECNOLOGIA DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO EDITAL N 07/2012/PROPESQ/IFAP RETIFICAÇÃO DO EDITAL N 2012.7/PROPESQ/IFAP

Leia mais

DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INTRODUÇÃO O curso de Engenharia de Produção da Escola Superior de Tecnologia e Educação de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO EDITAL Nº 001/2014- PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2014 A Coordenação do torna público que estarão abertas as inscrições ao Processo Seletivo

Leia mais

Edital 2011 AABB Porto Alegre Grupo Bem Me Quer. OBJETIVO Seleção de Projetos das Instituições parceiras da AABB Grupo Bem Me Quer

Edital 2011 AABB Porto Alegre Grupo Bem Me Quer. OBJETIVO Seleção de Projetos das Instituições parceiras da AABB Grupo Bem Me Quer Edital 2011 AABB Porto Alegre Grupo Bem Me Quer OBJETIVO Seleção de Projetos das Instituições parceiras da AABB Grupo Bem Me Quer Período de inscrição 15/02/2011 a 30/03/2011 ENVIO DAS PROPOSTAS As instituições

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SUL-3

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SUL-3 DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SUL-3 INSCRIÇÕES PARA CEL EDITAL 2015 O Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino Região Sul-3, em atendimento às disposições da Resolução SE 03, de 28/01/2011, Resolução

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Coordenação do Curso de Ciência da Computação

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Coordenação do Curso de Ciência da Computação UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Coordenação do Curso de Ciência da Computação EDITAL N. 003/DCC (EDITAL DE RETIFICAÇÃO DO EDITAL N. 002/DCC) CONCURSO LOCAL PARA A CRIAÇÃO

Leia mais

Orientações Para o Preenchimento do Formulário de Inscrição Preliminar dos Projetos

Orientações Para o Preenchimento do Formulário de Inscrição Preliminar dos Projetos Orientações Para o Preenchimento do Formulário de Inscrição Preliminar dos Projetos O presente documento tem como objetivo apresentar as diretrizes e orientar no preenchimento do formulário de inscrição

Leia mais

IV CONCURSO DE FOTOGRAFIA E POESIA DO CRO-MG

IV CONCURSO DE FOTOGRAFIA E POESIA DO CRO-MG IV CONCURSO DE FOTOGRAFIA E POESIA DO CRO-MG 2016 REGULAMENTO GERAL DO CONCURSO Art.1º - O Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais promove o IV CONCURSO DE FOTOGRAFIA E POESIA, com o objetivo

Leia mais

EDITAL DE APOIO A EVENTOS EDUCACIONAIS, CIENTÍFICOS, TECNOLÓGICO E DE INOVAÇÃO DE ABRANGÊNCIA LOCAL, REGIONAL E NACIONAL.

EDITAL DE APOIO A EVENTOS EDUCACIONAIS, CIENTÍFICOS, TECNOLÓGICO E DE INOVAÇÃO DE ABRANGÊNCIA LOCAL, REGIONAL E NACIONAL. PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECOÔMICO, TURISMO, CIÊNCIA E EMPREGO DIRETORIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EDITAL DE APOIO A EVENTOS EDUCACIONAIS, CIENTÍFICOS, TECNOLÓGICO

Leia mais

EDITAL N 028/2016 UERN/PROEX/CCUERN SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE BOLSA PARA O CCUERN

EDITAL N 028/2016 UERN/PROEX/CCUERN SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE BOLSA PARA O CCUERN Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN Campus Universitário BR 110, KM 46 Rua Prof. Antônio Campos,

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA EAD 2º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA EAD 2º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA EAD 2º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS- DOUTORADO-PNPD/CAPES 2016

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS- DOUTORADO-PNPD/CAPES 2016 EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS- DOUTORADO-PNPD/CAPES 2016 BOLSA DE PÓS-DOUTORADO JUNTO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL DO CCTA/UENF O Programa de Pós-Graduação

Leia mais