Escola Municipal Odete Rodrigues Ferreira Rua Belém, 1045 Cachoeira São José da Lapa - Telefone: (31)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Escola Municipal Odete Rodrigues Ferreira Rua Belém, 1045 Cachoeira São José da Lapa - Telefone: (31)"

Transcrição

1 Orientações: A atividade também poderá ser enviada por este aplicativo. Também estarei todos os dias no chat tira dúvidas com professores (de 07:00 as 11:00) que está disponível no blog da escola. Código Classroom: 701/702: ekl53yu - 703: ogjirgs DESENVOLVIMENTO DO TEMA: BIOMAS Leia um fragmento da canção a seguir: A SECA ( Alceu Valença ) Nas patas do meu cavalo, galopei no meu sertão Vi a seca, vi a fome, lobisomem e assombração Riacho virou caminho, graveto virou tição E as pedras queimando em brasa, Asa Branca na amplidão Nas patas do meu cavalo, galopei no meu sertão Vi a seca, vi a fome, lobisomem e assombração Riacho virou caminho, graveto virou tição E as pedras queimando em brasa, Asa Branca na amplidão Riacho virou caminho De pedras ardendo em fogo No poço secou a água Menino morreu sem nome [...] (Fonte: Disponível em: Acesso em: 03 jul. 2020). ATIVIDADE: 1) Com base na música apresentada, responda às questões propostas: a) Qual bioma está sendo retratado no texto? Retire trechos que justifiquem a sua resposta. b) Como é caracterizada a fauna e a flora dessa região? c) Além dos problemas citados pela letra da música, que outros impactos vêm devastando este bioma? 2) Os principais biomas brasileiros são: CIÊNCIAS - ATIVIDADE SEMANA /702/703 Turma: Professor(a): Cristiano / Eleonora Data: 31/08/2020 a) Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas, Caatinga e Pantanal. b) Mata de Galeria, Cerrado, Amazônia, Pantanal e Igapó. c) Biomas costeiros, Campos, Pampas, Pradarias e Mata Atlântica. d) Manguezal, Pradarias, Amazônia, Caatinga, Cerrado e Campo sujo. 3) O Pantanal é um tipo de Bioma que se caracteriza por ser uma das maiores planícies inundáveis do planeta. Marque a alternativa que corresponde aos estados brasileiros que possuem esse bioma. a) Goiás e Mato Grosso. b) Bahia e Minas Gerais. c) Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. d) Pará e Amazonas.

2 Name: Teacher: Zizi Lopes ACTIVITY 7º anos 1(p3ehtfp), 2(5himdn6) e 3(gat6vwl) 31/8 à 4/9/2020 Turma: Date: Verbo To be Forma contraída ACTIVITY 1. Passe as frases abaixo para a forma contraída. Se houver dificuldades, recorra à tabela já postada anteriormente. Example: You are not good friends. (Vocês não são bons amigos.) You aren t you good friends. a) She is not a very good student. (Ela não é uma estudante muito boa.)... b) Andrew and Tania are not brothers. (Andrew e Tânia não são irmãos.)... c) He is not studying English literature. (Ele não está estudando literatura inglesa.)... d) They are not walking on the street. (Eles não estão andando na rua.)... e) I am not playing game on the laptop. (Eu não estou jogando game no notebook.)... f) We are not reading a book. (Nós não estamos lendo um livro.)... Good Activity! Saudades!

3 CONTEÚDO E ATIVIDADES DE GEOMETRIA CONTINUAÇÃO SOMA DOS ÂNGULOS INTERNS DE UM POLÍGONO Turma:7º ano Professor(a): Iara Colli Data: Qual é a medida de cada ângulo interno de um pentágono regular? Para resolvermos esse problema, temos de considerarmos duas informações: 1. Em um pentágono regular, as medidas dos ângulos internos são iguais; 2. A soma da medida dos ângulos internos de um pentágono é 540ª. Assim para resolvermos o problema basta dividirmos 540ª por 5, ou seja, 540:5=180ª, logo cada ângulo interno de um pentágono regular é igual a 180ª. ATIVIDADES 01. Quando você recorta um triângulo separando os seus ângulos, você pode afirmar que a soma dos mesmos ângulos é igual a 180ª? 02. Calcule o valor de cada ângulo do quadrilátero seguinte: 03. A medida mais próxima de cada ângulo externo do heptágono regular da moeda de R$ 0,25 é?

4 CONTEÚDO E ATIVIDADS DE MATEMÁTICA CONTINUAÇÃO DE EXPRESSÃO ALGÉBRICA Turma:7º ano Professor(a): Iara Colli Data: Em uma expressão algébrica com mais variáveis podemos juntar as variáveis (letras) iguais para que a expressão fique mais simplificada. Observe o exemplo a baixo: Simplifique a expressão algébrica 6a + 3b 8 + 7a 5b a 1. Juntamos todos os valores que estão acompanhados da letra a junto com seus devidos sinais. Então temos: ( ) a, resolve-se o que tem dentro dos parênteses, 13 3a = - 17ª, agora a letra b (3 5) b= - 2b, e o termo que não possui letra, chamado de termo independente, o resultado é: ( ) = + 8, - 17a 2b + 8. EXERCÍCIOS 01. Represente por escrito as expressões algébricas abaixo. Veja o modelo: a) 3x 4x= b) x 5 + 3x 2 2a + a, o dobro de um número somado a sua terça parte. 3 c) b 4 2b d) 6a + 3a - a Qual o valor da expressão 6m + 3 m 2 + m +1? 03. Escreva a expressão algébrica que representa cada situação abaixo: a) A metade de um número somado a sua terça parte. b) O dobro de um número subtraído de sua metade. c) A quarta parte de um número adicionado ao seu dobro. d) O quádruplo de um número subtraído de sua sexta parte. 04. Simplifique as expressões abaixo: a) 6x 4y y 6x x= b) 8a 3b + 6b 9a b= c) 6x 9y x +3 9y + z=

5 ATIVIDADE ARTE EF69AR02A - II TRIMESTRE Turma:701 Professor(a): Data: 31/08/2020 A CULTURA VISUAL: A EXPRESSAO E O COTIDIANO (CONTINUAÇÃO) DIFERENTES TIPOS DE SIGNOS VISUAIS Ícones - São signos visuais diretos, ou seja, há uma relação direta entre o real e a imagem representada. LINGUAGEM MISTA - Existe uma associação da comunicação verbal à comunicação não verbal, ou seja, utiliza-se ao mesmo tempo a imagem e a palavra. Marcas - É o sinal distintivo de um produto, empresa, instituição, turma,... ATIVIDADE- recorte de jornais, revistas e cole em seu caderno um exemplo de: ícone, linguagem mista e marcas. Link para complemento dessa aula: BONS ESTUDOS!

6 ATIVIDADE D EDUCAÇÃO FÍSICA Turma:6º,7º,8º E 9º ANOS Professor(a): Rogério Data: 31/08/2020 Código da disciplina: a4suypz Atividade: 1) Assistir o vídeo sobre regras iniciais do xadrez e colocar em prática no tabuleiro confeccionado na aula anterior:

7 ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO Nº 17 Turma: 701,702,703 Professor(a): Rosemary Data: 31/08/2020 CONTINUAÇÃO DO TEXTO: PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO COM AS DIVINDADES Documento 1 ATIVIDADE Leia os documentos a seguir e, reflitam sobre eles. Depois, responda às questões. [...] Nossa aldeia é sagrada. Quando um índio diz que a própria terra é sagrada, não é força de expressão. Muitos povos indígenas acreditam em deuses e seres mitológicos ligados a elementos da natureza, e o território é o espaço físico onde essas divindades se manifestam. Ou seja: a terra não é apenas o lugar onde os índios moram. É um elemento central da religião e da identidade cultural deles. É o lugar onde descansam os espíritos de nossos ancestrais., diz o Yawanawa Joaquim Tashka, que vive no interior do Acre. A TERRA sagrada dos índios. Disponível em Documento 2 Art.231[...] 1º São terras tradicionalmente ocupadas pelos índios as por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições. Brasil., Constituição da Republica Federativa do Brasil. 35. Ed. Brasília: Câmara dos Deputados/Edições Câmara, a- Do ponto de vista da espiritualidade, qual é a importância da terra para os povos indígenas? b- Na sua opinião, a sociedade reconhece a importância das terras indígenas? Utilize elementos dos documentos 1, 2 e a tirinha para justificar sua resposta. Atenção!!! O aluno deverá fazer o exercício no verso ou em folha a parte, anexá-la a essa atividade para ser entregue na escola. Vídeos aulas de ensino religioso: Facebook: Instagram: #cemeam #seducam

8 ATIVIDADE DE GEOGRAFIA SEMANA 17 Turma: 7º ANOS Professor (a): MARGARETE/ROSEMARY Data: 31/08/2020 Olá alunos, vamos a mais uma semana de estudos não presenciais! Brasil: industrialização ASSISTA AOS VÍDEOS: - Industrialização Brasileira: - Descentralização Industrial brasileira: LIVRO DIDÁTICO: Infográfico: págs.: 80 e 81/ Rede de Transporte: págs.: 94 a 103 Primeira etapa: 1500 a 1808, quando o país ainda era colônia. Dessa forma, a metrópole não aceitava a implantação de indústrias (salvo em casos especiais, como os engenhos). Segunda etapa: 1808 a 1930, marcada pela chegada da família real portuguesa em Nesse período foi concedida a permissão para a implantação de indústria no país a partir de vários requisitos, dentre muitos, a criação, em 1828, de um tributo com taxas de 15% para mercadorias importadas e, em 1844, a taxa tributária foi para 60%. Terceira etapa: 1930 e 1955, a indústria recebeu muitos investimentos dos ex-cafeicultores. Houve a construção de vias de circulação de mercadorias, muitas ferrovias que anteriormente transportavam café, nessa etapa passaram a servir os interesses industriais. Entre os anos de 1942 e 1947 foi instalada no país a Companhia Siderúrgica Nacional, de extrema importância, pois abastecia as indústrias com matéria-prima, principalmente metais. Em 1953, foi instituída uma das mais promissoras empresas estatais: a PETROBRAS. Quarta etapa: a partir de 1955 até os dias de hoje. Essa fase foi promovida inicialmente pelo presidente Juscelino Kubitschek, que promoveu a abertura da economia e das fronteiras produtivas, permitindo a entrada de recursos em forma de empréstimos e também em investimentos com a instalação de empresas multinacionais. Com a Ditadura Militar em 1964, as medidas produtivas tiveram novos rumos, como a intensificação da entrada de empresas e capitais de origem estrangeira comprometendo o crescimento autônomo do país, que resultou no incremento da dependência econômica, industrial e tecnológica em relação aos países de economias desenvolvidas. Percebe-se no Brasil uma concentração da atividade industrial na Região Sudeste. Após a Segunda Guerra Mundial, o crescimento industrial de São Paulo ocorreu no chamado ABCD paulista, tendo como base a indústria automobilística estrangeira. ATIVIDADES 1) Assinale a alternativa que melhor caracteriza o atual momento da atividade industrial no Brasil. a) investimentos nacionais e predominância de empresas estatais. b) investimentos estrangeiros e desconcentração industrial. c) instalação de indústrias em regiões densamente urbanizadas e concentração da mão de obra. d) predomínio de fábricas tecnológicas de origem brasileira, com evasão de capital externo. 2) A desconcentração industrial verificada no Brasil, na última década, decorre, entre outros fatores, da: a) ação do Estado, por meio de políticas de desenvolvimento regional, a exemplo da Zona Franca de Manaus. b) elevação da escolaridade dos trabalhadores, o que torna o território nacional atraente para novos investimentos industriais. c) presença de sindicatos fortes nos estados das regiões Sul e Sudeste, o que impede novos investimentos nessas regiões. d) isenção fiscal oferecida por vários estados, o que impede novos investimentos nessas regiões. 3) Qual foi o presidente brasileiro que impulsionou a Indústria no Brasil. *

9 ATIVIDADE DE HISTÓRIA Turma:7º ano Professor(a): VANESSA APARECIDA DOS SANTOS Data: 31/08/ ª ATIVIDADE SOMATIVA DE HISTÓRIA CONSULTE O LIVRO PÁGINA 100 À 105 O CAMINHO MARÍTIMO PARA AS ÍNDIAS Portugueses e espanhóis foram os primeiros a tentar encontrar m caminho marítimo ligando a Europa e as Índias. RESPONDA: 1) A) Como foi a chegada dos portugueses ao Sul da África? B) Como foi o apoio dos reis na chegada á América? 2) A) Como aconteceu o Tratado de Tordesilhas? B) Em 1497 como foi a chegada a Índias? C) Com o sucesso da expedição de Vasco da Gama, como foi a chegada ao Brasil? 3) Como era o cotidiano em alto- mar?

10 ATIVIDADE DE LITERATURA Turma: 701 Professor(a): Exupério Gonçalves da Cruz Data: 24/08/20 Prezados Alunos para melhor acompanhamento do aprendizado de vocês, estou disponibilizando um veículo de postagem das atividades feitas para correção das mesmas e melhor interação entre professor e aluno. GOOGLE CLASSROOM: é um ambiente virtual de fácil uso em que o aluno pode postar as atividades e correções comentadas. Segue o passo a passo de utilização. 1. Digite no Google a palavra Google Classrroom, 2. Entre no aplicativo e digite o código de acesso da turma 3. Vá no ícone + no canto superior da tela, selecione participar da turma; 4. Insira o código referente a cada turma 5. Tire fotos da atividade escrita no caderno para anexá-las depois; 6. Para acessar o material clique em Atividade, 7. Anexe a/as foto/os das atividades feitas, depois clique em Entregar 8. Para isso você deve ter ou criar um no gmail. Quem tem celular com plataforma Android já possui esse , é só utilizá-lo. Código de PORTUGUÊS: 701:ezy6gmy ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO PARA PODER FAZER O QUE SE PEDE. DE ACORDO COM VÍDEO ASSISTIDO, você criará uma carta pessoal endereçada a pessoas que estão à frente da Pandemia da Covid -19. Pode ser um Gari, um Médico, um entregador ou outros. Bom trabalho!

11 ATIVIDADE DE PORTUGUÊS Turma: 701,702 e 703 Professor(a): Exupério Gonçalves da Cruz Data: 31/08/20 Prezados Alunos para melhor acompanhamento do aprendizado de vocês, estou disponibilizando um veículo de postagem das atividades feitas para correção das mesmas e melhor interação entre professor e aluno. GOOGLE CLASSROOM: é um ambiente virtual de fácil uso em que o aluno pode postar as atividades e correções comentadas. Segue o passo a passo de utilização. 1. Digite no Google a palavra Google Classrroom, 2. Entre no aplicativo e digite o código de acesso da turma 3. Vá no ícone + no canto superior da tela, selecione participar da turma; 4. Insira o código referente a cada turma 5. Tire fotos da atividade escrita no caderno para anexá-las depois; 6. Para acessar o material clique em Atividade, 7. Anexe a/as foto/os das atividades feitas, depois clique em Entregar 8. Para isso você deve ter ou criar um no gmail. Quem tem celular com plataforma Android já possui esse , é só utilizá-lo. Código de PORTUGUÊS: 701:ezy6gmy 702: 3cz3x2y 703: etsey34 O grande conjunto Um grupo de animaizinhos da cidade teve a ideia de se reunir para formar um conjunto musical. A foquinha, a rãzinha, o texuguinho, o chimpanzé e o gatinho gostavam de música. Cada um se dedicou ao instrumento que estava de acordo com seu talento. A foquinha ficou encarregada da bateria; a rãzinha do trompete; o texuguinho do piano; o chimpanzé do acordeão; e o gatinho, da guitarra elétrica. Quando começaram a ensaiar, uma barulheira infernal ameaçava pôr abaixo o bairro inteiro. Os vidros das casas vizinhas partiam-se. E em casa da foquinha, local dos ensaios, era raro o objeto que se aguentava de pé. A seção de reclamações da prefeitura ficou repleta de queixas dos vizinhos. O grupo, então, foi informado de que não poderia continuar a tocar em pleno centro urbano. Se vocês forem aprovados em seus cursos de música instrumental, prometo-lhes que conseguirei um lugar para que possam fazer os ensaios sem perturbar a vizinhança. Concordam? disse o prefeito. Como era de se esperar, os músicos aceitaram. Não tinham outro remédio. Todos eles estudaram muito e acabaram sendo aprovados. Dessa forma, com muita persistência, tornaramse o conjunto musical mais importante e afamado do lugar. A vontade tudo consegue! Autor desconhecido. Disponível em: <

12 Questão 1 A história O grande conjunto acontece porque: ( ) o prefeito da cidade fez uma promessa ao conjunto musical. ( ) um grupo de animais decidiu se reunir para formar um conjunto musical. ( ) os vizinhos registraram reclamações contra o barulho feito pelo conjunto musical. Questão 2 No fragmento Cada um se dedicou ao instrumento que estava de acordo com seu talento., a expressão destacada: ( ) chama os animaizinhos que gostavam de música. ( ) retoma os animaizinhos que gostavam de música. ( ) anuncia os animaizinhos que gostavam de música. Questão 3 Releia este trecho: Quando começaram a ensaiar, uma barulheira infernal ameaçava pôr abaixo o bairro inteiro. Nesse trecho, o narrador conta: ( ) a complicação da história. ( ) o clímax da história. ( ) o desfecho da história. Questão 4 No período E em casa da foquinha, local dos ensaios, era raro o objeto que se aguentava de pé., a parte entre vírgulas desempenha a função de: ( ) concluir. ( ) explicar. ( ) caracterizar. Questão 5 Na passagem Se vocês forem aprovados em seus cursos de música instrumental [...], o prefeito: ( ) dá uma ordem aos animais do grupo. ( ) exprime um desejo aos animais do grupo. ( ) apresenta uma proposta aos animais do grupo.

Troca do livro Lições de Língua Portuguesa 5º ano 5º A 5º B e C Semana de 19 a 23 de junho terça-feira quinta feira. Região Centro-Oeste

Troca do livro Lições de Língua Portuguesa 5º ano 5º A 5º B e C Semana de 19 a 23 de junho terça-feira quinta feira. Região Centro-Oeste Troca do livro Lições de Língua Portuguesa 5º ano 5º A 5º B e C Semana de 19 a 23 de junho 2017. terça-feira quinta feira Leia o texto a seguir para fazer as lições de Língua Portuguesa. Região Centro-Oeste

Leia mais

DATA: 29 / 11 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: VALOR: 10,0

DATA: 29 / 11 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: VALOR: 10,0 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 29 / / 206 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF UNIDADE: ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Leia o texto a seguir para fazer as lições de Língua Portuguesa.

Leia o texto a seguir para fazer as lições de Língua Portuguesa. Troca do livro Lições de Francês, Língua Portuguesa, História 5º A 5º B e C e Vivência Religiosa 5º ano terça-feira quinta-feira Semana de 26 a 30 de junho 2017. Lundi - Français Curitiba, le 26 juin 2017.

Leia mais

6º ANO BRASIL 6º ANO CHILE

6º ANO BRASIL 6º ANO CHILE 6º ANO BRASIL 6º ANO CHILE 1º Horário: Geografia Conteúdo: Terra: Planeta em transformação. Tectônica de placas e deriva continental. 2º Horário: Geografia Conteúdo: Os movimentos das placas tectônicas.

Leia mais

Troca do Livro Lições de Língua Portuguesa e História / 5ºano 5º A e B 5º C Semana de 22 a 26 de agosto de 2016 quarta-feira quinta-feira

Troca do Livro Lições de Língua Portuguesa e História / 5ºano 5º A e B 5º C Semana de 22 a 26 de agosto de 2016 quarta-feira quinta-feira Troca do Livro Lições de Língua Portuguesa e História / 5ºano 5º A e B 5º C Semana de 22 a 26 de agosto de 2016 quarta-feira quinta-feira Leia com atenção o texto: Segunda-feira Curitiba, 22 de agosto

Leia mais

GEOGRAFIA REVISÃO 1 REVISÃO 2. Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV

GEOGRAFIA REVISÃO 1 REVISÃO 2. Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV Complexos Regionais Amazônia: Baixa densidade demográfica e grande cobertura vegetal. 2 3 Complexos Regionais Nordeste: Mais baixos níveis de desenvolvimento

Leia mais

TUTORIAL GOOGLE CLASSROOM: Criando uma sala de aula online

TUTORIAL GOOGLE CLASSROOM: Criando uma sala de aula online TUTORIAL GOOGLE CLASSROOM: Criando uma sala de aula online Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos 2019 SUMÁRIO 1. Introdução 2 2. Criando uma turma 2

Leia mais

Sumário 1. Apresentação Sistema Etapa Instalando o aplicativo Sistema Etapa Acessando o aplicativo Sistema Etapa pela primeira

Sumário 1. Apresentação Sistema Etapa Instalando o aplicativo Sistema Etapa Acessando o aplicativo Sistema Etapa pela primeira MANUAL DE USO Sumário 1. Apresentação Sistema Etapa... 3 1.1. Instalando o aplicativo Sistema Etapa... 3 1.2. Acessando o aplicativo Sistema Etapa pela primeira vez... 4 1.3. Ativando o Etapa Digital...

Leia mais

RECUPERAÇÃO FINAL 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

RECUPERAÇÃO FINAL 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II ÁREA DO CONHECIMENTO COMPONENTE CURRICULAR CONTEÚDO PROGRAMÁTICO RECUPERAÇÃO FINAL 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA - RP - 1º TRI / º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA - RP - 1º TRI / º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA - RP - 1º TRI / 2019 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II ÁREA DO CONHECIMENTO COMPONENTE CURRICULAR CONTEÚDO PROGRAMÁTICO LITERATURA - Interpretação das questões

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 26 / 11 / 2018 CONTEÚDO 1 a AVALIAÇÃO O Brasil se moderniza; Era Vargas; Cidadania

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Vimos, em nossas aulas, que o conto literário é uma narrativa ficcional, curta, condensada,

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Lista de atividade P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Lista de atividade P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016 zx GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:7º ALUNO(a): Lista de atividade P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a

Leia mais

Disciplina: Geografia. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso

Disciplina: Geografia. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Período:

Leia mais

Verificação de Estudo /Setembro 2016 Matutino

Verificação de Estudo /Setembro 2016 Matutino Matutino 2º ANO GRAMÁTICA: Estudar os assuntos: Substantivos próprios e comuns / Frases / Frases afirmativas, negativas, interrogativas e exclamativas. Assim eu aprendo: págs. 79 a 82 / 126 a 129 / 132

Leia mais

Curso de Engenharia - UNIVESP Disciplina Matemática - Bimestre 1. Exercícios da semana 1 - vídeo aulas 1 e 2

Curso de Engenharia - UNIVESP Disciplina Matemática - Bimestre 1. Exercícios da semana 1 - vídeo aulas 1 e 2 Curso de Engenharia - UNIVESP Disciplina Matemática - Bimestre 1 Exercícios da semana 1 - vídeo aulas 1 e 2 RECOMENDAÇÕES GERAIS SOBRE A AVALIAÇÃO (PORTFÓLIO) Caro aluno, Nesta semana, a sua avaliação

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Trimestre: 1º

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 7º - Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 7º - Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 7º - Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar Os assuntos trabalhados nestes Estudos Autônomos estão relacionados aos seguintes conteúdos tratados em sala

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 5º ANO Semana de 12/09 a 25/09/2017 As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 7º Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 3 / 2019 Aluno(a): Nº: Turma: Os assuntos trabalhados nestes Estudos

Leia mais

6º ANO BRASIL 6º ANO CHILE. 1º Horário: Educação Física Conteúdo: Aplicação da Avaliação Parcial de Português. Atividade: ***

6º ANO BRASIL 6º ANO CHILE. 1º Horário: Educação Física Conteúdo: Aplicação da Avaliação Parcial de Português. Atividade: *** 6º ANO BRASIL 6º ANO CHILE 1º Horário: Educação Física 1º Horário: Português Conteúdo: Concordância Nominal. 27 e 28 Livro 2º Horário: Português Conteúdo: Frase, Oração, Período e Conjunções. 2º Horário:

Leia mais

INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS -7º ANO A e B - 3º TRIMESTRE /2016

INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS -7º ANO A e B - 3º TRIMESTRE /2016 INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS -NO A e B - 3º TRIMESTRE /2016 DISCIPLINA PORTUGUESA PORTAL EDEBE 26/10 AV3 DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS 18/11 05/10 17/10 Interpretação textual;funções da linguagem;

Leia mais

BIOMAS. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade).

BIOMAS. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade). BIOMAS Um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Caracterizado por um tipo principal de vegetação (Num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). Os seres vivos de um bioma

Leia mais

Segunda 10/11. Matemática 10h30 às 13h

Segunda 10/11. Matemática 10h30 às 13h SCP-CIRC-085/2014 Assunto: Programação e conteúdos da 2ª AISC 7º Ano 3º Trimestre Brasília, 21 de outubro de 2014. Prezado responsável, No período de 4 a 13/11, os estudantes farão a 2ª AISC do 3 trimestre.

Leia mais

LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA Semana de 24 a 28 de outubro

LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA Semana de 24 a 28 de outubro feira LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA Semana de 24 a 28 de outubro Troca do Livro 4º A 4º B 4º C Leia a carta abaixo para fazer as lições de Língua Portuguesa da semana. Segunda-feira Curitiba, 24 de outubro

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplinas: Geografia/História - ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 3 / 5 / 2019 CONTEÚDO DE HISTÓRIA Capítulos 1, 2 e 3 do livro. A origem

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISCIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 7º ANO. PERCURSO 14 REGIÃO NORTE a construção de espaços geográficos

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISCIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 7º ANO. PERCURSO 14 REGIÃO NORTE a construção de espaços geográficos COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISCIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 7º ANO PERCURSO 14 REGIÃO NORTE a construção de espaços geográficos A construção de espaços geográficos de 1500 a 1930 Inicialmente

Leia mais

Campanha da Fraternidade Tema Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida. Lema Cultivar e guardar a Criação

Campanha da Fraternidade Tema Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida. Lema Cultivar e guardar a Criação Tema Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida Lema Cultivar e guardar a Criação Objetivo Geral: Cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas

Leia mais

A Concentração de Terra

A Concentração de Terra PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= A Concentração de Terra 50 40 30

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 9 / 5 / 2018 CONTEÚDO DE ESTUDO: Unidade I O Brasil antes de Cabral. Capítulo 1 Primeiros

Leia mais

CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL

CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL Caro aluno, o caminho para sua SALA DE AULA VIRTUAL é através do site da Contec. Para acessá-la basta digitar o seguinte endereço contecead.com.br e inserir Login e

Leia mais

Canção do Exílio (Gonçalves Dias) Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá.

Canção do Exílio (Gonçalves Dias) Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Lições de Língua Portuguesa e História 5º ano Troca do Livro Semana de 24 a 28 de abril 5º A 5º B e C terça-feira quinta-feira Leia o poema a seguir para fazer as lições de Língua Portuguesa. Canção do

Leia mais

PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE AVALIAÇÃO INTERDISCIPLINAR II Unidade Portugal Série: 4 o ano Período: MANHÃ Data: 28/3/2012 PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova: 3,0 Nota: Leia o texto com atenção e responda ao que se

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Fazer os exercícios no livro. Fazer as páginas 104 e 105, A linguagem. Fazer a página 106,

Leia mais

CONTEÚDO DO TRIMESTRE

CONTEÚDO DO TRIMESTRE Este é o conteúdo que será cobrado ao final do TRIMESTRE! CONTEÚDO DO TRIMESTRE Quadrinhos Pontuação: revisão do uso de vírgulas e pontos finais Linguagem verbal e não verbal, formal e informal Mito Lendas

Leia mais

TUTORIAL DE ACESSO E NAVEGAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

TUTORIAL DE ACESSO E NAVEGAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DE ACESSO E NAVEGAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Tutorial de Acesso e Navegação Alunos 2009.2 Prezado (a) aluno (a), Esse é um documento informativo para orientá-lo no seu primeiro acesso

Leia mais

Regulação Semestral do Processo Ensino Aprendizagem 4º bimestre Ano: 2º ano Ensino Médio Data:

Regulação Semestral do Processo Ensino Aprendizagem 4º bimestre Ano: 2º ano Ensino Médio Data: Regulação Semestral do Processo Ensino Aprendizagem 4º bimestre Ano: 2º ano Ensino Médio Data: Disciplina: História Professor: Luis Fernando Caro estudante; Ao longo do bimestre desenvolvemos diversas

Leia mais

Colégio Equipe de Juiz de Fora

Colégio Equipe de Juiz de Fora Colégio Equipe de Juiz de Fora TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 2017 DISCIPLINA: História PROFESSOR(A) : Maiara e Joice SÉRIE: 4º ANO. TURMA: VALOR: 15,0 PONTOS ALUNO(a): NOTA: ORIENTAÇÕES: _ O TRABALHO DEVE SER

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. Instruções ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos do 9º Ano 1º/2º Bimestre 2018 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Giselly Data: / /2018 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Geografia

Leia mais

COLÉGIO ALMIRANTE TAMANDARÉ

COLÉGIO ALMIRANTE TAMANDARÉ 201/202/203 Língua Portuguesa: Interpretação de texto. Gramática: Unidades 14 a 16; (Páginas 130 a 153). Akpalô: Unidade 3 - capítulo 7 e 8 letra de música e descrição de personagens. (Páginas 173 a 223);

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Geografia / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 8 / 11 / 2018

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Geografia / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 8 / 11 / 2018 Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Geografia / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 8 / 11 / 2018 CONTEÚDO: Paisagens do Centro-Oeste; Paisagens do Sul. 3 ETAPA SUPORTE TEÓRICO: livro

Leia mais

Sistema COC de Educação Unidade Portugal

Sistema COC de Educação Unidade Portugal Sistema COC de Educação Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2009. Nome: 2 o ano (1 a série) AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO III 1 o BIMESTRE Eixo temático Percebendo os ambientes Disciplina/Valor Português

Leia mais

BIOMAS BRASILEIROS PROF.ª ALEXANDRA M. TROTT

BIOMAS BRASILEIROS PROF.ª ALEXANDRA M. TROTT BIOMAS BRASILEIROS PROF.ª ALEXANDRA M. TROTT Biomas: Por bioma entende-se o conjunto de vida (vegetal e animal) definida pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional,

Leia mais

Ano: 7 Turma: 7.1 e 7.2

Ano: 7 Turma: 7.1 e 7.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2013 Disciplina: Geografia Professor (a): Fernando Parente Ano: 7 Turma: 7.1 e 7.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

1. Gmail. Como Criar Conta Passo a Passo

1. Gmail. Como Criar Conta Passo a Passo APOSTILA: 1. Gmail Como Criar Conta Passo a Passo Hoje em dia, já existem serviços gratuitos para criação e hospedagem de Blogs.Uma das possibilidades de serviço gratuito é o Blogger (www.blogger.com).

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 5ºAno 1.5 HISTÓRIA 3º período 25 de setembro de 2015 Cuide da organização da sua avaliação. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências Inglês 1 Fazer os exercícios no caderno. Livro Apoema: Páginas 187 e 188. Livro: pág. 107 (Exercício nº

Leia mais

História 2 o ano Unidade 8

História 2 o ano Unidade 8 História 2 o ano Unidade 8 Unidade 8 Nome: Data: 1. Por que as ruas têm nome? Marque com um X a resposta correta. ( ) porque a rua pertence a uma pessoa que escolhe o nome. ( ) porque é mais fácil localizá-la

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplinas: Geografia e História ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 3º - Ensino Fundamental - Data: 12 / 06 / 2019 Kaxi é um menino do povo indígena Munduruku, que vive em terras dos estados

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Trimestre: 1º

Leia mais

OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO O povoamento brasileiro, no século XVI, se limitou em territórios litorâneos próximos ao oceano Atlântico onde desenvolveram

OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO O povoamento brasileiro, no século XVI, se limitou em territórios litorâneos próximos ao oceano Atlântico onde desenvolveram A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO O povoamento brasileiro, no século XVI, se limitou em territórios litorâneos próximos ao oceano Atlântico onde desenvolveram inúmeras lavouras

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 3 BIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR ELIELTON FUCKS

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 3 BIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR ELIELTON FUCKS COLÉGIO MONJOLO QUIZ N 03 2017 / 3 BIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR ELIELTON FUCKS Data da entrega: 08/09/2017. Aluno(a): 7º Ano: 1 - Interprete o texto e o mapa a seguir: Os meus "nordestes" "Saio do sertão

Leia mais

Ano: 6º Turma: 6.1 e 6.2

Ano: 6º Turma: 6.1 e 6.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: Matemática Professor (a): Flávia Lúcia Ano: 6º Turma: 6.1 e 6.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 5º ANO Semana de 20/06 a 03/07/2017 É melhor tentar algo, vê-lo não funcionar e aprender com isso,

Leia mais

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE Leia o trecho com atenção. Vicente era um menino pobre que tinha um pangaré. O pangaré era preto, bem feio, bem magro e bem velho. O cavalo servia para puxar a carroça do pai de

Leia mais

PLANTÕES DE FÉRIAS GEOGRAFIA

PLANTÕES DE FÉRIAS GEOGRAFIA PLANTÕES DE FÉRIAS GEOGRAFIA Nome: Nº: Série: 2º ANO Turma: Profª JÉSSICA CECIM Data: JULHO 2016 1. ROTEIRO a) Industrialização Brasileira e Urbanização 2. EXERCÍCIOS 1. A respeito do processo da industrialização

Leia mais

A Industrialização. Prof. : Elda Thainara

A Industrialização. Prof. : Elda Thainara A Industrialização Prof. : Elda Thainara A industrialização consiste em transformar um determinado espaço geográfico a partir da construção de indústrias e de empresas direta e indiretamente ligadas a

Leia mais

Atividades para Nota

Atividades para Nota Atividades para Nota 3º TRIMESTRE / 2016 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL IMPORTANTE: Trabalhos entregues no prazo terão a nota integral, desde que atendidos a todos os critérios exigidos. / Trabalhos entregues

Leia mais

PLANO DE CURSO Nível: ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: GEOGRAFIA Série: 5º ano

PLANO DE CURSO Nível: ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: GEOGRAFIA Série: 5º ano PLANO DE CURSO Nível: ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: GEOGRAFIA Série: 5º ano CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER Unidade 1 Localizando o Brasil no espaço mundial ( 1 bimestre) Capítulo.O

Leia mais

Conteúdo Fundamental I

Conteúdo Fundamental I E 8 Conteúdo Fundamental I ESPELHO DE CLASSE ICHA2 Data: 28/08/18 Turma: ano I Ens. Fund. I Matutino Tempo Disc./Prof. Conteúdo(s) do dia Dever (es) de- casa História Costumes da população da região Centro

Leia mais

Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Regiões Brasileiras

Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Regiões Brasileiras de Geografia Exercícios Complementares Regiões Brasileiras 1. O mapa mostra a divisão do Brasil entre as cinco regiões do IBGE. Identifique-as e, na sequência, relacione as características listadas a seguir

Leia mais

Recuperação de Geografia. Roteiro 7 ano

Recuperação de Geografia. Roteiro 7 ano Recuperação de Geografia Dicas: Roteiro 7 ano Comece revisando a aula através dos apontamentos relembrando, passando a limpo, fazendo leitura do assunto no módulo, no livro e principalmente resolvendo

Leia mais

Disciplina: Geografia. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso

Disciplina: Geografia. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Período:

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:Geografia ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:Geografia ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 BRASIL: UM PAIS DE MUITAS DIVERSIDADES *Conhecer e compreender a diversidade de paisagens do Brasil *Conhecer a diversidade da população brasileira. *Perceber os contrastes sociais existentes

Leia mais

Leia: Turquia. Troca do Livro Lições de Língua Portuguesa, História e 4ºA e B 4º C Vivência Religiosa - 4º ano quarta-feira segunda-feira

Leia: Turquia. Troca do Livro Lições de Língua Portuguesa, História e 4ºA e B 4º C Vivência Religiosa - 4º ano quarta-feira segunda-feira Troca do Livro Lições de Língua Portuguesa, História e 4ºA e B 4º C Vivência Religiosa - 4º ano quarta-feira segunda-feira Leia: No Brasil, são cinco sedes do Colégio Sion: Sion Batel e Sion Solitude,

Leia mais

INSTRUÇÃO: Leia o texto com atenção e responda às questões 01,02 e 03: A agricultura

INSTRUÇÃO: Leia o texto com atenção e responda às questões 01,02 e 03: A agricultura Geografia 7º ANO - Ensino Fundamental II NOME: DATA: TURMA: PROFESSOR (A): ADRIANA RODRIGUES ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE DISCIPLINA: GEOGRAFIA NOTA: INSTRUÇÃO:

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO QUAL O SIGNFICADO PARA VIDA PRÁTICA

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO QUAL O SIGNFICADO PARA VIDA PRÁTICA PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental Capítulo 1: A construção da historia. Cultura e tradição Cultura: costumes que permanecem O registro como fonte histórica. Capitulo

Leia mais

Ensino Fundamental II 6º ano T

Ensino Fundamental II 6º ano T Ensino Fundamental II 6º ano M Matemática ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES. Classe: Páginas 91 à 93 Ciências Capitulo 6 Português O ARTIGO CLASSE: 25 A 27 Classe: Texto Matemática MULTIPLICAÇÃO DE FRAÇÕES.

Leia mais

05/06/19 (Quarta-feira)

05/06/19 (Quarta-feira) ÁREA DO CONHECIMENTO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AV1 DO 2º TRIMESTRE/2019 3ª SÉRIE EM COMPONENTE DATA DA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CURRICULAR PROVA (COM REFERÊNCIAS PARA ESTUDOS) MATEMÁTICA 1: UNIDADE 12: Geometria

Leia mais

Leia o texto a seguir para fazer as lições de Língua Portuguesa.

Leia o texto a seguir para fazer as lições de Língua Portuguesa. Troca do livro Lições de Francês, Língua Portuguesa, História 5º A 5º B e C e Vivência Religiosa 5º ano terça-feira quinta-feira Semana de 5 a 9 de junho 2017. Leia o texto a seguir para fazer as lições

Leia mais

Bons estudos! ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5. o ANO/EF 2017

Bons estudos! ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5. o ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC MINAS E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5. o ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

Conteúdo Onde selecionar os materiais para o estudo? Como estudar? Centro-oeste: do ouro ao agronegócio

Conteúdo Onde selecionar os materiais para o estudo? Como estudar? Centro-oeste: do ouro ao agronegócio Olá, Chegamos na reta final e agora é o momento que a concentração deve ser redobrada. Por isso, não se esqueçam: Interprete cuidadosamente os mapas, tabelas, textos (poemas, letras de músicas, notícias

Leia mais

Leia o texto a seguir para realizar as lições de Língua Portuguesa da semana: O Boitatá

Leia o texto a seguir para realizar as lições de Língua Portuguesa da semana: O Boitatá Troca do Livro Lições de Francês, Português, História e Vivência Religiosa 4º ano 4º A e B 4º C Semana de 20 a 24 de agosto quarta-feira quinta-feira Lundi - Français Curitiba, le 20 août 2018. Observe

Leia mais

ATIVIDADES DE APOIO LÍNGUA PORTUGUESA

ATIVIDADES DE APOIO LÍNGUA PORTUGUESA COLÉGIO CRISTO REDENTOR/ACADEMIA DE COMÉRCIO CONGREGAÇÃO D VERBO DIVINO SVD ATIVIDADES DE APOIO LÍNGUA PORTUGUESA Leia a notícia publicada em 29 de janeiro de 2014 no portal G1: Justiça autoriza estudante

Leia mais

DATA: 27 / 11 / 2017 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF

DATA: 27 / 11 / 2017 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 27 / / 207 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 4 o bimestre

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 4 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao quarto bimestre escolar ou à Unidade 4 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê História 4 o ano Avaliação 4 o bimestre 1 Avaliação História NOME: ESCOLA:

Leia mais

Componente Curricular. Data. Conteúdos. Livro de Língua Portuguesa, páginas: de 82 até 117 e 205 até 210.

Componente Curricular. Data. Conteúdos. Livro de Língua Portuguesa, páginas: de 82 até 117 e 205 até 210. Sobradinho - DF, 18 maio de 2017. Assunto: Cronograma de Avaliações do 2º Trimestre-AV1 Prezados Senhores Pais ou Responsáveis. Segue o calendário de avaliações do 2º trimestre AV1. Solicitamos que ele

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= PARTE 1 01- Identifique as unidades

Leia mais

COLÉGIO FRANCISCANO NOSSA SENHORA DO CARMO CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO FRANCISCO DA PROVIDÊNCIA DE DEUS CF 2016 "Casa comum, nossa responsabilidade.

COLÉGIO FRANCISCANO NOSSA SENHORA DO CARMO CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO FRANCISCO DA PROVIDÊNCIA DE DEUS CF 2016 Casa comum, nossa responsabilidade. 6ºs anos A e B Unidade 7 Atividades Econômicas Tema 1 Recursos Naturais e atividades econômicas Tema 2 Extrativismo e agropecuária Tema 3 Indústria Tema 4 Comércio e serviços Unidade 9 O espaço rural Tema

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE Componente História Professor: Caroline, Daniela, Eveline, Glória Curricular: Segmento: Ensino Fundamental I Ano/Série: 4 ano Apresentação da disciplina O ensino de História deveria ser ponto de partida

Leia mais

INFORMATIVO 35/ /09/2015

INFORMATIVO 35/ /09/2015 CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES BIMESTRAIS 3º BIM / 6º ano (601) 28/09 ESPANHOL 29/09 CIÊNCIAS 30/09 PORTUGUÊS 01/10 MATEMÁTICA 02/10 HISTÓRIA 05/10 GEOGRAFIA 06/10 LITERATURA / INGLÊS 8:00 E PROVAS Caderno;

Leia mais

Sobre a plataforma O Google Sala de Aula

Sobre a plataforma O Google Sala de Aula Maio de 2018 Agenda 1. Introdução sobre a plataforma 2. Propósitos e usuários 3. Realizando o primeiro acesso 4. Navegação guiada 5. Resgate do material enviado na edição anterior 6. Normas de conduta

Leia mais

Língua Portuguesa. Educa teu filho no caminho que deve andar, e quando grande não se desviará dele Prov.22.6

Língua Portuguesa. Educa teu filho no caminho que deve andar, e quando grande não se desviará dele Prov.22.6 Língua Portuguesa 1. Assinale a alternativa correta em relação à classificação dos predicados das orações abaixo: I- Olhei a aluna na janela. II- Aqui se trabalha. III- Ninguém saiu hoje satisfeito. a)

Leia mais

COLÉGIO ADVENTISTA DE HORTOLÂNDIA

COLÉGIO ADVENTISTA DE HORTOLÂNDIA TURMA:7º TURMA: PROFESSOR(A): PRISCILA TURMA:7ºA SISTEMÁTICA DE ARTES 24/02 Nota para atividades do Livro 10 Cores e suas Pág.6/7/8 e 9 possibilidades. As cores e os sons. 09/03 TRABALHO 10 Comunicação

Leia mais

8ª Série Datas de Provas e Trabalhos 3º Trimestre. Turma 81

8ª Série Datas de Provas e Trabalhos 3º Trimestre. Turma 81 8ª Série Datas de Provas e s 3º Trimestre Turma 81 Filosofia 24/09 Elaboração do Vídeo no Laboratório de Informática. Conclusão da Entrevista (mais informações na área de Estudos Curta Justiça T.81 e 82)

Leia mais

Geografia. Os Biomas Brasileiros. Professor Thomás Teixeira.

Geografia. Os Biomas Brasileiros. Professor Thomás Teixeira. Geografia Os Biomas Brasileiros Professor Thomás Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia PRINCIPAIS BIOMAS DO BRASIL Amazônia Extensão aproximada: 4.196.943 quilômetros quadrados. A Amazônia

Leia mais

DATA: 01 / 12 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: VALOR: 10,0

DATA: 01 / 12 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: VALOR: 10,0 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 0 / 2 / 206 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 2.º ANO/EF UNIDADE: ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Química - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Química - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Química - Espanhol 1 Releia o texto da página 250 do livro Diálogo em gêneros ; Realize os exercícios de compreensão

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História Nome: Ano: 3º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências Humanas Disciplina: História

Leia mais

DATA: 19/12/2017 VALOR: 20 PONTOS NOTA:

DATA: 19/12/2017 VALOR: 20 PONTOS NOTA: DISCIPLINA: MATEMÁTICA PROFESSOR: JOSÉ MAGNO DATA: 19/12/17 VALOR: PONTOS NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 7º ANO TURMA: ANCHIETA ALUNO (A): Nº: 01. RELAÇÃO DO CONTEÚDO Números Inteiros comparação,

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

Manual Moodle. Perfil de Aluno. Elaboração:

Manual Moodle. Perfil de Aluno. Elaboração: 1 Manual Moodle Perfil de Aluno Elaboração: Autor: Leticia Tonon Núcleo de Educação à Distância Telefone de Suporte: (14) 2105-0800 Ramal: 376 E-mail: nead@univem.edu.br www.ead.univem.edu.br Computing

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 Fazer os exercícios no livro. Leitura do texto da página 122, conto de ficção científica.

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Matemática / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Matemática / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019 Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Matemática / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019 Querido(a) aluno(a), ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS PARA A TRIMESTRAL Para realização dessa

Leia mais

1 - Quais são os tipos de cerrado encontrados no Brasil? Explique suas diferenças

1 - Quais são os tipos de cerrado encontrados no Brasil? Explique suas diferenças 1 - Quais são os tipos de cerrado encontrados no Brasil? Explique suas diferenças 2 Explique como o ecossistema do cerrado pode resistir às queimadas e rapidamente se recuperar 3 Qual é a principal diferença

Leia mais

Prova Valor: 80 pontos A prova constará de 20 questões, sendo 15 questões discursivas e 5 objetivas.

Prova Valor: 80 pontos A prova constará de 20 questões, sendo 15 questões discursivas e 5 objetivas. DISCIPLINA: MATEMÁTICA PROFESSORES: PATRICIA, MÁRIO e MAGNO. DATA: 19 / 12 / 2016 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 7º TURMA: ALUNO (A): Nº: 01. RELAÇÃO DO CONTEÚDO Números Inteiros

Leia mais

DATA: 22/08/2016 Turma: 6º Ano A Turno: Matutino

DATA: 22/08/2016 Turma: 6º Ano A Turno: Matutino DATA: 22/08/2016 Turma: 6º Ano A Turno: Matutino GEOGRAFIA RELEVO NO CADERNO 1 2 HISTORIA PERSAS E FENICIOS ESTUDAR UNIDADE 8 PRODUÇÃO DE TEXTO CIRANDA LITERARIA 4 EDUCAÇÃO FISICA 5º MATEMATICA FRAÇÕES

Leia mais

UNIDADE: DATA: 03 / 12 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF

UNIDADE: DATA: 03 / 12 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 03 / 2 / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Livro didático Língua Portuguesa Diálogo em gêneros. Caderno de Atividades Módulo 1 da pág.

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF Tutorial 1. ACESSANDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM... 3 2. ACESSANDO O TREINAMENTO PRESENCIAL PARA RESPONDER A AVALIAÇÃO DE REAÇÃO 3 3. ACESSANDO O CERTIFICADO

Leia mais